Lucianno Ferreira Gatti nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Filosofia

E-Mail: lfgatti@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professor associado do Departamento de Filosofia da UNIFESP. Possui graduação em Filosofia e em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, e livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pesquisas de pós-doutorado na PUC/SP, na New School for Social Research, NY, no Leibniz-Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin (Programa de bolsas CAPES/Humboldt) e na Universidade Livre de Berlim. Atua na área de Estética e Filosofia da Arte, com ênfase em teoria crítica, arte moderna e teorias do teatro e do romance. É autor dos livros "Constelações. Crítica e Verdade em Benjamin e Adorno" (Loyola, 2009), "A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano" (Edusp/Fapesp, 2015) e "Velhos Hábitos" (7Letras, 2022).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GATTI, L. F.;GATTI, LUCIANO


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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Livre Docência

    Rastros do mundo. Experiência e repetição em Samuel Beckett

    Universidade Federal de São Paulo

    Concluído em 2021

  • Doutorado em Filosofia

    O foco da crítica: arte e verdade na Correspondência entre Adorno e Benjamin

    Orientação: Jeanne Marie Gagnebin

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2008

  • Mestrado em Filosofia

    Memória e Distanciamento na Teoria da Experiência de Walter Benjamin

    História da Filosofia

    Orientação: Jeanne Marie Gagnebin de Bons

    Universidade Estadual de Campinas

    2000 a 2002

  • Graduação em Direito

    Universidade de São Paulo

    1995 a 1999

  • Graduação em Filosofia

    Universidade de São Paulo

    2000 a 2003

  • Produção


    2023


    • O fim da crítica: um debate a partir de um diálogo teatral (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 17 , p. 113


    2022


    • Sobre linguagem e expressão na música (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 15 , p. 435

    • Velhos Hábitos (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • A "obra de arte" para além do cinema: sobre a atualidade de uma aposta de Benjamin (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Hoje, Walter Benjamin , p. 129

    • Arábia. Comentário sobre o filme de Affonso Uchôa e João Dumans (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: A terra é redonda


    2021


    • Autologia e solipsismo: imagens da filosofia na obra de Samuel Beckett (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 8 , p. 146

    • Duas fotografias em Austerlitz, de W. G. Sebald (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte , v. 3 , p. 101

    • A torção dos sentidos. Pandemia e remediação digital. Comentário sobre o livro de João Pedro Cachopo. (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: A terra é redonda

    • Theodor W. Adorno. Sem diretriz. Parva Aesthetica (2021)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2020


    • Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1 (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE) , v. 34 , p. 219

    • Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (UFOP) , v. 15 , p. 103

    • Um romance em séries: Watt, de Samuel Beckett (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: Novos Estudos. CEBRAP , v. 39 , p. 437


    2019


    • Die Autonomie des Fernsehspiels. Samuel Becketts »He, Joe« und »...nur noch Gewölk...« beim Süddeutschen Rundfunk (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: WEIMARER BEITRAEGE , v. 65-1 , p. 29

    • Comment écrire? Essai et expérience à partir dAdorno (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: ARCHIVES DE PHILOSOPHIE , v. 82.2 , p. 383

    • Um intervalo histórico. Sobre Walter Benjamin: os cacos da história, de Jeanne Marie Gagnebin (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 6 , p. 219

    • -Key-hole art-: Samuel Beckett e a peça televisiva (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 17 , p. 197


    2018


    • Quadrat I+II: a peça serial de Samuel Beckett (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: EUTOMIA , v. 1 , p. 100

    • Samuel Beckett e o minimalismo (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 12 , p. 210

    • Resenha: Walter Benjamin. Ensaios sobre Brecht (2018)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil , p. 38


    2017


    • ?Erase the traces?: urban experience in Walter Benjamin?s commentary on Brecht?s lyric poetry (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Itinera - Rivista di filosofia e di teoria delle arti , v. 14 , p. 67

    • Filosofia - Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti; Pedro Duarte; Ernani Chaves

      Fonte:


    2016


    • -Sou feito de palavras-: A(s) voz(es) narrativa(s) em O Inominável de Samuel Beckett (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 9 , p. 103

    • Mauser de Garagem. Les Commediens Tropicales e o teatro de Heiner Müller (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Questão de Crítica , v. IX , p. 89

    • Samuel Becketts television plays: means of production, literary genres, critical theory (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 14 , p. 91

    • Tragédia e peça de aprendizagem: uma encruzilhada no teatro de Heiner Müller (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: O trágico, o sublime e a melancolia , p. 150

    • Como escrever? Ensaio e experiência a partir de Adorno (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Filosofemas II. Arte, Ciência, Ética - Existência, Política, Religião , p. 93

    • Irving Wohlfarth. Spielraum. O jogo e a aposta da segunda técnica em Walter Benjamin (2016)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Marc Berdet. Walter Benjamin e a memória da Comuna (2016)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2015


    • O Terno. Peter Brook e o Teatro Épico (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 18

    • Ocupação SozinhosJuntos: Samuel Beckett segundo o Coletivo Irmãos Guimarães (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 33

    • Clowns e gladiadores. Sobre o anacronismo de Filoctetes, de Heiner Müller (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 79

    • Coreografia da Desobediência. Fim de Partida, de Samuel Beckett (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: ARTEFILOSOFIA (UFOP) , v. 19 , p. 129

    • A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Walter Benjamin e o Surrealismo: escrita e iluminação profana (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia: antologia de textos estéticos , p. 245


    2014


    • Correspondências entre Benjamin e Adorno (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Limiar , v. 1 , p. 1

    • Murphy, antes e depois de Beckett (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Novos estudos CEBRAP (Online) , v. 98 , p. 203

    • Choreography of Disobedience: Becketts Endgame (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Journal Of Beckett Studies , v. 23 , p. 222

    • Adorno e Beckett: Aporias da autonomia do drama (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 55/130 , p. 577

    • A Montanha Mágica como romance de formação (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 15 , p. 10

    • Erinnerungen an die Revolution: Heiner Müllers Quartett und das Brechtsche Lehrstück (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Weimarer Beiträege , v. 3 , p. 344

    • Como escrever? Ensaio e experiência a partir de Adorno (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ) , v. 35 , p. 169


    2013


    • Espaços livres para a fantasia: Descrição de imagem, de Heiner Müller (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 16 , p. 101

    • O Fatzer de Brecht e o Fatzer de Müller (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (UFOP) , v. 15 , p. 119

    • Recordações da revolução: Quarteto, de Heiner Müller, e a peça de aprendizagem brechtiana (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos Benjaminianos , v. 7 , p. 132

    • Narração ou teoria? Adorno e O Inominável de Samuel Beckett (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Literatura e Sociedade (USP) , v. 17 , p. 68

    • Bertolt Brecht: Dramaturgia não-aristotélica (2013)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2012


    • Questões sobre A Medida, de Brecht (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 6 , p. 1

    • Os duplos de Sebald (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Serrote , v. 10 , p. 7


    2011


    • A experiência urbana nos comentários de Benjamin aos poemas de Brecht (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos CRH , v. 24 , p. 263

    • A medida de Brecht: um exercício de postura (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Literatura e Sociedade (USP) , v. 15 , p. 68

    • O tempo e a atualidade de Walter Benjamin (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Revista Continente , p. 92

    • Walter Benjamin. Anotações de Svendborg Verão de 1934 (2011)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2010


    • A quarta parede de Samuel Beckett - um estudo sobre "Fim de partida" (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia - Livro de Atas

    • Samuel Beckett e o teatro de vanguarda (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Deslocamentos na Arte , p. 213


    2009


    • Samuel Beckett e o teatro e vanguarda (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Congresso Internacional Deslocamentos na Arte - Resumos, Informações, Programação

    • Walter Benjamin e o Surrealismo: escrita e iluminação profana (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 6 , p. 74

    • Experiência da transitoriedade: Walter Benjamin e a modernidade de Baudelaire (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Kriterion , v. 119 , p. 159

    • A composição da experiência em Paranoid Park de Gus Van Sant (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 6 , p. 1

    • Teatro, história e verdade: Heiner Müller e a crítica a peça didática de Bertolt Brecht (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Especiaria (UESC) , v. 19 , p. 201

    • Exercícios do pensamento. Dialética Negativa de Theodor W. Adorno (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 85 , p. 261

    • Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Günter Jakobs. Terroristas como pessoas no direito? (2009)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Peter Szondi. Esperanca no passado (2009)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2008


    • Adorno lendo Beckett: a paródia do drama (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Anais do XI Congresso Internacional da Abralic

    • Adorno e Beckett: o esvaziamento do sentido^ (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Livro de atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , p. 418

    • O Ideal de Baudelaire por Walter Benjamin (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 127/6

    • Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos de Filosofia Alemã , v. XII , p. 51

    • Autonomia da arte (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Curso Livre de Teoria Crítica , p. 291

    • Theodor W. Adorno: Indústria Cultural e Crítica da Cultura (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Curso Livre de Teoria Crítica , p. 73

    • Theodor W. Adorno e a indústria cultural (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Mente, Cérebro e Filosofia


    2004


    • Jürgen Habermas. O Falso no Mais Próximo (2004)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2003


    • Marcel Proust e o Inacabamento do Passado (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Margem , v. 17 , p. 1


    2002


    • Tempo e Distância em Walter Benjamin (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Associacao Nacional de Pós Graduacao em Filosofia

    Atuações

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2010

    Zentrum für Literatur- und Kulturforschung (ZfL)

    • Pesquisador visitante (Humboldt Fellow)

      2016 a 2019

    REVISTA LIMIAR

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2013

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Débora Barbam Mendonça de Moraes

      Argan e a arte moderna: uma possibilidade de arte política

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Carlos Henrique Moller

      Andy Warhol e a Brillo Box no ?artworld? interpretativo de Arthur C. Danto

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • Daniel Alves Gilly de Miranda

      O comportamento teatral do herói, de Ésquilo a Brecht: Teatro trágico e teatro épico nos escritos de Walter Benjamin

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Bruno Moretti Falcão Mendes

      Crítica e forma no jovem Lukács: contornos e limites da subjetividade em Teoria do Romance

      Programa de Pós-Graduação em Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Giovanni Corradi Sgai

      Após Auschwitz: Metafísica na Obra Tardia de Theodor W. Adorno

      Filosofia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Renata Cristina Pereira

      Virginia Woolf ? da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfiana.

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Alexandre Squara

      A ilustração do genial: uma leitura do conto ?O Perseguidor? de Julio Cortázar a partir da filosofia de Schopenhauer

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Luiz Antônio Serrano Jr.

      Transição mínima e música em dissolução: estudo sobre a música de Alban Berg sob a crítica de Theodor Adorno

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Franceila de Souza Rodrigues

      Mimese e jogo: o cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Teoria Crítica e Experiência Estética

      Ao discutir a poesia de Charles Baudelaire, Walter Benjamin observava que a lírica moderna permitia compreender transformações decisivas do que entendemos por experiência. Ao conferir forma literária a fenômenos como o crescimento urbano e a mercantilização da arte, o poeta francês, além de atualizar a lírica pelo viés da história mais recente, evidenciava uma crise de amplo escopo dos vínculos tradicionais entre indivíduo, história e coletividade, colocados em xeque pela ?vivência do choque? característica do alto capitalismo. Ao explicitar como processos históricos moldam e são moldados por formas artísticas, os estudos de Benjamin sobre Baudelaire destacam uma relação muito especial entre arte e experiência. Ao mesmo tempo o exemplo de Benjamin convida a ir além dele e desdobrar essa relação em outras constelações da história da arte e da literatura, tanto em obras e textos da tradição como contemporâneos. Na modernidade, a arte permitiu pensar de diversas maneiras uma dimensão de nossa experiência relativamente autônoma em relação a outros âmbitos da vida social. É nesse contexto que conceitos como autonomia da arte conquistaram legitimidade teórica. Por via distinta, o esforço de aproximar a arte de outras dimensões da experiência social também é um indício revelador de modificações da experiência, observáveis da posição assumida pelas obras de arte perante o processo social. Na Teoria Crítica, tais problemas se destacam não apenas na obra de Benjamin, mas também nos trabalhos daqueles autores que se dedicaram aos problemas da arte moderna e contemporânea. O tema, discutido em detalhes nos ensaios de Adorno sobre Franz Kafka, Samuel Beckett e a Música Nova, aparece também em textos de Herbert Marcuse, Peter Szondi, Albrecht Wellmer, Christoph Menke, Martin Seel, Peter Bürger, Fredric Jameson e Hans-Thies Lehmann. Diante da variedade de configurações possíveis da relação entre Teoria Crítica e experiência estética, o projeto almeja procura investigar essa tradição teórica e atualizá-la perante obras e fenômenos artísticos contemporâneos.

      Desde 2019

    • Intermidialidade: os meios de produção artística em Samuel Beckett e na Teoria Crítica

      O projeto de pesquisa tem por objeto as peças para televisão de Samuel Beckett, as quais serão estudadas como elementos organizadores do conjunto de sua produção tardia. O problema conceitual a ser desenvolvido na análise das obras é a intermidialidade, o que permitirá pensar tanto a especificidade dos meios técnicos de produção empregados por Beckett (prosa, teatro, rádio, televisão) quanto a ressonância de um meio em outro. Atento aos meios de produção, o projeto busca localizar tais obras em um debate de estética contemporânea marcado, de um lado, pelo progressivo apagamento das fronteiras entre os diversos meios e mídias na produção artística e, de outro lado, por esforços teóricos oriundos da Teoria Critica que reconhecem o declínio da autonomia dos meios artísticos, mas buscam, pelo recurso à experiência estética, preservar a noção de autonomia na compreensão da arte contemporânea. A intermidialidade da obra de Beckett, assim como a retomada do conceito de meio de produção desenvolvido por Walter Benjamin, serão pensadas como contribuições a esse debate.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2018 a 2021

    • A peça de aprendizagem: Heiner Müller o modelo brechtiano.

      A pesquisa investiga o confronto de Heiner Müller com o que ele considera o aspecto mais avançado da produção brechtiana, ou seja, o modelo da peça de aprendizagem. Tal confronto é retomado por meio de duas estratégias de interpretação: explorar tanto a produtividade do confronto para a análise do teatro brechtiano quanto avaliar seu papel na configuração do teatro do próprio Müller. Nesse contexto, propõe-se a análise de A Medida de Brecht como um modelo de peça de aprendizagem para Müller, o qual será retomado e transformado na em sua produção posterior, a saber, em sua versão para o Material Fatzer de Brecht e em suas peças concebidas a partir de uma posição crítica perante o modelo brechtiano: Mauser, Quarteto, Estrada de Wolokolamsk e Descrição de imagem.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2008 a 2012

    • A Teoria Crítica e as Artes

      O projeto dedica-se ao estudo das contribuição de autores associados à Teoria Crítica aos estudos da arte moderna e contemporânea. O objetivo é analisar as primeiras formulações da relação entre arte e sociedade em obras de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Georg Lukács, Leo Löwenthal e Herbert Marcuse, sua relação com a tradição, em especial com a estética clássica alemã, e os esforços posteriores de continuação e atualização, em autores como Peter Szondi, Peter Bürger, Albrecht Wellmer Fredric Jameson, Hans-Thies Lehmann, Christoph Menke e Martil Seel, dentre outros. Nesse contexto destacam-se tópicos como crítica imanente, crítica materialista, dialética, assim como as mediações entre materiais artísticos e experiência.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2010 a 2019

    • Séries, vozes e imagens: a Teoria Crítica e a questão dos gêneros literários nas peças para televisão de Samuel Beckett.

      O objeto do projeto de pesquisa é a obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para a televisão, produzidas peoa Süddeutscher Rundfunk ? SDR. As peças serão abordadas por meio da questão da historicidade dos gêneros literários (épico e dramático), tal como ela se apresenta na Teoria Crítica de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin e nos debates mais recentes sobre autonomia e teatralidade. Segundo a hipótese inicial do projeto, as peças para televisão transpõem problemas dos gêneros literários para o meio televisivo, retomando um processo de cruzamento e ruptura de gêneros desenvolvido por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças para teatro. Dessa perspectiva, a posição das peças para televisão seria tanto de continuidade quanto de descontinuidade em relação às demais obras do autor: continuidade na transformação imanente dos gêneros; e descontinuidade na configuração de um novo meio de produção artístico, desenvolvido por Beckett juntamente com a televisão pública alemã (SDR). Estas questões serão discutidas por meio da análise de três aspectos formais das peças para televisão: as séries, as vozes e as imagens.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2015 a 2018

    Atualização Lattes em 2024-03

    Processado em 2024-04-27