Lucianno Ferreira Gatti nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Filosofia

E-Mail: lfgatti@unifesp.br


75
16
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professor associado do Departamento de Filosofia da UNIFESP. Possui graduação em Filosofia e em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, e livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pesquisas de pós-doutorado na PUC/SP, na New School for Social Research, NY, no Leibniz-Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin (Programa de bolsas CAPES/Humboldt) e na Universidade Livre de Berlim. Atua na área de Estética e Filosofia da Arte, com ênfase em teoria crítica, arte moderna e teorias do teatro e do romance. É autor dos livros "Constelações. Crítica e Verdade em Benjamin e Adorno" (Loyola, 2009), "A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano" (Edusp/Fapesp, 2015) e "Velhos Hábitos" (7Letras, 2022).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GATTI, L. F.;GATTI, LUCIANO


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Alemão

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Livre Docência

    Rastros do mundo. Experiência e repetição em Samuel Beckett

    Universidade Federal de São Paulo

    Concluído em 2021

  • Doutorado em Filosofia

    O foco da crítica: arte e verdade na Correspondência entre Adorno e Benjamin

    Orientação: Jeanne Marie Gagnebin

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2008

  • Mestrado em Filosofia

    Memória e Distanciamento na Teoria da Experiência de Walter Benjamin

    História da Filosofia

    Orientação: Jeanne Marie Gagnebin de Bons

    Universidade Estadual de Campinas

    2000 a 2002

  • Graduação em Direito

    Universidade de São Paulo

    1995 a 1999

  • Graduação em Filosofia

    Universidade de São Paulo

    2000 a 2003

  • Produção


    2024


    • Uma arte da não-relação: da abstração moderna a O Inominável, de Samuel Beckett (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 30 , p. 121 - Extrato QUALIS: A3


    2023


    • O fim da crítica: um debate a partir de um diálogo teatral (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 17 , p. 113 - Extrato QUALIS: A2


    2022


    • Sobre linguagem e expressão na música (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 15 , p. 435 - Extrato QUALIS: A2

    • Velhos Hábitos (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • A "obra de arte" para além do cinema: sobre a atualidade de uma aposta de Benjamin (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Hoje, Walter Benjamin , p. 129

    • Arábia. Comentário sobre o filme de Affonso Uchôa e João Dumans (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: A terra é redonda


    2021


    • Autologia e solipsismo: imagens da filosofia na obra de Samuel Beckett (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 8 , p. 146 - Extrato QUALIS: A4

    • Duas fotografias em Austerlitz, de W. G. Sebald (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte , v. 3 , p. 101 - Extrato QUALIS: B3

    • Theodor W. Adorno. Sem diretriz. Parva Aesthetica. Tradução, apresentação e notas de Luciano Gatti. (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • A torção dos sentidos. Pandemia e remediação digital. Comentário sobre o livro de João Pedro Cachopo. (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: A terra é redonda

    • Theodor W. Adorno. Sem diretriz. Parva Aesthetica (2021)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2020


    • Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1 (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE) , v. 34 , p. 219 - Extrato QUALIS: A1

    • Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (UFOP) , v. 15 , p. 103

    • Um romance em séries: Watt, de Samuel Beckett (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: Novos Estudos. CEBRAP , v. 39 , p. 437 - Extrato QUALIS: A1


    2019


    • Die Autonomie des Fernsehspiels. Samuel Becketts »He, Joe« und »...nur noch Gewölk...« beim Süddeutschen Rundfunk (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: WEIMARER BEITRAEGE , v. 65-1 , p. 29 - Extrato QUALIS: B2

    • Comment écrire? Essai et expérience à partir dAdorno (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: ARCHIVES DE PHILOSOPHIE , v. 82.2 , p. 383 - Extrato QUALIS: A3

    • Um intervalo histórico. Sobre Walter Benjamin: os cacos da história, de Jeanne Marie Gagnebin (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 6 , p. 219 - Extrato QUALIS: A4

    • -Key-hole art-: Samuel Beckett e a peça televisiva (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 17 , p. 197 - Extrato QUALIS: A1


    2018


    • Quadrat I+II: a peça serial de Samuel Beckett (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: EUTOMIA , v. 1 , p. 100 - Extrato QUALIS: A4

    • Samuel Beckett e o minimalismo (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 12 , p. 210 - Extrato QUALIS: A2

    • Resenha: Walter Benjamin. Ensaios sobre Brecht (2018)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil , p. 38


    2017


    • ?Erase the traces?: urban experience in Walter Benjamin?s commentary on Brecht?s lyric poetry (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Itinera - Rivista di filosofia e di teoria delle arti , v. 14 , p. 67 - Extrato QUALIS: A3

    • Filosofia - Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti; Pedro Duarte; Ernani Chaves

      Fonte:


    2016


    • -Sou feito de palavras-: A(s) voz(es) narrativa(s) em O Inominável de Samuel Beckett (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 9 , p. 103 - Extrato QUALIS: A2

    • Mauser de Garagem. Les Commediens Tropicales e o teatro de Heiner Müller (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Questão de Crítica , v. IX , p. 89 - Extrato QUALIS: B1

    • Samuel Becketts television plays: means of production, literary genres, critical theory (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Conteúdo completo

      Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 14 , p. 91 - Extrato QUALIS: A1

    • Tragédia e peça de aprendizagem: uma encruzilhada no teatro de Heiner Müller (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: O trágico, o sublime e a melancolia , p. 150

    • Como escrever? Ensaio e experiência a partir de Adorno (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Filosofemas II. Arte, Ciência, Ética - Existência, Política, Religião , p. 93

    • Irving Wohlfarth. Spielraum. O jogo e a aposta da segunda técnica em Walter Benjamin (2016)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Marc Berdet. Walter Benjamin e a memória da Comuna (2016)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2015


    • O Terno. Peter Brook e o Teatro Épico (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 18 - Extrato QUALIS: B1

    • Ocupação SozinhosJuntos: Samuel Beckett segundo o Coletivo Irmãos Guimarães (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 33 - Extrato QUALIS: B1

    • Clowns e gladiadores. Sobre o anacronismo de Filoctetes, de Heiner Müller (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: QUESTÃO DE CRÍTICA , v. VIII , p. 79 - Extrato QUALIS: B1

    • Coreografia da Desobediência. Fim de Partida, de Samuel Beckett (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: ARTEFILOSOFIA (UFOP) , v. 19 , p. 129 - Extrato QUALIS: A3

    • A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Walter Benjamin e o Surrealismo: escrita e iluminação profana (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia: antologia de textos estéticos , p. 245


    2014


    • Correspondências entre Benjamin e Adorno (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Limiar , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • Murphy, antes e depois de Beckett (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Novos estudos CEBRAP (Online) , v. 98 , p. 203 - Extrato QUALIS: A1

    • Choreography of Disobedience: Becketts Endgame (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Journal Of Beckett Studies , v. 23 , p. 222

    • Adorno e Beckett: Aporias da autonomia do drama (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 55/130 , p. 577 - Extrato QUALIS: A1

    • A Montanha Mágica como romance de formação (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 15 , p. 10 - Extrato QUALIS: A2

    • Erinnerungen an die Revolution: Heiner Müllers Quartett und das Brechtsche Lehrstück (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Weimarer Beiträege , v. 3 , p. 344 - Extrato QUALIS: B2

    • Como escrever? Ensaio e experiência a partir de Adorno (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ) , v. 35 , p. 169 - Extrato QUALIS: A3


    2013


    • Espaços livres para a fantasia: Descrição de imagem, de Heiner Müller (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 16 , p. 101 - Extrato QUALIS: A1

    • O Fatzer de Brecht e o Fatzer de Müller (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (UFOP) , v. 15 , p. 119 - Extrato QUALIS: A3

    • Recordações da revolução: Quarteto, de Heiner Müller, e a peça de aprendizagem brechtiana (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos Benjaminianos , v. 7 , p. 132 - Extrato QUALIS: B4

    • Narração ou teoria? Adorno e O Inominável de Samuel Beckett (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Literatura e Sociedade (USP) , v. 17 , p. 68 - Extrato QUALIS: A3

    • Bertolt Brecht: Dramaturgia não-aristotélica (2013)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2012


    • Questões sobre A Medida, de Brecht (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Os duplos de Sebald (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Serrote , v. 10 , p. 7 - Extrato QUALIS: C


    2011


    • A experiência urbana nos comentários de Benjamin aos poemas de Brecht (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos CRH , v. 24 , p. 263 - Extrato QUALIS: A1

    • A medida de Brecht: um exercício de postura (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Literatura e Sociedade (USP) , v. 15 , p. 68 - Extrato QUALIS: A3

    • O tempo e a atualidade de Walter Benjamin (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Revista Continente , p. 92

    • Walter Benjamin. Anotações de Svendborg Verão de 1934 (2011)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2010


    • Samuel Beckett e o teatro de vanguarda (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Deslocamentos na Arte , p. 213

    • A quarta parede de Samuel Beckett - um estudo sobre "Fim de partida" (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia - Livro de Atas


    2009


    • A composição da experiência em Paranoid Park de Gus Van Sant (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Teatro, história e verdade: Heiner Müller e a crítica a peça didática de Bertolt Brecht (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Especiaria (UESC) , v. 19 , p. 201 - Extrato QUALIS: C

    • Exercícios do pensamento. Dialética Negativa de Theodor W. Adorno (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 85 , p. 261 - Extrato QUALIS: A1

    • Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Samuel Beckett e o teatro e vanguarda (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Congresso Internacional Deslocamentos na Arte - Resumos, Informações, Programação

    • Walter Benjamin e o Surrealismo: escrita e iluminação profana (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 6 , p. 74 - Extrato QUALIS: A3

    • Experiência da transitoriedade: Walter Benjamin e a modernidade de Baudelaire (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Kriterion , v. 119 , p. 159 - Extrato QUALIS: A1

    • Peter Szondi. Esperanca no passado (2009)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:

    • Günter Jakobs. Terroristas como pessoas no direito? (2009)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2008


    • Autonomia da arte (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Curso Livre de Teoria Crítica , p. 291

    • Theodor W. Adorno: Indústria Cultural e Crítica da Cultura (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Curso Livre de Teoria Crítica , p. 73

    • Adorno lendo Beckett: a paródia do drama (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Anais do XI Congresso Internacional da Abralic

    • Adorno e Beckett: o esvaziamento do sentido^ (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Livro de atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , p. 418

    • O Ideal de Baudelaire por Walter Benjamin (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 127/6 - Extrato QUALIS: A1

    • Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Cadernos de Filosofia Alemã , v. XII , p. 51 - Extrato QUALIS: A2

    • Theodor W. Adorno e a indústria cultural (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Mente, Cérebro e Filosofia


    2004


    • Jürgen Habermas. O Falso no Mais Próximo (2004)

      Tradução

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte:


    2003


    • Marcel Proust e o Inacabamento do Passado (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Margem , v. 17 , p. 1


    2002


    • Tempo e Distância em Walter Benjamin (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      Fonte: Associacao Nacional de Pós Graduacao em Filosofia

    Atuações

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2010

    Zentrum für Literatur- und Kulturforschung (ZfL)

    • Pesquisador visitante (Humboldt Fellow)

      2016 a 2019

    REVISTA LIMIAR

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2013

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Giovanni Corradi Sgai

      Sentidos de materialismo em Theodor W. Adorno

      Filosofia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Débora Barbam Mendonça de Moraes

      Argan e a arte moderna: uma possibilidade de arte política

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Diego Bomfim Almeida

      A tarefa da infância: A Infância Berlinense por volta de 1900, de Walter Benjamin

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Carlos Henrique Moller

      Andy Warhol e a Brillo Box no ?artworld? interpretativo de Arthur C. Danto

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • Daniel Alves Gilly de Miranda

      O comportamento teatral do herói, de Ésquilo a Brecht: Teatro trágico e teatro épico nos escritos de Walter Benjamin

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Bruno Moretti Falcão Mendes

      Crítica e forma no jovem Lukács: contornos e limites da subjetividade em Teoria do Romance

      Programa de Pós-Graduação em Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Giovanni Corradi Sgai

      Após Auschwitz: Metafísica na Obra Tardia de Theodor W. Adorno

      Filosofia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Renata Cristina Pereira

      Virginia Woolf ? da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfiana.

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Alexandre Squara

      A ilustração do genial: uma leitura do conto ?O Perseguidor? de Julio Cortázar a partir da filosofia de Schopenhauer

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Luiz Antônio Serrano Jr.

      Transição mínima e música em dissolução: estudo sobre a música de Alban Berg sob a crítica de Theodor Adorno

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Franceila de Souza Rodrigues

      Mimese e jogo: o cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Teoria Crítica e Experiência Estética

      Ao discutir a poesia de Charles Baudelaire, Walter Benjamin observava que a lírica moderna permitia compreender transformações decisivas do que entendemos por experiência. Ao conferir forma literária a fenômenos como o crescimento urbano e a mercantilização da arte, o poeta francês, além de atualizar a lírica pelo viés da história mais recente, evidenciava uma crise de amplo escopo dos vínculos tradicionais entre indivíduo, história e coletividade, colocados em xeque pela ?vivência do choque? característica do alto capitalismo. Ao explicitar como processos históricos moldam e são moldados por formas artísticas, os estudos de Benjamin sobre Baudelaire destacam uma relação muito especial entre arte e experiência. Ao mesmo tempo o exemplo de Benjamin convida a ir além dele e desdobrar essa relação em outras constelações da história da arte e da literatura, tanto em obras e textos da tradição como contemporâneos. Na modernidade, a arte permitiu pensar de diversas maneiras uma dimensão de nossa experiência relativamente autônoma em relação a outros âmbitos da vida social. É nesse contexto que conceitos como autonomia da arte conquistaram legitimidade teórica. Por via distinta, o esforço de aproximar a arte de outras dimensões da experiência social também é um indício revelador de modificações da experiência, observáveis da posição assumida pelas obras de arte perante o processo social. Na Teoria Crítica, tais problemas se destacam não apenas na obra de Benjamin, mas também nos trabalhos daqueles autores que se dedicaram aos problemas da arte moderna e contemporânea. O tema, discutido em detalhes nos ensaios de Adorno sobre Franz Kafka, Samuel Beckett e a Música Nova, aparece também em textos de Herbert Marcuse, Peter Szondi, Albrecht Wellmer, Christoph Menke, Martin Seel, Peter Bürger, Fredric Jameson e Hans-Thies Lehmann. Diante da variedade de configurações possíveis da relação entre Teoria Crítica e experiência estética, o projeto almeja procura investigar essa tradição teórica e atualizá-la perante obras e fenômenos artísticos contemporâneos.

      Desde 2019

    • Intermidialidade: os meios de produção artística em Samuel Beckett e na Teoria Crítica

      O projeto de pesquisa tem por objeto as peças para televisão de Samuel Beckett, as quais serão estudadas como elementos organizadores do conjunto de sua produção tardia. O problema conceitual a ser desenvolvido na análise das obras é a intermidialidade, o que permitirá pensar tanto a especificidade dos meios técnicos de produção empregados por Beckett (prosa, teatro, rádio, televisão) quanto a ressonância de um meio em outro. Atento aos meios de produção, o projeto busca localizar tais obras em um debate de estética contemporânea marcado, de um lado, pelo progressivo apagamento das fronteiras entre os diversos meios e mídias na produção artística e, de outro lado, por esforços teóricos oriundos da Teoria Critica que reconhecem o declínio da autonomia dos meios artísticos, mas buscam, pelo recurso à experiência estética, preservar a noção de autonomia na compreensão da arte contemporânea. A intermidialidade da obra de Beckett, assim como a retomada do conceito de meio de produção desenvolvido por Walter Benjamin, serão pensadas como contribuições a esse debate.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2018 a 2021

    • A peça de aprendizagem: Heiner Müller o modelo brechtiano.

      A pesquisa investiga o confronto de Heiner Müller com o que ele considera o aspecto mais avançado da produção brechtiana, ou seja, o modelo da peça de aprendizagem. Tal confronto é retomado por meio de duas estratégias de interpretação: explorar tanto a produtividade do confronto para a análise do teatro brechtiano quanto avaliar seu papel na configuração do teatro do próprio Müller. Nesse contexto, propõe-se a análise de A Medida de Brecht como um modelo de peça de aprendizagem para Müller, o qual será retomado e transformado na em sua produção posterior, a saber, em sua versão para o Material Fatzer de Brecht e em suas peças concebidas a partir de uma posição crítica perante o modelo brechtiano: Mauser, Quarteto, Estrada de Wolokolamsk e Descrição de imagem.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2008 a 2012

    • A Teoria Crítica e as Artes

      O projeto dedica-se ao estudo das contribuição de autores associados à Teoria Crítica aos estudos da arte moderna e contemporânea. O objetivo é analisar as primeiras formulações da relação entre arte e sociedade em obras de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Georg Lukács, Leo Löwenthal e Herbert Marcuse, sua relação com a tradição, em especial com a estética clássica alemã, e os esforços posteriores de continuação e atualização, em autores como Peter Szondi, Peter Bürger, Albrecht Wellmer Fredric Jameson, Hans-Thies Lehmann, Christoph Menke e Martil Seel, dentre outros. Nesse contexto destacam-se tópicos como crítica imanente, crítica materialista, dialética, assim como as mediações entre materiais artísticos e experiência.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2010 a 2019

    • Séries, vozes e imagens: a Teoria Crítica e a questão dos gêneros literários nas peças para televisão de Samuel Beckett.

      O objeto do projeto de pesquisa é a obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para a televisão, produzidas peoa Süddeutscher Rundfunk ? SDR. As peças serão abordadas por meio da questão da historicidade dos gêneros literários (épico e dramático), tal como ela se apresenta na Teoria Crítica de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin e nos debates mais recentes sobre autonomia e teatralidade. Segundo a hipótese inicial do projeto, as peças para televisão transpõem problemas dos gêneros literários para o meio televisivo, retomando um processo de cruzamento e ruptura de gêneros desenvolvido por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças para teatro. Dessa perspectiva, a posição das peças para televisão seria tanto de continuidade quanto de descontinuidade em relação às demais obras do autor: continuidade na transformação imanente dos gêneros; e descontinuidade na configuração de um novo meio de produção artístico, desenvolvido por Beckett juntamente com a televisão pública alemã (SDR). Estas questões serão discutidas por meio da análise de três aspectos formais das peças para televisão: as séries, as vozes e as imagens.

      Autores: Lucianno Ferreira Gatti

      2015 a 2018

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22