Lucianno Ferreira Gatti
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Filosofia
E-Mail: lfgatti@unifesp.br
Resumo
Professor associado do Departamento de Filosofia da UNIFESP. Possui graduação em Filosofia e em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, e livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pesquisas de pós-doutorado na PUC/SP, na New School for Social Research, NY, no Leibniz-Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin (Programa de bolsas CAPES/Humboldt) e na Universidade Livre de Berlim. Atua na área de Estética e Filosofia da Arte, com ênfase em teoria crítica, arte moderna e teorias do teatro e do romance. É autor dos livros "Constelações. Crítica e Verdade em Benjamin e Adorno" (Loyola, 2009), "A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano" (Edusp/Fapesp, 2015) e "Velhos Hábitos" (7Letras, 2022).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GATTI, L. F.;GATTI, LUCIANO
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Formação
Livre Docência
Rastros do mundo. Experiência e repetição em Samuel Beckett
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
Doutorado em Filosofia
O foco da crítica: arte e verdade na Correspondência entre Adorno e Benjamin
Orientação: Jeanne Marie Gagnebin
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Filosofia
Memória e Distanciamento na Teoria da Experiência de Walter Benjamin
História da Filosofia
Orientação: Jeanne Marie Gagnebin de Bons
Universidade Estadual de Campinas
2000 a 2002
Graduação em Direito
Universidade de São Paulo
1995 a 1999
Graduação em Filosofia
Universidade de São Paulo
2000 a 2003
Produção
2024
-
Uma arte da não-relação: da abstração moderna a O Inominável, de Samuel Beckett (2024)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 30 , p. 121 - Extrato QUALIS: A3
2023
2022
2021
2020
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Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1 (2020)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE) , v. 34 , p. 219 - Extrato QUALIS: A1
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-
Um romance em séries: Watt, de Samuel Beckett (2020)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: Novos Estudos. CEBRAP , v. 39 , p. 437 - Extrato QUALIS: A1
2019
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Um intervalo histórico. Sobre Walter Benjamin: os cacos da história, de Jeanne Marie Gagnebin (2019)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 6 , p. 219 - Extrato QUALIS: A4
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-Key-hole art-: Samuel Beckett e a peça televisiva (2019)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 17 , p. 197 - Extrato QUALIS: A1
2018
-
Quadrat I+II: a peça serial de Samuel Beckett (2018)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: EUTOMIA , v. 1 , p. 100 - Extrato QUALIS: A4
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2017
2016
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Samuel Becketts television plays: means of production, literary genres, critical theory (2016)
Artigo publicado
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 14 , p. 91 - Extrato QUALIS: A1
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2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2004
2003
2002
Atuações
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2010
Zentrum für Literatur- und Kulturforschung (ZfL)
-
Pesquisador visitante (Humboldt Fellow)
2016 a 2019
REVISTA LIMIAR
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
-
Felipe Augusto de Souza Santos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado em andamento
-
Sentidos de materialismo em Theodor W. Adorno
Filosofia
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Débora Barbam Mendonça de Moraes
Argan e a arte moderna: uma possibilidade de arte política
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
Dissertação de mestrado em andamento
-
A tarefa da infância: A Infância Berlinense por volta de 1900, de Walter Benjamin
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Andy Warhol e a Brillo Box no ?artworld? interpretativo de Arthur C. Danto
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
O comportamento teatral do herói, de Ésquilo a Brecht: Teatro trágico e teatro épico nos escritos de Walter Benjamin
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Crítica e forma no jovem Lukács: contornos e limites da subjetividade em Teoria do Romance
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
Após Auschwitz: Metafísica na Obra Tardia de Theodor W. Adorno
Filosofia
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Virginia Woolf ? da ficção à teoria: uma análise de Mrs. Dalloway e da crítica cultural woolfiana.
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A ilustração do genial: uma leitura do conto ?O Perseguidor? de Julio Cortázar a partir da filosofia de Schopenhauer
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Transição mínima e música em dissolução: estudo sobre a música de Alban Berg sob a crítica de Theodor Adorno
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Mimese e jogo: o cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
Teoria Crítica e Experiência Estética
Ao discutir a poesia de Charles Baudelaire, Walter Benjamin observava que a lírica moderna permitia compreender transformações decisivas do que entendemos por experiência. Ao conferir forma literária a fenômenos como o crescimento urbano e a mercantilização da arte, o poeta francês, além de atualizar a lírica pelo viés da história mais recente, evidenciava uma crise de amplo escopo dos vínculos tradicionais entre indivíduo, história e coletividade, colocados em xeque pela ?vivência do choque? característica do alto capitalismo. Ao explicitar como processos históricos moldam e são moldados por formas artísticas, os estudos de Benjamin sobre Baudelaire destacam uma relação muito especial entre arte e experiência. Ao mesmo tempo o exemplo de Benjamin convida a ir além dele e desdobrar essa relação em outras constelações da história da arte e da literatura, tanto em obras e textos da tradição como contemporâneos. Na modernidade, a arte permitiu pensar de diversas maneiras uma dimensão de nossa experiência relativamente autônoma em relação a outros âmbitos da vida social. É nesse contexto que conceitos como autonomia da arte conquistaram legitimidade teórica. Por via distinta, o esforço de aproximar a arte de outras dimensões da experiência social também é um indício revelador de modificações da experiência, observáveis da posição assumida pelas obras de arte perante o processo social. Na Teoria Crítica, tais problemas se destacam não apenas na obra de Benjamin, mas também nos trabalhos daqueles autores que se dedicaram aos problemas da arte moderna e contemporânea. O tema, discutido em detalhes nos ensaios de Adorno sobre Franz Kafka, Samuel Beckett e a Música Nova, aparece também em textos de Herbert Marcuse, Peter Szondi, Albrecht Wellmer, Christoph Menke, Martin Seel, Peter Bürger, Fredric Jameson e Hans-Thies Lehmann. Diante da variedade de configurações possíveis da relação entre Teoria Crítica e experiência estética, o projeto almeja procura investigar essa tradição teórica e atualizá-la perante obras e fenômenos artísticos contemporâneos.
Desde 2019
-
Intermidialidade: os meios de produção artística em Samuel Beckett e na Teoria Crítica
O projeto de pesquisa tem por objeto as peças para televisão de Samuel Beckett, as quais serão estudadas como elementos organizadores do conjunto de sua produção tardia. O problema conceitual a ser desenvolvido na análise das obras é a intermidialidade, o que permitirá pensar tanto a especificidade dos meios técnicos de produção empregados por Beckett (prosa, teatro, rádio, televisão) quanto a ressonância de um meio em outro. Atento aos meios de produção, o projeto busca localizar tais obras em um debate de estética contemporânea marcado, de um lado, pelo progressivo apagamento das fronteiras entre os diversos meios e mídias na produção artística e, de outro lado, por esforços teóricos oriundos da Teoria Critica que reconhecem o declínio da autonomia dos meios artísticos, mas buscam, pelo recurso à experiência estética, preservar a noção de autonomia na compreensão da arte contemporânea. A intermidialidade da obra de Beckett, assim como a retomada do conceito de meio de produção desenvolvido por Walter Benjamin, serão pensadas como contribuições a esse debate.
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
2018 a 2021
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A peça de aprendizagem: Heiner Müller o modelo brechtiano.
A pesquisa investiga o confronto de Heiner Müller com o que ele considera o aspecto mais avançado da produção brechtiana, ou seja, o modelo da peça de aprendizagem. Tal confronto é retomado por meio de duas estratégias de interpretação: explorar tanto a produtividade do confronto para a análise do teatro brechtiano quanto avaliar seu papel na configuração do teatro do próprio Müller. Nesse contexto, propõe-se a análise de A Medida de Brecht como um modelo de peça de aprendizagem para Müller, o qual será retomado e transformado na em sua produção posterior, a saber, em sua versão para o Material Fatzer de Brecht e em suas peças concebidas a partir de uma posição crítica perante o modelo brechtiano: Mauser, Quarteto, Estrada de Wolokolamsk e Descrição de imagem.
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
2008 a 2012
-
A Teoria Crítica e as Artes
O projeto dedica-se ao estudo das contribuição de autores associados à Teoria Crítica aos estudos da arte moderna e contemporânea. O objetivo é analisar as primeiras formulações da relação entre arte e sociedade em obras de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Georg Lukács, Leo Löwenthal e Herbert Marcuse, sua relação com a tradição, em especial com a estética clássica alemã, e os esforços posteriores de continuação e atualização, em autores como Peter Szondi, Peter Bürger, Albrecht Wellmer Fredric Jameson, Hans-Thies Lehmann, Christoph Menke e Martil Seel, dentre outros. Nesse contexto destacam-se tópicos como crítica imanente, crítica materialista, dialética, assim como as mediações entre materiais artísticos e experiência.
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
2010 a 2019
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Séries, vozes e imagens: a Teoria Crítica e a questão dos gêneros literários nas peças para televisão de Samuel Beckett.
O objeto do projeto de pesquisa é a obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para a televisão, produzidas peoa Süddeutscher Rundfunk ? SDR. As peças serão abordadas por meio da questão da historicidade dos gêneros literários (épico e dramático), tal como ela se apresenta na Teoria Crítica de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin e nos debates mais recentes sobre autonomia e teatralidade. Segundo a hipótese inicial do projeto, as peças para televisão transpõem problemas dos gêneros literários para o meio televisivo, retomando um processo de cruzamento e ruptura de gêneros desenvolvido por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças para teatro. Dessa perspectiva, a posição das peças para televisão seria tanto de continuidade quanto de descontinuidade em relação às demais obras do autor: continuidade na transformação imanente dos gêneros; e descontinuidade na configuração de um novo meio de produção artístico, desenvolvido por Beckett juntamente com a televisão pública alemã (SDR). Estas questões serão discutidas por meio da análise de três aspectos formais das peças para televisão: as séries, as vozes e as imagens.
Autores: Lucianno Ferreira Gatti
2015 a 2018
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22