Regina Cândida Ellero Gualtieri
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: regina.gualtieri@unifesp.br
Resumo
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutorado em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no Departamento de Educação na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi coeditora da Revista Olhares do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre Escola e Docência - GEPHED. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação, currículo, avaliação e formação de professores. Tem como temas de pesquisa eugenia, darwinismo, exclusão e fracasso escolar.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GUALTIERI, Regina Cândida Ellero;GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO;GUALTIERI, Regina Cândida
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em História Social
Evolucionismo e Ciência no Brasil: Museus, Pesquisadores e Publicações 1870-1915
História da Ciência Brasileira
História das Ciências
Orientação: Maria Amélia Mascarenhas Dantes
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
Ciência e Serviço. O Instituto Butantan e a Saúde Pública. (São Paulo: 1901-1927)
História da Saúde Pública no Brasil
História das Ciências
Orientação: Elza Nadai
Faculdade de Educação da Usp
1987 a 1994
Graduação em Ciências Biológicas
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
1972 a 1975
Graduação em Ciências Sociais
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
1976 a 1980
Produção
2023
-
CICLOS E PROGRESSÃO CONTINUADA: O LEGAL E O REAL ESTUDO COM PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E GESTORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO (2023)
Artigo publicado
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Sandra Gomes Dumont
Fonte: Revista Brasileira de Alfabetização , v. V.1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2022
-
-
-
Testemunhas arquivadas: notas de pesquisa com revistas educacionais da primeira metade do século XX. (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: Memórias arquivadas e o patrimônio da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 47
2021
-
Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930 (2021)
Artigo publicado
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. e178 - Extrato QUALIS: A1
-
2020
-
CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS (2020)
Artigo publicado
Autores: PESCE, LUCILA; Edna Martins; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA
Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140 - Extrato QUALIS: A2
-
2019
-
-
Encaminhamentos escolares na rede de representações de educadores e profissionais da saúde (2019)
Artigo publicado
Autores: GONÇALVES, MARIA ROZINETI; Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 23 , p. e189064 - Extrato QUALIS: A2
2018
-
Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo (2018)
Artigo publicado
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12 , p. 483 - Extrato QUALIS: A2
-
2017
-
Dificuldades, Diagnósticos e Encaminhamentos escolares: (des)encontros entre saúde e educação (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho
Fonte: Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - ?Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais? , p. 745
-
2016
2015
2014
2013
2012
-
Sheila Jasanoff: localizando o global (2012)
Artigo publicado
Autores: MARQUES, IVAN DA COSTA; BARCELLOS, VITOR ANDRADE; ARELLANO HERNÁNDEZ, ANTONIO; BRAMAN, SANDRA; COCCO, GIUSEPPE; PÁDUA, JOSÉ AUGUSTO; Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 19 , p. 993 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2011
2009
2008
2007
2005
2004
2003
2002
1998
-
As ciências naturais e o darwinismo no Brasil: A influência do evolucionismo na produção científica do Museu Nacional do Rio de Janeiro (1876-1915) (1998)
Trabalhos em eventos
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
Fonte: V Congresso Latinoamericano de História das Ciências e da Tecnologia. Gênero, Ciência & Tecnologia na História Latinoamericana - Resumos , p. 118
1997
Atuações
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
Professora - Membro de Equipe Técnica
1980 a 1987
-
Assistente Técnico de Gabinete
1991 a 1995
-
Diretora Técnica de Divisão
1995 a 1997
-
Educadora - Supervisora Escolar
2001 a 2006
Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Arte
-
Professor convidado
2002 a 2006
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora visitante
2001 a 2001
Instituto de Psicologia da Faculdade São Marcos
-
1987 a 1989
Colégio Palmares
-
1977 a 1987
Ministério da Educação
-
Colaborador
1997 a 2004
Fundação Carlos Chagas
-
Colaborador
1992 a 2006
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
-
contrato temporário de trabalho
2006 a 2006
Universidade de São Paulo
-
Colaborador em grupo de pesquisa
2007 a 2009
Consejo Superior de Investigaciones Científicas
-
bolsista
Bolsista
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
Professor Associado
Estatutário
Desde 2006
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Pesquisadora
2009 a 2011
Revista Olhares
-
Membro de corpo editorial
2011 a 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
2022 a 2022
-
Revisor de projeto de fomento
2020 a 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DA DÉCADA DE 1990
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
DA INSTITUCIONALIZAÇÃO AO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA: A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO E O PENSAMENTO EUGENISTA
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Keila da Silva Santos Rodrigues
AS CORES DA CULTURA ESCOLAR: A NATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO DE COR EM IMPRESSOS EDUCACIONAIS PAULISTAS DO SÉCULO XX (1900-1920)
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Docência e adoecimento mental (São Paulo, 1929-1945)
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Projeto educativo da Revista Escolar (1925-1930)
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Higienismo e educação. Debates na Revista Escolar nos anos 1920
Curso de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
O INSUCESSO EM ESCOLAS TÉCNICAS PÚBLICAS PAULISTANAS: representações de educadores, estudantes e familiares sobre o ensino médio integrado
Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E A INEFICIÊNCIA DA ESCOLA PRIMÁRIA: DEBATES NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1952-1961)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
DIFICULDADES ESCOLARES EM TERCEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Um estudo em duas escolas estaduais no município de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Escola e instituição total: aproximações e distanciamentos na produção de dificuldades escolares
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho
Entre a individualização da criança e o ensino simultâneo: representações de educadores do ensino público e privado paulista sobre dificuldades escolares
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Noções de inteligência: um percurso por abordagens educacionais de intelectuais brasileiros (1900-1960)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Dissertação de mestrado concluídas
-
MILITARES E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Revisitando o debate nos anos 1930 na Revista de Educação Física.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
A ESCOLA SELETIVA COMO PROBLEMA EDUCACIONAL Uma Leitura Da Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos (1952?1961)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Reorganização dos ciclos de aprendizagem: ampliação de oportunidades para os alunos?
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Criança em situação de fracasso escolar: diferentes relatos de um caso
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Encaminhamentos escolares: ressonâncias e dissonâncias entre profissionais de educação e saúde
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Recuperação intensiva: mecanismo de apoio escolar para superação de defasagens ou introdução de um processo discriminatório?
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
A Readaptação docente na rede estadual de ensino de São Paulo ? visões de educadores
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Eles mudam tanto para o bem quanto para o mal. Representações sobre o (in)sucesso dos alunos em uma escola bem sucedida
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Expectativas de jovens sobre o ensino médio: análise de suas representações sobre o papel da educação escolar
Pedagogia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2011
-
O corpo representado: um estudo entre jovens do ensino médio
Pedagogia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2011
Gestão
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
-
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Departamento de Educação - EFLCH
Pesquisa
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
Ensino Médio em Rede
Programa de formação continuada para educadores que atuam no ensino médio das escolas públicas estaduais. Voltadas para o desenvolvimento de metodologias de formação e projetos curriculares, as atividades do programa combinam ações presenciais e a distância utilizando tecnologias de informação. Estão envolvidos 80.000 educadores (professores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos e supervisores de ensino) pertencentes a cerca de 3.500 escolas de Ensino Médio.
2004 a 2006
-
Reelaboração das Propostas Curriculares de Ensino da Escola Básica Pública Estadual
O projeto envolvia a elaboração, impressão e distribuição de documentos contendo as propostas curriculares de todas as disciplinas para as escolas do ensino fundamental e médio. Esse projeto teve por finalidade orientar o trabalho pedagógico das escolas em uma nova proposta que viesse substituir os referenciais contidos nos Guias Curriculares.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Beatriz Scavazza, Angela Sprenger, Jacqueline Barbosa
1992 a 1992
-
Elaboração de material de apoio ao trabalho docente da escola básica - Série Prática Pedagógica
A Série Prática Pedagógica é constituída por textos de apoio teórico e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula e com orientações para o desenvolvimento de novas atividades de acordo com o Plano Pedagógico Específico dos Professores e das Respectivas Escolas. O material está organizado por área de conhecimento e por série no caso do segundo segmento do ensino fundamental e médio. Para os anos inciais do Ensino Fundamental as atividades estão organizadas por ciclos (correspondentes às 1ª e 2ª séries e 3ª e 4ª séries)
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
1993 a 1993
-
Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio
Programa voltado para: - expansão do número de escolas do Ensino Médio; - a organização e ampliação dos espaços pedagógicos das Escolas Públicas do Ensino Médio; - aquisição de material pedagógico, de laboratório, livros para biblioteca de acordo com o projeto pedagógico de cada escola; - formação da equipe pedagógica das escolas por meio de encontros sistemáticos ao longo da vigência do programa.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Regina Maria Ferraz Elero Ivamoto
2001 a 2002
Universidade Federal de São Paulo
-
O doutrinário e o formativo em impressos pedagógicos no Brasil (1890-1960)
As pesquisas desenvolvidas neste projeto têm entre suas finalidades identificar de que forma os impressos pedagógicos que circularam no Brasil entre 1890 até meados do século XX colaboraram para a constituição de uma cultura escolar que, ao mesmo tempo em que preconizava a modernidade em termos pedagógicos, era seletiva e excludente, seja por praticar processos avaliativos inadequados para o público escolar em geral, e ou, seja por discriminar certos agrupamentos sociais e étnicos.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Ghisleine Trigo da Silveira
Desde 2021
-
Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Trata-se de Projeto de Desenvolvimento. Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional ? Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Raissa Pinheiro, Ricardo Ramos Sales, Keila da Silva Santos Rodrigues, Alan Barbosa Correa Ciriaco, Adriana Moreira Pachele, Sandra Gomes Dumont
2014 a 2017
-
Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.
Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, BUNZEN, Clecio dos Santos Junior, Marineide de Oliveira Gomes, Maria Angélica Pedra Minhoto, Marcia Aparecida Jacomini, Verilda Speridião Kluth, Rosario Silvana Genta Lugli, Maria Rita de Almeida Toledo, Célia Maria Benedicto Giglio, Alexandre Pianelli Godoy, Flaminio de Oliveira Rangel, Marilena Aparecida de Souza Rosalen, Regina Cândida Ellero Gualtieri, CARVALHO, Maria de Fátima, JARDIM, Vera Lucia Gomes, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de
2018 a 2018
-
Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.
Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, CARVALHO, Maria de Fátima, JARDIM, Vera Lucia Gomes, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de
2018 a 2018
-
Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.
Trata-se de um projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência em escolas de Educação Infantil da rede pública de Guarulhos(SP). No enfrentamento das necessidades suscitadas pelo processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a questão da formação de professores, continuada e inicial, assume um papel preponderante. O educador em serviço depara-se com a necessidade de situar-se frente às diferenças das crianças reconhecendo o papel mediador que desempenha na construção de possibilidades de inclusão escolar, de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e, mais especificamente, daquelas que apresentam alguma forma de deficiência e, concomitantemente, os cursos de graduação em Pedagogia, são desafiados a oferecer aos estudantes uma formação teórico-prática que os habilite ao trabalho com todas as crianças. Neste contexto de demandas, tendo como pressuposto a compreensão de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos têm lugar nas relações sociais e demandam a ação reflexiva, este projeto destaca a importância de acesso a conhecimentos no âmbito da elaboração de dispositivos didáticos e pedagógicos que sem desconsiderar as especificidades que caracterizam o desenvolvimento de crianças com deficiência, privilegiem as características da Educação Infantil, relevem todas as crianças em sua condição de sujeito de direito à educação e capaz de participação e destaquem a função mediadora do professor de crianças pequenas. Assim propõe-se apresentar aos educadores (professores e gestores de escolas de Educação infantil) elementos teóricos e práticos que concorram para a instauração de processos educacionais inclusivos vivenciados por todas as crianças, através da oferta de oficinas que fundamentem e explorem atividades que tenham como foco o brincar, a literatura infantil e a música para as crianças de 0 a 5 anos. As ações do projeto integram: (1) encontros regulares presenciais, quinzenais, em escolas parceiras do Departamento de Educação UNIFESP no projeto de Residência Pedagógica e (2) as atividades propostas no projeto serão oferecidas aos professores como curso de extensão oferecido de agosto à dezembro de 2018, promovido pela Secretaria de Educação (DOEPE) como parte de atividades anuais de formação organizadas pelo município para os professores da rede. A realização do curso terá local e agenda definidos conjuntamente com a Secretaria de Educação do Município. Para realização das atividades nas escolas o cronograma de trabalho será construído com o grupo de professores participantes, respeitando a sua disponibilidade de tempo e espaço, mas garantindo a frequência e a carga horária prevista das atividades envolvidas. Os encontros serão organizados e conduzidos pela responsável pelo projeto e colaboradores, juntamente com os alunos do curso de graduação em Pedagogia e serão dirigidos aos educadores de escolas públicas de Educação Infantil de Guarulhos(SP), os quais, na continuidade do projeto, deverão participar da (re)formulação dos encontros/oficinas.
Desde 2018
-
Aprendizagem e permanência na escola: políticas e práticas
As pesquisas vinculadas a este projeto estão voltadas para investigar os fatores que facilitam e dificultam tanto a aprendizagem quanto a permanência de crianças e jovens na escola. O foco está em analisar práticas escolares que derivem (ou não) de políticas educacionais e verificar, no contexto urbano das grandes metrópoles, de que modo tais práticas reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, LOURENÇO, Erica Aparecida Garruti de, JARDIM, Vera Lucia Gomes, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de, Fabiana Melo, Valeria Campinas Braunstein
2015 a 2023
-
Aprendizagem e permanência na escola: o impacto de políticas educacionais
Neste projeto, estudamos os efeitos de determinadas políticas educacionais na aprendizagem de crianças e jovens e na sua permanência na escola. Assim, políticas curriculares, de formação docente, de avaliação externa e de organização escolar são estudadas com o intuito de verificar as apropriações que delas são feitas em instituições escolares, situadas em contexto urbano de grandes metrópoles. Nesses espaços, verificamos como essas políticas têm sido apropriadas e como se traduzem em práticas educacionais voltadas para a melhoria da aprendizagem e da permanência dos alunos.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Sandra Gomes Dumont Defendi, Jason Gomes Rodrigues Santos, Ana Terra Camilo Silveira, Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho, Natalie Archas Bezerra Torini, Suzana Iris Bezerra
2012 a 2016
-
Arquitetura e modernização pedagógica
A pesquisa visa buscar elementos para corroborar ou refutar a expectativa de arquitetos modernistas, como Vilanova Artigas - responsável por vários projetos escolares em São Paulo, na década de 1960 - de que as construções escolares poderiam ser relevantes para a transformação do ensino.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Jason Gomes Rodrigues Santos, Ana Terra Camilo Silveira, Maria Rozineti Gonçalves, Ana Paula Soares Maciel, Leticia Costa de Santana, Paulinne Figueiredo Silva
2008 a 2011
-
Educação e Eugenia
Estudar a influência das concepções eugênicas na educação brasileira nas primeiras décadas do século 20 mediante análise das reformas escolares.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Eliene da Rocha Carvalho, Jordana Tavares, Adma Cristina Cavalcanti
2007 a 2013
Consejo Superior de Investigaciones Científicas
-
Eugenia e educação - um estudo comparativo Brasil Espanha
A pesquisa procurou identificar a influência do ideário eugenista na educação, em especial na educação escolar em Espanha, nas primeiras décadas do século 20, e comparar os achados com o ocorrido no Brasil, na mesma época. O trabalho inseriu-se na linha de pesquisa "História das ciências que estudam a criança" cujo objetivo é "investigar a construção social da autoridade argumentativa e científica sobre a criança e suas repercussões no tempo social infância".
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
A Educação de Adultos como função supletiva: remediando insuficiências da organização escolar ?
A reprovação seguida da repetência e ou do abandono escolar são problemas historicamente presentes na educação escolar moderna. Esta pesquisa e os pesquisadores a ela associados buscam compreender se e como a educação de jovens e adultos que não realizaram sua escolarização na idade certa tentam remediar as insuficiências da escola regular nos anos 1940 a 1960
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri
2020 a 2023
-
O ethos da escola seletiva numa perspectiva histórica (1930-1960)
Análise de publicações voltadas para organização escolar e formação docente entre os anos 1930 e 1960, período em que diferentes teorias explicativas e com fundamentos variados (biológicos, psicológicos, psicanalíticos e sociológicos) para o insucesso escolar ganharam nitidez e contribuíram para consolidar determinado ethos. Especificamente, a fonte documental é a Revista de Educação, editada desde o final dos anos 1920, no Estado de São Paulo, sob título Educação que, com algumas interrupções e mudanças de nome, se manteve até 1961.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Adriele Cristine Espósito, Victoria Moura D'Anunciação
2017 a 2023
-
Cientificismo na educação
Buscamos identificar a influência do pensamento biológico e eugênico nas políticas educacionais, nas práticas pedagógicas e na produção dos repertórios analíticos sobre o desempenho escolar, no início do século 20. Estudamos também o impacto de determinadas concepções científicas na formação e nas práticas de professores nas primeiras décadas do século XX.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Sandra Gomes Dumont Defendi, Renata Marcílio Candido, Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho, Fernanda Marques da Silva, Raissa Pinheiro
2012 a 2015
-
Diálogos Pertinentes : proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Beatriz Augusto Fávero, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Daniel Revah, Umberto de Andrade Pinto, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, BUNZEN, Clecio dos Santos Junior, Marcia Cristina Romero Lopes, Marineide de Oliveira Gomes, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Henrique Zoqui Martins Parra, Maria Rita de Almeida Toledo, Lucila Maria Pesce de Oliveira, Alexandre Pianelli Godoy
2010 a 2013
-
Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional.
Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marineide de Oliveira Gomes, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna
2010 a 2016
-
Aprendizagem e Permanência na Escola : correlações e dissociações
Este projeto busca Investigar as raízes escolares das dificuldades no ensino e na aprendizagem em associação com influências sociopolíticas e biopsicossociais que levam ao insucesso do aluno e ao mal-estar no trabalho docente. Busca também estudar, em contexto urbano de grandes metrópoles, razões que reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.
2010 a 2012
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22