Regina Cândida Ellero Gualtieri nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: regina.gualtieri@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutorado em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no Departamento de Educação na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi coeditora da Revista Olhares do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre Escola e Docência - GEPHED. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação, currículo, avaliação e formação de professores. Tem como temas de pesquisa eugenia, darwinismo, exclusão e fracasso escolar.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GUALTIERI, Regina Cândida Ellero;GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO;GUALTIERI, Regina Cândida


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Formação

  • Doutorado em História Social

    Evolucionismo e Ciência no Brasil: Museus, Pesquisadores e Publicações 1870-1915

    História da Ciência Brasileira

    História das Ciências

    Orientação: Maria Amélia Mascarenhas Dantes

    Universidade de São Paulo

      Desde 2001

  • Mestrado em Educação

    Ciência e Serviço. O Instituto Butantan e a Saúde Pública. (São Paulo: 1901-1927)

    História da Saúde Pública no Brasil

    História das Ciências

    Orientação: Elza Nadai

    Faculdade de Educação da Usp

    1987 a 1994

  • Graduação em Ciências Biológicas

    Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

    1972 a 1975

  • Graduação em Ciências Sociais

    Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

    1976 a 1980

  • Produção


    2023


    • CICLOS E PROGRESSÃO CONTINUADA: O LEGAL E O REAL ESTUDO COM PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E GESTORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Sandra Gomes Dumont

      2023

      Fonte: Revista Brasileira de Alfabetização , v. V.1 , p. 1

    • ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Claudia Panizzolo; Mirian Jorge Warde

      2023

      Fonte: REVISTA OLHARES , v. 11 , p. 1-5

    • Uma historiadora das ciências no e do Brasil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2023

      Fonte: Rompendo Barreiras. Abrindo caminhos para a História das Ciências no Brasil , p. 77


    2022


    • A formação do professorado como antídoto para o baixo rendimento escolar. Representações veiculadas na RBEP (1952-1961).

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernanda Marques Silva; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2022

      Fonte: História da Educação: sujeitos, objetos e práticas , p. 121

    • Falar para ou falar com os professores: o discurso dos colaboradores da Revista de Educação de São Paulo (1930-1960)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2022

      Fonte: História da Educação: sujeitos, objetos e práticas , p. 49

    • Testemunhas arquivadas: notas de pesquisa com revistas educacionais da primeira metade do século XX.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2022

      Fonte: Memórias arquivadas e o patrimônio da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 47


    2021


    • Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. e178

    • Métodos de ensino para a inovação pedagógica nas décadas de 1930 a 1950. O que a «Revista de Educação» de São Paulo divulga?

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2021

      Fonte: HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (ONLINE) , v. XVI/2 , p. 269


    2020


    • CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS

      Artigo publicado

      Autores: PESCE, LUCILA; Edna Martins; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140

    • Ciências da Educação versus Didáticas das disciplinas: elementos de um debate

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2020

      Fonte: Ciências da Educação, Campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores , p. 77


    2019


    • Dificuldades Escolares: Quem se responsabiliza? Visões de educadores difundidas em uma revista paulista (1930-1940),

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2019

      Fonte: Anais Eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 54

    • Encaminhamentos escolares na rede de representações de educadores e profissionais da saúde

      Artigo publicado

      Autores: GONÇALVES, MARIA ROZINETI; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 23 , p. e189064


    2018


    • Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12 , p. 483

    • Dificuldades escolares nos anos 1930 no Brasil: visões de educadores em uma revista da administração pública de São Paulo.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2018

      Fonte: La prensa pedagógica de los profesores , p. 459


    2017


    • Dificuldades, Diagnósticos e Encaminhamentos escolares: (des)encontros entre saúde e educação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho

      2017

      Fonte: Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - ?Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais? , p. 745

    • School difficulties according to Brazilian educators in the 1930s: a study based on the ?Revista de Educação?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Renata Marcílio Candido

      2017

      Fonte: Book of Abstracts - ISCHE39 , p. 1


    2016


    • Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola

      Artigo publicado

      Autores: Ana Terra Camilo Silveira; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2016

      Fonte: Educação e Cultura Contemporânea (Online) , v. 13 , p. 256


    2015


    • Entre o que se lê, fala e vê de criança em situação de fracasso escolar

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jason Gomes Rodrigues Santos; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2015

      Fonte: ANAIS SEMINÁRIO INTERNACIONAL A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA , p. 60


    2014


    • Regenerar pela educação do corpo e selecionar pelas aptidões naturais: duas concepções em práticas educacionais no Brasil (1910-1930)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2014

      Fonte: «YAMMERSCHUNER». Darwin y la darwinización en Europa y América Latina , p. 309

    • BRAZIL- Upper Secondary Science Education

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luis Carlos de Menezes; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2014

      Fonte: Issues in Upper Secondary Science Education. Comparative Perspectives , p. 33


    2013


    • Liberdade esclarecida: a formação de professores nos anos 1930

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2013

      Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 13 , p. 198

    • A exclusão escolar de crianças: uma construção histórica

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2013

      Fonte: Pediatria. Diagnóstico e Tratamento , p. 1770

    • A seleção controlada na educação: eugenia e políticas educacionais

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2013

      Fonte: Darwinismo, biología y sociedad , p. 269

    • Fernando de Azevedo e a renovação cultural dos anos 1930 e 1940

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2013

      Fonte: Os intelectuais e a nação. Educação, Saúde e a Construção de um Brasil Moderno , p. 141


    2012


    • Sheila Jasanoff: localizando o global

      Artigo publicado

      Autores: MARQUES, IVAN DA COSTA; BARCELLOS, VITOR ANDRADE; ARELLANO HERNÁNDEZ, ANTONIO; BRAMAN, SANDRA; COCCO, GIUSEPPE; PÁDUA, JOSÉ AUGUSTO; Regina Cândida Ellero Gualtieri

      Conteúdo completo

      2012

      Fonte: História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 19 , p. 993

    • A escola e o fracasso escolar

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Rosario Genta Lugli

      2012

      Fonte:

    • 13º Seminário Nacional de História da ciência e da Tecnologia: Caderno de Resumos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Marcia Alvim; Maria Gabriela S.M. da Cunha Marinho; Márcia Regina Barros da Silva; Thomas Augusto Santonro Haddad

      2012

      Fonte:


    2011


    • Seleção e Segregação na Escola Pública Brasileira: razões e intenções

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2011

      Fonte: Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História , p. 01

    • Preservar a nação, o indivíduo e a espécie como princípios para a prática e a educação médica

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2011

      Fonte: Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920) , p. 172


    2009


    • Um Programa em Revista ? a seleção na escola nos anos 1930.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2009

      Fonte: Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil

    • Um Programa em Revista ? a seleção na escola nos anos 1930.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2009

      Fonte: Caderno de Atividades e Resumos , p. 294

    • Eugenia e pensamento social no Brasil: tendências e nuances

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2009

      Fonte: Darwinismo, meio ambiente, sociedade , p. 313


    2008


    • A educação do ? homem-espécie? - Eugenia e pensamento pedagógico no Brasil 1920 a 1940

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte: Acta do VII Congresso Luso-Nrasileiro de História da Educação , p. 01

    • A educação do homem-espécie: eugenia e pensamento pedagógico no Brasil 1920-1940

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Livro de Resumos , p. 234

    • Eugenia e políticas educacionais (Brasil, 1920-1940)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte: Poder, Violência e exclusão , p. 274

    • Educar para Regenerar e Selecionar. Convergências entre os Ideários Eugênico e Educacional no Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte: Estudos de Sociologia (São Paulo) , v. no. 25 , p. 91

    • Leituras de formação: raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 18 , p. 49

    • Evolucionismo no Brasil: Ciência e Educação nos Museus (1870-1915)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2008

      Fonte:


    2007


    • Leituras pedagógicas: raça, corpo e higiene na literatura escolar do início do século 20

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2007

      Fonte: Anais do 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil

    • Leituras pedagógicas: raça, corpo e higiene na literatura escolar do início do século 20

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2007

      Fonte: Caderno de Atividades - Resumos , p. 217

    • Eugenia e Educação no Brasil (1920-1930)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2007

      Fonte: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana

    • Eugenia e Educação no Brasil (1920-1930)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2007

      Fonte: Libro de Resúmenes , p. 212


    2005


    • História das Ciências no Brasil - Evolução & Eugenia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2005

      Fonte: Anais do I ENEBIO Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa , p. 894

    • A Amazônia sob olhares evolucionistas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2005

      Fonte: Múltiplas faces da história das ciências na Amazônia , p. 103


    2004


    • O currículo na escola média: Desafio e perspectivas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri; Luís Fábio Simões Pucci

      2004

      Fonte:


    2003


    • O evolucionismo na produção científica do Museu Nacional do Rio de Janeiro (1876-1915)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2003

      Fonte: A recepção do darwinismo no Brasil - Coleção História e Saúde , p. 45

    • História da ciência e ensino

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2003

      Fonte: Revista Ciência Online , p. 1


    2002


    • Caminhos do evolucionismo no Brasil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2002

      Fonte: Evolucionismo y cultura. Darwinismo en Europa e Iberoamérica , p. 367


    1998


    • As ciências naturais e o darwinismo no Brasil: A influência do evolucionismo na produção científica do Museu Nacional do Rio de Janeiro (1876-1915)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      1998

      Fonte: V Congresso Latinoamericano de História das Ciências e da Tecnologia. Gênero, Ciência & Tecnologia na História Latinoamericana - Resumos , p. 118


    1997


    • As idéias darwinistas na produção científica do Museu Paulista (1895-1914)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      1997

      Fonte: Anais do VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , p. 261

    Atuações

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Professora - Membro de Equipe Técnica

      1980 a 1987

    • Assistente Técnico de Gabinete

      1991 a 1995

    • Diretora Técnica de Divisão

      1995 a 1997

    • Educadora - Supervisora Escolar

      2001 a 2006

    Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Arte

    • Professor convidado

      2002 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora visitante

      2001 a 2001

    Instituto de Psicologia da Faculdade São Marcos

    • 1987 a 1989

    Colégio Palmares

    • 1977 a 1987

    Ministério da Educação

    • Colaborador

      1997 a 2004

    Fundação Carlos Chagas

    • Colaborador

      1992 a 2006

    Fundação Carlos Alberto Vanzolini

    • contrato temporário de trabalho

      2006 a 2006

    Universidade de São Paulo

    • Colaborador em grupo de pesquisa

      2007 a 2009

    Consejo Superior de Investigaciones Científicas

    • bolsista

      Bolsista

      2010 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Professor Associado

      Estatutário

      Desde 2006

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Pesquisadora

      2009 a 2011

    Revista Olhares

    • Membro de corpo editorial

      2011 a 2019

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      2022 a 2022

    • Revisor de projeto de fomento

      2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Alan Barbosa Correa Ciriaco

      DA INSTITUCIONALIZAÇÃO AO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA: A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO E O PENSAMENTO EUGENISTA

      Curso de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Keila da Silva Santos Rodrigues

      AS CORES DA CULTURA ESCOLAR: A NATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO DE COR EM IMPRESSOS EDUCACIONAIS PAULISTAS DO SÉCULO XX (1900-1920)

      Curso de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Gabriel Meneses Barros

      Docência e adoecimento mental (São Paulo, 1929-1945)

      Curso de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Ricardo Ramos Sales

      Projeto educativo da Revista Escolar (1925-1930)

      Curso de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Adriana Moreira Pachele

      Higienismo e educação. Debates na Revista Escolar nos anos 1920

      Curso de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • Natalie Archas Bezerra Torini

      O INSUCESSO EM ESCOLAS TÉCNICAS PÚBLICAS PAULISTANAS: representações de educadores, estudantes e familiares sobre o ensino médio integrado

      Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Sandra Gomes Dumont Defendi

      RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E A INEFICIÊNCIA DA ESCOLA PRIMÁRIA: DEBATES NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1952-1961)

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Ana Terra Camilo Silveira

      DIFICULDADES ESCOLARES EM TERCEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Um estudo em duas escolas estaduais no município de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Jason Gomes Rodrigues Santos

      Escola e instituição total: aproximações e distanciamentos na produção de dificuldades escolares

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho

      Entre a individualização da criança e o ensino simultâneo: representações de educadores do ensino público e privado paulista sobre dificuldades escolares

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Suzana Iris Bezerra

      Noções de inteligência: um percurso por abordagens educacionais de intelectuais brasileiros (1900-1960)

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Raissa Pineiro

      MILITARES E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Revisitando o debate nos anos 1930 na Revista de Educação Física.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2021

    • Fernanda Marques da Silva

      A ESCOLA SELETIVA COMO PROBLEMA EDUCACIONAL Uma Leitura Da Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos (1952?1961)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Sandra Gomes Dumont Defendi

      Reorganização dos ciclos de aprendizagem: ampliação de oportunidades para os alunos?

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Jason Gomes Rodrigues Santos

      Criança em situação de fracasso escolar: diferentes relatos de um caso

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Maria Rozineti Gonçalves

      Encaminhamentos escolares: ressonâncias e dissonâncias entre profissionais de educação e saúde

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Ana Terra Camilo

      Recuperação intensiva: mecanismo de apoio escolar para superação de defasagens ou introdução de um processo discriminatório?

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Giselle Rodota

      A Readaptação docente na rede estadual de ensino de São Paulo ? visões de educadores

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Victor Hugo Barbi

      Eles mudam tanto para o bem quanto para o mal. Representações sobre o (in)sucesso dos alunos em uma escola bem sucedida

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Cristiane Santos Barbosa

      Expectativas de jovens sobre o ensino médio: análise de suas representações sobre o papel da educação escolar

      Pedagogia

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Clariana Rodrigues Ruy

      O corpo representado: um estudo entre jovens do ensino médio

      Pedagogia

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2011

    Gestão

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

        Desde 1997

    • Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

        Desde 1995

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Coordenadora do Curso de Pedagogia

      Departamento de Educação - EFLCH

        Desde 2015

    Pesquisa

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Ensino Médio em Rede

      Programa de formação continuada para educadores que atuam no ensino médio das escolas públicas estaduais. Voltadas para o desenvolvimento de metodologias de formação e projetos curriculares, as atividades do programa combinam ações presenciais e a distância utilizando tecnologias de informação. Estão envolvidos 80.000 educadores (professores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos e supervisores de ensino) pertencentes a cerca de 3.500 escolas de Ensino Médio.

      2004 a 2006

    • Reelaboração das Propostas Curriculares de Ensino da Escola Básica Pública Estadual

      O projeto envolvia a elaboração, impressão e distribuição de documentos contendo as propostas curriculares de todas as disciplinas para as escolas do ensino fundamental e médio. Esse projeto teve por finalidade orientar o trabalho pedagógico das escolas em uma nova proposta que viesse substituir os referenciais contidos nos Guias Curriculares.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Beatriz Scavazza, Angela Sprenger, Jacqueline Barbosa

      1992 a 1992

    • Elaboração de material de apoio ao trabalho docente da escola básica - Série Prática Pedagógica

      A Série Prática Pedagógica é constituída por textos de apoio teórico e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula e com orientações para o desenvolvimento de novas atividades de acordo com o Plano Pedagógico Específico dos Professores e das Respectivas Escolas. O material está organizado por área de conhecimento e por série no caso do segundo segmento do ensino fundamental e médio. Para os anos inciais do Ensino Fundamental as atividades estão organizadas por ciclos (correspondentes às 1ª e 2ª séries e 3ª e 4ª séries)

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      1993 a 1993

    • Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio

      Programa voltado para: - expansão do número de escolas do Ensino Médio; - a organização e ampliação dos espaços pedagógicos das Escolas Públicas do Ensino Médio; - aquisição de material pedagógico, de laboratório, livros para biblioteca de acordo com o projeto pedagógico de cada escola; - formação da equipe pedagógica das escolas por meio de encontros sistemáticos ao longo da vigência do programa.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Regina Maria Ferraz Elero Ivamoto

      2001 a 2002

    Universidade Federal de São Paulo

    • O doutrinário e o formativo em impressos pedagógicos no Brasil (1890-1960)

      As pesquisas desenvolvidas neste projeto têm entre suas finalidades identificar de que forma os impressos pedagógicos que circularam no Brasil entre 1890 até meados do século XX colaboraram para a constituição de uma cultura escolar que, ao mesmo tempo em que preconizava a modernidade em termos pedagógicos, era seletiva e excludente, seja por praticar processos avaliativos inadequados para o público escolar em geral, e ou, seja por discriminar certos agrupamentos sociais e étnicos.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Ghisleine Trigo da Silveira

      Desde 2021

    • Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Trata-se de Projeto de Desenvolvimento. Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional ? Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Raissa Pinheiro, Ricardo Ramos Sales, Keila da Silva Santos Rodrigues, Alan Barbosa Correa Ciriaco, Adriana Moreira Pachele, Sandra Gomes Dumont

      2014 a 2017

    • Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.

      Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, BUNZEN, Clecio dos Santos Junior, Marineide de Oliveira Gomes, Maria Angélica Pedra Minhoto, Marcia Aparecida Jacomini, Verilda Speridião Kluth, Rosario Silvana Genta Lugli, Maria Rita de Almeida Toledo, Célia Maria Benedicto Giglio, Alexandre Pianelli Godoy, Flaminio de Oliveira Rangel, Marilena Aparecida de Souza Rosalen, Regina Cândida Ellero Gualtieri, CARVALHO, Maria de Fátima, JARDIM, Vera Lucia Gomes, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de

      2018 a 2018

    • Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.

      Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, CARVALHO, Maria de Fátima, JARDIM, Vera Lucia Gomes, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de

      2018 a 2018

    • Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças.

      Trata-se de um projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência em escolas de Educação Infantil da rede pública de Guarulhos(SP). No enfrentamento das necessidades suscitadas pelo processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a questão da formação de professores, continuada e inicial, assume um papel preponderante. O educador em serviço depara-se com a necessidade de situar-se frente às diferenças das crianças reconhecendo o papel mediador que desempenha na construção de possibilidades de inclusão escolar, de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e, mais especificamente, daquelas que apresentam alguma forma de deficiência e, concomitantemente, os cursos de graduação em Pedagogia, são desafiados a oferecer aos estudantes uma formação teórico-prática que os habilite ao trabalho com todas as crianças. Neste contexto de demandas, tendo como pressuposto a compreensão de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos têm lugar nas relações sociais e demandam a ação reflexiva, este projeto destaca a importância de acesso a conhecimentos no âmbito da elaboração de dispositivos didáticos e pedagógicos que sem desconsiderar as especificidades que caracterizam o desenvolvimento de crianças com deficiência, privilegiem as características da Educação Infantil, relevem todas as crianças em sua condição de sujeito de direito à educação e capaz de participação e destaquem a função mediadora do professor de crianças pequenas. Assim propõe-se apresentar aos educadores (professores e gestores de escolas de Educação infantil) elementos teóricos e práticos que concorram para a instauração de processos educacionais inclusivos vivenciados por todas as crianças, através da oferta de oficinas que fundamentem e explorem atividades que tenham como foco o brincar, a literatura infantil e a música para as crianças de 0 a 5 anos. As ações do projeto integram: (1) encontros regulares presenciais, quinzenais, em escolas parceiras do Departamento de Educação UNIFESP no projeto de Residência Pedagógica e (2) as atividades propostas no projeto serão oferecidas aos professores como curso de extensão oferecido de agosto à dezembro de 2018, promovido pela Secretaria de Educação (DOEPE) como parte de atividades anuais de formação organizadas pelo município para os professores da rede. A realização do curso terá local e agenda definidos conjuntamente com a Secretaria de Educação do Município. Para realização das atividades nas escolas o cronograma de trabalho será construído com o grupo de professores participantes, respeitando a sua disponibilidade de tempo e espaço, mas garantindo a frequência e a carga horária prevista das atividades envolvidas. Os encontros serão organizados e conduzidos pela responsável pelo projeto e colaboradores, juntamente com os alunos do curso de graduação em Pedagogia e serão dirigidos aos educadores de escolas públicas de Educação Infantil de Guarulhos(SP), os quais, na continuidade do projeto, deverão participar da (re)formulação dos encontros/oficinas.

      Desde 2018

    • Aprendizagem e permanência na escola: políticas e práticas

      As pesquisas vinculadas a este projeto estão voltadas para investigar os fatores que facilitam e dificultam tanto a aprendizagem quanto a permanência de crianças e jovens na escola. O foco está em analisar práticas escolares que derivem (ou não) de políticas educacionais e verificar, no contexto urbano das grandes metrópoles, de que modo tais práticas reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, LOURENÇO, Erica Aparecida Garruti de, JARDIM, Vera Lucia Gomes, ARAUJO, Betania Libanio Dantas de, Fabiana Melo, Valeria Campinas Braunstein

      2015 a 2023

    • Aprendizagem e permanência na escola: o impacto de políticas educacionais

      Neste projeto, estudamos os efeitos de determinadas políticas educacionais na aprendizagem de crianças e jovens e na sua permanência na escola. Assim, políticas curriculares, de formação docente, de avaliação externa e de organização escolar são estudadas com o intuito de verificar as apropriações que delas são feitas em instituições escolares, situadas em contexto urbano de grandes metrópoles. Nesses espaços, verificamos como essas políticas têm sido apropriadas e como se traduzem em práticas educacionais voltadas para a melhoria da aprendizagem e da permanência dos alunos.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Sandra Gomes Dumont Defendi, Jason Gomes Rodrigues Santos, Ana Terra Camilo Silveira, Vanessa Alvim Kling Ferraz de Carvalho, Natalie Archas Bezerra Torini, Suzana Iris Bezerra

      2012 a 2016

    • Arquitetura e modernização pedagógica

      A pesquisa visa buscar elementos para corroborar ou refutar a expectativa de arquitetos modernistas, como Vilanova Artigas - responsável por vários projetos escolares em São Paulo, na década de 1960 - de que as construções escolares poderiam ser relevantes para a transformação do ensino.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Jason Gomes Rodrigues Santos, Ana Terra Camilo Silveira, Maria Rozineti Gonçalves, Ana Paula Soares Maciel, Leticia Costa de Santana, Paulinne Figueiredo Silva

      2008 a 2011

    • Educação e Eugenia

      Estudar a influência das concepções eugênicas na educação brasileira nas primeiras décadas do século 20 mediante análise das reformas escolares.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Eliene da Rocha Carvalho, Jordana Tavares, Adma Cristina Cavalcanti

      2007 a 2013

    Consejo Superior de Investigaciones Científicas

    • Eugenia e educação - um estudo comparativo Brasil Espanha

      A pesquisa procurou identificar a influência do ideário eugenista na educação, em especial na educação escolar em Espanha, nas primeiras décadas do século 20, e comparar os achados com o ocorrido no Brasil, na mesma época. O trabalho inseriu-se na linha de pesquisa "História das ciências que estudam a criança" cujo objetivo é "investigar a construção social da autoridade argumentativa e científica sobre a criança e suas repercussões no tempo social infância".

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2010 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • A Educação de Adultos como função supletiva: remediando insuficiências da organização escolar ?

      A reprovação seguida da repetência e ou do abandono escolar são problemas historicamente presentes na educação escolar moderna. Esta pesquisa e os pesquisadores a ela associados buscam compreender se e como a educação de jovens e adultos que não realizaram sua escolarização na idade certa tentam remediar as insuficiências da escola regular nos anos 1940 a 1960

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri

      2020 a 2023

    • O ethos da escola seletiva numa perspectiva histórica (1930-1960)

      Análise de publicações voltadas para organização escolar e formação docente entre os anos 1930 e 1960, período em que diferentes teorias explicativas e com fundamentos variados (biológicos, psicológicos, psicanalíticos e sociológicos) para o insucesso escolar ganharam nitidez e contribuíram para consolidar determinado ethos. Especificamente, a fonte documental é a Revista de Educação, editada desde o final dos anos 1920, no Estado de São Paulo, sob título Educação que, com algumas interrupções e mudanças de nome, se manteve até 1961.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Adriele Cristine Espósito, Victoria Moura D'Anunciação

      2017 a 2023

    • Cientificismo na educação

      Buscamos identificar a influência do pensamento biológico e eugênico nas políticas educacionais, nas práticas pedagógicas e na produção dos repertórios analíticos sobre o desempenho escolar, no início do século 20. Estudamos também o impacto de determinadas concepções científicas na formação e nas práticas de professores nas primeiras décadas do século XX.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Sandra Gomes Dumont Defendi, Renata Marcílio Candido, Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho, Fernanda Marques da Silva, Raissa Pinheiro

      2012 a 2015

    • Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

      O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Beatriz Augusto Fávero, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marineide de Oliveira Gomes, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna

      2010 a 2016

    • Diálogos Pertinentes : proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.

      Autores: Regina Cândida Ellero Gualtieri, Daniel Revah, Umberto de Andrade Pinto, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, BUNZEN, Clecio dos Santos Junior, Marcia Cristina Romero Lopes, Marineide de Oliveira Gomes, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Henrique Zoqui Martins Parra, Maria Rita de Almeida Toledo, Lucila Maria Pesce de Oliveira, Alexandre Pianelli Godoy

      2010 a 2013

    • Aprendizagem e Permanência na Escola : correlações e dissociações

      Este projeto busca Investigar as raízes escolares das dificuldades no ensino e na aprendizagem em associação com influências sociopolíticas e biopsicossociais que levam ao insucesso do aluno e ao mal-estar no trabalho docente. Busca também estudar, em contexto urbano de grandes metrópoles, razões que reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.

      2010 a 2012

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-03-02