Wagner Rodrigues Valente
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
E-Mail: wagner.valente@unifesp.br
Resumo
possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2017-2023). Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2024-2028). Presidente do Comitê Internacional Ibero-americano de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
VALENTE, Wagner Rodrigues;Valente, Wagner Rodrigues;VALENTE, WAGNER;RODRIGUES VALENTE, WAGNER;VALENTE, WAGNER RODRIGUES;VALENTE, W. R.;Wagner Rodrigues Valente
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Livre Docência
A Matemática na formação do professor primário em São Paulo (1875-1930)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2010
Doutorado em Educação
Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Currículo
Orientação: Marli Elisa Dalmaso André
Universidade de São Paulo
Mestrado em História e Filosofia da Educação
Cotidiano Escolar: Prática Pedagógica e Saber Docente
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
Currículo
Orientação: Mirian Jorge Warde
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1986 a 1991
Graduação em Engenharia
Universidade de São Paulo
1973 a 1979
Produção
2024
-
O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática: processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas (2024)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Jonathan Machado Domingues; Eliana Almeida Reis Rocha
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 24 , p. 819 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Arquivo Pessoal Euclides Roxo Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez e história da educação matemática no curso secundário (2024)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Arquivos pessoais: memória científica e pedagógica do ensino de matemática no Brasil (1920-2020) , p. 102
-
2023
-
O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D?Ambrosio e sua correspondência epistolar (2023)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: PARADIGMA (MARACAY) , v. 44 , p. 277 - Extrato QUALIS: A1
-
-
O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas? (2023)
Artigo publicado
Autores: GOUVEIA, RELICLER PARDIM; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVEMAT , v. 18 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Breve história de uma `Matemática a ensinar? para o 1º grau (2023)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 24 , p. e301 - Extrato QUALIS: A1
-
A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes (2023)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 20 , p. e023094 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
O livro Introdução ao Cálculo dos D?Ambrosio: precursor do Pré-Cálculo? (2023)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; LIMA, ELIENE BARBOSA; DYNNIKOV, CIRCE MARY SILVA DA SILVA
Fonte: Revemop , v. 5 , p. e202318 - Extrato QUALIS: B2
-
Uma história da graduação dos saberes: elementos para a análise da matemática do ensino (2023)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Amazônia (UFPA) , v. 19 , p. 22 - Extrato QUALIS: A2
-
Modernizing Mathematics Teaching: International Dialogues from Brazil (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elisabete Zardo Búrigo; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Modern Mathematics - History of Mathematics Education , p. 1
-
-
The APUA - Ubiratan D?Ambrosio Personal Archive and the Research on the Production of New Knowledge: History of Mathematics, Ethnomathematics and Mathematics Education (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini
Fonte: Ubiratan D?Ambrosio and Mathematics Education Trajectory, Legacy and Future , p. 83
-
-
2022
-
História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar (2022)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 10 , p. 10 - Extrato QUALIS: B1
-
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores (2022)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 19 , p. e022011 - Extrato QUALIS: A3
-
Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular (2022)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Lauro Igor Metz
Fonte: ZETETIKE (UNICAMP) , v. 30 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980) (2022)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; GOUVÊA, GISELE DE
Fonte: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 40 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações (2022)
Artigo publicado
Autores: DA SILVA, DIEGO RODRIGUES; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 2 , p. e202209
-
A Proposta Curricular do estado de São Paulo, anos 80: impactos de uma nova expertise para o ensino (2022)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; GOUVÊA, GISELE DE
Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 24 , p. 584 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
A Matemática do Ensino - por uma história do saber profissional, 1870-1960 (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini
Fonte:
2021
-
Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Historia de la educación matemática. Presentación (2021)
Artigo publicado
Autores: GONZÁLEZ ASTUDILLO, MARÍA TERESA; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Historia de la Educación , v. 39 , p. 27
-
A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Historia de la Educación , v. 39 , p. 31
-
A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 14 , p. 26 - Extrato QUALIS: A3
-
Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Jefferson dos Santos Ferreira
Fonte: ENSINO EM RE-VISTA , v. 28 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930) (2021)
Artigo publicado
Autores: DOS SANTOS FERREIRA, JEFFERSON; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 1 , p. 119 - Extrato QUALIS: B2
-
História da educação matemática: sua importância na formação de professores (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: TANGRAM , v. 4 , p. 151 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revemop , v. 3 , p. e202118 - Extrato QUALIS: B2
-
Contribuições da história da Educação Matemática à Educação Matemática (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 46 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
PROBLEMAS ARITMÉTICOS COMO ELEMENTOS DA MATEMÁTICA DO ENSINO (2021)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 41 , p. 230
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 41 , p. 164
-
OS EXPERTS E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVISTA REAMEC , v. 9 , p. e21090 - Extrato QUALIS: A4
-
Mercante, Thorndike e os problemas aritméticos: referências para o ensino e para a formação de professores (2021)
Artigo publicado
Autores: SOUZA, ANDRÉIA FERNANDES DE; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: ENSINO & MULTIDISCIPLINARIDADE , v. 7 , p. 25 - Extrato QUALIS: B2
-
-
-
2020
-
-
-
-
-
-
Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática (2020)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi (2020)
Artigo publicado
Autores: ROCHA, ANA CRISTINA S. M.; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 15 , p. 173
-
Saberes em (trans)formação e o papel dos experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020 (2020)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; André Francisco de Almeida; Marylúcia Cavalcante Silva
Fonte: ACTA SCIENTIAE (ULBRA) , v. 22 , p. 65 - Extrato QUALIS: A2
-
AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR E A (RE)PRODUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE PESQUISA EDUCACIONAL: O MODELO COORDENADO POR LYDIA CONDÉ LAMPARELLI (2020)
Artigo publicado
Autores: André Francisco de Almeida; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 10 , p. 129 - Extrato QUALIS: A4
-
História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino (2020)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REMATEC , v. 15 , p. 164
-
O professor primário no início do século XX: um estudo sobre as características profissionais para a Instrução Pública Mato-Grossense em 1908 (2020)
Artigo publicado
Autores: Mariana Gomes de Oliveira; Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVISTA PRÁTICA DOCENTE , v. 5 , p. 5 - Extrato QUALIS: B1
-
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 (2020)
Artigo publicado
Autores: Bruna Lima Ramos; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 58 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética (2020)
Artigo publicado
Autores: Jefferson dos Santos Ferreira; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVEMAT , v. 15 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Os programas da cadeira de Didática das Escolas Normais: a Aritmética a ensinar e a Aritmética para ensinar, São Paulo, 1926 (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jefferson dos Santos Ferreira; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Escolas Normais do Brasil - espaços de (trans)formações docente e produção de saberes profissionais , p. 347
-
Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores , p. 187
-
-
-
-
-
-
2019
-
-
-
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento (2019)
Artigo publicado
Autores: FERNANDES, FILIPE SANTOS; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Bolema (Rio Claro) , v. 33 , p. IV - Extrato QUALIS: A1
-
Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática (2019)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista Exitus , v. 9 , p. 15 - Extrato QUALIS: A4
-
Os experts e a produção de saberes para a docência (2019)
Artigo publicado
Autores: ALMEIDA, ANDRÉ FRANCISCO DE; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 25 , p. 318 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas (2019)
Artigo publicado
Autores: LIMA, ELIENE BARBOSA; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Argumentos Pró-Educação , v. 4 , p. 928 - Extrato QUALIS: B1
-
Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática (2019)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: EDUCAR EM REVISTA , v. 35 , p. 305 - Extrato QUALIS: A1
-
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar (2019)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: ALEXANDRIA (UFSC) , v. 12 , p. 51 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Dossiê Temático 2019 - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares (2019)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO , v. 5 , p. e019018 - Extrato QUALIS: A3
-
O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática (2019)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Historia y Memoria de la Educación , v. 11 , p. 595 - Extrato QUALIS: A4
-
La historia de la educación matemática en Iberoamérica (2019)
Artigo publicado
Autores: CARRILLO GALLEGO, DOLORES; MATOS, JOSÉ MANUEL; SÁNCHEZ JIMÉNEZ, ENCARNA; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Historia y Memoria de la Educación , v. 11 , p. 11 - Extrato QUALIS: A4
-
2018
-
-
-
-
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes (2018)
Artigo publicado
Autores: Viviane Barros Maciel; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Amazônia (UFPA) , v. 14 , p. 165 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática , p. 75
-
-
-
-
2017
-
Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 17 , p. 207 - Extrato QUALIS: A1
-
A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960) (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Bolema (Rio Claro) , v. 31 , p. 365 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: ZETETIKÉ (ON LINE) , v. 25 , p. 254 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto: elementos para a história do senso comum pedagógico (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Ciência e Educação (UNESP) , v. 23 , p. 597 - Extrato QUALIS: A1
-
-
A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 16 , p. 610 - Extrato QUALIS: A2
-
A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Neuza Bertoni Pinto; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA , v. 1 , p. 31 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
Cartes de Parker: production et circulation du modèle pédagogique pauliste pour lenseignement moderne de larithmétique à lécole primaire au début du XXe. siècle (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Les mathématiques à l'école élémentaire (1880-1970) - Études France-Brésil , p. 83
-
Saberes matemáticos em cadernos escolares: o desafio de investigar a matemática da cultura escolar (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Diogo Franco Rios; Elisabete Zardo Búrigo; Maria Cecília Bueno Fischer; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos Escolares e a História da Educação Matemática , p. 7
-
-
-
-
-
2016
-
-
-
-
-
QUE MATEMÁTICA ENSINAR ÀS CRIANÇAS? O PROGRAMA MÍNIMO EM TEMPOS DAS PEDAGOGIAS NÃO DIRETIVAS (2016)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Educação em Revista (UFMG) , v. 32 , p. 187 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares (2016)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso) , v. 16 , p. 271 - Extrato QUALIS: A1
-
A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar (2016)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista Brasileira de História da Educação , v. 16 , p. 10 - Extrato QUALIS: A1
-
ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho? (2016)
Artigo publicado
Autores: Marcos Denilson Guimarães; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: HISTEMAT- Revista de História da Educação Matemática , v. 2 , p. 106 - Extrato QUALIS: A3
-
-
História da educação matemática e os arquivos do instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra: buscando Claparède e encontrando André Rey (2016)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Argumentos Pró-Educação , v. 1 , p. 516 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
Da naturalização do dois e dois são sempre quadro para o debate teórico da Matemática no curso primário (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970 , p. 7
-
-
-
-
2015
-
-
-
-
-
-
-
Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico (2015)
Artigo publicado
Autores: Martha Raissa Santana da Silva; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 41 , p. 443 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Mathematical knowledge in early school grades: advanced mathematics from an elementary point of view? (2015)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 37 , p. 321 - Extrato QUALIS: A2
-
A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950) (2015)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Educacao Unisinos (Online) , v. 19 , p. 196 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
THE CIRCULATION OF THE TEACHING OF DRAWING AND FERDINAND BUISSON?S AND RUI BARBOSA?S ROLES IN THE CONSTRUCTION OF NATIONAL MODELS (IN THE LAST DECADES OF THE 19TH CENTURY) (2015)
Artigo publicado
Autores: Marcos Denilson Guimarães; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: International Journal for Research in Mathematics Education , v. 5 , p. 131 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
2014
-
-
-
-
-
Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico (2014)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: História da Educação , v. 18 , p. 61 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS E OS PROGRAMAS DE ENSINO, SÃO PAULO (1894-1950) (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Maria Célia Leme da Silva; Claudia R. B. Frizzarini; Marcus A. de Oliveira
Fonte: Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar , p. 191
-
-
-
-
2013
-
-
Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças (2013)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 24 , p. 159 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática (2013)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Bolema (Rio Claro) , v. 27 , p. 939 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2012
-
Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário (2012)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Revista Brasileira de História da Educação , v. 12 , p. 73 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Por uma história comparativa da educação matemática (2012)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 42 , p. 162 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2011
2010
-
-
Trends of the history of mathematics education in Brazil (2010)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: ZDM (Berlin. Print) , v. 42 , p. 315 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2009
2008
-
-
-
-
-
-
-
-
Quem somos nós, professores de matemática? (2008)
Artigo publicado
Autores: Valente, Wagner Rodrigues; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos CEDES (Impresso) , v. 28 , p. 11 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2007
-
-
-
-
-
-
-
-
Práticas de ontem e de hoje: heranças do Movimento da Matemática Moderna na sala de aula do professor de Matemática. (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Neuza Bertoni Pinto; Maria Célia Leme da Silva; Wagner Rodrigues Valente; Maria Cristina Oliveira; Maria Cecília Bueno Fischer
Fonte: Anais do IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática
-
-
-
-
-
2006
2005
-
-
-
-
-
-
-
-
-
História da Educação Matemática: Por que e Como? (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Flávia Soares; Aparecida Rodrigues Silva Duarte; Maria Célia Leme da Silva; Maria Cristina Oliveira; Neuza Bertoni Pinto; Maria Cecília Bueno Fischer
Fonte: 40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil , p. 64
-
-
"Arquivo Escolar do Colégio Pedro II - Coletânea de Documentos" (2005)
Software
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Walter Fernandes Sório; Aparecida Rodrigues Silva Duarte; Danila Ribeiro; Jane Cardote Tavares; Marilene Moussa Miranda; Rita de Cássia Gomes Machado; Rosemeiry de Castro Prado; Tana Alvarez; Vera Cristina Machado Santos
Fonte:
-
-
2004
2003
-
-
-
-
-
Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale (2003)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , p. 151 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2002
2001
2000
-
Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República (2000)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , p. 12 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
1999
1998
1996
1994
1993
1992
Atuações
Asea Elétrica
-
engenheiro
1980 a 1981
Fase Educação e Cultura
-
coordenador
1982 a 1986
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor Associado
2000 a 2007
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
pesquisador
Celetista formal
2007 a 2009
FIPEN
-
PROFESSOR
2005 a 2009
Revista Iberoamericana de Educación Matemática
-
Membro de corpo editorial
2006 a 2008
Universidade Nova de Lisboa
-
investigador auxiliar
investigador auxiliar
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Prof. Adjunto II Livre Docente
Desde 2009
Zetetike (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
Desde 2008
Bolema (Rio Claro)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Quadrante (Lisboa)
-
Revisor de periódico
Desde 2008
RELIME
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Educação em Revista (UFMG. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2006
Revista Brasileira de História da Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2006
Acta Scientiae (ULBRA)
-
Revisor de periódico
Desde 2008
Universidade Federal de Juiz de Fora
-
professor colaborador
Desde 2010
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
professor colaborador
Desde 2011
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
-
professor colaborador
Desde 2011
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
-
Prof. Adjunto Livre Docente
2012 a 2013
RIPEM International Journal for Research in Mathematics Education
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
-
Prof. Adjunto Livre Docente
Desde 2010
Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Boletim de Educação Matemática. BOLEMA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2008
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2000
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2004
REVISTA REAMEC
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Ubiratan D'Ambrosio e a circulação internacional de saberes na Educação Matemática
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Os saberes iniciais de constituição do campo da Educação Matemática no Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Desde 2023
Dissertação de mestrado em andamento
-
EDUCADORES MATEMÁTICOS E A PRODUÇÃO CURRICULAR: UMA ANÁLISE DOS PARECERES DADOS AOS PCN
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Parâmetros curriculares nacionais de Matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2024
-
PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: uma análise da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2024
-
A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: Processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Uma história da matemática para ensinar na Licenciatura em Matemática na UFAC, Acre (1962-1992)
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Concluído em 2022
-
Rogério Jacinto de Moraes Júnior
Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995)
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Concluído em 2022
-
A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2022
-
Uma história dos problemas aritméticos: mudanças do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
PROCESSOS E DINÂMICAS DE PRODUÇÃO DE NOVAS MATEMÁTICAS PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a expertise de Lydia Lamparelli, São Paulo (1961-1985)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
Francisca Janice dos Santos Fortaleza
Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920)
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Pará
Concluído em 2021
-
Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1990-1930)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
Processos e dinâmicas de institucionalização da álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares, São Paulo (1880-1911)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário na década de 1950
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
A aritmética, os Centros de Interesse e o saber profissional do professor que ensina matemática, 1920-1940
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
A MATEMÁTICA PARA A ESCOLA DE OITO ANOS: contribuições de Amabile Mansutti e Lydia Lamparelli
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
Primeiras Noções de Geometria Prática (1894-1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
O Cálculo Diferencial e Integral para Ensinar: a matemática para a licenciatura em matemática
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Concluído em 2019
-
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
A matemática moderna para ensinar no primário (1960-1990): mudanças no saber profisional
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
A aritmética na Escola Normal de São Paulo: processos de elaboração de um saber profissional, 1920-1950
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2018
-
A matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares, Roraima (1940-1990)
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Concluído em 2017
-
POR QUE ENSINAR DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO? UM ESTUDO SOBRE AS SUAS FINALIDADES, 1829-1950
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
A MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO PRIMÁRIO: ARITMÉTICA COMO UM SABER PROFISSIONAL, 1920-1960
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
A aritmética sob medida: a matemática em termpos da pedagogia científica
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Os experts e a produção da aritmética para ensinar
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
MUDANÇAS NOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DOS ANOS INICIAIS: circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética (1879-1960)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
Os projetos pedagógicos interdisciplinares: ensino globalizante, centro de interesses, ensino por projetos e o ensino de matemática nos primeiros anos escolares
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960)
Educação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade de São Paulo
Concluído em 2016
-
Vinícius Machado Pereira dos Santos
Ciências, Disciplinas e Interdisciplinaridade: um estudo histórico e epistemológico sobre propostas de formação de professores que ensinam matemática
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Concluído em 2014
-
Denise Medina de Almeida França
Do primário ao primeiro grau: as transformações da matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979)
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2012
-
Dewey, Thorndike e a educação matemática no Brasil
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2012
-
Rosimeire Aparecida Soares Borges
Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal
Educação Matemática
Universidade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2011
-
Os discursos sobre matemática publicados na Revista do Ensino/RS (1950-1970)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Concluído em 2010
-
A Aritmética Escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946
Educação Matemática
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
GRUEMA - uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil
Educação Matemática
Universidade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2009
-
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
Matemática e Educação Matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do Movimento da Matemática Moderna no Brasil
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Por uma nova Arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentistas
Educação Matemática
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
Dissertação de mestrado concluídas
-
Os parâmetros curriculares nacionais e os debates sobre o ensino de frações
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2022
-
As Revistas Pedagógicas Paulistas e as orientações para o professor que ensina aritmética nos anos iniciais: Um estudo quali-quantitativo, 1890 ? 1920
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
A pedagogia científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2015
-
Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2014
-
A Aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformação do saber escolar em face de uma nova pedagogia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2014
-
Fernanda Luciana Tenório Magalhães
Memórias de práticas: a disciplina 'Prática de Ensino´na formação do professor de matemática
Mestrado Profissional em Educação Matemática
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2013
-
Josiane Acacia de Oliveira Marques
Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2013
-
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
A Matemática na Pedagogia, da FFCL-USP e FNFi (1939-1961)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2013
-
Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Concluído em 2013
-
Matrizes: história de um conteúdo escolar
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Concluído em 2012
-
O SMSG e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil
Educação Matemática
Universidade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2009
-
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel
A CONQUISTA - uma história da educação à distância pela televisão e o Movimento da Matemática Moderna
Educação Matemática
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Bandeirante de São Paulo
Concluído em 2009
-
Denise Medina de Almeida França
A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)
Educação Matemática
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
O papel da imprensa no Movimento da Matemática Moderna
Educação Matemática
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino
Educação Matemática
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Osvaldo Sangiorgi e o 'Fracasso da Matemática Moderna' no Brasil
Educação Matemática
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Maryneusa Cordeiro Otone e Silva
A matemática do Curso Complementar da Reforma Francisco Campos
Educação Matemática
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática
Educação Matemática
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 1950
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Rosimeire Aparecida Soares Borges
A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino
Educação Matemática
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Livros Didáticos e a Matemática do Ginásio: um estudo da vulgata para a Reforma Francisco Campos
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
A matemática da Reforma Francisco Campos em ação no cotidiano escolar
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
Um estudo do "Curso de Mathematica Elementar" de Euclides Roxo: contribuição para a história da educação matemática no Brasil
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: a gênese do primeiro programa de ensino de matemática brasileiro.
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
O processo inicial de disciplinarização de função na Matemática do ensino secundário
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
A experiência norte-americana de fusão da Aritmética, Àlgebra e Geometria e sua apropriação pela educação matemática brasileira.
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
Do engenheiro ao licenciado: os concursos à cátedra do Colégio Pedro II e as modificações do saber do professor de Matemática do ensino secundário.
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
A matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do ginásio da Capital do Estado de São Paulo.
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
HENRI POINCARÉ E EUCLIDES ROXO: subsídios para a história das relações entre Filosofia da Matemática e Eduação Matemática
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2002
-
A CONGREGAÇÃO DO COLÉGIO PEDRO II E OS DEBATES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2002
-
UMA ANÁLISE DOS EXAMES DE ADMISSÃO AO SECUNDÁRIO (1930-1970): SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Educação Matemática
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2002
-
Maria Regina de Oliveira Pereira
A geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino.
Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2001
Gestão
Fase Educação e Cultura
-
Colégio Leonardo da Vinci
Osasco
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Programa de Residência Pedagógica Ensino Fundamental
Campus Guarulhos
-
Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde
Campus Guarulhos
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS
Refletir sobre reformas no ensino de Matemática, em tempos passados, para melhor compreender e atuar em propostas presentes de mudanças, constitui o horizonte de perspectiva do Projeto. Para tanto, seu objetivo é o de realizar estudos históricos comparativos entre Brasil e Portugal no âmbito da recepção do Movimento da Matemática Moderna nas práticas pedagógicas do ensino da disciplina nos dois países.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Sonia Barbosa Camargo Igliori, Maria Célia Leme da Silva, Maria Cristina Oliveira, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Arlete de Jesus Brito
2006 a 2008
-
EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS DE LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO E MEMÓRIA - organização de acervos de livros didáticos O Banco de Dados LIVRES disponibiliza pela Internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e, fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre a produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc. A organização do Banco de Dados LIVRES se insere no projeto temático "Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no Centro de Memória da Educação Escolar, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (CME). A organização do LIVRES caracteriza-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes: conteúdos das diversas disciplinas, processo de produção e história das editoras, memória e usos dos livros em salas de aula. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem se desenvolvido no CME com apoio da Biblioteca da FEUSP e convênios internacionais, visando intercâmbios para estudos comparados e acompanhamento das pesquisas em outras instituições. No que toca aos livros didáticos de Matemática, o projeto vincula-se às pesquisas realizadas pelo GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.pucsp.br/ghemat).
Autores: Wagner Rodrigues Valente
2003 a 2006
-
ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL, 1950-2000
O projeto intenta analisar historicamente o percurso da educação matemática no Brasil, dos anos 1950 até o final do século XX, a partir da trajetória do matemático e educador brasileiro Ubiratan D'Ambrosio. O projeto tem como metas: a organização dos documentos de Ubiratan D'Ambrosio com vistas à sua transformação em fontes de pesquisa, a elaboração de um inventário de documentos localizados nos arquivos escolares do Colégio Pedro II e Escola Estadual de São Paulo para constituição de um guia de fontes para estudo da trajetória histórica de profissionalização do professor de Matemática no Brasil e o desenvolvimento de subprojetos integrados em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica, junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, compondo o projeto maior de estudo histórico da trajetória da educação matemática na segunda metade do século XX no Brasil.
Autores: Wagner Rodrigues Valente
2003 a 2005
-
UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL, 1920-1960
A investigação privilegia a história do ensino elementar da matemática, no período compreendido entre 1920 e 1960. Época singular para estudo da reorganização do saber escolar matemático no Brasil, os anos 1920-60 situam-se historicamente dentro do panorama de afirmação do currículo científico face à decadência do ensino clássico, das humanidades clássicas. O período tomado para estudo justifica-se por estar compreendido entre aquilo que podemos chamar de matemática escolar clássica - com seus ramos bem constituídos e separados (aritmética, álgebra, geometria, trigonometria) - e o movimento da matemática moderna que teve início nos finais da década de 50.
Autores: Wagner Rodrigues Valente
2001 a 2004
Universidade Federal de São Paulo
-
O que é número? Passado e presente do ensino de matemática para crianças
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva, Nara Vilma Pinheiro
2010 a 2012
-
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS, 1850-1950
O projeto tem por objetivo investigar historicamente o percurso da educação matemática no ensino primário brasileiro. Trata-se de analisar o "contar" da chamada "escola do ler, escrever e contar". O período considerado pelo projeto (1850-1950) privilegia fontes documentais como livros didáticos, papéis contidos nos arquivos escolares, legislação de ensino e materiais produzidos por cotidianos passados como: documentos pessoais de professores, cadernos de alunos, provas e exames, dentre outros. Considera-se como referencial teórico-metodológico os aportes da história cultural, da história das disciplinas escolares e os estudos sobre cultura escolar.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Elenice de Souza Lodron Zuin, Maria Célia Leme da Silva, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Nara Vilma Pinheiro
2006 a 2010
-
A MATEMÁTICA ESCOLAR DO COLÉGIO EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA
Este projeto de pesquisa investiga a história da educação matemática no Brasil. Seu foco restringe-se ao ensino colegial e às décadas de 1960-80, época em que se redefine a matemática escolar a ser ensinada nesse nível escolar, atual Ensino Médio. A investigação considera como ferramentas teóricas e metodológicas os aportes da história cultural, particularmente as contribuições da história das disciplinas escolares. O projeto toma como fontes de pesquisa os documentos encontrados em arquivos escolares, arquivos pessoais de professores de matemática e arquivos de editoras. O trabalho utiliza, ainda, livros didáticos, legislação educacional e depoimentos de professores e autores de obras didáticas do período. A pesquisa procura responder à seguinte questão central: como foi reorganizada a matemática escolar para ser ensinada no segundo ciclo do curso secundário, com o advento do chamado Movimento da Matemática Moderna? Para tal, a proposta está articulada em seis subprojetos de pesquisa envolvendo um doutorado,três mestrados e um trabalho de iniciação científica. Como produções associadas ao projeto, servindo como guias de fontes para a pesquisa, estão previstas: a elaboração de uma base de dados de livros didáticos, a organização do Arquivo Pessoal Scipione Di Pierro Netto, a publicação do Inventário Sumário desse Arquivo e a coleta de gravações digitais de memórias de professores e autores que vivenciaram o tempo do MMM.
Autores: Wagner Rodrigues Valente
2007 a 2010
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
-
Produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisa a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Maria Cecília Bueno Fischer, Nara Vilma Pinheiro, Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos Santos Morais, Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Gabriel Luís da Conceição
Desde 2022
-
GHEMAT BRASIL - ATIVIDADES FORMATIVAS
Trata-se de um conjunto de atividades - relatos de experiências, minicursos, palestras, mesas redondas, discussões de textos específicos, dentre outras - destinadas a graduandos e pós-graduandos, que abordam temas ligados ao ensino e à formação de professores de matemática, tratados em perspectiva histórica. As atividades têm lugar todos os sábados (agosto a dezembro de 2020), de modo remoto, e são realizadas por um conjunto de professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras (UFSC, UFMS, UFPA, UFRGS, UFS, UNESP, UFMT, UFJF, UERJ, UFPR, UESB, UEFS)
Autores: Wagner Rodrigues Valente
Desde 2020
-
OS EXPERTS E A SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 18901990
O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 18901990, no Brasil. Para tal valese, sobretudo, de aparato teóricometodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.
Autores: Wagner Rodrigues Valente
2018 a 2022
-
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990
Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Neuza Bertoni Pinto, Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos Santos Morais
Desde 2017
-
A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: Um estudo das transformações da cultura escolar do curso primário, São Paulo, 1930-1960
O projeto aborda o tema da ?pedagogia científica?, considerando os ensinos de aritmética na escola primária paulista no período 1930-1960. Trata do assunto em três níveis diferentes de estudos: uma pesquisa de mestrado, uma de doutorado e uma pesquisa no nível de pós-doutorado. A problemática mobilizadora dos três níveis refere-se ao estudo das mudanças na cultura escolar do ensino de aritmética diante do impacto da presença da psicologia experimental de base estatística. A investigação utiliza autores vindos da História Cultural e, a cada nível de estudo, lança mão de diferentes fontes para a pesquisa: relatórios de inspetores de ensino, revistas pedagógicas e arquivos do Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra, Suíça. Intenta-se melhor compreender como foram instaladas determinadas representações no meio pedagógico vigentes até o presente.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Nara Vilma Pinheiro, Bruna Lima Ramos
2015 a 2017
-
A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França
A investigação é realizada a partir de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB. No Brasil, reunindo um conjunto de universidades e na França, incluindo a Université de Paris SUD e a Université de Limoges. A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Maria Célia Leme da Silva, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Maria Cristina de Araújo Oliveira, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, Renaud D´Enfert, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Iran Abreu Mendes, CLAUDINEI DE CAMARGO SANTANA, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
2014 a 2016
-
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970
O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo ?grupo escolar?, difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Maria Célia Leme da Silva, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Maria Cristina de Araújo Oliveira, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, Renaud D´Enfert, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Iran Abreu Mendes, CLAUDINEI DE CAMARGO SANTANA, Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Wagner Rodrigues Valente, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Maria Célia Leme da Silva, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Rita de Cássia Pistóia Mariani, Iran Abreu Mendes, Joseane Pinto de Arruda, CLAUDINEI DE CAMARGO SANTANA
2012 a 2016
-
LOURENÇO FILHO E A MATEMÁTICA DA ESCOLA NOVA
O projeto tem por finalidade analisar a produção didático-pedagógica de Lourenço Filho relativamente à educação matemática. Para tanto, estabelece como objetivos: realizar um inventário exaustivo das obras do autor, levando em consideração as diferentes edições de cada material a partir dos arquivos da Editora Melhoramentos e do acervo pessoal de Lourenço Filho; analisar o material didático em termos do contexto de sua elaboração, sob a égide do movimento da Escola Nova. A pesquisa utiliza como ferramental teórico-metodológico estudos vindos da História Cultural. Pretende-se refletir sobre a hipótese de ter existido uma matemática escolanovista, elaborada e posta a circular no meio escolar, em substituição aos discursos sobre o ensino intuitivo da aritmética nos anos iniciais escolares.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Ieda Bassinello, Márcia Guedes Soares
2012 a 2016
-
A Matemática na formação do professor do ensino primário em tempos do escolanovismo, 1930-1960.
Que transformações teriam ocorrido na formação matemática do professor primário, com o impacto do escolanovismo? O estudo busca produzir conhecimento sobre as dinâmicas de transformação da cultura escolar. Em específico, busca-se compreender os processos de mudança relacionados ao que se poderia chamar de cultura escolar do ensino de matemática, em termos da formação de professores para o curso primário.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva
2011 a 2015
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
-
História da matemática escolar no curso primário: a tabuada e a resolução de problemas no ensino da aritmética
O projeto tem por objetivo analisar, em perspectiva histórica, a presença da tabuada e da resolução de problemas no ensino de aritmética para o curso primário no Brasil, no período compreendido entre 1890-1970. A delimitação temporal considera a emergência dos grupos escolares, sua afirmação e o seu desaparecimento com a instituição da escola obrigatória de oito anos, em termos do ensino de Primeiro Grau. O projeto toma por fontes de pesquisa os manuais pedagógicos destinados a professores, os livros didáticos, as revistas pedagógicas e fontes dos arquivos escolares como: relatórios de inspetores e diretores de ensino, provas de alunos, cadernos de lições entre outros. Que transformações ocorreram no uso da tabuada e da resolução de problemas em meio às pedagogias dos chamados ensino tradicional, intuitivo e escolanovista? Como ferramental teórico-metodológico são utilizados os estudos de Michel de Certeau, Roger Chartier, Dominique Julia, André Chervel dentre outros.
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva
2013 a 2015
-
A Geometria e o Desenho no ensino primário paulista, 1890-1930.
O presente projeto tem como objetivo analisar as relações entre os componentes curriculares geometria e desenho presentes no ensino primário paulista no período de 1890 a 1930. Trata-se de um estudo guiado pela seguinte questão de fundo: como esses dois saberes são introduzidos e incorporados ao currículo da educação primária? O período em questão compreende os anos iniciais da República, que introduz uma nova proposta para o ensino primário, os chamados Grupos Escolares, criados no Estado de São Paulo, no ano de 1893. Norteado pela questão de fundo, pretende-se responder, especificamente, às questões: Quais as relações entre a geometria e o desenho nesse novo modelo de ensino primário conduzido pelos Grupos Escolares? Quais as finalidades que justificam e legitimam a presença e incorporação das matérias de desenho e de geometria nesse contexto? Como a cultura escolar modifica as diretrizes da legislação escolar, em termos desses saberes?
Autores: Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva
2010 a 2012
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22