Rita Morais de Andrade
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
Resumo
Rita Morais de Andrade is a professor at the Universidade Federal de Goiás, Faculty of Visual Arts, Brazil. Her research focuses on archival-informed and object-based studies of Brazilian and Latin American dress and textile histories. She has published works on Brazilian dress collections in archives and museums, Indigenous attire, and co-curated the ongoing online exhibition "Ixitkydky;" on traditional Indigenous women's dress. Recently, she co-edited a special issue on "The Plurality of Indigenous Dress" (2024). Instagram: @ritamoraisandrade @indumenta.br ufg.academia.edu/RitaAndrade orcid.org/0000-0002-1412-6689 ritaandrade@ufg.br
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ANDRADE, Rita M.de;ANDRADE, RITA M.;DE ANDRADE, RITA MORAIS;ANDRADE, RITA MORAIS DE;Rita Andrade;Rita M. de Andrade;Rita Morais de Andrade;Andrade, Rita
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Formação
Doutorado em História
Bouè Souers RG 7091: a biografia cultural de um vestido
Estudos Culturais
Orientação: Denise Bernuzzi de Sant'Anna
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em MA History of Textiles and Dress
The House of Louiseboulanger: an insight into couture and its commercial pratices in 1920s and 1930s Paris
Historia da Moda
Orientação: Lesley Ellis Miller
University of Southampton
1998 a 2000
Graduação em Moda
A Moda em São Paulo na década de 1920
Orientação: Mario Queiroz
Universidade Anhembi Morumbi
1992 a 1995
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais
Docência no Ensino Superior: a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento humano
Orientação: Eunice Guimarães de Souza
Faculdade de Educação Paulistana
2020 a 2022
Produção
2023
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As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro (2023)
Artigo publicado
Autores: TEIXEIRA, AMANDA GATINHO; Rita Morais de Andrade
Fonte: Modapalavra e-periódico , v. 16 , p. 119 - Extrato QUALIS: A2
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Presença Karajá: Cultura material e visual das bonecas em museus (2023)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; Manuelina Maria Duarte Cândido
Fonte: Curator (New York, N.Y.) , v. 66 , p. 197
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Costurando ensino, pesquisa, extensão e afetos (2023)
Artigo publicado
Autores: DE MELO, JAQUELINE FERREIRA HOLANDA; Rita Morais de Andrade
Fonte: COMPETÊNCIA - REVISTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SENAC-RS , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: B4
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Têxteis arqueológicos no Brasil: uma introdução (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Sarah Victoria Ribeiro; Rita Morais de Andrade
Fonte: Estudos da indumentária na América Latinacontemporânea , p. 7
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(Capítulo de Livro) Museus, Universidades e o Campo da Moda: que histórias estamos tecendo? In: SALLES, Manon (Org.). Museologia da Moda acervos e coleções no Brasil. 1. ed. São Paulo: Alameda casa Editorial, 2023. v. 1. 328ps. ISBN: 978-65-5966-158-9 (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: Museologia da Moda acervos e coleções no Brasil , p. 113
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2022
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Palestra Magna: museus, universidades e o campo da moda: que histórias estamos tecendo? (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: Seminário Moda: uma abordagem museológica (3. : 2021 : Rio de Janeiro, RJ) Anais do III Seminário Moda [recurso eletrônico] : a documentação das roupas nos museus e seus processos , p. 10
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Presence: Material and Visual Culture of Dolls in Museums (2022)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; Manuelina Maria Duarte Cândido
Fonte: Curator-The Museum Journal , v. 65 , p. 747 - Extrato QUALIS: A4
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Saberes difusos e práticas para se pensar a formação em moda: perspectivas a partir de uma série de podcast (2022)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; MELO, JAQUELINE FERREIRA HOLANDA DE
Fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
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2021
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Têxteis arqueológicos no Brasil, apresentado no IC 4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE: Histórias e modos de vestir invisíveis e excluídos, do 16o Colóquio de Moda (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Sarah Victoria Ribeiro; Rita Morais de Andrade
Fonte: Anais 16o Colóquio de Moda, 15o Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires, 7o Congresso de Iniciação Científica (CIC-DEM)
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Modos de vestir do século XVIII em Goiás, apresentado no GT 4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE: Histórias e modos de vestir invisíveis e excluídos (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Nélia Cristina Pinheiro Finotti; Rita Morais de Andrade
Fonte: Anais 16o Colóquio de Moda, 15o Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires, 7o Congresso de Iniciação Científica (CIC-DEM)
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Atravessamentos interculturais em tempos de covid-19 (2021)
Artigo publicado
Autores: CALAÇA, INDYANELLE MARÇAL GARCIA DI; Rita Morais de Andrade
Fonte: REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 1 , p. 265 - Extrato QUALIS: A3
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Apresentação do Dossiê O Vestuário como assunto (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; Alliny Maia Siqueira de Carvalho; Indyanelle Marçal Garcia
Fonte: O vestuário como assunto: perspectivas de pesquisa a partir de artefatos e imagens (Dossiê da Coleção Desenredos) , p. 07
2020
2019
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Como surgiu o interesse em estudar Sociologia da Moda? (2019)
Artigo publicado
Autores: BONADIO, MARIA CLAUDIA; FIGUEREDO, HENRIQUE GRIMALDI; Rita Morais de Andrade
Fonte: REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 12 , p. 221 - Extrato QUALIS: A3
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How did your interest in studying sociology of fashion arise? (2019)
Artigo publicado
Autores: BONADIO, MARIA CLAUDIA; FIGUEREDO, HENRIQUE GRIMALDI; Rita Morais de Andrade
Fonte: DOBRAS (BARUERI, SP) , v. 12 , p. 243 - Extrato QUALIS: A3
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Traje mortuário: permanências e dissidências da vestimenta da morte na cultura popular brasileira (2019)
Artigo publicado
Autores: Gadiedo Cieser de Araújo; Rita Morais de Andrade
Fonte: Revista Confluências Culturais , v. 8 , p. 16 - Extrato QUALIS: B2
2018
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Bonecas ritxoko e sua indumentária em museus: um balanço do projeto Presença Karajá (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Manuelina Duarte Cândido; Rita Morais de Andrade
Fonte: ABREU, C. L. de (Org). Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia, GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2018.
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2017
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Tecelagem artesanal quilombola no Brasil: estudo inicial sobre a produção Kalunga (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Rita Morais de Andrade; Alliny Maia Siqueira de Carvalho
Fonte: 13º Colóquio de Moda - 10ª edição Internacional, 12º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda , p. 1
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VESTIRES INDÍGENAS EM BONECAS KARAJÁ: ARGUMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA NO BRASIL (2017)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: HISTÓRIA. QUESTÕES E DEBATES , v. 65 , p. 197 - Extrato QUALIS: A1
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A roupa em conexão com ações poéticas e políticas (2017)
Artigo publicado
Autores: Rosane Preciosa Sequeira; Rita Morais de Andrade
Fonte: REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 10 , p. 6 - Extrato QUALIS: A3
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Indumentária indígena no contexto da história da indumentária brasileira e do patrimônio nacional (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: Patrimônios culturais : entre memórias, processos e expressões museais / Manuelina Maria Duarte Cândido; Camila Azevedo de Moraes Wichers; Janine Helfst Leicht Collaço (Org.). ? Goiânia : Editora Imprensa Universitária, 2017. 195 p. : il. , p. 100
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2016
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Letter from the Editors (2016)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; ROOT, REGINA A.
Fonte: Fashion Theory (Oxford) , v. 20 , p. 117
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2015
2014
2013
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Fashion and Cultural Heritage in Perspective: Ist Seminar on History and Historiography of Fashion and Dress. University of São Paulo (USP)/Federal University of Goiás (UFG) (June 2013) (2013)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade; Maristela Novaes; Gabriela Penna; Andrea Karla Cunha
Fonte: ALMATOURISM - JOURNAL OF TOURISM, CULTURE AND TERRITORIAL DEVELOPMENT , v. 4 , p. 157 - Extrato QUALIS: A4
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Caderno de Investigações Científicas - Volume 3: Consumo Sustentável.Brasil. Secretaria Nacional do Consumidor. Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Consumo sustentável/Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor; Patricia Faga Iglecias Lemos [et al]; coordenação de Patricia Faga Iglecias Lemos, Juliana Pereira da Silva e Amaury Martins Oliva. Brasília: Ministério da Justiça, 2013, (2013)
Livro publicado ou organizado
Autores: Patrícia Faga Iglecias Lemos; Marcelo Gomes Sodré; Rita Morais de Andrade; Manuela Prado Leitão; Lisa Gunn; João Múcio Amado Mendes
Fonte:
2012
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Notas sobre roupa na literatura especializada (2012)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: VISUALIDADES , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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2011
2010
2009
-
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Trajetórias: a roupa moderna na cidade moderna? (2009)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 3 , p. 71 - Extrato QUALIS: A3
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-
-
-
2008
2007
2006
2005
2004
-
Louise Boulanger and Inter-war French Couture: Revelations from Object Analysis (2004)
Artigo publicado
Autores: Rita Morais de Andrade
Fonte: Textile History , v. 35 , n. 1 , p. 112
2003
Atuações
Universidade Anhembi Morumbi
-
Professora do Magistério Superior
1999 a 2006
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
-
Professor
2001 a 2005
Faculdade Metropolitana Unidas
-
2000 a 2002
Museo Del Tessuto
-
Estagiária da Reserva Técnica do Museu
Estagiária
2001 a 2001
Universidade Federal de Goiás
-
Professora Associada
Desde 2006
Fashion Theory - a revista da moda, corpo e cultura, ediçao brasileira
-
Membro de corpo editorial
2002 a 2006
Dobras
-
Membro de corpo editorial
Desde 2007
Fashion Theory - a revista da moda, corpo e cultura, edição brasileira
-
Revisor de periódico
2002 a 2005
Estudios, revista de investigaciones literarias y culturales
-
Revisor de periódico
2008 a 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
pós-doutoranda
pesquisadora
2013 a 2014
Museu Paulista/USP
-
Consultora História Vestuário Proj. Replicar
2009 a 2010
-
Pesquisadora convidada
Pesquisadora convidada
Desde 2009
-
Estagiária do Setor de Têxteis
Estagiária
1998 a 1998
Fundação de Apoio à Pesquisa
-
Membro de comitê assessor
2008 a 2014
Almatourism - Journal of Tourism, Culture and Territorial Development
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Book Series Bloomsbury/The Courtauld Institute of Art Fashion: Visual & M
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Membro de comitê assessor
Desde 2014
VISUALIDADES (UFG)
-
Membro de corpo editorial
2015 a 2019
Fashion Studies
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Revista NAVA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Pesquisadora convidada
Projeto de Pesquisa
2020 a 2023
Victoria & Albert Museum
-
Estagiária do Setor de Têxteis do FED
Estagiária do Far Eastern Dept
2000 a 2000
Universidade Federal de São Paulo
-
Colaboração Técnica
Colaboração Técnica
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Estudo do vestir nas imagens de Belém do Pará e de Goiás entre 1870 e 1950
Arte e Cultura Visual
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás
Universidade Federal de Goiás
Desde 2021
-
Nélia Cristina Pinheiro Finotti
O vestuário em Goiás no século XVIII
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
Alliny Maia Siqueira de Carvalho
Mulheres negras e os turbantes no Rio de Janeiro do século XIX
Arte e Cultura Visual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2024
-
Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça
Os Modos de Vestir das Mulheres Inỹ karajá: origem, tradição e invenção
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2024
-
OS FIGURINOS DE FLAVIO DE CARVALHO PARA CANGACEIRA (1954): da criação artística ao patrimônio cultural
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2020
-
Alliny Maia Siqueira de Carvalho
A historicidade do uso do turbante entre mulheres negras no Rio de Janeiro oitocentista
Arte e Cultura Visual
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2019
-
Encontros entre imagem e história da moda
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2019
-
Indumentária Karajá nos museus de Goiás
Arte e Cultura Visual
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2019
-
UM MERGULHO NAS IMAGENS DO CORPO E DOS MAIÔS NA NATAÇÃO OLÍMPICA FEMININA BRASILEIRA (1932-2016)
Arte e Cultura Visual
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2019
-
Perspectivas da Cultura Visual em Imagens da Web: Moda como narrativa do eu
Arte e Cultura Visual
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2015
-
Um Show de mulata: Produções de sentidos nas ilustrações de figurinos de Alceu Penna para Brazil Export (1972)
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2015
Dissertação de mestrado concluídas
-
Modos de vestir de mulheres quilombolas: o caso das comunidades Kalunga de Goiás
Arte e Cultura Visual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2019
-
Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça
A INDUMENTÁRIA NO MUSEU GOIANO PROFESSOR ZOROASTRO ARTIAGA:VISUALIDADE E PATRIMÔNIO
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2018
-
Ana Maria Barbosa do Nascimento
Pespontos nos trajes de Candomblé: os trajes sagrados de Nóla de Araújo
Artes Visuais
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Universidade Federal da Bahia
Concluído em 2016
-
Suely Lopes de Queiroz. Ferreira
?Trajes de Festa: Um estudo do figurino do Mestre de Catopés João Farias de Montes Claros - MG?
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2014
-
Joias de Crioula: um estudo visual
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2014
-
Trajes de escravos, século XIX no Brasil
Arte e Cultura Visual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2014
-
Sentidos desenhados no intangível: um olhar sobre ilustração de moda e visualidades
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2013
-
Acervo de figurinos de grupos teatrais em Goiás: um estudo visual e material
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2011
-
Caminho das Pedras: uma ressignificação do olhar e da experiencia na construção de roupas
Arte e Cultura Visual
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2011
-
Aline Oliveira Temerloglou Monteiro
Saias de Crioula: cultura visual e material num estudo de indumentária
Arte e Cultura Visual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Goiás
Concluído em 2011
Gestão
Universidade Anhembi Morumbi
-
Coordenadora Adjunta do Curso de Design de Moda
Instituto Superior de Comunicação Publicitária
Universidade Federal de Goiás
-
Vice-coordenadora do PPG em Arte e Cultura Visual
Faculdade de Artes Visuais
-
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Design de Moda
Faculdade de Artes Visuais
-
Membro do Conselho Diretor da Faculdade de Artes Visuais (30h/ano)
Faculdade de Artes Visuais
-
Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Design de Moda, FAV/UFG (Portaria 30/2019)
Faculdade de Artes Visuais
-
Coordenadora de estágio do Curso Design de Moda - Portaria FAV n.12 01.07.2006
Faculdade de Artes Visuais
-
Coordenadora do Curso de Graduação Bacharelado Design de Moda - Portaria n.0733 de 25 de março de 2008
Faculdade de Artes Visuais
Pesquisa
Universidade Federal de Goiás
-
Coordenadora_Vestires plurais das mulheres Inỹ Karajá
Participou como docente do curso de formação intitulado "Vestires plurais das mulheres Inỹ Karajá" na modalidade EaD, promovido pelo Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/CNPq), a partir da chamada RE-FARM CRIA 2022 (uma parceria entre o Instituto Precisa Ser e a marca Farm), realizado do dia 19 de julho ao dia 30 de agosto de 2022, com carga horária total de 40 horas. Docentes: Waxiaki Karajá, Manaije Karajá, Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça e Rita Morais de Andrade. - Universidade Federal de Goiás ? Goiânia, Goiás. Faculdade de Artes Visuais, 09 de setembro de 2022. https://www.farmrio.com.br/re-farm-cria
2022 a 2022
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IV Seminário Indumenta
Seminário anual do Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil. Presidente do IV SEMINÁRIO INDUMENTA promovido pelo Grupo de Pesquisa (UFG/ CNPq) Indumenta: dress and textiles studies in Brazil, transmitido ao vivo pelo canal oficial da UFG no Youtube, com carga horária total de 12 horas. Convidados Ximena Eliçabe, Artista e pesquisadora de tradições têxteis americanas. Universidade de Palermo, Argentina; Diego Mendes, Arqueólogo e Vice-Diretor do Museu Antropológico da UFG. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais, Brasil, 01 e 02 de junho de 2022, das 14h às 17h
Autores: Rita Morais de Andrade, CALAÇA, INDYANELLE MARÇAL GARCIA DI
2022 a 2022
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Podcast Outras Costuras
PODCAST DEDICADO ÀS HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE OS MODOS DE VESTIR NO BRASIL
Autores: Rita Morais de Andrade, Alliny Maia Siqueira de Carvalho, CALAÇA, INDYANELLE MARÇAL GARCIA DI, Nélia Cristina Pinheiro Finotti, Amanda Gatinho Teixeira
Desde 2021
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Perfil no Instagram @indumenta.br
Perfil no Instagram dedicado às produções e contribuições do Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (CNPq/UFG)
Desde 2021
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Cultura Karajá: Transversalidade no Design de Vestuário
Certificamos que, o(a) Professor(a) RITA MORAIS DE ANDRADE, SIAPE 1543472, participou da Ação de Extensão CULTURA KARAJÁ: TRANSVERSALIDADE DO DESIGN DE VESTUÁRIO., coordenada pelo(a) Professor(a) MARISTELA ABADIA FERNANDES NOVAES, promovida pelo(a) FACULDADE DE ARTES VISUAIS, na função de Instrutor-supervisor, totalizando 40 hora(s) no período de 26 de Junho de 2019 a 26 de Junho de 2020. Pesquisa de materiais e história da cultura Iny/Karajá e questões éticas para a aplicação em Design de Moda. Meta: Desenvolvimento de protótipos de roupas com alunos do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais - UFG.
2019 a 2020
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Presença Karajá:cultura material, tramas e trânsitos coloniais
Este projeto de pesquisa interdisciplinar pretende mapear, identificar e analisar coleções de bonecas Karajá (ritxoko) presentes em coleções de museus brasileiros e estrangeiros com vistas a reconstituir a trajetória de formação das coleções, os contatos entre pesquisadores/instituições e grupos indígenas Karajá, bem como estudar adornos corporais e indumentárias das bonecas. Em seu desenvolvimento realizará o cotejamento entre os objetos e sua documentação museológica, contribuindo, sempre que possível, com as instituições museológicas no aprimoramento das informações registradas. Além disso, irá contribuir para a difusão das coleções de bonecas Karajá presentes em museus no Brasil e no exterior, estimulando o desenvolvimento de novas pesquisas e de projetos de comunicação museológica (exposições e ação educativo-cultural) a partir delas. Para o alcance de seus objetivos, reúne profissionais e estudantes das áreas da Antropologia, da Museologia e do Design de Moda, entre outras.
Autores: Rita Morais de Andrade, Maristela Abadia Fernandes Novaes
Desde 2017
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Nova História da Moda no Brasil
Este projeto visa discutir as bases teórico-metodológicas para que estudos sobre indumentária e moda no Brasil superem o modelo historiográfico hegemônico de matriz europeia e seus marcadores históricos temporais e espaciais. Acredita-se que uma história da moda brasileira deva considerar experiências locais relativamente às coloniais e de globalização. O objetivo central da pesquisa é desenvolver material didático para o ensino de História da Indumentária e da Moda que reflita os problemas sociais brasileiros atuais em diálogo com essas experiências. As seguintes perguntas deverão ser respondidas: 1. Como o estudo de imagens e artefatos podem contribuir para a construção de uma nova história da moda brasileira? 2. Quais marcadores conceituais, como o temporal e o geopolítico, podem ser empregados para nortear uma história da moda no Brasil? 3. Qual o impacto dessa transição de modelos de pensamento à formação de novos pesquisadores especializados? A metodologia da pesquisa será baseada na revisão do estado da arte dos estudos sobre indumentária e moda [dress and fashion studies], no levantamento de estudos etnográficos brasileiros e latino- americanos, no estudo de coleções têxteis e de indumentária de museus, na seleção de imagens e documentos de arquivos públicos, especialmente os digitais, que representem a diversidade social brasileira. O projeto deverá contar com a colaboração de pesquisadores do Grupo de Pesquisa INDUMENTA e resultará na elaboração e execução de cursos de formação e divulgação sobre História da Indumentária e da Moda.
Autores: Rita Morais de Andrade, Nei Clara de Lima, EMA PIRES, Manuelina Maria Duarte Cândido, Rita Morais de Andrade, Manuelina Duarte Cândido, Rosane Preciosa Sequeira, EMA PIRES, SAMUEL JOSÉ GILBERT DE JESUS
Desde 2017
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Nova História da Moda Brasileira
Este projeto de extensão, integrado ao projeto de pesquisa de mesmo nome, visa a formação complementar de pesquisadores independentes e professores de todos os níveis da educação. O objetivo central desse projeto é utilizar material didático especialmente desenvolvido para o ensino de História da Indumentária e da Moda que reflita os problemas sociais brasileiros atuais em diálogo com as experiências coloniais e de globalização. As seguintes questões deverão ser tradadas nos cursos: 1. Como o estudo de imagens e artefatos podem contribuir para a construção de uma nova história da moda brasileira? 2. Quais marcadores conceituais podem ser empregados para nortear uma história da moda no Brasil? 3. Qual o impacto dessa transição de modelos de pensamento à formação de novos pesquisadores especializados? O projeto está constituído por uma série de cursos de extensão complementares e independentes entre si. Há 4 módulos de cursos previstos: Módulo 1. Nova história da moda: introdução (32h) Módulo 2. História da moda, experiências coloniais e globalização (32h) Módulo 3. História da moda na América Latina (32h) Módulo 4. História da moda no Brasil (32h)
2017 a 2020
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Indumentária no Brasil: mapeando um campo de pesquisa interdisciplinar
Este projeto visa o estudo de indumentária no Brasil, especialmente em relação à história social e cultural do país atualmente. Interessa investigar a diversidade na constituição de modos particulares de vestir no Brasil a partir da análise de trajes e imagens visuais.
2014 a 2019
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Indumentária em Museus e Coleções do Brasil
Este projeto visa à mapear coleções de indumentária em museus do Brasil. Considerando, inicialmente, as bases de dados do Sistema Brasileiro de Museus, a pesquisa deve ainda relatar a presença de indumentária em museus brasileiros com ênfase naqueles ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e em outras instituições com conhecidas coleções do tipo. Prioritariamente serão investigados os seguintes tipos de informação: quais as tipologias de indumentária utilizadas; a quais períodos históricos pertencem; que outros tipos de informação os museus fornecem sobre indumentária para o público consulente. A presença de indumentária em coleções de museus é um fato observado em projeto de pesquisa anterior a este intitulado "Roupas e tecidos em acervos e coleções". Para tornar a informação mais acessível a pesquisadores, no presente projeto intendemos relacionar e cruzar informações coletadas para descrever o panorama atual de algumas dessas coleções, de modo a identificar semelhanças e disparidades nos modos de catalogação deste tipo de artefato.
Autores: Rita Morais de Andrade
2013 a 2018
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I Seminário de História e Historiografia de Indumentária e Moda
Autores: Rita Morais de Andrade, Daniela Calanca, Regina Sanchez
2013 a 2013
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Co.Ser: diálogos em processo
Trânsitos entre monotipia, performance, dança, música, design e moda. Grupo de artistas, músicos, pesquisadores, professores, estudantes que laboratoriam processos de criação a partir das possibilidades poéticas do conceito de dobra. Pano de chão: suporte e matriz para monotipias. Paisagens da dobra. A dobra como negociação: não há talho, não há corte. O tecido se dobra para preservar uma origem e, ao mesmo tempo, para originar outras configurações. O pano no corpo, o corpo no chão: corpo de chão sob a dobra. Dispositivos têxteis que envolvem o movimento. Movimentos que dialogam com o som em tempo real. Processos compartilhados. EN.SAIO ABERTO. Com: Anna Behatriz Azevêdo, Gerson Passos, Ian Alves, Manoela dos Anjos Afonso, Mário Cavalcante, Maristela Novaes, Rita Andrade e Selma Parreira.
2011 a 2012
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Roupas e Tecidos de Moda em Acervos Brasileiros
Este projeto deve reunir um levantamento dos acervos de instituições de pesquisa públicos e privados no Brasil que tenham roupas feitas de tecidos (prioritariamente)e outros materiais como plumas, miçangas de vidro, metal e plástico, couro, etc. , e que tenham sido confeccionadas a partir do século XVIII. Apesar de considerar vestimentas em geral, o projeto inicialmente visa ao levantamento e estudo do vestuário de moda feminino. De início prevemos três ações derivadas desse projeto: a publicação dos resultados do levantamento; a realização de Seminários para debater a pesquisa e a utilização de acervos têxteis no ensino e aprendizagem nos cursos de Design de Moda; e a curadoria de uma exposição de roupas que reflita sobre o processo de desenvolvimento deste projeto de pesquisa.
Autores: Rita Morais de Andrade, Manoela dos Anjos Afonso
2008 a 2014
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O Conteúdo Artístico das Formas Vestimentárias
Vinculado a Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual da FAV/UFG. Linha de Pesquisa: Construção do Sentido nas Imagens Visuais. PRPPG: 10625 Pesquisadora convidada desde 2006
Autores: Rita Morais de Andrade
2005 a 2010
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Moda em Goiás
No segundo semestre de 2006 foi elaborado em esboço do sítio eletrônico que aqui propomos, com o nome provisório de ?Moda em Goiânia? que pode ser acessado por http://www.fav.ufg.br/modagoiania. Ali, foram publicados conteúdos elaborados por alunos formandos do curso de Design de Moda da UFG com orientação e supervisão da coordenadora do projeto, Rita Andrade. A página foi desenhada e executada por outros três alunos do curso Design Gráfico da universidade supervisionados pelo Prof. Marcio Rocha. Originalmente, o projeto incluía a pesquisa e apresentação de trabalho a respeito da produção e comércio de moda em Goiânia. O resultado dos trabalhos foi tão bom que ficamos motivados a divulgar e compartilhar seu conteúdo. A construção de um sítio eletrônico foi sugestão de Jussara Romão, editora da revista de moda Elle que, durante sua palestra no Flamboyant Fashion em setembro de 2006, mostrou interesse em colaborar na divulgação do sítio na revista (www.elle.com.br). Há ainda imagens a acrescer e pequenas correções a serem feitas nos textos, mas a atividade demonstrou ser um ótimo caminho de interatividade entre os cursos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, de seus alunos e professores com a comunidade local e especializada, através da prestação de um serviço que atende às demandas dos profissionais e da indústria de moda como um todo.
Autores: Rita Morais de Andrade, Miriam da costa M. M. de Mendonça
2006 a 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Museu Paulista/USP
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Estudo de Roupas e Tecidos no Brasil
Trata-se de estudar o tecido e a roupa de forma multidisciplinar introduzindo aspectos e relações entre a formação em conservação têxtil e a pesquisa histórica..
Autores: Rita Morais de Andrade
Desde 2009
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Projeto Replicar
Projeto idealizado e coordenado por Teresa C.T. de Paula, conservadora têxtil do Museu Paulista/USP que tratou da investigação e criação de metodologia de pesquisa e técnica visando a reprodução de um traje histórico. Participação no projeto: consultoria.
Autores: Rita Morais de Andrade, Teresa Cristina Toledo de Paula
2009 a 2010
Universidade do Estado de Santa Catarina
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22