Mauro Luiz Rovai
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais
E-Mail: mauro.rovai@unifesp.br
Resumo
Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia, todos pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágios pós-doutorais em Lisboa (2006) e Paris (2012 e 2015) - com bolsas da FAPESP -, e Paris (2018). Durante o mês de novembro de 2010 esteve em Valencia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e aspectos da "subjetividade" contemporânea, Sociologia do Cinema e Audiovisual (Arte, Técnica e Política).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ROVAI, M. L.;ROVAI, MAURO LUIZ;ROVAI, MAURO;Mauro Luiz Rovai
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Italiano
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Sociologia
Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos
Orientação: Maria Helena Oliva Augusto
Universidade de São Paulo
Mestrado em Sociologia
Os saberes de si: memória, violência e identidade nos poemas de Alvaro de Campos.
Orientação: Maria Helena Oliva Augusto
Universidade de São Paulo
1989 a 1995
Graduação em Ciências Sociais
Universidade de São Paulo
1984 a 1987
Produção
2024
-
Endless Exile-Alain Resnais?s The War Is Over (2024)
Artigo publicado
Autores: Mauro Luiz Rovai
Fonte: Social Sciences-Basel , v. 13 , p. 53 - Extrato QUALIS: B1
2023
-
-
VIVER E MORRER EM SAN JUNIPERO (2023)
Artigo publicado
Autores: Mauro Luiz Rovai; NASCIMENTO, NAYARA BAIOCHI DO
Fonte: REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
2022
2021
2020
-
MANHÃ CINZENTA: SOCIOLOGIA E CINEMA / Gray morning: sociology and cinema (2020)
Artigo publicado
Autores: Mauro Luiz Rovai
Fonte: arte e ensaios , v. 26 , p. 347 - Extrato QUALIS: A3
-
Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens (2020)
Artigo publicado
Autores: Cynthia Andersen Sarti; Jens Baumgarten; Mauro Luiz Rovai
Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251 - Extrato QUALIS: A4
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1996
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisador Pós-doutorado
Bolsista recém-doutor
2003 a 2006
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
-
Professor Adjunto
2000 a 2006
Faculdades Tancredo Neves (Sociedade interativa de educação e cultura)
-
2002 a 2006
Universidade Federal de São Paulo
-
Desde 2006
Fundación Carolina
-
Programa Movilidad de Profesores Brasileños
Outro (especifique) - bolsista
2010 a 2010
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador Colaborador IEA
Desde 2014
Doc On-Line: revista digital de cinema documentario
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Revista Exilium ? Revista de Estudos da Contemporaneidade
-
Membro de corpo editorial
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Representações da vida cotidiana na era das redes sociais: um estudo sobre imagens compartilhadas por Influenciadores Digitais no Instagram
Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Rebeca Torrezani Martins Hippertt
Visual music, visualidade e aspectos da subjetividade contemporânea: um diálogo com a sociologia do cinema
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
Medo líquido e configuração de subjetividades no ambiente líquido moderno: uma perspectiva baumaniana
Ciências Sociais
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Grupo Carrefour Brasil
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Entre decomposição e recomposição. A construção da noção de indivíduo em Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu
PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
O ovo da Serpente: As Representações da Personalidade Autoritária no Cinema Brasileiro da última década
PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Sobrevivência, Servidão e Trabalho. Uma análise dos filmes: Que horas ela volta? e O tigre branco
Pós-graduação em Ciências Sociais PPGCS - Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Pedro Miguel Camargo da Cunha Rego
Imagens da burguesia. Percursos sociológicos em 3 filmes europeus dos anos 1960
PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Masculinidades em desordem. As relações homoafetivas no cinema alemão
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Demônio de Maxwell e as plataformas de comunicação: estudo sobre memória e esquecimento na sociologia de Niklas Luhmann
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Alexandra Jovanovitch Delaplace
Entre espelhos partidos. Significações da Femme Fatale em três filmes estrelados por Rita Hayworth na década de 40
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
NO-DO: imagens do fascismo na Espanha
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Os vivos, os mortos e os mortos-vivos: uma análise sociológica do seriado The walking dead
Ciências Sociais
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Super-heróis e indivíduos na contemporaneidade: dilemas e anseios presentes nas personagens de Os vingadores
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Thaís da Costa Azevedo Botelho
Da criança que nos olha. Uma análise da construção da imagem da criança no cinema do pós-guerra italiano
Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Entre el sueño e o pesadelo. Relacionamentos íntimos nas páginas da Cosmopolitan España e Nova Cosmopolitan
Ciências Sociais
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Gabriela Peters Cremasco Gonçalves
BOILENSEN, HERCULES E VLADO: cinema e fragmentos da memória
Ciências Sociais
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
La Strada. Uma estética clownesca
Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
Gestão
Faculdades Tancredo Neves (Sociedade interativa de educação e cultura)
-
Coordenador do projeto EnterCine
Projeto EnterCine
Universidade Federal de São Paulo
-
Campus Guarulhos
Curso de Ciências Sociais
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
-
Sonhos de guerra e de paz em España heroica. Estudos de sociologia e cinema
A proposta deste texto é analisar o filme España heroica (1938). Pretende-se explorar o filme e, ao longo da pesquisa, produzir três artigos. O primeiro, discutindo alguns aspectos que a noção de sagrado assume na trama, dentre eles, aqueles relacionados à exclusão de parte da população da participação política. O segundo, problematizando a maneira como aparecem construídas a importância da disciplina e a figura da mulher (tais elementos, no universo do filme, ajudam a mostrar uma Espanha ideal). O terceiro, abordando o sonho de uma Espanha harmônica e unida por meio do estudo de como aparece encenada a noção de trabalho no bloco final do filme. Em termos metodológicos, as principais referências serão Pierre Francastel e Pierre Sorlin, autores que, embora orientados por diferentes registros teóricos, convergem em um ponto fundamental, a preocupação de fundo, presente na obra de ambos, com a forma como a obra está organizada internamente, tomando a construção fílmica como produtor de um conjunto de informações próprias sobre a sociedade, às quais o sociólogo busca compreender.
Desde 2022
-
Análise sociológica do filme La loi du marché - O valor de um homem
O estudo tem por foco analisar o filme La loi du marché (França, 2015, dirigido por Stéphane Brizet), lançado no Brasil em 2016 com o título O Valor de um Homem. Pretende-se apontar como no filme estão construídas ? encenadas ? as relações sociais que envolvem a personagem principal e a especificidade que a expressão lei do mercado ? presente no título original ? ganha no filme.
Autores: Mauro Luiz Rovai
2021 a 2022
-
O filme como "dispositivo de alerta"
Esta investigação discute a ideia do filme como dispositivo de alerta (expressão utilizada por Jean Cayrol a respeito de Noite e Neblina, 1956, e que no projeto será trabalhada como traço característico possível de ser problematizado em várias outras produções). As análises são realizadas a partir de uma dupla exigência: teórica, mobilizando autores e conceitos; e estética, dando atenção aos elementos expressivos presentes nos filmes. O objetivo é investigar como estão construídos, nos filmes analisados, os aspectos sociais e políticos a eles associados. A hipótese geral é a de que é possível discutir aspectos do mundo contemporâneo por meio da ênfase, muito particular, na maneira como as lembranças e as formas de lidar com o passado estão construídas nos filmes ? e, para tanto, estes serão tomados como ?dispositivos de alerta?. A abordagem metodológica privilegiada é a que trabalha com o visionamento dos filmes, valorizando, consequentemente, seus elementos expressivos. O projeto foi concebido para ter duração alargada, contemplando a análise de séries distintas de produtos audiovisuais (sobretudo, filmes e séries).
Autores: Mauro Luiz Rovai
Desde 2017
-
Do devir inumano do humano. Uma sociologia do ?inatual? na obra de Alain Resnais
O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta francês Alain Resnais (1922 - 2014), de modo a estabelecer, por meio de três de seus filmes - Noite e neblina (1955), Hiroshima mon amour (1959) e A guerra acabou (1965) - uma interconexão entre, de um lado, os aspectos normalmente vistos como mais afeitos à discussão social e política nos filmes do diretor e, de outro, os processos de subjetivação, que serão caracterizados, durante a pesquisa, pelo modo como as personagens (sobre)vivem em um mundo que passou pela experiência de ?aniquilação". A abordagem metodológica principal é a análise "interna" dos filmes, dando especial ênfase aos elementos expressivos do cinema, como o uso da câmera, a presença de música, diálogos e vozes, gestos etc. A hipótese de fundo é que as obras selecionadas podem nos oferecer, ao final da pesquisa, a possibilidade de construirmos uma espécie de tríptico no qual estejam esboçados traços, marcas e sinais da subjetividade contemporânea.
Autores: Mauro Luiz Rovai
Desde 2014
-
Da ordem civilizacional na obra de Manoel de Oliveira. Estudos de Sociologia e Cinema
O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta português Manoel de Oliveira por meio da articulação entre alguns elementos estéticos do cinema, como o uso da câmera (planos fixos, enquadramentos), a presença da música, de sons e dos diálogos, da luz etc. e determinadas cenas, recorrentes em muitos de seus filmes, que envolvem os encontros e diálogos que ocorrem durante 1. as refeições ou em situações relacionadas com a mesa ou com a sociabilidade às refeições (à mesa ou não) ou 2. os deslocamentos em diferentes meios de transporte. Pretende-se mostrar ?como? tais elementos estéticos elaboram, em certo recorte da obra de Oliveira, uma perspectiva sobre a ordem civilizacional, muito particularmente, a europeia. O principal cuidado metodológico é a análise dos filmes, destacando, sempre que possível, as sequências em que há pronunciada suspensão temporal no correr da trama, como as acima mencionadas.
Autores: Mauro Luiz Rovai
2012 a 2014
-
FAP-UNIFESP-CINEMATECA BRASILEIRA (Univercine)
Desde março de 2010 a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Cinemateca Brasileira realizam uma sessão fixa, no terceiro sábado de cada mês, às 14h00, que privilegia a exibição de filmes brasileiros constantes do acervo da Cinemateca. Todas as sessões contam com o apoio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FAP) e são seguidas de debate. Os debatedores são professores dos cursos de Ciências Humanas da universidade ou convidados. O projeto teve duas bolsas de Iniciação científica em 2010 e três em 2012.
Autores: Mauro Luiz Rovai
2010 a 2013
-
As representações do movimento em Manoel de Oliveira
Autores: Mauro Luiz Rovai
2006 a 2008
-
Corpo e Violência. Formas de expressão da dor
Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual.
Autores: Mauro Luiz Rovai, Mauro Luiz Rovai, Jens Michael Baumgarten, Cynthia Andersen Sarti
2010 a 2014
-
Arte, Técnica e Política. As relações entre cinema e sociedade.
Levantamento de material bibliográfico e filmográfico sobre dois períodos do Cinema Espanhol: produção cinematográfica dos "dois lados" durante a Guerra civil Espanhola (1936 - 1939); 2. produção dos Noticiários-Documentários (No-Do's) até 1946.
2010 a 2012
-
Da revolução e dos costumes. Imagens sobre o 25 de Abril em Portugal
2009 a 2010
-
As representações do movimento em Oliveira e Antonioni.
Projeto apresentado como parte dos requisitos necessários para aprovação em Concurso Público na Unifesp, para o cargo de Professor Adjunto. Este projeto pretende investigar a relação entre imagem, cinema e guerra, arte e tecnologia, informação e entretenimento, tomando, para isso, os filmes dos cineastas Manoel de Oliveira e Michelangelo Antonioni como ?objetos privilegiados? de análise. Pretende-se, a partir dos filmes, apontar algumas das conseqüências de se viver em uma sociedade em que o ?universo artificial?, visível, caracterizado pela imagem, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. Esta pesquisa desdobra investigação anterior, que incluía o filme OLYMPIA (1938), da cineasta Leni Riefenstahl, e que deverá ser concluída no primeiro semestre de 2009.
Autores: Mauro Luiz Rovai
2008 a 2010
Fundación Carolina
Universidade de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22