Mauro Luiz Rovai nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais

E-Mail: mauro.rovai@unifesp.br


53
17
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia, todos pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágios pós-doutorais em Lisboa (2006) e Paris (2012 e 2015) - com bolsas da FAPESP -, e Paris (2018). Durante o mês de novembro de 2010 esteve em Valencia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e aspectos da "subjetividade" contemporânea, Sociologia do Cinema e Audiovisual (Arte, Técnica e Política).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ROVAI, M. L.;ROVAI, MAURO LUIZ;ROVAI, MAURO;Mauro Luiz Rovai


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Francês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco

Italiano

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Sociologia

    Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos

    Orientação: Maria Helena Oliva Augusto

    Universidade de São Paulo

      Desde 2001

  • Mestrado em Sociologia

    Os saberes de si: memória, violência e identidade nos poemas de Alvaro de Campos.

    Orientação: Maria Helena Oliva Augusto

    Universidade de São Paulo

    1989 a 1995

  • Graduação em Ciências Sociais

    Universidade de São Paulo

    1984 a 1987

  • Produção


    2024


    • Endless Exile-Alain Resnais?s The War Is Over

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      Conteúdo completo

      2024

      Fonte: Social Sciences-Basel , v. 13 , p. 53


    2023


    • A figuração do sagrado em España heroica: um excurso sociológico

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2023

      Fonte: Sociologias (UFRGS) , v. 25 , p. e-soc123973

    • VIVER E MORRER EM SAN JUNIPERO

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; NASCIMENTO, NAYARA BAIOCHI DO

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA , v. 13 , p. 1

    • A condição vulnerável: a perda do sentimento de existir

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Rita Paiva; Claudine Haroche

      2023

      Fonte:


    2022


    • Notas acerca do exílio natural em Álvaro de Campos

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2022

      Fonte: Exilium: Revista de estudos da contemporaneidade , v. 1 , p. 139


    2021


    • Não morte, pensamento e vida em 'O filho de Saul'

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Rita Paiva

      2021

      Fonte: Novos Estudos. CEBRAP , v. 40 , p. 175


    2020


    • MANHÃ CINZENTA: SOCIOLOGIA E CINEMA / Gray morning: sociology and cinema

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: arte e ensaios , v. 26 , p. 347

    • Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens

      Artigo publicado

      Autores: Cynthia Andersen Sarti; Jens Baumgarten; Mauro Luiz Rovai

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251


    2018


    • Formas de manifestação do passado em filmes de Alain Resnais: aproximações sociológicas

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2018

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 33 , p. 1

    • Glosa sociológica sobre o filme A Revolução de Maio

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2018

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 6 , p. 220

    • Apontamentos sobre violência e audiovisual. Estudo de Sociologia e Cinema

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2018

      Fonte: Que histórias desejamos contar? , p. 120


    2017


    • Notas sobre o esquecimento em dois filmes de Alain Resnais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2017

      Fonte: Convergências no / do cinema , p. 784


    2016


    • Futuros imaginados em A guerra acabou, de Alain Resnais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2016

      Fonte: Cinemas em rede. XIX Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos , p. 225

    • Um filme falado. A história e o mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2016

      Fonte: Le monde diplomatique. Brasil. Ano 10, nº. 112, p. 39 (2016) , p. 39


    2015


    • Memória e esquecimento no filme Diário de uma Busca

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2015

      Fonte: Imagem e exílio: cinema e arte na América , p. 211


    2014


    • Itinerários sociológicos no filme Divina Comédia de Manoel de Oliveira

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 1 , p. 125

    • Misère au Borinage. Breves notas sobre as relações entre sociologia e cinema no filme de Henri Storck e Joris Ivens

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 1 , p. 76

    • Lindonéia ou as trilhas da memória em dois curtas brasileiros

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Ciências Sociais em diálogo 2: Sociedades e suas imagens , p. 31

    • Non ou a vã glória de mandar, filme de Manoel de Olivera

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Civilização. Sentidos e paradoxos , p. 211

    • Belle toujours: conversas à mesa e civilização em Manoel de Oliveira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Texto e tela: Ensaios sobre literatura e cinema , p. 217

    • Sociologia, Cinema e Literatura: traços da subjetividade contemporânea.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2014

      Fonte: Teatro, cinema e literatura: confluências , p. 139

    • Civilização. Sentidos e paradoxos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Maria Fernanda Lombardi Fernandes; Tatiana Savoia Landini

      2014

      Fonte:


    2013


    • A legião de Viramundos e o que carece de solução

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2013

      Fonte: JAHRBUCH FUR GESCHICHTE LATEINAMERIKAS (1998) / ANUARIO DE HISTORIA DE AMÉRICA LATINA , v. 50 , p. 353

    • O Banal e o Horror: Presságios do implacável em A Caça

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2013

      Fonte: Manoel de Oliveira: Novas Perspectivas sobre sua Obra , p. 81

    • Cinema Novo. Barren lives / Vidas secas. A Nelson Pereira dos Santos film

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2013

      Fonte: Directory of World Cinema: Brazil , p. 64


    2011


    • Labirintos da memória em Porto da minha infância

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2011

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 184 , p. 231


    2010


    • Dois Percursos da Memória em Viagem ao Princípio do Mundo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2010

      Fonte: Olhares: Manoel de Oliveira. , p. 83


    2009


    • A noção de civilização em Non - ou a vã glória de mandar, filme de Manoel de Oliveira

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2009

      Fonte: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Livro de Resumos , p. 431

    • De Outubros não encenados

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2009

      Fonte: Aurora (PUCSP. Online) , v. 1 , p. 44

    • Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2009

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (IMPRESSO) , v. 24 , p. 95


    2008


    • An Essay on Manoel de Oliveira

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2008

      Fonte: First Forum of Sociology: Conference abstracts , p. 190

    • O olhar da Górgona em Um filme falado.

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2008

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 1 , p. 131

    • Time and Memory. An oblique look at Journey to the beginning of the world and A talking picture

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2008

      Fonte: On Manoel de Oliveira , p. 122


    2007


    • Aventuras: Manoel de Oliveira e as ruínas do tempo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2007

      Fonte: Caderno de Resumos: XI Encontro Internacional SOCINE , p. 18

    • Excurso sobre "Um filme falado" de Manoel de Oliveira

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2007

      Fonte: Sonho e Razão no Mundo Ibérico , p. 9

    • O Douro, A Caça e o Espelho de Alice

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2007

      Fonte: Estudos de Cinema. Socine. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , p. 23


    2006


    • O Douro, A Caça e a doença do tempo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2006

      Fonte: XI Encontro Internacional SOCINE

    • Lindonéia (ou as trilhas da memória em dois curtas brasileiros)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2006

      Fonte: CIES e-Working Papers , p. 1

    • Riefenstahl e Oliveira. Do inferno das imagens às imagens do degredo

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2006

      Fonte: Sociologia (Lisboa) , v. 51 , p. 11


    2005


    • Sociologia e Cinema: Reflexões Sobre o Gesto e o Rosto na Tela

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2005

      Fonte: Anais do XXIX Encontro anual da ANPOCS

    • Dos dilemas modernos

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Rita Paiva

      2005

      Fonte: Relações Humanas , v. 1 , n. Out/ n. 22 , p. 57

    • Imagem, Tempo e Movimento.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2005

      Fonte:


    2004


    • Tempo e movimento: o corpo no cinema de Leni Riefenstahl

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2004

      Fonte: Comunicações (Resumos) - VIII Encontro SOCINE

    • O adiamento e o movimento desconforme em Alvaro de Campos,

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2004

      Fonte: Trajectos. Revista de Comunicação, Cultura e Educação , p. 39


    2003


    • A grande solução sociológica - por Álvaro de Campos, ?theorista social?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2003

      Fonte: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia , p. 1

    • Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2003

      Fonte: Plural (USP) , v. 1 , p. 131

    • A publicidade da guerra e a questão do esclarecimento (Comentário)

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Rita Paiva

      2003

      Fonte: Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , n. Ano I , p. 6

    • Dos heróis americanos (Comentário)

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai; Rita Paiva

      2003

      Fonte: Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , n. Ano 2 , p. 6


    2002


    • Imagem e informação no conflito civilizacional (Comentário)

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2002

      Fonte: Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , n. Ano I , p. 7

    • O círculo não é redondo: notas a partir do filme (Comentário)

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2002

      Fonte: Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , n. Ano I , p. 7


    2001


    • Os saberes de si

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2001

      Fonte:


    2000


    • Uma perspectiva sociológica da imagem como produto cultural

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2000

      Fonte: Estudos Acadêmicos Unibero , v. 1 , p. 17


    1996


    • Das sensações sem causa ou ?sê plural como o universo?

      Artigo publicado

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      1996

      Fonte: Estudos Acadêmicos Unibero , v. 1 , p. 63

    Atuações

    Universidade Estadual de Campinas

    • Pesquisador Pós-doutorado

      Bolsista recém-doutor

      2003 a 2006

    FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS

    • Professor Adjunto

      2000 a 2006

    Faculdades Tancredo Neves (Sociedade interativa de educação e cultura)

    • 2002 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Desde 2006

    Fundación Carolina

    • Programa Movilidad de Profesores Brasileños

      Outro (especifique) - bolsista

      2010 a 2010

    Universidade de São Paulo

    • Pesquisador Colaborador IEA

      Desde 2014

    Doc On-Line: revista digital de cinema documentario

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Cristiana Domingos Martins

      Representações da vida cotidiana na era das redes sociais: um estudo sobre imagens compartilhadas por Influenciadores Digitais no Instagram

      Ciências Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Rebeca Torrezani Martins Hippertt

      Visual music, visualidade e aspectos da subjetividade contemporânea: um diálogo com a sociologia do cinema

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Fernanda Cintia Melo

      Medo líquido e configuração de subjetividades no ambiente líquido moderno: uma perspectiva baumaniana

      Ciências Sociais

      Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Grupo Carrefour Brasil

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Danilo Cei Dias Ribeiro

      O ovo da Serpente: As Representações da Personalidade Autoritária no Cinema Brasileiro da última década

      PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Fernanda Busiquia Brito

      A "sobrevivência" entre barreiras e a servidão do trabalho. Uma análise dos filmes: Parasita, O Tigre Branco e Que horas ela volta?

      Pós-graduação em Ciências Sociais PPGCS - Unifesp

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Giulia Gabriela Brolo Soranz

      Cotidiano, calculabilidade e a relação público/privado: Análise sociológica sobre a construção da noção de indivíduo nos contos de Caio Fernando Abreu

      PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Pedro Miguel Camargo da Cunha Rego

      Imagens da burguesia. Percursos sociológicos em 3 filmes europeus dos anos 1960

      PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unifesp

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Eveline Cori

      Masculinidades em desordem. As relações homoafetivas no cinema alemão

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Lidiane Rodrigues Dominges

      O Demônio de Maxwell e as plataformas de comunicação: estudo sobre memória e esquecimento na sociologia de Niklas Luhmann

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Alexandra Jovanovitch Delaplace

      Entre espelhos partidos. Significações da Femme Fatale em três filmes estrelados por Rita Hayworth na década de 40

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Cristiana Domingos Martins

      Super-heróis e indivíduos na contemporaneidade: dilemas e anseios presentes nas personagens de Os vingadores

      CIÊNCIAS SOCIAIS

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Rafael Fermino Beverari

      NO-DO: imagens do fascismo na Espanha

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Jorge Henrique Fugimoto

      Os vivos, os mortos e os mortos-vivos: uma análise sociológica do seriado The walking dead

      Ciências Sociais

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Thaís da Costa Azevedo Botelho

      Da criança que nos olha. Uma análise da construção da imagem da criança no cinema do pós-guerra italiano

      Ciências Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Nayara Baiochi do Nascimento

      Entre el sueño e o pesadelo. Relacionamentos íntimos nas páginas da Cosmopolitan España e Nova Cosmopolitan

      Ciências Sociais

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Gabriela Peters Cremasco Gonçalves

      BOILENSEN, HERCULES E VLADO: cinema e fragmentos da memória

      Ciências Sociais

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Rafaela Fernandes Narciso

      La Strada. Uma estética clownesca

      Ciências Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    Gestão

    Faculdades Tancredo Neves (Sociedade interativa de educação e cultura)

    • Coordenador do projeto EnterCine

      Projeto EnterCine

        Desde 2004

    Universidade Federal de São Paulo

    • Campus Guarulhos

      Curso de Ciências Sociais

        Desde 2008

    Pesquisa

    Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Federal de São Paulo

    • Sonhos de guerra e de paz em España heroica. Estudos de sociologia e cinema

      A proposta deste texto é analisar o filme España heroica (1938). Pretende-se explorar o filme e, ao longo da pesquisa, produzir três artigos. O primeiro, discutindo alguns aspectos que a noção de sagrado assume na trama, dentre eles, aqueles relacionados à exclusão de parte da população da participação política. O segundo, problematizando a maneira como aparecem construídas a importância da disciplina e a figura da mulher (tais elementos, no universo do filme, ajudam a mostrar uma Espanha ideal). O terceiro, abordando o sonho de uma Espanha harmônica e unida por meio do estudo de como aparece encenada a noção de trabalho no bloco final do filme. Em termos metodológicos, as principais referências serão Pierre Francastel e Pierre Sorlin, autores que, embora orientados por diferentes registros teóricos, convergem em um ponto fundamental, a preocupação de fundo, presente na obra de ambos, com a forma como a obra está organizada internamente, tomando a construção fílmica como produtor de um conjunto de informações próprias sobre a sociedade, às quais o sociólogo busca compreender.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      Desde 2022

    • Análise sociológica do filme La loi du marché - O valor de um homem

      O estudo tem por foco analisar o filme La loi du marché (França, 2015, dirigido por Stéphane Brizet), lançado no Brasil em 2016 com o título O Valor de um Homem. Pretende-se apontar como no filme estão construídas ? encenadas ? as relações sociais que envolvem a personagem principal e a especificidade que a expressão lei do mercado ? presente no título original ? ganha no filme.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2021 a 2022

    • O filme como "dispositivo de alerta"

      Esta investigação discute a ideia do filme como dispositivo de alerta (expressão utilizada por Jean Cayrol a respeito de Noite e Neblina, 1956, e que no projeto será trabalhada como traço característico possível de ser problematizado em várias outras produções). As análises são realizadas a partir de uma dupla exigência: teórica, mobilizando autores e conceitos; e estética, dando atenção aos elementos expressivos presentes nos filmes. O objetivo é investigar como estão construídos, nos filmes analisados, os aspectos sociais e políticos a eles associados. A hipótese geral é a de que é possível discutir aspectos do mundo contemporâneo por meio da ênfase, muito particular, na maneira como as lembranças e as formas de lidar com o passado estão construídas nos filmes ? e, para tanto, estes serão tomados como ?dispositivos de alerta?. A abordagem metodológica privilegiada é a que trabalha com o visionamento dos filmes, valorizando, consequentemente, seus elementos expressivos. O projeto foi concebido para ter duração alargada, contemplando a análise de séries distintas de produtos audiovisuais (sobretudo, filmes e séries).

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      Desde 2017

    • Do devir inumano do humano. Uma sociologia do ?inatual? na obra de Alain Resnais

      O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta francês Alain Resnais (1922 - 2014), de modo a estabelecer, por meio de três de seus filmes - Noite e neblina (1955), Hiroshima mon amour (1959) e A guerra acabou (1965) - uma interconexão entre, de um lado, os aspectos normalmente vistos como mais afeitos à discussão social e política nos filmes do diretor e, de outro, os processos de subjetivação, que serão caracterizados, durante a pesquisa, pelo modo como as personagens (sobre)vivem em um mundo que passou pela experiência de ?aniquilação". A abordagem metodológica principal é a análise "interna" dos filmes, dando especial ênfase aos elementos expressivos do cinema, como o uso da câmera, a presença de música, diálogos e vozes, gestos etc. A hipótese de fundo é que as obras selecionadas podem nos oferecer, ao final da pesquisa, a possibilidade de construirmos uma espécie de tríptico no qual estejam esboçados traços, marcas e sinais da subjetividade contemporânea.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      Desde 2014

    • Da ordem civilizacional na obra de Manoel de Oliveira. Estudos de Sociologia e Cinema

      O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta português Manoel de Oliveira por meio da articulação entre alguns elementos estéticos do cinema, como o uso da câmera (planos fixos, enquadramentos), a presença da música, de sons e dos diálogos, da luz etc. e determinadas cenas, recorrentes em muitos de seus filmes, que envolvem os encontros e diálogos que ocorrem durante 1. as refeições ou em situações relacionadas com a mesa ou com a sociabilidade às refeições (à mesa ou não) ou 2. os deslocamentos em diferentes meios de transporte. Pretende-se mostrar ?como? tais elementos estéticos elaboram, em certo recorte da obra de Oliveira, uma perspectiva sobre a ordem civilizacional, muito particularmente, a europeia. O principal cuidado metodológico é a análise dos filmes, destacando, sempre que possível, as sequências em que há pronunciada suspensão temporal no correr da trama, como as acima mencionadas.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2012 a 2014

    • FAP-UNIFESP-CINEMATECA BRASILEIRA (Univercine)

      Desde março de 2010 a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Cinemateca Brasileira realizam uma sessão fixa, no terceiro sábado de cada mês, às 14h00, que privilegia a exibição de filmes brasileiros constantes do acervo da Cinemateca. Todas as sessões contam com o apoio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FAP) e são seguidas de debate. Os debatedores são professores dos cursos de Ciências Humanas da universidade ou convidados. O projeto teve duas bolsas de Iniciação científica em 2010 e três em 2012.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2010 a 2013

    • As representações do movimento em Manoel de Oliveira

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2006 a 2008

    • Arte, Técnica e Política. As relações entre cinema e sociedade.

      Levantamento de material bibliográfico e filmográfico sobre dois períodos do Cinema Espanhol: produção cinematográfica dos "dois lados" durante a Guerra civil Espanhola (1936 - 1939); 2. produção dos Noticiários-Documentários (No-Do's) até 1946.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2010 a 2012

    • Corpo e Violência. Formas de expressão da dor

      Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual.

      Autores: Mauro Luiz Rovai, Jens Michael Baumgarten, Cynthia Andersen Sarti

      2010 a 2014

    • Da revolução e dos costumes. Imagens sobre o 25 de Abril em Portugal

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2009 a 2010

    • As representações do movimento em Oliveira e Antonioni.

      Projeto apresentado como parte dos requisitos necessários para aprovação em Concurso Público na Unifesp, para o cargo de Professor Adjunto. Este projeto pretende investigar a relação entre imagem, cinema e guerra, arte e tecnologia, informação e entretenimento, tomando, para isso, os filmes dos cineastas Manoel de Oliveira e Michelangelo Antonioni como ?objetos privilegiados? de análise. Pretende-se, a partir dos filmes, apontar algumas das conseqüências de se viver em uma sociedade em que o ?universo artificial?, visível, caracterizado pela imagem, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. Esta pesquisa desdobra investigação anterior, que incluía o filme OLYMPIA (1938), da cineasta Leni Riefenstahl, e que deverá ser concluída no primeiro semestre de 2009.

      Autores: Mauro Luiz Rovai

      2008 a 2010

    Fundación Carolina

    Universidade de São Paulo

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-02

    Processado em 2024-04-22