Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: aguilera.yanet@unifesp.br
Resumo
Professora nos cursos de graduação (História do cinema) e pós-graduação em História da Arte (EFLCH-UNIFESP), Campus Guarulhos desde 2009. Pós-doutoramento pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2016). Doutorado em Filosofia (ECA-USP, 2007). Mestrado em Filosofia (ECA-USP, 1996). Graduação em Filosofia (USP, 1985). Organizadora de sete edições do COCAAL Colóquio de cinema e arte da América Latina. Interesse nas relações entre imagem e política através dos seguintes temas: cinema, estética, artes visuais, política, ética e anticolonialismo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MATOS, Y. A. V. F.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasFormação
Doutorado em Filosofia
A Crônica Visual de Michelangelo Antonioni
Orientação: Olgária Chaim Feres Matos
Universidade de São Paulo
Mestrado em Filosofia
Wenders como autor
Orientação: Olgária Chain Feres Matos
Universidade de São Paulo
1988 a 1996
Graduação em Filosofia
Universidade de São Paulo
1981 a 1985
Produção
2023
-
A marcação corporal maori no contexto neozelandês contemporâneo: análise de Once Were Warriors (1994) (2023)
Artigo publicado
Autores: EDUARDO MECIANO REZENDE; Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
Fonte: Escena - Revista de las Artes , v. 83 , p. 180 - Extrato QUALIS: A3
-
Hierarquizações e desvios possíveis: modos de tensionar e se esquivar das narrativas hegemônicas (2023)
Artigo publicado
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos; Ilma Carla Zarotti Guideroli; Sérgio César Júnior; Vivian Berto de Castro; khadyg Leite Fares Cavalheiro; Jéssica Nayara de Oliveira; Helena Brandão Fernandes
Fonte: Espirales , v. 7 , p. 91 - Extrato QUALIS: A1
2022
-
-
-
¿Qué Puede el audiovisual militante indígena? ? Un análise de la vídeo-instalación Cámara de Seguridad de Naine Terena y Teo Miranda, 2013-2017 (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos; Miguel Alfonso Bonhauben; Javier Campos
Fonte: Nuevas Perspectivas, Nuevas Denuncias: visualidades del activismo contemporáneo en América Latina , p. 50
-
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
-
-
-
MOSTRAR E DIZER A IMAGEM OBSCENA (2015)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos; ANDRÉ LUIS BARROS DA SILVA; DANIEL WANDERSON FERREIRA; STÉPHANE PUJOL; DANILO BILATE; LUIZ ROBERTO TAKAYAMA; MICHEL DELON; ARNELLE ST. MARTIN; JULIANA GONÇALVE GRATSISH; EDUARDO JORGE DE OLIVEIRA; MARIANA TEIXEIRA MARQUEZ; FRANKLIN DE MATOS; ELIANE ROBERT MORAES; CLARA CARNICERO DE CASTRO; JEAN-CHRISTOFER ABRAMOVICI
Fonte: CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , p. 1
-
2014
2012
2011
2010
2007
2005
2001
2000
1999
1998
1997
Atuações
Universidade São Judas Tadeu
-
professor
1992 a 1995
Liga das Senhoras Ortodoxas Sociedade Beneficiente
-
Professora Espanhol
1996 a 1997
Centro Universitário Sant´Anna
-
Professor de Filosofia
2002 a 2005
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
-
Professor Filosofia
1992 a 1995
Rapsódia (USP)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2001
Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento
-
Professor voluntário
professor voluntário
2008 a 2008
Escola de Comunicação e arte da Universidade de São Paulo
-
pesquisador
Bolsista recém-doutor
2008 a 2016
Universidade Federal de São Paulo
-
Dedicação Exclusiva
Desde 2009
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2015
BRAZILIAN JOURNAL OF LATIN AMERICA STUDIES
-
Revisor de periódico
Desde 2017
REVISTA MARACANAN
-
Revisor de periódico
Desde 2019
CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE COMUNICAÇÃO E CULUTRA
-
Revisor de periódico
Desde 2020
SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Cadernos de Arte e Antropologia
-
Revisor de periódico
2023 a 2023
Publicações (CPPub) Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Tradução da tradução: A Antígona de Sófocles por Danièle Huillet & Jean-Marie Straub
História da arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Rue Cases-Nègres e A Deusa Negra: imagens coloniais vs. imagens de negritude
História da arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Arte e política da montagem: um percurso no cinema de arquivo de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian e Yervant Gianikian
História da arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
O Banzo como uma contra imagem da melancolia: uma análise afro-ameríndia de Terra em Transe e Memórias do Subdesenvolvimento
HISTORIA DA ARTE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Catástrofe: as imagens racializadas
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Uma análise da exposição Princípio Potosí a partir do embate entre as obras Descripción del Cerro Rico y Imperial Villa de Potosí de Gaspar Miguel de Berrío e A Cruz e a Prata de Harun Farocki
HISTORIA DA ARTE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Eduardo Meciano Rezende Trentino
Kátpy ro sujareni: as imagens de Kátpy no cinema
HISTORIA DA ARTE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Natureza Morta, de Susana de Sousa Dias: Políticas e Ritornelos da Imagem
HISTORIA DA ARTE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O Corpo e a Sexualidade no Cinema Lésbico de Barbara Hammer
HISTORIA DA ARTE
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Corpos em Jogo: Reflexões sobre o Artista no Espaço Público
HISTORIA DA ARTE
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Notas para uma tradução de Júlio Bressane
HISTORIA DA ARTE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Mi Ojo Es Mi Corazón: Vídeo-arte e Performance de Paola Weiss
HISTÓRIA DA ARTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Caminhando com Imagens: De Lampeão a Rei do Cangaço
HISTÓRIA DA ARTE
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
-
Vice-coordenadora
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Escola de Comunicação e arte da Universidade de São Paulo
-
A ESTÉTICA E A POLÍTICA NOS ESTUDOS VISUAIS DO CINEMA DA AMERICA LATINA
trata-se de fazer um mapeamento da cinematografia na América Latina com o intuito de refletir sobre o caráter político dessa produção. Na análise fílmica, base do projeto, busca-se uma abordagem que discuta a relação entre imagem e texto dentro dos termos dos Film studies e da International Association for the Study of Word and Image, que colocam o debate em novos patamares, para além dos problemas pressupostos nos estudos da linguagem e da semiótica. Procura-se ainda estabelecer um dialogo com as tradições críticas que se desenvolveram sobre essa cinematografia, principalmente, com aquelas que se centraram nos estudos do dito Cinema Novo Latino Americano, com as pesquisas sobre mitos de fundações e hegemônicos e com o chamado Novo Cinema latino-americano. A intenção é também refletir sobre esses discursos que se constituíram como políticos na história do cinema em América Latina.
2011 a 2014
-
ESTÉTICA POLÍTICA NO CINEMA DA AMERICA LATINA
Trata-se de fazer um mapeamento da cinematografia na América Latina com o intuito de refletir sobre o caráter político dessa produção. Na análise fílmica, base do projeto, busca-se uma abordagem que discuta a relação entre imagem e texto dentro dos termos dos Film studies e da International Association for the Study of Word and Image, que colocam o debate em novos patamares, para além dos problemas pressupostos nos estudos da linguagem e da semiótica. Procura-se ainda estabelecer um dialogo com as tradições críticas que se desenvolveram sobre essa cinematografia, principalmente, com aquelas que se centraram nos estudos do dito Cinema Novo Latino Americano, com as pesquisas sobre mitos de fundações e hegemônicos e com o chamado Novo Cinema latino-americano. A intenção é também refletir sobre esses discursos que se constituíram como políticos na história do cinema na América Latina.
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
Desde 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Perplexidades Contemporâneas - curso de extensão interuniversitário Cocaal
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
2021 a 2022
-
Cátedra Kaapora
A Cátedra Kaapora de conhecimentos tradicionais e não-hegemônicos tem por finalidade a realização de atividades de extensão, ensino e pesquisa voltadas à multiplicidade de modos de viver, de conhecer e de formas expressivas indígenas, de populações tradicionais, de matriz afro e outras coletividades não-hegemônicas ou contra-hegemônicas em relação à produção de conhecimentos na universidade. O principal objetivo da Kaapora é promover cursos, palestras, debates, oficinas, pesquisas colaborativas e expressões artísticas protagonizadas por conhecedores dessas coletividades.O nome da Cátedra busca sintetizar os princípios que a orientam, já que Kaapora constitui uma palavra de origem Tupi que pode remeter aos habitantes da mata (kaa: mata; pore: povo, habitantes de um lugar) ou à positividade da mata (kaa: mata; porã: bom/bonito), que em muitas coletividades está personificada em um ser Kaapora, Caipora etc. que pode ser homem e ou mulher, assim como indígena e ou de matriz afro. Essas configurações variam, mas convergem ao inverter, subverter e multiplicar os mundos possíveis. Nessa direção, a Kaapora não pretende estabilizar saberes, mas colocá-los em movimento, proporcionando trocas, traduções e transformações.
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
Desde 2020
-
A Arte Militante Contemporânea
Dez palestras com convidados da Argentina, Colombia, Equador, México e Brasil abertos à comunidade. O curso sobre A Arte Militante Contemporânea, que se inicia o 19/11/2020 e finaliza no 11/02/2012, tem como objetivo pensar a militância de uma maneira ampliada, abarcando tanto o ativismo que tradicionalmente se desenvolveu na América Latina quanto novos temas e formas de participação social e política. Estruturado em oito encontros, o curso trata a dimensão política de um cinema político, sobre o ativismo da memória que associa arquivo e violência, sobre a política revolucionária veiculada pelo cinema insurreto e os documentários de protesto, sobre uma visão animista da política.
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos, VALÉRIA MACEDO, Ilana Seltzer Goldstein, Marta Denise da Rosa Jardim, Alberto Ikeda, Débora Galvani, Florianita Braga Campos, Paulo Dias, Aline Rocco, José Lincoln Menegildo Casselin, Luis Henrique Passador, Maria Cristina Troncarelli, Mônica Angélica Ferreira, Raquel Vieira, Rodrigo Barbosa Ribeiro, Salvador Schavelzon, Sofia Mendonça, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos, Javier Campo, Miguel Bonhauben, Nicolás Scipione, Jorge Flores Velasco, FRANCISCO HUICHAQUEO, ILIA ESPINOSA PACHECO, ANDRÉS DÁVILA, JUAN CARLOS ARIAS
2020 a 2021
-
IMAGEM: POLÍTICA, HISTÓRIA E ESTÉTICA
Pensar a imagem em sentido amplo, focando a maneira como o audiovisual a constrói, assim como nas narrativas que este formato estrutura através dela. A partir do audiovisual pensar as relações entre imagem e texto, como aparecem nos diversos médium ? pintura, escultura, digital etc. ?, e as relações políticas, históricas e estéticas que criam. Nas questões políticas, pesquisar sobre as relações de poder destacando narrativas de reapropriações e resistências, principalmente de um ponto de vista descolonial. Isto pressupõe um estudo situado a partir da América Latina - o que demanda uma leitura sobre o audiovisual militante, indígena, afro-latino-americano e o de gênero. Nas questões históricas, além dos contextos, refletir sobre a musealização, os arquivos e os silêncios históricos. E na estética, a potencialidade das imagens e seus efeitos nos públicos ou espectadores, enfatizando a circulação de afetos provocada por ela.
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos, Ilma Carla Zarotti Guideroli, Ana Dandara Brasil Miranda, KHADYG FARES, EDUARDO MECIANO REZENDE
Desde 2020
-
História da Arte, Conservação e Restauro no Pavilhão da Criatividade Popular: acordo de cooperação técnica com o Memorial da América Latina
Este projeto de extensão, em desenvolvimento desde maio de 2014, objetiva promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de formação e extensão nas áreas de História da Arte, Museologia e Conservação do Patrimônio Cultural, a partir do estudo do acervo do Pavilhão da Criatividade Popular, da Fundação Memorial da América Latina. Trata-se, portanto, de um Acordo de Cooperação Técnica entre instituições, conforme carta de apoio fornecida pela Fundação Memorial da América Latina.
2015 a 2015
-
Cinema e Educação: Conhecendo a América Latina
Trata-se de fazer conhecer a América Latina por meio do cinema. As questões sociais, políticas e simbólicas de vários países do continente foram estudadas por meio de análises de filmes.
Autores: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos, MANUELA RUFINIONI, LETICIA SQUEFF
2014 a 2014
Atualização Lattes em 2024-03
Processado em 2024-07-22