Itale Luciane Cericato
Escola Paulista de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação: Educação
Programa de Pós-Graduação: Educação Inclusiva
E-Mail: itale.luciane@unifesp.br
Resumo
Psicóloga, bacharela e licenciada pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (2001). Mestra em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006). Doutora em Educação: psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (2022-2024). É docente no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Atua como docente na área de psicologia da educação na mesma universidade, onde também desenvolve atividades de extensão. Foi vice-presidente, presidente e coordenadora da comissão científica do Centro de Formação de Educadores da Escola Básica, CEFE (gestão 2020-2022, 2018-2020, 2016-2018, respectivamente) e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão docente, PRODOC (CNPq). Relatora do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Unifesp (2015-2020; 2023-atual), membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica, COMFOR (2015-2019). Foi professora do Programa de Formação de Professores, envolvendo os cursos de graduação em Pedagogia, História, Educação Física, Matemática, Letras e Ciências Biológicas da Universidade Cidade de São Paulo (2006-2010) e professora da educação básica nas redes pública e particular de São Paulo (2002-2006). Desenvolve pesquisas no campo da psicologia da educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação e trabalho de professores da educação básica; processos de aprendizagem e desenvolvimento promovidos pela escola; projeto de vida profissional; teoria histórico-cultural.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CERICATO, Itale Luciane;Cericato, Itale Luciane
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado
Francês
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)
Sentidos da profissão docente
Orientação: Claudia Leme Ferreira Davis
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Psicologia
Um estudo sobre os sentidos atribuídos pelo professor à sua profissão
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Orientação: Lucia Ghiringhello
Universidade São Marcos
2004 a 2006
Graduação em psicologia
Qualidade de vida na terceira idade
Orientação: Luciana S Ribeiro Gomes
Centro Universitário Paulistano
1997 a 2001
Produção
2024
-
SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS POR PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA NA PANDEMIA (2024)
Artigo publicado
Autores: luciana miyano; Itale Luciane Cericato
Fonte: Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica , v. 8 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Gestão Escolar do Trabalho Pedagógico em sua Travessia: entre o vício do automatismo e a virtude da resistência (2024)
Capítulo de livro publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; Luz Heli Maria de Paiva Oliveira
Fonte: Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas: a produção do programa de pós-graduação em educação da Unifesp , p. 99
2023
2022
-
SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR (2022)
Artigo publicado
Autores: Luiz Heli Maria de Paiva Oliveira; Itale Luciane Cericato
Fonte: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 17 , p. 9862 - Extrato QUALIS: A3
-
A formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre profiessores: uma revisão bibliográfica (2022)
Artigo publicado
Autores: Michelli Vital da Silva; Itale Luciane Cericato
Fonte: ENSINO EM RE-VISTA , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
2021
-
-
AÇÃO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA ESPECIAL (2021)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; SILVA, ANDERSON RICARDO JÚNIOR DA ROCHA
Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46 , p. 1620 - Extrato QUALIS: A2
-
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2021)
Artigo publicado
Autores: DOMENI, SONIA MARIA AVANCINI; Itale Luciane Cericato
Fonte: REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
2020
-
I Ciclo de encontros Educação e formação em tempos e cenários de pandemia: Educação Infantil (01 de maio de 2020, São Paulo) (2020)
Artigo publicado
Autores: Celia Regina Batista Serrão; Edvaldo Oliveira Filho; Itale Luciane Cericato; Jéssica Blasques da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Renata Cristina Dias Oliveira
Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 22 , p. 852 - Extrato QUALIS: A3
-
Educação e formação em tempos e cenários de pandemia (2020)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; SILVA, JORGE LUIZ BARCELLOS DA
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8 , p. 3 - Extrato QUALIS: A4
-
SETE AULAS DE VIGOTSKI (2020)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato
Fonte: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 1 , p. 132 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
-
2019
-
-
A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCC (2019)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; Lauri Cericato
Fonte: Revista Veras , v. 8 , p. 137 - Extrato QUALIS: B1
-
Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura (2019)
Artigo publicado
Autores: Flaminio de Oliveira Rangel; Sergio Stoco; José Alves da Silva; Leonardo André Testoni; José Guilherme de Oliveira Brockington; Itale Luciane Cericato
Fonte: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 25 , p. 25 - Extrato QUALIS: A1
-
-
OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR UM PROFESSOR EM COMEÇO DE CARREIRA (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Dias Filho, Carlos Alberto Tavares; Itale Luciane Cericato
Fonte: Formação Docente: Princípios e Fundamentos 5 , p. 164
2018
2017
-
-
-
Sentidos e Significados da Docência, segundo uma Professora Iniciante (2017)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 42 , p. 729 - Extrato QUALIS: A1
-
2016
-
Desafios enfrentados por um professor em começo de carreira (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Itale Luciane Cericato; Carlos Alberto Tavares Dias Filho
Fonte: Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) , p. 6217
-
A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica (2016)
Artigo publicado
Autores: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, BRAZIL; Itale Luciane Cericato; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, BRAZIL
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 97 , p. 273 - Extrato QUALIS: A1
-
A pesquisa da prática docente na formação de professores: os caminhos de uma experiência (2016)
Livro publicado ou organizado
Autores: Carlos Alberto Tavares Dias Filho; Tiago Nunes Castilho; vanessa de souza barbosa; verilda kluth; vitor dias junior; Itale Luciane Cericato; Janio Henrique Bernardes; Luciane de Fátima Bertini; Maria Nizete de Azevedo; patricia rosana linardi; silvana zajac; sofia leal magalhães; sonia margareth scharan
Fonte:
-
-
2015
-
-
Evasão e vulnerabilidade numa licenciatura em ciências (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Flaminio de Oliveira Rangel; Itale Luciane Cericato; jose alves da silva; Jose Guilherme de Oliveira Brockington; Leonardo Testoni; Sergio Stoco
Fonte: Anais do X Enpec Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências
-
-
-
2014
2013
2012
2009
-
-
-
-
A FORMA COMO AS METAS DE COMPREENSÃO SÃO FORMULADAS INFLUENCIAM O PROCESS DE APRENDIZADO? (2009)
Capítulo de livro publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; CLOVIS CABRERA; MARIA BERNADETE TONETO; MARIA HELENA KERJEB; MARIA RITA CARDOSO GOMES; PAULO CESAR ESTEVES; SIMONE GRANADO ALONSO
Fonte: DOCENCIA NO CENARIO DO ENSINO PARA A COMPREENSÃO: DESEMPENHOS DE COMPREENSÃO , p. 96
-
Qual é o papel do docente e do discente visando o desenvolvimento de competencias que contemplem a cidadania, formação profissional e intelectual, interesse e compreensao de conteudos? (2009)
Capítulo de livro publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; MARIA BERNADETE TONETO; MARIA HELENA KERJEB; CLOVIS CABRERA; PAULO CESAR ESTEVES; SIMONE GRANADO ALONSO
Fonte: Docencia no cenário do ensino para a compreensão , p. 119
-
Até que ponto a diversidade dos elementos constituintes do processo educativo determinam desempenhos de compreensão? (2009)
Capítulo de livro publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; CLOVIS CABRERA; MARIA HELENA KERJEB; MARIA RITA CARDOSO GOMES; SIMONE GRANADO ALONSO
Fonte: Docência no cenário do ensino para a compreensão: metas de compreensão , p. 84
2008
2007
2005
Atuações
Universidade Cidade de São Paulo
-
Professor vistante
2006 a 2010
Colégio Mater Amabilis
-
2003 a 2006
Universidade São Marcos
-
monitora - pesquisadora
monitora - pesquisadora
2004 a 2006
Universidade Brasil
-
professor convidado
2006 a 2013
Governo do Estado de São Paulo
-
professora
2002 a 2004
Gruhbas Projetos Educacionais
-
capacitadora
2006 a 2008
faculdade chafic
-
professora
2006 a 2009
Universidade Anhanguera de São Paulo
-
professora
2008 a 2009
Clinica de Psicologia e Hipnose
-
psicóloga
sócia proprietária
2001 a 2012
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
pesquisador
pesquisador
2007 a 2010
I Delegacia de defesa da mulher
-
psicóloga
projeto social
2001 a 2001
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
-
professora visitante
Professor vistante
2010 a 2010
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor adjunto
Desde 2013
FAM CENTRO UNIVERSITARIO
Centro Universitário Assunção
-
professor convidado
2014 a 2014
Olh@ares Revista Eletrônica do Departamento de Educação - Unifesp
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Brasileira de Educação (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista educação e cultura contemporânea
-
Revisor de periódico
Desde 2015
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Psicologia. Teoria e Prática
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Revista Currículo sem fronteiras
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Educação e Filosofia
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
luz heli maria de paiva oliveira
POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE CLASSES POPULARES NO ENSINO MÉDIO (provisório)
Programa de Pós-graduação em educação PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
-
-
UM ESTUDO DO SIGNIFICADO E SENTIDO DO PROJETO DE VIDA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Projeto de vida profissional: significações atribuídas por professores iniciantes
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Milena Aparecida Cavalcante Sucena Marcolino
SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS POR PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA AO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Programa de Pós-graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Significações atribuídas por professores aos estudantes com altas habilidades/superdotação: contribuições para a formação docente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Significações atribuídas por professores da rede municipal de ensino de São Paulo para a formação continuada em tempos de pandemia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNLÓGICA PAULA SOUZA EM SÃO PAULO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
SIGNIFICAÇÕES DA COLABORAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NUM CEI PAULISTANO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Luz Heli Maria de Paiva Oliveira
Um estudo do significado e sentido da formação continuada para o professor coordenador
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice presidente do Centro de formação de educadores - CEFE
Campus Diadema
-
Presidente do Centro de Formação de Educadores - CEFE
Campus Diadema
-
Vice-presidente do Centro de formação de Educadores da Escola Básica - CEFE
Campus Diadema
Pesquisa
Universidade São Marcos
-
Concepções teóricas e a prática do professor
O estudo investigou de que forma as teorias educacionais se manifestam na prática docente e qual a concepção teórica, expressa em atos, que o professor tem sobre os caminhos que percorrem o ensinar e o aprender. Considerou-se que o professor se orienta por idéias, concepções e teorias mesmo sem ter consciencia delas. Dos conceitos abordados na teoria de H. Wallon, privilegiaram-se a análise do lugar da emoção na aprendizagem, a dinâmica das interações professora-alunos, a coerência entre pensamento e a ação no que diz respeito à concepção do ensinar e do aprender. A análise indicou haver coerência entre o que a professora afirma ser o processo de ensino e aprendizagem e a forma como conduz a aula. No que tange às emoções, percebe a importância das ligações afetivas
Autores: Itale Luciane Cericato, Marisa Irene Siqueira Castanho
2005 a 2005
-
Um estudo sobre os sentidos atribuídos pelo professor à sua profissão
A pesquisa teve por objetivo investigar os sentidos atribuídos pelo professor à sua profissão, sentidos entendidos como determinantes para atuação desse profissional. Dar voz ao professor para que ele fale de si mesmo é fundamental para conhecimento da pessoa humana que há por trás da figura do profissional. A psicologia sócio-histórica que compreende o homem como constituído e constituinte do mundo social é eleita como referencial teórico. Os procedimentos de campo foram realizados com duas professoras atuantes no ensino médio da escola publica paulista por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, submetidos a análise qualitativa, revelaram aspectos comuns às duas entrevistadas: nenhuma delas está satisfeita com a forma como realiza seu trabalho, ambas tem consciência de que o papel da escola é formar o jovem para o mercado de trabalho e exercício da cidadania, bem como partilham uma imagem da profissão docente muito ruim. Neste aspecto ambas percebem que a própria categoria profissional contribui para que a sociedade desqualifique o trabalho do professor. A singularidade de cada professora se expressa pelos sentidos que cada uma atribui ao próprio trabalho. Para uma a profissão é vivida de maneira conflituosa, representada pela metáfora ?dar murro em ponta de faca?. Para outra é sentida de maneira ?extenuante?, marcada por sentimento de que seu trabalho é cansativo, pesado e cheio de impossibilidades.
Autores: Itale Luciane Cericato
2004 a 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Cooperação profissional: uma alternativa para a formação continuada de professores
O estudo tem seu foco na problemática da formação em serviço do professor iniciante e situa-se no âmbito das pesquisas que tratam sobre a cultura do trabalho colaborativo. Analisa o papel do coordenador pedagógico como mediador do processo de formação do professor iniciante, considerando-o o par mais experiente. A pesquisa, que não se propõe interventiva, busca identificar ações no cotidiano escolar que implementem ou aperfeiçoem a implantação da cultura do trabalho colaborativo com alternativa à formação continuada de professores. É realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações do contexto escolar e os dados discutidos e analisados à luz da categoria mediação tal como proposto pela teoria vygotskyana.
Autores: Itale Luciane Cericato
2012 a 2014
-
Sentidos da profissão docente
A pesquisa é uma seqüência da realizada anteriormente (Um estudo sobre os sentidos atribuídos pelo professor à sua profissão, 2004-2006), mas inclui desdobramentos. Teve por objetivo compreender os sentidos atribuídos por professores de educação básica à sua atuação profissional em diferentes momentos da carreira no magistério. Teoricamente embasado no referencial da teoria sócio-histórica os dados foram discutidos à luz das categorias sentido e significado. As conclusões apontaram para o fato de que os sentidos atribuídos pelas professoras entrevistadas às suas atuações são únicos e singulares, embora partilhem muitos aspectos comuns. Dentre estes últimos, percebemos que a docência é definida mais por critérios do senso comum e pela reprodução de discursos perpetuados ao longo de gerações do que, como seria esperado, pelos conhecimentos produzidos pela literatura especializada. Além disso, verificamos que os alunos são considerados desmotivados para a aprendizagem, e os conhecimentos produzidos em função da prática cotidiana são mais valorizados do que a formação continuada. É unânime a constatação de não ser possível ensinar a todos os alunos, inferindo-se dessa proposição uma postura de acomodação. Comum a todas as professoras também é a ausência de um trabalho colaborativo no interior da escola, confirmando que a atividade docente é realizada prioritariamente de maneira isolada. Mudanças recentes nas políticas educacionais paulistas ? como o uso dos cadernos de disciplina, a bonificação por desempenho e a avaliação dos índices de rendimento da escola ? são vistas de modo diferente pelas professoras. Diferentes também são os sentidos atribuídos à própria atividade: a docência ora é definida como possibilidade de transmitir um saber a uma pessoa dele desprovida; ora é apresentada como a realização de algo que sempre se quis fazer; ora é considerada uma luta cotidiana e desleal, dado o desgaste envolvido no ensinar. Com base nesses achados, afirmamos que a docência
Autores: Itale Luciane Cericato
2007 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Perfil e necessidades formativas de professores que lecionam Projeto de Vida no Ensino Médio paulista
No contexto da Lei 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular, que atribuem ao Projeto de Vida um eixo formativo central para a educação básica, o estudo investiga o perfil predominante e as necessidades formativas dos professores que lecionam o componente curricular Projeto de Vida em escolas de Ensino Médio do Estado de São Paulo. O estudo contribui para sistematizar informações sobre, de um lado, os processos formativos docentes necessários ao trabalho com Projeto de Vida na educação básica e, de outro, sobre os desafios da implementação desse componente curricular nas redes de ensino.
Autores: Itale Luciane Cericato, Claudia Davis
2022 a 2024
-
II Seminário de capacitação de profissionais de apoio escolar aos alunos com deficiência
Este projeto tem o objetivo de atender a uma demanda de formação para a práticas de acolhimento aos alunos que são o público alvo da educação especial. É um evento que pretende promover a formação de profissionais para garantir a acessibilidade deste grupo emergente no ensino básico e na universidade. O projeto está fundamentado na valorização de metodologias que resultem na democratização do conhecimento acadêmico, promoção da interdisciplinaridade e no desenvolvimento de uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, estando em sintonia com o Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp. Além da grande contribuição trazida para a universidade, este evento atende a prerrogativas legais determinadas pelas Leis Federais nº 7.853/89 e 9.394/96 e o Decreto nº 3.298/99, as quais preconizam que cabe ao Poder Público e seus órgãos assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Autores: Itale Luciane Cericato, silvana zajac
2023 a 2023
-
Políticas educacionais na rede de ensino paulista: gestão e condição docente em foco
O Seminário teve por objetivo apresentar os principais aspectos da política educacional implementada na rede estadual de educação de São Paulo entre 1995-2018, período em que o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB esteve presente no comando do estado mediante as inúmeras gestões que se sucederam, a começar por Mário Covas. As questões principais do seminário se voltam para as características, princípios e objetivos da referida gestão e seus impactos sobre o cotidiano de milhares de estudantes e profissionais da educação que atuam nas escolas sob sua gestão.
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Celia Regina Batista Serrão, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Isabel Melero Bello
2022 a 2022
-
LER E ESCREVER, COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE TRABALHO
Este projeto compõe um ciclo de ações iniciado em 2020 sob a organização do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - PRODOC, cujo objetivo é convidar especialistas de diversas áreas para debater temáticas que interessam ao cotidiano da comunidade educacional. Esta ação, promovida em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas da Libras e Educação de Surdos ? GEPLES, em uma somatória de esforços para refletir sobre os processos formativos docentes que envolvem a educação de pessoas com deficiência, tem o objetivo de, na perspectiva de assegurar os direitos de aprendizagem de todos os alunos, discutir formas possíveis para a organização de uma aula, que nas diferentes áreas, respeite os variados ritmos, interesses e necessidades estudantis.
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Celia Regina Batista Serrão, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Isabel Melero Bello, Itale Luciane Cericato, silvana zajac, luciana miyano
2022 a 2022
-
As significações dos jovens sobre a escola e seu projeto de futuro
Este projeto compõe um ciclo de ações iniciado em 2020 sob a organização do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - PRODOC, cujo objetivo é convidar especialistas de diversas áreas para debater temáticas que interessam ao cotidiano da comunidade educacional. Como a temática do projeto de vida ganhou repercussão desde a sua inserção como componente curricular obrigatório no Novo Ensino Médio, com o objetivo de construir com os professores da educação básica reflexões sobre o tema, discutem-se, neste webinário, dados de pesquisa que abordam o assunto a partir da visão dos jovens de uma escola pública paulistana, problematizando como estes constroem seus projetos de futuro em diálogo com o modo como concebem a escola.
Autores: Itale Luciane Cericato, silvana zajac, humberto paulo
2022 a 2022
-
Infância(s) e Juventude(s)
Consiste em dois webnários sendo o primeiro sobre a concepção de juventude(s), sua relação com a sociedade contemporânea, seus desafios perante um mundo globalizado, as implicações das mídias sociais na formação desses indivíduos e os principais desafios para a escola nesse processo, inclusive considerando-se este momento peculiar de pandemia. E o segundo, sobre o tema "infância(s)". Os tópicos discutidos são os que seguem: O que é "infância(s)? O que é ser criança nos dias atuais? Quais são os papeis da escola e dos professores na formação das crianças? Quais os principais desafios? Quais as consequências da pandemia sobre a escola e as crianças?
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Celia Regina Batista Serrão, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Isabel Melero Bello
2021 a 2021
-
Núcleos de significação como procedimento de análise nas pesquisas em educação
Webinário que discutiu questões importantes para instrumentalizar pesquisadores na organização e análise do material levantado por meio de entrevistas a partir dos núcleos de significação, procedimento de análise utilizado em pesquisas qualitativas na área de educação referenciadas no materialismo histórico-dialético e na psicologia histórico-cultural.
Autores: Itale Luciane Cericato, Wanda Maria Junqueira Aguiar, Umberto de Andrade Pinto, Isabel Melero Bello
2021 a 2021
-
I Ciclo de encontros "Educação e formação em tempos e cenários de pandemia"
O ciclo de encontros virtuais "Educação e formação em tempos e cenários de pandemia" discute os impactos e repercussões da educação escolar e da formação realizadas em contexto remoto no cenário da pandemia de Covid-19. Para tanto, são abordados experiências educacionais de professores da educação básica e do ensino superior. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC7I0OdzuLPHN0hwFOd3CjEQ
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Celia Regina Batista Serrão, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Isabel Melero Bello
2020 a 2020
-
Projeto Institucional de Desenvolvimento do CEFE (PID-CEFE)
O projeto visa a criação de três licenciaturas (Matemática, Português e Pedagogia); de um Observatório sobre formação inicial e continuada de Professores da escola básica e um programa de pós-graduação profissional. Ele será submetido à congregação do campus Diadema para análise de seu mérito para posteriormente ser avaliado pelo Conselho Universtário compondo o PDI da Unifesp período 2021-2024..
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda kluth, Eliane de Souza Cruz, silvana zajac, João Miguel de Barros Alexandrino
2019 a 2023
-
Ciclo de debates escola pública contemporânea
O Ciclo de debates sobre Escola Pública Contemporânea teve por objetivo reconhecer, problematizar e aprofundar os diálogos sobre as expectativas e experiências formativas no campo da formação docente à luz do estreitamento das relações entre a Universidade e a escola pública
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, Isabel Melero Bello
2019 a 2019
-
I Fórum de Licenciaturas da Unifesp em Destaque - Realidades e Horizontes
O evento teve por objetivo discutir a formação inicial de professores para a educação básica desenvolvida pelos cursos de Licenciatura da Unifesp e apresentar o projeto de Desenvolvimento Institucional do Centro de Formação de Educadores da Escola Básica - CEFE.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Eliane de Souza Cruz, silvana zajac, João Miguel de Barros Alexandrino, Neide Elias
2019 a 2019
-
Formação continuada para profissionais da educação básica
Ação partilhada entre a Universidade Federal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação e o SENAI para a formação continuada de professores da rede de educação básica
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda kluth, Eliane de Souza Cruz, silvana zajac
2017 a 2017
-
Ciclo de debate sobre escola pública contemporânea
O Ciclo de debates sobre Escola Pública Contemporânea teve por objetivo reconhecer, problematizar e aprofundar os diálogos sobre as expectativas e experiências formativas no campo da formação docente à luz do estreitamento das relações entre a Universidade e a escola pública
Autores: Itale Luciane Cericato, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Celia Regina Batista Serrão, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Isabel Melero Bello, Magali Aparecida Silvestre
2018 a 2018
-
Processos psicossociais da formação e do trabalho dos professores
Este projeto investiga, com o embasamento teórico e metodológico da psicologia histórico-cultural e valendo-se de entrevistas temáticas, as condições psicossociais em que se produzem a formação inicial, continuada e o trabalho dos professores que atuam na educação básica. Especial atenção é dada para as significações subjetivas atribuídas por esses profissionais para essas condições e suas relações com a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento promovidos pela escola.
Autores: Itale Luciane Cericato, Michelli Vital da Silva, Elza Cedro de Andrade, Luz Heli Maria de Paiva Oliveira, Valeria Ferreira da Silva, Anderson Ricardo Junior da Rocha Silva, luciana miyano, patricia carla lima galvão, Luiz Alberto de Sousa, Milena Aparecida Cavalcante Sucena Marcolino, Aline Faria Monteiro, carlos eduardo de siqueira, Tatiane Policarpo de Sene
Desde 2018
-
Centro de Formação de Educadores da Escola Básica (CEFE) - Campus Diadema - Unifesp
O CEFE foi idealizado por um grupo de professores da Unifesp, Campus - Diadema, que zelavam pelo LIFE, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores financiado pela CAPES. Foi aprovado em mérito na Congregação do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas/ Conselho de Campus de Diadema em 02/06/2016. O Centro tem assento no Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica - Comfor ? Unifesp, órgão colegiado, assessor da reitoria, criado pela Portaria Ministerial n. 1105 de 8 de novembro de 2013, D.O.U. de 11/11/2013, seção I, pg. 26, que revoga a Portaria do MEC n. 1087 de 10 de agosto de 2011 e a resolução n. 1 de 17 de agosto de 2011. O Comfor foi instituído na Unifesp pela portaria n. 2649, de 21 de agosto de 2013, D.O..U. 02/09/2013, seção 2, pg 61. Sua missão é contribuir com a construção de uma Cultura de Formação de Educadores da e para a Escola Básica no Campus de Diadema, promovendo o desenvolvimento da formação inicial e continuada de educadores da escola básica em suas dimensões filosóficas, educacionais, culturais, sociais e profissionais por meio de metodologias educacionais/pesquisas que abranjam o ensino, a extensão e a pesquisa, em conformidade com as políticas educacionais da UNIFESP. Maiores informações em https://www.unifesp.br/campus/dia/administracao/cefe.
Autores: Itale Luciane Cericato, Michelli Vital da Silva, Elza Cedro de Andrade, Luz Heli Maria de Paiva Oliveira, Valeria Ferreira da Silva, Anderson Ricardo Junior da Rocha Silva, luciana miyano, patricia carla lima galvão, Luiz Alberto de Sousa, Milena Aparecida Cavalcante Sucena Marcolino, Aline Faria Monteiro, carlos eduardo de siqueira, Tatiane Policarpo de Sene, Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Flaminio de Oliveira Rangel, Sergio Stoco, Eliane de Souza Cruz, Marilena A Rosalen, silvana zajac
2017 a 2020
-
Programa de Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco - terceira edição
O presente programa de extensão tem como principal objetivo a formação continuada de professores do ensino básico por meio da realização de uma pesquisa sobre a prática docente, efetuada pela parceria estabelecida entre o professor da escola básica, que indaga sua prática e realiza a pesquisa sobre ela, e o professor universitário, que orienta a trajetória da investigação. O programa está dividido em três módulos : Introdução aos fundamentos de Pesquisa, com foco no despertar para o questionamento da prática docente; Pesquisa sobre a prática docente, no qual será realizada a pesquisa propriamente dita e Socialização da pesquisa e de seus resultados, voltado à divulgação dos estudos realizados. Os módulos propõem a realização de uma série de atividades, estando organizados em subprojetos, cada qual com seus objetivos e metodologias. O programa ainda pretende realizar fóruns e implantar um portal sobre a formação continuada de professores da educação básica. O projeto é vinculado ao CEFE - Centro de Formação de Educadores da Escola Básica-Campus Diadema - Unifesp e tem seu funcionamento no LIFE - Polo Diadema.. Informações em http://gefop.unifesp.br ou http://gefop.pro.br.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda kluth, Denilson Soares Cordeiro, silvana zajac, Tiago Nunes Castilho, Joaci Pereira Furtado
2017 a 2018
-
Leituras vigotskianas
Leituras Vigotskianas é um projeto de extensão universitária que se propõe a realizar ações formativas direcionadas a estudantes de licenciatura e professores em atuação nas redes pública e particular que compõem o entorno da Unifesp, Campus Diadema. As ações tem como objetivo contribuir para tomar a obra de Lev S. Vigotski, importante teórico russo cujas ideias estão amplamente ramificadas na educação brasileira, como referência para a práxis pedagógica.
2017 a 2019
-
Projeto de criação do Centro de Formação de Educadores da Educação Básica (CEFE) - Campus Diadema - Unifesp
Esse projeto integra-se ao Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Ministério da Educação para dar sustentação às ações de formação inicial e continuada de educadores da e para a escola básica. Esse Centro tem como finalidade precípua a promoção da qualificação das ações dos educadores, o que poderá resultar em melhorias da qualidade do ensino e, por conseguinte, do aprendizado dos estudantes.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Flaminio de Oliveira Rangel, Sergio Stoco, Eliane de Souza Cruz, Marilena A Rosalen, silvana zajac, Paola Andrea Gaviria Kassama, Maria Nizete de Azevedo
2015 a 2016
-
Projeto Zero - O programa
Nascido de uma parceria entre docentes da Licenciatura Plena em Ciências do campus Diadema da Unifesp e docentes do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o PROJETO ZERO cresceu e transformou-se num PROGRAMA de ensino, pesquisa e extensão centrado no desafio de disponibilizar a construção de LETRAMENTOS CIENTÍFICOS MÚLTIPLOS, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento. Pesquisas com abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para pesquisa, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Flaminio de Oliveira Rangel, Sergio Stoco, Eliane de Souza Cruz, Marilena A Rosalen, silvana zajac, Paola Andrea Gaviria Kassama, Maria Nizete de Azevedo, Itale Luciane Cericato, jose alves da silva, Flaminio de Oliveira Rangel, Sergio Stoco, Jose Guilherme de Oliveira Brockington, Cesar Rogerio Cardoso, Eloisa Neri de Oliveira, Elaine Colagrande, Leonardo Testoni, Eliane de Souza Cruz, Rui Manoel de Bastos Vieira, Evaldo A de Oliveira Filho
2014 a 2017
-
Iniciação profissional de professores egressos de um curso de licenciatura
Busca investigar os processos de iniciação profissional de estudantes egressos de um curso de licenciatura e como essas experiencias se configuram para o jovem professor
Autores: Itale Luciane Cericato, Carlos Alberto Tavares Dias Filho
2016 a 2018
-
Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco - 2ª edição
O presente programa de extensão tem como principal objetivo a formação continuada de professores de ciências e matemática do ensino básico por meio da realização de uma pesquisa sobre a prática docente, efetuada pela parceria estabelecida entre o professor da escola básica , que indaga sua prática e realiza a pesquisa sobre ela, e o professor universitário , que orienta a trajetória da investigação. O programa está dividido em três módulos : Introdução aos fundamentos de Pesquisa, com foco no despertar para o questionamento da prática docente; Pesquisa sobre a prática docente, no qual será realizada a pesquisa propriamente dita e Socialização da pesquisa e de seus resultados, voltado à divulgação dos estudos realizados. Os módulos propõem a realização de uma série de atividades, estando organizados em subprojetos , cada qual com seus objetivos e metodologias. O programa ainda pretende realizar fóruns e implantar um portal sobre a formação continuada de professores de ciências e matemática do ensino básico. O programa foi Classificado mas não contemplado no Edital Proext MEC/SEsu 02/2013. Informações em http://gefop.unifesp.br ou http://gefop.pro.br.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Patricia Linardi, Wagner Pommer, Luciane de Fátima Bertini, Denilson Soares Cordeiro
2013 a 2016
-
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE
O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as TDIC são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Autores: Itale Luciane Cericato, verilda s kluth, Patricia Linardi, Wagner Pommer, Luciane de Fátima Bertini, Denilson Soares Cordeiro, Itale Luciane Cericato, verilda kluth, Renato de Sá Teles, Terezinha Sprenger, Sergio Stoco
2013 a 2018
-
A construção da profissionalidade docente mediada pela problematização da prática cotidiana.
Este projeto investiga processos de formação do professor pesquisador mediados pelo questionamento da própria prática profissional cotidiana.
Autores: Itale Luciane Cericato, Carlos Alberto Tavares Dias Filho, Janio Henrique Bernardes, Sonia Maria Avancini Domeni, Isabel Maria de França Rosa
2014 a 2018
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22