Amalia Neide Covic
Reitoria
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Programa de Pós-Graduação: Instituto de Estudos Avançados e Convergentes
E-Mail: amalia.covic@unifesp.br
Resumo
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), especialização em Física Médica PUC/SP , mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é docente permanente da Universidade Federal de São Paulo, pelo programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/campus Guarulhos. Idealizadora da Escola Móvel/ Aluno Específico (EMAE) e sua coordenadora no período de 2000 - 2021. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - atendimento escolar hospitalar, ambiente de aprendizagem, humanização do tratamento do câncer, atendimento multidisciplinar às crianças gravemente enfermas. Membro do Grupo de Riscos no que tange à Educação e Representante dos Grupos e Estudos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP/SP desde 2020. Membro do grupo de estudo Formação de Professores e Cotidiano Escolar - PUC/SP . ORC ID http://orcid.org/0000-0001-9700-7169 e ResearcherID is: G-4336-2019
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
COVIC, Amalia Neide ou COVIC, A.N.;COVIC, A.;COVIC, AMALIA NEIDE;COVIC, AMÁLIA NEIDE
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Formação
Doutorado em Educação (Currículo)
Aprendizagem da Docência: um estudo a partir do atendimento escolar hospitalar
Avaliação da Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem
Orientação: Marcos Tarcisio Masetto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação (Currículo)
Atendimento Pedagógico Hospitalar: Convalidando uma experiência e sugerindo idéias para a formação de professores
Avaliação da Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem
Orientação: Myrtes Alonso
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2001 a 2002
Graduação em Física
Radiação aplicada à saúde
Orientação: Marcelo Dami
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1972 a 1978
Produção
2024
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Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior (2024)
Artigo publicado
Autores: Adriana Martins de Oliveira; Andrea Perosa Saigh Jurdi; Maria da coneição dos Santos
Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2023
-
Título do capítulo: Relatórios de orientações pedagógicas na educaçã-hospitalar enquanto dispositivo de formação de professores (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Amalia Neide Covic; CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA; Chequetto, Thomas Pontes
Fonte:
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2022
-
O pedagogo hospitalar do hospital Santa Casa de Misericórdia de Limeira - SP: Percepção da equipe clínica e da equipe multidisciplinar / The hospital pedagogue of the hospital Santa Casa de Misericórdia in Limeira - SP: Perception of the clinical team and the multidisciplinary team (2022)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; DA COSTA, SILVIA MILENA MIRANDA
Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 8 , p. 6624 - Extrato QUALIS: C
-
Desenvolvimento das habilidades do processo de alfabetização em crianças gravemente enfermas: um estudo investigativo a partir da teoria das representações sociais (TRS) / Developing literacy process skills in severely sick children: an investigative study from the social representations (TRS) theory (2022)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Wei Mei Hsu
Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 8 , p. 10548 - Extrato QUALIS: C
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Luta por reconhecimento do aluno enfermo na oncologia (2022)
Artigo publicado
Autores: CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA; Amalia Neide Covic
Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 79 - Extrato QUALIS: A4
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Temas Educacionais Includentes: vulnerabilidades sociais, escolares e as políticas em Educação e Saúde (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Amalia Neide Covic; Welington de Andrade Matos; Maria Aparecida de Menezes; Clayton do Espirito Santos; Géssica Rozante; Isabela Lemos de Lima Cascão; Leonardo Brito; Marcos Rodrigues de Lara; Thalita Catarina Decome Poker; Victor dos Santos Moraes
Fonte:
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AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS EM AMBIENTE HOSPITALAR (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Clayton do Espirito Santos
Fonte: Ciência da Saúde e do Desposto no Mundo Contemporâneo , p. 130
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2021
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O PEDAGOGO HOSPITALAR: percepção da equipe clínica de um hospital público do interior de SP (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Silvia Milena Miranda da Costa
Fonte: CADERNO DE RESUMOS DO I SEDIES , p. 42
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O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ESCRITA NO AMBIENTE HOSPITALAR: potencialidades de uma aprendizagem significativa (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Victor dos Santos Moraes
Fonte: Caderno de Resumos do I SEDIES ? Seminário Discente Interdisciplinar em Educação e Saúde: diversidade e desafios na produção científica , p. 123
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REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS GRAVEMENTE ENFERMOS: resultados parciais (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Wei Mei Hsu
Fonte: Caderno de Resumos do I SEDIES ? Seminário Discente Interdisciplinar em Educação e Saúde: diversidade e desafios na produção científica , p. 127
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A ESCOLARIDADE DOS PACIENTES SOBREVIVENTES DO CÂNCER INFANTOJUVENIL ATENDIDOS EM UM CANCER CENTER. (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Juliane Aparecida Lima dos Santos
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 52
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VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Cristina Mazzaia; Geovannia Mendonça dos Santos; Karina Franco Zihlmann; Tabata Galindo; Thiago da Silva Domingos; Amanda Carolina Franciscatto Avezani; Camilla Casaletti Braghetta; Fernanda de Almeida Pimental Argento; Bruno Pereira da Silva
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida
2020
-
LETRAMENTO EM HISTÓRIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: UM DIREITO SUBJETIVO AO CONHECIMENTO HISTÓRICO (2020)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Elder Al Kondari Messora
Fonte: História & Ensino , v. 26 , p. 357 - Extrato QUALIS: A1
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Educação Física Escolar: tenho câncer e baixa visão, posso participar? (2020)
Artigo publicado
Autores: Isabela Lemos de Lima Cascão; Amalia Neide Covic
Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 28 , p. 144 - Extrato QUALIS: A3
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Educação hospitalar e suas intersecções: um enfoque para as práticas de alfabetização (2020)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; MORAES, VICTOR DOS SANTOS
Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 6 , p. 8360 - Extrato QUALIS: C
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Neurofibromatose tipo 1: Ensaio para abertura de novos possíveis. (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Chequetto, Thomas Pontes
Fonte: Educação Contemporânea ¿ Volume 07 ¿ Sociedade e Educação, Educação Inclusiva , p. 161
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HEMATOPOIETIC STEM CELL TRANSPLANTATION, SCHOOLING PROCESS AND COVID-19 (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Victor Gottardello Zecchin; Leonardo Brito; André Covic Bastos
Fonte: JOURNAL OF BONE MARROW TRANSPLANTATION AND CELLULAR THERAPY JBMTCT , p. 222
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Anais do VI Congresso Acadêmico Unifesp: ciência e universidade: transformações para a sociedade (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro
Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico Unifesp: ciência e universidade: transformações para a sociedade
2019
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Residencia para la especialización en la docencia hospitalaria: Reflexiones sobre cuestiones curriculares en el posgrado en Educación y Salud (2019)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Hugo Ramón Barbosa Oddone; Hugo Luis Barbosa Bozzano
Fonte: Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 24 , p. 209 - Extrato QUALIS: A3
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Formação em serviço para o atendimento escolar hospitalar: modalidade residência (2019)
Artigo publicado
Autores: Amalia Neide Covic; CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA
Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 5 , p. 8763 - Extrato QUALIS: C
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Cuidados interdisciplinares com criança e adolescente com câncer (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Ana Lygia Melaragno; Priscila Santos Maia Lemos; Teresa Cristina Cardoso Fonseca; Silvia Coutinho
Fonte: O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a atenção básica: estratégias e desafios para aumentar as chances de cura. , p. 112
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2018
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AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA, ATRAVÉS DA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EXPOSITIVOS EM PACIENTES COM FIBROMATOSE HIALINA JUVENIL (FHJ) (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Thomas Pontes Pereira Chequeto; Luciana dos Santos Domingues; Fernanda Teresa de Lima; Maria Teresa dos Santos Alves; Eliana Maria Monteiro Caran
Fonte: Anais do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA , p. 95
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ACOMPANHAMENTO EM LONGO PRAZO DE PACIENTES COM FIBROMATOSE HIALINA JUVENIL (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Luciana dos Santos Domingues; Fernanda Teresa de Lima; Maria Teresa dos Santos Alves; Thomas Pontes Pereira Chequeto; Eliana Maria Monteiro Caran
Fonte: Anais do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA , p. 125
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2017
2016
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EL PROBLEMA BIOPOLITICO DE LA ESCOLARIZACIÓN HOSPITALARIA FRENTE EL ESTADO CONTEMPORANEO (2016)
Artigo publicado
Autores: Fernando Lionel Quiroga; Beatriz Aparecida Paolucci; Amalia Neide Covic
Fonte: Revista Mundi Sociais e Humanidades (ISSN: 2525-4774) , v. 1 , p. 8-1 - Extrato QUALIS: B3
2015
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Educação Infantil na Escola Hospitalar: a construção dos saberes escolares (2015)
Artigo publicado
Autores: CARVALHO, VANESSA ALVIM KLING FERRAZ DE; PETRILLI, ANTONIO SERGIO; Amalia Neide Covic
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. Unico , p. 00 - Extrato QUALIS: A1
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2014
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Estudo do desenvolvimento escolar de alunos na educação básica que passaram pelo tratamento oncológico (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; André Covic Bastos; Debora Regina Marques de Barros; Géssica Rozante; Letícia Barbato; Mônica Cypriano
Fonte: XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica , p. 13
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Clínica de atendimento aos pacientes fora de tratamento : experiência de um modelo multiprofissional (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Mônica Cypriano; Arnaldo Luiz Pires; Iara C. Dieb; Julia Ferrari; Tsai, Liliana; Maria Inês Rebello; Priscila Santos Maia Lemos; Petrilli, Renata
Fonte: XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica , p. 83
2013
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Successful everolimus therapy for SEGA in pediatric patients with tuberous sclerosis complex (2013)
Artigo publicado
Autores: CAPPELLANO, A. M.; SENERCHIA, A. A.; ADOLFO, F.; PAIVA, P. M.; PINHO, R.; Amalia Neide Covic; CAVALHEIRO, S.; SABA, N.
Fonte: Child's Nervous System (Print) , v. 381 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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CONTEXTUALIZAÇÃO PARA ABORDAR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS FUNÇÕES E AO USO DO SOFTWARE WINPLOT NA RESOLUÇÃO DE EXERCICÍOS DE FIXAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE DISTROFIA MUSCULAR (2013)
Artigo publicado
Autores: Ronan Carbone Petean JR; Amalia Neide Covic
Fonte: Anais do ... Congresso Nacional de Educação , v. 1 , p. 27264
2012
-
Effectiveness of a Hospital School Mathematics Literacy Program (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; André Covic Bastos
Fonte: Advancing Cancer Education and Healthy Living in our Communities: Putting visions and innovations in to action , p. 168
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2011
2010
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A escolarização de crianças e adolescentes gravemente enfermos: questões curriculares em educação e saúde (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Eleutério; Vanessa Ferreira Alvim; Amalia Neide Covic; Ingrid da Silva Ricomini,; Iranilda Lima da Costa Ferreira; Ivo Dias Alves; Luciana de Abreu Nascimento; Lucineide Machado Pinheiro; Roselaine Pontes de Almeida; Suzana Iris Bezerra; Társia Fernada Tórmena
Fonte: Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , p. GT2AC16.doc
-
-
Aprendizagem da docência no espaço do IOP-GRAACC/UNIFESP (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic
Fonte:
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ENSINO DA FÍSICA EM CLASSE HOSPITALAR: UM EXEMPLO NO CAMPO DA MECÂNICA (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; WATANABE, GRACIELLA
Fonte:
2009
-
A não-escola: os sentidos atribuídos à escola e ao professor hospitalares por pacientes oncológicos. (2009)
Artigo publicado
Autores: MARCHESAN, Eduardo Caliendo; BOCK, Ana Mercês Bahia; Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Petrilli,Antonio Sergio
Fonte: Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 29 , p. 476 - Extrato QUALIS: A2
-
-
DA MULTIDISCIPLINARIDADE À INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE UM PROCESSO (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Amalia Neide Covic; Petrilli, Renata; Carvalho, Elisabeth Egydio; Maia, Priscila; Mingione, Iara Cristina Dieb; Tsai, Liliana; Fontana Lopes, Nilza Nelly; Eduardo Kanemoto
Fonte: XXII Congresso Latino Americano de Oncologia Pediátrica , p. 109
2008
2006
2005
2004
2003
2002
Atuações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
contratado
2003 a 2005
Fundação Carlos ALberto Vanzolini
-
Prestação de Serviço
2006 a 2006
Instituto Educacional Teresa Martin
-
Professor contratado
1990 a 1993
Instituto Santanense de Ensino Superior
-
Professor Contratado
2000 a 2001
Faculdade da Editora Nacional
-
seletivo
Professor vistante
2007 a 2009
Instituto de Oncologia Pediátrica-GRAACC-Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora
Contratada
2000 a 2021
Universidade Federal de São Paulo
-
Docente
Convidado
Desde 2009
-
Permanente
Desde 2012
Centro Universitário Fundação Santo André
-
Concursada
Contratada
2009 a 2011
IGT na Rede
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Editora e Livraria Appris Ltda
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Membro de comitê assessor
Desde 2016
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2017
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
Instituto de Estudos Avançados e Convergentes
-
Colaborador
Vide Informações
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA COM ALUNOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2017
Dissertação de mestrado em andamento
-
Francisca Tarciana Morais da Silva
Práticas de leitura literária de adolescentes em atendimento escolar hospitalar
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2018
Tese de doutorado concluídas
-
Thomas Pontes Pereira Chequetto
NEUROFIBROMATOSE TIPO 1: ASPECTOS COGNITIVOS E EDUCACIONAIS
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogas.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM GESTÁLTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES HOSPITALARES: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Luta por reconhecimento da escola hospitalar
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O professor bilíngue e o intérprete em Libras no ensino de Geografia
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: O DIREITO E A VIDA ESCOLAR ENTRE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: RESULTADOS E PRÀTICAS EM PROL DO ALUNO GRAVEMENTE ENFERMO NO HOSPITAL DO GRAACC
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Dissertação de mestrado concluídas
-
Fernanda Santos Queiroz Borges da Costa
OS CURSOS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS CLASSES HOSPITALARES.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Juliane Aparecida Lima dos Santos
A ESCOLARIDADE DOS PACIENTES SOBREVIVENTES DE TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM CÂNCER INFANTOJUVENIL
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
SILVIA MILENA MIRANDA DA COSTA
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO HOSPITALAR NA PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE LIMEIRA.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Representação Social do Processo de Alfabetização Observado Pelas Publicações: período de 2000 até 2018
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
FORMA ESCOLAR E CUIDADO NO RETORNO DO ALUNO NA ESCOLA APÓS O TRATAMENTO ONCOLÓGICO: INVESTIGANDO A LITERATURA SOBRE O TEMA
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A experiência social de aprendizagem da criança e do (a) adolescente gravemente enfermo (a) que estuda no hospital.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Jovens em Cumprimento de Medida SocioeducativaA: o Olhar Das Produções Acadêmicas
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Identidade do docente hospitalar de crianças e adolescentes gravemente doentes e suas significações na literatura científica.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Educação Física escolar: tenho câncer, posso participar?
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
A formação de professores para atendimento educacional especializado: um estudo sobre a relação entre educação e saúde em um curso de pós-gradução lato-sensu
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA HOSPITALAR: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES ESCOLARES NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/CRIANÇA
Ciências APlicada à Pediatria
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
Gestão
Pesquisa
Instituto de Oncologia Pediátrica-GRAACC-Universidade Federal de São Paulo
-
Integração de alunos enfermos às escolar regulares
Integrar alunos afetados por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica à escola regular propiciando o exercício da cidadania em concomitância com a formação de professores para atuação em ambientes externos à sala de aula regular. O projeto tem parceria técnica com a Universidade Federal de São paulo
Autores: Amalia Neide Covic, Antônio Sérgio Petrilli, Elder Al Kondari Messora, Géssica Rozante
Desde 2015
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Os usos sociais da linguagem em processo de educação de jovens e adultos sobreviventes do câncer infantil submetidos a tratamento radioterápico: um estudo de caso
Pesquisa desenvolvida por professores residentes do Instituto de Oncologia Pediátrica/Unifesp, no hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à criança com Câncer. Objetiva estreitar as relações entre Educação e Saúde no que tange aos usos da linguagem após tratamento radioterápico.
Autores: Amalia Neide Covic, Amália Neide Covic, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequeto
2018 a 2018
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INTEGRAÇÃO DE ALUNOS ENFERMOS ÀS ESCOLAS REGULARES
Implementação de Sistema de Dados e Portal de Comunicação entre a escola de atendimento ao escolar do Hospital do GRAACC e as diferentes escolas de educação básica do Brasil. A base de dados armazena informações concernente às dinâmicas relacionais e habilidades escolares e sociais objetivadas nos atendimentos escolares hospitalar e de Portal de Comunicação aproxima as escolas envolvidas com o processo de escolarização do aluno enfermo. Gera conhecimento baseado em evidência científica por meio de dados construídos com a análise dos diferentes discursos armazenados. Forma recursos humanos da graduação, mestrado e doutorado que sejam capazes de articular os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos a partir do domínio de metodologias qualitativas e sua adoção em metodologias trianguladas com processos de tratamento crônicos. Gerar e participar de eventos acadêmicos e de órgãos governamentais e internacionais para intercambio de evidencia e boas práticas em temas de fronteira que vinculem as áreas da educação e da saúde. Modelagem estatística para eventos de fora de tratamento na área das neoplasias da infância e adolescência.
Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Fernando Lionel Quiroga, Debora Regina Marques de Barros, Hanik Righi Torres, André Covic Bastos, Lígia Perez Vilar
Desde 2015
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O aluno gravemente enfermo: estudo da relação entre o uso de quimioterápicos durante o tratamento neoplásico e o processo de escolarização
Intenciona-se compreender o processo de escolarização dos alunos-pacientes que receberam quimioterápicos durante seus estudos na Educação Básica. A análise partirá do estudo de prontuários da Escola Hospitalar (Escola Móvel/Aluno Específico) do Instituto de Oncologia Pediátrica-Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer/Universidade Federal de São Paulo (IOP-Graacc/Unifesp). Estudos alertam que os anos escolares e o processo de aprendizagem podem ser alterados, por este motivo objetiva-se neste grupo de pesquisa criar hipóteses sobre esses eventos. A literatura dialoga, quando é o caso do Methotrexate (MTX), com duas vertentes de conhecimento: (1) os trabalhos pré-clínicos evidenciam alterações na substância branca e danos cerebrais resultantes de agentes quimioterápicos específicos que são comumente usados durante o tratamento; (2) estudos com pacientes sobreviventes do câncer da infância registram que eles possuem dificuldades acadêmicas e aqueles que passaram pelo tratamento com MTX são mais propensos a receber atenção de programas de educação especial (Pizzo, 1997). Complementa o rol de necessidade da pesquisa acima apontada, a ideia de que uma educação fundamentada no principio de igualdade social deva satisfazer a três dimensões: a do respeito aos direitos fundamentais, a da representatividade social e a da cidadania e, para tal, é necessária a compreensão dos processos envolvidos nas relações entre os alunos em tratamento e os saberes escolares veiculados na Educação Básica (Freitas & Bicas, 2009). Ainda mais, existe a necessidade de formação de professores da Educação Básica para atender às demandas de um trabalho em ambiente exterior à sala de aula tradicional. Posto isto, o grupo tem como eixo principal de reflexão a formulação de hipóteses sobre as relações entre quimioterápicos e a escolarização de crianças e adolescentes em tratamento neoplásico. Consideramos também as bifurcações desse eixo: necessidades e possibilidades de aprendizagem
Autores: Amalia Neide Covic, Antônio Sérgio Petrilli, André Covic Bastos, Vanessa Ferreira Alvim, Maria Lucia de Martino Lee, Marcos Cezar de Freitas, Hugo Ramón Barbosa Oddone, Isabela Lemos de Lima Cascão, Fernanda Rigoni Abumrad, Débora Yumi Baccaro, João Paulo Leme Ferreira, Elder Al Kondari Messora, Juliana Nair dos Santos, Fabiana Aparecida de Melo Oliveira
2011 a 2014
Universidade Federal de São Paulo
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Impacto das doenças raras no processo de escolarização
No Brasil há cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com alguma doença rara (doravante DR). Estima-se que 70% das doenças raras se iniciam na infância e mais 10% se iniciam entre a infância e a vida adulta. Ou seja, 80% dessas patologias acometem diretamente crianças e jovens. Essa população se encontra, portanto, em plena idade escolar e de desenvolvimento do processo cognitivo-motor. Contudo, não temos até o presente momento dados epidemiológicos confiáveis sobre impacto dessas enfermidades no plano da escolarização. Tampouco, possuímos políticas específicas que visem garantir o acesso à educação inclusiva e dirimir prejuízos educacionais oriundos de particularidades do processo de saúde e doença. Serão considerados sujeitos da pesquisa os participantes do projeto ?guarda-chuva? e que tenham de 5 anos até 19 anos de idade. A proposta é de levantamento de dados objetivos relativos ao processo de escolarização e a construção de dados por meio de métricas multivariadas utilizando-se um software de análise e, em seguida, com regressão multivariada, elencar fatores podem estar interferindo no processo de escolarização. Estabelecer possibilidades prognósticas da escolarização de pessoas com DR é essencial para criação de redes de amparo e ações específicas ? dentre elas atendimento pedagógico especializado e formação docente? que garantam o direito à educação e ao desenvolvimento integral. Dessa maneira, enfatizamos a necessidade iminente de incorporação das questões que tangenciam o universo da escolarização e do desenvolvimento como um fator importante nas linhas de cuidado das doenças raras.
Autores: Amalia Neide Covic, Thomas Pontes Pereira Chequetto
Desde 2022
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Diálogo no tempo presente: uma proposta de tráfego de informações entre a escola hospitalar e a escola regular de alunos em tratamento oncológico
INTRODUÇÃO: Os avanços nas pesquisas oncológico pediátricas vêm trazendo às escolas uma nova população - os alunos gravemente enfermos. Por ser algo novo no meio escolar, sem muitos estudos e relatos de experiências anteriormente publicadas, passa a existir uma série de incertezas e também problemas ainda não bem delineados por pesquisas que possam orientar a atuação dos professores no retorno escolar. A tradição de que todo aluno deve adequar-se às regras impostas pelo sistema escolar, assim como, a sua forma de ensino, cria uma carcaça homogênea que sem ajuda externa, alunos e familiares, não conseguem transpor. Propomos o diálogo entre professores de educação física da escola regular e professores/coordenadores da escola hospitalar com o propósito de atender aos alunos- pacientes. OBJETIVO: Será foco deste estudo a reinserção escolar, mais especificamente às aulas de educação física, quando do retorno do aluno às escolas de origem, após o tratamento neoplásico. Objetivamos sistematizar uma forma de diálogo entre a escola hospitalar e a escola regular com finalidade de promover consenso sobre as ações que têm efeito sobre a vida estudantil dos adolescentes que passaram pelo tratamento oncológico de câncer. JUSTIFICATIVA: São pouco frequentes os estudos nacionais envolvendo o adolescente com câncer e o processo de escolarização. Com isso, propomos uma pesquisa que sistematize cientificamente o diálogo entre as instituições com a intenção de atender aos alunos-pacientes em tratamento neoplásico de maneira a contribuir com que outros alunos envolvidos tenham como um referente diferentes possibilidades de cada qual viver a sua própria corporeidade durante essas aulas. MÉTODO: Para a realização deste estudo será adotado o método da pesquisa-ação, uma modalidade de estudo que vai além de uma pesquisa aplicada, pois visa originar conhecimentos a serem praticados com intenção de solucionar questões ligadas a uma situação específica e que tem por finalidade interferir na realidade estudada, para modificá-la. Com a sistematização dos diálogos que ocorrem entre professores das duas modalidades escolares aqui envolvidas, poderemos analisar como as trocas de saberes entre tais agentes trabalham no sentido de que os alunos se percebam como parte constituinte da escola regular. O aluno será o objeto investigado, porém, serão as ações dialógicas entre os agentes escolares que promoverão as reflexões contínuas, cíclicas que além de atingir diretamente o aluno, transformarão a realidade na qual está inserido. Desta forma, esta pesquisa visa primeiramente identificar junto à escola hospitalar, 30 adolescentes que estejam regressando a escola regular e que tenham durante as consultas iniciais, apontado que possuíam/possuem dor musculoesquelética. A partir da localização destes alunos, iniciar-se-á o desenvolvimento da pesquisa que se dará em algumas etapas em ação conjunta entre pesquisador/pesquisados em ambientes onde acontecem as próprias práticas. Para tal será desenvolvido um protocolo dialógico a partir do portal eletrônico da escola hospitalar, entre os professores das escolas regulares e hospitalar. Posteriormente o aluno enfermo será entrevistado para nos indicar como se percebe dentro do contexto escolar regular, a partir do período em que os diálogos entre os agentes escolares firmaram-se. Uma leitura paralela entre os vários informantes produzirão elementos para a construção dos dados a fim de que uma resposta seja proposta para o objetivo da pesquisa.
Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão
2016 a 2018
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A Escolarização em Ambiente Hospitalar
PRESSUPOSTO: a partir do modelo de escola móvel é possível restituir o sentido essenciais da escolarização da escola regular. OBJETIVO: Compreender a experiência da escolarização da criança e do adolescente com câncer no Instituto de Oncologia Pediátrica da Unifesp no Hospital do Graacc. METODOLOGIA: Etnografia e entrevistas com temas disparadores.
Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Amalia Neide Covic, Fernando Lionel Quiroga
2016 a 2017
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A ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: O DIREITO E A VIDA ESCOLAR ENTRE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE
Dados de cadastro do Projeto: CAAE:57380616.4.0000.5505 ; Número do Parecer: 1.704.717 O propósito desta investigação consistirá na interpretação, a partir da pesquisa de natureza etnográfica, dos sentidos sociais relativos à experiência da escolarização do aluno gravemente enfermo hospitalizado. Objetivos/problema: esta pesquisa tem por objetivo compreender os sentidos sociais acerca da vida dos alunos ? adolescentes ? hospitalizados por ocasião de tratamento de doenças de origem neoplásicas. Além disso, espera-se interpretar de que modo a experiência escolar em ambiente hospitalar é vivenciada pelo aluno em tratamento; e como o adolescente ressignifica a sua existência do ponto de vista cultural. Material e Métodos: esta pesquisa será desenvolvida a partir do método qualitativo de cunho etnográfico, onde serão incluídas entrevistas com professores e alunos integrantes da Escola Móvel. Tal pesquisa contará com uma amostra de N=10 sujeitos, sendo N= 6 pertencentes ao quadro de adolescentes em tratamento do Hospital do Câncer ? IOP/GRAACC e N=4 professores pertencentes à Escola Móvel. Justificativa: este empreendimento justifica-se na medida em que interpretar o universo simbólico resultante da experiência escolar no ambiente hospitalar, ao mesmo tempo em que pode subsidiar elementos teóricos para investigações futuras, pode ademais contribuir no sentido de mobilizar esforços para o aperfeiçoamento deste processo também em sentido material e estratégico. O resultado do presente esforço consiste, nesta medida, em trazer ao debate um sentido de inauguração referencial favorecida pelos sentidos narrativos da experiência de vida face ao processo de escolarização em ambiente hospitalar.
Autores: Amalia Neide Covic, Fernando Lionel Quiroga
2016 a 2017
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Processo de escolarização do aluno afetado por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica.
Estudo retrospectivo entre os anos 2002 e 2018 sobre o processo de escolarização do aluno afetado por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica encontra-se delineado para o período de 4 anos. Expressando o objetivo em termos interrogativos construímos dois núcleos investigativos: (1)Quais hipóteses podem ser elencadas sobre o perfil longitudinal de alunos da Educação Básica que estudam enquanto realizam tratamento de doenças de origem genética neoplásica ou não? e, (2) Quais ajustes sociais e cognitivos foram realizados para que os alunos pacientes em estudo percorressem a Educação Básica? O delineamento metodológico seguirá principalmente aquele da Teoria Fundamenta em dados, sendo que a busca de evidências terá suporte em documentos escolares e clínicos. Serão pesquisados 2000 documentos individuais. Este projeto abre espaço para outros de mestrado e doutorado com suporte da pesquisa ativa. A construção de dados ocorrerá pelos aportes da vertente da análise do discurso situacional.
Autores: Amalia Neide Covic, Amália Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Géssica Rozante, André Covic Bastos, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequetto, Wei Mei Hsu
Desde 2015
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INTEGRAÇÃO DE ALUNOS ENFERMOS ÀS ESCOLAS REGULARES
Possibilidade de ampliação do conhecimento referente ao processo de escolarização dos alunos que realizam e/ou realizaram tratamento neoplásico. Construção de modelos estatísticos para estudo dos eventos de fora de tratamento das doenças neoplásicas. Fundamentação para o atendimento aos escolares que realizam e/ou realizaram tratamento neoplásico tanto na escola hospitalar como na escola regular.
Autores: Amalia Neide Covic, André Covic Bastos, Ivo Dias Alves, Hugo Ramón Barbosa Oddone, Isabela Lemos de Lima Cascão, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequetto, Maria Aparecida de Menezes, Wei Mei Hsu, Victor dos Santos Moraes, Clayton do Espirito Santos
Desde 2015
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22