Amalia Neide Covic nacionalidade brasileira

Reitoria

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Programa de Pós-Graduação: Instituto de Estudos Avançados e Convergentes

E-Mail: amalia.covic@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), especialização em Física Médica PUC/SP , mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é docente permanente da Universidade Federal de São Paulo, pelo programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/campus Guarulhos. Idealizadora da Escola Móvel/ Aluno Específico (EMAE) e sua coordenadora no período de 2000 - 2021. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - atendimento escolar hospitalar, ambiente de aprendizagem, humanização do tratamento do câncer, atendimento multidisciplinar às crianças gravemente enfermas. Membro do Grupo de Riscos no que tange à Educação e Representante dos Grupos e Estudos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP/SP desde 2020. Membro do grupo de estudo Formação de Professores e Cotidiano Escolar - PUC/SP . ORC ID http://orcid.org/0000-0001-9700-7169 e ResearcherID is: G-4336-2019

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

COVIC, Amalia Neide ou COVIC, A.N.;COVIC, A.;COVIC, AMALIA NEIDE;COVIC, AMÁLIA NEIDE


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Formação

  • Doutorado em Educação (Currículo)

    Aprendizagem da Docência: um estudo a partir do atendimento escolar hospitalar

    Avaliação da Aprendizagem

    Ensino-Aprendizagem

    Orientação: Marcos Tarcisio Masetto

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em Educação (Currículo)

    Atendimento Pedagógico Hospitalar: Convalidando uma experiência e sugerindo idéias para a formação de professores

    Avaliação da Aprendizagem

    Ensino-Aprendizagem

    Orientação: Myrtes Alonso

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    2001 a 2002

  • Graduação em Física

    Radiação aplicada à saúde

    Orientação: Marcelo Dami

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1972 a 1978

  • Produção


    2024


    • Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Adriana Martins de Oliveira; Andrea Perosa Saigh Jurdi; Maria da coneição dos Santos

      Conteúdo completo

      Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2


    2023


    • Título do capítulo: Relatórios de orientações pedagógicas na educaçã-hospitalar enquanto dispositivo de formação de professores (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Amalia Neide Covic; CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA; Chequetto, Thomas Pontes

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • OS CURSOS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA; Fernanda dos Santos Queiroz Borges da Costa

      Fonte: Anais do XI Congresso Acadêmico Unifesp - universidade na (re)construção , p. 1436


    2022


    • O pedagogo hospitalar do hospital Santa Casa de Misericórdia de Limeira - SP: Percepção da equipe clínica e da equipe multidisciplinar / The hospital pedagogue of the hospital Santa Casa de Misericórdia in Limeira - SP: Perception of the clinical team and the multidisciplinary team (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; DA COSTA, SILVIA MILENA MIRANDA

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 8 , p. 6624 - Extrato QUALIS: C

    • Desenvolvimento das habilidades do processo de alfabetização em crianças gravemente enfermas: um estudo investigativo a partir da teoria das representações sociais (TRS) / Developing literacy process skills in severely sick children: an investigative study from the social representations (TRS) theory (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Wei Mei Hsu

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 8 , p. 10548 - Extrato QUALIS: C

    • Luta por reconhecimento do aluno enfermo na oncologia (2022)

      Artigo publicado

      Autores: CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA; Amalia Neide Covic

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 79 - Extrato QUALIS: A4

    • Temas Educacionais Includentes: vulnerabilidades sociais, escolares e as políticas em Educação e Saúde (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Amalia Neide Covic; Welington de Andrade Matos; Maria Aparecida de Menezes; Clayton do Espirito Santos; Géssica Rozante; Isabela Lemos de Lima Cascão; Leonardo Brito; Marcos Rodrigues de Lara; Thalita Catarina Decome Poker; Victor dos Santos Moraes

      Fonte:

    • AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS EM AMBIENTE HOSPITALAR (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Clayton do Espirito Santos

      Conteúdo completo

      Fonte: Ciência da Saúde e do Desposto no Mundo Contemporâneo , p. 130

    • Oncologia Pediátrica e Acompanhamento Escolar Hospitalar (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Edmar Silva; Thomas Pontes Pereira Chequeto

      Fonte: Conference Proceedings - International Conference on Childhood and Adolescence , p. 43


    2021


    • O PEDAGOGO HOSPITALAR: percepção da equipe clínica de um hospital público do interior de SP (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Silvia Milena Miranda da Costa

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNO DE RESUMOS DO I SEDIES , p. 42

    • O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ESCRITA NO AMBIENTE HOSPITALAR: potencialidades de uma aprendizagem significativa (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Victor dos Santos Moraes

      Conteúdo completo

      Fonte: Caderno de Resumos do I SEDIES ? Seminário Discente Interdisciplinar em Educação e Saúde: diversidade e desafios na produção científica , p. 123

    • REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS GRAVEMENTE ENFERMOS: resultados parciais (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Wei Mei Hsu

      Conteúdo completo

      Fonte: Caderno de Resumos do I SEDIES ? Seminário Discente Interdisciplinar em Educação e Saúde: diversidade e desafios na produção científica , p. 127

    • A ESCOLARIDADE DOS PACIENTES SOBREVIVENTES DO CÂNCER INFANTOJUVENIL ATENDIDOS EM UM CANCER CENTER. (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Juliane Aparecida Lima dos Santos

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 52

    • VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Cristina Mazzaia; Geovannia Mendonça dos Santos; Karina Franco Zihlmann; Tabata Galindo; Thiago da Silva Domingos; Amanda Carolina Franciscatto Avezani; Camilla Casaletti Braghetta; Fernanda de Almeida Pimental Argento; Bruno Pereira da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida


    2020


    • LETRAMENTO EM HISTÓRIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: UM DIREITO SUBJETIVO AO CONHECIMENTO HISTÓRICO (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Elder Al Kondari Messora

      Conteúdo completo

      Fonte: História & Ensino , v. 26 , p. 357 - Extrato QUALIS: A1

    • Educação Física Escolar: tenho câncer e baixa visão, posso participar? (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Isabela Lemos de Lima Cascão; Amalia Neide Covic

      Conteúdo completo

      Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 28 , p. 144 - Extrato QUALIS: A3

    • Educação hospitalar e suas intersecções: um enfoque para as práticas de alfabetização (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; MORAES, VICTOR DOS SANTOS

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 6 , p. 8360 - Extrato QUALIS: C

    • Implicações do câncer da Criança no processo de alfabetização (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; PETRILLI, ANTONIO SERGIO

      Fonte:

    • Neurofibromatose tipo 1: Ensaio para abertura de novos possíveis. (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Chequetto, Thomas Pontes

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação Contemporânea ¿ Volume 07 ¿ Sociedade e Educação, Educação Inclusiva , p. 161

    • HEMATOPOIETIC STEM CELL TRANSPLANTATION, SCHOOLING PROCESS AND COVID-19 (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Victor Gottardello Zecchin; Leonardo Brito; André Covic Bastos

      Conteúdo completo

      Fonte: JOURNAL OF BONE MARROW TRANSPLANTATION AND CELLULAR THERAPY JBMTCT , p. 222

    • Anais do VI Congresso Acadêmico Unifesp: ciência e universidade: transformações para a sociedade (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico Unifesp: ciência e universidade: transformações para a sociedade


    2019


    • Residencia para la especialización en la docencia hospitalaria: Reflexiones sobre cuestiones curriculares en el posgrado en Educación y Salud (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Hugo Ramón Barbosa Oddone; Hugo Luis Barbosa Bozzano

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 24 , p. 209 - Extrato QUALIS: A3

    • Formação em serviço para o atendimento escolar hospitalar: modalidade residência (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; CASCÃO, ISABELA LEMOS DE LIMA

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Development , v. 5 , p. 8763 - Extrato QUALIS: C

    • Cuidados interdisciplinares com criança e adolescente com câncer (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Ana Lygia Melaragno; Priscila Santos Maia Lemos; Teresa Cristina Cardoso Fonseca; Silvia Coutinho

      Fonte: O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a atenção básica: estratégias e desafios para aumentar as chances de cura. , p. 112

    • Jovens com câncer fazem cursinho e prova do Enem em hospital de SP (2019)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ricardo Hiar; Amalia Neide Covic

      Fonte: Folha de S.Paulo , p. 1

    • Desafio Profissão -- Pedagogia Hospitalar (2019)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Amalia Neide Covic; Géssica Rozante; Silvio Bock

      Fonte: TV PUC , p. 1

    • O ensino de ciências no atendimento escolar hospitalar: estudo de caso (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Monique Albuquerque Ferreira; Pedro Miranda; Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do XII ENPEC , p. 1


    2018


    • Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Fernando Lionel Quiroga

      Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 15 , p. 92 - Extrato QUALIS: A2

    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Elder Al Kondari Messora

      Fonte: Práticas de Sala de Aula , p. 409

    • ALFABETIZAÇÃO E FORMA ESCOLAR NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Francisca Tarciana Morais da Silva; Thomas Pontes Pereira Chequeto

      Fonte: Práticas de Sala de Aula , p. 431

    • LATE EFFECTS ON CHILDHOOD CANCER SURVIVORS: ANALYSIS THE SCHOOLING OF 283 CASES FROM 2014 TO 2017 (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Cristina Leika Horii; André Covic Bastos; Mônica Cypriano

      Fonte: RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS SLAOP 2018 , p. 2

    • AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA, ATRAVÉS DA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EXPOSITIVOS EM PACIENTES COM FIBROMATOSE HIALINA JUVENIL (FHJ) (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Thomas Pontes Pereira Chequeto; Luciana dos Santos Domingues; Fernanda Teresa de Lima; Maria Teresa dos Santos Alves; Eliana Maria Monteiro Caran

      Fonte: Anais do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA , p. 95

    • ACOMPANHAMENTO EM LONGO PRAZO DE PACIENTES COM FIBROMATOSE HIALINA JUVENIL (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Luciana dos Santos Domingues; Fernanda Teresa de Lima; Maria Teresa dos Santos Alves; Thomas Pontes Pereira Chequeto; Eliana Maria Monteiro Caran

      Fonte: Anais do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA , p. 125

    • A escolarização de alunos com doenças crônicas: desafios de possibilidades (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do VIII CBEE e XI ENPEE , p. 21

    • FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: MODALIDADE RESIDÊNCIAS (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Isabela Lemos de Lima Cascão

      Fonte: Anais do I Congresso Humanitas: Educação , p. digital

    • O direito de crianças e jovens brasileiros ao atendimento escolar hospitalar (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Maria Aparecida de Menezes

      Fonte: Anais do Cong. Int. de Educación y Aprendizaje , p. online


    2017


    • Tecendo relações entre educação e saúde: processo de escolarização de alunos gravemente enfermos (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Victor Gottardello Zecchin; André Covic Bastos

      Fonte: Revista Internacional de Humanidades Médicas , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: C

    • Mesmo internados em hospital, estudantes vão fazer a prova do Enem este ano (2017)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Jornal UOL , p. 000


    2016


    • EL PROBLEMA BIOPOLITICO DE LA ESCOLARIZACIÓN HOSPITALARIA FRENTE EL ESTADO CONTEMPORANEO (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Lionel Quiroga; Beatriz Aparecida Paolucci; Amalia Neide Covic

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Mundi Sociais e Humanidades (ISSN: 2525-4774) , v. 1 , p. 8-1 - Extrato QUALIS: B3


    2015


    • Educação Infantil na Escola Hospitalar: a construção dos saberes escolares (2015)

      Artigo publicado

      Autores: CARVALHO, VANESSA ALVIM KLING FERRAZ DE; PETRILLI, ANTONIO SERGIO; Amalia Neide Covic

      Conteúdo completo

      Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. Unico , p. 00 - Extrato QUALIS: A1

    • Descrição do Processo de Escolarização de Pacientes Submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; André Covic Bastos; Victor Gottardello Zecchin

      Fonte: XIX Congresso da SBTMO 2015 , p. 75

    • A SAÚDE E O TEMPO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Diego Eugênio Almeida; Deoclecia de Andrade Trindade; Amalia Neide Covic

      Fonte: ANAIS do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD-Cátedra Unesco e IX ENAEH , p. 12118

    • REFLEXÃO SOBRE SINGULARIDADES NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: ANAIS do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD-Cátedra Unesco e IX ENAEH , p. 32425

    • Aspectos éticos, políticos e antropológicos da identidade do professor hospitalar de crianças e adolescentes gravemente doentes (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Hugo Ramón Barbosa Oddone; Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia


    2014


    • Estudo do desenvolvimento escolar de alunos na educação básica que passaram pelo tratamento oncológico (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; André Covic Bastos; Debora Regina Marques de Barros; Géssica Rozante; Letícia Barbato; Mônica Cypriano

      Fonte: XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica , p. 13

    • Clínica de atendimento aos pacientes fora de tratamento : experiência de um modelo multiprofissional (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Mônica Cypriano; Arnaldo Luiz Pires; Iara C. Dieb; Julia Ferrari; Tsai, Liliana; Maria Inês Rebello; Priscila Santos Maia Lemos; Petrilli, Renata

      Fonte: XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica , p. 83


    2013


    • Successful everolimus therapy for SEGA in pediatric patients with tuberous sclerosis complex (2013)

      Artigo publicado

      Autores: CAPPELLANO, A. M.; SENERCHIA, A. A.; ADOLFO, F.; PAIVA, P. M.; PINHO, R.; Amalia Neide Covic; CAVALHEIRO, S.; SABA, N.

      Conteúdo completo

      Fonte: Child's Nervous System (Print) , v. 381 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • VULNERABILIDADES NO RETORNO ESCOLAR APÓS TRATAMENTO DE NEOPLASIA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Isabela Lemos de Lima Cascão

      Fonte: Anais do ... Congresso Nacional de Educação , v. 1 , p. 31404

    • O ECONICHO (E QUESTÕES DE IDENTIDADE) DO PROFESSOR HOSPITALAR (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Hugo Ramón Barbosa Oddone; Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do ... Congresso Nacional de Educação , v. 1 , p. 27884

    • CONTEXTUALIZAÇÃO PARA ABORDAR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS FUNÇÕES E AO USO DO SOFTWARE WINPLOT NA RESOLUÇÃO DE EXERCICÍOS DE FIXAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE DISTROFIA MUSCULAR (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Ronan Carbone Petean JR; Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do ... Congresso Nacional de Educação , v. 1 , p. 27264


    2012


    • Effectiveness of a Hospital School Mathematics Literacy Program (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; André Covic Bastos

      Conteúdo completo

      Fonte: Advancing Cancer Education and Healthy Living in our Communities: Putting visions and innovations in to action , p. 168

    • Projeto de Atendimento Escolar Abdim (2012)

      Software

      Autores: André Covic Bastos; Amalia Neide Covic

      Fonte:


    2011


    • A família e o processo de escolarização da criança gravemente enferma (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Társia Fernada Tórmena; Carina Bortolato; Cristina Freire; Amalia Neide Covic

      Fonte: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso) , v. 1 , p. 638 - Extrato QUALIS: B2

    • O Aluno Gravemente Enfermo (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Amalia Neide Covic; OLIVEIRA, Fabiana Aparecida Melo

      Fonte:

    • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSAIO A PARTIR DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Fátima Aparecida Gonçalves; Iranilda Lima da Costa Ferreira

      Fonte: Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres , p. 27

    • Effective Actions in Monitoring Hospital School (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Bastos, André Covic

      Fonte: Advancing Cancer Education and Healthy Living in Our Communities , p. 1

    • Effectiveness of a Hospital School Mathematics Literacy Program (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Bastos, André Covic

      Fonte: CURE4KIDS GLOBAL SUMMIT , p. 31

    • Aprendizagem da Docência: uma atividade distribuída em um curso na modalidade residência hospitalar (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do ... Congresso Nacional de Educação , p. 15466


    2010


    • Escola, Esquecimento e Morte (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto

      Fonte: Cuidados Paliativos: diretrizes, humanização e alívio de sintomas , p. 605

    • A escolarização de crianças e adolescentes gravemente enfermos: questões curriculares em educação e saúde (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carine Eleutério; Vanessa Ferreira Alvim; Amalia Neide Covic; Ingrid da Silva Ricomini,; Iranilda Lima da Costa Ferreira; Ivo Dias Alves; Luciana de Abreu Nascimento; Lucineide Machado Pinheiro; Roselaine Pontes de Almeida; Suzana Iris Bezerra; Társia Fernada Tórmena

      Fonte: Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , p. GT2AC16.doc

    • QUAL É A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O CÂNCER E O SEU TRASTAMENTO QUANDO ESTE AFETA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Susiane Amaral dos Santos; Amalia Neide Covic

      Fonte: Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , p. GT3AC48.doc

    • Aprendizagem da docência no espaço do IOP-GRAACC/UNIFESP (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • ENSINO DA FÍSICA EM CLASSE HOSPITALAR: UM EXEMPLO NO CAMPO DA MECÂNICA (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; WATANABE, GRACIELLA

      Conteúdo completo

      Fonte:


    2009


    • A não-escola: os sentidos atribuídos à escola e ao professor hospitalares por pacientes oncológicos. (2009)

      Artigo publicado

      Autores: MARCHESAN, Eduardo Caliendo; BOCK, Ana Mercês Bahia; Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Petrilli,Antonio Sergio

      Fonte: Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 29 , p. 476 - Extrato QUALIS: A2

    • AÇÕES EFETIVAS EM ACOMPANHAMENTO ESCOLAR HOSPITALAR (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Antônio Sérgio Petrilli

      Fonte: XXII Congresso Latino Americano de Oncologia Pediátrica , p. 105

    • DA MULTIDISCIPLINARIDADE À INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE UM PROCESSO (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Petrilli, Renata; Carvalho, Elisabeth Egydio; Maia, Priscila; Mingione, Iara Cristina Dieb; Tsai, Liliana; Fontana Lopes, Nilza Nelly; Eduardo Kanemoto

      Fonte: XXII Congresso Latino Americano de Oncologia Pediátrica , p. 109


    2008


    • Qual o impacto do transplante de medula óssea sobre a escolarização? (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; SEBER,Adriana; GOUVEIA,Roseane V.; Petrilli,Antonio Sergio

      Fonte: Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia , v. 300808 , p. 96 - Extrato QUALIS: B3


    2006


    • Crianças doentes continuam a estudar em hospitais do Pais (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Renata Cafardo; Amalia Neide Covic; outros

      Fonte: O Estado de São Paulo , p. 12

    • A Articulação da Linguagem Verbal em Pacientes em Tratamento Oncológico (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica


    2005


    • As avaliações Externas: uma percepção dos educadores (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Análise Crític das Políticas Públicas de Avaliação , p. 53

    • Projeto Escola Móvel Aluno Específico (2005)

      Software

      Autores: André Covic Bastos; Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto

      Fonte:

    • Classes Hospitalares: Gestão em Tecnologia (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Antônio Sérgio Petrilli; Eduardo Kanemoto; Myrtes Alonso; André Covic Bastos; Daniel Caramello

      Fonte: XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica , p. 34

    • Tumor de Wilms: Um estudo pedagógico (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Antônio Sérgio Petrilli; Eduardo Kanemoto

      Fonte: XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica , p. 34

    • Atendimento Pedagógico Hospitalar: Um relato técnico (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Antônio Sérgio Petrilli; Eduardo Kanemoto

      Fonte: XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica , p. 35

    • Escola Móvel: Uma vivência de Classe Hospitalar Brasileira (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica , p. 64

    • Ensino da Física em Classe Hospitalar: um exemplo no campo da mecânica (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amalia Neide Covic; Graciella Watanabe

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 170


    2004


    • A freqüência e a matrícula escolar de crianças e adolescentes com câncer. (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Amalia Neide Covic; Eduardo Kanemoto; Antônio Sérgio Petrilli

      Fonte: RSBC. Revista Sociedades Brasileiras de Câncer , v. 1 , n. 1 , p. 10


    2003


    • Atendimento Pedagógico Hospitalar: convalidando uma experiência e sugerindo idéias para a formação de educadores (2003)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte:

    • Ao aluno, com carinho (2003)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Isto É , p. 52


    2002


    • Aulas no Hospital (2002)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Crescer , p. 58

    • Um hospital com classe (2002)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Amalia Neide Covic

      Fonte: Saúde Paulista , p. 18

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • contratado

      2003 a 2005

    Fundação Carlos ALberto Vanzolini

    • Prestação de Serviço

      2006 a 2006

    Instituto Educacional Teresa Martin

    • Professor contratado

      1990 a 1993

    Instituto Santanense de Ensino Superior

    • Professor Contratado

      2000 a 2001

    Faculdade da Editora Nacional

    • seletivo

      Professor vistante

      2007 a 2009

    Instituto de Oncologia Pediátrica-GRAACC-Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora

      Contratada

      2000 a 2021

    Universidade Federal de São Paulo

    • Docente

      Convidado

      Desde 2009

    • Permanente

      Desde 2012

    Centro Universitário Fundação Santo André

    • Concursada

      Contratada

      2009 a 2011

    IGT na Rede

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Editora e Livraria Appris Ltda

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2016

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

    • Revisor de periódico

      2021 a 2021

    Instituto de Estudos Avançados e Convergentes

    • Colaborador

      Vide Informações

      Desde 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Alexsandra Maria De Campos

      CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA COM ALUNOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2017

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Francisca Tarciana Morais da Silva

      Práticas de leitura literária de adolescentes em atendimento escolar hospitalar

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2018

    Tese de doutorado concluídas

    • Thomas Pontes Pereira Chequetto

      NEUROFIBROMATOSE TIPO 1: ASPECTOS COGNITIVOS E EDUCACIONAIS

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Grasiella Bueno Mancilha

      Práticas de cuidado em saúde ao adolescente em vulnerabilidade diante do uso de drogas.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Hugo Ramón Barbosa Oddone

      CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM GESTÁLTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES HOSPITALARES: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Isabela Lemos de Lima Cascão

      Luta por reconhecimento da escola hospitalar

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Ivo Dias Alves

      O professor bilíngue e o intérprete em Libras no ensino de Geografia

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Clayton do Espirito Santo

      FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Fernando Lionel Quiroga

      A ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: O DIREITO E A VIDA ESCOLAR ENTRE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Victor dos Santos Moraes

      FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: RESULTADOS E PRÀTICAS EM PROL DO ALUNO GRAVEMENTE ENFERMO NO HOSPITAL DO GRAACC

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Fernanda Santos Queiroz Borges da Costa

      OS CURSOS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS CLASSES HOSPITALARES.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Juliane Aparecida Lima dos Santos

      A ESCOLARIDADE DOS PACIENTES SOBREVIVENTES DE TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM CÂNCER INFANTOJUVENIL

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • SILVIA MILENA MIRANDA DA COSTA

      ATUAÇÃO DO PEDAGOGO HOSPITALAR NA PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE LIMEIRA.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • WEI MEI HSU

      Representação Social do Processo de Alfabetização Observado Pelas Publicações: período de 2000 até 2018

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Lígia Perez Vilar

      FORMA ESCOLAR E CUIDADO NO RETORNO DO ALUNO NA ESCOLA APÓS O TRATAMENTO ONCOLÓGICO: INVESTIGANDO A LITERATURA SOBRE O TEMA

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • (Hanik Righi Torres

      A experiência social de aprendizagem da criança e do (a) adolescente gravemente enfermo (a) que estuda no hospital.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • André Amâncio da Silva

      Jovens em Cumprimento de Medida SocioeducativaA: o Olhar Das Produções Acadêmicas

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Hugo Ramón Barbosa Oddone

      Identidade do docente hospitalar de crianças e adolescentes gravemente doentes e suas significações na literatura científica.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Isabela Lemos de Lima Cascão

      Educação Física escolar: tenho câncer, posso participar?

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Gisele da Silva Guimarães

      A formação de professores para atendimento educacional especializado: um estudo sobre a relação entre educação e saúde em um curso de pós-gradução lato-sensu

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Vanessa Ferreira Alvim

      EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA HOSPITALAR: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES ESCOLARES NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/CRIANÇA

      Ciências APlicada à Pediatria

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    Gestão

    Pesquisa

    Instituto de Oncologia Pediátrica-GRAACC-Universidade Federal de São Paulo

    • Integração de alunos enfermos às escolar regulares

      Integrar alunos afetados por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica à escola regular propiciando o exercício da cidadania em concomitância com a formação de professores para atuação em ambientes externos à sala de aula regular. O projeto tem parceria técnica com a Universidade Federal de São paulo

      Autores: Amalia Neide Covic, Antônio Sérgio Petrilli, Elder Al Kondari Messora, Géssica Rozante

      Desde 2015

    • Os usos sociais da linguagem em processo de educação de jovens e adultos sobreviventes do câncer infantil submetidos a tratamento radioterápico: um estudo de caso

      Pesquisa desenvolvida por professores residentes do Instituto de Oncologia Pediátrica/Unifesp, no hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à criança com Câncer. Objetiva estreitar as relações entre Educação e Saúde no que tange aos usos da linguagem após tratamento radioterápico.

      Autores: Amalia Neide Covic, Amália Neide Covic, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequeto

      2018 a 2018

    • INTEGRAÇÃO DE ALUNOS ENFERMOS ÀS ESCOLAS REGULARES

      Implementação de Sistema de Dados e Portal de Comunicação entre a escola de atendimento ao escolar do Hospital do GRAACC e as diferentes escolas de educação básica do Brasil. A base de dados armazena informações concernente às dinâmicas relacionais e habilidades escolares e sociais objetivadas nos atendimentos escolares hospitalar e de Portal de Comunicação aproxima as escolas envolvidas com o processo de escolarização do aluno enfermo. Gera conhecimento baseado em evidência científica por meio de dados construídos com a análise dos diferentes discursos armazenados. Forma recursos humanos da graduação, mestrado e doutorado que sejam capazes de articular os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos a partir do domínio de metodologias qualitativas e sua adoção em metodologias trianguladas com processos de tratamento crônicos. Gerar e participar de eventos acadêmicos e de órgãos governamentais e internacionais para intercambio de evidencia e boas práticas em temas de fronteira que vinculem as áreas da educação e da saúde. Modelagem estatística para eventos de fora de tratamento na área das neoplasias da infância e adolescência.

      Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Fernando Lionel Quiroga, Debora Regina Marques de Barros, Hanik Righi Torres, André Covic Bastos, Lígia Perez Vilar

      Desde 2015

    • O aluno gravemente enfermo: estudo da relação entre o uso de quimioterápicos durante o tratamento neoplásico e o processo de escolarização

      Intenciona-se compreender o processo de escolarização dos alunos-pacientes que receberam quimioterápicos durante seus estudos na Educação Básica. A análise partirá do estudo de prontuários da Escola Hospitalar (Escola Móvel/Aluno Específico) do Instituto de Oncologia Pediátrica-Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer/Universidade Federal de São Paulo (IOP-Graacc/Unifesp). Estudos alertam que os anos escolares e o processo de aprendizagem podem ser alterados, por este motivo objetiva-se neste grupo de pesquisa criar hipóteses sobre esses eventos. A literatura dialoga, quando é o caso do Methotrexate (MTX), com duas vertentes de conhecimento: (1) os trabalhos pré-clínicos evidenciam alterações na substância branca e danos cerebrais resultantes de agentes quimioterápicos específicos que são comumente usados durante o tratamento; (2) estudos com pacientes sobreviventes do câncer da infância registram que eles possuem dificuldades acadêmicas e aqueles que passaram pelo tratamento com MTX são mais propensos a receber atenção de programas de educação especial (Pizzo, 1997). Complementa o rol de necessidade da pesquisa acima apontada, a ideia de que uma educação fundamentada no principio de igualdade social deva satisfazer a três dimensões: a do respeito aos direitos fundamentais, a da representatividade social e a da cidadania e, para tal, é necessária a compreensão dos processos envolvidos nas relações entre os alunos em tratamento e os saberes escolares veiculados na Educação Básica (Freitas & Bicas, 2009). Ainda mais, existe a necessidade de formação de professores da Educação Básica para atender às demandas de um trabalho em ambiente exterior à sala de aula tradicional. Posto isto, o grupo tem como eixo principal de reflexão a formulação de hipóteses sobre as relações entre quimioterápicos e a escolarização de crianças e adolescentes em tratamento neoplásico. Consideramos também as bifurcações desse eixo: necessidades e possibilidades de aprendizagem

      Autores: Amalia Neide Covic, Antônio Sérgio Petrilli, André Covic Bastos, Vanessa Ferreira Alvim, Maria Lucia de Martino Lee, Marcos Cezar de Freitas, Hugo Ramón Barbosa Oddone, Isabela Lemos de Lima Cascão, Fernanda Rigoni Abumrad, Débora Yumi Baccaro, João Paulo Leme Ferreira, Elder Al Kondari Messora, Juliana Nair dos Santos, Fabiana Aparecida de Melo Oliveira

      2011 a 2014

    Universidade Federal de São Paulo

    • Impacto das doenças raras no processo de escolarização

      No Brasil há cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com alguma doença rara (doravante DR). Estima-se que 70% das doenças raras se iniciam na infância e mais 10% se iniciam entre a infância e a vida adulta. Ou seja, 80% dessas patologias acometem diretamente crianças e jovens. Essa população se encontra, portanto, em plena idade escolar e de desenvolvimento do processo cognitivo-motor. Contudo, não temos até o presente momento dados epidemiológicos confiáveis sobre impacto dessas enfermidades no plano da escolarização. Tampouco, possuímos políticas específicas que visem garantir o acesso à educação inclusiva e dirimir prejuízos educacionais oriundos de particularidades do processo de saúde e doença. Serão considerados sujeitos da pesquisa os participantes do projeto ?guarda-chuva? e que tenham de 5 anos até 19 anos de idade. A proposta é de levantamento de dados objetivos relativos ao processo de escolarização e a construção de dados por meio de métricas multivariadas utilizando-se um software de análise e, em seguida, com regressão multivariada, elencar fatores podem estar interferindo no processo de escolarização. Estabelecer possibilidades prognósticas da escolarização de pessoas com DR é essencial para criação de redes de amparo e ações específicas ? dentre elas atendimento pedagógico especializado e formação docente? que garantam o direito à educação e ao desenvolvimento integral. Dessa maneira, enfatizamos a necessidade iminente de incorporação das questões que tangenciam o universo da escolarização e do desenvolvimento como um fator importante nas linhas de cuidado das doenças raras.

      Autores: Amalia Neide Covic, Thomas Pontes Pereira Chequetto

      Desde 2022

    • Diálogo no tempo presente: uma proposta de tráfego de informações entre a escola hospitalar e a escola regular de alunos em tratamento oncológico

      INTRODUÇÃO: Os avanços nas pesquisas oncológico pediátricas vêm trazendo às escolas uma nova população - os alunos gravemente enfermos. Por ser algo novo no meio escolar, sem muitos estudos e relatos de experiências anteriormente publicadas, passa a existir uma série de incertezas e também problemas ainda não bem delineados por pesquisas que possam orientar a atuação dos professores no retorno escolar. A tradição de que todo aluno deve adequar-se às regras impostas pelo sistema escolar, assim como, a sua forma de ensino, cria uma carcaça homogênea que sem ajuda externa, alunos e familiares, não conseguem transpor. Propomos o diálogo entre professores de educação física da escola regular e professores/coordenadores da escola hospitalar com o propósito de atender aos alunos- pacientes. OBJETIVO: Será foco deste estudo a reinserção escolar, mais especificamente às aulas de educação física, quando do retorno do aluno às escolas de origem, após o tratamento neoplásico. Objetivamos sistematizar uma forma de diálogo entre a escola hospitalar e a escola regular com finalidade de promover consenso sobre as ações que têm efeito sobre a vida estudantil dos adolescentes que passaram pelo tratamento oncológico de câncer. JUSTIFICATIVA: São pouco frequentes os estudos nacionais envolvendo o adolescente com câncer e o processo de escolarização. Com isso, propomos uma pesquisa que sistematize cientificamente o diálogo entre as instituições com a intenção de atender aos alunos-pacientes em tratamento neoplásico de maneira a contribuir com que outros alunos envolvidos tenham como um referente diferentes possibilidades de cada qual viver a sua própria corporeidade durante essas aulas. MÉTODO: Para a realização deste estudo será adotado o método da pesquisa-ação, uma modalidade de estudo que vai além de uma pesquisa aplicada, pois visa originar conhecimentos a serem praticados com intenção de solucionar questões ligadas a uma situação específica e que tem por finalidade interferir na realidade estudada, para modificá-la. Com a sistematização dos diálogos que ocorrem entre professores das duas modalidades escolares aqui envolvidas, poderemos analisar como as trocas de saberes entre tais agentes trabalham no sentido de que os alunos se percebam como parte constituinte da escola regular. O aluno será o objeto investigado, porém, serão as ações dialógicas entre os agentes escolares que promoverão as reflexões contínuas, cíclicas que além de atingir diretamente o aluno, transformarão a realidade na qual está inserido. Desta forma, esta pesquisa visa primeiramente identificar junto à escola hospitalar, 30 adolescentes que estejam regressando a escola regular e que tenham durante as consultas iniciais, apontado que possuíam/possuem dor musculoesquelética. A partir da localização destes alunos, iniciar-se-á o desenvolvimento da pesquisa que se dará em algumas etapas em ação conjunta entre pesquisador/pesquisados em ambientes onde acontecem as próprias práticas. Para tal será desenvolvido um protocolo dialógico a partir do portal eletrônico da escola hospitalar, entre os professores das escolas regulares e hospitalar. Posteriormente o aluno enfermo será entrevistado para nos indicar como se percebe dentro do contexto escolar regular, a partir do período em que os diálogos entre os agentes escolares firmaram-se. Uma leitura paralela entre os vários informantes produzirão elementos para a construção dos dados a fim de que uma resposta seja proposta para o objetivo da pesquisa.

      Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão

      2016 a 2018

    • A Escolarização em Ambiente Hospitalar

      PRESSUPOSTO: a partir do modelo de escola móvel é possível restituir o sentido essenciais da escolarização da escola regular. OBJETIVO: Compreender a experiência da escolarização da criança e do adolescente com câncer no Instituto de Oncologia Pediátrica da Unifesp no Hospital do Graacc. METODOLOGIA: Etnografia e entrevistas com temas disparadores.

      Autores: Amalia Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Amalia Neide Covic, Fernando Lionel Quiroga

      2016 a 2017

    • A ESCOLARIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: O DIREITO E A VIDA ESCOLAR ENTRE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE

      Dados de cadastro do Projeto: CAAE:57380616.4.0000.5505 ; Número do Parecer: 1.704.717 O propósito desta investigação consistirá na interpretação, a partir da pesquisa de natureza etnográfica, dos sentidos sociais relativos à experiência da escolarização do aluno gravemente enfermo hospitalizado. Objetivos/problema: esta pesquisa tem por objetivo compreender os sentidos sociais acerca da vida dos alunos ? adolescentes ? hospitalizados por ocasião de tratamento de doenças de origem neoplásicas. Além disso, espera-se interpretar de que modo a experiência escolar em ambiente hospitalar é vivenciada pelo aluno em tratamento; e como o adolescente ressignifica a sua existência do ponto de vista cultural. Material e Métodos: esta pesquisa será desenvolvida a partir do método qualitativo de cunho etnográfico, onde serão incluídas entrevistas com professores e alunos integrantes da Escola Móvel. Tal pesquisa contará com uma amostra de N=10 sujeitos, sendo N= 6 pertencentes ao quadro de adolescentes em tratamento do Hospital do Câncer ? IOP/GRAACC e N=4 professores pertencentes à Escola Móvel. Justificativa: este empreendimento justifica-se na medida em que interpretar o universo simbólico resultante da experiência escolar no ambiente hospitalar, ao mesmo tempo em que pode subsidiar elementos teóricos para investigações futuras, pode ademais contribuir no sentido de mobilizar esforços para o aperfeiçoamento deste processo também em sentido material e estratégico. O resultado do presente esforço consiste, nesta medida, em trazer ao debate um sentido de inauguração referencial favorecida pelos sentidos narrativos da experiência de vida face ao processo de escolarização em ambiente hospitalar.

      Autores: Amalia Neide Covic, Fernando Lionel Quiroga

      2016 a 2017

    • Processo de escolarização do aluno afetado por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica.

      Estudo retrospectivo entre os anos 2002 e 2018 sobre o processo de escolarização do aluno afetado por doenças de origem genética neoplásica ou não neoplásica encontra-se delineado para o período de 4 anos. Expressando o objetivo em termos interrogativos construímos dois núcleos investigativos: (1)Quais hipóteses podem ser elencadas sobre o perfil longitudinal de alunos da Educação Básica que estudam enquanto realizam tratamento de doenças de origem genética neoplásica ou não? e, (2) Quais ajustes sociais e cognitivos foram realizados para que os alunos pacientes em estudo percorressem a Educação Básica? O delineamento metodológico seguirá principalmente aquele da Teoria Fundamenta em dados, sendo que a busca de evidências terá suporte em documentos escolares e clínicos. Serão pesquisados 2000 documentos individuais. Este projeto abre espaço para outros de mestrado e doutorado com suporte da pesquisa ativa. A construção de dados ocorrerá pelos aportes da vertente da análise do discurso situacional.

      Autores: Amalia Neide Covic, Amália Neide Covic, Isabela Lemos de Lima Cascão, Géssica Rozante, André Covic Bastos, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequetto, Wei Mei Hsu

      Desde 2015

    • INTEGRAÇÃO DE ALUNOS ENFERMOS ÀS ESCOLAS REGULARES

      Possibilidade de ampliação do conhecimento referente ao processo de escolarização dos alunos que realizam e/ou realizaram tratamento neoplásico. Construção de modelos estatísticos para estudo dos eventos de fora de tratamento das doenças neoplásicas. Fundamentação para o atendimento aos escolares que realizam e/ou realizaram tratamento neoplásico tanto na escola hospitalar como na escola regular.

      Autores: Amalia Neide Covic, André Covic Bastos, Ivo Dias Alves, Hugo Ramón Barbosa Oddone, Isabela Lemos de Lima Cascão, Francisca Tarciana Morais da Silva, Thomas Pontes Pereira Chequetto, Maria Aparecida de Menezes, Wei Mei Hsu, Victor dos Santos Moraes, Clayton do Espirito Santos

      Desde 2015

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22