Leila de Aguiar Costa nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: leila.aguiar@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Sciences du Langage - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-França(1997). Realizou três pós-doutorados: inicialmente, pela Universidade de Lisboa (subvenção Instituto Camões); em seguida, pelo Departamento de Letras Modernas da UNESP/Araraquara (subvenção CNPq); finalmente, pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (subvenção FAPESP), tendo suas pesquisas vinculadas ao Projeto Temático FAPESP Biblioteca Cicognara e a Constituição da Tradição Clássica, de iniciativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e coordenado seu "Núcleo Letras". Sua atuação acadêmica se dá na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Francesa e Literatura Comparada, envolvendo-se principalmente com os seguintes temas: gêneros romanesco e teatral, sistemas de representação literária e artística do Seiscentos ao Novecentos, relações entre Literatura e Outras Artes. Atualmente, é docente no Curso de Letras, na área de Estudos Literários, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É igualmente docente credenciada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre as poéticas da presença em Manoel de Barros e Yves Bonnefoy. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa do Fundo de Auxílio aos Docentes e Alunos (FADA) da UNIFESP. É ainda tradutora no Brasil de diversos autores franceses, com destaque para Stendhal, Balzac, Maupassant e Atiq Rahimi.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

COSTA, L. A.


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Idiomas

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

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Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Sciences du Langage

    Plaisans et sententieux discours: le langage des types dans la comédie humaniste en France et au Portugal

    Orientação: Yves Hersant

    Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales

      Desde 1997

  • Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

    Paradigmas de italianidade em Stendhal: as Chroniques Italiennes e a Chartreuse de Parme

    Orientação: Italo Carone

    Universidade de São Paulo

    1988 a 1990

  • Graduação em Comunicações e Artes

    Universidade de São Paulo

    1980 a 1984

  • Produção


    2024


    • Os cães na literatura brasileira: de Quincas Borba a João Maria Matilde, passando por Vidas Secas (2024)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Literaturas em perspectiva: representações e tensões entre estética e ética , p. 146


    2022


    • Quando a linguagem é cor. A imagem na poética de Yves Bonnefoy (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fabiane Borsato; Guacira Marcondes; Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno do I Encontro Internacional de Poesia , p. 11

    • PATHOS, MEMÓRIA E ESCRITURA EM JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Ensaios de permanência: literatura e memória , p. 76

    • Fisiologia do flâneur (2022)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Louis Huart

      Fonte:

    • Américas, um sonho de escritor (2022)

      Tradução

      Autores: Philippe Ollé-Laprune; Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2021


    • Nota introdutória a Emma ou o amor infeliz. Um episódio de cólera no Québec (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 1 , p. 248 - Extrato QUALIS: A4

    • Infância da poesia, poesia da infância (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Livro infantil: arte, mercado, ensino , p. 129

    • Croquis parisienses, de Joris-Karl Huysmans (2021)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Joris-Karl Huysmans

      Fonte:


    2020


    • A escrita visual de Atiq Rahimi: entre guerras e corpos (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: CERRADOS (UNB. IMPRESSO) , v. 1 , p. 81 - Extrato QUALIS: B1

    • Yves Bonnefoy e a poesia em presença (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 31 , p. 137 - Extrato QUALIS: A3

    • Escritas diversas do eu (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Jessica Aline Ferreira Felix

      Fonte:

    • Mundo da ficção. Que mundo é esse? (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Literatura entre teoria e prática , p. 30

    • Passante, são palavras e A senda estreita em direção de tudo, II (2020)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Emma ou o amor infeliz. Um episódio de cólera no Québec (2020)

      Tradução

      Autores: Ulric-Joseph Thessier; Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Diante da vitrine do moderno. João do Rio e Jacques Rancière (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: FRONTEIRAZ , v. no 25 , p. 142 - Extrato QUALIS: A3


    2019


    • Experiências de leitura: notas sobre os (des)caminhos da poesia da poesia visual (Apollinaire e Ana Hatherly) (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Françaises , v. 20 (2) , p. 319 - Extrato QUALIS: B2

    • A saga dos intelectuais franceses, vol. 2: O futuro em frangalhos (1968-1989)(no prelo) (2019)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2018


    • ESCREVER (SOBRE) OS AFETOS: A ESCRITA ÍNTIMA DE ANNIE ERNAUX (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 1 , p. 155 - Extrato QUALIS: A3

    • Traços da escritura, rastros do sujeito: a Ballade du calame de Atiq Rahimi (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA) , v. 19 , p. 267 - Extrato QUALIS: B2

    • A balada do cálamo (2018)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Atiq Rahimi

      Fonte:


    2017


    • Sá de Miranda e os abismos do eu (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: FRONTEIRAZ , v. 18 , p. 167 - Extrato QUALIS: A3

    • Por uma poesia dos restos: o feio e o insignificante em Manoel de Barros (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista Olho d'água , v. 9 , p. 122 - Extrato QUALIS: B3

    • A Margem (2017)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2016


    • Glosas e entre-glosas: Murilo Mendes - Arthur Rimbaud, Oswald de Andrade - Blaise Cendrars (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 12 , p. 271 - Extrato QUALIS: B2

    • Quando o sujeito se põe a navegar: Sur l?Eau, de Guy de Maupassant (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 23 , p. 98 - Extrato QUALIS: A3


    2015


    • ESCREVER PARA ESPERAR A MORTE: O ÚLTIMO LOUIS-RENÉ DES FORÊTS (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 41 , p. 305 - Extrato QUALIS: A3


    2014


    • Yves Bonnefoy multiforme: uma apresentação (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15 , p. 4 - Extrato QUALIS: B2

    • Observações sobrepostas às Notas sobre a cor (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15 , p. 59 - Extrato QUALIS: B2

    • Por uma póetica reinventada: Yves Bonnefoy e Manoel de Barros (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 34 , p. 159 - Extrato QUALIS: A4

    • A EKPHRASIS EM GEORGES DE SCUDÉRY: IMITAÇÃO E METAMORFOSE (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Letras (UFSM) , v. 49 , p. 115 - Extrato QUALIS: A3

    • A perversa modernidade iluminista: Pauliska de Révéroni Saint-Cyr (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Reflexões sobre a modernidade , p. 62

    • A cena poética originária: Yves Bonnefoy (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. II Seminário Internacional de Estudos Literários: a poesia na era da internacionalização dos saberes Trabalhos completos. , p. 45

    • A América (tradução) (2014)

      Tradução

      Autores: Yves Bonnefoy; Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Notas sobre a cor, de Yves Bonnefoy (tradução) (2014)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Yves Bonnefoy

      Fonte:

    • Sobre Lheure présente (tradução) (2014)

      Tradução

      Autores: Patrick Née; Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2013


    • Yves Bonnefoy ou quando a escritura não é mais escritura mas coisas e corese (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14 , p. 81 - Extrato QUALIS: B2

    • Os Croquis Parisiens de Joris-Karl Huysmans. Ou quando a literatura se torna pintura. (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Fronteiraz (São Paulo) , v. 10 , p. 47 - Extrato QUALIS: A3

    • A COR, A PEDRA, O POÉTICO: YVES BONNEFOY E OS LIMITES DA LINGUAGEM (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Cerrados (UnB. Impresso) , v. 22 , p. 183 - Extrato QUALIS: B1

    • Ser e não-ser comédien: la Comédie des comédiens de Scudéry e Le Véritable Saint-Genest de Rotrou (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Palco da Ilusão. Ilusão teatral no teatro europeu , p. 1


    2012


    • (Des)cobrindo o eu: jogos especulares no Narcisse ou L?amant de Lui-Même de Jean-Jacques Rousseau (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 13 , p. 13 - Extrato QUALIS: B2

    • Entre-Je, entre-Il e entre-Autres, a memória: Louis-René des Forêts (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista de Letras (UNESP. Online) , v. 52 , p. 161 - Extrato QUALIS: B3

    • Entre Je, entre-Il, entre-Autres, a memória: Louis-René des Forêts (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Jornada Internacional de Estudos Escrituras do Silêncio. Caderno de Resumos , p. 9

    • A Obra-prima desconhecida (2012)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2011


    • Um faro para a modernidade: breves notas sobre o(s) outro(s) mundo(s) de Cyrano de Bergerac (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Carnets: revue electronique d'etudes francaises , v. 3 , p. 33 - Extrato QUALIS: B1

    • Lavant-garde cest la liberté: o teatro francês do século XX (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 11 , p. 51 - Extrato QUALIS: B2

    • Os Croquis Parisiens de Huysmans ou quando a literatura se torna pintura (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos. Caderno de Resumos , p. 18


    2010


    • Antigos e Modernos: a cena literária na França do século XVII (2010)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • A ekphrasis em Georges de Scudéry: imitação e metamorfose (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Resumos. I Congresso Internacional Texto-Imagem

    • A Princesa de Clèves (2010)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Bel Ami (2010)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2009


    • Sob a máscara, a Revelação e a Verdade: Le Véritable Saint-Genest de Jean Rotrou (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Sigila (Paris) , v. 1 , p. 111 - Extrato QUALIS: B2

    • Je ne suis pas Cervantes! Et mon berger Lysis n´est pas Quijotiz (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Avez-vous lu Cervantès? Don Quichotte et le Roman en Europe (XVIIe-XVIIIe sièclesI) , p. 61

    • Tratados da vida moderna (entrevista sobre textos de Balzac) (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista CULT

    • O Candomblé: Imagens em movimento São Paulo-Brasil (2009)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Tratados da Vida Moderna (2009)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2008


    • O século XVII e a expressão pictórica das paixões (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Rapsódia (USP) , v. 4 , p. 97 - Extrato QUALIS: B4

    • Teatro e moralização: Pierre Nicole e Bossuet contra a representação cênica (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: A fábrica do antigo. Ensaios de arte e literatura entre Roma e o mundo moderno , p. 94

    • Paisagens romanescas no século XVIII francês: o espaço como invenção de sentidos (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Anais Eletrônicos do XI Congresso Internacional ABRALIC , p. 1

    • Racine e Shakespeare (2008)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • A Expressão das Paixões de Charles Le Brun (2008)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2007


    • O poder real em figuração: a écfrase seiscentista em André Félibien e Charles Perrault (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista USP , v. 71 , p. 116 - Extrato QUALIS: A2

    • Lugar da escrita, lugar do corpo em Eugênio de Andrade (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 7 , p. 144 - Extrato QUALIS: A4

    • Ver e sentir: Stendhal e as artes visuais (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista Brasileira de Literatura Comparada , v. 1 , p. 147 - Extrato QUALIS: A1

    • Sá de Miranda e os abismos do eu (Encontro ABRAPLIP) (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno de Resumos e Programação , p. 98

    • Ver e sentir: Stendhal e as artes visuais (Encontro Regional ABRALIC) (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Anais do XI Encontro Regional ABRALIC 2007. Literatura, Artes, Saberes , p. 1

    • Maomé e Carlos Magno (2007)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Ilusões Perdidas (2007)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2006


    • Tradição e Ruptura: a cena literária francesa no século XVII (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Estados da Crítica , p. 201


    2005


    • Mêler linvention à la vérité : notas sobre a História e a Ficção no século XVII francês (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Itinerários - Revista de Literatura , v. 23 , p. 85

    • Experimentar a poesia: a moderna Ars Poetica de Sophia de Mello Breyner Andresen (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista de Letras (São Paulo) , v. 45 , p. 173 - Extrato QUALIS: B3

    • Como dizer a emoção? A linguagem do páthos em Diderot e Rousseau (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Verdades e Mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau , p. 143

    • O Eu e o Outro no epistolário seiscentista: Madame de Sévigné e Madame de La Fayette (Congresso Internacional/USP) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Programa e Caderno de Resumos , p. 49

    • Uma poética da espacialidade em Cesário Verde (Seminário/IBILCE-Unesp S.J.R.Preto) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 7

    • Pour un nouveau roman: les histoires véritables de Charles Sorel, Antoine Furetière et Paul Scarron (Congresso Internacional/Université du Havre-França) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Discours critique sur le roman: 1650-1850

    • O sufrágio universal e a invenção democrática (2005)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2004


    • O Abade, o Presidente e o Cavaleiro: a disputatio em Charles Perrault (2004)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: A constituição da tradição clássica , p. 233


    2003


    • A Italianidade em Stendhal : heroísmo, virtude e paixão nas Cronicas Italianas e em A Cartuxa de Parma (2003)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:

    • Um olhar francês sobre a leitura : Proust, Blanchot e Ricoeur (Congresso Internacional/MACKENZIE) (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Anais eletrônicos do I congresso internacional Todas as Letras

    • Antigos, muito Antigos ? Notas sobre a recepção dos clássicos no Seiscentos francês (Congresso Internacional/MACKENZIE) (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 128

    • Armance (2003)

      Tradução

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte:


    2002


    • (Des)cobrindo o Eu : jogos especulares no Narcisse ou lamant de lui-même de Jean-Jacques Rousseau (Congresso ANPOF) (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Atas do X Encontro Nacional de filosofia , p. 287


    2001


    • Uma lâmpada maravilhosa literária : a Cartuxa de Parma segundo Balzac (2001)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises , n. 4 , p. 143


    2000


    • O monólogo amoroso na comédia portuguesa do século XVI (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Boletim do Centro de Estudos Portugueses , p. 113

    • Espaço e Desejo em O Primo Basílio : notas sobre a topografia romanesca em Eça de Queirós (Colóquio/UNESP Araraquara) (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Anais do Colóquio Narrativa e Imaginário , p. 43

    • Séduire et informer : le discours paratextuel des comédies françaises et portugaises du XVIe siecle (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revue de Litterature Comparee , v. 1 , n. 2 , p. 143


    1999


    • Natureza e libertinagem : o corpo erótico bocageano (Congresso Internacional/Associação Internacional dos Lusitanistas-UFRJ) (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno de Programa/Resumo , p. 78

    • Jean de La Taille e Gil Vicente : dois casos de paratexto imagético (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Itinerarios , n. 14 , p. 29

    • Brigandage, Crime e Energia : A Abadessa de Castro e Os Cenci de Stendhal (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Lettres Francaises , n. 3 , p. 59

    • Novos contos da montanha : um percurso pela paisagem campesina de Miguel Torga (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Revista de Estudos Academicos/UNIBERO , n. 10 , p. 155


    1998


    • Notes sur le portrait dun Brésilien dans la Cousine Bette de Balzac (Journées d´Etudes/Université de Bretagne-Rennes/França) (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Actes des Journees de l Association des Etudes Portugaises, Bresiliennes et Africaines , p. 89

    • Voir et lire le texte : les frontispices aux scènes figurales de la comédie portugaise du XVIe siecle (1998)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Arquivos do Centro Cultural Portugues Calouste Gulbenkian , v. XXXVII , p. 367

    • Jorge de Sena leitor de Jorge Ferreira de Vasconcelos : alguns desdobramentos (1998)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Boletim do Centro de Estudos Portugueses , n. 14 , p. 53


    1997


    • Lógica do discurso auxiliar : estudo literário e anotação crítica de prefácios portugueses e franceses do século XVI (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 62

    • Discurso e tipos comicos : o soldado fanfarrão e o parasita de António Ferreira (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , n. 12 , p. 21

    • Je vous fais faire quelque ouverture de l´argument (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Les Lettres Françaises (Paris) , n. 2 , p. 55


    1995


    • Notas sobre uma Ars moriendi vicentina (Congresso Internacional Associação Internacional dos Lusitanistas - Universität Hamburg/Alemanha) (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Atas do 4o Congressso Internacional de Lusitanistas , p. 397

    • O Além-Mar no teatro português (Congresso Internacional/Universidade de Lisboa-Portugal) (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Mare Liberum - Atas do II congresso luso-espanhol sobre descobrimentos e expansao colonial , p. 451


    1994


    • A língua vernacular no século XVI (Congresso Internacional/Université de Bretagne-Rennes/França) (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Fonte: Atas do Colloque International Lusophonie-Lusographie

    Atuações

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    • Pesquisadora/Bolsista/Docente

      Pesquisador/Bolsista/Docente

      1997 a 1998

    • Pesquisadora/Bolsista/Docente

      Pesquisadora/Bolsista

      1999 a 2001

    Faculdades Oswaldo Cruz

    • Temporario

      Profa Pós-Graduação Lato Sensu

      1998 a 2000

    Universidade Estadual de Campinas

    • Professor Colaborador

      2003 a 2003

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor doutor

      Docente/pesquisador

      2004 a 2006

    Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-UNICAMP

    • Pesquisador

      Pesquisador de Proj. Temático

      2004 a 2006

    • Pesquisador Pós-Doutorado

      Pesquisador

      2008 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor adjunto 3

      Desde 2009

    • Professor Credenciado na Pós-Graduação Letras

      Desde 2014

    • Professor Associado I

      Desde 2019

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    • Pesquisador

      Pesquisador de Projeto Temátic

      Desde 2008

    Revista Caligrama

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    FRONTEIRAZ

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Beatriz dos Reis Silva

      Vozes do interior: subjetividade e poeticidade nas narrativas orais

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Desde 2022

    • Adams Almeida Lopes

      (Des)cobrindo a teia narrativa hatouniana: um naufrágio do narrar através do tempo

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Desde 2021

    • Jessica Biltches Costa

      A figura do feminino em Inocência (Visconde de Taunay) e em O Quinze e As três Marias (Rachel de Queiroz)

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Desde 2021

    • Maria Solange Barbosa

      NIEBLA: ROMANCE DE ENSAIO E DE FICÇÃO

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Desde 2021

    • Ronério Candian

      A figura feminina e a Belle Époque em Mário de Sá-Carneiro (orientação interrompida- vínculo empregatício encerrado)

      Literatura e Crítica Literária

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2005

    • Thaís Calvitat

      Leitura e Literatura: um estudo sobre a aplicação do método recepcional da escola e o papel do leitor (orientação interrompida- vínculo empregatício encerrado)

      Literatura e Crítica Literária

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2005

    • Gudryan Neufert

      O purgatório da Modernidade: Ilusões Perdidas (Balzac) e As recordações do escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto) (orientação interrompida- vínculo empregatício encerrado)

      Literatura e Crítica Literária

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2005

    • Micheliny Verunschk Pinto Machado

      João Cabral de Melo Neto e Sophia de Mello Breyner Andresen: uma poesia das coisas e do espaço (orientação interrompida- vínculo empregatício encerrado)

      Literatura e Crítica Literária

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2004

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Tadeu Renato Botton Ribeiro

      Entre o risco e a rasura: deslimites do poético nas grafias de Arnaldo Antunes, Silvya Amélia e Mirtha Dermisache

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2024

    • Jessica Aline Ferreira Felix

      Construção poética e textual: os afetos em João Anzanello Carrascoza

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2022

    • Maria de Jesus Rodrigues Pereira

      Diálogos Palimpsésticos: Jorge Luis Borges, Miguel de Cervantes e Pierre Menard

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2018

    • MISLENE DAS NEVES FIRMINO

      Figurações do Neutro em Agua Viva de Clarice Lispector

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2018

    • Dieumettre Jean

      Identidade nacional e interculturalidade: uma leitura de

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2018

    • Joyce Priscila Dellisa Campos

      Representações do artista em A confissão de Lúcio

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2018

    • Giovanna Santos Alves de Lima

      DE OVÍDIO A MONTEIRO LOBATO: estudo comparativo do mito do herói Hércules ao longo dos séculos

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      UNIFESP/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Concluído em 2017

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    • Em busca do lugar do sujeito: o discurso literário sobre o Eu e o Outro

      Essa pesquisa visou essencialmente a descrever os modos pelos quais o discurso literário francês dos séculos XVII e XVIII trabalha a natureza humana. Isto equivale a dizer que a ficção procede à escritura do mundo a partir de enunciados que associam a figura humana à espacialidade: espaço moral (entidades ficcionais) e espaço físico (percorrido por estas mesmas entidades ficcionais) são elementos indissociáveis na construção das formas do Eu e do Outro. O discurso ficcional que então se institui é discurso tipológico e topográfico: ao aproximar caráter e lugar, ele procede por uma operação de nomincação, de classificação, de diferenciação. Compõe, por conseguinte, uma particular cenografia, aquela que veste as entidades ficcionais de máscaras linguageiras e passionais representativas de gestos, afetos e costumes. Discurso, enfim, que, ao descrever estes mesmos gestos, afetos e costumes, em operação quemuito se assemelharia a uma dissecção moral, descobre, e em certas ocasiões dissimula, os lugares do Sujeito, do Outro e do Mesmo

      1999 a 2001

    • Pensar o teatro: discurso paratextual da dramaturgia renascentista (França e Portugal)

      O projeto tinha como escopo percorrer o material paratextual de comédias quinhentistas francesas e portuguesas (paratextualidade constituída por prólogos, prefácios, "avant-jeu", dedicatórias, frontispícios, etc). Os paratextos foram tomados como signos que convidam à aproximação do texto e do discurso teatrais mas,igualmente, como signos que permitem a intervenção sobre esse mesmo texto e discurso teatrais. O aparato liminar instancia, por conseguinte, uma estratégia de intelocução e de interação entre texto, autor, personagem, leitor/espectador, uma vez que são estas bordas do texto que oferecem marcas necessárias à compreensão e à recepção da comédia, assim como asseguram o seu interesse. Recorreu-se, para tanto, à leitura retórica dessa paratextualidade, procurando verificar os modos discursivos instanciados a partir de uma precisa invenção,disposição e elocução.

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      1997 a 1998

    Universidade Estadual de Campinas

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-UNICAMP

    Universidade Federal de São Paulo

    • Reflexões inovadoras e inéditas sobre a noção de gênero

      Este projeto tem o objetivo de examinar o conceito teórico de gênero. A metodologia teórico-crítica a análise de obras ou corpora constituídos por recortes específicos, tomados em si mesmos ou analisados de uma perspectiva comparativista, de maneira a evidenciar sua individualidade no processo histórico-cultural. Interessam estudos que verifiquem a validade teórica do conceito de gênero, cobrindo aqueles, por assim dizer, clássicos (lírico, dramático, épico) até suas transformações modernas (romance, conto, lírica moderna) e ainda gêneros como a epistolografia, a historiografia e a crônica.

      Autores: Leila de Aguiar Costa

      Desde 2019

    • Representação literária e seus limites: dizível-indizível, visível-invisível

      Este projeto, que congrega pesquisas dedicadas à poesia, à narrativa, ao teatro e a outras formas de expressão literária, busca pensar as relações ─ conflituosas e, mesmo, aporéticas ─ entre a(s) palavra(s) e a(s) coisa(s), entre sujeito de palavra e coisas ditas/não-ditas e, lateralmente, entre texto, voz e corpo. Como toda representação literária é norteada pela linguagem, e é linguagem, interessa entender como a representação, a um tempo em sua fisionomia canônica e transgressiva, pensa o mundo, o real, a verdade, a imagem, a fantasia, a fictio ... Nesse sentido, este projeto mobilizará poéticas que encenam o diálogo, se diálogo há, entre as palavras, o mundo e os sujeitos que, por isso mesmo, convocam e interpelam diversas percepções, diversas manifestações expressivas que se movimentam, em linhas gerais, entre o dizível e o indizível, entre o visível e o invisível.

      Autores: Leila de Aguiar Costa, Lígia Fonseca Ferreira, Mirhiane Mendes de Abreu, Luis Fernando Prado Telles, Pedro Marques Neto, Rodrigo Soares de Cerqueira, Marcia Maria de Arruda Franco, Patricia Taborda Silva, Raquel Madanelo de Souza, Ricardo Lisias

      Desde 2019

    • Des-escritura e des-invenção: as poéticas de Manoel de Barros e Yves Bonnefoy

      Aproximar Manoel de Barros e Yves Bonnefoy pode surpreender e, mesmo causar certo desconforto ... Entretanto, a se percorrer atentamente suas produções poéticas, fica evidente que ambos pensam o fazer literário, e nele se experimentam, de modo bastante semelhante. Um e outro tecem poeticamente relações, sempre conflituosas e quase sempre com resoluções aporéticas, entre a(s) palavra(s) e as coisas. Um e outro entendem que a linguagem, tomada em seu aparato canônico, gramaticalizado não é mais capaz de dar conta do necessário contato com o mundo. Manoel de Barros e Yves Bonnefoy põem em cena uma poética que se dará como tarefa escapar à maldição de uma linguagem que distorce o laço entre os três polos do signo, abolindo a relação entre significante/significado de um lado e referente de outro. Nesse sentido, é proposta deste projeto compreender o fazer literário não mais como uma ?metonímia significante? (termos de Yves Bonnefoy) ─ que aprisionaria a poesia no registro do conceitual ─ mas, doravante, como uma ?metonímia poética?, caminho pelo qual a percepção do imediato, do inconcluso do real, do Um, penetra nas redes conceituais que tecem aquela imagem do mundo em que vive o homem e nele se aliena Recorrer à metonímia poética significará redescobrir uma contiguidade não mais com outro significante da língua, mas diretamente com o referente reencontrado. Renasceria, assim, o laço perdido entre as palavras e o mundo. Ressurgiriam, por isso mesmo, coisas, objetos, seres que vivem no real, sob dimensões diversas, e que convocam e interpelam diversas percepções.

      Autores: Leila de Aguiar Costa, Ana Cláudia Romano Ribeiro, Osvaldo Fontes Filho, Deise Abreu Pacheco, Beatriz Reis, Tadeu Renato Botton

      Desde 2013

    • Leituras na Escola

      Leituras em Escola é um programa contínuo de implementação gradativa voltado para o desenvolvimento assistido de ações de promoção da leitura, em escolas públicas. Conduzidas por alunos bolsistas com adesão voluntária de professores das escolas envolvidas, mediante orientação de docentes especializados, as ações não ocorrerão em sala de aula, priorizando-se estratégias como "rodas de leitura", "saraus", "leitura mediada" ou afins. "Leitura" é proposta, no programa, da perspectiva de um conceito amplo, envolvendo: jornais, revistas, quadrinhos, literatura canônica ou não canônica, imagens, vídeos, linguagem musical, textos históricos, filosóficos, sociológicos ou de outras áreas. Contempla-se a formação de um grupo de estudos dedicado ao tema organizador: promoção da leitura como democratização do acesso à cultura e como contribuição para o cumprimento social de direitos humanos. Fica previsto, ainda, um trabalho voltado para a capacitação dos professores. Um último objetivo diz respeito: a) à formação de acervos bibliográficos de obras teóricas e de referência, na escola e na universidade; b) à consolidação de uma biblioteca escolar ativa, com espaço físico adequado e aberta à comunidade externa à escola. A cada ano será organizado um evento acadêmico para análise e discussão do trabalho desenvolvido, com participação de especialistas externos à comunidade acadêmica.

      Autores: Leila de Aguiar Costa, Jessica Aline Ferreira Felix

      Desde 2012

    • A imagem no/do texto: o descritivo na literatura francesa do século XIX. Stendhal e Huysmans

      Este projeto, inscrito na Linha de Pesquisa "Questões de representação: poéticas e suas reapropriações" do Depto. de Letras da EFLCH/UNIFESP, reflete sobre os modos pelos quais o discurso literário (d)escreve e interpreta as artes visuais, e, por vezes, transforma um objeto de arte em motivo ficcional. Para tanto, propõe uma trajetória pelo século XIX francês em seus atos de entronização da imagerie e de seus poderes de evocação/fascinação. Este estudo entende pois evidenciar, para além dos méritos literários, preciso poder da língua, capaz de dispor em cores vivas personagens, ações, lugares, cenas. Os motivos descritivos a serem freqüentados inscrevem-se em um debate que se mantém de um modo ou de outro tributário da estrutura retórica, amplamente alimentado pelo registro epidítico e, por isso mesmo, balizado pelas figuras da descriptio, da ekphrasis, do ut pictura poesis e do tableau. Convocar-se-ão para tanto os textos literários e não-literários de Stendhal e de Huysmans, situando-os no conjunto de práticas simbólicas extrapoéticas. Dever-se-á, então, refletir sobre sua articulação com os objetos visuais, a ser subsidiada pela análise das operações enunciativas empreendidas pelos ?discursos de/sobre artes? que a eles outorgam legitimidade crítica e conferem particular conceituário ¬ ? em torno da mimesis (renovada), da imaginação e da sensação no século XIX. Assim, a proposta entende ser transdisciplinar no sentido em que circunscreve seu objeto a partir de uma travessia dos domínios literários e plásticos de modo a ?pôr em jogo? as estanqueidades institucionais de noções como ?língua?, ?escritura?, ?literatura?, ?imitação?, ?representação?, ?visualidade?, ?figura? (tropos retóricos ou formas visuais), etc. O que significa dizer que se procurará compreender como linguagem poética e linguagem visual solicitam uma condição imagética onde se reconhece a propensão, em uma a semantizar elementos extra-semânticos, em outra a iconizar elementos extrafigurais.

      Autores: Leila de Aguiar Costa, Francine Weiss, Iara Farias, Paulo Ramos

      2009 a 2014

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22