Graciela Alicia Foglia
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: graciela.foglia@unifesp.br
Resumo
É mestre (1998) e doutora (2005) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado (2015-2017), parcialmente financiada pela FAPESP, com uma estadia na Universidad de Salamanca e no Instituto Ibero-americano de Berlin. Em 2020 realizou um estágio de pesquisa no CAAF (Centro de Arqueologia e Antropologia Forense) da UNIFESP, sobre feminicídio e Direitos Humanos. A tese de doutorado leva como título Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh e a pesquisa de pós-doutorado foi sobre literatura e cinema entorno das ditaduras argentina e brasileira. Foi professora da PUC (1999-2006) e da Fale- UFMG (2006-2009); atualmente é docente do Departamento de Letras da EFLCH-UNIFESP e no curso de Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF-UNIFESP. Desde 2014 é uma das coordenadoras, junto com Valeria De Marco, do grupo de pesquisa Violência de Estado e exílio: memória e testemunho, certificado pelo CNPq. Entre 2012 y 2014 foi membro da Comissão Editorial da revista abehache, da Associação Brasileira de Hispanistas. Além de artigos e capítulos de livros, publicou Operación masacre: rehacer y resistir (Revolução, 2014) e a coleção didática, em parceria, Diversidad: Lengua y literatura (2013 y 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, testemunho, crimes de Estado, Direitos Humanos.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FOGLIA, G. A.;FOGLIA, GRACIELA;FOGLIA, GRACIELA ALICIA;Graciela A. Foglia
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Formação
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh
Literatura de Testemunho
Literaturas Estrangeiras Modernas
Orientação: Valeria De Marco
Universidade de São Paulo
Doutorado em Física
Teoria de reações para análise de processos de produção e decaimento de ressonâncias gigantes nucleares
Reações Nucleares e Espalhamento Geral
Física Nuclear
Orientação: Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza
Universidade de São Paulo
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
Carmen, una mujer bien mujer" (una lectura de `Cinco horas con Mario´ de Miguel Delibes)
Literatura Hispanoamericana Contemporânea
Literaturas Estrangeiras Modernas
Orientação: María de la Concepción Piñero Valverde
Universidade de São Paulo
1993 a 1998
Graduação em Licenciatura En Física
Unlp Universidad Nacional de La Plata
1980 a 1986
Produção
2024
2022
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«Antes do Passado»: uma aprendizagem (2022)
Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: e-Letras com Vida: Revista de Estudos Globais ¿ Humanidades, Ciências e Artes , v. 08 , p. 144 - Extrato QUALIS: B3
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Por un feminismo afrolatinoamericano. Lélia Gonzalez (2022)
Tradução
Autores: Andreia dos Santos Menezes; Bruna Macedo de Oliveira Rodrigues; Flávia Regina Dorneles Ramos; Graciela Alicia Foglia; Júlia Batista Alves; Larissa F. Locoselli; Marcelle Leal; Mario René Torres Rodrigues; Verónica Acuña Aviles
Fonte:
2021
2020
2019
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Entre el exceso y la escasez. Testimonio y memoria en documentales sobre la militancia revolucionaria en Argentina y Brasil (2019)
Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 29 , p. 165 - Extrato QUALIS: A3
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2018
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Confrontar lo indecible en el cine documental argentino y brasileño. Los casos Urondo y Herzog (2018)
Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: CARACOL , v. 15 , p. 308 - Extrato QUALIS: A4
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2017
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Gestos de libertad. Notas sobre las cartas de Rodolfo Walsh (2017)
Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Itinerarios (Warszawa) , v. 25 , p. 67 - Extrato QUALIS: A4
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2016
2015
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CINE Y REPRESENTACIÓN: LAS DICTADURAS DE BRASIL Y ARGENTINA (2015)
Artigo publicado
Autores: Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia
Fonte: REVISTA IBEROAMERICANA , p. 449 - Extrato QUALIS: A3
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2014
2013
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Estrategias en la lucha contra el olvido: aproximación a dos documentales sobre las últimas dictaduras argentina y brasileña (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Actas del CUARTO CONGRESO INTERNACIONAL CELEHIS DE LITERATURA Literatura española, latinoamericana y argentina
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2012
2011
2009
2007
2006
2004
2002
1997
1996
1994
Atuações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Professora assistente doutor
1999 a 2006
Faculdades Santa Marcelina
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Professora
2001 a 2002
Centro Hispano Brasileiro de Cultura
-
Professora auxiliar de ensino II
2000 a 2001
Instituto Cervantes
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Outro: presidente banca examinadora
2003 a 2003
Municipio de Paranapanema
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Professor visitante
2003 a 2003
Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão
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Professor convidado
Professor convidado
2004 a 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
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Professor Adjunto
2006 a 2009
Universidade de São Paulo
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Professor autônomo
Professor autônomo
1996 a 1997
-
Bolsista
Bolsista do PAE
1996 a 1996
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Professora Colaboradora
2015 a 2015
Universidade Paulista
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Professor Adjunto III
Professor
1994 a 1994
Associação Colégio Espanhol São Paulo
-
Professor
1997 a 1999
Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación
-
Professor
1993 a 1993
Universidade Federal de São Paulo
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Professor Adjunto I
2009 a 2012
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professora adjunta IV
2017 a 2019
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Professora Associada I
2019 a 2021
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professora associada II
2021 a 2024
-
Professora Associada III
Desde 2024
abehache. Revista da associação brasileira de hispanistas
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Membro de corpo editorial
2012 a 2015
Ministério da Educação
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LIvre
Bolsista
2014 a 2014
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
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A construção da figura do ditador na obra Eu o Supremo de Augusto Roa Bastos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
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Jarbas Izidio dos Santos Filho
As marcas de denúncia e resistência na escrita de Eduardo Galeano em Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
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A escrita de si e a memória da literatura nicaraguense: El país bajo mi piel. Memórias de amor y de guerra, de Gioconda Belli
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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O ritual dos sádicos: cinema popular, experimental e subversivo nos anos de chumbo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
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A poética do riso na representação do Estado de Exceção em De dioses, hombrecitos y policías de Humberto Costantini
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Francielly Keity Baliana Godoy
Intersecções entre mito, história e literatura: relações de gênero em Los nascimentos de Eduardo Galeano
Letras
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos)
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Federal de Minas Gerais
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Representante docente da Faculdade de Letras junto ao Colegiado de Turismo da UFMG - Suplente
Faculdade de Letras
Universidade Federal de São Paulo
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Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de São Paulo
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Representações da violência contra as mulheres no século XXI no contexto ibero-americano
O projeto busca examinar a literatura e outras manifestações artísticas que abordem diferentes tipos de violências decorrentes de crimes nos quais o Estado é responsável de alguma maneira, particularmente contra as mulheres, embora não exclusivamente, no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para reflexões no campo das Artes e dos Direitos Humanos.
Desde 2020
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Violência de Estado e exílio: memória e testemunho
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Autores: Graciela Alicia Foglia
Desde 2014
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Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Autores: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
2014 a 2019
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Cinepimentas
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCNs, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia e Rosângela Dantas.
Autores: Graciela Alicia Foglia
Desde 2017
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Charlas de cineclub
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, de filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. O projeto, que é desenvolvido pela área de Língua Espanhola e suas Literaturas (EFLCH-Unifesp), já teve parcerias com o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a Biblioteca Mario de Andrade. Desde a pandemia de Covid-19 as exibições bem sendo realizadas no Campus Guarulhos. A área de Língua Espanhola e suas Literaturas se encarrega da divulgação dos eventos, bem como de convidar professores, pesquisadores e/ou estudantes que selecionam os filmes e conduzem as discussões. As sessões têm periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os/as alunos/as do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores/as e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Autores: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Desde 2014
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Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Autores: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
2010 a 2014
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22