Graciela Alicia Foglia
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
É mestre (1998) e doutora (2005) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado (2015-2017), parcialmente financiada pela FAPESP, com uma estadia na Universidad de Salamanca e no Instituto Ibero-americano de Berlin. Em 2020 realizou um estágio de pesquisa no CAAF (Centro de Arqueologia e Antropologia Forense) da UNIFESP, sobre feminicídio e Direitos Humanos. A tese de doutorado leva como título Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh e a pesquisa de pós-doutorado foi sobre literatura e cinema entorno das ditaduras argentina e brasileira. Foi professora da PUC (1999-2006) e da Fale- UFMG (2006-2009); atualmente é docente do Departamento de Letras da EFLCH-UNIFESP e no curso de Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF-UNIFESP. Desde 2014 é uma das coordenadoras, junto com Valeria De Marco, do grupo de pesquisa Violência de Estado e exílio: memória e testemunho, certificado pelo CNPq. Entre 2012 y 2014 foi membro da Comissão Editorial da revista abehache, da Associação Brasileira de Hispanistas. Além de artigos e capítulos de livros, publicou Operación masacre: rehacer y resistir (Revolução, 2014) e a coleção didática, em parceria, Diversidad: Lengua y literatura (2013 y 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, testemunho, crimes de Estado, Direitos Humanos.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FOGLIA, G. A.;FOGLIA, GRACIELA
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Português
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve pouco
Formação
Doutorado em Física — 1987 - 1991
Teoria de reações para análise de processos de produção e decaimento de ressonâncias gigantes nucleares
Reações Nucleares e Espalhamento Geral , Física Nuclear
Orientador(a): Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza, Universidade de São Paulo
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) — 2001 - 2005
Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh
Literatura de Testemunho , Literaturas Estrangeiras Modernas
Orientador(a): Valeria De Marco, Universidade de São Paulo
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) — 1993 - 1998
Carmen, una mujer bien mujer" (una lectura de `Cinco horas con Mario´ de Miguel Delibes)
Literaturas Estrangeiras Modernas , Literatura Hispanoamericana Contemporânea
Orientador(a): María de la Concepción Piñero Valverde, Universidade de São Paulo
Graduação em Licenciatura En Física — 1980 - 1986
Unlp Universidad Nacional de La Plata
Produção Intelecual
2022
Divisão Azul. Uma agente infiltrado — Tradução
Autores: Fran Jaraba; Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín
Fonte:
2021
Feminicídio: a pandemia invisível e a mídia — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: A pandemia e a gestão das mortes e dos mortos, p.105
Divisão Azul — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Fran Jaraba; Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín
Fonte:
El abismo en la historia. Ensayos sobre el Brasil en tiempos de la Comisión de la Verdad — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Fran Jaraba; Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Edson Luis de Almeida Teles; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
2020
Pandemia: feminicídio e despersonalização — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Mortos e mortes da covid-19: saberes, instituições e regulações, p.12
El abismo en la historia. Ensayos sobre Brasil en tiempos de la comisión de la verdad — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Edson Luis de Almeida Teles; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
2019
Mario González. Textos reunidos — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Joana de Fátima Rodriguez
Fonte:
Las dictaduras de Brasil y Argentina: cine y testimonio — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Joana de Fátima Rodriguez; Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia
Fonte: EXPERIENCIAS LÍMITE EN LA FICCIÓN LATINOAMERICANA (LITERATURA, CINE Y TEATRO), p.1
Entre el exceso y la escasez. Testimonio y memoria en documentales sobre la militancia revolucionaria en Argentina y Brasil — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Joana de Fátima Rodriguez; Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, v.29, p.165
2018
La lógica de lo menos peor o la política de lo posible (O abismo na história. Ensaios sobre o Brasil em tempos de Comissão da Verdade. Edson Teles) — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: La Roca, p.431
Confrontar lo indecible en el cine documental argentino y brasileño. Los casos Urondo y Herzog — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: CARACOL, v.15, p.308
Palabra, imagen y sonido: una propuesta para la clase de E/LE — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Intersecciones. Revista da APEESP, v.3, p.26
2017
Gestos de libertad. Notas sobre las cartas de Rodolfo Walsh — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Itinerarios (Warszawa), v.25, p.67
Los dictadores de ayer - O senhor Presidente — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v.19, p.173
2016
Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
Memórias de uma guerra suja: a sangre fría — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia
Fonte: La Roca, p.137
Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli
Fonte:
2015
Em teu nome: verdades incompletas — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Imagem e Exílio. Cinema e arte na América Latina, p.226
Nicarágua à flor da pele: a sinestesia da violência de Estado no conto ?En tiniebla?, de Lizandro Chávez Alfaro — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Silvia Amancio de Oliveira; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Letras Raras, v.4, p.132
CINE Y REPRESENTACIÓN: LAS DICTADURAS DE BRASIL Y ARGENTINA — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Silvia Amancio de Oliveira; Graciela Alicia Foglia; Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia
Fonte: REVISTA IBEROAMERICANA, p.449
2014
Operación masacre: rehacer y resistir — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte:
2013
Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
As fissuras do poder — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Sociologia Ciência & Vida Ed. 49, p.76
Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do aluno) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do professor) — Livro publicado ou organizado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Estrategias en la lucha contra el olvido: aproximación a dos documentales sobre las últimas dictaduras argentina y brasileña — Trabalhos em eventos
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Actas del CUARTO CONGRESO INTERNACIONAL CELEHIS DE LITERATURA Literatura española, latinoamericana y argentina
Entre a dor e a delícia: a implantação do curos de letras/espanhol na Universidade Federal de São Paulo — Artigo publicado
Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Silvia Etel Gutiérrez Bottaro
Fonte: Revista Eletrônica do GEPPELE, v.1, p.48
2012
Aproximação a dois documentários sobre as ditaduras argentina e brasileira - estratégias na luta contra o esquecimento — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Baleia na rede (UNESP. Marília), v.1, p.175
2011
Forma: espacio para una discusión estética y política. Variaciones en torno de la forma de los cuentos de Rodolfo Walsh — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Revista Eletrônica CELPCYRO
América Latina. Integração e interlocução (Resenha) — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: ABEHACHE, v.1, p.173
De libertad y militancia política. Notas sobre ?Carta a Paco Urondo? y ?Carta abierta de un escritor a la Junta Militar? de Rodolfo Walsh — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: ABEHACHE, v.1, p.71
2009
Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Olhares críticos: estudos de literatura e cultura, p.305
Estetização da morte? Notas sobre — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Cultura Crítica, p.51
Espanhol no vestibular 2008: provas e comentários — Livro publicado ou organizado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Marcos Alexandre; Cristiano Silva de Barros; Graciela Ravetti; Graciela Alicia Foglia; Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Fonte:
Los oficios terrestres y las formas de narrar la violencia — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Marcos Alexandre; Cristiano Silva de Barros; Graciela Ravetti; Graciela Alicia Foglia; Elzimar Goettenauer de Marins Costa; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, p.955
Representaciones literarias de Eva Perón: algunas cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Marcos Alexandre; Cristiano Silva de Barros; Graciela Ravetti; Graciela Alicia Foglia; Elzimar Goettenauer de Marins Costa; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, p.965
2007
Entoados — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Cuatro en uno. O de cómo exprimir un texto hasta la última gota. Y el por qué también — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Caderno de Resumos, p.62
'Esa muer' y formas de la violencia: el narrador sin poder — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Primer encuentro internacional de literatura francachela, Cuenca 2007
Sintaxis del espanto, sintaxis militante. De la resistencia individual a la colectiva: una lectura de los epílogos de Operación Masacre de Rodolfo Walsh — Artigo publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Caligrama (UFMG), v.12, p.53
2006
Revisão: dinámica de Haroldo de Campos na cultura brasilenha — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Rômulo Monte Alto
Fonte:
2004
Un narrador clandestino: algunas observaciones sobre Diario de un Clandestino de Miguel Bonasso — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Hispanismo 2002, p.192
2002
Operación masacre y testimonio — Capítulo de livro publicado
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte: Hispanismo 2000, p.779
Un narrador clandestino: Algunas observaciones sobre Diario de un clandestino de Miguel Bonasso — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2., 2002, São Paulo. Proceedings online...
1997
Angelito — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte:
En cuanto a las palabrotas — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Actas del V Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes, p.31
1996
Educação - Cuba. Nem só de pão vive o homem — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca
Fonte:
Sobre hóstias, cópulas, bispos e divorciados — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca; Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca
Fonte:
Mundos paralelos. Carmen una mujer bien mujer — Trabalhos em eventos
Autores: Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca; Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca; Graciela Alicia Foglia
Fonte: Actas del Congreso Internacional de Cultura y Literatura Hispano-Americana, p.242
1994
Catálogo da V Bienal Internacional de la Habana, Cuba — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Antenitas de miel pasea por el mundo — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Las aventuras de Mix y Max — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Tribilín y sus amigos - Caza al gran Tribilín — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
La sirenita — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
La bella y la bestia — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Mickey y sus amigos - Viajeros del tiempo — Tradução
Autores: Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia; Graciela Alicia Foglia
Fonte:
Atuações profissionais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professora assistente doutor — 1999 - 2006
Faculdades Santa Marcelina
Professora — 2001 - 2002
Centro Hispano Brasileiro de Cultura
Professora auxiliar de ensino II — 2000 - 2001
Instituto Cervantes
Outro: presidente banca examinadora — 2003 - 2003
Municipio de Paranapanema
Professor visitante — 2003 - 2003
Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão
Professor convidado Professor convidado — 2004 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Adjunto — 2006 - 2009
Universidade de São Paulo
Professor autônomo Professor autônomo 1996 - 1997
Bolsista Bolsista do PAE 1996 - 1996
Professora Colaboradora 2015 - 2015
Universidade Paulista
Professor Adjunto III Professor — 1994 - 1994
Associação Colégio Espanhol São Paulo
Professor — 1997 - 1999
Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación
Professor — 1993 - 1993
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto III 2009 -
professora adjunta IV 2017 -
Professora Assistente 2019 -
abehache. Revista da associação brasileira de hispanistas
Membro de corpo editorial — 2012 - 2015
Ministério da Educação
LIvre Bolsista — 2014 - 2014
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Sheila Morel Folgueral Matias — 2021 - Em andamento
A construção da figura do ditador na obra Eu o Supremo de Augusto Roa Bastos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Jarbas Izidio dos Santos Filho — 2021 - Em andamento
As marcas de denúncia e resistência na escrita de Eduardo Galeano em Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Dissertação de mestrado concluídas
-
André Renato Oliveira Silva — 2019
O ritual dos sádicos: cinema popular, experimental e subversivo nos anos de chumbo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Erorci Ferreira Santana — 2018
A poética do riso na representação do Estado de Exceção em De dioses, hombrecitos y policías de Humberto Costantini
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Silvia Amâncio de Oliveira — 2020
A escrita de si e a memória da literatura nicaraguense: El país bajo mi piel. Memórias de amor y de guerra, de Gioconda Belli
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Francielly Keity Baliana Godoy — 2018
Intersecções entre mito, história e literatura: relações de gênero em Los nascimentos de Eduardo Galeano
Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos)
Atividades de gestão
Universidade Federal de Minas Gerais
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Universidade Federal de São Paulo
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Projetos de pesquisa
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professora assistente doutor — 1999 - 2006
Faculdades Santa Marcelina
Professora — 2001 - 2002
Centro Hispano Brasileiro de Cultura
Professora auxiliar de ensino II — 2000 - 2001
Instituto Cervantes
Outro: presidente banca examinadora — 2003 - 2003
Municipio de Paranapanema
Professor visitante — 2003 - 2003
Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão
Professor convidado Professor convidado — 2004 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Adjunto — 2006 - 2009
Universidade de São Paulo
Professor autônomo Professor autônomo — 1996 - 1997
Bolsista Bolsista do PAE — 1996 - 1996
Professora Colaboradora — 2015 - 2015
Universidade Paulista
Professor Adjunto III Professor — 1994 - 1994
Associação Colégio Espanhol São Paulo
Professor — 1997 - 1999
Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación
Professor — 1993 - 1993
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto III — 2009 -
Atividades de gestão
— -
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2010 - 2014
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2014 -
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2014 - 2019
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Campus Guarulhos — 2014 -
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2017 -
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
professora adjunta IV — 2017 -
Atividades de gestão
— -
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2010 - 2014
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2014 -
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2014 - 2019
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Campus Guarulhos — 2014 -
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2017 -
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
Professora Assistente — 2019 -
Atividades de gestão
— -
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2010 - 2014
Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira — 2010 - 2014
As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2014 -
Charlas de cineclub — 2014 -
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2014 - 2019
Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro — 2014 - 2019
No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez
Campus Guarulhos — 2014 -
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho — 2014 -
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia
Campus Guarulhos — 2017 -
Cinepimentas — 2017 -
Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCN?s, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia, Luis Ferla e Rosângela Dantas.
Integrantes: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Daniel Carlos Santos da Silva, Diogo Frogeri Manente Costa Monteiro, Henrique Gomes Silva, Jarbas Izidio dos Santos Filho, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Ricardo Lima Barbosa, Sheila Morel Folgueral Matias, Karine da Rocha Oliveira, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho
abehache. Revista da associação brasileira de hispanistas
Membro de corpo editorial — 2012 - 2015
Ministério da Educação
LIvre Bolsista — 2014 - 2014
Atualização Lattes em 2022-03
Processado em 2022-06-16