Graciela Alicia Foglia

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: graciela.foglia@unifesp.br


66
6
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

É mestre (1998) e doutora (2005) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado (2015-2017), parcialmente financiada pela FAPESP, com uma estadia na Universidad de Salamanca e no Instituto Ibero-americano de Berlin. Em 2020 realizou um estágio de pesquisa no CAAF (Centro de Arqueologia e Antropologia Forense) da UNIFESP, sobre feminicídio e Direitos Humanos. A tese de doutorado leva como título Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh e a pesquisa de pós-doutorado foi sobre literatura e cinema entorno das ditaduras argentina e brasileira. Foi professora da PUC (1999-2006) e da Fale- UFMG (2006-2009); atualmente é docente do Departamento de Letras da EFLCH-UNIFESP e no curso de Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF-UNIFESP. Desde 2014 é uma das coordenadoras, junto com Valeria De Marco, do grupo de pesquisa Violência de Estado e exílio: memória e testemunho, certificado pelo CNPq. Entre 2012 y 2014 foi membro da Comissão Editorial da revista abehache, da Associação Brasileira de Hispanistas. Além de artigos e capítulos de livros, publicou Operación masacre: rehacer y resistir (Revolução, 2014) e a coleção didática, em parceria, Diversidad: Lengua y literatura (2013 y 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, testemunho, crimes de Estado, Direitos Humanos.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FOGLIA, G. A.;FOGLIA, GRACIELA;FOGLIA, GRACIELA ALICIA;Graciela A. Foglia


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)

    Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh

    Literatura de Testemunho

    Literaturas Estrangeiras Modernas

    Orientação: Valeria De Marco

    Universidade de São Paulo

      Desde 2005

  • Doutorado em Física

    Teoria de reações para análise de processos de produção e decaimento de ressonâncias gigantes nucleares

    Reações Nucleares e Espalhamento Geral

    Física Nuclear

    Orientação: Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza

    Universidade de São Paulo

      Desde 1991

  • Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)

    Carmen, una mujer bien mujer" (una lectura de `Cinco horas con Mario´ de Miguel Delibes)

    Literatura Hispanoamericana Contemporânea

    Literaturas Estrangeiras Modernas

    Orientação: María de la Concepción Piñero Valverde

    Universidade de São Paulo

    1993 a 1998

  • Graduação em Licenciatura En Física

    Unlp Universidad Nacional de La Plata

    1980 a 1986

  • Produção


    2024


    • Testimonio y autoficción en Chicas muertas (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: ALBA DE AMERICA , v. 41 , p. 81 - Extrato QUALIS: C


    2022


    • «Antes do Passado»: uma aprendizagem (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Conteúdo completo

      Fonte: e-Letras com Vida: Revista de Estudos Globais ¿ Humanidades, Ciências e Artes , v. 08 , p. 144 - Extrato QUALIS: B3

    • Contra o eufemismo - uma literatura que agride (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Divisão Azul. Um agente infiltrado (2022)

      Tradução

      Autores: Fran Jaraba; Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín

      Fonte:

    • Por un feminismo afrolatinoamericano. Lélia Gonzalez (2022)

      Tradução

      Autores: Andreia dos Santos Menezes; Bruna Macedo de Oliveira Rodrigues; Flávia Regina Dorneles Ramos; Graciela Alicia Foglia; Júlia Batista Alves; Larissa F. Locoselli; Marcelle Leal; Mario René Torres Rodrigues; Verónica Acuña Aviles

      Fonte:


    2021


    • Feminicídio: a pandemia invisível e a mídia (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: A pandemia e a gestão das mortes e dos mortos , p. 105

    • El abismo en la historia. Ensayos sobre el Brasil en tiempos de la Comisión de la Verdad (2021)

      Tradução

      Autores: Edson Luis de Almeida Teles; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    2020


    • Pandemia: feminicídio e despersonalização (2020)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Mortos e mortes da covid-19: saberes, instituições e regulações , p. 12

    • El abismo en la historia. Ensayos sobre Brasil en tiempos de la comisión de la verdad (2020)

      Tradução

      Autores: Edson Luis de Almeida Teles; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    2019


    • Entre el exceso y la escasez. Testimonio y memoria en documentales sobre la militancia revolucionaria en Argentina y Brasil (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Conteúdo completo

      Fonte: ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 29 , p. 165 - Extrato QUALIS: A3

    • Mario González. Textos reunidos (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Joana de Fátima Rodriguez

      Fonte:

    • Las dictaduras de Brasil y Argentina: cine y testimonio (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia

      Fonte: EXPERIENCIAS LÍMITE EN LA FICCIÓN LATINOAMERICANA (LITERATURA, CINE Y TEATRO) , p. 1


    2018


    • Confrontar lo indecible en el cine documental argentino y brasileño. Los casos Urondo y Herzog (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Conteúdo completo

      Fonte: CARACOL , v. 15 , p. 308 - Extrato QUALIS: A4

    • Palabra, imagen y sonido: una propuesta para la clase de E/LE (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Intersecciones. Revista da APEESP , v. 3 , p. 26 - Extrato QUALIS: B3

    • La lógica de lo menos peor o la política de lo posible (O abismo na história. Ensaios sobre o Brasil em tempos de Comissão da Verdade. Edson Teles) (2018)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: La Roca , p. 431


    2017


    • Gestos de libertad. Notas sobre las cartas de Rodolfo Walsh (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Conteúdo completo

      Fonte: Itinerarios (Warszawa) , v. 25 , p. 67 - Extrato QUALIS: A4

    • Los dictadores de ayer - O senhor Presidente (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 19 , p. 173 - Extrato QUALIS: A1


    2016


    • Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Professor) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Professor) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Professor) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do Aluno) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do Aluno) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do Aluno) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Andrea Silva Ponte; Adriana Bezerra; Liliana Comelli

      Fonte:

    • Memórias de uma guerra suja: a sangre fría (2016)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: La Roca , p. 137


    2015


    • CINE Y REPRESENTACIÓN: LAS DICTADURAS DE BRASIL Y ARGENTINA (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Mónica Bueno; Graciela Alicia Foglia

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA IBEROAMERICANA , p. 449 - Extrato QUALIS: A3

    • Nicarágua à flor da pele: a sinestesia da violência de Estado no conto ?En tiniebla?, de Lizandro Chávez Alfaro (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Silvia Amancio de Oliveira; Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Letras Raras , v. 4 , p. 132 - Extrato QUALIS: B1

    • Em teu nome: verdades incompletas (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Imagem e Exílio. Cinema e arte na América Latina , p. 226


    2014


    • Operación masacre: rehacer y resistir (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    2013


    • Estrategias en la lucha contra el olvido: aproximación a dos documentales sobre las últimas dictaduras argentina y brasileña (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Actas del CUARTO CONGRESO INTERNACIONAL CELEHIS DE LITERATURA Literatura española, latinoamericana y argentina

    • Entre a dor e a delícia: a implantação do curos de letras/espanhol na Universidade Federal de São Paulo (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Ivan Rodrigues Martín; Silvia Etel Gutiérrez Bottaro

      Fonte: Revista Eletrônica do GEPPELE , v. 1 , p. 48 - Extrato QUALIS: B4

    • Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do aluno) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do aluno) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do aluno) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 1 (Livro do professor) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 2 (Livro do professor) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Diversidad. Lengua y Literatura 3 (Livro do professor) (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Andrea Silva Ponte; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • As fissuras do poder (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Sociologia Ciência & Vida Ed. 49 , p. 76


    2012


    • Aproximação a dois documentários sobre as ditaduras argentina e brasileira - estratégias na luta contra o esquecimento (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 1 , p. 175


    2011


    • De libertad y militancia política. Notas sobre ?Carta a Paco Urondo? y ?Carta abierta de un escritor a la Junta Militar? de Rodolfo Walsh (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: ABEHACHE , v. 1 , p. 71 - Extrato QUALIS: B2

    • América Latina. Integração e interlocução (Resenha) (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: ABEHACHE , v. 1 , p. 173 - Extrato QUALIS: B2

    • Forma: espacio para una discusión estética y política. Variaciones en torno de la forma de los cuentos de Rodolfo Walsh (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Revista Eletrônica CELPCYRO


    2009


    • Los oficios terrestres y las formas de narrar la violencia (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , p. 955

    • Representaciones literarias de Eva Perón: algunas cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , p. 965

    • Espanhol no vestibular 2008: provas e comentários (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Alexandre; Cristiano Silva de Barros; Graciela Ravetti; Graciela Alicia Foglia; Elzimar Goettenauer de Marins Costa

      Fonte:

    • Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Olhares críticos: estudos de literatura e cultura , p. 305

    • Estetização da morte? Notas sobre (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Cultura Crítica , p. 51


    2007


    • Cuatro en uno. O de cómo exprimir un texto hasta la última gota. Y el por qué también (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 62

    • Esa mujer y formas de la violencia: el narrador sin poder (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Primer encuentro internacional de literatura francachela, Cuenca 2007

    • Sintaxis del espanto, sintaxis militante. De la resistencia individual a la colectiva: una lectura de los epílogos de Operación Masacre de Rodolfo Walsh (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Caligrama (UFMG) , v. 12 , p. 53 - Extrato QUALIS: A4

    • Entoados (2007)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    2006


    • Revisão: dinámica de Haroldo de Campos na cultura brasilenha (2006)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Rômulo Monte Alto

      Fonte:


    2004


    • Un narrador clandestino: algunas observaciones sobre Diario de un Clandestino de Miguel Bonasso (2004)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Hispanismo 2002 , p. 192


    2002


    • Un narrador clandestino: Algunas observaciones sobre Diario de un clandestino de Miguel Bonasso (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 2., 2002, São Paulo. Proceedings online...

    • Operación masacre y testimonio (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Hispanismo 2000 , p. 779


    1997


    • En cuanto a las palabrotas (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Actas del V Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes , p. 31

    • Angelito (1997)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    1996


    • Mundos paralelos. Carmen una mujer bien mujer (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte: Actas del Congreso Internacional de Cultura y Literatura Hispano-Americana , p. 242

    • Educação - Cuba. Nem só de pão vive o homem (1996)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca

      Fonte:

    • Sobre hóstias, cópulas, bispos e divorciados (1996)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia; Leonardo Chianca

      Fonte:


    1994


    • Catálogo da V Bienal Internacional de la Habana, Cuba (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Antenitas de miel pasea por el mundo (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Las aventuras de Mix y Max (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Tribilín y sus amigos - Caza al gran Tribilín (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • La sirenita (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • La bella y la bestia (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    • Mickey y sus amigos - Viajeros del tiempo (1994)

      Tradução

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Fonte:

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professora assistente doutor

      1999 a 2006

    Faculdades Santa Marcelina

    • Professora

      2001 a 2002

    Centro Hispano Brasileiro de Cultura

    • Professora auxiliar de ensino II

      2000 a 2001

    Instituto Cervantes

    • Outro: presidente banca examinadora

      2003 a 2003

    Municipio de Paranapanema

    • Professor visitante

      2003 a 2003

    Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão

    • Professor convidado

      Professor convidado

      2004 a 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    • Professor Adjunto

      2006 a 2009

    Universidade de São Paulo

    • Professor autônomo

      Professor autônomo

      1996 a 1997

    • Bolsista

      Bolsista do PAE

      1996 a 1996

    • Professora Colaboradora

      2015 a 2015

    Universidade Paulista

    • Professor Adjunto III

      Professor

      1994 a 1994

    Associação Colégio Espanhol São Paulo

    • Professor

      1997 a 1999

    Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación

    • Professor

      1993 a 1993

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto I

      2009 a 2012

    • professora adjunta IV

      2017 a 2019

    • Professora Associada I

      2019 a 2021

    • professora associada II

      2021 a 2024

    • Professora Associada III

      Desde 2024

    abehache. Revista da associação brasileira de hispanistas

    • Membro de corpo editorial

      2012 a 2015

    Ministério da Educação

    • LIvre

      Bolsista

      2014 a 2014

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Sheila Morel Folgueral Matias

      A construção da figura do ditador na obra Eu o Supremo de Augusto Roa Bastos

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Jarbas Izidio dos Santos Filho

      As marcas de denúncia e resistência na escrita de Eduardo Galeano em Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Silvia Amâncio de Oliveira

      A escrita de si e a memória da literatura nicaraguense: El país bajo mi piel. Memórias de amor y de guerra, de Gioconda Belli

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • André Renato Oliveira Silva

      O ritual dos sádicos: cinema popular, experimental e subversivo nos anos de chumbo

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Erorci Ferreira Santana

      A poética do riso na representação do Estado de Exceção em De dioses, hombrecitos y policías de Humberto Costantini

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Francielly Keity Baliana Godoy

      Intersecções entre mito, história e literatura: relações de gênero em Los nascimentos de Eduardo Galeano

      Letras

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos)

      Concluído em 2018

    Gestão

    Universidade Federal de Minas Gerais

    • Representante docente da Faculdade de Letras junto ao Colegiado de Turismo da UFMG - Suplente

      Faculdade de Letras

        Desde 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • Campus Guarulhos

        Desde 2023

    Pesquisa

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de São Paulo

    • Representações da violência contra as mulheres no século XXI no contexto ibero-americano

      O projeto busca examinar a literatura e outras manifestações artísticas que abordem diferentes tipos de violências decorrentes de crimes nos quais o Estado é responsável de alguma maneira, particularmente contra as mulheres, embora não exclusivamente, no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para reflexões no campo das Artes e dos Direitos Humanos.

      Desde 2020

    • Violência de Estado e exílio: memória e testemunho

      O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Desde 2014

    • Terrorismo de estado e luta revolucionária na literatura e no cinema documentário argentino e brasileiro

      No âmbito das reflexões sobre literatura de testemunho e memória, são analisados e comparados romances e documentários produzidos na Argentina e no Brasil cuja matéria é o terrorismo de Estado, que exterminou os projetos revolucionários dos anos sessenta e setenta do século XX. Busca-se traçar um quadro que permita entender as particularidades que aproximam e diferenciam as composições literárias e cinematográficas de ambos os países. O corpus está composto, no campo literário, por textos de autores que participaram na luta, armada ou não, e foram vítimas da violência repressiva; no cinematográfico, analisam-se documentários produzidos a partir dos anos dois mil, tendo em conta também o grau de envolvimento de seus realizadores com aquelas lutas. Duas hipóteses iniciais permitem interpretar aproximações e diferenças nas composições artísticas. Uma diz respeito às marcas deixadas nas composições artísticas pelos diferentes processos de transição das ditaduras para as democracias, que conduziram a políticas de memória também diferentes. A outra, sustenta que as particularidades nas obras artísticas de ambos os países se originariam não só em processos históricos e tradições literárias distintos, ou nas diversas formas de olhar e analisar o passado histórico, mas também no grau de confiança, diferente em cada país, em relação à existência de uma comunidade intelectual latino-americana que compartilharia uma mesma "estrutura de sentimento" (Raymond Williams). Tal confiança teria sido gerada pelos intensos debates sobre a função da arte e o lugar do intelectual, promovidos e desenvolvidos no âmbito da Casa de las Américas, discussão que atravessou, a partir da Revolução Cubana, o discurso intelectual dos anos sessenta e setenta na América hispânica, mas teve menor vitalidade e extensão no Brasil. Projeto parcialmente financiado pela FAPESP (Bolsa Pesquisa no Exterior) e CNPq (bolsa de Iniciação Científica)

      Autores: Graciela Alicia Foglia, Ivan Rodrigues Martín, Valeria De Marco, Mónica Bueno, Diego Santos Sánchez, Zuzana Burianová, Marcos Vinícius Soares Ribeiro da Silva, Maria Celeste Soares Ribeiro, Janaína de Almeida Teles, Mayra Moreyra Carvalho

      2014 a 2019

    • Cinepimentas

      Realizar sessões mensais de filmes, de temática variada, com foco nos Temas Transversais elencados nos PCNs, precedidas por uma apresentação e seguidas por um debate levado a cabo por professores pesquisadores convidados, ou ex-alunos/as da UNIFESP, ou professores/as das escolas de Ensino Médio com as quais a FFLCH tem convênio. O projeto é coordenado pelos docentes: Graciela Foglia e Rosângela Dantas.

      Autores: Graciela Alicia Foglia

      Desde 2017

    • Charlas de cineclub

      O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, de filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. O projeto, que é desenvolvido pela área de Língua Espanhola e suas Literaturas (EFLCH-Unifesp), já teve parcerias com o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a Biblioteca Mario de Andrade. Desde a pandemia de Covid-19 as exibições bem sendo realizadas no Campus Guarulhos. A área de Língua Espanhola e suas Literaturas se encarrega da divulgação dos eventos, bem como de convidar professores, pesquisadores e/ou estudantes que selecionam os filmes e conduzem as discussões. As sessões têm periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os/as alunos/as do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores/as e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.

      Autores: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Luis Antonio Ferla

      Desde 2014

    • Violência tematizada, violência constitutiva: literatura e cinema nas/sobre as ditaduras argentina e brasileira

      As décadas que vão de 1960 a 1985 foram de extrema violência ditatorial tanto na Argentina quanto no Brasil. No entanto, as formas de representar essa violência na literatura e no cinema, ontem e hoje, diferem significativamente. Enquanto no Brasil, uma parte da literatura produzida nesses anos tematiza a necessidade de aderir à luta contra a ditadura, na Argentina, ao contrário, a escrita é mais cifrada. No cinematográfico, alguns filmes e documentários trazem essa diferença de outra forma: na Argentina, parece haver uma confiança extremada (nem sempre justificada) no conhecimento que o público tem sobre a história recente; no Brasil, em cambio, o espectador é munido de suficiente informação para poder reconstruir esse período. Em Pasiones Nacionales, Pablo Semán y Silvina Merenson, quando interpretam as diferentes formas de perceber a história nacional em ambos os países, afirmam que o positivismo brasileiro acarretou ?un autoritarismo elitista que, siendo menos violento que el argentino, confiará mucho menos en la autonomía de un pueblo que es visto más como un niño que como un soberano?. Se transpusermos a ideia de confiança ou não na autonomia da população à confiança ou não na autonomia do leitor/espectador poderíamos ter ai uma chave, ou pelo menos um ponto de partida, para pensar as diferentes formas de representar a violência instaurada nas nossas ditaduras. Este projeto se propõe descrever e analisar um corpus de obras literárias, publicadas durante as ditaduras, e cinematográficas, produzidas após esse período, à luz de teorias literária y cinematográfica pertinentes.

      Autores: Graciela Alicia Foglia, Rosangela Dantas, Ivan Rodrigues Martín, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Andreia dos Santos Menezes, Neide Elias, Greice de Nóbrega e Sousa, Joana de Fátima Rodriguez

      2010 a 2014

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22