Carolin Overhoff Ferreira
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: coferreira@unifesp.br
Resumo
é professora associada - Livre-Docente - nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. É também credenciada no program de pós-graduação em Filosofia na Unifesp. Possui pós-doutoramento sênior pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em cinema. Estudou Ciência de Teatro/Seminário de Cinema e História da Arte na Universidade de Viena (1990), University of Bristol (1991), Universidade Humboldt, Berlim (1992), e Universidade Livre de Berlim (1993). Possui mestrado em Ciência de Teatro e História da Arte (1993) e doutorado em Ciência de Teatro (1997) pela Universidade Livre de Berlim. Foi professora visitante convidada (Benjamin Maecker Distinguished Visiting Professor) na Universidade de Bristol em 2023, pesquisadora (Fellow) no Jesus College/Universidade de Cambridge em 2022, professora convidada e pesquisadora com bolsa Torch na Universidade de Oxford em 2019; professora adjunta com exclusividade no Curso de Som e Imagem, Universidade Católica Portuguesa, Porto de 2000-2007; professora convidada em 2006 na Universidade de Coimbra, docente na Universidade Livre de Berlim em 1999 e entre 1995-1999 na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas em Hannover. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Artes, com ênfase em cinema, teatro e arte contemporânea; critica, teoria e história das artes. No campo das artes aplicadas atuou como dramaturgista (Teatro Nacional de Hannover, Ópera Nacional de Stuttgart, projetos teatrais com financiamento federal e estadual em Portugal e no Brasil) , como curadora de cinema (CCBB/Brasília) e como crítica de teatro (Folha de São Paulo). Estuda a relação entre arte e política através dos seguintes temas: descolonialidade: teoria e história do cinema, do teatro e da arte; cinema, arte e dramaturgia contemporâneas; diálogos interartes e adaptações literárias; cinemas de língua portuguesa, suas identidades nacionais e transnacionais, e suas relações coloniais e pós-coloniais.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FERREIRA, C. O.;FERREIRA, CAROLIN OVERHOFF
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Alemão
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Livre Docência
Arthur Bispo do Rosário - para um estudo decolonial da arte brasileira
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Doutorado em Ciência do Teatro
Novas Tendências na Dramaturgia Latinoamericana desde meados dos anos 80
Teatro
Orientação: Carlos Rincón
Universidade Livre de Berlim
Mestrado em Ciencia de Teatro e Historia da Arte
O Teatro de Catástrofe ¿ Dramaturgia e possível recepção das obras de teatro de Howard Barker
Orientação: Guenther Klotz
Universidade Livre de Berlim
1989 a 1993
Graduação em Ciencia de Teatro/Sem. de Cinema; Historia da Arte
Universidade Livre de Berlim
1989 a 1993
Graduação em Drama; Historia da Arte
University of Bristol
1990 a 1991
Graduação em Ciencia de Teatro; Historia da Arte
Universität Wien
1989 a 1990
Graduação em Ciencia de Teatro/Sem. de Cinema; Historia da Arte
Universidade Humboldt, Berlim
1991 a 1992
Produção
2024
2023
2022
2021
2020
-
-
-
O impacto da fotografia cinematográfica: análise do filme Birdie de Heloísa Passos (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Oliveira, Kezi Santos de; Carolin Overhoff Ferreira
Fonte: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? VIRTUAL ? 1º a 10/12/2020
2019
2018
-
-
Transnacionalidade e intermidialidade em perspectiva pós-colonial (2018)
Artigo publicado
Autores: Carolin Overhoff Ferreira
Fonte: RUMORES (USP) , v. 12 , p. 61 - Extrato QUALIS: B1
-
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2001
2000
1999
Atuações
Universidade Católica Portuguesa
-
Professora Adjunta
Professor convidado
2000 a 2007
Academia Contemporánea do Espectáculo
-
Docente de Dramaturgia
Professora convidada
1999 a 2001
Universidade Livre de Berlim
-
Docente
Professora convidada
1999 a 1999
-
Doutoranda
Doutoranda
1993 a 1997
Universidade de Coimbra
-
Professora Adjunta
Professora convidada
2006 a 2006
Opera Nacional de Stuttgart
-
Dramaturgista
Dramatugista convidada
1999 a 1999
Instituto de Arte Dramática
-
Direcção artística
Dramaturgista convidada
2000 a 2001
Universidade de Ciências e Artes Aplicadas Hannover
-
Docente
Professor convidado
1995 a 1999
Auditório Carlos Alberto
-
Relações Públicas
Relações Públicas
1999 a 2000
Teatro Nacional de Hannover
-
Direcção/Dramaturgia
Funcionária
1994 a 1996
Nuestra América (1646-4435)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2005
Universidade de São Paulo
-
Pós-doutorando sênior
Bolsista pós-doutor sênior
2008 a 2010
Critical Arts
-
Revisor de periódico
2008 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Associada
Desde 2010
Associação Paulista de Teatro
-
Dramaturgista
2007 a 2008
InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Nuestra América (Porto)
-
Revisor de periódico
Desde 2005
Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2016
THE INTERNATIONAL JOURNAL OF IBERIAN STUDIES
-
Revisor de periódico
2013 a 2013
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
-
convidada
2013 a 2015
Comuncation and Society
-
Revisor de periódico
2013 a 2013
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2012
Alban
-
Revisor de projeto de fomento
2004 a 2007
Bresil(s)
-
Revisor de periódico
2014 a 2014
Universidade Nova de Lisboa
-
convidada
Desde 2015
Hispanófila
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
Journal of African Cinemas
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
University of Oxford
-
professor temporário e academico visitante
2019 a 2019
-
TORCH International Fellow
Bolsista
Desde 2019
REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
LUSO-BRAZILIAN REVIEW
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Studies in Spanish and Latin-American Cinemas
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Lusofonia (Lisboa)
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA)
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
ICNOVA
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
Arts and Humanities Research Council
-
Revisor de projeto de fomento
2021 a 2021
História da Historiografia: International Journal of Theory and History of
-
Revisor de periódico
Desde 2022
University of Bristol
-
Professora visitante
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Por uma outra filosofia da arte: o pensamento nagô, o corpo e a ancestralidade
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Representação da Velhice Feminina no Cinema Brasileiro: Imagens de Resistência
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
UÉVERSON LUIZ MELATO DE MORAES
Por uma ética da transição
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
o nascimento de uma nação: poder, imaginário e imagens indigenistas
Filosofia
Fapesp
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Diálogo entre mundos: o percurso existencial de Jaider Esbell, neto de Makunaima
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Retratos de Família A identidade nacional e a violência em João Canijo
Línguas e Culturas
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Universidade de Aveiro
Concluído em 2014
-
AS ACTUALIZAÇÕES DOS ROMANCES DE EÇA DE QUEIRÓS PARA O PEQUENO ECRÃ
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS ARTES
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Universidade Católica Portuguesa Porto
Concluído em 2011
Dissertação de mestrado concluídas
-
O ABRIGO POÉTICO DE BRÍGIDA BALTAR: A CASA ENQUANTO ESPAÇO PARA HABITAR E CRIAR
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A agulha como ferramenta artística: subversão da feminilidade na arte contemporânea brasileira
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Kalunga: A obra de Arthur Bispo do Rosário e a curadoria do sagrado
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
O CONTEXTO PÓS-DRAMÁTICO OU NA BERLINDA COM O DRAMA DEMODÉ: Um estudo histórico e estético sobre drama, realismo e naturalismo na cena teatral brasileira pós-moderna
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Releituras contemporâneas de clássicos - performatividade em dois espetáculos brasileiros
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Tempo, memória e montagem em The Clock, de Christian Marclay
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Negrafias no centro de São Paulo - A presença e representação do negro na arte urbana
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Uma insólita experiência: os grupos Equipe 3 e Arte Ação na década de 1970
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Relações entre a vida e o mundo na vida e obra de Brígida Baltar
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA EM QUATRO IMAGENS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Esboço para uma história da animação brasileira
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Carla Alexandra Barbosa Afonso Cerqueira
Making Amends - Arg. para Longa-metragem
Som e Imagem
Universidade Católica Portuguesa Porto
Concluído em 2002
-
Castelo de Areia - Argumento para Longa-metragem
Som e Imagem
Universidade Católica Portuguesa Porto
Concluído em 2002
-
Trapézio - Argumento para Longa-metragem
Som e Imagem
Universidade Católica Portuguesa Porto
Concluído em 2002
Gestão
Universidade Católica Portuguesa
-
Escola das Artes
Departamento de Som e Imagem
-
Coordenador de Programa de Mestrado (Som e Imagem, Artes Digitais)
Escola das Artes
Departamento de Som e Imagem
-
Responsável pelas provas de pré-requisitos
Escola das Artes
Departamento de Som e Imagem
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora Câmara de Extensão
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Católica Portuguesa
Universidade Livre de Berlim
-
Teoria da tragédia e dramaturgia contemporânea - Howard Barker
Autores: Carolin Overhoff Ferreira
1992 a 1993
-
Dramaturgia latinoamericana contemporânea - Argentina, Brasil, Chile, Cuba
Autores: Carolin Overhoff Ferreira
1993 a 1997
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Humanidades Africanas
Curso de pós-graduação para alunos da Guiné-Bissau sobre filosofias, culturas e justiças africanas
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Sandro Kobol Fornazari
Desde 2022
-
Coleção Chagas ? a arte da RDA
O objectivo declarado do projecto é tornar a Colecção Chagas, que reúne os artistas não-conformista mais importantes da RDA e é única no mundo, virtualmente acessível e compreensível para um público mundial. Isto proporcionará um trabalho de memória histórica em relação à arte da RDA e abrirá novas possibilidades para obter um conhecimento mais profundo tanto da arte da RDA no contexto da Guerra Fria como do seu contexto social de origem. Além disso, o projecto visa estabelecer um diálogo entre a arte da RDA e a sua arte contemporânea brasileira, que será representada no museu por duas outras colecções (a Colecção Sergio de Carvalho e a Colecção Márcio Teixeira). As relações entre as situações sociais e políticas em contextos ditatoriais e as soluções estéticas e temáticas serão elaboradas.
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Gernot Grube, Tom Ehrhardt
Desde 2021
-
Para uma outra história da arte decolonial
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Gernot Grube, Tom Ehrhardt
Desde 2020
-
Arte, política, decolonialidade - para um estudo decolonial das artes
A História da Arte é uma disciplina europeia que manteve, até muito recentemente, um olhar excludente em relação a outras artes e culturas, considerando-as ?primitivas? e sua produção ?artefatos?. No final do século XX a disciplina começou a questionar a própria epistemologia (?fim da História da Arte?) e iniciou um reenquadramento (?arte global?). No entanto, a maioria das histórias das artes em países colonizados, como é o caso do Brasil, foram moldadas olhando para a Europa, importando seus conceitos, valores e sua metodologia ? sobretudo a periodização positivista e seu paradigma época e estilo, e o enfoque no artista. Este legado perpetuou e ainda perpetua a exclusão e diminuição de outras expressões artísticas que não se enquadram dentro do fazer e pensar ocidental, nomeadamente as estéticas dos povos originários, dos afrodescendentes e das camadas tidas como populares. Atualmente, a consciência desse euro-centrismo fez aumentar o desejo e a exigência de decolonizar as disciplinas das ciências humanas, entre elas, a História da Arte. Isto significa tanto um revisão das metodologias e das obras canonizadas, como a inclusão dos subalternizados e sua produção artística e epistemológica. Este projeto visa desenvolver estudos nesse sentido, estudando no Brasil as artes de forma decolonial.
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Marina Oliveira Barbosa, Maysa Martins, Kezi Santos de Oliveira, Larissa Lopes Brugnolo, Lingna Nafafé, José, Ana Paula dos Santos Carlos, Uéverson Luiz Melato de Moraes, Gabriel Bogossian Porto, Mylena Santos Pereira, Luane Faria Santos, Vivian Catarina Dias
Desde 2019
-
Cinemas de Esquerda
?Cinemas de esquerda? é um projeto de pesquisa colaborativo desenvolvido a partir da exibição e debate aberto ao público de uma obra audiovisual, com ênfase para o cinema, uma vez ao mês, com a presença de um convidado. O projeto conjuga a busca pela formação de um público para os audiovisuais que fogem dos padrões vigentes na indústria do cinema e da televisão e o fomento de um debate múltiplo e plural desde obras produzidas em consonância com propostas de resistência política e de afirmação de práticas de liberdade. Assim, visa-se produzir um encontro imediato entre pessoas ligadas a essa proposta (realizadores, artistas, críticos, professores), o público interessado (incluindo os próprios realizadores do projeto) e as obras audiovisuais destacadas. Busca-se com isso atualizar a potência criativa presente na confecção da obra, colocando-a em sintonia com outros devires, fortalecendo o debate político numa vertente de resistência aos poderes estabelecidos, bem como o pensamento e a pesquisa entendidos como atos de criação.
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Sandro Kobol Fornazari, Ciro Martins Lubliner, Alessandro Carvalho Sales
2016 a 2017
-
Teoria, história e crítica das artes
Este projeto visa sistematizar e apresentar as mais importantes teorias, histórias e criticas da arte a nível internacional e no Brasil para oferecer uma introdução multi- e interdisciplinar ao estudo das artes. Ao mesmo tempo, engloba os trabalhos dos alunos nos mais diversos apectos das artes e de suas histórias (animação, grafiti, arte moderna, arte contemporânea, videoarte, arte de comunidades, arte afro-brasileira, audiovisual etc.).
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Ricardo Macedo, Camila Gregorio, João Bueno, Sintia Cristina da Cunha, Gabrielle Idealli, Gabriela Tonchis, Fellipe Albuquerque, Marina Oliveira Barbosa, Tatiana Gonçales, Filipe Fernandes Bonita, Luane Farias, Julia Porto, Ana Paula Risos, Maysa Martins, Lucas Goulart
2014 a 2022
-
O Cinema Africano no Ensino da História e da Cultura afro-brasileiras
Em 2003 a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. Este curso pretende dar subsídios à professores do ensino fundamental e médio da rede pública para que possam incluir filmes luso-africanos em suas aulas que falam sobre a história e a cultura do continente. O curso consiste em duas partes: primeiro, será apresentado um panorama das produções existentes, seus temas e estéticas, e, segundo, serão testadas possíveis abordagens através de alguns exemplos escolhidos.
Autores: Carolin Overhoff Ferreira
2012 a 2012
-
Audiovisual africano e luso-africano
Este projeto visa estudar, por um lado, a produção audiovisual nos países africanos de língua portuguesa, e, por outro, oferecer novas abordagens do audiovisual e do cinema no continente africano de uma forma mais abrangente. No primeiro caso, dá-se destaque às co-produções com outros países de língua portuguesa e, assim, estuda-se conceitos relevantes para este contexto como pós-colonialismo e colonialismo, transnacionalidade e identidade nacional, bem como lusofonia e luso-tropicalismo. No que diz respeito ao cinema africano como um todo, dá se maior relevância ao cinema contemporâneo, entendeno cinema de forma expandida, isto é, incluindo também projetos de instalações, filmes ensaio etc. Questões relevantes para o cinema africano, como a sua própria existência, sua história, bem como uma possível ou suposta especificidade são interrogadas.
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Roy Arms, Johannes Rosenstein, Keyan Tomaselli, Maureen Eke, Viola Shafik, Emi Koide
Desde 2006
-
Desmantelando fronteiras: diálogos inter-artes no cinema contemporâneo
Este projeto realizará uma análise qualitativa e comparativa de um conjunto de filmes que estabelecem diálogos inter-artes, realizados por cineastas de reconhecido mérito nacional e internacional. Interessa nos estudar se os filmes escolhidos participam do desmantelamento das fronteiras entre as artes ao estabelecerem interfaces, possibilitando assim pensá-los dentro da mesma história. Visando contribuir através do alargamento do estudo de interfaces entre o cinema e outras áreas artísticas (literatura, pintura, dança-teatro, representação, música popular, fotografia, arquitetura) para uma maior compreensão do regime estético, conceito estabelecido por Jacques Rancière, bem como da História da Arte como disciplina inter e multidisciplinar, o projeto possui dois objetivos principais: 1) Realizar um estudo comparativo para expor um panorama das perspectivas sobre a relação inter-artes no cinema contemporâneo; 2) Estudar o desmantelamento das fronteiras disciplinares por cineastas das mais diversas proveniências e de diferentes contextos culturais. Palavras chaves: cinema contemporâneo, regime estético, diálogos inter-artes
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Paulo Rogerio dos Santos
2012 a 2017
-
Frações da realidade: ensaísmo nos cinemas de língua portuguesa
Desde meados dos anos 80 destacam-se duas tendências dentro do panorama do cinema mundial, associadas a diretores dotados de uma distinta marca autoral: o novo realismo e o filme-ensaio. Ao lado de realizadores internacionais de grande prestígio, como, por exemplo, Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, Harun Farocki, Apichatpong Weeresethakul e Gus van Sant, há diversos nomes das cinematografias lusófonas afinados com estas tendências e alguns não menos celebres: os portugueses Manoel de Oliveira, João César Monteiro e Pedro Costa, os brasileiros Beto Brant, José Padilha, Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, o guineense Flora Gomes e o angolano Ruy Duarte de Carvalho, entre outros. Todos estes cineastas debruçam-se sobre os múltiplos impactos do capitalismo tardio, sem esquecer o legado direto ou indireto do imperialismo europeu, ou a presença de outras formas de poder. Esteticamente, seus filmes procuram estabelecer uma relação forte com a realidade, ao mesmo tempo em que interrogam a representabilidade da mesma, confrontando e envolvendo o espectador através de visões pessoais e não conclusivas acerca das questões éticas em jogo, não raramente instigadas pelas possibilidades que o digital oferece como nova ferramenta cinematográfica. A atenção acadêmica a este tipo de cinema de cariz ensaística nos tem brindado publicações recentes dedicadas ou ao novo realismo (Nagib & Mello, 2009) ou ao filme ensaio (Rascaroli, 2009). Porém, apesar de possuírem características em comum ? sendo a transgressão das fronteiras entre ficção e realidade, bem como uma descrença na objetividade da representação as mais significativas ? as duas tendências ainda nem foram relacionadas nem pesquisadas designadamente no contexto dos cinemas de língua portuguesa. Ao propor esta ligação, este projeto visa defender a existência de um terceiro gênero, o ensaio cinematográfico ou fílmico, e estudá-lo em cineastas de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Países Africanos de Língua Oficial Portugue
Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Marco Aurélio Fernandes
2011 a 2018
Associação Paulista de Teatro
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Universidade Nova de Lisboa
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22