Carolin Overhoff Ferreira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

E-Mail: coferreira@unifesp.br


169
23
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

é professora associada - Livre-Docente - nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. É também credenciada no program de pós-graduação em Filosofia na Unifesp. Possui pós-doutoramento sênior pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em cinema. Estudou Ciência de Teatro/Seminário de Cinema e História da Arte na Universidade de Viena (1990), University of Bristol (1991), Universidade Humboldt, Berlim (1992), e Universidade Livre de Berlim (1993). Possui mestrado em Ciência de Teatro e História da Arte (1993) e doutorado em Ciência de Teatro (1997) pela Universidade Livre de Berlim. Foi professora convidada (Benjamin Maecker Distinguished Visiting Professor) na Universidade de Bristol em 2023, pesquisadora (Fellow) no Jesus College/Universidade de Cambridge em 2022, professora convidada e pesquisadora com bolsa Torch na Universidade de Oxford em 2019; professora adjunta convidada com exclusividade no Curso de Som e Imagem, Universidade Católica Portuguesa, Porto de 2000-2007; professora convidada em 2006 na Universidade de Coimbra, docente na Universidade Livre de Berlim em 1999 e entre 1995-1999 na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas em Hannover. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Artes, com ênfase em cinema, teatro e arte contemporânea; critica, teoria e história das artes. No campo das artes aplicadas atuou como dramaturgista (Teatro Nacional de Hannover, Ópera Nacional de Stuttgart, projetos teatrais com financiamento federal e estadual em Portugal e no Brasil) , como curadora de cinema (CCBB/Brasília) e como crítica de teatro (Folha de São Paulo). Estuda a relação entre arte e política através dos seguintes temas: decolonialidade: teoria e história do cinema, do teatro e da arte; cinema, arte e dramaturgia contemporâneas; diálogos interartes e adaptações literárias; cinemas de língua portuguesa, suas identidades nacionais e transnacionais, e suas relações coloniais e pós-coloniais.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FERREIRA, C. O.;FERREIRA, CAROLIN OVERHOFF


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Alemão

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Livre Docência

    Arthur Bispo do Rosário - para um estudo decolonial da arte brasileira

    Universidade Federal de São Paulo

    Concluído em 2020

  • Doutorado em Ciência do Teatro

    Novas Tendências na Dramaturgia Latinoamericana desde meados dos anos 80

    Teatro

    Orientação: Carlos Rincón

    Universidade Livre de Berlim

      Desde 1997

  • Mestrado em Ciencia de Teatro e Historia da Arte

    O Teatro de Catástrofe ¿ Dramaturgia e possível recepção das obras de teatro de Howard Barker

    Orientação: Guenther Klotz

    Universidade Livre de Berlim

    1989 a 1993

  • Graduação em Ciencia de Teatro/Sem. de Cinema; Historia da Arte

    Universidade Livre de Berlim

    1989 a 1993

  • Graduação em Drama; Historia da Arte

    University of Bristol

    1990 a 1991

  • Graduação em Ciencia de Teatro; Historia da Arte

    Universität Wien

    1989 a 1990

  • Graduação em Ciencia de Teatro/Sem. de Cinema; Historia da Arte

    Universidade Humboldt, Berlim

    1991 a 1992

  • Produção


    2024


    • Resistance, necropolitics, and revenge fantasies

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Lingna Nafafé, José

      2024

      Fonte: Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , v. 12 , p. 263


    2023


    • Loss of vision without insight ? the globalized city in Ensaio sobre a Cegueira/Blindness (2008) by Fernando Meirelles

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2023

      Fonte: REVISTA DA ANPOLL (ONLINE) , v. 53 , p. 143

    • Hidden Protagonists ? towards a decolonial cinema history inBrazil

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2023

      Fonte: CADERNOS DE ARTE E ANTROPOLOGIA , v. 12 , p. 47

    • Arthur Bispo do Rosário Art as Messianic Spiritual Practice

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2023

      Fonte: Third Text , v. 37 , p. 1

    • Descolonizar a historiografia do audiovisual e cinema brasileiros: a representação e participação indígena, africana e afrodescendente

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2023

      Fonte: Rebeca , v. 12 , p. 1


    2022


    • Eficácia pedagógica e eficácia estética em Kuxa Kanema (2003), de Margarida Cardoso

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2022

      Fonte: Arquivo em Cartaz , v. 2022 , p. 116

    • Dekoloniale Kunstgeschichte - eine methodische Einführung

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2022

      Fonte:


    2021


    • Resistência, necropolítica e fantasias de vingança ? Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Lingna Nafafé, José

      2021

      Fonte: Rebeca , v. 10 , p. 1-35

    • Fictions (post)coloniales dans le cinéma portuguais

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Maria do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Raquel Schefer; Manuel Deniz Silva; Maria-Benedita Basto; Nuno Domingos; Agnès Pellerin

      2021

      Fonte: PERSPECTIVE , v. 2021 , p. 79

    • The grammar of violence of subalternized women: Three examples of contemporary African films

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Lingna Nafafé, José

      2021

      Fonte: Journal of African Cinemas , v. 13 , p. 99

    • Os Maias como pretexto ? Ideias impuras sobre o Brasil e Portugal nas adaptações do século XXI

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2021

      Fonte: JOURNAL OF LUSOPHONE STUDIES , v. 6 , p. 73

    • Arthur Bispo Do Rosário ? Para Uma Teoria Da Arte Brasileira Decolonial

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2021

      Fonte: CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 7 , p. 163

    • A melancholic outlook on 40 years of lusophone audio-visual production and Guinea, the two faces of the war as case study

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2021

      Fonte: Contemporary Lusophone African Film Transnational Communities and Alternative Modernities , p. 159

    • 8 ½ de Federico Fellini: A vida é um circo e o cineasta o seu maior palhaço

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2021

      Fonte: Os Prismas de Fellini , p. 74


    2020


    • O impacto da fotografia cinematográfica: análise do filme Birdie de Heloísa Passos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Oliveira, Kezi Santos de; Carolin Overhoff Ferreira

      2020

      Fonte: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? VIRTUAL ? 1º a 10/12/2020

    • Os Maias como pretexto ? Ideias impuras sobre o Brasil e Portugal nas adaptações do século XXI

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2020

      Fonte: Queirosiana , v. 27/28 , p. 7-30

    • A gramática da violência na fala das mulheres subalternizadas ? três exemplos do cinema africano contemporâneo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Lingna Nafafé, José

      2020

      Fonte: Cinemas africanos contemporâneos - abordagens críticas , p. 43


    2019


    • Decolonial introduction to the theory, history and criticism of the arts

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2019

      Fonte:

    • Introdução brasileira à teoria, história e crítica das artes

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2019

      Fonte:

    • Transnacionalidade e intermidialidade em perspectiva pós‑colonial. Reflexões sobre coproduções contemporâneas de língua portuguesa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2019

      Fonte: arte & filosofia , p. 213


    2018


    • Between political and aesthetic efficacy: 40 years of audio-visual practice in lusophone Africa

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2018

      Fonte: Journal of African Cinemas , v. 10 , p. 187-203

    • Transnacionalidade e intermidialidade em perspectiva pós-colonial

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: RUMORES (USP) , v. 12 , p. 61

    • Entre o luto e a melancolia - os ganhos e os fracassos da descolonização na produção e na coprodução audiovisual pos-1974

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2018

      Fonte: Africa(s) - Cinema e Memória em Construção , p. 13


    2017


    • Mobility and its discontents

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: Moving texts - mediations and transculturations

    • O ?Princípio Esperança? no Novo Cinema Português

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: Journal of Lusophone Studies , v. 2 , p. 6-31

    • Refletindo sobre golpes duros e brandos: uma comparação de Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Terra em Transe, de Glauber Rocha

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: Rebeca , v. 6 , p. 1

    • Reflecting on hard and soft coups: a comparison of Aquarius by Kleber Mendonça Filho and Land in Anguish by Glauber Rocha

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , v. 6 , p. 85-104

    • Guinea-Bissau, Portugal, Brazil: memory and colonial legacy in lusophone films

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: New Approaches to Lusophone Culture , p. 1

    • Portugal, Europe and the World: Geopolitics and the Human Condition in Manoel de Oliveira?s Films

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2017

      Fonte: Portugal's Global Cinema: Industry, History and Culture , p. 67


    2016


    • ?High and Low??Popular Music in Portuguese Cinema

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: Music and the Moving Image , v. 9 , p. 23

    • O DRAMA DA DESCOLONIZAÇÃO EM IMAGENS EM MOVIMENTO ? A PROPOS DO ?NASCIMENTO? DOS CINEMAS LUSO-AFRICANOS

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: Estudos Linguísticos e Literários , v. 53 , p. 177

    • Manoel de Oliveira - o cineasta indisciplinar de Deus

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas , v. 24 , p. 87

    • Music and African Identity in the Films of Flora Gomes

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: Film Music in Minor National Cinemas , p. 133

    • Depois das narrativas mestras da História da Arte - os filmes indisciplinares de Werner Herzog e Wim Wenders/Julian Salgado sobre arte

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: CARTOGRAFIA DAS FRONTEIRAS DA NARRATIVA AUDIOVISUAL , p. 11

    • O mundo em ruínas do Grupo XIX

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2016

      Fonte: Folha de São Paulo , p. 2


    2015


    • Medida por Medida

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2015

      Fonte: Folha de São Paulo , p. 2

    • Mestre do cinema português, Manoel de Oliveira interrogou mitos e tiranias

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2015

      Fonte: Folha de São Paulo


    2014


    • Da ceremonia ao musical ? música e identidade nos filmes de Flora Gomes

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Atas do IV Congresso Internacional de Estudos Coloniais , p. 801

    • From ceremony to muscial ? music and identity construction in Flora Gomes?s films

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Proceedings of the IV International Conference of Cultural Studies , p. 777

    • The end of history through the disclosure of fiction ? indisciplinarity in Miguel Gomes?s Tabu (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Cinema: Philosophy and the moving image , v. 5 , p. 18

    • Filme indisciplinar versus filme ensaio no cinema brasileiro: exemplos contemporâneos

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 196 , p. 51

    • O cinema português através dos seus filmes

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • África - um continente no cinema

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • Uma Abelha na Chuva, Fernando Lopes

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 118

    • O lugar do morto, Antonio Pedro Vasconcelos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 181

    • Ossos, Pedro Costa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 232

    • Os Mutantes, Teresa Villaverde

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 239

    • Zona J, Leonel Vieira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 257

    • 48, Susana de Sousa Dias

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 265

    • Tabu, Miguel Gomes

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: O cinema português através dos seus filmes , p. 284

    • As produção transnacionais luso-africanas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: África - um continente no cinema , p. 107

    • Introdução

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: África - um continente no cinema , p. 9

    • Film als indisziplinäre Aufgabe der Archive - Autoritäre Geschichte in 48 (2009), Diary, Letters, Revolutions (2010) und I wish I knew (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: geschichte erzählen - Medienarchive zwischen Historiographie und Fiktion , p. 35

    • Monólogos lusófonos ou diálogos transnacionais: o caso das adaptações luso-brasileiras

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Cinema e literatura: narrativas e poéticas , p. 275

    • Perspectivas do processo civilizatório ? o Brasil colônia nas coproduções cinematográficas luso-brasileiras (1995 -2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Civilização ? Sentidos e Paradoxos , p. 55

    • Imagining migration ? a panoramic view of Lusophone films and Tabu (2012) as case study

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Migration in Lusophone cinema , p. 12

    • Histórias de Xangai

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Jia Zhang-ke: a cidade em quadro , p. 272

    • Visualizar a diversidade da língua portuguesa: Bocage - o triunfo do amor, de Djalma Limongi Batista

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Teatro, Cinema e Literatura - Confluências , p. 1

    • Indisciplinaridade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Manoel de Oliveira - Análise estética de uma matriz cinematográfica , p. 117

    • Anti-Nelson Rodrigues é fiel ao universo irônico do autor

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E4

    • Montagem aprisiona Mozart e Salieri no mundo dos clowns

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Conselho de Classe debat com risos penúria do ensino público

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E4

    • Elenco de qualidade valoriza espetáculo A Última Sessão

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/02/1414782-critica-elenco-de-qualidade-valoriza-espetaculo-a-ultima-sessao.shtml , p. E4

    • Atores e políticos se enfrentam em jogo de verdadeiro e falso

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E4

    • Improvisação sobre classico de Ibsen é pouco convincente

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte: Folha de São Paulo

    • O cinema africano: uma tentativa de definição

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • A oralidade no cinema africano

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • Uma breve história do cinema africano

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • O cinema nacional Egípcio

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:

    • O boom da economia de videos nigerianos

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014

      Fonte:


    2013


    • Olhares indisciplinares sobre a história: Histórias de Xangai (2010) e Diário de uma Busca (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Estudos de Cinema e Audiovisual ? Socine - Anais Completos , p. 31

    • Länder in Trance - Ethik und Ästhetik im portugiesichensprachigen Film

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Entdeckungen und Utopien. Akten des 9. Deutschen Lusitanistentages , p. 121

    • Indisciplinary Cinema: Jia Zhang-Ke?s Hai shang chuan qi/I Wish I Knew (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Transnational cinemas , v. 4 , p. 43

    • Losing sight in the globalized city: Estorvo/Turbulence (2000) by Ruy Guerra and Ensaio sobre a Cegueira/Blindness (2008) by Fernando Meirelles

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. seccion , p. 1

    • O cinema português - aproximações à sua história e indisciplinaridade

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte:

    • Manoel de Oliveira - novas perspectivas sobre a sua obra

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte:

    • São Paulo, a metropolitan symphony; They don't wear black tie; São Paulo Symphony and cacophony; Blindness; Linha de passe

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: World Film Locations São Paulo , p. 12

    • Introdução

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Manoel de Oliveira- novas perspectivas sobre a sua obra , p. 9

    • Portugal, Europa e o mundo: condição humana e geopolítica na filmografia de Manoel de Oliveira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Manoel de Oliveir- novas perspectivas sobre a sua obra , p. 213

    • Olhares indisciplinares sobre a história: Histórias de Xangai (2010) e Diário de uma busca (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: World cinema: As novas cartografias do cinema mundial , p. 55

    • Adaptation

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Cecilia Antakly de Mello

      2013

      Fonte: Adaptation , p. 208

    • 1990-1999 Estabilidade, crescimento e diversificação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Cinema português: um guia essencial , p. 238

    • Peça leva Murakami ao palco com altos e baixos

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E7

    • Adaptação de peça de Strindberg fica no meio do caminho

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E5

    • Parábola sobre terra sem lei na cracolândia não convence

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E3

    • Obra de iraniano preenche vácuo da cena teatral

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E10

    • 'Razões para Ser Bonita' destaca Ingrid Guimarães e apenas distrai

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Ator Marcos de Andrade convence como criança em Covil

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E10

    • Espetáculo 'Retrato Calado' amplifica o terror da tortura com vídeos e música

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Peça com Maitê Proença retrata velhice com humor e delicadeza

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • peça-aos-nossos-filhos-comove-debatendo-a-familia-e-os-preconceitos

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Peça-se-perde-ao-deixar-cenario-apocaliptico-roubar-a-cena

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E6

    • Vídeo, dança e música intensificam desespero de Sarah Kane

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E6

    • hamlet-deixa-vies-politico-compreensivel-ao-espectador

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E3

    • Espetaculo-retrato-calado-amplifica-o-terror-da-tortura-com-videos-e-musica.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E5

    • jo-soares-ignora-elementos-centrais-da-peca-tres-dias-de-chuva.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E8

    • Entre-nebulosas-e-girassois-tem-cenario-restritivo-e-cenas-rasas.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E3

    • Atriz Regina Braga dá corpo a texto sobre degradação do mal de Alzheimer

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • espetaculo-cantata-junta-revolucionarios-de-lorca-e-vitimas-da-ditadura

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • dancando-em-lunassa-valoriza-a-complexidade-dos-papeis.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • musical-jacinta-reafirma-cliches-sobre-portugueses.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Montagem-de-textos-de-brecht-serve-de-metafora-ao-brasil-contemporaneo.shtml

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Os Satyros falha ao tentar injetar fôlego político em 'Édipo'

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Em-tom-sombrio-montagem-critica-inclinacao-americana-para-a-guerra

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Vestido-de-noiva-volta-em-montagem-visualmente-elaborada

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Suspense com Regina Duarte não decola em estreia mundia

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Suspense com Regina Duarte não decola em estreia mundia

    • Macabro e com ar circense, ?Circo Negro? mostra batalhas básicas da existência

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Oficina volta a encenar seu teatro interativo, sensual e engajado

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • baseada-em-peca-de-brecht-encenacao-tem-tese-obsoleta

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Público integra peça de três horas feita por grupo londrino

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E4

    • Espetáculo embaralha tempo e lugar para falar sobre sentimentos de culpa

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E8

    • Espetáculo critica modo de vida guiado pela tecnologia

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo , p. E4

    • Crítica: Versão hip-hop da tragédia grega Antígona oferece olhar sobre a favela

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Diretor usa ironia para ir além da denúncia rasa do colonialismo

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2013

      Fonte: Folha de São Paulo

    • Cinema impuro, tempos delimitados e melodramas perversos

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Thomas Brandlmeier

      2013

      Fonte:


    2012


    • Em favor do cinema indisciplinar: o caso português

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte: rebeca , v. 2 , p. 99

    • Identity and Difference - Postcoloniality and Transnationality in Lusophone Films

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte:

    • Diálogos africanos: um continente no cinema

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte:

    • Terra em Transe - Ética e Estética no Cinema Português

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte:

    • Portugal, Europa e o mundo ? condiçâo humana e geopolítica na filmografia de Manoel de Oliveira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte: Reencontro único - Doutoramento honoris causa Manoel de Oliveira , p. 43

    • Face a face com a ditadura: os filmes indisciplinares de Susana de Sousa Dias

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2012

      Fonte: Face a face com a ditadura: os filmes indisciplinares de Susana de Sousa Dias , p. 45


    2011


    • Guiné-Bissau, Portugal, Brazil: contemporary discourses on national identity formation in lusophone films

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2011

      Fonte: A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos

    • Violência mâgica: A guerra civil no cinema luso-moçambicano

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2011

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 184 , p. 109

    • Ambivalent transnationality - Luso-African co-productions after independence

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2011

      Fonte: Journal of African Cinemas , v. 3 , p. 231

    • Brothers or Strangers - The Construction of Identity Discourses in Contemporary Luso-Brazilian Co-productions with Portuguese Migrating Characters

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2011

      Fonte: Narrating the Portuguese Diaspora , p. 111


    2010


    • Non-inscription and Dictatorship in Non-canonical Adaptations - A Bee in the Rain (1972) and The Dauphin (2001) by Fernando Lopes

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2010

      Fonte: Adaptation (Oxford. Print) , v. 3 , p. 112

    • Portugal, Europa e o mundo: condição humana e geopolítica na filmografia de Manoel de Oliveira

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2010

      Fonte: Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 30 , p. 109

    • Identities Adrift: Lusophony and Migration in National and Trans-national

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2010

      Fonte: Polyglot Cinema - Migration and Transcultural Narration in France, Italy, Portugal and Spain , p. 173

    • Os Descobrimentos do Paradoxo: A Expansão Europeia nos filmes de Manoel de Oliveira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2010

      Fonte: Manoel de Oliveira: Uma presença , p. 117

    • Os Demônios

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2010

      Fonte:


    2009


    • Pouco canónicas ? As adaptações de Fernando Lopes ?Uma Abelha na Chuva? (1972) e ?O Delfim (2001)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2009

      Fonte: Narrativas em Metamorfose: Abordagens Interdisciplinares , p. 319

    • Os Idiotas

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2009

      Fonte:


    2008


    • Monólogos lusófonos ou diálogos trans-nacionais - O caso das adaptações luso-brasileiras

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada,

    • A devastação do sonho através da lucidez do pesadelo: a reescrita da ?conquista espanhola? em El Dorado de Carlos Saura

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 174 , p. 19

    • Uma breve história do teatro brasileiro moderno

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: Nuestra América (Porto) , v. 5 , p. 131

    • Palavras sem Utopia: A Adaptação de El Rei Sebastião por Manoel de Oliveira

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: Recorte (UninCor) , v. 9 , p. 000

    • On Manoel de Oliveira

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte:

    • Heterodox/Paradox:The Representation of the Fifth Empire in Manoel de Oliveira´s Cinema

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: On Manoel de Oliveira , p. 60

    • Introduction: Manoel de Oliveira and the Art of Filming Doubt

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte: On Manoel de Oliveira , p. 1

    • The Touchstone:The So-Called Eternal Feminine in Manoel de Oliveira

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte:

    • The Woman in the Shopwindow and the Man looking at her - The Politics of the Look in Manoel de Oliveira´s Oeuvre

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte:

    • The Cinema as Scene of Language: An Analysis of Manoel de Oliveira?s Adaptation Strategies

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira; Balczuweit, Ronald

      2008

      Fonte:

    • Time and Memory:An Oblique Look at Journey to the Principle of the World and A Talking Picture

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2008

      Fonte:


    2007


    • A dimensão imaginária da palavra ? a utopia do Quinto Império em Palavra e Utopia de Manoel de Oliveira

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL DA ABRALIC

    • No future - The Luso-African generation in Portuguese Cinema

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: Studies in European Cinema , v. 4 , p. 49

    • O Cinema Português através dos Seus Filmes

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte:

    • Uma Abelha na Chuva de Fernando Lopes

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: O Cinema Português através dos Seus Filmes , p. 113

    • Os Verdes Anos de Pualo Rocha

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: O Cinema Português através dos Seus Filmes , p. 103

    • O Lugar do Morto de António Pedro Vasconcelo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: O Cinema Português através dos Seus Filmes , p. 171

    • Os Mutantes de Teresa Villaverde

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: O Cinema Português através dos Seus Filmes , p. 223

    • Noite Escura de João Canijo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte: O Cinema Português através dos Seus Filmes , p. 233

    • A Severa de José Leitão Barros

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte:

    • Gado Bravo de Max Nosseck, António Lopes Ribeiro

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte:

    • Le Soulier de Satin de Manoel de Oliveira

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte:

    • Tempos Difíceis de João Botelho

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2007

      Fonte:


    2006


    • The Limits of Luso-Brazilian Brotherhood - Fortress Europe in Terra Estrangeira by Walter Salles and Daniela Thomas

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2006

      Fonte: Third Text , v. 20 , p. 731

    • Between Colonial Past and European Future - Identity Crises in recent Portuguese Drama

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2006

      Fonte: Modern Drama , v. XLIX , p. 98


    2005


    • Decolonizing the Mind? The Representation of the African Colonial War in Portuguese Cinema

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2005

      Fonte: Studies in European Cinema , v. 2 , p. 227


    2004


    • The Adolescent as Post-colonial Allegory: Identity Strategies in recent Portuguese Films

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2004

      Fonte: Camera Obscura (Berkeley, Print) , v. 20 , p. 35

    • Gêmeas ? cinema rodrigueriano ou leitura original

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2004

      Fonte: Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 6 , p. 105

    • Entre transgressão e afirmação da

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2004

      Fonte: Mulheres Más ¿ Percepção e Representações da Mulher Transgressora no Mundo Luso-Hispánico , p. 103


    2001


    • Incorporando o pensamento ocidental: dramaturgos brasileiros nos anos noventa

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2001

      Fonte: Latin American Theatre Review , v. Spring , p. 55


    2000


    • Die Einverleibung des Abendlandes. Brasilianische Dramatik der neunziger Jahre

      Artigo publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2000

      Fonte: Forum Modernes Theater , v. 15 , p. 55


    1999


    • Vom Toeten alter Wunden - Neue Tendenzen in der Dramatik Lateinamericas seit Mitte der 80er Jahre (Matar velhas feridas - Novas Tendências na dramaturgia latino-american desde meados dos anos 80)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte:

    • Der Kuenstler als Stellvertreter?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte: Zu Beiden Ufern - Kubanisches Theater , p. 105

    • El artista como sucedáneo?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte: De las Dos Orillas , p. 103

    • Erhalten und widerstehen: Das Kubanische im englischsprachigen Exiltheater

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte:

    • Oper eines Blinden

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte:

    • Wiederbegegnung: ein polemisches Thema

      Tradução

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1999

      Fonte:

    Atuações

    Universidade Católica Portuguesa

    • Professora Adjunta

      Professor convidado

      2000 a 2007

    Academia Contemporánea do Espectáculo

    • Docente de Dramaturgia

      Professora convidada

      1999 a 2001

    Universidade Livre de Berlim

    • Docente

      Professora convidada

      1999 a 1999

    • Doutoranda

      Doutoranda

      1993 a 1997

    Universidade de Coimbra

    • Professora Adjunta

      Professora convidada

      2006 a 2006

    Opera Nacional de Stuttgart

    • Dramaturgista

      Dramatugista convidada

      1999 a 1999

    Instituto de Arte Dramática

    • Direcção artística

      Dramaturgista convidada

      2000 a 2001

    Universidade de Ciências e Artes Aplicadas Hannover

    • Docente

      Professor convidado

      1995 a 1999

    Auditório Carlos Alberto

    • Relações Públicas

      Relações Públicas

      1999 a 2000

    Teatro Nacional de Hannover

    • Direcção/Dramaturgia

      Funcionária

      1994 a 1996

    Nuestra América (1646-4435)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2005

    Universidade de São Paulo

    • Pós-doutorando sênior

      Bolsista pós-doutor sênior

      2008 a 2010

    Critical Arts

    • Revisor de periódico

      2008 a 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Associada

      Desde 2010

    Associação Paulista de Teatro

    • Dramaturgista

      2007 a 2008

    InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Nuestra América (Porto)

    • Revisor de periódico

      Desde 2005

    Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento

    • Membro de corpo editorial

      2013 a 2016

    THE INTERNATIONAL JOURNAL OF IBERIAN STUDIES

    • Revisor de periódico

      2013 a 2013

    Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

    • convidada

      2013 a 2015

    Comuncation and Society

    • Revisor de periódico

      2013 a 2013

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2012

    Alban

    • Revisor de projeto de fomento

      2004 a 2007

    Bresil(s)

    • Revisor de periódico

      2014 a 2014

    Universidade Nova de Lisboa

    • convidada

      Desde 2015

    Hispanófila

    • Revisor de periódico

      2016 a 2016

    Journal of African Cinemas

    • Revisor de periódico

      2016 a 2016

    University of Oxford

    • professor temporário e academico visitante

      2019 a 2019

    • TORCH International Fellow

      Bolsista

      Desde 2019

    REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    LUSO-BRAZILIAN REVIEW

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    Studies in Spanish and Latin-American Cinemas

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    Lusofonia (Lisboa)

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA)

    • Revisor de periódico

      2019 a 2019

    ICNOVA

    • Revisor de periódico

      2021 a 2021

    Arts and Humanities Research Council

    • Revisor de projeto de fomento

      2021 a 2021

    História da Historiografia: International Journal of Theory and History of

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    University of Bristol

    • Professora visitante

      Desde 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Vivian Catarina Dias

      Formas sobreviventes do monstruoso: escavações dos seres serpentinos

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Gabriel Bogossian Porto

      o nascimento de uma nação: poder, imaginário e imagens indigenistas

      Filosofia

      Fapesp

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • UÉVERSON LUIZ MELATO DE MORAES

      Por uma ética da transição

      Filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Karina Fonseca de Almeida

      Representação da Velhice Feminina no Cinema Brasileiro: Imagens de Resistência

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Vera Helena Alberich

      Ressonâncias: Estética e Política em Jacques Rancière

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Luane Faria Santos

      Diálogo entre mundos: o percurso existencial de Jaider Esbell, neto de Makunaima

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Julia Porto Santos D' Arienzo

      A agulha como ferramenta artística: subversão da feminilidade na arte contemporânea brasileira

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Daniel Ribas

      Retratos de Família A identidade nacional e a violência em João Canijo

      Línguas e Culturas

      Fundação para a Ciência e Tecnologia

      Universidade de Aveiro

      Concluído em 2014

    • Filomena Antunes Sobral

      AS ACTUALIZAÇÕES DOS ROMANCES DE EÇA DE QUEIRÓS PARA O PEQUENO ECRÃ

      CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS ARTES

      Fundação para a Ciência e Tecnologia

      Universidade Católica Portuguesa Porto

      Concluído em 2011

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Júlia Freitas Ribeiro

      Trapézio - Argumento para Longa-metragem

      Som e Imagem

      Universidade Católica Portuguesa Porto

      Concluído em 2002

    • Filomena Antunes Sobral

      Castelo de Areia - Argumento para Longa-metragem

      Som e Imagem

      Universidade Católica Portuguesa Porto

      Concluído em 2002

    • Ricardo de Macedo

      Esboço para uma história da animação brasileira

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Fellipe Albuquerque

      Relações entre a vida e o mundo na vida e obra de Brígida Baltar

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Tatiana Gonçales

      Uma insólita experiência: os grupos Equipe 3 e Arte Ação na década de 1970

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Sintia Cristina da Cunha

      A ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA EM QUATRO IMAGENS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Camila Gregorio

      Releituras contemporâneas de clássicos - performatividade em dois espetáculos brasileiros

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marina Oliveira Barbosa

      Negrafias no centro de São Paulo - A presença e representação do negro na arte urbana

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Filipe Fernandes Bonita

      Tempo, memória e montagem em The Clock, de Christian Marclay

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Maysa Martins

      Kalunga: A obra de Arthur Bispo do Rosário e a curadoria do sagrado

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Ana Paula Carlos

      O CONTEXTO PÓS-DRAMÁTICO OU NA BERLINDA COM O DRAMA DEMODÉ: Um estudo histórico e estético sobre drama, realismo e naturalismo na cena teatral brasileira pós-moderna

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Débora Fernandes Medeiros

      O ABRIGO POÉTICO DE BRÍGIDA BALTAR: A CASA ENQUANTO ESPAÇO PARA HABITAR E CRIAR

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Carla Alexandra Barbosa Afonso Cerqueira

      Making Amends - Arg. para Longa-metragem

      Som e Imagem

      Universidade Católica Portuguesa Porto

      Concluído em 2002

    Gestão

    Universidade Católica Portuguesa

    • Escola das Artes

      Departamento de Som e Imagem

        Desde 2002

    • Responsável pelas provas de pré-requisitos

      Escola das Artes

      Departamento de Som e Imagem

        Desde 2005

    • Coordenador de Programa de Mestrado (Som e Imagem, Artes Digitais)

      Escola das Artes

      Departamento de Som e Imagem

        Desde 2005

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora Câmara de Extensão

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Católica Portuguesa

    Universidade Livre de Berlim

    • Dramaturgia latinoamericana contemporânea - Argentina, Brasil, Chile, Cuba

      1993 a 1997

    • Teoria da tragédia e dramaturgia contemporânea - Howard Barker

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      1992 a 1993

    Universidade de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • Frações da realidade: ensaísmo nos cinemas de língua portuguesa

      Desde meados dos anos 80 destacam-se duas tendências dentro do panorama do cinema mundial, associadas a diretores dotados de uma distinta marca autoral: o novo realismo e o filme-ensaio. Ao lado de realizadores internacionais de grande prestígio, como, por exemplo, Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, Harun Farocki, Apichatpong Weeresethakul e Gus van Sant, há diversos nomes das cinematografias lusófonas afinados com estas tendências e alguns não menos celebres: os portugueses Manoel de Oliveira, João César Monteiro e Pedro Costa, os brasileiros Beto Brant, José Padilha, Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, o guineense Flora Gomes e o angolano Ruy Duarte de Carvalho, entre outros. Todos estes cineastas debruçam-se sobre os múltiplos impactos do capitalismo tardio, sem esquecer o legado direto ou indireto do imperialismo europeu, ou a presença de outras formas de poder. Esteticamente, seus filmes procuram estabelecer uma relação forte com a realidade, ao mesmo tempo em que interrogam a representabilidade da mesma, confrontando e envolvendo o espectador através de visões pessoais e não conclusivas acerca das questões éticas em jogo, não raramente instigadas pelas possibilidades que o digital oferece como nova ferramenta cinematográfica. A atenção acadêmica a este tipo de cinema de cariz ensaística nos tem brindado publicações recentes dedicadas ou ao novo realismo (Nagib & Mello, 2009) ou ao filme ensaio (Rascaroli, 2009). Porém, apesar de possuírem características em comum ? sendo a transgressão das fronteiras entre ficção e realidade, bem como uma descrença na objetividade da representação as mais significativas ? as duas tendências ainda nem foram relacionadas nem pesquisadas designadamente no contexto dos cinemas de língua portuguesa. Ao propor esta ligação, este projeto visa defender a existência de um terceiro gênero, o ensaio cinematográfico ou fílmico, e estudá-lo em cineastas de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Países Africanos de Língua Oficial Portugue

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2011 a 2018

    • Audiovisual africano e luso-africano

      Este projeto visa estudar, por um lado, a produção audiovisual nos países africanos de língua portuguesa, e, por outro, oferecer novas abordagens do audiovisual e do cinema no continente africano de uma forma mais abrangente. No primeiro caso, dá-se destaque às co-produções com outros países de língua portuguesa e, assim, estuda-se conceitos relevantes para este contexto como pós-colonialismo e colonialismo, transnacionalidade e identidade nacional, bem como lusofonia e luso-tropicalismo. No que diz respeito ao cinema africano como um todo, dá se maior relevância ao cinema contemporâneo, entendeno cinema de forma expandida, isto é, incluindo também projetos de instalações, filmes ensaio etc. Questões relevantes para o cinema africano, como a sua própria existência, sua história, bem como uma possível ou suposta especificidade são interrogadas.

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Marco Aurélio Fernandes

      Desde 2006

    • O Cinema Africano no Ensino da História e da Cultura afro-brasileiras

      Em 2003 a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. Este curso pretende dar subsídios à professores do ensino fundamental e médio da rede pública para que possam incluir filmes luso-africanos em suas aulas que falam sobre a história e a cultura do continente. O curso consiste em duas partes: primeiro, será apresentado um panorama das produções existentes, seus temas e estéticas, e, segundo, serão testadas possíveis abordagens através de alguns exemplos escolhidos.

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Roy Arms, Johannes Rosenstein, Keyan Tomaselli, Maureen Eke, Viola Shafik, Emi Koide

      2012 a 2012

    • Teoria, história e crítica das artes

      Este projeto visa sistematizar e apresentar as mais importantes teorias, histórias e criticas da arte a nível internacional e no Brasil para oferecer uma introdução multi- e interdisciplinar ao estudo das artes. Ao mesmo tempo, engloba os trabalhos dos alunos nos mais diversos apectos das artes e de suas histórias (animação, grafiti, arte moderna, arte contemporânea, videoarte, arte de comunidades, arte afro-brasileira, audiovisual etc.).

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira

      2014 a 2022

    • Cinemas de Esquerda

      ?Cinemas de esquerda? é um projeto de pesquisa colaborativo desenvolvido a partir da exibição e debate aberto ao público de uma obra audiovisual, com ênfase para o cinema, uma vez ao mês, com a presença de um convidado. O projeto conjuga a busca pela formação de um público para os audiovisuais que fogem dos padrões vigentes na indústria do cinema e da televisão e o fomento de um debate múltiplo e plural desde obras produzidas em consonância com propostas de resistência política e de afirmação de práticas de liberdade. Assim, visa-se produzir um encontro imediato entre pessoas ligadas a essa proposta (realizadores, artistas, críticos, professores), o público interessado (incluindo os próprios realizadores do projeto) e as obras audiovisuais destacadas. Busca-se com isso atualizar a potência criativa presente na confecção da obra, colocando-a em sintonia com outros devires, fortalecendo o debate político numa vertente de resistência aos poderes estabelecidos, bem como o pensamento e a pesquisa entendidos como atos de criação.

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Ricardo Macedo, Camila Gregorio, João Bueno, Sintia Cristina da Cunha, Gabrielle Idealli, Gabriela Tonchis, Fellipe Albuquerque, Marina Oliveira Barbosa, Tatiana Gonçales, Filipe Fernandes Bonita, Luane Farias, Julia Porto, Ana Paula Risos, Maysa Martins, Lucas Goulart

      2016 a 2017

    • Para uma outra história da arte decolonial

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Sandro Kobol Fornazari, Ciro Martins Lubliner, Alessandro Carvalho Sales

      Desde 2020

    • Arte, política, decolonialidade - para um estudo decolonial das artes

      A História da Arte é uma disciplina europeia que manteve, até muito recentemente, um olhar excludente em relação a outras artes e culturas, considerando-as ?primitivas? e sua produção ?artefatos?. No final do século XX a disciplina começou a questionar a própria epistemologia (?fim da História da Arte?) e iniciou um reenquadramento (?arte global?). No entanto, a maioria das histórias das artes em países colonizados, como é o caso do Brasil, foram moldadas olhando para a Europa, importando seus conceitos, valores e sua metodologia ? sobretudo a periodização positivista e seu paradigma época e estilo, e o enfoque no artista. Este legado perpetuou e ainda perpetua a exclusão e diminuição de outras expressões artísticas que não se enquadram dentro do fazer e pensar ocidental, nomeadamente as estéticas dos povos originários, dos afrodescendentes e das camadas tidas como populares. Atualmente, a consciência desse euro-centrismo fez aumentar o desejo e a exigência de decolonizar as disciplinas das ciências humanas, entre elas, a História da Arte. Isto significa tanto um revisão das metodologias e das obras canonizadas, como a inclusão dos subalternizados e sua produção artística e epistemológica. Este projeto visa desenvolver estudos nesse sentido, estudando no Brasil as artes de forma decolonial.

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Marina Oliveira Barbosa, Maysa Martins, Kezi Santos de Oliveira, Larissa Lopes Brugnolo, Lingna Nafafé, José, Ana Paula dos Santos Carlos, Uéverson Luiz Melato de Moraes, Gabriel Bogossian Porto, Mylena Santos Pereira, Luane Faria Santos, Vivian Catarina Dias

      Desde 2019

    • Coleção Chagas ? a arte da RDA

      O objectivo declarado do projecto é tornar a Colecção Chagas, que reúne os artistas não-conformista mais importantes da RDA e é única no mundo, virtualmente acessível e compreensível para um público mundial. Isto proporcionará um trabalho de memória histórica em relação à arte da RDA e abrirá novas possibilidades para obter um conhecimento mais profundo tanto da arte da RDA no contexto da Guerra Fria como do seu contexto social de origem. Além disso, o projecto visa estabelecer um diálogo entre a arte da RDA e a sua arte contemporânea brasileira, que será representada no museu por duas outras colecções (a Colecção Sergio de Carvalho e a Colecção Márcio Teixeira). As relações entre as situações sociais e políticas em contextos ditatoriais e as soluções estéticas e temáticas serão elaboradas.

      Desde 2021

    • Humanidades Africanas

      Curso de pós-graduação para alunos da Guiné-Bissau sobre filosofias, culturas e justiças africanas

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Gernot Grube, Tom Ehrhardt

      Desde 2022

    • Desmantelando fronteiras: diálogos inter-artes no cinema contemporâneo

      Este projeto realizará uma análise qualitativa e comparativa de um conjunto de filmes que estabelecem diálogos inter-artes, realizados por cineastas de reconhecido mérito nacional e internacional. Interessa nos estudar se os filmes escolhidos participam do desmantelamento das fronteiras entre as artes ao estabelecerem interfaces, possibilitando assim pensá-los dentro da mesma história. Visando contribuir através do alargamento do estudo de interfaces entre o cinema e outras áreas artísticas (literatura, pintura, dança-teatro, representação, música popular, fotografia, arquitetura) para uma maior compreensão do regime estético, conceito estabelecido por Jacques Rancière, bem como da História da Arte como disciplina inter e multidisciplinar, o projeto possui dois objetivos principais: 1) Realizar um estudo comparativo para expor um panorama das perspectivas sobre a relação inter-artes no cinema contemporâneo; 2) Estudar o desmantelamento das fronteiras disciplinares por cineastas das mais diversas proveniências e de diferentes contextos culturais. Palavras chaves: cinema contemporâneo, regime estético, diálogos inter-artes

      Autores: Carolin Overhoff Ferreira, Sandro Kobol Fornazari

      2012 a 2017

    Associação Paulista de Teatro

    Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

    Universidade Nova de Lisboa

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-02

    Processado em 2024-03-01