Edna Martins nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: edna.martins@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Licenciatura e Bacharelado em 1992 e Formação do Psicólogo em 1993). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Editora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da UNIFESP.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MARTINS, E.;Martins, Edna


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Formação

  • Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)

    Brincar Educa? A Brincadeira como Prática Educativa na Família

    Psicologia da Educação

    Orientação: Heloisa Szymanski

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2003

  • Mestrado em Psicologia da Educação

    Vamos brincar de casinha: A construção do significado de família na interação de crianças institucionalizadas

    Psicologia da Educação

    Orientação: Heloisa Szymanski

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1996 a 1998

  • Graduação em Psicologia

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    1989 a 1993

  • Produção


    2023


    • escola e eu

      Artigo publicado

      Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 25 , p. e023001

    • A EXCLUSÃO TEM COR: crianças negras e vulnerabilidade social na pandemia da covid-19

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Priscilla Antunes Ferreira; Márcia da Conceição Avelino

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Vivências na pandemia da covid-19 e aprendizados sobre família e escola , p. 177

    • Encontros e desencontros da escola com a família de alunos com deficiência

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia D'Alevedo dos Reis; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Educação Contemporânea: novas metodologias e desafios , p. 109

    • GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1


    2022


    • A política de cotas do ensino superior para pessoas com deficiência: análise sobre acesso e permanência de estudantes

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Lidiane Aparecida Araujo da Silva

      2022

      Fonte: I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: Infâncias e Juventudes em foco , p. 1

    • Sentidos e significados da socioeducação para jovens egressos de medida de internação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Valéria Regina Valério de Carvalho Frederico; Edna Martins

      2022

      Fonte: Anais do V Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a Temática do Cárcere e Acesso a Direitos Educativos (EITICE) , p. 10

    • Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar

      Artigo publicado

      Autores: Edmundo Fernandes Souza Filho; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 48 , p. 01

    • Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras

      Artigo publicado

      Autores: Giovanna Santos da Silva; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 17 , p. 1

    • Sentidos e significados sobre religiões de matrizes africanas no contexto da escola

      Artigo publicado

      Autores: Cintia Quina da Silva; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 16 , p. 1

    • EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças

      Artigo publicado

      Autores: CARREIRO, LUIZ RENATO RODRIGUES; ARAÚJO, MARCOS VINÍCIUS DE; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 10 , p. 1

    • Raça e Etnia na Pesquisa em Educação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Edna Martins

      2022

      Fonte:

    • Terminologias na Educação Especial e inclusiva: atualizações e desdobramentos conceituais

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Erica Aparecida Garrutti de Lourenço

      2022

      Fonte: Desigualdades, Diferenças e Inclusão: Desafios atuais para Pesquisas em Educação. , p. 63

    • Da diferença à Desigualdade: o TDHA na perspectiva da Teoria Histórico-cultural

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Márcia da Conceição Avelino; Edna Martins

      2022

      Fonte: Desigualdades, Diferenças e Inclusão: Desafios atuais para Pesquisas em Educação. , p. 125

    • (Sobre) Vivências de trajetórias escolares de universitários negros

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Gabriel da Silva Brito; Edna Martins

      2022

      Fonte: Raça e Etnia na Pesquisa em Educação , p. 157

    • A construção de projetos de pesquisa para acesso à pós-graduação: (sobre) vivências étnico-raciais no programa "Abdias do Nascimento"

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Melvina Afra Mendes de Araújo; Carlos José Lírio

      2022

      Fonte: Raça e Etnia na Pesquisa em Educação , p. 109

    • RAÇA E ETNIA: CONCEITOS E SEUS DESDOBRAMENTOS

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins

      2022

      Fonte: Raça e Etnia na Pesquisa em Educação , p. 15


    2021


    • Religiões de matrizes africanas e intolerância religiosa na educação brasileira: um estudo na base de dados da CAPES

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cintia Quina da Silva; Edna Martins

      2021

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação , p. 1

    • Trajetórias escolares de universitários negros e a interseccionalidade entre raça e homossexualidade: uma análise histórico-cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Gabriel da Silva Brito; Edna Martins

      2021

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação , p. 1

    • Significados e sentidos das cotas raciais como meio de acesso ao ensino superior

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edmundo Fernandes Souza Filho; Edna Martins

      2021

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação , p. 1

    • PIBID em tempos de pandemia: uma experiência de formação inicial de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Marina Z. BERTELLOTTI; Larissa I. ALVES; Samara S. SANTOS

      2021

      Fonte: Anais do V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 359

    • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido

      2021

      Fonte: REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE) , v. 23 , p. 01-

    • Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9

    • A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: ROMPENDO A DICOTOMIA TEORIA/PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2021

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 23

    • O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Luiz Carlos Novaes; Erick Dantas da Gama

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO) , v. 16 , p. 120


    2020


    • Culpa e gratidão: leituras escolares da família

      Trabalhos em eventos

      Autores: Márcia da Conceição Avelino; Edna Martins

      2020

      Fonte: Anais do Congresso Nacional de Educação , p. 1

    • FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO , v. 8 , p. 627

    • Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2020

      Fonte: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONFIGURAÇÕES E ANÁLISES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , p. 141

    • CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS

      Artigo publicado

      Autores: PESCE, LUCILA; Edna Martins; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140


    2019


    • Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores.

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho; Renata Marcílio Candido

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44 , p. 30

    • Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica

      Artigo publicado

      Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 42 , p. 44

    • Práticas educativas em um Programa de Residência em Educação infantil: Análise de diários de campo de professores em formação

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho

      2019

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6 , p. 257


    2018


    • A escola pública de Educação infantil: percepções de estudantes de um programa de Residência Pedagógica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Cecilia Sanches; Edna Martins

      2018

      Fonte: IV Congresso Nacional de formação de professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores


    2017


    • Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: Impactos Da Formação Docente Nas Práticas Educativas

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; César Henrique Marinho

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 14 , p. 42

    • Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural e Educação: Algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins

      2017

      Fonte: Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um olhar sobre as pesquisas. , p. 01

    • Na trilha da inclusão: deficiência, diferença e desigualdade na escol

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido

      2017

      Fonte:

    • Na trilha da inclusão: gerindo caminhos, gerindo formação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido

      2017

      Fonte: Na trilha da inclusão: deficiência, diferença e desigualdade na escola , p. 01


    2016


    • As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins

      2016

      Fonte: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) , p. 1555

    • 'Racismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade Pública'.

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: Revista Interfaces Brasil-Canadá , v. 16 , p. 99

    • Dialectical and Historical Method, Cultural-Historical Theory and Education: Some Appropriation in Research on Education of Teachers Who Teach Mathematico

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flavia Dias de Souza

      2016

      Fonte: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM) , v. 6 , p. 54

    • As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores.

      Artigo publicado

      Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins

      2016

      Fonte: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) , v. 1 , p. 1

    • Práticas educativas de famílias negras e relações étnico-raciais: uma experiência em formação de professores

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: ETD: Educação Temática Digital , v. 18 , p. 690


    2015


    • Relações raciais e formação de professores: analisando o Prêmio Akoni de promoção de igualdade racial

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; João do Prado Ferraz de Carvalho

      2015

      Fonte: Anais do Congresso Africanidades e Brasilidades , p. 01

    • A família e a construção da identidade de um líder do movimento negro

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Vanessa de Faria José Maria

      2015

      Fonte: Anais do II Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades , p. 1

    • Entrevista com Rosângela Gavioli Prieto

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Erica Aparecida Garrutti; Maria de Fátima Carvalho

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 3 , p. 219-236

    • A gestão do desenvolvimento inclusivo na escola

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Edna Martins

      2015

      Fonte:

    • Módulo II - Aportes legais da gestão escolar numa perspectiva inclusiva

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho; Sandra Campos

      2015

      Fonte: A gestão do desenvolvimento inclusivo na escola , p. 1

    • Módulo III - Princípios do planejamento inclusivo na escola

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho

      2015

      Fonte: A gestão do desenvolvimento inclusivo na escola , p. 1

    • ATIVIDADE DE ENSINO, MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: Contrapontos (Online) , v. 15 , p. 394


    2014


    • Relações étnico‐raciais na educação infantil: percepções de professoras sobre suas práticas educativas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins

      2014

      Fonte: Perspectivas sobre Infância e Educação Infantil: Diferença, Sociologia da Infância e Relações Étnico‐Raciais , p. 208


    2013


    • Constituição e significação de família para idosos institucionalizados: uma visão histórico-cultural do envelhecimento

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      2013

      Fonte: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online) , v. 13 , p. 215

    • Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Erica Aparecida Garrutti

      Conteúdo completo

      2013

      Fonte: Educação (Santa Maria. Online) , v. 38 , p. 205

    • A influência da família no processo de escolarização e superação do preconceito racial: um estudo com universitários negros.

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Aparecida

      2013

      Fonte: Revista de Psicologia Política , v. 13 , p. 55

    • Relações étnico-raciais e psicologia: publicações em periódicos no SciELO e Lilacs

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Alessandro de Oliveira dos Santos; Marina Colosso

      2013

      Fonte: Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online) , v. 15 , p. 118

    • A Entrevista como instrumento de pesquisa sobre práticas educativas de famílias

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      Conteúdo completo

      2013

      Fonte: Nuances , v. 24 , p. 15

    • Série Cadernos de Residência Pedagógica: O direito a infância e ao Brincar

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Edna Martins; Claúdia Panizzolo; Marineide de Oliveira Gomes

      2013

      Fonte:


    2012


    • A influência familiar na trajetória escolar de alunos negros: um estudo na perspectiva histórico cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Aparecida

      2012

      Fonte: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - ?Teoria Histórico-Cultural em foco: perspectivas (inter)nacionais?

    • A atividade ensino e a mediação em um programa de residência pedagógica: uma leitura a partir do enfoque histórico cultural.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2012

      Fonte: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - ?Teoria Histórico-Cultural em foco: perspectivas (inter)nacionais?

    • Relações étnico-raciais e Práticas educativas na Educação Infantil: Um Estudo Exploratório

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins

      2012

      Fonte: I Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Ensino, Pesquisa, Crítica , p. 01

    • Resenha do livro Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica, de Janette Friedrich

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2012

      Fonte: Psicologia: Teoria e Prática (Impresso) , v. 14 , p. 189

    • Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: um estudo a partir do enfoque histórico-cultural

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      2012

      Fonte: Educação, Sociedade & Culturas , v. 37 , p. 89


    2011


    • Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos

      Artigo publicado

      Autores: Asbahr, Flávia da Silva Ferreira; Edna Martins; Mazzolini, Beatriz Pinheiro Machado

      Conteúdo completo

      2011

      Fonte: Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 16 , p. 157

    • Família em situação de risco e rede social de apoio: um estudo em comunidade de periferia metropolitana

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      2011

      Fonte: Revista @mbienteeducação , v. 4 , p. 60


    2006


    • Brincadeira e práticas educativas familiares: um estudo com famílias de baixa renda

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski

      2006

      Fonte: Interações (Universidade São Marcos) , v. XI , p. 21


    2005


    • A brincadeira proibida: um estudo sobre armas de brinquedos e práticas educativas familiares

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins

      2005

      Fonte: I Congresso Latino Americano de Psicologia

    • O brincar como prática educativa na família (mesa redonda: Educação e família: práticas e conhecimentos na América Latina)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski; Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Patricia Lagunes Bañuelos

      2005

      Fonte: I Congresso Latino Americano de Psicologia

    • Família e socialização primária: o brincar na visão de pais e mães de uma comunidade de periferia urbana

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski

      2005

      Fonte: Cadernos de Psicopedagogia (UNISA) , v. 4 , n. 8 , p. 04


    2004


    • A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski

      2004

      Fonte: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online) , v. 4 , p. 63

    • Brincando de Casinha: significado de família para crianças institucionalizadas

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski

      2004

      Fonte: Estudos de Psicologia (UFRN) , v. 9 , n. jan/abr , p. 177


    2002


    • Espaços, Brinquedos e brincadeiras no ambiente familiar: um estudo com famílias de baixa renda

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins

      2002

      Fonte: I congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão


    1999


    • História da Infância e a assistência aos abandonados nos 100 anos do Educandário Sampaio Viana

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins

      1999

      Fonte: Revista da APG - Associação de Pós Graduandos da PUC/SP , v. VIII , n. 18 , p. 193


    1998


    • A construção do significado de família na interação de crianças institucionalizadas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edna Martins

      1998

      Fonte:

    Atuações

    Fundação Inacio de Loyola

    • Outro (PSICOLOGA)

      1994 a 1995

    Faculdade Italo-Brasileira

    • Professor Doutor

      Professor

      2002 a 2007

    Fundação Universidade de São Paulo

    • Monitoria

      Monitora de educomunicação

      2002 a 2002

    Cooperativa Educacional do Butanta

    • educação

      Professora

      1998 a 1999

    Secretaria Municipal de Cultura de Bauru

    • Educadora

      1994 a 1994

    Secretaria do Meio Ambiente

    • instrutora (administrativo)

      1991 a 1993

    Universidade Ibirapuera

    • Professora

      2005 a 2008

    Faculdades Interlagos

    • Professora - Pós Graduação

      Professor

      2005 a 2005

    Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ)

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Revista PED - PEPG em Psicologia da Educacao

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Psicologia em Estudo

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Universidade Paulista

    • Celetista formal

      2009 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

    • Professora adjunto IV

      2010 a 2019

    • Professora Associada I

      2019 a 2021

    • Professora Associada II

      Desde 2021

    • Professora Associada III

      Desde 2023

    UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Olh@res

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Fractal: Revista de Psicologia

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Revista Olh@res

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Interação em Psicologia (Online)

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Psicologia: Teoria e Prática (Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Coleção Scielo Brasil

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Revista Olh@res: Revista eletrônica do departamento de Educação

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2013

    Cadernos Pagu (UNICAMP)

    • Revisor de periódico

      Desde 2016

    Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Universidade Federal de São Paulo

    • Desde 2018

    PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O ENVELHECIMENTO

    • Revisor de periódico

      Desde 2011

    REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE)

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    Revista Psicologia da Educação, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Edu

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    Revista brasileira de Alfabetização

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Luana Maria de Andrade

      As trajetórias escolares de estudantes das camadas populares e o processo de afiliação ao ensino superior público

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Márcia da Conceição Avelino

      Os sentidos da racializacão na construção de identidade para estudantes oriundos de famílias interraciais.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Elisandra Felix Vieira

      Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem - NAAPA ? A garantia do Direito à Educação aos estudantes em Situação de Risco

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Priscilla Antunes Ferreira

      SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA REDE SOCIAL DE APOIO PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Valéria Regina Valério de Carvalho

      Sentidos e significados da socioeducação na perspectiva de jovens autores de ato infracional e de socioeducadores

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Gabriel da Silva Brito

      ENTRE "BICHAS" E "PARÇAS": Estratégias de permanência e performances de gênero de estudantes negros homossexuais em um contexto escolar da Zona Norte paulistana

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Janaina Lubarino Ferreira

      Família e creche: sentidos e significados dessa relação na visão de familiares e professores

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Lidiane Cristina Maziero

      SENTIDOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PEDAGOGIA WALDORF: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Edmundo Fernandes Souza Filho

      Sentidos da educação superior de pessoas com deficiência

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Claudia DAlevedo dos Reis

      Des)Encontros e desafios na relação família-escola nos processos de inclusão de estudantes com deficiência

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Lidiane Aparecida Araujo da Silva

      Trajetórias de escolarização de universitários com deficiência e a lei de cotas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Márcia da Conceição Avelino

      Leituras docentes da desatenção atenta: uma leitura histórico- cultural sobre o TDAH

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Edilson Walney Martins

      Sentidos da prática artística musical na vida de velhos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2021

    • Fernando Granja Belieiro

      "A fogueira,o cachimbo e a escola: Sentidos e significados de escolarização para famílias de uma aldeia Guarani Mbya

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Cintia Quina da Silva

      ?GENTE, O QUE É MACUMBA??: sentidos e significados construídos acerca das religiões de matrizes africanas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Priscila Tavares Coelho de Lemos

      Relação família-escola: os sentidos e os significados atribuídos por famílias de crianças de camadas populares sobre educação escolar

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Priscilla Antunes Ferreira

      Significados e Sentidos de escolarização para famílias e estudantes do ensino médio Técnico: um estudo à luz da teoria Histórico-Cultural

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Sidney de Paula Oliveira

      Cotas Raciais ou Sistema Universal: Um estudo sobre o Acesso de estudantes negros na Universidade Federal de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Edmundo Fernandez Souza Filho

      SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre as cotas raciais a partir da teoria histórico-cultural

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Vanilda Gonçalves de Oliveira

      A produção acadêmica sobre as relações étnico-raciais em livro didático (2005 ? 2015)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Julia Antas dos Santos

      Sentidos e significados da condição do negro nos livros didáticos de história: um estudo com estudantes do ensino médio

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

    • Vice Chefia de Departamento

      Departamento de Educação

        Desde 2018

    • Coordenação do Curso de Pedagogia

      Departamento de Educação

        Desde 2019

    • Coordenação de curso de Pedagogia

      Departamento de Educação

        Desde 2023

    Pesquisa

    Universidade Ibirapuera

    Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

    • Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp

      O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

      Desde 2015

    • Representações gráficas sobre raça e gênero: banheiros escolares como espaços de significação das diferenças

      Os espaços escolares da educação básica ao ensino superior têm sido constantemente marcados por estímulos visuais dos mais variados tipos, como anúncios publicitários (banners, cartazes, propaganda comercial e de programas educacionais etc.). Uma outra forma de expressão de representação social que se faz presente nas paredes das escolas e universidades a partir de pichações e grafitos em portas de banheiros, paredes, corredores e salas de aula. Desse modo, esses espaços apresentam-se como um amplo espectro de signos, em que as representações de diversas magnitudes sobre as questões que movem a sociedade tomam lugar de destaque. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender quais são as imagens, marcas e registros sobre raça e gênero são contempladas nesses espaços, buscando uma análise científica sobre como tais representações tomam esse lugar e fornecem elementos para pensarmos a escola e as relações entre os diferentes no complexo sistema educacional.

      Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho

      2017 a 2018

    • O Programa de Residência Pedagógica em Educação da Unifesp: uma análise histórico-cultural?

      A presente pesquisa tem como foco de análise o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Educação infantil e Ensino Fundamental desenvolvido pelo curso de Graduação em Pedagogia da Unifesp, Campus Guarulhos. A investigação busca caracterizar os elementos e fundamentos que constituem essa experiência educativa a partir da imersão de estudantes residentes em escolas públicas municipais. A metodologia de caráter qualitativo tem como meta explicitar, caracterizar e discutir as problemáticas emergentes no estágio de Residência, observando relações com temáticas que perpassam o campo da educação. A análise dos dados terá como fundamento a perspectiva histórico-cultural que enfatiza o caráter social, histórico e cultural presentes nos discursos e processos de formação de professores, situando estagiários/graduandos e preceptores no âmago de demandas e prescrições que na atualidade atravessam a educação buscando, desta forma, contribuir para as discussões sobre o papel do estágio e sobre o que aí se potencializa como possibilidade de reflexão, conhecimento e formação.

      Autores: Edna Martins

      2016 a 2019

    • Práticas educativas familiares e as questões étnico-raciais.

      Levantamento de dados sobre as práticas educativas de famílias negras e as questão relacionadas a socialização primária, identidade negra e relações com a escola e a sociedade. Ações: Entrevistas com famílias de crianças e adolescentes negros sobre suas práticas educativas no que se refere a educação, identidade e valorização das questões pertinentes a cor e a raça.

      Autores: Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Vanessa Dias Moretti, Renata Marcílio Candido

      2013 a 2015

    • A escola nos processos educacionais inclusivos: um estudo em territórios de alta vulnerabilidade social

      O presente projeto de pesquisa surgiu da parceria interinstitucional de professores do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dos Programas de Pós- graduação em Educação e de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a participação de alunos dos diferentes programas. As discussões desse grupo aproximam as questões de estudo sobre a qualidade das oportunidades educacionais em territórios com vulnerabilidades sociais e a compreensão do processo de educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais nesses contextos.

      Autores: Edna Martins

      2016 a 2018

    • Relações étnico-raciais e práticas educativas de professoras de Educação Infantil

      Discussão da questão das relações étnico-raciais na educação infantil, mais especificamente no campo da literatura infantil. Ações: Levantamento das escolas municipais de educação infantil da cidade de Guarulhos que receberam em 2011 Kits de livros de literatura infantil. Análise das obras recebidas por cada escola levantando a abordagem da problemática étnico-racial. Investigação de aspectos quantitativos e qualitativos de configuração do acervo de obras vinculadas aos temas em algumas dessas escolas e entrevistas com professores sobre a temática em questão. Produtos: a) elaboração de relatórios individuais a partir da análise das obras e do levantamento do acervo de cada escola, a luz das discussões e reflexões teóricas desta linha; b) análise das falas dos professores sobre como abordam a temática com crianças da educação infantil.

      Autores: Edna Martins, Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Marcus Vinicius de Araujo, Claudia L. Vóvio, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Miriam Segin

      2012 a 2013

    • Diversidade e Literatura infantil: representações da negritude e da deficiência para a infância

      Investigação acerca da questão da diversidade em sua relação com a educação, mais especificamente dos campos das relações inter-raciais e das deficiências e sua abordagem no campo da literatura infantil. Ações: visita à bibliotecas para levantamento de acervo de literatura infantil voltada para os temas e análise de como as duas temáticas são representadas aos leitores. Investigação de aspectos quantitativos e qualitativos de configuração do acervo de obras vinculadas aos temas. Produtos: a) elaboração de relatórios individuais a partir dos levantamentos de bibliografia com a devida sistematização dos dados à luz das discussões e reflexões teóricas desta linha; b) elaboração de proposta de referências de literatura infantil com sinopses dos textos que auxiliem o trabalho do professor dessa modalidade de ensino e professores de salas de leitura.Publicação de resultados

      Autores: Edna Martins

      2011 a 2011

    • A lei 10639 e seus desdobramentos: acompanhando o trabalho de gestores e educadores na organização e realização do prêmio Akoni da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

      Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. Nesse sentido, as atividades dos bolsistas inserem-se no contexto de aprendizagem a partir do contato direto com a complexidade do trabalho de gestão educacional desenvolvidos por profissionais vinculados a uma repartição pública específica, qual seja a Seção Técnica de Ações Educativas para a Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Guarulhos-SP..

      Autores: Edna Martins

      2013 a 2014

    • A literatura infantil no ensino da Libras e da Língua Portuguesa.

      Pautando-se no paradigma da educação inclusiva, buscamos delinear ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o planejamento e implementação de ações no âmbito da Educação Infantil que considerem a diversidade de seu alunado que, neste projeto, enfocará a situação de crianças surdas em ambientes bilíngues (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa). Nesse sentido, este projeto prevê ações in loco (em escolas da Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos) para a contação de histórias em Libras/Língua Portuguesa, bem como ações mais amplas envolvendo a comunidade escolar em geral do município de Guarulhos (pais, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da graduação e da pós-graduação da Unifesp) para a participação em palestras e minicursos sobre a educação de surdos e literatura infantil numa perspectiva inclusiva e bilíngue..

      Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Daniela Finco, Erica Aparecida Garrutti, Maria Cecília de Moura, Sandra Campos

      2012 a 2014

    • A lei 10639 e seus desdobramentos: acompanhando o trabalho de gestores e educadores na organização e realização do prêmio Akoni da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

      Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. Nesse sentido, as atividades dos bolsistas inserem-se no contexto de aprendizagem a partir do contato direto com a complexidade do trabalho de gestão educacional desenvolvidos por profissionais vinculados a uma repartição pública específica, qual seja a Seção Técnica de Ações Educativas para a Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Guarulhos-SP.

      Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho

      Desde 2012

    • Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP

      O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as TDIC são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.

      Autores: Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Terezinha Sprenger, Luciana Aparecida Farias, Thaís Cyrino de Mello Forato, Sueli Fidalgo, Verilda Speridiao Kluth, Flaminio de Oliveira Rangel, Jorge Barcelos, Marcelo Melo, Lucila Pesce

      Desde 2012

    Universidade Federal de São Paulo

    • PIBID- Subprojeto Pedagogia: Diversidade e Literatura infantil

      A experie#770;ncia contempla estrate#769;gias utilizadas pelo grupo como uma possibilidade de construc#807;a#771;o de caminhos de formac#807;a#771;o docente que possibilitem um olhar atento para a questa#771;o das diferenc#807;aspresentes na escola. Com foco no campo da diversidade, as atividades desenvolvidas pelo grupo se organizam em raza#771;o das discusso#771;es de materiais sobre processos de exclusa#771;o/inclusa#771;o na escola, subsidiadas pela legislac#807;a#771;o, em especial pela Lei 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesta perspectiva a literatura infantil tem sido o instrumento privilegiado no desenvolvimento das ac#807;o#771;es de formac#807;a#771;o e das atividades com vistas a inserir estudantes da escola pu#769;blica em tema#769;ticas a partir de uma visa#771;o decolonial do mundo contempora#770;neo. Para tanto, buscamos trabalhar com ac#807;o#771;es que visem a valorizac#807;a#771;o de personagens negros(as) possibilitando a construc#807;a#771;o das identidades de crianc#807;as brancas e na#771;o brancas da escola pu#769;blica, ale#769;m de oferecermos aos estudantes a partir da literatura infantil, o enfrentamento das va#769;rias formas de opressa#771;o presentes nas relac#807;o#771;es de ge#770;nero.

      Desde 2022

    • Desigualdade e diferença nos processos sociais e educativos a partir do enfoque Histórico-cultural

      A pesquisa se assenta na problemática da inclusão/exclusão escolar de crianças/adolescentes e adultos, objetivando compreender trajetórias de escolarização e redes de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além das práticas educativas tanto da escola, quanto das famílias. Fundamentada na Teoria histórico-cultural reúne investigações que caminhem na compreensão do fenômeno da discriminação social e escolar das diferenças em todas as suas configurações, quais sejam de raça/cor, de gênero, de origem social/cultural e da deficiência. Abrange o estudo das ações afirmativas em suas várias modalidades de cotas para o ingresso e permanência de indivíduos em instituições brasileiras.

      Autores: Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos

      Desde 2021

    • PIBID - Subprojeto Pedagogia

      O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática

      Autores: Edna Martins, Priscilla Antunes Ferreira Soares, Edmundo Fernandes Souza Filho, Lidiane Aparecida Araujo da Silva, Valéria Regina Valério de Carvalho Frederico

      2020 a 2022

    • Teoria Histórico-cultural: Desigualdade, diferença e inclusão nos processos educativos

      A pesquisa objetiva investigar percursos de escolarização e inclusão de estudantes no que se refere às questões relativas a diversidade nos espaços educativos. Fundamenta-se no enfoque Histórico-cultural, compreendendo os processos inclusivos no âmbito institucional no que tange a princípios e práticas de reconhecimento da diversidade social e das diferenças humanas que integram o campo das relações familiares, culturais, étnico-raciais e socioeconômicas. Tal proposta considera a análise das relações família-escola nos contextos e processos relativos ao fenômeno do acesso e permanência de crianças e jovens na escola, no ensino superior e no campo do trabalho.

      Autores: Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos

      2018 a 2021

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2023-12

    Processado em 2024-03-02