Edna Martins
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: edna.martins@unifesp.br
Resumo
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Licenciatura e Bacharelado em 1992 e Formação do Psicólogo em 1993). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Editora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da UNIFESP.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MARTINS, E.;Martins, Edna
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende pouco, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Francês
Compreende pouco, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)
Brincar Educa? A Brincadeira como Prática Educativa na Família
Psicologia da Educação
Orientação: Heloisa Szymanski
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Psicologia da Educação
Vamos brincar de casinha: A construção do significado de família na interação de crianças institucionalizadas
Psicologia da Educação
Orientação: Heloisa Szymanski
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1996 a 1998
Graduação em Psicologia
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1989 a 1993
Produção
2023
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE PROFESSORES DE ESCOLAS DE PERIFERIA CONSTITUEM PARA AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NA PROFISSÃO (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Elisandra Felix Vieira; Claudia Leme Ferreira Davis; Edna Martins
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
-
escola e eu (2023)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins
Fonte: QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 25 , p. e023001 - Extrato QUALIS: A3
-
A EXCLUSÃO TEM COR: crianças negras e vulnerabilidade social na pandemia da covid-19 (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Edna Martins; Priscilla Antunes Ferreira; Márcia da Conceição Avelino
Fonte: Vivências na pandemia da covid-19 e aprendizados sobre família e escola , p. 177
-
Encontros e desencontros da escola com a família de alunos com deficiência (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia D'Alevedo dos Reis; Edna Martins
Fonte: Educação Contemporânea: novas metodologias e desafios , p. 109
-
-
-
PIBID E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM LITERATURA INFANTIL (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Fabiana Lopes Rodrigues; Maria Hildevan Gonçalves de Aguiar
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
-
PIBID E DIVERSIDADE: DEBATENDO QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Carolina Mothé Fraga; Anna Luiza Meirelles Coelho; Ivete do Nascimento Moreira; Edna Martins
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
-
-
-
GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural (2023)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
2022
-
Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar (2022)
Artigo publicado
Autores: Edmundo Fernandes Souza Filho; Edna Martins
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 48 , p. 01 - Extrato QUALIS: A1
-
Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras (2022)
Artigo publicado
Autores: Giovanna Santos da Silva; Edna Martins
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Sentidos e significados sobre religiões de matrizes africanas no contexto da escola (2022)
Artigo publicado
Autores: Cintia Quina da Silva; Edna Martins
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: reflexões, práticas, desafios e um novo horizonte de mudanças (2022)
Artigo publicado
Autores: CARREIRO, LUIZ RENATO RODRIGUES; ARAÚJO, MARCOS VINÍCIUS DE; Edna Martins
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
-
-
A política de cotas do ensino superior para pessoas com deficiência: análise sobre acesso e permanência de estudantes (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Lidiane Aparecida Araujo da Silva
Fonte: I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: Infâncias e Juventudes em foco , p. 1
-
Sentidos e significados da socioeducação para jovens egressos de medida de internação (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Valéria Regina Valério de Carvalho Frederico; Edna Martins
Fonte: Anais do V Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a Temática do Cárcere e Acesso a Direitos Educativos (EITICE) , p. 10
2021
-
O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA (2021)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Luiz Carlos Novaes; Erick Dantas da Gama
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO) , v. 16 , p. 120 - Extrato QUALIS: A4
-
Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro
Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
Trajetórias escolares de universitários negros e a interseccionalidade entre raça e homossexualidade: uma análise histórico-cultural (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Gabriel da Silva Brito; Edna Martins
Fonte: Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação , p. 1
-
-
PIBID em tempos de pandemia: uma experiência de formação inicial de professores (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Marina Z. BERTELLOTTI; Larissa I. ALVES; Samara S. SANTOS
Fonte: Anais do V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 359
-
2020
-
FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK (2020)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins
Fonte: INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO , v. 8 , p. 627 - Extrato QUALIS: A4
-
Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti
Fonte: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONFIGURAÇÕES E ANÁLISES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , p. 141
-
-
CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS (2020)
Artigo publicado
Autores: PESCE, LUCILA; Edna Martins; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA
Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140 - Extrato QUALIS: A2
2019
-
-
Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. (2019)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho; Renata Marcílio Candido
Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44 , p. 30 - Extrato QUALIS: A2
-
Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica (2019)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 42 , p. 44 - Extrato QUALIS: A1
2018
2017
-
Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: Impactos Da Formação Docente Nas Práticas Educativas (2017)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; César Henrique Marinho
Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 14 , p. 42 - Extrato QUALIS: A2
-
Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural e Educação: Algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins
Fonte: Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um olhar sobre as pesquisas. , p. 01
-
-
2016
-
Racismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade Pública. (2016)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins
Fonte: Revista Interfaces Brasil-Canadá , v. 16 , p. 99 - Extrato QUALIS: B2
-
Dialectical and Historical Method, Cultural-Historical Theory and Education: Some Appropriation in Research on Education of Teachers Who Teach Mathematico (2016)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flavia Dias de Souza
Fonte: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM) , v. 6 , p. 54 - Extrato QUALIS: A1
-
-
As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins
Fonte: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) , p. 1555
-
Práticas educativas de famílias negras e relações étnico-raciais: uma experiência em formação de professores (2016)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido
Fonte: ETD: Educação Temática Digital , v. 18 , p. 690 - Extrato QUALIS: A1
2015
-
Entrevista com Rosângela Gavioli Prieto (2015)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Erica Aparecida Garrutti; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 3 , p. 219-236 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
-
ATIVIDADE DE ENSINO, MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (2015)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins
Fonte: Contrapontos (Online) , v. 15 , p. 394 - Extrato QUALIS: A3
2014
2013
-
-
Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores (2013)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Erica Aparecida Garrutti
Fonte: Educação (Santa Maria. Online) , v. 38 , p. 205 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
A Entrevista como instrumento de pesquisa sobre práticas educativas de famílias (2013)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins
Fonte: Nuances , v. 24 , p. 15 - Extrato QUALIS: A3
-
2012
-
-
-
A influência familiar na trajetória escolar de alunos negros: um estudo na perspectiva histórico cultural (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Aparecida
Fonte: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - ?Teoria Histórico-Cultural em foco: perspectivas (inter)nacionais?
-
A atividade ensino e a mediação em um programa de residência pedagógica: uma leitura a partir do enfoque histórico cultural. (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti
Fonte: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - ?Teoria Histórico-Cultural em foco: perspectivas (inter)nacionais?
-
2011
-
Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos (2011)
Artigo publicado
Autores: Asbahr, Flávia da Silva Ferreira; Edna Martins; Mazzolini, Beatriz Pinheiro Machado
Fonte: Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 16 , p. 157 - Extrato QUALIS: A1
-
2006
2005
-
-
-
O brincar como prática educativa na família (mesa redonda: Educação e família: práticas e conhecimentos na América Latina) (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Edna Martins; Heloisa Szymanski; Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Patricia Lagunes Bañuelos
Fonte: I Congresso Latino Americano de Psicologia
2004
2002
1999
1998
Atuações
Fundação Inacio de Loyola
-
Outro (PSICOLOGA)
1994 a 1995
Faculdade Italo-Brasileira
-
Professor Doutor
Professor
2002 a 2007
Fundação Universidade de São Paulo
-
Monitoria
Monitora de educomunicação
2002 a 2002
Cooperativa Educacional do Butanta
-
educação
Professora
1998 a 1999
Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
-
Educadora
1994 a 1994
Secretaria do Meio Ambiente
-
instrutora (administrativo)
1991 a 1993
Universidade Ibirapuera
-
Professora
2005 a 2008
Faculdades Interlagos
-
Professora - Pós Graduação
Professor
2005 a 2005
Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Revista PED - PEPG em Psicologia da Educacao
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Psicologia em Estudo
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Universidade Paulista
-
Celetista formal
2009 a 2010
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Professora adjunto IV
2010 a 2019
-
Professora Associada I
2019 a 2021
-
Professora Associada II
Desde 2021
-
Professora Associada III
Desde 2023
UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Olh@res
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Fractal: Revista de Psicologia
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista Olh@res
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Interação em Psicologia (Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Psicologia: Teoria e Prática (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Coleção Scielo Brasil
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Olh@res: Revista eletrônica do departamento de Educação
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Cadernos Pagu (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Universidade Federal de São Paulo
-
Desde 2018
PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
-
Revisor de periódico
Desde 2017
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O ENVELHECIMENTO
-
Revisor de periódico
Desde 2011
REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista Psicologia da Educação, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Edu
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista brasileira de Alfabetização
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
As trajetórias escolares de estudantes das camadas populares e o processo de afiliação ao ensino superior público
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Os sentidos da racializacão na construção de identidade para estudantes oriundos de famílias interraciais.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem - NAAPA ? A garantia do Direito à Educação aos estudantes em Situação de Risco
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA REDE SOCIAL DE APOIO PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
AÇÕES DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIFESP
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
ENTRE "BICHAS" E "PARÇAS": Estratégias de permanência e performances de gênero de estudantes negros homossexuais em um contexto escolar da Zona Norte paulistana
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Família e creche: sentidos e significados dessa relação na visão de familiares e professores
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Sentidos da educação superior de pessoas com deficiência
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Valéria Regina Valério de Carvalho Frederico
Sentidos e significados da socioeducação para jovens egressos de medida socioeducativa de internação
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
A inclusão de estudantes com deficiência em escolas de pedagogia Waldorf
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Des)Encontros e desafios na relação família-escola nos processos de inclusão de estudantes com deficiência
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Lidiane Aparecida Araujo da Silva
Trajetórias de escolarização de universitários com deficiência e a lei de cotas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Leituras docentes da desatenção atenta: uma leitura histórico- cultural sobre o TDAH
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Sentidos da prática artística musical na vida de velhos
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
"A fogueira,o cachimbo e a escola: Sentidos e significados de escolarização para famílias de uma aldeia Guarani Mbya
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
?GENTE, O QUE É MACUMBA??: sentidos e significados construídos acerca das religiões de matrizes africanas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Priscila Tavares Coelho de Lemos
Relação família-escola: os sentidos e os significados atribuídos por famílias de crianças de camadas populares sobre educação escolar
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Significados e Sentidos de escolarização para famílias e estudantes do ensino médio Técnico: um estudo à luz da teoria Histórico-Cultural
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Cotas Raciais ou Sistema Universal: Um estudo sobre o Acesso de estudantes negros na Universidade Federal de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre as cotas raciais a partir da teoria histórico-cultural
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A produção acadêmica sobre as relações étnico-raciais em livro didático (2005 ? 2015)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Sentidos e significados da condição do negro nos livros didáticos de história: um estudo com estudantes do ensino médio
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Vice Chefia de Departamento
Departamento de Educação
-
Coordenação do Curso de Pedagogia
Departamento de Educação
-
Coordenação de curso de Pedagogia
Departamento de Educação
Pesquisa
Universidade Ibirapuera
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Desde 2015
-
Representações gráficas sobre raça e gênero: banheiros escolares como espaços de significação das diferenças
Os espaços escolares da educação básica ao ensino superior têm sido constantemente marcados por estímulos visuais dos mais variados tipos, como anúncios publicitários (banners, cartazes, propaganda comercial e de programas educacionais etc.). Uma outra forma de expressão de representação social que se faz presente nas paredes das escolas e universidades a partir de pichações e grafitos em portas de banheiros, paredes, corredores e salas de aula. Desse modo, esses espaços apresentam-se como um amplo espectro de signos, em que as representações de diversas magnitudes sobre as questões que movem a sociedade tomam lugar de destaque. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender quais são as imagens, marcas e registros sobre raça e gênero são contempladas nesses espaços, buscando uma análise científica sobre como tais representações tomam esse lugar e fornecem elementos para pensarmos a escola e as relações entre os diferentes no complexo sistema educacional.
Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho
2017 a 2018
-
O Programa de Residência Pedagógica em Educação da Unifesp: uma análise histórico-cultural?
A presente pesquisa tem como foco de análise o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Educação infantil e Ensino Fundamental desenvolvido pelo curso de Graduação em Pedagogia da Unifesp, Campus Guarulhos. A investigação busca caracterizar os elementos e fundamentos que constituem essa experiência educativa a partir da imersão de estudantes residentes em escolas públicas municipais. A metodologia de caráter qualitativo tem como meta explicitar, caracterizar e discutir as problemáticas emergentes no estágio de Residência, observando relações com temáticas que perpassam o campo da educação. A análise dos dados terá como fundamento a perspectiva histórico-cultural que enfatiza o caráter social, histórico e cultural presentes nos discursos e processos de formação de professores, situando estagiários/graduandos e preceptores no âmago de demandas e prescrições que na atualidade atravessam a educação buscando, desta forma, contribuir para as discussões sobre o papel do estágio e sobre o que aí se potencializa como possibilidade de reflexão, conhecimento e formação.
Autores: Edna Martins
2016 a 2019
-
Práticas educativas familiares e as questões étnico-raciais.
Levantamento de dados sobre as práticas educativas de famílias negras e as questão relacionadas a socialização primária, identidade negra e relações com a escola e a sociedade. Ações: Entrevistas com famílias de crianças e adolescentes negros sobre suas práticas educativas no que se refere a educação, identidade e valorização das questões pertinentes a cor e a raça.
Autores: Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Vanessa Dias Moretti, Renata Marcílio Candido
2013 a 2015
-
A escola nos processos educacionais inclusivos: um estudo em territórios de alta vulnerabilidade social
O presente projeto de pesquisa surgiu da parceria interinstitucional de professores do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dos Programas de Pós- graduação em Educação e de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a participação de alunos dos diferentes programas. As discussões desse grupo aproximam as questões de estudo sobre a qualidade das oportunidades educacionais em territórios com vulnerabilidades sociais e a compreensão do processo de educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais nesses contextos.
Autores: Edna Martins
2016 a 2018
-
Relações étnico-raciais e práticas educativas de professoras de Educação Infantil
Discussão da questão das relações étnico-raciais na educação infantil, mais especificamente no campo da literatura infantil. Ações: Levantamento das escolas municipais de educação infantil da cidade de Guarulhos que receberam em 2011 Kits de livros de literatura infantil. Análise das obras recebidas por cada escola levantando a abordagem da problemática étnico-racial. Investigação de aspectos quantitativos e qualitativos de configuração do acervo de obras vinculadas aos temas em algumas dessas escolas e entrevistas com professores sobre a temática em questão. Produtos: a) elaboração de relatórios individuais a partir da análise das obras e do levantamento do acervo de cada escola, a luz das discussões e reflexões teóricas desta linha; b) análise das falas dos professores sobre como abordam a temática com crianças da educação infantil.
Autores: Edna Martins, Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Marcus Vinicius de Araujo, Claudia L. Vóvio, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Miriam Segin
2012 a 2013
-
Diversidade e Literatura infantil: representações da negritude e da deficiência para a infância
Investigação acerca da questão da diversidade em sua relação com a educação, mais especificamente dos campos das relações inter-raciais e das deficiências e sua abordagem no campo da literatura infantil. Ações: visita à bibliotecas para levantamento de acervo de literatura infantil voltada para os temas e análise de como as duas temáticas são representadas aos leitores. Investigação de aspectos quantitativos e qualitativos de configuração do acervo de obras vinculadas aos temas. Produtos: a) elaboração de relatórios individuais a partir dos levantamentos de bibliografia com a devida sistematização dos dados à luz das discussões e reflexões teóricas desta linha; b) elaboração de proposta de referências de literatura infantil com sinopses dos textos que auxiliem o trabalho do professor dessa modalidade de ensino e professores de salas de leitura.Publicação de resultados
Autores: Edna Martins
2011 a 2011
-
A lei 10639 e seus desdobramentos: acompanhando o trabalho de gestores e educadores na organização e realização do prêmio Akoni da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. Nesse sentido, as atividades dos bolsistas inserem-se no contexto de aprendizagem a partir do contato direto com a complexidade do trabalho de gestão educacional desenvolvidos por profissionais vinculados a uma repartição pública específica, qual seja a Seção Técnica de Ações Educativas para a Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Guarulhos-SP..
Autores: Edna Martins
2013 a 2014
-
A literatura infantil no ensino da Libras e da Língua Portuguesa.
Pautando-se no paradigma da educação inclusiva, buscamos delinear ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o planejamento e implementação de ações no âmbito da Educação Infantil que considerem a diversidade de seu alunado que, neste projeto, enfocará a situação de crianças surdas em ambientes bilíngues (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa). Nesse sentido, este projeto prevê ações in loco (em escolas da Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos) para a contação de histórias em Libras/Língua Portuguesa, bem como ações mais amplas envolvendo a comunidade escolar em geral do município de Guarulhos (pais, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da graduação e da pós-graduação da Unifesp) para a participação em palestras e minicursos sobre a educação de surdos e literatura infantil numa perspectiva inclusiva e bilíngue..
Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Daniela Finco, Erica Aparecida Garrutti, Maria Cecília de Moura, Sandra Campos
2012 a 2014
-
Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP
O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as TDIC são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Autores: Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Terezinha Sprenger, Luciana Aparecida Farias, Thaís Cyrino de Mello Forato, Sueli Fidalgo, Verilda Speridiao Kluth, Flaminio de Oliveira Rangel, Jorge Barcelos, Marcelo Melo, Lucila Pesce
Desde 2012
-
A lei 10639 e seus desdobramentos: acompanhando o trabalho de gestores e educadores na organização e realização do prêmio Akoni da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. Nesse sentido, as atividades dos bolsistas inserem-se no contexto de aprendizagem a partir do contato direto com a complexidade do trabalho de gestão educacional desenvolvidos por profissionais vinculados a uma repartição pública específica, qual seja a Seção Técnica de Ações Educativas para a Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Guarulhos-SP.
Autores: Edna Martins, Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho
Desde 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
PIBID- Subprojeto Pedagogia: Diversidade e Literatura infantil
A experie#770;ncia contempla estrate#769;gias utilizadas pelo grupo como uma possibilidade de construc#807;a#771;o de caminhos de formac#807;a#771;o docente que possibilitem um olhar atento para a questa#771;o das diferenc#807;aspresentes na escola. Com foco no campo da diversidade, as atividades desenvolvidas pelo grupo se organizam em raza#771;o das discusso#771;es de materiais sobre processos de exclusa#771;o/inclusa#771;o na escola, subsidiadas pela legislac#807;a#771;o, em especial pela Lei 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesta perspectiva a literatura infantil tem sido o instrumento privilegiado no desenvolvimento das ac#807;o#771;es de formac#807;a#771;o e das atividades com vistas a inserir estudantes da escola pu#769;blica em tema#769;ticas a partir de uma visa#771;o decolonial do mundo contempora#770;neo. Para tanto, buscamos trabalhar com ac#807;o#771;es que visem a valorizac#807;a#771;o de personagens negros(as) possibilitando a construc#807;a#771;o das identidades de crianc#807;as brancas e na#771;o brancas da escola pu#769;blica, ale#769;m de oferecermos aos estudantes a partir da literatura infantil, o enfrentamento das va#769;rias formas de opressa#771;o presentes nas relac#807;o#771;es de ge#770;nero.
2022 a 2024
-
Desigualdade e diferença nos processos sociais e educativos a partir do enfoque Histórico-cultural
A pesquisa se assenta na problemática da inclusão/exclusão escolar de crianças/adolescentes e adultos, objetivando compreender trajetórias de escolarização e redes de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além das práticas educativas tanto da escola, quanto das famílias. Fundamentada na Teoria histórico-cultural reúne investigações que caminhem na compreensão do fenômeno da discriminação social e escolar das diferenças em todas as suas configurações, quais sejam de raça/cor, de gênero, de origem social/cultural e da deficiência. Abrange o estudo das ações afirmativas em suas várias modalidades de cotas para o ingresso e permanência de indivíduos em instituições brasileiras.
Autores: Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos
Desde 2021
-
PIBID - Subprojeto Pedagogia
O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática
Autores: Edna Martins, Priscilla Antunes Ferreira Soares, Edmundo Fernandes Souza Filho, Lidiane Aparecida Araujo da Silva, Valéria Regina Valério de Carvalho Frederico
2020 a 2022
-
Teoria Histórico-cultural: Desigualdade, diferença e inclusão nos processos educativos
A pesquisa objetiva investigar percursos de escolarização e inclusão de estudantes no que se refere às questões relativas a diversidade nos espaços educativos. Fundamenta-se no enfoque Histórico-cultural, compreendendo os processos inclusivos no âmbito institucional no que tange a princípios e práticas de reconhecimento da diversidade social e das diferenças humanas que integram o campo das relações familiares, culturais, étnico-raciais e socioeconômicas. Tal proposta considera a análise das relações família-escola nos contextos e processos relativos ao fenômeno do acesso e permanência de crianças e jovens na escola, no ensino superior e no campo do trabalho.
Autores: Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos
2018 a 2021
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22