Jens Michael Baumgarten
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: jens.baumgarten@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em HISTÓRIA GERAL pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1990), mestrado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1996) e doutorado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, arte, barroco, história moderna e transferência cultural.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BAUMGARTEN, J. M.;BAUMGARTEN, JENS
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Alemão
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Latim
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Hebraico
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Polonês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Tcheco
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em HISTÓRIA DA ARTE
Konfession, Bild und Macht ? Visualisierung als katholisches Herrschafts- und Disziplinierungskonzept in Rom und im habsburgischen Schlesien 1560-1740
Orientação: Arno Herzig
UNIVERSIDADE DE HAMBURGO
Mestrado em HISTÓRIA DA ARTE
Bildtheorie nach dem Tridentinum
Orientação: Arno Herzig
UNIVERSIDADE DE HAMBURGO
1991 a 1996
Graduação em HISTÓRIA GERAL
UNIVERSIDADE DE HAMBURGO
1987 a 1990
Produção
2022
2021
2020
-
-
The Dystopian City of São Paulo (2020)
Artigo publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Afterimage , v. 47 , p. 40 - Extrato QUALIS: A3
-
Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens (2020)
Artigo publicado
Autores: Cynthia Andersen Sarti; Jens Baumgarten; Mauro Luiz Rovai
Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251 - Extrato QUALIS: A4
2019
2017
2016
-
Arte, arquitetura e memória: Modernismo Tropical das Filipinas e do Brasil entre construção de lembrança e repressão (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: COLÓQUIO LABEX BRASIL-FRANÇA Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias ? Da história colonial ao pós-modernismo , p. 110
2015
-
Conceptions and determinations of baroque and new baroque in the last decade: A discussion between Jens Baumgarten, Claire Farago, Stefano Jacoviello, Monika Kaup, and Gabriela Siracusano (2015)
Artigo publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten; Gabriela Siracusano; Claire Farago; Stefano Jacoviello; Monika Kaup; Helen Hills
Fonte: Perspective: la revue de l'INHA , v. 1 , p. 43 - Extrato QUALIS: B2
-
-
-
-
2014
-
Martinho Lutero e Inácio de Loyola: Hagiografia e Construção de Memória nos Conflitos Religiosos dos Séculos XVI e XVII (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Missão e Pregação: A Comunicação Religiosa entre a História da Igreja e a História das religiões , p. 169
-
2013
-
Transfer, circulation, and visual systems in Latin America: the example of colonial Brazil (2013)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Image ? Object ? Performance: Mediality and Communication in Cultural Contact Zones of Colonial Latin America and the Philippines , p. 23
-
-
-
-
2012
2011
2010
2009
-
-
-
-
-
-
From Nation Via Immigration to World Art: Concepts and Methods of Brazilian Art Theory (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Proceedings of the 32nd Congress of the International Committee of the History of Art (CIHA) "Crossing Cultures: Conflict, Migration, Convergence , p. 104
2008
2007
-
-
-
-
El papel de las artes plásticas en la actividad misionera de los jesuitas: el ejemplo de los jesuitas Johann Xaver Treyer y Johann Philipp Bettendorf en Pará y Maranhão (2007)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Desde los confines de los imperios ibéricos. Los jesuitas de habla alemana en las misiones americanas , p. 297
2006
-
-
-
-
-
La emocionalisación controlada: los discursos post-tridentinos de la visualisación y la construcción de la imagen y santidad (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Akten des Internationalen Kongresses für Kunstgeschichte ?La imagen sagrada y sacralizada? (será publicado em breve)
-
2005
-
-
-
15. Das Bild im katholischen Denken und in den bildenden Künsten in der posttridentinischen Epoche / O uso das imagens no pensamento católico e nas artes plásticas na época pós-tridentina (2005)
Artigo publicado
Autores: Jens Michael Baumgarten
Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 5 , p. 35 - Extrato QUALIS: B2
2004
2003
2002
2000
1998
1997
1977
Atuações
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2006
-
Coordenador do Curso de História da Arte
2009 a 2011
-
Chefe de Departamento de História da Arte
2011 a 2013
-
Membro da Cátedra Edward Said
Desde 2019
Universidade de São Paulo
-
pesquisador participante
Outro (pesquisador)
2007 a 2013
University of Western Ontario
-
pesquisador participante
Outro (pesquisador participan)
2010 a 2013
Universität Hamburg
-
Pesquisador
Desde 2009
Yale University
-
Pesquisador
Desde 2015
University of Toronto
-
Pesquisador
Desde 2013
art in translation
-
Membro de corpo editorial
Desde 2011
Exilium
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
_
Pós-Graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
HOMENAGEM DE ANTONIO PETICOV A OSWALD DE ANDRADE
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
O corpo do grotesco como possibilidade político-estética: uma perspectiva batailliana de Suehiro Maruo e Yukio Mishima
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
-
Tese de doutorado concluídas
-
Influência do conceito de antropofagia nas artes visuais
Doutorado em História da Arte
Universidade de Trier
Concluído em 2011
Dissertação de mestrado concluídas
-
O CONTATO ENTRE A PRÁTICA EDUCATIVA FREIREANA E O PROJETO EDUCATIVO DA 24ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
ALEXANDER MCQUEEN: DA PASSARELA AO MUSEU. Análise do vestido da performance final do desfile No.13 nas exposições Alexander McQueen: Savage Beauty no Metropolitan Museum of Art e Victoria and Albert Museum
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A REDE DE DORMIR E OS VIAJANTES: CULTURA MATERIAL E CONTRIBUIÇÕES DO OLHAR ESTRANGEIRO ATRAVÉS DAS IMAGENS
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
PELE NEOBARROCA, PELÍCULA MODERNA: retornos do barroco para materialidades luminosas metropolitanas em Berlim nos anos 1920
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Cartografias do Corpo (neo)Barroco nas Artes Visuais: de Matthew Barney ao século XVII
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Maria Marta van Langendonck Teixeira de Freitas
Elementos do imaginário e da identidade artística brasileira nas décadas de 1920 e 1930: uma análise por meio das obras de Fulvio Pennacchi.
Artes Visuais
Universidade Estadual de Campinas
Concluído em 2010
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
Arte e Poder - Decolonizar História da Arte
O projeto busca explorar diferentes modelos teóricos como, por exemplo, as abordagens decoloniais, recentemente aplicadas em pesquisas e programas acadêmicos de história da arte na América Latina. Normalmente, o termo se refere à denúncia da colonialidade do poder, do conhecimento, exercida pelo Norte Global sobre o Sul Global, desde a era colonial até hoje. Este projeto visa indagar a aplicação da teoria decolonial da arte no contexto europeu, abordando diferentes visões de decolonalidade para ampliar a compreensão do conceito, indo além da restituição da propriedade cultural aos países de origem, e questionando as relações de poder, bem como abordando a "invenção" da Europa. Assim, a discussão da "invenção" europeia das Américas como uma área periférica vai além da idéia da Europa como um centro, questionando também se existe um discurso homogêneo que abranja as relações internas da colonialidade. O programa está direcionado, especificamente, para a identificação e análise de regimes visuais e suas relações com o poder como estratégia de dominação social e silenciamento de culturas segregadas, incluindo abordagens sobre racismo, feminismo e gênero. Consequentemente, tais reflexões dirigem-se também às políticas museológicas e curatoriais na formação de cânones artísticos e instituições e suas relações com questões sociais, políticas e econômicas em diferentes contextos.
Desde 2022
-
Barroco Global / New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World - Parte 2: Global Baroque - Transcultural and Transhistorical Approaches to Latin America
A segunda parte do projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano mantém como questão central os desafios para a pesquisa e o ensino de história da arte em um mundo global. O programa deste biênio inclui atividades acadêmicas e didáticas, confrontando e conectando dois contextos acadêmicos e historiográficos distintos. Ele baseia-se na experiência adquirida na Parte 1 do Projeto (2011-2013) e em seus dispositivos mais bem sucedidos: duas viagens de estudo de campo conjuntas, duas visitas conjuntas, quatro Professores Visitanes, e quatro Workshops. Essas atividades levarão estudantes e professores a se engajarem na exploração conjunta dos temas, a questionar cânones estéticos e hábitos intelectuais, e a cruzar as fronteiras da história da arte novamente.
Autores: Jens Michael Baumgarten, Tristan Weddigen, Maria Berbara, Ana Magalhaes, André Torres, Matheus Corassa, Vinicius Pontes Spricigo, Andrea Augusto Ronqui, Glaucio de Souza Santos, Jaqueline Souza Veloso, Jefferson de Albuquerque Mendes, José Luis Cerceda Martinez, Leandro Raphael Nascimento de Paula, Maira Viera de Paula, Maria Eduarda Kersting Faria, Marina Barzon Silva, Matheus Corassa da Silva, Natália Cristina de Aquino Gomes, Nina Ingrid Campos Quintella, Pollyiana Campos Quintella, Rafael Cardoso Denis
Desde 2013
-
Corpo e Violência. Formas de expressão da dor
Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual..
Autores: Jens Michael Baumgarten, Cássio da Silva Fernandes, André Tavares Pereira, Angela Brandão, Tristan Weddigen, Letícia Coelho Squeff, Flavia Galli Tatsch, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos
2010 a 2013
-
New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World
O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latino-americano contribui para o debate internacional nos seguintes termos: discutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latino-americano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, conectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) .
Autores: Jens Michael Baumgarten, Cynthia Sarti
2011 a 2013
Universidade de São Paulo
University of Western Ontario
Universität Hamburg
Yale University
University of Toronto
Atualização Lattes em 2023-05
Processado em 2024-07-22