Jens Michael Baumgarten

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE

Programa de Pós-Graduação: História da Arte


67
12
Pular gráfico
De 2019 a 2023
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em HISTÓRIA GERAL pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1990), mestrado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1996) e doutorado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, arte, barroco, história moderna e transferência cultural.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BAUMGARTEN, J. M.;BAUMGARTEN, JENS


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Alemão

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Latim

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Hebraico

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Polonês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Tcheco

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em HISTÓRIA DA ARTE

    Konfession, Bild und Macht ? Visualisierung als katholisches Herrschafts- und Disziplinierungskonzept in Rom und im habsburgischen Schlesien 1560-1740

    Orientação: Arno Herzig

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

      Desde 2002

  • Mestrado em HISTÓRIA DA ARTE

    Bildtheorie nach dem Tridentinum

    Orientação: Arno Herzig

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

    1991 a 1996

  • Graduação em HISTÓRIA GERAL

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

    1987 a 1990

  • Produção


    2022


    • Conversion as a Complex of Theories and Images between the Mediterranean and the Portuguese Atlantic

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Conversion as a Complex of Theories and Images between the Mediterranean and the Portuguese Atlantic , p. 221


    2021


    • 'Heads to adore ? heads to horrify'

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Congreso Internacional "Reliquias y arte entre Europa y América: histoiras compartidas a debatir" - Resúmenes


    2020


    • The Dystopian City of São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Afterimage , v. 47 , p. 40

    • Wölfflin in Brazil: between Translation and Comparison

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: The Global Reception of Heinrich Wölfflin's Principles of Art History , p. 279

    • Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens

      Artigo publicado

      Autores: Cynthia Andersen Sarti; Jens Baumgarten; Mauro Luiz Rovai

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251


    2019


    • Conflict and Negotiation in Transcultural Processes in Colonial Brazil, or: Does the Holy Spirit have a face?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Transcultural Imaginations or the Sacred , p. 91


    2017


    • Temporal and Local Transfers: The Neo-Baroque between Politics, Religion and Entertainment

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Neo-Baroques , p. 160


    2016


    • Arte, arquitetura e memória: 'Modernismo Tropical' das Filipinas e do Brasil entre construção de lembrança e repressão

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: COLÓQUIO LABEX BRASIL-FRANÇA Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias ? Da história colonial ao pós-modernismo , p. 110


    2015


    • Conceptions and determinations of baroque and new baroque in the last decade: A discussion between Jens Baumgarten, Claire Farago, Stefano Jacoviello, Monika Kaup, and Gabriela Siracusano

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Gabriela Siracusano; Claire Farago; Stefano Jacoviello; Monika Kaup; Helen Hills

      Fonte: Perspective: la revue de l'INHA , v. 1 , p. 43

    • Barroco Global ? aspectos transculturais e trans-históricos: algumas reflexões preliminares

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA , v. 24 , p. 21

    • Visões da arte colonial no século XIX: crítica, exposições e escolas no Brasil, Chile, Colômbia e México: Introdução

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Letícia Coelho Squeff

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA , v. 24 , p. 5

    • Introdução: Visões da arte colonial no século XIX: crítica, exposições e escolas no Brasil, Chile, Colômbia e México

      Artigo publicado

      Autores: Letícia Coelho Squeff; Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia (Online) , v. 24 , p. 5

    • Introdução: Dossiê Barroco

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Letícia Coelho Squeff

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia (Online) , v. 24 , p. 5


    2014


    • Circulação da arte colonial no Brasil e nas Filipinas: uma abordagem para uma análise comparativa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental: oriente-se: ampliando fronteiras , p. 308

    • Martinho Lutero e Inácio de Loyola: Hagiografia e Construção de Memória nos Conflitos Religiosos dos Séculos XVI e XVII

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Missão e Pregação: A Comunicação Religiosa entre a História da Igreja e a História das religiões , p. 169


    2013


    • A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Arte e suas instituições - XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • Le baroque colonisateur: principales orientations théoriques dans la production historiographique

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; André Tavares Pereira

      Fonte: Perspective. La revue de l´INHA , v. 2-2013 , p. 288

    • Abordagens do neobarroco: fragmentos e palimpsestos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Brausewetter , p. 9

    • Approaches of Neo-Baroque: Fragments and Palimpsests

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Brausewetter , p. 21

    • Transfer, circulation, and visual systems in Latin America: the example of colonial Brazil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Image ? Object ? Performance: Mediality and Communication in Cultural Contact Zones of Colonial Latin America and the Philippines , p. 23


    2012


    • Kunstgeschichte statt Visueller Kultur ? Historische Argumente beim Aufbau eines neuen Studiengangs in Brasilien

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: kritische berichte , v. 40 , p. 102

    • O mártir como modelo: imagem e ritual na Roma pós-tridentina e na Munique nazista

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Escritas da violência , p. 136


    2011


    • Anacronismo e alteridade na arte colonial

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 91

    • The theological debate on images between Italy and Portugal: Bartholomew of Braga and Antônio Vieira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Humanism in Portugal , p. 225

    • Sacrifício, mártir e imagem

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: História da Arte ? Ensaios contemporâneas , p. 97

    • La emocionalización controlada. Los discursos postridentinos de la visualización y la construcciõn de la imagen y de la santidad

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: La imagen sagrada y sacralizada , p. 457

    • Religiosity in the mirror of arts in the 19th century between Europe and Brazil: image, style, and piety

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Religiosidad y Clero en América Latina - Religiosity and Clergy in Latin America (1767-1850) , p. 109


    2010


    • ?O Neo-barroco e o Neo-colonial entre política e entretenimento: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos?,

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. x

    • Abordagens sobre iconografia da violência e da dor

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 1 , p. 8

    • Bilder und Bildvorstellungen in der Missionspolitik: Vom posttridentinischen Italien ins kolomiale Brasilien

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Das Achtzehnte Jahrhundert , v. 34 , p. 184

    • Staging Baroque Worship in Brazil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Religion and Material Culture: The Matter of Belief , p. 173

    • A memória do mártir: imagem e escrita

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: A memória e as ciências humanas. Um conceito transdisciplinar em pesquisas atuais na Alemanha e no Brasil , p. 127


    2009


    • From Nation Via Immigration to World Art: Concepts and Methods of Brazilian Art Theory

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Proceedings of the 32nd Congress of the International Committee of the History of Art (CIHA) "Crossing Cultures: Conflict, Migration, Convergence , p. 104

    • Our Baroque Confection: A Survey

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Evonne Levy

      Fonte: Revista Canadiense de Estudos Hispánicos , v. 33 , p. 33

    • Visualisierung und kultureller Transfer

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Kirsten Kramer

    • Art and Religion beyond...

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Re-Enchantment , p. 249

    • Transformation asiatischer Artefakte in brasilianischen Kontexten

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Topologien des Reisens , p. 178

    • Bild und Körper: Visualisierungen zwischen Europa und Portugiesisch-Amerika

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Visualisierung und kultureller Transfer , p. 201


    2008


    • A historiadora da arte Hanna Levy: o barroco, o exílio e uma história da arte mundial

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 174 , p. 47

    • Max Dvořák entre a primeira e a segunda Escola de Viena

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: DVORAK, Max. Catecismo da Preservação de Monumentos , p. 19

    • "Franciscans for all purposes" in Colonial Brazilian Visual Culture: Superimpositions and Parallel Systems

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Topographie des Sakralen. Religion und Raumordnung in der Vormoderne , p. 254

    • A teologia pós-tridentina da ?visibilitas? e o ?Laocoonte?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: A fábrica do antigo , p. 205


    2007


    • Violência e imagem: aspectos da norma do excesso na arte romana e na historiografia

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 169 , p. 215

    • Rhetorik, Mission und bildende Kunst: Mitteleuropäische Jesuiten in Nordbrasilien

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jacobs-Weg. Auf den Spuren eines Kunsthistorikers , p. 133

    • Bekehrung durch Kunst? Jesuitische "Überwältigungsästhetk" und das Problem der Konversion

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Konversion und Konfession in der Frühen Neuzeit , p. 463

    • El papel de las artes plásticas en la actividad misionera de los jesuitas: el ejemplo de los jesuitas Johann Xaver Treyer y Johann Philipp Bettendorf en Pará y Maranhão

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Desde los confines de los imperios ibéricos. Los jesuitas de habla alemana en las misiones americanas , p. 297


    2006


    • Jesuitische Kunst am Beispiel der Kirchen in Breslau und Glatz

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jesuitische Kunst am Beispiel der Kirchen in Breslau und Glatz (será publicado em breve)

    • La emocionalisación controlada: los discursos post-tridentinos de la visualisación y la construcción de la imagen y santidad

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Akten des Internationalen Kongresses für Kunstgeschichte ?La imagen sagrada y sacralizada? (será publicado em breve)

    • Os discursos econômicos e a arte flamenga nos séculos XV e XVI: reflexões sobre o mercado d luxo a partir do tríptico de Jan van Dornicke do MASP

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 6 , p. 43

    • Wo ist Brasilien? Kunstgeschichte jenseits der Dichotomie

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: kritische berichte , v. 34 , p. 83

    • Rhetorik, Mission und bildende Kunst: mitteleuropäische Jesuiten in Nordbrasilien

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jacobs-Weg: Festschrift fur Frity Jacobs zum 70. Geburtstag

    • África ¿la patria inventada? Discursos y formas de representación de identidades afroamericanas en imágenes y textos: Brasil y Argentina

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Astrid Windus

      Fonte: Un continente en movimiento. Migraciones en América Latina , p. 89


    2005


    • 11. O Corpo, a Alma e o Amor: Esculturas do Brasil Colonial entre o Performático e o Religioso

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Desígnio , n. 3 , p. 27

    • O barroco, época pré-moderna ou pós-tridentina: conceitos, modelos e sistemas

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Humboldt (Ed. en Español) , v. 91 , p. 4

    • 15. Das Bild im katholischen Denken und in den bildenden Künsten in der posttridentinischen Epoche / O uso das imagens no pensamento católico e nas artes plásticas na época pós-tridentina

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 5 , p. 35


    2004


    • Athanasius Kircher: la luz y el poder

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: México y Alemania: Percepciones mutuas en impresos, siglos XVI-XVIII , p. 259

    • Bekehrung durch Kunst? Jesuitische ?Überwältigungsästhetik? und das Problem der Konversion

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Konversion und Konfession in der Frühen Neuzeit, Reihe Schriften des Vereins für Reformationsgeschichte (será publicado em breve)

    • Imagem, Palavra e seus efeitos emocionais na época pós-tridentina: Écfrase como instrumento teológico-político nos tratados de Antonio Possevino e Gabriele Paleotti

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: O motivo da Ekphrasis

    • Sistemas de Visualização: Da Perspectiva Central à Percepção Emocional. Nova Abordagem à Cultura Visual entre a Europa e a América Latina durante o início do Período Moderno

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista Chilena de Antropologia Visual , v. 3 , n. 3 , p. 3

    • Konfession Bild und Macht. Visualisierung als katolisches Herrschaft - und Disziplinierungsinstrument in Rom und im habsburgischen schlesien, 1560-1740

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten


    2003


    • Der Krieg im Bild - Bilder vom Krieg

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Jens Jäger; Martin Knauer


    2002


    • Sprache - macht - Bilder oder Bild - macht - Sprache?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Zeitenwenden, Herrschaft, selbstbehauptung und Integration zwischen Reformation und Liberalismus. Festgabe für Arno Hertzig zum 65 , p. 235


    2000


    • Wirkungsästhetik und Wechselwirkungen: Kunst und Rhetorik in den Traktaten Carlo Borromeos, Gabriele Paleottis und Roberto Bellarminos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Künste und Natur in den Diskursen der Frühen Neuzeit , p. 515


    1998


    • Die Kunst und die Kulturpolitik der Jesuiten in Schlesien und der Grafschaft Glatz 1620 bis 1740

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Frühneuzeit - Info , v. 1 , n. 9 , p. 167


    1997


    • Um Kunstkammerbild Ein Kunstkammerbild swischen Politic und Reflexion

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Mitteilungen des Hamburger Arbeitskreises für Regionalgeschichte , v. 1 , n. 1 , p. 33

    • Die Sprache des Kunstwerks : Bildrhetorik als Methode

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Frühneuzeit - Info , v. 2 , n. 8 , p. 224


    1977


    • Die Gegenreformation in Schlesien und die Kunst der Jesuiten

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jahrbuch für Schlesische Kirchengeschichte , v. 76/77 , p. 129

    Atuações

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2006

    • Coordenador do Curso de História da Arte

      2009 a 2011

    • Chefe de Departamento de História da Arte

      2011 a 2013

    • Membro da Cátedra Edward Said

      Desde 2019

    Universidade de São Paulo

    • pesquisador participante

      Outro (pesquisador)

      2007 a 2013

    University of Western Ontario

    • pesquisador participante

      Outro (pesquisador participan)

      2010 a 2013

    Universität Hamburg

    • Pesquisador

      Desde 2009

    Yale University

    • Pesquisador

      Desde 2015

    University of Toronto

    • Pesquisador

      Desde 2013

    art in translation

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2011

    Exilium

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Flávio da Silva Chagas

      HOMENAGEM DE ANTONIO PETICOV A OSWALD DE ANDRADE

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Helena Ariano

      O corpo do grotesco como possibilidade político-estética: uma perspectiva batailliana de Suehiro Maruo e Yukio Mishima

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Tese de doutorado concluídas

    • Irina Hiebert Grun

      Influência do conceito de antropofagia nas artes visuais

      Doutorado em História da Arte

      Universidade de Trier

      Concluído em 2011

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Rodrigo Pereira Fernandes

      Cartografias do Corpo (neo)Barroco nas Artes Visuais: de Matthew Barney ao século XVII

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Renan de Andrade Varolli

      PELE NEOBARROCA, PELÍCULA MODERNA: retornos do barroco para materialidades luminosas metropolitanas em Berlim nos anos 1920

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • André da Silva Torres

      O CONTATO ENTRE A PRÁTICA EDUCATIVA FREIREANA E O PROJETO EDUCATIVO DA 24ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Francine Soares Bezerra

      A REDE DE DORMIR E OS VIAJANTES: CULTURA MATERIAL E CONTRIBUIÇÕES DO OLHAR ESTRANGEIRO ATRAVÉS DAS IMAGENS

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Tatiana Bo Kun Im

      ALEXANDER MCQUEEN: DA PASSARELA AO MUSEU. Análise do vestido da performance final do desfile No.13 nas exposições Alexander McQueen: Savage Beauty no Metropolitan Museum of Art e Victoria and Albert Museum

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Maria Marta van Langendonck Teixeira de Freitas

      Elementos do imaginário e da identidade artística brasileira nas décadas de 1920 e 1930: uma análise por meio das obras de Fulvio Pennacchi.

      Artes Visuais

      Universidade Estadual de Campinas

      Concluído em 2010

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Corpo e Violência. Formas de expressão da dor

      Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual..

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Cynthia Sarti

      2010 a 2013

    • Barroco Global / New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World - Parte 2: Global Baroque - Transcultural and Transhistorical Approaches to Latin America

      A segunda parte do projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano mantém como questão central os desafios para a pesquisa e o ensino de história da arte em um mundo global. O programa deste biênio inclui atividades acadêmicas e didáticas, confrontando e conectando dois contextos acadêmicos e historiográficos distintos. Ele baseia-se na experiência adquirida na Parte 1 do Projeto (2011-2013) e em seus dispositivos mais bem sucedidos: duas viagens de estudo de campo conjuntas, duas visitas conjuntas, quatro Professores Visitanes, e quatro Workshops. Essas atividades levarão estudantes e professores a se engajarem na exploração conjunta dos temas, a questionar cânones estéticos e hábitos intelectuais, e a cruzar as fronteiras da história da arte novamente.

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Cássio da Silva Fernandes, André Tavares Pereira, Angela Brandão, Tristan Weddigen, Letícia Coelho Squeff, Flavia Galli Tatsch, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos

      Desde 2013

    • New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World

      O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latino-americano contribui para o debate internacional nos seguintes termos: discutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latino-americano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, conectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) .

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Cássio da Silva Fernandes, André Tavares Pereira, Angela Brandão, Tristan Weddigen

      2011 a 2013

    Universidade de São Paulo

    University of Western Ontario

    Universität Hamburg

    Yale University

    University of Toronto

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2022-12

    Processado em 2023-03-10