Jens Michael Baumgarten

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

E-Mail: jens.baumgarten@unifesp.br


67
12
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em HISTÓRIA GERAL pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1990), mestrado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (1996) e doutorado em HISTÓRIA DA ARTE pela UNIVERSIDADE DE HAMBURGO (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, arte, barroco, história moderna e transferência cultural.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BAUMGARTEN, J. M.;BAUMGARTEN, JENS


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Alemão

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Latim

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Hebraico

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Polonês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Tcheco

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em HISTÓRIA DA ARTE

    Konfession, Bild und Macht ? Visualisierung als katholisches Herrschafts- und Disziplinierungskonzept in Rom und im habsburgischen Schlesien 1560-1740

    Orientação: Arno Herzig

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

      Desde 2002

  • Mestrado em HISTÓRIA DA ARTE

    Bildtheorie nach dem Tridentinum

    Orientação: Arno Herzig

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

    1991 a 1996

  • Graduação em HISTÓRIA GERAL

    UNIVERSIDADE DE HAMBURGO

    1987 a 1990

  • Produção


    2022


    • Conversion as a Complex of Theories and Images between the Mediterranean and the Portuguese Atlantic (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Conversion as a Complex of Theories and Images between the Mediterranean and the Portuguese Atlantic , p. 221


    2021


    • Heads to adore ? heads to horrify (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Congreso Internacional "Reliquias y arte entre Europa y América: histoiras compartidas a debatir" - Resúmenes


    2020


    • Wölfflin in Brazil: between Translation and Comparison (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: The Global Reception of Heinrich Wölfflin's Principles of Art History , p. 279

    • The Dystopian City of São Paulo (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Conteúdo completo

      Fonte: Afterimage , v. 47 , p. 40 - Extrato QUALIS: A3

    • Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Cynthia Andersen Sarti; Jens Baumgarten; Mauro Luiz Rovai

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251 - Extrato QUALIS: A4


    2019


    • Conflict and Negotiation in Transcultural Processes in Colonial Brazil, or: Does the Holy Spirit have a face? (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Transcultural Imaginations or the Sacred , p. 91


    2017


    • Temporal and Local Transfers: The Neo-Baroque between Politics, Religion and Entertainment (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Neo-Baroques , p. 160


    2016


    • Arte, arquitetura e memória: Modernismo Tropical das Filipinas e do Brasil entre construção de lembrança e repressão (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: COLÓQUIO LABEX BRASIL-FRANÇA Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias ? Da história colonial ao pós-modernismo , p. 110


    2015


    • Conceptions and determinations of baroque and new baroque in the last decade: A discussion between Jens Baumgarten, Claire Farago, Stefano Jacoviello, Monika Kaup, and Gabriela Siracusano (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Gabriela Siracusano; Claire Farago; Stefano Jacoviello; Monika Kaup; Helen Hills

      Fonte: Perspective: la revue de l'INHA , v. 1 , p. 43 - Extrato QUALIS: B2

    • Barroco Global ? aspectos transculturais e trans-históricos: algumas reflexões preliminares (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA , v. 24 , p. 21 - Extrato QUALIS: B2

    • Visões da arte colonial no século XIX: crítica, exposições e escolas no Brasil, Chile, Colômbia e México: Introdução (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Letícia Coelho Squeff

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA , v. 24 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2

    • Introdução: Visões da arte colonial no século XIX: crítica, exposições e escolas no Brasil, Chile, Colômbia e México (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Letícia Coelho Squeff; Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia (Online) , v. 24 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2

    • Introdução: Dossiê Barroco (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Letícia Coelho Squeff

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia (Online) , v. 24 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2


    2014


    • Martinho Lutero e Inácio de Loyola: Hagiografia e Construção de Memória nos Conflitos Religiosos dos Séculos XVI e XVII (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Missão e Pregação: A Comunicação Religiosa entre a História da Igreja e a História das religiões , p. 169

    • Circulação da arte colonial no Brasil e nas Filipinas: uma abordagem para uma análise comparativa (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental: oriente-se: ampliando fronteiras , p. 308


    2013


    • Transfer, circulation, and visual systems in Latin America: the example of colonial Brazil (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Image ? Object ? Performance: Mediality and Communication in Cultural Contact Zones of Colonial Latin America and the Philippines , p. 23

    • Le baroque colonisateur: principales orientations théoriques dans la production historiographique (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; André Tavares Pereira

      Fonte: Perspective. La revue de l´INHA , v. 2-2013 , p. 288 - Extrato QUALIS: B2

    • Abordagens do neobarroco: fragmentos e palimpsestos (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Brausewetter , p. 9

    • Approaches of Neo-Baroque: Fragments and Palimpsests (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Brausewetter , p. 21

    • A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Arte e suas instituições - XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte


    2012


    • Kunstgeschichte statt Visueller Kultur ? Historische Argumente beim Aufbau eines neuen Studiengangs in Brasilien (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: kritische berichte , v. 40 , p. 102

    • O mártir como modelo: imagem e ritual na Roma pós-tridentina e na Munique nazista (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Escritas da violência , p. 136


    2011


    • The theological debate on images between Italy and Portugal: Bartholomew of Braga and Antônio Vieira (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Humanism in Portugal , p. 225

    • Sacrifício, mártir e imagem (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: História da Arte ? Ensaios contemporâneas , p. 97

    • La emocionalización controlada. Los discursos postridentinos de la visualización y la construcciõn de la imagen y de la santidad (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: La imagen sagrada y sacralizada , p. 457

    • Religiosity in the mirror of arts in the 19th century between Europe and Brazil: image, style, and piety (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Religiosidad y Clero en América Latina - Religiosity and Clergy in Latin America (1767-1850) , p. 109

    • Anacronismo e alteridade na arte colonial (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 91


    2010


    • Abordagens sobre iconografia da violência e da dor (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 1 , p. 8 - Extrato QUALIS: A1

    • Bilder und Bildvorstellungen in der Missionspolitik: Vom posttridentinischen Italien ins kolomiale Brasilien (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Das Achtzehnte Jahrhundert , v. 34 , p. 184

    • Staging Baroque Worship in Brazil (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Religion and Material Culture: The Matter of Belief , p. 173

    • A memória do mártir: imagem e escrita (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: A memória e as ciências humanas. Um conceito transdisciplinar em pesquisas atuais na Alemanha e no Brasil , p. 127

    • ?O Neo-barroco e o Neo-colonial entre política e entretenimento: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos?, (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. x


    2009


    • Our Baroque Confection: A Survey (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Evonne Levy

      Fonte: Revista Canadiense de Estudos Hispánicos , v. 33 , p. 33

    • Visualisierung und kultureller Transfer (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Kirsten Kramer

      Fonte:

    • Art and Religion beyond... (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Re-Enchantment , p. 249

    • Transformation asiatischer Artefakte in brasilianischen Kontexten (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Topologien des Reisens , p. 178

    • Bild und Körper: Visualisierungen zwischen Europa und Portugiesisch-Amerika (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Visualisierung und kultureller Transfer , p. 201

    • From Nation Via Immigration to World Art: Concepts and Methods of Brazilian Art Theory (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Proceedings of the 32nd Congress of the International Committee of the History of Art (CIHA) "Crossing Cultures: Conflict, Migration, Convergence , p. 104


    2008


    • A historiadora da arte Hanna Levy: o barroco, o exílio e uma história da arte mundial (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 174 , p. 47

    • Max Dvořák entre a primeira e a segunda Escola de Viena (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: DVORAK, Max. Catecismo da Preservação de Monumentos , p. 19

    • "Franciscans for all purposes" in Colonial Brazilian Visual Culture: Superimpositions and Parallel Systems (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Topographie des Sakralen. Religion und Raumordnung in der Vormoderne , p. 254

    • A teologia pós-tridentina da ?visibilitas? e o ?Laocoonte? (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: A fábrica do antigo , p. 205


    2007


    • Violência e imagem: aspectos da norma do excesso na arte romana e na historiografia (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 169 , p. 215

    • Rhetorik, Mission und bildende Kunst: Mitteleuropäische Jesuiten in Nordbrasilien (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jacobs-Weg. Auf den Spuren eines Kunsthistorikers , p. 133

    • Bekehrung durch Kunst? Jesuitische "Überwältigungsästhetk" und das Problem der Konversion (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Konversion und Konfession in der Frühen Neuzeit , p. 463

    • El papel de las artes plásticas en la actividad misionera de los jesuitas: el ejemplo de los jesuitas Johann Xaver Treyer y Johann Philipp Bettendorf en Pará y Maranhão (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Desde los confines de los imperios ibéricos. Los jesuitas de habla alemana en las misiones americanas , p. 297


    2006


    • Wo ist Brasilien? Kunstgeschichte jenseits der Dichotomie (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: kritische berichte , v. 34 , p. 83

    • Rhetorik, Mission und bildende Kunst: mitteleuropäische Jesuiten in Nordbrasilien (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jacobs-Weg: Festschrift fur Frity Jacobs zum 70. Geburtstag

    • África ¿la patria inventada? Discursos y formas de representación de identidades afroamericanas en imágenes y textos: Brasil y Argentina (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Astrid Windus

      Fonte: Un continente en movimiento. Migraciones en América Latina , p. 89

    • Jesuitische Kunst am Beispiel der Kirchen in Breslau und Glatz (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jesuitische Kunst am Beispiel der Kirchen in Breslau und Glatz (será publicado em breve)

    • La emocionalisación controlada: los discursos post-tridentinos de la visualisación y la construcción de la imagen y santidad (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Akten des Internationalen Kongresses für Kunstgeschichte ?La imagen sagrada y sacralizada? (será publicado em breve)

    • Os discursos econômicos e a arte flamenga nos séculos XV e XVI: reflexões sobre o mercado d luxo a partir do tríptico de Jan van Dornicke do MASP (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 6 , p. 43 - Extrato QUALIS: B2


    2005


    • 11. O Corpo, a Alma e o Amor: Esculturas do Brasil Colonial entre o Performático e o Religioso (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Desígnio , n. 3 , p. 27

    • O barroco, época pré-moderna ou pós-tridentina: conceitos, modelos e sistemas (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Humboldt (Ed. en Español) , v. 91 , p. 4

    • 15. Das Bild im katholischen Denken und in den bildenden Künsten in der posttridentinischen Epoche / O uso das imagens no pensamento católico e nas artes plásticas na época pós-tridentina (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 5 , p. 35 - Extrato QUALIS: B2


    2004


    • Konfession Bild und Macht. Visualisierung als katolisches Herrschaft - und Disziplinierungsinstrument in Rom und im habsburgischen schlesien, 1560-1740 (2004)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte:

    • Athanasius Kircher: la luz y el poder (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: México y Alemania: Percepciones mutuas en impresos, siglos XVI-XVIII , p. 259

    • Bekehrung durch Kunst? Jesuitische ?Überwältigungsästhetik? und das Problem der Konversion (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Konversion und Konfession in der Frühen Neuzeit, Reihe Schriften des Vereins für Reformationsgeschichte (será publicado em breve)

    • Imagem, Palavra e seus efeitos emocionais na época pós-tridentina: Écfrase como instrumento teológico-político nos tratados de Antonio Possevino e Gabriele Paleotti (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: O motivo da Ekphrasis

    • Sistemas de Visualização: Da Perspectiva Central à Percepção Emocional. Nova Abordagem à Cultura Visual entre a Europa e a América Latina durante o início do Período Moderno (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Revista Chilena de Antropologia Visual , v. 3 , n. 3 , p. 3


    2003


    • Der Krieg im Bild - Bilder vom Krieg (2003)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jens Michael Baumgarten; Jens Jäger; Martin Knauer

      Fonte:


    2002


    • Sprache - macht - Bilder oder Bild - macht - Sprache? (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Zeitenwenden, Herrschaft, selbstbehauptung und Integration zwischen Reformation und Liberalismus. Festgabe für Arno Hertzig zum 65 , p. 235


    2000


    • Wirkungsästhetik und Wechselwirkungen: Kunst und Rhetorik in den Traktaten Carlo Borromeos, Gabriele Paleottis und Roberto Bellarminos (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Künste und Natur in den Diskursen der Frühen Neuzeit , p. 515


    1998


    • Die Kunst und die Kulturpolitik der Jesuiten in Schlesien und der Grafschaft Glatz 1620 bis 1740 (1998)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Frühneuzeit - Info , v. 1 , n. 9 , p. 167


    1997


    • Um Kunstkammerbild Ein Kunstkammerbild swischen Politic und Reflexion (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Mitteilungen des Hamburger Arbeitskreises für Regionalgeschichte , v. 1 , n. 1 , p. 33

    • Die Sprache des Kunstwerks : Bildrhetorik als Methode (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Frühneuzeit - Info , v. 2 , n. 8 , p. 224


    1977


    • Die Gegenreformation in Schlesien und die Kunst der Jesuiten (1977)

      Artigo publicado

      Autores: Jens Michael Baumgarten

      Fonte: Jahrbuch für Schlesische Kirchengeschichte , v. 76/77 , p. 129

    Atuações

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2006

    • Coordenador do Curso de História da Arte

      2009 a 2011

    • Chefe de Departamento de História da Arte

      2011 a 2013

    • Membro da Cátedra Edward Said

      Desde 2019

    Universidade de São Paulo

    • pesquisador participante

      Outro (pesquisador)

      2007 a 2013

    University of Western Ontario

    • pesquisador participante

      Outro (pesquisador participan)

      2010 a 2013

    Universität Hamburg

    • Pesquisador

      Desde 2009

    Yale University

    • Pesquisador

      Desde 2015

    University of Toronto

    • Pesquisador

      Desde 2013

    art in translation

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2011

    Exilium

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Flávio da Silva Chagas

      HOMENAGEM DE ANTONIO PETICOV A OSWALD DE ANDRADE

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Helena Ariano

      O corpo do grotesco como possibilidade político-estética: uma perspectiva batailliana de Suehiro Maruo e Yukio Mishima

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Gabriela Tonchis

      ___

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Tese de doutorado concluídas

    • Irina Hiebert Grun

      Influência do conceito de antropofagia nas artes visuais

      Doutorado em História da Arte

      Universidade de Trier

      Concluído em 2011

    Dissertação de mestrado concluídas

    • André da Silva Torres

      O CONTATO ENTRE A PRÁTICA EDUCATIVA FREIREANA E O PROJETO EDUCATIVO DA 24ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Tatiana Bo Kun Im

      ALEXANDER MCQUEEN: DA PASSARELA AO MUSEU. Análise do vestido da performance final do desfile No.13 nas exposições Alexander McQueen: Savage Beauty no Metropolitan Museum of Art e Victoria and Albert Museum

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Francine Soares Bezerra

      A REDE DE DORMIR E OS VIAJANTES: CULTURA MATERIAL E CONTRIBUIÇÕES DO OLHAR ESTRANGEIRO ATRAVÉS DAS IMAGENS

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Renan de Andrade Varolli

      PELE NEOBARROCA, PELÍCULA MODERNA: retornos do barroco para materialidades luminosas metropolitanas em Berlim nos anos 1920

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Rodrigo Pereira Fernandes

      Cartografias do Corpo (neo)Barroco nas Artes Visuais: de Matthew Barney ao século XVII

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Maria Marta van Langendonck Teixeira de Freitas

      Elementos do imaginário e da identidade artística brasileira nas décadas de 1920 e 1930: uma análise por meio das obras de Fulvio Pennacchi.

      Artes Visuais

      Universidade Estadual de Campinas

      Concluído em 2010

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Arte e Poder - Decolonizar História da Arte

      O projeto busca explorar diferentes modelos teóricos como, por exemplo, as abordagens decoloniais, recentemente aplicadas em pesquisas e programas acadêmicos de história da arte na América Latina. Normalmente, o termo se refere à denúncia da colonialidade do poder, do conhecimento, exercida pelo Norte Global sobre o Sul Global, desde a era colonial até hoje. Este projeto visa indagar a aplicação da teoria decolonial da arte no contexto europeu, abordando diferentes visões de decolonalidade para ampliar a compreensão do conceito, indo além da restituição da propriedade cultural aos países de origem, e questionando as relações de poder, bem como abordando a "invenção" da Europa. Assim, a discussão da "invenção" europeia das Américas como uma área periférica vai além da idéia da Europa como um centro, questionando também se existe um discurso homogêneo que abranja as relações internas da colonialidade. O programa está direcionado, especificamente, para a identificação e análise de regimes visuais e suas relações com o poder como estratégia de dominação social e silenciamento de culturas segregadas, incluindo abordagens sobre racismo, feminismo e gênero. Consequentemente, tais reflexões dirigem-se também às políticas museológicas e curatoriais na formação de cânones artísticos e instituições e suas relações com questões sociais, políticas e econômicas em diferentes contextos.

      Desde 2022

    • Barroco Global / New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World - Parte 2: Global Baroque - Transcultural and Transhistorical Approaches to Latin America

      A segunda parte do projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano mantém como questão central os desafios para a pesquisa e o ensino de história da arte em um mundo global. O programa deste biênio inclui atividades acadêmicas e didáticas, confrontando e conectando dois contextos acadêmicos e historiográficos distintos. Ele baseia-se na experiência adquirida na Parte 1 do Projeto (2011-2013) e em seus dispositivos mais bem sucedidos: duas viagens de estudo de campo conjuntas, duas visitas conjuntas, quatro Professores Visitanes, e quatro Workshops. Essas atividades levarão estudantes e professores a se engajarem na exploração conjunta dos temas, a questionar cânones estéticos e hábitos intelectuais, e a cruzar as fronteiras da história da arte novamente.

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Tristan Weddigen, Maria Berbara, Ana Magalhaes, André Torres, Matheus Corassa, Vinicius Pontes Spricigo, Andrea Augusto Ronqui, Glaucio de Souza Santos, Jaqueline Souza Veloso, Jefferson de Albuquerque Mendes, José Luis Cerceda Martinez, Leandro Raphael Nascimento de Paula, Maira Viera de Paula, Maria Eduarda Kersting Faria, Marina Barzon Silva, Matheus Corassa da Silva, Natália Cristina de Aquino Gomes, Nina Ingrid Campos Quintella, Pollyiana Campos Quintella, Rafael Cardoso Denis

      Desde 2013

    • Corpo e Violência. Formas de expressão da dor

      Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual..

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Cássio da Silva Fernandes, André Tavares Pereira, Angela Brandão, Tristan Weddigen, Letícia Coelho Squeff, Flavia Galli Tatsch, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos

      2010 a 2013

    • New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World

      O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latino-americano contribui para o debate internacional nos seguintes termos: discutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latino-americano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, conectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) .

      Autores: Jens Michael Baumgarten, Cynthia Sarti

      2011 a 2013

    Universidade de São Paulo

    University of Western Ontario

    Universität Hamburg

    Yale University

    University of Toronto

    Atualização Lattes em 2023-05

    Processado em 2024-07-22