Maria de Fátima Carvalho
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
E-Mail: fatima.carvalho@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1995), especialização em Educação e Tratamento de Crianças com Transtornos de Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da USP (1999), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (SP) - Unicamp (2004). Realizou estágio de pós doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006) e no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT (2020) e Faculdade de Educação da Unicamp (2021). É docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Atua no Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e é coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. É vice-líder do Grupo de Pesquisa ISEF - Inclusão Social-Educacional e Formação - Unifesp e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação - UNICAMP) e do Grupo de Estudos Processos de Aprender e Ensinar na Educação Infantil (Faculdade Educação - UFRN). Tem experiência na área de psicologia e educação, com ênfase em psicologia histórico-cultural, atuando nos seguintes temas: processos de aprendizagem e desenvolvimento humano; relações pensamento - linguagem - afetividade; educação especial e inclusiva e formação de professores. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas à inclusão social e educacional de pessoas com necessidades educacionais específicas com destaque à inclusão educacional de crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental enfocando condições de possibilidades de participação das crianças.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CARVALHO, M. F.;CARVALHO, MARIA DE FÁTIMA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Alemão
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação
A relação do sujeito com o conhecimento - condições de possibilidades no enfrentamento da deficiência mental.
Orientação: Ana Luiza Bustamante Smolka
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)
Aspectos da Dinâmica Interativa no Contexto da Educação de Jovens com Síndrome de Down
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Orientação: Ana Luiza Bustamante Smolka
Universidade Federal de São Carlos
1991 a 1995
Graduação em Psicologia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
1984 a 1987
Produção
2023
-
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: (re)elaborações de sentidos sobre pessoas com deficiência (2023)
Artigo publicado
Autores: Luciana de Abreu Nascimento; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
Perspectivas de mães sobre a inclusão escolar de crianças com deficiência na educação infantil: vivências que desafiam (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Bianca Rafaela Mattos Teixeira Azevedo; Fabiana Aparecida Melo de Oliveira
Fonte: Pesquisas e reflexões em inclusão social-educacional , p. 1
-
Práticas de pesquisar, ensinar-aprender, discutir, teorizar, compartilhar: o trabalho do grupo de pesquisa ISEF ? Inclusão Social-Educacional e Formação (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Márcia Pereira de Carvalho; Sueli Sales Fidalgo
Fonte: Pesquisas e reflexões em inclusão social-educacional , p. 1
-
Diagnósticos de TEA na educação infantil - considerações sobre aumento, (im)precisão e efeitos sobre a educação de crianças (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Sueli Salles Fidalgo; Fernanda Miranda da Cruz
Fonte: Vulnerabilidades, resistências e inclusão [livro eletrônico] , p. 1
2021
-
Práticas Inclusivas Inclusivas na Educação Infantil: Como a patologização da criança limita sua participação. (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Bianca Rafaela Mattos Teixeira
Fonte: Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas , p. 1
2019
2018
-
-
-
-
Relato de experiência em curso de extensão universitária dirigido a professores da educação infantil na rede pública de ensino: a relação cuidar-educar-incluir em discussão (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: IV SLBEI IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância I CLABIE I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação , p. 1
-
Trajetória de formação e pesquisa atual: a teoria histórico-cultural e o estudo da inclusão de criaças com deficiencia e transtornos de desenvolvimento na educação infantil pública (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Encontro Comemorativo: Grupo de Estudos e Pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL 30 anos-Livro de resumos. , p. 1
-
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL: REGISTROS DE ESTUDANTES EM ESTÁGIOelação educação infantil- desenvolvimento humano em produções sobre o tema (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Caderno de Programção - 6º Seminário de Grupo de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias , p. 1
-
Políticas e práticas de educação inclusiva e a constituição social dos sujeitos com Distrofia Muscular de Duchenne (2018)
Artigo publicado
Autores: ROZANTE, GÉSSICA TORRES; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Horizontes , v. 36 , p. 50 - Extrato QUALIS: A2
2017
2016
2015
2014
-
A relação da criança com deficiencia visual com a escrita em contexto de inclusao escolar: uma revisão da literatura sobre o tema. (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Keuri Costa Carvalhais; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Anais do 2º Congresso Internacional sobre Teoria Historico Cultural e 13ª Jornada do Nucleo de Ensino de Marília
2013
2012
-
-
-
Uma discussão sobre práticas de professoras de crianças com síndrome de Down nas escolas da infância: a construção social dos modos de fazer e significar relações de ensino aprendizagem (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Saberes e práticas de docência. , p. 25
-
-
Síndrome de Asperger, Trabalho e Desenvolvimento Humano: o papel da educação especial e da (falta de) escolaridade nesta relação. (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Camila Azevedo de Araújo; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial
-
A inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência intelectual: desafios e contradições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Maisa de Souza Elias; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial .
-
2011
-
Relações de ensino aprendizagem e educação de jovens e adultos: discursos, práticas e constituição social dos sujeitos (2011)
Capítulo de livro publicado
Autores: Denise Maria de Carvalho Lopes; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: A responsividade bakhtiniana: na educação, na estética, na política , p. 1
-
O Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na Área da Deficiência Intelectual: ponderações sobre o declarado e o assumido. (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciana de Abreu Nascimento; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: ANAIS VI EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação - UNESP e Universidad de Alcalá 2011 (publicação em CD)
-
O Professor Capacitado para a Educação de Alunos com Deficiência: (In)Definições legais sobre a formação de professores. (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Luciana de Abreu Nascimento
Fonte: Anais XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional sobre a Formaçãod e Professore
-
-
-
Formação e Trabalho de Professores junto aos Alunos com Deficiencia no Municipio de Guarulhos (SP) (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Gabriela Floreano Centenaro; Larissa Prestia Dias; Fernanda Marcucci; Leandro G. Oliveira
Fonte: ANAIS do XIX Congresso de Iniciação Científica e Extensão da UNIFESP
2010
-
-
O atendimento educacional especializado(AEE): dados sobre a sua construção no discurso oficial e questões sobre sua implementação. (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Maisa Souza Elias; Maria de Fátima Carvalho
Fonte: IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial: 2 a 5 de novembro de 2010 VI Encontro Nacionald e Pesquisadores em Educação Especial
2009
-
Síndrome de Asperger, trabalho e educação: considerações sobre a constituição dos sujeitos nas práticas sociais (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; AZEVEDO
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinarde Educação Especial. Universidade Estadual de Londrina (UEL), De 03 a 06/11/2009. , p. 1
-
O atendimento educacional especializado (aee): políticas, práticas e constituição social dos sujeitos com deficiência intelectual (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Maisa Souza Elias
Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação especial. Universidade Estadual de Londrina. 3 a 06/11/2009. , p. 2035
2008
2007
-
Projeto do Centro de Convivẽncia Crescer: uma experiência de inclusão social inovadora para jovens e adultos com deficiência mental na cidade de Natal, RN. (2007)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Clecia Maria de Brito Cortez; Dulciana de Carvalho Lopes Dantas
Fonte: Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais: Desafios e Perspectivas
-
2006
2005
-
-
-
A Experiência do Centro de Convivência Crescer-APABB/RN: O currículo em práticas de educação não formal. dirigidas a jovens e adultos com deficiências. (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Dulciana de Carvalho Dantas
Fonte: Anais doII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas
-
2004
-
-
Adulto? Criança? Aluno? Deficiência Mental? Louco? Cidadão? Quem nem quem? A relação do sujeito com o conhecimento no Enfrentamento da Deficiência Mental: condições e possibilidades (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Anais do XII Seminário de Educação de Jovens e Adultos
-
2003
2000
1999
1998
1997
-
-
Relato de uma experiência de inclusão de crianças com síndrome de Down na esocla comum: uma história de erros e acertos. (1997)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria de Fátima Carvalho; Linguagem e Síndrome de Down
Fonte: Anais do II Congresso Brasileiro e I Encontro Latino-Americano sobre a Síndrome de Down , p. 01
1996
-
Aspectos da Dinâmica interativa no contexto da educação de Jovens com Síndrome de Down - Linguagem e Deficiência Mental (1996)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Fonte: Brochura do curso de Capacitação em Recursos Humanos " da Segregação à Construção da Cidadania. , p. 03
1995
Atuações
Universidade de Santo Amaro
-
professor assistente
professor assistente
1997 a 2005
Faculdade de Educação USP
-
pos-doutoramento
Bolsista recém-doutor
2006 a 2007
Associação de Apoio Educacional ao Deficiente
-
Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica
1995 a 1999
Casa Escola
-
Coordenadora Pedagógica
1984 a 1990
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor adjunto
2007 a 2010
-
Professor adjunto II
2010 a 2013
-
Professor adjunto III
2013 a 2016
-
Professor adjunto IV
Desde 2016
-
Professor associado
Desde 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Parecerista em projetos de pesquisa
Desde 2007
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2014
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2012
Revista Olh@ares - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFES
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Professor convidado ministrante
Sem vínculo
2013 a 2013
-
Integrante de pesquisa
Desde 2016
Olh@res - Revista Departamento de Educação Unifesp
-
Revisor de periódico
Desde 2014
PROPOSIÇÕES Revista Quadrimestral faculdade de Educação-Unicamp
-
Revisor de periódico
Desde 2016
HORIZONTES (EDUSF)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Universidade do Minho
-
Professor Visitante
2020 a 2020
Universidade Estadual de Campinas
-
Visitante - pós doutoramento.
2020 a 2021
Psicologia USP
-
Revisor de periódico
Desde 2020
REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM)
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
-
2020 a 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Maria Victoria Velasquez Calderon
Experiências e significações de crianças sobre o temp hospitalar - um estudo com base na psicologia histórico-cultural
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Unifesp - Programa GCUB de Mobilidade Internacional- GCUB-Mob,
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
Dissertação de mestrado em andamento
-
?Patologização De Crianças Na Educação Infantil: Uma Discussão Sobre O Papel Do Brincar - Será O Brincar Um Remédio??
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
Murilo Henrique Ferreira Guedes
Inclusão educacional na educação infantil - Um estudo sobre mediação docente e uso de tecnologias digitais com todas as crianças.
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
Pós-Pandemia na Escola de Educação Infantil: As Crianças Estão Diferentes?
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Diagnósticos de deficiências e transtornos na Educação Infantil: dispositivos a serviço de quê?
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2022
-
A Relação da Criança Cega com a Literatura em Processo de Inclusão na Educação Infantil/
Programa de Pos Graduação Educação e Saúde na Infa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
Fabiana Aparecida de Melo Oliveira
Criaças com distrofia muscular na educação infantil: experiências e desafios
Programa de Pos Graduação Educação e Saúde na Infa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
A entrada precoce dos diagnósticos nas escolas de Educação Infantil: dispositivos a serviço de quê?
Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Fabiana Aparecida de Melo Oliveira
Inclusão de crianças com distrofia muscular na educação infantil: experiências e desafios
Programa de Pos Graduação Educação e Saúde na Infa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
A lliteratura infantil na inclusão da criança com deficiencia visual na Educação Infantil
Programa de Pos Graduação Educação e Saúde na Infa
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
Dissertação de mestrado concluídas
-
"Crianças com deficiência na educação infantil: uma discussão sobre repercussões da BNCC em práticas escolares de inclusão".
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Escolas especiais exclusivas para estudantes autistas: ações e tensões políticas e práticas no estado de São Paulo
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Jovens e adultos com deficiência intelectual nos CIEJAs paulistanos: o que dizem professoras sobre sobre os desafios de educar para o trabalho
Programa de Pós Graduação em Educação e Sáude Infância e Adolescência
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Bianca Rafaela Mattos Teixeira
Trabalho remoto com crianças na Educação Infantil: desafios e possibilidades em tempos de pandemia
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
Rosemeire Rodrigues de Oliveira
A PNEE-EI (BRASIL, 2008) no Município de Francisco Morato(SP): história, desafios e perspectivas de implementação
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
Bianca Rafaella Mattos Teixeira
A patologização da criança na educação infantil: a incidência da queixa do suposto TDAH e seu impacto sobre a criança nos primeiros anos de seu desenvolvimento
Programa de Pos Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O encaminhamento de estudantes com deficiência intelectual - (DI) ao atendimento educacional especilizado: um estudo sobre a percepção de educadores da escola comum e do AEE.
Programa de Pos Graduação em Educação e Saúde na I
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Um estudo sobre o atendimento em creches às crianças com deficiência ou transtorno do desenvolvimento: o que dizem familiares e profissionais de um município paulista
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Um estudo sobre o percurso escolar de estudantes com Distrofia Muscular de Duchenne
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
A relação com a linguagem escrita na inclusão escolar de uma criança com deficiẽncia visual: mediação pedagógica e (im)possibilidades de ensino-aprendizagem
Programa de Pos Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
O Desenvolvimento Diferenciado na Escola: um estudo sobre a inclusão escolar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
PSecretaria de Educação Superior/Progr. Reestruturação e Expansão Univ Fed
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2014
-
Concepções de Professores em Formação: modos de dizer sobre a pessoa com deficiência e sua escolarização.
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2012
-
Elisangela dos Anjos Paula Vieira
A Fisioterapia na Inclusão Escolara de Crinaças com Paralisia Cerebral: Uma Discussão sobre o que dizem as Famílias, os Fisioterapeutas e os Professores
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2011
-
Discutindo Aspectos das Condições e Modos de Leiturade Textos Literários em Uma Escola Pública de Educação Infantil.
Programa de Pos Graduacao em Educacao e Saúde na I
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Sao Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2011
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Supervisão de Estágios - Programa Residência Pedagógica Educação Infantil
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Coordenação da Residência Pedagógica Educação Infantil
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
Pesquisa
Faculdade de Educação USP
Universidade Federal de São Paulo
-
A inclusão na educação infantil: participação e desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais específicas em processos de inclusão educacional em municípios paulistas.
Trata-se de trabalho de investigação que amplia e dá continuidade ao projeto "A inclusão na educação infantil: participação e desenvolvimento do público-alvo da educação especial em creches, pré-escolas ou centros (2016-2020). O projeto, em desenvolvimento desde 2020, junto ao programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP íntegra de ações de pesquisa de iniciação científica, mestrado e doutorado que visam a investigação de diferentes aspectos da inclusão educacional de crianças com necessidades educacionais específicas em municípios paulistas: revisão crítica da produção acadêmica sobre o tema (2008/2016) com objetivos de análise de abordagens e proposições sobre a relação educação infantil educação especial e inclusiva frente às especificidades que caracterizam a participação e o desenvolvimento dessas crianças; a construção de percursos históricos do atendimento em municípios através do levantamento, compilação e análise de documentos, caracterização e classificação das instituições quanto à estrutura e modos de atendimento; observação participante de relações de ensino-aprendizagem em instituição tomada como representativa do processo de atendimento a crianças com deficiência nos municípios, campo de pesquisa e entrevistas com profissionais das instituições escolares, com famílias e crianças e ana#314;ise de documentação pedagógica. A Psicologia histórico-cultural é a base de construção do problema de estudo e de sua abordagem. Dentre suas contribuições destacamos a importância conferida aos contextos educacionais como locus social de emergência de processos de aprendizagem e desenvolvimento na existência de deficiência ou transtornos e, dessa perspectiva, a necessidade de investigação de condições e modos de participação em situações de ensino - aprendizagem e inclusão.
Desde 2019
-
Programa Música e Bebês
O programa se propõe a implementar práticas musicais adequadas a todos os bebês de 8 a 23 meses, com o objetivo de estimular seus processos perceptivos, motores, cognitivos, culturais, estéticos e principalmente afetivos e sociais. Consiste no desenvolvimento de atividades musicais e orientações de cuidados aos bebês, por meio de ações de alunos, estagiários, profissionais e docentes, constituindo-se como espaço privilegiado para observação e formação de estudantes de Pedagogia, professores e cuidadores em serviço, além de cursos, palestras, encontros, pesquisa e desenvolvimento de materiais, cujos benefícios se estendem, aos bebês atendidos e às suas famílias. Dirige-se a dois eixos principais: 1. Formação inicial e continuada de professores 2. Atendimento à comunidade (mães e bebês) do bairro dos Pimentas-Guarulhos, entorno da EFLCH-UNIFESP, abrindo-se para a pesquisa e desenvolvimento de materiais. Para tanto, este programa alia-se a outros programas em desenvolvimento na UNIFESP, de modo inter, transdisciplinar e intercampi, ampliando o seu campo de ação. Os programas envolvidos se complementam, pois tratam o desenvolvimento infantil a partir de diferentes óticas, como o Programa Expressões Infantis e Ludicidade, assim como as ações do Projeto Oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil, ambos do Departamento de Educação; o Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar - NANI (Depto Psicobiologia); e o Programa Massagem e estimulação em bebês (Depto Enfermagem). Assim, o Programa Música e Bebês busca o envolvimento da universidade e dos estudantes com a realidade da população, aproximando os resultados da pesquisa recente em ações que beneficiem a sociedade visando ao desenvolvimento individual e social, assim como consolidar o compromisso
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Branca Monteiro Camargo, Bianca Rafaela Mattos Teixeira, Maria Rozinete Gonçalves, Elis Regina Santos, Fabiana Aparecida Melo de Oliveira, Maria Victoria Velasquez, Aline Loures Lacerda Quintão, Murilo Henrique Ferreira Guedes, Karina Silva dos Santos, Andreia Medeiros Jardim
Desde 2022
-
Projeto de extensao - Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - cuidar-educar-incluir
O projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos Educação Infantil da rede pública de Guarulhos e municipios da grande São Paulo. Propõe-se apresentar aos educadores (professores e gestores de escolas de Educação infantil) elementos teóricos e práticos que concorram para a instauração de processos educacionais inclusivos vivenciados por todas as crianças, através da oferta de oficinas, palestras, rodas de conversas e cursos que fundamentem e explorem atividades que tenham como foco o brincar, a literatura infantil e a música para as crianças de 0 a 5 anos. Integra a participação de pós-graduandos e graduandos engajados no estudo e pesquisa da temática da inclusão de crianças com deficiencia.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Vera Lucia Gomes Jardim, Anderson do Nascimento Bermar, Juliano Flávio Simões, GIOVANNA SANTOS DA SILVA
Desde 2018
-
Projeto de extensao - Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - cuidar-educar-incluir
O projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos Educação Infantil da rede pública de Guarulhos e municipios da grande São Paulo. Propõe-se apresentar aos educadores (professores e gestores de escolas de Educação infantil) elementos teóricos e práticos que concorram para a instauração de processos educacionais inclusivos vivenciados por todas as crianças, através da oferta de oficinas, palestras, rodas de conversas e cursos que fundamentem e explorem atividades que tenham como foco o brincar, a literatura infantil e a música para as crianças de 0 a 5 anos. Integra a participação de pós-graduandos e graduandos engajados no estudo e pesquisa da temática da inclusão de crianças com deficiencia.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Branca Monteiro Camargo, Bianca Rafaela Mattos Teixeira, Rosimeire Rodrigues de Oliveira, Fabiana Gomes de Melo Oliveira, Maria Rozinete Gonçalves, Elis Regina Santos
Desde 2018
-
Curso de Extensao; Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - cuidar-educar-incluir
O Curso é parte das ações do Projeto de Extensão Universitária: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para otrabalho com todas as crianças. O projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência em escolas de Educação Infantil da rede pública de Guarulhos(SP).
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Branca Monteiro Camargo, Bianca Rafaela Mattos Teixeira, Rosimeire Rodrigues de Oliveira, Fabiana Gomes de Melo Oliveira, Maria Rozinete Gonçalves, Elis Regina Santos
2018 a 2018
-
Curso de Extensao: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil: encontros de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - cuidar-educar-incluir
O Curso é parte das ações do Projeto de Extensão Universitária: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil: encontros de formação de professores para o trabalho com todas as crianças. O projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores de escolas públicas frente aos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência em escolas de Educação Infantil. O Curso foi desenvolvido em parceria com o Município de Francisco Morato (SP)
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Erica Aparecida Garrutti, Valeria Campinas Braunstein, Branca Monteiro Camargo, Vera Jardim, Regina C. E. Gualtieri, Betania Libâneo, Fabiana Gomes de Melo Oliveira, Maria de Fátima Carvalho, Valeria Campinas Braunstein, Branca Monteiro Camargo, Betania Libâneo, Rosimeire Rodrigues de Oliveira, Fabiana Gomes de Melo Oliveira, Maria Rozinete Gonçalves
2019 a 2019
-
Curso de Extensao: DIVERSIDADE NA ESCOLA: CUIDAR ? EDUCAR - INCLUIR
Curso foi oferecido em parceria com a prefeitura de Guarulhos - Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional no âmbito das ações de FORMAÇÃO PERMANENTE, promovidas pela prefeitura. Público-Alvo: Professores atuantes na Educação Infantil Carga Horária: 30h Periodicidade: Semanal. Objetivo: Compartilhar com os professores elementos teóricos e práticos que ampliem o conhecimento sobre criança, infância e deficiência e sobre as possibilidades de participação, aprendizado e desenvolvimento das crianças definidas como público alvo da educação especial inclusiva. Enfatiza a importância do desenvolvimento da criança de 0-5 anos e o papel da educação infantil neste processo; a indissociabilidade entre cuidar, educar e incluir todas as crianças na Educação infantil; o direito de todas as crianças à educação; o acesso à Arte nas escolas de educação infantil: criação e imaginação para todas as crianças; o desenvolvimento diferenciado na existência de deficiência (intelectual, TEA, cegueira) e limites decorrentes de enfermidades graves; o papel do diagnóstico em processos de inclusão escolar de crianças pequenas; o papel mediador do professor na inclusão escolar de todas as crianças. Coordenação: Profa Dra. Maria de Fátima Carvalho ? Programa de Pós Graduação Educação e Saúde Infância e Adolescência. Depto. Educação ? Curso de Pedagogia. Participação de professores do Departamento de Educação e pós graduandos do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde Infância e Adolescência.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Regina Candido Elero Gualtieri, Branca Monteiro Camargo, Vera Jardim, Bianca Rafaela Mattos Teixeira, Fabiana Gomes de Melo Oliveira, Maria Rozinete Gonçalves, Maria Cecilia Sanches
2019 a 2019
-
A inclusão na educação infantil: participação e desenvolvimento do público-alvo da educação especial em creches, pré-escolas ou centros
O projeto em desenvolvimento junto ao programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP integra uma série de ações que visam a investigação do tema em município da grande São Paulo: revisão crítica da produção acadêmica sobre o tema (2008/2016) objetivos e proposições na abordagem da relação educação infantil educação especial frente as especificidades que caracterizam o desenvolvimento dessas crianças; construção do percurso histórico do atendimento no município campo; compilação e análise de documentos; caracterização e classificação das instituições de creches quanto à estrutura e modos de atendimento através de visitas de campo, entrevistas com profissionais de creche e famílias e observação participante de relações de ensino aprendizagem em instituição tomada como representativa do processo de atendimento a crianças com deficiência no município. A Psicologia histórico-cultural é a base de construção do problema de estudo e de sua abordagem. Dentre suas contribuições destacamos a importância conferida aos contextos educacionais como locus social de emergência de processos de aprendizagem e desenvolvimento na existência de deficiência ou transtornos e, dessa perspectiva, a necessidade de investigação de condições e modos de ensino e aprendizagem que envolvem as crianças de educação especial em contexto de educação infantil.
2016 a 2019
-
Laboratório InterdisciplinarL para Formação de Educadores da UNIFESP
A projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as TDIC são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Autores: Maria de Fátima Carvalho
Desde 2012
-
A educação de crianças e jovens com deficiência na escola pública: discursos, modelos, práticas de formação e trabalho docente.
Tendo como base a psicologia histórico cultural, destacando as contribuições de Vygotsky e Bakhtin, o projeto reúne um conjunto de investigações sobre aspectos de condições e modos de efetivação da educação escolar de crianças e jovens com deficiência em contextos educacionais inclusivos. As pesquisas, conduzidas numa perspectiva colaborativa, indagam sobre discurso, modelos e práticas de inclusão escolar e sobre a formação e trabalho docente nesse contextos, destacando o papel mediador do professor nos percursos escolares dessa população. As investigações têm como base a compreensão do caráter intrinsecamente discursivo, mediado das interações enfocando-as nas análises de relações de criança/jovem com deficiência com o professor e com o contexto escolar.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Clecio dos Santos Bunzen Junior, Edna Martins Berbel, Lucila Pesce, Terezinha Maria Sprenger, Flaminio de Oliveira Rangel, Sueli Fidalgo, Thaís Cyrino de Mello Forato, Verilda Speridiao Kluth, Jorge O. Barcellos, Marcelo Melo, Lígia Azzalis
2009 a 2016
-
A inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência mental: interação social, relação com o conhecimento e constituição de sujeitos em contextos educativos
Esse projeto dá continuidade às atividades de pesquisa desenvolvidas pela autora desde sua entrada na UNIFESP em 2007. Amplia e reformula os objetivos de investigação, de forma a compatibilizá-los com interesses e demandas de atuação no âmbito da pós-graduação, iniciada em 2009. Assume as proposições teórico-metodológicas da Psicologia histórico-cultural sobre a gênese social do desenvolvimento humano e argumenta pela necessidade de conhecimento e discussão das contingências histórico-culturais constitutivas das possibilidades de desenvolvimento psíquico de crianças e jovens que apresentam comprometimento do funcionamento mental. Enfatizando o potencial transformador das práticas educativas, propõe a investigação das condições e dos modos de participação dessa população em contextos escolares (ou afins), que concorram para sua inclusão e escolarização. Indaga como esses alunos são afetados por essas práticas e contextos de forma a transformar suas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento.
Autores: Maria de Fátima Carvalho
2009 a 2012
-
Eventual ou Professor: Formação e Trabalho de Professores Admitidos como Eventuais na Rede Estadual Paulista, no Município de Guarulhos - SP
A Escola é uma instituição que vem merecendo de forma crescente a atenção de vários pesquisadores em educação. Permitindo tanto macro (quando tratada na globalidade do sistema) como micro abordagens (centradas nas salas de aula), o estudo da escola sugere uma variada temática de pesquisa desde a definição de políticas e processos de organização escolar até a ênfase na ação dos indivíduos que a constituem, nos interesses desses indivíduos, nas suas representações acerca do trabalho que realizam e das questões relacionadas ao cotidiano escolar, bem como na forma de se relacionarem com os demais sujeitos envolvidos na ação educativa. Seja qual for a abordagem adotada, o importante é não tratar a escola de maneira insular, fechada e isolada no contexto macrossocial, como se fosse impermeável à qualquer influência, mas dotada de uma dinâmica que lhe é própria, permeada pela existência de elementos simbólicos que agem na produção de significados, crenças e valores, conferindo-lhe uma cultura que lhe é particular. Diante disso, o projeto trata do trabalho docente na rede estadual de ensino de São Paulo, com ênfase para as atividades exercidas pelos professores designados professores eventuais. Ausente nas classes definidas no estatuto do magistério paulista ou no plano de carreira, ocultado e negligenciado pelas políticas educacionais adotadas para a rede estadual, esse profissional exerce grande impacto na cultura escolar ao mesmo tempo em que é impactado por ela. Projeto recredenciado em maio/2009.
Autores: Maria de Fátima Carvalho
2007 a 2012
-
Residência Pedagógica: um diálogo em construção
O projeto tem o objetivo de mapear escolas de educação básica no município de Guarulhos e identificar as condições de implantação do programa de Residência Pedagógica da UNIFESP Campus Guarulhos. Ao mesmo tempo produzir um levantamento entre os gestores dos sistemas de ensino, gestores e docentes de escolas públicas, demandas relativas à formação continuada referidas às práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares para a elaboração de um plano de contrapartidas adequadas na elaboração de acordos de cooperação técnica entre a universidade e escolas. O projeto se insere no programa de Consolidação das Licenciaturas do MEC - SESu e conta com recursos financeiros do PRODOCÊNCIA 2007...
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Daniela Auad, Alexandre Filordi de Carvalho, Renata Petri
2007 a 2009
-
Pedagogia da Alternância: apropriações para ambientes urbanos em áreas metropolitanas.
Este projeto de pesquisa está destinado à investigação das práticas de gestão pedagógica em escolas de ensino fundamental e médias que atendem a adolescentes e jovens em áreas metropolitanas. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia experimental de gestão pedagógica inspirada nos dispositivos da pedagogia da alternância e aplicados à organização do Ensino Médio em ambientes urbanos de áreas metropolitanas. Da pesquisa participam diretamente docentes e gestores de escolas públicas localizadas no Município de Guarulhos e da Zona Leste do Município de São Paulo, localizadas em distritos que fazem fronteira com Guarulhos (Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo). Encontra-se em fase de adesão das escolas e será apresentada à FAPESP na linha de financiamento Universidade e Escola Pública durante o primeiro semestre de 2008.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Daniela Auad, Célia Maria Benedicto Giglio, Marcos Cezar de Freitas, Regina Cândida Ellero Gualtieri
2008 a 2009
-
Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Pública
O programa "Formação continuada de professores da rede pública", articulado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Cotidiano Escolar (GEPPECE), bem como ao Centro de Estudos Avançados sobre a Educação Pública" (CEASEP), vem procurando sistematicamente garantir suporte para o aperfeiçoamento da formação de docentes que atuam na rede pública no município de Guarulhos.Dessa forma, esse programa oferece um conjunto de atividades como palestras, seminários, encontros, cursos, projetos de extensão, consultoria e assessoria, além das contribuições teóricas produzidas no âmbito do grupo de pesquisa. O pograma envolve alunos dos cursos de graduação, pesquisadores da instituição e externos aos seus quadros e profissionais de ensino da educação básica que atuam na rede pública. Atualmente o program abrange quatro projetos de extensão envolvendo professores admitidos em caráter eventual, professores que dão atendimento especializado a crianças com deficiência mental, professores de Filosofia da rede estadual pauista e, por fim, gestores escolares (diretores e coordenadores) da rede pública..
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Daniela Auad, Célia Maria Benedicto Giglio, Marcos Cezar de Freitas, Regina Cândida Ellero Gualtieri
2009 a 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
CRIANÇAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO: compartilhando saberes e experiências de Educação Infantil
Com o objetivo de oportunizar reflexões sobre saberes e práticas pedagógicas no atual contexto de pandemia, o evento constitui-se de um conjunto de diálogos entre professoras do ensino superior de três universidades (UFRN, UFERSA e UNIFESP) e professores(as) da Educação Infantil sobre as crianças, seus direitos de aprendizagem e práticas pedagógicas não presenciais e presenciais que buscam garantir vínculos e vivências entre crianças, famílias e professores, numa perspectiva da educação inclusiva.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Alexandre Filordi de Carvalho, Renata Petri
2020 a 2020
-
A emergêcia da(s) linguagem(s) da criança e o trabalho pedagógico na Eduação Infantil
Participação como pesquisador colaborador no projeto "A emergêcia da(s) linguagem(s) da criança e o trabalho pedagógico na Eduação Infantil" coordenado pela professora Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN). Descrição: O projeto objetiva conhecer as condições de organização e funcionamento das modalidades de atendimento à criança de 0 a 6 anos. Define-se como um estudo exploratório de natureza qualitativa abrangendo: levantamento de dados sobre o tema em questão revisão bibliográfica e análise documental. A imprecisão e a defasagem entre o discurso oficial e a realidade da educação infantil impõe questões desafiadoras aos pesquisadores do Grupo de Estudos dos Processos de ensinar e aprender na Educação Infantil no sentido de construir um perfil das condições efetivas dos aspectos organizacionais desse nível de ensino, buscando contribuir conhecimento mais propício na área, como também fomentando o ensino e a pesquisa na graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Autores: Maria de Fátima Carvalho, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas
Desde 2015
Universidade do Minho
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22