Paloma Vidal
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: pvidal@unifesp.br
Resumo
é escritora, tradutora e professora de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Letras e Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado na Université Paris 7-Diderot (2016), na Universidade Estadual de Campinas (2007-2009) e na Universidade de Brasília (2006-2007). Ë pesquisadora na área de Teoria Literária e Literatura Latino-americana, dedicando-se, entre outros, aos seguintes temas: narrativas de exílios, migrações e viagens; escritas do eu e performance; diários, cadernos e outras formas de anotação; questões de tradução e do viver entre línguas. Publicou romances, peças, livros de contos, de ensaios e de poesia, entre os quais: Algum lugar (2009), Mar azul (2012), Três peças (2014), Dupla exposição (2016), Wyoming e Menini (2018), Estar entre: ensaios de literaturas em trânsito (2019), Pré-história (2020) e La banda oriental (2021). Traduziu, entre outros autores e autoras latino-americanos, Clarice Lispector, Adolfo Bioy Casares, Lina Meruane, Sylvia Molloy, Margo Glantz, Tamara Kamenszain e Silviano Santiago.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
VIDAL, P.
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Formação
Doutorado em Letras
Depois de tudo. Trajetórias na literatura latino-americana
Literatura Hispano-americana
Orientação: Karl Erik Schollhammer
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Mestrado em Letras
Literatura e exílio no Cone Sul
Literatura Hispano-americana
Orientação: Karl Erik Schollhammer
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
2000 a 2002
Graduação em Filosofia
Leituras de Benjamin: da ditadura à pós-ditadura
Orientação: Fernando Rodrigues
Universidade Federal do Rio de Janeiro
2000 a 2006
Graduação em Letras
Universidade Federal do Rio de Janeiro
1995 a 1999
Produção
2023
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Inquietações teóricas, saídas poéticas: ferramentas barthesianas em algumas poetas brasileiras contemporâneas (2023)
Artigo publicado
Autores: Paloma Vidal
Fonte: ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 69 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
Atuações
Revista Grumo
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Membro de corpo editorial
Desde 2003
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
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Professor Adjunto
2009 a 2019
-
Professor Associado
Desde 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
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Fragmentos de um amor inacabado: o discurso amoroso nos diários íntimos de Susan Sontag
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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Estética e ética na pixação e na pichação: um estudo comparativo entre
Letras
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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Leitura de Amora, de Natalia Borges Polesso
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
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Nelson Flávio Moraes de Oliveira
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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Algún amor que no mate: tradução, notas e introdução crítica
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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Fantasmas em palimpsestos - modos de ler. Memória e imaginação no romance ?Noite dentro da noite?, de Joca Reiners Terron
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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Universidade Federal de São Paulo
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Haicai e prosa: um estudo sobre o romance Rakushisha de Adriana Lisboa
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
O afeto na literatura brasileira contemporânea
Programa de Pós-graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
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Departamento de Letras
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Literatura e limiares: escritas e zonas do interstício, da transição e da transformação
Em fragmento da obra "Passagens", Walter Benjamin diferencia o ?limiar? ("Schwelle") do conceito de fronteira ("Grenze") e o vincula a experiências, ou falta delas, cruciais na modernidade. Comparecem no trecho as dificuldades e a pobreza no que concerne à distinção e à vivência nos umbrais de vida e morte, bem como a incorporação de e a fuga para mundos oníricos, de fantasia, delírio ou diversão no mundo administrado (não apenas) das grandes metrópoles. O projeto congrega estudos que se debrucem sobre a literatura e as transformações do período moderno e seus desdobramentos na contemporaneidade. Interessam reflexões acerca das transições entre campos (por exemplo entre literatura e psicanálise, com os limiares entre realidade, fantasia, sonho, devaneio, delírio, o psíquico e o somático etc.), entre espaços geográficos e socioculturais trânsitos entre culturas, lugares, línguas, envolvendo também questões de tradução) ou entre gêneros (gêneros literários - ensaio, autobiografia, testemunho, relato - e gêneros artísticos híbridos, como a performance), assim como acerca dos registros da (im)potência ante a violência e a obtusidade excepcionais e cotidianas ou ante um mundo em acelerada transformação.
Autores: Paloma Vidal, Markus Lasch, Francine Ricieri
Desde 2019
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Escritas em processo: desejo, materialidade, inacabamento
Por que se escreve? E por que não se escreve mais? E o que se escreve enquanto não se escreve? Que escritos surgem da impossibilidade de escrever? Como pensar formas de escrita em processo, como, por exemplo, a fala, a anotação ou a performance? Essas são algumas das questões que guiam esta pesquisa, cujo objetivo principal é investigar a relação entre escrita, desejo, materialidade e inacabamento. Tendo como ponto de partida os textos e teorizações de Roland Barthes, com foco em seus últimos escritos e seminários, trata-se de refletir, no trabalho de escritores e artistas contemporâneos, sobre os momentos em que a escrita parece se tornar impossível, beirando o fracasso, para colocar em discussão, entre outras questões: a autonomia e a especificidade do literário, a escrita como prática terapêutica, a literatura fora do papel e a função da literatura no campo social.
Desde 2019
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Laboratório de Práticas de Escrita (LAPES)
O projeto pretende reunir interessados em praticar a escrita, com foco nos alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e da comunidade do Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, visando incentivar atividades, como encontros, cursos e oficinas, que tenham como foco a escrita, entendida como uma prática ao mesmo tempo social e subjetiva, envolvendo criação, teorização, participação e comunicação.
Desde 2018
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Diários: a preparação do romance
Esta pesquisa visa investigar a relação entre diário e romance. Trata-se de investigar o momento do exercício preparatório para a escrita do romance, que se faz no diário, com o objetivo de refletir sobre a condição atual da autonomia literária, em um momento em que a literatura, e em particular a literatura brasileira contemporânea, se vê pressionada por um campo literário cada vez mais conservador. Sob essa perspectiva teórica, serão analisados e comparados os diários de diversos escritores, como Roland Barhes, Alejandra Pizarnik, Mario Levrero, Euclides da Cunha, Rodolfo Walsh, entre outros.
Autores: Paloma Vidal, Mayra Guanaes
2015 a 2018
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Diários: teoria e prática
A oficina visa investigar os potenciais do diário como forma de escrita. O diário de escritor pode ser uma preparação para o livro, mas também uma forma de não escrevê-lo, procrastinando-o; pode ser ainda o próprio livro, que se escreve à revelia do autor; e pode ser uma mistura das duas coisas, chegando a funcionar como procedimento criativo. Trabalharemos em torno de três eixos: diário e denegação; diário e procrastinação; diário e terapia. Na borda entre escrever e não escrever, que o diário apresenta como desafio para escritores e leitores, levaremos adiante leituras e exercícios que nos aproximem da singularidade dessa forma.
2015 a 2017
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Narrativas contemporâneas de viagem
A presente pesquisa parte de uma discussão acerca do fim da viagem na contemporaneidade: haveria no presente um esgotamento dessa experiência fundamental da modernidade diante do triunfo da realidade virtual, do império da globalização, da crise do estado-nação, entre outros elementos que caracterizam uma mudança paradigmática da nossa maneira de estar e circular no mundo? Nosso objetivo fundamental é examinar como essa discussão aparece na literatura, indagando se ainda faria sentido pensar uma literatura de viagem no presente e, em particular, na produção literária latino-americana.
2009 a 2014
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Uma maneira de imaginar: língua e herança em Sergio Chejfec e Roberto Raschella
A pesquisa propõe uma reflexão acerca de um tipo específico de memória relacionado à imigração, a partir de duas narrativas argentinas contemporâneas: Lenta biografía (1990), primeiro romance de Sergio Chejfec (1956), e Diálogos en los patios rojos (1994), primeiro romance de Roberto Raschella (1930). O foco serão os narradores-filhos dessas narrativas e a maneira como aparece nos seus textos um trabalho com a memória a partir dos rastros de algo duplamente perdido: porque a lembrança é de outro e porque esse outro já se sente ele mesmo órfão de sua memória.
Autores: Paloma Vidal
2011 a 2012
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22