Fábia Barbosa Ribeiro
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: fabia.ribeiro@unifesp.br
Resumo
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Possui experiência no Ensino Superior atuando principalmente junto aos seguintes temas: História da África, diáspora africana nas Américas, ensino de História da África e cultura-afro-brasileira. Foi investigadora associada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (2013). Foi professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), campus dos Malês/BA (2014-2022) .Coordenou o projeto de pesquisa "A História da África que os livros africanos e brasileiros contam: um estudo comparativo entre Angola, Moçambique e o Brasil", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2018-2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No âmbito da pós-graduação integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA da UNIFESP e do Programme de Doctorat Unique ès-Lettres de la Faculté des Lettres et Sciences Humaines de l'Université Cheikh Anta Diop, Dakar-Senegal.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
RIBEIRO, Fábia Barbosa;BARBOSA RIBEIRO, FÁBIA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em História Social
Caminho da Piedade, Caminhos de devoção: as irmandades de pretos no Vale do Paraíba Paulista - século XIX.
Orientação: Maria Cristina Cortez Wissenbach
Universidade de São Paulo
Mestrado em História
Vivências negras: as experiências de homens e mulheres negros na cidade de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX
Orientação: Estefânia Knotz Canguçu Fraga
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2001 a 2003
Graduação em História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1994 a 1998
Produção
2023
2022
2021
-
-
Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro
Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - Extrato QUALIS: A4
-
2020
-
-
Apresentação do Dossiê África, africanos e seus descendentes em perspectiva decolonial: saberes e práticas na educação. (2020)
Artigo publicado
Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Juliana Barreto Farias; rosembeg aparecido ferracini; Sebastien Lefèvre; christian Hounnovi Coffi
Fonte: CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 6 , p. 5 - Extrato QUALIS: A3
-
Nas ?Trilhas? da pandemia ? caminhos e descaminhos do ensino de História da África e História da cultura afro-brasileira na Rede Pública Municipal de São Paulo. (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Juliano Custódio Sobrinho
Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 1
2019
2018
-
Entre o campo e a vila: devoção e sociabilidade de escravizados e libertos na Irmandade do Rosário dos Pretos de Taubaté - século XIX (2018)
Artigo publicado
Autores: Fábia Barbosa Ribeiro
Fonte: HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 37 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
2017
2016
2015
2012
2011
2008
2006
2003
Atuações
Faculdade Mauá
-
Professora
Celetista formal
2005 a 2011
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
-
Professora
Celetista formal
2010 a 2013
União Novo Grupo de Atendimento Educacioal
-
celetista
Celetista formal
2005 a 2005
Solar dos Pequeninos
-
Professor
Celetista formal
2004 a 2004
Mater Amabílis
-
Professor
Celetista formal
2003 a 2003
Colégio Novo Rumo
-
Professor
Celetista formal
2001 a 2002
Universidade Brasil
-
Professora
2011 a 2013
Unimes Virtual
-
horista
2006 a 2007
Centro de Estudos Africanos - Uni Eduardo Mondlane
-
Investigadora
Pesquisadora
2013 a 2013
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - BA
-
Servidor Público
2014 a 2022
-
Professora Adjunta
Desde 2022
Capoeira Revista de Humanidades e Letras
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Universidade Federal do Sul da Bahia
-
Professora do Mestrado Profissional
2017 a 2021
FACES DA HISTÓRIA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunta
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Sandro Santos Piau do Nascimento
Discutindo o abolicionismo nos jornais: O uso de periódicos do século XIX como fonte para as aulas de História
PROFHISTÓRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Ensino de História e religiões de matriz africana
PROFHISTÓRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
As igrejas neopentecostais e suas tradições simbólico culturais: influências sobre as representações de gênero no ensino de História na região da Baixada Santista
PROFHISTÓRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Ensino de História e Direitos Humanos: o álbum de figurinhas para o estudo de temas sensíveis do currículo do 9º ano do Ensino Fundamental
PROFHISTÓRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O ensino de História no reconhecimento de identidades étnico-raciais a partir da formação docentes da Diretoria Regional De Educação Guaianases
PROFHISTÓRIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Tese de doutorado concluídas
-
O alegre canto da perdiz e Ponciá Vicêncio: crônicas de uma literatura comparada
Programme de Doctarat Unique ès-Lettres
Université Cheikh Anta Diop de Dakar
Concluído em 2020
-
Os deslocamentos populacionais e a busca de subsistência em Marés e Gaibéus de Alves Redol
Programme de Doctarat Unique ès-Lettres
Université Cheikh Anta Diop de Dakar
Concluído em 2020
-
Política, poder e crítica social nas obras de José Lins do Rego e Pepetela
Programme de Doctarat Unique ès-Lettres
Université Cheikh Anta Diop de Dakar
Concluído em 2020
Dissertação de mestrado concluídas
-
?A história do movimento negro em Porto Seguro- Bahia: a influência do Instituto Sociocultural Brasil Chama África no processo de criação da política municipal de igualdade racial".
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
?ANEMÃVÊY UĨ PAKHÊ TXIHIHÃE PATAXÓ EM COROA VERMELHA- CASAMENTO NA CULTURA INDÍGENA PATAXÓ EM COROA VERMELHA?.
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
?As mestras dos saberes: trajetórias e práticas das mulheres negras marisqueiras no município de Valença ? Bahia?
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
?COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO COM A LEI 11.645/08: NEGROS E INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO COLÉGIO NAIR SAMBRANO BEZERRA?.
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
?Educação antirracista no município de Porto Seguro - BA: narrativas, discursos e práticas?.
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
Roda de saberes-chamada de Angola , caminhos para uma educação anti racista
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
Trajetórias de estudantes da educação de jovens e adultos do Colégio Municipal Professora Nair Sambrano Bezerra em Santa Cruz Cabrália/ BA.
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2021
-
Cristiane Queiroz de Almeida Silva
DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS-BA
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2020
-
Gênero e sexualidade na educação: uma análise sobre vivências lésbicas e bissexuais
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2020
-
A Temática Indígena nos Livros Didáticos de História e seus usos no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Machado de Assis - Teixeira de Freitas-BA
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)
Universidade Federal do Sul da Bahia
Concluído em 2019
-
CURRÍCULO; ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: desafios para a construção da aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo.
PROFHISTÓRIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Pesquisa
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - BA
-
A HISTÓRIA DA ÁFRICA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS AFRICANOS E BRASILEIROS CONTAM: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ANGOLA, MOÇAMBIQUE E O BRASIL.
O presente projeto tem como objetivo estabelecer uma perspectiva comparada entre os livros didáticos de História moçambicanos, angolanos e brasileiros, analisando o modo como trabalham a História da África e as relações históricas entre o Brasil e o continente africano. Também objetiva, compreender o contexto histórico de produção dos manuais escolares africanos, bem como todos os agentes envolvidos neste processo: autores, editores, distribuidores, Ministérios da Educação dos respectivos países. E ainda avaliar as formas de interação destes materiais didáticos com o universo escolar no qual estão inseridos, no que concerne aos seus usos e alcance no processo de ensino-aprendizagem, empreendendo aqui novamente, um estudo comparativo em relação à realidade do Recôncavo baiano. Este projeto dialoga com as áreas de História da África e Ensino de História e se encontra vinculado à linha de pesquisa ?Ensino de História da África e dos afro-brasileiros e temática indígena em sala de aula? do Grupo de Estudos e Pesquisa do Diretório CNPQ: ?História da África e da Diáspora Africana nas Américas?, liderado por mim e do qual fazem parte pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O recorte temporal incidirá sobre o período de 2000 a 2014, que abarca o final da Guerra em Angola e os anos iniciais da construção da paz em Moçambique, até o ano de 2010, quando os sistemas educacionais de ambos os países passaram a seguir as diretrizes do Banco Mundial para o combate ao analfabetismo e a modernização da educação. Ainda durante este período, ocorre no Brasil a implementação da Lei 10.639/2003.
2018 a 2022
-
A presença missionária em Guiné-Bissau e Angola: impactos, história e fluxos migratórios contemporâneos.
O presente projeto é parte integrante do projeto temático: "Fontes e pesquisa das histórias missionárias na África: arquivos e acervos ? Séculos XVIII- XXI, projeto interdisciplinar e interinstitucional coordenado pelas Professoras Patricia Teixeira Santos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Lucia Helena Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP-Assis). Este temático, objetiva estruturar pesquisas a respeito das missões na África e do cotidiano das mesmas nos contextos colonial e pós-colonial, favorecendo o desenvolvimento de estudos de conclusão de curso de graduação e pós-graduações e treinamentos técnicos na área de Humanidades, na perspectiva da cooperação Brasil e países africanos, objetivando-se incrementar a ampla pesquisa sobre esses acervos, em grande parte ainda inexplorados e fomentar o aprofundamento dos conhecimentos acerca do cotidiano do universo colonial e pós-colonial no continente. Através do presente projeto, serão pesquisados os impactos da presença missionária entre as populações autóctones de Guiné-Bissau e Angola, assim como a sua atuação contemporânea no que tange aos processos migratórios.
Autores: Fábia Barbosa Ribeiro, Idalina Maria Almeida de Freitas, Sene Carlos Indjai, Silvia Diana Bispo, eurizando gomes caomique, LUDMILLA MARTINS GOMES DA SILVA, VERA LÚCIA BISPO DOS SANTOS
2017 a 2018
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22