Fábia Barbosa Ribeiro nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: fabia.ribeiro@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Possui experiência no Ensino Superior atuando principalmente junto aos seguintes temas: História da África, diáspora africana nas Américas, ensino de História da África e cultura-afro-brasileira. Foi investigadora associada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (2013). Foi professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), campus dos Malês/BA (2014-2022) .Coordenou o projeto de pesquisa "A História da África que os livros africanos e brasileiros contam: um estudo comparativo entre Angola, Moçambique e o Brasil", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2018-2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No âmbito da pós-graduação integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA da UNIFESP e do Programme de Doctorat Unique ès-Lettres de la Faculté des Lettres et Sciences Humaines de l'Université Cheikh Anta Diop, Dakar-Senegal.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

RIBEIRO, Fábia Barbosa;BARBOSA RIBEIRO, FÁBIA


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Idiomas

Francês

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Espanhol

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Formação

  • Doutorado em História Social

    Caminho da Piedade, Caminhos de devoção: as irmandades de pretos no Vale do Paraíba Paulista - século XIX.

    Orientação: Maria Cristina Cortez Wissenbach

    Universidade de São Paulo

      Desde 2010

  • Mestrado em História

    Vivências negras: as experiências de homens e mulheres negros na cidade de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX

    Orientação: Estefânia Knotz Canguçu Fraga

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    2001 a 2003

  • Graduação em História

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1994 a 1998

  • Produção


    2023


    • Diversidade, equidade e ensino de História (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Elaine Lourenço

      Fonte:


    2022


    • Da África ao Vale do Paraíba paulista: cristianismo africano, catolicismo popular no Brasil e um congolês em Taubaté. (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 1 , p. 27-58 - Extrato QUALIS: A3


    2021


    • A construção da norma: sociabilidades e resistências nas irmandades de homens pretos (Vale do Paraíba, século XIX) (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Anais do 10º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional

    • Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - Extrato QUALIS: A4

    • Diálogos na pesquisa em ensino de História (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Lúcia Lana Nemi; Ana MAria Anunciato; Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte:


    2020


    • Sobre histórias não contadas: escravidão e capitalismo na terra da ?liberdade?. (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 6 , p. 255 - Extrato QUALIS: A3

    • Apresentação do Dossiê África, africanos e seus descendentes em perspectiva decolonial: saberes e práticas na educação. (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Juliana Barreto Farias; rosembeg aparecido ferracini; Sebastien Lefèvre; christian Hounnovi Coffi

      Fonte: CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 6 , p. 5 - Extrato QUALIS: A3

    • Nas ?Trilhas? da pandemia ? caminhos e descaminhos do ensino de História da África e História da cultura afro-brasileira na Rede Pública Municipal de São Paulo. (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Juliano Custódio Sobrinho

      Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 1


    2019


    • Cotas raciais: desafios para a permanência e êxito no IFBA - campus Eunápolis-BA. (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cristiane Queiroz de Almeida; Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional , p. 10


    2018


    • Entre o campo e a vila: devoção e sociabilidade de escravizados e libertos na Irmandade do Rosário dos Pretos de Taubaté - século XIX (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 37 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Os pretos do Rosário de Taubaté: sociabilidade e escravidão no Vale do Paraíba Paulista ? século XIX (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; SOLIMAR OLIVEIRA LIMA; RODRIGO CAETANO SILVA

      Fonte: Do norte ao sul : escravidão Brasil séc. XVI ? séc. XIX , p. 13


    2017


    • Caminho da piedade, caminhos de devoção: as irmandades de pretos no Vale do Paraíba paulista - século XIX. (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte:


    2016


    • Vivências negras na cidade de São Paulo: entre territórios de exclusão e sociabilidade. (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Projeto História (Online) , v. 57 , p. 108-138 - Extrato QUALIS: A1

    • Utopia de uma nação: a construção do imaginário social angolano na produção literária do pós-independência (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: REVISTA TRANSVERSOS , v. 08 , p. 277 - Extrato QUALIS: A4


    2015


    • Périplos no Atlântico: os frágeis limites entre escravidão e liberdade na era da emancipação - século XIX (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: CAPOEIRA â013 Revista de Humanidades e Letras , v. 1 , p. 119 - Extrato QUALIS: A3

    • Educação e ensino de História em contextos coloniais e pós-coloniais (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Mneme (Caicó. Online) , v. 16 , p. 27 - Extrato QUALIS: A2

    • Diversidade étnico-racial no Brasil (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Geranilde Costa e Silva; Ivan Costa Lima; Rebeca Alcântara da Silva Meijer

      Fonte: Abordagens Políticas, Históricas e Pedagógicas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar , p. 7

    • História , luta e resistência das irmandades de homens pretos no Vale do Paraíba Paulista (2015)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: O LINCE , p. 21


    2012


    • História da África no ensino superior: reflexões sobre a prática cotidiana (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA Trabalho, Cultura e Memória


    2011


    • O cristianismo no contexto da diáspora e a formação do catolicismo popular no Brasil (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro; Maria Aparecida de Oliveira Lopes

      Fonte: História do negro no Brasil: escravidão, gênero e movimentos sociais , p. 45


    2008


    • Irmandades de pretos e pardos no Vale do Paraíba Paulista (XVIII-XIX) (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão

    • O idioma da mestiçagem (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Revista de História (FFLCH/USP) , v. 159 , p. 271 - Extrato QUALIS: A1


    2006


    • Caminhos da Piedade, caminhos de devoção: as irmandades de homens pretos e pardos e o cristianismo negro na região do Vale do paraíba Paulista - século XIX (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Anais do II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas

    • Vivências negras e religiosidade: espaços de luta e resistência nos séculos XIX e XX (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: Anais do XVIII Encontro Regional de História


    2003


    • Vivências negras: as experiências de homens e mulheres negros na cidade de São Paulo durante as primeiras décadas do Século XX (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro

      Fonte: IV Mostra de Pós graduação

    Atuações

    Faculdade Mauá

    • Professora

      Celetista formal

      2005 a 2011

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    • Professora

      Celetista formal

      2010 a 2013

    União Novo Grupo de Atendimento Educacioal

    • celetista

      Celetista formal

      2005 a 2005

    Solar dos Pequeninos

    • Professor

      Celetista formal

      2004 a 2004

    Mater Amabílis

    • Professor

      Celetista formal

      2003 a 2003

    Colégio Novo Rumo

    • Professor

      Celetista formal

      2001 a 2002

    Universidade Brasil

    • Professora

      2011 a 2013

    Unimes Virtual

    • horista

      2006 a 2007

    Centro de Estudos Africanos - Uni Eduardo Mondlane

    • Investigadora

      Pesquisadora

      2013 a 2013

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - BA

    • Servidor Público

      2014 a 2022

    • Professora Adjunta

      Desde 2022

    Capoeira Revista de Humanidades e Letras

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    Universidade Federal do Sul da Bahia

    • Professora do Mestrado Profissional

      2017 a 2021

    FACES DA HISTÓRIA

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2018

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Adjunta

      Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Sandro Santos Piau do Nascimento

      Discutindo o abolicionismo nos jornais: O uso de periódicos do século XIX como fonte para as aulas de História

      PROFHISTÓRIA

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Márcia dos Santos Silva

      Ensino de História e religiões de matriz africana

      PROFHISTÓRIA

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Patrícia Nóbrega

      As igrejas neopentecostais e suas tradições simbólico culturais: influências sobre as representações de gênero no ensino de História na região da Baixada Santista

      PROFHISTÓRIA

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Daniel Nogueira Gimenez

      Ensino de História e Direitos Humanos: o álbum de figurinhas para o estudo de temas sensíveis do currículo do 9º ano do Ensino Fundamental

      PROFHISTÓRIA

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Adriana Alves dos Santos

      O ensino de História no reconhecimento de identidades étnico-raciais a partir da formação docentes da Diretoria Regional De Educação Guaianases

      PROFHISTÓRIA

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Tese de doutorado concluídas

    • Samba Dieng

      O alegre canto da perdiz e Ponciá Vicêncio: crônicas de uma literatura comparada

      Programme de Doctarat Unique ès-Lettres

      Université Cheikh Anta Diop de Dakar

      Concluído em 2020

    • Hamidou Diallo

      Os deslocamentos populacionais e a busca de subsistência em Marés e Gaibéus de Alves Redol

      Programme de Doctarat Unique ès-Lettres

      Université Cheikh Anta Diop de Dakar

      Concluído em 2020

    • Gnako Balde

      Política, poder e crítica social nas obras de José Lins do Rego e Pepetela

      Programme de Doctarat Unique ès-Lettres

      Université Cheikh Anta Diop de Dakar

      Concluído em 2020

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Miriam Conceição da Silva

      ?A história do movimento negro em Porto Seguro- Bahia: a influência do Instituto Sociocultural Brasil Chama África no processo de criação da política municipal de igualdade racial".

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Jodilce Pereira dos Santos

      ?ANEMÃVÊY UĨ PAKHÊ TXIHIHÃE PATAXÓ EM COROA VERMELHA- CASAMENTO NA CULTURA INDÍGENA PATAXÓ EM COROA VERMELHA?.

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Joelma Almeida dos Santos

      ?As mestras dos saberes: trajetórias e práticas das mulheres negras marisqueiras no município de Valença ? Bahia?

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Adson Rodrigues de Oliveira

      ?COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO COM A LEI 11.645/08: NEGROS E INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO COLÉGIO NAIR SAMBRANO BEZERRA?.

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Yuri Miguel Macedo

      ?Educação antirracista no município de Porto Seguro - BA: narrativas, discursos e práticas?.

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Kamila Gomes Borges

      Roda de saberes-chamada de Angola , caminhos para uma educação anti racista

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Charlene Ribeiro de Souza

      Trajetórias de estudantes da educação de jovens e adultos do Colégio Municipal Professora Nair Sambrano Bezerra em Santa Cruz Cabrália/ BA.

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2021

    • Cristiane Queiroz de Almeida Silva

      DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS-BA

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2020

    • Marília de Angeli

      Gênero e sexualidade na educação: uma análise sobre vivências lésbicas e bissexuais

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2020

    • Miquéias Fagundes Bonfim

      A Temática Indígena nos Livros Didáticos de História e seus usos no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Machado de Assis - Teixeira de Freitas-BA

      Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)

      Universidade Federal do Sul da Bahia

      Concluído em 2019

    • Liz Santos de Jesus

      CURRÍCULO; ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: desafios para a construção da aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo.

      PROFHISTÓRIA

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - BA

    • A HISTÓRIA DA ÁFRICA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS AFRICANOS E BRASILEIROS CONTAM: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ANGOLA, MOÇAMBIQUE E O BRASIL.

      O presente projeto tem como objetivo estabelecer uma perspectiva comparada entre os livros didáticos de História moçambicanos, angolanos e brasileiros, analisando o modo como trabalham a História da África e as relações históricas entre o Brasil e o continente africano. Também objetiva, compreender o contexto histórico de produção dos manuais escolares africanos, bem como todos os agentes envolvidos neste processo: autores, editores, distribuidores, Ministérios da Educação dos respectivos países. E ainda avaliar as formas de interação destes materiais didáticos com o universo escolar no qual estão inseridos, no que concerne aos seus usos e alcance no processo de ensino-aprendizagem, empreendendo aqui novamente, um estudo comparativo em relação à realidade do Recôncavo baiano. Este projeto dialoga com as áreas de História da África e Ensino de História e se encontra vinculado à linha de pesquisa ?Ensino de História da África e dos afro-brasileiros e temática indígena em sala de aula? do Grupo de Estudos e Pesquisa do Diretório CNPQ: ?História da África e da Diáspora Africana nas Américas?, liderado por mim e do qual fazem parte pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O recorte temporal incidirá sobre o período de 2000 a 2014, que abarca o final da Guerra em Angola e os anos iniciais da construção da paz em Moçambique, até o ano de 2010, quando os sistemas educacionais de ambos os países passaram a seguir as diretrizes do Banco Mundial para o combate ao analfabetismo e a modernização da educação. Ainda durante este período, ocorre no Brasil a implementação da Lei 10.639/2003.

      2018 a 2022

    • A presença missionária em Guiné-Bissau e Angola: impactos, história e fluxos migratórios contemporâneos.

      O presente projeto é parte integrante do projeto temático: "Fontes e pesquisa das histórias missionárias na África: arquivos e acervos ? Séculos XVIII- XXI, projeto interdisciplinar e interinstitucional coordenado pelas Professoras Patricia Teixeira Santos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Lucia Helena Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP-Assis). Este temático, objetiva estruturar pesquisas a respeito das missões na África e do cotidiano das mesmas nos contextos colonial e pós-colonial, favorecendo o desenvolvimento de estudos de conclusão de curso de graduação e pós-graduações e treinamentos técnicos na área de Humanidades, na perspectiva da cooperação Brasil e países africanos, objetivando-se incrementar a ampla pesquisa sobre esses acervos, em grande parte ainda inexplorados e fomentar o aprofundamento dos conhecimentos acerca do cotidiano do universo colonial e pós-colonial no continente. Através do presente projeto, serão pesquisados os impactos da presença missionária entre as populações autóctones de Guiné-Bissau e Angola, assim como a sua atuação contemporânea no que tange aos processos migratórios.

      Autores: Fábia Barbosa Ribeiro, Idalina Maria Almeida de Freitas, Sene Carlos Indjai, Silvia Diana Bispo, eurizando gomes caomique, LUDMILLA MARTINS GOMES DA SILVA, VERA LÚCIA BISPO DOS SANTOS

      2017 a 2018

    Universidade Federal do Sul da Bahia

    Universidade Federal de São Paulo

    Atualização Lattes em 2024-05

    Processado em 2024-07-22