Elaine Lourenco nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: elourenco13@unifesp.br


62
18
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e Professora do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - Unifesp), onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Foi coordenadora do curso de graduação em História - Licenciatura (gestão 2015/2018). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), com especialização em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em História (História Social) pela Universidade de São Paulo ( 2011). Pesquisa, ensina e orienta na área de História, com ênfase em Ensino e Prática de Ensino de História, História do Ensino de História, Metodologia da História, História da Educação no Brasil e História do Brasil Republicano. Tem experiência com Educação à Distância (EaD), tanto como Professora quanto como elaboradora de material didático, com atividades de extensão universitária e com a gestão acadêmica. Desde 2011, vincula-se também ao GT de Ensino de História e Eduçação da Anpuh - Seção São Paulo e foi coordenadora do grupo (Gestão 2018-2020). Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação desde 2018. Foi coordenadora do Subprojeto História do PIBD Unifesp no período 2018-2020, no período 2020-2022 e é novamente a coordenadora do projeto no período 2022-2024. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/Unifesp desde julho de 2020.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

LOURENÇO, Elaine.;LOURENÇO, ELAINE


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em História Social

    Professores de História em Cena: Trajetórias de Docentes na Escola Pública Paulista - 1970-1990

    História do Ensino de História

    Orientação: Marcos Antonio da Silva

    Universidade de São Paulo

      Desde 2011

  • Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

    Americanos e caboclos: Encontros e desencontros em Fordlândia e Belterra - PA

    Orientação: Ariovaldo Umbelino de Oliveira

    Universidade de São Paulo

    1995 a 1999

  • Graduação em Bacharelado em História

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1983 a 1986

  • Graduação em Licenciatura em História

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1983 a 1986

  • Produção


    2023


    • PIBID História Unifesp: um projeto artesanal e compartilhado (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte:

    • Diversidade, equidade e ensino de história (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte:

    • Cara leitora (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Cartas do Ensino de História , p. 93

    • Práticas docentes no Ensino de História (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco; SILVA, Jorge Lúzio Matos

      Fonte: Os presentes do Ensino de História: (re)construções em novas bases , p. 293


    2022


    • Currículos de formación de profesores en el Brasil del siglo xxi ? identidades y diversidades (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Memoria del Tercer Encuentro Internacional de Educación Histórica e Historia de la Educación La educación histórica como campo de conocimiento - Tomo III , p. 161

    • O projeto PIBID e a formação de professores - um encontro escola e universidade (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: 9ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales

    • Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19 (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Daniel Arias Vazquez; CAETANO, SHEILA C.; SCHLEGEL, ROGERIO; LOURENÇO, ELAINE; NEMI, ANA; SLEMIAN, ANDRÉA; SANCHEZ, ZILA M.

      Conteúdo completo

      Fonte: SAÚDE EM DEBATE , v. 46 , p. 304 - Extrato QUALIS: A4


    2021


    • História e memória das greves do magistério público estadual paulista - 1970/1980 (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Conteúdo completo

      Fonte: FRONTEIRAS E DEBATES , v. 7 , p. 217 - Extrato QUALIS: B1

    • Ensino de História: currículos em disputa (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Lourenco; Alexandre Pianelli Godoy; Joao do Prado F. Carvalho

      Fonte:

    • Déa Ribeiro Fenelon - Militância no presente, herança para o futuro (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Mulheres que interpretam o Brasil , p. 125

    • BNCC paulista: a história se repete (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Conteúdo completo

      Fonte: BNCC de História nos estados: o futuro do presente , p. 107

    • Existe pioneirismo nos currículos paulistas? (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Conteúdo completo

      Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 40

    • Uma instituição de história e memória (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: O sonho dos pesquisadores - Instituto Cultural Boanerges Sena - 40 anos de história , p. 60


    2020


    • Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço; João do Prado Ferraz de Carvalho

      Conteúdo completo

      Fonte:


    2018


    • Curriculums et identité dans la formations des enseignants au Brésil (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Citoyenneté, identité et altérité - Livret du colloque , p. 71


    2017


    • Direitos Humanos e Cultura Escolar (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço

      Fonte: Direitos Humanos e Cultura Escolar , p. 1

    • Quando historiadores foram à escola: A História do Brasil de Octávio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda (1944) e os ecos da nova historiografia brasileira (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Fábio Franzini; Elaine Lourenco

      Fonte: EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 8 , p. 174 - Extrato QUALIS: A4


    2016


    • O que a História Oral pode nos revelar? Memórias de docentes e História da Educação (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais Eletrônicos do XIII Encontro Nacional de História Oral - História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade , p. 1

    • A História Oral e a História da Educação: aproximações (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira , p. 347

    • A História Oral e a História da Educação: aproximações (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Investigar, intervir, preservar: caminhos da História da Educação Luso-brasileira , p. 28

    • O que a História Oral pode nos revelar? Memórias de docentes e História da Educação (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: XIII Encontro Nacional de História Oral - História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade - Caderno de Resumos , p. 196

    • Para além da história da Princesa: o saber histórico escolar e as disputas de memórias (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco; Juliano Custódio Sobrinho

      Fonte: LOCUS (UFJF) , v. 22 , p. 435 - Extrato QUALIS: B2

    • A base, as versões e a história (2016)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: EntreTeses , p. 12


    2015


    • Os docentes frente à cultura escolar: suas práticas e seus materiais (Texto norteador do GD 9) (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco; Jaqueline de Almeida

      Fonte: Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões socialmente vivas e o ensino de História , p. 784

    • Formação e atuação de Professores: o jogo dos currículos (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Mosaico (Goiânia) , v. 8 , p. 123 - Extrato QUALIS: A4

    • Os docentes frente a cultura escolar: suas práticas e seus materiais (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco; Jaqueline de Almeida

      Fonte: Caderno de Programação e Resumos - IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História , p. 120


    2014


    • O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985) (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana: Sujetos, poder y disputas por la educación - Libro de resúmenes , p. 147

    • O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985) (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XI Congreso Ibero Americano de Historia de la Educación Latinoamericana: Sujetos, Poder y Disputas por la Educación , p. 497

    • Os anos 1980: redemocratização política e novos horizontes para o debate em torno do ensino de História (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP


    2013


    • A História Oral e a História da Educação: diálogos possíveis (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do 7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? Teoria da história e história da historiografia: diálogos Brasil-Alemanha

    • Diferentes cenários, mesmos atores? Professores de História na escola pública paulista (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: História: Que ensino é esse? , p. 279

    • A formação de professores: entre a licenciatura e a sala de aula (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História


    2012


    • Prática de Ensino em História: história de uma disciplina em busca da formação de um novo educador (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco; José Lucio da Silva Menezes

      Fonte: Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

    • O cotidiano da sala de aula de História (1970-1990) (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP

    • Das memórias nasce uma nova história: a historiografia da educação brasileira à luz da atuação de professores de História e Estudos Sociais durante a ditadura civil-militar no Brasil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso). CD-ROM de Atas. , p. 6201

    • História e historiografia da Educação: entre a memória e as práticas (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Caderno de resumos & Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas


    2011


    • Narradores de Javé: entre a memória e a história (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco; Fábio Franzini

      Fonte: Ver história: o ensino vai aos filmes , p. 232

    • Diferentes cenários, mesmos atores? Carreira e identidade docente na escola pública paulista entre as décadas de 1960 e 1990 por seus protagonistas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do IX ENPEH - América Latina em Perspectiva: culturas, memórias e saberes

    • Salários e greves: memórias dos professores da escola pública paulista nas décadas de 1970 e 1980 (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História

    • Quando as salas de aula foram às ruas: memórias das greves e mobilizações docentes em São Paulo nas décadas de 1970 e 1980 (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: Diversidade e diálogo


    2010


    • O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 30 , p. 97 - Extrato QUALIS: A1

    • Leitura e formação do cidadão republicano na escola elementar paulista (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco; RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio

      Fonte: História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista - Vol. 2: República , p. 497

    • Reflexões sobre a avaliação escolar: memórias de docentes da rede pública paulista (1970/1980) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XX Encontro Regional de História da ANPUH - SP: História e Liberdade

    • O regime militar e a memória dos professores (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: IV Seminário Nacional de Pesquisa: Formação Científica como Fator de Inovação e Mobilidade Social , p. 163

    • Memorias de la enseñanza de la Historia durante la dictadura militar en Brasil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: II Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia


    2009


    • Educação (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: História Viva: Coleção História de A a Z - Volume 4: Idade Contemporânea de A a Z , p. 23

    • "A escola pública paulista sob a Lei 5692/71: documentos e memórias" (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: III Seminário Nacional de Pesquisa: Cooperação entre professores e estudantes no processo da pesquisa , p. 101

    • "A história de um curso de História" (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do VII Encontro Nacional "Perspectivas do Ensino de História" - Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica

    • O ensino de Estudos Sociais/História em São Paulo ? Década de 1970 (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do ... Simpósio Nacional de História


    2008


    • "História Nova do Brasil: Revisitando uma obra polêmica" (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Revista Brasileira de História , v. 28 , p. 385 - Extrato QUALIS: A1

    • A educação e o ensino de História em São Paulo nos anos 1970 (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: XIX Encontro Regional de História - Poder, Violência e Exclusão

    • "Os Guias Curriculares do Estado de São Paulo nos anos de 1970: Entre a CERHUPE e a CENP" (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História - Anais


    2007


    • "Os currículos de História e Estudos Sociais nos anos 70: entre a formação dos professores e a atuação na escola" (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH - História e Multidisciplinaridade - Anais Complementares

    • "A coleção História Nova do Brasil: uma nova História?" (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Livro Didático: Educação e História


    2006


    • "Epopéia Amazônica" (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional , p. 21

    • "As licenciaturas e a expansão do ensino superior privado no Brasil nos anos 1970" (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do XVIII Encontro Regional de História - O Historiador e seu Tempo

    • "A formação docente entre a legislação e o currículo: História e Estudos Sociais nos anos 1970" (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História


    2005


    • A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: um estudo de caso (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Lourenco; Fábio Franzini

      Fonte: Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História , p. 499


    2004


    • "A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: Um estudo de caso" (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco; Fábio Franzini

      Fonte: Cadernos de História (UFU) , v. 1 , p. 41 - Extrato QUALIS: B4


    2003


    • "As Ciências Humanas no Brasil e a formação do pensamento nacional - Entrevista com Fernando Novais" (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco; Fábio Franzini; Geraldo José Alves; Eduardo Santos

      Fonte: Dialogia (UNINOVE) , v. 2 , p. 08 - Extrato QUALIS: A4


    2002


    • "40 anos de História: A trajetória da formação de professores de História para a escola básica" (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Dialogia (UNINOVE) , v. 1 , p. 169 - Extrato QUALIS: A4


    2000


    • "São Paulo migrante e imigrante" (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Lourenco

      Fonte: Eccos. Revista Científica , v. 2 , p. 135 - Extrato QUALIS: A3

    Atuações

    Colégio Maria Ward

    • Professor - 5a a 8a séries

      1987 a 1987

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Professora

      1985 a 1989

    • Professora

      1997 a 2000

    Universidade Nove de Julho

    • Professor Ensino Superior

      1998 a 2013

    • Coordenador de curso

      2000 a 2006

    Colégio São Francisco de Assis

    • Professor

      Celetista formal

      1998 a 1998

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto A

      Desde 2013

    Educação Básica Revista

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    Revista Urutágua (Online)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Associação Nacional de História - Sede

    Associação Nacional de História - Seção São Paulo

    • Não há

      Membro do Conselho Consultivo

      2020 a 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Raíssa Leite Rodrigues

      Materiais didáticos de História do projeto São Paulo faz Escola e o conceito de cidadania

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Fabricio Santana Maciel

      O Ensino de História nos Itinerários Formativos: desafios, práticas e análise dos saberes docentes

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Pedro Nascimento da Silva

      Práticas do currículo paulista: o Currículo em Ação na perspectiva de professores da rede estadual de São Paulo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Milena Simões Alves

      Como ficam o ensino e os professores de História? Efeitos da implementação da reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Gabriela Passos dos Reis

      Direitos de Aprendizagem em História e as práticas docentes na secretaria municipal de Educação de São Paulo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Indara Reinthaler Mayer

      A construção da história do bairro pelos alunos: uma experiência na zona Norte de São Paulo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Eduardo Carvalho de Almeida

      Ensino de História local: práticas docentes e identidades discentes

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Priscila Matsushita Ferreira

      O ensino de história local como estratégia para a formação para cidadania na educação de jovens e adultos de São Bernardo do Campo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Gabriela Reis Oliveira

      O Currículo avaliado e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana: um olhar para as provas semestrais da Prefeitura Municipal de São Paulo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Joice da Silva Serafim

      Saberes, Memórias e Práticas Docentes: as aulas de História no contexto do Currículo São Paulo Faz Escola (2008-2018)

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Diógenes Henrique de Castro

      Do vivido ao prescrito: a influência freireana nos currículos paulistanos de História (1989-2016)

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2016

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Gabriela Reis Oliveira

      A prova semestral e a Lei 10639/03: um olhar para o currículo avaliado da prefeitura de São Paulo

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Joice da Silva Serafim

      Saberes e Práticas Docentes: Professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018)

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Dimas Sidneu Nuvolari Junior

      Cabeça pensa onde pé pisa: O Currículo Paulista de história em sua materialidade e aplicação

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Vitor de Paiva Zuchini

      Educação patrimonial e Ensino de História: a construção de narrativas identitárias presentes no Museu Municipal João Batista Conti e as representações sobre os negros

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Claudio Eduardo da Silva

      Entre prescrições e lições: as perspectivas da série Apontamentos para o ensino de História no estado de São Paulo (1986-1993)

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Adriana Bastos Kronemberger

      Respeito é bom! E eu ensino. Direitos Humanos em aulas de História

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Rui Leon Aenlhe Corrêa Junior

      A História da África e dos Afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/03 e os saberes docentes

      ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Curso de Licenciatura em História

      Campus Guarulhos

        Desde 2018

    Pesquisa

    Universidade Nove de Julho

    • Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs)

      O projeto é uma parceria entre a Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo que prevê um diálogo entre alunos das duas instituições para discussão dos conteúdos das disciplinas envolvidas.

      2012 a 2013

    • A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória

      A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressam, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto, então, é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista quantitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se fecha com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.

      Autores: Elaine Lourenco, Saverio Lavorato Junior, José Lucio da Silva Menezes

      2009 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp

      O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.

      Autores: Elaine Lourenco

      2020 a 2022

    • Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp

      O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.

      Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves

      Desde 2022

    • Programa de bolsas institucionais de iniciação à docência - PIBID Unifesp

      Programa de iniciação à docência que inclui a universidade e a escola, realizando um diálogo entre docentes e discentes de ambas as instituições, com apoio de bolsas CAPES. O Subprojeto Pibid História Unifesp foi desenvolvido sob minha coordenação, junto com docentes supervisores Fernando Ferro Brandão, João Victor Caetano Alves e William Meireles de Souza. Contou com a atuação de 32 discentes, ao longo do projeto, em reuniões semanais de reflexão, na Unifesp, e atuação junto aos docentes e discentes das escolas estaduais Professora Alice Chuery e Professor Antônio Viana de Souza e Instituto Federal de São Paulo.

      Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves

      2018 a 2020

    • Grupo de Trabalho Projeto EducaSP

      Grupo de trabalho formado por docentes da Unifesp para celebrar convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo visando à oferta de cursos para estudantes do Ensino Médio da rede

      Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, ALVES, João Victor Caetano

      Desde 2019

    • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Subprojeto História

      Autores: Elaine Lourenco

      Desde 2020

    • JUVENTUDE SEM MÁSCARA. O impacto do isolamento social da COVID-19 na vida dos jovens nas periferias de São Paulo e de Guarulhos

      Autores: Elaine Lourenco

      2020 a 2021

    • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

      O Subprojeto Pibid História Unifesp tem como objetivo favorecer a formação inicial docente na Licenciatura História por meio da aproximação com as escolas públicas de Guarulhos. Para tal, realiza reuniões semanais com discentes da universidade, a coordenação do Subprojeto e os professores supervisores das três escolas participantes. Além disso, os discentes da universidade participam de atividades semanais, com os professores supervisores, nas escolas, em diálogos e interações no campo do Ensino de História.

      Autores: Elaine Lourenco, Andrea Slemian

      2018 a 2019

    • A escola pública em São Paulo: cotidianos e práticas

      A escola pública paulista é composta de uma vigorosa rede estadual, que é a maior do país e é complementada, na capital do estado, pela rede municipal paulistana. Estes dois modelos convivem simultaneamente e expressam diferentes culturas escolares advindas de suas regulamentações, de suas práticas, da atuação de seus agentes. O objetivo deste projeto é analisar o cotidiano da escola pública paulista, em ambos os recortes (estadual e municipal), a partir do conceito de cultura escolar, com ênfase no período que se inicia com a redemocratização em meados dos anos 1980 e prossegue até os dias atuais. Inserem-se neste projeto as práticas docentes, a análise de materiais e metodologias de ensino, dos currículos - tanto na fase de construção quanto na de desenvolvimento e aplicação ? e tudo mais que se vincule ao Ensino de História. Em síntese, a reflexão se centra na História ensinada nas escolas públicas paulistas, com ênfase especial nas práticas dos docentes da área. A História Oral, como metodologia de pesquisa, constitui um ponto de apoio importante para os estudos e reflexões do projeto.

      Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves

      Desde 2016

    • Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa

      Trata-se de projeto de pesquisa (CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra e d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, de modo a construirmos um e) amplo painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais organizados em i) 3 polos de pesquisa localizados em São Paulo (UNIFESP), Paraná (UEPG) e Rio Grande do Norte (UFRN) e a constituição de j) acervos de livros e outras publicações.

      Autores: Elaine Lourenco, Rui Leon Aenlhe Correa Junior, Diógenes Henrique de Castro, Adriana Bastos Kronenberg, Claudio Eduardo da Silva, Vitor de Paiva Zuchini, Dimas Sidnei Nuvolari Junior, Gabriela Reis Oliveira, Joice da Silva Serafim, Gabriela Passos dos Reis, Milena Simões Alves

      Desde 2015

    • A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória

      A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressa, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista qualitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se encerra com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.

      Autores: Elaine Lourenco, Almeida Neto, Antonio Simplicio de, Paulo Eduardo Dias de Mello, João do Prado Ferraz de Carvalho, Raimundo Nonato Araújo da Rocha, Angela Ribeiro Ferreira, Francisco Firmino Sales Neto

      Desde 2014

    Associação Nacional de História - Sede

    • Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação

      É um grupo vinculado à Associação Nacional de História - Seção São Paulo (ANPUH/SP) que pesquisa e divulga os temas relativos ao Ensino de História. O grupo realiza reuniões mensais, para os membros, e promove eventos voltados aos estudantes e professores de História com ênfase na Educação Básica. Sou a atual coordenadora, desde 2019.

      Autores: Elaine Lourenco

      Desde 2018

    • Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação

      Grupo vinculado à Associação Nacional de História - Anpuh, seção São Paulo que realiza discussões mensais, eventos e pesquisas vinculados ao Ensino de História tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior

      Autores: Elaine Lourenco

      Desde 2011

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22