Elaine Lourenco
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: elourenco13@unifesp.br
Resumo
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e Professora do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - Unifesp), onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Foi coordenadora do curso de graduação em História - Licenciatura (gestão 2015/2018). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), com especialização em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em História (História Social) pela Universidade de São Paulo ( 2011). Pesquisa, ensina e orienta na área de História, com ênfase em Ensino e Prática de Ensino de História, História do Ensino de História, Metodologia da História, História da Educação no Brasil e História do Brasil Republicano. Tem experiência com Educação à Distância (EaD), tanto como Professora quanto como elaboradora de material didático, com atividades de extensão universitária e com a gestão acadêmica. Desde 2011, vincula-se também ao GT de Ensino de História e Eduçação da Anpuh - Seção São Paulo e foi coordenadora do grupo (Gestão 2018-2020). Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação desde 2018. Foi coordenadora do Subprojeto História do PIBD Unifesp no período 2018-2020, no período 2020-2022 e é novamente a coordenadora do projeto no período 2022-2024. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/Unifesp desde julho de 2020.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LOURENÇO, Elaine.;LOURENÇO, ELAINE
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em História Social
Professores de História em Cena: Trajetórias de Docentes na Escola Pública Paulista - 1970-1990
História do Ensino de História
Orientação: Marcos Antonio da Silva
Universidade de São Paulo
Mestrado em Geografia (Geografia Humana)
Americanos e caboclos: Encontros e desencontros em Fordlândia e Belterra - PA
Orientação: Ariovaldo Umbelino de Oliveira
Universidade de São Paulo
1995 a 1999
Graduação em Bacharelado em História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1983 a 1986
Graduação em Licenciatura em História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1983 a 1986
Produção
2023
2022
-
Currículos de formación de profesores en el Brasil del siglo xxi ? identidades y diversidades (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: Memoria del Tercer Encuentro Internacional de Educación Histórica e Historia de la Educación La educación histórica como campo de conocimiento - Tomo III , p. 161
-
-
Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19 (2022)
Artigo publicado
Autores: Daniel Arias Vazquez; CAETANO, SHEILA C.; SCHLEGEL, ROGERIO; LOURENÇO, ELAINE; NEMI, ANA; SLEMIAN, ANDRÉA; SANCHEZ, ZILA M.
Fonte: SAÚDE EM DEBATE , v. 46 , p. 304 - Extrato QUALIS: A4
2021
-
História e memória das greves do magistério público estadual paulista - 1970/1980 (2021)
Artigo publicado
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: FRONTEIRAS E DEBATES , v. 7 , p. 217 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
BNCC paulista: a história se repete (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: BNCC de História nos estados: o futuro do presente , p. 107
-
Existe pioneirismo nos currículos paulistas? (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 40
-
2020
-
Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões (2020)
Livro publicado ou organizado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço; João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte:
2018
2017
-
-
Quando historiadores foram à escola: A História do Brasil de Octávio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda (1944) e os ecos da nova historiografia brasileira (2017)
Artigo publicado
Autores: Fábio Franzini; Elaine Lourenco
Fonte: EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 8 , p. 174 - Extrato QUALIS: A4
2016
2015
-
Os docentes frente à cultura escolar: suas práticas e seus materiais (Texto norteador do GD 9) (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco; Jaqueline de Almeida
Fonte: Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões socialmente vivas e o ensino de História , p. 784
-
-
Os docentes frente a cultura escolar: suas práticas e seus materiais (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco; Jaqueline de Almeida
Fonte: Caderno de Programação e Resumos - IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História / IV Encontro Internacional do Ensino de História , p. 120
2014
-
O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985) (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la educación latinoamericana: Sujetos, poder y disputas por la educación - Libro de resúmenes , p. 147
-
O prescrito, o desejado e o realizado: atuação docente em tempos de ditadura (São Paulo, Brasil, 1964-1985) (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: Anais do XI Congreso Ibero Americano de Historia de la Educación Latinoamericana: Sujetos, Poder y Disputas por la Educación , p. 497
-
2013
2012
-
-
-
Das memórias nasce uma nova história: a historiografia da educação brasileira à luz da atuação de professores de História e Estudos Sociais durante a ditadura civil-militar no Brasil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Lourenco
Fonte: Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso). CD-ROM de Atas. , p. 6201
-
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2000
Atuações
Colégio Maria Ward
-
Professor - 5a a 8a séries
1987 a 1987
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
Professora
1985 a 1989
-
Professora
1997 a 2000
Universidade Nove de Julho
-
Professor Ensino Superior
1998 a 2013
-
Coordenador de curso
2000 a 2006
Colégio São Francisco de Assis
-
Professor
Celetista formal
1998 a 1998
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto A
Desde 2013
Educação Básica Revista
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Revista Urutágua (Online)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Associação Nacional de História - Sede
Associação Nacional de História - Seção São Paulo
-
Não há
Membro do Conselho Consultivo
2020 a 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Materiais didáticos de História do projeto São Paulo faz Escola e o conceito de cidadania
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O Ensino de História nos Itinerários Formativos: desafios, práticas e análise dos saberes docentes
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Práticas do currículo paulista: o Currículo em Ação na perspectiva de professores da rede estadual de São Paulo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Como ficam o ensino e os professores de História? Efeitos da implementação da reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Direitos de Aprendizagem em História e as práticas docentes na secretaria municipal de Educação de São Paulo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A construção da história do bairro pelos alunos: uma experiência na zona Norte de São Paulo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Ensino de História local: práticas docentes e identidades discentes
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
O ensino de história local como estratégia para a formação para cidadania na educação de jovens e adultos de São Bernardo do Campo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
O Currículo avaliado e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana: um olhar para as provas semestrais da Prefeitura Municipal de São Paulo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
-
Saberes, Memórias e Práticas Docentes: as aulas de História no contexto do Currículo São Paulo Faz Escola (2008-2018)
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
-
Do vivido ao prescrito: a influência freireana nos currículos paulistanos de História (1989-2016)
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2016
Dissertação de mestrado concluídas
-
A prova semestral e a Lei 10639/03: um olhar para o currículo avaliado da prefeitura de São Paulo
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Saberes e Práticas Docentes: Professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018)
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Cabeça pensa onde pé pisa: O Currículo Paulista de história em sua materialidade e aplicação
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Educação patrimonial e Ensino de História: a construção de narrativas identitárias presentes no Museu Municipal João Batista Conti e as representações sobre os negros
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Entre prescrições e lições: as perspectivas da série Apontamentos para o ensino de História no estado de São Paulo (1986-1993)
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Respeito é bom! E eu ensino. Direitos Humanos em aulas de História
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A História da África e dos Afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/03 e os saberes docentes
ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora do Curso de Licenciatura em História
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Nove de Julho
-
Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs)
O projeto é uma parceria entre a Uninove e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo que prevê um diálogo entre alunos das duas instituições para discussão dos conteúdos das disciplinas envolvidas.
2012 a 2013
-
A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória
A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressam, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto, então, é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista quantitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se fecha com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.
Autores: Elaine Lourenco, Saverio Lavorato Junior, José Lucio da Silva Menezes
2009 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp
O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.
Autores: Elaine Lourenco
2020 a 2022
-
Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência - Subprojeto História Unifesp
O objetivo do projeto é incentivar os estudantes do curso de História a seguir na carreira docente. O projeto é desenvolvido com 3 escolas de Guarulhos, duas estaduais e uma federal, e tem como meta integrar alunos e professores dos dois segmentos, Ensino Médio e Universidade, dialogando e propondo soluções relativas ao Ensino de História.
Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves
Desde 2022
-
Programa de bolsas institucionais de iniciação à docência - PIBID Unifesp
Programa de iniciação à docência que inclui a universidade e a escola, realizando um diálogo entre docentes e discentes de ambas as instituições, com apoio de bolsas CAPES. O Subprojeto Pibid História Unifesp foi desenvolvido sob minha coordenação, junto com docentes supervisores Fernando Ferro Brandão, João Victor Caetano Alves e William Meireles de Souza. Contou com a atuação de 32 discentes, ao longo do projeto, em reuniões semanais de reflexão, na Unifesp, e atuação junto aos docentes e discentes das escolas estaduais Professora Alice Chuery e Professor Antônio Viana de Souza e Instituto Federal de São Paulo.
Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves
2018 a 2020
-
Grupo de Trabalho Projeto EducaSP
Grupo de trabalho formado por docentes da Unifesp para celebrar convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo visando à oferta de cursos para estudantes do Ensino Médio da rede
Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, ALVES, João Victor Caetano
Desde 2019
-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Subprojeto História
Autores: Elaine Lourenco
Desde 2020
-
JUVENTUDE SEM MÁSCARA. O impacto do isolamento social da COVID-19 na vida dos jovens nas periferias de São Paulo e de Guarulhos
Autores: Elaine Lourenco
2020 a 2021
-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
O Subprojeto Pibid História Unifesp tem como objetivo favorecer a formação inicial docente na Licenciatura História por meio da aproximação com as escolas públicas de Guarulhos. Para tal, realiza reuniões semanais com discentes da universidade, a coordenação do Subprojeto e os professores supervisores das três escolas participantes. Além disso, os discentes da universidade participam de atividades semanais, com os professores supervisores, nas escolas, em diálogos e interações no campo do Ensino de História.
Autores: Elaine Lourenco, Andrea Slemian
2018 a 2019
-
A escola pública em São Paulo: cotidianos e práticas
A escola pública paulista é composta de uma vigorosa rede estadual, que é a maior do país e é complementada, na capital do estado, pela rede municipal paulistana. Estes dois modelos convivem simultaneamente e expressam diferentes culturas escolares advindas de suas regulamentações, de suas práticas, da atuação de seus agentes. O objetivo deste projeto é analisar o cotidiano da escola pública paulista, em ambos os recortes (estadual e municipal), a partir do conceito de cultura escolar, com ênfase no período que se inicia com a redemocratização em meados dos anos 1980 e prossegue até os dias atuais. Inserem-se neste projeto as práticas docentes, a análise de materiais e metodologias de ensino, dos currículos - tanto na fase de construção quanto na de desenvolvimento e aplicação ? e tudo mais que se vincule ao Ensino de História. Em síntese, a reflexão se centra na História ensinada nas escolas públicas paulistas, com ênfase especial nas práticas dos docentes da área. A História Oral, como metodologia de pesquisa, constitui um ponto de apoio importante para os estudos e reflexões do projeto.
Autores: Elaine Lourenco, Fernando Ferro Brandão, William Meireles de Sousa, João Victor Caetano Alves
Desde 2016
-
Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa
Trata-se de projeto de pesquisa (CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra e d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, de modo a construirmos um e) amplo painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais organizados em i) 3 polos de pesquisa localizados em São Paulo (UNIFESP), Paraná (UEPG) e Rio Grande do Norte (UFRN) e a constituição de j) acervos de livros e outras publicações.
Autores: Elaine Lourenco, Rui Leon Aenlhe Correa Junior, Diógenes Henrique de Castro, Adriana Bastos Kronenberg, Claudio Eduardo da Silva, Vitor de Paiva Zuchini, Dimas Sidnei Nuvolari Junior, Gabriela Reis Oliveira, Joice da Silva Serafim, Gabriela Passos dos Reis, Milena Simões Alves
Desde 2015
-
A Escola Pública Paulista (1971-1986): História e Memória
A escola pública paulista passou por uma grande renovação na década de 1970. Esta reformulação vincula-se a todas as mudanças ocorridas a partir do golpe civil-militar de 1964 e se expressa, nos termos da educação fundamental, na Lei 5692/71, que criou o ensino de 1º e 2º graus. A partir de então temos uma expansão desta escola, seja em número de alunos, seja em número de professores. A própria rede física se amplia com a construção de novos prédios. O objetivo deste projeto é verificar como se processaram estas mudanças do ponto de vista quantitativo, a fim de apurar a expansão e seus números, e do ponto de vista qualitativo, em relação ao cotidiano escolar. O que se busca é entender como se modificou a rede pública escolar no período escolhido (1971-1986), que se inicia com a promulgação da referida lei e se encerra com as novas reformulações promovidas pela Secretaria da Educação de São Paulo no período de abertura política.
Autores: Elaine Lourenco, Almeida Neto, Antonio Simplicio de, Paulo Eduardo Dias de Mello, João do Prado Ferraz de Carvalho, Raimundo Nonato Araújo da Rocha, Angela Ribeiro Ferreira, Francisco Firmino Sales Neto
Desde 2014
Associação Nacional de História - Sede
-
Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação
É um grupo vinculado à Associação Nacional de História - Seção São Paulo (ANPUH/SP) que pesquisa e divulga os temas relativos ao Ensino de História. O grupo realiza reuniões mensais, para os membros, e promove eventos voltados aos estudantes e professores de História com ênfase na Educação Básica. Sou a atual coordenadora, desde 2019.
Autores: Elaine Lourenco
Desde 2018
-
Grupo de Trabalho em Ensino de História e Educação
Grupo vinculado à Associação Nacional de História - Anpuh, seção São Paulo que realiza discussões mensais, eventos e pesquisas vinculados ao Ensino de História tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior
Autores: Elaine Lourenco
Desde 2011
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22