Umberto de Andrade Pinto nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: uapinto@unifesp.br


91
21
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1978), Graduação em Pedagogia e Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 / 1986), Mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa / Porto (2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo, junto ao Departamento de Educação, onde leciona e desenvolve pesquisas no Curso de Pedagogia e no Curso de Pós-Graduação em Educação. Integra dois grupos de pesquisas: GEPEPINFOR / UNIFESP e GEPEFE / FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente para a educação básica e ensino superior, pedagogia, formação de pedagogos, escola pública e coordenação pedagógica .

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

PINTO, Umberto de Andrade;PINTO, UMBERTO DE ANDRADE


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Educação

    Pedagogia e Pedagogos Escolares

    Orientação: Profª Drª Selma Garrido Pimenta

    Universidade de São Paulo

      Desde 2006

  • Mestrado em Educação Superior

    Os Cursos de Complementação Pedagógica e a Formação de Pedagogos na Cidade de São Paulo (1970 - 2000).

    Formação dos Profissionais do Ensino

    Orientação: Profª DRª Olinda Maria Noronha

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    1998 a 2000

  • Graduação em Licenciatura Em Matemática

    Universidade São Judas Tadeu

    1975 a 1978

  • Graduação em Pedagogia

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1980 a 1982

  • Produção


    2023


    • Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes (2023)

      Artigo publicado

      Autores: MOREIRA, JEFFERSON DA SILVA; Umberto de Andrade Pinto; SILVA, REBECCA MACHADO OLIVEIRA DA

      Conteúdo completo

      Fonte: Olhar de Profesor , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • A RESOLUÇÃO CNE/CPN.2/2019 E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Wallece Pereira Sant Ana; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 9 , p. 50 - Extrato QUALIS: A4

    • CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS: normativas e implicações (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Noeli Prestes Padilha Rivas; Umberto de Andrade Pinto; Cristina Cinto Araujo Pedroso; Yuna Lélis Beleza Lopes

      Conteúdo completo

      Fonte: Formação em Movimento , v. 5 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2

    • A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão de literatura (2008-2023) (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Wallece Pereira Sant Ana; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Pedagogía: cuestiones teóricas y profesionales emergentes en el contexto brasileño (2023)

      Artigo publicado

      Autores: José Leonardo Rolim de Lima SEVERO; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: PEDAGOGIA Y SABERES , v. 59 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Selma Garrido Pimenta: uma referência central nos estudos sobre a Pedagogia no Brasil (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Pedagogia, didática e escola pública , p. 85


    2022


    • PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL: CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO (2022)

      Artigo publicado

      Autores: José Leonardo Rolim de Lima SEVERO; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 38 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • · PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL: CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO (2022)

      Artigo publicado

      Autores: José Leonardo Rolim de Lima SEVERO; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO) , v. 38 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1


    2021


    • A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Jefferson da Silva Moreira

      Fonte: PESQUISEDUCA , v. 13 , p. 775 - Extrato QUALIS: A4

    • A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: José Leonardo Rolim de Lima SEVERO; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Pedagogia: teoria, formação, profissão , p. 39

    • Ciências da Educação, Pedagogia e Pedagogia Social: inter-relações epistemológicas (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Adalberto Dias de Carvalho; Isabel Maria de Carvalho Baptista; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Pedagogia: teoria, formação, profissão , p. 103


    2020


    • AÇÕES INTEGRADORAS E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POLIVALENTE: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente.

    • Educação e Poder: Pedagogias Emancipadoras e a Insurgência da Escola Democrática (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas

    • A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; José Leonardo Rolim de Lima SEVERO

      Fonte: Praxis Educativa , v. 15 , p. 1

    • O campo epistemológico e formativo da pedagogia no Brasil (2020)

      Artigo publicado

      Autores: José Leonardo Rolim de Lima SEVERO; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Revista Chilena de Pedagogia , v. 1 , p. 79 - Extrato QUALIS: B3

    • AÇÕES INTEGRADORAS E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POLIVALENTE: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 1824

    • Educação e Poder: Pedagogias Emancipadoras e a Insurgência da Escola Democrática (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas , p. 707


    2019


    • Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

      Fonte:

    • Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

      Fonte: Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes , p. 24

    • Ações integradoras e de pesquisa na formação inicial do professor polivalente: experiências inovadoras em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes , p. 155

    • Apresentação (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes

      Fonte: Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes , p. 17

    • Cursos de Pedagogia: transgressões na formação de professores polivalentes (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto; Selma Garrido Pimenta; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

      Fonte: A didática e os desafios políticos da atualidade , p. 57


    2018


    • A educação e as suas margens: a margem do professor (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: A Educação e as Suas Margens

    • O golpe de 2016 no Brasil: execração de uma Pedagogia do Oprimido nas políticas públicas da área educacional (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Celebrando Paulo Freire: 50 anos depois da Pedagogia do Oprimidoo

    • Investigação em Educação: aproximações entre o Brasil (Pedagogia) e Portugal (Ciências da Educação) (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: XIV Congresso SPCE

    • Educação, Pedagogia e Práxis Educacional (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Forum Internacional de Educação e Pedagogia Social

    • Cursos de Pedagogia: transgressões na formação de professores polivalentes (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Marineide de Oliveira Gomes; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

      Fonte: A Didática e os desafios políticos da atualidade

    • Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:

    • A Didática e a Docência em Contexto (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática: teoria e pesquisa , p. 113

    • Graduação em Pedagogia: apontamentos para um curso de bacharelado (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 163

    • Os cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; Selma Garrido Pimenta; Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 23

    • Apresentação do livro (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Magali Aparecida Silvestre

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 17


    2017


    • Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 43 , p. 15 - Extrato QUALIS: A1

    • Os cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Educação e Pesquisa , v. 43 , p. 15

    • Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:

    • Graduação em Pedagogia: apontamentos para um curso de bacharelado (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 163

    • Os cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; Vanda Moreira Machado Lima

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 23

    • Apresentação do livro (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 17


    2016


    • Formação de Professores: Revisão Conceitual e Análise de Termos (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira , p. 5935

    • Conhecimentos historicamente construídos na prática docente: os saberes instituídos pelas ciências da educação (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: XVIII ENDIPE

    • Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas da educação básica (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Coordenação Pedagógica: diferentes abordagens,múltiplas perspectivas , p. 25

    • Eu Indico (2016)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Profissão Mestre , p. 6


    2015


    • A didática e a docência em contexto (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática: teoria e pesquisa , p. 113

    • Programa Institucional de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da educação básica (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jorge Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 15

    • Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência: o que dizem dez pesquisas produzidas na região sul do Brasil (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cristina Vitorino da Rós; Janaína Gonçalves dos Santos; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática e Prática de Ensino na Relação com a Formação de Professores , p. 05976

    • Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas públicas da educação básica (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade , p. 00514

    • As relações inrterpessoais (2015)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Revista Gestão Educacional , p. 25

    • Protagonismo Docente (2015)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Revista E (SESC-SP) , p. 46


    2014


    • Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Professores em Espaços de Formação: mediações, práxis e saberes docentes.

    • Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas públicas da educação básica (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a escola, formação de professores e a sociedade , p. 00514

    • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Selma Garrido Pimenta; Cristina Cinto Araujo Pedroso

      Fonte: Por uma revolução no campo da formação de professores , p. 1639

    • Pedagogia Escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:


    2013


    • Gestão Educacional (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Isabel Melero Bello; Marcia Aparecida Jacomini; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:

    • O Papel da Escola Pública no Brasil Contemporâneo (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:

    • O papel e os desafios da educação básica no Brasil (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: O Papel da Escola Pública no Brasil Contemporâneo , p. 15

    • Apresentação do livro (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: O papel da escola pública no Brasil contemporâneo , p. 9


    2012


    • O Curso de Pedagogia no Brasil: do bacharelado à licenciatura - da licenciatura ao bacharelado (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

    • A DIDÁTICA E A DOCÊNCIA EM CONTEXTO (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

    • A didática e a docência em contexto (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 15

    • O curso de Pedagogia no Brasil: do Bacharelado à Licenciatura - da Licenciatura ao Bacharelado (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 000347

    • A docência em contexto e os impactos das políticas públicas em educação no campo da didática (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo , p. 513

    • O Curso de Pedagogia no Brasil: do bacharelado à licenciatura - da licenciatura ao bacharelado (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES , p. 000347

    • A Didática e a Docência em Contexto (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 004127


    2011


    • A Pedagogia e as Ciências da Educação no Brasil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Memorias

    • Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jorge Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Magali Aparecida Silvestre; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores , p. 45-51

    • Pedagogia Escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte:

    • O Pedagogo Escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de Complementação Pedagógica. (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. , p. 155

    • Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Celia Maria Benedicto Giglio; Clécio dos Santos Bunzen Junior; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão , p. 15


    2010


    • O papel da escola pública contemporânea (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente.


    2009


    • A concepção de pedagogo nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elisângela Lisboa Micheletti; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Coleção Licenciaturas em Debate: Ciência, Ensino e Aprendizagem , p. 41

    • Residência Pedagógica: uma nova proposta de estágio supervisionado de pedagogos (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Célia Maria Benedicto Giglio; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Novos contextos de formação, pesquisa e mediação


    2008


    • Um conceito amplo de Pedagogia (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Múltiplas Leituras , v. nº 1 , p. I sem 2008

    • Os desafios da escola pública contemporânea (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Revista FAEEBA , v. 17 , p. 89 - Extrato QUALIS: A2

    • Intercâmbio de idéias sobre a problemática das entrevistas: contribuições específicas da pedagogia (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: O Aprender e o Não-Aprender , p. 35

    • Sem limites para aprender - o educador da contemporaneidade (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Sinopses , p. 37

    • Educação, Teoria da Educação e Pedagogia (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Anais do XIV ENDIPE , p. 1


    2007


    • Pedagogia e Docência: conceituações ampliadas (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Sobre a formação de Educadores a Articulação dos Saberes na sociedade atual: O papel dos educadores e sua formação , p. 94

    • Concepção de Pedagogo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elisângela Lisboa Micheletti; Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação , p. 42

    • Formação de Docentes na Modernidade: existem soluções para velhos problemas? (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: SINOPSES - 18ºCongresso Educação Pública: Qual a qualidade que faz diferença? , p. 31


    2006


    • Escolha a Escola (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Folha de São Paulo , p. 12

    • Um Conceito Amplo de Pedagogia (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino


    2005


    • O nexo crítico entre educação e trabalho e o exercício da docência (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Resumo das Comunicações , p. 213


    2004


    • O Pedagogo Escolar e o Desenvolvimento Profissional dos Educadores (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: XII ENDIPE: Conhecimento local e Conhecimento universal , p. 1004

    • Sobre a impropriedade da expressão "Ciências da Educação" (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Política, Conhecimento e Cidadania


    2003


    • Avançando no debate sobre a formação de pedagogos escolares: a contribuição da experiência desenvolvida pelos cursos de Complementação Pedagógica (2003)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares , p. 225

    • A Pedagogia, o Curso de Pedagogia e a Identidade Profissional do Pedagogo (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Selma Garrido Pimenta

      Fonte: Anais da Semana da Educação


    2002


    • O pedagogo escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de Complementação Pedagógica (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas , p. 153

    • O pedagogo escolar: atuação e formação após a promulgação da LDB nº9394/96 (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste


    1999


    • Avaliação dos Programas de Mestrado em Clínica Médica e Cirurgia da PUC/Campinas. (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Umberto de Andrade Pinto; Newton César Balzan

      Fonte: Revista de Ciências Médicas , v. 8 , n. 2 , p. 37


    1990


    • Os Cursos de Complementação Pedagógica na Cidade de São Paulo (1990)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: I Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores'

    • Os Cursos de Complementação Pedagógica na Cidade de São Paulo (1990)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Umberto de Andrade Pinto

      Fonte: V Encontro Nacional da Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador

    Atuações

    Universidade Paulista

    • Professor Adjunto I

      1995 a 2006

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • 2002 a 2008

    Colégio Equipe

    • Orientador Educacional

      1983 a 1991

    Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti

    • Professor concursado

      1995 a 1997

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    • professor orientador

      2004 a 2004

    Aldeia SOS de São Paulo

    • professor

      1994 a 1995

    Delta Curso Universitário S/C Ltda

    • Coordenador Pedagógico

      1993 a 1994

    Universidade de Guarulhos

    • Professor

      1984 a 1994

    Associação Educacional Presidente Kennedy

    • Professor

      1992 a 1993

    Casa de Nossa Senhora da Paz - ASF

    • Professor

      1989 a 1992

    • Orientador Educacional

      1989 a 1992

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    • Professor

      1985 a 1985

    Associação Educativa Campos Salles

    • Professor

      1984 a 1988

    Escola de Ensino Supletivo PAPI

    • Professor

      1981 a 1982

    Serviço Social da Indústria - SESI (SP)

    • Professor

      1978 a 1978

    Universidade do Vale do Itajaí

    • Professor

      1989 a 1989

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Professor

      1978 a 1994

    Secretaria Municipal de Educação de São paulo

    • Professor

      1980 a 1984

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2008

    Universidade de São Paulo

    • participante em grupo de pesquisa

      participante grupo de pesquisa

      Desde 2001

    Communicare (São Paulo)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2010

    Revista Brasileira de Formação de Professores

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2009

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Desde 2016

    Universidade Católica Portuguesa - Porto

    • Pós-doutoramento

      Pós-doutoramento

      Desde 2018

    Revista Educ Ativa

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2016

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Michael Dias de Jesus

      ?PEDAGOGIZAÇÃO? CAROLINISTA ANTIRRACISTA: APLICAÇÃO DA VIDA E OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM CONJUNTO COM A LEI 10.639/03 NA ESCOLA PÚBLICA

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Mariana Silva Lima

      Formação docente permanente na primeira etapa da Educação Infantil pública brasileira.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Edmila Silva de Oliveira

      A Formação Pedagógica nas Licenciaturas

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Wallace Pereira Sant"Ana

      Formação do Pedagogo nos IFECT

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Ramon Rodrigues de Araujo

      TEMÁTICA INDÍGENA EM SALA DE AULA E A LEI 11.645/08: DESAFIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    Tese de doutorado concluídas

    • Jefferson da Silva Moreira

      SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES AO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO DA PEDAGOGIA: IMPLICAÇÕES NA PRÁXIS EDUCATIVA.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Renata Nassralla Kassis

      A formação docente nas instituições de ensino superior privadas: tensões enfrentadas por professores e alunos nos cursos de Pedagogia

      Doutorado em Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Michael de Oliveira Lemos

      A ausência de pedagogos (as) na coordenação pedagógica de Escolas Púbicas Estaduais de São Paulo: Possibilidades e desafios

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Michael Dias de Jesus

      Práticas pedagógicas antirracistas e seus desdobramentos: vida e obra de Carolina Maria de Jesus como inspiração para aplicação da Lei 10.639/03

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Márcia Cristina Giupatto

      A PRESENÇA DO TERCEIRO SETOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: um estudo em duas escolas municipais da grande São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Bruno Tadeu de Oliveira Santos

      Pedagogas e Pedagogos atuantes em instituições de privação de liberdade: formação inicial, limites, desafios e possibilidades

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Carolina Cristina dos Santos

      EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar

      Mestrado em educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2019

    • Silmara Cardoso de Lima Silva

      FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: CONCEPÇÕES EM CURSO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

      Mestrado em educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2019

    • Adelina Braga Matsuda

      A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE NA REDE ESTADUAL PAULISTA: As relações entre o professor coordenador do Núcleo Pedagógico, o professor coordenador e o professor

      Mestrado em educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2018

    • Caroline Terrazaz

      A Educação Permanente e as Ações na Atenção Primária à Saúde

      Mestrado em Educação e Saúde

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2017

    • Natália do Carmo Reis

      As Relações Étnico-Raciais na Formação Inicial de Pedagogos

      Mestrado em educação

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2017

    • Adriana Cristina Muricy Correale

      Formação docente continuada centrada na escola: um estudo na rede municipal de ensino de São Paulo

      Mestrado em Educação e Saúde

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2016

    • Renata Nassralla Kassis

      A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de Pedagogia em instituições de ensino superior privadas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Janaína Gonçalves dos Santos

      Psicopedagogia e as práticas inovadoras de algumas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental

      Mestrado em Educação e Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2015

    • Ana Cláudia de Amorim Maciel

      Formação Continuada de Professores e Relações Étnico-Raciais

      Mestrado em Educação e Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

      Concluído em 2014

    Gestão

    Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti

    • Assistente de direção concursado

      Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti

        Desde 1997

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenação da Residência Pedagógica - Gestão Educacional

      Campus Guarulhos

        Desde 2024

    Pesquisa

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Universidade Federal de São Paulo

    • Os professores iniciantes nas escolas de educação básica: os desafios da profissão docente na interface com a formação inicial

      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções de professores iniciantes oriundos das licenciaturas sobre a sua formação acadêmica inicial na interface com suas práticas pedagógicas. Para tanto, serão contatados por e-mail egressos dos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela Unifesp a fim de formar um banco de dados com informações sobre os professores iniciantes e suas impressões sobre sua formação. Os instrumentos de pesquisa a serem empregados são: questionários e entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A participação dos indivíduos na pesquisa seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Ética da Unifesp e demais instâncias responsáveis. Os principais aportes teóricos têm como base os trabalhos de Apple (1991), Contreras (2012), Nóvoa (2013), Oliveira (2004) e silva Jr. (2015). espera-se, com esta pesquisa, obter subsídios que auxiliem a compreender e a pensar no papel da universidade na formação de professores da educação básica..

      Desde 2022

    • Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Trata-se de Projeto de Desenvolvimento Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional ? Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (15) .

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia R.B.Serrão, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Jorge Barcellos da Silva, Isabel Melero Bello, João do Prado Ferraz de Carvalho, Itale Luciane Cericato, Andressa Baldini da Silva

      2014 a 2017

    • Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID

      A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID.

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia Maria Benedicto Giglio

      2013 a 2017

    • Racismo e Educação: a Lei nº 10.639/2003 na rede pública do estado de São Paulo

      A importancia do projeto racismo e educação está na possibilidade de perceber como as crianças negras e brancas apreende a história da África e dos afro-brasileiros. A principal hipotese é a que o racismo emperra a aplicabilidade da lei e aprendizagem de seus conteúdos..

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Magali Aparecida Silvestre, Jorge Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho

      2011 a 2013

    • Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores. Coordenador Geral: Célia Maria Benedicto Giglio Coordenador Adjunto: Maria Angélica Pedra Minhoto.

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Magali Aparecida Silvestre, Teresinha Bernardo, Umberto de Andrade Pinto, Antonio Carlos Pinheiro, Célia Maria Benedicto Giglio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Revah, Regina Candida Ellero Gualtieri, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Marcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Verilda Speridião Kluth, Lucila Pesce, Godoy, A.P.

      2010 a 2012

    • Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

      O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional..

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia Maria Benedicto Giglio, Marineide de Oliveira Gomes, Regina Candida Ellero Gualtieri, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna

      Desde 2010

    Universidade de São Paulo

    • A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental: análise do projeto pedagógico de cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do estado de São paulo

      2014 a 2017

    • A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo

      A questão central da pesquisa é a formação de professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Seu foco de análise é a formação do Pedagogo para atuar como docente no contexto escolar. Parte de resultados de pesquisas (LEITE & LIMA, 2010; GATTI & NUNES, 2009; GATTI & BARRETO, 2009; LIBÂNEO, 2010) que indicam fragilidades dos cursos de Pedagogia (licenciatura), organizados em função das Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 (BRASIL, 2006). Tais cursos têm, na atualidade, um duplo e complexo desafio: atender, por um lado, ao perfil formativo determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais DCN - e, por outro, às próprias demandas da sociedade contemporânea. Diante desses desafios, os currículos dos cursos de Pedagogia têm sido reorganizados, de maneira mais intensa a partir de 2006, visando atender às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Entretanto, é salutar considerar que tal esforço não tem garantido a ampliação da qualidade da formação do professor no país. Ao contrário, os estudos atuais têm evidenciado que essa se apresenta muito comprometida, principalmente em relação à docência. Os conhecimentos relacionados à docência (formação profissional específica) disputam lugar no âmbito do currículo dos cursos de Pedagogia com outros blocos de conhecimentos por meio dos quais se pretende supostamente garantir também a formação do Pedagogo generalista, ou seja, daquele que poderá atuar como professor, gestor e pesquisador e nas outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos, como por exemplo, nos contextos não-escolares. Tal processo tem comprometido significativamente a qualidade da formação dos professores e, consequentemente, da educação básica no país, especialmente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Qual a contribuição que o exercício da docência dos professores formados em pedagogia, com as precariedades apontadas nos estudos referidos, poderá trazer.

      Autores: Umberto de Andrade Pinto, Selma Garrido Pimenta

      2011 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    Universidade Católica Portuguesa - Porto

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22