Umberto de Andrade Pinto
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: uapinto@unifesp.br
Resumo
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1978), Graduação em Pedagogia e Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 / 1986), Mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa / Porto (2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo, junto ao Departamento de Educação, onde leciona e desenvolve pesquisas no Curso de Pedagogia e no Curso de Pós-Graduação em Educação. Integra dois grupos de pesquisas: GEPEPINFOR / UNIFESP e GEPEFE / FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente para a educação básica e ensino superior, pedagogia, formação de pedagogos, escola pública e coordenação pedagógica .
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PINTO, Umberto de Andrade;PINTO, UMBERTO DE ANDRADE
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Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação
Pedagogia e Pedagogos Escolares
Orientação: Profª Drª Selma Garrido Pimenta
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação Superior
Os Cursos de Complementação Pedagógica e a Formação de Pedagogos na Cidade de São Paulo (1970 - 2000).
Formação dos Profissionais do Ensino
Orientação: Profª DRª Olinda Maria Noronha
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
1998 a 2000
Graduação em Licenciatura Em Matemática
Universidade São Judas Tadeu
1975 a 1978
Graduação em Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1980 a 1982
Produção
2023
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Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes (2023)
Artigo publicado
Autores: MOREIRA, JEFFERSON DA SILVA; Umberto de Andrade Pinto; SILVA, REBECCA MACHADO OLIVEIRA DA
Fonte: Olhar de Profesor , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
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CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS: normativas e implicações (2023)
Artigo publicado
Autores: Noeli Prestes Padilha Rivas; Umberto de Andrade Pinto; Cristina Cinto Araujo Pedroso; Yuna Lélis Beleza Lopes
Fonte: Formação em Movimento , v. 5 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2
-
A prática profissional de Pedagogos/as TAEs na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão de literatura (2008-2023) (2023)
Artigo publicado
Autores: Wallece Pereira Sant Ana; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
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2022
2021
2020
-
AÇÕES INTEGRADORAS E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POLIVALENTE: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente.
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AÇÕES INTEGRADORAS E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POLIVALENTE: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 1824
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2019
-
Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes (2019)
Livro publicado ou organizado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati
Fonte:
-
Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati
Fonte: Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes , p. 24
-
Ações integradoras e de pesquisa na formação inicial do professor polivalente: experiências inovadoras em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Cursos de Pedagogia - Inovações na formação de professores polivalentes , p. 155
-
Apresentação (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes
Fonte: Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes , p. 17
-
Cursos de Pedagogia: transgressões na formação de professores polivalentes (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto; Selma Garrido Pimenta; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati
Fonte: A didática e os desafios políticos da atualidade , p. 57
2018
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-
-
Cursos de Pedagogia: transgressões na formação de professores polivalentes (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Marineide de Oliveira Gomes; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati
Fonte: A Didática e os desafios políticos da atualidade
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Os cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; Selma Garrido Pimenta; Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes
Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 23
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2017
-
Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2017)
Artigo publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; José Cerchi Fusari; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 43 , p. 15 - Extrato QUALIS: A1
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-
Os cursos de Licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Cinto Araujo Pedroso; Isaneide Domingues; José Cerchi Fusari; Marineide de Oliveira Gomes; Selma Garrido Pimenta; Umberto de Andrade Pinto; Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; Vanda Moreira Machado Lima
Fonte: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais , p. 23
-
2016
2015
-
-
Programa Institucional de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da educação básica (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 15
-
Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência: o que dizem dez pesquisas produzidas na região sul do Brasil (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cristina Vitorino da Rós; Janaína Gonçalves dos Santos; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Didática e Prática de Ensino na Relação com a Formação de Professores , p. 05976
-
Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas públicas da educação básica (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade , p. 00514
-
-
2014
-
Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Professores em Espaços de Formação: mediações, práxis e saberes docentes.
-
Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas públicas da educação básica (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a escola, formação de professores e a sociedade , p. 00514
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Umberto de Andrade Pinto; Selma Garrido Pimenta; Cristina Cinto Araujo Pedroso
Fonte: Por uma revolução no campo da formação de professores , p. 1639
-
2013
2012
2011
-
-
Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Magali Aparecida Silvestre; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores , p. 45-51
-
-
-
Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos (2011)
Capítulo de livro publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Celia Maria Benedicto Giglio; Clécio dos Santos Bunzen Junior; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão , p. 15
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
1999
1990
Atuações
Universidade Paulista
-
Professor Adjunto I
1995 a 2006
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
2002 a 2008
Colégio Equipe
-
Orientador Educacional
1983 a 1991
Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti
-
Professor concursado
1995 a 1997
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP
-
professor orientador
2004 a 2004
Aldeia SOS de São Paulo
-
professor
1994 a 1995
Delta Curso Universitário S/C Ltda
-
Coordenador Pedagógico
1993 a 1994
Universidade de Guarulhos
-
Professor
1984 a 1994
Associação Educacional Presidente Kennedy
-
Professor
1992 a 1993
Casa de Nossa Senhora da Paz - ASF
-
Professor
1989 a 1992
-
Orientador Educacional
1989 a 1992
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
-
Professor
1985 a 1985
Associação Educativa Campos Salles
-
Professor
1984 a 1988
Escola de Ensino Supletivo PAPI
-
Professor
1981 a 1982
Serviço Social da Indústria - SESI (SP)
-
Professor
1978 a 1978
Universidade do Vale do Itajaí
-
Professor
1989 a 1989
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
Professor
1978 a 1994
Secretaria Municipal de Educação de São paulo
-
Professor
1980 a 1984
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2008
Universidade de São Paulo
-
participante em grupo de pesquisa
participante grupo de pesquisa
Desde 2001
Communicare (São Paulo)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Revista Brasileira de Formação de Professores
-
Membro de corpo editorial
Desde 2009
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
Desde 2016
Universidade Católica Portuguesa - Porto
-
Pós-doutoramento
Pós-doutoramento
Desde 2018
Revista Educ Ativa
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
-
Membro de comitê assessor
Desde 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
?PEDAGOGIZAÇÃO? CAROLINISTA ANTIRRACISTA: APLICAÇÃO DA VIDA E OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM CONJUNTO COM A LEI 10.639/03 NA ESCOLA PÚBLICA
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Formação docente permanente na primeira etapa da Educação Infantil pública brasileira.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
A Formação Pedagógica nas Licenciaturas
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Formação do Pedagogo nos IFECT
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado em andamento
-
TEMÁTICA INDÍGENA EM SALA DE AULA E A LEI 11.645/08: DESAFIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Tese de doutorado concluídas
-
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES AO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO DA PEDAGOGIA: IMPLICAÇÕES NA PRÁXIS EDUCATIVA.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A formação docente nas instituições de ensino superior privadas: tensões enfrentadas por professores e alunos nos cursos de Pedagogia
Doutorado em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
A ausência de pedagogos (as) na coordenação pedagógica de Escolas Púbicas Estaduais de São Paulo: Possibilidades e desafios
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Práticas pedagógicas antirracistas e seus desdobramentos: vida e obra de Carolina Maria de Jesus como inspiração para aplicação da Lei 10.639/03
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A PRESENÇA DO TERCEIRO SETOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: um estudo em duas escolas municipais da grande São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Bruno Tadeu de Oliveira Santos
Pedagogas e Pedagogos atuantes em instituições de privação de liberdade: formação inicial, limites, desafios e possibilidades
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: análise das experiências pedagógicas na área de educação física escolar
Mestrado em educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: CONCEPÇÕES EM CURSO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Mestrado em educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE NA REDE ESTADUAL PAULISTA: As relações entre o professor coordenador do Núcleo Pedagógico, o professor coordenador e o professor
Mestrado em educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2018
-
A Educação Permanente e as Ações na Atenção Primária à Saúde
Mestrado em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
As Relações Étnico-Raciais na Formação Inicial de Pedagogos
Mestrado em educação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Adriana Cristina Muricy Correale
Formação docente continuada centrada na escola: um estudo na rede municipal de ensino de São Paulo
Mestrado em Educação e Saúde
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de Pedagogia em instituições de ensino superior privadas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Psicopedagogia e as práticas inovadoras de algumas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Mestrado em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2015
-
Formação Continuada de Professores e Relações Étnico-Raciais
Mestrado em Educação e Saúde
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Concluído em 2014
Gestão
Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti
-
Assistente de direção concursado
Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenação da Residência Pedagógica - Gestão Educacional
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Federal de São Paulo
-
Os professores iniciantes nas escolas de educação básica: os desafios da profissão docente na interface com a formação inicial
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções de professores iniciantes oriundos das licenciaturas sobre a sua formação acadêmica inicial na interface com suas práticas pedagógicas. Para tanto, serão contatados por e-mail egressos dos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela Unifesp a fim de formar um banco de dados com informações sobre os professores iniciantes e suas impressões sobre sua formação. Os instrumentos de pesquisa a serem empregados são: questionários e entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A participação dos indivíduos na pesquisa seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Ética da Unifesp e demais instâncias responsáveis. Os principais aportes teóricos têm como base os trabalhos de Apple (1991), Contreras (2012), Nóvoa (2013), Oliveira (2004) e silva Jr. (2015). espera-se, com esta pesquisa, obter subsídios que auxiliem a compreender e a pensar no papel da universidade na formação de professores da educação básica..
Desde 2022
-
Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Trata-se de Projeto de Desenvolvimento Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional ? Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (15) .
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia R.B.Serrão, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Jorge Barcellos da Silva, Isabel Melero Bello, João do Prado Ferraz de Carvalho, Itale Luciane Cericato, Andressa Baldini da Silva
2014 a 2017
-
Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID
A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID.
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia Maria Benedicto Giglio
2013 a 2017
-
Racismo e Educação: a Lei nº 10.639/2003 na rede pública do estado de São Paulo
A importancia do projeto racismo e educação está na possibilidade de perceber como as crianças negras e brancas apreende a história da África e dos afro-brasileiros. A principal hipotese é a que o racismo emperra a aplicabilidade da lei e aprendizagem de seus conteúdos..
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Magali Aparecida Silvestre, Jorge Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho
2011 a 2013
-
Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores. Coordenador Geral: Célia Maria Benedicto Giglio Coordenador Adjunto: Maria Angélica Pedra Minhoto.
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Magali Aparecida Silvestre, Teresinha Bernardo, Umberto de Andrade Pinto, Antonio Carlos Pinheiro, Célia Maria Benedicto Giglio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Revah, Regina Candida Ellero Gualtieri, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Marcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Verilda Speridião Kluth, Lucila Pesce, Godoy, A.P.
2010 a 2012
-
Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional..
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Célia Maria Benedicto Giglio, Marineide de Oliveira Gomes, Regina Candida Ellero Gualtieri, Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Marcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouveia de Oliveira Penna
Desde 2010
Universidade de São Paulo
-
A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental: análise do projeto pedagógico de cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do estado de São paulo
2014 a 2017
-
A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo
A questão central da pesquisa é a formação de professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Seu foco de análise é a formação do Pedagogo para atuar como docente no contexto escolar. Parte de resultados de pesquisas (LEITE & LIMA, 2010; GATTI & NUNES, 2009; GATTI & BARRETO, 2009; LIBÂNEO, 2010) que indicam fragilidades dos cursos de Pedagogia (licenciatura), organizados em função das Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 (BRASIL, 2006). Tais cursos têm, na atualidade, um duplo e complexo desafio: atender, por um lado, ao perfil formativo determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais DCN - e, por outro, às próprias demandas da sociedade contemporânea. Diante desses desafios, os currículos dos cursos de Pedagogia têm sido reorganizados, de maneira mais intensa a partir de 2006, visando atender às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Entretanto, é salutar considerar que tal esforço não tem garantido a ampliação da qualidade da formação do professor no país. Ao contrário, os estudos atuais têm evidenciado que essa se apresenta muito comprometida, principalmente em relação à docência. Os conhecimentos relacionados à docência (formação profissional específica) disputam lugar no âmbito do currículo dos cursos de Pedagogia com outros blocos de conhecimentos por meio dos quais se pretende supostamente garantir também a formação do Pedagogo generalista, ou seja, daquele que poderá atuar como professor, gestor e pesquisador e nas outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos, como por exemplo, nos contextos não-escolares. Tal processo tem comprometido significativamente a qualidade da formação dos professores e, consequentemente, da educação básica no país, especialmente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Qual a contribuição que o exercício da docência dos professores formados em pedagogia, com as precariedades apontadas nos estudos referidos, poderá trazer.
Autores: Umberto de Andrade Pinto, Selma Garrido Pimenta
2011 a 2013
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22