Alexandre Pianelli Godoy
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: alexandre.godoy@unifesp.br
Resumo
Possui bacharelado (1998), licenciatura plena (2001), mestrado (2000) e doutorado (2005) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor Associado IV da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Departamento de História - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos. Tem experiência na área de ensino de história, formação de professores de história, história da educação, educação patrimonial, história, ficção e leitura (teatro, cinema e imprensa), modernidade e história. Foi vice coordenador do curso de graduação em História entre 2013-2015, coordenou o curso de Licenciatura e foi vice coordenador do curso de Bacharelado em História entre 2018-2020 da UNIFESP. Foi vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - núcleo UNIFESP) entre 2022-2023. Atua na graduação do curso de História da UNIFESP como formador de professores de história e no Mestrado e no Doutorado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - Núcleo UNIFESP).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GODOY, Alexandre Pianelli;Godoy, Alexandre Pianelli
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em História
Nelson Rodrigues: O fracasso do moderno no Brasil - 1940-1950
História do Brasil
Orientação: Maria Odila Leite da Silva Dias
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em História
Imagens Veladas: a sociedade carioca entre o texto e o visor - 1952-1957
História do Brasil República
História do Brasil
Orientação: Marina Zancaner Brito Maluf
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1998 a 2000
Graduação em História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1993 a 1998
Graduação em Licenciatura Plena
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1998 a 2001
Produção
2023
2022
2021
2017
-
-
Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985) (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Helenice CIAMPI
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 263 - Extrato QUALIS: A1
-
2016
2015
2014
-
O teatro da ordem: as escolas municipais de primeiro grau na cidade de São Paulo no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy
Fonte: Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana , p. 4829
2013
2012
2011
2010
-
Em nome da ordem: as escolas municipais de ensino de primeiro grau da cidade de São Paulo no período da ditadura militar (1964-1985) (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Helenice Ciampi Ribeiro Fester; Alexandre Pianelli Godoy
Fonte: IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares: debater o currículo e seus campos , p. 148
-
Em nome da ordem: As escolas municipais de ensino de primeiro grau na cidade de São Paulo no período da ditadura militar (1964-1985) (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy
Fonte: Debater o Currículo e seus Campos. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro , p. 1449
2009
-
-
-
-
O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008 (2009)
Artigo publicado
Autores: Ciampi, Helenice; Alexandre Pianelli Godoy; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Ilíada Pires da SIlva
Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 29 , p. 361 - Extrato QUALIS: A1
2008
2007
2002
2001
2000
1998
Atuações
Faculdade de Ciências e Saúde de Guarulhos
-
CLT
2004 a 2004
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Contratado por oficina
2004 a 2004
-
Contrato temporário
2004 a 2004
-
Contrato temporário
2005 a 2005
-
Colaborador
2006 a 2009
-
Professor auxiliar Doutor
Celetista formal
2008 a 2008
-
Professor auxiliar Doutor
Celetista formal
2008 a 2008
Colégio Santa Maria (Sociedade Civil Irmãs da Santa Cruz)
-
Professor de História - Ensino Médio
Celetista formal
2001 a 2003
Pueri Domus Escola Experimental LTDA
-
Professor de Atualidades - Ensino Médio
Celetista formal
2003 a 2003
Congregação de Santa Cruz - Colégio
-
Professor de História EJA/Ensino Fundamental
Professor vistante
2005 a 2005
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto I
2009 a 2011
-
Professor Adjunto II
2011 a 2013
-
Professor Adjunto III
2013 a 2015
-
Professor Adjunto IV
2015 a 2017
-
Professor Associado I
2017 a 2019
-
Professor Associado II
2019 a 2021
-
Professor Associado III
2021 a 2023
-
Professor Associado IV
Desde 2023
Escola de 1. Grau Brás Leme S/C Ltda.
-
Professor de História - Ensino Fundamental
Celetista formal
2000 a 2000
Brazilian Cultural Studies
-
Membro de corpo editorial
2009 a 2012
Revista Hydra
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) - atual Universidade Brasil
-
Professor nível 6 (Doutor)
2006 a 2009
REVISTA DE FONTES
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Karen Lucy Ferreira dos Santos
Gênero, cultura escolar e ensino de História
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O Instituto Disciplinar de São Paulo e o ensino de História (1902-1918)
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O professor de História como um anticristo no fim dos tempos? Uma análise do discurso evangélico assembleiano sobre o ensino de História
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
As histórias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Lembranças e Lantejoulas: o documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Queridos paes, querida mamãe... Entre o público e o privado: as relações de gênero em colégios internos no Brasil a partir das cartas dos irmãos Bertaso
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A construção de uma hegemonia da memória japonesa: identidade e ensino de História em Suzano (1921-2019)
Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A criação do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas (IMEP) de São Paulo e o seu papel no processo de expansão da escola de primeiro grau no Brasil (1968-1972)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A hipótese-cinema: escola, produção audiovisual e ensino de história
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Gênero, currículo e cultura escolar: uma análise de uma escola na periferia na Zona Leste de São Paulo
Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A Bahia de Agnaldo Siri Azevedo entre sujeitos, linguagens e temporalidades: representações da cidade de Salvador no documentário "O CAPETA CARYBÉ" (1950-1996)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
O VOO DO MACUCO: Criação cultural, história e memória na região cacaueira (1976-1997)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
vice-coordenador do mestrado profissional em ensino de história -PROFHISTÓRIA
Programa de Pós-Graduação em História
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHÍSTÓRIA
-
Membro da Câmara de Graduação
Campus Guarulhos
-
Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - núcleo UNIFESP)
Campus Guarulhos
-
Coordenador do curso de Licenciatura em História e vice coordenador do curso de Bacharelado em História
Departamento de História - EFLCH - Campus Guarulhos
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Uma escola sem passado: silêncios da história e da historiografia sobre o ensino municipal paulistano (1956-2006)
Este projeto é um desdobramento de uma pesquisa mais ampla sobre a história do processo de institucionalização das escolas de ensino de primeiro grau do município de São Paulo na época da ditadura militar (1964-1985). Tratou-se de uma pesquisa interinstitucional entre PUC-SP e UNIFESP que foi realizado entre 2010 e 2012 e que resultou na coleta de cinco mil documentos digitalizados, além de manuscritos e orais, quatro relatórios semestrais de pesquisa, um artigo em uma revista acadêmica e seis textos completos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais de história, história da educação ecurrículo. Atualmente preparamos a publicação em livro da pesquisa com previsão para 2016 nos 60 anos do ensino municipal. O projeto a ser apresentado se interliga com a investigação da história do ensino municipal de São Paulo já realizada, bem como dos impressos que circularam em suas escolas no período da ditadura militar no Brasil. Porém, abre outra vertente que pode iluminar sobre a quase ausência de pesquisas sobre a história do ensino municipal: por que na história da educação da cidade de São Paulo o ensino municipal não aparece ou se mostra diluído na história da educação estadual? Seria fruto de uma ?operação historiográfica? ou de um ?esquecimento fortuito?? A rarefeita história ? ou a memória? ? do ensino municipal também pode ter contribuído para seu ocaso? Quais os perigos e armadilhas a serem enfrentados quando história e historiografia retroalimentam silêncios sobre o passado? Esta indagação me parece fundamental em um programa de pós-graduação que tem como área de concentração ?história e historiografia? e que extrapola o próprio escopo deste projeto de pesquisa, mas que considero importante para contemplar diversos objetos, metodologias e abordagens na pesquisa histórica. O projeto a ser realizado pretende contribuir apenas para uma parte do debate vinculado à história e à historiografia da educação da cidade de São Paulo no ensejo de que novos temas, temporalidades e problemáticas venham a conferir diferentes respostas à questão. A hipótese a ser discutida é: quando história e historiografia silenciam-se em relação a determinados sujeitos e práticas, deslizamos do campo da experiência histórica e de sua reflexão para o campo da memória e dos seus abusos.
Desde 2015
-
Bancos de dados históricos: estrutura, alimentação e disponibilização
Elaborar bancos de dados capazes de sistematizar milhares de informações provenientes das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Departamento de História da a EFLCH/UNIFESP e disponibilizá-las publicamente. O projeto é desenvolvido em parceria com docentes e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP.
Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Alexandre Pianelli Godoy, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Bruno G. Feitler, Marcia Eckert Miranda, André Roberto de A. Machado, Cláudia Regina Plens, Fernando Atique, Luis Antonio Coelho Ferla, Luís Filipe Silvério Lima, Giovanni Robira, Daniel Gracia dos Santos, Rodney Rick, Ângela Caroline de Araújo, Matheus Ferreira Mendonça, Vitor Kawai Sala, Arlindo Flavio da Conceição, Daniela Leal Musa, Jaime Rodrigues
2012 a 2020
-
Pesquisa e Inventário do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos
O projeto intitulado Pesquisa e Inventário do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos (PIPAG) visa compreender o processo de ocupação do município de Guarulhos, SP, através do inventário, mapeamento dos remanescentes arqueológicos e do trabalho intensivo sub-superfície de um sítio arqueológico, cuja profundidade temporal histórica perpassa os últimos 4 séculos de ocupação contínua. A partir do mapeamento da dispersão de sítios arqueológicos, além do conhecimento aprofundado de um único sítio como balizador para o conhecimento de questões relacionadas à identidade cultural e territorialidade, poderemos estabelecer diretrizes de pesquisas a serem consideradas em investigações futuras, tanto por entidades públicas quanto privadas.
Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Claudia Plens, Fernando Atique, Luis Antonio Coelho Ferla
2012 a 2015
-
História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais
O Grupo de Pesquisa é desdobramenro do Grupo de Pesquisa: "Escola Impressos e modelos pedagógicos:história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil",sediado na PUC-SP (2003-2009).Investiga questões de história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil, com ênfase em estudos sobre as escolas fundamental e média (antigas escolas primária e média) e sobre o papel do impresso destinado a professores e gestores da escola. Em sua nova configuração as pesquisas do Grupo têm se dedicado a analisar a circulação de modelos culturais, tomando os impressos e os intelectuais como meios e gentes dessa circulação. Preocupa-se, neste sentido, em decifrar e analisar a cultura docente e de outras agentes educacionais em diferentes espaços e períodos da história. No âmbito dessas temáticas, foram produzidas dissertações de mestrado e teses de doutoramento, além de capítulos de livros e artigos para periódicos especializados. As pesquisas realizadas deram também origem a trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de conferências em cursos de pós-graduação e em seminários. O desenvolvimento das pesquisas tem sido apoiado por bolsas de mestrado e doutorado da CAPES e do CNPq, além de fianciamento de projetos da FAPESP. A circulação dos produtos do Grupo tem garantido a interlocução com pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, produzindo vínculos com as mesmas e outros grupos de pesquisa. Esses vínculos têm sido alimentados por iniciativas de intercâmbio institucional como convênios de pesquisa - projeto MANES - seminários de pesquisa, mesas coordenadas em congressos, entre outros. Entre os pesquisadores estrangeiros, destaca-se a colaboração de Rogério Fernandes, Joaquim Antônio Pintassilgo, Maria João Mogarro e Gabriela Ossenbach Sauter.
Desde 2009
-
Escola, patrimônio industrial e educação patrimonial no município de Guarulhos-SP - Formação Continuada de Profissionais da educação básica
Este projeto tem como objetivos centrais a construção de um Inventário do Patrimônio Histórico Material Industrial do Município de Guarulhos-SP, edificado entre 1915 e 1970, bem como, a partir desse inventário, a elaboração de um Guia com Propostas de Estudos do Meio, focado em Educação Patrimonial e endereçado aos professores e alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. O guia será construído em conjunto com os docentes das redes públicas durante curso de extensão oferecido pelos docentes vinculados ao projeto.
Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Célia Maria Benedicto Giglio, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, João do Padro Ferraz de Carvalho, Cleber Santos Vieira
2011 a 2012
-
Prodocência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.
Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Henrique Parra, Claudia Plens, Élio Assis, Fernando Atique, Glaydson José da Silva, Isaque Kobayashi, Jaime Rodrigues, Luigi Biondi, Patricia Santos Schermann, Rita de Cássia de Souza Vieira Benevides, Wilma Peres Costa
2011 a 2012
Atualização Lattes em 2024-01
Processado em 2024-07-22