Alexandre Pianelli Godoy nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: alexandre.godoy@unifesp.br


39
12
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui bacharelado (1998), licenciatura plena (2001), mestrado (2000) e doutorado (2005) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor Associado IV da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Departamento de História - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos. Tem experiência na área de ensino de história, formação de professores de história, história da educação, educação patrimonial, história, ficção e leitura (teatro, cinema e imprensa), modernidade e história. Foi vice coordenador do curso de graduação em História entre 2013-2015, coordenou o curso de Licenciatura e foi vice coordenador do curso de Bacharelado em História entre 2018-2020 da UNIFESP. Foi vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - núcleo UNIFESP) entre 2022-2023. Atua na graduação do curso de História da UNIFESP como formador de professores de história e no Mestrado e no Doutorado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - Núcleo UNIFESP).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GODOY, Alexandre Pianelli;Godoy, Alexandre Pianelli


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em História

    Nelson Rodrigues: O fracasso do moderno no Brasil - 1940-1950

    História do Brasil

    Orientação: Maria Odila Leite da Silva Dias

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2005

  • Mestrado em História

    Imagens Veladas: a sociedade carioca entre o texto e o visor - 1952-1957

    História do Brasil República

    História do Brasil

    Orientação: Marina Zancaner Brito Maluf

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1998 a 2000

  • Graduação em História

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1993 a 1998

  • Graduação em Licenciatura Plena

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1998 a 2001

  • Produção


    2023


    • Carta aos Remidos (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Cartas do Ensino de História , p. 21


    2022


    • Edição, Prescrição e Leituras na História da Formação de Professores (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 41 , p. 01 - Extrato QUALIS: A1


    2021


    • Fontes para a História da Educação: pesquisa, formação e ensino (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: REVISTA DE FONTES , v. 08 , p. 01 - Extrato QUALIS: B1

    • Professores de História nos 130 anos da República no Brasil: historiografia, história da educação e o ensino de história (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Política e historiografia em tempos de crise , p. 185

    • A história da memória no ensino de história (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Ensino de história, memória e linguagens , p. 9

    • Ensino de História: currículos em disputa (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Elaine Lourenço; João do Padro Ferraz de Carvalho

      Fonte:


    2017


    • Arqueologia da memória da região (território) de Guarulhos (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Cláudia Regina Plens

      Fonte: Objetos, paisagens e patrimônio: arqueologia do colonialismo e as pessoas de Guarulhos , p. 49

    • Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985) (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Helenice CIAMPI

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 263 - Extrato QUALIS: A1

    • Imagens veladas: relações de gênero, imprensa e visualidade no Rio de Janeiro dos anos 1950 (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte:


    2016


    • Sob as ordens do tenente: da memória para a história do ensino municipal de São Paulo (1967-1992) (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Ciampi, Helenice

      Fonte: Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação , p. 01

    • Sob as ordens do tenente: da memória para a história do ensino municipal de São Paulo (1967-1992) (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Helenice CIAMPI

      Fonte: Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação , p. 120

    • A professora arquivista (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ciampi, Helenice; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: História: por quê e para quem? , p. 01

    • Arqueologia da memória da região (território) de Guarulhos (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Claudia Plens

      Fonte: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , v. 26 , p. 27 - Extrato QUALIS: A2


    2015


    • Para além da sala de aula: professores na construcao do espaço e do currículo escolar no ensino municipal paulistano durante o regime militar (1969-1979) (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Matrizes Interpretativas e Internacionalização , p. 1

    • Para além da sala de aula: professores na construcao do espaço e do currículo escolar no ensino municipal paulistano durante o regime militar (1969-1979) (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Matrizes Interpretativas e Internacionalização , p. 431


    2014


    • O teatro da ordem: as escolas municipais de primeiro grau na cidade de São Paulo no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana , p. 4829


    2013


    • A aluna e o comandante: memória e política do ensino municipal paulistano na época da ditadura militar (1964-1985) (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: XVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social , p. 01

    • O modelo escolar paulistano na revista Escola Municipal (1968-1985) (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: História da Educação (UFPel) , v. 17 , p. 101 - Extrato QUALIS: A1

    • Em nome da ordem: as escolas municipais de primeiro grau na cidade de São Paulo no período ditadura militar (1964-1985) (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy; Ciampi, Helenice

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 01

    • A aluna e o comandante: memória e política do ensino municipal paulistano na época da ditadura militar (1964-1985) (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: XVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento e diálogo social , p. 768


    2012


    • Nelson Rodrigues: o fracasso do moderno no Brasil (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte:


    2011


    • "Re-vistando" a escola e o ensino municipal de São Paulo na ditadura militar (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História , p. 01


    2010


    • Em nome da ordem: as escolas municipais de ensino de primeiro grau da cidade de São Paulo no período da ditadura militar (1964-1985) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Helenice Ciampi Ribeiro Fester; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares: debater o currículo e seus campos , p. 148

    • Em nome da ordem: As escolas municipais de ensino de primeiro grau na cidade de São Paulo no período da ditadura militar (1964-1985) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Helenice CIAMPI; Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Debater o Currículo e seus Campos. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro , p. 1449


    2009


    • Tragédias de ontem e hoje: teoria e metodologia para o uso da linguagem teatral na pesquisa histórica (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Polifonia literária em perspectiva , p. 15

    • Laboratório de Práticas de Ensino e Pesquisa Histórica: um projeto integrado e interdisciplinar de formação de professores de história (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: História e Ética , p. 39

    • Laboratório de Práticas de Ensino e Pesquisa Histórica: um projeto integrado e interdisciplinar de formação de professores de história (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Anais do ... Simpósio Nacional de História , p. 1

    • O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008 (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Ciampi, Helenice; Alexandre Pianelli Godoy; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Ilíada Pires da SIlva

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 29 , p. 361 - Extrato QUALIS: A1


    2008


    • Ver para crer: Na Última Hora (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Histórica (São Paulo. Online) , v. 1 , p. 01

    • O futebol no Brasil como sinônimo de êxito nacional? As representações literárias da nação na obra de Nelson Rodrigues dos anos 1950 (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: PROJETO HISTÓRIA (PUCSP) , v. 1 , p. 269 - Extrato QUALIS: A1

    • O jogo do tempo: o teatro na formação dos professores de história (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Poder, violência e exclusão , p. 1

    • O jogo do tempo: o teatro na formação dos professores de história (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Poder, violência e exclusão , p. 105


    2007


    • Os fios do vestido: uma leitura historista do teatro de Nelson Rodrigues (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Kalíope (PUCSP) , v. 05 , p. 09 - Extrato QUALIS: C

    • O estágio supervisionado em história como pesquisa: desafios de sua implantação no contexto da expansão do ensino superior privado (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos , p. 322


    2002


    • Repensando a história ensinada na PUC-SP (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Locus (UFJF) , v. 8 , p. 139 - Extrato QUALIS: B2

    • Teatro da Urbe: Nelson Rodrigues ou a ascensão das metrópoles de massa (Rio de Janeiro -1953-1960) (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Poderes e representações , p. 147


    2001


    • Repensando a história ensinada na PUC-SP (2001)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: PUCviva Revista , p. 37


    2000


    • Imagens Veladas: a sociedade carioca entre o texto e o visor 1952-1957 (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: História no ano 2000: perspectivas , p. 153


    1998


    • Sussurros do prazer no cotidiano carioca - 1952-1962 (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy

      Fonte: Sujeito na história: práticas e representações , p. 110

    Atuações

    Faculdade de Ciências e Saúde de Guarulhos

    • CLT

      2004 a 2004

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Contratado por oficina

      2004 a 2004

    • Contrato temporário

      2004 a 2004

    • Contrato temporário

      2005 a 2005

    • Colaborador

      2006 a 2009

    • Professor auxiliar Doutor

      Celetista formal

      2008 a 2008

    • Professor auxiliar Doutor

      Celetista formal

      2008 a 2008

    Colégio Santa Maria (Sociedade Civil Irmãs da Santa Cruz)

    • Professor de História - Ensino Médio

      Celetista formal

      2001 a 2003

    Pueri Domus Escola Experimental LTDA

    • Professor de Atualidades - Ensino Médio

      Celetista formal

      2003 a 2003

    Congregação de Santa Cruz - Colégio

    • Professor de História EJA/Ensino Fundamental

      Professor vistante

      2005 a 2005

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto I

      2009 a 2011

    • Professor Adjunto II

      2011 a 2013

    • Professor Adjunto III

      2013 a 2015

    • Professor Adjunto IV

      2015 a 2017

    • Professor Associado I

      2017 a 2019

    • Professor Associado II

      2019 a 2021

    • Professor Associado III

      2021 a 2023

    • Professor Associado IV

      Desde 2023

    Escola de 1. Grau Brás Leme S/C Ltda.

    • Professor de História - Ensino Fundamental

      Celetista formal

      2000 a 2000

    Brazilian Cultural Studies

    • Membro de corpo editorial

      2009 a 2012

    Revista Hydra

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) - atual Universidade Brasil

    • Professor nível 6 (Doutor)

      2006 a 2009

    REVISTA DE FONTES

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Karen Lucy Ferreira dos Santos

      Gênero, cultura escolar e ensino de História

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Fernanda Matos Bernardo

      O Instituto Disciplinar de São Paulo e o ensino de História (1902-1918)

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • André Santana Santos

      O professor de História como um anticristo no fim dos tempos? Uma análise do discurso evangélico assembleiano sobre o ensino de História

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Renata Rodrigues de Araujo

      As histórias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Andrei Chirilã

      Lembranças e Lantejoulas: o documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009)

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Paula Marisa Simon

      Queridos paes, querida mamãe... Entre o público e o privado: as relações de gênero em colégios internos no Brasil a partir das cartas dos irmãos Bertaso

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Douglas Nascimento dos Santos

      A construção de uma hegemonia da memória japonesa: identidade e ensino de História em Suzano (1921-2019)

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Thaís Mendes Geraldini

      A criação do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas (IMEP) de São Paulo e o seu papel no processo de expansão da escola de primeiro grau no Brasil (1968-1972)

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Jonas Tadeu Amaral Pinto

      A hipótese-cinema: escola, produção audiovisual e ensino de história

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marina Oliveira de Almeida

      Gênero, currículo e cultura escolar: uma análise de uma escola na periferia na Zona Leste de São Paulo

      Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIStÓRIA)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Edevard Pinto França Junior

      A Bahia de Agnaldo Siri Azevedo entre sujeitos, linguagens e temporalidades: representações da cidade de Salvador no documentário "O CAPETA CARYBÉ" (1950-1996)

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Alexandre Magno Rusciolelli

      O VOO DO MACUCO: Criação cultural, história e memória na região cacaueira (1976-1997)

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • vice-coordenador do mestrado profissional em ensino de história -PROFHISTÓRIA

      Programa de Pós-Graduação em História

      Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHÍSTÓRIA

        Desde 2020

    • Membro da Câmara de Graduação

      Campus Guarulhos

        Desde 2020

    • Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA - núcleo UNIFESP)

      Campus Guarulhos

        Desde 2023

    • Coordenador do curso de Licenciatura em História e vice coordenador do curso de Bacharelado em História

      Departamento de História - EFLCH - Campus Guarulhos

        Desde 2020

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • Uma escola sem passado: silêncios da história e da historiografia sobre o ensino municipal paulistano (1956-2006)

      Este projeto é um desdobramento de uma pesquisa mais ampla sobre a história do processo de institucionalização das escolas de ensino de primeiro grau do município de São Paulo na época da ditadura militar (1964-1985). Tratou-se de uma pesquisa interinstitucional entre PUC-SP e UNIFESP que foi realizado entre 2010 e 2012 e que resultou na coleta de cinco mil documentos digitalizados, além de manuscritos e orais, quatro relatórios semestrais de pesquisa, um artigo em uma revista acadêmica e seis textos completos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais de história, história da educação ecurrículo. Atualmente preparamos a publicação em livro da pesquisa com previsão para 2016 nos 60 anos do ensino municipal. O projeto a ser apresentado se interliga com a investigação da história do ensino municipal de São Paulo já realizada, bem como dos impressos que circularam em suas escolas no período da ditadura militar no Brasil. Porém, abre outra vertente que pode iluminar sobre a quase ausência de pesquisas sobre a história do ensino municipal: por que na história da educação da cidade de São Paulo o ensino municipal não aparece ou se mostra diluído na história da educação estadual? Seria fruto de uma ?operação historiográfica? ou de um ?esquecimento fortuito?? A rarefeita história ? ou a memória? ? do ensino municipal também pode ter contribuído para seu ocaso? Quais os perigos e armadilhas a serem enfrentados quando história e historiografia retroalimentam silêncios sobre o passado? Esta indagação me parece fundamental em um programa de pós-graduação que tem como área de concentração ?história e historiografia? e que extrapola o próprio escopo deste projeto de pesquisa, mas que considero importante para contemplar diversos objetos, metodologias e abordagens na pesquisa histórica. O projeto a ser realizado pretende contribuir apenas para uma parte do debate vinculado à história e à historiografia da educação da cidade de São Paulo no ensejo de que novos temas, temporalidades e problemáticas venham a conferir diferentes respostas à questão. A hipótese a ser discutida é: quando história e historiografia silenciam-se em relação a determinados sujeitos e práticas, deslizamos do campo da experiência histórica e de sua reflexão para o campo da memória e dos seus abusos.

      Desde 2015

    • Bancos de dados históricos: estrutura, alimentação e disponibilização

      Elaborar bancos de dados capazes de sistematizar milhares de informações provenientes das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Departamento de História da a EFLCH/UNIFESP e disponibilizá-las publicamente. O projeto é desenvolvido em parceria com docentes e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP.

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Alexandre Pianelli Godoy, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Bruno G. Feitler, Marcia Eckert Miranda, André Roberto de A. Machado, Cláudia Regina Plens, Fernando Atique, Luis Antonio Coelho Ferla, Luís Filipe Silvério Lima, Giovanni Robira, Daniel Gracia dos Santos, Rodney Rick, Ângela Caroline de Araújo, Matheus Ferreira Mendonça, Vitor Kawai Sala, Arlindo Flavio da Conceição, Daniela Leal Musa, Jaime Rodrigues

      2012 a 2020

    • Pesquisa e Inventário do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos

      O projeto intitulado Pesquisa e Inventário do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos (PIPAG) visa compreender o processo de ocupação do município de Guarulhos, SP, através do inventário, mapeamento dos remanescentes arqueológicos e do trabalho intensivo sub-superfície de um sítio arqueológico, cuja profundidade temporal histórica perpassa os últimos 4 séculos de ocupação contínua. A partir do mapeamento da dispersão de sítios arqueológicos, além do conhecimento aprofundado de um único sítio como balizador para o conhecimento de questões relacionadas à identidade cultural e territorialidade, poderemos estabelecer diretrizes de pesquisas a serem consideradas em investigações futuras, tanto por entidades públicas quanto privadas.

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Claudia Plens, Fernando Atique, Luis Antonio Coelho Ferla

      2012 a 2015

    • História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais

      O Grupo de Pesquisa é desdobramenro do Grupo de Pesquisa: "Escola Impressos e modelos pedagógicos:história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil",sediado na PUC-SP (2003-2009).Investiga questões de história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil, com ênfase em estudos sobre as escolas fundamental e média (antigas escolas primária e média) e sobre o papel do impresso destinado a professores e gestores da escola. Em sua nova configuração as pesquisas do Grupo têm se dedicado a analisar a circulação de modelos culturais, tomando os impressos e os intelectuais como meios e gentes dessa circulação. Preocupa-se, neste sentido, em decifrar e analisar a cultura docente e de outras agentes educacionais em diferentes espaços e períodos da história. No âmbito dessas temáticas, foram produzidas dissertações de mestrado e teses de doutoramento, além de capítulos de livros e artigos para periódicos especializados. As pesquisas realizadas deram também origem a trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de conferências em cursos de pós-graduação e em seminários. O desenvolvimento das pesquisas tem sido apoiado por bolsas de mestrado e doutorado da CAPES e do CNPq, além de fianciamento de projetos da FAPESP. A circulação dos produtos do Grupo tem garantido a interlocução com pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, produzindo vínculos com as mesmas e outros grupos de pesquisa. Esses vínculos têm sido alimentados por iniciativas de intercâmbio institucional como convênios de pesquisa - projeto MANES - seminários de pesquisa, mesas coordenadas em congressos, entre outros. Entre os pesquisadores estrangeiros, destaca-se a colaboração de Rogério Fernandes, Joaquim Antônio Pintassilgo, Maria João Mogarro e Gabriela Ossenbach Sauter.

      Desde 2009

    • Escola, patrimônio industrial e educação patrimonial no município de Guarulhos-SP - Formação Continuada de Profissionais da educação básica

      Este projeto tem como objetivos centrais a construção de um Inventário do Patrimônio Histórico Material Industrial do Município de Guarulhos-SP, edificado entre 1915 e 1970, bem como, a partir desse inventário, a elaboração de um Guia com Propostas de Estudos do Meio, focado em Educação Patrimonial e endereçado aos professores e alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. O guia será construído em conjunto com os docentes das redes públicas durante curso de extensão oferecido pelos docentes vinculados ao projeto.

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Célia Maria Benedicto Giglio, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, João do Padro Ferraz de Carvalho, Cleber Santos Vieira

      2011 a 2012

    • Prodocência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.

      Autores: Alexandre Pianelli Godoy, Daniel Revah, Maria Rita de Almeida Toledo, Henrique Parra, Claudia Plens, Élio Assis, Fernando Atique, Glaydson José da Silva, Isaque Kobayashi, Jaime Rodrigues, Luigi Biondi, Patricia Santos Schermann, Rita de Cássia de Souza Vieira Benevides, Wilma Peres Costa

      2011 a 2012

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-07-22