Raiane Patrícia Severino Assumpção
Instituto de Saúde e Sociedade
Programa de Pós-Graduação: Serviço Social e Políticas Sociais
E-Mail: raiane.assumpcao@unifesp.br
Resumo
Professora Associada III da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutora em Sociologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem graduação em Ciências Sociais (1996) e mestrado (2000) em Sociologia pela mesma universidade. Está como reitora da UNIFESP (gestão 2023-27). Esteve como vice-reitora da UNIFESP (2021 - 2022), reitora pro tempore (2023) e pró-reitora de Extensão e Cultura na PROEC/UNIFESP (2017- 2021). Professora no programa de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Campus Baixada Santista; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - UNIFESP; líder do grupo de pesquisa e extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular. Tem experiência na gestão de Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social e Educação), em processos formativos via Educação Popular e em pesquisas sobre Instituições Políticas Brasileiras (especialmente sobre partidos políticos e eleições); Educação Popular; Violência de Estado e Direitos Humanos. Tem se dedicado a produzir conhecimento acadêmico em diálogo e pela construção de narrativas com os saberes populares e tradicionais. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT do CNPq.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SEVERINO, R. P.;ASSUMPÇÃO, R. P. S.;ASSUMPÇÃO, Raiane P. S.;ASSUMPÇÃO, RAIANE PATRÍCIA SEVERINO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Italiano
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Sociologia
Análise do Partido da Social Democracia Brasileira no estado de São Paulo (1988-2006): a estrutura relacional e o capital político
Orientação: Maria Teresa Miceli Kerbay
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Doutorado em Ciência Política
Análise da dinâmica organizacional do Partido da Social Democracia Brasileira no estado de São Paulo (1988-2004): a estrutura relacional e o capital político
Orientação: Maria D'Alva Gil Kinzo
Universidade de São Paulo
Mestrado em Ciências Sociais
Alianças Políticas e Sistema Partidário Brasileiro: um enfoque para a análise do regime democrático (1986-1998)
Estudos Eleitorais e Partidos Políticos
Comportamento Político
Orientação: Maria Teresa Miceli Kerbauy
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1997 a 2000
Graduação em Ciências Sociais
Análise do sistema partidário brasileiro no período da transição democrática (1985)
Orientação: Maria Teresa Miceli Kerbauy
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1993 a 1996
Produção
2023
-
A COSMOLOGIA E O MODO DE (RE)EXISTIR MBYA GUARANI: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ARTESANAL DA TEKOA PARANAPUÃ (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Fábio Piovam Elias; ARA JERA SILVANA MARIANO GOMES; Leila Miyoko Hatai; Bruna Freire de Carvalho; MARISOL ZAMBONI SCHROEDER; GILSON SAMUEL DOS SANTOS; Marina Massote; PARA POTY ELIANA MACENA; Stephany Santana de Moraes; WERA MIRIM AMILTON DE SOUZA
Fonte: Anais do IX Congresso Acadêmico da Unifesp 2023: Universidade na (re)construção da nação , p. 1332
2022
-
A PERSPECTIVA GUARANI EM FOCO: OFICINA DE FOTOGRAFIA TEKOÁ KUERY (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Stephany Santana de Moraes; Leila Miyoko Hatai; Bruna Freire de Carvalho; Marina Massote; Fabricio Gobetti LEONARDI; THAYNA CRISTINE DA SILVA SOUSA SOUSA; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Luma Carolina Rocha Lemos; Patricia Schnek
Fonte: Anais do VIII Congresso Acadêmico da Unifesp 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia , p. 134
-
EDUCAÇÃO POPULAR E SISTEMATIZAÇÃO: CONSTRUINDO CAMINHOS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Beatriz Ferreira Pontes; Fabricio Gobetti LEONARDI; JADY VILANOVA ALDA; Maria Liduína de Oliveira e Silva; MARIANA DA ROCHA GATTO; Thaynara Leandro dos Reis; Letícia Martins dos Santos Quintas
Fonte: Anais do VIII Congresso Acadêmico da Unifesp 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia , p. 750
-
O VALOR IMATERIAL E O PREÇO JUSTO DA PRODUÇÃO ARTESANAL DA CULTURA GUARANI (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Stephany Santana de Moraes; WERA MIRIM AMILTON DE SOUZA; Fábio Piovam Elias; ARA JERA SILVANA MARIANO GOMES; Leila Miyoko Hatai; Bruna Freire de Carvalho; Marina Massote; THAYNA CRISTINE DA SILVA SOUSA SOUSA; Luma Lemos; Patricia Schnek; GILSON SAMUEL DOS SANTOS; PARA POTY ELIANA MACENA
Fonte: Anais do VIII Congresso Acadêmico da Unifesp 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia , p. 1470
-
From the narrative to the genes: When forensic technique meets social reparation (2022)
Artigo publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Edson Teles; Magnus Regios Dias da Silva; Aline Feitoza de Oliveira
Fonte: https://doi.org/10.1016/j.fsir.2021.100253 , v. 1 , p. 2 - Extrato QUALIS: B4
-
Educação Popular e Universidade: vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Maria Liduína de Oliveira e Silva; LEONARDI, FABRICIO GOBETTI; Leticia Martins dos Santos Quincas; Mariana da Rocha Gato; Stephany Santana de Moraes; Thayna Cristine da Silva; Thaynara Leandro dos Reis
Fonte:
-
-
Pandemia, universidade e educação popular: vivencias e desafios do PET Educação Popular ?criando e recriando a realidade social? (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Isadora Rovani Vieira; Leila Miyoko Hatai; Letícia Martins dos Santos Quintas; Luma Lemos; Maria Clara dos Santos Oliveira; Mariana da Rocha Gato; Mariana Massote; Nathalia Tomas Cardoso; Patrícia Schnek Guerra; Raiany Neves Silva; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Thais Lasevicius; Fabricio Gobetti LEONARDI; Beatriz de Lima e Silva; Camila Padoim; Gisela Santos de Silva; Esther Beneveni de Souza; Graziela Massi; Guilherme Jhuann da Silva França
Fonte: Saúde, história, ciência e educação: perspectivas dos grupos PET da Unifesp durante a pandemia de covid-19 , p. 67
-
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDUCAÇÃO POPULAR: criando e recriando a realidade social guiado no esperançar Freiriano! (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti LEONARDI
Fonte: Educação Popular e Universidade: vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 19
-
PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE PÚBLICA SOCIALMENTE REFERENCIADA: caminhos pela indissociabilidade extensão, pesquisa e ensino (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti LEONARDI
Fonte: Educação Popular e Universidade: vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 89
-
FRENTE CULTURA E RESISTÊNCIA INDÍGENA: a produção de conhecimentos acadêmicos a partir do encontro com a cosmovisão Guarani vivenciada na Tekoá Paranapuã (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Karai Mirim Gilson Samuel dos Santos; PARA POTY ELIANA MACENA; Leila Miyoko Hatai; Thayna Cristine da Silva Sousa; Marina Massote; Stephany Santana de Moraes; Luma Carolina Rocha Lemos; Patrícia Scherer Guerra; Bruna Freire de Carvalho; Wera Mirim Ronildo Amandios
Fonte: Educação Popular e Universidade: vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 171
-
Educação Popular e os caminhos decoloniais: curso de extensão ?Língua e Cultura Guarani Mbyá? (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Leila Miyoko Hatai; Bruna Freire de Carvalho; Patricia Schnek; Tupã Mirim Mariano Bolantim; Fábio Piovam Elias; Vinícius Duarte de Oliveira
Fonte: Comemoração dos 100 anos de Paulo Freire , p. 50
2021
-
Sistematização de experiências e extensão universitária: a práxis freiriana vivenciada pelo projeto ?Cultura da Palavra e Saúde Mental? da Universidade Federal de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti LEONARDI; Beatriz Ferreira Pontes; Nathalia Tomas Cardoso
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 9 , p. 308 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp: universidade em defesa da vida (2021)
Livro publicado ou organizado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Gabriela Brelaz; Isabel Marian Hartmann de Quadros; Lia Rita Azeredo Bittencourt; LIDIANE CRISTINA DA SILVA; Maria Angelica Minhoto; Walter Lima
Fonte:
-
A construção do conhecimento a partir das experiências cotidianas de (re)existência dos sujeitos frente à violência estrutural na sociedade brasileira (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; NATHALIA FRANCO MACEDO; Valeria de Oliveira Silva
Fonte: Trabalho, movimentos e políticas sociais: diálogos com o Serviço Social , p. 170
-
-
A UNIFESP entre CEUS e Observatórios: espaços participativos de produção de conhecimentoe de ação implicados c a realidade social (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Anita Buth Kurka; CLAUDIA FEGADOLLI; PEDRO FIORI ARANTES
Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/134#:~:text=Novos%20campi%20universit%C3%A1rios%20brasileiros%3A%20processos%20e%20impactos%2C%20%C3%A9%20uma%20colet%C3%A2nea,per%C3%ADodo%20de%202004%20a%202014. , p. 167
-
-
2020
-
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO DISPARADORA DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: trajetória do PET Educação Popular (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Esther Benevine de Souza; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Camilla Padoim; Mariana R. Gatto
Fonte: Anais do XXV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET)
-
Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara (2020)
Artigo publicado
Autores: LEONARDI, FABRICIO GOBETTI; Raiane Patrícia Severino Assumpção
Fonte: REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR , v. 1 , p. 242 - Extrato QUALIS: A4
-
Imbricações entre a violência estrutural e a de Estado: a forma de (re)existir dos sujeitos compreendidas a partir das narrativas dos moradores da região central da cidade de Santos/SP (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; NATHALIA FRANCO MACEDO
Fonte: Afeto & violência: lugares de servidão e resistência , p. 257
-
-
O desafio da construção de uma cultura de direitos humanos na Universidade Pública: reflexões a partir da permanência estudantil (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti LEONARDI; Anderson Rosa
Fonte: Um percurso noético, poético e imagético sobre educação e direitos humanos , p. 31
-
-
-
Cultura e direitos humanos na UNIFESP: produção de conhecimento e ações em diálogo e com a sociedade (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Edson Teles; Débora Galvani; Magnus Regios Dias da Silva; Fabricio Gobetti LEONARDI; Anderson Rosa; Andrea dos Santos Menezes
Fonte: UNIFESP 25 anos: histórias e reflexões , p. 225
2019
2018
-
A VIOLÊNCIA DE ESTADO E A BUSCA PELO ACESSO À JUSTIÇA (2018)
Artigo publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; JAVIER AMADEO; Fernanda Frinhani; Aline Rocco; Valeria de Oliveira Silva; Débora da Silva
Fonte: SUR. REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS (IMPRESSO) , v. 15 , p. 135 - Extrato QUALIS: A4
-
-
EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE DESAFIO DA ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ESPECIALIDADES PARA PORTADORES DE HIV/ AIDS (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Edson da Rocha Barbosa; Juliana Picolo; Mariana Fornos
Fonte: VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL Volume 3 Extensão e Educação Popular na reorientação de práticas, políticas e serviços de saúde , p. 263
2017
2016
-
EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE ? UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DAS CONTRADIÇÕES REFLEXÕES E VIVÊNCIAS A PARTIR DO PET EDUCAÇAO POPULAR DA UNIFESP-BAIXADA SANTISTA (2016)
Artigo publicado
Autores: Fabricio Gobetti LEONARDI; Raiane Patrícia Severino Assumpção
Fonte: Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 14 , p. 437 - Extrato QUALIS: A2
2015
-
-
Do mar à terra: velhas e novas dinâmicas nos processos decisórios da política de desenvolvimento urbano no Brasil (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; RODRIGUES, Terezinha de Fátima; Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz; Marinez Villela Macedo Brandão; Andre Rocha Santos; Maria Graciela Gonzalez de Morell; Rafael Godoy Pinto
Fonte: BAIXADA SANTISTA: transformações na ordem urbana , p. 322
-
-
Criar e Recriar a Realidade Social - Desafios do Programa de Educação Popular da Universidade Federal de São Paulo na região da Baixada Santista. (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Valeria de Oliveira Silva; Edson da Rocha Barbosa
Fonte: Criar e Recriar a Realidade Social - Desafios do Programa de Educação Popular da Universidade Federal de São Paulo na região da Baixada Santista.
-
-
-
2014
-
-
-
-
-
Desafios e perspectivas do Programa de Educação Popular - criando e recriando a realidade social da UNIFESP na regiao da BS/ Brasil (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti LEONARDI
Fonte: Bem vindos à educação popular: relatos e reflexões a partir da extensão universitária , p. 8
-
-
Comunidade rejeita privatização de serviços de saúde Aprovação da Lei Municipal 282/2013 provoca debate acirrado sobre a relação entre o Estado , universidade pública e a iniciativa privada, e o papel da universidade pública e dos trabalhadores organizados frente ao esfacelamento da política pública. (2014)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção; Edson Basbosa da Rocha; Stefhanes C. Fernandes
Fonte: Jornal entrementes , p. 7
-
2013
2012
-
-
Do mar a terra: velhas e novas dinâmicas nos processos decisórios da política de desenvolvimento urbano no Brasil (2012)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Terezinha de Fátima RODRIGUES; Marinez Villela Macedo Brandão; Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz; Raiane Patrícia Severino Assumpção
Fonte: Boletim Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática.
-
2011
-
-
-
EDUCAÇÃO POPULAR ? CRIANDO E RECRIANDO A REALIDADE SOCIAL (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Edileuza Shirley Cirino de Almeida; Raiane Patrícia Severino Assumpção; Elisa Silva Vidal; Giovanna Teixeira Borri; Bruno Jaar Karam; Marilyn Satiko Konishi; Natalia Koto; Fabricio Gobetti LEONARDI; Marília Marques Nunes; Danilo Ribeiro; Lílian Rúbia da Costa Rocha
Fonte: XI SUDESTE PET
-
Uma compreensão sobre o universo prisional a partir da análise do discurso dos sujeitos privados de liberdade (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Lílian Rúbia da Costa Rocha; Raiane Patrícia Severino Assumpção; Marília Marques Nunes; Marilyn Satiko Konishi
Fonte: Anais do II ENADIR ? Encontro Nacional da Antropologia do Direito. FFLCH/ USP
2010
2009
2008
2007
2006
-
-
Reflexões e análise da metodologia freireana para a efetivação da gestão participativa e do protagonismo infantil e juvenil em experiências de intervenção com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção
Fonte: I Seminário Internacional de Pedagogia Social , p. 34
2004
2003
2001
-
Coligações, regionalismo, ideologia partidária e volatilidade: variáveis analíticas do desenvolvimento institucional do sistema partidário brasileiro (1995-1998) (2001)
Trabalhos em eventos
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção
Fonte: Anais de resumos da 53ª Reunião Anual da SBPC - meio digital (CD-ROM)
2000
1999
1996
Atuações
Instituto Paulo Freire
-
assessor técnico-pedagógico
contrato
2003 a 2006
-
assessor de direção
2006 a 2007
-
Coordenador Pedagógico Sênior - Ed Popular
Celetista formal
2008 a 2010
Faculdade Mauá
-
Professor Doutor
2002 a 2010
-
Coordenação Lato Sensu
Celetista formal
2009 a 2010
Colégio Porto Seguro
-
PROFESSOR
2000 a 2001
Secretaria de Educação do Estado
-
professor substituto
1994 a 1994
Instituto Brasileiro de Administração Pública
-
educadora
2002 a 2006
Prefeitura Municipal de Bocaina - SP
-
Coordenadora Políticas Sociais
1998 a 2001
Fundação do Desenvolvimento Administrativo
-
CONSULTOR
CONTRATO
2008 a 2010
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
EDUCADORA - CURSO DE FORMAÇÃO DA GCM - SSP
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
2003 a 2003
Universidade de São Paulo
-
pesquisadora
Outro (especifique)
2001 a 2005
Prefeitura Municipal de São Bernanrdo do Campo
-
Secretaria de Segurança Pública - educador
prestador serviço - educador
2009 a 2009
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
-
professor curso Pós-graduação Serviço Social
Professor vistante
2009 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Docente - professora associada
Desde 2010
-
Membro de comitê assessor
2015 a 2015
-
Membro de comitê assessor
2016 a 2017
-
Membro de comitê assessor
2013 a 2016
-
Membro de comitê assessor
2014 a 2017
-
Membro de comitê assessor
2017 a 2018
-
Membro de comitê assessor
2017 a 2022
-
Membro de comitê assessor
Desde 2017
-
Membro de comitê assessor
Desde 2019
-
Membro de comitê assessor
Desde 2017
-
Membro de comitê assessor
2017 a 2021
-
Membro de comitê assessor
2018 a 2021
-
Membro de comitê assessor
2015 a 2017
-
Membro de comitê assessor
2019 a 2021
-
Membro de comitê assessor
2010 a 2013
-
Membro de comitê assessor
Desde 2017
-
Membro de comitê assessor
2019 a 2019
-
Pró-reitora de Extensão e Cultura
2017 a 2021
-
Vice-reitora
2021 a 2022
-
Reitora Pro tempore
2022 a 2023
-
Reitora
Desde 2023
-
Membro de comitê assessor
Desde 2017
Cadernos Camilliani
-
Revisor de periódico
Desde 2012
(MEC - SIGPROJ) Ministério Educação - SIGPROJ
-
Revisor de projeto de fomento
2011 a 2017
PRO-REITORIA DE EXTENSAO
-
Revisor de projeto de fomento
2012 a 2017
(FLACSO) Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO)
-
Membro de comitê assessor
2010 a 2012
Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO)
-
coordenação programa - formação e pesquisa
Colaboradora
2010 a 2017
Revista Inter-Ação
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Revista Serviço Social & Sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS)
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Fundação Florestal - Secretaria de infraestrutura e meio ambiente
-
Membro de comitê assessor
2019 a 2020
REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSAO UNIVERSITARIA
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2021
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
-
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Educação Popular e corporeidade: diálogos possíveis para uma educação feminista
Doutoramento em Estudos Feministas
FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? (Ministério da Ciência e Tecnologia)
Centros de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra
Desde 2019
Dissertação de mestrado em andamento
-
Os limites e possibilidades na prática do/a Assistente Social: a operacionalização do direito à saúde e aos direitos Humanos
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Roselane Cristina Moura Couto Pereira
O processo de formação profissional de Assistentes Sociais, graduados na modalidade do Ensino à Distância
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
VAI COM DEUS, MEU FILHO: Reflexões sobre as denúncias do Movimento Social Mães de Maio na Baixada Santista e a atuação do Serviço Social frente a defesa dos direitos sociais do Movimento Social no Sistema de Justiça
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
A vida delas e deles, a nossa, na Cidade do Anjo: uma utopia crítica pós-colonial das gentes do cotidiano
Pós-colonialismos e cidadania global - CES (Centro de Estudos Sociais)
Universidade de Coimbra
Concluído em 2018
Dissertação de mestrado concluídas
-
A VIOLÊNCIA DE ESTADO E AS MULHERES/MÃES: SOFRIMENTO E REPARAÇÃO PELA PERDA DE FAMILIARES DURANTE E APÓS OS CRIMES DE MAIO DE 2006 NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA (RMBS)
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
TRADIÇÃO E CONTRADIÇÃO: AUTORITARISMO E DEMOCRACIA NO BRASIL
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NARRATIVA DE SUJEITXS QUE EXPERIENCIARAM O EDUCAFRO VALONGO (SANTOS/SP)
Serviço Social e Políticas Públicas
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA DOS MORADORES DA REGIÃO CENTRAL DE SANTOS-SP: FORMAS DE EXISTIR E RESISTIR À VIOLÊNCIA DE ESTADO.
Serviço Social e Políticas Públicas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Kathelyn Kristinne Garcia da Silva
VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA E PELA VIDA DA MULHER NA BAIXADA SANTISTA
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
responsável pela coordenadoria de Apoio às Políticas de Estado; cf portaria de 25/06/2013; n. 1902
Pró-reitoria de Extensão
-
Vice-reitora
Reitoria - UNIFESP
-
Reitora Pro tempore
Reitoria - UNIFESP
-
PRESIDENTE - 2022 até o momento
Conselho Estratégico Universidade -Sociedade (CEUS) da Unifesp
-
membro (2017-2021
Comitê de Governança, Riscos e Controle da UNIFESP
-
Pró-reitora de Extensão e Cultura
Pró-reitoria de Extensão
Pesquisa
Instituto Paulo Freire
-
Cidadania Planetária
O Programa Educação para a Cidadania Planetária (PECP) se propõe a construir novos referenciais teórico-práticos que sirvam aos propósitos da consolidação de experiências de Educação Integral, particularmente no que se refere à busca de novos itinerários e referenciais curriculares da educação formal e não formal. Pretendemos oferecer indicadores de qualidade sociocultural e socioambiental da educação, com base no intercâmbio de experiências nacionais e internacionais, envolvendo, pelo menos em sua fase inicial, cinco países: Brasil, Argentina, Portugal, Itália e Espanha.
2008 a 2010
-
GEPÊPrivação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Regimes de Privação da Liberdade
A Educação de pessoas em regimes de privação da liberdade é responsabilidade do Estado e um item obrigatório em política educacional, mas pouca atenção tem recebido tanto por parte do poder público quanto das instituições de ensino. Em sua conceituação mais ampla, Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação da Liberdade constitui objeto de estudos das Ciências da Educação e uma subárea da Educação de Jovens e Adultos, abrangendo adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e homens e mulheres sentenciados a penas de reclusão. A oferta de educação para esta população possui especificidades que devem ser consideradas nas propostas de formação de professores, na seleção do material didático-pedagógico, na organização do trabalho escolar e na avaliação. Com um dos 10 maiores sistemas penitenciários do mundo e uma população de cerca de meio milhão de pessoas, marcadas, na maioria das vezes, por atributos de exclusão social, o Brasil precisa ampliar as fronteiras do Direito à Educação, viabilizando Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e acesso ao Ensino Superior para esta parcela dos brasileiros.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Francisca de Oliveira Pini, mOACIR GADOTTI, Salete Camba, Luana Vilutes, PADILHA, Paulo Roberto, MAFRA, Jason, ANTUNES, Angela, COUTO, Sonia
2003 a 2015
Faculdade Mauá
Universidade de São Paulo
-
Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular
O Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, atua desde 2010 de maneira interdisciplinar e tem como referencial teórico e prático a educação popular freiriana. Sendo assim, busca desenvolver ações educativas por meio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e a partir da vivência da práxis (ação-reflexão-ação), enriquecida da dialogicidade e da criticidade; do fortalecimento de vínculos; e da reafirmação do papel social da universidade; contribuindo, assim, com a reinvenção das metodologias de aprendizagem a partir das demandas populares e do protagonismo social. Para isso, o grupo se organiza em três temáticas que desenvolvem processos educativos que contribuem com a aprendizagem e a produção de conhecimentos de forma comprometida com a comunidade local. Deste modo, as ações implicam na transformação dos modos de aprendizagem, do cotidiano e da (re) produção da vida social dos sujeitos envolvidos.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Francisca de Oliveira Pini, mOACIR GADOTTI, Luana Vilutes, SILVA, Roberto
2010 a 2017
Universidade Federal de São Paulo
-
Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos
Analisar a contribuição da Educação Popular para a produção do conhecimento e a construção de práticas sociais, a partir da sistematização (registros e relatos) da práxis dos sujeitos envolvidos, na perspectiva de uma cultura de direitos humanos.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Fabricio Gobetti LEONARDI, Edson da Rocha Barbosa, Valeria de Oliveira Silva, Brenda A Barbosa, Aline Rocco, Juliana Picolo, Maria Helena Carvalho, Mariana Fornos, Andressa Kelly Araújo de Lima, Leila Miyoko Hatai, Sheila Souza dos Santos, Heric Moura Rodrigues, Lucas Nicacio, Marina Stracini
2011 a 2017
-
Pactos Socioterritoriais, financiamento e gestão metropolitana
Trata-se de um dos projetos da linha 3 "Governança Metropolitana", do projeto "INCT - Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática. Belém; Belo Horizonte; Curitiba; Fortaleza; Goiânia; Maringá; Natal; Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; São Paulo; Salvador.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Fabricio Gobetti LEONARDI, Andre Rocha Santos, Andressa Kelly Araújo de Lima, Bruna Freire de Carvalho, Leila Miyoko Hatai, Lucas Nicacio, Thayna Cristine da Silva, João Domingos da Silva Coelho
2010 a 2014
-
UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Este projeto busca viabilizar a apropriação e a integração de conhecimentos teórico-metodológicos de diversas áreas de conhecimento, e a partir destas, a construção de novos saberes e práticas com vistas à análise e intervenção na implantação e gestão das políticas públicas, na perspectiva da participação popular.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, RODRIGUES, Terezinha de Fátima, Brandão, Marinez Villela Macedo, Raquel Rolnik, Orlando Junior, Andre Rocha Santos, Raiane Patrícia Severino Assumpção, CARVALHO, Emílio, NAKAMURA, Eunice, Acosta, Ana Rojas
2011 a 2013
-
Política de Segurança, Justiça Criminal e Direitos Humanos
Realiza pesquisa, formação e extensão universitária sobre a política pública de segurança e justiça criminal, na perspectiva da problematização e da construção de propostas para a garantia, a promoção e a defesa dos direitos humanos.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, TORRES, Andreia de Almeida, CAIFFO, Stéfanis
2010 a 2012
PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
-
Vozes da dor, da luta e da resistência das mulheres/mães vítima da violência de Estado no Brasil
Identificar, através das narrativas das mulheres/mães de vítimas de violência de Estado na RMBS São Paulo, Salvador - Bahia, Fortaleza - Ceará, Rio de Janeiro - RJ, os significados e as consequências do sofrimento ocasionados pela dor da perda, bem como as formas de acolhimento e enfrentamento aos processos de adoecimento, considerando a relação dialética entre a violência estrutural, sofrimento ético-político e a inserção na luta social, a partir da intersecção de classe, gênero e étnico-racial.
2021 a 2024
-
Direitos humanos, denúncia e organização: a resistência de mães e familiares de vítimas à violência de Estado no Brasil
O projeto se caracteriza pela junção dos saberes das lutas sociais de mães e familiares de vítimas à violência de Estado no Brasil com o conhecimento científico com o objetivo de produzir evidências sobre as violações de direitos e colaborar com a proposição de políticas públicas consistentes sobre o tema.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Valeria de Oliveira Silva, Aline Rocco, Débora da Silva, Yanilda González, Edna Carla Cavalcante, Nívia do Carmo Raposo, Rute Fiuza
Desde 2022
-
PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL A PARTIR DA ESCUTA DE MÃES E FAMILIARES DE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DE ESTADO NO BRASIL
: Construir uma compreensão mais ampla da problemática que atravessa o luto, especificamente o adoecimento, das mulheres/mães provocado pela violência e pela negligência do Estado e, contribuir para a elaboração de políticas públicas para o enfrentamento dos impactos da violência na vida dessas mulheres/mães da RMBS São Paulo, Salvador - Bahia, Fortaleza - Ceará, Rio de Janeiro - RJ, - RMBH MG.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Valeria de Oliveira Silva, Aline Rocco, Débora da Silva, Edson Teles
Desde 2024
-
Tecnologia social para a autonomia produtiva de indígenas em áreas de sobreposição de uso
Tratar-se de uma resposta para uma demanda que é recorrente nas aldeias indígenas: a autonomia produtiva com a garantia da preservação da ancestralidade e fortalecimento da cultura. O projeto visa propiciar um processo de aprendizagem e organização produtiva e a ampliação do mercado, com uma comunidade indígena, construída juntamente e por meio da interação entre saber acadêmico, tecnológico e tradicional, mas com potencial de replicabilidade e possibilidade de adequação para uso por outras aldeias. A tecnologia social consiste em:- Desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão para gestão compartilhada e logística da matriz produtiva, com vista à eficácia no resultado sociocultural e financeiro;-Realizar uma formação continuada com os produtores(as) indígenas e possíveis usuários da tecnologia ora proposta, de forma a capacitá-los e prepará-los para o melhor uso de tal tecnologia;-Disponibilizar e contribuir com a replicabilidade da nova tecnologia desenvolvida a outros grupos indígenas.
Autores: Raiane Patrícia Severino Assumpção, Valeria de Oliveira Silva, Aline Rocco, Débora da Silva, Edson Teles, Edna Carla Cavalcante, Nívia do Carmo Raposo, Rute Fiuza, dan levy rodrigues
2021 a 2024
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22