Marina Pereira de Almeida Mello
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: marina.mello23@unifesp.br
Resumo
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História Econômica (USP). Pós-doutorado concluído em Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES/UC - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES). Graduada e licenciada em História (FFLCH-USP e FE-USP). É professora adjunta da UNIFESP, vinculada ao Departamento de Educação e ao PPG em Ensino de História. Desenvolve pesquisas no campo dos feminismos anti-hegemônicos, educação para as relações étnico-raciais (e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, sexualidades e geração), aspectos e perspectivas para uma educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas . Foi professora da UNILAB -CE e foi professora colaboradora do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) de 2006 a 2019. Ministrou cursos (CEA/USP, NEAB-UFSCAR e PMSP) de formação para professores da educação básica visando o atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africana, afrobrasileira e indígenas. É membro do NEAB/UNIFESP (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Unifesp).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MELLO, Marina P. A.;MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA;PEREIRA DE ALMEIDA MELLO, MARINA;MELLO, M;P A M, MELLO;P A Mello, M.;P A MELLO, Marina;DE ALMEIDA MELLO, MARINA PEREIRA
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Formação
Doutorado em Antropologia Social
NÃO SOMOS AFRICANOS...SOMOS BRASILEIROS: povo negro, identidade e imigração nos discursos da imprensa negra e estrangeira em São Paulo no início do século XX
Orientação: Carlos Moreira Henriques Serrano
Universidade de São Paulo
Mestrado em História Econômica
O ressurgir das cinzas - negros paulistas no pos-abolição
Orientação: Wilson do Nascimento Barbosa
Universidade de São Paulo
1994 a 1999
Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP
1990 a 1991
Graduação em BACHARELADO EM HISTÓRIA
FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
1986 a 1990
Produção
2024
-
Authoritarian personality, antidemocratic behavior, and ethnocentrism in Brazil (2024)
Artigo publicado
Autores: AMARAL, MÔNICA GUIMARÃES TEIXEIRA DO; Marina Pereira de Almeida Mello; CALADO, MARIA DA GLÓRIA
Fonte: Educational Philosophy and Theory , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2023
-
A contrapelo: (2023)
Artigo publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA , v. 14 , p. 106 - Extrato QUALIS: A3
2022
-
Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota (2022)
Artigo publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello; RIBEIRO, SAMUEL DIAS
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Agindo e refletindo sobre práticas decoloniais e descolonizadoras em Educação ? Um projeto de monitoria em Educação (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: 20 ANOS DA LEI 10.639/2003: Trajetos e Possibilidades na Educação das Relações Étnico-Raciais. , p. 177
-
2021
-
Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro
Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - Extrato QUALIS: A4
-
O encarceramento de mulheres negras: apontamentos sobre racismo penal e violação de direitos fundamentais (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alyne Mayra Rufino dos Santos; Lygia de Oliveira Fernandes; Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: Educação, Raça, Gênero e Sexualidades: perspectivas plurais , p. 173
-
Decolonizando os estereótipos da mammy e da matriarca:retratos da vida de vó Maria, mulher sábia, guerreira e cuidadosa (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: Mulheres que nos fizeram , p. 138
2020
-
RAÇA, NAÇÃO E IDENTIDADE - TRANSNACIONALISMO NEGRO E DISPUTAS POR BRASILIDADE E PAULISTANIDADE NOS JORNAIS DE NEGROS E IMIGRANTES EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX (2020)
Artigo publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 755 - Extrato QUALIS: A4
-
Onde está a subalterna? Subalternidade, marginalidade e domesticidade: notas para uma reflexão sobre educação na perspectiva decolonial (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Mônica do Amaral; Rosa Iavelberg; Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: Educação sem retrocesso , p. 41
-
Dos direitos universais aos direitos pluriversais: transversalizar conteúdos para descolonizar a escola (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jonas Alves da Silva Júnior; Maria de Lourdes Ramos da Silva; Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS , p. 29
2019
-
-
Colonialidade e Justiça cognitiva: uma breve reflexão sobre a produção intelectual de acadêmicas negras (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: Identidades e formação docente: múltiplos olhares , p. 105
-
Que educação superior e conhecimento em ciências sociais e humanas no século XXI? A experiência da AILPcsh e dos CONLAB (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Tiago Castela; Cesaltina Abreu; Eurídice Monteiro; Marina Pereira de Almeida Mello; Ricardo Cardoso; Jacqueline Freire
Fonte: Atas do XXIX Encontro da AULP ? Lisboa (2019) , p. 551
-
2018
2017
2016
-
-
Trâmites epistemológicos dos afetos e desafetos nas tramas das intersubjetividades: Algumas considerações sobre gênero, corpo, poder e processos de estigmatização nas interações entre mulheres brasileiras e africanas na UNILAB (CE). (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Fonte: GT 024. Dinâmicas sociais, poder e transformação na África Contemporânea
2015
-
Algumas considerações sobre emancipação e subalternidade na performance feminina negra no funk e no hip-hop (Brasil e Portugal) (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello; Boaventura de Sousa Santos; Teresa Cunha
Fonte: Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul , p. 863
2014
2013
2012
2009
2008
2007
2003
2002
2000
1996
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Estagiária
Estágio Docente: Antropologia
2001 a 2001
-
Estagiária
Estágio Docente: Antropologia
2001 a 2001
-
Estágio Docente
Estágio: Etnologia africa subs
2002 a 2003
Governo do Estado de São Paulo
-
Professora Titular História
2000 a 2008
Associação Cultural São Paulo
-
professora
2004 a 2004
Universidade Federal de São Carlos
-
Professor palestrante
2005 a 2005
-
Professor colaborador
2005 a 2006
-
Pesquisador orientador de TCC
Bolsista
2012 a 2013
-
Orientador pesquisador
2012 a 2013
FMC - FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS
-
Professor
Professor
2006 a 2012
Faculdades Metropolitanas Unidas
-
Professor
2006 a 2006
Revista Perspectivas em Educação
-
Membro de corpo editorial
2007 a 2012
Faculdade de Ciências da FITO
-
Professora
Celetista formal
2008 a 2015
-
Coordenação
Celetista formal
2011 a 2012
INSTITUTO DAS IRMÃS DE SANTA CRUZ - COLÉGIO SANTA MARIA
-
PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO
Celetista formal
2006 a 2011
CEA-CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
-
PROFESSOR COLABORADOR
Professor vistante
2007 a 2019
Revista Iluminart
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Iluminart
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Universidade de Coimbra
-
Pesquisadora pósdoc do CES
2013 a 2014
Conselho Europeu para a Investigação,
-
Revisor de projeto de fomento
2014 a 2014
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Professora Titular de História
1997 a 2006
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
-
Professora Adjunta IHL (Antropologia)
2015 a 2017
-
Vice-coordenadora local Mestrado UFC/UNILAB
2016 a 2017
-
Membro de Comitê Gestor CEIAFRICA/UNILAB
2016 a 2017
Sociologias (UFRGS)
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunta
Desde 2017
-
Professora colaboradora
Docente
2018 a 2018
-
Docente/pesquisadora
Curso de curta duração
2020 a 2020
-
Professora Adjunta
2020 a 2020
CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Travessias
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
-
Revisor de projeto de fomento
2019 a 2019
Olhares (Departamento de Educação da EFLCH/UNIFESP 2317-7853)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
PPGA UFC/UNILAB PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO EM ATROPOLOGI
-
VICE COORDENAÇÃO - LOCAL (UNILAB)
2016 a 2017
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAU
-
Sem vínculo
2021 a 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado concluídas
-
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO: ANÁLISE DO FLUXO E DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DA PRIMEIRA TURMA DO CICLO AUTORAL
PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
-
Vice Coordenadora Local
Mestrado Interinstitucional em Antropologia
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora
Campus Guarulhos
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Faculdade de Ciências da FITO
Universidade de Coimbra
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Federal de São Paulo
-
Mulheres negras e vocalidade na imprensa alternativa: de assunto de homens a intelectuais
Este projeto investiga como os processos de escolarização no ensino de história podem mobilizar conhecimentos e saberes de outras instâncias de memória, que muitas vezes são menosprezados em prol das pautas tradicionais. O objetivo é perceber possibilidades emancipatórias sugeridas pelas gramáticas de reexistência e sobrevivência presentes nas periferias e margens, especialmente em dois periódicos alternativos produzidos por mulheres ativistas e acadêmicas confrontados com a produção de mulheres na imprensa negra paulistana no início do século XX em São Paulo. O método etnográfico aliado ao pensamento decolonial e feminismos negros será usado para colaborar com a aplicação de uma epistemologia feminista e afro-brasileira aos processos de ensino-aprendizagem de história.
Desde 2022
-
Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça.
Este projeto se propõe a Investigar e analisar os efeitos e processos, envolvidos na produção e atribuição de sentidos atrelados à participação em práticas de letramento literário por pessoas privadas de liberdade em Clubes de Leitura, voltados à remição penal pela leitura
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
2020 a 2022
-
Raça, nação e suas representações na mídia. Identidades, alteridades e subjetividades nas ideias e ideais de brasilidade e africanidade.
Análise dos discursos e representações produzidos pelas mídias, sobretudo as digitais, acerca do que venha a ser brasilidade e africanidade, e a repercussão desses referenciais nas mentalidades de africanos e brasileiros. Dentre o que designamos em sentido latu por africanos, estariam os indivíduos e/ou grupos de populações imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP). Pretende-se investigar aspectos, fundamentos e desdobramentos da produção de identidades de cunho afirmativo ou subalternizante, nas mídias, preferencialmente as digitais com relação a produção de representações sobre o que é ser brasileiro ou africano em sentido latu.
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello, Cláudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Alan Silvio Ribeiro Carneiro
Desde 2018
-
Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça
O Projeto visa contribuir para a ampliação do acesso aos direitos civis, sociais e culturais historicamente negados à população carcerária, por meio do apoio à implementação da Recomendação n. 44 de 26/11/2013 do Conselho Nacional de Justiça para a Remição da Pena pela Leitura. Decorre desse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos: a) Contribuir com o acesso à justiça no que se refere ao benefício da remição de pena pela leitura. b) Promover oportunidades para a ampliação do repertório de práticas de leitura e o acesso ao livro para população carcerária, por meio de atividades de mediação. c) Formar mediadores de leitura, graduandos do Campus Guarulhos e Osasco e professores de Educação de Jovens e Adultos do sistema carcerário, para atuarem em contextos de privação de liberdade. d) Formar graduandos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Unifesp/Osasco) para atuarem no monitoramento do trâmite dos pedidos de remição de pena pela leitura, com vistas ao acompanhamento da execução penal. e) Proporcionar aos graduandos e professores participantes o estudo e a reflexão sobre as práticas empreendidas na mediação de leitura e os resultados obtidos no âmbito desse Projeto.. f) Sistematizar e publicizar os resultados obtidos em eventos acadêmicos e de divulgação. Além das pessoas diretamente envolvidas nas atividades previstas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento gerada visam contribuir para a superação do preconceito e discriminação que marcam a relação da sociedade com a população carcerária, negando-lhe a condição humana. As atividades terão como destinatárias as pessoas privadas de liberdade em regime fechado na Penitenciária Masculina José Parada Neto, localizada em Guarulhos. A definição do local para implementação do projeto deve-se à demanda apresentada, em dezembro de 2018, pela direção da Penitenciária José Parada Neto a docentes do departamento de Educação da Unifesp.
Autores: Marina Pereira de Almeida Mello
Desde 2019
Atualização Lattes em 2024-03
Processado em 2024-07-22