Marina Pereira de Almeida Mello nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: marina.mello23@unifesp.br


35
1
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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História Econômica (USP). Pós-doutorado concluído em Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES/UC - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES). Graduada e licenciada em História (FFLCH-USP e FE-USP). É professora adjunta da UNIFESP, vinculada ao Departamento de Educação e ao PPG em Ensino de História. Desenvolve pesquisas no campo dos feminismos anti-hegemônicos, educação para as relações étnico-raciais (e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, sexualidades e geração), aspectos e perspectivas para uma educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas . Foi professora da UNILAB -CE e foi professora colaboradora do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) de 2006 a 2019. Ministrou cursos (CEA/USP, NEAB-UFSCAR e PMSP) de formação para professores da educação básica visando o atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africana, afrobrasileira e indígenas. É membro do NEAB/UNIFESP (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Unifesp).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MELLO, Marina P. A.;MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA;PEREIRA DE ALMEIDA MELLO, MARINA;MELLO, M;P A M, MELLO;P A Mello, M.;P A MELLO, Marina;DE ALMEIDA MELLO, MARINA PEREIRA


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Formação

  • Doutorado em Antropologia Social

    NÃO SOMOS AFRICANOS...SOMOS BRASILEIROS: povo negro, identidade e imigração nos discursos da imprensa negra e estrangeira em São Paulo no início do século XX

    Orientação: Carlos Moreira Henriques Serrano

    Universidade de São Paulo

      Desde 2005

  • Mestrado em História Econômica

    O ressurgir das cinzas - negros paulistas no pos-abolição

    Orientação: Wilson do Nascimento Barbosa

    Universidade de São Paulo

    1994 a 1999

  • Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA

    FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP

    1990 a 1991

  • Graduação em BACHARELADO EM HISTÓRIA

    FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

    1986 a 1990

  • Produção


    2024


    • Authoritarian personality, antidemocratic behavior, and ethnocentrism in Brazil (2024)

      Artigo publicado

      Autores: AMARAL, MÔNICA GUIMARÃES TEIXEIRA DO; Marina Pereira de Almeida Mello; CALADO, MARIA DA GLÓRIA

      Conteúdo completo

      Fonte: Educational Philosophy and Theory , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1


    2023


    • A contrapelo: (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA , v. 14 , p. 106 - Extrato QUALIS: A3


    2022


    • Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello; RIBEIRO, SAMUEL DIAS

      Conteúdo completo

      Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Agindo e refletindo sobre práticas decoloniais e descolonizadoras em Educação ? Um projeto de monitoria em Educação (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: 20 ANOS DA LEI 10.639/2003: Trajetos e Possibilidades na Educação das Relações Étnico-Raciais. , p. 177

    • O caleidoscópio de Tales Ab?Sáber (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Revista Cult , p. 42


    2021


    • Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Marina Pereira de Almeida Mello; Fábia Barbosa Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - Extrato QUALIS: A4

    • O encarceramento de mulheres negras: apontamentos sobre racismo penal e violação de direitos fundamentais (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Alyne Mayra Rufino dos Santos; Lygia de Oliveira Fernandes; Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação, Raça, Gênero e Sexualidades: perspectivas plurais , p. 173

    • Decolonizando os estereótipos da mammy e da matriarca:retratos da vida de vó Maria, mulher sábia, guerreira e cuidadosa (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Mulheres que nos fizeram , p. 138


    2020


    • RAÇA, NAÇÃO E IDENTIDADE - TRANSNACIONALISMO NEGRO E DISPUTAS POR BRASILIDADE E PAULISTANIDADE NOS JORNAIS DE NEGROS E IMIGRANTES EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 755 - Extrato QUALIS: A4

    • Onde está a subalterna? Subalternidade, marginalidade e domesticidade: notas para uma reflexão sobre educação na perspectiva decolonial (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mônica do Amaral; Rosa Iavelberg; Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação sem retrocesso , p. 41

    • Dos direitos universais aos direitos pluriversais: transversalizar conteúdos para descolonizar a escola (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jonas Alves da Silva Júnior; Maria de Lourdes Ramos da Silva; Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS , p. 29


    2019


    • Em busca da justiça cognitiva: leituras e leitoras para um processo de escolarização decolonial (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas , v. 28 , p. 23

    • Colonialidade e Justiça cognitiva: uma breve reflexão sobre a produção intelectual de acadêmicas negras (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Identidades e formação docente: múltiplos olhares , p. 105

    • Que educação superior e conhecimento em ciências sociais e humanas no século XXI? A experiência da AILPcsh e dos CONLAB (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Tiago Castela; Cesaltina Abreu; Eurídice Monteiro; Marina Pereira de Almeida Mello; Ricardo Cardoso; Jacqueline Freire

      Fonte: Atas do XXIX Encontro da AULP ? Lisboa (2019) , p. 551

    • ACADEMIA, SOLIDÃO E JUSTIÇA COGNITIVA NA EXPERIÊNCIA DE INTELECTUAIS NEGRAS (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Anais da 6ª Reunião Equatorial de Antropologia - REA. Tema: diversidades, adversidades e resistências. v. 2 , p. 1136


    2018


    • "Penso, logo escrevo": Palavras inauditas, palavras que dançam - dos lugares das mulheres negras na produção intelectual (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Culturas negras e Ciências Sociais no século XXI: perspectivas afrocentradas , p. 103


    2017


    • A outra como subalterno: corpo, gênero e poder em uma perspectiva transcultural e poscolonial (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Ensino, Pesquisa e Extensão na Unilab: Caminhos e Perspectivas , p. 49

    • Algumas considerações sobre relações de gênero,raça e etnicidade no contexto da diáspora africana em uma Universidade do Ceará-Brasil (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: África, Migrações e suas diásporas , p. 151


    2016


    • Comportamentos dissonantes: gênero, raça e classe nos discursos da imprensa alternativa paulistana (1915-1924)... (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: CESCONTEXTO , v. II , p. 93-103 - Extrato QUALIS: B3

    • Trâmites epistemológicos dos afetos e desafetos nas tramas das intersubjetividades: Algumas considerações sobre gênero, corpo, poder e processos de estigmatização nas interações entre mulheres brasileiras e africanas na UNILAB (CE). (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: GT 024. Dinâmicas sociais, poder e transformação na África Contemporânea


    2015


    • Algumas considerações sobre emancipação e subalternidade na performance feminina negra no funk e no hip-hop (Brasil e Portugal) (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello; Boaventura de Sousa Santos; Teresa Cunha

      Fonte: Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul , p. 863


    2014


    • O RESSURGIR DAS CINZAS Negros paulistanos no pós abolição (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte:

    • Não somos africanos, somos brasileiros Identidade nos jornais do povo negro e dos imigrantes (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte:

    • Entre a subalternidade e a indignação Mídias produzidas por brasileiros nos Estados Unidos (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Travessia (Sao Paulo) , v. 73 , p. 41 - Extrato QUALIS: B4


    2013


    • O lugar da mulher na imprensa negra brasileira (1915-1924) (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Cultura histórica & Patrimônio , v. 1 , p. 130 - Extrato QUALIS: B1


    2012


    • A guerra que não sai de dentro de nós (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Stoa social usp , p. 12


    2009


    • Resenha:OLIVEIRA, E. Mulher Negra,professora universitária: trajetórias, conflitos, identidades (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Sociedade e Cultura , v. 12 , p. 365 - Extrato QUALIS: A3


    2008


    • ?NEM TIA NASTÁCIA NEM GLOBELEZA... VAMOS LEVAR AS MULHERES NEGRAS PARA A SALA?? (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Revista Perspectivas em Educação , v. 04 , p. 4


    2007


    • Perfectibilifdade e Degeneração : alguns aspectos do enfrentamento das diferenças no Brasil (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello; Ângela Figueiredo; Lívio Sansone

      Fonte: Fábrica de Idéias : Semiinário Internacional: 10 anos de experiência


    2003


    • Negros e Italianos em São Paulo: etnicidade, trabalho e educação no início do século XX (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: saberes, políticas e perspectvas , p. 54

    • Igualdade e diferença: dilemas na socialização do negro paulistano frente à política da grande imigração (1915-1930) (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: V REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL - PROGRAMAS E RESUMOS , p. 147


    2002


    • Etnicidade e nacionalidade entre negros e italianos em São Paulo no início da república (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Anais da 23ª Reunião Brasileira de Antropologia , p. 26


    2000


    • A imprensa negra paulistana - identidade e alteridade (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores Negros


    1996


    • A resistência escrava brasileira nos séculos XVIII e XIX (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Anais da 48ª Reunião Geral da SBPC

    • O Despertar do negro na capital paulista na República velha (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Fonte: Anais da 48ª Reunião Geral da SBPC

    Atuações

    Universidade de São Paulo

    • Estagiária

      Estágio Docente: Antropologia

      2001 a 2001

    • Estagiária

      Estágio Docente: Antropologia

      2001 a 2001

    • Estágio Docente

      Estágio: Etnologia africa subs

      2002 a 2003

    Governo do Estado de São Paulo

    • Professora Titular História

      2000 a 2008

    Associação Cultural São Paulo

    • professora

      2004 a 2004

    Universidade Federal de São Carlos

    • Professor palestrante

      2005 a 2005

    • Professor colaborador

      2005 a 2006

    • Pesquisador orientador de TCC

      Bolsista

      2012 a 2013

    • Orientador pesquisador

      2012 a 2013

    FMC - FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS

    • Professor

      Professor

      2006 a 2012

    Faculdades Metropolitanas Unidas

    • Professor

      2006 a 2006

    Revista Perspectivas em Educação

    • Membro de corpo editorial

      2007 a 2012

    Faculdade de Ciências da FITO

    • Professora

      Celetista formal

      2008 a 2015

    • Coordenação

      Celetista formal

      2011 a 2012

    INSTITUTO DAS IRMÃS DE SANTA CRUZ - COLÉGIO SANTA MARIA

    • PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO

      Celetista formal

      2006 a 2011

    CEA-CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

    • PROFESSOR COLABORADOR

      Professor vistante

      2007 a 2019

    Revista Iluminart

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Iluminart

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    Universidade de Coimbra

    • Pesquisadora pósdoc do CES

      2013 a 2014

    Conselho Europeu para a Investigação,

    • Revisor de projeto de fomento

      2014 a 2014

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Professora Titular de História

      1997 a 2006

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    • Professora Adjunta IHL (Antropologia)

      2015 a 2017

    • Vice-coordenadora local Mestrado UFC/UNILAB

      2016 a 2017

    • Membro de Comitê Gestor CEIAFRICA/UNILAB

      2016 a 2017

    Sociologias (UFRGS)

    • Revisor de periódico

      Desde 2016

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Adjunta

      Desde 2017

    • Professora colaboradora

      Docente

      2018 a 2018

    • Docente/pesquisadora

      Curso de curta duração

      2020 a 2020

    • Professora Adjunta

      2020 a 2020

    CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista Travessias

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2018

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

    • Revisor de projeto de fomento

      2019 a 2019

    Olhares (Departamento de Educação da EFLCH/UNIFESP 2317-7853)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2018

    PPGA UFC/UNILAB PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO EM ATROPOLOGI

    • VICE COORDENAÇÃO - LOCAL (UNILAB)

      2016 a 2017

    PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAU

    • Sem vínculo

      2021 a 2021

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado concluídas

    • ALESSANDRA MIRNA VITORINO

      O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO: ANÁLISE DO FLUXO E DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DA PRIMEIRA TURMA DO CICLO AUTORAL

      PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Gestão

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    • Vice Coordenadora Local

      Mestrado Interinstitucional em Antropologia

        Desde 2017

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora

      Campus Guarulhos

      NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante

        Desde 2019

    Pesquisa

    Universidade de São Paulo

    Faculdade de Ciências da FITO

    Universidade de Coimbra

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade Federal de São Paulo

    • Mulheres negras e vocalidade na imprensa alternativa: de assunto de homens a intelectuais

      Este projeto investiga como os processos de escolarização no ensino de história podem mobilizar conhecimentos e saberes de outras instâncias de memória, que muitas vezes são menosprezados em prol das pautas tradicionais. O objetivo é perceber possibilidades emancipatórias sugeridas pelas gramáticas de reexistência e sobrevivência presentes nas periferias e margens, especialmente em dois periódicos alternativos produzidos por mulheres ativistas e acadêmicas confrontados com a produção de mulheres na imprensa negra paulistana no início do século XX em São Paulo. O método etnográfico aliado ao pensamento decolonial e feminismos negros será usado para colaborar com a aplicação de uma epistemologia feminista e afro-brasileira aos processos de ensino-aprendizagem de história.

      Desde 2022

    • Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça.

      Este projeto se propõe a Investigar e analisar os efeitos e processos, envolvidos na produção e atribuição de sentidos atrelados à participação em práticas de letramento literário por pessoas privadas de liberdade em Clubes de Leitura, voltados à remição penal pela leitura

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      2020 a 2022

    • Raça, nação e suas representações na mídia. Identidades, alteridades e subjetividades nas ideias e ideais de brasilidade e africanidade.

      Análise dos discursos e representações produzidos pelas mídias, sobretudo as digitais, acerca do que venha a ser brasilidade e africanidade, e a repercussão desses referenciais nas mentalidades de africanos e brasileiros. Dentre o que designamos em sentido latu por africanos, estariam os indivíduos e/ou grupos de populações imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP). Pretende-se investigar aspectos, fundamentos e desdobramentos da produção de identidades de cunho afirmativo ou subalternizante, nas mídias, preferencialmente as digitais com relação a produção de representações sobre o que é ser brasileiro ou africano em sentido latu.

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello, Cláudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Alan Silvio Ribeiro Carneiro

      Desde 2018

    • Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça

      O Projeto visa contribuir para a ampliação do acesso aos direitos civis, sociais e culturais historicamente negados à população carcerária, por meio do apoio à implementação da Recomendação n. 44 de 26/11/2013 do Conselho Nacional de Justiça para a Remição da Pena pela Leitura. Decorre desse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos: a) Contribuir com o acesso à justiça no que se refere ao benefício da remição de pena pela leitura. b) Promover oportunidades para a ampliação do repertório de práticas de leitura e o acesso ao livro para população carcerária, por meio de atividades de mediação. c) Formar mediadores de leitura, graduandos do Campus Guarulhos e Osasco e professores de Educação de Jovens e Adultos do sistema carcerário, para atuarem em contextos de privação de liberdade. d) Formar graduandos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Unifesp/Osasco) para atuarem no monitoramento do trâmite dos pedidos de remição de pena pela leitura, com vistas ao acompanhamento da execução penal. e) Proporcionar aos graduandos e professores participantes o estudo e a reflexão sobre as práticas empreendidas na mediação de leitura e os resultados obtidos no âmbito desse Projeto.. f) Sistematizar e publicizar os resultados obtidos em eventos acadêmicos e de divulgação. Além das pessoas diretamente envolvidas nas atividades previstas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento gerada visam contribuir para a superação do preconceito e discriminação que marcam a relação da sociedade com a população carcerária, negando-lhe a condição humana. As atividades terão como destinatárias as pessoas privadas de liberdade em regime fechado na Penitenciária Masculina José Parada Neto, localizada em Guarulhos. A definição do local para implementação do projeto deve-se à demanda apresentada, em dezembro de 2018, pela direção da Penitenciária José Parada Neto a docentes do departamento de Educação da Unifesp.

      Autores: Marina Pereira de Almeida Mello

      Desde 2019

    Atualização Lattes em 2024-03

    Processado em 2024-07-22