Ellen de Lima Souza nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: ellen.souza@unifesp.br


60
3
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é Pró-reitora Adjunta da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - PRAEPA professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, credenciada ao programa de pós graduação em educação na mesma instituição. Pesquisadora no Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência. Coordenadora do grupo de pesquisa LAROYÊ culturas infantis e pedagogias descolonizadoras. Atuando principalmente nos seguintes temas: territórios negros, racismo religioso, educação das relações étnico-raciais, filosofia da infância e educação antirracista. É Ekede de Oxum (autoridade civilizatória tradicional) vinculada ao Ilê Axé Omo Oxé Ibalatam.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SOUZA, Ellen de Lima.;Souza, Ellen Gonzaga Lima;SOUZA, ELLEN LIMA;LIMA SOUZA, Ellen Gonzaga;GONZAGA LIMA SOUZA, Ellen;SOUZA, ELLEN DE LIMA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar

    Experiências de Infâncias com Produções de Culturas no Ilê Axé Omo Oxé Ibá Latam

    Educação das Relações Étnico-Raciais

    Orientação: Aida Victória Montrone

    Universidade Federal de São Carlos

      Desde 2016

  • Mestrado em Educação

    Percepções de infância de crianças negras por professoras de Educação Infantil

    Orientação: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

    Universidade Federal de São Carlos

    2010 a 2012

  • Graduação em Pedagogia

    (Des)contrução do racismo em sala de aula e reconstrução das relações de equidade/diferença

    Orientação: Maria Valeria Barbosa

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    2004 a 2008

  • Produção


    2023


    • CRIANÇAS DE TERREIROS: SIM A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E NÃO AO RACISMO RELIGIOSO.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Righetti dos Santos; Ellen de Lima Souza

      2023

      Fonte: Escredocências Caderno Especial do Congresso Internacional Movimentos Docentes: o futuro da formação, counidades e rede de colaboração , p. 531

    • NÃO HÁ RACISMO SEM ADULTOCENTRISMO: notas sobre uma pátria pai hostil

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; STELA GUEDES CAPUTO

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 24 , p. 189

    • Education for racism through adultcentrism: necropolitics and the Black children

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Thaís Mariê Camargo Sena

      2023

      Fonte: Educazione Interculturale â013Teorie,Ricerche, Pratiche , v. 21 , p. 58

    • PESQUISAR COM CRIANÇAS DE TERREIROS

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; STELA GUEDES CAPUTO

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Pesquisas com, sobre e para crianças. , p. 131


    2022


    • 'Cadê a criança negra que estava aqui?'. Da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 14 , p. 1

    • Giro Epistemológico para uma Educação Antirracista

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Sidnei Barreto Nogueira; Gabriela Tebet

      2022

      Fonte:

    • Desigualdades, diferenças e inclusão : desafios atuais para pesquisas em educação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Ellen de Lima Souza

      2022

      Fonte:

    • Infância(s) e Educação Infatil: pesquisa, docência e pedagogias

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cleriston Izidoro dos Santos; Solange Estanislau dos Santos; Ellen de Lima Souza; Maria Jailma Barbosa da Silva Tavares

      2022

      Fonte:

    • Necropolítica e as crianças negras: ensaios na pandemia

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Cleriston Izidoro dos Santos; Núbia Cristina Sulz Lyra Correa

      2022

      Fonte:

    • GIRAMOS E ASSIM NOS EDUCAMOS: COM EXU TRANSFORMAMOS ERROS EM ACERTOS!

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Sidnei Barreto Nogueira

      2022

      Fonte: Giro Epistemológico para uma Educação Antirracista. , p. 21

    • RAÇA E RE-EXISTÊNCIA: CULTURAS INFANTIS E PEDAGOGIAS DESCOLONIZADORAS

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2022

      Fonte: Desigualdades, diferenças e inclusão : desafios atuais para pesquisas em educação , p. 189

    • Geografias negras e brancas de bebês e imagens de seus deslocamentos em casa, na creche e nos terreiros de Candomblé.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Gabriela Tebet; Ellen de Lima Souza; Natália Lopes dos Santos; Bruna Santos; Fabrício Roquete Pinto Gomes

      2022

      Fonte: PEGADAS DAS IMAGENS NA IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA pesquisas, experimentações e práticas educativas. , p. 87

    • Encruzilhadas Pedagógicas: inserindo águas ancestrais no ciberespaço

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Núbia Cristina Sulz Lyra Correa; Ellen de Lima Souza

      2022

      Fonte: Raça e Etnia na pesquisa em educação , p. 245

    • O corpo negro um território em resistência voltando ao centro da encruzilhada: à guisa de considerações.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2022

      Fonte: Necropolítica e as crianças negras: ensaios na pandemia , p. 355

    • O equilíbrio está no desequilíbrio: epistemologia da ginga por uma prática pedagógica antirracista

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Aurelice Bispo; Coumba Diatta; Ellen de Lima Souza; Kamila Gomes Borges; Valmir Santos Damasceno

      2022

      Fonte: Infância(s) e Educação Infatil: pesquisa, docência e pedagogias , p. 373


    2021


    • O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 01

    • Pensar outros possíveis entre infâncias e necropolíticas

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 1

    • O Cinema e sua dimensão estético-pedagógica: Bacurau e a Lógica Exúlica

      Artigo publicado

      Autores: PRUDENTE, ANA VITORIA LUIZ E SILVA; Ellen de Lima Souza

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 6 , p. 1

    • Efeitos da pandemia e o aumento das desigualdades na vida das crianças: diálogos sobre violências e indiferenças

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Ellen de Lima Souza; Cleriston Izidro dos Anjos

      2021

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 12

    • CAPÍTULO CRIANÇAS DO PASSADO "SANKOFANDO" COM NOSSAS RAÍZES E COLORINDO NOSSAS HISTÓRIAS

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Márcia Aparecida Gobbi; Juliana Diamente Pito; Ellen de Lima Souza; Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria; Gabriela Tebet; Maria Amélia de Almeida Teles; Nanci Helena Rebouças Franco; Lucimar Rosa Dias

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte:

    • infâncias e necropolítica: outros possíveis

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Alexandre Filordi de Carvalho

      2021

      Fonte:

    • Bando de Teatro Olodum no Cinema: necropolítica e as crianças negras em Ó paí, ó

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Ana Vitória Luiz e Silva Prudente

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Cinema Negro: educação, arte, antropologia , p. 192

    • Necrovalores e Proteção à Infância

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ellen de Lima Souza; Márcia L Anacleto de Souza

      2021

      Fonte: GGN O jornal de todos os Brasis

    • Cúmplices dos assassinos de João Alberto permanecem ilesos

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Hédio Silva Júnior; Ellen de Lima Souza

      2021

      Fonte: GGN O jornal de todos os Brasis


    2020


    • O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia

      Artigo publicado

      Autores: REZENDE, BRUNA E MAYRINCK DE FREITAS; SOUSA, ISABELA ALBERICO; Ellen de Lima Souza; NASCIMENTO JUNIOR, ANTONIO FERNANDES

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 16 , p. 15

    • RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; SULZ LYRA CORREA, NÚBIA CRISTINA

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 44

    • O candomblé Nagô na Pauliceia Desvairada

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2020

      Fonte:

    • Culturas infantis em terreiros de candomblé: um universo arlequinal na pauliceia desvairada

      Capítulo de livro publicado

      Autores: BABALORIXÁ, Antônio Paulino de Andrade; Ellen de Lima Souza

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: Pesquisas e pedagogias: educação para as diferenças , p. 47

    • Também tenho nome: é Mirtes Souza ? a mãe negra que luta por justiça

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Mirtes de Souza Santana; Ellen de Lima Souza; MALACHIAS, Rosangela.; Alexandre Filordi de Carvalho

      2020

      Fonte: O GGN jornal de todos os brasis

    • Crianças negras e sociedade doente de normose mortífera: basta!

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ellen de Lima Souza; Alexandre Filordi de Carvalho

      2020

      Fonte: GGN O jornal de todos os Brasis


    2019


    • CULTURA-NATUREZA NO CURRÍCULO DA PEDAGOGIA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jacqueline Magalhães Alves; Ellen de Lima Souza

      2019

      Fonte: XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação ANFOPE

    • Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Daniel Gonzaga Costa

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: CRÍTICA EDUCATIVA , v. 5 , p. 45

    • Sábados Literários Homenagem a Antônio Candido

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Wallas Jefferson de Lima; Edson Santos Silva; Ellen de Lima Souza

      2019

      Fonte:

    • EPISTEMOLOGIAS DO SUL: INFÂNCIAS E CANDOMBLÉ NA CIDADE DE SÃO PAULO EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA ARTEIRA

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Gabriela Tebet; Andrade, Antônio Paulino de

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: A Sociologia e as Questões Interpostas ao Desenvolvimento Humano 2 , p. 34

    • Bebês, Cultura e Raça em terreiros de candomblé: diálogos com Hampate Bâ

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2019

      Fonte: Estudo de bebês em diálogo com a Sociologia , p. 267


    2018


    • As culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoras

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; FARIA, ANA LÚCIA GOULART DE; A, FLÁVIO SANTIGO

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 19 , p. 80

    • Deslocando as relações de gênero: infâncias e candomblé, contribuições para a educação com crianças pequenas

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Patrício Carneiro Araujo

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 20 , p. 142

    • UBUNTU: ACOLHIMENTO ANCESTRAL E INQUIETAÇÕES FEMINISTAS NEGRAS À EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

      Artigo publicado

      Autores: Arthur Oriel; A, FLÁVIO SANTIGO; Ellen de Lima Souza

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 19 , p. 314

    • Sábados Literários: prata da casa

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Edson Santos Silva; Maria Inês Caciano; Wallas Jefferson de Lima; Ellen de Lima Souza; Orlando Luis Araújo; Alice Vieira; Regina Chicoski

      2018

      Fonte:

    • Culturas Infantis e Exú: descolonizando as animações com Ayô

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Patrício Carneiro Araujo; Ellen de Lima Souza

      2018

      Fonte: Catálogo Omo ErÊ , p. 32


    2017


    • Epistemologias do Sul: Infâncias e candomblé na cidade de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2017

      Fonte: Infâncias Sulamericanas

    • Race and gender in early childhood: methodologies in Brazilian research on children

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Ellen de Lima Souza; Carolina Alvarenga

      2017

      Fonte: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children?s Rights

    • Educação Infantil e Desigualdades raciais: tessituras para a construção de uma educação das/nas relações étnico-raciais desde a creche

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Lucimar Rosa Dias; Flavio Santiago

      2017

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 4 , p. 46

    • A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência

      Artigo publicado

      Autores: Ana Flávia dos Santos; Ellen de Lima Souza; Antônio Fernandes Nascimento Júnior

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 13 , p. 84

    • Sábados Literários: elas por elas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Wallas Jefferson de Lima; Edson Santos Silva; Orlando Luis Araújo; Cibele Krause Lemke

      2017

      Fonte:

    • A proximidade se encontra entre dois mundos na desconstrução dos preconceitos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza; Daniel Gonzaga Costa

      2017

      Fonte: A proximidade se encontra entre dois mundos na desconstrução dos preconceitos , p. 5


    2016


    • CRIANC-AS NEGRAS E CULTURAS INFANTIS: APORTES PARA A DESCOLONIZAC-A-O DAS INFA-NCIAS

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 4 , p. 24

    • Bullying não é sinônimo de racismo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2016

      Fonte: DISCRIMINAÇÃO RACIAL É SINÔNIMO DE MAUS-TRATOS: A IMPORTÂNCIA DO ECA PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS , p. 81


    2014


    • Práticas em Educação Infantil na Cidade de São Paulo

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Aparecida Silva Bento; Ellen de Lima Souza

      2014

      Fonte:


    2011


    • Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Hédio Silva Júnior; Maria Aparecida Silva Bento; Ellen de Lima Souza

      2011

      Fonte:


    2010


    • ENSINAR-APRENDER-ENSINAR, REFLEXÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2010

      Fonte: Anais do Congresso de Educação Infantil : a educação informal constituindo a formalidade de atendimento na primeira infância , p. 370


    2009


    • Compromisso com a resistência negra na Educação Infantil.

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2009

      Fonte: REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES , v. 6 , p. 1

    • A educação das relações etnicorraciais na educação infantil, em contextos de maioria não-negra.

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2009

      Fonte: Anais do V Congresso Paulista de Educação Infantil , v. 5 , p. 1


    2008


    • Desconstrução do racismo em sala de aula - Escola Orbe

      Artigo publicado

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2008

      Fonte: 4 prêmio educar para a igualdade racial , v. 4 , p. 1

    • Jornal da Tarde: Escolas pagas têm só 1,3% de alunos negros.

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Rehder, Maria; Ellen de Lima Souza

      2008

      Fonte: Jornal da Tarde , p. 20


    2007


    • (Re)Construindo Relações de Equidade/Diferença Por Meio de Ações Educativas de Combate Ao Racismo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza; Maria Váleria Barbosa Veriísimo

      2007

      Fonte: Anais de Evento da UFSCar , p. 739

    • Negro e Educação uma relação necessária

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza; Luana Rodrigues Levy; Maria Váleria Barbosa Veriísimo; Merineia Ribeiro; Sueli Mendes da Silva

      2007

      Fonte: Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações

    • Desconstruindo, desnaturalizando, descristalizando e superando o racismo em sala de aula

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2007

      Fonte: Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações.


    2006


    • Racismo na Escola: A Difícil Tarefa de Mudar Esta Realidade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza; Renato dos Santos Ubirajara Botão; Maria Váleria Barbosa Veriísimo

      2006

      Fonte: XI Jornada Pedagógica : Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia


    2005


    • O Racismo na Educação Infantil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen de Lima Souza

      2005

      Fonte: IV Jornada do Núcleo de Ensio de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual

    Atuações

    Colégio Criativo

    • Professora Auxiliar de Educação Infantil

      Bolsista

      2004 a 2005

    Centro de Estudos e Pesquisas Infantis

    • Professora Titular

      Professora

      2005 a 2008

    Unidade de Atendimento à Criança Universidade Federal de São Carlos

    • professora de Educação Infantil

      professor substituto

      2009 a 2010

    Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

    • Consultura

      Desde 2009

    Universidade Federal de São Carlos

    • Estágiaria

      Estágio de docêncica

      2010 a 2010

    • Pesquisadora

      Colaboradora

      2010 a 2016

    Universidade de Santo Amaro

    • Tutora Presencial

      Celetista formal

      2009 a 2012

    Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos

    • Professora Tutora

      Bolsista

      2011 a 2012

    • Coordenadora pedagógica - curso ERER

      Bolsista

      2012 a 2013

    • Pesquisadora

      Desde 2013

    Unidade de Atendimento à Criança / UFSCar

    • professora substituta

      professora substituta

      2009 a 2010

    Faculdade Zumbi dos Palmares

    • Coordenadora de Curso de Pedagogia

      2013 a 2014

    Instituto Federal de São Paulo

    • PROFESSORA TEMPORÁRIA

      2014 a 2014

    • 2014 a 2014

    Faculdade Paulista São José

    • Coordenadora de Curso de Pedagogia

      2014 a 2014

    • CLT

      Professor

      2015 a 2015

    Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo

    • Professora Metodologia do Trabalho Científico

      professora contratada

      2014 a 2016

    Conselho de Educação Escolar Quilombola

    • Conselheira

      Voluntária

      2014 a 2016

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    • Orientadora

      Bolsista

      2015 a 2016

    Universidade Federal do Tocantins

    • Tutora de EaD

      Bolsista

      2016 a 2016

    Universidade Federal de Lavras

    • Professora Adjunta A

      2016 a 2020

    REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista ABPN

    • Revisor de periódico

      2016 a 2017

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Adjunta

      Desde 2020

    REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Revista ABPN

    • Membro de corpo editorial

      2015 a 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    • Desde 2018

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    Teias (Rio de Janeiro)

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    Revista Devir

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    Universidade de São Paulo

    • Desde 2021

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    • Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • AMANDA MASSUCCI BATISTA

      A invisibilidade da função pedagógica das babás: uma retrospectiva sócio-histórica e cenários atuais a partir do conceito de branquitude

      Programa de Pós Graduação em Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • ALAN CHRISTIAN PEDROSO MARTINS

      Cosme e damião e a ibejada: uma análise do sincretismo

      Programa de Pós Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • FERNANDA RIGHETTI DOS SANTOS CUNHA

      Pedagogia ancestral: o papel dos saberes das iyabas através do matriarcado africano no empoderamento das professoras candomblecistas na educação antirracista em escolas públicas.

      Programa de Pós Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de Lavras

    • MUSEOLOGIA NA PRÁTICA: potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da UFLA

      A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem empregando um conjunto de ações continuadas referentes à requalificação de seus espaços museológicos, o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN). O acervo do MBM é formado por cerca de 5.000 objetos, compondo significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, científico-tecnológica, e outras, fortemente relacionada à história do município de Lavras (MG) e da UFLA. Já o acervo do MHN é composto por cerca de 200 itens, tais como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Por serem os principais espaços museológicos dessa região, intensificam-se suas funções sociais, uma vez que se apresentam como veículos de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural museológico local e universitário de Lavras e adjacências. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.

      Desde 2018

    • UNIGINGA

      Grupo de capoeira no âmbito da universidade, integrado as atividades educacionais e culturais.Este projeto destaca a UFLA como um polo fomentador das culturas dos afrodescendentes, bem como dos povos originários, como uma universidade de vanguarda que opera na construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária. Constrói coletivamente com professoras/es, crianças e adolescentes das escolas públicas outras perspectivas culturais e pedagógicas.

      Autores: Ellen de Lima Souza, Patrícia Muniz Mendes

      2017 a 2018

    • Maracatu como prática educativa

      O projeto Maracatu Como Prática Educativa consiste em estimular o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira através do Maracatu de Baque Virado, ritmo originário do nordeste brasileiro com raízes africanas, que abrange percussão, canto, dança, valorização e visibilidade da população negra lavrense. São realizadas oficinas dentro e fora da UFLA, para crianças de escolas públicas, estreitando laços entre a comunidade e a universidade por meio dos valores civilizatórios afro brasileiros de oralidade, ancestralidade e corporalidade.

      Autores: Ellen de Lima Souza, LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES, ANDREA PORTOLOMEOS

      2017 a 2019

    • Brincando com as nossas raízes e colorindo as nossas histórias

      Projeto de extensão PIBILC que tem por objetivo atender crianças da Educação Básica da cidade de Lavras destacando o protagonismo das mulheres negras.

      Autores: Ellen de Lima Souza, A, FLÁVIO SANTIGO, Daniel Gonzaga Costa, Patrícia Muniz Mendes, Edson Santos Silva

      2017 a 2019

    • Diversidades e diferenças nas pesquisas sobre crianças no Brasil

      Na contemporaneidade um dos conceitos de maior relevância para a educação brasileira é o de infância, ainda é muito recente o reconhecimento da criança como sujeito de direitos no país, tal efetivação se dá por meio da última Constituição Federal de 1988, é no mesmo documento legal que fica estabelecido a educação como um direito de todos e todas. Mas, de quais crianças estamos tratando? O que cerca as infâncias brasileiras quando reconhecemos a sua pluralidade? Se reconhecemos no país que a criança é um sujeito histórico e produtor de cultura cabe indagar: ?Como marcadores de diferenças e diversidades em fatores de raça/etnia, gênero, classe social, orientação religiosa e idade são apreendidos nas pesquisas nacionais?? A pesquisa se detém as produções do Grupo de Trabalho número 7 intitulado ?Educação da Criança de 0-6 Anos? " fundado em 1981, na Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisas em Educação (Anped), em vigor desde 1978 a associação tem por objetivo congregar programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área desenvolvendo ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Compreender como opera a intersecção dos marcadores de diversidade e diferenças nas pesquisas sobre Educação Infantil na Anped abre oportunidades para a apreensão dos contextos que alicerçam as crianças brasileiras, possibilitando aos docentes e discentes que atuam na Universidade Federal de Lavras, especificamente dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, desenvolverem práticas pedagógicas mais próximas as realidades das crianças, construindo novas pedagogias que possibilitem uma educação mais justa, equânime e igualitária.

      2016 a 2019

    Universidade Federal de São Paulo

    Universidade Estadual de Campinas

    Universidade de São Paulo

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-03-02