Ellen de Lima Souza
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: ellen.souza@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é Pró-reitora Adjunta da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - PRAEPA professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, credenciada ao programa de pós graduação em educação na mesma instituição. Pesquisadora no Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência. Coordenadora do grupo de pesquisa LAROYÊ culturas infantis e pedagogias descolonizadoras. Atuando principalmente nos seguintes temas: territórios negros, racismo religioso, educação das relações étnico-raciais, filosofia da infância e educação antirracista. É Ekede de Oxum (autoridade civilizatória tradicional) vinculada ao Ilê Axé Omo Oxé Ibalatam.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SOUZA, Ellen de Lima.;Souza, Ellen Gonzaga Lima;SOUZA, ELLEN LIMA;LIMA SOUZA, Ellen Gonzaga;GONZAGA LIMA SOUZA, Ellen;SOUZA, ELLEN DE LIMA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar
Experiências de Infâncias com Produções de Culturas no Ilê Axé Omo Oxé Ibá Latam
Educação das Relações Étnico-Raciais
Orientação: Aida Victória Montrone
Universidade Federal de São Carlos
Mestrado em Educação
Percepções de infância de crianças negras por professoras de Educação Infantil
Orientação: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Universidade Federal de São Carlos
2010 a 2012
Graduação em Pedagogia
(Des)contrução do racismo em sala de aula e reconstrução das relações de equidade/diferença
Orientação: Maria Valeria Barbosa
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
2004 a 2008
Produção
2023
-
CRIANÇAS DE TERREIROS: SIM A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E NÃO AO RACISMO RELIGIOSO. (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernanda Righetti dos Santos; Ellen de Lima Souza
Fonte: Escredocências Caderno Especial do Congresso Internacional Movimentos Docentes: o futuro da formação, counidades e rede de colaboração , p. 531
-
NÃO HÁ RACISMO SEM ADULTOCENTRISMO: notas sobre uma pátria pai hostil (2023)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; STELA GUEDES CAPUTO
Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 24 , p. 189 - Extrato QUALIS: A2
-
-
PESQUISAR COM CRIANÇAS DE TERREIROS (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; STELA GUEDES CAPUTO
Fonte: Pesquisas com, sobre e para crianças. , p. 131
2022
-
Cadê a criança negra que estava aqui?. Da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 14 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
-
Geografias negras e brancas de bebês e imagens de seus deslocamentos em casa, na creche e nos terreiros de Candomblé. (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Gabriela Tebet; Ellen de Lima Souza; Natália Lopes dos Santos; Bruna Santos; Fabrício Roquete Pinto Gomes
Fonte: PEGADAS DAS IMAGENS NA IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA pesquisas, experimentações e práticas educativas. , p. 87
-
-
-
O equilíbrio está no desequilíbrio: epistemologia da ginga por uma prática pedagógica antirracista (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Aurelice Bispo; Coumba Diatta; Ellen de Lima Souza; Kamila Gomes Borges; Valmir Santos Damasceno
Fonte: Infância(s) e Educação Infatil: pesquisa, docência e pedagogias , p. 373
2021
-
O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 01 - Extrato QUALIS: A4
-
Pensar outros possíveis entre infâncias e necropolíticas (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
O Cinema e sua dimensão estético-pedagógica: Bacurau e a Lógica Exúlica (2021)
Artigo publicado
Autores: PRUDENTE, ANA VITORIA LUIZ E SILVA; Ellen de Lima Souza
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
CAPÍTULO CRIANÇAS DO PASSADO "SANKOFANDO" COM NOSSAS RAÍZES E COLORINDO NOSSAS HISTÓRIAS (2021)
Livro publicado ou organizado
Autores: Márcia Aparecida Gobbi; Juliana Diamente Pito; Ellen de Lima Souza; Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria; Gabriela Tebet; Maria Amélia de Almeida Teles; Nanci Helena Rebouças Franco; Lucimar Rosa Dias
Fonte:
-
-
Bando de Teatro Olodum no Cinema: necropolítica e as crianças negras em Ó paí, ó (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; Ana Vitória Luiz e Silva Prudente
Fonte: Cinema Negro: educação, arte, antropologia , p. 192
-
-
2020
-
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia (2020)
Artigo publicado
Autores: REZENDE, BRUNA E MAYRINCK DE FREITAS; SOUSA, ISABELA ALBERICO; Ellen de Lima Souza; NASCIMENTO JUNIOR, ANTONIO FERNANDES
Fonte: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 16 , p. 15 - Extrato QUALIS: A2
-
RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2020)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; SULZ LYRA CORREA, NÚBIA CRISTINA
Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 44 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Culturas infantis em terreiros de candomblé: um universo arlequinal na pauliceia desvairada (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: BABALORIXÁ, Antônio Paulino de Andrade; Ellen de Lima Souza
Fonte: Pesquisas e pedagogias: educação para as diferenças , p. 47
-
-
2019
-
-
Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador (2019)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; Daniel Gonzaga Costa
Fonte: CRÍTICA EDUCATIVA , v. 5 , p. 45 - Extrato QUALIS: A4
-
-
EPISTEMOLOGIAS DO SUL: INFÂNCIAS E CANDOMBLÉ NA CIDADE DE SÃO PAULO EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA ARTEIRA (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; Gabriela Tebet; Andrade, Antônio Paulino de
Fonte: A Sociologia e as Questões Interpostas ao Desenvolvimento Humano 2 , p. 34
-
2018
-
As culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoras (2018)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; FARIA, ANA LÚCIA GOULART DE; A, FLÁVIO SANTIGO
Fonte: LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 19 , p. 80 - Extrato QUALIS: A2
-
Deslocando as relações de gênero: infâncias e candomblé, contribuições para a educação com crianças pequenas (2018)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza; Patrício Carneiro Araujo
Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 20 , p. 142 - Extrato QUALIS: A3
-
UBUNTU: ACOLHIMENTO ANCESTRAL E INQUIETAÇÕES FEMINISTAS NEGRAS À EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS (2018)
Artigo publicado
Autores: Arthur Oriel; A, FLÁVIO SANTIGO; Ellen de Lima Souza
Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 19 , p. 314 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2017
-
-
-
-
A classificação biológica: uma aula a partir do diálogo entre a cultura indígena e a história da ciência (2017)
Artigo publicado
Autores: Ana Flávia dos Santos; Ellen de Lima Souza; Antônio Fernandes Nascimento Júnior
Fonte: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 13 , p. 84 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2016
-
CRIANC-AS NEGRAS E CULTURAS INFANTIS: APORTES PARA A DESCOLONIZAC-A-O DAS INFA-NCIAS (2016)
Artigo publicado
Autores: Ellen de Lima Souza
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 4 , p. 24 - Extrato QUALIS: A4
-
2014
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
Atuações
Colégio Criativo
-
Professora Auxiliar de Educação Infantil
Bolsista
2004 a 2005
Centro de Estudos e Pesquisas Infantis
-
Professora Titular
Professora
2005 a 2008
Unidade de Atendimento à Criança Universidade Federal de São Carlos
-
professora de Educação Infantil
professor substituto
2009 a 2010
Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
-
Consultura
Desde 2009
Universidade Federal de São Carlos
-
Estágiaria
Estágio de docêncica
2010 a 2010
-
Pesquisadora
Colaboradora
2010 a 2016
Universidade de Santo Amaro
-
Tutora Presencial
Celetista formal
2009 a 2012
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos
-
Professora Tutora
Bolsista
2011 a 2012
-
Coordenadora pedagógica - curso ERER
Bolsista
2012 a 2013
-
Pesquisadora
Desde 2013
Unidade de Atendimento à Criança / UFSCar
-
professora substituta
professora substituta
2009 a 2010
Faculdade Zumbi dos Palmares
-
Coordenadora de Curso de Pedagogia
2013 a 2014
Instituto Federal de São Paulo
-
PROFESSORA TEMPORÁRIA
2014 a 2014
-
2014 a 2014
Faculdade Paulista São José
-
Coordenadora de Curso de Pedagogia
2014 a 2014
-
CLT
Professor
2015 a 2015
Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo
-
Professora Metodologia do Trabalho Científico
professora contratada
2014 a 2016
Conselho de Educação Escolar Quilombola
-
Conselheira
Voluntária
2014 a 2016
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
-
Orientadora
Bolsista
2015 a 2016
Universidade Federal do Tocantins
-
Tutora de EaD
Bolsista
2016 a 2016
Universidade Federal de Lavras
-
Professora Adjunta A
2016 a 2020
REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista ABPN
-
Revisor de periódico
2016 a 2017
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunta
Desde 2020
REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Revista ABPN
-
Membro de corpo editorial
2015 a 2016
Universidade Estadual de Campinas
-
Desde 2018
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Teias (Rio de Janeiro)
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Revista Devir
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Universidade de São Paulo
-
Desde 2021
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
-
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A invisibilidade da função pedagógica das babás: uma retrospectiva sócio-histórica e cenários atuais a partir do conceito de branquitude
Programa de Pós Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
ALAN CHRISTIAN PEDROSO MARTINS
Cosme e damião e a ibejada: uma análise do sincretismo
Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
FERNANDA RIGHETTI DOS SANTOS CUNHA
Pedagogia ancestral: o papel dos saberes das iyabas através do matriarcado africano no empoderamento das professoras candomblecistas na educação antirracista em escolas públicas.
Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de Lavras
-
MUSEOLOGIA NA PRÁTICA: potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem empregando um conjunto de ações continuadas referentes à requalificação de seus espaços museológicos, o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN). O acervo do MBM é formado por cerca de 5.000 objetos, compondo significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, científico-tecnológica, e outras, fortemente relacionada à história do município de Lavras (MG) e da UFLA. Já o acervo do MHN é composto por cerca de 200 itens, tais como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Por serem os principais espaços museológicos dessa região, intensificam-se suas funções sociais, uma vez que se apresentam como veículos de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural museológico local e universitário de Lavras e adjacências. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.
Desde 2018
-
UNIGINGA
Grupo de capoeira no âmbito da universidade, integrado as atividades educacionais e culturais.Este projeto destaca a UFLA como um polo fomentador das culturas dos afrodescendentes, bem como dos povos originários, como uma universidade de vanguarda que opera na construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária. Constrói coletivamente com professoras/es, crianças e adolescentes das escolas públicas outras perspectivas culturais e pedagógicas.
Autores: Ellen de Lima Souza, Patrícia Muniz Mendes
2017 a 2018
-
Maracatu como prática educativa
O projeto Maracatu Como Prática Educativa consiste em estimular o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira através do Maracatu de Baque Virado, ritmo originário do nordeste brasileiro com raízes africanas, que abrange percussão, canto, dança, valorização e visibilidade da população negra lavrense. São realizadas oficinas dentro e fora da UFLA, para crianças de escolas públicas, estreitando laços entre a comunidade e a universidade por meio dos valores civilizatórios afro brasileiros de oralidade, ancestralidade e corporalidade.
Autores: Ellen de Lima Souza, LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES, ANDREA PORTOLOMEOS
2017 a 2019
-
Brincando com as nossas raízes e colorindo as nossas histórias
Projeto de extensão PIBILC que tem por objetivo atender crianças da Educação Básica da cidade de Lavras destacando o protagonismo das mulheres negras.
Autores: Ellen de Lima Souza, A, FLÁVIO SANTIGO, Daniel Gonzaga Costa, Patrícia Muniz Mendes, Edson Santos Silva
2017 a 2019
-
Diversidades e diferenças nas pesquisas sobre crianças no Brasil
Na contemporaneidade um dos conceitos de maior relevância para a educação brasileira é o de infância, ainda é muito recente o reconhecimento da criança como sujeito de direitos no país, tal efetivação se dá por meio da última Constituição Federal de 1988, é no mesmo documento legal que fica estabelecido a educação como um direito de todos e todas. Mas, de quais crianças estamos tratando? O que cerca as infâncias brasileiras quando reconhecemos a sua pluralidade? Se reconhecemos no país que a criança é um sujeito histórico e produtor de cultura cabe indagar: ?Como marcadores de diferenças e diversidades em fatores de raça/etnia, gênero, classe social, orientação religiosa e idade são apreendidos nas pesquisas nacionais?? A pesquisa se detém as produções do Grupo de Trabalho número 7 intitulado ?Educação da Criança de 0-6 Anos? " fundado em 1981, na Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisas em Educação (Anped), em vigor desde 1978 a associação tem por objetivo congregar programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área desenvolvendo ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Compreender como opera a intersecção dos marcadores de diversidade e diferenças nas pesquisas sobre Educação Infantil na Anped abre oportunidades para a apreensão dos contextos que alicerçam as crianças brasileiras, possibilitando aos docentes e discentes que atuam na Universidade Federal de Lavras, especificamente dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, desenvolverem práticas pedagógicas mais próximas as realidades das crianças, construindo novas pedagogias que possibilitem uma educação mais justa, equânime e igualitária.
2016 a 2019
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Estadual de Campinas
Universidade de São Paulo
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Atualização Lattes em 2024-01
Processado em 2024-07-22