Fabio Franzini
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
Programa de Pós-Graduação: História
E-Mail: ffranzini@unifesp.br
Resumo
Graduado em História (1993), Mestre (2000) e Doutor (2007) em História Social, todos os três pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 2022 e 2023, fez pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a supervisão da Profa. Dra. Giselle Martins Venancio, com bolsa PDS da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, área de Teoria da História, atuando tanto na graduação como em seus dois Programas de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Ainda na Unifesp, é um dos tutores do Programa de Educação Tutorial do Departamento de História (PET-História), junto com o Prof. Dr. José Carlos Vilardaga, e coordena, juntamente com o Prof. Dr. Luis Filipe Silvério Lima, o projeto Observatório da História (histobs.hypotheses.org). Foi Pesquisador Residente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, sediada na Universidade de São Paulo (BBM-USP), no período de novembro de 2019 a outubro de 2020. Fez parte da Diretoria da Seção São Paulo da Associação Nacional de História (Anpuh) nas gestões 2018-2020 e 2020-2022. Faz parte, como Diretor de Publicações, da diretoria eleita da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) para o triênio 2021-2024. Foi um dos editores executivos da revista História da Historiografia no biênio 2016-2018, publicação na qual integra o Conselho Consultivo desde 2013. Como pesquisador, interessa-se por temas relacionados à teoria da História, à história da historiografia brasileira, à história intelectual e das ideias e à história do livro, da edição e da leitura. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e da Red Iberoamericana de História de la Historiografia, membro da International Network for Theory of History (INTH) e pesquisador associado aos grupos de pesquisa Teoria da História e Historiografia Márcia DAléssio (Unifesp), LETHIS - Laboratório de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (UFES), HISTOR - Núcleo de Estudos de Teoria da História e História da Historiografia (UFRRJ), LABTEO - Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (USP) e LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (USP). É também "referente externo" do Observatorio Historiográfico del Sur (OBHISUR), coordenado pelo Prof. Dr. Tomás Sansón Corbo na Universidad de la República (Uruguai).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FRANZINI, Fabio;FRANZINI, FÁBIO
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Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em História Social
À Sombra das Palmeiras: A Coleção Documentos Brasileiros e as Transformações da Historiografia Nacional (1936-1959)
História da Cultura Brasileira
História do Brasil
Orientação: Nicolau Sevcenko
Universidade de São Paulo
Mestrado em História Social
"As Raízes do País do Futebol: Estudo sobre a relação entre o futebol e a nacionalidade brasileira (1919-1950)"
História do Brasil República
História do Brasil
Orientação: Nicolau Sevcenko
Universidade de São Paulo
1995 a 2000
Graduação em História
Universidade de São Paulo
1990 a 1993
Produção
2024
2023
2022
2021
2020
2019
-
O conteúdo histórico da forma urbana: historicidade e cultura histórica nos discursos sobre Brasília (2019)
Artigo publicado
Autores: Fabio Franzini
Fonte: URBANA - REVISTA ELETRÔNICA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CIDADE , v. 10 , p. 334 - Extrato QUALIS: A3
2018
2017
-
Quando historiadores foram à escola: A História do Brasil de Octávio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda (1944) e os ecos da nova historiografia brasileira (2017)
Artigo publicado
Autores: Fábio Franzini; Elaine Lourenco
Fonte: EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 8 , p. 174 - Extrato QUALIS: A4
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2016
-
A historiografia brasileira em tempos globais: algumas considerações (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Fabio Franzini
Fonte: Entre espacios: la historia latinoamericana en el contexto global. Actas del XVII Congreso Internacional de la Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA) , p. 1309
-
-
-
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
-
-
"Dos modos de se escrever e reescrever um mesmo livro: Gilberto Freyre e a História frente às atualizações de Casa-Grande & Senzala (1933-1961)" (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Fabio Franzini
Fonte: Anais do XIX Encontro Regional de História da ANPUH - Seção São Paulo: "Poder, Violência e Exclusão"
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
Atuações
Centro Universitário Nove de Julho
-
Professor do Ensino Superior
1999 a 2009
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos
-
Professor do Ensino Superior
2001 a 2004
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Professor Substituto
2002 a 2003
Dialogia (UNINOVE)
-
Membro de corpo editorial
2001 a 2006
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2009
História da Historiografia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
-
Membro de corpo editorial
2016 a 2018
Coleção Documentos Históricos do Esporte
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Hydra: revista discente do PPGH Unifesp.
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Intelligere - Revista de História Intelectual
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
FuLiA / UFMG
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Revista Nordestina de História do Brasil - RNHB
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
Associação Nacional de História - Seção São Paulo
-
Segundo Tesoureiro
Membro da Diretoria
2018 a 2020
-
Segundo Secretário
Diretoria - Gestão 2020-2022
Desde 2020
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Universidade de São Paulo
-
Pesquisador residente
Pesquisador residente
2019 a 2020
Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia
-
Diretor de Publicações
Diretoria - gestão 2021-2024
Desde 2021
ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2022
Universidade Federal Fluminense
-
Aluno de pós-doutorado
Pós-doutorado
2022 a 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A transposição didática no ensino da disciplina de História nos vestibulares da UNICAMP e USP
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Capistrano de Abreu e a inserção da geografia na narrativa histórica do Brasil
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Jogos no ensino de História: da gamificação como missão individual para jogos colaborativos na construção do conhecimento histórico
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A história do ensino de História da ditadura militar brasileira, na cidade de São Paulo: os desafios e as possibilidades de ensino de História em meio à difusão de discursos concorrentes sobre o passado
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
História para viver, experiências para se escrever: a trajetória intelectual de Márcia Barbosa Mansor D?Aléssio (1980-2000)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Yuri Ferreira Mendes de Carvalho
Professor... e Adão e Eva? Os desafios do Professor de História em seu compromisso ético e científico no século XXI
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Khyara Gabrielly Mendes Fontanini
Retrato historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Narrativas possíveis, leituras indisciplinadas: Desobediência epistêmica e teoria narrativista ? contribuições para uma abordagem decolonial do ensino de História
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A História entre zeros e uns: ensino de História e nativos digitais (2000-2018)
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Apropriações da história: entre a escola e o espaço público
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Patrícia Helena Gomes da Silva
Um soldado do ofício: análise da trajetória intelectual de Eurípedes Simões de Paula nos anos 1940-1960
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Rock na metrópole e o inverso: a banda Joelho de Porco e a cidade de São Paulo
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Ensino Fundamental II e o tempo: Problemas e aplicação em sala de aula
ProfHIstória - Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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Feitiçaria e cultura popular na obra de Carlo Ginzburg (1961-1976)
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Concluído em 2017
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Carlos Chiacchio: um projeto modernista na Bahia (1928-1947)
Programa de Pós-Graduação em História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Literatura, vida pública e modernidade: um estudo sobre Othon Lobo da Gama d'Eça (1892-1965)
Programa de Pós-Graduação em História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Concluído em 2015
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
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Campus Guarulhos
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
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Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História
Campus Guarulhos - Filosofia e Ciências Humanas
Curso de História
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
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Mulheres e edição: autoras e tradutoras no acervo da Companhia Editora Nacional - PET-História
Fundada em 1925 por Monteiro Lobato e Octalles Marcondes Ferreira, a Companhia Editora Nacional (CEN) constituiu-se como uma das maiores e mais importantes editoras brasileiras do século XX. Seu projeto editorial que era também político e as estratégias pensadas para realizá-lo fizeram com que seu catálogo de autores e obras, tanto nacionais quanto estrangeiros e organizado fundamentalmente em coleções, se firmasse como referência para vários campos do saber e para a cultura brasileira de modo geral, ao mesmo tempo em que contribuiu de modo decisivo para a ampliação do mercado do livro no país. Desta forma, a CEN revela-se assim uma fonte das mais expressivas para o desenvolvimento de estudos potencialmente significativos para a história do livro e da edição no Brasil, bem como para áreas que, de alguma maneira, a ela se vinculam ou se associam direta ou indiretamente, como a história da historiografia, a história intelectual, a história da educação. Como o rico acervo bibliográfico e documental formado ao longo de décadas pela empresa hoje encontra-se sob a guarda do Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH) da EFLCH, esta proposta de pesquisa pretende, a partir dele, trilhar um caminho ainda muito pouco explorado no país, o da articulação entre trajetórias editoriais e relações de gênero; mais especificamente, o que se busca é analisar, de forma entrecruzada, como o projeto editorial da Companhia incorporou (e, eventualmente, deixou de incorporar) autoras e tradutoras em seus produtos.
Desde 2023
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Histórias conectadas: entre narrativas e deslocamentos
Este projeto de pesquisa volta-se ao estudo de temas variados a partir de três eixos: deslocamentos, narrativas e conexões. Interessa aos pesquisadores neleengajados problematizara experiência humana considerando dois de seus aspectosfundamentais,os deslocamentos e as narrativas,articuladosa partir das conexões que se estabelecem por atores, objetos, signos e espaços. Em seu nível mais elementar, tal articulação se dá na passagem do tempo, no trânsito entre os diferentes espaços e/ou ainda nas mudanças de sentido e significados das palavras, conceitos e ideias que engendram registros em múltiplos suportes e da compreensão da realidade material e simbólica.Do ponto de vista metodológico, define-se como fundamental a discussão sobre as formas documentais observadas a partirdedois problemas básicos:(1) a abordagem dos gêneros textuais na sua variedade e complexidade, o que nos permite refletir sobre a organização da informação em configurações textuais e orais específicas (cartas, crônicas, poesia, diários, relatórios, periódicos, entrevistas, discursos etc.), bem como as consequências das diferentes formas de organização estilística da informação para a interpretação histórica;(2) a abordagem da materialidade dos vestígios, desde as condições materiais do próprio texto, ressaltando-se debates sobre sua produção e circulação,até outras formas materiais de organização do discurso (imagéticas, paisagísticas, artefactuais etc.).Em síntese, este projeto debruça-se sobre as narrativas e os discursos compreendidos enquanto práticas sociais e culturais, bem como analisados em suas dimensões políticas para compreender as conexões e os deslocamentos no tempo e no espaço, reconstruindo os circuitos de produção, de circulação, de consumo e de recepção dessas narrativas e discursos. Além disso, este projeto engaja-se, como referencial metodológico, emanálisesque têm como base os elementos dos gêneros textuais e da materialidade da documentação. Busca, enfim, compreender as narrativas, os discursos e as representações nos seus diferentes estratos do tempo e nos espaços deslocados, conectados e reconectados.
Autores: Fabio Franzini, Wilma Peres Costa, LIMA, Luis Filipe Silvério, Glaydson José da Silva, Antonio Simplicio de Almeida Neto, Samira Adel Osman, Gilberto da Silva Francisco
Desde 2023
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Mulheres e edição: autoras e tradutoras no acervo da Companhia Editora Nacional
Este projeto pretende envolver as alunas e os alunos do PET-História em um trabalho de exploração e análise do rico acervo da Companhia Editora Nacional, custodiado pelo Centro de Memória e Pesquisa Histórica da EFLCH. Seu objetivo específico é pesquisar esse fundo com especial atenção aos livros publicados, contratos de edição e tradução, pareceres, correspondência e dossiês de autores e autoras para verificar em termos qualitativos e quantitativos a presença feminina na produção da CEN, tanto como autoras quanto como tradutoras, e assim pensar práticas e políticas editoriais que expressam e refletem posições e relações não apenas culturais e intelectuais, mas também de gênero. Espera-se, assim, apresentar ao grupo discussões teórico-metodológicas sobre a história do livro e da edição e propiciar atividades práticas de formação, pesquisa e produção nesse campo, lidando com um recorte ainda muito pouco explorado no Brasil.
Autores: Fabio Franzini, Aline Xavier Teixeira, Beatriz Bertolli Paulini, Cesar Tadeu Mungo Trezena, Gabriel Henrique Santos Mendes, Giovanna Silva, Gisele Reis da Silva, Kaiky Moura Santos Souza, Larissa Leite de Aguiar, Mariana Guimarães Santos Jamas de Cerqueira Leite, Marina Loccoman Rodrigues, Mario Carvalho dos Santos, Michelly Mitsuki Hashimoto, Patricia Pereira Lopes, Rhayra de Souza Miklos, Sabrina Sayuri Yasuda, Sarah Baptista Macedo, William Oliveira, Ygor Fernandes Moreira
Desde 2023
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Caminhos da moderna historiografia brasileira (1930-2020)
O propósito desta pesquisa é investigar as transformações pelas quais passou a escrita da História no Brasil no decorrer do século XX até hoje, com vistas a compreender a afirmação dos parâmetros de pesquisa, método, difusão e crítica que configuraram e nortearam (e ainda norteiam) o campo historiográfico no e do país. Seus objetos de estudo são variados: autores, atores, obras e percursos; instituições e vida intelectual; revistas, dissertações, teses e demais publicações científicas; mercado editorial e público leitor; influências e trocas com a historiografia internacional. Com isso, espera-se colocar sob exame tanto a(s) memória(s) quanto a(s) história(s) da historiografia brasileira moderna e seus efeitos, impactos e desdobramentos hoje.
Autores: Fabio Franzini, Bruno Cruz da Silva, Matheus Cavalcanti Rodrigues, Kênio Caetano dos Santos
Desde 2017
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Observatório da História
O ?Observatório da História? pretende constituir um espaço plural, coletivo e integrado que se dedique a acompanhar, pesquisar e diagnosticar o modo de produção (e reprodução) historiográfico no Brasil. Esse espaço busca funcionar como: 1) ponto de convergência de historiadores e historiadoras de todo o país interessados em discutir o campo; 2) e, sobretudo, um incentivador tanto do levantamento quanto da própria produção de dados e informações as mais completas possíveis a seu respeito. Com isso, além de articular debates e análises, espera-se intervir na comunidade historiadora e induzir a crítica às práticas ligadas ao ofício, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito escolar, seja ainda na esfera pública. O ?Observatório? busca ser um canal para pensar, discutir, coletar, congregar e organizar procedimentos e instrumentos sistematizados, consistentes e abrangentes que se voltam à mensuração, reflexão e avaliação acerca dos lugares, práticas, condições e horizontes do trabalho historiográfico no Brasil hoje. Atrelada a essa dimensão de diagnóstico da historiografia atual, há também a necessidade de se refletir como os modos de financiamento, avaliação institucional e externa, sistemas de formação e de pesquisa, estrutura de publicação e divulgação editorial, construção da carreira e definição da profissão têm impactado a própria produção do conhecimento na área. Pergunta-se em que medida esse olhar mais concreto para as condições materiais do fazer historiográfico pode, por um lado, fazer compreender os rumos e escolhas do campo nos últimos tempos e, por outro, questionar se e em que medida as políticas e dinâmicas relativas à área têm sido eficazes, de fato, na constituição de um campo sólido e maduro, de uma produção relevante e inovadora, de espaços profícuos de debate e de uma reflexão historiográfica crítica.
Autores: Fabio Franzini, LIMA, Luis Filipe Silvério, Mariana Martins Villaça, Antonio Simplicio de Almeida Neto, Andréa Slemian
Desde 2016
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Usos e abusos da História em tempos digitais
Este projeto pretende discutir, a partir do contexto brasileiro, os caminhos e tendências da historiografia num mundo cada vez mais digital e presentista; pensar as relações efetivas e potenciais entre a historiografia acadêmica (profissional) e outras formas de aproximação, apropriação e interpretações sobre o passado no cenário contemporâneo; analisar a relação entre um passado cada vez mais acessível a todos, a produção de discursos a seu respeito e a difusão que tais discursos alcançam; investigar os saberes históricos em concorrência hoje (o acadêmico, o escolar, o público) e a cultura e/ou consciência histórica/s que se forma/m a partir daí; refletir sobre o papel público do historiador profissional; acompanhar a história produzida fora dos ambientes controlados da Universidade, da escola e das instituições de saber em geral nas artes, no jornalismo, na internet (páginas, blogs, vlogs, canais, programas, manifestações, organizações...).
Autores: Fabio Franzini, Guilherme Antunes, Thomaz Barbeiro Gonçalves
Desde 2017
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Organização do acervo histórico da Companhia Editora Nacional
A mediação editorial tem ganhado relevância na pesquisa do historiador, com a ampliação do campo da História do Livro e da Leitura no Brasil, que passa a perguntar pelos dispositivos de escrita que permitem o entendimento do texto; pelos processos de publicação dos textos que, por sua vez, implicam sempre numa pluralidade de espaços, técnicas, de máquinas e indivíduos; ou seja, o historiador pergunta, então, sobre as diferentes decisões e intervenções que deram aos textos suas diferentes formas materiais. Essa mediação editorial também se faz pela escolha de repertórios de textos e autores publicados, de gêneros, de formas de impressos para determinados públicos. Daí a importância, nessa perspectiva, dos arquivos históricos de editoras privadas ou públicas. Pouco explorados, seja pela dificuldade de acesso, seja pela recente valorização de seus conteúdos, a entrada nesses arquivos tem possibilitado diversas pesquisas que tratam dos impressos, enfocam seus processos materiais de produção, circulação e usos. É com o duplo objetivo de conhecer e explorar a fertilidade dos arquivos de uma das maiores editoras do Brasil, entre as décadas de 1930 e 1970, e de disponibiliza-lo de forma organizada que se propõe esse projeto.
Autores: Fabio Franzini, Maria Rita de Almeida Toledo, Jaime Rodrigues, Wilma Peres Costa, Edilene Teresinha Toledo, Bruno G. Feitler, Daniel Revah, Alexandre Pianelli Godoy
Desde 2009
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Mr. White chega aos trópicos: a tradução e a recepção crítica de Hayden White no Brasil (1992-2010)
Desde a publicação de Metahistory: The historical imagination in Nineteenth-Century Europe, em 1973, o historiador norte-americano Hayden White progressivamente tornou-se figura central nos debates contemporâneos acerca da natureza e da legitimidade científica do conhecimento histórico, cujo cenário privilegiado é o das páginas de periódicos como History and Theory e Storia della Storiografia. A despeito disso, o impacto de sua obra e os ecos de tais debates parecem um tanto tímidos no Brasil, algo que o torna, entre nós, um autor mais ?comentado? que ?discutido?. O propósito deste projeto, assim, é analisar as condições em que se deram as poucas traduções de livros e artigos de Hayden White no Brasil e qual seu impacto sobre a nossa produção historiográfica, em especial sobre a reflexão a respeito da própria História, para, a partir daí, procurar perceber sintonias e dissonâncias frente aos mencionados debates historiográficos contemporâneos.
Autores: Fabio Franzini
2010 a 2018
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Historiadores em revista: O debate teórico sobre a História nas páginas de periódicos acadêmicos brasileiros (1980-2010)
Este projeto tem como seu principal problema verificar e analisar, a partir do exame de um conjunto de periódicos acadêmicos nacionais, de que maneiras a discussão teórica no campo da História vem se expressando no Brasil, dos anos 1980 até o presente. Mais especificamente, busca-se perceber as inquietações fundamentais que aparecem nessa discussão e, sobretudo, as respostas oferecidas pelos autores que nela se envolveram e/ou se envolvem.
Autores: Fabio Franzini, Patrícia Helena Gomes da Silva
2009 a 2018
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Universidade de São Paulo
Universidade Federal Fluminense
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22