Claudia Barcelos de Moura Abreu nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: claudia.abreu@unifesp.br


86
34
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). É professora associada nível 4 da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP na linha de pesquisa "Educação, Estado, Trabalho". Tem atuado na área de pesquisa da Educação e Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ABREU, Claudia. B. M.;Abreu, Claudia Barcelos de Moura;ABREU, CLÁUDIA BARCELOS MOURA;BARCELOS DE MOURA ABREU, CLAUDIA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Francês

Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

    Reestruturação Produtiva e trabalho: sobre a qualificação, emprego e organização dos trabalhadores industriais (estudo de caso sobre operadores de painel)

    Sociologia da Educação

    Fundamentos da Educação

    Orientação: Prof Dr. Vanilda P. Paiva

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 1998

  • Mestrado em Educação

    Considerações sobre o pensamento de T.W. Adorno e suas contribuições para a educação contemporânea

    Sociologia da Educação

    Fundamentos da Educação

    Orientação: Prof Dr. Bruno Pucci

    Universidade Federal de São Carlos

    1990 a 1993

  • Graduação em Psicologia

    Universidade Federal de Uberlândia

    1982 a 1987

  • Produção


    2023


    • Teacher?s work in neuroscience and education research (2023)

      Artigo publicado

      Autores: ZARDO, ANDRESSA LOISE; SCHROEDER, TÂNIA MARIA RECHIA; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Conteúdo completo

      Fonte: CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23 , p. 307 - Extrato QUALIS: A2


    2022


    • EDUCAÇÃO NA ERA DA INTERNET: ENTREVISTA COM MICHEL MAFFESOLI (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Eduardo Portanova Barros; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder

      Conteúdo completo

      Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 24 , p. 4 - Extrato QUALIS: A1

    • 25 ANOS DE FOTOETNOGRAFIA: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (2022)

      Artigo publicado

      Autores: ALVES, FÁBIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; SILVA, LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNOS CAJUÍNA , v. 7 , p. 227113 - Extrato QUALIS: A4

    • PROJETO BEZALEL: UM ENSAIO DE ANTROPOLOGIA VISUAL NO BAIRRO SANGA FUNDA EM CASCAVEL - PR (2022)

      Artigo publicado

      Autores: ALVES, FÁBIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; CARVALHO, MARCO ANTONIO BATISTA; ESTRADA, ADRIAN ALVAREZ; SOLIGO, VALDECIR; SILVA, LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNOS CAJUÍNA , v. 7 , p. 227123 - Extrato QUALIS: A4

    • Un imaginaire « dialogique » d?Umberto Eco dans La structure absente : le crépuscule de la raison (2022)

      Artigo publicado

      Autores: PORTANOVA BARROS, EDUARDO; LOPES ALVES, FÁBIO; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Conteúdo completo

      Fonte: SOCIÉTÉS (PARIS) , v. n° 155 , p. 135 - Extrato QUALIS: A4

    • Michel Maffesoli e as definições do contemporâneo (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Tânia Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Fábio Lopes Alves

      Conteúdo completo

      Fonte: Sociologias (UFRGS) , v. 24 , p. 458 - Extrato QUALIS: A1

    • CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; MONTEIRO, ANTÔNIO

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 17 , p. 485 - Extrato QUALIS: A4

    • Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Sueli S dos S Batista; Daniel C. Pereira; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monique Rufino Silva Pessôa

      Conteúdo completo

      Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 483 - Extrato QUALIS: A2


    2021


    • Um ensaio de antropologia visual sobre o cotidiano de trabalhadores durante a pandemia da COVID-19 em Cascavel - PR (2021)

      Artigo publicado

      Autores: ALVES, FABIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; SOLIGO, VALDECIR; CARVALHO, MARCO ANTONIO BATISTA; ESTRADA, ADRIAN ALVAREZ; CASTRO, CARLOS EDUARDO DE

      Conteúdo completo

      Fonte: RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10 , p. e26710615782 - Extrato QUALIS: C

    • Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: avanços e desafios (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; T. E. Kluber; Lucila Pesce

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • Comemoração dos 25 anos de fotoetnografia: entrevista com Luiz Eduardo Robinson Achutti (2021)

      Artigo publicado

      Autores: ALVES, FABIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TÂNIA MARIA RECHIA; ALVAREZ ESTRADA, ADRIAN

      Conteúdo completo

      Fonte: Horizontes Antropológicos (online) , v. 27 , p. 437 - Extrato QUALIS: A1

    • Os efeitos da pandemia no cotidiano dos brasileiros: um olhar a partir da sociologia e antropologia das emoções (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder

      Fonte: Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpo, Emociones y Sociedad , v. 13 , p. 89 - Extrato QUALIS: A4


    2020


    • JOVENS E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE COMENTÁRIOS DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Tânia Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 40 , p. 97

    • Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES) (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Fabio Lopes; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Adrian Alvarez Estrada; Valdecir Soligo

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Evaluation of the Graduate Program in Education: an interview with Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES) (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Adrian Alvarez Estrada; Valdecir Soligo

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Ciências Sociais e Educação: interfaces contemporâneas (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder

      Fonte:

    • Apresentação. (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder

      Fonte: Ciências Sociais e Educação: interfaces contemporâneas , p. 9

    • QUALIFICAR COM EMPREGO É INTEGRALIZAR E POTENCIALIZAR O PROCESSO? : ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOB O REGIME DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Monique Rufino Silva Pessôa; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora, 2020 , p. 1

    • O ACESSO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO E A RELAÇÃO COM O MÉTODO UTILIZADO NO PROCESSO SELETIVO: DA PROVA TRADICIONAL À ANÁLISE CURRICULAR (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fábio Oliveira de Castro; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora , p. 1


    2019


    • Imaginário pós-moderno: perspectivas de Michel Maffesoli (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Tânia Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Imaginar: uma constelação de estudos sob a ótica do imaginário , p. 1


    2018


    • PÓS-MODERNIDADE: PERSPECTIVAS DE JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E MICHEL MAFFESOLI (2018)

      Artigo publicado

      Autores: RECHIA SCHROEDER, TÂNIA MARIA; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4


    2017


    • HISTÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Luciana Messias; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Educere et Educare (versão eletrônica) , v. 12 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • Reflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010) (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Hellen Jaqueline Marques; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 17 , p. 334 - Extrato QUALIS: A3

    • Ética em pesquisa no campo da educação: contribuições para o debate (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lucila Pesce; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Entrelaces entre questões éticas e metodológicas na pesquisa , p. 43


    2016


    • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Lucila Pesce

      Fonte: Pesquisa em Foco (UEMA) , v. 21 , p. 97 - Extrato QUALIS: A1

    • AVALIAÇÃO E DEVOLUTIVA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (2016)

      Artigo publicado

      Autores: FIORAVANZO, CRISTIANE MARAVELLI; Almir Martins Vieira; José Alberto Carvalho dos Santos Claro

      Conteúdo completo

      Fonte: HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 1 , p. 107 - Extrato QUALIS: A1


    2015


    • Trabalho docente na educação a distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Eliane do Rocio Alberti Comparin; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Horizontes (EDUSF) , v. 33 , p. 173 - Extrato QUALIS: A2


    2014


    • O NECESSÁRIO RESGATE DA CATEGORIA TOTALIDADE NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Gabriella Pinheiro; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 8 , p. 229 - Extrato QUALIS: A3

    • PROFESSORES TEMPORÁRIOS: FLEXIBILIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Denize Kaminski FERREIRA; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Trabalho & Educação (UFMG) , v. 23 , p. 129 - Extrato QUALIS: A3


    2013


    • PESQUISA QUALITATIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BASES FILOSÓFICAS E OS PRINCÍPIOS NORTEADORES (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Lucila Pesce; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Revista FAEEBA , v. 22 , p. 19 - Extrato QUALIS: A2

    • Pesquisa qualitativa em educação: raízes filosóficas e paradigmas (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Lucila Maria de Oliveira Pesce

      Fonte: Anais do II Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa , p. 51

    • Colégio Estadual D. Pedro I, em busca de sua identidade. (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mariulce LEINEKER; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no campo. Educação do campo , p. 1


    2012


    • TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A FIGURA DO PROFESSOR- TUTOR CONCEITUAL E O FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Eliane Alberti; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6 , p. 334 - Extrato QUALIS: A3

    • A Educação do campo e os textos constitucionais: um estudo a partir da constituição Federal de 1934 (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mariulce LEINEKER; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do IX ANPED SUL- Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. , p. 01


    2011


    • Contribuições de Vigotski para a análise da consciência de classe (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Melissa Rodrigues de Almeida; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Rossler

      Conteúdo completo

      Fonte: Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 16 , p. 551 - Extrato QUALIS: A1


    2010


    • Education in the Purview of Public Policy: An Assessment of Educational Reform in Brazil, 1990-2004 (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Monica Ribeiro da Silva; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Revue Canadienne d'Études du Développement , v. XXIX , p. 245

    • Notas sobre a constituição do trabalho docente e projetos de formação (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 4 , p. 470 - Extrato QUALIS: A3

    • Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio

      Fonte: Educação (UFSM) , v. 35 , p. 183 - Extrato QUALIS: A2

    • A formação de educadores na perspectiva da educação do campo: reflexões sobre o 1º Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Cecilia Ghedini; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Contexto & Educação , v. 25 , p. 83 - Extrato QUALIS: A2

    • A abordagem dos conhecimentos cotidianos e científicos na produção de um currículo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (no prelo) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio

      Fonte: Anais do V Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares , p. 1

    • Movimentos sociais do campo - uma proposta de educação formal e escola pública (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cecilia Ghedini; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do VIII _ - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL , p. 01

    • A abordagem dos conhecimentos cotidianos e científicos na produção de um currículo de educação de jovens e adultos (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio

      Fonte: IX Colóquio sobre questões curriculares: Debater o currículo e seus campos. Políticas, Fundamentos e Práticas , p. 132

    • Movimentos sociais do campo - uma proposta de educação formal e escola pública (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cecilia Ghedini; Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do VIII _ - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL


    2009


    • A Dimensão Teórico-prática Da Formação Do Trabalhador: Um Estudo Em Sistema Reestruturado (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Ana Carolina Soares Duarte

      Fonte: Trabalho & Educação (UFMG) , v. 18 , p. 68 - Extrato QUALIS: A3


    2008


    • Reformas para quê? As políticas educacionais dos anos 90, o " novo projeto de formação" e os resultados das avaliações nacionais (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monica Ribeiro da Silva

      Fonte: Perspectiva (UFSC) , v. 26 , p. 523 - Extrato QUALIS: A2

    • Política educativa: la reforma brasileña y sus resultados según el rendimiento de los estudiantes. (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monica Ribeiro da Silva

      Fonte: Revista Theomai (En línea) , v. 18 , p. 01 - Extrato QUALIS: A4

    • A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CUBA (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Rose Mery Trojan

      Fonte: Anais UNIVERSIDAD 2008 , p. 01

    • Políticas de formação docente: um estudo comparativo entre Brasil e Cuba (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Rose Mery Trojan

      Fonte: Anais (Seminário da Redestrado) , p. 01

    • Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos - EJA: a dinâmica entre teoria e experiência (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do III Seminário Internacional: Escola e Cultura , p. 01


    2007


    • A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Acácia Zeneida Kuenzer; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Gomes, Cristiano Mauro Assis

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 12 , p. 462 - Extrato QUALIS: A1

    • Formação para o trabalho docente: a relação entre vocação, profissionalização e proletarização (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Múltiplas faces do educar: ensino-aprendizagem, formação docente, saúde e educação , p. 73

    • A reforma educacional implementada no Brasil (1990 - 2004): enunciados e formuladores (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monica Ribeiro da Silva

      Fonte: IV Congreso Nacional Y II internacional de Investigación Educativa. , p. 101

    • A reforma educacional implementada no Brasil (1990-2004): enunciados e formuladores (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monica Ribeiro da Silva

      Fonte: IV Congreso Nacional Y II internacional de Investigación Educativa. Sociedad, cultura y educación. Una mirada desde la desigualdad educativa , p. 421

    • A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: um estudo de caso no setor petroquímico (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Acácia Zeneida Kuenzer

      Fonte: Anais do XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología , p. 1


    2006


    • O Trabalho docente e políticas de formação: a relação entre vocação, profissionalização e proletarização (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: CDRom , p. 1

    • O Trabalho docente e políticas de formação: a relação entre vocação, profissionalização e proletarização (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Anais do XIII ENDIPE


    2005


    • A formação do professores e profissionalidade docente na quadro da mundialização do capital (2005)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia R Landini

      Fonte: Revista do Sismmac , p. 13

    • Mudanças no mundo do trabalho e qualificação profissional: um estudo de caso (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: CDRom Congresso Internacional Educação e Trabalho

    • O processo de profissionalização e a construção da identidade docente (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: CDRom Congresso Internacional educação e trabalho

    • O trabalho docente: uma análise sobre formação, saberes e condições de emprego (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: CDRom Congresso Internacional Educação e trabalho

    • Educação, saúde e trabalho: avanço desigual no contexto da reestruturação produtiva na região metropolitana de Curitiba (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Acácia Zeneida Kuenzer; Noela Invernizzi

      Fonte: III Simpósio Trabalho e educação , p. 15

    • Profissão docente: algumas reflexões sobre a formação para o trabalho (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom) , p. 33

    • Educação, saúde e trabalho: avanço desigual no contexto da reestruturação produtiva na região metropolitana de Curitiba (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Acácia Z Kuenzer; Noela Invernizzi

      Fonte: Anais de Resumos do III Simpósio Trabalho e Educação , p. 16

    • Mudanças no mundo do trabalho e qualificação profissional: um estudo de caso (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Resumos das Comunicações: Congresso Internacional Educação e Trabalho , p. 68

    • O processo de profissionalização e a construção da identidade docente (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia R Landini

      Fonte: Resumos de Comunicações: Congresso Internacional Educação e Trabalho , p. 68

    • O trabalho docente: uma análise sobre formação, saberes e condições de emprego (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia R Landini

      Fonte: Resumos de Comunicações: Congresso Internacional Educação e Trabalho , p. 69

    • Profissão docente: algumas reflexões sobre a formação para o trabalho (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia R Landini

      Fonte: Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom) , p. 77


    2004


    • Reestruturação produtiva, trabalho e educação: as implicações para a qualificação profissional (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Revista de Educação Pública , v. 13 , n. 24 , p. 80 - Extrato QUALIS: A2

    • Os sentidos do trabalho docente: a realidade dos professores da rede estadual de ensino de Curitiba (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: CD ROM

    • Os sentidos do trabalho: a dinâmica entre trabalho docente e formação (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: CD Rom


    2003


    • Trabalho docente: a dinâmica entre formação, profissionalização e proletarização na constituição da identidade (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini

      Fonte: Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 4 , n. 1 , p. 33 - Extrato QUALIS: A1

    • Estado: economia e política nas reformas de formação docente (2003)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Regina Landini

      Fonte: A gestão da educação na sociedade mundializada: por uma nova cidadania

    • Trabalho, formação e saberes docente: análise exploratória da realidade dos professores da rede estadual de ensino do Paraná (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini; Ana Paula Almeida; Zilma Assad Othman

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional de Educação

    • Reestruturação produtiva, trabalho e educação: as implicações para a qualificação profissional (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: no prelo

    • Trabalho e formação docente (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini; Ana Paula Almeida; Zilma Assad Othman

      Fonte:

    • Proletarização e profissionalização: questões sobre a identidade docente (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini

      Fonte: Revista do IEEE América Latina , p. 1

    • Trabalho e formação docente: análise exploratória da realidade dos professores da rede estadual de ensino do Paraná- Brasil (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Ana Paula Almeida; Sonia Regina Landini; Zilma Assad Othman

      Fonte: Anais do Congreso Nacional de Investigación Educativa

    • Proletarização e profissionalização: questões sobre a identidade docente (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini

      Fonte: Actas do 4º Colóquio de Ciências da educação

    • Trabalho docente e identidade (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; sonia Lanidini; ana paula de Almeida; Zilma Assad Othman

      Fonte: III Seminário do trabalho Perspectivas do trabalho no Brasil Resumos , p. 42

    • Reflexões sobre o trabalho docente: aspectos da realidade dos professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini; ana paula de Almeida; Zilma Assad Othman

      Fonte:


    2001


    • Situação do trabalhador industrial e as qualificações requeridas: o caso de Cascavel (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Georgia Sobreira dos Santos Cêa

      Fonte:


    2000


    • Reestruturação produtiva no Brasil e seus impactos no trabalho e na educação (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Revista Teoria e Prática da Educação , v. 3 , n. 5 , p. 15

    • Reestruturação produtiva e trabalho: sobre a qualificação, emprego e organização dos trabalhadores industriais (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Alast


    1996


    • Teoria da semicultura (1996)

      Tradução

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Newton Ramos de Oliveira; Bruno Pucci

      Fonte:


    1994


    • Trabalho, qualificação e mudanças tecnológicas (1994)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Perspectiva (Erexim) , v. 18 , n. 10 , p. 77 - Extrato QUALIS: C

    • Para que Auschwitz não se repita (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Fonte: Boletim ANPEd- 17 reunião anual , p. 63

    Atuações

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    • professor adjunto

      1992 a 2002

    Universidade Federal do Paraná

    • adjunto nível III

      2002 a 2010

    • Professora do PPGE

      Professora do PPGE

      2010 a 2012

    Universidade Federal de São Paulo

    • Adjunto III

      Professor vistante

      2008 a 2010

    • Adjunto IV

      2010 a 2012

    • Associado 1

      2012 a 2014

    • Associado 2

      2014 a 2016

    • Associado 3

      2016 a 2018

    • Associado 4

      Desde 2018

    Eccos. Revista Científica

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2007

    University of California, Berkeley

    • Bolsista

      Bolsista

      2015 a 2016

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    Tese de doutorado concluídas

    • Marta Senghi Soares

      Educação Profissional no contexto da Reforma do Ensino Médio: o caso do O IFSP

      Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Carmem Acosta

      Mundo do trabalho na agroindústria: uma análise das condições de trabalho de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso

      Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adoles

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Cristina Vitorino da Rós

      Políticas Públicas de formação inicial de professores de educação básica: um estudo sobre o PIBID

      Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adoles

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Eliane do Rocio Alberti.

      Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância: um estudo de caso.ia na Educação a Distância.

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2013

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Monique Rufino Silva Pessoa

      NOVOTEC: Ensino Médio Integrado no regime da acumulação flexível?

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Fábio Oliveira de Castro

      Processo seletivo de ingresso no ensino médio integrado do IFSP: análise crítica de dois modelos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Juliana da Paz Bonfim

      "Educação Popular e Economia solidária: a produção e a articulação de saberes no trabalho associado"

      Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Leonardo Bruno da Silva

      A função social da educação para os empresários industriais

      Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Antônio E. Leite Monteiro dos Santos

      O Programa Inova Educação como promotor da qualidade social da educação, na perspectiva dos estudantes do Ensino Médio ? um estudo de caso em duas escolas do município de Guarulhos.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Cibele Aparecida Cardoso Mendonça

      Cursos Técnicos Concomitante e Subsequente do IFSP: Olhar do Aluno Egresso

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Ricardo Agnelo

      Prometeu acorrentado: O fetiche do novo ensino médio e a crise no mundo do trabalho.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Fabiane Malvestiti

      Percepções filosóficas: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Michelle Chaves da Silva

      Formação de jovens e adultos para o mundo do trabalho: um estudo sobre o Programa Preparação para o Trabalho

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Stenia Cassia Pereira

      Educação e Trabalho no Brasil: análise da experiência da Escola DIEESE e o novo curso de Ciências do Trabalho

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Graciela Scherdien

      Ensino Médio Integrado: Educação e Trabalho na perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

      Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Larissa Pereira Sanches Furtado

      Formação de jovens para o mundo do trabalho: um estudo sobre o Programa Preparação para o trabalho

      Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Katia Murray Hernandes

      Tendências da relação entre educação e trabalho no ensino médio regular: análise dos documentos oficiais dos Estados da Região Sudeste

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Maria Gabriella Pinheiro

      A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia: a contribuição da proposta pedagógica do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2014

    • Denize Cristina Kaminski Ferreira

      OS PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ: a flexibilização das contratações e os impactos sobre as condições de trabalho docente

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2013

    • Letícia Jensen

      Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: das proposições oficiais às propostas curriculares

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2012

    • Mariulce da Silva Lima Leineker

      Escolas do campo no Paraná: entre a conquista e a imposição

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2012

    • Lucia Fátima Skrzypnik

      Educação e Trabalho no Município de Araucária: a questão da formação profissional de 1990 a 2006

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2009

    • Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de Morais

      Os caminhos da formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Curitiba

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2009

    • Melissa Rodrigues de Almeida

      A relação entre a consciência individual e a consciência de classe: uma análise das contribuições de Vigotski sobre a consciência da classe trabalhadora

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2008

    • Hellen Jaqueline Marques

      Reflexão ou inflexão? Análise da produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil: a prática reflexiva em foco

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2008

    • Mirna Ribeiro Lima da Silva

      Trabalho docente em Feira de Santana-BA (2001-2004): precarização e profissionalização

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2008

    • Meire Donata Balzer

      A atuação do pedagogo na rede municiapl de ensino (R.M.E.) de Curitiba: do estatuto do magistério à Lei n. 10190/01

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2007

    • Ana Carolina Soares Duarte

      A dimensão práxica do trabalho em contexto reestruturado: um estudo de caso na indústria linha branca

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2007

    • Cecília Maria Ghedini

      A formação dos educadores no espaço dos movimentos sociais - um estudo a partir da I Turma de Pedagogia da Terra da Via Campesina/Brasil

      Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2007

    • Élen Carla da Costa Baraldi

      O eixo articulador da proposta pedagógica da educação física emergente do movimento operário russo: um estudo sobre a escola russa revolucionária

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2006

    • Lúcia Loss

      Ensino Médio Noturno: o discurso oficial, as políticas educacionais e a realidade das escolas analisadas

      Programa de Pós Graduação Em Educação

      Universidade Federal do Paraná

      Concluído em 2004

    Gestão

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    • Membro de conselho de centro

      Centro de Educação e Artes

      Cascavel

        Desde 2001

    • Centro de Educação e Artes

      Cascavel

        Desde 2001

    • Diretora do Centro de Educação

      Centro de Educação e Artes

      Cascavel

        Desde 2002

    Universidade Federal do Paraná

    • vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação

      Universidade Federal do Paraná

        Desde 2006

    • vice-coordenadora do CEAPE

      Universidade Federal do Paraná

        Desde 2004

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação

      Campus Guarulhos

        Desde 2015

    Pesquisa

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Universidade Federal do Paraná

    • Mudança tecnológica e demandas de formação no setor químico

      Pesquisa com trabalhadores do setor petroquímico, em processo de mudança tecnológica no espaço de trabalho, o que demandou formulação de diagnóstico de conhecimentos acumulados pela força de trabalho. Os conhecimentos, tanto aqueles de cunho mais teórico quanto os considerados da esfera tácita, foram organizados em forma de diagnóstico e após a coleta e análise dos dados, construi-se um projeto de formação dos trabalhadores para o enfrentamentos das novas condições postas pela mudança tecnológica. A coleta foi realizada através de entrevistas com a população total envolvida.

      2007 a 2008

    • A construção da identidade do trabalhador docente

      O projeto objetiva o desenvolvimento de pesquisa relativa ao processo de construção da identidade profissional do professor a partir de sua prática social que envolve o processo de formação inicial, experiência no trabalho e formação continuada. Através de entrevistas com professores da rede pública de ensino na cidade de Curitiba procurar-se-á compreender os mecanismos que atuam na constituição da identidade de trabalhador ou os fatores que impedem tal construção.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Sonia Landini

      2002 a 2007

    • Políticas de formação de professores: a exigência do nível superior.

      Políticas de formação de professores: a exigência do nível superior. Análise das políticas de formação de professores em nível superior no Brasil e em Cuba. Questões relativas à política educacional, concepção de formação, pressupostos teórico-metodológicos

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Regina Maria Michelotto, Rose Mery Trojan

      2006 a 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • Atividades laborais e profissionalizantes no âmbito das Penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo

      O objetivo geral da pesquisa é o de mapear e organizar informações relativas ao campo da Educação e Trabalho no interior das 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. Os dados organizados serão direcionados ao Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária, constituído pela Unifesp, a fim de compor um vasto banco de dados sobre políticas e ações destinadas à população carcerária, assim como a produção de novos conhecimentos sobre essa condição. Para essa pesquisa, temos como objetivo específico a investigação de atividades laborais e profissionalizantes planejadas e em execução, no período de 2020 a 2024, nas unidades 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. As informações serão coletadas por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente as atividades serão relativas aos apenados/as em regime fechado. No que diz respeito à categoria trabalho, é importante destacar que em uma concepção que pressupõe seu caráter ontológico e histórico, esperamos analisar os dados coletados das políticas do trabalho e da educação profissionalizante dos presos/as como expressão dessa dualidade, considerando as concepções postas pelas políticas e as condições objetivas sob as quais as atividades laborais e profissionalizantes se desenvolvem. Ao final da pesquisa, esperamos organizar um quadro que: 1. Delimite as legislações e as políticas federais e estaduais, no caso, do Estado de São Paulo; 2. Contextualize as unidades estudadas e o perfil da população carcerária atendida 3. Analise as legislações e políticas no que dizem respeito ao trabalho e cursos profissionalizantes 4. Apresente, de forma sistematizada, as atividades laborais e profissionalizantes das penitenciárias pesquisadas.

      2020 a 2024

    • Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça

      A proposta tem por objetivo estimular e apoiar o acesso ao benefício da remição penal pela leitura, contribuindo para que a população carcerária tenha ampliado seu acesso à Justiça e a oportunidades educativas e, simultaneamente, qualificando a formação inicial de profissionais das áreas da educação e da gestão pública para atuação nos espaços de privação de liberdade.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Desde 2019

    • Estudos internacionais sobre Trabalho, Política Educacional e Docência

      A pesquisa busca, inicialmente, mapear experiências escolares em países de diferentes regiões, considerando as questões ligadas às relações de trabalho, às politicas educacionais e à docência. Nesse sentido, trataremos de apresentar e analisar experiências distintas. O ponto de partida são os estudos relativos aos Estados Unidos e os demais países serão aqueles cuja literatura tem apresentado como relevantes no que se refere aos testes internacionais. Em segundo momento, trataremos de analisar experiências que fazem referências a outros critérios que não apenas aos testes. Fundamentalmente, as análises serão conduzidas compreendendo o trabalho como eixo norteador, por isso a necessidade de analisar as relações de trabalho que caracterizam o modo de produção, assim como as especifidades dos países em foco. A relação portanto é do trabalho com a educação.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Tânia Maria Rechia Schroeder, Mariangela Graciano

      2017 a 2020

    • Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Trata-se de Projeto de Desenvolvimento Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013..

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      Desde 2014

    • Trajetórias laborais em desenvolvimento: natureza e condições de trabalho dos egressos da Pedagogia

      A pesquisa visa a analisar as trajetórias laborais de egressos do Curso de Pedagogia de Instituição de Ensino Superior Federal, localizada em município de região metropolitana de São Paulo. Os egressos são os primeiros formandos em graduação do Curso de Pedagogia da instituição e finalizaram o curso em 2010 e 2011. De um total de 200 ingressantes em 2007 e 2008, temos, em final de 2011, 81 formados. Para a primeira etapa da investigação, serão estes nossos sujeitos de pesquisa. Nosso objetivo é compreender em que medida as condições de trabalho e a mobilização dos conhecimentos científicos adquiridos no processo de formação estruturam a vida laboral, ou seja, interessa-nos conhecer as dinâmicas que perpassam as condições de trabalho nos mais diferentes postos e esferas de abrangência (estatal, privada ou de organizações não governamentais) e as demandas de conhecimentos postas pela atividade laboral. Consideramos fundamental, para estabelecermos as categorias de análise dos dados coletados, as contribuições advindas do campo da educação e trabalho, levando em conta que as mudanças observadas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm impactado as condições de trabalho e gerado novas demandas de formação aos trabalhadores de todos os setores da economia, obviamente com impactos distintos quando segmentamos os setores e as atividades laborais. Ademais, tomamos como norte as ideias de Dejours (1993), que argumenta a necessidade de se buscar uma visão mais complexa sobre o trabalho, visto como atividade, assim como afirma ser necessário rever o posicionamento para o qual os trabalhadores se alinham ?automaticamente? às normas e às prescrições advindas da estrutura econômica e social. Para desenvolver a pesquisa, reiteramos o uso de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa na coleta dos dados. Para a primeira etapa, relativa aos tipos e condições de trabalho, utilizaremos questionário e em seguida, após a organização dos dados coletados, elencaremos os crité

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Lucila Maria de Oliveira Pesce, Maria Rita de Almeida Toledo, Celia Maria Benedicto Giglio

      2013 a 2016

    • Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Eliane Alberti, Carmem Acosta, Luiz Paulo Santiago Ferreira, Maria Gabriella Pinheiro, Julliana da Silva Santos

      2010 a 2012

    • Educação escolar nas prisões: formação continuada dos Educadores Presos, Monitores orientadores da Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e professores da rede pública.

      O Projeto de Extensão tem por objetivo colaborar com o processo de formação continuada dos educadores presos que atuam em estabelecimentos prisionais de Guarulhos, além de contribuir com o processo de formação continuada dos Monitores Orientadores da FUNAP e estabelecer subsídios para o estabelecimento de formação continuada de Professores da Rede Pública Estadual Paulista que venham a atuar em presídios no Estado de São Paulo.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Rosário Lugli, Penna, Marieta, Regina Gualtieri, Célia Maria Benedicto Giglio, Adalberto dos Santos Souza

      2010 a 2012

    • A alfabetização de jovens e adultos por meio de ações do s movimentos sociais e as oportunidades de escolarização: um estudo dos impactos da dinâmica escolar em educandos egressos do MOVA/Guarulhos.

      A pesquisa visa analisar os impactos sofridos por egressos de turmas de alfabetização, organizadas a partir sociedade civil em parceria com o governo municipal, Programa MOVA/Guarulhos, quando dão prosseguimento aos estudos no ensino fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sistemas públicos de ensino.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Penna, Marieta

      2009 a 2012

    • Demandas de profissionalização para a Educação de Jovens e Adultos: a escola e os movimentos sociais

      A pesquisa procura contextualizar duas ofertas de Educação de jovens e adultos, em município da região metropolitana de São Paulo: a escola pública municipal e o MOVA. Interessa-nos conhecer o processo de formação dos professores/educadores envolvidos nas atividades e formas disponibilizadas e ou encontradas para ações de educação continuada, voltadas para o desenvolvimento da prática pedagógica para essa modalidade de ensino. A modalidade EJA pressupõe especificidades, tanto aquelas ligadas à concepção quanto às que se concretizam no cotidiano da sala de aula.

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu

      2008 a 2009

    University of California, Berkeley

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22