Claudia Barcelos de Moura Abreu
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: claudia.abreu@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). É professora associada nível 4 da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP na linha de pesquisa "Educação, Estado, Trabalho". Tem atuado na área de pesquisa da Educação e Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ABREU, Claudia. B. M.;Abreu, Claudia Barcelos de Moura;ABREU, CLÁUDIA BARCELOS MOURA;BARCELOS DE MOURA ABREU, CLAUDIA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
Reestruturação Produtiva e trabalho: sobre a qualificação, emprego e organização dos trabalhadores industriais (estudo de caso sobre operadores de painel)
Sociologia da Educação
Fundamentos da Educação
Orientação: Prof Dr. Vanilda P. Paiva
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação
Considerações sobre o pensamento de T.W. Adorno e suas contribuições para a educação contemporânea
Sociologia da Educação
Fundamentos da Educação
Orientação: Prof Dr. Bruno Pucci
Universidade Federal de São Carlos
1990 a 1993
Graduação em Psicologia
Universidade Federal de Uberlândia
1982 a 1987
Produção
2023
-
Teacher?s work in neuroscience and education research (2023)
Artigo publicado
Autores: ZARDO, ANDRESSA LOISE; SCHROEDER, TÂNIA MARIA RECHIA; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23 , p. 307 - Extrato QUALIS: A2
2022
-
EDUCAÇÃO NA ERA DA INTERNET: ENTREVISTA COM MICHEL MAFFESOLI (2022)
Artigo publicado
Autores: Fábio Lopes Alves; Eduardo Portanova Barros; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 24 , p. 4 - Extrato QUALIS: A1
-
25 ANOS DE FOTOETNOGRAFIA: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (2022)
Artigo publicado
Autores: ALVES, FÁBIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; SILVA, LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA
Fonte: CADERNOS CAJUÍNA , v. 7 , p. 227113 - Extrato QUALIS: A4
-
PROJETO BEZALEL: UM ENSAIO DE ANTROPOLOGIA VISUAL NO BAIRRO SANGA FUNDA EM CASCAVEL - PR (2022)
Artigo publicado
Autores: ALVES, FÁBIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; CARVALHO, MARCO ANTONIO BATISTA; ESTRADA, ADRIAN ALVAREZ; SOLIGO, VALDECIR; SILVA, LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA
Fonte: CADERNOS CAJUÍNA , v. 7 , p. 227123 - Extrato QUALIS: A4
-
Un imaginaire « dialogique » d?Umberto Eco dans La structure absente : le crépuscule de la raison (2022)
Artigo publicado
Autores: PORTANOVA BARROS, EDUARDO; LOPES ALVES, FÁBIO; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: SOCIÉTÉS (PARIS) , v. n° 155 , p. 135 - Extrato QUALIS: A4
-
Michel Maffesoli e as definições do contemporâneo (2022)
Artigo publicado
Autores: Tânia Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Fábio Lopes Alves
Fonte: Sociologias (UFRGS) , v. 24 , p. 458 - Extrato QUALIS: A1
-
CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA (2022)
Artigo publicado
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; MONTEIRO, ANTÔNIO
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 17 , p. 485 - Extrato QUALIS: A4
-
Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista (2022)
Artigo publicado
Autores: Sueli S dos S Batista; Daniel C. Pereira; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monique Rufino Silva Pessôa
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 483 - Extrato QUALIS: A2
2021
-
Um ensaio de antropologia visual sobre o cotidiano de trabalhadores durante a pandemia da COVID-19 em Cascavel - PR (2021)
Artigo publicado
Autores: ALVES, FABIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TANIA MARIA RECHIA; SOLIGO, VALDECIR; CARVALHO, MARCO ANTONIO BATISTA; ESTRADA, ADRIAN ALVAREZ; CASTRO, CARLOS EDUARDO DE
Fonte: RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10 , p. e26710615782 - Extrato QUALIS: C
-
Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: avanços e desafios (2021)
Artigo publicado
Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; T. E. Kluber; Lucila Pesce
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
Comemoração dos 25 anos de fotoetnografia: entrevista com Luiz Eduardo Robinson Achutti (2021)
Artigo publicado
Autores: ALVES, FABIO LOPES; Claudia Barcelos de Moura Abreu; SCHROEDER, TÂNIA MARIA RECHIA; ALVAREZ ESTRADA, ADRIAN
Fonte: Horizontes Antropológicos (online) , v. 27 , p. 437 - Extrato QUALIS: A1
-
Os efeitos da pandemia no cotidiano dos brasileiros: um olhar a partir da sociologia e antropologia das emoções (2021)
Artigo publicado
Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Tânia Maria Rechia Schroeder
Fonte: Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpo, Emociones y Sociedad , v. 13 , p. 89 - Extrato QUALIS: A4
2020
-
JOVENS E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE COMENTÁRIOS DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK (2020)
Artigo publicado
Autores: Tânia Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 40 , p. 97
-
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES) (2020)
Artigo publicado
Autores: Fabio Lopes; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Adrian Alvarez Estrada; Valdecir Soligo
Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Evaluation of the Graduate Program in Education: an interview with Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES) (2020)
Artigo publicado
Autores: Fábio Lopes Alves; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Adrian Alvarez Estrada; Valdecir Soligo
Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
QUALIFICAR COM EMPREGO É INTEGRALIZAR E POTENCIALIZAR O PROCESSO? : ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOB O REGIME DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Monique Rufino Silva Pessôa; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora, 2020 , p. 1
-
O ACESSO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO E A RELAÇÃO COM O MÉTODO UTILIZADO NO PROCESSO SELETIVO: DA PROVA TRADICIONAL À ANÁLISE CURRICULAR (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Fábio Oliveira de Castro; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora , p. 1
2019
2018
-
PÓS-MODERNIDADE: PERSPECTIVAS DE JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E MICHEL MAFFESOLI (2018)
Artigo publicado
Autores: RECHIA SCHROEDER, TÂNIA MARIA; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
2017
-
-
Reflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010) (2017)
Artigo publicado
Autores: Hellen Jaqueline Marques; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 17 , p. 334 - Extrato QUALIS: A3
-
2016
-
-
AVALIAÇÃO E DEVOLUTIVA: ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (2016)
Artigo publicado
Autores: FIORAVANZO, CRISTIANE MARAVELLI; Almir Martins Vieira; José Alberto Carvalho dos Santos Claro
Fonte: HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 1 , p. 107 - Extrato QUALIS: A1
2015
2014
2013
2012
-
TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A FIGURA DO PROFESSOR- TUTOR CONCEITUAL E O FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO (2012)
Artigo publicado
Autores: Eliane Alberti; Claudia Barcelos de Moura Abreu
Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6 , p. 334 - Extrato QUALIS: A3
-
2011
-
Contribuições de Vigotski para a análise da consciência de classe (2011)
Artigo publicado
Autores: Melissa Rodrigues de Almeida; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Rossler
Fonte: Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 16 , p. 551 - Extrato QUALIS: A1
2010
-
-
-
-
-
-
-
A abordagem dos conhecimentos cotidianos e científicos na produção de um currículo de educação de jovens e adultos (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: IX Colóquio sobre questões curriculares: Debater o currículo e seus campos. Políticas, Fundamentos e Práticas , p. 132
-
2009
2008
2007
-
A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação (2007)
Artigo publicado
Autores: Acácia Zeneida Kuenzer; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Gomes, Cristiano Mauro Assis
Fonte: Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 12 , p. 462 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
A reforma educacional implementada no Brasil (1990-2004): enunciados e formuladores (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monica Ribeiro da Silva
Fonte: IV Congreso Nacional Y II internacional de Investigación Educativa. Sociedad, cultura y educación. Una mirada desde la desigualdad educativa , p. 421
-
2006
2005
2004
2003
-
-
-
Trabalho, formação e saberes docente: análise exploratória da realidade dos professores da rede estadual de ensino do Paraná (2003)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Sonia Landini; Ana Paula Almeida; Zilma Assad Othman
Fonte: Anais do III Congresso Internacional de Educação
-
-
-
-
Trabalho e formação docente: análise exploratória da realidade dos professores da rede estadual de ensino do Paraná- Brasil (2003)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Ana Paula Almeida; Sonia Regina Landini; Zilma Assad Othman
Fonte: Anais do Congreso Nacional de Investigación Educativa
-
-
-
2001
2000
1996
1994
Atuações
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
-
professor adjunto
1992 a 2002
Universidade Federal do Paraná
-
adjunto nível III
2002 a 2010
-
Professora do PPGE
Professora do PPGE
2010 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Adjunto III
Professor vistante
2008 a 2010
-
Adjunto IV
2010 a 2012
-
Associado 1
2012 a 2014
-
Associado 2
2014 a 2016
-
Associado 3
2016 a 2018
-
Associado 4
Desde 2018
Eccos. Revista Científica
-
Membro de corpo editorial
Desde 2007
University of California, Berkeley
-
Bolsista
Bolsista
2015 a 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A alfabetização de jovens e adultos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Diego Frederico da Silva Carvalho
Pedagogia socioeducativa: sentidos e significados no Estado de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Tássia Eliza dos Santos Carvalho
Educação e trabalho: um caso em penitenciária paulista
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Educação Profissional no contexto da Reforma do Ensino Médio: o caso do O IFSP
Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Mundo do trabalho na agroindústria: uma análise das condições de trabalho de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso
Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adoles
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Políticas Públicas de formação inicial de professores de educação básica: um estudo sobre o PIBID
Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adoles
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância: um estudo de caso.ia na Educação a Distância.
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2013
Dissertação de mestrado concluídas
-
NOVOTEC: Ensino Médio Integrado no regime da acumulação flexível?
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Processo seletivo de ingresso no ensino médio integrado do IFSP: análise crítica de dois modelos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
"Educação Popular e Economia solidária: a produção e a articulação de saberes no trabalho associado"
Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A função social da educação para os empresários industriais
Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Antônio E. Leite Monteiro dos Santos
O Programa Inova Educação como promotor da qualidade social da educação, na perspectiva dos estudantes do Ensino Médio ? um estudo de caso em duas escolas do município de Guarulhos.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Cibele Aparecida Cardoso Mendonça
Cursos Técnicos Concomitante e Subsequente do IFSP: Olhar do Aluno Egresso
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Prometeu acorrentado: O fetiche do novo ensino médio e a crise no mundo do trabalho.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Percepções filosóficas: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Formação de jovens e adultos para o mundo do trabalho: um estudo sobre o Programa Preparação para o Trabalho
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Educação e Trabalho no Brasil: análise da experiência da Escola DIEESE e o novo curso de Ciências do Trabalho
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Ensino Médio Integrado: Educação e Trabalho na perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Larissa Pereira Sanches Furtado
Formação de jovens para o mundo do trabalho: um estudo sobre o Programa Preparação para o trabalho
Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Tendências da relação entre educação e trabalho no ensino médio regular: análise dos documentos oficiais dos Estados da Região Sudeste
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia: a contribuição da proposta pedagógica do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2014
-
Denize Cristina Kaminski Ferreira
OS PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ: a flexibilização das contratações e os impactos sobre as condições de trabalho docente
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2013
-
Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: das proposições oficiais às propostas curriculares
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2012
-
Mariulce da Silva Lima Leineker
Escolas do campo no Paraná: entre a conquista e a imposição
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2012
-
Educação e Trabalho no Município de Araucária: a questão da formação profissional de 1990 a 2006
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2009
-
Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de Morais
Os caminhos da formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2009
-
A relação entre a consciência individual e a consciência de classe: uma análise das contribuições de Vigotski sobre a consciência da classe trabalhadora
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2008
-
Reflexão ou inflexão? Análise da produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil: a prática reflexiva em foco
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2008
-
Trabalho docente em Feira de Santana-BA (2001-2004): precarização e profissionalização
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2008
-
A atuação do pedagogo na rede municiapl de ensino (R.M.E.) de Curitiba: do estatuto do magistério à Lei n. 10190/01
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2007
-
A dimensão práxica do trabalho em contexto reestruturado: um estudo de caso na indústria linha branca
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2007
-
A formação dos educadores no espaço dos movimentos sociais - um estudo a partir da I Turma de Pedagogia da Terra da Via Campesina/Brasil
Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2007
-
O eixo articulador da proposta pedagógica da educação física emergente do movimento operário russo: um estudo sobre a escola russa revolucionária
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2006
-
Ensino Médio Noturno: o discurso oficial, as políticas educacionais e a realidade das escolas analisadas
Programa de Pós Graduação Em Educação
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2004
Gestão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
-
Membro de conselho de centro
Centro de Educação e Artes
Cascavel
-
Centro de Educação e Artes
Cascavel
-
Diretora do Centro de Educação
Centro de Educação e Artes
Cascavel
Universidade Federal do Paraná
-
vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal do Paraná
-
vice-coordenadora do CEAPE
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Federal do Paraná
-
Mudança tecnológica e demandas de formação no setor químico
Pesquisa com trabalhadores do setor petroquímico, em processo de mudança tecnológica no espaço de trabalho, o que demandou formulação de diagnóstico de conhecimentos acumulados pela força de trabalho. Os conhecimentos, tanto aqueles de cunho mais teórico quanto os considerados da esfera tácita, foram organizados em forma de diagnóstico e após a coleta e análise dos dados, construi-se um projeto de formação dos trabalhadores para o enfrentamentos das novas condições postas pela mudança tecnológica. A coleta foi realizada através de entrevistas com a população total envolvida.
2007 a 2008
-
A construção da identidade do trabalhador docente
O projeto objetiva o desenvolvimento de pesquisa relativa ao processo de construção da identidade profissional do professor a partir de sua prática social que envolve o processo de formação inicial, experiência no trabalho e formação continuada. Através de entrevistas com professores da rede pública de ensino na cidade de Curitiba procurar-se-á compreender os mecanismos que atuam na constituição da identidade de trabalhador ou os fatores que impedem tal construção.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Sonia Landini
2002 a 2007
-
Políticas de formação de professores: a exigência do nível superior.
Políticas de formação de professores: a exigência do nível superior. Análise das políticas de formação de professores em nível superior no Brasil e em Cuba. Questões relativas à política educacional, concepção de formação, pressupostos teórico-metodológicos
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Regina Maria Michelotto, Rose Mery Trojan
2006 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Atividades laborais e profissionalizantes no âmbito das Penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo
O objetivo geral da pesquisa é o de mapear e organizar informações relativas ao campo da Educação e Trabalho no interior das 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. Os dados organizados serão direcionados ao Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária, constituído pela Unifesp, a fim de compor um vasto banco de dados sobre políticas e ações destinadas à população carcerária, assim como a produção de novos conhecimentos sobre essa condição. Para essa pesquisa, temos como objetivo específico a investigação de atividades laborais e profissionalizantes planejadas e em execução, no período de 2020 a 2024, nas unidades 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. As informações serão coletadas por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente as atividades serão relativas aos apenados/as em regime fechado. No que diz respeito à categoria trabalho, é importante destacar que em uma concepção que pressupõe seu caráter ontológico e histórico, esperamos analisar os dados coletados das políticas do trabalho e da educação profissionalizante dos presos/as como expressão dessa dualidade, considerando as concepções postas pelas políticas e as condições objetivas sob as quais as atividades laborais e profissionalizantes se desenvolvem. Ao final da pesquisa, esperamos organizar um quadro que: 1. Delimite as legislações e as políticas federais e estaduais, no caso, do Estado de São Paulo; 2. Contextualize as unidades estudadas e o perfil da população carcerária atendida 3. Analise as legislações e políticas no que dizem respeito ao trabalho e cursos profissionalizantes 4. Apresente, de forma sistematizada, as atividades laborais e profissionalizantes das penitenciárias pesquisadas.
2020 a 2024
-
Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça
A proposta tem por objetivo estimular e apoiar o acesso ao benefício da remição penal pela leitura, contribuindo para que a população carcerária tenha ampliado seu acesso à Justiça e a oportunidades educativas e, simultaneamente, qualificando a formação inicial de profissionais das áreas da educação e da gestão pública para atuação nos espaços de privação de liberdade.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu
Desde 2019
-
Estudos internacionais sobre Trabalho, Política Educacional e Docência
A pesquisa busca, inicialmente, mapear experiências escolares em países de diferentes regiões, considerando as questões ligadas às relações de trabalho, às politicas educacionais e à docência. Nesse sentido, trataremos de apresentar e analisar experiências distintas. O ponto de partida são os estudos relativos aos Estados Unidos e os demais países serão aqueles cuja literatura tem apresentado como relevantes no que se refere aos testes internacionais. Em segundo momento, trataremos de analisar experiências que fazem referências a outros critérios que não apenas aos testes. Fundamentalmente, as análises serão conduzidas compreendendo o trabalho como eixo norteador, por isso a necessidade de analisar as relações de trabalho que caracterizam o modo de produção, assim como as especifidades dos países em foco. A relação portanto é do trabalho com a educação.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Tânia Maria Rechia Schroeder, Mariangela Graciano
2017 a 2020
-
Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Trata-se de Projeto de Desenvolvimento Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013..
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu
Desde 2014
-
Trajetórias laborais em desenvolvimento: natureza e condições de trabalho dos egressos da Pedagogia
A pesquisa visa a analisar as trajetórias laborais de egressos do Curso de Pedagogia de Instituição de Ensino Superior Federal, localizada em município de região metropolitana de São Paulo. Os egressos são os primeiros formandos em graduação do Curso de Pedagogia da instituição e finalizaram o curso em 2010 e 2011. De um total de 200 ingressantes em 2007 e 2008, temos, em final de 2011, 81 formados. Para a primeira etapa da investigação, serão estes nossos sujeitos de pesquisa. Nosso objetivo é compreender em que medida as condições de trabalho e a mobilização dos conhecimentos científicos adquiridos no processo de formação estruturam a vida laboral, ou seja, interessa-nos conhecer as dinâmicas que perpassam as condições de trabalho nos mais diferentes postos e esferas de abrangência (estatal, privada ou de organizações não governamentais) e as demandas de conhecimentos postas pela atividade laboral. Consideramos fundamental, para estabelecermos as categorias de análise dos dados coletados, as contribuições advindas do campo da educação e trabalho, levando em conta que as mudanças observadas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm impactado as condições de trabalho e gerado novas demandas de formação aos trabalhadores de todos os setores da economia, obviamente com impactos distintos quando segmentamos os setores e as atividades laborais. Ademais, tomamos como norte as ideias de Dejours (1993), que argumenta a necessidade de se buscar uma visão mais complexa sobre o trabalho, visto como atividade, assim como afirma ser necessário rever o posicionamento para o qual os trabalhadores se alinham ?automaticamente? às normas e às prescrições advindas da estrutura econômica e social. Para desenvolver a pesquisa, reiteramos o uso de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa na coleta dos dados. Para a primeira etapa, relativa aos tipos e condições de trabalho, utilizaremos questionário e em seguida, após a organização dos dados coletados, elencaremos os crité
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Lucila Maria de Oliveira Pesce, Maria Rita de Almeida Toledo, Celia Maria Benedicto Giglio
2013 a 2016
-
Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Eliane Alberti, Carmem Acosta, Luiz Paulo Santiago Ferreira, Maria Gabriella Pinheiro, Julliana da Silva Santos
2010 a 2012
-
Educação escolar nas prisões: formação continuada dos Educadores Presos, Monitores orientadores da Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e professores da rede pública.
O Projeto de Extensão tem por objetivo colaborar com o processo de formação continuada dos educadores presos que atuam em estabelecimentos prisionais de Guarulhos, além de contribuir com o processo de formação continuada dos Monitores Orientadores da FUNAP e estabelecer subsídios para o estabelecimento de formação continuada de Professores da Rede Pública Estadual Paulista que venham a atuar em presídios no Estado de São Paulo.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Rosário Lugli, Penna, Marieta, Regina Gualtieri, Célia Maria Benedicto Giglio, Adalberto dos Santos Souza
2010 a 2012
-
A alfabetização de jovens e adultos por meio de ações do s movimentos sociais e as oportunidades de escolarização: um estudo dos impactos da dinâmica escolar em educandos egressos do MOVA/Guarulhos.
A pesquisa visa analisar os impactos sofridos por egressos de turmas de alfabetização, organizadas a partir sociedade civil em parceria com o governo municipal, Programa MOVA/Guarulhos, quando dão prosseguimento aos estudos no ensino fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sistemas públicos de ensino.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu, Penna, Marieta
2009 a 2012
-
Demandas de profissionalização para a Educação de Jovens e Adultos: a escola e os movimentos sociais
A pesquisa procura contextualizar duas ofertas de Educação de jovens e adultos, em município da região metropolitana de São Paulo: a escola pública municipal e o MOVA. Interessa-nos conhecer o processo de formação dos professores/educadores envolvidos nas atividades e formas disponibilizadas e ou encontradas para ações de educação continuada, voltadas para o desenvolvimento da prática pedagógica para essa modalidade de ensino. A modalidade EJA pressupõe especificidades, tanto aquelas ligadas à concepção quanto às que se concretizam no cotidiano da sala de aula.
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu
2008 a 2009
University of California, Berkeley
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22