Ana Lúcia Lana Nemi
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
Programa de Pós-Graduação: História
E-Mail: ana.nemi@unifesp.br
Resumo
Professora Associada IV. Possui Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (2003), pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Lisboa (2006), pós-doutorado pela Unicamp (2012) e pós-doutorado pela FMUSP (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia e História Ibérica Contemporânea, História e historiografia da saúde pública, intelectuais e processos de ocidentalização. Coordenou a Comissão da Verdade Marcos Lindenberg da Unifesp, coordena o Núcleo de Estudos Ibéricos e o Grupo de Estudos em História e historiografia da saúde pública da mesma instituição. É professora de História Contemporânea na Universidade Federal de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
NEMI, Ana;NEMI, ANA;NEMI, ANA LÚCIA LANA
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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais
Espanha e Brasil: o ocidente possível no pensamento de José Ortega y Gasset e Almir de Andrade
História do Brasil
Orientação: Élide Rugai Bastos
Universidade de Campinas
Produção
2024
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The Modernization of Medical Education in Brazil: Rockefeller Foundation Funding and the Ribeirão Preto Medical School in a Development Context (1951-1964 (2024)
Artigo publicado
Autores: Maria Gabriela Marinho; Ricardo dos Santos Batista; Paloma Porto; Ana Lúcia Lana Nemi; Cristina de Campos
Fonte: Historia Critica , v. 93 , p. 53 - Extrato QUALIS: A1
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2023
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Hospital Ophtálmico Internacional: Uma breve história (São Paulo, 1903-1914) (2023)
Artigo publicado
Autores: LODOLA, SORAYA; DE CAMPOS, CRISTINA; Ana Lúcia Lana Nemi
Fonte: Asclepio-Revista De Historia De La Medicina Y De La Ciencia , v. 75 , p. e13
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2022
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Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19 (2022)
Artigo publicado
Autores: Daniel Arias Vazquez; Sheila Caetano; Rogério Schlegel; Elaine Lourenço; Ana Lúcia Lana Nemi; Andrea Slemian; Zila M. Sanchez
Fonte: Saúde em Debate , v. 46 , p. 304 - Extrato QUALIS: A4
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2021
2020
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Lilia Schraiber: em defesa da Atenção Primária e do sistema público de saúde (2020)
Artigo publicado
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi; MOTA, ANDRÉ; OSMAN, SAMIRA ADEL
Fonte: Interface (Botucatu. Online) , v. 24 , p. 10 - Extrato QUALIS: A3
2019
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Luiz Carlos Bresser-Pereira: o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Reforma Gerencial do Estado dos anos de 1990 (2019)
Artigo publicado
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi; SCHRAIBER, LILIA BLIMA
Fonte: Interface (Botucatu. Online) , v. 23 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
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2018
2017
2016
2015
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1964 na Escola Paulista de Medicina: Professores, estudantes e médicos entre o atendimento à saúde pública, o exercício da medicina e a militância política (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi
Fonte: XXVIII Simpósio NAcional de História - Lugares dos historiadores, velhos e novos desafios , p. 1322
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2014
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Imigração portuguesa e psiquiatria na capital paulista dos anos 30: modernidade e nacionalismo no atendimento à saúde (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi; Ewerton Luiz Fiqueiredo Moura da Silva
Fonte: Saúde e História de Migrantes e Imigrantes. Direitos, Instituições e Circularidades , p. 43
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2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
1998
1996
1993
Atuações
Universidade de São Paulo
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Pesquisador
Pós-doutorado
2004 a 2006
-
Pesquisador PD
Pesquisador PD
2004 a 2006
Universidade de Lisboa
-
Pesquisador
Pesquisador
2006 a 2006
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2006
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
-
Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP
2011 a 2013
-
Membro da CPPD
2013 a 2017
-
Membro da Comissão de Infra-estrutura EFLCH
2012 a 2013
-
Representante Adjunto Congregação EFLCH
2012 a 2014
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Vice-coordenação da pós-graduação
2018 a 2019
-
CAD - Comissão de Avaliação de Desempenho
2019 a 2021
-
Câmara Técnica do PDI
2020 a 2021
-
Coordenação da Pós-graduação em História
2021 a 2023
Universidade Estadual de Campinas
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Convidado
Convidado
Desde 2012
Intellèctus (UERJ. Online)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Hydra
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
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Prontuários médicos do Manicômio Judiciário do estado de São Paulo - estudo de tipologia documental
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2024
-
Impactos da Aids nas sociabilidades homossexuais (1980-1996)
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2024
-
A relação entre Antonio Carlos Pacheco e Silva e a Fundação Rockefeller: fragmentos da constituição do campo psiquiátrico em São Paulo
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2023
-
Porões do Juquery: Investigações sobre internações no Juquery durante o Regime Militar (1964 - 1985)
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2023
-
Matheus Aleixo da Silva de Macedo
Memes educativos: possibilidades didáticas a partir da relação entre o ensino de História e a criação de conteúdos online
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2023
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Tairini Ayhu Cruz Aparicio de Almeida
NAS TEIAS DAS DITADURAS: OSÓRIO CÉSAR ENTRE A PSICANÁLISE, A ARTE E O COMUNISMO (1930-1979)
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2023
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A REPRESENTAÇÃO DO TRAUMA HISTÓRICO POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
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O DECLÍNIO DA POTÊNCIA INGLESA E A ASCENSÃO DA SUPERPOTÊNCIA AMERICANA NAS NEGOCIAÇÕES DOS TRATADOS SOBRE O CONTROLE DO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES E DAS ROTAS ATLÂNTICAS. 1943-1951.
Doutorado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
IEDES-Université de Paris I - Pantheon Sorbonne
Concluído em 2009
Dissertação de mestrado concluídas
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MULHERES NOS ?PORÕES DA LOUCURA?: Representações de gênero e raça no Hospital Colônia de Barbacena (1979).
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2021
-
Pontas soltas: uma análise histórica de A Saga do Monstro do Pântano (1984-1987)
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2020
-
IGOR MARTINS FONTES LEICHSENRING
LITERATURA COMO METÁFORA DA HISTÓRIA: A TENSÃO ENTRE TRADIÇÃO E PROGRESSO A PARTIR DO CONTO ?A TERCEIRA MARGEM DO RIO?
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2019
-
Os 300 de Esparta: do orientalismo à experiência em sala de aula
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2019
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O humor gráfico em sala de aula
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2019
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A EXPERIÊNCIA DA MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO ENTRE 1800 -1850
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2019
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Reflexão e busca de possibilidades pedagógicas em HQs interpretando a História do Brasil
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2018
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Jorge Edson Paiva Gonçalves da Silva
História e Memória nas Histórias em Quadrinhos A Representação do Século XX Espanhol na Graphic Novel ?A Arte de Voar?.
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2018
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CRISE NO UNDERGROUND LONDRINO: UMA ANÁLISE DO LED ZEPPELIN IV
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2018
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Singularidades paulistas no ensino de História
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2017
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Terror e mistério: o romance gótico feminino entre o final do XVIII e início do XIX
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2017
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Daniela Jaqueline do Nascimento Santos
O INTELECTUAL JÚLIO RIBEIRO: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E LITERÁRIAS (1876-1888)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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Bruno de Oliveira Mastrantonio
O CONTRAPONTO DA REPÚBLICA: RAIMUNDO NINA RODRIGUES E A ?LOUCURA EPIDÊMICA? DE CANUDOS (1897)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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A construção da nação portuguesa em Alexandre Herculano na primeira metade do século XIX
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2016
-
Debates Políticos e Reestruturações: A Sétima Conferência Nacional de Saúde (1980) no Entardecer da Ditadura
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2015
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FC BARCELONA: ENTRE O GLOBAL E O REGIONAL (1988-1999)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2014
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Política e terrorismo na ?Guerra Civil? da Marvel Comics: Uma análise das representações do 11 de Setembro e seus desdobramentos nas histórias em quadrinhos
História
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2013
-
Ewerton Luiz Figueiredo Moura da Silva
Do sonho à Loucura Portugueses e a doença mental em São Paulo (1920-1940)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2013
-
Olhares Médicos sobre a
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Concluído em 2012
Gestão
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Raízes do SUS em Campinas
Propõe-se um estudo sobre as raízes históricas do SUS na cidade de Campinas considerando as articulações entre as ações e debates da OPAS/OMS, o movimento da Reforma Sanitária, o debate acadêmico e os movimentos sociais em saúde dos anos de 1970 e 1980. O contexto mundial da guerra fria e da ditadura militar no Brasil, além do processo de desmontagem do Estado de bem-estar social que caracterizou os anos de 1980, constituem temporalidades que se revelam de tempo longo ou curto em relação à experiência dos atores sociais desta pesquisa e serão articulados a partir dos conjuntos documentais a serem levantados, constituídos e estudados, nomeadamente testemunhos de vida, jornais, documentos oficiais das três esferas de governo, relatórios do Laboratório de Ensino de Medicina Comunitária da Unicamp (LEMC/Unicamp) e da Faculdade de Ciências Médicas da Puc/Campinas (FCM/PUC/Campinas). Para tanto, a equipe é formada por um historiador (principal) e 4 associados, sendo que três participaram ativamente da história que se pretende contar.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Rafaela Avelar, Carmen Lavras, Domênico Feliciello, Fátima Filomeno Mafra Christóforo, Gustavo Bonin Gava, Amanda Amarante Montezino, Ana Beatriz Rodrigues, Pietro Gilbertini, Bruno Artico
Desde 2023
-
A Fundação Rockefeller e as Dinâmicas da Pesquisa Biomédica em São Paulo. Atores, Redes e Instituições na Constituição e Consolidação das Áreas de Fisiologia, Bioquímica e Farmacologia. (1916-1962)
No período mais expressivo de sua atuação no Brasil, entre as décadas de 1920 e 1960, a Fundação Rockefeller manteve atividades diferenciadas em duas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro. O escritório que sediou e centralizou suas operações no território nacional foi mantido na cidade do Rio, então capital federal. O projeto trabalha com a hipótese de que as diretrizes implantadas pela Fundação Rockefeller a partir do Rio de Janeiro se especializaram nas ações de Saúde Pública - com ênfase nas campanhas de profilaxia e combate a endemias e epidemias, em particular a Febre Amarela -, enquanto São Paulo tornou- se espaço no qual se concentraram prioritariamente intervenções no campo da chamada filantropia científica, cuja ênfase é o financiamento a instituições de ensino e pesquisa. O projeto parte da compreensão que os estudos sobre a atuação da Fundação Rockefeller em torno da Saúde Pública estão bem mais consolidados do que aqueles acerca dos financiamentos à pesquisa científica. Desse modo, pretende identificar, coletar e analisar informações que ofereçam subsídios para a formulação de um quadro interpretativo acerca dos recursos mobilizados no período de 1916 a 1962 que asseguraram a diferenciação de São Paulo no escopo de atuação da Fundação Rockefeller no país. Para tanto, busca analisar a trajetória de financiamentos destinados para a pesquisa biomédica em São Paulo, em particular, na formação ou consolidação da Fisiologia, Bioquímica e Farmacologia. Aponta como desdobramento da hipótese geral de investigação a premissa de que a Fundação Rockefeller se constituiu em uma variável decisiva na consolidação da pesquisa biomédica em São Paulo ao transferir recursos substantivos e persistentes que propiciaram a formação de pesquisadores, criação de laboratórios, implantação ou consolidação de instituições locais, muitas das quais se tornaram referência nacional com significativa interlocução internacional. Espera-se, ainda, aprofundar os sentidos e os conteúdos da filantropia proposta e exercida pela Fundação Rockefeller em São Paulo.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, André Mota, Cristina Campos, Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho
2022 a 2024
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Filantropia e atendimento à saúde: Portugal, Inglaterra e ressonâncias coloniais no Brasil e nos Estados Unidos (1770-1830)
O intuito desse projeto de pesquisa é comparar as práticas filantrópicas de atendimento à saúde em Portugal e na Inglaterra entre o final do século XVIII e os inícios do século XIX, assim como as continuidades e /ou transformações dessas práticas originalmente metropolitanas em suas áreas coloniais, destacados aqui Brasil e Estados Unidos. Trata-se, especialmente, de observar o financiamento das ações em atendimento à saúde, entendidas desde a primeira modernidade como conteúdos de filantropia ancorados em virtudes cristãs, os agentes sociais responsáveis por elas e a população atendida. Para tanto, serão estudadas as experiências da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, do Hospital St. Thomas de Londres, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Bellevue Hospital Center de Nova York no que diz respeito às suas regulações internas (regimentos e atas de reuniões de seus conselhos e provedorias), às legislações pactuadas e aos recursos disponibilizados para suas ações. O apoio à pesquisa solicitado aqui destina-se a levantar a documentação das instituições eleitas para estudo em Portugal, Inglaterra e nos Estados Unidos.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Rafaela Avelar, Bruno Mastrantonio, Mirna Brito Santana, Paula Broda
2018 a 2022
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Violência de Estado no Brasil: um estudo dos crimes de Maio de 2006 na perspectiva da justiça de transição e da antropologia forense
Trata-se de projeto de extensão voltado para estudo dos crimes de maio de 2006 e sobre a implementação de políticas de direitos humanos no estado de São Paulo.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Bruno Comparato, Javier Amadeo, Cláudia Plens, Rimarcs Ferreira, Maria Elizete Kunkel, Raiane Patrícia Severino
2016 a 2017
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Digitalização do acervo em História da Medicina e da Escola Paulista de Medicina guardados no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp
Trata-se da organização digital do acervo para seu depósito no Repositório Institucional da Unifesp.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, BIANCA LETÍCIA DE ALMEIDA, EMERSON DA SILVA SOUSA
Desde 2016
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Comissão da Verdade Marcos Lindenberg - Ações e Pesquisa
O projeto tem por objetivo organizar um acervo digital acerca das ações da Ditadura Militar no âmbito da Escola Paulista de Medicina. Para tanto, o projeto possui três vertentes de trabalho: 1. Organização de audiências públicas nas quais os depoentes relatam suas experiências e fornecem documentação que tenham disponível acerca do tem; 2. Levantamento da documentação produzida pelo DOPS acerca dos membros da comunidade e levantamento da documentação produzida pela instituição na mesma época; 3. Organização de atividades públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos. A partir dos dados colhidos nos três passos citados, será organizado o site da Comissão da Verdade Marcos Lindenberg em pastas nominais e temáticas que possam ser consultadas pela comunidade e por outros pesquisadores.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Bruno Comparato, Javier Amadeo, Patrícia Silva, Elson Matos, Paulo de Tarso perez, Vinícius Faustino, Frederico Foini, Daniel Martins, Helena Tacola, Mayara de Souza, Heloísa Mariani, BIANCA LETÍCIA DE ALMEIDA, EMERSON DA SILVA SOUSA
2013 a 2020
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Narrativas sobre Portugal na África: o tempo vivido e a escrita da História
A presente pesquisa constitui-se em um desdobramento dos estudos realizados sobre a presença De Rafael Bordalo Pinheiro, desenhista e cerâmica português, na corte brasileira na década de 70 do século XIX. Durante esta pesquisa foi possível levantar material sobre a produção de Bordalo acerca do Império português na África nas últimas décadas do século XIX, e perceber os debates em torno deste tema encetados pelas elites intelectuais portuguesas, notadamente a relevância de Oliveira Martins. Como continuidade e consequência, destacam-se aqui as narrativas produzidas por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e por Joaquim Pedro de Oliveira Martins (1845-1894) sobre a aventura imperialista portuguesa na África. Espera-se, assim, alinhavar os estratos do tempo vivido pelos autores eleitos e a construção da narrativa histórica pretendida por eles em meio a tal experiência. Também faz parte do escopo desta pesquisa mapear os debates historiográficos produzidos sobre a construção do Império português e seus caminhos, especialmente entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Larissa da Costa Oliveira
2014 a 2016
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Recuperação do arquivo da Contabilidade da Escola Paulista de Medicina (1960-1990)
Higienização e conservação do acervo, transferência para o CENHFI/Unifesp
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Larissa da Costa Oliveira, Ana Lúcia Lana Nemi, Márcia Almada
2010 a 2016
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Periodismo radical no anos 70 do século XIX: Brasil e Portugl nas páginas de
O projeto tem por objetivo estudar a trajetória de José do Patrocínio (1853-1905) e de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) na edição do periódico "O Besouro" publicado no Rio de Janeiro entre 1878 e 1879. Acredita-se que a parceria entre um brasileiro, propagandista da abolição, e um português, partícipe dos debates da geração de 70 em Portugal, na edição de um hebdomadário na corte brasílica nos final da década de 70 permitirá aprofundar o estudo das sociabilidades atlânticas entre letrados dos dois países e o entendimento dos conteúdos da herança ibérica que, então, marcavam o debate sobre as possibilidades de modernização das duas nações. Tal debate foi objeto de pesquisa durante o pós-doutorado do ponto de vista das interpretações dos letrados. Propõe-se agora o estudo da rotinização e publicização destes mesmos debates nas páginas dos periódicos que ganhavam destaque e independência na segunda metade do século XIX. Destacou-se o hebdomadário O Besouro e a confluência entre Bordalo e Patrocínio na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade da década de 70.
2010 a 2012
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Ensino e saúde entre o público e o privado -- A experiência do complexo HSP/SPDM/EPM-UNIFESP (1956-2010).
A importância de aprofundar o entendimento sobre a história da saúde pública no Brasil torna-se especialmente urgente quando se observa que, frente ao evidente déficit no oferecimento de serviços de saúde à população carente, crescem os serviços de saúde privados. No mesmo sentido ganham espaço as propostas de gestão privada e filantrópica dos serviços públicos. Tais assuntos serão objeto desta pesquisa a partir de um caso específico: o estudo das relações econômicas e de ensino entre a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e seu Hospital-escola desde a federalização da Escola, em 1956, até os dias de hoje. Os sentidos ibéricos embutidos na tradição filantrópica de atendimento à população carente serão aqui perscrutados em relação às políticas públicas de atendimento à saúde no período destacado.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Priscila Vitalino Pais, Michele Suzeley Piacente, Jéssica Scheer Salles, Ewerton Moura, Rafaela Avelar, Cinthia Sayuri Tsukimoto
2012 a 2016
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Escrever e ler História: saber o mundo dialogando com ele
Projeto que se destina a auxiliar na constituição de um Banco de Dados composto especialmente por resenhas da produção bibliográfica clássica em História sem, no entanto, descuidar-se da produção recente, inclusive aquela voltada ao público jovem. Para tanto, o grupo está formado por seis alunos de graduação sob a supervisão de dois Professores Doutores. Os resenhadores ? seis alunos e um Professor Doutor - são pensados à partida como narradores que terão por tarefa precípua apresentar suas premissas no processo de avaliação e colocá-las em diálogo com as premissas dos autores dos textos abordados. Dessa forma, os livros sugeridos para avaliação deverão pressupor diferentes interpretações e experiências que serão analisadas pelo avaliador/narrador.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Susana Ventura
2008 a 2009
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Leituras sobre ocidentalização: modernidade e arcaísmo na historiografia ibérica (1850-1950)
O projeto pretende discutir e aprofundar conteúdos da historiografia ibérica e da interpretação da ?singularidade? ibérica no período localizado entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Os temas da escrita da História, da Cultura, do Imperialismo e das Tradições populares, assim como os binômios decadência/regeneração, atraso/modernidade e continuidade/ruptura, constituem os conteúdos principais a serem estudados. Tais conteúdos foram elaborados pelos homens de cultura ao longo do século XIX em relação aos processos de ocidentalização que eram, então, debatidos no âmbito dos pensamentos iluminista e romântico. Além disso, o processo de ascensão das massas ao cenário político e de desenvolvimento do espaço público tornava urgente a definição dos termos do diálogo que se estabeleceria entre os homens, sua história coletiva e sua ação política. Espanha, Portugal e Brasil são os ?lugares? que elegi para desenvolver essa pesquisa.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi
2008 a 2012
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Virando o século: os intelectuais, a política e a construção da historiografia no mundo Ibérico (1870-1939)
O projeto foi desenvolvido desde 2004, inicialmente como pós-doutorado junto à Cátedra Jaime Cortesão e, entre Agosto e Dezembro de 2006, como professora da Universidade Federal de São Paulo, e tem por objetivo estudar a construção da nação no pensamento das elites intelectuais ibéricas da virada do século XIX para o XX discutindo a visão de ?decadência? do Império colonial, construído a partir dos séculos XV/XVI, e a percepção do ?atraso? em relação às potências centrais do capitalismo. Para analisar o impacto do desmembramento dos impérios coloniais no discurso dos intelectuais do período citado, estudei as gerações de 1870 e 1910 em Portugal, 1898 e 1914 na Espanha, assim como o impacto do tema da decadência, tal como formulado na Península Ibérica, na historiografia brasileira que, no período citado, discutia o sentido da colonização ibérica nas Américas. Ao lado dos estudos sobre o papel dos homens de cultura em sociedades periféricas, no que diz respeito à constituição do Estado liberal e da economia capitalista, tenho estudado, também, os termos dos binômios atraso/modernização, de um lado e decadência/regeneração de outro lado, na construção da historiografia sobre o período colonial nos dois países peninsulares e no Brasil.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi
2004 a 2006
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Programa Unifesp 75 anos
Programação comemorativa dos 75 anos da Universidade, que prevê a elaboração de livro, exposição, seminário internacional, criação de logomarca e conteúdo para site.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Jaime Rodrigues, Karen M. Lisboa, Luigi Biondi
2007 a 2008
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
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História e historiografia da saúde pública/coletiva
Trata-se de estudar instituições de atendimento à saúde considerando agentes coletivos e individuais que nelas atuam, assim como projetos de construção e desenvolvimento delas. Desta forma, o projeto destaca biografias, histórias de instituições, práticas médicas e modos de financiamento das ações em saúde.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Jaime Rodrigues, Karen M. Lisboa, Luigi Biondi, Ana Lúcia Lana Nemi, Tairini Ayhu Cruz Aparicio de Almeida, Íris Vitorino dos Santos, Maria Alice Mendes Pereira, Giulia Cristiano, Maria Fernanda Pinheiro Oliveira, Rafaela Cristina Avelar
Desde 2022
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Normas, espaços, deslocamentos
Esta linha abriga investigações que problematizam formas organizativas sociais, sejam elas de natureza jurídica, corporativa, educacional, patrimonial, artística, políticocultural, eclesiástica, entre outras, como essenciais para se compreender a ação dos sujeitos sociais. Em termos gerais, trata-se de enfatizar o papel estruturante da cultura a partir de práticas sociais e discursivas que buscam estabelecer regras ligadas a regimes, tradições, padrões em disputa, tendo em vista sua inexorável vinculação a alguma forma de poder (que não apenas o estatal). Nosso enfoque propõe pensar estes sistemas de significações em seu permanente movimento, ou seja, nas suas continuidades e rupturas temporais, espaciais, admitindo que tal movimento pressupõe tensões entre referenciais locais/externos e/ou disputas entre grupos e agentes.Para tanto, três dimensões são importantes, e mesmo indissociáveis: primeiro, a das normas estabelecidas socialmente que, para além do discurso legal institucionalizado, busca analisar as regras ditas/escritas e as não ditas, objetivas e subjetivas, os pactos sociais que estabelecem uma verdadeira tessitura social em que os agentes reproduzem seus ritos e a transformam permanentemente. A segunda dimensão é a espacial, vista numa perspectiva próxima das categorias geográficas, em que os jogos de escalas permitem abordagens espaço-temporais múltiplas pelos docentes da linha, que as tratam desde a micro-escala de ações e fenômenos, perpassando a territorialidade dos eventos e englobam discussões que extrapolam as fronteiras geopolíticas, examinando-as em suas tessituras organizacionais. Esta concepção espacial é fundamental, uma vez que as práticas interagem com e em determinados lugares, produzindo circulação de ideias, concepções, saberes e narrativas. Estão sob as lentes das diferentes investigações os processos de constituição de territórios (simbólico, econômico, político) e os lugares de emissão, circulação e recepção do que foi produzido/ apropriado por seus diferentes agentes. A terceira dimensão que define esta linha de pesquisa é a dos deslocamentos, entendidos como processos que ocorrem em diferentes níveis e escalas, pressupondo ressignificações e apropriações. Nessa perspectiva, atentamos para as implicações dos deslocamentos na dinâmica construção de sentidos do mundo simbólico; nas diferentes práticas que, pluralmente e, por vezes, contraditoriamente, traduzem e perfazem as manifestações da cultura. Enfatiza-se que as normas e os espaços são tratados em suas conexões com processos e instituições similares em outras escalas, com as pressões, tendências e influências inter e transnacionais que atuam sobre suas configurações. Também nos interessa compreender a importância das redes de sociabilidade, de determinadas hierarquias, circuitos, e do impacto que produzem. Desta maneira podem ser detectadas estratégias mais ou menos visíveis do exercício do poder, conflitos de ideias, batalhas de representações, imposições e resistências. Os docentes que integram a linha tratam de temas e temporalidades diversas, vários deles abarcando o papel das normas e instituições nos campos da educação, da saúde pública, da religião, da cultura material, dos impressos, do direito, da história urbana, da ciência e do cinema. Os trabalhos de Raymond Williams, Michel Foucault, Walter Benjamin, Pierre Bourdieu, Reinhart Koselleck, Roger Chartier, Bruno Latour são referências relevantes dessas pesquisas. Abordagens historiográficas que valorizam metodologicamente o viés transnacional, as comparações e conexões (Marc Bloch; Barbara Weinstein; Thomas Bender), bem como propostas recentes como a aplicação e a crítica à tecnologia digital nas humanidades (Matthew K. Gold;) ou novas abordagens sobre o papel do Estado (Steinmetz) também são referências importantes para as investigações.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Mariana Vilaça, Rafaela Avelar, Luis Ferla, Cláudia Plens, Fernando Atique, Tairini Ayhu Cruz Aparicio de Almeida, Íris Vitorino dos Santos, Andrea Slemian, Maria Alice Mendes Pereira, Giulia Cristiano, Bruno Feitler, fabiano Fernandes, Maria Rita Toledo
Desde 2022
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Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM): trajetórias, lutas e papel social
Fundada em 1962, em meio aos processos de radicalização política e social que levariam o Brasil a viver em uma ditadura entre 1964 e 1985, a Abem guarda em sua trajetória um importante debate que articula propostas de formação médica, enfrentamento da pobreza e da desigualdade que marcam a sociedade brasileira, o reconhecimento da doença em seus determinantes sociais e uma forte luta contra a ditadura e pela democracia. Trata-se de uma história que permite reconhecer as articulações entre a formação dos médicos e os enfrentamentos políticos que se desenharam nos projetos de medicina comunitária, medicina preventiva, atenção primária e especializações médicas, de organização da pós-graduação no Brasil, de construção de sistemas públicos de saúde e de avanços dos seguros de saúde. Desta forma, espera-se conduzir uma pesquisa que permita refazer a trajetória da Abem em todas essas dimensões, e destacando o papel social da associação como protagonista das transformações na formação médica no Brasil.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Tairini Ayhu Cruz Aparicio de Almeida, Íris Vitorino dos Santos
2021 a 2022
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Tempo e modernidade na Inglaterra vitoriana e pós-vitoriana (século XIX e XX)
O projeto tem como objetivo investigar expressões narrativas e artísticas sobre o tempo como marca da modernidade, bem como os valores divulgados como próprios à Inglaterra vitoriana, contestados durante as décadas de 30 e 70 do século XX
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Rossana Pinheiro, Rafaela Avelar, Ricardo Sinigaglia, Verônica Soares Marques
2017 a 2020
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O contemporâneo no ensino de História
Trata-se de observar empiricamente os conteúdos do que se chama de contemporâneo na produção didática atual utilizando pressupostos de Koselleck para conceituação do contemporâneo e, ainda, sugerir conteúdos e projetos de ensino de História a partir desse conceito.
Autores: Ana Lúcia Lana Nemi, Daniela Nascimento, Evandro Braga, Rafaela Molina, Igor Martins Fontes, Millena Barbosa Carvalho
Desde 2016
Universidade Estadual de Campinas
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22