Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência-Do
E-Mail: thiago.gusmao@unifesp.br
Resumo
Doutor e Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Graduado em Psicologia pela UFRB e Licenciado em Filosofia pela FBB. Psicólogo pesquisador no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN-NANI) e Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente é professor do curso de psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Também é docente permanente do mestrado e doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (UNIFESP). É consultor de atividades de pesquisa no Instituto NeuroSaber. Tem especialização em Saúde Mental (IBPEX), Estatística Aplicada (UNINOVE), Terapia Cognitivo Comportamental e Autismo (CTC Veda), Neuropsicologia (provas e títulos pelo CFP) e em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneo (UNIFAI). Atua nas linhas de pesquisa: Neuropsicologia Cognitiva, Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Cognição Social da Unifesp (NECSU) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, integrante do grupo de pesquisa Interdisciplinaridade em saúde e educação (In)Tese (UNASP) e do Grupo de Estudos Estética e Política da UNIFAI. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-comportamental. Atua principalmente nos seguintes temas na área da psicologia: Lesão cerebral, Transtornos de Aprendizagem, Educação Especial, Cognição Social, Cognição Numérica, Promoção da Saúde Mental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Na área da filosofia atua com os seguintes temas: narrativa e tédio em Walter Benjamin, fundamentos filosóficos da educação e filosofia da mente.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CARDOSO, T. S. G.;CARDOSO, THIAGO DA SILVA GUSMÃO;da Silva Gusmão Cardoso, Thiago;CARDOSO, THIAGO S. G.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Uso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: Efeitos sobre a Cognição Numérica
Orientação: Mauro Muszkat
Universidade Federal de São Paulo
Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Aspectos Cognitivos e Comportamentais de Crianças com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
Orientação: Mônica Carolina Miranda
Universidade Federal de São Paulo
2011 a 2013
Graduação em Filosofia
Bases Filosóficas das Neurociências Cognitivas
Faculdade Batista Brasileira
2009 a 2011
Graduação em PSICOLOGIA
Desenvolvimento da Consciência Fonológica em Crianças de 4 a 8 Anos de Idade
Orientação: Drª Patrícia Martins de Freitas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2006 a 2011
Produção
2024
-
The authentic leader in times of crises: a portrait of the effects of authentic leadership on the well-being of its employees during the COVID-19 pandemic (2024)
Artigo publicado
Autores: Derson da Silva Lopes Junior; Josmar S. Arrais de Matos; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: International Journal of Scientific Management and Tourism (IJOSMT) , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
2023
-
Ensino híbrido em saúde: um estudo de revisão da literatura (2023)
Artigo publicado
Autores: ZUKOWSKY -TAVARES, CRISTINA; COSTA, JILVANA DE GODOI OLIVEIRA; COSTA, JAQUELINE CYRILLO; PEREIRA, ELAINE CRISTINA BALANCIERI; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12 , p. e5712239808 - Extrato QUALIS: C
-
Helping Brings Wellbeing: Volunteering as Professional Stress Reliever During COVID-19 Pandemic (2023)
Artigo publicado
Autores: LOPES-JR, DERSON S.; Cristina Zukowsky-Tavares; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Marco A F Milani Filho
Fonte: REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO , v. 23 , p. 2365 - Extrato QUALIS: A2
-
O tédio essencial da narrativa (2023)
Artigo publicado
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Thiago Rodrigues
Fonte: Revista Lumen , v. 8 , p. 148 - Extrato QUALIS: A3
2022
-
Spirituality in organizations and professional stress during Covid-19 (2022)
Artigo publicado
Autores: LOPES-JR, DERSON S.; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Marco Milani
Fonte: Revista Científica Hermes , v. 31 , p. 26 - Extrato QUALIS: B1
-
Educação: o bem-estar da equipe escolar (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA; Elisabete Agrela de Andrade; Ana Paula Augusto de Araújo; Marcia Regina Fernandes da Silva; Neusa Terumi Kawakami Kiryu; Raul Pires de Oliveira Júnior; Jilvana de Godoi Oliveira Costa; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Saúde e educação: saberes, práticas e olhares interdisciplinares , p. 81
-
-
-
Social Cognition Development and Socioaffective Dysfunction in Childhood and Adolescence (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claúdia Berlim de Mello; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Marcus Vinicius C. Alves
Fonte: Social and Affective Neuroscience of Everyday Human Interaction From Theory to Methodology , p. 161
-
Socioeconomic Status, Urbanization and Executive Functions Development: Differences Between Urban and Rural Children (2022)
Artigo publicado
Autores: FREITAS, LAÍS L.; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; ARGOLLO, NAYARA; MELLO, CLÁUDIA B.
Fonte: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE) , v. 38 , p. e38220 - Extrato QUALIS: A1
-
Cognição social e regulação emocional: conceitos essenciais (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello
Fonte: Cognição social e regulação emocional na infância e na adolescência , p. 15
2021
-
Desafios educacionais em tempo de covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Cristina Zukowsky Tavares; Natalia Cristina de Oliveira Vargas e Silva; Vitória Régia Araújo de Alencar; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; LOPES-JR, DERSON S.; Jorge Bonito
Fonte: Anais do XVI Colóquio do CIE-UMa
-
-
-
A influência do complexo de histocompatibilidade principal (MHC) na neuropsicologia da orientação sexual de mulheres heterossexuais: revisão sistemática da literatura (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Lia Abda Farias Oliveira; Beatriz Sene Favaro; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Anais da XI Reunião Anual do IBNeC
-
Safety and tolerability of anodic transcranial direct current stimulation in children and adolescents with cerebral palsy tDCS safety in children with cerebral palsy (2021)
Artigo publicado
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Mauro Muszkat
Fonte: Revista Saúde e Pesquisa , v. 14 , p. e8158 - Extrato QUALIS: B1
-
Teste psicopedagógicodas das Mandalas Cromáticas: estudo preliminar de validação (2021)
Artigo publicado
Autores: Fonseca, M. F. B. C.; Mauro Muszkat; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Brazilian Journal of Development (BJD) , v. 7 , p. 23725 - Extrato QUALIS: C
-
-
-
-
Numerical cognition in children with cerebral palsy (2021)
Artigo publicado
Autores: DE FREITAS FELDBERG, SILVIA CRISTINA; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; SANTOS, FLAVIA H.; Mauro Muszkat; BUENO, ORLANDO FRANCISCO AMODEO; BERLIM DE MELLO, CLAUDIA
Fonte: RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES , v. 119 , p. 104086 - Extrato QUALIS: A2
2020
-
-
-
Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching (2020)
Artigo publicado
Autores: PRATA- LINHARES, MARTHA MARIA; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; LOPES-JR, DERSON S.; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA
Fonte: JOURNAL OF EDUCATION FOR TEACHING , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: B4
-
Pain, disability and catastrophizing in individuals with knee osteoarthritis (2020)
Artigo publicado
Autores: SILVA, NATÁLIA CRISTINA DE OLIVEIRA V. E; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; ANDRADE, ELISABETE AGRELA DE; BATTISTELLA, LINAMARA RIZZO; ALFIERI, FÁBIO MARCON
Fonte: Brazilian Journal Of Pain , v. 3 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA (2020)
Artigo publicado
Autores: COSTA, PATRÍCIA MARIA DA SILVA; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; SANTOS, DAMARES BORGES DOS; ANDRADE, ELISABETE AGRELA DE
Fonte: Psicologia e Saúde em Debate , v. 6 , p. 148 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
Neuropsicologia da cognição numérica e aprendizagem matemática (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Silvia C. F. Feldberg; Rita dos Santos de Carvalho Picinini
Fonte: Educação e Neurociência: processos neurológicos, históricos-culturais, cognitivos, psicossociais e a formação humana , p. 87
-
Cognição social e aprendizagem humana (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ricardo José Aguiar Freitas França; Sussany Vercellino Tassini; érica galisto rocha dos santos; Aline aparecida santos; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello
Fonte: Educação e Neurociência: processos neurológicos, históricos-culturais, cognitivos, psicossociais e a formação humana , p. 99
2019
2018
-
-
-
-
Cognitive and behavioral effects of obstructive sleep apnea syndrome in children: A systematic literature review (2018)
Artigo publicado
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Sabine Pompeia; Monica Carolina Miranda
Fonte: SLEEP MEDICINE , p. S1389 - Extrato QUALIS: A1
2017
2016
-
Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de resposta à intervenção em uma amostra brasileira (2016)
Artigo publicado
Autores: ALMEIDA, ROSELAINE PONTES DE; PIZA, CAROLINA JULIEN MATTAR DE TOLEDO; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; MIRANDA, MÔNICA CAROLINA
Fonte: Revista Brasileira de Educação , v. 21 , p. 611 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Estilos de Aprendizagem de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Desenvolvimento Típico (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca; Mauro Muszkat; Claúdia Berlim de Mello; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Estilos de Aprendizagem e Inovação Pedagógica , p. 59
2015
-
-
-
Aspectos neuropsicológicos e da aprendizagem matemática em um caso de leucomalácia periventricular (2015)
Artigo publicado
Autores: Silvia C. F. Feldberg; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello; Mauro Muszkat; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online , v. 4 , p. 68 - Extrato QUALIS: A4
-
2014
2013
-
Percepção das Mães sobre as Relações Familiares e o Comportamento de suas crianças: um estudo correlacional (2013)
Artigo publicado
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia , v. 6 , p. 20 - Extrato QUALIS: A3
-
Neuroimaging and neuropsychological analyses in a sample of children with ADHD - inattentive type (2013)
Artigo publicado
Autores: Claúdia Berlim de Mello; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Thiago Strahler Rivero; luciana monteiro de moura; Roberto Gomes Nogueira; andréa parolin Jackowski; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Clinical Neuropsychiatry: journal of treatments evaluation , v. 10 , p. 45 - Extrato QUALIS: A3
-
Analysis between the Association of Learning Styles with, the Gender, Age and Intelligence of Brazilian Children of Elementary Education I (2013)
Artigo publicado
Autores: Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Mauro Muszkat
Fonte: Revista de Estilos de Aprendizaje , v. 11 , p. 212 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Intervenção Cognitivo-Comportamental para crianças com dificuldades psicolinguísticas: Reabilitação neuropsicológica (2013)
Artigo publicado
Autores: Zelma Freitas Soares; Gustavo Marcelino Siquara; Ana Ribeiro SANTANA; Jacqueline Miranda Pereira; Verônica Santos da Silva; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Revista Ciência em Extensão , v. 9 , p. 6-18 - Extrato QUALIS: A4
-
Neuroimaging and Neuropsychological Analyses in a Sample of Children with ADHD - inattentive subtype (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Claúdia Berlim de Mello; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Thiago Strahler Rivero; luciana monteiro de moura; Roberto Gomes Nogueira; andréa parolin Jackowski; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Anales of 4rd International Congress on ADHD From Childhood to Adult Disease
-
Contributions of Cognitive Behavioural Therapy for Neuropsychological Rehabilitation of Adolescents with Brain Injury: a proposed intervention (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Beatriz Santanna; Mauro Muszkat; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Ana Idalina de Paiva; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Renata Trefiglio Mendes Gomes; Silvia C. F. Feldberg; Maria Cristina de A C Rodrigues Oliveira; Claúdia Berlim de Mello; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Anales of WCBCT
-
-
Aplicação de Técnicas Cognitivo-comportamentais no Tratamento das Dificuldades de Socialização em Paciente com Transtorno Não Verbal de Aprendizagem (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Silvia C. F. Feldberg; Mauro Muszkat; Claúdia Berlim de Mello; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Anais do I IBNequinho
-
-
-
-
-
-
Vulnerabilidades na infância e adolescência: A formação de professores frente à realidade do cotidiano escolar (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Baptista de Souza; Denise De Micheli; Roselaine Pontes de Almeida; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Anais da XVII Jornada Científica São Camilo
-
-
Análise da Associação entre os Índices de Autorregulação Emocional do Child Behavior Checklist (CBCL) e Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) em Crianças com TDAH (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Monica Carolina Miranda
Fonte: Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC
-
2012
-
Avaliação neuropsicológica dos déficits cognitivos e comportamentais associados à aprendizagem em crianças de 4 a 8 anos em Santo Antônio de Jesus-BA (2012)
Artigo publicado
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha; Veronica Santos Silva
Fonte: Estudos IAT , v. 1 , p. 26 - Extrato QUALIS: B2
-
Desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade: avaliação de habilidades de rima (2012)
Artigo publicado
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara
Fonte: Psicopedagogia (São Paulo) , v. 88 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
CORRELAÇÕES MORFOLÓGICAS, COMPORTAMENTAIS E NEUROPSICOLÓGICAS NUMA AMOSTRA DE CRIANÇAS COM TDAH SUBTIPO DESATENTO (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Thiago Strahler Rivero; Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Roberto Gomes Nogueira; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Anais do 8º CBCCE
-
FUNÇÕES EXECUTIVAS COLD E HOT EM CRIANÇAS COM TDAH SUBTIPO DESATENTO (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Thiago Strahler Rivero; Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Roberto Gomes Nogueira; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Anais do 8º CBCCE
-
-
-
Morphologic, Behavioral and Neuropsychological Correlations in a sample of children with ADHD of inattentive type (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claúdia Berlim de Mello; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Thiago Strahler Rivero; Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Roberto Gomes Nogueira; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Abstracts Eunethydis
-
-
-
Estilo de aprendizagem em crianças de 6 a 12 anos: influência da idade e gênero nas características de aprendizagem dos alunos (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca; Mauro Muszkat; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Anais do I SIPE
-
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA, BIOECOLÓGICA E DE APRENDIZAGEM EM UM CASO DE LEUCOMALACIA PERIVENTRICULAR: INDICATIVOS DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM NÃO VERBAL (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Silvia C. F. Feldberg; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Claúdia Berlim de Mello; Isabella S. Alves; Mauro Muszkat; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Anais da III IReunião Anual do IBNeC
-
-
-
-
-
Protocolo psicopedagógico de avaliação interdisciplinar de crianças com lesão cerebral (2012)
Artigo publicado
Autores: Renata Trefiglio Mendes Gomes; Claúdia Berlim de Mello; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Silvia C. F. Feldberg; Mauro Muszkat; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Psicopedagogia (São Paulo) , v. 29 , p. 290 - Extrato QUALIS: A3
2011
-
-
Análise da Associação entre o Desempenho Acadêmico, A velocidade de Execução das Tarefas e o Comportamento da Criança a partir do EACI-P (2011)
Artigo publicado
Autores: Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Mauro Muszkat; Orlando Francisco Amodeo Bueno
Fonte: Psicopedagogia (São Paulo) , v. 28 , p. 226 - Extrato QUALIS: A3
-
Aquisição da Linguagem: Evidências de Diferenças Desenvolvimentais entre Crianças de 4 a 8 anos (2011)
Artigo publicado
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha
Fonte: Revista Integrativa em Saúde e Educação - REVISE , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: B4
-
-
-
-
-
-
-
AVALIAÇÃO DE DÉFICITS PSICOLINGUISTICOS INDICADORES DE DISLEXIA EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Zelma Freitas Soares; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Társis Cajado Chaves da Silva; Valdomiro da Paixão Santos; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do VII Conpsi
-
-
-
-
-
-
-
IDENTIFICAÇÃO DE DÉFICITS PSICOLINGUISTICOS CARACTERIZADORES DE DISLEXIA EM CRIANÇAS DE 4 A 8ANOS (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Zelma Freitas Soares; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Társis Cajado Chaves da Silva; Jaqueline Miranda Pereira; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do VIII CBPD
-
CORRELAÇÃO ENTRE SINTOMAS DEPRESSIVOS MATERNOS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTOS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Ribeiro Santana; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Mariângela Santos de Jesus; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do VIII CBPD
-
A DEPRESSÃO MATERNA E O AMBIENTE FAMILIAR: UMA CORRELAÇÃO ENTRE O INVENTÁRIO BECK DE DEPRESSÃO E O FAMILIOGRAMA (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Mariângela Santos de Jesus; Gustavo Marcelino Siquara; Ana Ribeiro Santana; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do VIII CBPD
-
-
2010
-
Morphologic, Behavioral and Neuropsychological Correlations in a sample of children with ADHD of inattentive type (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Claúdia Berlim de Mello; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Thiago Strahler Rivero; Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Adriana Suzart Ungaretti Rossi; Roberto Gomes Nogueira; Orlando Francisco Amodeo Bueno; Mauro Muszkat
Fonte: Abstracts Eunethydis
-
-
-
ESTUDO DE NORMATIZAÇÃO PRÉ-ELIMINAR DO CBCL PARA CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Társis Cajado Chaves da Silva; Zelma Freitas Soares; Valdomiro da Paixão Santos; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I CCSE
-
-
ESTUDOS SOBRE COMPORTAMENTOS INTERNALIZANTES E DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS NA CIDADE DE SANTO ANTONIO DE JESU-BA (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Miranda Pereira; Ana Ribeiro Santana; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I CCSE
-
-
PERFIL COGNITIVO E PSICOSSOCIAL DAS PARALISIAS CEREBRAIS HEMIPLÉGICAS E DIPLÉGICAS: PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I CCSE
-
-
RELAÇÕES ENTRE DÉFICITS COGNITIVOS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Jaqueline Miranda Pereira; Carine Mendes Rocha; Társis Cajado Chaves da Silva; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I CCSE
-
-
-
RELAÇÕES ENTRE ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE COPING UTILIZADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROCESSO ESCOLAR: ESTUDO DE REVISÃO (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Társis Cajado Chaves da Silva; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Zelma Freitas Soares; Valdomiro da Paixão Santos; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I CCSE
-
-
-
Diferenças no Desempenho Cognitivo de Crianças de 4 a 8 Anos Com e Sem Problemas de Comportamento (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Revista Médica de Minas Gerais
-
Estimulação Psicolinguística Baseada na Neuropsicologia Comportamental: Grupo Clínico e Controle (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Zelma Freitas Soares; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Revista Médica de Minas Gerais
-
-
visoespacialidade e Inteligência Fluida Não Verbal em Crianças de 4 a 8 Anos: Um Estudo de Correlação (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Miranda Pereira; Ana Ribeiro Santana; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Revista Médica de Minas Gerais
-
Investigação da Relação entre o Estado Psicológico das Mães e o Perfil Comportamental de Crianças com Paralisia Cerebral (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Fonte: Revista Médica de Minas Gerais
-
Avaliação das Funções Visoespaciais Através da Aplicação das Tarefas de Construções Tridimensionais e Santucci em Crianças de 4 a 8 Anos (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Valdomiro da Paixão Santos; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Társis Cajado Chaves da Silva; Zelma Freitas Soares; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da Reunião Regional da SBPC
-
-
Estudo Comparativo dos Problemas de Comportamento Infantis com Enfoque em Variáveis Etárias e Sócio-econômicas (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Társis Cajado Chaves da Silva; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Valdomiro da Paixão Santos; Zelma Freitas Soares; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da Reunião Regional da SBPC
-
Estudo de Normatização Pré-liminar do CBCL para Crianças da Bahia (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Társis Cajado Chaves da Silva; Zelma Freitas Soares; Valdomiro da Paixão Santos; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da Reunião Regional da SBPC
-
O Programa de Treinamento de Pais como uma Importante Forma de Intervenção Psicoterapeutica na Família (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Valdomiro da Paixão Santos; Zelma Freitas Soares; Társis Cajado Chaves da Silva; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da Reunião Regional da SBPC
-
-
Programa de Estimulação Psicolinguistica: Grupo Experimental e Controle (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Zelma Freitas Soares; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da Reunião Regional da SBPC
-
CORRELAÇÃO ENTRE PADRÃO COMPORTAMENTAL INTERNALIZANTE E O DESEMPENHO COGNITIVO EM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS : O EFEITO DA SAÚDE MENTAL PARA A COGNIÇÃO (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Miranda Pereira; Ana Ribeiro Santana; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do II Simpósio de Saúde Mental
-
Estudos sobre Comportamentos Internalizantes e Desempenho Cognitivo de Crianças de 6 a 8 Anos na Cidade de Santo Antônio de Jesus-BA (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Miranda Pereira; Ana Ribeiro Santana; Carine Mendes Rocha; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da SBP
-
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para DCNT´S no Recôncavo Baiano (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Lília Bittencourt Silva; Júnnia Maria Moreira
Fonte: Anais da VI JAC-Salvador
2009
-
-
Padronização e Validade de Construto do Pré-bender para uma Amostra da Bahia: um Estudo Preliminar (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Neuro Psicologia e Aprendizagem
-
Análise da Consistência Interna de um Teste Neuropsicológico de Inteligência em uma Cidade do Interior da Bahia. (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Neuro Psicologia e Aprendizagem
-
Avaliação Cognitiva e Estudo Comparativo de Déficits entre Crianças de Escolas Públicas e Particulares de Santo Antônio de Jesus-BA. (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Jaqueline Miranda Pereira; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Neuro Psicologia e Aprendizagem
-
Estudo Comparativo entre Déficits Relacionados a Habilidades Linguísticas e Matemáticas em Crianças de 4 a 8 Anos de Santo Antônio de Jesus-BA. (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Luciana dos Santos Silva; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Neuro Psicologia e Aprendizagem
-
-
-
ESTIMATIVA DA CONSISTÊNCIA INTERNA DO RAVEN INFANTIL EM UMA AMOSTRA DO INTERIOR DA BAHIA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
-
UM ESTUDO INICIAL DE NORMATIZAÇÃO E VALIDADE DE CONSTRUTO DA PROVA GRÁFICA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
-
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES LIGUÍSTICAS E MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
-
CONSTRUÇÃO DA BATERIA DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO PROCESSAMENTO LEXICAL (BANPLE): ESTUDO INICIAL DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Rui Rothe-Neves; Pedro Pinheiro Chagas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Vitor Geraldi Haase
Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
-
ESTUDO COMPARATIVO DE DÉFICITS INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
-
-
-
Avaliação da Consciência de Rima em Crianças de 4 a 8 Anos de Idade em Santo Antônio de Jesus-BA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do II Seminário Estudantil de Pesquisa e Reencôncavo
-
Habilidades Viso-construtivas em crianças de 4 a 8 anos de idade em Santo Antônio de Jesus - BA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Pedro Pinheiro Chagas; Jaqueline Miranda Pereira; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do III SEP, SPR e SPG
-
Perfil Psicossocial da Paralisia Cerebral: Um estudo sobre os estados psicologicos das mães e das crianças (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do III SEP, SPR e SPG
-
-
-
-
Avaliação da consciência de rima em crianças de 4 a 8 anos em Santo Antônio de Jesus-BA (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do II Seminário Estudantil do Centro de Ciências da Saúde
-
-
ESTUDO TRANSCULTURAL DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS EM ESCOLAS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E BELO HORIZONTE. (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Miranda Pereira; Ana Ribeiro Santana; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do III SEP, SPR e SPG
-
Programa de estimulação das Funções Psicolinguísticas: Uma abordagem Neuropsicológica (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Luciana dos Santos Silva; Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Jornada de Extensão Universitária da Bahia
2008
-
-
A INTERDISCIPLINARIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Patrícia Martins de Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Carine Mendes Rocha; Lucas Araújo Lima Géo; Fernanda de Oliveira Ferreira
Fonte: Anais do VI SIMPOED
-
Fidedignidade da Bateria de Avaliação Neuropsicológica do Processamento Lexical (BANPLE) (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Djenane Brasil da Conceição; Vitor Geraldi Haase; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da XXXVIII Reunião da SBP
-
Perfil Comportamental de Crianças entre 4 e 8 Anos em Santo Antônio de Jesus-BA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Samara Zavarize de Lima; Lília Souza de Araújo; Djenane Brasil da Conceição; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da XXXVIII Reunião Anual da SBP
-
Avaliação das Funções Psicolingüísticas e Viso-espaciais de Crianças de 4 a 6 Anos de Idade: Um Estudo Transcultural entre Minas Gerais e Bahia (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Lília Souza de Araújo; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais da XXXVIII Reunião da SBP
-
-
-
Avaliação das Funções Psicolingüísticas em Crianças de 4 a 6 Anos em Santo Antônio de Jesus-BA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Luna Maiana Araújo Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Djenane Brasil da Conceição; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: XXXVIII Reunião Anual da SBP
-
-
-
Avaliações das Funções Psicolingüísticas e Viso-espaciais de Crianças de 4 a 6 Anos nas Cidades de Santo Antônio de Jesus-BA e Belo Horizonte-MG. (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do XII SEMIC da UEFS
-
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS DE IDADE DE MINAS GERAIS E BAHIA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do Seminário Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão
-
COMPARAÇÃO POR GÊNERO, SOBRE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do Seminário Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
-
AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES PSICOLINGÜÍSTICAS E VISO-ESPACIAIS DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE: UM ESTUDO TRANSCULTURAL ENTRE MINAS GERAIS E BAHIA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Carine Mendes Rocha; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
-
-
ESTUDO DESCRITIVO DE COMPORTAMENTOS INTERNALIZANTES E EXTERNALIZANTES POR SEXO EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Artur Almeida Junior; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
-
A PRESENÇA DE PREDITORES DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM UMA BATERIA DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
-
PERSPECTIVA DOS PAIS SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 4 A 8 ANOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
-
DESEMPENHO NAS FUNÇÕES PSICOLINGÜÍSTICA E VISO ESPACIAIS EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA: COMPARAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo; Gustavo Marcelino Siquara; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
-
-
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 4 A 7 ANOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA E BELO HORIZONTE-MG (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Carine Mendes Rocha; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Anais do I Seminário Estudantil de Pesquisa CCS/UFRB
2007
-
Avaliação de funções cognitivas e comportamentais em crianças de 4 a 8 anos na cidade de Santo Antônio de Jesus ? BA. (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Luna Maiana Araújo Freitas; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Darcy Santos de Almeida; Djenane Brasil da Conceição; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Livro de Resumos do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia
-
O COMPORTAMENTO E ATUAÇÃO DAS OSCIP?S EM PSICOLOGIA EM BELO HORIZONTE: UMA INTERFACE MULTIDISCIPLINAR os impactos da precarização do trabalho na inserção laboral dos jovens (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Flavia Soares Conceição; Joana Carvalho Correia; Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Patrícia Martins de Freitas; Júlio César dos Santos
Fonte: Livro de Resumos do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia
-
Desenvolvimento de Tarefas para Avaliação do Processamento Lexical para Crianças de 4 a 8 anos: Um Estudo Inicial. (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Luna Maiana Araújo Freitas; Darcy Santos de Almeida; Djenane Brasil da Conceição; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: Livro de Resumos do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia
-
-
-
Exame Psicolingüístico em Crianças de 4 a 6 anos em Santo Antônio de Jesus-BA (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso; Gustavo Marcelino Siquara; Luna Maiana Araújo Freitas; Djenane Brasil da Conceição; Patrícia Martins de Freitas
Fonte: XI Seminário de Iniciação Científica e III Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UEFS: RESUMOS
Atuações
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
-
Aluno de iniciação científica
Bolsista PIBIC/FAPESB
2007 a 2008
-
Aluno de Iniciação Científica
Bolsista da FAPESB
2008 a 2010
-
Monitor de psicologia do desenvolvimento III
Monitoria Voluntária
2009 a 2009
-
Monitor de Teorias e Técnicas Psicoterapicas
Monitoria Voluntária
2010 a 2010
-
Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPQ
Bolsista PIBITI/CNPq
2010 a 2011
Ambulatório Magalhães Neto - Hospital Universitário Professor Edgar Santos
-
Estagiário de Neuropsicologia
Estagiário
2009 a 2009
Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral
-
Estagiário de Neuropsicologia
Estágio
2010 a 2010
Clínica do Rim - Clínica Especializada em Hemodiálise
-
Estagiário de Psicologia
Estágio
2010 a 2011
Clínica ALPHA - Consultoria, Psicologia Organizacional e Piscoteste-DETRAN
-
Estagiário de Psicologia
Estágio
2009 a 2010
Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo
-
Estagiário - Professor de Filosofia
Estagiário
2010 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
Bolsista
Bolsista de pós-graduação
2011 a 2017
-
Membro da Comissão de Bolsas
Membro da Comissão de Bolsas
2013 a 2017
-
Orientador de mestrado
Docente Permanente
Desde 2019
Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar
-
Psicólogo
Desde 2011
Ambulatório Polissonografia e Pesquisa
-
Pesquisa
Pesquisa
2011 a 2013
Seminário Teológico Batista Independente do Nordeste
-
Professor Substituo
Professor Substituto
2012 a 2012
Serviço de Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional
-
Professor de Cursos de Extensão e Editoração
Professor
2013 a 2013
Centro Universitário Adventista de São Paulo
-
Docente
2014 a 2023
-
Professor integral
2019 a 2022
Pensata ¿ Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socia
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Centro de Terapia Cognitiva Veda
-
Professor
Professor
Desde 2014
Universidade de São Paulo
-
pesquisador colaborador
2015 a 2017
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
-
Professor Universitário
Prestador de serviço
2016 a 2016
Universidade Nove de Julho
-
Professor Universitário
2017 a 2019
Instituto ABCD
-
Formado, especialista
Membro do Comitê de Educação
2014 a 2016
Life Style
-
Revisor de periódico
Desde 2019
SAÚDE (SANTA MARIA)
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Revista Saúde e Pesquisa
-
Revisor de periódico
Desde 2020
EDUCAÇÃO EM FOCO
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Trends in Psychiatry and Psychotherapy
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2022
European Child & Adolescent Psychiatry
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Universidade Paulista
-
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Tradução, Adaptação e Validação de duas escalas sobre o medo da avaliação positiva e negativa para a população Brasileira
Curso de Pos Graduação em Psicobiologia UNIFESP
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Sandra Virginia Ory Pinto Bandeira
Relações entre qualidade de sono, regulação emocional e estresse em docentes da educação básica
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Escala multidimensional de empatia para crianças: análise psicométrica da consistência interna, invariância, parâmetros dos itens e relação com variável externa
Curso de Pos Graduação em Psicobiologia / UNIFESP
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Adaptação e validação do Child and Adolescent Behavior Inventory (CABI) para o contexto brasileiro
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Saúde mental e conectividade social na adolescência em tempos de quarentena
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Saúde e bem-estar na escola pública: a perspectiva de estudantes do ensino médio.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Estudo de Validação do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância para população brasileira
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Mauro Antônio Monteiro Brandão
Consequências do estresse relacionado a eventos em pacientes psiquiátricos em tempos de pandemia por covid-19
Promoção da Saúde
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Concluído em 2022
-
Adolescência e Intervenções em Saúde Mental no Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Estresse ocupacional em cargos de liderança: papel do coping, liderança autêntica e soft skill
Promoção da Saúde
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Concluído em 2021
-
Autorregulação emocional e variabilidade da frequência cardíaca em adolescentes
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
-
Programa de Promoção da Saúde em Santo Antonio de Jesus - Bahia - PROSAJ
Dados epidemiológicos atuais indicam que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apresentam ocorrência crescente, e sua prevenção e controle têm se constituído grande desafio para formuladores de políticas de saúde. Dietas inadequadas, sedentarismo e tabagismo são considerados principais fatores etiológicos dessas doenças. Embora evidências indiquem que a adoção de estilo de vida saudável é fundamental para prevenção e controle, o desafio atual está na execução de estratégias eficazes, duradouras e viáveis na saúde pública que conduzam à prática de hábitos de vida saudáveis. Neste sentido, este programa surge como uma idéia inovadora de caráter interdisciplinar e permanente, com objetivo de desenvolver estratégias para promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis em Santo Antônio de Jesus e cidades vizinhas, onde serão realizadas atividades educativas e assistenciais, tornando-se portanto uma proposta promissora tanto para estimular quanto para elucidar questões relacionadas às DCNT, além de possibilitar avaliar o espaço da comunidade, família e consultório como ambientes promotores de hábitos de vida saudáveis. Compreende-se que a produção científica do conhecimento gerado a partir este programa pode também ter aplicabilidade direta no âmbito do Sistema Único de Saúde, podendo subsidiar e direcionar a execução das ações deste sistema.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Luna Maiana Araújo Freitas, Gustavo Marcelino Siquara, Júnnia Maria Moreira, Clotilde Assis Oliveira, João Araújo Barros Neto, Priscila Ribas de Faria Costa
2010 a 2011
-
Programa de Estimulação Cognitiva Informatizado das Funções Psicolinguísticas - PEC Virtual Psicolinguistico
O projeto tem por objetivo desenvolver um produto tecnológico na área da reabilitação cognitiva que busque previr e/ou remediar déficits psicolinguisticos em crianças normais ou com transtornos do desenvolvimento que afetem o dsenvolvimento da linguagem. O PEC-Virtual Psicolinguistico é um software que está sendo desenvolvido através da parceria entre o SAED-UFRB e o IFBA campus de Vitória da Conquista.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas, Rafael da Silva Gusmão Cardoso, Leonardo Barreto Campos
2010 a 2011
-
Intervenção Cognitivo-Comportamental nas DCNt´s (Obesidade, Hipertensão e Diabetes)
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como a obesidade, hipertensão arterial e diabetes, são consideradas como doenças do estilo de vida, por apresentarem comportamentos de risco associados ao desenvolvimento/agravo dessas doenças como o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação inadequada. Nesse sentido é importante estimular as pessoas acometidas por essas DCNTs a realizarem mudanças no estilo de vida, expressas na prática da alimentação saudável, no aumento da atividade física regular, no combate ao tabagismo e ao consumo de álcool e no incentivo ao uso racional dos medicamentos. Essas estratégias são consideradas, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como protagonistas no processo de promoção da saúde e prevenção da ocorrência de DCNTs na população geral, além de indispensáveis para a redução da gravidade e das conseqüências desses quadros clínicos. O presente projeto de pesquisa visa avaliar a eficácia de acompanhamento psicológico na perspectiva cognitivo-comportamental fornecido aos portadores das DCNTs obesidade, hipertensão e diabetes no formato de grupo. Este acompanhamento objetiva a identificação de aspectos psicológicos agravantes dos transtornos e alterações nos contextos e comportamentos inadequados. As intervenções têm por meta a promoção de hábitos saudáveis. Para tanto, serão realizadas sessões semanais com grupos de cinco clientes e dois terapeutas. Participarão do estudo dez indivíduos portadores das seguintes DCNTs: obesidade, hipertensão arterial ou diabetes. Serão cinco participantes do grupo experimental e cinco do grupo controle. Os participantes do grupo serão selecionados dentre a população atendida pelo programa PROSAJ, considerando os critérios de ocorrência de insucessos na adesão aos tratamentos já implementados no histórico clínico do cliente e no tempo de instalação do quadro clínico. Ao longo do projeto espera-se que os comportamentos identificados como inadequados diminuam e comportamentos e hábitos mais saudáveis e a
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Luna Maiana Araújo Freitas, Gustavo Marcelino Siquara, Carine Mendes Rocha, Júnnia Maria Moreira
2010 a 2012
-
Perfil Cognitivo e Psicossocial das Paralisias Cerebrais Hemiplégicas e Diplégica: Enfoque da Neuropsicologia do Desenvolvimento
A paralisia cerebral (PC) é uma síndrome não progressiva, mas geralmente mutável, de alterações motoras secundárias à lesão ou anomalias do cérebro em desenvolvimento com possíveis prejuízos cognitivos e psicossociais da criança e de seus familiares. Através do enfoque teórico da neuropsicologia do desenvolvimento, será possível analisar os aspectos cognitivos e psicossociais da PC. Considerando a necessidade de estudos que investiguem a PC além dos seus aspectos motores, o objetivo principal do presente estudo é identificar e demonstrar as principais alterações cognitivas e psicossociais, bem como suas implicações para o desenvolvimento de crianças com PC. Participarão do estudo 200 crianças de 4 a 11 anos, 100 controles e 100 com paralisia cerebral (30 com diplegia e 70 com hemiplegia). Os instrumentos utilizados estão divididos em dois grandes eixos de avaliação: cognitivo e psicossocial. Na avaliação cognitiva serão avaliadas funções como a inteligência fluida, funções executivas, processamento lexical, processamento numérico e habilidades viso-espaciais. Para a avaliação psicossocial serão avaliados o comportamento e a qualidade de vida das crianças; as relações familiares, depressão e estresse materno; adaptação escolar e procedimentos inclusivos na escola. Os resultados previstos através desse projeto são: obter os perfis cognitivo e psicossocial das crianças com paralisia cerebral e suas famílias, identificando as especificidades da diplegia e das hemiplegia.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas, Gustavo Marcelino Siquara, Carine Mendes Rocha, Fernanda de Oliveira Ferreira
2009 a 2011
-
Aplicação da Neuropsicologia Comportamental para Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem
A presença de uma dificuldade ou transtorno de aprendizagem pode desencadear um impacto psicossocial e prejuízos na qualidade de vida da criança e sua família. Tais fatores agravam as situações de fracasso escolar e a exclusão educacional. Considerando esse problema, foi elaborado o presente projeto com objetivo de desenvolver e testar um modelo de intervenção para os déficits cognitivos identificados através do projeto sobre o Perfil Cognitivo e Comportamental de Crianças em Santo Antônio de Jesus-BA, favorecendo a inclusão educacional de crianças com problemas de aprendizagem através das ações de uma rede entre escolas, família, crianças e pesquisadores, constituindo uma inovação educacional e conseqüente popularização do conhecimento científico que contribuirá com a formação docente e com a difusão do conhecimento sobre a neuropsicologia. Os mecanismos de popularização da neuropsicologia podem motivar estudantes e docentes para estudos desta área ampliando a quantidade e qualidade de profissionais com perfil para lidar com os problemas de aprendizagem. A inovação educacional através da elaboração da cartilha de divulgação da neuropsicologia, irá contribuir com a popularização da ciência no momento em que busca incluir e divulgar o conhecimento científico, incentivando a participação de estudates do ensino médio em projeto de pesquisa. A participação de estudantes do ensino médio se dará através da perspectiva de instrução e familiarização com a temática da neuropsicologia cognitiva e comportamental, auxiliando no levantamento de dados empíricos que possibilitarão a identificação de déficits cognitivos e, portanto a aplicação da intervenção. O projeto é fundamentado na perspectiva da neuropsicologia comportamental que busca aplicar técnicas cognitivas-comportamentais associadas aos estímulos cognitivos para reduzir os déficits. A reabilitação cognitiva tem como princípio a plasticidade neuronal que permite a reorganização do sistema mesmo após lesões estruturais.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas, Djenane Brasil da Conceição, Gustavo Marcelino Siquara, Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo, Samara Zavarize de Lima, Marcelo Souza Oliveira
2008 a 2011
-
Núcleo de Estudos de Psicologia Aplicada a Saúde e Educação
A aplicação da psicologia nas áreas da saúde e educação possibilitou a ampliação dos focos de pesquisa e extensão presentes nos fundamentos da universidade. Segundo Stricker e Widiger (2003) a psicologia clínica é predominantemente a especialização mais comum em psicologia. A psicologia clínica foi o ponto de partida para outros campos de atuação, originando a sua aplicação mais atual na área da psicologia da saúde. A psicologia aplicada à área de saúde mantém o seu grau de relevância baseado na capacidade de adaptar as condições sociais, necessidades e oportunidades de cada contexto (Stricker e Widiger, 2003). Outra área de aplicação da psicologia que apresenta crescimento é a psicologia aplicada à educação. Os problemas enfrentados por essa área não foram significativos para limitar o seu desenvolvimento. Atualmente, a psicologia aplicada à educação possui vertentes distintas e complementares como, por exemplo, a psicologia escolar, a psicologia da educação, a neurociência para a educação (Coll, 1996). A psicologia aplicada à saúde e educação são duas áreas bastante tradicionais e ao mesmo tempo bastante atualizadas como os novos modelos de investigação e intervenção desenvolvidos dentro de cada uma. Outra característica comum e de maior impacto para o presente projeto são as possibilidades que tais áreas possuem de atender às demandas sociais. De modo geral, os problemas enfrentados pelas políticas públicas do país e da região do Recôncavo da Bahia estão associadas com as áreas em questão. O foco sobre os problemas mentais e as técnicas para avaliar e tratar esses problemas são temas de particular importância para o profissional clínico em psicologia. O conhecimento sobre os aspectos etiológicos, patológicos e os possíveis tratamentos precisam ser amplamente estudados potencializando as oportunidades de inserção nas atividades acadêmicas.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas, Djenane Brasil da Conceição
2006 a 2011
-
Avaliação das Funções Psicolinguísticas, Viso-Espaciais e Comportamentais em Crianças de 4 a 8 anos de Idade em Santo Antonio de Jesus
A presente pesquisa está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Psicologia Aplicada à Saúde e Educação (NEPASE/UFRB). O objetivo do estudo é avaliar as funções cognitivas e comportamentais de crianças de 4 a 8 anos em Santo Antônio de Jesus. Através dessa avaliação os principais distúrbios de aprendizagem e do comportamento poderão ser identificados evitando, as conseqüências para o processo de escolarização. Diversos estudos demonstram que os transtornos de aprendizagem têm uma prevalência de aproximadamente 5% na população em idade escolar. Esse índice é bastante preocupante e precisa ser melhor delineado para o Brasil. O fracasso escolar pode ser causado por dificuldades especificas que limitam o processo de aprendizagem como, por exemplo, distúrbios da leitura, do processamento matemático, e os déficits de atenção. Outro fator que interfere no processo de ensino e aprendizagem são os problemas de comportamento. Através da avaliação neuropsicológica fundamentada no modelo teórico do processamento de informação e da neuropsicologia cognitiva, serão investigadas as funções psicolingüísticas, viso-espaciais e comportamentais. Segundo esses modelos os transtornos de aprendizagem são caracterizados por déficits específicos e funcionais. As dificuldades presentes em cada transtorno representam falhas no processamento de informação que precisam ser identificadas para que os programas de intervenção sejam efetivos. As funções que serão avaliadas permitem a identificação dos principais transtornos que interferem na escolarização: dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno de déficit de atenção por hiperatividade. A avaliação será realizada com uma amostra representativa da cidade de Santo Antônio de Jesus, nas escolas da rede pública, constituída por 400 crianças de 4 a 8 anos. A idade das crianças permite a identificação precoce de possíveis déficits cognitivos.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Patrícia Martins de Freitas, Luna Maiana Araújo Freitas, Gustavo Marcelino Siquara, Carine Mendes Rocha, Jaqueline Miranda Pereira, Luciana dos Santos Silva
2006 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Desenvolvimento de uma bateria informatizada multidimensional de avaliação de cognição social para adultos
Cognição Social (CS) diz respeito a um conjunto de processos cognitivos complexos como Teoria da Mente (ToM) e reconhecimento de emoções em faces, essenciais para a organização do comportamento no contexto das interações. Sua investigação por meio de avaliação neuropsicológica tem papel crucial no diagnóstico de condições clínicas como o Transtorno do Espectro do Autismo, sendo também presente em outras condições como Esquizofrenia, Transtorno de Personalidade Bipolar, Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade, abuso de substâncias e nas demências. A maior parte dos testes neuropsicológicos disponíveis, entretanto, são dirigidos à população infantil. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma bateria informatizada de avaliação neuropsicológica de cognição social para adultos, com tarefas ecológicas de natureza open access. Serão desenvolvidas duas tarefas para cada um dos domínios de cognição social, como atribuição de estado mental, reconhecimento de pista emocionais, compreensão de normas sociais implícitas, empatia e teoria da coerência central. As tarefas serão disponibilizadas por meio de um site e de forma sincronizada, serão monitorados os sinais de rastreamento ocular por meio da webcam, também serão monitorados sinais fisiológicos, como frequência cardíaca e atividade eletrodérmica a partir de sensores vestíveis para verificar a associação entre medidas autonômicas, medidas qualitativas e quantitativas. O monitoramento do rastreamento ocular por meio de webcam e a utilização de sensores vestíveis permitirá que os indivíduos possam participar do experimento em sua própria casa, sem contato com os experimentadores, o que torna as condições de segurança mais adequadas no contexto da pandemia. Outro aspecto importante é que os testes neuropsicológicos online bem como as medidas de rastreamento ocular e fisiológicas poderão ser aplicadas para participantes de todo o país, uma vez que será necessário somente o acesso a um computador com webcam. A bateria poderá contribuir substancialmente tanto para pesquisas quanto para a abordagem clínica de adultos nos quais as manifestações comportamentais de déficits de cognição social são mais sutis.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Neander Abreu, Claúdia Berlim de Mello, Sussany Vercellino Tassini, érica galisto rocha dos santos
Desde 2022
-
Autorregulação emocional e variabilidade da frequência cardíaca em adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Este estudo tem como objetivo analisar concomitantes psicofisiológicos da autorregulação emocional na vida cotidiana de adolescentes utilizando uma escala de estratégias de regulação emocional (ERE), medidas de afetos positivos e negativos e medidas de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em repouso e durante o relato de estados afetivos.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Neander Abreu, Claúdia Berlim de Mello, Sussany Vercellino Tassini, érica galisto rocha dos santos, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Aron Gomes da Costa
2019 a 2021
-
Estudos interdisciplinares em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Sócio-emocional na Infância e Adolescênci
Trata-se de pesquisas básicas e aplicadas com o caráter de identificar e promover fatores psicológicos e neurobiológicos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais de crianças e adolescentes. Conta com estudos nas seguintes vertentes: Neuromodulação (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua - ETCC) nos Transtornos do Neurodesenvolvimento, TDAH, TEA e Dislexia; Autorregulação emocional e variabilidade da frequência cardíaca em adolescentes expostos a fatores de vulnerabilidade social.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Mauro Muszkat, Claúdia Berlim de Mello, Sueli Rizzutti
Desde 2019
-
Laboratório de neuromodulação e desenvolvimento (LAND)
Comparar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o córtex a partir do sistema 10-20, com efeitos da estimulação placebo sobre o controle inibitório, os processos de atenção e a memória operacional em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento (TDAH, Autismo, Paralisia Cerebral).
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca, Mauro Muszkat, Orlando Francisco Amodeo Bueno, Claúdia Berlim de Mello, Silvia C. F. Feldberg, Sueli Rizzutti, Luanda Collange Grecco
Desde 2017
-
Estilos de Aprendizagem na perspectiva de graduando em enfermagem
Estudo transversal que investiga os estilos de aprendizagem de graduandos em enfermagem e suas relações com resiliência e adaptação a vida universitária
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Maria Fernanda B. Coelho da Fonseca, Maria Goreti da Silva da Cruz
2016 a 2018
-
Uso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: efeitos sobre a cognição numérica
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma nova proposta terapêutica em rápido desenvolvimento nos últimos anos parecendo ser uma técnica promissora para o tratamento de vários distúrbios do neurodesenvolvimento, como a Paralisia Cerebral (PC). Não existem ainda estudos sobre a aplicação da ETCC na melhora cognitiva de pessoas com PC. Como crianças e adolescentes com PC são mais propensas a terem dificuldades de aprendizagem da matemática e os estudos sobre formas de intervenção sobre esses aspectos da cognição são escassos, o foco deste estudo é investigar os efeitos da ETCC sobre a melhora da cognição numérica em crianças e adolescentes com PC e prejuízos no senso numérico. Espera-se com esse estudo investigar a capacidade da ETCC de modular a cognição numérica na PC, avaliar a lateralização das funções de processamento de magnitude não-simbólica, estimativa e cálculo aproximado não-simbólico, bem como contribuir para o avanços das aplicações terapêuticas da ETCC em crianças e adolescentes com doenças neurológicas.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Mauro Muszkat
2013 a 2017
-
Modelo Interdisciplinar de Reabilitação Infantil - MIRIN
O objetivo geral do projeto é construir um modelo de intervenção interdisciplinar dentro de um paradigma holístico com foco na melhora da funcionalidade de crianças/adolescentes com lesão cerebral congênita e testar a sua eficácia e transposição para os diferentes contextos de desenvolvimento bioecológico da criança/adolescente.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Mauro Muszkat, Claúdia Berlim de Mello, Adriana Suzart Ungaretti Rossi
2012 a 2013
-
Avaliação Neuropsicológica de Crianças com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
A síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é uma entidade freqüente que pode comprometer crianças de qualquer idade e pode levar a consequências importantes. Os mecanismos que levam a essas alterações parecem estar relacionados à interação de hipóxia intermitente, hipercapnia, despertares freqüentes e variações nas pressões intratorácicas. Estudos experimentais em ratos mostraram que a hipóxia intermitente leva a alteração na memória espacial, hiperatividade e apoptose neuronal na região CA1 do córtex pre-frontal. Revisão da literatura sobre a relação entre SAOS, desempenho cognitivo e neurocomportamental revelam que crianças com SAOS apresentam: a) distúrbios de humor, como irritabilidade, em particular instabilidade do humor e emoções são frequentemente relatados nos estudos; b) em relação ao funcionamento cognitivo os estudos parecem apontar déficits específicos, ou seja, prejuízos mais significativos em tarefas envolvendo tempo de reação, atenção sustentada ou vigilância e atenção seletiva. Enquanto que déficits em funções como linguagem, percepção visual, memória, funções motoras, não mostram prejuízos significativos; c) um baixo desempenho acadêmico tem sido relatado nos estudos o que parece associado aos problemas atencionais que prejudicam a aprendizagem; d) uma prevalência alta de problemas de comportamento através de escalas respondidas pelos pais tais como impulsividade, hiperatividade, agressividade, comportamento opositor e problemas de conduta. Através do enfoque teórico da neuropsicologia do desenvolvimento, será possível analisar os aspectos cognitivos e comportaentais da SAOS na infância, auxiliando o diagnóstico e tratamento futuros. No estudo serão avaliadas 60 crianças de 6 a 12 anos de idade, em tratamento no instituto do sono. As crianças serão avaliadas em funções como memória, atenção, aprendizagem e funções executivas, além de problemas de comportamento e qualidade de vida.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Monica Carolina Miranda, Gustavo Antonio Moreira, Márcia Marcia Lurdes de Cacia Pradella-Hallinan
2011 a 2013
Centro Universitário Adventista de São Paulo
-
Programa de apoio ao ensino em ambientes saudáveis de aprendizagem
Tendo em vista a perspectiva de criar processos de desenvolvimento profissional de professores e gestores da educação básica que possam repercutir no contexto escolar e no bem-estar de toda a sua comunidade, congregando conhecimentos e atores de diferentes áreas, considerou-se pertinente oferecer respostas à seguinte questão de pesquisa: Em que medida um processo de parceria entre profissionais da escola e acadêmicos das áreas da saúde e educação permite conhecer e promover processos de desenvolvimento profissional que articulem formação continuada, saúde mental e bem-estar no contexto escolar? Para responder a essa pergunta, tem-se por objetivo analisar aspectos do desenvolvimento profissional, da formação continuada e da saúde dos profissionais da educação a fim de conceber, de maneira participativa, um plano de ações voltado para a promoção do bem-estar no contexto escolar. Assim, tendo em vista o desafio de construir estratégias metodológicas e formativas que permitam oferecer respostas ao problema de investigação, a pesquisa será realizada numa escola da Rede Municipal de Educação de Itapecerica da Serra e foi delineada em três fases, sendo elas: Fase I, de Articulação e pactuação inicial com o campo de pesquisa; Fase II, de Construção participativa de uma proposta de formação integrada; Fase III, de Implementação e avaliação da proposta de formação integrada. A metodologia de pesquisa, de abordagem mista, terá uma interface qualitativa por meio do Método da Pesquisa-ação e outra de natureza quantitativa para levantar dados de diagnóstico e avaliar os resultados da intervenção.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Elisabete Agrela de Andrade, ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA, Álvaro de Souza Maiotti, Ana Paula Augusto de Araújo, Marcia Regina Fernandes da Silva, Neusa Terumi Kawakami Kiryu, Raul Pires de Oliveira Júnior, Jilvana de Godoi Oliveira Costa
Desde 2022
-
Saúde, educação e conectividade social na adolescência em tempos de pandemia
A conectividade social enquanto medida do quanto as pessoas se sentem integradas e/ou compartilham recursos pessoais está associada a saúde mental e prevenção de comportamentos de risco na adolescência. A necessidade atual de distanciamento/isolamento social decorrente da pandemia impõe um redimensionamento muito intenso das expressões da conectividade social, em meio a um ambiente de estresse. Um impacto maior pode ocorrer na adolescência, fase da vida em que as mudanças sociais e neurobiológicas da cognição social são naturalmente intensas. Desta forma, o objetivo do projeto é auxiliar pais e adolescentes no entendimento das repercussões psicossociais da pandemia e do isolamento social sobre o desenvolvimento sócio-afetivo e educacional de adolescentes, através de rodas de conversa, lives e outras atividades psicoeducativas que promovam o bem-estar e resiliência atuais e pós pandemia.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Elisabete Agrela de Andrade, ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA, Álvaro de Souza Maiotti, Ana Paula Augusto de Araújo, Marcia Regina Fernandes da Silva, Neusa Terumi Kawakami Kiryu, Raul Pires de Oliveira Júnior, Jilvana de Godoi Oliveira Costa, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Claúdia Berlim de Mello, Cristina Zukowsky Tavares, Catherine Oliveira de Araújo
Desde 2020
-
Consequências do estresse relacionado a eventos em pacientes psiquiátricos em tempos de pandemia por covid-19
A necessidade atual de distanciamento/isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 impõe um redimensionamento muito intenso dos serviços de saúde mental, com possíveis consequências para sintomatologia clínica e funcionamento psicossocial de pacientes psiquiátricos em tratamento. Desta forma, o objetivo deste estudo é investigar, a influência de estressores associados eventos (pandemia/isolamento social) sobre a sintomatologia psiquiátrica de pacientes com transtornos ansiosos e/ou do humor, bem como os fatores que influenciam essa associação, como, comorbidades, gravidade dos sintomas, adesão ao tratamento medicamentoso e acompanhamento profissional.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Mauro Antônio Monteiro Brandão
2020 a 2022
-
Saúde emocional dos executivos ? um estudo sobre estresse ocupacional, ansiedade e qualidade de vida e as estratégias de enfrentamento utilizadas na prática da liderança
A proposta deste projeto de pesquisa é desenvolver um estudo considerando as frequentes mudanças no ambiente de trabalho, as exigências idealizadas para a ocupação de cargos de liderança e surgimento do sofrimento psíquico, na perspectiva da qualidade de vidas de executivos, avaliando seu nível de estresse ocupacional e ansiedade, além das estratégias de enfrentamento utilizadas para no exercício da função de liderança. A pesquisa norteará as experiências e vivências dos profissionais ocupantes da função em cargos Executivo. A finalidade desta pesquisa é contribuir para a compreensão das práticas organizacionais e seus impactos na saúde emocional dos líderes, assim como identificar estratégias utilizadas pelos gestores na obtenção de qualidade de vida e melhoria da saúde emocional e mental no trabalho.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Adriana Maciel Rigueiro
2019 a 2021
-
Promoção da saúde mental e controle do estresse no contexto escolar
O projeto de pesquisa tem por objetivo identificar fatores de risco e proteção para o desenvolvimento de transtornos mentais e do estresse em educandos e professores, a fim de implementar estratégias intersetoriais de promoção da saúde mental e bem-estar em escolas da Zona Sul de São Paulo.
Autores: Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Elisabete Agrela de Andrade, Sideli Biazzi
2019 a 2022
Universidade de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22