Circe Maria Fernandes Bittencourt nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: bittencourt.circe@unifesp.br


110
77
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1967), pós-graduação em Metodologia e Teoria de História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1969), mestrado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Foi professora de Metodologia do Ensino de História e atualmente desenvolve pesquisas com projetos de pós-graduação da FEUSP. Entre 2007 a 2019 foi professora e orientadora do Programa de Educação da PUCSP ( EHPS) e atualmente é professora convidada do Programa de Pós Graduação do ProfHistória- UNIFESP- Guarulhos e professora Senior da Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de ensino de História, história das disciplinas e currículos escolares e história da educação indígena. Desenvolve pesquisas sobre história dos livros didáticos brasileiros, mantendo a organização da Biblioteca do Livro Didático (BLD) e do banco de dados LIVRES referente aos livros didáticos brasileiros de 1810 aos dias atuais na FEUSP .

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BITTENCOURT, C. M. F.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende nao_informado, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende nao_informado, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende nao_informado, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em História Social

    LIVRO DIDATICO E CONHECIMENTO HISTORICO: UMA HISTORIA DO SABER ECOLAR

    História do Brasil

    Orientação: RAQUEL GLEZER

    Universidade de São Paulo

      Desde 1993

  • Mestrado em História Social

    Pátria, Civilização e Trabalho: Ensino de História nas Escolas Paulistas (1917-1939)

    História do Brasil

    Orientação: Raquel Glezer

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

    1985 a 1988

  • Mestrado em Metodologia e Teoria de História

    Os movimentos grevistas em São Paulo na Primeira República

    História da Educação

    Orientação: Emília Viotti da Costa

    faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

    1968 a 1969

  • Graduação em História

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

    1964 a 1967

  • Produção


    2021


    • Memórias que a vida de uma professora de história lembra (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: PAULO FREIRE VIVE: Cem anos de Paulo Freire - CEM VOZES DE CORAÇÕES E MENTES , p. 233


    2020


    • Conferência "O livro didático de história enquanto objeto e fonte de investigação histórica" (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Livro Didático e Paradidático de História em Tempos de Crise e Enfrentamento: Sujeitos, Imagens e Leituras , p. 471

    • Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial (2020)

      Tradução

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    2019


    • Método de Ensino (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Dicionário de Ensino de História , p. 162

    • La bellezza corne strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole corne capanne. Libri corne opere darte. Dal Brasile allAgro romano (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Paolo Bianchini; Pompeo Vagliani

      Fonte: Public History of Education. Riflessioni, testimonianze, esperrienze , p. 223


    2018


    • Reflexões sobre o ensino de história (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Estudos Avançados , v. 32 , p. 127 - Extrato QUALIS: A1

    • Ensino de História fundamentos e métodos (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    2017


    • História da Educação Indígena: percursos de pesquisa (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anuario Sociedad Argentina de Historia de la Educacion , v. 18 , p. 100 - Extrato QUALIS: A4


    2014


    • Textbooks and school memory: research and preservation of the books for Projeto LIVRES (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: History of Education & Children's Literature (Testo Stampato) , v. IX , p. 135 - Extrato QUALIS: A3

    • História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades e diversidades (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Alain Choppin e seu legado como historiador e educador (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático , p. 43

    • Reflexões sobre currículo e diversidade cultural (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidade , p. 153


    2013


    • História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOUT; Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas , p. 101


    2012


    • Uma história do material didático (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materias dida'ticos em História , p. 67


    2011


    • Abordagens históricas sobre a História Escolar (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Educação e Realidade , v. 36 , p. 83 - Extrato QUALIS: A1

    • Produção didática de história: trajetórias de pesquisas (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista de História , v. 164 , p. 487 - Extrato QUALIS: A1


    2010


    • Livro didático de História: práticas e formação docente (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anais do XV ENDIPE , p. 544

    • Livro Didático de História: práticas e formação docente (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: ensino de história , p. 544


    2009


    • Ensino de História : fundamentos e métodos (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    2008


    • LIVRO DIDÁTICO E SABER ESCOLAR 1810-1910 (2008)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • "O material serve apenas como apostila para realizar avaliação" (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Desafios da Conjuntura , p. 15

    • Lugares e cultura no ensino de História (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas , p. 205


    2007


    • Dicionário de datas da História do Brasil. (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Diversos

      Fonte:

    • Identidades e ensino da história no Brasil (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mario Carretero; Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Ensino da história e memória coletiva , p. 33

    • Especialista comenta os livros polêmicos (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Jornal da Tarde , p. 9A


    2006


    • Circulação do conhecimento: o papel do livro. (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Holien Gonçalves de Bezerra; JAIME PINSKY

      Fonte: O historiador e seu tempo , p. 33


    2005


    • Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista Eletrônica da ANPHLAC , v. 4 , p. 01 - Extrato QUALIS: A4


    2004


    • Autores e editores de compêndios e livros didáticos (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP) , v. 30 , n. 3 , p. 475 - Extrato QUALIS: A1

    • Em foco: história, produção e memória do livro didático (Apresentação) (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP) , v. 30 , n. 3 , p. 471 - Extrato QUALIS: A1

    • Os novos caminhos do ensino de história (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Nossa História (São Paulo) , v. 2 , p. 80

    • Os novos caminhos do ensino de história (2004)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Nossa História , p. 80

    • Autores e editores de livros didáticos: 1810-1950 (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial: livro , p. 42

    • Livro didático: uma abordagem plural (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Ana Maria Monteiro; Diversos

      Fonte: V Encontro Nacional perspectivas do ensino de história


    2003


    • Ler, rabiscar e jogar fora. ( Depoimento a D. Yuri) (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista da Folha , v. 11 , n. 555 , p. 9

    • Identidade nacional e ensino de História do Brasil (2003)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: História na sala de aula , p. 185

    • Disciplinas escolares: História e Pesquisa (2003)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate , p. 9

    • A História nos livros (2003)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Nossa História , p. 52


    2002


    • Leituras Escolares em Portugal e no Brasil (2002)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Perspectivas históricas da Educação Indígena no Brasil (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Adriane Costa da Silva

      Fonte: À Margem dos 500 anos- reflexões irreverentes , p. 63

    • Ciências humanas e suas tecnologias: ensino médio (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: História e Geografia, ciências humanas e suas tecnologias: livro do professor: ensino fundamental e médio , p. 49

    • Representações sociais e métodos de ensino-aprendizagem (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: A invenção da sala de aula: o melhor do bolando aula , p. 75


    2001


    • Pesquisas em didática de história (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: [Anais] Santiago de Chile: UNESCO , p. 34


    2000


    • História do povo Terena (2000)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; LADEIRA, Maria Elisa

      Fonte:

    • Representações de Portugal no ensino de História no Brasil (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Actas do Congresso Luso -Brasileiro ? Portugal- Brasil- memórias e imaginários , p. 625


    1999


    • As humanidades no ensino (Apresentação) (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 25 , n. 02 , p. 147 - Extrato QUALIS: A1

    • A pesquisa na universidade e a interface com o sistema educacional (1999)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Humanidades: a pesquisa na avaliação do mérito acadêmico , p. 123


    1998


    • Didática e prática de ensino de história: um balanço crítico das pesquisas e das demandas de investigação em ensino de História na Universidade de São Paulo (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , p. 150

    • Propostas curriculares de História: continuidades e transformações (1998)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Os currículos no ensino fundamental para as escolas brasileiras , p. 127

    • Temas comuns aos países do Mercosul no ensino de História (1998)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: O Ensino de História e Geografia no Contexto do Mercosul

    • Livros didáticos: concepções e usos (1998)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Bolando aula de História

    • Representações sociais no ensino e aprendizagem de História (1998)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Bolando aula de História


    1997


    • Ensino de História nas aldeias indígenas (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; COSTA, Adriana; MIDLIN, Betty; ALBUQUERQUE, Élcio; FARIAS, Genésio; LADEIRA, Maria Elisa; WENCESLAU, Marina; PINHEIRO, N. S.; REZENDE, Rogério Alves

      Fonte: Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História , p. 258

    • Manuais de História: Diversidade, Usos e Imagens (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Manuais de História: Diversidade, Usos e Imagens

    • Livros didáticos: concepções e uso (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Secretaria da Educação e Esporte de Pernambuco - Coleção Qualidade do Ensino, Série: Formação do Professor

    • O saber histórico na sala de aula (1997)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Livros didáticos entre textos e imagens (1997)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: O saber histórico na sala de aula

    • Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História (1997)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: O saber histórico na sala de aula , p. 11

    • O Ensino de História vai mudar (1997)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista SIEESP

    • Capitalismo e cidadania em propostas curriculares de História (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História


    1996


    • Ensino de História nas aldeias indígenas (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: II Encontro de Perspectivas do Ensino de História , p. 30

    • O que é livro didático? (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anais do II Seminário Nacional sobre Leitura Infanto-Juvenil, Livro Didático , p. 388

    • Práticas de leituras em livros didáticos (1996)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1517-9702 Educação e Pesquisa (USP.Impresso)) , v. 22 , n. 1 jan/jun , p. 89

    • Educação na América Latina (1996)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; IOKOI, Zilda M. G.

      Fonte:

    • Um projeto... tantas visões. Educação ambiental na escola pública (1996)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Anais do IIº Encontro Perspectivas do Ensino de História (1996)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • O percurso acidentado do ensino de história da América no Brasil (1996)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Educação na América Latina , p. 203

    • Livros Didáticos: fontes, acervos e banco de dados (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Leitura e escrita em Portugal e no Brasil - 1500-1970


    1995


    • Resgatando o sujeito histórico - Cotidiano e produção didática em História (1995)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: História, Cotidiano e Mentalidades

    • Propostas curriculares de História (1995)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; MATTOS, Ilmar R. de; Sylvia Bassetto

      Fonte: As propostas curriculares oficiais , p. 97

    • Procedimentos Metodologicos Na Pesquisa Sobre Imagens No Ensino de Historia (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: II ENCONTRO DE PROFESSORES PESQUISADORES NA AREA DE ENSINO DE HISTORIA , p. 263


    1994


    • O Ensino de Historia Nas Escolas Indigenas (1994)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Em Aberto , v. 63 , n. -X- , p. 105 - Extrato QUALIS: A2

    • Ensino de história para populações indigenas. (1994)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Em Aberto , v. 14 , n. 63 , p. 105 - Extrato QUALIS: A2

    • Banco de Dados e Historia dos Livros Didaticos (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Historia das Disciplinas: Abordagens e Pesquisa (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Les Manuels Scolaires Bresiliens Et Les Editeurs Francais Au Xix Siecle (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    1993


    • Práticas de leitura e livro didático (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Boletim Anped , p. 55

    • Os Confrontos de Uma Disciplina Escolar: da Historia Sagrada A Historia Profana (1993)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 13 , n. 13 , p. 193 - Extrato QUALIS: A1

    • Os Limites do Livro Didatico (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Sao Paulo A Noite: Interdisciplinaridade Em Trabalho Com O Ensino Noturno (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Utopias Educacionais Anarquistas: Maria Lacerda de Moura e Sua Atuacaopedagogica (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Historia do Cotidiano: Usar Sem Banalisar (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    1992


    • Historia Nas Pracas de Sao Paulo: Estudo do Meio e Outras Saidas Para O Ensino Noturno (1992)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: CADERNO 4 - CONSTRUINDO A EDUCACAO DO JOVEM TRABALHADOR , v. 07 , n. 4 , p. 25

    • Traducao - Quando Surgiu O Ensino Secundario? Chervel, Andre (1992)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: REVISTA DA FACULDADE DE EDUCACAO , v. 18 , n. 1 , p. 99

    • Formação de Professores de quinta a oitava série do primeiro grau e de primeira a terceira séries do segundo grau: o estágio no contexto da prática de ensino. (1992)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI; PENTEADO, H. D. O.; PONTUSCHKA, N. N.; KULCSAR, R.; ISSLER, B.

      Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 73 , n. 174 , p. 373 - Extrato QUALIS: A1

    • Repensando O Ensino de Historia da America (1992)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • O Percurso Acidentado do Ensino de Historia da America (1992)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Formação do professor: reflexão sobre uma prática interdisciplinar (1992)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; PONTUSCHKA, N. N.

      Fonte: VI Conferência Brasileira de Educação , p. 104


    1991


    • Estudo do meio como trabalho integrador das práticas de ensino. (1991)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; PONTUSCHKA, N. N.; ELZA NADAI; KULCSAR, R.

      Fonte: Boletim Paulista de Geografia , v. 70 , n. 70 , p. 45 - Extrato QUALIS: A1

    • O Estudo do meio como Trabalho Integrador das Práticas de Ensino (1991)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Boletim Paulista de Geografia

    • Historigrafia Didatica: Uma Vulgarizacao do Saber? (1991)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:


    1990


    • Producao Didatica e Programa de Ensino das Escolas Paulistas Nas Primeiras Decadas do Seculo Xx (1990)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: REVISTA DA FACULDADE DE EDUCACAO , v. 15 , n. 02 , p. 167

    • Breve relato de uma viagem. São Paulo (1990)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Boletim do Edm , v. 9 , n. 34 , p. 4

    • Pátria, Civilização e Trabalho - O Ensino de Historia Nas Escolas Paulistas - 1917-1939 (1990)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte:

    • Repensando a noção de tempo histórico no ensino (1990)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI

      Fonte: Ensino de História e a criação do fato , p. 73


    1989


    • Produção didática e programas de ensino das escolas paulistas nas primeiras décadas do século XX (1989)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista da Faculdade de Educação , v. 15 , n. 2 jul/dez , p. 167

    • Produção didática e progamas de ensino das escolas paulistas nas primeiras decadas do seculo xx. (1989)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo , v. 15 , n. 2 , p. 167


    1988


    • Noção de tempo e a formação do professor (1988)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI

      Fonte: Ciência e Cultura , v. 40 , p. 172 - Extrato QUALIS: A1

    • Era Uma Vez Um Núcleo de Colonização: Um Estudo do Espaço Social de Vila Paulista - MT (1988)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; FREITAS, E. F.; BATISTA, Joice A.

      Fonte:

    • Prática de Ensino de História (1988)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: A FORMACAO DO PROFESSOR E A PRATICA DE ENSINO , p. 87

    • Repensando a noção de tempo no ensino de história (1988)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: O ensino de história e a criação do fato , p. 73

    • As tradições nacionais e o ritual das festas cívicas (1988)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Ensino de História e a criação do fato , p. 43


    1987


    • Traducao: Uma Outra Relacao Com O Tempo e Com O Espaco - Icem-Ecoles Modernes (1987)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: ORIENTACAO , v. 12 , n. 3 , p. 75

    • Prática de Ensino e a pesquisa: a noção de tempo histórico e a prática pedagógica (1987)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI

      Fonte: IV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , p. 26


    1986


    • Prática de ensino de História (1986)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI

      Fonte: Anais dos Seminários de Pesquisa , p. 191

    • Os Problemas Educacionais Na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 (1986)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1517-9702 Educação e Pesquisa (USP.Impresso)) , v. 12 , n. 1/2 , p. 235

    • Resenha: Universidade, Escola e Formacao dos Professores de Catani, D. e Outros (1986)

      Artigo publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 59 , p. 84 - Extrato QUALIS: A1

    • A Educação nas Constituintes Republicanas. (1986)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: Anais da IVª Conferência Brasileira de Educação


    1985


    • Prática de ensino: a serviço de quem? (1985)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; PENTEADO, H. D. O.; PONTUSCHKA, N. N.; LUFTI, E. P.; QUENTEL, S. M. F.

      Fonte: III Encontro Nacional de Prática de Ensino , p. 66


    1984


    • O Meio Como História (1984)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt

      Fonte: REPENSANDO A HISTORIA , p. 72

    Atuações

    Escola Estadual de Primeiro Grau Nossa Senhora do O

    • Professor Efetivo III

      1970 a 1973

    Universidade de São Paulo

    • PROFESSOR ASSISTENTE MESTRE

      1985 a 1993

    • PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR

      Desde 1993

    Escola Estadual de Segundo Grau Milton Silva Rodrigues

    • Professor Efetivo III

      Professor

      1974 a 1977

    EEPSG Prof Architiclino Santos

    • Professor Efetivo III

      1978 a 1985

    Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    • Bolsista recém-doutor

      1988 a 1990

    Institut National de Recherche Pedagogiques

    • 2001 a 2001

    Faculdade de Educação - USP

    • 1986 a 1987

    • 1991 a 1992

    • Desde 1985

    Revista Temas em Educação

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2007

    Cadernos de História (UFU. Impresso)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2004

    Revista UNIVILLE

    • Revisor de periódico

      2004 a 2004

    Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    • Assistente Doutor

      2007 a 2019

    Associação Nacional de História - Sede

    • Presidente ANPUH SP

      Presidente ANPUH SP

      Desde 2016

    Escola de Filosofia Letras e Ciebncias Humanas/UNIFESP

    • dedicação exclusiva

      Desde 2019

    Universidade Federal de São Paulo

    • Pesquisadora

      Desde 2019

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Reinaldo Rossi

      Título Provisório - Produção, circulação e consumo de paradidáticos de história (1970-1990)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2016

    • Aly David Arturo Yamall Orellana

      Título Provisório - A produção acadêmica em educação escolar indígena no Brasil: levantamento e balanço bibliográfico (1980-2017)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2015

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Fabiana Santana da Silva

      Possibilidades e impossibilidades de formação de identidade latino-americana nos materiais apostilados de São Paulo

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Mauro Ribeiro Chaves

      Título Provisório - Reformas curriculares do Ensino Médio Integrado- 2003- 2018

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2018

    • Maria Aparecida dos Santos

      Título Provisório - As práticas docentes de professoras negras e o combate ao racismo

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2017

    • Amanda Aliende da Matta

      Título Provisório - Educação Escolar na sociedade indígena: influências nas dinâmicas político-sociais da aldeia

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2017

    • Thaís Aline Laurentino Quintas de Barros

      Título Provisório - Educação e relações étnico-raciais no currículo da secretaria municipal de educação de São Paulo

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2017

    • Marcelo Aparecido de Araujó

      Título Provisório - História nos exames de admissão ao secundário em São Paulo 1950-1960.

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2016

    Tese de doutorado concluídas

    • Aly David Arturo Yamall Orellana

      A produção acadêmica em educação escolar indígena no Brasil: autorias, tendências e perspectivas - 1980 a 2017

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Fabíola Matte Bergamim

      Ensino de História e avaliação no ensino secundário paulista no contexto das inovações educacionais (1957-1969)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Fernanda Serra Borsatto

      O ensino de história e cultura indígena nas escolas municipais de São Paulo - 2008 a 2016

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Amir dos Santos Piedade

      PNBE do professor: livros e bibliotecas para a formação docente

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Alessandro Cardoso Ribeiro

      Título Provisório - A educação dos trabalhadores urbanos em Sergipe nas décadas de 1920 a 1930

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Marcia Regina Takeuchi

      Ensino de ciências na produção didática para o ensino primário nas primeiras décadas republicanas

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Aline de Alcântar Valentini

      História e cultura indígenas: constituicao, estrutura e funcionamento de novas disciplinas acad6emicas a partir da Lei 11.645/08

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Jorge Garcia Basso

      O Brasil Africano do Professor Agenor Miranda Rocha

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Andréia Martins

      O ensino religioso nas escolas primárias no Brasil: um estudo sobre as políticas e as práticas- 1930-1961

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Lucilene Rezende Alcanfor

      Professor Thomaz Galhardo: de intelectual da instrução pública a autor de manuais escolares

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Selma de Araujo Torres Omuro

      As escolas de imigrantes japoneses no município de Registro-SP

      Educação: História, Política, Sociedade

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Naine Terena de Jesus

      Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Humberto Carlos Mairena Canha

      História e Memória da Reforma Universitária da POntificia Universidade Católica de São Paulo ( 1879-1988)

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2013

    • André Luiz Bis Pirola

      Lutas, leis e livros: professores de História na história do ensino do Espírito Santo (1854-19540

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Edson Machado de Brito

      A educação Karipuna do Amapá no contexto da educação indígena diferenciada na aldeia do Espirito Santo

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Márcia Guerra Pereira

      História da África, uma disciplina em construção

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Rozélia Bezerra

      A higiene escolar em Pernambuco: espaços de construção e os discursos elaborados

      História da educação e historiografia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Paulo Eduardo Dias de Mello

      Identidades em manuais didáticos de História: um estudo comparativo Brasil- Argentina (1950-1990)

      História e Histotiografia da Educação

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2010

    • Marcos Roberto de Faria

      A educação jesuítica e os conflitos de uma missão: um estudo sobre o lugar do jesuíta na sociedade colonial (15801640)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • José Ricardo Oriá Fernandes

      O Brasil contado às crianças: Viriato Correa e a literatura.

      História da educação e historiografia

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Marco Antonio de Oliveira

      Os intelectuais e a produção da série Resumo Didático pela Companhia Melhoramentos de São Paulo - 1918-1936.

      História da Educação e Historiografia Educação

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Antonio Simplicio de Almeida

      Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de História: memórias de professores

      História da Educação e Historiografia Educação

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2002

    • Ubiratan Rocha

      Currículos de História do Rio de Janeiro, cotidiano escolar e ensino: recuperando elos perdidos

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2001

    • Raimundo Nonato Araújo da Rocha

      Identidades e ensino de História: Um estudo em escolas do Rio Grande do Norte

      Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2001

    • Sonia Leite Nikitiuk

      Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da História Local

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2001

    • Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Representações utópicas de professores de História em dois momentos da história da disciplina (1970 - 1990)

      História e Histotiografia da Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 1998

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Giovana de Cassia Ramos Fanelli

      A lei 11.645/08: história, movimentos sociais e mudança curricular

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Patricia Caldeira de Almeida

      A presença da Literatura Africana de Expressão em Língua Portuguesa no Livro Didático no Ensino Médio: uma reflexão social, histórica e literária

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Ana Hiroko Aoke

      Escolarização de imigrantes japoneses em Jacareí- São Paulo

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Andrezza Silva Cameski

      Literatura no ensino médio: produçao escolar e material didático

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Ritchie Soares Barbosa Martins

      O ensino de História na escola Normal de São Paulo (1880-1890)

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Álvaro de Barros Zago

      A representação do continente africano nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Moacir Ferreira Ribeiro

      Formação de professores e temática indígena: uma história de hibridismo cultural

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Marcel Alves Martins

      O eurocentrismo nos programas curriculares de História do Estado de São Paulo 1942-2008

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Maria José dos Santos

      Trajetória Educacional de Mulheres Quilombolas no Quilombo das Onze Negras do Cabo de Santo Agostinho - PE

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Monica dos Santos Lima

      A educação escolar indígena no Alto Xingu: o processo de escolarização dos Kalapalo da aldeia AIHA de 1994 a 2010

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Elson Alves da Silva

      Aação diferenciada par ao fortalecimento da identidade quilombola: estudo das comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira educ

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      programa Internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Marina Gugliotti Pestana

      Colecionando livros, formando professores: a Biblioteca pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883)

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Aly David Arturo Yamall Orellana

      Formaçnao de professores indígenas em Rondônia: a interculturalidade e seus desafios

      Educação: Historia, Politica, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontificia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Maria Beatriz de Oliveira e Silva

      A Irmandade da Misericórdia se São Paulo e a Assistência aos Expostos: recolher, salvar e educar (1896-1944)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Francisco Carlos Tomas Vieira

      A disciplina Educação Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: inovações e permanências

      Educação: História, Política, Sociedade

      Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Aline de Alcântara Valentini

      Educação escolar indígena Guarani: a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu (São Paulo-SP) e seus desafios para a construção de uma escola indígena de caráter diferenciado

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Fernanda Serra Borsatto

      Educação escolar indígena: construção curricular da Escola Estadual Indígena Krukutu

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Aly David Arturo Yamall Orellana

      Formação de professores indígenas em Rondônia: a interculturalidade e seus desafios

      Educação: História, Política, Sociedade

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Elio Fonseca Pereira

      História da participação do movimento indígena na constituição das escolas indígenas no município de Santa Isabel do Rio Negro - AM

      Educação: História, Política, Sociedade

      Fundação Ford

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Débora Maria Nogueira Corbage

      História e memória da escola complementar de Guaratinguetá (1906-1913)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Maria Elena de Abreu Vercesi

      O Lyceu Franco-Brasileiro São Paulo

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Jorge Garcia Basso

      O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura, educação e resistência

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Cláudia Vercesi Maluhy

      Os especialistas em educação para a América Latina (1958-1966)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Alexsandro do Nascimento Santos

      Pátria, nação e povo brasileiro na produção didática de Manoel Bomfim e Olavo Bilac: Livro de leitura (1899) e Atravez do Brasil (1910)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • André Barbosa de Macedo

      Romancistas do nordeste nos livros didáticos de Língua Portuguesa e de literatura brasileira: investigação sobre um processo histórico de canonização literário-escolar

      História da educação e historiografia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Crisney Tritapeppi Ferreira

      A educação nos aldeamentos indígenas da Capitania de São Paulo no século XVIII (entre a expulsão jesuíta e as reformas pombalinas)

      Educação: História, Política, Sociedade

      Governo do Estado de São Paulo

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Marcelo Marques de Souza

      Concepções de livros didáticos: entre convergências e divergências

      Educação: História, Política, Sociedade

      Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • André Coura Rodrigues

      Manuais didáticos e conhecimento histórico na Reforma João Pinheiro. Minas Gerais, 1906-1911

      História da educação e historiografia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Jailton Nascimento Carvalho

      Mawa'aiaká - escola de resgate cultural. A trajetório da escola entre os índios Kamaiurá, de 1976 a 2004.

      Educação Indígena

      Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Júlio Maria Neves

      A produção didática de história em Quadrinhos: Julierme e a História para a escola moderna (1969-1975)

      Educação

      Faculdade de Educação

      Concluído em 2005

    • Mauricio Liberal Augusto

      Quando a teoria inventa a prática-os discursos de "renovação" frente ao "ensino tradicional" de história

      Educação

      Faculdade de Educação

      Concluído em 2003

    • José Cássio Másculo

      Concursos de professores de História da rede pública frente às práticas e ao conhecimento histórico (São Paulo - 1970-1998)

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2002

    • Marco Antonio de Oliveria

      O negro no ensino de História: temas e representações (1978-1998)

      Ensino de História e História do Livro Didático

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2001

    • Geraldo Roberto Pereira de Carvalho

      A minha formação eu invento: a história da formação, das ações e desdobramentos de um grupo de professores em um trabalho de formação permanente

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2000

    • Adriane Costa da Silva

      Versões didáticas da História Indígena (1870-1950)

      História e Historiografia da Educação

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2000

    • Paulo Eduardo Dias de Mello

      Vestibular e currículo: o saber histórico escolar e os exames vestibulares da FUVEST

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 2000

    • Maurício Liberal

      Pedagogia da canção

      Metodologia do Ensino de História

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 1999

    • Gelta Madalena Jonck Pedroso

      O ensino de História: entre a teoria e a prática -Joinville (1970-1995)

      Ensino de História

      Fundação Universidade Regional de Blumenau

      Concluído em 1997

    • Rui Alves Grilo

      Periferia: entre a linha e a represa- lutas e alegrias da população

      Ensino de História

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 1997

    • Veríssimo Lopes Pires

      Ensino de História nas escolas primárias ( 1940-1960)

      Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 1996

    • Antonio Simplicio de Almeida Neto

      O ensino de história no período militar: práticas e cultura escolar

      Ensino de História

      Faculdade de Educação - USP

      Concluído em 1996

    Gestão

    Universidade de São Paulo

    • COORDENADOR DE AREA DE PRATICA DE ENSINO - EDM

        Desde 1994

    • COORDENADOR DE ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO - EDM

      Faculdade de Educação

      Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

        Desde 1998

    • REPRESENTANTE DOCENTE NA CONGREGACAO

        Desde 1992

    Faculdade de Educação - USP

    • Coordenadora

      Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

      Área de Prática de Ensino

        Desde 1994

    • Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

      Área de Prática de Ensino

        Desde 1997

    • Membro do CTA - Representante dos docentes

      Congregação da Faculdade de Educação

        Desde 1998

    • Vice-coordenadora

      Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

      Área de Licenciatura

        Desde 1987

    Pesquisa

    Universidade de São Paulo

    Faculdade de Educação - USP

    Universidade Federal de São Paulo

    Atualização Lattes em 2022-05

    Processado em 2024-07-22