Circe Maria Fernandes Bittencourt
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: bittencourt.circe@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1967), pós-graduação em Metodologia e Teoria de História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1969), mestrado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Foi professora de Metodologia do Ensino de História e atualmente desenvolve pesquisas com projetos de pós-graduação da FEUSP. Entre 2007 a 2019 foi professora e orientadora do Programa de Educação da PUCSP ( EHPS) e atualmente é professora convidada do Programa de Pós Graduação do ProfHistória- UNIFESP- Guarulhos e professora Senior da Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de ensino de História, história das disciplinas e currículos escolares e história da educação indígena. Desenvolve pesquisas sobre história dos livros didáticos brasileiros, mantendo a organização da Biblioteca do Livro Didático (BLD) e do banco de dados LIVRES referente aos livros didáticos brasileiros de 1810 aos dias atuais na FEUSP .
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BITTENCOURT, C. M. F.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende nao_informado, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende nao_informado, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende nao_informado, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em História Social
LIVRO DIDATICO E CONHECIMENTO HISTORICO: UMA HISTORIA DO SABER ECOLAR
História do Brasil
Orientação: RAQUEL GLEZER
Universidade de São Paulo
Mestrado em História Social
Pátria, Civilização e Trabalho: Ensino de História nas Escolas Paulistas (1917-1939)
História do Brasil
Orientação: Raquel Glezer
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
1985 a 1988
Mestrado em Metodologia e Teoria de História
Os movimentos grevistas em São Paulo na Primeira República
História da Educação
Orientação: Emília Viotti da Costa
faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
1968 a 1969
Graduação em História
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
1964 a 1967
Produção
2021
2020
2019
-
-
La bellezza corne strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole corne capanne. Libri corne opere darte. Dal Brasile allAgro romano (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; Paolo Bianchini; Pompeo Vagliani
Fonte: Public History of Education. Riflessioni, testimonianze, esperrienze , p. 223
2018
2017
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
-
Didática e prática de ensino de história: um balanço crítico das pesquisas e das demandas de investigação em ensino de História na Universidade de São Paulo (1998)
Trabalhos em eventos
Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt
Fonte: Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , p. 150
-
-
-
-
1997
-
Ensino de História nas aldeias indígenas (1997)
Trabalhos em eventos
Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; COSTA, Adriana; MIDLIN, Betty; ALBUQUERQUE, Élcio; FARIAS, Genésio; LADEIRA, Maria Elisa; WENCESLAU, Marina; PINHEIRO, N. S.; REZENDE, Rogério Alves
Fonte: Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História , p. 258
-
-
-
-
-
-
-
1996
1995
1994
1993
1992
-
-
-
Formação de Professores de quinta a oitava série do primeiro grau e de primeira a terceira séries do segundo grau: o estágio no contexto da prática de ensino. (1992)
Artigo publicado
Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt; ELZA NADAI; PENTEADO, H. D. O.; PONTUSCHKA, N. N.; KULCSAR, R.; ISSLER, B.
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 73 , n. 174 , p. 373 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
1991
1990
1989
1988
1987
1986
-
-
Os Problemas Educacionais Na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 (1986)
Artigo publicado
Autores: Circe Maria Fernandes Bittencourt
Fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1517-9702 Educação e Pesquisa (USP.Impresso)) , v. 12 , n. 1/2 , p. 235
-
-
1985
1984
Atuações
Escola Estadual de Primeiro Grau Nossa Senhora do O
-
Professor Efetivo III
1970 a 1973
Universidade de São Paulo
-
PROFESSOR ASSISTENTE MESTRE
1985 a 1993
-
PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR
Desde 1993
Escola Estadual de Segundo Grau Milton Silva Rodrigues
-
Professor Efetivo III
Professor
1974 a 1977
EEPSG Prof Architiclino Santos
-
Professor Efetivo III
1978 a 1985
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
-
Bolsista recém-doutor
1988 a 1990
Institut National de Recherche Pedagogiques
-
2001 a 2001
Faculdade de Educação - USP
-
1986 a 1987
-
1991 a 1992
-
Desde 1985
Revista Temas em Educação
-
Membro de corpo editorial
Desde 2007
Cadernos de História (UFU. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2004
Revista UNIVILLE
-
Revisor de periódico
2004 a 2004
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
-
Assistente Doutor
2007 a 2019
Associação Nacional de História - Sede
-
Presidente ANPUH SP
Presidente ANPUH SP
Desde 2016
Escola de Filosofia Letras e Ciebncias Humanas/UNIFESP
-
dedicação exclusiva
Desde 2019
Universidade Federal de São Paulo
-
Pesquisadora
Desde 2019
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Título Provisório - Produção, circulação e consumo de paradidáticos de história (1970-1990)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2016
-
Aly David Arturo Yamall Orellana
Título Provisório - A produção acadêmica em educação escolar indígena no Brasil: levantamento e balanço bibliográfico (1980-2017)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2015
Dissertação de mestrado em andamento
-
Possibilidades e impossibilidades de formação de identidade latino-americana nos materiais apostilados de São Paulo
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
-
Título Provisório - Reformas curriculares do Ensino Médio Integrado- 2003- 2018
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2018
-
Título Provisório - As práticas docentes de professoras negras e o combate ao racismo
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2017
-
Título Provisório - Educação Escolar na sociedade indígena: influências nas dinâmicas político-sociais da aldeia
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2017
-
Thaís Aline Laurentino Quintas de Barros
Título Provisório - Educação e relações étnico-raciais no currículo da secretaria municipal de educação de São Paulo
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2017
-
Título Provisório - História nos exames de admissão ao secundário em São Paulo 1950-1960.
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Desde 2016
Tese de doutorado concluídas
-
Aly David Arturo Yamall Orellana
A produção acadêmica em educação escolar indígena no Brasil: autorias, tendências e perspectivas - 1980 a 2017
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2019
-
Ensino de História e avaliação no ensino secundário paulista no contexto das inovações educacionais (1957-1969)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2018
-
O ensino de história e cultura indígena nas escolas municipais de São Paulo - 2008 a 2016
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2018
-
PNBE do professor: livros e bibliotecas para a formação docente
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2018
-
Título Provisório - A educação dos trabalhadores urbanos em Sergipe nas décadas de 1920 a 1930
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2018
-
Ensino de ciências na produção didática para o ensino primário nas primeiras décadas republicanas
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2017
-
História e cultura indígenas: constituicao, estrutura e funcionamento de novas disciplinas acad6emicas a partir da Lei 11.645/08
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2016
-
O Brasil Africano do Professor Agenor Miranda Rocha
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2016
-
O ensino religioso nas escolas primárias no Brasil: um estudo sobre as políticas e as práticas- 1930-1961
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2016
-
Professor Thomaz Galhardo: de intelectual da instrução pública a autor de manuais escolares
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2016
-
As escolas de imigrantes japoneses no município de Registro-SP
Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2015
-
Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2014
-
História e Memória da Reforma Universitária da POntificia Universidade Católica de São Paulo ( 1879-1988)
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2013
-
Lutas, leis e livros: professores de História na história do ensino do Espírito Santo (1854-19540
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2013
-
A educação Karipuna do Amapá no contexto da educação indígena diferenciada na aldeia do Espirito Santo
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
História da África, uma disciplina em construção
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
A higiene escolar em Pernambuco: espaços de construção e os discursos elaborados
História da educação e historiografia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2010
-
Identidades em manuais didáticos de História: um estudo comparativo Brasil- Argentina (1950-1990)
História e Histotiografia da Educação
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2010
-
A educação jesuítica e os conflitos de uma missão: um estudo sobre o lugar do jesuíta na sociedade colonial (15801640)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
O Brasil contado às crianças: Viriato Correa e a literatura.
História da educação e historiografia
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2009
-
Os intelectuais e a produção da série Resumo Didático pela Companhia Melhoramentos de São Paulo - 1918-1936.
História da Educação e Historiografia Educação
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2006
-
Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de História: memórias de professores
História da Educação e Historiografia Educação
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2002
-
Currículos de História do Rio de Janeiro, cotidiano escolar e ensino: recuperando elos perdidos
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2001
-
Raimundo Nonato Araújo da Rocha
Identidades e ensino de História: Um estudo em escolas do Rio Grande do Norte
Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2001
-
Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da História Local
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2001
-
Antonio Simplicio de Almeida Neto
Representações utópicas de professores de História em dois momentos da história da disciplina (1970 - 1990)
História e Histotiografia da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 1998
Dissertação de mestrado concluídas
-
Giovana de Cassia Ramos Fanelli
A lei 11.645/08: história, movimentos sociais e mudança curricular
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2018
-
A presença da Literatura Africana de Expressão em Língua Portuguesa no Livro Didático no Ensino Médio: uma reflexão social, histórica e literária
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2017
-
Escolarização de imigrantes japoneses em Jacareí- São Paulo
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2015
-
Literatura no ensino médio: produçao escolar e material didático
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2015
-
Ritchie Soares Barbosa Martins
O ensino de História na escola Normal de São Paulo (1880-1890)
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2013
-
A representação do continente africano nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
Formação de professores e temática indígena: uma história de hibridismo cultural
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
O eurocentrismo nos programas curriculares de História do Estado de São Paulo 1942-2008
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
Trajetória Educacional de Mulheres Quilombolas no Quilombo das Onze Negras do Cabo de Santo Agostinho - PE
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
A educação escolar indígena no Alto Xingu: o processo de escolarização dos Kalapalo da aldeia AIHA de 1994 a 2010
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2011
-
Aação diferenciada par ao fortalecimento da identidade quilombola: estudo das comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira educ
Educação: Historia, Politica, Sociedade
programa Internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2011
-
Colecionando livros, formando professores: a Biblioteca pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883)
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2011
-
Aly David Arturo Yamall Orellana
Formaçnao de professores indígenas em Rondônia: a interculturalidade e seus desafios
Educação: Historia, Politica, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2011
-
Maria Beatriz de Oliveira e Silva
A Irmandade da Misericórdia se São Paulo e a Assistência aos Expostos: recolher, salvar e educar (1896-1944)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
A disciplina Educação Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: inovações e permanências
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Educação escolar indígena Guarani: a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu (São Paulo-SP) e seus desafios para a construção de uma escola indígena de caráter diferenciado
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Educação escolar indígena: construção curricular da Escola Estadual Indígena Krukutu
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Aly David Arturo Yamall Orellana
Formação de professores indígenas em Rondônia: a interculturalidade e seus desafios
Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
História da participação do movimento indígena na constituição das escolas indígenas no município de Santa Isabel do Rio Negro - AM
Educação: História, Política, Sociedade
Fundação Ford
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
História e memória da escola complementar de Guaratinguetá (1906-1913)
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
O Lyceu Franco-Brasileiro São Paulo
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura, educação e resistência
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Os especialistas em educação para a América Latina (1958-1966)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Alexsandro do Nascimento Santos
Pátria, nação e povo brasileiro na produção didática de Manoel Bomfim e Olavo Bilac: Livro de leitura (1899) e Atravez do Brasil (1910)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Romancistas do nordeste nos livros didáticos de Língua Portuguesa e de literatura brasileira: investigação sobre um processo histórico de canonização literário-escolar
História da educação e historiografia
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2010
-
A educação nos aldeamentos indígenas da Capitania de São Paulo no século XVIII (entre a expulsão jesuíta e as reformas pombalinas)
Educação: História, Política, Sociedade
Governo do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Concepções de livros didáticos: entre convergências e divergências
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Manuais didáticos e conhecimento histórico na Reforma João Pinheiro. Minas Gerais, 1906-1911
História da educação e historiografia
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2009
-
Mawa'aiaká - escola de resgate cultural. A trajetório da escola entre os índios Kamaiurá, de 1976 a 2004.
Educação Indígena
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Concluído em 2006
-
A produção didática de história em Quadrinhos: Julierme e a História para a escola moderna (1969-1975)
Educação
Faculdade de Educação
Concluído em 2005
-
Quando a teoria inventa a prática-os discursos de "renovação" frente ao "ensino tradicional" de história
Educação
Faculdade de Educação
Concluído em 2003
-
Concursos de professores de História da rede pública frente às práticas e ao conhecimento histórico (São Paulo - 1970-1998)
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2002
-
O negro no ensino de História: temas e representações (1978-1998)
Ensino de História e História do Livro Didático
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2001
-
Geraldo Roberto Pereira de Carvalho
A minha formação eu invento: a história da formação, das ações e desdobramentos de um grupo de professores em um trabalho de formação permanente
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2000
-
Versões didáticas da História Indígena (1870-1950)
História e Historiografia da Educação
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2000
-
Vestibular e currículo: o saber histórico escolar e os exames vestibulares da FUVEST
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 2000
-
Pedagogia da canção
Metodologia do Ensino de História
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 1999
-
O ensino de História: entre a teoria e a prática -Joinville (1970-1995)
Ensino de História
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Concluído em 1997
-
Periferia: entre a linha e a represa- lutas e alegrias da população
Ensino de História
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 1997
-
Ensino de História nas escolas primárias ( 1940-1960)
Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 1996
-
Antonio Simplicio de Almeida Neto
O ensino de história no período militar: práticas e cultura escolar
Ensino de História
Faculdade de Educação - USP
Concluído em 1996
Gestão
Universidade de São Paulo
-
COORDENADOR DE AREA DE PRATICA DE ENSINO - EDM
-
COORDENADOR DE ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO - EDM
Faculdade de Educação
Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
-
REPRESENTANTE DOCENTE NA CONGREGACAO
Faculdade de Educação - USP
-
Coordenadora
Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
Área de Prática de Ensino
-
Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
Área de Prática de Ensino
-
Membro do CTA - Representante dos docentes
Congregação da Faculdade de Educação
-
Vice-coordenadora
Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
Área de Licenciatura
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação - USP
Universidade Federal de São Paulo
Atualização Lattes em 2022-05
Processado em 2024-07-22