Carlos José Lírio nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

E-Mail: clirio@unifesp.br


17
0
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Braz Cubas (1994), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português pela mesma instituição (1995), Mestrado em Língua Portuguesa (Texto e discurso nas modalidades oral e escrita) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Foi professor do ensino básico nas redes oficiais do estado e do município de São Paulo. Lecionou na Universidade Federal do Piauí, de 2005 a 2014. É professor adjunto do Departamento de Letras, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade Federal de São Paulo, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA). Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística Aplicada Crítica, Análise Crítica do Discurso e Pedagogia dos Multiletramentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação antirracista, Formação de Professores e Multiletramentos antirracistas. Foi vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (NEAB/Unifesp), no biênio 2021-2023. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia, sediado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

LÍRIO, C. J.;LÍRIO, CARLOS JOSÉ


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Estudos Lingüísticos

    AÇÕES AFIRMATIVAS E RECURSOS DISCURSIVOS:A representação dos atores sociais na dimensão extensionista de projetos educacionais selecionados para o Programa UNIAFRO em 2008

    Orientação: Sonia Maria de Oliveira Pimenta

    Universidade Federal de Minas Gerais

      Desde 2012

  • Mestrado em Língua Portuguesa

    O discurso afro-brasileiro na mídia escrita contemporânea: a linha de frente da Raça Brasil

    Língua Portuguesa

    Orientação: Ana Rosa Ferreira Dias

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    2000 a 2002

  • Graduação em LETRAS (LICENCIATURA PLENA / INGLÊS)

    Universidade Braz Cubas

    1990 a 1994

  • Graduação em LETRAS (LICENCIATURA PLENA / LÍNGUA PORTUGUESA)

    Universidade Braz Cubas

    1990 a 1994

  • Produção


    2024


    • palavra como alicerce para um ensino-aprendizagem de língua portuguesa que favoreça o cumprimento da Lei 10.639/2003 (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Conteúdo completo

      Fonte: REV. TRIANGULO , v. 17 , p. 375 - Extrato QUALIS: A4


    2023


    • Apontamentos sobre multiletramentos antirracistas (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Linguística aplicada, raça e interseccionalidade na contemporaneidade , p. 145

    • Multiletramentos como formas de (res)significar o corpo e as diversidades: reflexões sobre educação linguística, decolonialidade e antirracismo (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carlos José Lírio; Eliane Azzari

      Fonte: Multiletramentos na escola por meio da hipermídia - Volume 2 , p. 239


    2022


    • MULTILETRAMENTOS ANTIRRACISTAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA MULTIMODAL EM UMA REDE SOCIAL (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Carlos José Lírio; Petrilson Alan Pinheiro

      Conteúdo completo

      Fonte: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. v. 23 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2

    • A construção de projetos de pesquisa para acesso à pós-graduação: (sobre)vivências étnico-raciais no Programa Abdias do Nascimento (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Melvina Afra Mendes de Araújo; Carlos José Lírio

      Fonte: Raça e etnia na pesquisa em educação , p. 109


    2017


    • Multiletramentos e ação social: implicações político-pedagógicas decorrentes do atendimento à Lei Federal 10.639/2003 (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Multiletramentos em teoria e prática - Desafios para a escola de hoje , p. 161


    2015


    • Alegações sobre mídia digital no âmbito da lei federal 10.639/2003, Consciência linguística crítica e formação docente (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Muitas Vozes , v. 4 , p. 11 - Extrato QUALIS: B2


    2014


    • Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa: subsídios teórico-metodológicos para um empoderamento sociocognitivo e distribuição de bens primários sociais (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: ANAIS DO SIELP

    • AÇÕES AFIRMATIVAS E RECURSOS DISCURSIVOS: A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS NA DIMENSÃO EXTENSIONISTA DE UM PROJETO EDUCACIONAL SELECIONADO PARA O PROGRAMA UNIAFRO (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada , v. 10 , p. 90 - Extrato QUALIS: A4


    2011


    • Discurso e prática social: ação, representação e estilo em um texto institucional (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Anais do IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso


    2009


    • Consciência Lingüística Crítica: origem, conceito e perspectivas (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: INCURSÕES SEMIÓTICAS: TEORIA E PRÁTICA DE GRAMÁTICA SISTÊMICOFUNCIONAL, MULTIMODALIDADE, SEMIÓTICA SOCIAL E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO


    2008


    • A CONSCIÊNCIA LINGÜÍSTICA CRÍTICA COMO PRÉ-REQUISITO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMO TÓPICO DE ÉTICA DA LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Anais do III simpósio Internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação


    2006


    • IDENTIDADE, INCLUSÄO E EXCLUSÄO NA LEITURA E PRODUÇÄO DE TEXTOS AFRO-CENTRADOS (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM PICOS


    2003


    • Religiosidade, Ciências Sociais e identidade afro-brasileira (2003)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: DIVULGAR , p. 8


    2002


    • O que se pode dizer e o que se deve dizer: as opções de um afro-descendente famoso em duas publicações distintas (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada

    • BREVE ESTUDO SOBRE ALGUNS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS EM PIADAS QUE EXPRESSAM PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL CONTRA AFRO-BRASILEIROS: HUMOR BRANCO EM QUESTÄO (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: GEL - RESUMOS


    2001


    • O QUE SE PODE DIZER E O QUE SE DEVE DIZER: AS OPÇÕES DE UM AFRO-DESCENDENTE FAMOSO EM DUAS PUBLICAÇÕES DISTINTAS (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carlos José Lírio

      Fonte: VI CBLA ANAIS

    Atuações

    Universidade Braz Cubas

    • Professor horista

      Celetista formal

      2001 a 2005

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto C III

      Desde 2014

    Universidade Federal do Piauí

    • Professor Adjunto A I

      2005 a 2014

    Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista ABPN

    • Revisor de periódico

      2020 a 2020

    LINGUAGEM EM FOCO

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    Revista de Estudos da Linguagem

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante

      Campus Guarulhos

        Desde 2015

    Universidade Federal do Piauí

    • Coordenador do Curso de Letras/Português

      Campus Senador Helvídio Nunes

        Desde 2014

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco - Educação Linguística Intercultural, Antirracista e Inclusiva (ELIAI)

      O presente projeto de extensão, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Primeira edição (a ser implementado, futuramente), tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os/as professores/as da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos da área de Educação Linguística. Pelo fato de que os/as professores/as da educação básica estarão sob a orientação de um/a docenteuniversitário/a haverá a possibilidade de construir ações didático-pedagógicas tendo como fundamento a compreensão sistematizada da temática estudada. O projeto é composto por cursos, eventos, oficinas, palestras, grupos de estudos e outras ações de formação de professores/as. Este projeto visa, fundamentalmente, introduzir conceitos e/ou ampliar reflexões do/a professor/a sobre seu contexto de ensino-aprendizagem com relação à interculturalidade crítica, a decolonialidade e à educação antirracista.

      Autores: Carlos José Lírio, Greice de Nóbrega e Sousa

      Desde 2024

    • LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E MULTILETRAMENTOS: ENFOQUES PARA FORMAÇÕES DOCENTES ANTIRRACISTAS (INTER)SUBJETIVAS

      A partir do campo da linguística aplicada crítica e da perspectiva dosmultiletramentos, esse projeto de pesquisa visa propiciar espaços e tempos destinados a abordagens acerca das tensões entre as demandas teórico-práticas para/por formações antirracistas(inter)subjetivas e as formações antirracistas que têm sido oferecidas a professoras(es)/pesquisadoras(es) brasileiras(os). O projeto de pesquisa, aqui proposto, pode ser considerado de caráter aplicado e socioeducativo, pois tenciona desenvolver ações institucionais que articulem os eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, a partir do campo da linguística aplicada crítica, com a finalidade de (re)pensar e realizar formações antirracistas de professoras(es)/pesquisadoras(es). Nesse sentido, a abordagem metodológica a ser mobilizada será (preferencialmente) de natureza qualitativa, uma vez que os dados coletados possibilitarão, sobretudo, interpretações e reflexões sobre tais formações a partir de vivências em práticas de multiletramentos antirracistas.

      Desde 2024

    • Diálogos críticos sobre a (des)construção discursiva do racismo

      Tratase de um curso de extensão aberto à comunidade da cidade de Guarulhos e região, e destinado a introduzir seus(suas) participantes à perspectiva críticodiscursiva da linguagem (cf. van DIJK, 2012) para que, após apresentados(as) a esse instrumental teóricometodológico, possam dialogar e refletir sobre como o racismo é construído (e pode ser desconstruído) por meio do discurso. Assim, pretendese que os(as) participantes deste curso realizem atividades de leitura, interpretação e análise de textos (sobretudo multimodais e hipermidiáticos), as quais favoreçam a percepção do funcionamento discursivo na (des)construção de estereótipos, atitudes, posturas e valores que (re)produzem o racismo na sociedade brasileira contemporânea. Esperase, também, que tais atividades contribuam para a educação linguística (e semiótica) (cf. JANKS e IVANIC, 1992) das pessoas envolvidas no curso em tela e, em especial, para o fomento da educação das relações étnicoraciais (cf. GOMES, 2005; 2007).

      2015 a 2015

    Atualização Lattes em 2024-05

    Processado em 2024-07-22