Carlos José Lírio
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
E-Mail: clirio@unifesp.br
Resumo
Possui Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Braz Cubas (1994), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português pela mesma instituição (1995), Mestrado em Língua Portuguesa (Texto e discurso nas modalidades oral e escrita) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Foi professor do ensino básico nas redes oficiais do estado e do município de São Paulo. Lecionou na Universidade Federal do Piauí, de 2005 a 2014. É professor adjunto do Departamento de Letras, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade Federal de São Paulo, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA). Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística Aplicada Crítica, Análise Crítica do Discurso e Pedagogia dos Multiletramentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação antirracista, Formação de Professores e Multiletramentos antirracistas. Foi vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (NEAB/Unifesp), no biênio 2021-2023. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia, sediado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LÍRIO, C. J.;LÍRIO, CARLOS JOSÉ
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Estudos Lingüísticos
AÇÕES AFIRMATIVAS E RECURSOS DISCURSIVOS:A representação dos atores sociais na dimensão extensionista de projetos educacionais selecionados para o Programa UNIAFRO em 2008
Orientação: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrado em Língua Portuguesa
O discurso afro-brasileiro na mídia escrita contemporânea: a linha de frente da Raça Brasil
Língua Portuguesa
Orientação: Ana Rosa Ferreira Dias
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2000 a 2002
Graduação em LETRAS (LICENCIATURA PLENA / INGLÊS)
Universidade Braz Cubas
1990 a 1994
Graduação em LETRAS (LICENCIATURA PLENA / LÍNGUA PORTUGUESA)
Universidade Braz Cubas
1990 a 1994
Produção
2024
-
palavra como alicerce para um ensino-aprendizagem de língua portuguesa que favoreça o cumprimento da Lei 10.639/2003 (2024)
Artigo publicado
Autores: Carlos José Lírio
Fonte: REV. TRIANGULO , v. 17 , p. 375 - Extrato QUALIS: A4
2023
2022
-
MULTILETRAMENTOS ANTIRRACISTAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA MULTIMODAL EM UMA REDE SOCIAL (2022)
Artigo publicado
Autores: Carlos José Lírio; Petrilson Alan Pinheiro
Fonte: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. v. 23 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2
-
2017
2015
2014
2011
2009
2008
-
A CONSCIÊNCIA LINGÜÍSTICA CRÍTICA COMO PRÉ-REQUISITO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMO TÓPICO DE ÉTICA DA LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Carlos José Lírio
Fonte: Anais do III simpósio Internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação
2006
2003
2002
2001
Atuações
Universidade Braz Cubas
-
Professor horista
Celetista formal
2001 a 2005
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto C III
Desde 2014
Universidade Federal do Piauí
-
Professor Adjunto A I
2005 a 2014
Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista ABPN
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
LINGUAGEM EM FOCO
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Revista de Estudos da Linguagem
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante
Campus Guarulhos
Universidade Federal do Piauí
-
Coordenador do Curso de Letras/Português
Campus Senador Helvídio Nunes
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco - Educação Linguística Intercultural, Antirracista e Inclusiva (ELIAI)
O presente projeto de extensão, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Primeira edição (a ser implementado, futuramente), tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os/as professores/as da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos da área de Educação Linguística. Pelo fato de que os/as professores/as da educação básica estarão sob a orientação de um/a docenteuniversitário/a haverá a possibilidade de construir ações didático-pedagógicas tendo como fundamento a compreensão sistematizada da temática estudada. O projeto é composto por cursos, eventos, oficinas, palestras, grupos de estudos e outras ações de formação de professores/as. Este projeto visa, fundamentalmente, introduzir conceitos e/ou ampliar reflexões do/a professor/a sobre seu contexto de ensino-aprendizagem com relação à interculturalidade crítica, a decolonialidade e à educação antirracista.
Autores: Carlos José Lírio, Greice de Nóbrega e Sousa
Desde 2024
-
LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E MULTILETRAMENTOS: ENFOQUES PARA FORMAÇÕES DOCENTES ANTIRRACISTAS (INTER)SUBJETIVAS
A partir do campo da linguística aplicada crítica e da perspectiva dosmultiletramentos, esse projeto de pesquisa visa propiciar espaços e tempos destinados a abordagens acerca das tensões entre as demandas teórico-práticas para/por formações antirracistas(inter)subjetivas e as formações antirracistas que têm sido oferecidas a professoras(es)/pesquisadoras(es) brasileiras(os). O projeto de pesquisa, aqui proposto, pode ser considerado de caráter aplicado e socioeducativo, pois tenciona desenvolver ações institucionais que articulem os eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, a partir do campo da linguística aplicada crítica, com a finalidade de (re)pensar e realizar formações antirracistas de professoras(es)/pesquisadoras(es). Nesse sentido, a abordagem metodológica a ser mobilizada será (preferencialmente) de natureza qualitativa, uma vez que os dados coletados possibilitarão, sobretudo, interpretações e reflexões sobre tais formações a partir de vivências em práticas de multiletramentos antirracistas.
Desde 2024
-
Diálogos críticos sobre a (des)construção discursiva do racismo
Tratase de um curso de extensão aberto à comunidade da cidade de Guarulhos e região, e destinado a introduzir seus(suas) participantes à perspectiva críticodiscursiva da linguagem (cf. van DIJK, 2012) para que, após apresentados(as) a esse instrumental teóricometodológico, possam dialogar e refletir sobre como o racismo é construído (e pode ser desconstruído) por meio do discurso. Assim, pretendese que os(as) participantes deste curso realizem atividades de leitura, interpretação e análise de textos (sobretudo multimodais e hipermidiáticos), as quais favoreçam a percepção do funcionamento discursivo na (des)construção de estereótipos, atitudes, posturas e valores que (re)produzem o racismo na sociedade brasileira contemporânea. Esperase, também, que tais atividades contribuam para a educação linguística (e semiótica) (cf. JANKS e IVANIC, 1992) das pessoas envolvidas no curso em tela e, em especial, para o fomento da educação das relações étnicoraciais (cf. GOMES, 2005; 2007).
2015 a 2015
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22