Marcelo Lachat
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: marcelo.lachat@unifesp.br
Resumo
É professor adjunto, na área de estudos literários (subárea: literatura portuguesa), do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É também professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesp e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Tem graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), graduação em Letras (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela USP (2008) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela USP (2014), tendo realizado dois estágios de pesquisa no exterior: na Universidade de Lisboa (2010) e na Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle (2010-2011). Realizou ainda pós-doutorado na Unifesp (2015-2018). É um dos líderes do grupo de pesquisa "Historiografia das Letras Luso-Brasileiras e da Literatura Brasileira" (Unifesp/USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas literaturas portuguesa e brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos XVI a XVIII, retórica, poética, filosofia e história.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LACHAT, M.;LACHAT, MARCELO
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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)
A lírica amorosa seiscentista: poesia de amor agudo
Literatura Portuguesa
Outras Literaturas Vernáculas
Orientação: Adma Fadul Muhana
Universidade de São Paulo
Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)
Narração e doutrina na Constante Florinda: exempla estóicos para a vida cristã
Literatura Portuguesa
Outras Literaturas Vernáculas
Orientação: Adma Fadul Muhana
Universidade de São Paulo
2006 a 2008
Graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura
A busca do "eu" numa epopéia em prosa seiscentista
Orientação: Adma Fadul Muhana
Universidade Estadual de Campinas
2002 a 2005
Graduação em Direito
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
1999 a 2003
Produção
2024
2022
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O plus ultra e o amor nOs Lusíadas (2022)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Lachat; Cleber Vinicius do Amaral Felipe
Fonte: VIA ATLÂNTICA , v. 42 , p. 7 - Extrato QUALIS: A4
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A linguagem como (des)construção do sujeito: uma análise sobre intolerância e repressão nos contos Terça-feira gorda e Aqueles dois, de Caio Fernando Abreu (2022)
Artigo publicado
Autores: SILVEIRA DE DEUS, MARINA; Marcelo Lachat
Fonte: LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM) , v. 39 , p. 99 - Extrato QUALIS: A4
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The Reception of the Law of the Directory in the 18th Century: Pombaline Political Impacts in the Portuguese Amazon (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernanda Santos; Marcelo Lachat
Fonte: Between Nero and Prometheus: The Marquis of Pombal and the emergence of Party History (18th-21st centuries) , p. 33
2021
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Ficção e história em A Paixão de Ajuricaba, de Márcio Souza (2021)
Artigo publicado
Autores: Cassia Sthephanie Cardoso da Silva; Jean Pierre Chauvin; Marcelo Lachat
Fonte: OPINIÃES - REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 19 , p. 108 - Extrato QUALIS: A4
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2020
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O tempo entre ficção e filosofia: sobre a História do Cerco de Lisboa, de José Saramago (2020)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Lachat
Fonte: Estudos Avançados , v. 34 , p. 331 - Extrato QUALIS: A1
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Fabular é aprender a morrer: As intermitências da morte, de José Saramago (2020)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Lachat
Fonte: REVISTA USP , v. 125 , p. 37 - Extrato QUALIS: A2
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2019
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Nuevo descubrimiento del gran Río de las Amazonas (1641), de Cristóbal de Acuña, e Viagem (1746), de Pedro de Santo Eliseu: história, poesia e política sobre o Rio das Amazonas (2019)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Lachat
Fonte: ARTCULTURA (UFU) , v. 21 , p. 107 - Extrato QUALIS: B1
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Como se narra a História do Brasil de frei Vicente do Salvador (2019)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Lachat
Fonte: REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , p. 59 - Extrato QUALIS: A3
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2018
2017
2016
2015
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2011
2008
2007
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Livre
2008 a 2008
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Mestrando
Bolsista
2006 a 2008
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Doutorando
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Desde 2021
Universidade Estadual de Campinas
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Estudante
Bolsista - IC
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Monitor (Teleduc)
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Corretor de exame de proficiência
Livre
2007 a 2007
Revista Desassossego
-
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2008 a 2010
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2009 a 2009
Revista Desassossego
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Doutorando em estágio de pesquisa
Livre
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Professor Substituto
2013 a 2014
Universidade Federal do Amapá
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Professor Adjunto
2014 a 2017
Letras Escreve
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Membro de corpo editorial
Desde 2014
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Pós-Doutorando
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Professor Adjunto
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Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp
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Corretor do Vestibular Unicamp - Português
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2013 a 2013
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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2010 a 2010
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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2009 a 2009
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Corretor do Vestibular Unicamp - Literatura
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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2008 a 2008
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Corretor do Vestibular Unicamp - Literatura
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2007 a 2007
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Corretor do Vestibular Unicamp - Redação
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Avaliador de Concurso (Prova de Redação)
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2012 a 2012
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Avaliador de Concurso (Prova de Redação)
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2012 a 2012
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Avaliador de Concurso (Prova de Redação)
Livre
2012 a 2012
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Avaliador de Vestibular (Prova de Redação)
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Avaliador de Vestibular (Prova de Redação)
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Avaliador de Concurso (Prova de Redação)
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Corretor de Redação
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Fronteiras & Debates
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LETRAS ESCREVE
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Revisor de periódico
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Revisor de periódico
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Revisor de periódico
2020 a 2020
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Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
A vontade de potência nietzcshiana em 'Os passos em volta', de Herberto Helder
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
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Comédia de santo seiscentista: por uma definição de gênero
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
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A loucura em 'Conhecimento do Inferno', de António Lobo Antunes, e 'Jerusalém', de Gonçalo M. Tavares
Teoria e História Literária
Universidade Estadual de Campinas
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
A MELANCOLIA ENTRE A PAIXÃO E O DESASSOSSEGO: UM ESTUDO SOBRE A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR, E O LIVRO DO DESASSOSSEGO, DE BERNARDO SOARES
Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Universidade de São Paulo
Desde 2024
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Reescrita e metaficção historiográfica em Saramago: uma análise dos arquétipos femininos a partir das personagens Maria e Maria de Magdala em O Evangelho segundo Jesus Cristo
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
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Retórica e história em 'Algumas cousas sabidas da China', de Galiote Pereira
Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade de São Paulo
Desde 2023
-
Concepções de amor nos Sermões do Mandato do Padre Antônio Vieira
Programa de Pós-Graduação em Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Alana Cristina Medeiros de Miranda
'Um par de olhos vermelhos faiscantes e malignos surgiu': sobre o terror amazônico em Semente de Sangue, de Gabriel Yared.
Programa de Pós-Graduação em Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Amapá
Concluído em 2024
-
A poesia de Herberto Helder: entre o sagrado e o erotismo
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Rosana Cláudia Andrade Cirino de Moura Mendes
MAZAGÃO VELHO E A FESTA DE SÃO TIAGO: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS E CULTURAIS POR FERNANDO CANTO, FINEIAS NELLUTY E VERÔNICA DOS TAMBORES
Mestrado em Letras
Universidade Federal do Amapá
Concluído em 2023
-
Poética da justiça: a ordem teológico-política nas peças Peribáñez y El Comendador de Ocaña (1614), Fuente Ovejuna (1619) e El Mejor Alcalde, el Rey (1635), de Lope de Vega
Programa de Pós-Graduação em Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
A construção retórico-poética da persona epistolar em Lettres Portugaises Traduites en Français (1669)
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Memórias de ladrões: narrativas poéticas amapaenses, literatura, cultura, tradição oral e religiosidade nas cantigas de Marabaixo
Programa de Pós-Graduação em Letras
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal do Amapá
Concluído em 2021
-
Cartas de Antônio Vieira: decoro do ethos e representação do índio
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Negrinha na sala de aula: estímulo ao preconceito ou à reflexão?
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Federal do Amapá
-
Coordenador (portaria n.776 / 2015) da Especialização em Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos (PROMAD)
Departamento de Letras e Artes
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Guarulhos
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Coordenador do curso de Letras-Português (Licenciatura)
Campus Guarulhos
Departamento de Letras
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
A lírica amorosa seiscentista: poesia de amor agudo.
Esta pesquisa visa a discutir as especificidades da poesia seiscentista produzida em Portugal e no Brasil Colônia, propondo a noção de amor agudo para caracterizar sua variada lírica amorosa. Em busca desse objetivo, nossa leitura dos poemas seguirá os caminhos da imitação, termo fundamental para se compreender a produção retórico-poética dos séculos XVI e XVII. Os poemas líricos dos quais partirão nossas análises, ou seja, aqueles da Fênix Renascida e do Postilhão de Apolo, bem como os de Manuel Botelho de Oliveira e os atribuídos a Gregório de Matos, todos eles, enquanto imitações, exigiam dos leitores cultos da época o reconhecimento de seus modelos poéticos; por isso, este estudo não pode ignorar, por exemplo, Góngora, Marino e Camões. Porém, imitar as auctoritates, no século XVII, não era simplesmente fazer uma cópia (servil); os poetas seiscentistas emulavam seus modelos, elaborando composições engenhosas e agudas mais adequadas ao decoro dos tempos. Desse modo, a agudeza é noção central na preceptiva retórico-poética seiscentista e, portanto, também será em nosso estudo. Como procuraremos demonstrar, dessa poesia aguda decorre a confecção de um amor igualmente agudo, isto é, um amor que não é expressão subjetiva e original de indivíduo algum, mas que aparece em poemas cujos efeitos inesperados são retórica e poeticamente construídos. Miscelânea de doutrinas, o amor agudo é cristão, platônico, estóico, epicurista; buscar defini-lo é o que faremos nesta pesquisa, pois nele pretendemos reunir a variedade poética da lírica amorosa seiscentista
2009 a 2014
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Narração e doutrina na Constante Florinda: exempla estoicos para a vida cristã.
Os "Infortúnios trágicos da constante Florinda", de Gaspar Pires de Rebelo, foram publicados em 1625. Devido ao sucesso alcançado pelo texto, veio a público, em 1633, uma continuação intitulada "Segunda parte da Constante Florinda, em que se trata dos infortúnios que teve Arnaldo buscando-a pelo mundo". A "Constante Florinda" (esse é o título pelo qual as duas partes da obra, em conjunto, ficaram conhecidas), muito lida nos séculos XVII e XVIII, foi praticamente esquecida nos séculos seguintes. Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a referida obra, evidenciando os procedimentos retóricos e poéticos e os ensinamentos estóico-cristãos que constituem a narração e a doutrina da "Constante Florinda". Tendo em vista tal propósito, nossa dissertação, num primeiro momento, voltou-se para os preceitos retóricos e poéticos que nos permitiram pensar numa "ars narrandi", ou seja, uma técnica de narrar que o narrador, como "persona gnara", conhece e sabe empregar ao relatar os infortúnios trágicos de Florinda e Arnaldo. Se um dos ofícios dessa narração é ensinar algo para os leitores, já que estes devem ser movidos não apenas pelo deleite, mas também pelo proveito, nosso trabalho, num segundo momento, discutiu as lições das histórias narradas. Assim, o que buscamos demonstrar é que o proveito da narração dos infortúnios de Florinda e Arnaldo ecoa os ensinamentos da doutrina estóico-cristã dos séculos XVI e XVII, difundida por autores como Justo Lípsio e Francisco de Quevedo. Ressaltou-se neste trabalho, por fim, o seu próprio artifício. Apenas no nosso estudo narração e doutrina puderam ser separadas, pois no texto da "Constante Florinda" tudo se dá simultaneamente: a narração já é doutrina, e mostra aos leitores, com "exempla" estóicos, os caminhos (trágicos) do viver cristão
Autores: Marcelo Lachat, Adma Fadul Muhana
2006 a 2008
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal de São Paulo
-
A consolação da poesia nas letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos XVI a XVIII.
O objetivo principal deste projeto é, com base em concepções filosóficas e poéticas (antigas e modernas) de ?consolação?, discutir o caráter consolatório de parte da poesia portuguesa e luso-brasileira dos séculos XVI a XVIII. Em decorrência desse objetivo central, pretende-se explorar o abrangente campo de estudo das relações entre poesia e filosofia. Desse modo, espera-se também contribuir para um melhor conhecimento, divulgação e discussão das letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII, em particular da poesia e das preceptivas retórico-poéticas, a partir de perspectivas que procurem situar e analisar esses textos nas possíveis (pois fruto de reconstituições verossímeis) condições coetâneas das práticas letradas dos anos Quinhentos, Seiscentos e Setecentos.
Autores: Marcelo Lachat, Adma Fadul Muhana
Desde 2018
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Estudo e edição das "Saudades de Lídia e Armido", poema atribuído a Bernardo Vieira Ravasco.
Esta pesquisa propõe-se a fazer um estudo e uma edição crítica das inéditas "Saudades de Lídia e Armido", longo poema (com 158 oitavas em versos decassílabos) atribuído a Bernardo Vieira Ravasco (c.1617-1697) em uma das miscelâneas poéticas manuscritas que, compiladas por Antônio Correia Vianna no século XVIII em Portugal, são fontes valiosas e pouco exploradas da poesia seiscentista portuguesa e luso-brasileira. Para estudar e editar essas "Saudades" nunca publicadas, serão adotados e discutidos critérios de edição, leitura e análise que visam menos a uma sempre suposta "autenticidade autoral" do texto do que à sua "autoridade", por ser a auctoritas uma noção mais condizente com as práticas letradas dos séculos XVII e XVIII em Portugal e na então denominada "América Portuguesa". Assim, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento, divulgação e discussão das letras luso-brasileiras do século XVII, em particular de sua poesia e de suas preceptivas retórico-poéticas. Outro propósito deste trabalho é tentar recuperar a autoridade poética de Bernardo Ravasco, tendo em vista a excelência daquelas agudas "Saudades" que lhe são atribuídas. Esse Ravasco, muitas vezes deixado à sombra de seu irmão Padre Antônio Vieira, além de importante persona política do Brasil Colônia nos anos Seiscentos, ocupando o alto cargo de "Secretário do Estado do Brasil", teria sido também, segundo fontes seiscentistas e setecentistas, um excelente poeta (enquanto auctoritas e não "autor"), mas cuja obra poética foi (e ainda é) muito pouco conhecida e comentada, porque dela quase nada se teria publicado ou manuscrito. Portanto, o estudo e a edição dessas manuscritas "Saudades de Lídia e Armido", supostamente pertencentes ao corpus poético de Bernardo Vieira Ravasco, visam proporcionar a esse poeta-autoridade que, de sombra Vieira, se faça luzeiro Ravasco das ainda mal avistadas letras luso-brasileiras do século XVII
Autores: Marcelo Lachat
2015 a 2018
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22