André Luiz Tavares
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: andre.tavares@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor do Curso de História da Arte da UNIFESP e membro do programa de Pós Graduação em História da Arte da mesma instituição, Possui experiência na área de História Arte, com ênfase na produção artística do século XVIII e atuando nas áreas de Desenho artístico, história da paisagem e cenografia urbana no século XVIII, música historicamente informada (séculos XVI / XIX), história das relações entre literatura e ilustração, relações entre arte italiana, portuguesa e brasileira, arte religiosa, e literatura brasileira do século XX, particularmente a partir das produções de Cornélio Penna e Lúcio Cardoso. Dedica-se, atualmente a projetos ligados à identificação da produção artística britânica presente em coleções brasileiras e à história do Desenho. Coordena o TACWARA - Grupo de pesquisa dedicado ao estudo das relações artístico-culturais entre o Reino Unido e o mundo ibérico. É membro da Attingham Trust para o estudo das casas históricas e suas coleções e membro do conselho externo do Centro Zurbarán para as artes espanhola e latinoamericana da Universidade de Durham, UK.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PEREIRA, André Luiz Tavares;TAVARES PEREIRA, Andre L.;TAVARES PEREIRA, ANDRÉ L.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Alemão
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Artes
FRONTEIRA: literatura e artes visuais a partir da obra de Cornélio Penna.
Orientação: Lygia Arcuri Eluf
Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em História
A constituição do programa iconográfico das irmandades de clérigos seculares no Brasil e em Portugal no século XVIII: estudos de caso.
História do Brasil Colônia
História do Brasil
Orientação: Luciano Migliaccio
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em História
Arquitetura, Urbanismo e topografia em Ouro Preto no século XVIII.
História do Brasil Colônia
História do Brasil
Orientação: Jorge Sidney Coli Jr
Universidade Estadual de Campinas
1998 a 2000
Graduação em Direito
Universidade Federal de Minas Gerais
1991 a 1995
Produção
2023
-
Visualizar a história (2023)
Artigo publicado
Autores: André Luiz Tavares; André Luiz Tavares
Fonte: Latin American and Latinx Visual Culture , v. 5 , p. 137 - Extrato QUALIS: B3
2022
-
Mineral Memories: aspects of the British presence in 19th century Brazil and the legacy of insustrialization imagery in Minas Gerais in in BRANDÃO, Angela e CRACOLICCI, Stefano, Arts and diplomacy. São Paulo, Unifversidade Fed (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: André Luiz Tavares Pereira
Fonte: Arts and diplomacy , p. 93
2020
2018
2017
2014
2012
2011
2008
-
FARIAS, P. L. ; GOUVEIA, A. P. S. ; PEREIRA, A. L. T. ; GALLO, H. ; GATTO, P. S. . Epigrafia arquitetônica Paulistana: indícios da história da cidade de São Paulo no espaço público. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design / P&D Design 2008, 2008, São Paulo. ANAIS DO OITAVO CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EM DESIGN / P&DDESIGN8. São Paulo : AEND BRASIL (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: FARIAS, Priscila Lena; GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo
Fonte: ANAIS DO OITAVO CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EM DESIGN / P&DDESIGN8. São Paulo : AEND BRASIL, 2008
2007
-
On Converging Typeface and Architectural Style Classifications. In: Design History Society - Annual Conference 2006 -Design and Evolution (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: FARIAS, Priscila Lena; GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo; FERNANDES, Luiz A.
Fonte: Design History Society - Annual Conference 2006 -Design and Evolution
-
Paisagens tipográficas - lendo as letras nas cidades (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; FARIAS, Priscila Lena
Fonte: 3 congresso internacional de design da informação | 2 infoDesign Brasil, 2007, Curitiba. Anais do 3 congresso internacional de design da informação | 2 infoDesign Brasil
-
Embodied in stone: Traces of the history of architecture engraved in public space. (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: FARIAS, Priscila Lena; GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo
Fonte: The Design History Society Annual Conference 2007, 2007, Kingston Upon Thames. Design/Body/Sense: Physical and Psychical Embodiment in Design- Abstracts, 2007.
2006
-
On Converging typeface and architectural Style Classifications.In Design and Evolution (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: FARIAS, Priscila Lena; GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira
Fonte: Anais do Congresso Internacional da Design History Society. Delft University of Technology , p. 29
-
Tipografia arquitetônica paulistana: resultados de um estudo piloto (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; FARIAS, Priscila Lena; MATTOS, Cláudia Valladão de,; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo; FERNANDES, Luiz A.
Fonte: 7º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D2006,
-
-
2005
-
Objetos e apliques: elementos tipográficos na arquitetura paulistana. (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo; FARIAS, Priscila Lena
Fonte: Anais 2ºcongresso internacional design da informação. São Paulo : SBDI Sociedade Brasileira de design da informação , p. s.n.
-
2004
-
-
-
Epígrafes arquitetônicas: textos ocultos nos edifícios da cidade de São Paulo. (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo; FERNANDES, Luiz A.; FARIAS, Priscila Lena
Fonte: Epígrafes arquitetônicas: textos ocultos nos edifícios da cidade de São Paulo. , p. s.n.
-
Tipografia arquitetônica Paulistana. Os textos das portadas dos edifícios do centro histórico (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; André Luiz Tavares Pereira; GALLO, Haroldo; FARIAS, Priscila Lena; FERNANDES, Luiz A.
Fonte: 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D2004, 2004
-
Geologia/Petrologia na pesquisa da tipografia paulistana (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; FERNANDES, Luiz A.; GALLO, Haroldo; André Luiz Tavares Pereira; FARIAS, Priscila Lena
Fonte: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais XLII Congresso Brasileiro de Geologia Recursos Minerais e Desenvolvimento Socioeconômico, 2004
-
Cidade, Edifício e Tipografia: desvendando textos arquitetônicos do centro da cidade de São Paulo (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: GOUVEIA, Anna Paula Silva; GALLO, Haroldo; André Luiz Tavares Pereira; FARIAS, Priscila Lena; FERNANDES, Luiz A.
Fonte: ISoCaRP - Seminário Internacional - Associação Internacional de Urbanistas, 2004
-
2003
2002
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Professor
Professor emergencial substitu
2006 a 2006
Fundação Armando Álvares Penteado
-
professor
Desde 2004
Universidade Cruzeiro do Sul
-
Professor
Desde 2005
Universidade Federal de Minas Gerais
-
Palestrante
Palestrante
1997 a 1997
Centro Universitário Senac
-
Palestrante
Visita Guiada
2005 a 2005
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Professor Adjunto
Desde 2009
-
PROFESSOR ADJUNTO
Desde 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto 1
2008 a 2009
Universidade de Zurich
-
PROFESSOR VISITANTE
2012 a 2012
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Eclectica Sacra o ecletismo na escultura devocional brasileira, comércio, circulação de escultores e de modelos iconográficos, 1880 a 1960.
Doutorado em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
Considerações sobre a obra de Nuno Ramos (t'tulo provisório)
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Oratórios privados e devoção contemporânea na cidade de São Paulo (provisório)
Mestrado em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
As cópias de Albert Eckout para o IHGB: a ausência do elemento africano (título provisório)
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Retábulos Paulistas: O hibridismo na Talha do século XIX..
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
O processo de criação de ilustrações: um percurso entre ilustração e narrativa exemplificado na amizade de James Skene e Walter Scott
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Entre o Barroco e o Neoclássico: arte no Brasile de D. João VI
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
As diversas representações de Rogério e Angélica a partir do estudo da obra de Ingres no MASP
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Título: A presistência da imagem, Entre os ex-votos e as xioigravuras: a constituição de uma tradição
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Título: A HISTÓRIA DA ARTE NOS EDUCATIVOS DE MUSEUS DE SÃO PAULO
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Título: A pintura beuronense na Basílica do Mosteiro Beneditino de São Paulo: 1914-1922
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
-
O CEPAB
Nome do grupo: Centro de Pesquisa em História das Artes no Brasil (CEPAB) Status do grupo: certificado pela instituição Ano de formação: 2001 Data da última atualização: 16/11/2006 14:25 Líder(es) do grupo: Paulo Mugayar Kühl - paulokuhl@iar.unicamp.br Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes Instituição: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Desde 2001
-
Tipografia Arquitetônica
O grupo tem origem nas atividades dos grupos de estudos GETipografia (2002-2006), e 'A interface contemporânea'(2003-2004). Integra uma rede de pesquisa da qual participa também o Grupo de Pesquisa 'Tipografia Arquitetônica', da UNICAMP, e que foi tema da matéria 'Design: Cidade em transe - Epígrafes arquitetônicas' do caderno especial 'Morar' nº3 publicado pela Folha de SPaulo em 1 de junho de 2007. Entre os principais trabalhos do grupo estão: - "Os baralhos da Copag entre 1920 e 1960" (in Rafael Cardoso [org.], 'O design brasileiro antes do design', CosacNaify, 2005); - "Um panorama das classificações tipográficas" (Estudos em Design v.11 n.2, 2005); - "Tipografia arquitetônica paulistana" (Infodesign - Revista Brasileira de Design da Informação v.1 n.1, 2004); - trabalhos em eventos: "Epígrafes arquitetônicas: textos ocultos nos edifícios da cidade de São Paulo" (Congresso Internacional Mídias 2004), "Tipografia arquitetônica Paulistana. Os textos das portadas dos edifícios do centro histórico" (P&D Design 2004), "Objetos e apliques: elementos tipográficos na arquitetura paulistana" (2º Congresso Internacional de Design da Informação 2005), e "On converging typeface and architectural style classifications" (Design History Society Conference 2006). Iniciações Científicas concluídas: Edney C. de Souza,"Estudos fotográficos sobre tipografia arquitetônica" (2004); Leonardo A. D. de Oliveira "Epígrafes arquitetônicas - Inscrições tipográficas nos edifícios do centro histórico da cidade de São Paulo" (2004); Thelma M. C. Sâmara "Inscrições Tipográficas na Arquitetura Ocidental" (2004); João F. D. Bacellar "Estudos fotográficos sobre tipografia arquitetônica" (2005-2006).
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira
Desde 2004
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Mais Cultura nas Escolas
O projeto consiste no desenvolvimento de critérios de avaliação para posterior aplicação na análise de iniciativas culturais a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Mais Cultura nas Escolas, de iniciativa do MinC e do MEC. Estas iniciativas desenvolvem-se em todo o território nacional e são monitoradas, a princípio, pela plataforma SIMEC. Os particiántes do projeto, na UNIFESP, efetuamos não apenas a avaliação objetiva de cada uma das mais de 5.000 iniciativas, mas realizaremos visitas em uma amostra ideal de escolas em que as referidas iniciativas culturais são desenvilvidas com a finalidade de fiscalizá-las, compreendê-las e sistematizar os dados alcançados em seminários e publicações futuras. O projeto inclui 20 bolsistas, 5 professores universitários e equipe de apoio junto ao MInC. O projeto ocupa 20 por cento da carga horária de cada professor envolvido, segundo exposto no projeto que o substancia.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira, GOUVEIA, Anna Paula Silva, FARIAS, Priscila Lena, GALLO, Haroldo
Desde 2014
-
Barroco Global - Global Baroque
O projeto é voltado à investigação da produção e circulação de formas artísticas no primeiro período moderno, ao mercado de artes entre os séculos XVI e XIX bem como das transformações e alterações nos modelos iconográficos resultantes da diáspora mundial da arte da contra-reforma.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira, Elaine Dias, Fernanda Miranda Cruz, Manoela Rossinetti Rufinoni, Fernando Atique
Desde 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
Forma e tempo: estudos visuais, história, arte e as representações da temporalidade.
Dividido em duas partes, dedicadas a estudos de caso e à literatura específica e ao debate teórico correspondente, o projeto aborda estudos em que o vínculo entre as produções visuais em seu amplo espectro e o estabelecimento de discursos históricos, literários e alegóricos tem proeminência. Estimulamos as investigações sobre as modos de representação de um tempo histórico sobre outro e, em particular, sobre os diversos usos dos séculos XVI a XVIII reaparecem nos contextos cronológicos posteriores. Estimula-se, igualmente, o estudo de acervos locais e da recontruçao dos contextos específicos dos objetos artísticos preservados em instituições e coleções brasileiras, questões ligadas à interpretação do patrimônico artístico no Brasil bem como o debate sobre a frequentação das artes como instrumento de reconstrução ou vivência do passado.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira, Jens Baumgarten, Angela Brandão, Cássio Fernandes, Tristan Weddigen, David Young Kim, Michael Gnehm, Mateusz Kaputska
Desde 2020
-
TACWARA
Dedicado ao estudo das relações culturais e artísticas entre o mundo ibérico e o Reino Unido, em particular entre os anos de 1780 e 1840. Inclui outros cortes cronológicos e temáticos, desde que se configure intercâmbio cultural entre os dois âmbitos em qualquer tempo. Inclui o mapeamento de objetos artísticos e produção cultural em acervos brasileiros e seu estudo.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira
Desde 2017
-
Plus Ultra: A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrãnea e a América Latina
Projeto Temático que articula pesquisadores de instituições de ensino superior do Estado de São Páulo, nacionais e internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira
2009 a 2014
-
Emerging Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World (EMERGE)
O projeto "Emergindo Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano (EMERGE)" contribui para o debate internacional nos seguintes termos: dicutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) Realizando um substancial e derradeiro interncâmbio de pesquisas e ensino estabelecendo uma cooperação entre o Departamento de História da Arte da UNIFESP e o departamento de história da arte europeu (Universidade de Zurique). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira, Cássio Fernandes, LUCIANO MIGLIACCIO
Desde 2011
-
Plus Ultra Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica entre a Europa e a América Latina.
Trata-se de projeto de pesquisa que articula instituições de ensino nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro. Seus objetivos podem ser assim resumidos: 1) Adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, textos fundamentais para a transmissão e a recepção da tradição clássica; 2) Desenvolver um banco de dados eletrônicos em rede sobre a iconografia da tradição clássica como instrumento básico da pesquisa histórico.artística no Brasil 3) Realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia artística dos séculos XIV a XX; II) Iconografia; III) Recepção e transferência cultural da Tradição Clássica na Europa e na América contemporânea, e no Brasil em particular (séculos XVIII-XX); IV) Contribuir para tornar disponíveis na rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da tradição clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; V) Participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa para permitir a formação de pesquisadores brasileiros na área e transferir imediatamente esses benefícios para as instituições públicas do país..
Autores: André Luiz Tavares, André Luiz Tavares Pereira, Jens Baumgarten, Angela Brandão, Cássio Fernandes, Tristan Weddigen
2008 a 2009
Atualização Lattes em 2024-03
Processado em 2024-07-22