Osvaldo Fontes Filho nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE

Programa de Pós-Graduação: História da Arte


58
7
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De 2019 a 2023
Trabalhos publicados

Resumo

Mestre e Doutor em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, com pós-doutorado na Unesp de São José do Rio Preto, desenvolveu durante anos pesquisas nas áreas de Ciências da Linguagem e Filosofia da Arte na Université François Rabelais de Tours/França, bem como no Centre d´Histoire et Théorie de l´Art da École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França. Foi docente de Estética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo por 22 anos. Atualmente, como docente no Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, é responsável pela cadeira de Filosofia da Arte e Estética e é co-responsável pela Linha de pesquisa 'Arte, Política e Filosofia' do Programa de Pós-Graduação. Como pesquisador, trabalha principalmente os seguintes temas: relações entre arte e política; iconografias do corpo; filosofias e antropologias da imagem; escritas do olhar e da memória; tempo/historicidade das imagens e suas formas sociais. Em torno das noções de visualidade e de cultura visual , investe modelos transdisciplinares de trato com a imagem contemporânea em sua acepção mais ampla (da mídias visuais ao cinema, da dança ao teatro, do literário ao especulativo). Concede particular atenção aos atuais debates em torno dos pressupostos epistemológicos e dos paradigmas visuais para a escrita da história da arte.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FONTES FILHO, Osvaldo


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Idiomas

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Filosofia

    L´historicité des formes expressives dans la phénoménologie de Merleau-Ponty

    História da Filosofia

    Orientação: Fernando Gil

    Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris

      Desde 1997

  • Doutorado em Filosofia

    Les structures rhétoriques de l´historiographie humaniste: figures d´éloge et de vitupération

    História da Filosofia

    Orientação: Jean-Claude Margolin

    Centre d´Etudes Supérieures de la Renaissance- Université François Rabelais

      Desde 1993

  • Doutorado em Filosofia

    Merleau-Ponty na trama da experiência

    Estética

    Orientação: Andréa Maria Altino de Campos Loparic

    Universidade de São Paulo

      Desde 2003

  • Mestrado em Filosofia

    Retórica e Ética em Leon Battista Alberti

    Estética

    Orientação: Leon Kossovitch

    Universidade de São Paulo

    1984 a 1992

  • Graduação em Engenharia Civil

    Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

    1976 a 1980

  • Graduação em Filosofia

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    1977 a 1981

  • Produção


    2021


    • O questionamento do irrepresentável em Jacques Rancière. A propósito de The Disintegration Loops, de William Basinski

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: OUVIROUVER (ONLINE) , v. 17 , p. 84

    • Arte da precariedade, cultura da alteridade. Thomas Hirschhorn e Georges Bataille

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 528

    • Uma ?imagem repensada interminavelmente? Notas em torno de Imagens apesar de tudo de Georges Didi-Huberman

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 14 , p. 201


    2020


    • Uma profundidade temporal no mundo estético

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 43 , p. 337

    • Cenografias de uma contra-história da modernidade artística em Jacques Rancière

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ART&SENSORIUM , v. 07 , p. 163

    • Uma imagem de denúncia, uma arte de reivindicação: Algumas interrogações em torno de Ama de Leite (2005), de Rosana Paulino

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14 , p. 343

    • Uma resposta estética (extravagante?) para um ?problema insolúvel?

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 43 , p. 257

    • Diante da vitrine do moderno. João do Rio e Jacques Rancière

      Artigo publicado

      Autores: DE AGUIAR COSTA, Leila; Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: FRONTEIRAZ , v. nº 25 , p. 142


    2019


    • Jacques Rancière e a modernidade do movimento

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , v. 10 , p. 125

    • Errâncias apollinairianas: mitos e fatalidades do moderno

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia , v. 21 , p. 223

    • Os Corpos Insensatos de Laurent Goldring

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG , v. 9 , p. 342


    2018


    • (Des)Figurações de si na escrita da interioridade de Georges Bataille

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Françaises , v. 19 (2) , p. 243


    2017


    • Um olho aberto na noite: em torno dos fotogramas de Éric Rondepierre

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: VISUALIDADES (UFG) , v. 15 , p. 105


    2016


    • Primitivismo e imaginário etnográfico nos primeiros escritos de Michel Leiris

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Mana (Rio de Janeiro. Online) , v. 22 , p. 157


    2015


    • Um indecidível discurso do eu, entre ficção e testemunho: a propósito de Derrida leitor de Blanchot

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 40 , p. 29


    2014


    • Filosofia e História da Arte em tramas esgarçadas

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura (UFU) , v. 16 , p. 175

    • Traço que se rompe e palavra que se dobra. Notas sobre a poesia e o desenho em Yves Bonnefoy

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15(1) , p. 73

    • O aplat como figural: uma indiscernibilidade de fundo, entre Deleuze e Lyotard

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Cristiano Alexandria de Oliveira

      Fonte: Desenhos da pesquisa: conhecimento/produção , p. 451


    2013


    • Inabilidade das formas, infantilidade da linguagem: Artaud e Bataille

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14(1) , p. 39

    • Ver uma imagem, ter a visão de uma aparição: Inácio de Loyola e a iconografia jesuítica (tradução de ensaio)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

    • 'É a mim que eu pinto...' Da figurabilidade do eu em Montaigne

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; DE AGUIAR COSTA, Leila


    2012


    • Derrida, leitor de Blanchot:em torno do testemunho de si

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Jornada Internacional de Estudos Escrituras do Silêncio. Caderno de Resumos , p. 9

    • Uma ?possibilidade impossível de dizer?: o acontecimento em filosofia e em literatura, segundo Jacques Derrida

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 35 , p. 142

    • Merleau-Ponty na trama da experiência sensível

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

    • A pintura encarnada de G. Didi-Huberman (Trad. de livro - Ed. Fap-UNIFESP/ Ed. Escuta)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; DE AGUIAR COSTA, Leila


    2011


    • O corpo que escreve uma literatura impossível: Georges Bataille

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos. Caderno de Resumos , p. 24


    2010


    • Gestos de inabilidade, entre o texto e a imagem: Bataille, Artaud e Twombly

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Resumos do I Congresso Internacional Texto-Imagem


    2009


    • Umbra contracta. O texto do olhar no De icona de Nicolau de Cusa

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Sofia (Vitória) , v. XI , p. 251


    2008


    • Uma literatura no limite da filosofia: Georges Bataille

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Tessituras, Interações, Convergências: Anais eletrônicos do XI Congresso Internacional ABRALIC , p. 1

    • Escrever o desaparecimento de si (em torno de Le Coupable de Georges Bataille)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 4 , p. 148

    • Notas sobre uma literatura impossível: Le Bleu du Ciel de Georges Bataille

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista de Letras (São Paulo) , v. 48 , p. 129

    • Paisagens de ausência e de vazio

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 105

    • Espelho do Eu, enciclopédia do Mundo: Michel Leiris e o texto da memória

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Rapsódia (USP) , v. 4 , p. 25


    2007


    • Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do Simpósio Internacional ESCREVER A VIDA , p. 1

    • A écfrase a serviço do auto-retrato: A Idade Viril de Michel Leiris

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista USP , v. 71 , p. 127

    • Georges Bataille e os transbordamentos da 'parte maldita' do homem

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Humanidades (Brasília) , v. 53 , p. 43

    • Olhos para não mais ver. Obscuridade de um pensamento do limite

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Olhar (UFSCar) , v. 16 , p. 29

    • A escrita do sujeito no livro-experiência de Foucault

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista Aulas (UNICAMP) , v. nº 3 , p. 1

    • Francis Bacon sob o olhar de Gilles Deleuze: a imagem como intensidade

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 3 , p. 1

    • Escrever o Desaparecimento de Si : em Torno de Le Coupable, de Georges Bataille

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 17 , p. 41


    2006


    • Sartre e Bataille: uma dança do Ser e do Nada

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do Colóquio Internacional Jean-Paul Sartre: 100 anos , p. 1

    • Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programas e Resumos do III Colóquio Franco-Brasileiro De Filosofia da Educação , p. 151

    • Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais do III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Foucault 80 anos. UERJ , p. 1

    • Considerações sobre o lugar da alteridade em Merleau-Ponty

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Reflexão (Campinas) , v. 89 , p. 11

    • A matéria em obra ou a filosofia em manchas de tinta

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura (UFU) , v. 8 , n. 12 , p. 71

    • "Fazer filosofia como romancista, ser romancista em filosofia": Gilles Deleuze

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Crítica & Companhia

    • Natureza, Individuação e Logos em Merleau-Ponty

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Veritas (Porto Alegre) , v. 51 , p. 37


    2005


    • Georges Bataille, entre Filosofia e Literatura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programação e Caderno de Resumos do VI SEL-IBILCE-UNESP-SJRP , p. 8

    • Face ao cubo, uma ontologia do algo

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Crítica (UEL) , v. 10 , n. nº32/out. , p. 265

    • Georges Bataille: notas impertinentes sobre demências e monstruosidades na Forma clássica

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Hypnos (São Paulo) , v. 15 , n. 2º sem. , p. 32

    • Um prefácio para uma impossível narrativa

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Outra Travessia (UFSC) , v. nº5 , p. 99

    • Merleau-Ponty e a reflexão desiludida

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista Brasileira de Filosofia , v. LIV , n. 218 , p. 191

    • Merleau-Ponty e a 'obscuridade moderna' na Arte

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ARS (São Paulo) , v. 6 , p. 103

    • A questão da origem em Rousseau: entre o ser e o devir

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Verdades e Mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau/ Org. José Oscar de Almeida Marques , p. 207

    • Madame Edwarda (Prefácio)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

    • Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programa e Caderno de Resumos , p. 64


    2003


    • Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Caderno de Resumos/Programa , p. 149

    • Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional Todas as Letras

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor

      1987 a 2009

    IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto

    • Pesquisador

      Bolsista Pós-Doutorado

      2005 a 2007

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto 3

      Desde 2009

    • Professor Adjunto IV

      Desde 2019

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

    • Desde 2019

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Membro de comitê assessor

      2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Helena Ariano

      Eros e Morte: a linguagem do corpo corpo em Yukio Mishima (INTERROMPIDO)

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2019

    • Wellington Souza Silva

      Artivismo ou a politização da arte recente no Brasil.

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2021

    • Gabriel Brito Bueno de Oliveira

      Políticas do sensível na era da pós-fotografia. Em torno de Jacques Ranciére

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2021

    • Willian Izidio Almeida

      Costuras do Eu. A poética visual de Leonilson

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2021

    • Amora Julia Cunha Bueno

      A memória por imagens de apagamento. Diálogos visuais com as obras de Leila Danziger e Rosângela Rennó.

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2022

    • Luiz Fernando Invernizzi Rosa

      Hélio Oiticica: Corpos, Vestimentas e Imagens Queer

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Cristiano Alexandria de Oliveira

      A eficácia da imagem em Georges Didi-Huberman

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Concluído em 2016

    Gestão

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Técnica e Cultura; Pensamento e Comunicação

      Este projeto objetivou subsidiar o trabalho em sala de aula de percurso pelas diversas críticas filosóficas da racionalidade, situando-as na história do Poder, do Saber e da própria Filosofia. Procurou-se, com isso, identificar dualidades condicionantes de toda compreensão da tecnicidade do saber e do fazer : Natureza-Cultura, Sujeito-Objeto, Fim-Meio, Sensível-Inteligível, Liberdade-Necessidade. Bem como esclarecer o alcance crítico do debate multissecular entre a Técnica e a Cultura, debate amplamente tributário da Filosofia na sua insistente oposição entre antropocentrismo e tecnocentrismo. De modo complementar, a pesquisa procurou explorar alguns momentos do debate contemporâneo da Filosofia sobre o devir do sujeito, da sociedade, da técnica e da cultura, objetivando identificar paradigmas atuais de pensamento e de comunicação.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      2001 a 2004

    • A tratadística de arte renascentista e a retórica humanista

      Este estudo objetivou caracterizar as transformações do espaço artístico e filosófico entre o primeiro Renascimento e os Clássicos em função de um duplo modelo, mnemônico e retórico, das estruturas de representação do início da Era Moderna. Ocasião para aproximar imagem e conceito a partir do modo como ambos são tomados no registro retórico, qual seja, a partir da deslegitimação do universal sobre o qual se assenta o conhecimento filosófico em favor de uma casuística da imagem (verbal e visual), fundamento das poéticas de viés humanista. Pretendeu-se, com isso, distinguir os elementos conformadores de uma estética e de uma ética do Moderno segundo os modos de uma decisiva disjunção operada pela dialética humanista (Valla, Agricola, Ramus, Alberti, Vivès, entre outros) entre a invenção filosófica da Verdade e a tópica retórica da Imagem.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      1987 a 1991

    • Linguagem e Subjetividade (Por uma antropologia filosófica do Homem moderno)

      Esta pesquisa objetivou prospectar em recentes expressões da individualidade um retrato da vacuidade do sujeito moderno, precisa contrafação do Ego transcendental. Para tanto, foram investigados autores-chave de uma auto-retratística moderna (Michel Leiris, Georges Bataille, Maurice Blanchot, Roland Barthes) que, na linhagem dos Ensaios de Montaigne, dos Devaneios de Rousseau, do Ecce Homo de Nietzsche, repensam a força representacional da linguagem ao mesmo tempo que a propõem no registro declaradamente dilacerante de uma ?ferida aberta? da subjetividade moderna. Além da investigação da escrita autobiográfica em sua reinvenção das figuras e simulacros do Si soberano, este estudo motivou-se a examinar construções conceituais recentes (Paul Ricoeur, Francis Jacques, Emmanuel Lévinas, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, entre outros) onde são suscitadas questões concernentes à constituição do sujeito através das narrativas e atos do conhecimento, na esteira da escrita crítica da experiência histórica (Erfahrung) proposta por Walter Benjamin. O objetivo geral é o de ressaltar um comum empenho de certa linhagem francesa da filosofia moderna/contemporânea em deslegitimar uma fenomenologia do conhecimento enquanto extensão natural da experiência interior.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      2003 a 2006

    • A experiência do sensível, entre Arte e Pensamento

      Este estudo objetivou esclarecer o alcance das análises fenomenológicas no sentido de sua caracterização de uma Filosofia que, modernamente, deixa falar a experiência sensível na perspectiva própria à subjetividade. Procurou-se mostrar como, em tal engajamento, renova-se o estatuto da interrogação filosófica, quando confrontada com as diferentes figuras da filosofia reflexiva, registro do esquecimento da ordem bruta da existência. Abertura para questões de fato, "que vão mais longe que as verdades de razão", nas palavras de Merleau-Ponty, a experiência sensível permite descortinar uma anarquia e uma selvageria dos modos de sentir, pensar e fazer, quando apreendidos anteriormente à sua declinação nas instâncias objetiva (em si) e subjetiva (para si) da intencionalidade. Ao percorrer os modos expressivos que assume o lugar da experiência bem como as experimentações conceituais que motiva, este estudo propôs esclarecer como um pensamento da experiência, conformando-se ao largo de todo saber positivo (científico ou técnico), permite à filosofia renovar com os procedimentos da Arte e ali surpreender uma "vida clandestina" da Metafísica.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      1994 a 2003

    IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto

    Universidade Federal de São Paulo

    • Dialética das formas e contra-história da arte: Georges Bataille segundo Georges Didi-Huberman

      Pesquisa tendo por objeto primeiro o trabalho de subversão do pensamento iconográfico conduzido por Georges Bataille entre 1929 e 1930 nos textos e montagens figurativas da revista Documents, trabalho que o historiador e filósofo da arte Georges Didi-Huberman analisa em termos de uma ?contra-história?, escrita na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais, motivada pela necessidade de subverter idealismos estetizantes por meio dos quais toda uma tradição acadêmica mantivera-se atrelada à noção de Belas-Artes. Esta pesquisa procurou esclarecer os condicionantes epistemológicos e historiográficos de tal subversão, bem como avaliar o alcance crítico da História e da Teoria da arte a que ela alude. Para tanto, considerou a leitura didi-hubermaniana de Bataille na medida em que esta se interessa pelos cruzamentos entre pensamento transgressivo e pensamento estrutural, e se detém na conjunção das vanguardas artísticas (pintura, escultura, cinema, fotografia) e das ciências humanas (arqueologia, história, etnologia, psicanálise). Ao focalizar um processo do devir da forma (sua figuração e desfiguração), ao reivindicar uma dialética das formas ali onde a filosofia hegeliana prometia expulsar o perigo das imagens em um método absoluto do pensar, ao convocar, enfim, os modelos formais da vanguarda artística de modo a compor com as formas baixas uma ofensiva a toda lógica antropológica, Documents revela-se mecanismo de desmantelamento da metafísica ocidental. Razão porque se ressalltou o interesse filosófico de um trabalho de arqueologia conceitual e iconográfica conduzido por um historiador da imagem, com nítidos reflexos em uma historiografia de arte revisionista dos reducionismos iconológicos. Em torno da noção batailliana de dialética das formas, a história da arte como disciplina viu-se assim examinados seus procedimentos de conhecimento, seus modelos discursivos e suas categorias de pensamento.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      2009 a 2012

    • O Corpo, entre Arte e Medicina: um levantamento iconográfico e bibliográfico

      Este projeto faz parte da linha de pesquisa "Arte,Política e Filosofia: conceitos e práticas" do depto. de História da Arte da UNIFESP. Já em seu segundo ano de implantação, ele consiste na investigação dos modos pelos quais as artes visuais e o saber médico pensam e representam o corpo em diferentes momentos da história moderna e contemporânea. O motivo do corpo, onipresente nas construções do imaginário e do intelecto, solicita conhecimentos de natureza variada. Razão porque este projeto tem abrigado trabalhos de pesquisa de alunos-bolsistas (quatro no primeiro ano e outros quatro neste segundo ano) em torno de uma bibliografia heterogênea, interrogativa do corpo em seus protocolos imagéticos e conceituais: textos de história da arte e da medicina, de antropologia, de sociologia, de psicologia/psicanálise, de literatura e de filosofia. À pesquisa de tal textualidade, onde o corpo é assumido na diversidade de seus motivos (paixões, sensações, obsessões, patologias e estetismos de toda ordem), acrescenta-se uma ampla documentação iconográfica: dos tratados renascentistas de anatomia aos documentos de uma recente corporeidade virtualizada. No envolvimento, pois, com fontes imagéticas e textuais tributárias de saberes diversos, trata-se de focalizar a profícua, e ainda pouco explorada, história de colaborações entre representação artística e investigação médica. O escopo último da pesquisa é o de produzir uma síntese da cultura visual (na forma de um banco de imagens informatizado, ora em construção) em torno do corpo, de suas evidenciações científicas a certas apropriações artísticas, passando pelos múltiplos protocolos sociais de sua normalização/normatização, idealização, anatemização, espetacularização. A pesquisa abriga assim tanto modos de representações do universo da Medicina nas Artes Visuais quanto as contribuições do saber médico para o imaginário contemporâneo em torno do corpo.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho, Cristiano Alexandria de Oliveira, Anna Sun Hee Park, Tamiris Maróstica da Costa

      2011 a 2016

    • Filosofias, políticas e contra-histórias da arte

      O destino da História da Arte tem bifurcado a caminhos diversos daqueles abertos há tempos por uma iconologia e iconografia triunfantes. Por força de desafios criados pela diversidade expressiva que caracteriza a contemporaneidade, fraquejam seus preceitos metodológicos, tocados por uma preceptiva pouco inclusiva. Este projeto parte da avaliação do alcance crítico de recentes questões teórico-metodológicas colocadas à disciplina de História da Arte por alguns pensadores contemporâneos da imagem tributários, direta ou indiretamente, da Filosofia e do pensamento estético. Procura-se, assim, estimar o alcance revisionista do enfrentamento em perspectiva estética de questões imposta por um pluriculturalismo pós-moderno. Focaliza-se, ainda, a proposta de uma contra-história da modernidade artística, saber urdido na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais de uma cronologia linear e de um idealismo estetizante, que tem apontado para a particular eficácia das imagens na escrita da História. Por fim, são convocadas autorias comprometidas com aproximações transculturais. Por um lado, visam-se revisionismos teórico-historiográficos afeitos a relações repensadas entre arte e política, tanto nas artes plásticas quanto no cinema e na fotografia. Por outro lado, este projeto abriga poéticas visuais interessadas em repensar a condição da imagem junto a repertório de atualidade: iconografias do corpo, representações da memória, temporalidade das imagens, estéticas do cotidiano, política da estética e estética da política, partilhas do sensível, dentre outros motivos. A aproximação entre o conceitual e o imagético permite avaliar possibilidades e limites da historiografia de arte, seus procedimentos de conhecimento, modelos discursivos e categorias de pensamento. Assim pautado, e na crítica dos comportamentos e dos métodos consagrados pela historiografia ?universitária? (ainda por demais fechada em suas metodologias positivistas e em seus historicismos redutores), este projeto abriga autores e meios expressivos capazes de ilustrar renovados registros estéticos, semiológicos, fenomenológicos, políticos da imagem e da sensibilidade

      Autores: Osvaldo Fontes Filho, Gabriel Brito Bueno, Wellington Souza Silva, Amora Julia Cunha Bueno, Luiz Fernando Invernizzi

      Desde 2013

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2023-03

    Processado em 2023-03-10