Osvaldo Fontes Filho nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

E-Mail: osvaldo.fontes@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Mestre e Doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na UNESP de São José do Rio Preto, desenvolveu durante anos pesquisas nas áreas de Ciências da Linguagem e Filosofia da Arte na Université François Rabelais de Tours/França, bem como no Centre dHistoire et Théorie de lArt da École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França. Foi docente de Estética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo por 22 anos. Atualmente, como docente no Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, é responsável pela cadeira de Filosofia da Arte e Estética e é corresponsável pela Linha de pesquisa "Arte, Política e Filosofia" do Programa de Pós-Graduação. Como pesquisador, concede particular atenção aos debates em torno dos pressupostos epistemológicos e dos paradigmas visuais da escrita da história da arte; interessa-se, ainda, pelas relações entre arte e política, pelas representações do corpo, assim como pela temporalidade/historicidade das imagens. Sua produção textual invariavelmente investe modelos transdisciplinares de trato com a imagem contemporânea em sua acepção mais ampla (das artes visuais às visualidades do mundo, das processualidades artísticas ao pensamento especulativo em estética e em história da arte).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FONTES FILHO, Osvaldo


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Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

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Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Filosofia

    L´historicité des formes expressives dans la phénoménologie de Merleau-Ponty

    História da Filosofia

    Orientação: Fernando Gil

    Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris

      Desde 1997

  • Doutorado em Filosofia

    Les structures rhétoriques de l´historiographie humaniste: figures d´éloge et de vitupération

    História da Filosofia

    Orientação: Jean-Claude Margolin

    Centre d´Etudes Supérieures de la Renaissance- Université François Rabelais

      Desde 1993

  • Doutorado em Filosofia

    Merleau-Ponty na trama da experiência

    Estética

    Orientação: Andréa Maria Altino de Campos Loparic

    Universidade de São Paulo

      Desde 2003

  • Mestrado em Filosofia

    Retórica e Ética em Leon Battista Alberti

    Estética

    Orientação: Leon Kossovitch

    Universidade de São Paulo

    1984 a 1992

  • Graduação em Engenharia Civil

    Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

    1976 a 1980

  • Graduação em Filosofia

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    1977 a 1981

  • Produção


    2023


    • Uma escrita entregue aos ventos. Catástrofes do pensamento e da imagem na interioridade batailliana (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: REVISTA LIMIAR , v. 10 , p. 258 - Extrato QUALIS: A4

    • Arte e política : algumas narrativas e poéticas (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Carolin Overhoof Ferreira

      Fonte:

    • Memória e história nas experimentações fotográficas de Eustáquio Neves (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Arte e política : algumas narrativas e poéticas , p. 80

    • Ver e pensar (pós-)imagens nas intermitências do mimético (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Gabriel Brito Bueno de Oliveira

      Fonte: Arte e política : algumas narrativas e poéticas , p. 98

    • Uma topografia de si na errância e na precariedade (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Willian Izídio Almeida

      Fonte: Arte e política : algumas narrativas e poéticas , p. 109

    • A respeito de ações estético-políticas fora das convenções da Arte (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Wellington Souza Silva

      Fonte: Arte e política : algumas narrativas e poéticas , p. 122


    2021


    • O questionamento do irrepresentável em Jacques Rancière. A propósito de The Disintegration Loops, de William Basinski (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: OUVIROUVER (ONLINE) , v. 17 , p. 84 - Extrato QUALIS: A2

    • Arte da precariedade, cultura da alteridade. Thomas Hirschhorn e Georges Bataille (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 528 - Extrato QUALIS: A1

    • Uma imagem repensada interminavelmente. Notas em torno de Imagens apesar de tudo de Georges Didi-Huberman (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 14 , p. 201 - Extrato QUALIS: A1


    2020


    • Uma profundidade temporal no mundo estético (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 43 , p. 337 - Extrato QUALIS: A1

    • Cenografias de uma contra-história da modernidade artística em Jacques Rancière (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ART&SENSORIUM , v. 07 , p. 163 - Extrato QUALIS: A3

    • Uma imagem de denúncia, uma arte de reivindicação: Algumas interrogações em torno de Ama de Leite (2005), de Rosana Paulino (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14 , p. 343 - Extrato QUALIS: A2

    • Uma resposta estética (extravagante?) para um ?problema insolúvel? (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 43 , p. 257 - Extrato QUALIS: A1

    • Diante da vitrine do moderno. João do Rio e Jacques Rancière (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Leila de Aguiar Costa; Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: FRONTEIRAZ , v. no 25 , p. 142 - Extrato QUALIS: A3


    2019


    • Jacques Rancière e a modernidade do movimento (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , v. 10 , p. 125 - Extrato QUALIS: A1

    • Errâncias apollinairianas: mitos e fatalidades do moderno (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia , v. 21 , p. 223 - Extrato QUALIS: A2

    • Os Corpos Insensatos de Laurent Goldring (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG , v. 9 , p. 342 - Extrato QUALIS: A1


    2018


    • (Des)Figurações de si na escrita da interioridade de Georges Bataille (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Françaises , v. 19 (2) , p. 243 - Extrato QUALIS: B2


    2017


    • Um olho aberto na noite: em torno dos fotogramas de Éric Rondepierre (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: VISUALIDADES (UFG) , v. 15 , p. 105 - Extrato QUALIS: A1


    2016


    • Primitivismo e imaginário etnográfico nos primeiros escritos de Michel Leiris (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Mana (Rio de Janeiro. Online) , v. 22 , p. 157 - Extrato QUALIS: A1


    2015


    • Um indecidível discurso do eu, entre ficção e testemunho: a propósito de Derrida leitor de Blanchot (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 40 , p. 29 - Extrato QUALIS: A3


    2014


    • Filosofia e História da Arte em tramas esgarçadas (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura (UFU) , v. 16 , p. 175 - Extrato QUALIS: B1

    • Traço que se rompe e palavra que se dobra. Notas sobre a poesia e o desenho em Yves Bonnefoy (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15(1) , p. 73 - Extrato QUALIS: B2

    • O aplat como figural: uma indiscernibilidade de fundo, entre Deleuze e Lyotard (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; Cristiano Alexandria de Oliveira

      Fonte: Desenhos da pesquisa: conhecimento/produção , p. 451


    2013


    • Inabilidade das formas, infantilidade da linguagem: Artaud e Bataille (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14(1) , p. 39 - Extrato QUALIS: B2

    • Ver uma imagem, ter a visão de uma aparição: Inácio de Loyola e a iconografia jesuítica (tradução de ensaio) (2013)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte:

    • É a mim que eu pinto... Da figurabilidade do eu em Montaigne (2013)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; DE AGUIAR COSTA, Leila

      Fonte:


    2012


    • Merleau-Ponty na trama da experiência sensível (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte:

    • A pintura encarnada de G. Didi-Huberman (Trad. de livro - Ed. Fap-UNIFESP/ Ed. Escuta) (2012)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho; DE AGUIAR COSTA, Leila

      Fonte:

    • Derrida, leitor de Blanchot:em torno do testemunho de si (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Jornada Internacional de Estudos Escrituras do Silêncio. Caderno de Resumos , p. 9

    • Uma ?possibilidade impossível de dizer?: o acontecimento em filosofia e em literatura, segundo Jacques Derrida (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 35 , p. 142 - Extrato QUALIS: A1


    2011


    • O corpo que escreve uma literatura impossível: Georges Bataille (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos. Caderno de Resumos , p. 24


    2010


    • Gestos de inabilidade, entre o texto e a imagem: Bataille, Artaud e Twombly (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Resumos do I Congresso Internacional Texto-Imagem


    2009


    • Umbra contracta. O texto do olhar no De icona de Nicolau de Cusa (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Sofia (Vitória) , v. XI , p. 251 - Extrato QUALIS: A3


    2008


    • Uma literatura no limite da filosofia: Georges Bataille (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Tessituras, Interações, Convergências: Anais eletrônicos do XI Congresso Internacional ABRALIC , p. 1

    • Escrever o desaparecimento de si (em torno de Le Coupable de Georges Bataille) (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 4 , p. 148 - Extrato QUALIS: A3

    • Notas sobre uma literatura impossível: Le Bleu du Ciel de Georges Bataille (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista de Letras (São Paulo) , v. 48 , p. 129 - Extrato QUALIS: B3

    • Paisagens de ausência e de vazio (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 105 - Extrato QUALIS: A1

    • Espelho do Eu, enciclopédia do Mundo: Michel Leiris e o texto da memória (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Rapsódia (USP) , v. 4 , p. 25 - Extrato QUALIS: B4


    2007


    • Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do Simpósio Internacional ESCREVER A VIDA , p. 1

    • A écfrase a serviço do auto-retrato: A Idade Viril de Michel Leiris (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista USP , v. 71 , p. 127 - Extrato QUALIS: A2

    • Georges Bataille e os transbordamentos da parte maldita do homem (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Humanidades (Brasília) , v. 53 , p. 43 - Extrato QUALIS: C

    • Olhos para não mais ver. Obscuridade de um pensamento do limite (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Olhar (UFSCar) , v. 16 , p. 29

    • A escrita do sujeito no livro-experiência de Foucault (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista Aulas (UNICAMP) , v. nº 3 , p. 1

    • Francis Bacon sob o olhar de Gilles Deleuze: a imagem como intensidade (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 3 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Escrever o Desaparecimento de Si : em Torno de Le Coupable, de Georges Bataille (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 17 , p. 41 - Extrato QUALIS: A2


    2006


    • Sartre e Bataille: uma dança do Ser e do Nada (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do Colóquio Internacional Jean-Paul Sartre: 100 anos , p. 1

    • Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programas e Resumos do III Colóquio Franco-Brasileiro De Filosofia da Educação , p. 151

    • Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais do III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Foucault 80 anos. UERJ , p. 1

    • Considerações sobre o lugar da alteridade em Merleau-Ponty (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Reflexão (Campinas) , v. 89 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2

    • A matéria em obra ou a filosofia em manchas de tinta (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ArtCultura (UFU) , v. 8 , n. 12 , p. 71 - Extrato QUALIS: B1

    • "Fazer filosofia como romancista, ser romancista em filosofia": Gilles Deleuze (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Crítica & Companhia

    • Natureza, Individuação e Logos em Merleau-Ponty (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Veritas (Porto Alegre) , v. 51 , p. 37 - Extrato QUALIS: A1


    2005


    • A questão da origem em Rousseau: entre o ser e o devir (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Verdades e Mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau/ Org. José Oscar de Almeida Marques , p. 207

    • Madame Edwarda (Prefácio) (2005)

      Tradução

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte:

    • Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programa e Caderno de Resumos , p. 64

    • Georges Bataille, entre Filosofia e Literatura (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Programação e Caderno de Resumos do VI SEL-IBILCE-UNESP-SJRP , p. 8

    • Face ao cubo, uma ontologia do algo (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Crítica (UEL) , v. 10 , n. nº32/out. , p. 265

    • Georges Bataille: notas impertinentes sobre demências e monstruosidades na Forma clássica (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Hypnos (São Paulo) , v. 15 , n. 2º sem. , p. 32 - Extrato QUALIS: A2

    • Um prefácio para uma impossível narrativa (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Outra Travessia (UFSC) , v. nº5 , p. 99 - Extrato QUALIS: A4

    • Merleau-Ponty e a reflexão desiludida (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Revista Brasileira de Filosofia , v. LIV , n. 218 , p. 191

    • Merleau-Ponty e a obscuridade moderna na Arte (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: ARS (São Paulo) , v. 6 , p. 103 - Extrato QUALIS: A1


    2003


    • Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional Todas as Letras

    • Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Fonte: Caderno de Resumos/Programa , p. 149

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor

      1987 a 2009

    IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto

    • Pesquisador

      Bolsista Pós-Doutorado

      2005 a 2007

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto IV

      Desde 2009

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

    • Professor adjunto IV

      Desde 2009

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Membro de comitê assessor

      2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Amora Julia Cunha Bueno

      A memória por imagens de apagamento. Diálogos visuais com as obras de Leila Danziger e Rosângela Rennó.

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2022

    • Luiz Fernando Invernizzi Rosa

      Hélio Oiticica: Corpos, Vestimentas e Imagens Queer

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Wellington Souza Silva

      A(r)tivismo e ações estético-políticas em coletivos de expressão queer

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Concluído em 2023

    • Willian Izidio Almeida

      Costuras do Eu. Poética visual e objetualidades em Leonilson

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Concluído em 2023

    • Gabriel Brito Bueno de Oliveira

      Poética do sensível no campo expandido do (pós-)fotográfico

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Concluído em 2023

    • Cristiano Alexandria de Oliveira

      A eficácia da imagem em Georges Didi-Huberman

      Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

      Concluído em 2016

    Gestão

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Linguagem e Subjetividade (Por uma antropologia filosófica do Homem moderno)

      Esta pesquisa objetivou prospectar em recentes expressões da individualidade um retrato da vacuidade do sujeito moderno, precisa contrafação do Ego transcendental. Para tanto, foram investigados autores-chave de uma auto-retratística moderna (Michel Leiris, Georges Bataille, Maurice Blanchot, Roland Barthes) que, na linhagem dos Ensaios de Montaigne, dos Devaneios de Rousseau, do Ecce Homo de Nietzsche, repensam a força representacional da linguagem ao mesmo tempo que a propõem no registro declaradamente dilacerante de uma ?ferida aberta? da subjetividade moderna. Além da investigação da escrita autobiográfica em sua reinvenção das figuras e simulacros do Si soberano, este estudo motivou-se a examinar construções conceituais recentes (Paul Ricoeur, Francis Jacques, Emmanuel Lévinas, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, entre outros) onde são suscitadas questões concernentes à constituição do sujeito através das narrativas e atos do conhecimento, na esteira da escrita crítica da experiência histórica (Erfahrung) proposta por Walter Benjamin. O objetivo geral é o de ressaltar um comum empenho de certa linhagem francesa da filosofia moderna/contemporânea em deslegitimar uma fenomenologia do conhecimento enquanto extensão natural da experiência interior.

      2003 a 2006

    • A experiência do sensível, entre Arte e Pensamento

      Este estudo objetivou esclarecer o alcance das análises fenomenológicas no sentido de sua caracterização de uma Filosofia que, modernamente, deixa falar a experiência sensível na perspectiva própria à subjetividade. Procurou-se mostrar como, em tal engajamento, renova-se o estatuto da interrogação filosófica, quando confrontada com as diferentes figuras da filosofia reflexiva, registro do esquecimento da ordem bruta da existência. Abertura para questões de fato, "que vão mais longe que as verdades de razão", nas palavras de Merleau-Ponty, a experiência sensível permite descortinar uma anarquia e uma selvageria dos modos de sentir, pensar e fazer, quando apreendidos anteriormente à sua declinação nas instâncias objetiva (em si) e subjetiva (para si) da intencionalidade. Ao percorrer os modos expressivos que assume o lugar da experiência bem como as experimentações conceituais que motiva, este estudo propôs esclarecer como um pensamento da experiência, conformando-se ao largo de todo saber positivo (científico ou técnico), permite à filosofia renovar com os procedimentos da Arte e ali surpreender uma "vida clandestina" da Metafísica.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      1994 a 2003

    • A tratadística de arte renascentista e a retórica humanista

      Este estudo objetivou caracterizar as transformações do espaço artístico e filosófico entre o primeiro Renascimento e os Clássicos em função de um duplo modelo, mnemônico e retórico, das estruturas de representação do início da Era Moderna. Ocasião para aproximar imagem e conceito a partir do modo como ambos são tomados no registro retórico, qual seja, a partir da deslegitimação do universal sobre o qual se assenta o conhecimento filosófico em favor de uma casuística da imagem (verbal e visual), fundamento das poéticas de viés humanista. Pretendeu-se, com isso, distinguir os elementos conformadores de uma estética e de uma ética do Moderno segundo os modos de uma decisiva disjunção operada pela dialética humanista (Valla, Agricola, Ramus, Alberti, Vivès, entre outros) entre a invenção filosófica da Verdade e a tópica retórica da Imagem.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      1987 a 1991

    • Técnica e Cultura; Pensamento e Comunicação

      Este projeto objetivou subsidiar o trabalho em sala de aula de percurso pelas diversas críticas filosóficas da racionalidade, situando-as na história do Poder, do Saber e da própria Filosofia. Procurou-se, com isso, identificar dualidades condicionantes de toda compreensão da tecnicidade do saber e do fazer : Natureza-Cultura, Sujeito-Objeto, Fim-Meio, Sensível-Inteligível, Liberdade-Necessidade. Bem como esclarecer o alcance crítico do debate multissecular entre a Técnica e a Cultura, debate amplamente tributário da Filosofia na sua insistente oposição entre antropocentrismo e tecnocentrismo. De modo complementar, a pesquisa procurou explorar alguns momentos do debate contemporâneo da Filosofia sobre o devir do sujeito, da sociedade, da técnica e da cultura, objetivando identificar paradigmas atuais de pensamento e de comunicação.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      2001 a 2004

    IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto

    Universidade Federal de São Paulo

    • Filosofias, políticas e contra-histórias da arte

      O destino da História da Arte tem bifurcado a caminhos diversos daqueles abertos há tempos por uma iconologia e iconografia triunfantes. Por força de desafios criados pela diversidade expressiva que caracteriza a contemporaneidade, fraquejam seus preceitos metodológicos, tocados por uma preceptiva pouco inclusiva. Este projeto parte da avaliação do alcance crítico de recentes questões teórico-metodológicas colocadas à disciplina de História da Arte por alguns pensadores contemporâneos da imagem tributários, direta ou indiretamente, da Filosofia e do pensamento estético. Procura-se, assim, estimar o alcance revisionista do enfrentamento em perspectiva estética de questões imposta por um pluriculturalismo pós-moderno. Focaliza-se, ainda, a proposta de uma contra-história da modernidade artística, saber urdido na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais de uma cronologia linear e de um idealismo estetizante, que tem apontado para a particular eficácia das imagens na escrita da História. Por fim, são convocadas autorias comprometidas com aproximações transculturais. Por um lado, visam-se revisionismos teórico-historiográficos afeitos a relações repensadas entre arte e política, tanto nas artes plásticas quanto no cinema e na fotografia. Por outro lado, este projeto abriga poéticas visuais interessadas em repensar a condição da imagem junto a repertório de atualidade: iconografias do corpo, representações da memória, temporalidade das imagens, estéticas do cotidiano, política da estética e estética da política, partilhas do sensível, dentre outros motivos. A aproximação entre o conceitual e o imagético permite avaliar possibilidades e limites da historiografia de arte, seus procedimentos de conhecimento, modelos discursivos e categorias de pensamento. Assim pautado, e na crítica dos comportamentos e dos métodos consagrados pela historiografia universitária (ainda por demais fechada em suas metodologias positivistas e em seus historicismos redutores), este projeto abriga autores e meios expressivos capazes de ilustrar renovados registros estéticos e políticos da imagem e da sensibilidade.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho

      Desde 2013

    • O Corpo, entre Arte e Medicina: um levantamento iconográfico e bibliográfico

      Este projeto fez parte da linha de pesquisa "Arte,Política e Filosofia: conceitos e práticas" do depto. de História da Arte da UNIFESP, e beneficou-se de dotação pela FAP UNIFESP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo). Ele consistiu na investigação dos modos pelos quais as artes visuais e o saber médico pensam e representam o corpo em diferentes momentos da história moderna e contemporânea. O motivo do corpo, onipresente nas construções do imaginário e do intelecto, solicita conhecimentos de natureza variada. Razão porque este projeto abrigou trabalhos de pesquisa de alunos-bolsistas (quatro no primeiro ano e outros quatro no segundo ano) em torno de uma bibliografia heterogênea, interrogativa do corpo em seus protocolos imagéticos e conceituais: textos de história da arte e da medicina, de antropologia, de sociologia, de psicologia/psicanálise, de literatura e de filosofia. À pesquisa de tal textualidade, onde o corpo é assumido na diversidade de seus motivos (paixões, sensações, obsessões, patologias e estetismos de toda ordem), acrescentou-se uma ampla documentação iconográfica: dos tratados renascentistas de anatomia aos documentos de uma recente corporeidade virtualizada. No envolvimento, pois, com fontes imagéticas e textuais tributárias de saberes diversos, tratou-se de focalizar a profícua, e ainda pouco explorada, história de colaborações entre representação artística e investigação médica. O escopo último da pesquisa foi o de produzir uma síntese da cultura visual (na forma de um banco de imagens informatizado, ora em construção) em torno do corpo, de suas evidenciações científicas a certas apropriações artísticas, passando pelos múltiplos protocolos sociais de sua normalização/normatização, idealização, anatemização, espetacularização. A pesquisa abrigou assim tanto modos de representações do universo da Medicina nas Artes Visuais quanto as contribuições do saber médico para o imaginário contemporâneo em torno do corpo.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho, Gabriel Brito Bueno, Wellington Souza Silva, Amora Julia Cunha Bueno, Luiz Fernando Invernizzi, Willian Izídio Almeida

      2011 a 2016

    • Dialética das formas e contra-história da arte: Georges Bataille segundo Georges Didi-Huberman

      Pesquisa tendo por objeto primeiro o trabalho de subversão do pensamento iconográfico conduzido por Georges Bataille entre 1929 e 1930 nos textos e montagens figurativas da revista Documents, trabalho que o historiador e filósofo da arte Georges Didi-Huberman analisa em termos de uma contra-história, escrita na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais, motivada pela necessidade de subverter idealismos estetizantes por meio dos quais toda uma tradição acadêmica mantivera-se atrelada à noção de Belas-Artes. Esta pesquisa procurou esclarecer os condicionantes epistemológicos e historiográficos de tal subversão, bem como avaliar o alcance crítico da História e da Teoria da arte a que ela alude. Para tanto, considerou a leitura didi-hubermaniana de Bataille na medida em que esta se interessa pelos cruzamentos entre pensamento transgressivo e pensamento estrutural, e se detém na conjunção das vanguardas artísticas (pintura, escultura, cinema, fotografia) e das ciências humanas (arqueologia, história, etnologia, psicanálise). Ao focalizar um processo do devir da forma (sua figuração e desfiguração), ao reivindicar uma dialética das formas ali onde a filosofia hegeliana prometia expulsar o perigo das imagens em um método absoluto do pensar, ao convocar, enfim, os modelos formais da vanguarda artística de modo a compor com as formas baixas uma ofensiva a toda lógica antropológica, Documents revela-se mecanismo de desmantelamento da metafísica ocidental. Razão porque se ressalltou o interesse filosófico de um trabalho de arqueologia conceitual e iconográfica conduzido por um historiador da imagem, com nítidos reflexos em uma historiografia de arte revisionista dos reducionismos iconológicos. Em torno da noção batailliana de dialética das formas, a história da arte como disciplina viu-se assim examinados seus procedimentos de conhecimento, seus modelos discursivos e suas categorias de pensamento.

      Autores: Osvaldo Fontes Filho, Cristiano Alexandria de Oliveira, Anna Sun Hee Park, Tamiris Maróstica da Costa

      2009 a 2012

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22