Antonio Simplicio de Almeida Neto
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
Programa de Pós-Graduação: História
E-Mail: asaneto@unifesp.br
Resumo
Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1987), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, áreas de Didática e História da Educação e Historiografia, respectivamente. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, curso de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação e ensino, história, memória, representação e cultura escolar.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ALMEIDA NETO, A. S.;ALMEIDA NETO, ANTONIO SIMPLICIO DE
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em educação
Dimensão Utópica nas Representações Sobre o Ensino de História: Memória de Professores
Orientação: Circe Maria Fernandes Bittencourt
Faculdade de Educação da USP/SP
Mestrado em Educação
O Ensino de História no Período Militar: Práticas e Cultura Escolar
Orientação: Circe Maria Fernandes Bittencourt
Faculdade de Educação da USP/SP
1993 a 1996
Graduação em história
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1984 a 1987
Produção
2023
-
Cartas do Ensino de História (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello
Fonte:
-
As Políticas de Formação dos Professores e o Ensino de História Pós 1988: da valorização à precarização (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello
Fonte: Ensino de História: políticas e formação de professores (as) , p. 48
-
2022
2021
-
-
-
Diálogos poiéticos: sobre história, ensino de história, memória e educação (2021)
Livro publicado ou organizado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello
Fonte:
-
-
-
A BNCC nos estados: implantação, crítica e resistências possíveis (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Angela Ribeiro Ferreira; Carlos Augusto.L. Ferreira; Caio F. F. Adan; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello
Fonte: BNCC de História nos Estados: o futuro do presente , p. 11
2020
-
Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões (2020)
Livro publicado ou organizado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço; João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte:
-
-
Projetar sobre projetos: currículo e ensino de História (2020)
Artigo publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto
Fonte: EDUCAR EM REVISTA , v. 36 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas de São Carlos - SP (2020)
Livro publicado ou organizado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Christiana Andréa Vianna Prudêncio; Denise de Freitas; Luciana Lugli; Marcio Henrique Bertazi; Marcelo Adorna Fernandes; Rita de Cássia de Almeida; Silvia Aparecida Martins dos Santos
Fonte:
-
De Intelectuais ao Precariado: para onde vão os professores e o ensino de História? (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello
Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 25
2017
2016
2015
-
Ensino de história: memórias e escritos de um campo de pesquisa (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello; Raimundo Nonato Araújo da Rocha
Fonte: Cadernos de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História "Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos" Desafios , p. 97
-
A HISTÓRIA A SER ENSINADA EM SÃO PAULO (2015)
Artigo publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Ciampi, Helenice
Fonte: Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 31 , p. 195 - Extrato QUALIS: A1
-
2014
2013
2012
2011
2010
-
-
-
Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memórias de professores (2010)
Artigo publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto
Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 31 , p. 219 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Relatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolar (2010)
Artigo publicado
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto
Fonte: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , v. 37 , p. 133 - Extrato QUALIS: A1
2009
-
-
-
-
O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008 (2009)
Artigo publicado
Autores: Ciampi, Helenice; Alexandre Pianelli Godoy; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Ilíada Pires da SIlva
Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 29 , p. 361 - Extrato QUALIS: A1
2008
2007
2000
1999
1998
1996
Atuações
Faculdades Integradas Campos Salles
-
professor horista
Celetista formal
1998 a 2008
Faculdades Hebraico Brasileira
-
PROFESSOR
1998 a 2005
Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus
-
professor
1996 a 2004
instituto educacional santo ivo
-
professor de historia
1993 a 1998
Prefeitura do Municipio de São Paulo
-
professor
1992 a 1997
Universidade Federal de São Carlos
-
Professor Adjunto I
2009 a 2010
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
Horista
Celetista formal
2006 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2010
Olhares (São Paulo)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Universidade Estadual de Ponta Grossa
-
2020 a 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
O lúdico e o ensino de história: as concepções de tempo nos jogos comerciais analógicos
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Ensino de História, Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: uma reflexão necessária
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
De pé no chão também se constrói escolas: cultura e arquitetura escolar na Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
-
Monica Maria Toscani Cseri Ricardo
O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E SUAS RELAÇÕES COM A ARQUITETURA E CULTURA ESCOLAR: DA ESCOLA PRÁTICA DE AGRICULTURA CARLOS BOTELHO À ETEC PROFESSOR EDSON GALVÃO, ITAPETININGA (SP)
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
Elizabeth Fernanda Machado Serra
Produção de Presença no Ensino de História e cultura indígena: representações no livro didático.
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Ocupar e Refletir: escolas de luta e a história em disputa - ensino de história e a luta secundarista em São Paulo (2015)
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O ensino de história indígena nas propostas curriculares oficiais do Brasil (2008-2016)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
JOGOS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Carlos César Almeida Furquim Pereira
Cultura escolar de surdos: história, memórias e representações nas escolas municipais para surdos de São Paulo (1970-1990)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Representações do Islã nos Livros Didáticos
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador local do Mestrado Profissional PROFHISTÒRIA
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São Paulo
-
Histórias conectadas: entre narrativas e deslocamentos
Este projeto de pesquisa volta-se ao estudo de temas variados a partir de três eixos: deslocamentos, narrativas e conexões. Interessa aos pesquisadores nele engajados problematizar a experiência humana considerando dois de seus aspectos fundamentais, os deslocamentos e as narrativas, articulados a partir das conexões que se estabelecem por atores, objetos, signos e espaços. Em seu nível mais elementar, tal articulação se dá na passagem do tempo, no trânsito entre os diferentes espaços e/ou ainda nas mudanças de sentido e significados das palavras, conceitos e ideias que engendram registros em múltiplos suportes e da compreensão da realidade material e simbólica.Do ponto de vista metodológico, define-se como fundamental a discussão sobre as formas documentais observadas a partir de dois problemas básicos: (1) a abordagem dos gêneros textuais na sua variedade e complexidade, o que nos permite refletir sobre a organização da informação em configurações textuais e orais específicas (cartas, crônicas, poesia, diários, relatórios, periódicos, entrevistas, discursos etc.), bem como as consequências das diferentes formas de organização estilística da informação para a interpretação histórica; (2) a abordagem da materialidade dos vestígios, desde as condições materiais do próprio texto, ressaltando-se debates sobre sua produção e circulação, até outras formas materiais de organização do discurso (imagéticas, paisagísticas, artefactuais etc.). Em síntese, este projeto debruça-se sobre as narrativas e os discursos compreendidos enquanto práticas sociais e culturais, bem como analisados em suas dimensões políticas para compreender as conexões e os deslocamentos no tempo e no espaço, reconstruindo os circuitos de produção, de circulação, de consumo e de recepção dessas narrativas e discursos. Além disso, este projeto engaja-se, como referencial metodológico, em análises que têm como base os elementos dos gêneros textuais e da materialidade da documentação. Busca, enfim, compreender as narrativas, os discursos e as representações nos seus diferentes estratos do tempo e nos espaços deslocados, conectados e reconectados.
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Samira Adel Osman, Fabio Franzini, Wilma Peres Costa, Gilberto da Silva Francisco, Glaydson José da Silva
Desde 2023
-
Povos indígenas entre olhares
Oferecido por historiadores, antropólogos, arqueólogo e profissionais da área da saúde, este curso pretende contemplar diversos olhares em torno dos povos indígenas. Nesta direção, serão problematizadas desde questões clássicas do debate acadêmico até as políticas públicas atuais para essas populações. Por um lado, o curso dedica espaço às discussões relacionadas ao ensino na educação básica, constituindo-se como uma contribuição da universidade para o cumprimento da lei 11.645/2008 que determina a inserção da temática indígena nas escolas. Para além disso, presta-se a contemplar também outros públicos interessados nessa discussão como servidores públicos e lideranças políticas.
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, André Roberto de Arruda Machado, Cláudia Regina Plens, Fernanda Sposito, Ilana Goldstein, Lavínia Santos de Souza Oliveira, Marcos Pereira Rufino, Maria Cristina Pompa, Maria Cristina Troncarelli, Rodrigo Barbosa Ribeiro, Valéria Mendonça Macedo, José Carlos Viladarga
Desde 2016
-
Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa
Trata-se de projeto de pesquisa (desdobramento de projeto CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica.
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Paulo Eduardo Dias de Mello
Desde 2015
-
Prodocência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Rita de Almeida Toledo, Maria Angelica Pedra Minhoto, Regina Cândino Elero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Maria Aparecida Jacomini, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Buzen Júnior, Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Marcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Henrique Parra, Maria Rita Tarcia, Lucila Pesce
2011 a 2013
-
Manuais didáticos formando professores: anos 1970 e 1990 (CNPq Processo nº 401652/2011-4)
Este projeto propõe investigar a importância dos manuais didáticos didático na formação de professores, tanto em relação a conteúdos como a questões didático-pedagógicas, para além, portanto, de seu papel precípuo de formação de alunos. No encaminhamento proposto, a pesquisa se dará junto a dois grupos de professores de História que lecionaram nas décadas de 1970 e 1990, caracterizando uma perspectiva histórica da temática, analisando representações de professores, autores e editores acerca do papel formativo dos manuais didáticos para os docentes e a atuação do Estado.
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto
2012 a 2014
-
Momentos e lugares da educação indígena: memória, instituições e práticas escolares
O projeto desenvolve pesquisas sobre três momentos da história da educação indígena - do séc XVIII aos dias atuais. A pesquisa é realizada em equipe composta por doutorandos, mestrandos, alunos de graduação e professores indígenas de diferentes comunidades. A pesquisa também envolve projetos de produção de materiais didáticos para as escolas indígenas e de história indígena para as escolas da rede pública. Subprojetos: "Escola Pamáali: História de um Currículo" (2011) e "Universidade Indígena:História do futuro" (2012).
Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes
2010 a 2013
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Atualização Lattes em 2023-12
Processado em 2024-07-22