Antonio Simplicio de Almeida Neto nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

Programa de Pós-Graduação: História

E-Mail: asaneto@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1987), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, áreas de Didática e História da Educação e Historiografia, respectivamente. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, curso de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação e ensino, história, memória, representação e cultura escolar.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ALMEIDA NETO, A. S.;ALMEIDA NETO, ANTONIO SIMPLICIO DE


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Inglês

Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em educação

    Dimensão Utópica nas Representações Sobre o Ensino de História: Memória de Professores

    Orientação: Circe Maria Fernandes Bittencourt

    Faculdade de Educação da USP/SP

      Desde 2002

  • Mestrado em Educação

    O Ensino de História no Período Militar: Práticas e Cultura Escolar

    Orientação: Circe Maria Fernandes Bittencourt

    Faculdade de Educação da USP/SP

    1993 a 1996

  • Graduação em história

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1984 a 1987

  • Produção


    2023


    • Cartas do Ensino de História (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • As Políticas de Formação dos Professores e o Ensino de História Pós 1988: da valorização à precarização (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte: Ensino de História: políticas e formação de professores (as) , p. 48

    • Carta Póstuma. Prezado Professor Antonio. (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte: Cartas do Ensino de História , p. 43


    2022


    • Fontes e cultura escolar: registros escolares, relatórios de estágio e relatos orais (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: REVISTA DE FONTES , v. 8 , p. 53 - Extrato QUALIS: B1

    • Por que ensinar história e cultura indígenas? (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Povos indígenas: entre olhares , p. 77


    2021


    • Ensino de História, memória e linguagens (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Ana Lúcia Lana Nemi; Lucília Siqueira

      Fonte:

    • BNCC de História nos Estados: o futuro do presente (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Angela Ribeiro Ferreira; Carlos Augusto.L. Ferreira; Caio F. F. Adan; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte:

    • Diálogos poiéticos: sobre história, ensino de história, memória e educação (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • O Trato e a Fita: o que foi feito do ensino de História e de seus professores (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Olhar o abismo: visões sobre o passado e o presente do Brasil atual , p. 103

    • Representaciones utópicas em la enseñanza de la historia (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: .Henri Lefebvre y la producción del espacio: entramados de resistencia al capitalismo , p. 551

    • A BNCC nos estados: implantação, crítica e resistências possíveis (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Angela Ribeiro Ferreira; Carlos Augusto.L. Ferreira; Caio F. F. Adan; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte: BNCC de História nos Estados: o futuro do presente , p. 11


    2020


    • Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço; João do Prado Ferraz de Carvalho

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • A improvável poesia concreto-visual acontece: relato afetivo e reflexões desautorizadas (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Revista do Centro de Estudos Portugueses , v. 40 , p. 33 - Extrato QUALIS: A4

    • Projetar sobre projetos: currículo e ensino de História (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCAR EM REVISTA , v. 36 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas de São Carlos - SP (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Christiana Andréa Vianna Prudêncio; Denise de Freitas; Luciana Lugli; Marcio Henrique Bertazi; Marcelo Adorna Fernandes; Rita de Cássia de Almeida; Silvia Aparecida Martins dos Santos

      Fonte:

    • De Intelectuais ao Precariado: para onde vão os professores e o ensino de História? (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões , p. 25


    2017


    • Direitos Humanos e Cultura Escolar (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Lucília Siqueira

      Fonte:

    • Direitos Humanos e Cultura Escolar (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Elaine Lourenço

      Fonte: Direitos Humanos e Cultura Escolar , p. 1

    • Escola Sem Partido ou sem autonomia? O cerco ao sentido público da educação (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Diana Mendes Machado da silva

      Fonte: Golpes na história e na escola: o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI , p. 1


    2016


    • Ensino de história: memórias e escritos de um campo de pesquisa (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello; Raimundo Nonato Araújo da Rocha

      Fonte: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 263

    • Memórias e escritos do ensino de história: apontamentos iniciais (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte: Caderno de resumos XXIII Encontro Regional Estadual de História "História: Por que e para quem?" , p. 34

    • Memórias e escritos do ensino de história: apontamentos iniciais (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello

      Fonte: Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história , p. 17

    • Há base para a Base Nacional Comum Curricular? (2016)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Entrementes UNIFESP , p. 11


    2015


    • Ensino de história: memórias e escritos de um campo de pesquisa (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Paulo Eduardo Dias de Mello; Raimundo Nonato Araújo da Rocha

      Fonte: Cadernos de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História "Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos" Desafios , p. 97

    • A HISTÓRIA A SER ENSINADA EM SÃO PAULO (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Ciampi, Helenice

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 31 , p. 195 - Extrato QUALIS: A1

    • A história indígena a ser ensinada nos currículos oficiais brasileiros (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Atos de Pesquisa em Educação (FURB) , v. 1 , p. 100 - Extrato QUALIS: A3


    2014


    • Cidade como patrimônio público: estranhamento e fotografia (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte: Fenix: revista de historia e estudos culturais , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Ensino de História Indígena: currículo, identidade e diferença (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 10 , p. 218 - Extrato QUALIS: A3

    • Cultura escolar e ensino de história em tempos de ditadura militar brasileira (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Opsis , v. 14 , p. 56 - Extrato QUALIS: A3


    2013


    • Considerações sobre o ensino de história indígena (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: X ENPEH - Políticas e Práticas no Ensino de História - Anais

    • SP Sem Passado ou O Sequestro Cognitivo Histórico nas Escolas Públicas de SP (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Caros Amigos


    2012


    • Manuais Didáticos Formando Professores de História: Anos 1970 e 1990 (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP


    2011


    • Saber histórico escolar e novas demandas da formação docente (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: A universidade e a formação para o ensino de história e cultura africana e indígena: desafios e reflexões , p. 158

    • Representações Utópicas no Ensino de História (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte:


    2010


    • Memória e representações: deslocamentos e significados sobre a dimensão utópica (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica "Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer e formar"

    • Ensino de história no período militar brasileiro: aspectos da cultura escolar (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Anais XX Encontro Regional de História ANPUH São Paulo - História e Liberdade

    • Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memórias de professores (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 31 , p. 219 - Extrato QUALIS: A1

    • Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Revista Brasileira de História da Educação , v. 22 , p. 141 - Extrato QUALIS: A1

    • Relatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolar (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , v. 37 , p. 133 - Extrato QUALIS: A1


    2009


    • Dimensão utópica no ensino: representações e memória (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Sociedades desiguais e paradigmas em confronto , p. 1

    • Memória e representações: deslocamentos e significaods sobre o ensino de história (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética

    • Memória e representações: deslocamentos e significados sobre o ensino de história (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Anais do ... Simpósio Nacional de História

    • O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008 (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Ciampi, Helenice; Alexandre Pianelli Godoy; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Ilíada Pires da SIlva

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 29 , p. 361 - Extrato QUALIS: A1


    2008


    • Ensino de História e Cultura Escolar: Questões Metodológicas (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Poder, Exclusão e Violência


    2007


    • Utopia, representações e memória (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: V Seminário Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento


    2000


    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 7: agora falando sério: comemorar o quê, cara pálida? (2000)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3

    • Eco (2000)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 16

    • memória nº 14 (2000)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 16


    1999


    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 3: horário nobre (o pronunciamento) (1999)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3

    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 4: Planejador e planejamento ou criador e criatura (1999)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3

    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 6: O surreal, o inenarrável, o indescritível (1999)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3

    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 5: pérolas pedagógicas (achados e perdidos) (1999)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3


    1998


    • Cenas Cotidianas Escolares (ou o auto-engano na educação) - cena 1: Uma reunião (pedagógica) (1998)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: Bolando Aula de História - GRUHBAS , p. 3


    1996


    • O ensino de história durante o regime militar no Brasil: a prática em sala de aula na perspectiva da cultura escolar (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      Fonte: II Encontro Perspectivas do Ensino de História , p. 527

    Atuações

    Faculdades Integradas Campos Salles

    • professor horista

      Celetista formal

      1998 a 2008

    Faculdades Hebraico Brasileira

    • PROFESSOR

      1998 a 2005

    Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus

    • professor

      1996 a 2004

    instituto educacional santo ivo

    • professor de historia

      1993 a 1998

    Prefeitura do Municipio de São Paulo

    • professor

      1992 a 1997

    Universidade Federal de São Carlos

    • Professor Adjunto I

      2009 a 2010

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    • Horista

      Celetista formal

      2006 a 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2010

    Olhares (São Paulo)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    • 2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Heitor de Paula Gomes

      O lúdico e o ensino de história: as concepções de tempo nos jogos comerciais analógicos

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Vera Lúcia Guedes Barbosa

      Ensino de História, Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: uma reflexão necessária

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Izabelle Pereira da Silva

      De pé no chão também se constrói escolas: cultura e arquitetura escolar na Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964)

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Monica Maria Toscani Cseri Ricardo

      O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E SUAS RELAÇÕES COM A ARQUITETURA E CULTURA ESCOLAR: DA ESCOLA PRÁTICA DE AGRICULTURA CARLOS BOTELHO À ETEC PROFESSOR EDSON GALVÃO, ITAPETININGA (SP)

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Elizabeth Fernanda Machado Serra

      Produção de Presença no Ensino de História e cultura indígena: representações no livro didático.

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Leonardo Quinto

      Ocupar e Refletir: escolas de luta e a história em disputa - ensino de história e a luta secundarista em São Paulo (2015)

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Fernanda Pereira da Costa

      O ensino de história indígena nas propostas curriculares oficiais do Brasil (2008-2016)

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Lucas Borges Ramalho

      JOGOS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

      ProfHistória

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Carlos César Almeida Furquim Pereira

      Cultura escolar de surdos: história, memórias e representações nas escolas municipais para surdos de São Paulo (1970-1990)

      História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Felipe Yera Barchi

      Representações do Islã nos Livros Didáticos

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador local do Mestrado Profissional PROFHISTÒRIA

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Paulo

    • Histórias conectadas: entre narrativas e deslocamentos

      Este projeto de pesquisa volta-se ao estudo de temas variados a partir de três eixos: deslocamentos, narrativas e conexões. Interessa aos pesquisadores nele engajados problematizar a experiência humana considerando dois de seus aspectos fundamentais, os deslocamentos e as narrativas, articulados a partir das conexões que se estabelecem por atores, objetos, signos e espaços. Em seu nível mais elementar, tal articulação se dá na passagem do tempo, no trânsito entre os diferentes espaços e/ou ainda nas mudanças de sentido e significados das palavras, conceitos e ideias que engendram registros em múltiplos suportes e da compreensão da realidade material e simbólica.Do ponto de vista metodológico, define-se como fundamental a discussão sobre as formas documentais observadas a partir de dois problemas básicos: (1) a abordagem dos gêneros textuais na sua variedade e complexidade, o que nos permite refletir sobre a organização da informação em configurações textuais e orais específicas (cartas, crônicas, poesia, diários, relatórios, periódicos, entrevistas, discursos etc.), bem como as consequências das diferentes formas de organização estilística da informação para a interpretação histórica; (2) a abordagem da materialidade dos vestígios, desde as condições materiais do próprio texto, ressaltando-se debates sobre sua produção e circulação, até outras formas materiais de organização do discurso (imagéticas, paisagísticas, artefactuais etc.). Em síntese, este projeto debruça-se sobre as narrativas e os discursos compreendidos enquanto práticas sociais e culturais, bem como analisados em suas dimensões políticas para compreender as conexões e os deslocamentos no tempo e no espaço, reconstruindo os circuitos de produção, de circulação, de consumo e de recepção dessas narrativas e discursos. Além disso, este projeto engaja-se, como referencial metodológico, em análises que têm como base os elementos dos gêneros textuais e da materialidade da documentação. Busca, enfim, compreender as narrativas, os discursos e as representações nos seus diferentes estratos do tempo e nos espaços deslocados, conectados e reconectados.

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Samira Adel Osman, Fabio Franzini, Wilma Peres Costa, Gilberto da Silva Francisco, Glaydson José da Silva

      Desde 2023

    • Povos indígenas entre olhares

      Oferecido por historiadores, antropólogos, arqueólogo e profissionais da área da saúde, este curso pretende contemplar diversos olhares em torno dos povos indígenas. Nesta direção, serão problematizadas desde questões clássicas do debate acadêmico até as políticas públicas atuais para essas populações. Por um lado, o curso dedica espaço às discussões relacionadas ao ensino na educação básica, constituindo-se como uma contribuição da universidade para o cumprimento da lei 11.645/2008 que determina a inserção da temática indígena nas escolas. Para além disso, presta-se a contemplar também outros públicos interessados nessa discussão como servidores públicos e lideranças políticas.

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, André Roberto de Arruda Machado, Cláudia Regina Plens, Fernanda Sposito, Ilana Goldstein, Lavínia Santos de Souza Oliveira, Marcos Pereira Rufino, Maria Cristina Pompa, Maria Cristina Troncarelli, Rodrigo Barbosa Ribeiro, Valéria Mendonça Macedo, José Carlos Viladarga

      Desde 2016

    • Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa

      Trata-se de projeto de pesquisa (desdobramento de projeto CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica.

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Paulo Eduardo Dias de Mello

      Desde 2015

    • Prodocência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, Célia Maria Benedicto Giglio, Maria Rita de Almeida Toledo, Maria Angelica Pedra Minhoto, Regina Cândino Elero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Maria Aparecida Jacomini, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Buzen Júnior, Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Marcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Henrique Parra, Maria Rita Tarcia, Lucila Pesce

      2011 a 2013

    • Manuais didáticos formando professores: anos 1970 e 1990 (CNPq Processo nº 401652/2011-4)

      Este projeto propõe investigar a importância dos manuais didáticos didático na formação de professores, tanto em relação a conteúdos como a questões didático-pedagógicas, para além, portanto, de seu papel precípuo de formação de alunos. No encaminhamento proposto, a pesquisa se dará junto a dois grupos de professores de História que lecionaram nas décadas de 1970 e 1990, caracterizando uma perspectiva histórica da temática, analisando representações de professores, autores e editores acerca do papel formativo dos manuais didáticos para os docentes e a atuação do Estado.

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto

      2012 a 2014

    • Momentos e lugares da educação indígena: memória, instituições e práticas escolares

      O projeto desenvolve pesquisas sobre três momentos da história da educação indígena - do séc XVIII aos dias atuais. A pesquisa é realizada em equipe composta por doutorandos, mestrandos, alunos de graduação e professores indígenas de diferentes comunidades. A pesquisa também envolve projetos de produção de materiais didáticos para as escolas indígenas e de história indígena para as escolas da rede pública. Subprojetos: "Escola Pamáali: História de um Currículo" (2011) e "Universidade Indígena:História do futuro" (2012).

      Autores: Antonio Simplicio de Almeida Neto, BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes

      2010 a 2013

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Atualização Lattes em 2023-12

    Processado em 2024-07-22