Magali Aparecida Silvestre
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: magali.silvestre@unifesp.br
Resumo
Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG. Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP responsável pela unidade curricular Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pesquisadora no campo da Formação de Professores/as do Ensino Fundamental e Ensino Superior, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: trabalho docente, identidade profissional docente, estágio curricular, residência pedagógica, inserção profissional docente, formação inicial e continuada, didática, práticas pedagógicas, avaliação educacional, estudos de egressos da graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH. Exerceu as seguintes funções: Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos da UNIFESP (2017-2021); Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) (2015-2017); Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação CPA (2013-2017); Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UNIFESP (2012-2013); Membro Titular do Conselho de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp (2021-2023); Coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2016-2017); Vice-coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2017-2019); Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope (2022-2023). Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica. Trabalhou como professora de Didática no CEFAM, na H.E.M. e em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas e de Didática do Ensino Superior em cursos de pós-graduação lato-sensu. Coordenou o Centro de Formação de Professores - Licenciaturas e o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenou os cursos de Pedagogia, Letras e História da Universidade Mogi das Cruzes, Campus São Paulo. Atualmente é Membro Titular do Conselho Universitário (2024-2025) e da Congregação do Campus Guarulhos da Unifesp (2024-2025); relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp desde 2023; Membro Titular do Comitê Científico da Anped (2022-2023/2024-2025) e Vice-coordenadora do Comitê Científico da Anped (2024-2025); Membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Formação Docente do GT 08 da Anped; representa a Anfope, como Membro Nato no Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP), desde 2023. Participa da Red Docente de América y El Caribe, Red Kipus. Em janeiro de 2024 assumiu a função de Coordenadora na Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SILVESTRE, M. A.;SILVESTRE, MAGALI APARECIDA
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Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)
Estágios curriculares e práticas de ensino supervisionadas: sentidos e significados apreendidos por alunas de um curso de Pedagogia
Orientação: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)
Um Estudo Acerca das Hipóteses das Alunas da Habilitação Específica para o Magistério Sobre o Ato de Aprender
Orientação: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1995 a 1997
Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar
Universidade São Marcos
1984 a 1987
Produção
2024
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Pesquisadora e Educadora Vera Placco: contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as (2024)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Rafael Conde Barbosa; Marly das Neves Benachio
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 24 , p. 121 - Extrato QUALIS: A1
2022
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Resistir e Esperançar à luz do legado de Paulo Freire: em xeque a Resolução CNE/CP 02/20199 (2022)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Amanda Amaro; Priscila Bastos Braga dos Santos; Robinson Jacintho de Souza
Fonte: Formação em Movimento - ANFOPE , v. 4 , p. 24 - Extrato QUALIS: B2
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APRESENTAÇÃO (2022)
Artigo publicado
Autores: JARDILINO, JOSÉ RUBENS LIMA; Magali Aparecida Silvestre
Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 14 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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Experiências na graduação da Unifesp: A avaliação de egressos (2022)
Artigo publicado
Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Magali Aparecida Silvestre; SOUZA, DEISE LOPES DE; REIS, REGINA CÉLIA
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 65 - Extrato QUALIS: A1
2021
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A Constituição da Identidade Profissional de Professores Formadores de um curso de Pedagogia (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Amanda Martins Amaro; Magali Aparecida Silvestre
Fonte: Anais da 40a. Reunião Nacional da Anped: Educação como Prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! , p. 1
-
Inserção profissional de professores iniciantes: dificuldades e desafios (2021)
Artigo publicado
Autores: Carolina Domingues Nepomuceno; Magali Aparecida Silvestre
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 7 , p. 652 - Extrato QUALIS: A3
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2020
-
Inserção Profissional Docente em territórios de alta vulnerabilidade: aproximações analíticas de artigos publicados na última década (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Livro 1 vol 2 ? Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 976
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Inserção Profissional Docente em Territórios de Alta Vulnerabilidade: aproximações analíticas de artigos publicados na última década. (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 976
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2019
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CONSTRUINDO, APRENDENDO E CONSOLIDANDO UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS: (2019)
Artigo publicado
Autores: SILVESTRE, MAGALI APARECIDA; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 10 , p. 89 - Extrato QUALIS: A4
2018
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Inovação Pedagógica e processos formativos no PIBID (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Ana Alice Izidorio Fernandes; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1
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2017
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Avaliação da Aprendizagem: uma problematização de concepções naturalizadas (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Victor dos Santos Moraes
Fonte: Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo , p. 9428
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Implicações do Pibid na Formação Continuada de Professores da Rede Pública (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre
Fonte: Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira , p. 2011
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Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP (2017)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino
Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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2016
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PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (2016)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Robinson Jacintho de Souza
Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 24 , p. 141 - Extrato QUALIS: A3
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2015
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Formação Inicial de Professores e o Tema Avaliação da Aprendizagem (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre
Fonte: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO , p. 28023
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Aprendizagem do Adulto Professor (2015)
Livro publicado ou organizado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Madalena de Oliveira Molochenco; Maria Aparecida Campos Muniz de Castro; Marili Moreira da Silva Vieira; Rosangela Aparecida Cemino Moura; Silvia Russo Correia; Yara Garcia Paoletti Cunha; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; Amali de Angeli Mussi; Beatriz de Azevedo Blandy; Carlos Luiz Gonçalves; Cleide do amaral Terzi; Luzia a Marino Orsolon
Fonte:
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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 1
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2014
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Estudo Exploratório sobre o PIBID na Região Metropolitana de São Paulo e suas Contribuições para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Leandro Ribeiro de Moura; Cristina Vitorino da Rós
Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no Campo da Formação de Professores , p. 7818
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Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Professores em Espaços de Formação: mediações, práxis e saberes docentes
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2013
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A aprendizagem da docência em matemática: o professor supervisor do PIBID em atividade de ensino (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vanessa Dias Moretti; Denise de Sousa Llata; Lidiane Chaves Zeferino
Fonte: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas , p. 1
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2012
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Movimentos identitários de professores em serviço: um estudo sobre atribuições e pertenças (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco; Magali Aparecida Silvestre; Marly das Neves Benachio; Vera Lucia Trevisan de Souza
Fonte: Trabalho docente: tensões e perspectivas , p. 167
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-
Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: entre qualidade e possibilidade, os desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marineide de Oliveira Gomes; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Vera Lucia Gomes Jardim; Claudia Panizzolo
Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 000221
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2011
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Les mouvements identitiaires et la formation des enseignants: tensions entre les attributions et les appartenances (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Luciana Franceschini Fonseca; Luzia a Marino Orsolon; Rafael Conde Barbosa; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marly das Neves Benachio; Marili Moreira da Silva Vieira; Ailton Souza de Oliveira; Camila Olivieri Igari; Eliana Midori Morita; Luciana Andréa Afonso Sigalla
Fonte: Anais Afirse 2011 - Recherches sur la formation des enseignants
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Movimientos Identitarios e la formación de profesores (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Luciana Andréa Afonso Sigalla; Marili Moreira da Silva Vieira; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Rafael Conde Barbosa; Marly das Neves Benachio; Luciana Franceschini Fonseca; Camila Olivieri Igari; Ailton Souza de Oliveira; Luzia a Marino Orsolon; Vera Lucia Trevisan de Souza
Fonte: Anais XXXIII Congreso Interamericano de Psicología Por la salud de los pueblos: una psicología comprometida com la transformación social
-
Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; João do Prado Ferraz de Carvalho; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores - GT8 - ANPED , p. 45
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Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos (2011)
Capítulo de livro publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Celia Maria Benedicto Giglio; Clécio dos Santos Bunzen Junior; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão , p. 15
2010
-
Movimentos Identitários de Professores (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marly das Neves Benachio; Vera Lucia Trevisan de Souza; Vera Maria Nigro de Souza Placco
Fonte: Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas pedagógicas
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Formação Inicial de Professores em Questão: que papel podem desempenhar os estágios curriculares? (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco
Fonte: Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais
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2009
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Estágio e Formação Inicial: espaço de constituição da profissionalidade do professor das séries iniciais (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco
Fonte: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto , p. 182
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Sentidos e significados sobre estágios curriculares obrigatórios da formação inicial: contribuições da psicologia sócio-histórica (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco
Fonte: 32a. Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?
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2008
2007
-
Identidade Profissional de Professores: um Referencial para Pesquisa (2007)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Bernadete Angelina Gatti; Cristovam da Silva Alves; Camila O. Igari; Karina S. M. Pagnez; M. S. Hoboldi; Walkiria de Oliveira Rigolon
Fonte: EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE) , v. 10 , p. 269 - Extrato QUALIS: A4
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2006
-
Pesquisa sobre Formação de Professores: uma análise das racionalidades (2006)
Artigo publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marcia Hobold; Cristina Novikoff; Fernanda Oliveira; Rita Oliveira; Karina Pagnez; Cristovam Alves; ANDRE, M.E.D.A.; Marly das Neves Benachio; Celeste Costa; Gisele Cássia de Almeida Coutinho; Delcimar Cunha; Márcia Gatti; Camila Olivieri Igari
Fonte: Educação & Linguagem , v. 14 , p. 90 - Extrato QUALIS: A4
-
Aprendizagem do Adulto Professor (2006)
Livro publicado ou organizado
Autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco; Rosangela Aparecida Cemino Moura; Amali de Angelis Mussi; Luzia a Marino Orsolon; Magali Aparecida Silvestre; Cleide do amaral Terzi; Marili Moreira da Silva Vieira; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; Beatriz de Azevedo Blandy; Maria Aparecida Campos Muniz de Castro; Silvia Russo Correia; Yara Garcia Paoletti Cunha; Carlos Luiz Gonçalves; Madalena de Oliveira Molochenco
Fonte:
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-
-
2005
2004
2003
2002
2001
1998
Atuações
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Professora Assistente II
1997 a 2006
Centro Universitário Capital
-
Professora titular
2000 a 2007
Faculdades Integradas Campos Salles
-
Categoria I
2001 a 2005
Universidade Anhembi Morumbi
-
Assessora de Desenvolvimento Pedagógico
2007 a 2008
Faculdade Associada de Cotia
-
Professora
1999 a 2000
Centro Estadual de Estudos Supletivos Dona Clara Mantelli
-
Professora Contratada de Ensino Fundamental I
1983 a 1989
Escola Municipal de Primeiro Grau Marlene Rondelli
-
Professora Contratada de Ensino Fundamental I
1989 a 1990
Instituto Concórdia de São Paulo
-
Professora Contratada de Ensino Médio
1990 a 1990
Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - Itaquera
-
Professora Contratada
1990 a 1990
Escola Municipal de Primeiro Grau Luís Carlos Prestes
-
Professora Efetiva de Ensino Fundamental I
1992 a 1992
Associação de Educação Popular Paulo Freire - MOVA/SP
-
Supervisora
1991 a 1993
Escola Municipal de Primeiro Grau General Liberato Bittencourt
-
Professora Efetiva de Ensino Fundamental I
1993 a 1997
Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Anhanguera
-
Professora Efetiva de Didática
1994 a 1994
EEPG CEFAM e Experimental Dr. Edmundo de Carvalho
-
Professora Efetiva Afastada
1995 a 1995
Colégio Rainha da Paz
-
Professora Contratada
1996 a 1998
Escola Municipal de Primeiro Grau Dilermando Dias dos Santos
-
Coordenadora Efetiva
1998 a 1998
Escola Municipal de Primeiro Grau Rui Bloem
-
Coordenadora Efetiva
1999 a 1999
Faculdades Oswaldo Cruz
-
Contrato Temporário
2008 a 2008
Universidade de Mogi das Cruzes
-
Coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras
Celetista formal
2008 a 2009
-
Professora de Didática
Celetista formal
2008 a 2009
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Pesquisadora
2004 a 2017
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
Professor Associado II
Desde 2009
Alfabetização e Letramento Múltiplas Perpectivas & Formação de Professores
-
Membro de corpo editorial
2011 a 2018
Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2010
Comunicações (UNIMEP)
-
Revisor de periódico
2011 a 2012
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
-
Revisor de periódico
Desde 2011
UFSCAR/UNIFESP/USP/UNICAMP
-
professor pesquisador
Outro (especifique)
2011 a 2013
Conexões : Ciência e Tecnologia
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Olh@res - UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Educação e Sociedade - CEDES
-
Revisor de periódico
2013 a 2015
Revista Eletrônica de Educação - UFSCAr
-
Revisor de periódico
2010 a 2011
Revista Brasileira de Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2017
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
FORMAÇÃO DOCENTE
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Membro de corpo editorial
2011 a 2015
Cadernos de Pesquisa - FCC
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Estudos em Avaliação Educacional
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
As relações entre exercício de poder e formação permanente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Experiência, linguagem e política: perspectivas para a práxis do diretor
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Francisca Chagas da Silva Barroso
Formação docente: a construção da identidade docente de professores da educação básica do município de Humaitá/AM
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A constituição da identidade profissional do professor que atua no Programa São Paulo Integral em territórios de alta vulnerabilidade.
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Estágio de Docência no Ensino Superior: contribuições e desafios para a constituição dos saberes docentes
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Os sentidos e significados do papel do coordenador pedagógico na escola pública em uma perspectiva socio-histórica e dialética
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Professores iniciantes: os sentidos subjetivos da subjetividade docente dos egressos de cursos de Pedagogia inseridos em escolas públicas no Estado de São Paulo
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
A formação continuada dos professores da educação básica na Prefeitura de Mogi das Cruzes
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Formação de Professores: estudo da aplicação de práticas pedagógicas inovadoras nas Escolas de Tempo Integral
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Tese de doutorado concluídas
-
A percepção do supervisor do ensino no tocante á formação permanente do professor que trabalha em escolas de alta vulnerabilidade
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Escola Pública contemporânea: cultura escolar e desenvolvimento profissional docente em uma EMEF inserida em território de alta vulnerabilidade
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Inserção profissional: as pedagogas nas creches paulistas, um olhar para os bebês e crianças bem pequenas em tempos de retrocessos
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
A Formação Continuada de Professores para a Educação das Relações Étnico Raciais e o Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial no Município de Guarulhos: uma experiência
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Programa de Residência Pedagógica da CAPES: possíveis contribuições para o trabalho de professores iniciantes
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Coordenação Pedagógica e Docentes Iniciantes: um olhar sobre duas EMEFS paulistanas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Estágio Remunerado ? Aprender Sem Limites: Educação Especial: A Relação entre Teoria e Prática na Formação Docente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Inserção profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A constituição da identidade profissional do formador do curso de Pedagogia na Unifesp campus Guarulhos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Inserção profissional na rede de ensino do Município de Guarulhos de alunas egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Heloísa Maria de Morais Giannichi
Os ciclos de aprendizagem na reorganização curricular do município de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Implicações de Programas de Iniciação à Docência na Inserção Profissional de Professores
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Desenvolvimento Profissional de Docentes Participantes do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Os efeitos da avaliação da aprendizagem na saúde de educandos do ensino fundamental I: uma problematização de resultados de pesquisa
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Giodésia Conceição Gomes de Araujo
A interface entre a identidade profissional e a prática possível
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Recortes sociais em rede municipal de ensino: uma busca por práticas sócio interacionistas em língua inglesa
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Camila Angélica Silvestrini Sanches
Tertúlia literária dialógica: a aprendizagem dialógica no testemunho docente
Prog. de Pós Graduação em Educação - 3300901508P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores
Educação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Consciência e Educação Emancipatória: investigação de quais os sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Coordenação do Centro de Formação de Professores (Licenciatura)
Faculdade de Filosofia, Letras e Educação
Centro de Formação de Professores
-
Coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos
Faculdade de Filosofia Letras e Educação
Centro de Cultura e Extensão
Escola Municipal de Primeiro Grau Dilermando Dias dos Santos
-
Coordenadora de Ensino Fundamental
Coordenação
Escola Municipal de Primeiro Grau Rui Bloem
-
Coordenadora de Ensino Fundamental
Coordenação
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
-
Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2012
Departamento de Educação
-
Vice-Diretora do campus Guarulhos
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN
Pró-Reitoria de Planejamento - Unifesp
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Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Unifesp campus Guarulhos - Gestão 2017-2021 desde 24/02/2017
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
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Coordenadora de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp
Pró-Reitoria de Graduação
Pesquisa
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Grupo de Estudos Inclusão ou Exclusão? Contrapontos da Educação Brasileira
Na proposição de um sub-tema a ser pesquisado pelo grupo sobre infância e adolescência, optou-se por criar um grupo de estudo sobre procedimentos metodológicos. A opção recaiu no aprofundamento da proposta metodológica de Bernard Lahire em seu livro Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. A nova temática de estudo tem objetivo de ampliar a produção de pesquisas interdisciplinares, o que o caracteriza como um grupo interinstitucional.
2007 a 2010
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Promoção do Desenvolvimento Sustentável: comunidades do semi-árido da Bahia
O projeto visa criar condições para o desenvolvimento sustentável de comunidades do semi-árido da Bahia, utilizando habitações construídas com materiais locais e pela população local, após capacitação específica. Associa a experiência da Diaconia, entidade do terceiro setor que atua junto ao sertanejo na fabricação de cisternas para a coleta de água de chuva para abastecimento familiar, com um programa de alfabetização usando cartilhas que mostram o processo construtivo, a preservação ambiental e a qualidade de vida. Parte da hipótese da necessidade de estudar a utilização de materiais locais como elementos construtivos de habitação, bem como da transferência dessa tecnologia de construção para as comunidades locais, para que se fixem na região e desenvolvam com sustentabilidade.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Maria Letícia B P Nascimento, Beatriz Regina Pereira Saeta, João Clemente de Souza Neto
2003 a 2004
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Inclusão ou Exclusão? contrapontos da educação brasileira
Essa pesquisa objetiva acompanhar os egressos da experiência EJA e os possíveis mecanismos de exclusão/inclusão nos segmentos sociais em que estão inseridos. Numa segunda fase reconhecer e fundamentar aspectos teórico-práticos na formação de professores voltados para a infância e para a adolescência.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Gilda Collet Bruna, Carlos Roberto do Prado, Rosangela Miguel, Hagar Maala Inácio
2002 a 2007
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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InterUniversidades
Descrição: O Projeto aqui proposto pretende oferecer aos alunos, em tempos de quarentena, a oportunidade de ampliar os contatos com outros profissionais e colegas que estão realizando mestrado/doutorado e que atuam em sua área de estudo. Os eventos que vinham sendo realizados na área acadêmica, principalmente de Educação e Ensino, se configuravam como uma possibilidade para que todos aprendessem a debater e pudessem se atualizar em temas importantes em sua área de conhecimento. Esses momentos permitiam ainda, que se aprendesse com a diversidade de opiniões a importância do respeito acadêmico e principalmente ensaiasse a colaboração entre grupos científicos. Entende-se que os alunos nesse momento, que estão em uma experiência de isolamento, precisariam vivenciar o sentido de estar em uma comunidade científica mais ampla, pois assim, poderiam ter oportunidades de aprender a tolerância da diversidade de opiniões, para colaborarem futuramente com a construção de uma comunidade acadêmica baseada em valores éticos, colaborativos e sem preconceito, mas com rigor científico. Assim, tendo que continuar com atividades on line, considerou-se que deveríamos propor atividades que ultrapassassem as aulas impostas pelo computador do tipo exposição, discussão, orientação em um espaço determinado. Propõe-se então, um conjunto de atividade, que pretende ir além das aulas só do professor, mas busca com outros colegas o desenvolvimento de atividades conjuntas. O ensaio nessa modalidade de estudo, poderá ajudar a pensar em atividades ainda mais amplas, quando voltar o ensino presencial. Nesse sentido, esse Projeto pretende ser não somente uma proposta de inovação na área do ensino de pós-graduação, mas de expansão de possibilidades para nossos alunos. Esse é o sentido desse projeto. Metodologia Geral: o grupo de professores integrantes compõem a Coordenação Geral e se responsabiliza pelos seguintes atividades: definição dos temas a serem discutidos, que atendam os propósitos de seu curso ou mais especificamente do interesse de seu grupo de pesquisa ou ainda do projeto de dissertação/ tese dos alunos; seleção dos alunos que participarão de cada tema; colaboração na organização das agendas dos seminários; apresentar novas oportunidades de apresentação dos seminários em novos eventos; proposição de monitores para participar das reuniões de preparação dos alunos; assinatura de certificado para os alunos participantes-responsáveis pelos seminários; assinatura de certificados para os monitores participantes, responsáveis pelos seminários; criação de uma sala virtual, em contato com o monitor, para realização de cada um dos seminários. (cada professor decide a plataforma e oferece o link para o monitor). Grupo de monitores envolvidos: os grupos de monitores envolvidos poderão realizar as seguintes atividades: criação de grupo whats app entre os alunos de um grupo/tema para preparação do seminário; organização de salas virtuais para reunião com o grupo sob sua supervisão; organização com o(s) professor(es) de uma sala virtual para apresentação do(s) seminário(s); participação da avaliação das atividades do grupo sob sua supervisão; participação do processo de avaliação qualitativa do projeto. Os alunos participantes indicados pelos professores se responsabilizarão: reuniões de preparação dos seminários; apresentação dos seminários escolha de novas oportunidades de apresentação considerando calendário de eventos disponíveis na rede interuniversidades (aulas ampliadas, seminários e congressos) participação do processo de avaliação qualitativa do projeto.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Maria Letícia B P Nascimento, Beatriz Regina Pereira Saeta, João Clemente de Souza Neto, Maria Aparecida Macedo Pascal
Desde 2020
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Desafios da Escola na Atualidade: Qual Escola para o Século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no estado de São Paulo
Nosso objetivo é investigar "Qual escola para o Século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no estado de São Paulo". Este projeto de pesquisa, a ser realizado no triênio 2017/2020, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId) dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente, nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais na Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas. As pesquisas do grupo agregam estudos e projetos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, relacionados à Formação de Professores e Movimentos Identitários de Professores, que têm oferecido os aportes teórico-metodológicos às investigações desenvolvidas. Nessa direção, o projeto visa a realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções da escola na contemporaneidade, no Estado de São Paulo, entre alunos, professores, diretores e coordenadores de escolas, dirigentes de ensino e de outras instituições ligadas à Educação. Nesse sentido, busca-se a compreensão de quem são os profissionais dessa área, os movimentos constituintes de suas identidades e suas formações, como atuam e influenciam na aprendizagem, que se estabelece na relação entre profissionais, alunos e conhecimento.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Clarilza Prado de Sousa, Lucia Villas Boas, Adelina Oliveira Novaes, Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches, Sandra Lucia Ferreira, Romilda Teodora Ens, Edna Maria de Oliveira Chamon, Ligia Elliot, Rita Lima, Émina Santos
2015 a 2022
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As condições de trabalho do professor como produtoras e mantenedoras de práticas e representações sobre a docência, no processo de profissionalização docente
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos que constituem as condições, materiais e imateriais, em que se desenvolve o trabalho docente, buscando contribuir para a compreensão do processo de constituição da profissionalidade docente. Participaram da pesquisa, com utilização da Técnica Q, 25 professores com 6 a 10 anos de docência.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Camila Olivieri Igari, Luciana Andréa Afonso Sigalla, Rafael Conde Barbosa, Selma de Oliveira Alfonsi, Gabriel Veiga Catellani, Helena Maria Medeiros Lima, Elvira Maria Godinho Aranha, Alcielle dos Santos, Danielle Girotti Callas, Patrick Vieira Ferreira, kelly Szabo Cressoni, Alexandra Garrote Angiolin, Maysa do Carmo Santos, Juliana Teixeira, Marilce Ivama de Freitas
2012 a 2014
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Movimentos Identitários de professores em serviço
Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar a identidade de professores no trabalho, iniciantes (licenciados a partir de 2006), por acreditarmos, concordando com Dubar (1997), que ?o trabalho está no centro do processo de construção, destruição e reconstrução das formas identitárias...? (p.48). Logo, estudar as identidades implica analisar as relações de força na construção das identificações em seu processo de atribuição pelas instituições, o que remete à nossa questão: que atribuições a organização escola impõe aos professores? Como se processam as relações de força entre as atribuições e a incorporação da identidade profissional pelos professores? Este estudo tem relação com projetos realizados pelo CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais ? Educação) e a Cátedra UNESCO, ambos vinculados à FCC (Fundação Carlos Chagas) ? que se propõem investigar o desempenho docente e sua formação, articulando-os ao contexto social, à profissionalidade e à subjetividade do professor que exerce essa docência.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Selma de Oliveira Alfonsi, Helena Maria Medeiros Lima
2011 a 2012
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Movimentos Identitários de professores em formação
Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar a identidade de professores, focalizando seu processo de constituição no trabalho. Pretende-se identificar elementos de sua constituição identitária como docentes, por meio das atribuições que lhes são conferidas pelos educadores parceiros na escola: direção e coordenação e também pelos próprios alunos. Espera-se que a compreensão desses movimentos de atribuição e identificação ou pertença traga subsídios para a melhoria dos processos de formação de professores. Também é objetivo deste projeto promover, ao longo de seu desenvolvimento, aproximações e articulações teóricas entre os conceitos trabalhados, de modo a ampliar os fundamentos teóricos para a compreensão da docência e sua formação. Serão estudadas 4 escolas da cidade de São Paulo; seus diretores, um CP, 4 professores, alunos e pais.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Selma de Oliveira Alfonsi, Gabriel Veiga Catellani, Eliana Zanetti Cipriano, Silvia Bacchiegga, Helena Maria Medeiros Lima
2008 a 2010
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Inserção Profissional de Egressos de Programas de Iniciação à Docência
Nesta pesquisa propõe-se investigar como egressos de programas de iniciação à docência estão vivenciando sua inserção profissional no magistério. Os programas de onde provêm os egressos, são: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), de âmbito federal, o Bolsa Alfabetização, do governo estadual de São Paulo e o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo, em convênio com a secretaria municipal de Guarulhos, SP. Como a temática dos professores iniciantes é muito pouco explorada nas pesquisas da área de educação e ainda não é objeto das políticas públicas no Brasil, espera-se contribuir para o conhecimento dos elementos facilitadores e dificultadores dos primeiros anos de magistério, de modo a fornecer elementos tanto para a revisão dos currículos dos cursos de formação inicial, quanto para os gestores das escolas comprometidos com um ambiente propício ao ensino e aprendizagem dos alunos, assim como para os gestores de políticas públicas. Na abordagem metodológica optou-se pela conjugação de um survey, para mapear a situação profissional dos egressos, e estudos de caso para aprofundar aspectos da inserção profissional. A coleta de dados será realizada em quatro fases: a)consulta eletrônica sobre a situação profissional dos egressos, estimando-se um total de 200-300 ; b) estudos de caso de escolas (uma por estado, no total serão sete) que receberam os egressos, recorrendo-se a observações, entrevistas com os egressos e com os gestores, coleta de documentos da escola; c) grupos de discussão com egressos de diferentes cidades (no total 10) de origem dos participantes do grupo de pesquisa; d) acompanhamento longitudinal de seis egressos em dois momentos ao longo de dois anos, para estudar o movimento da inserção profissional, quando se solicitará o registro escrito de casos de ensino. No campo teórico, espera-se contribuir para ampliar a compreensão dos processo de socialização e de desenvolvimento profissional dos iniciantes.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Ailton Souza de Oliveira, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Rinalda Bezerra Carlos
2014 a 2018
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Movimentos Identitários de Professores em Serviço
Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar o movimento de constituição identitária de professores em processo de formação, focalizando as atribuições sobre a docência presentes no processo de formação; as formas identitárias que a educação (escola, pais, alunos, literatura pedagógica) impõe aos professores, contribuindo, por meio do desvelamento do processo de constituição identitária, para o campo da formação de professores. Também é objetivo deste projeto promover, ao longo de seu desenvolvimento, aproximações e articulações teóricas entre os conceitos trabalhados, de modo a ampliar os fundamentos teóricos para a compreensão da docência e sua formação.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, ANDRE, M.E.D.A., Laurizete F. Passos, Patricia C. A. de Almeida, Hobold, Marcia, Maria Joselma Nascimento Franco, Neusa Banhara Ambrosetti, Francine de Paulo Martins, Giseli Cruz, Ana Maria Calil, Maria das Graças Nascimento, Maria de Fatima Ramos de Andrade, Ana Sílvia Moço Aparicio
2010 a 2012
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Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente
O grupo tem oferecido oportunidade para formação de jovens pesquisadores, que se integram as pesquisas em desenvolvimento e enriquecem suas dissertações e teses. As atividades deste grupo geram publicações e participações das pesquisadoras em atividades e eventos científicos, nacionais e internacionais. Além disso, foram produzidas teses e dissertações relacionadas a recortes específicos da temática do grupo. Algumas das pesquisa em andamento obtiveram apoio financeiro do CNPq. O grupo tem pesquisadores em estágio de pós doutoramento. A linha de pesquisa Identidade Profissional investiga os processos de constituição identitária de docentes, gestores e professores coordenadores.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Igari, Camila,, Selma de Oliveira Alfonsi, Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Bernadete Angelina Gatti, Camila Olivieri Igari, Cristovam Alves, Marcia Hobold, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Laurinda Ramalho de Almeida, Ana Lucia Manrique, Laurizete F. Passos, Neusa B. Ambrosetti, Patricia C. A. de Almeida, Regina C. A. R. Prandini, Maria Joselma do Nascimento Franco
2006 a 2018
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Movimentos identitários de professores: representações do trabalho docente
Este é um projeto de pesquisa sobre Movimentos Identitários em sua relação com as representações que os professores fazem quanto ao seu trabalho em sala de aula. Trata-se de uma proposta de pesquisa que faz parte de um conjunto de pesquisas do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação/CIERS-Ed, ao redor do tema Representações Sociais no Trabalho Docente e no qual cada projeto afiliado se constitui um "pétala". Nesta "pétala", objetiva-se estudar a identidade de professores em processo de formação, visando a identificar elementos de sua constituição identitária como docentes, por meio das atribuições que lhes são conferidas nos cursos que frequentam. Espera-se que a compreensão desses movimentos de atribuição e identificação ou pertença traga subsídios para a melhoria dos processos de formação de professores. Buscaremos, ao longo da pesquisa, investigar as formas identitárias que a escola impõe aos professores, por meio da explicitação dos "mundos vividos" por esses atores. Esse mundo vivido é um mundo de relações, trocas e aprendizagens mútuas; e no cotidiano da escola, a articulação entre a personalidade do ator (seus aspectos pessoais) e o papel de agente na relação com os parceiros mais experientes. Pretendemos observar o que direciona o movimento de aproximação de professores iniciantes com professores mais experientes, com a hipótese de que seriam os aspectos pessoais de cada um que interferem nessa aproximação.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Camila Olivieri Igari
2006 a 2011
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos
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Egressos de cursos de licenciaturas e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade
O foco da pesquisa é conhecer como egressos dos cursos de Licenciaturas que atuam em classes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual ou municipal de ensino, vivenciam os primeiros anos de inserção no magistério. O objetivo principal é identificar elementos que caracterizam seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade. A amplitude do universo de pesquisa é demarcada pelo que estamos denominando de Região do Alto Tietê/Cabeceiras que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel, Guarulhos, Arujá e parte da região leste do município de São Paulo. Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) reunir informações da região, descrevendo suas características quanto aos sistemas educacionais, dados sócio econômicos e índices de vulnerabilidade; b) organizar dados das escolas da região e traçar perfil de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; c) identificar professores que se encontram no início da carreira, aspectos que caracterizam o seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade e relacionar dados sobre inserção profissional e desistência da carreira. Trata-se de pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa, cuja produção de dados se dará por meio de survey e entrevistas semiestruturadas. O grupo responsável pela investigação é composto por pesquisadores doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e professores da rede municipal e estadual de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa será organizada plataforma digital pública para criação de repositório de dados (legislação, produções científicas nacionais e internacionais; dados da própria pesquisa) com vistas à criação de um Observatório de Inserção Profissional, Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. Espera-se com os resultados da pesquisa produzir indicadores indutores de políticas públicas municipais relacionadas ao ingresso na carreira e à formação de professores.
Desde 2018
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Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID
A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Solange Vaz, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Adalberto Diré Adão, Alessandra Braga Souza, Robinson Jacintho de Souza, Sheilla André Carlos da Silva, Zilda Borges da Silva, Alcione Zaniboni Corral, Amanda Amaro, Mara Lucia da Silva Ribeiro, Paulo Luiz Vieira, Wildiane Sousa Braga, Juliana Marcondes de Morais, Francisca Chagas da Silva Barroso, Evelin Albert, Thais Medeiros Pereira, Elizabeth da Conceição Bortoti, Ana Paula Reis Santos Dias
2013 a 2017
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PIBID/UNIFESP 2012
Descrição: O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (56) .
Autores: Magali Aparecida Silvestre, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Isabel Maria Sabino de Farias, José Rubens Lima Jardilino, Ana Alice Fernandes Nagahama, Maria Liduína Facundo Severo, Simone Carvalho de Oliveira Pereira da Silva, Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra, Camila Leite Araújo Roncon, Ana Paula Reis Felix Pires, Sandra Altino de Queiroz Resende, Fátima Santos de Jesus, Alessandra Braga Souza, Regina Magna Bonifácio de Araújo
2012 a 2013
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Avaliação em Foco - Formação Continuada de Professores e Coordenadores da Rede Pública de Ensino
Trata-se de um projeto que reúne diversas ações dirigidas a profissionais da educação - professores e gestores - que atuam na educação básica da rede pública de ensino. O tema principal é avaliação é suas distintas dimensões: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional e avaliação dos sistemas de ensino. O objetivo principal desse projeto é desenvolver atividades de formação continuada na perspectiva da formação permanente que possibilitem estudos de aprofundamento crítico sobre a avaliação e seu papel na educação escolar. Atividades a serem desenvolvidas: cursos, assessorias, palestras, orientação para elaboração de material didático.
Autores: Magali Aparecida Silvestre, João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Vanessa Dias Moretti, André Amaral Gonçalves Bianco, Verilda Speridião Kluth, Ligia Ajaime Azzalis, Thaís Cyrino de Mello Forato, Marilena Aparecida de Souza Rosalen
2011 a 2016
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Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Magali Aparecida Silvestre
2011 a 2013
UFSCAR/UNIFESP/USP/UNICAMP
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22