Magali Aparecida Silvestre nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: magali.silvestre@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG. Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP responsável pela unidade curricular Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pesquisadora no campo da Formação de Professores/as do Ensino Fundamental e Ensino Superior, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: trabalho docente, identidade profissional docente, estágio curricular, residência pedagógica, inserção profissional docente, formação inicial e continuada, didática, práticas pedagógicas, avaliação educacional, estudos de egressos da graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH. Exerceu as seguintes funções: Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos da UNIFESP (2017-2021); Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) (2015-2017); Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação CPA (2013-2017); Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UNIFESP (2012-2013); Membro Titular do Conselho de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp (2021-2023); Coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2016-2017); Vice-coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2017-2019); Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope (2022-2023). Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica. Trabalhou como professora de Didática no CEFAM, na H.E.M. e em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas e de Didática do Ensino Superior em cursos de pós-graduação lato-sensu. Coordenou o Centro de Formação de Professores - Licenciaturas e o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenou os cursos de Pedagogia, Letras e História da Universidade Mogi das Cruzes, Campus São Paulo. Atualmente é Membro Titular do Conselho Universitário (2024-2025) e da Congregação do Campus Guarulhos da Unifesp (2024-2025); relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp desde 2023; Membro Titular do Comitê Científico da Anped (2022-2023/2024-2025) e Vice-coordenadora do Comitê Científico da Anped (2024-2025); Membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Formação Docente do GT 08 da Anped; representa a Anfope, como Membro Nato no Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP), desde 2023. Participa da Red Docente de América y El Caribe, Red Kipus. Em janeiro de 2024 assumiu a função de Coordenadora na Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SILVESTRE, M. A.;SILVESTRE, MAGALI APARECIDA


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Formação

  • Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)

    Estágios curriculares e práticas de ensino supervisionadas: sentidos e significados apreendidos por alunas de um curso de Pedagogia

    Orientação: Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)

    Um Estudo Acerca das Hipóteses das Alunas da Habilitação Específica para o Magistério Sobre o Ato de Aprender

    Orientação: Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1995 a 1997

  • Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar

    Universidade São Marcos

    1984 a 1987

  • Produção


    2022


    • Experiências na graduação da Unifesp: A avaliação de egressos

      Artigo publicado

      Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Magali Aparecida Silvestre; SOUZA, DEISE LOPES DE; REIS, REGINA CÉLIA

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 65

    • Resistir e Esperançar à luz do legado de Paulo Freire: em xeque a Resolução CNE/CP 02/20199

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Amanda Amaro; Priscila Bastos Braga dos Santos; Robinson Jacintho de Souza

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: Formação em Movimento - ANFOPE , v. 4 , p. 24

    • APRESENTAÇÃO

      Artigo publicado

      Autores: JARDILINO, JOSÉ RUBENS LIMA; Magali Aparecida Silvestre

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 14 , p. 1

    • Paulo Freire [livro eletrônico]: 100 anos de práxis libertadora: volume II

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Sylvia Helena de Souza da Silva Batista

      2022

      Fonte:

    • Paulo Freire [livro eletrônico]: 100 anos de práxis libertadora: volume I

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Souzana Mizan; Roberta Stangherlim

      2022

      Fonte:

    • Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2022

      Fonte: Paulo Freire [livro eletrônico]: 100 anos de práxis libertadora: volume I , p. 226

    • Práxis Formativa no Curso de Pedagogia: o Programa de Residência Pedagógica da Unifesp

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2022

      Fonte: Formação de professores: embates e lutas por uma formação da/na práxis pedagógica , p. 80


    2021


    • A Constituição da Identidade Profissional de Professores Formadores de um curso de Pedagogia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amanda Martins Amaro; Magali Aparecida Silvestre

      2021

      Fonte: Anais da 40a. Reunião Nacional da Anped: Educação como Prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! , p. 1

    • Inserção profissional de professores iniciantes: dificuldades e desafios

      Artigo publicado

      Autores: Carolina Domingues Nepomuceno; Magali Aparecida Silvestre

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 7 , p. 652

    • Estágios na formação de professores como enfrentamento dos desafios do século XXI

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2021

      Fonte: II Seminário Internacional de Formação de Professores. Formação de Professores e Didática em tempos de pandemia , p. 167


    2020


    • Inserção Profissional Docente em territórios de alta vulnerabilidade: aproximações analíticas de artigos publicados na última década

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      2020

      Fonte: Livro 1 vol 2 ? Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 976

    • Estudo sobre potencialidades dos registros avaliativos discutidos em colaboração para o aprimoramento das práticas pedagógicas

      Artigo publicado

      Autores: Denise de Sousa Gomes Llata; Magali Aparecida Silvestre

      2020

      Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 17 , p. 118

    • Inserção Profissional Docente em Territórios de Alta Vulnerabilidade: aproximações analíticas de artigos publicados na última década.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      2020

      Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 976

    • A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: Presença Comprometida, Conhecimento Transformador

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Janes Jorge; Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: Unifesp 25 Anos Histórias e Reflexões , p. 135

    • A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: Presença Comprometida, Conhecimento Transformador

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Janes Jorge

      2020

      Fonte: Unifesp 25 anos [livro eletrônico]: histórias e reflexões , p. 135


    2019


    • CONSTRUINDO, APRENDENDO E CONSOLIDANDO UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS:

      Artigo publicado

      Autores: SILVESTRE, MAGALI APARECIDA; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 10 , p. 89


    2018


    • Inovação Pedagógica e processos formativos no PIBID

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Ana Alice Izidorio Fernandes; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      2018

      Fonte: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1

    • Inserção profissional de egressos de cursos de pedagogia em territórios de alta vulnerabilidade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Sonia Regina Paroni; Sheilla André Carlos da Silva; Marlucia Silva Vieira

      2018

      Fonte: Anais Enalic , p. 1

    • Pesquisa em Rede: diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino; Regina Magna Bonifácio de Araújo

      2018

      Fonte:

    • Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho

      2018

      Fonte:


    2017


    • Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      2017

      Fonte:

    • Avaliação da Aprendizagem: uma problematização de concepções naturalizadas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Victor dos Santos Moraes

      2017

      Fonte: Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo , p. 9428

    • Implicações do Pibid na Formação Continuada de Professores da Rede Pública

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2017

      Fonte: Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira , p. 2011

    • Desenvolvimento Profissional e Estágios Curriculares Obrigatórios

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2017

      Fonte: XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE , p. 25.185

    • Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino

      2017

      Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 9 , p. 1


    2016


    • PIBID como objeto ou contexto de pesquisa?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Maria Liduína Facundo Severo

      2016

      Fonte: Anais [ do ] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. [Comunicações Orais.]. , p. 554

    • PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE E SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Robinson Jacintho de Souza

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 24 , p. 141

    • A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2016

      Fonte: Revista Parlamento e Sociedade , v. 4 , p. 79

    • Contribuições do OBEDUC como pesquisa em Rede para a Formação do Professor

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino

      2016

      Fonte: Educação Matemática em Foco (UEPB) , v. 5 , p. 13

    • Práticas de Estágios no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp/Guarulhos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2016

      Fonte: Práticas inovadoras na formação de professores , p. 147


    2015


    • Formação Inicial de Professores e o Tema Avaliação da Aprendizagem

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2015

      Fonte: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO , p. 28023

    • O conceito de desenvolvimento profissional docente e suas implicações para a pesquisa no campo da formação de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      2015

      Fonte: III Fórum de Pesquisa - Cadernos de Resumo , p. 6

    • Aprendizagem do Adulto Professor

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Madalena de Oliveira Molochenco; Maria Aparecida Campos Muniz de Castro; Marili Moreira da Silva Vieira; Rosangela Aparecida Cemino Moura; Silvia Russo Correia; Yara Garcia Paoletti Cunha; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; Amali de Angeli Mussi; Beatriz de Azevedo Blandy; Carlos Luiz Gonçalves; Cleide do amaral Terzi; Luzia a Marino Orsolon

      2015

      Fonte:

    • Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino

      2015

      Fonte:

    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica

      Capítulo de livro publicado

      Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto

      2015

      Fonte: Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 1

    • Práticas formativas colaborativas no âmbito do Pibid e as contribuições do campo da didática

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Denise de Sousa Gomes Llata

      2015

      Fonte: Livro 1: Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola , p. 03741


    2014


    • Estudo Exploratório sobre o PIBID na Região Metropolitana de São Paulo e suas Contribuições para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Leandro Ribeiro de Moura; Cristina Vitorino da Rós

      2014

      Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no Campo da Formação de Professores , p. 7818

    • Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Umberto de Andrade Pinto

      2014

      Fonte: Professores em Espaços de Formação: mediações, práxis e saberes docentes

    • Professores em Residência Pedagógica - Estágio para ensinar Matemática

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Wagner Rodrigues Valente

      2014

      Fonte:

    • Entrevista Manual do Bom Estágio

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2014

      Fonte: Revista Nova Escola , p. 93


    2013


    • A aprendizagem da docência em matemática: o professor supervisor do PIBID em atividade de ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vanessa Dias Moretti; Denise de Sousa Llata; Lidiane Chaves Zeferino

      2013

      Fonte: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas , p. 1

    • A psicologia histórico-cultural como referencial teórico-metodológico de pesquisas desenvolvidas no campo da formação de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2013

      Fonte: XI Conpe - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional , p. 1

    • A experiência do PIBID nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do campo da Didática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Denise de Sousa Llata

      2013

      Fonte: Enalic'13 , p. 1

    • Academic Internship and The Teaching of Mathematics in the Yearly School Years

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Wagner Rodrigues Valente

      2013

      Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 3 , p. 60


    2012


    • Aspectos Metodológicos da Residência Pedagógica e a Mediação do Preceptor

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2012

      Fonte: Práctica Y Residencia Docente Formación unicial y comienzos en la docencia en diversos contextos educativos Programas e resúmenes , p. 35

    • Movimentos identitários de professores em serviço: um estudo sobre atribuições e pertenças

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco; Magali Aparecida Silvestre; Marly das Neves Benachio; Vera Lucia Trevisan de Souza

      2012

      Fonte: Trabalho docente: tensões e perspectivas , p. 167

    • Estágios, práticas de alfabetização e mediação do professor-formador

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2012

      Fonte: Estudos e práticas de alfabetização e letramento , p. 1

    • Concepções sobre Formação Permanente de Professores: entre discursos e práticas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Fabiana Lopes Rodrigues

      2012

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 005247

    • O Coordenador Pedagógico e as Práticas da Sala de Aula

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2012

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 003118

    • Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: entre qualidade e possibilidade, os desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marineide de Oliveira Gomes; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Vera Lucia Gomes Jardim; Claudia Panizzolo

      2012

      Fonte: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores , p. 000221


    2011


    • Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Celia Maria Benedicto Giglio; Clécio dos Santos Bunzen Junior; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto

      2011

      Fonte: Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão , p. 15

    • Les mouvements identitiaires et la formation des enseignants: tensions entre les attributions et les appartenances

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Luciana Franceschini Fonseca; Luzia a Marino Orsolon; Rafael Conde Barbosa; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marly das Neves Benachio; Marili Moreira da Silva Vieira; Ailton Souza de Oliveira; Camila Olivieri Igari; Eliana Midori Morita; Luciana Andréa Afonso Sigalla

      2011

      Fonte: Anais Afirse 2011 - Recherches sur la formation des enseignants

    • Movimientos Identitarios e la formación de profesores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Luciana Andréa Afonso Sigalla; Marili Moreira da Silva Vieira; Vera Maria Nigro de Souza Placco; Rafael Conde Barbosa; Marly das Neves Benachio; Luciana Franceschini Fonseca; Camila Olivieri Igari; Ailton Souza de Oliveira; Luzia a Marino Orsolon; Vera Lucia Trevisan de Souza

      2011

      Fonte: Anais XXXIII Congreso Interamericano de Psicología Por la salud de los pueblos: una psicología comprometida com la transformación social

    • Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; João do Prado Ferraz de Carvalho; Marineide de Oliveira Gomes; Umberto de Andrade Pinto; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      2011

      Fonte: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores - GT8 - ANPED , p. 45

    • Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2011

      Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 11 , p. 835

    • Os embates contemporâneos da didática

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2011

      Fonte: Pesquiseduca , v. 3 , p. 282

    • Modelos de Formação e Estágios Curriculares

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2011

      Fonte: Formação Docente , v. 5 , p. 30

    • Sentidos e Significados dos estágios curriculares obrigatórios: a fala do sujeito aprendente

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2011

      Fonte: Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão , p. 165


    2010


    • Movimentos Identitários de Professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marly das Neves Benachio; Vera Lucia Trevisan de Souza; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2010

      Fonte: Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas pedagógicas

    • Formação Inicial de Professores em Questão: que papel podem desempenhar os estágios curriculares?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2010

      Fonte: Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais

    • Resenha do livro Currículo e Competências de Philippe Jonnaert, Moussadak Ettayebi e Rosette Defise

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2010

      Fonte: Pátio: Ensino Médio , p. 46


    2009


    • Estágio e Formação Inicial: espaço de constituição da profissionalidade do professor das séries iniciais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2009

      Fonte: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto , p. 182

    • Sentidos e significados sobre estágios curriculares obrigatórios da formação inicial: contribuições da psicologia sócio-histórica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2009

      Fonte: 32a. Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?

    • Sentidos e significados apreendidos por alunas em formação sobre práticas de ensino supervisionadas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco

      2009

      Fonte: XXXII CIP Guatemala 2009 - Congresso Interamericano de Psicologia

    • Educação de Jovens e Adultos: tempos de avanços ... tempos de exclusão

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Ani Martins da Silva; Maria Letícia B P Nascimento

      2009

      Fonte: Inclusão e Exclusão: múltiplos contornos da educação brasileira , p. 13


    2008


    • Didática: O que são objetivo, conteúdo e conceito?

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2008

      Fonte: Nova Escola , p. 20


    2007


    • Identidade Profissional de Professores: um Referencial para Pesquisa

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Bernadete Angelina Gatti; Cristovam da Silva Alves; Camila O. Igari; Karina S. M. Pagnez; M. S. Hoboldi; Walkiria de Oliveira Rigolon

      2007

      Fonte: EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE) , v. 10 , p. 269

    • The Process of Brazilian Young and Adult Education: acess and permanence in university

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Maria Letícia B P Nascimento; Ani Martins da Silva

      2007

      Fonte: RC28 McGill Conference papers


    2006


    • Aprendizagem de Adultos: como aprende o professor

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco; et all

      2006

      Fonte: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino

    • Pesquisa sobre Formação de Professores: uma análise das racionalidades

      Artigo publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Marcia Hobold; Cristina Novikoff; Fernanda Oliveira; Rita Oliveira; Karina Pagnez; Cristovam Alves; ANDRE, M.E.D.A.; Marly das Neves Benachio; Celeste Costa; Gisele Cássia de Almeida Coutinho; Delcimar Cunha; Márcia Gatti; Camila Olivieri Igari

      2006

      Fonte: Educação & Linguagem , v. 14 , p. 90

    • Aprendizagem do Adulto Professor

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco; Rosangela Aparecida Cemino Moura; Amali de Angelis Mussi; Luzia a Marino Orsolon; Magali Aparecida Silvestre; Cleide do amaral Terzi; Marili Moreira da Silva Vieira; Vera Lucia Trevisan de Souza; Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; Beatriz de Azevedo Blandy; Maria Aparecida Campos Muniz de Castro; Silvia Russo Correia; Yara Garcia Paoletti Cunha; Carlos Luiz Gonçalves; Madalena de Oliveira Molochenco

      2006

      Fonte:

    • Educação de Jovens e Adultos: tempos de avanços... tempo de exclusão

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Ani Martins da Silva; Maria Letícia B P Nascimento

      2006

      Fonte: Inclusão e Exclusão: múltiplos contornos da educação brasileira , p. 13

    • Pesquisa sobre a formação de professores: uma análise das racionalidades

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; ANDRE, M.E.D.A.; et all

      2006

      Fonte: Anais IV Mostra de Pesquisa em Educação da PUC de São Paulo , p. 25

    • Identidade Profissional de Professores: um referencial para pesquisa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Bernadete Angelina Gatti; et all

      2006

      Fonte: Anais IV Mostra de Pesquisa em Educação da PUC de São Paulo , p. 23


    2005


    • Professores Universitários: um relato de experiência

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2005

      Fonte: Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais - Resumos da Comunicações , p. 23


    2004


    • Promoção do Desenvolvimento Sustentável: comunidades do semi-árido da Bahia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Gilda Collet Bruna; et all

      2004

      Fonte: Anais 4to Congreso Internacional de Educación Superior , p. 3692

    • Progressão Continuada: ainda um desafio na rede estadual de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Thaís de almeida Massa

      2004

      Fonte: SIICUSP 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , p. 5116

    • A Trajetória de um Grupo-Autor: estudos sobre a aprendizagem do adulto - o professor

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Vera Maria Nigro de Souza Placco; et all

      2004

      Fonte: 1er Congresso de Educadores del Mercosur:


    2003


    • Educação de Jovens e Adultos: como desenvolver uma prática coerente e significativa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Sandra Helena Silva Cavalcante

      2003

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 242

    • Indisciplina e o Contexto Em Que Ela Ocorre

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Regina Márcia Machado Salla

      2003

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 236

    • Desenvolvimento Sustentável: região do semi-árido da Bahia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre; Hagar Maala Inácio; Rosangela Miguel; Carlos Roberto do Prado

      2003

      Fonte: SIICUSP 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , p. 3743

    • A Prática de Ensino no Curso de Pedagogia: classes de educação de jovens e adultos como espaço de formação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2003

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 135


    2002


    • Teoria versus prática no discurso do professor formador de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fabiana Satiro de Souza; Magali Aparecida Silvestre

      2002

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 415

    • Alfabetizar na perspectiva da Pedagogia da Libertação: uma tarefa para despertar a consciência crítica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Milena M Torres; Magali Aparecida Silvestre

      2002

      Fonte: Carderno de Resumos , p. 409


    2001


    • Um estúdio acerca de las hipótesis de las alumnas de la habilitación específica para magistéio sobre el acto de aprender

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2001

      Fonte: Anais do Congresso Pedagogia 2001

    • Uma Experiência de Estudo do Meio com Alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2001

      Fonte: Anais VI Congresso Iberoamericano de Extensão


    1998


    • O Estágio Supervisionado: rompendo a resitência, reconstruindo a prática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      1998

      Fonte: Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - formação do Educador e Avaliação Educacional

    Atuações

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • Professora Assistente II

      1997 a 2006

    Centro Universitário Capital

    • Professora titular

      2000 a 2007

    Faculdades Integradas Campos Salles

    • Categoria I

      2001 a 2005

    Universidade Anhembi Morumbi

    • Assessora de Desenvolvimento Pedagógico

      2007 a 2008

    Faculdade Associada de Cotia

    • Professora

      1999 a 2000

    Centro Estadual de Estudos Supletivos Dona Clara Mantelli

    • Professora Contratada de Ensino Fundamental I

      1983 a 1989

    Escola Municipal de Primeiro Grau Marlene Rondelli

    • Professora Contratada de Ensino Fundamental I

      1989 a 1990

    Instituto Concórdia de São Paulo

    • Professora Contratada de Ensino Médio

      1990 a 1990

    Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - Itaquera

    • Professora Contratada

      1990 a 1990

    Escola Municipal de Primeiro Grau Luís Carlos Prestes

    • Professora Efetiva de Ensino Fundamental I

      1992 a 1992

    Associação de Educação Popular Paulo Freire - MOVA/SP

    • Supervisora

      1991 a 1993

    Escola Municipal de Primeiro Grau General Liberato Bittencourt

    • Professora Efetiva de Ensino Fundamental I

      1993 a 1997

    Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Anhanguera

    • Professora Efetiva de Didática

      1994 a 1994

    EEPG CEFAM e Experimental Dr. Edmundo de Carvalho

    • Professora Efetiva Afastada

      1995 a 1995

    Colégio Rainha da Paz

    • Professora Contratada

      1996 a 1998

    Escola Municipal de Primeiro Grau Dilermando Dias dos Santos

    • Coordenadora Efetiva

      1998 a 1998

    Escola Municipal de Primeiro Grau Rui Bloem

    • Coordenadora Efetiva

      1999 a 1999

    Faculdades Oswaldo Cruz

    • Contrato Temporário

      2008 a 2008

    Universidade de Mogi das Cruzes

    • Coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras

      Celetista formal

      2008 a 2009

    • Professora de Didática

      Celetista formal

      2008 a 2009

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Pesquisadora

      2004 a 2017

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Professor Associado II

      Desde 2009

    Alfabetização e Letramento Múltiplas Perpectivas & Formação de Professores

    • Membro de corpo editorial

      2011 a 2018

    Educação e Pesquisa (USP. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2010

    Comunicações (UNIMEP)

    • Revisor de periódico

      2011 a 2012

    Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

    • Revisor de periódico

      Desde 2011

    UFSCAR/UNIFESP/USP/UNICAMP

    • professor pesquisador

      Outro (especifique)

      2011 a 2013

    Conexões : Ciência e Tecnologia

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Olh@res - UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Educação e Sociedade - CEDES

    • Revisor de periódico

      2013 a 2015

    Revista Eletrônica de Educação - UFSCAr

    • Revisor de periódico

      2010 a 2011

    Revista Brasileira de Educação

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE)

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    FORMAÇÃO DOCENTE

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Membro de corpo editorial

      2011 a 2015

    Cadernos de Pesquisa - FCC

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    Estudos em Avaliação Educacional

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Mara Lucia da Silva Ribeiro

      As relações entre exercício de poder e formação permanente

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Solange Vaz

      Experiência, linguagem e política: perspectivas para a práxis do diretor

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Francisca Chagas da Silva Barroso

      Formação docente: a construção da identidade docente de professores da educação básica do município de Humaitá/AM

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Évelin Albert

      Narrativas de professoras: diálogos e reflexões sobre o início da carreira docente

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Amanda Martins Amaro

      A constituição da identidade profissional do professor que atua no Programa São Paulo Integral em territórios de alta vulnerabilidade.

      Doutorado em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Juliana Marcondes de Morais

      Estágio de Docência no Ensino Superior: contribuições e desafios para a constituição dos saberes docentes

      Doutorado em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Paulo Luiz Vieira

      Os sentidos e significados do papel do coordenador pedagógico na escola pública em uma perspectiva socio-histórica e dialética

      Doutorado em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Robinson Jacintho de Souza

      Professores iniciantes: os sentidos subjetivos da subjetividade docente dos egressos de cursos de Pedagogia inseridos em escolas públicas no Estado de São Paulo

      Doutorado em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Alessandra Braga Souza

      Estágio Remunerado ? Aprender Sem Limites: Educação Especial: A Relação entre Teoria e Prática na Formação Docente

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Alcione Zaniboni Corral

      A percepção do supervisor do ensino no tocante á formação permanente do professor que trabalha em escolas de alta vulnerabilidade

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Zilda Borges da Silva

      Escola Pública contemporânea: cultura escolar e desenvolvimento profissional docente em uma EMEF inserida em território de alta vulnerabilidade

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Sheilla Andre Carlos da Silva

      Inserção profissional: as pedagogas nas creches paulistas, um olhar para os bebês e crianças bem pequenas em tempos de retrocessos

      Doutorado em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Patrícia Cruz da Silva

      A Formação Continuada de Professores para a Educação das Relações Étnico Raciais e o Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial no Município de Guarulhos: uma experiência

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Juliana de Oliveira Torres

      Programa de Residência Pedagógica da CAPES: possíveis contribuições para o trabalho de professores iniciantes

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Mara Lucia da Silva Ribeiro

      Coordenação Pedagógica e Docentes Iniciantes: um olhar sobre duas EMEFS paulistanas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Carolina Domingues Nepomuceno

      Inserção profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Amanda Martins Amaro

      A constituição da identidade profissional do formador do curso de Pedagogia na Unifesp campus Guarulhos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Ana Alice Izidorio Fernandes

      Inserção profissional na rede de ensino do Município de Guarulhos de alunas egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Heloísa Maria de Morais Giannichi

      Os ciclos de aprendizagem na reorganização curricular do município de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Camila Leite Araújo Roncon

      Implicações de Programas de Iniciação à Docência na Inserção Profissional de Professores

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Ana Paula Reis Felix Pires

      Desenvolvimento Profissional de Docentes Participantes do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Victor dos Santos Moraes

      Os efeitos da avaliação da aprendizagem na saúde de educandos do ensino fundamental I: uma problematização de resultados de pesquisa

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Giodésia Conceição Gomes de Araujo

      A interface entre a identidade profissional e a prática possível

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Aline Boen Rodrigues

      Recortes sociais em rede municipal de ensino: uma busca por práticas sócio interacionistas em língua inglesa

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Camila Angélica Silvestrini Sanches

      Tertúlia literária dialógica: a aprendizagem dialógica no testemunho docente

      Prog. de Pós Graduação em Educação - 3300901508P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Denise de Sousa Gomes LLata

      Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores

      Educação

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Robinson Jacintho de Souza

      Consciência e Educação Emancipatória: investigação de quais os sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    Gestão

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • Coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos

      Faculdade de Filosofia Letras e Educação

      Centro de Cultura e Extensão

        Desde 2003

    • Coordenação do Centro de Formação de Professores (Licenciatura)

      Faculdade de Filosofia, Letras e Educação

      Centro de Formação de Professores

        Desde 2006

    Escola Municipal de Primeiro Grau Dilermando Dias dos Santos

    • Coordenadora de Ensino Fundamental

      Coordenação

        Desde 1998

    Escola Municipal de Primeiro Grau Rui Bloem

    • Coordenadora de Ensino Fundamental

      Coordenação

        Desde 1999

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2012

      Departamento de Educação

        Desde 2013

    • Vice-Diretora do campus Guarulhos

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

        Desde 2014

    • Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Unifesp campus Guarulhos - Gestão 2017-2021 desde 24/02/2017

      Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

        Desde 2021

    • Coordenadora de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp

      Pró-Reitoria de Graduação

    • Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN

      Pró-Reitoria de Planejamento - Unifesp

        Desde 2017

    Pesquisa

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • Grupo de Estudos Inclusão ou Exclusão? Contrapontos da Educação Brasileira

      Na proposição de um sub-tema a ser pesquisado pelo grupo sobre infância e adolescência, optou-se por criar um grupo de estudo sobre procedimentos metodológicos. A opção recaiu no aprofundamento da proposta metodológica de Bernard Lahire em seu livro Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. A nova temática de estudo tem objetivo de ampliar a produção de pesquisas interdisciplinares, o que o caracteriza como um grupo interinstitucional.

      2007 a 2010

    • Promoção do Desenvolvimento Sustentável: comunidades do semi-árido da Bahia

      O projeto visa criar condições para o desenvolvimento sustentável de comunidades do semi-árido da Bahia, utilizando habitações construídas com materiais locais e pela população local, após capacitação específica. Associa a experiência da Diaconia, entidade do terceiro setor que atua junto ao sertanejo na fabricação de cisternas para a coleta de água de chuva para abastecimento familiar, com um programa de alfabetização usando cartilhas que mostram o processo construtivo, a preservação ambiental e a qualidade de vida. Parte da hipótese da necessidade de estudar a utilização de materiais locais como elementos construtivos de habitação, bem como da transferência dessa tecnologia de construção para as comunidades locais, para que se fixem na região e desenvolvam com sustentabilidade.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Maria Letícia B P Nascimento, Beatriz Regina Pereira Saeta, João Clemente de Souza Neto

      2003 a 2004

    • Inclusão ou Exclusão? contrapontos da educação brasileira

      Essa pesquisa objetiva acompanhar os egressos da experiência EJA e os possíveis mecanismos de exclusão/inclusão nos segmentos sociais em que estão inseridos. Numa segunda fase reconhecer e fundamentar aspectos teórico-práticos na formação de professores voltados para a infância e para a adolescência.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Gilda Collet Bruna, Carlos Roberto do Prado, Rosangela Miguel, Hagar Maala Inácio

      2002 a 2007

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • InterUniversidades

      Descrição: O Projeto aqui proposto pretende oferecer aos alunos, em tempos de quarentena, a oportunidade de ampliar os contatos com outros profissionais e colegas que estão realizando mestrado/doutorado e que atuam em sua área de estudo. Os eventos que vinham sendo realizados na área acadêmica, principalmente de Educação e Ensino, se configuravam como uma possibilidade para que todos aprendessem a debater e pudessem se atualizar em temas importantes em sua área de conhecimento. Esses momentos permitiam ainda, que se aprendesse com a diversidade de opiniões a importância do respeito acadêmico e principalmente ensaiasse a colaboração entre grupos científicos. Entende-se que os alunos nesse momento, que estão em uma experiência de isolamento, precisariam vivenciar o sentido de estar em uma comunidade científica mais ampla, pois assim, poderiam ter oportunidades de aprender a tolerância da diversidade de opiniões, para colaborarem futuramente com a construção de uma comunidade acadêmica baseada em valores éticos, colaborativos e sem preconceito, mas com rigor científico. Assim, tendo que continuar com atividades on line, considerou-se que deveríamos propor atividades que ultrapassassem as aulas impostas pelo computador do tipo exposição, discussão, orientação em um espaço determinado. Propõe-se então, um conjunto de atividade, que pretende ir além das aulas só do professor, mas busca com outros colegas o desenvolvimento de atividades conjuntas. O ensaio nessa modalidade de estudo, poderá ajudar a pensar em atividades ainda mais amplas, quando voltar o ensino presencial. Nesse sentido, esse Projeto pretende ser não somente uma proposta de inovação na área do ensino de pós-graduação, mas de expansão de possibilidades para nossos alunos. Esse é o sentido desse projeto. Metodologia Geral: o grupo de professores integrantes compõem a Coordenação Geral e se responsabiliza pelos seguintes atividades: definição dos temas a serem discutidos, que atendam os propósitos de seu curso ou mais especificamente do interesse de seu grupo de pesquisa ou ainda do projeto de dissertação/ tese dos alunos; seleção dos alunos que participarão de cada tema; colaboração na organização das agendas dos seminários; apresentar novas oportunidades de apresentação dos seminários em novos eventos; proposição de monitores para participar das reuniões de preparação dos alunos; assinatura de certificado para os alunos participantes-responsáveis pelos seminários; assinatura de certificados para os monitores participantes, responsáveis pelos seminários; criação de uma sala virtual, em contato com o monitor, para realização de cada um dos seminários. (cada professor decide a plataforma e oferece o link para o monitor). Grupo de monitores envolvidos: os grupos de monitores envolvidos poderão realizar as seguintes atividades: criação de grupo whats app entre os alunos de um grupo/tema para preparação do seminário; organização de salas virtuais para reunião com o grupo sob sua supervisão; organização com o(s) professor(es) de uma sala virtual para apresentação do(s) seminário(s); participação da avaliação das atividades do grupo sob sua supervisão; participação do processo de avaliação qualitativa do projeto. Os alunos participantes indicados pelos professores se responsabilizarão: reuniões de preparação dos seminários; apresentação dos seminários escolha de novas oportunidades de apresentação considerando calendário de eventos disponíveis na rede interuniversidades (aulas ampliadas, seminários e congressos) participação do processo de avaliação qualitativa do projeto.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Maria Letícia B P Nascimento, Beatriz Regina Pereira Saeta, João Clemente de Souza Neto, Maria Aparecida Macedo Pascal

      Desde 2020

    • Desafios da Escola na Atualidade: Qual Escola para o Século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no estado de São Paulo

      Nosso objetivo é investigar "Qual escola para o Século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no estado de São Paulo". Este projeto de pesquisa, a ser realizado no triênio 2017/2020, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId) dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente, nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais na Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas. As pesquisas do grupo agregam estudos e projetos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, relacionados à Formação de Professores e Movimentos Identitários de Professores, que têm oferecido os aportes teórico-metodológicos às investigações desenvolvidas. Nessa direção, o projeto visa a realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções da escola na contemporaneidade, no Estado de São Paulo, entre alunos, professores, diretores e coordenadores de escolas, dirigentes de ensino e de outras instituições ligadas à Educação. Nesse sentido, busca-se a compreensão de quem são os profissionais dessa área, os movimentos constituintes de suas identidades e suas formações, como atuam e influenciam na aprendizagem, que se estabelece na relação entre profissionais, alunos e conhecimento.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Clarilza Prado de Sousa, Lucia Villas Boas, Adelina Oliveira Novaes, Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches, Sandra Lucia Ferreira, Romilda Teodora Ens, Edna Maria de Oliveira Chamon, Ligia Elliot, Rita Lima, Émina Santos

      2015 a 2022

    • As condições de trabalho do professor como produtoras e mantenedoras de práticas e representações sobre a docência, no processo de profissionalização docente

      Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos que constituem as condições, materiais e imateriais, em que se desenvolve o trabalho docente, buscando contribuir para a compreensão do processo de constituição da profissionalidade docente. Participaram da pesquisa, com utilização da Técnica Q, 25 professores com 6 a 10 anos de docência.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Camila Olivieri Igari, Luciana Andréa Afonso Sigalla, Rafael Conde Barbosa, Selma de Oliveira Alfonsi, Gabriel Veiga Catellani, Helena Maria Medeiros Lima, Elvira Maria Godinho Aranha, Alcielle dos Santos, Danielle Girotti Callas, Patrick Vieira Ferreira, kelly Szabo Cressoni, Alexandra Garrote Angiolin, Maysa do Carmo Santos, Juliana Teixeira, Marilce Ivama de Freitas

      2012 a 2014

    • Movimentos Identitários de professores em serviço

      Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar a identidade de professores no trabalho, iniciantes (licenciados a partir de 2006), por acreditarmos, concordando com Dubar (1997), que ?o trabalho está no centro do processo de construção, destruição e reconstrução das formas identitárias...? (p.48). Logo, estudar as identidades implica analisar as relações de força na construção das identificações em seu processo de atribuição pelas instituições, o que remete à nossa questão: que atribuições a organização escola impõe aos professores? Como se processam as relações de força entre as atribuições e a incorporação da identidade profissional pelos professores? Este estudo tem relação com projetos realizados pelo CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais ? Educação) e a Cátedra UNESCO, ambos vinculados à FCC (Fundação Carlos Chagas) ? que se propõem investigar o desempenho docente e sua formação, articulando-os ao contexto social, à profissionalidade e à subjetividade do professor que exerce essa docência.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Selma de Oliveira Alfonsi, Helena Maria Medeiros Lima

      2011 a 2012

    • Movimentos Identitários de professores em formação

      Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar a identidade de professores, focalizando seu processo de constituição no trabalho. Pretende-se identificar elementos de sua constituição identitária como docentes, por meio das atribuições que lhes são conferidas pelos educadores parceiros na escola: direção e coordenação e também pelos próprios alunos. Espera-se que a compreensão desses movimentos de atribuição e identificação ou pertença traga subsídios para a melhoria dos processos de formação de professores. Também é objetivo deste projeto promover, ao longo de seu desenvolvimento, aproximações e articulações teóricas entre os conceitos trabalhados, de modo a ampliar os fundamentos teóricos para a compreensão da docência e sua formação. Serão estudadas 4 escolas da cidade de São Paulo; seus diretores, um CP, 4 professores, alunos e pais.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Selma de Oliveira Alfonsi, Gabriel Veiga Catellani, Eliana Zanetti Cipriano, Silvia Bacchiegga, Helena Maria Medeiros Lima

      2008 a 2010

    • Inserção Profissional de Egressos de Programas de Iniciação à Docência

      Nesta pesquisa propõe-se investigar como egressos de programas de iniciação à docência estão vivenciando sua inserção profissional no magistério. Os programas de onde provêm os egressos, são: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), de âmbito federal, o Bolsa Alfabetização, do governo estadual de São Paulo e o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo, em convênio com a secretaria municipal de Guarulhos, SP. Como a temática dos professores iniciantes é muito pouco explorada nas pesquisas da área de educação e ainda não é objeto das políticas públicas no Brasil, espera-se contribuir para o conhecimento dos elementos facilitadores e dificultadores dos primeiros anos de magistério, de modo a fornecer elementos tanto para a revisão dos currículos dos cursos de formação inicial, quanto para os gestores das escolas comprometidos com um ambiente propício ao ensino e aprendizagem dos alunos, assim como para os gestores de políticas públicas. Na abordagem metodológica optou-se pela conjugação de um survey, para mapear a situação profissional dos egressos, e estudos de caso para aprofundar aspectos da inserção profissional. A coleta de dados será realizada em quatro fases: a)consulta eletrônica sobre a situação profissional dos egressos, estimando-se um total de 200-300 ; b) estudos de caso de escolas (uma por estado, no total serão sete) que receberam os egressos, recorrendo-se a observações, entrevistas com os egressos e com os gestores, coleta de documentos da escola; c) grupos de discussão com egressos de diferentes cidades (no total 10) de origem dos participantes do grupo de pesquisa; d) acompanhamento longitudinal de seis egressos em dois momentos ao longo de dois anos, para estudar o movimento da inserção profissional, quando se solicitará o registro escrito de casos de ensino. No campo teórico, espera-se contribuir para ampliar a compreensão dos processo de socialização e de desenvolvimento profissional dos iniciantes.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Ailton Souza de Oliveira, Rafael Conde Barbosa, Camilia Olivieri Igari, Marili Moreira da Silva Vieira, Rinalda Bezerra Carlos

      2014 a 2018

    • Movimentos Identitários de Professores em Serviço

      Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar o movimento de constituição identitária de professores em processo de formação, focalizando as atribuições sobre a docência presentes no processo de formação; as formas identitárias que a educação (escola, pais, alunos, literatura pedagógica) impõe aos professores, contribuindo, por meio do desvelamento do processo de constituição identitária, para o campo da formação de professores. Também é objetivo deste projeto promover, ao longo de seu desenvolvimento, aproximações e articulações teóricas entre os conceitos trabalhados, de modo a ampliar os fundamentos teóricos para a compreensão da docência e sua formação.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, ANDRE, M.E.D.A., Laurizete F. Passos, Patricia C. A. de Almeida, Hobold, Marcia, Maria Joselma Nascimento Franco, Neusa Banhara Ambrosetti, Francine de Paulo Martins, Giseli Cruz, Ana Maria Calil, Maria das Graças Nascimento, Maria de Fatima Ramos de Andrade, Ana Sílvia Moço Aparicio

      2010 a 2012

    • Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente

      O grupo tem oferecido oportunidade para formação de jovens pesquisadores, que se integram as pesquisas em desenvolvimento e enriquecem suas dissertações e teses. As atividades deste grupo geram publicações e participações das pesquisadoras em atividades e eventos científicos, nacionais e internacionais. Além disso, foram produzidas teses e dissertações relacionadas a recortes específicos da temática do grupo. Algumas das pesquisa em andamento obtiveram apoio financeiro do CNPq. O grupo tem pesquisadores em estágio de pós doutoramento. A linha de pesquisa Identidade Profissional investiga os processos de constituição identitária de docentes, gestores e professores coordenadores.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Vera Lucia Trevisan de Souza, Rafael Conde Barbosa, Igari, Camila,, Selma de Oliveira Alfonsi, Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Bernadete Angelina Gatti, Camila Olivieri Igari, Cristovam Alves, Marcia Hobold, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Laurinda Ramalho de Almeida, Ana Lucia Manrique, Laurizete F. Passos, Neusa B. Ambrosetti, Patricia C. A. de Almeida, Regina C. A. R. Prandini, Maria Joselma do Nascimento Franco

      2006 a 2018

    • Movimentos identitários de professores: representações do trabalho docente

      Este é um projeto de pesquisa sobre Movimentos Identitários em sua relação com as representações que os professores fazem quanto ao seu trabalho em sala de aula. Trata-se de uma proposta de pesquisa que faz parte de um conjunto de pesquisas do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação/CIERS-Ed, ao redor do tema Representações Sociais no Trabalho Docente e no qual cada projeto afiliado se constitui um "pétala". Nesta "pétala", objetiva-se estudar a identidade de professores em processo de formação, visando a identificar elementos de sua constituição identitária como docentes, por meio das atribuições que lhes são conferidas nos cursos que frequentam. Espera-se que a compreensão desses movimentos de atribuição e identificação ou pertença traga subsídios para a melhoria dos processos de formação de professores. Buscaremos, ao longo da pesquisa, investigar as formas identitárias que a escola impõe aos professores, por meio da explicitação dos "mundos vividos" por esses atores. Esse mundo vivido é um mundo de relações, trocas e aprendizagens mútuas; e no cotidiano da escola, a articulação entre a personalidade do ator (seus aspectos pessoais) e o papel de agente na relação com os parceiros mais experientes. Pretendemos observar o que direciona o movimento de aproximação de professores iniciantes com professores mais experientes, com a hipótese de que seriam os aspectos pessoais de cada um que interferem nessa aproximação.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Luzia a Marino Orsolon, Marili Moreira da Silva Vieira, Marly das Neves Benachio, Rosangela Aparecida Cemino Moura, Vera Lucia Trevisan de Souza, Camila Olivieri Igari

      2006 a 2011

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos

    • Egressos de cursos de licenciaturas e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade

      O foco da pesquisa é conhecer como egressos dos cursos de Licenciaturas que atuam em classes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual ou municipal de ensino, vivenciam os primeiros anos de inserção no magistério. O objetivo principal é identificar elementos que caracterizam seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade. A amplitude do universo de pesquisa é demarcada pelo que estamos denominando de Região do Alto Tietê/Cabeceiras que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel, Guarulhos, Arujá e parte da região leste do município de São Paulo. Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) reunir informações da região, descrevendo suas características quanto aos sistemas educacionais, dados sócio econômicos e índices de vulnerabilidade; b) organizar dados das escolas da região e traçar perfil de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; c) identificar professores que se encontram no início da carreira, aspectos que caracterizam o seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade e relacionar dados sobre inserção profissional e desistência da carreira. Trata-se de pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa, cuja produção de dados se dará por meio de survey e entrevistas semiestruturadas. O grupo responsável pela investigação é composto por pesquisadores doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e professores da rede municipal e estadual de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa será organizada plataforma digital pública para criação de repositório de dados (legislação, produções científicas nacionais e internacionais; dados da própria pesquisa) com vistas à criação de um Observatório de Inserção Profissional, Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. Espera-se com os resultados da pesquisa produzir indicadores indutores de políticas públicas municipais relacionadas ao ingresso na carreira e à formação de professores.

      Desde 2018

    • Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID

      A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Solange Vaz, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Adalberto Diré Adão, Alessandra Braga Souza, Robinson Jacintho de Souza, Sheilla André Carlos da Silva, Zilda Borges da Silva, Alcione Zaniboni Corral, Amanda Amaro, Mara Lucia da Silva Ribeiro, Paulo Luiz Vieira, Wildiane Sousa Braga, Juliana Marcondes de Morais, Francisca Chagas da Silva Barroso, Evelin Albert, Thais Medeiros Pereira, Elizabeth da Conceição Bortoti, Ana Paula Reis Santos Dias

      2013 a 2017

    • PIBID/UNIFESP 2012

      Descrição: O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (56) .

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, Umberto de Andrade Pinto, João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Isabel Maria Sabino de Farias, José Rubens Lima Jardilino, Ana Alice Fernandes Nagahama, Maria Liduína Facundo Severo, Simone Carvalho de Oliveira Pereira da Silva, Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra, Camila Leite Araújo Roncon, Ana Paula Reis Felix Pires, Sandra Altino de Queiroz Resende, Fátima Santos de Jesus, Alessandra Braga Souza, Regina Magna Bonifácio de Araújo

      2012 a 2013

    • Avaliação em Foco - Formação Continuada de Professores e Coordenadores da Rede Pública de Ensino

      Trata-se de um projeto que reúne diversas ações dirigidas a profissionais da educação - professores e gestores - que atuam na educação básica da rede pública de ensino. O tema principal é avaliação é suas distintas dimensões: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional e avaliação dos sistemas de ensino. O objetivo principal desse projeto é desenvolver atividades de formação continuada na perspectiva da formação permanente que possibilitem estudos de aprofundamento crítico sobre a avaliação e seu papel na educação escolar. Atividades a serem desenvolvidas: cursos, assessorias, palestras, orientação para elaboração de material didático.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre, João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Vanessa Dias Moretti, André Amaral Gonçalves Bianco, Verilda Speridião Kluth, Ligia Ajaime Azzalis, Thaís Cyrino de Mello Forato, Marilena Aparecida de Souza Rosalen

      2011 a 2016

    • Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.

      Autores: Magali Aparecida Silvestre

      2011 a 2013

    UFSCAR/UNIFESP/USP/UNICAMP

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-03-02