Jerusa Vilhena de Moraes nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: jerusa.vilhena@unifesp.br


70
22
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias de ensino e a educação geográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização científica e as metodologias de ensino. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MORAES, J. V.;VILHENA, J.;MORAES, JERUSA VILHENA DE;MORAES, JERUSA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em Educação

    A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino da Geografia. Doutorado sanduíche (11/2007-03/2008): Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. Prof. Dra. Laurinda Leite.

    Orientação: Sonia Maria Vanzella Castellar

    Universidade de São Paulo

      Desde 2010

  • Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

    A Construção do Conceito de Espaço Geográfico por Meio do uso de Documentos

    Orientação: Sonia Maria Vanzella Castellar

    Universidade de São Paulo

    2001 a 2004

  • Graduação em Bac e Lic Em Geografia

    Universidade de São Paulo

    1996 a 2000

  • Produção


    2023


    • Alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo

      Artigo publicado

      Autores: Eduardo Carvalho Ferreira; Jerusa Vilhena de Moraes

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 52 , p. 1

    • Abordagens dinâmicas: revolucionando o ensino de Geografia

      Artigo publicado

      Autores: Elisabete Chaves dos Santos Terra; Jerusa Vilhena de Moraes

      2023

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 10 , p. 108

    • Higher education students? perceptions of issues related to Covid-19: A study on three Portuguese-speaking countries

      Artigo publicado

      Autores: LEITE, LAURINDA; DOURADO, LUÍS; MAPATSE, MARIA VERÓNICA; ARÃO, JOSÉ; Jerusa Vilhena de Moraes; CASTELLAR, SÔNIA

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Cogent Social Sciences , v. 9 , p. 1


    2022


    • Contextualização do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas

      Artigo publicado

      Autores: Joines Gustavo Ruiz Garcia; Jerusa Vilhena de Moraes

      2022

      Fonte: Signos Geográficos , v. 4 , p. 1

    • Aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso: um estudo por meio de atividades on-line

      Capítulo de livro publicado

      Autores: José Carlos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes

      2022

      Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação. , p. 151

    • Metodologias ativas no ensino superior: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Adelson Luiz; Jerusa Vilhena de Moraes

      2022

      Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 1

    • Aprendizagem baseada na resolução de problemas para a promoção da alfabetização científica em Geografia

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Joines Gustavo Ruiz Garcia; Jerusa Vilhena de Moraes

      2022

      Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 169

    • As diferentes linguagens e a divulgação científica : formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; J. V. de Moraes; Lucila Pesce

      2022

      Fonte:


    2021


    • Resolução de problemas e raciocínio geográfico: diálogos possíveis

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rodrigo Eduardo Alves; Jerusa Vilhena de Moraes

      2021

      Fonte: Anais XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, , p. 12

    • O uso de webquests para promover a alfabetização científica nos cursos técnicos profissionalizantes do eixo gestão

      Trabalhos em eventos

      Autores: Joaquim Rosa Donato Neto; Jerusa Vilhena de Moraes

      2021

      Fonte: Educação como (re) existência: mudanças, conscientização e conhecimentos , p. 1

    • Developing Geographic Reasoning: Using Geographic Literacy Indicators (GLI)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Pâmella Bianca Rodrigues

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte:


    2020


    • O interesse e a observação no processo de alfabetização científica em Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Naiara Anhasco Sotano Vieira; Jerusa Vilhena de Moraes

      2020

      Fonte: Anais do X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia , p. 1265

    • Ensino contextualizado e TDIC's na alfabetização científica em Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Joines Gustavo Ruiz Garcia; Jerusa Vilhena de Moraes

      2020

      Fonte: Anais do Ciet/ Enped- 2020 , p. 42

    • Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica, a aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso

      Trabalhos em eventos

      Autores: José Carlos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes

      2020

      Fonte: Anais do Ciet/ Enped- 2020 , p. 22

    • ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:

      Artigo publicado

      Autores: CARLI, EDEN CORREIA; Jerusa Vilhena de Moraes

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 10 , p. 520


    2019


    • As pesquisas em ensino de Geografia no Brasil: para onde devemos ir?

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2019

      Fonte: Revista Signos Geográficos , v. 1 , p. 1-16


    2018


    • Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2018

      Fonte: REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 17 , p. 422

    • Prática argumentativa no ensino de geografia: um estudo a partir do conceito de território

      Artigo publicado

      Autores: Eden Correia Carli; Jerusa Vilhena de Moraes

      2018

      Fonte: Scripta Nova-Revista Electronica de Geografia y Ciencias Sociales , v. 22 , p. 1

    • Metodologias ativas: aprendizagem por argumentação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Eden Correia Carli; Jerusa Vilhena de Moraes

      2018

      Fonte:


    2017


    • Ler o mundo para compreendê-lo: indicadores de alfabetização geográfica (IAG)

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Pâmella Bianca Rodrigues

      2017

      Fonte: Acta Geográfica , v. 1 , p. 1

    • As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes

      2017

      Fonte: Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos , p. 69

    • O papel das metodologias ativas no processo de alfabetização científica em Geografia

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2017

      Fonte: Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica , p. 80


    2016


    • Os usos do argumento produzidos por alunos do 9 ano no ensino da linguagem geográfica a partir do conceito de território

      Trabalhos em eventos

      Autores: Eden Correia Carli; Jerusa Vilhena de Moraes

      2016

      Fonte: Anais do VIII Fórum NEPEG de formação de professores de Geografia- A Geografia no cenário das políticas públicas no cenário contemporâneo , p. 81

    • Alfabetización científica y las metodologías activas de aprendizaje en la enseñanza de geografía: buscando posibles caminos en la educación básica.

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2016

      Fonte: REVISTA ANEKUMENE , v. 1 , p. 69

    • Metodologias ativas: resolução de problemas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: CASTELLAR, S.M.V; Jerusa Vilhena de Moraes

      2016

      Fonte:

    • Metodologias ativas: introdução

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sonia Maria Vanzella Castellar; Jerusa Vilhena de Moraes

      2016

      Fonte:


    2015


    • Conteúdos e conceitos geográficos escolares a partir de uma reflexão crítica sobre cidadania

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; CASTELLAR, S.M.V

      2015

      Fonte: Ensinar Geografia- realidades e propostas no Brasil e Galiza , p. 101

    • As Metodologias Ativas e o ensino de Geografia: um olhar sobre algumas produções científicas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2015

      Fonte: Currículo Políticas Públicas e ensino de Geografia , p. 177


    2014


    • Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      2014

      Fonte: Didáctica de la Geografía: prácticas escolares y formación de profesores , p. 295

    • Os lugares da escola na sociedade e o processo de ensino e aprendizagem

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar; Ana Paulo Gomes Seferian

      2014

      Fonte: Geografia escolar- contextualizando a sala de aula , p. 81

    • Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar; SACRAMENTO, A.C.R.

      2014

      Fonte: Educação Geográfica- Reflexão e Prática , p. 249


    2013


    • Tendências da Geografia: um estudo sobre as concepções tratadas pela Revista Nova Escola acerca do conceito de cidade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Nathânia Nogueira de Paula

      2013

      Fonte: Atas do Congresso Ibérico de Didática da Geografia , p. 21

    • Ensino de Geografia- Portal Pasta do Professor

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sonia Maria Vanzella Castellar; Jerusa Vilhena de Moraes

      2013

      Fonte:

    • A linguagem cartográfica: possibilidades para a aprendizagem significativa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: CASTELLAR, S.M.V; Jerusa Vilhena de Moraes

      2013

      Fonte: (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas , p. 21


    2012


    • Tendências Investigativas no ensino de Geografia- o caso da Revista Nova Escola.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Nathânia Nogueira de Paula

      2012

      Fonte: II Colóquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografia. , p. 121

    • Espaços não formais de aprendizagem: o trabalho de campo mediando o ensino e a aprendizagem

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Ana Paulo Gomes Seferian; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2012

      Fonte: encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores , p. 11

    • Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras.

      Trabalhos em eventos

      Autores: CRAVEIRO, C.B.; Jerusa Vilhena de Moraes

      2012

      Fonte: XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , p. 47

    • Um currículo integrado e uma prática interdisciplinar: possibilidades para uma aprendizagem significativa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2012

      Fonte: Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos , p. 121

    • Geografia humana: reflexões sobre o seu ensino

      Capítulo de livro publicado

      Autores: André Santos Rocha; Jerusa Vilhena de Moraes; Leandro Dias de Oliveira

      2012

      Fonte: Aprendendo Geografia: Reflexões Teóricas e Experiências de ensino na UFRRJ , p. 40

    • Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2012

      Fonte: Didática da Geografia , p. 221


    2011


    • A aprendizagem conceitual por meio da história em quadrinhos.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; SACRAMENTO, A.C.R.; MUNHOZ, Gislaine Batista

      2011

      Fonte: XI ENPEG , p. 54

    • The construction of Geographic knowledge in school: a brief reflection on the role of the teacher

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2011

      Fonte: Problems of Education in the Twenty First Century , v. 27 , p. 82

    • Jogos e Resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; CASTELLAR, S.M.V; SACRAMENTO, A.C.R.

      2011

      Fonte: Educação Geográfica: reflexão e prática , p. 249


    2010


    • PBL: uma proposta para o ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2010

      Fonte: PBL 2010 - Congresso Internacional

    • Scientific Literacy, Problem Based Learning and Citizenship: a suggestion for Geography studies teaching

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2010

      Fonte: Problems of Education in the Twenty First Century , v. 19 , p. 119

    • Estudo e pesquisa em educação geográfica e interdisciplinaridade: o grupo "Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares"

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes et alli; Jerusa Vilhena de Moraes

      2010

      Fonte: Boletim Paulista de Geografia , v. II , p. 149

    • Aprendizagem baseada na resolução de problemas/ PBL: Uma proposta para o ensino de Geografia

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2010

      Fonte: Espacos da Escola (UNIJUÍ) , v. ano 20 , p. 11

    • Ensino de Geografia- Coleção Ideias em Ação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sonia Maria Vanzella Castellar; Jerusa Vilhena de Moraes

      2010

      Fonte:


    2009


    • Ensinar e aprender Geografia por meio da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP ou PBL)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2009

      Fonte: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación

    • Construção do conhecimento e currículo: uma proposta de ensino de Geografia com a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2009

      Fonte: V Seminário Internacional: as redes de conhecimentos e as tecnologias

    • Trabalhando com problemas: uma proposta para o ensino de Geografia.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; CASTELLAR, S.M.V

      2009

      Fonte: A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI , p. 11

    • Jogos e Resolução de problemas no ensino de Geografia

      Artigo publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; SACRAMENTO, A.C.R.; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2009

      Fonte: Plures. Humanidades (Ribeirão Preto) , v. 11 , p. 104


    2008


    • Uma proposta de reorganização curricular a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2008

      Fonte: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares , p. 62

    • O conceito de espaço por meio de situações problemas no ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sacramento, Ana Claudia R.

      2008

      Fonte: Geografia: Tradições e Perspectivas


    2007


    • Jogos e situações problemáticas no ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; SACRAMENTO, A.C.R.

      2007

      Fonte: 9º Encontro de Prática de Ensino de Geografia

    • A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2007

      Fonte: Educação geográfica- teorias e práticas docentes , p. 97


    2006


    • Learning Geographic Space by using documents

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar

      2006

      Fonte: Hands on Science

    • A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2006

      Fonte: Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. , p. 97


    2005


    • Uso de documentos no ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar

      2005

      Fonte: Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade

    • A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2005

      Fonte: Educação Geográfica: teorias e práticas docentes , p. 97


    2004


    • Questão agrária e população.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; PALADIN JR., H. A.; GUERRERO, A.L.A.

      2004

      Fonte:


    2003


    • A construção do conceito de espaço geográfico através do uso de documentos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2003

      Fonte: Pesquisa em Geografia no Século XXI

    • A construção do conceitos de espaço geográfico através de fontes primárias

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2003

      Fonte: Novos desafios na Formação do Professor de Geografia

    • Geografia Indígena do Estado de São Paulo.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; PALADIN JR., H. A.; CASTELLAR, S.M.V

      2003

      Fonte:


    2002


    • Documentação primária no ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2002

      Fonte: Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil

    • A organização industrial no espaço geográfico.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Fabio Betioli Contel; Sônia Maria Munhões Romano

      2002

      Fonte:


    2001


    • Documentação Primária e Ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2001

      Fonte: Ensino e Aprendizagem da Geografia e o Cenário da Política Educacional

    • Documentação Primária no Ensino de Geografia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2001

      Fonte: Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP


    1999


    • Cidades e ferrovias em Jundiaí

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      1999

      Fonte: 7º Simpósio de Iniciação Científiica da UDp

    • 3° Encontro de Iniciação Cientifica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      1999

      Fonte:

    Atuações

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    • professor assistente

      2004 a 2004

    • professor assistente

      2004 a 2004

    • professor assistente

      2004 a 2004

    • celetista

      professor assistente

      2003 a 2003

    • Professor Assistente

      2002 a 2003

    • Professora Assistente

      2002 a 2002

    • Programa Teia do Saber

      Professora

      2005 a 2005

    Prefeitura Municipal de Santo André

    • Prof. Assistente Metodologia de En.Geografia.

      Professora

      2003 a 2003

    • Conteúdos e Metodolog. de Ensino de C.Humanas

      Prof.curso de especialização

      2006 a 2006

    • Curso de Especialização em Ed.Jov. e adultos

      Professora

      2003 a 2004

    Colégio Objetivo Junior

    • Professora

      2000 a 2001

    Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa

    • bolsista in.científica

      Iniciação Científica

      1998 a 2000

    Faculdades Piratininga

    • Professora

      2005 a 2005

    Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

    • Curso: Impactos Ambien. em áreas urbanas II

      Professor

      2005 a 2005

    • Tutora EAD- Curso Gestão da escola para Diret

      Esp em Gestão da escola diret

      2010 a 2011

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    • Professora Curso: Leitura e Escrita em Geogra

      Professor

      2006 a 2006

    • Prof. Curso Mag.indígena

      Prof. Metodologia de ens.Geogr

      2007 a 2008

    • Prof.Curso Formação Séries Inic., Fund I, II.

      Curso de Formação

      2010 a 2010

    • Professor curso formação séries iniciais

      Desde 2012

    • Professor curso formação séries iniciais

      Desde 2012

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • prof.curso formação educadores

      professora curso formação

      2006 a 2007

    Universidade de São Paulo

    • curso espec. em educação de jovens e adultos

      Professora

      2003 a 2003

    • Curso atualização educação comunitária

      Professora

      2006 a 2006

    • Disc. Resolução de Problemas. USP-Leste.

      Monitoria voluntária

      2006 a 2006

    • Disciplina: Fundamentos do Lazer e Turismo II

      Monitoria PAE

      2006 a 2006

    • Metodologia de ensino de Hist. e Geo.

      Bolsista PAE

      2002 a 2002

    • Disciplina Met. de Ensino de Geografia II

      Bolsista PAE

      2002 a 2002

    • Professora

      Clubinho da Mat. e Geografia

      2009 a 2009

    • Professora

      Clubinho da Geografia

      2010 a 2010

    Colégio Catamarã

    • professora de Geografia do Ensino Fundamental

      professora

      2006 a 2010

    Universidade do Minho

    • Aula na pós graduação.

      Professor vistante

      2007 a 2009

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    • Professora Adjunto

      2011 a 2013

    • Curso Extensão- Formação para Diretores

      Coordenadora

      2011 a 2011

    • Coorde. técn-pedag na área de ciên. hum e tec

      Coordenadora Área Ciên Hum

      2011 a 2012

    • Revisora área de Georgrafia BNI/ ENEM- Inep

      Revis área de Geog BNI ENEM

      2011 a 2012

    • Professora Adjunto

      2012 a 2013

    • Profa. Adjunto

      2012 a 2013

    • Membro do Colegiado da Geografia da UFRRJ

      2011 a 2013

    Universidad Nacional de Cuyo

    • pesquisadora

      2011 a 2013

    Review of International Geographical Education On Line- RIGEO

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    Revista Brasileira de Educação em Geografia

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Adjunto I

      2013 a 2015

    • Prof. Adjunto I

      Desde 2014

    • Membro Comissão Seleção da Pós Graduação.

      Desde 2015

    • Membro Comissão Orçamento do Dpto

      Desde 2013

    • Membro Comissão de Carga Didática

      Desde 2014

    • Profa Adjunto 2

      2016 a 2016

    • Profa. Adjunto 2

      2015 a 2015

    • Profa. Adjunto 2

      Desde 2016

    • Professora Adjunto 3

      2017 a 2019

    • Vice coord do Programa de Pós Graduação

      Desde 2016

    • Professora Adjunto 4

      Desde 2019

    • Professora Adjunto 4

      Desde 2019

    • Professora Adjunta 2 a 4

      Desde 2016

    • Professor Adjunto

      2020 a 2020

    • Professora Adjunta

      2020 a 2020

    • Professor Adjunto

      2020 a 2020

    • Professor Adjunto

      2020 a 2020

    • Professor Adjunto

      2020 a 2021

    • Professora Adjunta

      2021 a 2021

    • Professora Adjunta

      2021 a 2021

    • Professora Adjunta

      2021 a 2021

    • Professora Associada

      2021 a 2021

    • Professora Associada

      2021 a 2022

    • Professora Adjunta

      Desde 2015

    • Professora Associada

      Desde 2023

    Acta Geográfica (UFRR)

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Revista Brasileira de Educação em Geografia

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias

    • Revisor de periódico

      Desde 2016

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Joines Gustavo Ruiz Garcia

      Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico

      Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • José Carlos da Silva

      Conhecimento e aprendizagem significativa

      Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Ronaldo de Souza Veiga

      Trabalho de campo e o usos das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICS) como promotores da alfabetização científica na educação básica no ensino de Geografia

      Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Thais Maria Sperandio

      Metodologias ativas, desenvolvimento profissional docente e ensino médio: um diálogo a partir do Ensino de Geografia

      Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Eledir da Cruz Martins

      Possibilidades e desafios na implementação do ensino por investigação como abordagem didática nas aulas de Geografia no ensino médio

      Programa de Pós Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Elisabete Chaves dos Santos Terra

      Metodologias ativas: percepções dos professores de geografia da rede estadual, ensino fundamental ? anos finais, em palmas ? tocantins

      GEOGRAFIA

      Universidade Federal do Tocantins

      Desde 2022

    • Rodrigo Eduardo Alves

      A resolução de problemas como metodologia para o ensino de Geografia

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Eden Correia Carli

      O modelo educativo ac-geo (argumentação científica a partir de um raciocínio geográfico) e a análise de seu efeito em promover mudanças conceituais.

      Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Lucas Ayub de Medeiros

      Aprendizagem baseada na resolução de problemas, cibercultura e os multiletramentos: potencialidade para a alfabetização científica em Geografia

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Amanda Bueno Soares Rodrigo

      Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Carlos André Pimentel Quintas

      As metodologias ativas na formação de estudantes de pedagogia em duas universidades públicas ofertados na modalidade ead: um estudo de caso

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Joaquim Rosa Donato Neto

      O uso de Webquests por meio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um caminho para a alfabetização científica no ensino técnico profissionalizante

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Adelson Luiz

      Metodologias ativas no ensino superior: análise de dissertações e teses na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Joines Gustavo Ruiz Garcia

      Aprendizagem baseada na resolução de problemas para a contextualização do ensino e promoção da alfabetização científica em geografia: uma experiência online

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • José Carlos da Silva

      Aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso: um estudo por meio de atividades on-line em tempos de pandemia

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Naiara Anhasco Sotano Vieira

      O interesse e a observação no processo de alfabetização científica em Geografia

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Davi Bachelli

      O trabalho de campo no ensino de Geografia: a cidade como experiência educativa

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Gildo Gomes da Silva

      Alfabetização científica em geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Pâmella Bianca Rodrigues

      Aprendendo a ler o mundo: o uso de indicadores de alfabetização geográfica (iag) para a construção de conceitos no ensino médio

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Ana Maria Cesar Guabiraba

      Geografia e interdisciplinaridade. Projeto Rodoanel. Um estudo de caso no interior

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Eden Correia Carli

      Prática argumentativa no ensino de Geografia- um estudo a partir do conceito de território

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    Gestão

    Pesquisa

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação

    Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Universidade de São Paulo

    • Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista

      Este projeto procura investigar o processo de ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação docente. O objetivo principal desse projeto é tratar do como ensinar a ensinar e o como se aprende . Nessa dimensão não é preciso saber apenas o conteúdo, mas é preciso compreender como o aluno aprende, como se constrói o conhecimento e se cria condições para aprender, buscando sentido no como se ensina. Neste contexto teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais por entendermos que se estamos buscando sentido no que o aluno aprende é importante, para a geografia escolar, que o aluno compreenda a realidade vivida, desenvolva o raciocínio espacial, entenda a organização do território, ou seja, tenha a capacidade de ler o mundo. Assim, esses conceitos são considerados por nós como estruturantes da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os professores e os alunos do ensino fundamental da rede pública paulista os compreendem, tendo as práticas individuais e coletivas como referências para expressar suas concepções por meio das atividades docentes praticadas em sala de aula. Nesse estudo, ainda, analisaremos como os professores percebem ou tem consciência do seu processo de formação. Como eles pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de lugar, cidade e urbano e ensinam esses conceitos em sala de aula.

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar, SACRAMENTO, A.C.R., Lana de Souza Cavalcanti, Helena Copetti Callai, Marcelo Garrido Pereira, Alexander Cely Rodríguez, Nubia Moreno Lache, Alberto León Gutiérrez Tamayo

      2011 a 2012

    • Escola do Possível: a reorganização curricular na Escola Pública

      Este projeto é uma parceria entre a FE, A FAPESP e a E. E. Ruth Cabral Troncarelli, localizada no bairro de Itaquera. Tem por objetivo a reorganização curricular buscando os diversos espaços existentes na escola e a formação continuada do docente para o processo de ensino e de aprendizagem.

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar

      2007 a 2009

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    • Curso de Extensão para Diretores das escolas públicas do município de Seropédica.

      Este projeto de extensão, feito em parceria entre a Pró Reitoria de Graduação da UFRRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Seropédica teve como objetivo questionar as práticas relacionadas à gestão escolar a partir da realidade apresentada pelos diretores participantes.

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes

      2012 a 2012

    • Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem: buscando caminhos possíveis para o ensino de Geografia.

      Pretende-se, a partir de referenciais teóricos ligados a alfabetização científica, investigar as diferentes propostas atualmente apresentadas como possíveis caminhos a serem percorridos na área de produção do conhecimento científico escolar e avaliar sua contribuição na melhoria da prática pedagógica e da aprendizagem de conceitos ligados à Geografia. Nosso foco deteve-se, nestes dois anos, em analisar a produção de Geografia em termos de concepções teóricas e práticas presentes na Revista nova Escola.

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar, MUNHOZ, Gislaine Batista, Ana Claudia Ramos Sacramento, CASTELLAR, S.M.V, Eliana Marta Barbosa Morais

      2011 a 2013

    Universidad Nacional de Cuyo

    Universidade Federal de São Paulo

    • Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

      Neste projeto pretende-se investigar as ações didáticas que possam contribuir no processo de alfabetização científica da educação básica. Como objetivos associados temos: relacionar os processos de construção de conceitos científicos, do conhecimento escolar e do conhecimento quotidiano e caracterizar metodologias ativas relevantes para o ensino contextualizado e a alfabetização científica

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Laurinda Leite Ferreira Pinto Leite, Eden Correia Carli, Pâmella Bianca Rodrigues, Valéria de Oliveira Roque Ascensão, Adelson Luiz, Joines Gustavo Ruiz Garcia, Ricardo Cardoso Santana, Naiara Anhasco Sotano Vieira, Eduardo Carvalho Ferreira, José Carlos da Silva, Joaquim Rosa Donato Neto

      Desde 2019

    • Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica.

      Coordenadora do Projeto de Pesquisa FAPESP intitulado "Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica" (Modalidade Auxílio à Pesquisa- 2013/225502). A pesquisa está inscrita na modalidade Auxílio à Pesquisa da FAPESP. Tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização científica a partir da criação de modelos explicativos que desenvolvam alguns conceitos da Geografia escolar tais como: paisagem, cidade, lugar e território. Os modelos explicativos desenvolvidos são jogos e sequências didáticas e pretende-se com isso estimular o processo de ensino e aprendizagem com uma visão interdisciplinar da ciência. A pesquisa será realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNIFESP nas escolas públicas do município de Guarulhos/SP.

      Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Sonia Maria Vanzella Castellar, SACRAMENTO, A.C.R., Laurinda Leite Ferreira Pinto Leite, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Claudia Panizzolo, Vitória Vilela Nunes, Eden Correia Carli, Ana Maria Cesar Guabiraba

      2013 a 2018

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-02

    Processado em 2024-04-22