Jerusa Vilhena de Moraes
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: jerusa.vilhena@unifesp.br
Resumo
Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias de ensino e a educação geográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização científica e as metodologias de ensino. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MORAES, J. V.;VILHENA, J.;MORAES, JERUSA VILHENA DE;MORAES, JERUSA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação
A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino da Geografia. Doutorado sanduíche (11/2007-03/2008): Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. Prof. Dra. Laurinda Leite.
Orientação: Sonia Maria Vanzella Castellar
Universidade de São Paulo
Mestrado em Geografia (Geografia Humana)
A Construção do Conceito de Espaço Geográfico por Meio do uso de Documentos
Orientação: Sonia Maria Vanzella Castellar
Universidade de São Paulo
2001 a 2004
Graduação em Bac e Lic Em Geografia
Universidade de São Paulo
1996 a 2000
Produção
2023
-
Alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo (2023)
Artigo publicado
Autores: Eduardo Carvalho Ferreira; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 52 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Higher education students? perceptions of issues related to Covid-19: A study on three Portuguese-speaking countries (2023)
Artigo publicado
Autores: LEITE, LAURINDA; DOURADO, LUÍS; MAPATSE, MARIA VERÓNICA; ARÃO, JOSÉ; Jerusa Vilhena de Moraes; CASTELLAR, SÔNIA
Fonte: Cogent Social Sciences , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2
2022
-
-
-
Aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso: um estudo por meio de atividades on-line (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: José Carlos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação. , p. 151
-
Metodologias ativas no ensino superior: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Adelson Luiz; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 1
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas para a promoção da alfabetização científica em Geografia (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Joines Gustavo Ruiz Garcia; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 169
2021
-
-
-
Developing Geographic Reasoning: Using Geographic Literacy Indicators (GLI) (2021)
Livro publicado ou organizado
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Pâmella Bianca Rodrigues
Fonte:
2020
-
-
-
-
ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE: (2020)
Artigo publicado
Autores: CARLI, EDEN CORREIA; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 10 , p. 520 - Extrato QUALIS: A2
2019
2018
2017
-
-
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos , p. 69
-
2016
-
Os usos do argumento produzidos por alunos do 9 ano no ensino da linguagem geográfica a partir do conceito de território (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Eden Correia Carli; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: Anais do VIII Fórum NEPEG de formação de professores de Geografia- A Geografia no cenário das políticas públicas no cenário contemporâneo , p. 81
-
-
-
2015
2014
2013
2012
-
-
-
Sentidos da formação de professores e de cidadania: um estudo sobre documentos orientadores nas políticas educacionais brasileiras. (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: CRAVEIRO, C.B.; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , p. 47
-
-
-
2011
2010
-
-
-
Estudo e pesquisa em educação geográfica e interdisciplinaridade: o grupo "Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares" (2010)
Artigo publicado
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes et alli; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: Boletim Paulista de Geografia , v. II , p. 149 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2009
-
Ensinar e aprender Geografia por meio da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP ou PBL) (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar
Fonte: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminando en una América Latina en transformación
-
-
-
2008
-
Uma proposta de reorganização curricular a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes; Sonia Maria Vanzella Castellar
Fonte: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: VIII Colóquio sobre Questões Curriculares , p. 62
-
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
1999
Atuações
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação
-
professor assistente
2004 a 2004
-
professor assistente
2004 a 2004
-
professor assistente
2004 a 2004
-
celetista
professor assistente
2003 a 2003
-
Professor Assistente
2002 a 2003
-
Professora Assistente
2002 a 2002
-
Programa Teia do Saber
Professora
2005 a 2005
Prefeitura Municipal de Santo André
-
Prof. Assistente Metodologia de En.Geografia.
Professora
2003 a 2003
-
Conteúdos e Metodolog. de Ensino de C.Humanas
Prof.curso de especialização
2006 a 2006
-
Curso de Especialização em Ed.Jov. e adultos
Professora
2003 a 2004
Colégio Objetivo Junior
-
Professora
2000 a 2001
Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa
-
bolsista in.científica
Iniciação Científica
1998 a 2000
Faculdades Piratininga
-
Professora
2005 a 2005
Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo
-
Curso: Impactos Ambien. em áreas urbanas II
Professor
2005 a 2005
-
Tutora EAD- Curso Gestão da escola para Diret
Esp em Gestão da escola diret
2010 a 2011
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP
-
Professora Curso: Leitura e Escrita em Geogra
Professor
2006 a 2006
-
Prof. Curso Mag.indígena
Prof. Metodologia de ens.Geogr
2007 a 2008
-
Prof.Curso Formação Séries Inic., Fund I, II.
Curso de Formação
2010 a 2010
-
Professor curso formação séries iniciais
Desde 2012
-
Professor curso formação séries iniciais
Desde 2012
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
prof.curso formação educadores
professora curso formação
2006 a 2007
Universidade de São Paulo
-
curso espec. em educação de jovens e adultos
Professora
2003 a 2003
-
Curso atualização educação comunitária
Professora
2006 a 2006
-
Disc. Resolução de Problemas. USP-Leste.
Monitoria voluntária
2006 a 2006
-
Disciplina: Fundamentos do Lazer e Turismo II
Monitoria PAE
2006 a 2006
-
Metodologia de ensino de Hist. e Geo.
Bolsista PAE
2002 a 2002
-
Disciplina Met. de Ensino de Geografia II
Bolsista PAE
2002 a 2002
-
Professora
Clubinho da Mat. e Geografia
2009 a 2009
-
Professora
Clubinho da Geografia
2010 a 2010
Colégio Catamarã
-
professora de Geografia do Ensino Fundamental
professora
2006 a 2010
Universidade do Minho
-
Aula na pós graduação.
Professor vistante
2007 a 2009
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
-
Professora Adjunto
2011 a 2013
-
Curso Extensão- Formação para Diretores
Coordenadora
2011 a 2011
-
Coorde. técn-pedag na área de ciên. hum e tec
Coordenadora Área Ciên Hum
2011 a 2012
-
Revisora área de Georgrafia BNI/ ENEM- Inep
Revis área de Geog BNI ENEM
2011 a 2012
-
Professora Adjunto
2012 a 2013
-
Profa. Adjunto
2012 a 2013
-
Membro do Colegiado da Geografia da UFRRJ
2011 a 2013
Universidad Nacional de Cuyo
-
pesquisadora
2011 a 2013
Review of International Geographical Education On Line- RIGEO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Revista Brasileira de Educação em Geografia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunto I
2013 a 2015
-
Prof. Adjunto I
Desde 2014
-
Membro Comissão Seleção da Pós Graduação.
Desde 2015
-
Membro Comissão Orçamento do Dpto
Desde 2013
-
Membro Comissão de Carga Didática
Desde 2014
-
Profa Adjunto 2
2016 a 2016
-
Profa. Adjunto 2
2015 a 2015
-
Profa. Adjunto 2
Desde 2016
-
Professora Adjunto 3
2017 a 2019
-
Vice coord do Programa de Pós Graduação
Desde 2016
-
Professora Adjunto 4
Desde 2019
-
Professora Adjunto 4
Desde 2019
-
Professora Adjunta 2 a 4
Desde 2016
-
Professor Adjunto
2020 a 2020
-
Professora Adjunta
2020 a 2020
-
Professor Adjunto
2020 a 2020
-
Professor Adjunto
2020 a 2020
-
Professor Adjunto
2020 a 2021
-
Professora Adjunta
2021 a 2021
-
Professora Adjunta
2021 a 2021
-
Professora Adjunta
2021 a 2021
-
Professora Associada
2021 a 2021
-
Professora Associada
2021 a 2022
-
Professora Adjunta
Desde 2015
-
Professora Associada
Desde 2023
Acta Geográfica (UFRR)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Brasileira de Educação em Geografia
-
Revisor de periódico
Desde 2013
REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico
Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Conhecimento e aprendizagem significativa
Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Metodologias ativas, desenvolvimento profissional docente e ensino médio: um diálogo a partir do Ensino de Geografia
Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Trabalho de campo e o usos das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICS) como promotores da alfabetização científica na educação básica no ensino de Geografia
Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Possibilidades e desafios na implementação do ensino por investigação como abordagem didática nas aulas de Geografia no ensino médio
Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
Elisabete Chaves dos Santos Terra
Metodologias ativas: percepções dos professores de geografia da rede estadual, ensino fundamental ? anos finais, em palmas ? tocantins
GEOGRAFIA
Universidade Federal do Tocantins
Desde 2022
-
A resolução de problemas como metodologia para o ensino de Geografia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
O modelo educativo ac-geo (argumentação científica a partir de um raciocínio geográfico) e a análise de seu efeito em promover mudanças conceituais.
Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas, cibercultura e os multiletramentos: potencialidade para a alfabetização científica em Geografia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
As metodologias ativas na formação de estudantes de pedagogia em duas universidades públicas ofertados na modalidade ead: um estudo de caso
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
O uso de Webquests por meio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um caminho para a alfabetização científica no ensino técnico profissionalizante
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas para a contextualização do ensino e promoção da alfabetização científica em geografia: uma experiência online
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Aprendizagem significativa e o conhecimento poderoso: um estudo por meio de atividades on-line em tempos de pandemia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Metodologias ativas no ensino superior: análise de dissertações e teses na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
O interesse e a observação no processo de alfabetização científica em Geografia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Alfabetização científica em geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O trabalho de campo no ensino de Geografia: a cidade como experiência educativa
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Aprendendo a ler o mundo: o uso de indicadores de alfabetização geográfica (iag) para a construção de conceitos no ensino médio
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Geografia e interdisciplinaridade. Projeto Rodoanel. Um estudo de caso no interior
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Prática argumentativa no ensino de Geografia- um estudo a partir do conceito de território
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Pesquisa
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação
Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo Centro Nacional de Pesquisa
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade de São Paulo
-
Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista
Este projeto procura investigar o processo de ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação docente. O objetivo principal desse projeto é tratar do como ensinar a ensinar e o como se aprende . Nessa dimensão não é preciso saber apenas o conteúdo, mas é preciso compreender como o aluno aprende, como se constrói o conhecimento e se cria condições para aprender, buscando sentido no como se ensina. Neste contexto teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais por entendermos que se estamos buscando sentido no que o aluno aprende é importante, para a geografia escolar, que o aluno compreenda a realidade vivida, desenvolva o raciocínio espacial, entenda a organização do território, ou seja, tenha a capacidade de ler o mundo. Assim, esses conceitos são considerados por nós como estruturantes da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os professores e os alunos do ensino fundamental da rede pública paulista os compreendem, tendo as práticas individuais e coletivas como referências para expressar suas concepções por meio das atividades docentes praticadas em sala de aula. Nesse estudo, ainda, analisaremos como os professores percebem ou tem consciência do seu processo de formação. Como eles pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de lugar, cidade e urbano e ensinam esses conceitos em sala de aula.
2011 a 2012
-
Escola do Possível: a reorganização curricular na Escola Pública
Este projeto é uma parceria entre a FE, A FAPESP e a E. E. Ruth Cabral Troncarelli, localizada no bairro de Itaquera. Tem por objetivo a reorganização curricular buscando os diversos espaços existentes na escola e a formação continuada do docente para o processo de ensino e de aprendizagem.
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar, SACRAMENTO, A.C.R., Lana de Souza Cavalcanti, Helena Copetti Callai, Marcelo Garrido Pereira, Alexander Cely Rodríguez, Nubia Moreno Lache, Alberto León Gutiérrez Tamayo
2007 a 2009
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
-
Curso de Extensão para Diretores das escolas públicas do município de Seropédica.
Este projeto de extensão, feito em parceria entre a Pró Reitoria de Graduação da UFRRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Seropédica teve como objetivo questionar as práticas relacionadas à gestão escolar a partir da realidade apresentada pelos diretores participantes.
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar
2012 a 2012
-
Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem: buscando caminhos possíveis para o ensino de Geografia.
Pretende-se, a partir de referenciais teóricos ligados a alfabetização científica, investigar as diferentes propostas atualmente apresentadas como possíveis caminhos a serem percorridos na área de produção do conhecimento científico escolar e avaliar sua contribuição na melhoria da prática pedagógica e da aprendizagem de conceitos ligados à Geografia. Nosso foco deteve-se, nestes dois anos, em analisar a produção de Geografia em termos de concepções teóricas e práticas presentes na Revista nova Escola.
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes
2011 a 2013
Universidad Nacional de Cuyo
Universidade Federal de São Paulo
-
Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
Neste projeto pretende-se investigar as ações didáticas que possam contribuir no processo de alfabetização científica da educação básica. Como objetivos associados temos: relacionar os processos de construção de conceitos científicos, do conhecimento escolar e do conhecimento quotidiano e caracterizar metodologias ativas relevantes para o ensino contextualizado e a alfabetização científica
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar, MUNHOZ, Gislaine Batista, Ana Claudia Ramos Sacramento, CASTELLAR, S.M.V, Eliana Marta Barbosa Morais
Desde 2019
-
Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica.
Coordenadora do Projeto de Pesquisa FAPESP intitulado "Alfabetização científica e as metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: buscando caminhos possíveis na educação básica" (Modalidade Auxílio à Pesquisa- 2013/225502). A pesquisa está inscrita na modalidade Auxílio à Pesquisa da FAPESP. Tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização científica a partir da criação de modelos explicativos que desenvolvam alguns conceitos da Geografia escolar tais como: paisagem, cidade, lugar e território. Os modelos explicativos desenvolvidos são jogos e sequências didáticas e pretende-se com isso estimular o processo de ensino e aprendizagem com uma visão interdisciplinar da ciência. A pesquisa será realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNIFESP nas escolas públicas do município de Guarulhos/SP.
Autores: Jerusa Vilhena de Moraes, Laurinda Leite Ferreira Pinto Leite, Eden Correia Carli, Pâmella Bianca Rodrigues, Valéria de Oliveira Roque Ascensão, Adelson Luiz, Joines Gustavo Ruiz Garcia, Ricardo Cardoso Santana, Naiara Anhasco Sotano Vieira, Eduardo Carvalho Ferreira, José Carlos da Silva, Joaquim Rosa Donato Neto
2013 a 2018
Atualização Lattes em 2024-02
Processado em 2024-07-22