Márcia Aparecida Jacomini
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: jacomini.marcia@unifesp.br
Resumo
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege). É editora-chefe da Revista Fineduca e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Participa do Grupo Escola Pública e Democracia (GEPUD). Atualmente coordenada a pesquisa Mudanças curriculares e melhoria do Ensino público, financiada pela Fapesp e participa da pesquisa Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021), financiada pelo CNPq, Edital Universal 2021. Publicou os livros: Guerra na Bósnia: restauração capitalista num mundo globalizado (Moderna, 1998), Educar sem reprovar (Cortez, 2010) e O ensino em ciclos e os educadores: Rede Municipal de São Paulo (Novas Edições Acadêmicas, 2016.) e Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional (Alameda, 2022) Orcid http://orcid.org/0000-0003-2936-3174.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
JACOMINI, Márcia Aparecida;JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA;JACOMINI, MARCIA APARECIDA;APARECIDA JACOMINI, MÁRCIA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Italiano
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
Reprovação escolar na opinião de pais e alunos: um estudo sobre os ciclos e a progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Orientação: Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
Uma década de organização do ensino em ciclos na cidade de São Paulo: um olhar dos educadores
Educação
Orientação: Rubens Barbosa de Camargo
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
1999 a 2002
Graduação em Habilitação Supervisão Escolar
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
1993 a 1993
Graduação em Habilitação Administração Escolar
Faculdades Associadas do Ipiranga
1993 a 1993
Graduação em Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1986 a 1991
Produção
2024
-
-
-
O avesso da reforma do ensino médio na rede estadual paulista (2024)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Isaac Oliveira Moutinho Júnior; Weverson Marque de Andrade; Ozani Martiniano de Souza; Janaína Paulieli Lavado
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 32 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
2023
-
-
Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista (2023)
Artigo publicado
Autores: Rubia de Araujo Ramos; Débora Cristina Goulart; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 34 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Gestão democrática e supervisão escolar na rede municipal de educação de São Paulo (2023)
Artigo publicado
Autores: RODRIGUES, MARIA CRISTINA; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 1 , p. e23584 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
Vagas Ociosas: contradições à ampliação do acesso às universidades federais no Brasil (2023)
Artigo publicado
Autores: CÁSSIO, FERNANDO; TRAVITZKI, RODRIGO; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 48 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
POLÍTICA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL PAULISTA SOB A NOVA GESTÃO PÚBLICA (1995-2018) (2023)
Artigo publicado
Autores: Sergio Stoco; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 01 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios (2023)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen; Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella; Maria Aparecida Guedes Monção
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 49 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Débora Cristina Goulart; Rubia de Araujo Ramos; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Ensino médio e juventude em luta : política educacional e ação estudantil em São Paulo , p. 125
-
-
-
-
-
-
-
2022
-
CONTRATAÇÃO, CARREIRA, VENCIMENTO E JORNADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA (1995-2018) (2022)
Artigo publicado
Autores: BARBOSA, ANDREZA; Márcia Aparecida Jacomini; FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA; VENCO, SELMA
Fonte: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 43 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Política educacional na rede estadual paulista e qualidade do ensino sob a Nova Gestão Pública, 1998 a 2018 (2022)
Artigo publicado
Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; GIROTTO, EDUARDO DONIZETE; BARBOSA, ANDREZA; Sergio Stoco
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Carreira e valorização profissional nas redes de ensino municipal e estadual de São Paulo (2022)
Artigo publicado
Autores: SILVA, THIAGO MOREIRA MELO; SANTANA SANTOS, VANESSA; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista Educar Mais , v. 6 , p. 493 - Extrato QUALIS: B3
-
Gestão (não)democrática na política educacional do estado de São Paulo - 1995-2018 (2022)
Artigo publicado
Autores: Sergio Stoco; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 103 , p. 117 - Extrato QUALIS: A1
-
Uma contrarreforma educacional a serviço do capital e sob a égide do neoliberalismo (2022)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 537 - Extrato QUALIS: A2
-
CONFORMISMO E SUBALTERNIDADE NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA (2022)
Artigo publicado
Autores: ALENCAR, FELIPE; SANTOS, VANESSA SANTANA DOS; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: PRAXIS E HEGEMONIA POPULAR , v. 7 , p. 140 - Extrato QUALIS: B1
-
Resenha do livro Educação Pública, Estado Zero: Tendências de privatização no âmbito da Nova Gestão Pública na Inglaterra (2022)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Resenhas Educativas/ Education Review , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
Gestão para resultados e controle do trabalho docente na política educacional paulista (2011-2014) (2022)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; BRUINI, ELIANE DA COSTA; SILVA, CAIO CABRAL DA
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 24 , p. 976 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Novo Ensino Médio na prática (2022)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 267 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
Gestão para resultados na política educacional paulista, 2011-2014 (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Caio Cabral da Silva; Daniela Aparecida Guedes de Paula; Eliane da Costa Bruini; Rita de Cássia Vereda
Fonte: Política e Gestão da Educação na Rede Estadual Paulista, 1995-2018 , p. 199
-
-
Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018): formas de admissão, carreira, vencimentos (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Andreza Barbosa; Márcia Aparecida Jacomini; Maria José da Silva Fernandes; João Batista da Silva Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Relações e Condições de trabalho dos profissionais da Educação na Rede Estadual Paulista , p. 21
-
Apresentação: Política educacional, relações e condições de trabalho na rede estadual paulista, 1995-2018 (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Selma Borghi Venco; Andreza Barbosa; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Relações e Condições de Trabalho dos Profissionais da Rede Estadual Paulista, 1995-2018 , p. 13
-
-
As políticas curriculares para o ensino fundamental e médio na rede estadual paulista (1995-2018) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vanessa Santana dos Santos; Barbara de Souza Orlandin; Silvio Carneiro; Márcia Aparecida Jacomini; Edvaldo dos Reis Oliveira Filho; Andressa Nunes Vasconcellos; Luiz Ricardo Gonçalves Rabello
Fonte: Políticas curriculares na rede estadual paulista, 1995-2018 , p. 27
-
Padronização curricular e controle do trabalho docente nas políticas educacionais paulista (1995-2018) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Ana Carolina Colacioppo Rodrigues; Raphael Bueno Bernardo da Silva; Silvio Carneiro; Julia Brito da Conceição
Fonte: Políticas curriculares na rede estadual paulista, 1995-2018 , p. 77
2021
-
-
Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007?2018) (2021)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Silvio Carneiro; Ana Carolina Colacioppo Rodrigues; Raphael Bueno Bernardo da Silva
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
2020
-
-
Jornada de trabalho docente na rede pública de educação básica: Parâmetros para discussão (2020)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; CRUZ, ROSANA EVANGELISTA DA; CASTRO, EDIMÁRIA CARVALHO DE
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 28 , p. 32 - Extrato QUALIS: A1
-
Apropriação e usos do pensamento de Antonio Gramsci sobre Educação em trabalhos acadêmicos (2020)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 31 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Composição da remuneração docente nos planos de carreira de capitais brasileiras: vencimento base e vantagens pecuniárias (2020)
Artigo publicado
Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; IMBÓ, KATIA APARECIDA DOS SANTOS
Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 23 , p. 64 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
Contribuições para um balanço do Fundeb: redistribuição dos recursos, despesas com remuneração e vínculo de trabalho docente (2020)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marcos Edgar Bassi; Maria Dilnéia Fernandes Spindola; Rosana Maria Gemaque Rolim; Rubens de Barbosa Camargo
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018) (2020)
Artigo publicado
Autores: Andreza Barbosa; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Maria José da Silva Fernandes; João Batista Silva dos Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 50 , p. 790 - Extrato QUALIS: A1
-
Editorial Revista Fineduca - 10 anos de contribuição à pesquisa em financiamento da educação (2020)
Artigo publicado
Autores: Ângelo Ricardo de Souza; José Marcelino Rezende Pinto; I-Juca Pirama Gil; Márcia Aparecida Jacomini; Nalú Farenzena
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Parâmetros de custos com profissionais da educação na metodologia do CAQ: custo/aluno com pessoal em escolas de tempo integral em Mogi das Cruzes/SP (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; kennedy José de Paula
Fonte: Anais do VIII Encontro Fineduca - O contexto de lutas e o financiamento da educação: caminhos e descaminhos do Fundeb , p. 71
-
-
2019
-
-
Política de valorização docente e carreira de professores da Educação Básica no estado de São Paulo (2019)
Artigo publicado
Autores: Leandro Tomazzini; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 14 , p. 115 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
Bons professores na perspectiva de estudantes do Ensino Médio | Good teachers from the perspective of High School students (2019)
Artigo publicado
Autores: LANZA, MARIA LUCIA; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista de Educação (PUCCAMP) , v. 24 , p. 194 - Extrato QUALIS: A3
-
-
O financiamento da educação na produção acadêmica de programas de pós-graduação no Brasil (2000-2010) (2019)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; CRUZ, ROSANA EVANGELISTA DA
Fonte: Revista de Educação Pública , v. 28 , p. 653 - Extrato QUALIS: A2
-
Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010) (2019)
Artigo publicado
Autores: Antonia Almeida Silva; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa , v. 4 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos de coleta e análise de dados (2019)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Rosana Evangelista da Cruz; Valdelaine da Rosa Mendes
Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 16 , p. 007 - Extrato QUALIS: A2
-
Valorização dos profissionais da educação da cidade de Campinas (2001-2004) (2019)
Artigo publicado
Autores: KACENELENBOGEN GUIMARÃES, ANA PAULA; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
Política Educacional na Rede Estadual Paulista: Primeiras Iniciativas da Gestão 2019-2022 (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Políticas e prioridades para a educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham? , p. 196
-
2018
-
CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE REPROVAÇÃO ESCOLAR 1 (2018)
Artigo publicado
Autores: Vanda Mendes Ribeiro; Paula Kasmirski; Joana Buarque Gusmão; Antônio Augusto Gomes Batista; Márcia Aparecida Jacomini; Marcel Crahay
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 34 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015) (2018)
Artigo publicado
Autores: Fernando Xavier Silva; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 18 , p. 922 - Extrato QUALIS: A1
-
Os escritos de Antonio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010) (2018)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal
Fonte: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , v. 34 , p. 209 - Extrato QUALIS: A1
-
Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana (2018)
Artigo publicado
Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; THOMAZINI, LEANDRO
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Composição da Remuneração de Professores de Redes de Ensino Estaduais (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Ana Paula Santiago do Nascimento; Kátia Aparecida Santos
Fonte: VI Encontro Anual da Fineduca (2018) A Emenda Constitucional nº 95/2016 e a crise no financiamento da Educação , p. 1
-
-
Valorização do magistério no plano de carreira da rede municipal de São Paulo (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lisete Regina Gomes Arelaro; Márcia Aparecida Jacomini; Nilson Alves de Souza; Kátia Aparecida Santos
Fonte: Valorização docente na educação básica: análise de planos de carreira , p. 277
-
-
Remuneração e valorização docente na capital paulista (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Ana Paula Santiago do Nascimento; Kátia Aparecida Santos; Ingrid Costa Ribeiro Souza
Fonte: Remuneração de professores da educação básica das redes municipais de ensino no contexto do Fundeb e do PSPN , p. 102
-
-
-
-
Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010 (2018)
Artigo publicado
Autores: PENNA, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Isabel Melero Bello
Fonte: Revista @mbienteeducação , v. 11 , p. 210 - Extrato QUALIS: A2
-
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 ? 2010) (2018)
Artigo publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 6 , p. 35 - Extrato QUALIS: A4
2017
-
Produção acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010 (2017)
Artigo publicado
Autores: Rosana Evangelista Cruz; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 98 , p. 347 - Extrato QUALIS: A1
-
-
A pós-graduação e a pesquisa sobre/na educação básica: relações e proposições (2017)
Artigo publicado
Autores: Antonia Almeida Silva; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 43 , p. 629 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
Democracia na Escola: entre práticas e reflexões do cotidiano escolar (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Cileda Perrella; Márcia Aparecida Jacomini; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: Anais do I Encontro Escola Pública e Universidade - Reforma de Ensino e Movimentos de Resistência: diálogos entre Brasil e América Latina , p. 62
-
-
Pesquisas sobre políticas de formação continuada de professores da educação básica (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Anais do XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO Formação de Professores: co , p. 13445
-
2016
-
Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000 (2016)
Artigo publicado
Autores: Antonia Almeida Silva; Elisângela Alves da Silva Scaff; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 16 , p. 254 - Extrato QUALIS: A3
-
Remuneração docente: desafios para o monitoramento da valorização dos professores brasileiros no contexto da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (2016)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Thiago Alves; Rubens Barbosa de Camargo
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Apresentação do Dossiê Crise Política e corrupção (2016)
Artigo publicado
Autores: Henrique Amorim; Débora Cristina Goulart; Márcia Aparecida Jacomini; Davisson C. C. de Souza
Fonte: Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 5 , p. 1 - Extrato QUALIS: B4
-
LIMITAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO E GESTÃO ?DEMOCRÁTICA? NA REDE ESTADUAL PAULISTA (2016)
Artigo publicado
Autores: Lisete Regina Gomes Arelaro; Márcia Aparecida Jacomini; Silvio Carneiro
Fonte: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 37 , p. 1143 - Extrato QUALIS: A1
-
REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, VÍNCULO EMPREGATÍCIO E JORNADA DOCENTE: UM ESTUDO COM BASE NOS DADOS DA PROVA BRASIL ? 2007 E 2013 (2016)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Marcia Aparecida Jacomini
Fonte: Tópicos Educacionais , v. 1 , p. 189 - Extrato QUALIS: B2
-
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PERCURSOS HISTÓRICOS, INTERFACES E CONTRADIÇÕES DAS PRODUÇÕES NA DÉCADA DE 2000 (2016)
Artigo publicado
Autores: Antonia Almeida Silva; Elisângela Alves da Silva Scaff; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 16 , p. 254 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
Remuneração, formação, vínculo empregatício e jornada docente: um estudo com base nos dados da Prova Brasil - 2007 e 2013 (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista da Silva Santos; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Financiamento da Educação no Brasil: avanços e impasses
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Valorização do magistério no plano de carreira da rede municipal de São Paulo (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lisete Regina Gomes Arelaro; Márcia Aparecida Jacomini; Nilson Alves de Souza; Kátia Aparecida Santos
Fonte: Valorização docente na educação básica: análise dos planos de carreira , p. 265
-
-
Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional (2016)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; PENNA, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 27 , p. 177 - Extrato QUALIS: A1
2015
-
-
-
Plano Nacional de Educação e remuneração docente: desafios para monitoramento da valorização profissional no contexto da meta 17 (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiago Alves; Rubens Barbosa de Camargo; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira
-
Beliefs underlying what Brazillian teachers think of grade retention (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Vanda Mendes Ribeiro; Paula Kasmirski; Antonio Batista; Cristian Monseur; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: The EARLI and JURE 2015 conference in Limassol, Cyprus A report by the organisers , p. 325
-
Produção Acadêmica sobre Financiamento da Educação (2000- 2010): características gerais (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosana Evangelista da Cruz; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Anais 3º Encontro Fineduca - Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais , p. 337
-
-
-
-
Vencimento e remuneração docente no Brasil: uma apresentação (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Márcia Aparecida Jacomini; Lisete Regina Gomes Arelaro; Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito
Fonte: Vencimento e remuneração docente no Brasil: resultados de pesquisa , p. 7
-
Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo (2015)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 40 , p. 1235 - Extrato QUALIS: A1
2014
-
Condições do trabalho docente: uma análise da carreira na rede municipal de ensino de São Paulo (2014)
Artigo publicado
Autores: ARELARO, Lisete Regina Gomes; Márcia Aparecida Jacomini; Nílson Alves de Souza; Kátia Aparecida Santos
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 95 , p. 197 - Extrato QUALIS: A1
-
Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010) (2014)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 22 , p. 807 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Valorização do magistério da educação básica: um estudo sobre os planos de carreira (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: Direito à Educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa
-
-
-
-
Carreira e remuneração do magistério no município de São Paulo: análise legislativa em perspectiva histórica (2014)
Artigo publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Maria Angélica Pedra Minhoto; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 35 , p. 215 - Extrato QUALIS: A1
-
Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. (2014)
Artigo publicado
Autores: Isabel Merelo Bello; Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 9 , p. 369 - Extrato QUALIS: A1
2013
2012
-
Direito, qualidade e gestão da educação no ensino fundamental de nove anos na rede municipal de Diadema (2012)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Carla de Oliveira Rosa; Felipe Willian Ferreira de Alencar
Fonte: Revista de Educação (PUCCAMP) , v. 17 , p. 229-239 - Extrato QUALIS: A3
-
Políticas de formação de professores: perfil dos alunos do curso de Ciências-Licenciatura da Unifesp (2012)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marian A. L. Dias; Marilena Rosalen
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 28 , p. 435 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010 (2012)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Maria Ângelica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
-
2011
-
Os ciclos e a progressão continuada na opinião de pais e alunos (2011)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO) , v. 27 , p. 161 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Perfil dos discentes de um curso de licenciatura plena em ciências e as políticas públicas de formação de professores (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marian A. L. Dias; Marilena Rosalen; Thaís Cyrino
Fonte: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CIências , p. 1
-
O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação (2011)
Artigo publicado
Autores: ARELARO, Lisete Regina Gomes; Márcia Aparecida Jacomini; KLEIN, Sylvie B.
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 37 , p. 35 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
2010
-
-
Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação? (2010)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , v. 40 , p. 895 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2009
-
Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos (2009)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 35 , p. 557 - Extrato QUALIS: A1
2008
2007
2005
-
Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004) (2005)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Andréa Barbosa Gouveia; Antonia Almeida Silva; Adriana A Dragone Silveira; Terezinha Pereira Braz
Fonte: ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO) , v. 16 , p. 101 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
2004
-
-
-
A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo (2004)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 30 , n. 3 , p. 401 - Extrato QUALIS: A1
-
2003
-
-
Aprendiz da própria história: a trajetória do Grupo de Estudos Pedagógicos Paulo Freire - FTS (2003)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Raquel Littério de Bastos; Maria Lourdes dos Reis; Maria Solimar Makiyama; Cleide antunes Coradini; Rosa Maria Camilo
Fonte: Revista Factus (Impresso) , v. Nº 1 , p. 97 - Extrato QUALIS: C
-
2000
1998
Atuações
Faculdade Taboão da Serra
-
Professor
2002 a 2009
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
-
Professor substituto
2003 a 2003
-
Monitor
Estagiário
2001 a 2001
-
Professor substituto
2004 a 2005
Secretaria de Estado da Educação
-
Professora
1986 a 1997
-
Vice-diretora
1995 a 1995
-
Coordenadora do Ciclo Básico de Alfabetização
1988 a 1988
Secretaria Municipal de Educação
-
Professora
1991 a 2003
-
Professor
1995 a 1995
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
-
Professor
2003 a 2004
Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos
-
Professor
2004 a 2004
Centro Experimental Psicopedagógico Caracol Paulo Freire
-
Professora
1990 a 1990
Instituto Nacional de Pós-Graduação
-
Professor
2004 a 2009
Universidade Estadual de Campinas
-
Prestação de serviço
2005 a 2007
Faculdade de Educação da USP
-
Pesquisadora
Pesquisadora
2007 a 2016
-
Estuante de Pós-Doutorado
Bolsista
2017 a 2018
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2010
-
Representante de Organização da Sociedade C.
Desde 2021
Revista Factus (Impresso) (Cessou em 2007)
-
Membro de corpo editorial
2003 a 2007
Universidade Federal do Paraná
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2017
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
ENTRETESES
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2014
Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Universidade Cidade de São Paulo
Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa
Associação Nacional de pesquisa em Financiamento da Educação
-
Membro de comitê assessor
2015 a 2015
Universidade de São Paulo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Membro de comitê assessor
2017 a 2017
-
Membro de comitê assessor
Desde 2018
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Membro de Comissão
2017 a 2017
-
Membro de comitê assessor
2017 a 2017
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
-
2015 a 2016
Rede de Estuados sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais
-
Pesquisadora
Pesquisadora
Desde 2015
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Desde 2018
FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
Educação e Pesquisa
-
Membro de corpo editorial
2019 a 2022
Editora Appris
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
-
Desde 2022
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2014
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Membro de corpo editorial
Desde 2022
Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação
-
voluntária
Membra da Direitoria da Finedu
Desde 2018
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
A PRECARIZAÇÃO COMO ?PROJETO DE VIDA? PARA A JUVENTUDE TRABALHADORA NO NOVO ENSINO MÉDIO PAULISTA: ENGAJAMENTO E PROTAGONISMO A SERVIÇO DO CAPITAL
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
DISPUTAS HEGEMÔNICAS NA SOCIEDADE CIVIL E ATUAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (SINPEEM) COMO APARELHO PRIVADO DE HEGEMONIA
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
?Escola sem Partido?: implicações do neoconservadorismo-liberal no cotidiano escolar na perspectiva de gestores e docentes
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2021
-
O CURRÍCULO PAULISTA NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: HEGEMONIA DE UM PROJETO EDUCACIONAL
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2021
-
Políticas de Fomento à Educação Pública: uma análise do Programa Inova Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Atuação do setor privado na Rede Pública Municipal de Educação de Teresina - PI
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
POLÍTICA EDUCACIONAL EM ANGOLA: IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMBULO PROVÍNCIA DA LUNDA NORTE DE (2005-2018)
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2023
-
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MAPEAMENTO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
20 ANOS NA DIREÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: Limites e alcances políticos da construção de uma gestão democrática
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2024
-
EDUCAÇÃO SOCIAL E TRABALHO DOCENTE NO SISTEMA DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL TEMPO DE ESCOLA/MAIS TEMPO DE ESCOLA- 2010-2020
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2024
-
REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE ESTADUAL PAULISTA: DA GESTÃO DEMOCRÁTICA AO LÍDER GERENCIAL
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2024
-
Política Educacional para Educação de Jovens e Adultos na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
TENDÊNCIAS DE PRIVATIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE CAPITALISTA NO BRASIL E NA ARGENTINA
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Custo aluno do Programa Escola de Tempo Integral em Mogi das Cruzes/SP
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Thais Fernanda Martins Nascimento
PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA (2020-2021): FOCO NAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2022
-
PROGRAMA EDUCAÇÃO COMPROMISSO DE SÃO PAULO: LÓGICA EMPRESARIAL NA REDE PÚBLICA PAULISTA
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2021
-
Supervisão Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: desafios para o fortalecimento da gestão democrática
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2020
-
Roberta Kelly Amorim de França
O diretor escolar frente ao protagonismo estudantil do movimento
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
Plano de Carreira do Magistério de Suzano: análise do processo de elaboração e implementação da Lei 190/2010 e da Lei 4.392/2010
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2019
-
Produção acadêmica sobre Educação de Jovens e Adultos (2000-2010)
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2018
-
Ana Paula Kacenelenbogen Guimarães
Profissionais da Educação e Gestão Pública no Processo de Reestruturação da Carreira do Magistério Público: o caso da Prefeitura Municipal de Campinas (2001-2004)
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2018
-
Carreira e vencimento de professores da educação básica no estado de São Paulo
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Gestão democrática na perspectiva do diretor de escola
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Produção Acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015): características e contribuições
Programa de Pós-graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Sobre o bom professor: estudo de caso em uma escola da rede estadual paulista com alunos do ensino médio
Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2016
Gestão
Secretaria de Estado da Educação
-
Vice-diretora
Eepsg Dom Duarte Leopoldo e Silva
-
Coordenadora Ciclo Básico
Eepg Prof José Nascimento
Universidade Federal de São Paulo
-
Assessora da Chefia de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo
Gabinete da Reitoria
-
Vice-Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp
Campus Guarulhos
-
Vice Chefe do Departamento de Educação
Campus Guarulhos
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp
Campus Guarulhos
Pesquisa
Faculdade de Educação da USP
-
Alfabetização de Todas as Crianças até o Final do Terceiro Ano do Ensino Fundamental: Acompanhamento da Implantação da Meta 5, do PNE 2011/2020
O Projeto tem como objetivo acompanhar a implantação da Meta 5 do PNE 2011/2020, qual seja "alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental", na rede pública estadual de São Paulo, em três municípios da região do Grande São Paulo - São Paulo, Diadema e Guarulhos - e na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, pela sua especificidade. Pretende-se verificar os esforços e os resultados preliminares da implantação desta Meta do PNE, que já se constituía ação prioritária da política educacional federal e estadual, em especial com relação aos critérios adotados de avaliação da aprendizagem. A execução dar-se-á a partir do levantamento e estudos de documentos oficiais e de apoio, bem como por meio de entrevistas, questionários e observação do cotidiano escolar.
2013 a 2015
-
Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas
A pesquisa examina o impacto decorrente do Fundeb sobre os salários e os planos de carreira dos professores das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. A investigação pretende articular dados quantitativos e qualitativos referentes aos salários e aos planos de carreira dos professores e às condições de trabalho nas redes públicas de ensino. A pesquisa compreenderá o período entre 1995 e 2010. Serão incluídos dados relativos aos dois últimos anos do Fundef (1995 e 1996) e os primeiros anos de vigência do Fundeb e de implantação do PSPN (2007 a 2010), o que permitirá uma análise comparativa dessas duas políticas de financiamento da educação. A pesquisa de âmbito nacional, coordenada pela Universidade de São Paulo, abrangerá amostras de 12 estados brasileiros. Estão envolvidas as seguintes instituições: USP, UFPR, UNISUL/SC, UFPB, UFPI, UFRN, UFMS, UEMT, UFRS, UNIFESP, UEMG E UFPA.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Clóvis Edmar Paulino, Tatiane Aparecida Ribeiro, Marlene Alves dos Santos, Deborah da Costa de Sá, Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Sylvie Bonifácio Klein, Carolina Ferrarezi Fernandes
2008 a 2012
-
O ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo: um estudo exploratório sobre sua implementação
O Projeto tem como objetivo descrever e analisar as diferentes propostas de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, adotadas pelos governos municipais das cidades de São Paulo, São Bernardo, Osasco, Diadema e a do Estado de São Paulo, bem como a proposta da Escola de Aplicação da FEUSP. Pretende-se pesquisar as eventuais alterações na acomodação da demanda escolar, bem como as orientações pedagógicas, administrativas e financeiras realizadas pelas redes de ensino em relação às alterações impostas pela nova legislação educacional. Serão coletadas e analisadas as opiniões de gestores, professores, pais, alunos, membros do Conselho de Escola, representantes das secretarias de educação e dos sindicatos sobre o ensino fundamental de nove anos. A análise dos dados será feita à luz dos princípios da democratização da educação, da qualidade do ensino e da gestão democrática.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, MARCOS EDGAR BASSI, Dalva Valente Guimarães Gutierres, José Marcelino Rezende Pinto, Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rosana Evangelista da Cruz, Rosana Gemaque Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo, Andréa Barbosa Gouvea, I-Juca Pirama Gil, Maria Dilnéia Fernandes Spindola, Magna França, Josete Maria Cangassú Ribeiro, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Luís Carlos Sales, Luís Souza Júnior
2007 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE
A Rede Escola Pública e Universidade foi criada por um grupo de professores e pesquisadores de universidades públicas e do Instituto Federal do estado de São Paulo (Unicamp, UFSCar, UFABC, USP, Unifesp e IFSP) em fevereiro de 2016, motivada pelos acontecimentos envolvendo a proposta de reorganização da rede escolar estadual em 2015 e pelo movimento secundarista de ocupação às escolas.A Rede tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e intervenções visando colaborar com o direito à educação de qualidade e socialmente referenciada na rede estadual de ensino. Acredita que a produção de conhecimento sobre educação deve estar em permanente diálogo com o cotidiano das escolas públicas, e a serviço do monitoramento e do controle social das políticas educacionais.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, KLEIN, Sylvie B., Luiz Tiago Lima de Souza, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Tatiane Aparecida Ribeiro, Deborah da Costa de Sá, Ivan Ferreira Santos de Carvalho, Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Carla de Oliveira Rosa, Luiz Tiago Lima de Souza
Desde 2021
-
Uma análise da elaboração do Plano Estadual de Educação de São Paulo, 2016-2026, com base no conceito de Estado Integral de Antonio Gramsci
A temática desta pesquisa é a participação e atuação da sociedade política (executivo e legislativo) e da sociedade civil (diversas entidades acadêmicas, sindicais e sociais) no processo de elaboração e aprovação do PEE-SP, Lei n. 16.279/2016. O problema de pesquisa é saber quais e como atuaram as entidades da sociedade civil e a sociedade política na construção da agenda política, cujo objetivo era formular e aprovar um plano de educação para o estado de São Paulo, em conformidade com a legislação nacional, mais precisamente o PNE 2014-2024. O objetivo central é analisar a atuação da sociedade política e da sociedade civil na elaboração do Plano Estadual de Educação de São Paulo 2016-2026, no marco das disputas políticas e ideológicas em torno da agenda educacional no estado. O principal referencial teórico para a compreensão da participação da sociedade política e da sociedade civil no processo de elaboração do PEE-SP será o pensamento de Antonio Gramsci, mais especificamente os conceitos de Estado Integral, hegemonia e ideologia. Adotamos como método o materialismo histórico dialético à medida que nos permite articular dialeticamente a integração das múltiplas facetas que envolvem a reflexão e a compreensão da realidade pesquisada. Em termos metodológicos realizaremos uma pesquisa qualitativa em educação, envolvendo estudo documental e bibliográfico e pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas. As análises produzidas contribuirão para uma melhor compreensão das relações entre sociedade política e sociedade civil na construção das políticas educacionais, no marco do conceito gramsciano de Estado Integral. A relevância deste projeto encontra-se, por um lado, na construção de um desenho teórico metodológico para análise dos processos de elaboração de políticas educacionais no ciclo de análise de políticas públicas para educação. Por outro lado, na utilização de conceitos gramscianos como referencial teórico fecundo e atual aos estudos de políticas educacionais.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, José Alves da Silva, Débora Cristina Goulart, Sérgio Stoco
Desde 2022
-
Democracia na escola: melhorando a qualidade da formação dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental
A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, a implementação da gestão democrática na escola, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 e nas leis infraconstitucionais relativas à temática, exige um exercício constante de reflexão sobre as práticas e a democratização das relações no cotidiano escolar. Este projeto tem como objetivo promover a construção de práticas educativas democráticas em duas escolas da rede estadual de São Paulo, situadas no município de Guarulhos, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, da aprendizagem e da formação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Adota-se como referencial teórico autores que discutem e problematizam a democracia nas sociedades contemporâneas e que debatem a gestão democrática da escola pública e as práticas democráticas no cotidiano escolar. Trata-se de pesquisa-ação, com base na problematização das práticas escolares, mediante participação democrática de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar (professores, alunos, pais/mães e responsáveis, agentes escolares e gestores), com vistas à melhoria da qualidade do processo educativo, do desempenho escolar e da formação dos alunos. A pesquisa será desenvolvida por meio de trabalho colaborativo entre a Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos e as Escolas Estaduais Professor Antonio Viana de Souza e Antônio de Ré. Pretende-se construir uma proposta de orientação para realização de práticas democráticas na escola, que possa ser desenvolvida por outras escolas públicas, com vistas à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, assim como uma formação respaldada nos direitos universais do ser humano, no respeito à diversidade e à liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Não se trata de manual, mas de orientações, construídas a partir desta experiência de pesquisa-ação, que contribuam para as escolas públicas, especialmente aquelas que atendem alunos dos Anos Finais Ensino Fundamental, desenvolverem suas próprias experiências e práticas de democracia na escola.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Márcia Aparecida Jacomini, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella
2019 a 2019
-
Construindo propostas educacionais: reflexões e práticas
Este projeto de extensão trata das políticas educacionais do governo do estado de São Paulo para a rede estadual de ensino, mais precisamente o Método de Melhoria de Resultado, como forma de gestão da escola e do trabalho pedagógico, e o Projeto Inova Educação, proposto pela Secretaria de Educação (Seduc ). O objetivo é analisar criticamente estes programas e projetos educacionais e construir propostas de gestão e ação pedagógica com base nos pressupostos da gestão democrática da escola e do trabalho pedagógico e da oferta de uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes. Adota-se como referencial teórico uma perspectiva crítica de educação e das políticas educacionais que assumem paradigmas do setor privado para a gestão da escola pública. Trata-se de projeto colaborativo entre escola pública de educação básica e universidade, com o desenvolvimento de metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que as escolas participantes desenvolvam propostas pedagógicas, educativas e de gestão alternativas aquelas que vêm sendo propostas nos programas e projetos do governo paulista.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Cileda Parrella, Ozani Martiniano, Débora Cristina Goulart, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Isabel Melero Bello, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Andreza Barbosa, Maria José da Silva Fernandes, Ana Paula Pascarelli dos Santos, Antonio de Jesus Rocha, Bruna Alves Pradro, Francisca Jane Furtado Marinho, Gabriel Meneses Barros, Iracema Valquíria Ferrarezi Guerra, Isaac Oliveira Moutinho Júnior, Janaína Paulieli Lavado, Lilian Santos de Carvalho, Luís Renato Silva Maldonado, Marcos Cesar da Costa, Márcia Regina da Silva, Maria Lúcia Salgado Cordeiro dos Santos, Marisa Aparecida de Sá Lima, Ordelan Pereira de Souza, Priscila Damasceno Arce, Sinhá Carvalho de Oliveira Silva, Tatiana Ricci, Viviane Aparecida Vieira, Weverson Marques de Andrade
Desde 2019
-
Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016)
A consolidação de uma área ou campo de conhecimento requer atenção constante dos pesquisadores sobre sua produção científico-acadêmica. Nesse sentido, estudos de revisão são importantes fontes de informação sobre o estado do conhecimento, das tendências de pesquisas, suas contribuições para os avanços da área, como também suas possíveis fragilidades. Os estudos de revisão englobam todo tipo de pesquisa que tem como objeto a produção acadêmica de uma área, um campo de conhecimento ou uma temática específica, dentro de um recorte temporal e espacial. Um número significativo de pesquisas sobre a produção acadêmica em educação tem sido realizado nos últimos anos, contudo, ainda são poucas as investigações sobre as características dos estudos de revisão nesta área e os modos como eles vêm sendo apropriados ou até mesmo ressignificados. São diversas as denominações atribuídas as esses estudos: estado da arte, estado do conhecimento, revisão bibliografica, revisão de literatura, levantamento bibliográfico, revisão de produção acadêmica, revisão sistemática, metanálise, metapesquisa, estudo bibliométrico etc. Também em relação à abordagem metodológica os estudos dessa natureza guardam semelhanças e especificidades. Todavia, não dispomos de análises sistemáticas, resultantes de investigação, que informem quais abordagens e procedimentos têm caracterizado esse tipo de estudo em educação e que contribuições tem trazido para o campo. Face a isto, este projeto elegeu como objeto de pesquisa estudos de revisão na área de educação, no período de 2000-2016. Para o seu desenvolvimento foi definido como corpus a produção publicada em formato de livro, artigos das revistas de educação nacionais registradas no scielo e a Série Estado do Conhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anício Teixeira (INEP). O objetivo é estudar os trabalhos que pesquisam a produção acadêmica (estudos de revisão), a partir de um conjunto específico de trabalhos selecionados, identificando e analisando as diferentes denominações e enfoques metodológicos, suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências, as potencialidades e os desafios que se apresentam à área de educação, frente a esse tipo de pesquisa. Para tal, será realizada uma revisão sistemática, com foco na abordagem metodológica, elemento essencial para caracterizar os diversos tipos de estudos de revisão, assim como na contribuição dos trabalhos sobre a produção acadêmica. Pretende-se, ao final da pesquisa, ter construído um panorama sobre os estudos de revisão, com a apresentação dos diferentes tipos de pesquisa, os aspectos metodológicos que os caracterizam e o que os diferencia entre si, de forma a indicar as potencialidades e os desafios que se apresentam para esse tipo de pesquisa na área de educação.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Valdelaine da Rosa Mendes, Syomara Assuite Trindade, Maria Aparecida Guedes Monção, Antonia Almeida Silva, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello, Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Fernando Xavier Silva, Alexandre Viana Araújo, Alfredo Macedo Gomes, Ana Lúcia Félix dos Santos, Ângelo Ricardo de Souza, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella, Elisabete Barbosa, Janete Maria Lins de Azevedo
2018 a 2022
-
Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.#8195;
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, João Batista da Silva Santos, Cileda Parrella, Luiz Carlos Novaes, José Alves da Silva, Sonia Maria Portella Kruppa, Ana Paula Santiago do Nascimento, Débora Cristina Goulart, Ana Paula de Oliveira Corti, Sérgio Stoco, Silvio Carneiro, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Lisete Regina Gomes Arelaro, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Rubens Barbosa de Camargo, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Isabel Melero Bello, José Quibão Neto, Theresa Adrião, Fernando Luiz Cássio Silva, Caio Cabral da Silva, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Eduardo Donizeti Girotto, Evaldo Piolli, Leonardo Crochik, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira, Salomão Ximenes, Selma Borghi Venco, Andreza Barbosa, Beatriz Fortunato da Silva, Beatriz Garcia Sanchez, Eliane da Costa Bruini, Erick Dantas da Gama, Flávia Vitor Longo dos Santos, Iracema Santos do Nascimento, Isabel Furlan Jorge, Joice Melo Vieira, João Victor Pavesi de Oliveira, Marcelo Paziano da, Maria José da Silva Fernandes, Maria José dos Santos, Marina Avelar, Rafael Antunes Seleznevas, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Regina Mieyeko Oshiro, Rita de Cássia Vereda, Rosemary Mattos, Rubia de Araujo Ramos, Maria Lucia Lanza, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, José Roberto Montes Heloani, Antonia Junqueira Malta Campos, Renata Rodrigues de Amorim Medina, Régis Henrique dos Reis Silva, Sarh Maria de Freitas Machado Silva, Thiago Moreira Melo e Silva, Julia Brito da Conceição, Beatriz Furtunato da Silva, Gabriel Morgato Marques, Matheus Henrique Furtado, Alessandro Paulino Pereira, Andressa Nunes Vasconcellos, Barbara de Souza Orlandin, Cesar Augusto Minto, Daniela Aparecida Guedes de Paula, Edvaldo dos Reis Oliveira Filho, Heloisa Coli Bizzoto, Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Marcilene Seles de Araújo, Ozani Martiniano de Souza, Roberta Kelly Amorim de França, Vanessa Santana dos Santos, Claudia Alves Pereira, Dilma Antunes Silva, Paulo Vitor dos Santos Cardoso, Lucas Andrade de Souza, Juliana Salles Madeira, Marilya Mariany Carnaval, Raquel Gomes D Alexandre, José Walber Ferreira Monteiro, Fábio dos Santos Bouças, Thais Andrea Furigo Novaes, Felipe Garcia Passos
2019 a 2021
-
Democracia na escola: reflexões e práticas
A democratização da sociedade como um valor e a realização de práticas democráticas demandam a educação política da população, requer esforço permanente de reflexão sobre o ser, o pensar e o agir individuais e coletivos, e exige a criação de espaços para isso. A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias instituídas. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo e reflexão sobre democracia, com vistas à construção de práticas educativas democráticas numa escola da rede estadual de São Paulo, situada no município de Guarulhos. Trata-se de um projeto que visa o trabalho colaborativo no qual todas as etapas serão realizadas com base na participação, no debate de ideias e na construção coletiva. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método, para a construção de uma compreensão de democracia que norteará as práticas da comunidade escolar.
2017 a 2017
-
Democracia na escola
A democratização da sociedade como valor e a realização de práticas democráticas demandam a educação política da população e requer esforço permanente, reflexão e vigília constantes sobre o ser, o pensar e o agir individuais e coletivos e exige a criação de espaços para isso. A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias instituídas. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo e reflexão sobre democracia, com vistas à construção de práticas educativas democráticas numa escola da rede estadual de São Paulo, situada no município de Guarulhos. Trata-se de projeto de trabalho colaborativo no qual todas as etapas serão realizadas com base na participação, no debate de ideias e na construção coletiva. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método, para a construção de uma compreensão de democracia que norteará as práticas da comunidade escolar.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Cileda Parrella, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
2015 a 2016
-
Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010)
Este projeto tem como objetivo analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais. O projeto terá por base pesquisa anterior realizada sobre a produção acadêmica em políticas educacionais que resultou na organização de um banco de dados com 1.300 teses e dissertações coletadas no Banco de Teses da CAPES. Esse banco foi utilizado para a análise de diversas características gerais dessa produção, tais como: titulação dos trabalhos por ano de defesa e Instituição de Ensino Superior (IES), número de teses e dissertações por eixo e por natureza (mestrado e doutorado), produção das IES por eixo, número de linhas de pesquisa por IES, relação linhas de pesquisas versus número de trabalhos produzidos, relação linhas de pesquisa/instituição, relação de orientadores com 10 (dez) ou mais orientações por IES e eixo, número de trabalhos por país e estado estudados. Além da análise das características gerais foram realizados estudos sobre questões teóricas e metodológicas dos trabalhos de alguns eixos, sendo necessárias para isso análises mais qualitativas dos resumos. A pesquisa ora proposta é de natureza qualitativa, com foco na base teórica e nos procedimentos metodológicos dos trabalhos coletados. A opção feita por um estudo qualitativo deve-se à possibilidade de produzir descrições mais densas e profundas do objeto de estudo. Também serão analisados os resultados das pesquisas apresentadas e a qualidade dos resumos, tendo como referência critérios preestabelecidos pelo grupo de pesquisadoras. Para ampliar as análises relacionadas aos aspectos teóricos e metodológicos da produção acadêmica brasileira será feita análise do texto integral de 22 teses e dissertações produzidas entre os anos de 2000 e 2010 que pertencem ao conjunto geral do banco construído, ou seja, fazem parte dos 1.305 trabalhos selecionados, mas apresentam uma peculiaridade importante: tiveram, assim como este projeto, como objeto de estudo as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em políticas educacionais e daí a razão de se propor aqui um estudo ampliado desse conjunto. Ao somar os conhecimentos produzidos por esses trabalhos visa-se ampliar a compreensão sobre as características e os contornos que a produção acadêmica em políticas educacionais vem assumindo nas últimas décadas, no Brasil. Para a análise desses 22 trabalhos na íntegra será construído um protocolo específico que possibilite a extração de dados relevantes sobre os seguintes aspectos: base teórica, posicionamento e perspectiva epistemológica, procedimentos metodológicos e articulação teórico-metodológica. Isso possibilitará sistematizar as principais contribuições desses trabalhos sobre abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em políticas educacionais. A proposta pretende contribuir para a elucidação das principais características epistemológicas e metodológicas de pesquisas de mestrado e doutorado sobre políticas educacionais, com vistas à construção desse campo de estudo, podendo constituir-se como uma referência para novas pesquisas sobre a temática.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Cileda Perrella, Ozani Martiniano, Eliane Martiniano, Márcia Aparecida Jacomini, Valdelaine da Rosa Mendes, Maria Aparecida Monção, Cileda Parrella, Syomara Assuite Trindade, Fani Quitéria Nascimento Rehem, Rosana Evangelista Cruz, Maria Aparecida Guedes Monção, Antonia Almeida Silva, Rosana Evangelista da Cruz, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Isabel Melero Belo
2014 a 2017
-
Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto é continuidade do projeto Prodocência 2010 e reúne cursos de Licenciatura: Pedagogia, História, Sociologia, Ciências Sociais, Letras e Ciências (Física, Química, Biologia e Matemática) - Campus Diadema. Do edital Prodocência de 2007, o Curso de Pedagogia apresentou o projeto de trabalho Residência Pedagógica, um diálogo em construção, envolvendo o estudo das condições de implantação da Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. Os resultados do projeto permitiram desenvolver uma metodologia para a Residência Pedagógica (RP) na UNIFESP e a implantação do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Pedagogia em estreita relação com as redes públicas de ensino no Município de Guarulhos e a partir das contribuições dos docentes e gestores dessas redes escolares. Em 2010 a UNIFESP apresentou o projeto Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica reunindo dessa vez as seis Licenciaturas existentes ? parte delas ainda em processo de composição dos quadros docentes. Nessa proposta pretendeu-se agregar elementos que contribuíssem para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica ? PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvessem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores pudessem ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tivesse por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva expressa por aquele edital: ?(...) a valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério?.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Célia Maria Benedicto Giglio
2014 a 2017
-
Estudo sobre condições de trabalho de professores do Ensino Fundamental I em Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas e o ensino
O objetivo deste projeto é investigar as condições de trabalho dos professores dos anos iniciais da rede pública municipal de Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: mapear a produção discente em cursos de Pós-Graduação no país sobre a temática do exercício docente; levantar aspectos das condições de trabalho dos professores da rede pública municipal de Guarulhos; estabelecer perfil sociocultural dos professores entrevistados; compreender as percepções dos professores sobre suas condições de trabalho.
2013 a 2015
-
Seminários sobre educação
Seminários abertos sobre educação preparados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Maria Ângelica Pedra Minhoto
2010 a 2012
-
Planos de Carreira e Remuneração Docente nas Redes Municipais de ensino de Diadema e São Bernardo do Campo
Este projeto pretende analisar os planos de carreira, cargos e salários dos professores das redes municipais de ensino dos municípios de Diadema e de São Bernardo do Campo, como parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas", coordenado nacionalmente pelo Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O referido projeto (2009-2012) estuda a remuneração e os planos de carreiras dos professores da rede estadual de ensino de 12 estados brasileiros e respectivas capitais. O projeto é financiado pela Capes/Inep/Secad, Edital nº. 001/2008 CAPES/INEP/SECAD - Observatório da Educação. A pesquisa geral é composta por estudos qualitativos e quantitativos. O estudo qualitativo envolve a análise dos planos de carreira e a realização de entrevistas com representantes das secretarias municipais e estaduais de educação e com representantes sindicais. O estudo quantitativo tem como base os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho e Emprego (Relação Anual de Informações Sociais - RAIS). No caso deste projeto específico será realizado somente o estudo dos planos de carreira, cargos e salários dos professores dos municípios de Diadema e São Bernardo, utilizando-se da mesma metodologia da pesquisa geral. A análise dos planos de carreira desses dois municípios permitirá verificar as mudanças ocorridas na carreira e no salário do magistério, nas respectivas cidades, em função do princípio de valorização dos profissionais da educação previsto na Constituição Federal de 1988 e legislação posterior. Pretende-se verificar em que medida a legislação nacional relativa aos planos de carreiras e salários dos professores da educação básica está sendo considerada nesses municípios e analis
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
2011 a 2012
-
A implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Diadema
Este projeto pretende analisar o processo de implementação do ensino fundamental de nove anos no município de Diadema, como parte de um projeto de pesquisa mais amplo, já em andamento, no qual estão sendo estudadas as redes estaduais e municipais de São Paulo, a rede municipal de São Bernardo e Osasco e a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Trata-se de estudo qualitativo que envolverá a realização de entrevistas e de observação do cotidiano escolar, abrangendo diferentes segmentos da comunidade, além dos professores e gestores. Como tem sido pouco frequente que estudos relacionados à implementação de políticas educacionais envolvam a opinião de alunos e de seus pais ou responsáveis, nossa pesquisa pretende inovar, fazendo deles nosso objeto de estudo. A pesquisa exigirá também levantamentos estatísticos, da legislação orientadora da nova política de organização escolar e de estudos já produzidos sobre a temática. Os resultados obtidos serão analisados à luz dos seguintes critérios: democratização do ensino, qualidade da educação e gestão democrática, procurando verificar se a ampliação do ensino fundamental traduziu-se em ampliação efetiva do direito à educação.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Fábio Ramos Souza
2010 a 2011
-
Políticas de Formação de Professores: um estudo sobre o perfil dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP - Diadema
O presente projeto tem como objetivo a realização de uma pesquisa sobre as características escolares, sociais e econômicas dos alunos da Licenciatura Plena em Ciências do Campus Diadema da UNIFESP. O trabalho engloba uma análise sobre as políticas educacionais de formação de professores do Ministério da Educação e das especificidades que caracterizam os alunos deste curso em relação a outros cursos do Campus. Os dados empíricos serão coletados por meio de questionários com questões abertas e fechadas. As respostas das questões abertas serão analisadas com base na análise de conteúdo de acordo com Bardin (2004). As questões fechadas serão tabuladas com vistas à apresentação das tendências que orientam a caracterização dos alunos. Os dados serão comparados aos dados dos demais cursos obtidos no banco de dados sobre características sociais, econômicas e escolares dos alunos do Campus. Pretende-se, com a análise dos dados, contribuir para as discussões sobre políticas de formação de professores e a efetivação das políticas de inclusão e permanência no ensino superior.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Carla de Oliveira Rosa, Luiz Tiago Lima de Souza
2010 a 2011
-
Avaliação escolar e progressão continuada: análise de teses e dissertações (2000-2010)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a avaliação escolar no regime de progressão continuada no período de 2000 a 2010. Pretende-se verificar as características das pesquisas desenvolvidas sobre o tema e mapear aspectos que têm sido pouco estudados com vistas a indicar novas possibilidades de investigação.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Marilena Rosalen, Marian A. L. Dias
2009 a 2012
-
A produção em políticas educacionais na década de 2000: o legado do GT 05 da Anped
Esta pesquisa analisa a produção em políticas educacionais a partir dos trabalhos apresentados no GT 05 da Anped com o objetivo de verificar as características dessa produção, apresentar tendências e indicar aspectos poucos estudados.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini
2010 a 2010
-
Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da educação básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica..
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Antonia Almeida Silva, Elisângela Alves da Silva Scaff
2011 a 2013
-
A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)
Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas são compreendidas como movimentos complexos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. Tal compreensão busca, simultaneamente, destacar o Estado além do aparelho de governo e as políticas públicas como movimentos que disputam as agendas de Estado e sua hegemonia. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, será pautada pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, procurando explorar o repertório dos textos selecionados, suas características argumentativas, opções teórico-metodológicas e o contexto que circunstanciou as produções. O corpus será constituído por teses e dissertações produzidas no âmbito de programas de pós-graduação em educação e que alcançaram no período do estudo nota igual ou superior a cinco.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Célia Maria Benedicto Giglio, Daniel Revah, Betania Libanio Dantas de Araújo, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Maria Ângelica Pedra Minhoto, Regina Cândito Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marineide de Oliveira Gomes, Magali Aparecida Silvestre, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clécio dos Santos Bunzen Júnior, Márcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Zonhason, Verilda Speridião Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Lucila Pesce, Isabel Melero Bello, Daniela Finco, Vera Lúcia Gomes Jardim
2011 a 2014
Universidade Federal do Paraná
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade de São Paulo
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Mudanças Curriculares e melhoria do ensino público
Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Valdelaine da Rosa Mendes, Dirce Nei Teixeira de Freitas, Mirna Ribeiro Lima da Silva, Marcos Antonio Muniz de Souza, Antonia Almeida Silva, Maria Ângelica Pedra Minhoto, Elisângela Alves da Silva Scaff, Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen
Desde 2022
-
Democracia na escola: implementando o Contrato Pedagógico
A implementação de uma gestão democrática na escola, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 e nas leis infraconstitucionais relativas à temática, exige um exercício constante de reflexão sobre as práticas e a relações no cotidiano escolar. Além das instâncias legalmente constituídas para o exercício de democracia direta e representativa é fundamental que as relações da comunidade escolar sejam pautadas no respeito e na tomada de decisão coletiva em todos os espaços escolares. O projeto de extensão ?Democracia na escola? está sendo desenvolvido na EE Antonio Viana de Souza, na cidade de Guarulhos desde 2016. Em 2018 realizaremos a terceira fase do projeto, cujo objetivo é acompanhar a implementação do Contrato Pedagógico, elaborado coletivamente em 2017.
Autores: Márcia Aparecida Jacomini, Felipe Willian Ferreira de Alencar, José Alves da Silva, Ozani Martiniano, Débora Cristina Goulart, Ana Paula de Oliveira Corti, Fernando Luiz Cássio Silva, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Eduardo Donizeti Girotto, Leonardo Crochik, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella, Andreza Barbosa, Isabel Furlan Jorge, Maria José da Silva Fernandes, Antonio de Jesus Rocha, Gabriel Meneses Barros, Isaac Oliveira Moutinho Júnior, Janaína Paulieli Lavado, Lilian Santos de Carvalho, Luís Renato Silva Maldonado, Marcos Cesar da Costa, Márcia Regina da Silva, Weverson Marques de Andrade, Alexsandra Gomes Rabelo Melo, Aline Campos Mira, Aline Nunes Feitosa, Bruna Alves, Caio Cesar Valadão Fiumari, Camilla de Morais Afonso, Cristiano Feliciano Travassos, Edmar Antonio de Oliveira Dias, Eliana Ferreira Porto Oliveira, Eunice Pereira dos Santos, Fabio Ferreira Lyra, kelly Cristina Delfino Martins, Leila Márcia Andrade de Oliveira, Leonardo Bruno da Silva, Luciana Rebello Carvalho, Luiz Carlos Gonçalves de Almeida, Marcia Cordeiro Moreira, Marcos Cesar Lemes, Patrícia Lima de Oliveira, Renato aparecido Leopoldo Ribeiro, Sandra Altino de Queiroz Resende, Silvia Gomes Teixeira Quintas, Sônia Francisco de Souza, Vania Sampaio Barrero
2018 a 2018
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22