Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: lucila.pesce@unifesp.br
Resumo
Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP (Linha de pesquisa 5: Linguagens e Saberes em Contextos Formativos). Coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (UNIFESP), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Freirianos (UNIFESP) e do Grupo de Estudos "Letramentos e Decolonialidade" (UNIFESP e UdeA - Colômbia). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Membro titular (2021-2023) e primeira suplente (2023-2025) do Comitê Científico do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPEd: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; membro da equipe gestora do GT 16 da ANPEd (2017-2019; 2019-2021); consultora ad hoc do GT 16 da ANPED de 2007-2017. Vice coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (07/2017-07/2019). Membro das redes internacionais de pesquisa REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio) e COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University, vinculada à Responsible Research and Innovation - RRI). Áreas de investigação: Linguagem Hipermídia e Processos Formativos (educação não formal, educação básica, formação inicial e continuada de professores); Linguagem e Educação Freiriana; Letramentos e Decolonialidade. site: http://sites.google.com/site/lucilapesce/
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PESCE, L. M.;PESCE, Lucila Maria;Oliveira, Lucila Maria Pesce de;PESCE, LUCILA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação (Currículo)
Dialogia Digital: em busca de novos caminhos à formação docente em ambientes telemáticos
Currículo e formação de professores
Orientação: Maria Candida Moraes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação (Currículo)
Rede de papéis: contribuições telemáticas à formação do leitor crítico
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
Currículo
Orientação: Maria Candida Moares
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1998 a 1999
Graduação em Letras
Universidade Presbiteriana Mackenzie
1982 a 1985
Produção
2024
-
Formação inicial do pedagogo e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: uma revisão de literatura (2006 ? 2014) (2024)
Artigo publicado
Autores: Paulo Luiz Vieira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2
-
Paulo Freire, Diálogo e Empoderamento: O potencial libertador dos círculos de leitura literária, por adolescentes em condição de vulnerabilidade social (2024)
Artigo publicado
Autores: Marcos Antônio Vasco de Almeida; Priscila Pesce Lopes de Oliveira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , p. 254 - Extrato QUALIS: A3
-
Elas/es nas redes: decolonialidade nas pesquisas e nas docências sobre/na/com a cultura digital (2024)
Artigo publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Ana Maria Di Grado Hessel; Emmanuelle Vaccarini; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Docência e Cibercultura , v. 8 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
Memes antifeministas e conservadorismo em rede: uma análise das leituras e enquadramentos dos femininos desviantes (2024)
Artigo publicado
Autores: Quésia Alves S. S. Domingues; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Docência e Cibercultura , v. 8 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
-
A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação (2024)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 25 , p. 26 - Extrato QUALIS: A2
2023
-
Educação de pessoas jovens e adultas, letramentos e decolonialidade: Um convite para o suleamento (2023)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; SITO, LUANDA REJANE SOARES; VALENCIA, DIELA BIBIANA BETANCUR; PESCE, LUCILA
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 31 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Paulo Freire e cultura digital: contruibuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos (2023)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno; Ana Maria Di Grado
Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 23 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Pesquisa-formação como recurso formativo docente na construção de um curso em contexto em serviço em tempos de pandemia (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Mariana Lettieri Ferreira
Fonte: A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais: Eixo 3 - A Didática e as tecnologias da informação e comunicação no currículo e práticas de ensino , p. 30
-
Trilhas do saber-pensar/pensar-fazer pesquisa em eudcação na/com a cultura digital (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; HESSEL, ANA MARIA DI GRADO; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Metodologias de pesquisa online: investigando em/na rede com o outro , p. 203
2022
-
A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp (2022)
Artigo publicado
Autores: Daniel Arias Vazquez; PESCE, LUCILA
Fonte: AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 27 , p. 183 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
Apontamentos de uma pesquisa-formação sobre um curso de formação docente no contexto pandêmico (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Mariana Lettieri Ferreira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 195
-
2021
-
INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL DO IDOSO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA (2021)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; OLIVEIRA, WERLEY CARLOS DE; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA CONHECIMENTO ONLINE , v. 1 , p. 67 - Extrato QUALIS: B4
-
Recursos Educacionais Abertos e as tecnologias digitais de informação e comunicação: formação e práxis em escolas ribeirinhas (2021)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Doriedson Alves de Almeida; Ana Pâmela Guimarães Pereira
Fonte: Revista Docência e Cibercultura , v. 5 , p. 58 - Extrato QUALIS: B1
-
Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida (2021)
Artigo publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Hoffmann
Fonte: REVISTA COCAR (UEPA) , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Inclusão digital e empoderamento na formação de professores: estudo dos programas federais Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola (2021)
Artigo publicado
Autores: Adriana Zandonadi; Júlio César Zandonadi; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências? (2021)
Artigo publicado
Autores: DIAS, MARIA JOSÉ DA SILVA; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 16 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico (2021)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado Hessel
Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Múltiplas linguagens, mídias e letramentos em ação (2021)
Artigo publicado
Autores: FERREIRA, MARIANA LETTIERI; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Palimpsesto , v. 20 , p. 713 - Extrato QUALIS: B1
-
Teachers training to integrate hypermediatic languagesat school: A case study comprising three public Federal Universities in Brazil (2021)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno; Deise Juliana Francisco
Fonte: INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11 , p. 48586 - Extrato QUALIS: C
-
Letramento digital nos cursos de letras das universidades públicas paranaenses (2021)
Artigo publicado
Autores: STADTLOBER, MARIA GORETI AMBONI; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 9 , p. 100 - Extrato QUALIS: A4
-
-
PAULO FREIRE NA GENEALOGIA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA LEITURA DE EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO (2021)
Artigo publicado
Autores: Bruno Joaquim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46 , p. 914 - Extrato QUALIS: A2
-
Revista Docência e Cibercultura (UERJ) - Apresentação do número temático Paulo Freire nas práticas cibereducaticas: narrativas docentes durante a pandemia COVID 19 (2021)
Artigo publicado
Autores: Edmea Santos; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Revista Docência e Cibercultura , v. 5 , p. 12 - Extrato QUALIS: B1
-
Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente (2021)
Artigo publicado
Autores: Júnior Leandro Gonçalves; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Revista Docência e Cibercultura , v. 5 , p. 40 - Extrato QUALIS: B1
-
Inovação, inclusão digital e educação ao longo da vida (2021)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE , v. 30 , p. 107 - Extrato QUALIS: A2
-
Curta na escola: diálogo e autoria nos processos de aprendizagem em espaços midiáticos (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Ana Maria Di Grado Hessel; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Ciência, inovação e ética: tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento , p. 403
-
-
2020
-
Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso (Initial formation of the Pedagogue to integrate the DICT into educational practices: a case study) (2020)
Artigo publicado
Autores: MARFIM, LUCAS; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 14 , p. 2544006 - Extrato QUALIS: A2
-
ENVELHECIMENTO E INCLUSÃO DIGITAL: AUTONOMIA E EMPODERAMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICA FREIREANA (2020)
Artigo publicado
Autores: OLIVEIRA, WERLEY CARLOS DE; HESSEL, ANA MARIA DI GRADO; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA PRÂKSIS , v. 3 , p. 85 - Extrato QUALIS: B3
-
A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA O USO CRÍTICO DE MEMES NO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO (2020)
Artigo publicado
Autores: Luciano Nunes dos Santos Meirelles; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura , v. 5 , p. 87 - Extrato QUALIS: B1
-
Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos (2020)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; PESCE, LUCILA; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: LINGUAGEM EM FOCO , v. 12 , p. 248 - Extrato QUALIS: B1
-
Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral (2020)
Livro publicado ou organizado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte:
-
Pedagogia dos multiletramentos, metodologias ativas, ensino híbrido, sala de aula invertida: pesquisa-formação sobre o processo de produção de materiais para uma formação docente continuada em serviço in loco em uma escola da RME-SP (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Mariana Lettieri Ferreira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online , p. 1
-
-
-
Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de uma formação continuada de professores em serviço in loco (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Valter Batista; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral , p. 19
-
As TDIC na educação de jovens e adultos: estudo de caso da formação continuada em serviço de professores da EJA para o uso educacional das tecnologias digitais da informação e comunicação (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Bruno Joaquim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral , p. 37
-
Dialogismo e empoderamento na formação docente continuada in loco (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Geane Carneiro Santos Vieira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral , p. 59
-
Do currículo oficial do estado de São Paulo ao currículo +: o (multi)letramento digital na formação de professores de língua inglesa do ensino médio (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Silvia Nogueira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral , p. 81
-
A formação docente, as tecnologias digitais da informação e comunicação e a inclusão digital nas escolas públicas: entre avanços e contradições (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernando Dias; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Inclusão digital e empoderamento freireano: a formação de professores da educação básica em uma perspectiva dialógica e autoral , p. 107
-
O papel dos multiletramentos no empoderamento (freiriano) dos sujeitos sociais contemporâneos (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Mariana Lettieri Ferreira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: As tecnologias digitais na construção do conhecimento de uma geração hiperconectada , p. 141
-
-
-
-
CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS (2020)
Artigo publicado
Autores: PESCE, LUCILA; Edna Martins; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA
Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140 - Extrato QUALIS: A2
2019
-
Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line (2019)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado Hessel
Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 16 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
Cultura indígena e tecnologias digitais da informação e comunicação: uma narrativa sobre formação e empoderamento (2019)
Artigo publicado
Autores: COSMO DE MESQUITA, ALEXSANDRO; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; HESSEL, ANA MARIA DI GRADO
Fonte: EDUCAÇÃO & LINGUAGEM , v. 22 , p. 5 - Extrato QUALIS: A4
-
Trabalho, formação de professores, e integração das TDIC às práticas educativas: Para além da racionalidade tecnológica (2019)
Artigo publicado
Autores: MARFIM, LUCAS; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 27 , p. 89 - Extrato QUALIS: A1
-
Aplicação de ferramenta web para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio (2019)
Artigo publicado
Autores: Antonio Valerio Netto; Maria Izabel Oliveira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Revista Científica Inovação e Tecnologia , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
Memes na sala de aula de língua inglesa: vivências formativas em uma educação ciberativista (2019)
Artigo publicado
Autores: FERREIRA, MARIANA LETTIERI; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Teias (Rio de Janeiro) , v. 20 , p. 131 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: desafios à formação inicial do/a pedagogo/a (2019)
Livro publicado ou organizado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte:
-
-
-
Digital information and communication technologies: culturalism, literacy, and empowerment in pedagogical practices and in teachers? training of elementary education (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Geane Carneiro Santos Vieira; Paulo Luiz Vieira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: WEB OF KNOWLEDGE: A Look into the Past, Embracing the Future , p. 45
-
Educação aberta e cultura digital: humanidades em autoria e diálogo nos processos formativos (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: BRUNO, ADRIANA ROCHA; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado Hessel
Fonte: Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura , p. 87
-
Desafios à formação inicial do/a pedagogo/a para integrar as linguagens hipermidiáticas da cibercultura às práticas sociais na escola: o que a pesquisa em rede nos ensina? (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: desafios à formação inicial do/a pedagogo/a , p. 11
-
Os limites e as potencialidades para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação às práticas educativas na formação inicial do pedagogo da Universidade Federal de São Paulo: a perspectiva dos licenciandos (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucas Marfim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: desafios à formação inicial do/a pedagogo/a , p. 33
2018
-
Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da Educação de Jovens e Adultos (2018)
Artigo publicado
Autores: Bruno Joaquim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: CRÍTICA EDUCATIVA , v. 3 , p. 185 - Extrato QUALIS: A4
-
Emprego do modelo rotação por estação para o ensino de língua portuguesa (2018)
Artigo publicado
Autores: Maria Izabel Oliveira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , v. 16 , p. 103 - Extrato QUALIS: B2
-
Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo (2018)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Werley Carlos de Oliveira; Ana Maria Di Grado Hessel
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 18 , p. 462 - Extrato QUALIS: A1
-
EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE RESISTÊNCIA (2018)
Artigo publicado
Autores: Valter Batista; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 23 , p. 87 - Extrato QUALIS: A3
-
Apresentação (2018)
Artigo publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Edmea Santos; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 23 , p. 8 - Extrato QUALIS: A3
-
O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS (2018)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 14 , p. 126 - Extrato QUALIS: A2
-
APRESENTAÇÃO (2018)
Artigo publicado
Autores: Tania Maria Rechia Schroeder; Claudia Barcelos Abreu; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
A PREMISSA DIALÓGICA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM INTERTEXTO ENTRE FREIRE, MORIN E LATOUR (2018)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; BRUNO, ADRIANA ROCHA; Ana Maria Di Grado Hessel
Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública (2018)
Artigo publicado
Autores: Maria Izabel Oliveira da Silva; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Antonio Valerio Netto
Fonte: TECNOLOGIAS, SOCIEDADE E CONHECIMENTO , v. 5 , p. 100 - Extrato QUALIS: B1
-
Tecnologias e empoderamento: análise da implementação do Programa Um Computador por aluno no Estado de São Paulo, Brasil (2018)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Clecio Bunzen Jr.; Roberta Galasso
Fonte: SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION , v. 6 , p. 8 - Extrato QUALIS: B2
-
-
A inclusão de deficientes visuais através do software F123 ACCESS: implicações para a formação de professores (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Bruno Cruz; Gabriela Quero; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Derecho a la educación pública y trabajo docente: resistencias y alternativas
-
-
Cultura indígena e tecnologias digitais da informação e comunicação: uma narrativa sobre formação e empoderamento (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: COSMO DE MESQUITA, ALEXSANDRO; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; HESSEL, ANA MARIA DI GRADO
Fonte: Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade
-
-
Aprender sob enfoque do pensamento ecossistêmico (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Maria Di Grado Hessel; Adriana Rocha Bruno; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Caminhos arados para florescer ipês: complexidade e transdisciplinaridade na educação. Homenagem à Maria Cândida de Moraes e suas obras , p. 191
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM AMBIENTE DE CIBERCULTURA E SUAS DEMANDAS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Batista, Valter Pedro; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Qualidade e políticas públicas na educação 7 , p. 18
2017
-
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O USO EDUCACIONAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2006-2014) (2017)
Artigo publicado
Autores: MARFIM, LUCAS; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: LAPLAGE EM REVISTA , v. 3 , p. 9
-
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONSISTÊNCIAS E FRAGILIDADES DO PROCESSO (2017)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; BRUNO, ADRIANA ROCHA
Fonte: LAPLAGE EM REVISTA , v. 3 , p. 5
-
-
-
A formação continuada de professores em ambiente de cibercultura e suas demandas para as políticas públicas (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Valter Batista; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: 38a. Reunião da ANPEd - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência , p. 1
-
Do currículo oficial do estado de são Paulo ao Currículo+: o multiletramento digital na formação de professores (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Silvia Nogueira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: VI SEMCITEC - Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos , p. 1
-
Cibercultura e aprendizagem em redes: estudo de caso de uma formação continuada de professores em serviço (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Valter Batista; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: X Simpósio Nacional da ABCiber: conectividade, hibridação e ecologia das redes digitais , p. 826
-
Formação de professores, tecnologias digitais da informação e comunicação na escola e empoderamento (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Valéria Sperduti Lima
Fonte: Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos , p. 13
-
-
Aprender sob o enfoque do pensamento ecossistêmico (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado; Adriana Rocha Bruno
Fonte: Caminhos arados para florescer ipês: complexidade e transdisciplinaridade na educação - homenagem à Maria Candida Moraes e suas obras , p. 191
-
2016
-
Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais (2016)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; ROCHA BRUNO, ADRIANA
Fonte: Educação (PUCRS. Impresso) , v. 38 , p. 349 - Extrato QUALIS: A1
-
DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede (2016)
Artigo publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 33 , p. 589 - Extrato QUALIS: A2
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2007-2014) (2016)
Artigo publicado
Autores: Bruno Joaquim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 4 , p. 86 - Extrato QUALIS: A4
-
Educação de jovens e adultos: um estudo dos impactos da dinâmica escolar em egressos do MOVA (2016)
Artigo publicado
Autores: Claudia Barcelos Abreu; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: PESQUISA EM FOCO (UEMA) , v. 21 , p. 97 - Extrato QUALIS: A1
-
Tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial e continuada de professores da educação básica: (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Silvia Nogueira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: ANPED GT 8 - III simpósio de grupos de pesquisa sobre formação de professores do Brasil
-
-
-
-
2015
-
Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp (2015)
Artigo publicado
Autores: MAGNAGNAGNO, CLEBER CICERO; RAMOS, MONICA PARENTE; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 39 , p. 507 - Extrato QUALIS: B1
-
Editorial - Dossiê Ecotransd: Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação (2015)
Artigo publicado
Autores: Maria Cândida Borges de Moraes; Maria Dolores Fortes Alves; Maria Julia B de Holanda; Marilza Vanessa Rosa Suanno; Michelle Jordão Machado; Olzeni Costa Ribeiro; Patricia Limaverde Nascimento; Paula Pereira Scherre; Paulo Corrêa Mendes; Roberta Galasso; Rosamaria de Medeiros Arnt; Adriano José Hetzog Vieira; Sheila Schechtman; Álvaro SCHIMIDT Neto; Ana Maria Di Grado Hessel; Ana Paula Costa e Silva; Cibele Galvão Santos; João Henrique Suanno; Juan Miguel Batalloso; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Revista Terceiro Incluído , v. 5 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
As políticas públicas de formação inicial de professores a distância e as políticas públicas de inclusão digital nas escolas: duas áreas imbricadas e permeadas por contradições (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Dias; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos sociais e educação (REDES)
-
Jornada Especial Integral de Formação:contextualização e formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação. (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Geane Carneiro Santos Vieira; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores- Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e prespectivas
-
Educação online: a contribuição do desenho didático dialógico. (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Santella; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Maria de los Dolores Peña; Sonia Alegretti; Ana Maria Di Grado
Fonte: Formação de professores para docência online: uma experiência de pesquisa online com programas de pós-graduação , p. 247
2014
-
-
Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo (2014)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 1 , p. 157 - Extrato QUALIS: A3
-
A formação inicial de professores de educação física e as tecnologias digitais da informação e da comunicação: novas possibilidades e desafios frente ao contexto contemporâneo (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Dias; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEd SUDESTE
-
As políticas educacionais de formação de professores no contexto das tecnologias digitais da informação e da comunicação (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Dias; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: X Seminário Internacional da Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (REDE ESTRADO)
-
-
-
Validação de webconferências para produção de videoaulas abertas, voltadas à formação de educadores (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; João Vicente Bertomeu; Marcelo de Paiva; Rita Maria Lino Tarcia; Silvia Costa; Gisele Garbe; Maria Tereza Leite; Antonio Aleixo; Monica Parente Ramos
Fonte: Recursos educacionais abertos e redes sociais , p. 345
-
-
2013
-
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores (2013)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 23 , p. 190 - Extrato QUALIS: A1
-
PESQUISA QUALITATIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BASES FILOSÓFICAS E OS PRINCÍPIOS NORTEADORES (2013)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Claudia Barcelos Abreu
Fonte: REVISTA FAEEBA , p. 19 - Extrato QUALIS: A2
-
Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades (2013)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno
Fonte: EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE) , v. 4 , p. 467 - Extrato QUALIS: A2
-
A POTÊNCIA DIDÁTICA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE (2013)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 7 , p. 195 - Extrato QUALIS: A2
-
2012
-
Linha de pesquisa inclusão digital e formação de professores: relato analítico do trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo. (2012)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Valéria Sperduti Lima
Fonte: Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia , v. 1 , p. 129
-
Mediação partilhada, dialogia digital e letramentos: contribuições para a docência na contemporaneidade. (2012)
Artigo publicado
Autores: Adriana Rocha Bruno; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 7 , p. 683 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
-
Validação de webconferências para produção de videoaulas abertas voltadas à formação de educadores (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; João Vicente Bertomeu; Marcelo de Paiva; Rita Maria Lino Tarcia; Silvia Costa; Gisele Garbe; Maria Tereza Leite; Antonio Aleixo; Monica Parente Ramos
Fonte: Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais coaprendizagem e desenvolvimento profissional , p. 1
-
-
Formação de professores e tecnologia: uma experiência em vigor, no curso de Pedagogia de uma Universidade Federal do Estado de São Paulo (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Valéria Sperduti Lima; Clecio Bunzen Jr.
Fonte: Políticas de formação Inicial e Continuada de Professores - livro 3 , p. 1474
-
-
Educación, tecnología y formación de profesores de la educación básica en Brasil: informe analítico del trabajo desarrollado en el curso de Pedagogía da la Universidad Federal de São Paulo (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Valéria Sperduti Lima; Clecio Bunzen Jr.
Fonte: XVII Conference of World Association of Educational Research WAER / AMCE / AMSE: Recherche en Éducation et en Formation: enjeux et défis aujourd'hui , p. 95
2011
-
Educação em saúde mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: desafios e perspectivas (2011)
Artigo publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Claudia Barsottini; Daniel Sigulem; João Vicente Bertomeu; Rita Maria Lino Tarcia; Monica Parente
Fonte: Contemporaneidade, Educação e Tecnologia , v. 1 , p. 118
-
-
-
-
-
-
-
-
Formação do profissional de educação a distância e responsabilidade social: um olhar sobre as dimensões ética e estética (2011)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Educação para a era da sustentabilidade: abrindo caminhos, promovendo valores por um mundo melhor , p. 73
2010
-
-
Educators formation in digital context: analyzing the formation of educational manager and the college professor (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Rosimeire Vizentim; Cristina Vitorino da Rós
Fonte: Memorias del XVI Congresso Mundial de Ciencias de la Educatción: Las identidades culturales en el marco de la mundialización: el surgimiento de nuevos actores en educación Escuela de Ciencias de la Educación , p. 606
-
-
Formação online do gestor escolar: contribuições da Via da Complexidade (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Cristina Vitorino da Rós; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: XVI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância: conteúdo, apoio ao aprendiz e certificação - os ingredientes para eficácia na EAD
-
Educação em saúde mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: desafios e perspectivas (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Daniel Sigulem; Claudia Barsottini; João Vicente Bertomeu; Rita Maria Lino Tarcia; Monica Parente Ramos
Fonte: Encontro Internacional de Rede de Grupos de Investigação: Educação e Tecnologia
-
WEB 2.0 na área da Saúde: uma discussão pluridisciplinar entre profissionais de saúde, comunicação e educação (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Denise Abranches; Luciana Geocze; Monica Parente Ramos; João Vicente Bertomeu
Fonte: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
-
Os recursos da linguagem como contribuição à construção de sentidos entre formadores e professores universitários em formação no contexto digital (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosimeire Vizentim; Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: XXXIII Reunião Anual da ANPED - Educação no Brasil: O Balanço de uma Década , p. 1
-
-
-
-
-
-
2009
-
-
Mapas conceituais, wiki, blogs e aprendizagem colaborativa: fundamentos e aplicações (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Maria de los Dolores Peña; Sonia Alegretti
Fonte: Sexto Simposium Iberoamericano en Educación, Cibernética e Informática: SIECI 2009 , p. 162
-
Formação online do professor: entre chrónos e kairós (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Anais do VII Congresso Internacional da Sociedade de História da Educação Latino Americana: Universidade e independência na América Latina - tradições, tempos e territórios
-
-
-
-
Formação online de professores da educação básica: o delicado equilívrio entre as dimensões temporais cronológica e kairológica (2009)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado
Fonte: Galáxia da Educação a Distância: boletim da Associação Brasileira de Educaçã a Distância , p. 13
-
SciELO Books- Integrando Cursos e Olhares: perspectivas para a Educação e para a comunicação. (2009)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Maria Di Grado; Adriana Rocha Bruno
Fonte: Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas , p. 185
-
-
-
-
2008
-
-
-
Formación docente e ciudadanía: uso de los ambientes virtuales de aprendizaje bajo un enfoque dialógico (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: XV Congrês de l' Association Mondiale des Sciences de l' Education (AMSE) - Mondialisation et Education: vers une societé de la connaissance
-
Proposta Curricular multidisciplinar para a formação do profissional de EAD: desafios e perspectivas (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno; Ana Maria Di Grado
Fonte: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares: currículo, teorias, métodos
-
-
Red Internacional Ecología de los Saberes e Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC/SP: diálogos e interfaces no desenvolvimento de pesquisas sobre formação docente em ambientes virtuais (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
-
-
-
Dialogia digital e mediação partilhada na educação online: possibilidades para formação de educadores na contemporaneidade (2008)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno
Fonte: Desenvolvimento Sustentável e Comunicação Tecnologias de Informação e Comunicação , p. 241
-
2007
-
-
-
-
As contradições da institucionalização da educação a distância, pelo Estado, nas políticas de formação de educadores: resistência e superação (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: Anais da VII Jornada Histedbr: a organização do trabalho didático na História da Educação
2006
2005
-
-
-
O papel das interações digitais na formação de educadores das séries iniciais do Ensino fundamental: um estudo do PEC Formação Universitária (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Modos de ser educador: artes, técnica
-
Formação de educadores na contemporaneidade: a contribuição dos ambientes digitais de aprendizagem (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: 28a. Reunião Anual da ANPED - 40 anos de pós-graduação em educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas , p. 378
-
-
2004
-
-
-
-
-
Dialogia digital: em busca de novos caminhos à formação de educadores em ambientes telemáticos (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
Fonte: 27ª ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação - Sociedade, democracia e educação: qual universidade? , p. 189
-
2003
-
-
Educação a Distância: a formação de educadores e a saúde (2003)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Vera Barros de Oliveira
Fonte: I Congresso Brasileiro de Educação da ABIEE - Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas ? Educação básica e a escola confessional: do compromisso à ação
-
-
Formação do professor pesquisador e a problemática da autoria, na produção científica: desafios à pós-graduação Lato Sensu (2003)
Trabalhos em eventos
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Adriana Rocha Bruno
Fonte: A pós-graduação em busca de novas imagens e novos projetos para a formação do educador
-
-
-
-
2002
2001
-
A Educação a Distância e os desafios de um proposta baseada na mediação pedagógica e na aprendizagem colaborativa (2001)
Capítulo de livro publicado
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE; Ana Paula Jahn; Celso Vallin; Maria de los Dolores Peña; Vera Lucia Duarte de Novais
Fonte: Educação a Distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem , p. 86
-
-
-
2000
1999
1998
1985
Atuações
Centro Universitário São Camilo
-
Professor Assistente IV
2000 a 2004
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor Assistente Doutor
CLT
2004 a 2010
Faculdade São Luís
-
Professor
2003 a 2004
Faculdade Mozarteum de São Paulo
-
Professor
1998 a 2000
Secretaria Municipal da Educação
-
Professor Titular de Ensino Fundamental II
1990 a 2000
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
-
Professor Titular de Ensino Médio
1987 a 1990
Colégio Palmares
-
Auxiliar de coordenação
1986 a 1986
Colégio santa Luzia
-
Professor
1987 a 1987
Externato Nuno de andrade
-
Professor
1985 a 1986
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
-
Consultor
2004 a 2005
Centro Universitário Monte Serrat
-
Professor titular doutor
CLT
2005 a 2006
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisadora do pós-doutorado
2006 a 2007
International journal of Collaborative Open Learning
-
Membro de corpo editorial
Desde 2009
Revista Interuniversitária Enseñanza
-
Membro de corpo editorial
2009 a 2019
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado 3
Desde 2010
Contemporaneidade, Educação e Tecnologia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2011
The Open University
-
Colaborador Externo
2011 a 2012
Revista de Educação PUC-Campinas
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Eccos Revista Científica (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Educação & Sociedade (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Linhas Críticas (UnB)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Educação em Foco (Juiz de Fora)
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Revista Teias (UERJ. Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Olhares - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da Unifesp
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2019
Revista Brasileira de Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Currículo sem Fronteiras
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2013
-
Membro de comitê assessor
Desde 2011
Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
ETD. Educação Temática Digital
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2016
LAPLAGE EM REVISTA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Conselho de Ensino e Pesquisa - PUC/SP
-
Membro de comitê assessor
2019 a 2019
-
Membro de comitê assessor
2018 a 2018
-
Membro de comitê assessor
2016 a 2016
-
Membro de comitê assessor
2014 a 2014
-
Membro de comitê assessor
2013 a 2013
EDUCAÇÃO E REALIDADE
-
Revisor de periódico
Desde 2018
EDUCAÇÃO E PESQUISA
-
Revisor de periódico
Desde 2019
REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
-
Revisor de periódico
Desde 2020
EXPRESSA EXTENSÃO
-
Revisor de periódico
Desde 2018
REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2019
REVISTA TRANSMUTARE
-
Revisor de periódico
Desde 2019
TEXTURA - ULBRA
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Educação e Cultura Contemporânea
-
Revisor de periódico
Desde 2018
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP
-
Revisor de periódico
Desde 2017
CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS
-
Revisor de periódico
Desde 2013
ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Psicologia. Teoria e Prática
-
Revisor de periódico
Desde 2017
LAPLAGE EM REVISTA
-
Revisor de periódico
Desde 2015
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista Gestión de las Personas y Tecnologías
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Palimpsesto
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Linguagem & Ensino (UCPel)
-
Revisor de periódico
Desde 2020
FORMAÇÃO DOCENTE
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Educação e Contemporaneidade
-
Revisor de periódico
Desde 2019
INTERACCOES
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Trends in Education and Educational Studies
-
Revisor de periódico
Desde 2021
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Linguagem & Ensino
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Membro de comitê assessor
Desde 2021
Trends in Education and Educational Studies
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Revista Docência e Cibercultura
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Educação e Filosofia
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Revista Entreteses
-
Membro de corpo editorial
Desde 2024
Revista Plurais - Virtual
-
Membro de corpo editorial
Desde 2024
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Andressa Carreira Luzirão Mouta
Educação midiática e memória afetiva em narrativa transmídia: a metodologia dos círculos na escola pública se sua relação com a proposta educacional freiriana e a pedagogia decolonial
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
As narrativas (auto)biográficas como instrumento formativo para formadores na Rede Municipal de Educação de São Paulo: o estudante migrante em foco
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Profissão ? negro: a construção epistemológica da identidade no ciberespaço para além da tríade esportes, cultura e religião
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Quando o corpo fala: produção audiovisual de narrativas sobre o devir-outro nos marcadores de gênero, identidade e sexualidade que transformam o ?cis"tema educacional
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Formando quem forma nas escolas municipais de São Paulo: a formação inicial online e contínua de coordenadores pedagógicos ingressantes
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Formação continuada de professores e integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: das contingências pandêmicas à construção da cultura escolar no retorno ao ensino presencial.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Materiais Didáticos e Tecnologias: uma análise das relações e dos agenciamentos entre professores, alunos e materiais didáticos no contexto da educação decolonial
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Marcos Antônio Vasco de Almeida
Leitura, dialogismo e empoderamento: uma pesquisa-formação em um círculo de leitura de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Silvia Cristina Gomes Nogueira
O ensino remoto emergencial e a exclusão digital em tempos de pandemia de COVID-19: a perspectiva do coordenador de gestão pedagógica sobre as políticas públicas de inclusão digital da rede estadual de São Paulo
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Decolonialidade e educação de jovens e adultos: uma agenda de enfreantamento da colonialidade potencializada pelo letramento digital
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Do instituído ao instituinte: pesquisa narrativa autobiográfica sobre um projeto de formação de formadores de professores da educação básica e a experiência de si
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Empoderamento e processos formativos em rede: estudo exploratório de um coletivo público feminista de mulheres com deficiência.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
O papel do formador de formadores em tecnologias educacionais na rede municipal de educação de Santos: uma pesquisa-formação
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Memes antifeministas e conservadorismo em rede: uma análise das leituras e enquadramentos dos femininos desviantes
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Empoderamento e net-ativismo: pesquisa exploratória de um grupo de professores da educação básica municipal de São Paulo no Facebook e do novo currículo da cidade de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Formar-se ao formar: pesquisa-formação sobre um curso de formação docente em contexto e em tempos de pandemia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Luciano Nunes dos Santos Meirelles
Memes e ensino de literatura no ensino médio: pesquisa exploratória de alguns memes do portal Lítera Brasil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Elaine Feitosa de Carvalho Pinheiro Barbosa
Professor(a) orientador(a) de informática educativa - POIE: memórias e saberes construídos no processo de do(a) POIE na Secretaria Municipal de Educação de Santos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Formação inicial em Letras nas universidades públicas do estado de São Paulo para o uso das TDIC: humanizando ou instrumentalizando?
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Linguagens hipermidiáticas e formação continuada de professores de ciências humanas: estudo das ações de formação docente em uma diretoria estadual de ensino da região metropolitana de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Maria Izabel Oliveira da Silva
Modelo híbrido de aprendizagem no ensino de língua portuguesa: estudo de caso no Ensino Médio
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Programa Aventuras currículo+: pesquisa exploratória sobre a integração das Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de língua portuguesa, no currículo do Estado de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Do currículo oficial do estado de São Paulo ao currículo+: o (multi)letramento digital na formação dos professores de língua inglesa do ensino médio
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Formação docente e tecnologias digitais: estudo de caso da Pedagogia da UNIFESP, sob enfoque dialógico
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Sociedade informacional entre demandas e contradições: os limites e as potencialidades para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação às práticas educativas na formação inicial do pedagogo - estudo de caso na UNIFESP
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Uso pedagógico das TDIC: estudo de caso da formação continuada de professores em serviço, em uma escola municipal da zona leste de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
As TDIC na educação de jovens e adultos: estudo de caso da formação continuada em serviço de professores da EJA para o uso educacional das tecnologias digitais da informação e comunicação
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Formação inicial de professores de educação física, mídia televisiva e outros estruturantes tecnológicos: um estudo de caso educacional amparado pela Teoria Crítica
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
O potencial educativo de um ambiente virtual de aprendizagem: um estudo sobre a utilização de seus recursos em cursos de especialização da Universidade Federal de são Paulo, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil
Informática em Saúde
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
A formação do gestor educacional da escola pública em ambientes virtuais de aprendizagem: trilhando caminhos na Via da Complexidade
Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Fatores de usabilidade em ambiente de educação a distância. Estudo exploratório do ambiente virtual de aprendizagem do Curso de Mediação de Conflitos Socioambientais da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Governo do Estado de São Paulo
Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Os recursos de linguagem e a comunicação como contribuição à construção de sentido entre formadores e professores em formação, em ambientes virtuais
Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
Gestão
Centro Universitário São Camilo
-
Coordenadora do curso de Pedagogia
Centro Universitário São Camilo
Secretaria Municipal da Educação
-
Coordenadora Pedagógica de Escola de Ensino Fundametal da SME SP
Núcleo de Ação Educativa
Colégio Palmares
-
Auxiliar de coordenação
Colégio Palmares
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenação da Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos
Campus Guarulhos
Pedagogia
-
Vice-coordenadora do curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Pedagogia
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
PEC Formação Universitária - 3a edição
Projeto de extensão universitária voltado à formação superior de professores das das escolas municipais de educação infantail e das creches das redes municipais de educação do estado de São Paulo, representadas pela UNDIME. O projeto foi desenvolvido pela PUC/SP e USP, com apoio logístico e gerencial da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Participei do projeto como professora orientadora de pesquisa, orientando os alunos na elaboração de suas monografias de conclusão de curso.
2005 a 2006
-
PEC Formação Universitária - 2a edição
Projeto de extensão universitária voltado à formação superior de professores das séries iniciais do ensino fundamental e das escolas municipais de educação infantail das redes municipais de educação do estado de São Paulo, representadas pela UNDIME. O projeto foi desenvolvido pela PUC/SP e USP, com apoio logístico e gerencial da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Participei do projeto como professora orientadora de pesquisa, orientando os alunos na elaboração de suas monografias de conclusão de curso.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Ana Hessel
2003 a 2004
-
Avaliação da aprendizagem dos professores em formação nos ambientes digitais
O projeto busca refletir sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas de formação continuada de educadores desenvolvidos nos ambientes digitais. O estudo sobre as abordagens de avaliação de aprendizagem baliza a investigação. Na discussão de resultados, o estudo aponta para as potencialidades dos dispositivos e interfaces dos ambientes virtuais para a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores, desde que sua utilização esteja amparada em uma concepção educacional convergente com os princípios da avaliação formativa.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Sonia Alegretti
2003 a 2006
-
Dialogia digital: buscando novos caminhos à formação de educadores em ambientes telemáticos.
O Programa PEC Formação Universitária situou-se como campo de investigação da pesquisa desenvolvida em nível de doutorado em Educação: Currículo na PUC/SP, defendida em 2003, com o título coincidente ao do projeto ora relatado. A pesquisa buscou investigar a contribuição da interação digital à formação do educador. A caracterização do corpus é seguida de um estudo sobre os ambientes de interação digital e seus reflexos sobre a formação do educador. A complexidade do fenômeno investigado ? formação docente em ambientes telemáticos ? demanda o diálogo com as seguintes frentes teóricas: formação de educadores na perspectiva humanista, abordagem linguística histórico-cultural, a qual fornece o necessário aporte à explicitação dos conceitos de dialogismo e leitor crítico, elementos fundantes da dialogia digital: conceito proposto nesta investigação, relativo à interação digital calcada na perspectiva dialógica. A análise de dados é realizada, mediante conjugação de dois métodos de pesquisa: análise de conteúdo das trocas intertextuais veiculadas no ambiente telemático e análise fenomenológica dos discursos dos sujeitos de pesquisa, sobre a experiência vivenciada no ambiente de interação digital. Os sujeitos de pesquisa são ouvidos em questionários e entrevistas orais, em três momentos distintos. À luz do supracitado marco teórico, a interpretação fenomenológica dos dados analisados busca evidências de fatores facilitadores e dificultadores do estabelecimento da dialogia digital no ambiente telemático investigado, de forma a relacioná-los à possível contribuição da interação digital à formação do educador. Encerra concluindo que a interação em ambientes telemáticos pode colaborar para as questões curriculares contemporâneas da formação do profissional da educação, se alicerçada em um enfoque dialógico, que dê vez e voz aos educadores envolvidos no processo.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Katia Brakling
2000 a 2003
-
Ambientes Virtuais: Cognição, Linguagem e Processos de Aprendizagem
Ao sinalizar a importância das tecnologias da informação e da comunicação ? em especial, dos ambientes de rede, ao pleno desenvolvimento do sujeito social contemporâneo ? o projeto tematiza seus estudos e pesquisas nos aspectos epistemológicos e ontológicos afeitos aos processos de aprendizagem nos ambientes virtuais (inclusas as questões curriculares afeitas à formação docente), a partir de três núcleos de pesquisa: 1) Ambientes virtuais, cognição e linguagem; 2) Ambientes virtuais e processos de aprendizagem; 3) Ambientes virtuais e formação de educadores. A este projeto articulam-se outros três: a) Formação de professores para docência online; 2) Formação docente e cidadania: utilização dos ambientes digitais sob enfoque dialógico; 3) Colearn, Open University. A partir de março de 2010 desliguei-me do projeto em curso no PPG TIDD, em função de meu desligamento da PUC/SP e ingresso na Unifesp.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
2009 a 2010
-
Formação docente e cidadania: utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem sob enfoque dialógico.
O projeto de pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento e a implantação de ações de formação docente voltadas ao humanismo e à emancipação do profissional da educação básica. Sinaliza os desdobramentos da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem nas questões curriculares afeitas à formação docente, percebendo os intertextos possíveis entre o princípio da dialogicidade e o enfoque dialógico defendido de Freire, Habermas e Bakhtin. O projeto também se articula ao projeto "Ambientes Virtuais: Cognição, Linguagem e Processos de Aprendizagem" (PPG TIDD PUCSP). Até o resente momento, o projeto conta com duas pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado acadêmico. A primeira, sobre formação de professores do ensino superior; a segunda, sobre formação do gestor escolar. Do projeto de pesquisa decorrem, até o presente momento, as seguintes publicações: Formación docente e ciudadanía: uso de los ambientes virtuales de aprendizaje bajo un enfoque dialógico. Anais do XV Congrês de l'Association Mondiale des Sciences de l' Education (AMSE) - Mondialisation et Education. Marrakech, 2008. Formação docente e cidadania: utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem sob enfoque dialógico transdisciplinar. Anais do III Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação. Brasília, 2008. Red Internacional Ecología de los Saberes e PPG TIDD PUC/SP: diálogos e interfaces no desenvolvimento de pesquisas sobre formação docente em ambientes virtuais. Anais do II Seminário de Pesquisa PPG TIDD PUCSP, 2008. Formación docente y ciudadanía: uso de los ambientes virtuales deaprendizaje bajo un enfoque dialógico. International Journal of Col
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Sonia Alegretti, Ana Maria Di Grado, Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Maria de los Dolores Peña, Adriana Rocha Bruno, Sonia Alegretti, Ana Maria Di Grado, Marina Feldmann
2007 a 2010
-
Formação de professores para docência online - Projeto interistitucional de pesquisa que reune 11PPG brasileiros e 1 português (Univ. Minho)
Projeto interinstitucional de pesquisa-formação, que abarca 11 PPG brasileiros e 1 português (Universidade do Minho ? Braga). Coordenação: Marco Silva (UERJ / UNESA). Professores do PPG TIDD envolvidos: Lucia Santaella (coord.), Lucila Pesce, Sonia Alegretti, Ana Maria Di Grado Hessel. Articulado ao projeto "Ambientes Virtuais: Cognição, Linguagem e Processos de Aprendizagem" (URL: http://www.pucsp.br/pos/tidd/internas/pesquisa/ambientes_virtuais.html) Finalizado em meados de 2009, o projeto tem como fruto uma publicação de livro de mesmo nome, organizado por Marco Silva, que está no prelo, pela editora Loyola. Na obra, os pesquisadores do TIDD contribuem com o capítulo "Educação online: a contribuição do desenho didático". Desativado para mim, após me desvincular com a PUC/SP.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Maria de los Dolores Peña, Sonia Alegretti, Ana Maria Di Grado, Lucia Santella, Marco Silva
2007 a 2009
-
COLEARN - Comunidade de Pesquisa sobre Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias - Open University
Projeto interinstitucional de pesquisa sobre aprendizagem colaborativa no ambiente de webconference Flashmeeting, desenvolvido pelo Colearn, Knowledge Midia, Open University (London). Articulado ao projeto "Ambientes Virtuais: Cognição, Linguagem e Processos de Aprendizagem" (URL: http://www.pucsp.br/pos/tidd/internas/pesquisa/ambientes_virtuais.html). A partir de março de 2010 desliguei-me do projeto em curso no PPG TIDD, em função de meu desligamento da PUC/SP, mas continuo como pesquisadora da COLEARN - Knowledge Media, desde então pela UNIFESP.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Maria de los Dolores Peña, Adriana Rocha Bruno, Sonia Alegretti, Ana Maria Di Grado
2007 a 2010
-
Projeto Ensino Médio em Rede
O projeto situou-se como um dos campos de investigação (juntamente com o PEC Formação Universitária) da pesquisa desenvolvida em nível de pós-doutoramento em Filosofia e História da Educação pela Unicamp defendida com o seguinte título: As contradições da institucionalização da educação a distância, pelo Estado, nas políticas de formação de professores - resistência e superação. Levanta considerações afeitas a essa temática, a partir de reflexões oriundas da trajetória profissional da pesquisadora, dos estudos desenvolvidos em nível de doutoramento e da correlação entre o fenômeno investigado e dois conceitos frankfurtianos: indústria cultural e semiformação. Tais considerações são ampliadas em três momentos. Inicia com um breve painel histórico das principais tendências educacionais brasileiras e com a caracterização do contexto social em que se insere a reforma educacional dos anos de 1990. Nesse movimento, busca desvelar os históricos determinantes contextuais da institucionalização da educação a distância, pelo Estado, nas atuais políticas de formação de educadores, considerando as temporalidades constituintes desse processo. Tendo como pano de fundo dois programas de formação de educadores, prossegue com o exercício intertextual de três conceitos: dialogia bakhtiniana, agir comunicativo habermasiano e interação dialógica freireana. O aporte conceitual alia-se ao estudo da problemática anunciada, em três categorias dialetizadas: demandas centrais e periféricas, tempo cronológico e kairológico, mudanças extrínsecas e intrínsecas. A análise realizada evidencia a necessidade de os programas de formação de educadores que utilizam os recursos telemáticos da educação a distância levarem em consideração as circunstâncias sócio-históricas desses sujeitos sociais, o mundo da vida, na acepção habermasiana, a fim de não reduzir a complexidade inerente a esse processo, à formação de capital humano engendrada aos princípios e pressupostos das demandas mercantis. Participei do projeto integrando a equipe de orientação instrucional.
2006 a 2007
-
Projeto Contos
O projeto situou-se como campo de investigação da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado em Educação: Currículo na PUC/SP, com o título de Rede de papéis: contribuições telemáticas à formação do leitor crítico. A ideia defendida é que a linguagem, como mediadora capital ao desenvolvimento do Ser, pode ser otimizada mediante o uso da telemática, capaz de facilitar a interação dialógica, fundamental à formação do leitor crítico. A fundamentação teórica pauta-se nos conceitos de inteligência coletiva e dialogismo e seus desdobramentos nas questões curriculares. Utilizou-se a abordagem construcionista contextualizada, como fundamento ao desenvolvimento de uma práxis reflexiva, sob enfoque emancipatório e solidário. Na análise dos dados utilizou-se a perspectiva histórico cultural da linguagem, a qual anuncia o duplo papel da linguagem enquanto reprodutora e reconstrutora de mundo. À luz deste quadro teórico tentou-se desvelar a prática, a partir da observação do Projeto Contos: projeto colaborativo construído na troca de contos elaborados por alunos de várias escolas. O correio eletrônico foi o instrumento telemático utilizado para viabilizar a troca dessas produções escritas, permitindo a cada aluno situar-se como escritor de um conto e leitor crítico de outro, destacando a fruição e a criatividade imbricadas à formação do leitor crítico. A partir da análise dos dados da pesquisa concluiu que a relevância da telemática, para o desenvolvimento de projetos colaborativos e à formação do leitor crítico, posta a relevância auferida à interação dialógica, à reflexibilidade à ampliação da perspectiva de alteridade.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Jacqueline Peixoto Barbosa
1998 a 1999
-
PEC Formação Universitária - 1a. edição.
O projeto situou-se como campo de investigação da pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento em Educação na PUC/SP, defendida sob o título de Dialogia digital: buscando novos caminhos à formação de educadores em ambientes telemáticos. A complexidade do fenômeno investigado ? formação docente em ambientes telemáticos ? demanda o diálogo com três veios teóricos. A abordagem linguística sócio-histórica fornece o necessário aporte à explicitação dos conceitos de dialogia e leitor crítico, elementos fundantes da dialogia digital: conceito proposto nesta investigação, relativo à interação digital calcada na perspectiva dialógica. A formação de educadores no contexto contemporâneo apoia-se na perspectiva crítico-reflexiva pós-formal. A abordagem sistêmica das teorias biológicas autopoiética e enativa da cognição fornece importantes pistas à percepção dos educadores como atores sociais que se autoproduzem continuamente, num operar recursivo de processos auto-organizadores, em sua interação com o meio. Passa, então, à análise de dados, mediante conjugação de dois métodos de pesquisa: análise de conteúdo das trocas intertextuais veiculadas no ambiente telemático e análise fenomenológica dos discursos dos sujeitos de pesquisa, sobre a experiência vivenciada no ambiente de interação digital. Os sujeitos de pesquisa são ouvidos em questionários e entrevistas orais, em três momentos distintos. À luz desta tríade teórica, a interpretação fenomenológica dos dados analisados busca evidências de fatores facilitadores e dificultadores ao estabelecimento da dialogia digital no ambiente telemático investigado, de forma a relacioná-los à possível contribuição da interação digital à formação do educador. Encerra concluindo que a interação em ambientes telemáticos pode colaborar com a formação do profissional da educação, se alicerçada na dialogia digital.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
2000 a 2003
-
Projeto Nave: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem
Participação do projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Fernando José de Almeida. O referido projeto de pesquisa foi desenvolvido pela PUC/SP, em parceia com o Ministério da Ciência e da Tecnolofia (MCT) e com a IBM-Brasil. Abarcou alunos das licenciaturas da universidade, bem como professores e alunos dos Programas de pós-graduação Stricto Sensu em Educação: Currículo e em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE
1999 a 2000
Centro Universitário Monte Serrat
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
-
Dispositivos digitais, Paulo Freire e decolonialidade: confrontos e avanços nos processos formativos.
Projeto em desenvolvimento, com fomento do edital CNPq 9/2022, bolsa de Produtividade em Pesquisa. Vincula-se à linha de pesquisa "Educação e Cibercultura", do grupo de pesquisa LEC - Linguagem, Educação e Cibercultura. Na contemporaneidade, o uso intensivo dos dispositivos digitais tem provocado o recrudescimento, por parte dos setores reacionários, de narrativas que se utilizam do discurso do ódio contra as minorias sociais. Mas, como todo e qualquer artefato cultural apropriado pelo capital, os dispositivos digitais abrem brechas para práticas sociais que se contrapõem a posições reacionárias e suas narrativas negacionistas. Considerando esta problemática social, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar os confrontos e os avanços que se apresentam às práticas sociais veiculadas no ciberespaço, em coletivos públicos voltados ao engajamento das minorias sociais para com suas causas (HABERMAS, 2002, 2003), alinhadas às premissas decoloniais e/ou à proposta educacional freiriana. O estudo tem como corpus páginas eletrônicas de coletivos públicos criados com o fim específico de promover o engajamento com as causas das minorias sociais alinhadas às premissas decoloniais e/ou às propostas educacionais freirianas. A proposta ampara-se em dois eixos temáticos Formação de Professores, Educação e Comunicação que serão analisados a partir do seguinte quadro teórico de referência: a) Educação Popular Freiriana; b) Decolonialidade; c) Teoria Crítica. O projeto situa-se como estudo de casos múltiplos (STAKE, 1995) sobre práticas sociais veiculadas no ciberespaço, com destaque para a defesa de importantes causas que batem às portas das escolas públicas, tais como: relações étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade; migrantes e imigrantes etc.. Quanto às formas de análise será desenvolvida análise documental (LIMA JR., 2021) dos posts veiculados nestes espaços virtuais, mediante: a) análise quantitativa descritiva dos posts, que serão tabulados e analisados à luz de categorias definidas a partir do aludido marco teórico; b) análise dos posts mais representativos das práticas sociais veiculadas nos espaços virtuais em tela, com categorias definidas segundo o modelo misto (LAVILLE e DIONNE, 1999). Também será realizada a análise temática de conteúdo (BARDIN, 2011) das entrevistas semiestruturadas (FRASER e GONDIM, 2004). Em relação aos resultados esperados, a intenção é que a pesquisa contribua para os estudos do campo e forneça subsídios para delinear ações formativas na Pedagogia e demais licenciaturas da Unifesp - EFLCH e em cursos de extensão a serem ofertados a professores da rede pública municipal estadual de Guarulhos, voltados às práticas sociais veiculadas no ciberespaço engajadas com as causas das minorias sociais, a partir dos estudos sobre decolonialidade e/ou da perspectiva freiriana. Projeto de pesquisa científica submetido à chamada CNPq n. 9/2022: Bolsas de Produtividade em Pesquisa.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Ana Paula Jahn, Celso Vallin, Maria de los Dolores Peña, Vera Lucia Duarte de Novais, Maristela Lobão de Moraes Sarmento, Maria da Graça Moreira, Maria Elizabeth B. de Almeida, Fernando José de Almeida, Helenice Fester, Leda Rodrigues, Leila Iannone, Maria do Carmo Martins Fontes, Marcos Tarciso Masetto, Myrtes Alonso, Ana Maria Saul, Mere Abramowicz
Desde 2022
-
Curso de extensão online - ?Paulo Freire, interação dialógica e empoderamento?.
O curso de extensão integra-se ao ?Projeto Forma (UNIFESP-UAB)?. O ?Projeto Forma? prevê uma série de ações universitárias vinculadas à celebração dos 100 anos de Paulo Freire. Esta série de ações vinculadas ao ?Projeto Forma? deverá se encerrar com a realização de um evento acadêmico, totalmente online aprazado para os dias 27 a 29 de setembro de 2021, sob o título: #PauloFreire100Anos: transformação social e cultura digital. https://formacursos.unifesp.br/course/view.php?id=11#section-0 Professora Responsável: Lucila Maria Pesce de Oliveira RF 916809 Integrantes: doutorandos do PPGE, sob orientação da Profa. Lucila. Bruno dos Santos Joaquim - RA 100027 / CPF 347732548-66 Silvia Cristina Gomes Nogueira - RA 103613 / CPF 083 509 828 10 Valter Pedro Batista - RA 89210 / CPF 105.442.298-27 Ementa: Premissas ontológicas e epistemológicas do universo educacional freireano. O conceito de empoderamento, na acepção freireana do termo. O conceito de interação dialógica presente na obra de Paulo Freire. O papel da inclusão digital no empoderamento dos sujeitos sociais contemporâneos. Objetivo: Aprofundar conhecimentos do campo da educação, aproximando-se das premissas epistemológicas e ontológicas de Paulo Freire, com destaque para dois conceitos - empoderamento e interação dialógica - em articulação com o conceito de inclusão digital.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Júnior Leandro Gonçalves, Shirlei Alexandra da Cunha, Bruno dos Santos Joaquim, Quésia Alves S. S. Domingues, Marina Prado Gomes, Andressa Aparecida da Silva, Felipe Mattei Martins, Mariana Mariana Zambon Ferreira Braga, Marcos Antônio Vasco de Almeida, Andressa Carreira Luzirão Mouta
2020 a 2020
-
Dia Aberto Unifesp EFLCH - 2019
Organização e participação no evento de extensão voltado a estudantes do Ensino Médio do entorno da Unifesp campus Guarulhos.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Claudia Hardagh, Valéria Sperduti Lima, Luciano Gamez
2019 a 2019
-
Dia Aberto Unifesp EFLCH - 2018
Organização e participação no evento de extensão voltado a estudantes do Ensino Médio do entorno da Unifesp campus Guarulhos.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Edna Martins, Marina Soler Jorge, Indaia Bassini
2018 a 2018
-
Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos: partilha de ações entre Unifesp e CIEJA-Itaquera
Coordenado pela Profa. Dra. Mariângela Graciano
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Edna Martins, Marina Soler Jorge, Indaia Bassini
Desde 2018
-
Linguagem hipermídia e práticas sociais contemporâneas: consistências e fragilidades na formação de professores da educação básica
O projeto vincula-se à linha de pesquisa "Formação de Educadores e Cibercultura", do grupo de pesquisa LEC - Linguagem, Educação e Cibercultura. Considerando a atual momento histórico, em que se observa diversas práticas sociais exercidas num híbrido entre cultura e cibercultura, o projeto de pesquisa busca investigar as consistências e as fragilidades da linguagem hipermídia, sobretudo a veiculada nas redes sociais digitais (RSD) para a formação de professores da educação básica e seus desdobramentos junto aos estudantes. No tocante ao aporte teórico é dado destaque a conceitos como dialogismo (bakhtiniano), interação dialógica e empoderamento (freireano), agir comunicativo (habermasiano), esfera pública do século XXI e ativismo em rede. O projeto enseja pesquisas exploratórias sobre ações e programas de formação, com o objetivo de problematizar este tema na formação de professores da educação básica. O projeto busca responder a seguinte questão norteadora: Quais os desdobramentos das RSD na formação de professores da educação básica da rede pública de ensino?
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Maria de Fátima Carvalho, Emerson Izidoro do Santos, Betania Libanio Dantas de Araujo, Mariângela Graciano, Marina Mello, Cleber Santos Vieira
Desde 2018
-
Formação inicial de professores do Ensino Fundamental I para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três universidades públicas federais
Projeto aprovado no Edital Universal MCTI / CNPq nº 14/2014. A presente proposta tem como objetivo geral investigar o modo como os cursos de Pedagogia das universidades públicas federais têm ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O estudo tem como corpus empírico três cursos de Pedagogia (Unifesp, UFJF, UFAL) e se vale de um quadro teórico de referência que engendra os seguintes campos: formação de professores e TDIC; educação e TDIC (em seus desdobramentos: educação e cibercultura; inclusão e letramento digital; abordagens pedagógicas de utilização das TDIC). O projeto situa-se como estudo de caso de caráter instrumental. Os sujeitos de pesquisa são os coordenadores dos três cursos em tela, professores e alunos das disciplinas da área de ?Educação e Tecnologia? e de outras que tematizam as TDIC no campo educacional. No tocante aos instrumentos de coleta de dados serão aplicados: a) questionário fechado junto aos licenciandos; b) entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores de curso e aos professores selecionados. Quanto às formas de análise serão desenvolvidas: a) análise documental dos projetos político-pedagógicos dos três cursos, incluindo-se a proposta curricular e as ementas das disciplinas em tela; b) análise temática de conteúdo dos depoimentos emanados das entrevistas semiestruturadas, com categorias definidas segundo o modelo misto; c) análise quantitativa descritiva dos dados dos questionários, que serão tabulados e analisados à luz de categorias definidas a partir do quadro teórico de referência. Palavras-chave: formação de professores; métodos e técnicas de ensino; tecnologias digitais da informação e comunicação.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Valter Batista, Geane Carneiro Santos Vieira, Silvia Nogueira, Maria José da silva Dias, Mariana Lettieri Ferreira, Ellen Eduarda Conceição Miquelino
2014 a 2017
-
Recursos Educacionais Abertos: limites e possibilidades para a docência na contemporaneidade
O projeto insere-se como desdobramento da participação da pesquisadora e do LEC (Grupo de Pesquisa sob sua liderança: Linguagem, Educação e Cibercultura) no Projeto interinstitucional de pesquisa sobre a construção de recursos educacionais abertos (REA), desenvolvido no biênio 2011-2012 e sediado na The Open University (UK). O projeto "Recursos Educacionais Abertos: limites e possibilidades para a docência na contemporaneidade" visa discutir o conceito de REA e adensar os elementos teóricos, para a promoção de uma discussão profícua dos limites e das possibilidades da relação entre REA e docência, entre REA e as questões curriculares na atualidade.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Adriana Rocha Bruno, Mercedes Carvalho, Deise Juliana Francisco, Valéria Sperduti Lima, Vera Jardim, Lucas Marfim, Paulo Luiz Vieira, Jéssica do Nascimento Carneiro, Adilson Rocha Ferreira, Mayara Waleska Oliveira de Ataide, JENIFFER DA SILVA SANTOS, IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS
2012 a 2013
-
Educação Infantil, Infâncias e Arte
Participação na organização da vindoura obra publicada a partir dos trabalhos científicos dos alunos.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Monica Parente Ramos, Maria Tereza Leite, Gisele Garbe, Silvia Costa, Antonio Aleixo, Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, Betania Libanio Dantas de Araujo
Desde 2014
-
Políticas de inclusão digital: desdobramentos na educação básica e na formação de professores
O projeto volta-se às políticas de inclusão digital e seus desdobramentos na educação básica e no campo da formação de professores. Partindo do estudo das normativas legais sobre formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), o projeto erige-se em meio a três eixos que se imbricam: a) pesquisas documentais de estudos publicados em anais e em periódicos relacionados ao tema; b) pesquisas documentais de programas de inclusão digital voltados às escolas públicas brasileiras; c) estudos de caso sobre programas e ações de formação de professores da educação básica para o uso educacional das TDIC, respectivamente desenvolvidos nos âmbitos das redes públicas de educação e das unidades escolares, incluindo-se os emanados do contexto pandêmico.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Valter Batista, Fernando Dias, Giane Maia Cerqueira, Bruno Joaquim, Geane Carneiro Santos Vieira, Silvia Nogueira, Graziela Raimundo, Jaqueline Venâncio, Michele Mendes, Adriana Nunes Zandonadi, Luzia Rozendo Barbosa, Maria José da silva Dias, Maria Izabel Oliveira da Silva, Viviane Patrícia Bento, Júnior Leandro Gonçalves, Shirley Alexandra da cunha, Tamires Menezes, Werley Carlos de Oliveira, Maria Goreti Stadtlober, Elaine Feitosa, Márcia Regina Marques
2013 a 2022
-
Inclusão digital no contexto escolar e formação de professores
A pesquisa previu práticas de leitura e discussão sobre a temática inclusão digital no contexto escolar e sua relação com a formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). A pesquisa de campo, realizada em escolas públicas de ensino fundamental, ouviu professores e gestores e consultou seus respectivos projetos pedagógicos. A interpretação dos dados coletados foi realizada a partir das seguintes categorias: a) envolvimento da gestão escolar para com o processo de inclusão digital de alunos e comunidades interna e externa à escola; b) projeto pedagógico da escola e integração das TDIC às questões curriculares; c) ações de formação docente para a incorporação das TDIC ao repertório de estratégias didáticas; d) abertura da escola a ações de inclusão digital, voltadas à comunidade que a entorna.
2011 a 2013
-
Projeto LIFE: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES)
Participo como membro do comitê gestor do Projeto LIFE. O projeto conta com fomento CAPES e tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as TDIC são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Valéria Sperduti Lima
2012 a 2019
-
Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores. Coordendora geral: Profa. Dra. Celia Giglio. Coordenadora adjunta: Profa. Dra. Maria Angélica Minhoto.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Clecio Bunzen Jr., Verilda Kluth, Marcelo Roberto Souto de Melo, Flamínio de Oliveira Rangel, Lígia A. Azzalis, Luciana Aparecida Farias, Shirley Possidonio, Thaís Cyrino de Mello Forato, Edna Martins, Jorge Barcellos, Maria de Fátima Carvalho, Sueli Salles Fidalgo, TEREZINHA MARIA SPRENGER
Desde 2011
-
Coordenadora regional do GT Avaliação do Projeto UCA - Um Computador por Aluno
O Programa Um Computador por Aluno tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. O projeto OLPC (One Laptop per Child) é um projeto de âmbito internacional que foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório. Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) ? FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT. O Programa UCA é promovido pelo MEC. Conta com vários GTs, dentre os quais o GT Avaliação, do qual participo, representando a UNIFESP, como coordenadora regional, no âmbito do estado de São Paulo. Vigência - 03/2010 a 12/2012.
Autores: Lucila Maria Pesce de Oliveira - LUCILA PESCE, Celia Giglio, Maria Angélica Minhoto, Marieta Penna, Regina Gualtieri, Marcia Jacomini, Marineidade Gomes, Magali Silvestre, Claudia Vóvio, Claudia Barcelos Abreu, Clecio Bunzen Jr., Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Marcia Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Marcia Mendonça, Verilda Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra
2010 a 2012
The Open University
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22