Patricia Teixeira Santos
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
Programa de Pós-Graduação: História
E-Mail: patricia.santos08@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Desde 2007 é docente da Universidade Federal de São Paulo. É integrada e participa do quadro permanente do programa de Pós Graduação em História na mesma instituição desde 2012. Visiting sciencist - Università degli Studi di Padova (2015), pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - UP , do Instituto Les Afriques dans le Monde.-Universidade de Bordeaux- França e do Departamento de Estudos Africanos da Universidade de Dehli ( Índia) Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: África - historiografia, África contemporânea- Resistências anti-coloniais, Religião e Sociedades Africanas Contemporâneas. Desde 2022 é assessora convidada da Pastoral Afro Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2023 tornou-se professora credenciada no quadro permanente do programa de pós graduação em história na universidade federal do Amazonas
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SANTOS, Patricia Teixeira;TEIXEIRA SANTOS, PATRICIA
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Formação
Doutorado em História
Fé, Guerra e Escravidão: cristãos e muçulmanos face à Mahdiyya no Sudão (1881-1898)
História da África
História Moderna e Contemporânea
Orientação: Daniel Aarão Reis Filho
Universidade Federal Fluminense
Mestrado em História
Regenerar a África pela África: o projeto de evangelização da África de D. Daniele Comboni, Vigário Apostólico (1864-1881)
História da África
História Moderna e Contemporânea
Orientação: Daniel Aarão Reis Filho
Universidade Federal Fluminense
1997 a 2000
Graduação em História
Daniel Comboni e o Missionarismo Católico no Sudão
Orientação: Adilson Pinto Monterio
Universidade Federal do Rio de Janeiro
1989 a 1994
Produção
2023
2022
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Perspectivas dos discursos antiescravistas missionários, no contexto colonial. Um olhar sobre as reflexões e experiências de Daniele Comboni e Charles Martial Lavigerie (1871-1914). (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: José Rivair Macedo; Fernando Gaudereto Lamas; Julvan Moreira de Oliveira; Vinebaldo Aleixo de Souza Filho; Carolina Bezerra; Daiana Lucas Vieira; Enilce Albergaria Rocha; Mônica Ribeiro de Oliveira; Patricia Teixeira Santos; Eduardo Augusto Vieira Ferraz; Marina Berthet; Fernanda Thomaz; Marcos Dias Coelho; Fábio Bqueiro Figueireido; Victor Martins de Souza; Marcia Guerra
Fonte: Perspectivas dos discursos antiescravistas missionários, no contexto colonial. Um olhar sobre as reflexões e experiências de Daniele Comboni e Charles Martial Lavigerie (1871-1914). , p. 36
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2021
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140 ANOS DA REVOLTA MAHDISTA NO SUDÃO: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E DE CONQUISTA COLONIAL. (2021)
Artigo publicado
Autores: Patricia Teixeira Santos
Fonte: CANOA DO TEMPO (UFAM) , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
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2020
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Missões e Missionação( estudos sobre a experiência missionária em espaços africanos e brasileiros (2020)
Livro publicado ou organizado
Autores: Patricia Teixeira Santos; Fatima Machado Chaves; Delcides Marques; Cássia Regina Souza de Queiroz; Jorge Luzio Matos Silva; Josivaldo Pires; Thiago Sampaio; Gabriela Fabiane Luiz; Tomás Motta Tessarini; Nuno de Pinho Falcão; Jefferson Olivato da Silva; Helena Wakim Moreno; Rosemeire Souza
Fonte:
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Experiências Missionária em perspectiva dialógica: à guisa de apresentação (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Josivaldo Pires de Oliveira; Thiago Sampaio; Patricia Teixeira Santos
Fonte: Missões e Missionação( estudos sobre a experiência missionária em espaços africanos e brasileiros , p. 13
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Diálogos entre Árica e Amazônia: as experiências missionárias da ?utela? e da ?Promoção Humana? e seus desdobramentos na ormação de vozes públicas em sociedades pós-coloniais (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Guilherme Gitahy de Figueredo; Patricia Teixeira Santos
Fonte: Fazendo Antropologia no Alto Solimões , p. 75
2019
2018
2017
2016
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A "Civilização do Amor" - Paulo VI e as missões no contexto do Catolicismo Social: notas de experiencias do Brasil e de Moçambique (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Patricia Teixeira Santos
Fonte: História, religiões e religiosidade: da antiguidade aos recortes contemporâneos : novas abordagens e debates sobre religiões , p. 257
2015
2014
2013
2012
2009
2008
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
Atuações
Fundação Educacional de Duque de Caxias
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Professor
2002 a 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
-
Professor agregado
2005 a 2005
Seminário Diocesano Paulo VI
-
autônoma
Autônoma
2004 a 2004
S B I
-
Professor
autônoma
2002 a 2005
Fundação Educacional de Educação de Niterói
-
Professor
1989 a 1997
-
Professor
1996 a 1997
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
avaliador
correção do vestibular
1997 a 2002
-
estudante
monitoria de prática de Ensino
1996 a 1997
Universidade Federal de Santa Catarina
-
Professor adjunto
2006 a 2007
Universidade Federal de Juiz de Fora
-
Outro (especifique)Contrato temporário
2005 a 2005
Universidade Federal de São Paulo
-
Desde 2007
University of Cape Town
-
colaborador
2010 a 2010
Universidade do Porto
-
Pesquisador
2011 a 2015
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Les Afriques dans le Monde
-
Pesquisador colaborardor
Desde 2010
Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - UP
-
Pesquisadora
Pesquisadora
Desde 2015
Università degli Studi di Padova
-
Visiting Sciencist
Visiting Sciencist
Desde 2016
Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Permanente
Desde 2012
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Do caos a ordem: trajetórias políticas e desafios da construção e da manutenção da paz em Moçambique.
Pós-Graduação em História
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
Universidade Federal do Amazonas
Desde 2023
-
O percurso de transição entre os projetos do "Novo Sudão" e do Sudão do Sul: o Sudanismo de John Garang e as propostas da Sudan People's Liberation Movement/Army (1983-2011)
História
Universidade Federal do Paraná
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Maria Julia Fonseca Nascimento
Virgínia Bicudo: o texto e sua edição não publicada no Projeto Unesco (1950-1960).
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Isso não é tudo pessoal!: Os negros nos cartoons de Walt Disney, Warner Bros. e MGM (1930-1954)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O Refúgio na História: A presença do deslocamento forçado e da migração contemporânea no Currículo e no Ensino de História da Rede Municipal de São Paulo.
Mestrado Profissional em História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Ações, associações e resistências: as lutas dos povos na Nigéria, entre o final do século XIX e meados do século XX
HIstória
Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
O Ensino Religioso realizado por professores de história: estudos de casos nas cidades de Guapimirim, Magé e Petrópolis (RJ)
Mestrado Profissional em História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
A Orquestra Afro-Brasileira de Abigail Moura: os ritmos e os sagrados afro-brasileiros em diálogo com a música clássica ocidental (1942 ? 1970)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2017
Tese de doutorado concluídas
-
Liberdade dos ingênuos: a infância escrava em São Paulo (1871-1888).
História
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Concluído em 2014
Dissertação de mestrado concluídas
-
Maria Julia Fonseca Nascimento
Virgínia Bicudo: o texto e sua edição não publicada no Projeto Unesco (1950-1960).
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
O jornal the Times of Nigeria (1914-1918) de James Bright Davies: diálogos entre a imprensa, a negrofobia e a construção do nacionalismo.
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
ISSO NÃO É TUDO PESSOAL!: Africanos & afro-americanos nos cartoons de Walt Disney e Warner Bros. (1930-1954)
Histologia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Ludmilla Martins Gomes da Silva
Quebrando o silêncio: narrativas históricas das mulheres congolesas refugiadas na cidade de São Paulo (2009-2019)
HIstória
Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A congada de Ilhabela na construção de uma educação para a diversidade étnico-racial
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
E os Atabaques Ecoam no Jornal: Discurso e Estratégias de Legitimação umbandista através do poeta Leal de Souza e o Primeiro Congresso de Umbanda Rio de Janeiro (1920 -1946)
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A Congada de Ilhabela: identidade negra e curriculos escolares.
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Os Black Stars chegam ao mercado: o jogador ganês na geopolítica das relações internacionais entre Inglaterra e Gana no pós colonialismo
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Pan Africanismo, Descolonização das nações africanas e o Ensino de História
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Um olhar sobre a política externa brasileira em África: as experiências da cooperação Sul-Sul em Angola durante o governo Lula 2003-2008.
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Polícia nas encruzilhadas: macumbas, macumbeiros e ordem social, 1930-1950
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Museu e sociedade - Ecos do Museu Afro-Brasil\; um estudo sobre o discurso expositivo e o movimento negro contemporâneo
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Andréa Assunção Rodrigues Rocha
E os atabaques ecoam no jornal : Leal de Souza e o discurso de legitimação da Umbanda (1920- 1941)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Museu e sociedade: os ecos do museu AfroBrasil. Um estudo sobre o discurso do museu e o movimento negro contemporâneo
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
Deslocamento, Trabalho e Experiências
No âmbito deste projeto, são desenvolvidos estudos sobre as temáticas arroladas no título a partir de conceitos como trabalho, experiência, conflito, transnacionalidade, classes/grupos sociais, etnicidade, Estado, nacionalismo, território, memória, oralidade, cultura, identidade, cotidiano, gênero, racismo e subalternidade.A violência perpetrada no interior do capitalismo sobre os modos de vida das populações é abordada neste projeto tendo em conta três eixos principais: a) deslocamentos, sobretudo focados no tráfico de africanos escravizados, nas migrações entre América, Europa, África e Ásia, entre os povos originários da América, nas práticas de agricultores expulsos da terra e entre os livres e pobres e/ou escravizados, nos processos de colonização, nos conflitos bélicos, nas missões religiosas, no comércio e no trabalho compulsório; b) o fenômeno também se evidencia no eixo que congrega formas de trabalho distintas daquelas dos locais de origem desses homens e mulheres deslocados e também os meios de reprodução da vida social em diferentes modalidades de controle, do trabalho livre e escravo a um mosaico de formas compulsórias, todas capazes de gerar acúmulo de capitais; c) experiências, no qual se considera que os sujeitos históricos trazem consigo experiências na forma de culturas e práticas sociais e políticas que implicam em permanências, transformações, circularidades e impactos diversos na sociedade, na memória individual e coletiva e no meio ambiente de onde partiram, onde se instalaram ou por onde circularam.Compreende-se que tais eixos sem o prejuízo de outros possíveis produzem interações que ensejam identidades, desafios e conflitos renovados. São influenciados pelas experiências de indivíduos, grupos e classes em lugares novos e antigos, assim como pela ação do Estado e de outros grupos com interesses na sujeição e no estabelecimento de relações sociais desiguais. Estas interações entre ações opressoras, ações de resistência e luta política são apreendidas no amplo campo da História Social.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Jaime Rodrigues, Edilene Teresinha Toledo, Luigi Biondi, Mariza Carvalho Soares, Fabiana Schleumer
Desde 2021
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Curso de extensão. Introdução à História da África, Da Diáspora e das Relações Raciais no Brasil.
A PROEX Unifesp em parceria com a Secretaria de Cultura do Embu está organizando o primeiro curso de Extensão " Introdução a História da África",com abordagem da Diáspora e das relações raciais no Brasil. O curso tem a duração de dois meses e meio, a partir de maio de 2011 e é voltado para professores, agentes sociais e interessados pela temática dos estudos africanos, da diáspora africana e dos movimentos sociais.
Autores: Patricia Teixeira Santos, RODRIGUES. Jaime, Adriano Natalio Di Santo, Adele Cristiane dos Reis, Fabiana Schleumer, Jose Lindomar Coelho Albuquerque, Ligia Fonseca Ferreira
2011 a 2011
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Curso de extensão. Tradições Afro-brasileiras, Oralidade e o Maracatu de Baque Virado.
Oficinas pretendem trabalhar com o estudo teórico da cultura popular afro-brasileira e com oficinas práticas do Maracatu de Baque Virado (Maracatu Nação). As oficinas abordam essa manifestação brasileira afrodescendente, desde os mitos ancestrais e a tradição oral, até sua vivência rítmico-musical.O Maracatu de Baque Virado possui forte expressão no Estado de Pernambuco e atualmente é uma das culturas populares mais conhecidas daquela região. Tendo uma origem bastante contraditória, justificada por meio de teses diversas sobre a mesma, a resposta mais recorrente e aceita entre os pesquisadores é de que o Maracatu Nação teria surgido entre os séculos XVII e XVIII. Muitos desses pesquisadores defendem que essa origem é fruto de uma reminiscência da coroação de reis negros, ora nomeados, ora eleitos na instituição do Rei do Congo .Atualmente existem muitos grupos percussivos espalhados pelo Brasil e pelo mundo que representam e ressignificam a cultura do Maracatu de Baque Virado, além das tradicionais nações, ainda em atividade, localizadas em Olinda, Igarassu, Recife e outras cidades da região pernambucana que representam a tradição dessa cultura. Essas nações estão intimamente ligadas às suas comunidades, desenvolvem relações identitárias com religiões afro-brasileiras e estão vinculadas a um forte sentido de tradição, características que as tornam diferentes dos grupos percussivos de maracatu.Sendo as nações um dos alicerces principais dessa expressão cultural, baseada principalmente nas convivências religiosa e social e ligada intimamente às comunidades, o grupo busca resgatar algumas vivências das mesmas para dentro das atividades desenvolvidas ao longo das oficinas.
Autores: Patricia Teixeira Santos
2012 a 2012
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Projeto. Saberes, práticas, ensino e histórias da África e do Brasil, em perspectiva sul.
Este projeto se insere nas proposições na linha dos estudos sul-sul que enfatizam as formas alternativas de hegemonia, na medida em que propõe a constituição de uma espacialidade de reflexão sobre ensino superior e formação de professores e pesquisadores, no circuito Brasil, Índia e Portugal.A proposta que se apresenta é resultado também de uma série de iniciativas levadas a cabo para a criação de um fórum de debate e de formação docente em torno do ensino da história da África no Brasil.Esta área de conhecimento é compreendida no Brasil , como um domínio interdisciplinar das ciências sociais que deve ser oferecida em forma de disciplinas, nos cursos de graduação das áreas de História, Ciências Sociais e Educação, a fim de atender às diretrizes da lei federal 10639/03, que torna obrigatório o ensino de história da África e das populações afrodescendentes no Brasil, em todos os níveis de ensino.Diante disso, apresentamos este projeto que consiste na formação de redes de produção educacional e acadêmica, envolvendo as três universidades, para fins de publicação de uma revista bilíngüe inglês/ português com artigos e conteúdos relativos aos temas de ensino e pesquisa das temáticas da história da África, numa perspectiva mais abrangente e interdisciplinar e em diálogo com outras academias, fora do eixo África/ Brasil, a saber, o Centro de Estudos Africanos da New University of Dehli e o Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto ( Portugal). Nesta edição do projeto ( a primeira foi de 2011 a 2014), se enfocará o dialogo em torno da construção de ações de inclusão social.
Autores: Patricia Teixeira Santos, RENATO NABAS VENTURA
2018 a 2020
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Curso de extensão. Trajetórias Africanas e brasileiras.
O nosso mini-curso tem por objetivo demonstrar a diversidade das trajetórias de indivíduos, bem como a circulação dos mesmos em diferentes espaços. Levando em consideração as trajetórias de personalidades africanas e brasileiras importantes como Josephina Bakhita, Nii Lamptey, Mario Balotelli, Léopold Senghor, Aimé Césaire e Andreia Prestes o curso visa abordar ainda as perspectivas dos missionários, o neocolonialismo, o pós-colonial e ainda as experiências de exílio e autoritarismo.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Luiz Henrique Passador
2021 a 2021
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Curso de extensão. Justiça, Democracia e Direito: experiências e desafios africanos e brasileiros.
Os regimes democráticos, para alcançarem plenamente a sua proposta de comunidade, precisam garantir que os valores de justiça e equidade sobre que se alicerçam estejam inteiramente integrados com a sua prática de justiça.É no descompasso entre a teoria e a prática do exercício dos diversos direitos de cidadania, muitas vezes criado pela atuação indevida, ineficaz ou negligente dos agentes políticos e judiciais, que se encontram os maiores desafios à construção de uma sociedade plural e equânime.Mesmo perante marcos legais que consagram amplamente os valores democráticos, a sociedade encontra-se ainda muito longe da vivência plena desses valores, obrigando a uma reflexão profunda sobre o lugar da justiça e da cidadania, sobre o descompasso entre teoria e prática, entre norma e realidade. Esta é a proposta deste minicurso, que convida a um diálogo sobre estes temas pensado entre o continente Africano e o Brasil.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Ludmilla Martins Gomes da Silva, Luiz Henrique Passador
2020 a 2020
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Mini-Curso: Justiça, Democracia e Direito: experiências e desafios africanos e brasileiros.
O presente projeto compõe a ação de extensão universitária da Unidade Curricular História da Ásia ministrada pela Prof. Dra. Samira Adel Osman, no curso de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos. O site tem como finalidade proporcionar ao público interessado em história da Ásia traduções de textos, coletâneas de imagens e vídeos sobre os mais diversos assuntos dentro desta área de estudo. A elaboração dos materiais disponíveis nesta plataforma foi realizada pelos estudantes do curso de História, em seus trabalhos finais da disciplina.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Ludmilla Martins Gomes da Silva, Luiz Henrique Passador, Patricia Teixeira Santos, Luiz Henrique Passador
2020 a 2020
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Diálogos sobre História da África - Minicurso Arte-Criatividade.
A música vocal brasileira e suas africanias nos diferentes gêneros musicais, programa de disciplina, africanias ou africanidades, o português brasileiro enquanto africania, a música de tradição oral, a música popular e a música de Concerto.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Luiz Henrique Passador, Ricardo Costa Mendonça
2020 a 2020
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Mini curso. Democracia, Direito e Justiça: experiências e desafios africanos e brasileiros.
Os regimes democráticos, para alcançarem plenamente a sua proposta de sociedade civil e política, precisam garantir que os valores de justiça e equidade sobre que se alicerçam estejam inteiramente integrados com suas práticas e instituições.É no descompasso entre a teoria e a prática do exercício dos diversos direitos de cidadania, muitas vezes criado pela atuação indevida, ineficaz ou negligente dos agentes políticos e do Estado, que se encontram os maiores desafios à construção de uma sociedade plural e equânime.Mesmo perante marcos legais que consagram amplamente os valores democráticos, a sociedade encontra-se ainda muito longe da vivência plena desses valores, obrigando a uma reflexão profunda sobre o lugar da justiça, do Direito e da cidadania, sobre o descompasso entre teoria e prática, e entre normas de convivência e realidade.Enfrentar tais problemas, de modo contextualizado no continente africano, e considerando sua profunda diversidade, é a proposta central deste minicurso, que convida a um diálogo a respeito deles que considere as interfaces entre África e Brasil.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Luiz Henrique Passador
2020 a 2020
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Oficinas de Livros Didáticos, Tradição Oral e História Oral
A oficina de Livros Didáticos, Tradição Oral e História Oral objetiva o preparo do cursista para o ensino e a pesquisa histórica. Pretende-se discutir teoricamente as formas de execução e uso da História Oral, assim como estudar criticamente a atual produção didática brasileira e os documentos oficiais do MEC sobre o ensino de História que orientam a organização dos currículos escolares no país.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Ana Lucia Lana Nemi, Luigi Biondi
2022 a 2023
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Oficinas de Livros Didáticos, Tradição Oral e História Oral
Os três cursos de Laboratório de Ensino e Pesquisa do curso de História objetivam o preparo do aluno para o ensino e a pesquisa histórica. Neste sentido, o terceiro curso de Laboratório destaca o estudo da História Oral e a produção de material didático para os níveis de ensino Fundamental e Médio. Pretende-se discutir teoricamente as formas de execução e uso da História Oral, assim como estudar criticamente a atual produção didática brasileira e os documentos oficiais do MEC sobre o ensino de História que orientam a organização dos currículos escolares no país.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Ana Lucia Lana Nemi, Luigi Biondi, Patricia Teixeira Santos, Jaime Rodrigues, Maria Rita de Almeida Toledo
Desde 2023
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Religiões e religiosidades na África no século XX: O desafio da cidadania.
Estudo de experiências religiosas em contextos africanos do século XX. Processos locais de criação de entidades religiosas. Missões cristãs do século XIX e grupos muçulmanos que ressignificaram comunidades religiosas. Coexistência de diferentes formas religiosas, inclusive cristãs. Dimensões políticas presentes nas comunidades religiosas.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Keith Valéria de Oliveira Barbosa, Samira Adel Osman, Helena Wakim Moreno, Hector Guerra Hernandez, Marcos Paulo Amorim
Desde 2023
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A busca litúrgica pela África: das transformações trazidas pela a =crise colonial- ao Concílio Vaticano II a Proclamação do Rito Zairense (1950-1978)
O projeto consiste no estudo das transformações litúrgicas advindas com a crise colonial a partir dos anos 50 do século XX e as demandas do Concilio Vaticano II (1965) que leva a crítca ao envolvimento colonial da Igreja para o centro do debate da continuidade e ou transformações das ações missionárias católicas face o pluralismo religioso. Neste processo se consagra as formas locais desenvolvidas na África de celebração das missas e dos sacramentos e se abre um caminho para criação de Teologias Continentais que irão lidar com questões preementes como do Racismo, Cidadania e Conquistas de Direitos. Os estudos das transformações litúrgicas, que ganha força com o reconhecimento do Rito Zairense no Concilio Vaticano II, permitem perceber como a Igreja Catolica irá interagir com o pluralismo religioso africano e o irá incorporar liturgicamente, favorecendo no campo social novos caminhos para a Instituição nos Estados Africanos Independentes a partir dos anos 60 do século XX.
Autores: Patricia Teixeira Santos
Desde 2021
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Diálogos sobre História da África
Iniciado em 2020, o projeto de extensão divulga por meio de um Canal do Youtube, parte de uma iniciativa do Núcleo de História sobre a África Contemporânea da UNIFESP, alunas e alunos monitores e estudantes do departamento de História e de docentes colaboradores de diversas universidades e prefeituras. Agradecemos o apoio do Consulado do Sudão em São Paulo e as universidades e redes de ensino dos docentes ministrantes das aulas. Todas as ações de colaboração são voluntárias e realizadas com forte espirito da educação pública e gratuita para todos. Canal: https://www.youtube.com/channel/UCN0oJTML8K8cE1hSfCyQZyw/about
Autores: Patricia Teixeira Santos, Luiz Henrique Passador, Priscilla Marques Campos
2020 a 2022
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Fontes e Pesquisas sobre a História das Missões Crsitãs na África: arquivos e acervos
O Projeto Internacional Fontes e pesquisa das histórias missionárias na África: arquivos e acervos ( Séculos XVIII ao XX)? tem a coordenação formada pelas professora doutoras Patricia Teixeira Santos (UNIFESP) e Lucia Helena Oliveira Silva (UNESP) A equipe dos pesquisadores é formada por alunos e professores das seguintes instituições: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, espaço e Memória da Universidade do Porto, e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Paraná, Universidade de Pernambuco, Universidade do Vale do Rio São Francisco, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB- Campus Malês). Esta iniciativa tem o apoio do Pontifício Comitê de Ciências Históricas da Santa Sé. Os acervos a serem contemplados pelo nosso projeto são formados por documentos da Igreja e das autoridades coloniais portuguesas, relatos das lutas de libertação nacional em Angola, Moçambique e Guiné, além de um amplo acervo etnográfico de descrição de populações e dos cotidianos dos diversos povos africanos. Boa parte da documentação é pouco conhecida e em muitos casos, inédita, fato que nos anima a propor essa cooperação para a multiplicação de pesquisas e novas perspectivas sobre o conhecimento da historia da África colonial e pós colonial. Desse quadro mais amplo conseguimos mapear e fazer acordos para pesquisa com as seguintes instituições e arquivos: em Portugal com os arquivos dos Capuchinhos e dos Espiritanos, Missionários da Consolata e a Ordem dos Carmelitas Descalços. Em Moçambique com o Arquivo da Missão e Centro Catequetico do Anchilo e da Revista Missionaria Vida Nova, localizados na Diocese de Nampula. A partir desta organização documental espera-se o desenvolvimento de projetos de conclusão de curso de graduação, treinamentos técnicos, doutoramentos e pós doutoramentos nas áreas de História e das Ciências Sociais na perspectiva da cooperação Brasil, Portugal e países africanos. Nesse processo se preconizará a organização do acervo, publicação de guias de fontes e estruturação de um portal no estilo WWW que favoreça a criação de uma rede de arquivos religiosos, privados e públicos. Também deseja-se contribuir para a catalogação e reorganização dos arquivos e da criação do acervo de arquivos orais para pesquisas em torno da temática das missões na África e do cotidiano das mesmas nos contextos colonial e pós-colonial
Autores: Patricia Teixeira Santos, Lorenzo Macagno, Lucia Helena Oliveira Silva, Nuno de Pinho Falcão, Marlene Abreu Pinto, Elvira Cunha Azevedo Mea, Sandra Rita Molina, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Fatima Machado Chaves, Harley Abrantes Moreira, Raquel Gomes, Iracema Dulley, Delcides Marques, Fabia Barbosa Ribeiro, Gianpaolo Romanato
Desde 2014
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Projeto de pesquisa e de formação acadêmica e docente Saberes, práticas, ensino e histórias da África, da India e do Brasil
Este projeto propõe a constituição de uma espacialidade de reflexão sobre ensino superior e formação de professores e pesquisadores, no circuito Brasil, India e Africa do Sul, na perspectiva sul/sul.Diante disso, apresentamos este projeto que consiste na formação de redes de produção educacional e acadêmica, envolvendo as três universidades, para fins de publicação de uma revista bilíngüe inglês/ português com artigos e conteúdos relativos aos temas de ensino e pesquisa das temáticas da história da África, numa perspectiva mais abrangente e interdisciplinar e em diálogo com outras academias, fora do eixo África/ Brasil, como no caso do Centro de Estudos Africanos da New Dehli University.Em conjunto com esta publicação, propomos também traduções e divulgação de obras acadêmicas, educacionais e literárias promovidas pelos centros das referidas universidades, diretamente voltados para os diálogos entre ensino e pesquisa da historia da África e do Brasil.Na sequência das atividades, destacamos como de fundamental importância, a promoção da formação e educação a distância, através da integração com redes internacionais de educação digital, a fim de promovermos a formação através de cursos e de oferecimento de subsídios
Autores: Patricia Teixeira Santos, Suresh Kumar, University of Dehli, Claudia Wanderley, UNICAMP, Andréa Assunção Rodrigues, Priscilla Marques, Ludmilla Martins Gomes da Silva, Victor Fortes, Uellington de Assis Augusto, Cínthia Simões de Souza, Anderson Acioli Machado, Maria Julia Fonseca Nascimento
Desde 2010
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? Aprendendo com os Orixás?: Educação infantil na cosmogonia e no mundo social das religiões de matriz africana nas cidade de Guarulhos.
A lei 10639/03 introduziu a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos negros no Brasil em todos os níveis educacionais e com isso trouxe uma série de iniciativas em prol do desenvolvimento da produção acadêmica e didática em torno das temáticas da história da África e da afrodescendência no Brasil e nas Américas. Visando o apoio a esse grande esforço,os professores Patricia Santos Schermann e Julio Moracen Naranjo apresentam este projeto que tem como objetivo um levantamento fundamental de como se estrutura a educação infantil nos espaços das religiões de matriz africana na cidade de Guarulhos. Este trabalho corresponde a uma etapa inicial de um projeto muito mais amplo que pretende verificar a mesma problemática nas demais cidades do estado de São Paulo.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Suresh Kumar, University of Dehli, Claudia Wanderley, UNICAMP, Andréa Assunção Rodrigues, Priscilla Marques, Ludmilla Martins Gomes da Silva, Victor Fortes, Uellington de Assis Augusto, Cínthia Simões de Souza, Anderson Acioli Machado, Maria Julia Fonseca Nascimento, Patricia Teixeira Santos, Julio Moracen Naranjo
2009 a 2009
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Projeto Diversidade na Universidade: musica, dança, teatro e poesia
projeto escrito e desenvolvido em conjunto com o Professor Doutor Julio Moracen Naranjo consiste na cooperação entre alunos, classe teatral e comunidade de Guarulhos em torno da produção e organização de espetaculos teatrais, musicais, dança e eventos culturais e científicos em torno da diversidade cultural brasileira, africana e caribenha.
Autores: Patricia Teixeira Santos, Julio Moracen Naranjo
2009 a 2009
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Caminhos de Suez: uma história das relações diplomáticas , culturais e políticas no contexto das trajetórias nacionais das relações Brasil/Egito ( 1956-1973)
Projeto consiste no levantamento documental e bibliogarfico das relações diplomaticas, militares e artisticas da Republica Federativa do Brasil com os governos da Republica do Egito, em especial no que concerne as experiencias intelectuais, politicas, comerciais e artisticas em torno das construção de alternativas de alianças nacionais e trans regionais no contexto da Guerra Fria e da crise do Oriente Medio, eclodida com a nacionalização do Canal de Suez, pelo governo de Gamal Abdel Nasser.
Autores: Patricia Teixeira Santos
2008 a 2018
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O Anti-escravismo face ao contexto colonial: um estudo comparativo das experiências das colônias anti-escravistas na África central (1870-1914)
Este projeto pretende analisar a estruturação do pensamento anti-escravista e a importância do mesmo para a construção de categorias como ?africano?, ?sudanês? e ?cristão?, através da análise do desenvolvimento das colônias anti-escravistas católicas que se estruturaram na África central, a partir dos anos 70 do século XIX. Tema pouco explorado devido à dificuldade de se ter acesso à documentação, somente a partir dos anos noventa do século XX os arquivos Comboniano e Propaganda Fide (Roma) e dos ?Padres Brancos? (Roma e Paris) abriram o acervo sobre as colônias referentes ao período de 1870 até o final da Primeira Guerra Mundial, possibilitando a pesquisa sobre o assunto. A investigação em torno dos cotidianos das colônias de Gezira e Leão XIII, no Sudão e no Egito, pertencentes aos Padres do Instituto das Missões pela Nigrizia, e a de Tanganica, ligada aos padres do Instituto de Nossa Senhora da África (?Padres Brancos?) de origem francesa e belga permitem redimensionar a constituição de processos disciplinares para os ?nativos? relacionando-os aos diferentes contextos coloniais. Além disso, as fontes sobre as colônias destacam o importante papel de mediação entre ?os mundos? e de constituição de identidades desempenhado pela Igreja Católica.
Autores: Patricia Teixeira Santos
Desde 2007
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Seminário Internacional: Dialógos Políticos sobre o Ensino de História da África
Evento sobre o Ensino e Extensão Universitária enfatizando a historia e a cultura africana e afro-brasileira
Autores: Patricia Teixeira Santos, Claúdio da Costa Pinheiro
2009 a 2009
University of Cape Town
Atualização Lattes em 2024-03
Processado em 2024-07-22