Rubens Lacerda de Sá
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
E-Mail: rubens.sa@unifesp.br
Resumo
Pesquisador do Educational Research Centre da Hamk University of Applied Sciences, Finlândia (HAMK). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente e coordenador do Departamento de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Afiliado ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), à Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) e à Asociación de Estudios sobre Discurso y Sociedad (EDiSo). Pós-doutorado em Educação e Saúde (UNIFESP), Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestrado em Linguística (UnB), Especialização no Ensino de Línguas para Fins Específicos (UFMT) e Graduação em Letras (UCCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq). Interesses de pesquisa: Filosofia da Migração, Práxis Anticolonial, Discurso, Linguagem e Educação, TDICs, Educação e Saúde. Site pessoal - https://www.rubens.pro.br
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SÁ, R. L.;SÁ, RUBENS LACERDA;SÁ, RUBENS LACERDA DE
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Lingüística Aplicada
Internacionalização, Hospitalidade e Ideologia: Por um Protocolo de Acesso, Acolhimento e Acompanhamento
Orientação: Érica Luciene Alves de Lima
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Lingüística
Imigrantes Bolivianos em Mares Paulistanos Dantes Navegados: Inclusão dos (In)visíveis e (Des)construção Identitária
Orientação: Kleber Aparecido da Silva
Universidade de Brasília
2014 a 2015
Graduação em Letras - Português e Inglês
Universidade Brasil
1991 a 1993
Produção
2024
2023
-
Dall Etica della cura all Ospitalità incondizionata: Per una filosofia della migrazione (2023)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: Pedagogia più Didattica , v. 9 , p. 4
-
Por um exercício coletivo de aprendizagem crítica e colaborativa na pós-graduação (2023)
Artigo publicado
Autores: Gabriel Silva Xavier Nascimento; Rubens Lacerda de Sá
Fonte: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , p. 43 - Extrato QUALIS: A2
-
Panorama Socioeducativo brasileiro das Medidas de privação e restrição de liberdade (2023)
Artigo publicado
Autores: ALMEIDA, CRISTIANO RODINELI; Rubens Lacerda de Sá
Fonte: Pathos: revista brasileira de práticas públicas e psicopatologia , v. 09 , p. 08 - Extrato QUALIS: B4
-
-
Un vistazo anticolonial de la cosmovisión indígena del currículum en Paraguay (2023)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; CORONEL, DERLIS ORTIZ
Fonte: REVISTA INTERTERRITÓRIOS , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
Internacionalização, Hospitalidade, Ideologia (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte:
-
-
-
-
2022
-
El Dorado boliviano em São Paulo: A distância entre o sonho e a realidade (2022)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; David Juglierme Alves Nogueira
Fonte: Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 18 , p. 16 - Extrato QUALIS: B3
-
Rizoma e racismo (2022)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; Helisa Vieira Magalhães
Fonte: Letra Magna (Online) , v. 18 , p. 22 - Extrato QUALIS: C
-
Migração: Da Hospitalidade à Práxis Decolonial (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte:
-
-
2021
-
-
Ética, decolonialidade e migração à luz do pensamento freireano (2021)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 17 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
2020
-
MONOCULTURAS VERSUS ECOLOGIAS: POR UM PROTOCOLO INTERNACIONALIZADOR (2020)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: Brazilian Journal of Policy and Development , v. 2 , p. 339 - Extrato QUALIS: C
-
2019
-
Grounded Theory e os Estudos de Linguagem: uma releitura (2019)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem , v. 1 , p. 88 - Extrato QUALIS: C
2018
-
-
-
Multimodalidade: das origen ao ensino de línguas na contempora (2018)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; Priscila Cardoso de Mello
Fonte: Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line) , v. 2018 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
-
-
Imigrantes Hispano-Americanos no Brasil: Língua, Cultura e Identidades (2018)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 3 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
(Falta de) Políticas de Ensino e de Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas: Uma Interface Entre o Real e o Ideal (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; Kleber Aparecido da Silva
Fonte: Português Língua Estrangeira em contextos universitários: experiências de ensino e de formação docente , p. 159
2017
-
-
Imigrantes hispano-americanos, (inter)culturalidade crítica e língua portuguesa (2017)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS , v. 10 , p. 63 - Extrato QUALIS: B3
-
Resenha (2017)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: ArRedia , v. 6 , p. 86 - Extrato QUALIS: B4
-
-
2016
-
-
-
Discurso e (des)igualdade social (2016)
Artigo publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá
Fonte: CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 17 , p. 217 - Extrato QUALIS: B2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Imigrantes Bolivianos em São Paulo: Exclusão Social e Educacional em Identidades (Des)fragmentadas (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rubens Lacerda de Sá; Kleber Aparecido da Silva
Fonte: Contextos de Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo: Perspectivas em Política, História, Língua e Literatura , p. 159
2015
2014
Atuações
Universidade Federal de Mato Grosso
-
Professor Substituto
1995 a 1996
Centro Universitário de Várzea Grande
-
Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa
1999 a 2001
Universidade do Estado de Mato Grosso
-
Professor colaborador
2000 a 2000
Universidade Estadual Vale do Acaraú
-
Professor Substituto
2003 a 2004
Rede Estadual de Ensino
-
Professor no Ensino Fundamental e Médio
1990 a 1994
Colégio Objetivo
-
Professor de Português Brasileiro
1990 a 1992
-
Professor de Literatura
1990 a 1992
Laseco Idiomas e Consultoria
-
Ensino de Inglês, Espanhol e Português
1997 a 2014
Fundação Richard Hugh Fisk
-
Coordenador Pedagógico
1989 a 1994
Cultura Inglesa - Cuiabá
-
Professor de Língua Inglesa
1995 a 2003
Cultura Inglesa - São Paulo
-
Professor de Língua Inglesa
2011 a 2013
Escolas Americanas
-
Coordenador Pedagógico
2000 a 2001
University of Cambridge
-
Examinador Prova Oral
Bolsista
1998 a 2005
Instituto Cervantes
-
Examinador Prova Oral
Bolsista
2012 a 2014
University of Oxford
-
Consultor Educacional
2001 a 2003
Yázigi Internexus
-
Coordenador Pedagógico
2003 a 2005
Instituto da Língua Inglesa
-
Professor de Língua Inglesa
1997 a 2001
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Escola de Aplicação
-
Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa
1997 a 1997
Universidade Federal de Lavras
-
Professor Assistente
2015 a 2017
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
-
2017 a 2018
Revista Letra Capital
-
Revisor de periódico
Desde 2017
L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Clóvis Moura de Humanidades
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Pontes Editores
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
-
Pesquisador Associado
Pesquisa
2017 a 2022
Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Portuguesa de Pedagogia
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Água Viva
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
Périplos - Revista de Pesquisa sobre Migrações
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
Docente e pesquisador
Desde 2018
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Colaborador
Pesquisa
Desde 2020
Instituto Politécnico de Bragança
-
Pesquisador na Escola Superior de Educação
2022 a 2022
Letra Magna
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Hamk University of Applied Sciences
-
Pesquisador no Educational Research Centre
Desde 2023
Erasmus+ Programme
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2023
Escola Nacional de Administração Pública
-
Pesquisador da Escola Virtual.Gov (EV.G)
Desde 2024
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Coordenação Pedagógica e Migração: Desafios da Atuação na Educação Básica
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Filosofia da Migração, Discursos e Anticolonialidades em Tempos Sombrios
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
Migrantes Autistas: Narrativas de Silêncios
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Migrantes no Cárcere: Anticolonizando e Desalgoritimizando Histórias de Vida
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Rosemeire Rodrigues de Oliveira
Migrantes, Políticas Públicas e Pensamento Anticolonial
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Graziani França Claudino de Anicézio
Migração, Infância e Adolescência: Pela Inclusão de Pessoas Autistas
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Discursos e Produção de Subjetividade de Migrantes-Adolescentes em Conflito com a Lei
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O Direito à Educação de Migrantes em Situação de Vulnerabilidade Social
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Heleni Sousa dos Santos Ferreira
Distorção e Inclusão de Vulneráveis: Por Entre Discursos e Práticas
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
Gabriela Cristina Monteiro de Moura
Migração e Acolhimento na Educação Básica
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Gabriela Genizele Souza dos Santos
Migração e Maternagem: Impacto do Processo Migratório nas Relações Maternas
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Crimigração no Brasil: Por uma revisão sistemática
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Murilo Henrique Ferreira Guedes
Tecnologias Anti-Migratórias: Perfilamento, Vigilância e Controle
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
David Juglierme Alves Nogueira
Exclusão-inclusão de alunos migrantes bolivianos em contextos educacionais
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Dissertação de mestrado concluídas
-
Coordenação Pedagógica no Brasil: Por uma Proposta Arqueológica
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Enunciados Necropolíticos do Ministério da Saúde Brasileiro Sobre a Pandemia de Covid-19
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
Gestão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
Coordenação da Editora (EDIFSP) Portaria nº 3646/18
Reitoria
-
Coordenação da Licenciatura em Letras, Portaria n 1241/23
Campus Cubatão
-
Coordenação de Área do PIBID Letras, Portaria Capes n 83/2022
Campus Cubatão
Pesquisa
Universidade Federal de Lavras
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
Pensamento Decolonial: Perspectivas Epistemológicas
Ensejar uma conversa sobre decolonialidade implica em revisitar a História da humanidade, bem como implica na compreensão dos movimentos genocidas que colonizaram os corpos e a dinâmica epistemicida de colonização das mentes de muitos povos sob a batuta da modernidade entre os séc. XV e XVIII (Grosfoguel, 2016). Validados pela lógica do ego cogito, ego conquiro e ego extermino da filosofia descartiana, a península ibérica capitania o domínio dos corpos e das mentes dos semitas, de indígenas americanos, de aborígenes asiáticos, dos africanos e das mulheres. Em seguida, a visão cartesiana é ratificada pela antropologia de Kant e Humboldt e o sistema-mundo corrobora a Europa Ocidental como o ponto-zero em termos epistemológicos e ontológicos (Dussel, 2008a, 2008b). Partindo desse marco histórico, este projeto de extensão visa a compreensão de toda a dinâmica imposta pelos construtos colonização, descolonização, colonialismo, colonialidade e decolonialidade. Esse trânsito incluirá os estudos subalternos, pós-coloniais e descoloniais, bem como as diferentes colonialidades que, hegemônica e ideologicamente, se articulam para sua manutenção e sustentam de controle de mentes e corpos. A meta é abordar esse tema ao longo de diversos encontros de estudo, pesquisa e discussão das várias perspectivas do pensamento decolonial que abrangem questões de discurso, raça, etnia, gênero, epistemologias, ontologias, diversidades e minorias, etc. Desse modo, será possível pensar a inclusão dos atores sociais no ambiente educacional e na sociedade como um todo (Resende, 2019; Mignolo, 2003). Espera-se, com essa dinâmica de trabalho, que os integrantes do projeto consigam ampliar sua compreensão da proposta decolonial e ensejar o suleamento do conhecimento a partir de vivências locais
2021 a 2022
-
Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq)
Para além das relações binárias em pesquisas sociais, concebemos uma proposta em Estudos de Linguagem pluriteórica, hiper-flexível e que se pauta criticamente por nortes etnográficos e sócio-ontologicamente orientados, uma vez que o contato com o fenômeno é que indicará os caminhos epistemológicos a serem trans, multi, pluri e interdisciplinarmente trilhados. Logo, a proposta deste grupo de pesquisa propiciará a descoberta de "[...] conceitos quentes que derretam as fronteiras em que a ciência moderna dividiu e encerrou a realidade". (Sousa Santos, 2008, p. 72) O assento na interdisciplinaridade como inspiração do fazer científico tem o fito de estabelecer pontes dialógicas com/entre distintos campos de saber (Bakhtin, 2003). Essa é nossa aposta para renúncias dicotômicas e positivistas dada a instabilidade do "outro" e do "nós" no fluxo global que interfaceia os processos de criação e que visam a perspectivar a produção social do conhecimento sobre a Linguagem. (Blommaert, 2012)
Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Gasperim Ramalho de Souza, Mariana Guedes Seccato, Moisés Carlos de Amorim, Viviane Barbosa Rasga Aires, Isabel Mecias do Nascimento, Isadora Lima Santana da Silva, David Juglierme Alves Nogueira, Anderson Aparecido da Silva Junior, Esdras Vitor Samuel Elói dos Santos, Fabiana Costa, Laura Almeida da Cunha, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Gabriel Silva Xavier Nascimento
Desde 2016
-
Da Episteme à Epistemologia em Pesquisas Sociais
O mote central deste projeto de extensão é franquear um espaço para a discussão e o intercâmbio entre docentes, pesquisadores e estudantes de linguagem, bem como de outras área do saber e que são oriundos de diversas universidades e instituições no Brasil e no exterior. Todos sendo interessados em estudar, discutir, articular diferentes prismas epistêmico-metodológicos à prática social e refletir sobre fenômenos mais amplos em suas perspectivas estruturais, cognitivas, sociais, históricas, identitárias, culturais, políticas, legais, literárias e outras. Neste sentido, a premissa deste projeto se ancora e se justifica em questões conceituais e representativas. Embora almeje um alcance internacional não se limita à imagem linear de fronteiras e territórios. Antes, conduzirá seus participantes a uma realidade múltipla, diversificada e desterritorializada. Se por um lado o construto internacional imprime marca e presença planetárias, o escopo interdisciplinar do projeto por sua vez, apropria-se da universalidade tão própria do fenômeno da linguagem transcendendo o espaço físico, abarcando as diversas esferas humanas, territórios do sentido e moradas da língua(gem) (Sousa, 2017)
Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Mariana Guedes Seccato, Rita de Cássia Augusto, Moisés Carlos de Amorim, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Rosemeire Rodrigues de Oliveira, Ana Carlota Vieira Niero, Vinícius Siqueira de Lima, Cristiano Rodineli de Almeida, Carlos Roberto Faustino, Ricardo Medeiros Priuli, Pedro Henrique Franco Becker, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Graziani França Claudino de Anicézio, Felipe Silva do Nascimento
2020 a 2020
Universidade Federal de São Paulo
-
Da Epistemologia à Práxis Anticolonial
Desde os tempos de Pitágoras, a filosofia tem instigado muitos à busca pelo conhecimento, que se assenta em diferentes epistemologias aliadas à práxis. Dado que vivemos em tempos sombrios que se retroalimentam da matriz colonialista, capitalista e patriarcal na produção de violências e injustiças em diferentes nuances, é relevante pensar em uma plataforma filosófica anticolonial cuja premissa central é a reversão dessa dinâmica socialmente destrutiva, ainda que se trate de um projeto de uns poucos em detrimento da maioria. Portanto, este projeto se ocupará disso e, para tanto, seguiremos desaprendendo para que possamos aprender, apreender e reaprender novas formar de ser e estar, nos termos heideggerianos. Esse processo será alcançado valendo-se de premissas metodológicas anticoloniais que têm por meta ressignificar o ato de pesquisar que se pauta pela racionalidade que sustenta o mito da modernidade e a pensée unique da falácia de universalidade. Assim, as atividades deste projeto, vinculam-se às do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq), seus pesquisadores e dodiscentes através de reuniões semanais, rodas de conversa, realização de colóquios e eventos, grupos de estudo, produção de textos acadêmicos, etc. Acrescida a essa dinâmica, figuram também ações de caráter extensionista envolvendo a comunidade dodiscente da educação básica no entorno da universidade. Penso que, desse modo, tais ações contribuirão à consolidação de uma filosofia anticolonial que seja pautada por epistemologias outras e por uma práxis emancipatória que possibilite o rompimento das amarras contemporâneas quais promotoras de injustiças sociais.
Autores: Rubens Lacerda de Sá, Arthur Hernandes Silva de Souza, Bruna Mascena da Silva, Felipe da Silva Serralheiro Gigante, Isabel Mecias do Nascimento, Isadora Lima Santana da Silva, Sabrina Vitória Pereira de Souza Ribeiro
Desde 2023
-
Filosofia da Migração, Práxis Anticolonial e Discurso
As pesquisas que aderem a este projeto estão assentadas na arena da Linguagem e Educação. Nosso ponto de partida é a promoção de justiça social e inclusão atravessada pela plataforma anticolonial e suas críticas visando à proposição de olhares ontológicos e epistemológicos outros. Adicionalmente, a partir da epistemologia derridiana, discorremos sobre ações de hospitalidade ao falar de mobilidade na contemporaneidade que, em nossa perspectiva, significa transitar por um vocábulo que em sua essência é metamórfico, múltiplo e sincrético (Sá, 2019). Assim, alicerçados nos princípios da Ética em Levinas, Freire, Dussel e outros, contemplamos a compreensão da gramática migratória e de outras populações em situação de vulnerabilidade social (Sá, 2014; 2017; 2018; 2021). Por fim, enquanto perspectiva discursiva, aderimos aos estudos críticos e ao pensamento foucaultiano para analisar práticas que estabelecem e alinhavam relações sociais que envolvem assimetrias de poder-saber-ser consubstanciadas pela linguagem. Por conseguinte, a tentativa das pesquisas em tela é extrapolar a imagem linear de fronteiras e territórios com o fito de conduzir a uma realidade múltipla, diversificada, planetária e desterritorializada ao transcender o espaço físico e abarcar as diversas esferas humanas e moradas do sentido. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa, sob minha coordenação, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde (PPGES/UNIFESP) e ao grupo de pesquisa que lidero, a saber, Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq/IFSP)
Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Mariana Guedes Seccato, Rita de Cássia Augusto, Moisés Carlos de Amorim, David Juglierme Alves Nogueira, Gabriel Silva Xavier Nascimento, Derlis Ortiz Coronel, Gabriel Nunes Ribeiro
Desde 2020
-
Migrantes Bolivianos: Hospitalidade, Multilinguismo e Interculturalidade
Este projeto é, pensado, inicialmente, a partir da percepção empírica das diferentes urgências dos migrantes em São Paulo e, em segundo lugar, a partir da necessidade de uma secretaria municipal de educação que solicitou à universidade um auxílio para atender aos alunos migrantes matriculados em suas escolas. Assim, sua execução justifica-se considerando como pressupostos i. a condição de hóspedes, de entre-lugar cultural e a característica multilíngue no entorno que os recebe (Derrida, 2000, 2003; Kubota, 2004; Bhabha, 2013); ii. as práticas sociais e as novas relações entre os nacionais e esses migrantes como sendo cíclicas e continuamente reconfiguradas; iii. a dificuldade de ações para o autoempoderamento, a emancipação social, bem como a construção de novos sentidos, subjetividades e conhecimentos (Sousa Santos, 2007); e, iv. os processos de estereotiparem, preconceito, discriminação e, como resultado, ações recorrentes de exclusão social a que são submetidos. (Sá, 2015, 2018, 2020b, 2020c; Baeninger, 2018; Domeniconi, 2020) Portanto, esse projeto visa, em primeira instância, a parceria entre a universidade e escolas da Secretaria de Educação do Município de Francisco Morato. Poderá ser estendido a outros municípios, pois objetiva abordar as necessidades de alunos migrantes sob o prisma da hospitalidade, dos processos linguísticos e culturais envolvidos. Atrelado a isso, pretende- se entender essas conjeturas com o fito de atuar profilática e propositivamente em benefício da população em pauta ao perspectivar o alívio das privações que sofrem no país que os recebe (Rojo, 2006). Para tanto, esforços interdisciplinares e interinstitucionais serão envidados com base nos pressupostos epistêmico-metodológicos no campo da Educação, da Saúde e dos Estudos de Linguagem, dentre outros. Desse modo, espera- se que a universidade e a escola contribuam para a inclusão social do alunado de migrantes por meio da proposição de políticas e ações de hospitalidade que levem em conta os movimentos de língua e cultura em sua acomodação e estadia
Autores: Rubens Lacerda de Sá, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Rosemeire Rodrigues de Oliveira, Ana Carlota Vieira Niero, Vinícius Siqueira de Lima, Derlis Ortiz Coronel, Cristiano Rodineli de Almeida, Carlos Roberto Faustino, Ricardo Medeiros Priuli, Pedro Henrique Franco Becker, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Graziani França Claudino de Anicézio, Felipe Silva do Nascimento, Adriana Marques
2021 a 2022
Instituto Politécnico de Bragança
Hamk University of Applied Sciences
Escola Nacional de Administração Pública
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22