Rubens Lacerda de Sá nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

E-Mail: rubens.sa@unifesp.br


58
18
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Pesquisador do Educational Research Centre da Hamk University of Applied Sciences, Finlândia (HAMK). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente e coordenador do Departamento de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Afiliado ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), à Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) e à Asociación de Estudios sobre Discurso y Sociedad (EDiSo). Pós-doutorado em Educação e Saúde (UNIFESP), Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestrado em Linguística (UnB), Especialização no Ensino de Línguas para Fins Específicos (UFMT) e Graduação em Letras (UCCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq). Interesses de pesquisa: Filosofia da Migração, Práxis Anticolonial, Discurso, Linguagem e Educação, TDICs, Educação e Saúde. Site pessoal - https://www.rubens.pro.br

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SÁ, R. L.;SÁ, RUBENS LACERDA;SÁ, RUBENS LACERDA DE


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em Lingüística Aplicada

    Internacionalização, Hospitalidade e Ideologia: Por um Protocolo de Acesso, Acolhimento e Acompanhamento

    Orientação: Érica Luciene Alves de Lima

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2019

  • Mestrado em Lingüística

    Imigrantes Bolivianos em Mares Paulistanos Dantes Navegados: Inclusão dos (In)visíveis e (Des)construção Identitária

    Orientação: Kleber Aparecido da Silva

    Universidade de Brasília

    2014 a 2015

  • Graduação em Letras - Português e Inglês

    Universidade Brasil

    1991 a 1993

  • Produção


    2024


    • Da Dialética ao Momento Analético: O agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Pedro Jônatas da Silva Chaves

      Fonte: PESQUISEDUCA , v. 16 , p. 25 - Extrato QUALIS: A4

    • Pesquisas e(m) Letramento (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Juscelino Francisco do Nascimento

      Fonte:


    2023


    • Dall Etica della cura all Ospitalità incondizionata: Per una filosofia della migrazione (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: Pedagogia più Didattica , v. 9 , p. 4

    • Por um exercício coletivo de aprendizagem crítica e colaborativa na pós-graduação (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Gabriel Silva Xavier Nascimento; Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , p. 43 - Extrato QUALIS: A2

    • Panorama Socioeducativo brasileiro das Medidas de privação e restrição de liberdade (2023)

      Artigo publicado

      Autores: ALMEIDA, CRISTIANO RODINELI; Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: Pathos: revista brasileira de práticas públicas e psicopatologia , v. 09 , p. 08 - Extrato QUALIS: B4

    • Metodologias Arqueológicas Para o Pesquis-a-dor Social (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Revista Diálogos em Educação , v. 4 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2

    • Un vistazo anticolonial de la cosmovisión indígena del currículum en Paraguay (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; CORONEL, DERLIS ORTIZ

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA INTERTERRITÓRIOS , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • Migração, Docência e Práxis Anticolonial (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Rosemeire Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Letra Magna (Online) , v. 19 , p. 132-142 - Extrato QUALIS: C

    • Por Uma Filosofia da Migração em Perspectiva Anticolonial (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • Derretimento de Fronteiras Epistemológicas: Pelas Trilhas da Interdisciplinaridade (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • Decolonialidade e Educação: Esperançar em Tempos de Perplexidade (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Pedro Jônatas da Silva Chaves

      Fonte:

    • Internacionalização, Hospitalidade, Ideologia (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Políticas Linguísticas: Por um Ensaio Histórico-Conceitual (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Derretimento de Fronteiras Epistemológicas: Pelas Trilhas da Interdisciplinaridade , p. 57

    • Ética Decolonial e Migração (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Decolonialidade e Educação: Esperançar em Tempos de Perplexidade , p. 277

    • Rasuras Migratórias e de Inclusão: Por Uma Gramática e Uma Agenda Social (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Vulnerabilidades, resistências e inclusão , p. 98

    • O Direito à Educação do Adolescente Privado de Liberdade (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Carlos Roberto Faustino; Rubens Lacerda de Sá; Cristiano Rodineli de Almeida

      Fonte: Medidas Socioeducativas: reflexões e desafios na atualidade , p. 61


    2022


    • El Dorado boliviano em São Paulo: A distância entre o sonho e a realidade (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; David Juglierme Alves Nogueira

      Conteúdo completo

      Fonte: Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 18 , p. 16 - Extrato QUALIS: B3

    • Rizoma e racismo (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Helisa Vieira Magalhães

      Conteúdo completo

      Fonte: Letra Magna (Online) , v. 18 , p. 22 - Extrato QUALIS: C

    • Migração: Da Hospitalidade à Práxis Decolonial  (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Decolonialidade e Educação inclusiva: Para Pensar a Educação Docente (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Sueli Salles Fidalgo

      Fonte: Decolonialidade: Pontos e contrapontos na Educação Linguística Crítica , p. 57

    • Migrantes: Língua, Cultura e Identidade (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Gabriel Nunes Ribeiro

      Fonte: Por Uma Filosofia da Migração em Perspectiva Anticolonial , p. 138


    2021


    • Educação, Literatura e Metodologias na Perspectiva Decolonial (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Moisés Carlos de Amorim

      Fonte: Múltiplas Leituras: Entrelaçamentos em Linguagens, Literatura e Educação , p. 140

    • Ética, decolonialidade e migração à luz do pensamento freireano (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 17 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2

    • Grounded Theory em Diálogo Transdisciplinar com os Estudos de Linguagem (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Estudos da Linguagem: interfaces na linguística, semiótica e literatura em perspectiva , p. 11

    • Intersectionalities and special education on the perspective of the inclusive education (2021)

      Tradução

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • Youths, Relationship with Knowledge: evidences of mobilization to learn in High School (2021)

      Tradução

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:


    2020


    • MONOCULTURAS VERSUS ECOLOGIAS: POR UM PROTOCOLO INTERNACIONALIZADOR (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Policy and Development , v. 2 , p. 339 - Extrato QUALIS: C

    • Português para Falantes de Outras Línguas: Língua e Cultura em Tempos de Perplexidade (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:


    2019


    • Grounded Theory e os Estudos de Linguagem: uma releitura (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem , v. 1 , p. 88 - Extrato QUALIS: C


    2018


    • Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Revista Forproll , v. 2 , p. 117 - Extrato QUALIS: B4

    • Da inversão à inovação em (e-classrooms) Língua Inglesa: Por uma Pedagogia do rompimento (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Revista Falange Miúda , v. 3 , p. 6 - Extrato QUALIS: B3

    • Multimodalidade: das origen ao ensino de línguas na contempora (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Priscila Cardoso de Mello

      Conteúdo completo

      Fonte: Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line) , v. 2018 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3

    • Imigrantes bolivianos em São Paulo e a (des)construção de sua identidade (bi)nacional: análise sob a ótica do sistema de avaliatividade (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA) , v. 6 , p. 192 - Extrato QUALIS: A3

    • Blogue(s) como artefato de feedback na educação de jovens e adultos (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Elisângela Xavier Pereira dos Santos

      Fonte: Revista Forproll , v. II , p. 263 - Extrato QUALIS: B4

    • Imigrantes Hispano-Americanos no Brasil: Língua, Cultura e Identidades (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 3 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • Reminiscências de aquisição, by Akemi: atitude avaliativa da língua(gem) (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Eduardo Dias da Silva; Sônia Margarida Ribeiro Guedes

      Fonte: Hon no Mushi Estudos Multidisciplinares Japoneses , v. 3 , p. 241 - Extrato QUALIS: B2

    • O (re)fazer filosófico ativo e autônomo: Pela valorização e difusão de saber(es) (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Fulvio Fusaro Caratin

      Fonte: Revista Forproll , v. 2 , p. 73 - Extrato QUALIS: B4

    • Interactive Discourse in Language Teaching (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • (Falta de) Políticas de Ensino e de Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas: Uma Interface Entre o Real e o Ideal (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Kleber Aparecido da Silva

      Fonte: Português Língua Estrangeira em contextos universitários: experiências de ensino e de formação docente , p. 159


    2017


    • Representação discursiva e construção de identidade(s) docente à luz da Teoria Linguística Sistêmico-Funcional (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: RIBANCEIRA , v. jan-mar , p. 18 - Extrato QUALIS: B4

    • Imigrantes hispano-americanos, (inter)culturalidade crítica e língua portuguesa (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS , v. 10 , p. 63 - Extrato QUALIS: B3

    • Resenha (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: ArRedia , v. 6 , p. 86 - Extrato QUALIS: B4

    • Políticas de Ensino e Aprendizagem: Enfoques nos Objetos e na Formação Docente (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Ester Maria de Figueiredo Souza; Elkerlane Martins de Araújo Moraes

      Fonte:

    • Políticas Linguísticas e Vozes Silenciadas: Um Olhar Sob as Lentes da Linguística Crítica (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Mariana Guedes Seccato

      Fonte: Políticas de Ensino e Aprendizagem: Enfoques nos Objetos e na Formação Docente , p. 15


    2016


    • Ensino (Inter)cultural Crítico de Português para Imigrantes Hispano-americanos: Multiletramentos e Inclusão Social (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Anais SIELP

    • Letramentos múltiplos, escola e inclusão social (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Kleber Aparecido da Silva

      Fonte: CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 14 , p. 227 - Extrato QUALIS: A4

    • Discurso e (des)igualdade social (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 17 , p. 217 - Extrato QUALIS: B2

    • Português Para Falantes de Outras Línguas: Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • Português Para Falantes de Outras Línguas: Materiais Didáticos, Formação de Professores e Ensino de Gramática (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Sônia Margarida Ribeiro Guedes

      Fonte:

    • Educação Crítica de Profissionais da Linguagem para Além-mar: Políticas Linguísticas, Identidades, Multiletramentos e Transculturalidade (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Ester Maria de Figueiredo Souza; Giêdra Ferreira da Cruz

      Fonte:

    • Português Para Falantes de Outras Línguas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias e Letramentos (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Rita de Cássia Augusto

      Fonte:

    • Imigração Boliviana em Mares Paulistanos Dantes Navegados: Inclusão dos (In)visíveis e (Des)construção Identitária (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte:

    • Letramento Oral: Velhas Rotas, Novos Rumos (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Juscelino Francisco do Nascimento; Ester Maria de Figueiredo Souza

      Fonte:

    • Içando as Velas: Uma Jornada pro Educ-ação (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Educação Crítica de Profissionais da Linguagem para Além-mar: Políticas Linguísticas, Identidades, Multiletramentos e Transculturalidade , p. 07

    • Formação e Identidade Linguística: Um Estudo Comparativo de Letramento Oral no Brasil (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Juscelino Francisco do Nascimento

      Fonte: Letramento Oral: Velhas Rotas, Novos Rumos , p. 151

    • Imigrantes Bolivianos em São Paulo: Exclusão Social e Educacional em Identidades (Des)fragmentadas (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Kleber Aparecido da Silva

      Fonte: Contextos de Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo: Perspectivas em Política, História, Língua e Literatura , p. 159


    2015


    • Imigração Boliviana em São Paulo: (Des)construção Identitária e Inclusão dos (In)visíveis (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rubens Lacerda de Sá

      Fonte: Anais SiDIS


    2014


    • A Internacionalização no Ensino de Línguas Inglesa, Portuguesa e de Sinais: Uma Fotografia Digital, Colorida ou Em Preto e Branco? (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rubens Lacerda de Sá; Elkerlane Martins de Araújo Moraes; Isabella Vasconcelos Gurgel

      Fonte: Anais GELCO 2014

    Atuações

    Universidade Federal de Mato Grosso

    • Professor Substituto

      1995 a 1996

    Centro Universitário de Várzea Grande

    • Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa

      1999 a 2001

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    • Professor colaborador

      2000 a 2000

    Universidade Estadual Vale do Acaraú

    • Professor Substituto

      2003 a 2004

    Rede Estadual de Ensino

    • Professor no Ensino Fundamental e Médio

      1990 a 1994

    Colégio Objetivo

    • Professor de Português Brasileiro

      1990 a 1992

    • Professor de Literatura

      1990 a 1992

    Laseco Idiomas e Consultoria

    • Ensino de Inglês, Espanhol e Português

      1997 a 2014

    Fundação Richard Hugh Fisk

    • Coordenador Pedagógico

      1989 a 1994

    Cultura Inglesa - Cuiabá

    • Professor de Língua Inglesa

      1995 a 2003

    Cultura Inglesa - São Paulo

    • Professor de Língua Inglesa

      2011 a 2013

    Escolas Americanas

    • Coordenador Pedagógico

      2000 a 2001

    University of Cambridge

    • Examinador Prova Oral

      Bolsista

      1998 a 2005

    Instituto Cervantes

    • Examinador Prova Oral

      Bolsista

      2012 a 2014

    University of Oxford

    • Consultor Educacional

      2001 a 2003

    Yázigi Internexus

    • Coordenador Pedagógico

      2003 a 2005

    Instituto da Língua Inglesa

    • Professor de Língua Inglesa

      1997 a 2001

    Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Escola de Aplicação

    • Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa

      1997 a 1997

    Universidade Federal de Lavras

    • Professor Assistente

      2015 a 2017

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    • 2017 a 2018

    Revista Letra Capital

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade

    • Revisor de periódico

      Desde 2016

    Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista Clóvis Moura de Humanidades

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Pontes Editores

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

    • Pesquisador Associado

      Pesquisa

      2017 a 2022

    Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista Portuguesa de Pedagogia

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Revista Água Viva

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2018

    Périplos - Revista de Pesquisa sobre Migrações

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    • Docente e pesquisador

      Desde 2018

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Colaborador

      Pesquisa

      Desde 2020

    Instituto Politécnico de Bragança

    • Pesquisador na Escola Superior de Educação

      2022 a 2022

    Letra Magna

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    Hamk University of Applied Sciences

    • Pesquisador no Educational Research Centre

      Desde 2023

    Erasmus+ Programme

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2023

    Escola Nacional de Administração Pública

    • Pesquisador da Escola Virtual.Gov (EV.G)

      Desde 2024

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Ana Carlota Vieira Niero

      Coordenação Pedagógica e Migração: Desafios da Atuação na Educação Básica

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Vinicius Siqueira de Lima

      Filosofia da Migração, Discursos e Anticolonialidades em Tempos Sombrios

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

      Migrantes Autistas: Narrativas de Silêncios

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Ricardo Medeiros Priulli

      Migrantes no Cárcere: Anticolonizando e Desalgoritimizando Histórias de Vida

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Rosemeire Rodrigues de Oliveira

      Migrantes, Políticas Públicas e Pensamento Anticolonial

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Graziani França Claudino de Anicézio

      Migração, Infância e Adolescência: Pela Inclusão de Pessoas Autistas

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Cristiano Rodineli de Almeida

      Discursos e Produção de Subjetividade de Migrantes-Adolescentes em Conflito com a Lei

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Carlos Roberto Faustino

      O Direito à Educação de Migrantes em Situação de Vulnerabilidade Social

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Heleni Sousa dos Santos Ferreira

      Distorção e Inclusão de Vulneráveis: Por Entre Discursos e Práticas

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Gabriela Cristina Monteiro de Moura

      Migração e Acolhimento na Educação Básica

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Gabriela Genizele Souza dos Santos

      Migração e Maternagem: Impacto do Processo Migratório nas Relações Maternas

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Pedro Henrique Franco Becker

      Crimigração no Brasil: Por uma revisão sistemática

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Murilo Henrique Ferreira Guedes

      Tecnologias Anti-Migratórias: Perfilamento, Vigilância e Controle

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • David Juglierme Alves Nogueira

      Exclusão-inclusão de alunos migrantes bolivianos em contextos educacionais

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Ana Carlota Vieira Niero

      Coordenação Pedagógica no Brasil: Por uma Proposta Arqueológica

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Vinícius Siqueira de Lima

      Enunciados Necropolíticos do Ministério da Saúde Brasileiro Sobre a Pandemia de Covid-19

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    Gestão

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    • Coordenação da Editora (EDIFSP) Portaria nº 3646/18

      Reitoria

        Desde 2023

    • Coordenação da Licenciatura em Letras, Portaria n 1241/23

      Campus Cubatão

    • Coordenação de Área do PIBID Letras, Portaria Capes n 83/2022

      Campus Cubatão

    Pesquisa

    Universidade Federal de Lavras

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    • Pensamento Decolonial: Perspectivas Epistemológicas

      Ensejar uma conversa sobre decolonialidade implica em revisitar a História da humanidade, bem como implica na compreensão dos movimentos genocidas que colonizaram os corpos e a dinâmica epistemicida de colonização das mentes de muitos povos sob a batuta da modernidade entre os séc. XV e XVIII (Grosfoguel, 2016). Validados pela lógica do ego cogito, ego conquiro e ego extermino da filosofia descartiana, a península ibérica capitania o domínio dos corpos e das mentes dos semitas, de indígenas americanos, de aborígenes asiáticos, dos africanos e das mulheres. Em seguida, a visão cartesiana é ratificada pela antropologia de Kant e Humboldt e o sistema-mundo corrobora a Europa Ocidental como o ponto-zero em termos epistemológicos e ontológicos (Dussel, 2008a, 2008b). Partindo desse marco histórico, este projeto de extensão visa a compreensão de toda a dinâmica imposta pelos construtos colonização, descolonização, colonialismo, colonialidade e decolonialidade. Esse trânsito incluirá os estudos subalternos, pós-coloniais e descoloniais, bem como as diferentes colonialidades que, hegemônica e ideologicamente, se articulam para sua manutenção e sustentam de controle de mentes e corpos. A meta é abordar esse tema ao longo de diversos encontros de estudo, pesquisa e discussão das várias perspectivas do pensamento decolonial que abrangem questões de discurso, raça, etnia, gênero, epistemologias, ontologias, diversidades e minorias, etc. Desse modo, será possível pensar a inclusão dos atores sociais no ambiente educacional e na sociedade como um todo (Resende, 2019; Mignolo, 2003). Espera-se, com essa dinâmica de trabalho, que os integrantes do projeto consigam ampliar sua compreensão da proposta decolonial e ensejar o suleamento do conhecimento a partir de vivências locais

      2021 a 2022

    • Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq)

      Para além das relações binárias em pesquisas sociais, concebemos uma proposta em Estudos de Linguagem pluriteórica, hiper-flexível e que se pauta criticamente por nortes etnográficos e sócio-ontologicamente orientados, uma vez que o contato com o fenômeno é que indicará os caminhos epistemológicos a serem trans, multi, pluri e interdisciplinarmente trilhados. Logo, a proposta deste grupo de pesquisa propiciará a descoberta de "[...] conceitos quentes que derretam as fronteiras em que a ciência moderna dividiu e encerrou a realidade". (Sousa Santos, 2008, p. 72) O assento na interdisciplinaridade como inspiração do fazer científico tem o fito de estabelecer pontes dialógicas com/entre distintos campos de saber (Bakhtin, 2003). Essa é nossa aposta para renúncias dicotômicas e positivistas dada a instabilidade do "outro" e do "nós" no fluxo global que interfaceia os processos de criação e que visam a perspectivar a produção social do conhecimento sobre a Linguagem. (Blommaert, 2012)

      Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Gasperim Ramalho de Souza, Mariana Guedes Seccato, Moisés Carlos de Amorim, Viviane Barbosa Rasga Aires, Isabel Mecias do Nascimento, Isadora Lima Santana da Silva, David Juglierme Alves Nogueira, Anderson Aparecido da Silva Junior, Esdras Vitor Samuel Elói dos Santos, Fabiana Costa, Laura Almeida da Cunha, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Gabriel Silva Xavier Nascimento

      Desde 2016

    • Da Episteme à Epistemologia em Pesquisas Sociais

      O mote central deste projeto de extensão é franquear um espaço para a discussão e o intercâmbio entre docentes, pesquisadores e estudantes de linguagem, bem como de outras área do saber e que são oriundos de diversas universidades e instituições no Brasil e no exterior. Todos sendo interessados em estudar, discutir, articular diferentes prismas epistêmico-metodológicos à prática social e refletir sobre fenômenos mais amplos em suas perspectivas estruturais, cognitivas, sociais, históricas, identitárias, culturais, políticas, legais, literárias e outras. Neste sentido, a premissa deste projeto se ancora e se justifica em questões conceituais e representativas. Embora almeje um alcance internacional não se limita à imagem linear de fronteiras e territórios. Antes, conduzirá seus participantes a uma realidade múltipla, diversificada e desterritorializada. Se por um lado o construto internacional imprime marca e presença planetárias, o escopo interdisciplinar do projeto por sua vez, apropria-se da universalidade tão própria do fenômeno da linguagem transcendendo o espaço físico, abarcando as diversas esferas humanas, territórios do sentido e moradas da língua(gem) (Sousa, 2017)

      Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Mariana Guedes Seccato, Rita de Cássia Augusto, Moisés Carlos de Amorim, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Rosemeire Rodrigues de Oliveira, Ana Carlota Vieira Niero, Vinícius Siqueira de Lima, Cristiano Rodineli de Almeida, Carlos Roberto Faustino, Ricardo Medeiros Priuli, Pedro Henrique Franco Becker, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Graziani França Claudino de Anicézio, Felipe Silva do Nascimento

      2020 a 2020

    Universidade Federal de São Paulo

    • Da Epistemologia à Práxis Anticolonial

      Desde os tempos de Pitágoras, a filosofia tem instigado muitos à busca pelo conhecimento, que se assenta em diferentes epistemologias aliadas à práxis. Dado que vivemos em tempos sombrios que se retroalimentam da matriz colonialista, capitalista e patriarcal na produção de violências e injustiças em diferentes nuances, é relevante pensar em uma plataforma filosófica anticolonial cuja premissa central é a reversão dessa dinâmica socialmente destrutiva, ainda que se trate de um projeto de uns poucos em detrimento da maioria. Portanto, este projeto se ocupará disso e, para tanto, seguiremos desaprendendo para que possamos aprender, apreender e reaprender novas formar de ser e estar, nos termos heideggerianos. Esse processo será alcançado valendo-se de premissas metodológicas anticoloniais que têm por meta ressignificar o ato de pesquisar que se pauta pela racionalidade que sustenta o mito da modernidade e a pensée unique da falácia de universalidade. Assim, as atividades deste projeto, vinculam-se às do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq), seus pesquisadores e dodiscentes através de reuniões semanais, rodas de conversa, realização de colóquios e eventos, grupos de estudo, produção de textos acadêmicos, etc. Acrescida a essa dinâmica, figuram também ações de caráter extensionista envolvendo a comunidade dodiscente da educação básica no entorno da universidade. Penso que, desse modo, tais ações contribuirão à consolidação de uma filosofia anticolonial que seja pautada por epistemologias outras e por uma práxis emancipatória que possibilite o rompimento das amarras contemporâneas quais promotoras de injustiças sociais.

      Autores: Rubens Lacerda de Sá, Arthur Hernandes Silva de Souza, Bruna Mascena da Silva, Felipe da Silva Serralheiro Gigante, Isabel Mecias do Nascimento, Isadora Lima Santana da Silva, Sabrina Vitória Pereira de Souza Ribeiro

      Desde 2023

    • Filosofia da Migração, Práxis Anticolonial e Discurso

      As pesquisas que aderem a este projeto estão assentadas na arena da Linguagem e Educação. Nosso ponto de partida é a promoção de justiça social e inclusão atravessada pela plataforma anticolonial e suas críticas visando à proposição de olhares ontológicos e epistemológicos outros. Adicionalmente, a partir da epistemologia derridiana, discorremos sobre ações de hospitalidade ao falar de mobilidade na contemporaneidade que, em nossa perspectiva, significa transitar por um vocábulo que em sua essência é metamórfico, múltiplo e sincrético (Sá, 2019). Assim, alicerçados nos princípios da Ética em Levinas, Freire, Dussel e outros, contemplamos a compreensão da gramática migratória e de outras populações em situação de vulnerabilidade social (Sá, 2014; 2017; 2018; 2021). Por fim, enquanto perspectiva discursiva, aderimos aos estudos críticos e ao pensamento foucaultiano para analisar práticas que estabelecem e alinhavam relações sociais que envolvem assimetrias de poder-saber-ser consubstanciadas pela linguagem. Por conseguinte, a tentativa das pesquisas em tela é extrapolar a imagem linear de fronteiras e territórios com o fito de conduzir a uma realidade múltipla, diversificada, planetária e desterritorializada ao transcender o espaço físico e abarcar as diversas esferas humanas e moradas do sentido. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa, sob minha coordenação, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde (PPGES/UNIFESP) e ao grupo de pesquisa que lidero, a saber, Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq/IFSP)

      Autores: Rubens Lacerda de Sá, Diego Pinto de Sousa, Mariana Guedes Seccato, Rita de Cássia Augusto, Moisés Carlos de Amorim, David Juglierme Alves Nogueira, Gabriel Silva Xavier Nascimento, Derlis Ortiz Coronel, Gabriel Nunes Ribeiro

      Desde 2020

    • Migrantes Bolivianos: Hospitalidade, Multilinguismo e Interculturalidade

      Este projeto é, pensado, inicialmente, a partir da percepção empírica das diferentes urgências dos migrantes em São Paulo e, em segundo lugar, a partir da necessidade de uma secretaria municipal de educação que solicitou à universidade um auxílio para atender aos alunos migrantes matriculados em suas escolas. Assim, sua execução justifica-se considerando como pressupostos i. a condição de hóspedes, de entre-lugar cultural e a característica multilíngue no entorno que os recebe (Derrida, 2000, 2003; Kubota, 2004; Bhabha, 2013); ii. as práticas sociais e as novas relações entre os nacionais e esses migrantes como sendo cíclicas e continuamente reconfiguradas; iii. a dificuldade de ações para o autoempoderamento, a emancipação social, bem como a construção de novos sentidos, subjetividades e conhecimentos (Sousa Santos, 2007); e, iv. os processos de estereotiparem, preconceito, discriminação e, como resultado, ações recorrentes de exclusão social a que são submetidos. (Sá, 2015, 2018, 2020b, 2020c; Baeninger, 2018; Domeniconi, 2020) Portanto, esse projeto visa, em primeira instância, a parceria entre a universidade e escolas da Secretaria de Educação do Município de Francisco Morato. Poderá ser estendido a outros municípios, pois objetiva abordar as necessidades de alunos migrantes sob o prisma da hospitalidade, dos processos linguísticos e culturais envolvidos. Atrelado a isso, pretende- se entender essas conjeturas com o fito de atuar profilática e propositivamente em benefício da população em pauta ao perspectivar o alívio das privações que sofrem no país que os recebe (Rojo, 2006). Para tanto, esforços interdisciplinares e interinstitucionais serão envidados com base nos pressupostos epistêmico-metodológicos no campo da Educação, da Saúde e dos Estudos de Linguagem, dentre outros. Desse modo, espera- se que a universidade e a escola contribuam para a inclusão social do alunado de migrantes por meio da proposição de políticas e ações de hospitalidade que levem em conta os movimentos de língua e cultura em sua acomodação e estadia

      Autores: Rubens Lacerda de Sá, Heleni Sousa dos Santos Ferreira, Rosemeire Rodrigues de Oliveira, Ana Carlota Vieira Niero, Vinícius Siqueira de Lima, Derlis Ortiz Coronel, Cristiano Rodineli de Almeida, Carlos Roberto Faustino, Ricardo Medeiros Priuli, Pedro Henrique Franco Becker, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Graziani França Claudino de Anicézio, Felipe Silva do Nascimento, Adriana Marques

      2021 a 2022

    Instituto Politécnico de Bragança

    Hamk University of Applied Sciences

    Escola Nacional de Administração Pública

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22