Janderson Luiz Lemos de Souza
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: janderson.souza@unifesp.br
Resumo
Professor Associado do Departamento de Letras e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) e Bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro dos grupos de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC-UNIFESP/CNPq) e Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP-UFRJ/CNPq), do GT Linguística e Cognição da ANPOLL e da comissão Linguística e Cognição da ABRALIN. Áreas de interesse: Morfologia, Léxico, Semântica, Linguística Cognitiva
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LEMOS DE SOUZA, Janderson;SOUZA, Janderson Lemos de;SOUZA, J. L.;LEMOS DE SOUZA, Janderson Luiz
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasFormação
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)
A distribuição semântica dos substantivos deverbais em -ção e -mento no português do Brasil: uma abordagem cognitiva
Orientação: Maria Lucia Leitão de Almeida
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado em ESTUDOS DA LINGUAGEM
Lexicalização e locuções adverbiais na língua portuguesa
Orientação: Margarida Maria de Paula Basilio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
1999 a 2001
Graduação em Letras: Português / Inglês
Unidades lexicais complexas: expressões com verbos de suporte (iniciação científica)
Orientação: Margarida Maria de Paula Basilio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
1996 a 1999
Produção
2024
-
-
Léxico e(m) perspectiva: notas sobre a passagem da dimensão experiencial histórica à cognitiva historicizante a partir de um caso de bantuísmo em português brasileiro (2024)
Capítulo de livro publicado
Autores: Anderson Salvaterra Magalhães; Janderson Luiz Lemos de Souza
Fonte: Linguagem em perspectivas: cognição, interação e ensino de línguas , p. 60
2023
-
A construção [s + a/eria] no português brasileiro segundo a Gramática CognitivaThe [n + a/eria] construction in Brazilian Portuguese according to Cognitive Gramma (2023)
Artigo publicado
Autores: PIMENTEL LOPES DE SOUZA, MARIANA; Janderson Luiz Lemos de Souza
Fonte: REVISTA LINGUÍSTICA , v. 19 , p. 96 - Extrato QUALIS: A1
2020
-
QUANDO O LÉXICO DÁ BANDEIRA - ASPECTOS COGNITIVO-DISCURSIVOS DA MUDANÇA SEMÂNTICA NA CONSTRUÇÃO DE BRASILEIRISMOS EM REGISTROS LEXICOGRÁFICOS LUSO-BRASILEIROS (2020)
Artigo publicado
Autores: Anderson Salvaterra Magalhães; Janderson Lemos de Souza
Fonte: DIACRITICA , v. 32 , p. 61 - Extrato QUALIS: B2
-
O debate deriva/contato na história do português brasileiro (2020)
Artigo publicado
Autores: Janderson Luiz Lemos de Souza
Fonte: ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE) , v. 64 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Provocações morfológicas à gramática cognitiva (2020)
Artigo publicado
Autores: Janderson Luiz Lemos de Souza
Fonte: DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 303 - Extrato QUALIS: A3
2018
-
As preposições: aspectos históricos e usos atuais (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Verena Kewitz; Maria Lucia Leitão de Almeida; Janderson Luiz Lemos de Souza; Carlos Alexandre Victorio Gonçalves
Fonte: História do português brasileiro. Vol. 4: Mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista , p. 294
-
2016
2015
2013
2012
2011
2010
-
-
-
-
Breve introdução à linguística cognitiva (2010)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Lucia Leitão de Almeida; Diogo Oliveira Ramires Pinheiro; Janderson Luiz Lemos de Souza; Mauro José Rocha do Nascimento; Sandra Pereira Bernardo
Fonte: Linguística Cognitiva em foco: morfologia e semântica , p. 15
-
2009
2003
2000
1999
Atuações
Universidade Estácio de Sá
-
Líder de Projeto
Celetista formal
2007 a 2007
-
Professor
Celetista formal
2008 a 2009
Nortel Networks
-
Analista de RH / Assistente Executivo
Celetista formal
2001 a 2002
Centro Universitário da Cidade
-
Professor
Celetista formal
2002 a 2003
Universidade Gama Filho
-
Professor
Celetista formal
2003 a 2005
Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
-
Revisor Instrucional
2005 a 2005
Argus Cultura e Treinamento
-
Professor
2002 a 2002
Colégio Teresiano
-
Professor
1996 a 1999
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Professor Substituto
2009 a 2009
Tauil & Chequer Advogados
-
Especialista em Linguagem/Comunicação
Celetista formal
2010 a 2010
-
Consultor
2003 a 2010
-
Consultor
2010 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto I
2010 a 2012
-
Professor Adjunto II
2012 a 2014
-
Professor Adjunto III
2014 a 2016
-
Professor Adjunto IV
2016 a 2018
-
Professor Associado I
2018 a 2020
-
Professor Associado II
2020 a 2022
-
Professor Associado III
Desde 2022
Cadernos do NEMP
-
Membro de corpo editorial
2010 a 2016
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
-
Membro de corpo editorial
2018 a 2021
Universidade Católica Portuguesa - Braga
-
Pós-Doutoramento em Linguística
Bolsista
Desde 2024
Associação de Linguística e Filologia da América Latina
-
Desde 2024
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
A questão da categorização na educação básica
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Jorge Luiz Ferreira Lisboa Júnior
Nominais nus contáveis em posição de objeto direto no português vernáculo brasileiro: um caso de variação semântica induzida por contato?
Letras (Letras Vernáculas)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desde 2019
Dissertação de mestrado em andamento
-
Leticia Mariana Bitencourt do Amaral
"DE BOA" E "DE QUINTA": estado e tempo na construção [DE + X] no português paulista segundo a gramática cognitiva
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado concluídas
-
Uma Análise Dialógica do Discurso sobre os sentidos da reforma previdenciária
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
De res a persona, vozes e silêncio: a categorização dos negros na legislação brasileira em perspectiva dialógica do discurso
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Mariana Pimentel Lopes de Souza
"Açaiteria", "esmalteria", "risadaria": a construção [X + a/eria] no português brasileiro segundo a gramática cognitiva
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
"Multiletramento", "multimodalidade", "multitela", "multitv": a construção [multi + X] no português brasileiro segundo a gramática cognitiva
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A polissemia de "coxinha" no português paulista: uma abordagem segundo a gramática das construções cognitiva
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras
Campus Guarulhos
Programa de Pós-graduação em Letras
Pesquisa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de São Paulo
-
Léxico e Gramática na Linguística Cognitiva
Este projeto explora a integração entre o léxico e a gramática das línguas naturais nos termos da Linguística Cognitiva. A abrangência pretendida em relação ao projeto anterior, intitulado Morfologia construcional e semântica cognitiva, é motivada pela demanda por estudos voltados (i) à estruturação dos componentes da gramática; (ii) aos métodos compatíveis com os fundamentos da Linguística Cognitiva, com ênfase nas abordagens baseadas em corpora e na consequente interdisciplinaridade com a Linguística de Corpus; (iii) a questões ligadas ao ensino formal; e (iv) à continuidade entre língua e discurso.
Desde 2024
-
Morfologia construcional e semântica cognitiva
Este projeto parte da concepção de que a unidade da gramática é a construção, concepção comum aos modelos da linguística cognitiva. O projeto articula dois fenômenos tradicionalmente considerados como objetos de duas áreas: a formação de significados como objeto da semântica e a formação de palavras como objeto da morfologia. Desse ponto de vista teórico, os processos cognitivos que atuam na formação de palavras, tomadas como resultados de instanciação, são os mesmos que atuam na formação de significados e, portanto, dispensam a formação de palavras, num equilíbrio entre a otimização das unidades formadas e a economia na formação de novas unidades.
Autores: Janderson Luiz Lemos de Souza
2017 a 2023
-
Heterossemia nos pares preposição-prefixo do português brasileiro
Dada a relação entre preposições e prefixos na língua portuguesa, estabelecida como concernente a formas, este projeto parte do conceito de heterossemia, de origem funcionalista, com vistas a rever a natureza daquela relação. Em vez de uma classe de formas como origem de outra classe de formas, a mesma motivação semântica distribuída em diferentes classes de formas. A motivação semântica seria perspectivizar, exercida na sintaxe pela preposição e na morfologia pelo prefixo, a despeito da formação de um par preposição-prefixo, haja vista que há preposições para as quais não há prefixos correspondentes e prefixos para os quais não há preposições correspondentes
Autores: Janderson Luiz Lemos de Souza
2013 a 2015
Universidade Católica Portuguesa - Braga
Associação de Linguística e Filologia da América Latina
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22