Emerson Izidoro dos Santos
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: emerson.izidoro@unifesp.br
Resumo
Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, atua no curso de Pedagogia em disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências e no Programa de Residência Pedagógica. Orienta nos programas de pós-graduação em Educação da Unifesp e em Estudos Culturais da USP. Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências - Unesp Bauru (2010). Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pelo programa de Pós-graduação Interunidades FEUSP-IFUSP (2003). Licenciado em Física pela USP (1998) e em Ciências da Natureza também pela USP (2009). Atuou por vários anos em formação continuada de professores de ciências e como pesquisador na área de projetos educacionais da USP, junto à Ludoteca do IFUSP e no polo do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa da Estação Ciência-USP. Coordena o projeto Banca da Ciência que já teve financiamentos do CNPq, CAPES, Fapesp e PRCEU-USP. É líder do Grupo de Pesquisa interinstitucional Interfaces - Núcleo Temático de Estudos e Recursos sobre a Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica em espaços não-formais, formação de professores e mediadores, atividades e recursos didáticos para divulgação científica e ensino de ciências e teoria sócio histórica com aplicações no ensino de ciências e na difusão científica.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
IZIDORO, E.;SANTOS, E. I.;SANTOS, EMERSON IZIDORO DOS;DOS SANTOS, EMERSON IZIDORO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação Para a Ciência
Física no Ensino Fundamental: formação continuada de professores de ciências em uma perspectiva sócio-histórica
Educação em Ciências
Orientação: Alberto Gaspar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo-custo: Uma experiência com formação continuada de professores de física
Ensino de Física
Educação em Ciências
Orientação: Norberto Cardoso Ferreira
Universidade de São Paulo
1999 a 2003
Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza
Universidade de São Paulo
2005 a 2009
Graduação em Licenciatura em Física
Universidade de São Paulo
1994 a 1998
Produção
2024
-
Divulgação científica em astronomia para crianças no contexto pandêmico: uma proposta de disciplina eletiva para a licenciatura em pedagogia (2024)
Artigo publicado
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Giselli Belli Viana; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Cadernos de Astronomia , v. 5 , p. 187 - Extrato QUALIS: C
2023
-
Science outreach in astronomy for children: audiovisual production about eclipse by Unifesp Pedagogy students (2023)
Artigo publicado
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Giselli Belli Viana; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Boletim - Sociedade Astrônomica Brasileira , v. 34 , p. 268 - Extrato QUALIS: B2
-
-
2022
-
-
Ficção científica, criação teatral e primeira infância: percurso adaptativo do conto Sonhos de Robô (2022)
Artigo publicado
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Tatiana Pereira da Silva; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: LITERARTES , v. 1 , p. 78 - Extrato QUALIS: B2
-
O Pibid como modelo para difusão científica na periferia metropolitana de São Paulo: o caso do projeto Banca da Ciência (2022)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 35 , p. 97 - Extrato QUALIS: A2
-
Astronomia e literatura infantil: intervenções lúdico-didáticas no contexto Pibid Pedagogia (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rebeca Paixão de Oliveira Silva; Vitória Camila Lima de Almeida; Giselli Belli Viana; Thuane Santos Valverde Magalhães; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Práticas Docentes e Formação de Professores: possibilidades, ressignificações e encontros , p. 97
-
Divulgação Científica para (e por) Jovens e Adultos Privados de Liberdade: experiências no sistema prisional de Guarulhos-SP (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Savordelli Versolato; Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação , p. 139
-
Articulação entre Artes e Ciências Naturais no Contexto da Educação Infantil: linguagens e experiências (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Paula Teixeira Araujo; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 19
-
Jogos como Estratégia para a Divulgação Científica: uma possibilidade no contexto da Banca da Ciência (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Antonio de Andrade Souza; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Divulgação científica, relações CTS e questões sociocientíficas: novos caminhos para ensino de ciências , p. 143
-
Banca da Ciência e a produção audiovisual a partir de experimentos científicos inclusivos: uma experiência na interface entre divulgação científica e ensino de ciências (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marina Savordelli Versolato; Ana Clara Teixeira Ramos; Gyovanna Alvarez; Sheila Martins Santana; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Divulgação científica, relações CTS e questões sociocientíficas: novos caminhos para ensino de ciências , p. 96
-
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: exploração espacial, brincadeiras e representatividade na construção dos saberes e experiências científicas com as crianças pequenas (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Paula Teixeira Araujo; Anna Cecília de Alencar Reis; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 41
-
-
-
As Contribuições das Práticas na Formação dos Futuros Educadores: um relato sobre as vivências no projeto temático (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Daiane Santos Vieira; Rafael de Arruda Bueno José Miguel; Flavia Pinheiro dos Santos; Michaela Dainezi Romera
Fonte: Anais [...] , p. 329
2021
-
Alfabetização Científica e Astronomia na Educação Infantil: uma exploração lúdica dos conceitos de dia e noite (2021)
Artigo publicado
Autores: Giselli Belli Viana; Thuane Santos Valverde Magalhães; Vitor de Amorim Rodrigues; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Divulgação científica e a formação inicial de professores(as): uma experiência no cárcere (2021)
Artigo publicado
Autores: Marina Savordelli Versolato; Mariângela Graciano; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Astronomia e Educação Infantil: um relato de experiência sobre intervenções lúdicas no contexto PIBID-pedagogia da Unifesp (2021)
Artigo publicado
Autores: Estela Pasquarelli; Giselli Belli Viana; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Temas & Matizes (Online) , v. 15 , p. 246 - Extrato QUALIS: A3
-
Os Meninos dos Planetas: intervenções lúdico-didáticas abordando astronomia (2021)
Artigo publicado
Autores: Rebeca Paixão de Oliveira Silva; Vitória Camila Lima de Almeida; Thuane Santos Valverde Magalhães; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Temas & Matizes (Online) , v. 15 , p. 232 - Extrato QUALIS: A3
-
Arco Íris Caseiro com DVD: um experimento científico em torno do fenômeno óptico de difração (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Giselli Belli Viana; Rebeca Paixão de Oliveira Silva; Vitória Camila Lima de Almeida
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 348
-
As ciências da natureza e a formação do pedagogo: um relato de experiência de monitoria universitária durante o ensino remoto (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Carolina da Cunha Leandro; Vitor de Amorim Rodrigues
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 359
-
As contribuições das discussões teórico-reflexivas na formação dos futuros educadores: um relato sobre as vivências no projeto temático Questionando a natureza em Libras, do Pibid, no ensino remoto (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Daiane Santos Vieira; Naiane Cortezini da Silva; Rafael de Arruda Bueno José Miguel; Flavia Pinheiro dos Santos; Michaela Dainezi Romera; Brenda Ribeiro Gripho Soares
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 361
-
Elaboração de atividades pedagógicas para o ensino de ciências em Libras para crianças surdas no ensino remoto: um relato de experiência dos participantes do projeto temático Questionando a natureza em Libras, do Pibid/Unifesp (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Daiane Santos Vieira; Naiane Cortezini da Silva; Rafael de Arruda Bueno José Miguel; Flavia Pinheiro dos Santos; Michaela Dainezi Romera; Brenda Ribeiro Gripho Soares
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 875
-
Ludoteca da Ciência em tempos de pandemia: aproximando a ciência da vida online (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Vitor de Amorim Rodrigues; Daniele Maria Primo da Fonseca; Beatriz da Conceição Teixeira; Daniela Caroline Silva
Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 1267
-
-
-
-
Astronomia e Literatura Infantil: intervenções lúdico-didáticas no contexto PIBID-Pedagogia (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Rebeca Paixão de Oliveira Silva; Vitória Camila Lima de Almeida; Giselli Belli Viana; Thuane Santos Valverde Magalhães; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Caderno Especial SEPAD - PRATIC , p. 715
-
Formação Continuada Inclusiva: uma experiência dialógica e reflexiva em tempos de pandemia (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Savordelli Versolato; Debora de Lourdes; Juliana de Moura Borges; Carla Patrícia Ferreira da Conceição; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes , p. 579
-
PIBID em Tempos de Pandemia: Banca da Ciência e a produção audiovisual de experimentos científicos inclusivos (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Savordelli Versolato; Ana Clara Teixeira Ramos; Gyovanna Alvarez; Sheila Martins Santana; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Nacional de Formação de Professores , p. 712
-
Tertúlias Dialógicas Inclusivas: uma experiência formativa e reflexiva em tempos de pandemia (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Savordelli Versolato; Carla Patrícia Ferreira da Conceição; Liliane de Jesus Gonçalves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Nacional de Formação de Professores , p. 201
-
-
-
Comunicação Científica em Tempos de Pandemia: um relato do projeto Ludoteca da Ciência (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Caroline Silva; Daniele Maria Primo da Fonseca; Beatriz da Conceição Teixeira; Vitor de Amorim Rodrigues; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Caderno de Resumos [...] , p. 40
2020
-
Science outreach in astronomy at the Science Stand: the experience of the Joaninha and Ellie projects at Guarulhos campus of Unifesp (2020)
Artigo publicado
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Boletim - Sociedade Astrônomica Brasileira , v. 32 , p. 151 - Extrato QUALIS: B2
-
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional (2020)
Artigo publicado
Autores: Marina Savordelli Versolato; Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: DIALOGIA , p. 122 - Extrato QUALIS: A4
-
Leitura Animada Caça aos Insetos: articulando arte e ciências naturais como proposta de intervenção lúdico-didática na educação infantil (2020)
Artigo publicado
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Andreia Medeiros Jardim; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Revista do Edicc , v. 6 , p. 468 - Extrato QUALIS: B2
-
Banca da Ciência no Presídio: uma experiência de difusão científica e educação não formal em espaços de privação de liberdade (2020)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Moreira Alves; Marina Savordelli Versolato; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Revista do Edicc , v. 6 , p. 366 - Extrato QUALIS: B2
-
Divulgação Científica em Astronomia para Crianças Surdas: aproximações com escolas bilíngues por meio do programa Banca da Ciência (2020)
Artigo publicado
Autores: Virginia Gaiba de França; Érica Aparecida Garrutti de Lourenço; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Revista do Edicc , v. 6 , p. 158 - Extrato QUALIS: B2
-
-
De Experimentoteca à Ludoteca da Ciência: a construção de um acervo de kits lúdico-didáticos (2020)
Artigo publicado
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Dayana Aparecida Brito dos Santos; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Revista do Edicc , v. 6 , p. 421 - Extrato QUALIS: B2
-
-
-
-
Banca da Ciência: atividade inclusiva de difusão científica na escola pública (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos; Marina Savordelli Versolato; Sabrina Ketlen de Jesus Ramos; Thairine Carvalho Barbosa dos Santos
Fonte: Anais do IV Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 413
-
-
2019
-
Teatro de bonecos: proposta lúdico-investigativa na articulação de temáticas sociocientíficas na escola (2019)
Artigo publicado
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: MÓIN-MÓIN (UDESC) , v. 1 , p. 104 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Ação das Professoras Supervisoras no Programa PIBID (Subprojeto Ciências da Natureza): propostas de intervenções não-formais na educação infantil (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Érika Dias Soares; Katia Cristina Barbosa Real; Cristiane Patrícia de Souza; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018) , p. 189
-
Quando as Bolsistas PIBID Debatem e Investigam sobre Animais e Natureza com Crianças de Cinco Anos (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Paula Gomes Meira; Camila Karolina de Freitas; Tânia Regina Vizachri; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018) , p. 199
-
A Banca da Ciência e Formação de Monitores: uma experiência com a Educação de Jovens e Adultos (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Savordelli Versolato; Emerson Izidoro dos Santos; Ana Paula Moreira Alves
Fonte: Atas do IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores , p. 708
-
É o lobo? Proposta de leitura e ciência na infância (2019)
Artigo publicado
Autores: Tatiana Pereira da Silva; Anna Cecília de Alencar Reis; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: TEXTURA - ULBRA , v. 21 , p. 195 - Extrato QUALIS: A4
-
Banca da Ciência no Contexto do Subprojeto Pedagogia do Pibid Unifesp: a experiência com o vulcão (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Larissa Izabelle Alves; Larissa Laus; Vitor de Amorim Rodrigues; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Publicações do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , p. 1
-
-
Banca da Ciência e Pibid: a formação dos mediadores a partir de atividades de divulgação científica em espaços de privação de liberdade (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Thaís Inoue; Virginia Costa dos Reis; Letícia Andrade Oliveira; Marina Savordelli Versolato; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Publicações do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , p. 1
-
-
Banca da Ciência e Pibid: educação não formal e divulgação científica na educação de jovens e adultos privados de liberdade (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Jennifer Souza dos Santos; Layla Lucy da Costa Barboza; Luana Tortorette Costa; Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Publicações SIICUSP
-
A ciência e o lúdico na educação infantil: levando as crianças a viajar por constelações e caçar estrelas nos espaços da escola (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Érika Dias Soares; Virginia Costa dos Reis; Letícia Andrade Oliveira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 64
-
ELLIE e JOANINHA: Divulgação Científica na Educação Infantil do Programa Banca da Ciência no contexto do subprojeto PIBID Pedagogia da Unifesp (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Giselli Belli Viana; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Acadêmico Unifesp , p. 12
-
-
Ciência e Educação Infantil: Um Relato de Experiência de uma Intervenção Lúdica sobre a Lua (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Thaís Inoue; Layla Lucy da Costa Barboza; Carolina da Cunha Leandro; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Acadêmico Unifesp , p. 104
-
-
-
-
A Educação Científica em Espaços de Privação de Liberdade: uma experiência do PIBID por meio Banca da Ciência na EJA da penitenciária I ?José Parada Neto? (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Moreira Alves; Layla Lucy da Costa Barboza; Luana Tortorette Costa; Jennifer Souza dos Santos; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do V Congresso Acadêmico Unifesp , p. 1274
-
2018
-
As ciências da natureza no contexto dos anos iniciais em escolas da região leste da grande São Paulo: diálogo entre projetos do Pibid pedagogia-Unifesp e Ciências-USP (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Paula Teixeira Araujo; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Pibid Unifesp em dialogo:trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 51
-
-
Alfabetização na educação de jovens e adultos: uma experiência com a formação continuada entre professores da rede Municipal de São Bernardo (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Savordelli Versolato; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 2037
-
Explorando o espaço na educação infantil: relato de uma intervenção pedagógica lúdica (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Gabriela de Holanda Silva; Leni Marcia Curcio de Oliveira; Thiana Carolina Romero Martínez; Milena Cacau de Carvalho; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 2323
-
O passeio de Rosinha: articulando saberes sociais e biológicos na infância por meio da literatura (2018)
Artigo publicado
Autores: Tatiana Pereira da Silva; Paula Teixeira Araujo; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: DESENREDO (PPGL/UPF) , v. 14 , p. 93 - Extrato QUALIS: A2
-
The -Stand of Science? in the critical science communication for the school audience (2018)
Artigo publicado
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira; Rafael Kobata Kimura; Tânia Regina Vizachri; Paula Teixeira Araujo
Fonte: COMUNICAÇÃO PÚBLICA , p. 4 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
A interação entre feminino e ciência no contexto da divulgação: uma observação na Banca da Ciência (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho; Raphael Chiavelli Pereira; Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do IV Congresso Acadêmico Unifesp , p. 146
-
Astronomia como temática para a educação não formal em ciências: a experiência com a Banca da Ciência no campus Guarulhos da Unifesp (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Vitor de Amorim Rodrigues; Ana Paula Moreira Alves; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do IV Congresso Acadêmico Unifesp , p. 147
-
Tempo e corpo: uma proposta de intervenção lúdico-cientifica na educação infantil por meio da leitura animada (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Emerson Izidoro dos Santos; Elis Regina Santos; Elisangela Moraes Ferreira
Fonte: Anais do IV Congresso Acadêmico Unifesp , p. 159
-
-
-
Percurso da polinização: relato de experiência sobre o projeto de conscientização dos direitos dos animais em uma turma de estágio II da educação infantil da rede municipal de Guarulhos (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Izabella Silva Freire; Andressa Maria da Silva Alves
Fonte: Anais do IV Congresso Acadêmico Unifesp , p. 1166
-
-
2017
-
-
Science Stand: Crossing Borders between Sciences, Arts, and Humanities in a Decentralized Science Dissemination Program (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum , p. 73
-
-
-
-
A difusão científica no território escolar: os resultados de projetos de sala de divulgados aula para o público escolar e comunitário (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Deise Rufino Pinheiro; Munise Gomes DallaPria; Paula Teixeira Araujo; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Memorias de la 15ª reunión de la RedPOP , p. 1097
-
Difusão científica e questões de gênero no contexto escolar: Uma experiência problematizando a presença/ausência de mulheres em missões espaciais (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Gabriela Quero Pereira; Paula Teixeira Araujo; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Memorias de la 15ª reunión de la RedPOP , p. 1115
-
-
-
-
Leitura animada: articulando contação de história e teatro de fantoches na concepção de um espaço lúdico-interativo para a abordagem de temáticas científicas (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Anna Cecília de Alencar Reis; Tatiana Pereira da Silva; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Atas do Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
-
-
A Ciência e o Lúdico nos anos iniciais da educação básica: Um relato de uma atividade investigativa com bichos de equilíbrio (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Jamile Campos Ribeiro; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Publicações do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
-
Abordagem das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de jogos: Uma experiência do subprojeto Pedagogia do Pibid Unifesp (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Geisibel Araujo Brito; Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho; Thaís Silva Mateus; Anna Cecília de Alencar Reis; Luciene Silva Pereira Rodrigues; Roberta da Silva Pereira
Fonte: Anais do III Congresso Acadêmico da Unifesp
-
Discussões Sociocientíficas na Educação Infantil: intervenção lúdico-didática ?Esse é o Meu Robô!? (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Geisibel Araujo Brito; Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho; Thaís Silva Mateus; Anna Cecília de Alencar Reis; Luciene Silva Pereira; Roberta da Silva Pereira
Fonte: Anais do III Congresso Acadêmico da Unifesp
-
-
-
Ciência, tecnologia, mídia e igualdade de gênero: estratégias de comunicação científica (2017)
Artigo publicado
Autores: Stella Cêntola Pupo; Tuany de Menezes Oliveira; Emerson Ferreira Gomes; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: E-COM (BELO HORIZONTE) , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
Planeta Terra Chamando: Relato de experiência sobre o projeto de Astronomia e Astronáutica em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Izabella Silva Freire; Deise Rufino Pinheiro; Munise Gomes DallaPria; Paula Teixeira Araujo; Andressa Maria da Silva Alves
Fonte: Anais do III Congresso Acadêmico Unifesp , p. 863
-
Mulher, negra e astronauta: um relato de experiência sobre sequência didática problematizando o papel da mulher em viagens espaciais (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Paula Teixeira Araujo; Gabriela Quero Pereira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do III Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 299
2016
-
Exploração espacial numa perspectiva lúdica: uma proposta de ação pedagógica na educação infantil (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiana Carolina Romero Martínez; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 3403
-
Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental: ensino por investigação (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Luísa Santos Simoni; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1760
-
Intervenções não formais no contexto da educação infantil: Diálogos entre educação regular e formação de professores (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Érika Dias Soares; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 4923
-
O uso de filmes de animação como recurso didático: a abordagem dos temas transversais por meio do filme O Espanta Tubarões (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Luisa Goulart Araújo; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 6405
-
Astronomia na Educação Infantil: Uma proposta de ação pedagógica (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Thiana Carolina Romero Martínez; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp | Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL) , p. 45760
-
Uma Análise Crítica de Futuros Professores: reflexão a respeito das ideias de educação, ciência e sociedade veiculadas na animação televisiva Sid, O cientista (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Patrícia Mazzego Menezes; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Atas do Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância , p. 291
-
Diálogos entre formação inicial de professores e a escola pública: Uma experiência com intervenções não formais na educação (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Érika Dias Soares; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância , p. 377
-
-
-
-
Ação-Reflexão-Ação: uma avaliação sobre as experiências das bolsistas do PIBID no processo de desenvolvimento de atividades didáticas no Ensino Fundamental I (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Jane Alessandra Yamaguti de Camargo; Bianka Aparecida Vieira Piroti Crespilho; Thais do Amaral; Deise Rufino Pinheiro; Gabriela Quero Pereira; Barbara Ribeiro Gripho Soares
Fonte: Anais do II Congresso Acadêmico Unifesp , p. 940
-
PIBID - Subprojeto de Pedagogia: pedagogia de projetos e a mobilidade no município de Guarulhos (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Larissa Teles Rossini; Camila Pereira da Silva Mota; Roberta da Silva Pereira; Luciene Silva Pereira Rodrigues; Anna Cecília de Alencar Reis; Karina Rufina Cantanhêde Silva; Thatiane Andrade Xavier; Tarsila Nunes de Andrade Moreira
Fonte: Anais do II Congresso Acadêmico Unifesp , p. 952
2015
-
Banca da Ciência: Experiências na Interface da Comunicação Científica Itinerante com a Escolarização Regular (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades , p. 185
-
Atividades Investigativas da Banca da Ciência com Livros Infantis Ilustrados: articulando o Pibid a Projetos de Extensão (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Paula Teixeira Araujo; Simone Santos Pimentel; Renata da Silva Luhmann; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014) , p. 199
-
-
-
Banca da Ciência: Divulgação Científica Itinerante, Lúdica e Investigativa (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Vitor Martins Menezes; Anna Cecília de Alencar Reis; Bárbara Alves Badaró; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Semana da Ciência e SIICUSP EACH: Livro de Resumos , p. 81
-
Pedagogia de Projetos: uma experiência no contexto do PIBID (subprojeto Pedagogia) (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Karina Rufina Cantanhêde Silva; Thatiane Andrade Xavier; Tarsila Nunes de Andrade Moreira; Camila Pereira da Silva Mota; Larissa Teles Rossini
Fonte: Anais do I Congresso Acadêmico Unifesp , p. 814
2014
-
-
-
-
-
-
Banca da Ciência: Experiências na Interface da Comunicação Científica Itinerante com a Escolarização Regular (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Anais do Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula , p. 36
-
Uma análise crítica do desenho animado Sid, o cientista: A visão de futuros professores a respeito das ideias de educação, ciência e sociedade veiculadas na animação (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Patrícia Mazzego Menezes; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1290
-
O livro de literatura infantil como recurso didático nas aulas de ciências: Uma proposta para formação de professores das séries iniciais (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Paula Teixeira Araujo; Ricardo Augusto Viana de Lacerda
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 11137
-
Produção didática coletiva e formação continuada de professores: Proposta de curso de especialização (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1008
-
-
A Banca da Ciência como instrumento de Divulgação da Astronomia no Contexto Escolar e na formação continuada de professores de ciências (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Katia Regina Varela Roa; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: Anais do Congresso Internacional de Educação em Ciências , p. 68
-
-
-
A Banca da Ciência como instrumento de Divulgação da Astronomia no Contexto Escolar e na formação continuada de professores de ciências (2014)
Artigo publicado
Autores: Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Katia Regina Varela Roa; Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos
Fonte: REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS , v. 15 , p. 68 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
2013
-
-
-
-
Banca da Ciência: ensino da astronomia em espaços não-formais de educação (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Tiago Leite Trujillano; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física , p. 1
2012
-
-
Banca da Ciência: Divulgação Científica e sua Integração aos espaços de educação formal (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Anais do Encontro Internacional de educação Não Formal e Formação de Professores
-
Formação continuada de professores de ciências: proposta de especialização em ensino de Astronomia (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Rui Manoel de Bastos Vieira; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar
Fonte: Anais do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia , p. 335
-
Banca da ciência: popularização da Astronomia em espaços não-formais de educação (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Tiago Leite Trujillano; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Anais do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia , p. 174
-
A interação social entre professores em formação continuada e seu papel na produção didática coletiva (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Rui Manoel de Bastos Vieira; Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Atas do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física , p. 142
-
2011
-
-
Atividades de um curso de formação continuada e sua transposição para a sala de aula: dificuldades imaginadas pelos professores (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Alberto Gaspar
Fonte: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 1126
-
Literatura infantil e ensino de física: Uma experiência com alfabetização científica no ensino fundamental (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Érika Dias Soares; Luciana Muffo Blancacco; Paula Teixeira Araujo; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Atas do XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
-
-
-
O acervo da Banca da Ciência: Divulgação científica e sua integração aos espaços de educação formal (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Julyana Taques Gomes; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física
-
Banca da Ciência: A importância de conciliar o lúdico com o conceito intelectual (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Julyana Taques Gomes; Emerson Izidoro dos Santos; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , p. 5576
-
-
A literatura infantil como contexto para a alfabetização científica nas séries iniciais do ensino fundamental (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciana Muffo Blancacco; Érika Dias Soares; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Anais/Resumos da 63ª Reunião Anual da SBPC , p. 6518
-
Produção textual didática coletiva como elemento da formação continuada de professores: Uma experiência com ensino de astronomia (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Rui Manoel de Bastos Vieira; Juliana Rodrigues; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Alberto Gaspar
Fonte: Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , p. 2915
-
-
-
-
-
2010
-
-
Produção de atividades de física para o ensino fundamental: Uma análise semiótica do discurso do professor em um ambiente de formação continuada (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Atas do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
-
Banca da Ciência: Uma maneira diferente de divulgar e ensinar ciências (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Julyana Taques Gomes; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , p. 3852
-
O sistema solar na sala de aula: Uma experiência com formação de formadores para o ensino de astronomia (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira; Luís Paulo de Carvalho Piassi
Fonte: Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , p. 1062
-
2009
-
-
O discurso ideológico sobre Aristóteles nos livros didáticos de Física (2009)
Artigo publicado
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira; Norberto Cardoso Ferreira
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Banca da Ciência: uma iniciativa de divulgação científica para o público escolar (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Norberto Cardoso Ferreira; Ricardo Augusto Viana de Lacerda; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Atas do I Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica
-
-
Um modelo sócio-interacionista para a formação continuada de professores (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Alberto Gaspar; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Livro Digital do Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , p. 9410
-
Uma análise sociocultural de atividades didáticas em ciências: valorizando o pluralismo metodológico (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Atas do Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências
-
2008
-
Ambientes Urbanos do Futuro: Abordando questões sócio-ambientais em sala de aula através da ficção científica (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Caderno de Resumos do Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente , p. 45
-
-
-
-
Formação Continuada de Professores de Ciências em uma Perspectiva Sociocultural: uma experiência no ensino fundamental II (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Alberto Gaspar; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: caderno de trabalhos do Seminário Nacional ABC na Educação Científica Mão na Massa , p. 164
2007
-
-
-
-
-
-
Brinquedos de equilíbrio no ensino fundamental: colocando a mão na massa (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Ernst Wolfgang Hamburger; Norberto Cardoso Ferreira; Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira
Fonte: Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física
2006
-
-
-
Apoio à Formação Continuada com o Uso de Ferramentas Interativas pela Internet (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Luís Paulo de Carvalho Piassi; Emerson Izidoro dos Santos; Rui Manoel de Bastos Vieira; Norberto Cardoso Ferreira; Ernst Wolfgang Hamburger
Fonte: Anais do Seminário nacional do progrma ABC na Educação Cienífica , p. 105
-
2005
2004
-
Atividades Experimentais de Baixo Custo como Estratégia de Construção da Autonomia de Professores de Física: Uma Experiência em Formação Continuada (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Norberto Cardoso Ferreira
Fonte: Atas do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
-
-
Cursos Multidisciplinares nas Áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio: Uma Experiência (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Emerson Izidoro dos Santos; Luís Paulo de Carvalho Piassi; Rui Manoel de Bastos Vieira; Norberto Cardoso Ferreira
Fonte: Atas do Encontro de Ensino de Física do Distrito Federal
-
2001
2000
1999
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Aluno de Mestrado
Pós-Graduação
1999 a 2003
-
Bolsista
Estagiário
1998 a 1999
-
Especialista de Laboratório
2005 a 2012
-
Pesquisador colaborador
Desde 2013
Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica
-
Professor de Ensino Superior
2004 a 2004
-
Professor de Ensino Superior
2002 a 2002
Governo do Estado de São Paulo
-
Professor Efetivo
1995 a 2012
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Aluno de Doutorado
Pós-Graduação
2006 a 2010
-
Professor Substituto
2005 a 2005
RENCIMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática
-
Revisor de periódico
2010 a 2014
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2012
REVISTA OLHARES
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
-
Projeto sem título
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
Ciências em HQ: Histórias em quadrinhos como ferramenta potencializadora das aprendizagens no ensino de ciências nos anos iniciais
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Desafios dos professores para a inclusão de práticas ludopedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Ciências e Tecnologia na Educação Infantil: relações de gênero em intervenções lúdicas na primeira infância
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Letramento inclusivo: Possibilidades em uma experiência formativa na perspectiva histórico-cultural
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Luz, Sombra e Ação: articulando ciências e artes na Educação Infantil (Brasil) e no Cycle 1 (Suíça) a partir da implementação de uma sequência didática
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Stefanie Caroline Caldeira de Araujo
Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e a alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Esse é o Show do Pibid: o percurso formativo inicial de pedagogas em educação científica para crianças
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Shaila Regina Herculano de Almeida Máximo
A Divulgação Científica por Crianças: uma comparação de produções no Youtube
ESTUDOS CULTURAIS
Universidade de São Paulo
Concluído em 2021
-
Thuane Santos Valverde Magalhães
Astronomia na infância: uma análise de intervenções lúdicas para a educação infantil baseadas na obra de Ziraldo
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Encarcerando corpos, libertando saberes: a prisão como espaço não-formal de educação científica
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância
ESTUDOS CULTURAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade de São Paulo
Concluído em 2019
-
Processos interativos no campo da difusão científica: uma experiência com educação de jovens e adultos privados de liberdade
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador Institucional do Pibid-Unifesp
Pró-Reitoria de Graduação
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
BARBARELLA - Banca de Atividades Recreativas Baseadas em Ativismo com Recursos Educativos Lúdicos, Literários e Artísticos
"BARBARELLA" é um projeto de investigação de ações de difusão da ciência focado no público escolar da primeira infância à adolescência, vinculado ao projeto de extensão "Banca da Ciência". Tem como característica a abordagem lúdica de temas científicos em conexão com questões sociais e manifestações artístico-culturais por meio de intervenções não-formais contínuas (clubes de ciências, projetos escolares, feiras científicas, clubes literários, etc) em ambiente escolar e/ou entidades assistenciais bem como mediante ações pontuais de exposições, workshops, dinâmicas e atividades em espaços públicos diversos como escolas, centro culturais, parques, estações, praças, planetários, etc. As ações são mediadas por equipes de alunas/os de graduação, com supervisão e planejamento conjunto com estudantes de pós-graduação e ? no caso de intervenções contínuas ? de educadoras/es das entidades envolvidas. A proposta atual se dá em continuidade ao projeto anterior intitulado "BRIINCA - Banca Recreativa de Interações e Investigações Infantis em Natureza, Cultura e Artes - Intervenções Não-Formais de Comunicação Científica para o Público Escolar", desenvolvido entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017. A proposta atual prevê a ampliação das ações contínuas de 4 para 20 (vinte) escolas e instituições distribuídas em quatro núcleos: Boituva, Diadema, Guarulhos e São Paulo. A pesquisa tem como objetivos principais a investigação sobre o processo de formulação das intervenções lúdico-didáticas e sua repercussão no engajamento das crianças e adolescentes frente a temas sociocientíficos, além de produzir conhecimento sobre suas repercussões no ambiente escolar e na formação e aperfeiçoamento profissional dos educadoras/es e das/os estudantes de graduação. Como desdobramento, propõe a avaliação e a caracterização das interações universidade-escola e universidade-comunidade, em relação a contribuições no aperfeiçoamento da educação pública por meio de ações de educação não-formal e divulgação científica. As ações envolvem manifestações artísticoculturais como filmes, livros, quadrinhos, jogos, música, encenações, experimentos e montagens simples, entre outros. O projeto é uma proposta conjunta de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo, Instituto Federal de São Paulo com colaboradoras/es da Universidade de Ottawa, no Canadá, de outras unidades da Universidade de São Paulo, além de universidades públicas situadas em diversos estados brasileiros
Desde 2019
-
Física no ensino fundamental: Atividades interdisciplinares em uma perspectiva sociocultural
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Viviane Briccia, Emerson Ferreira Gomes, João Eduardo Fernandes Ramos, Adriana Regina Braga, Francisco de Assis Nascimento Júnior, Rafael Kobata Kimura, Silvana Zajac, Rui Manoel de Bastos Vieira, André Machado Rodrigues, Fabio Nakano, Alessandra Fernandes Bizerra, Elysandra Figueredo Cypriano, Paulo Ernesto Diaz Rocha, Débora Rodrigues Moura, Delano Moody Simões da Silva, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, Guilherme da Silva Lima
2008 a 2008
-
Curso de Especialização em ensino de Astronomia
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Maria Cristina Motta de Toledo, Rui Manoel de Bastos Vieira
2009 a 2011
-
Banca da Ciência na Escola
?Banca da Ciência na Escola? é um projeto de investigação de ações de difusão da ciência para o público escolar da primeira infância e da pré-adolescência. Tem como característica a abordagem lúdica de temas científicos em conexão com questões sociais e manifestações artístico-culturais por meio de intervenções não-formais em ambiente escolar. Com a supervisão de professores das escolas parceiras e planejamento conjunto, entre eles e estudantes de pós-graduação, as intervenções são executadas por equipes de alunos de graduação em licenciatura em ciências, pedagogia e outras áreas pertinentes a essa modalidade de trabalho. A pesquisa tem como objetivos principais a investigação sobre o processo de formulação das intervenções lúdico-didáticas e sua repercussão no engajamento das crianças e pré-adolecentes frente a temas sociocientíficos, além de produzir conhecimento sobre seus efeitos no ambiente escolar e na formação e aperfeiçoamento profissional dos educadores. Como desdobramento, propõe a avaliação e a caracterização da interação universidade-escola, em relação a contribuições no aperfeiçoamento da educação pública. As intervenções envolvem manifestações artístico-culturais como filmes, livros, quadrinhos, jogos, música, encenações, experimentos e montagens simples, entre outros. As ações preveem a continuidade de iniciativas já em andamento: JOANINHA, voltada para crianças da primeira infância (até 6 anos de idade) e ALICE, voltada para os pré-adolecentes (10 a 14 anos) e principalmente uma investigação estruturada sobre seus desenvolvimentos. Essas ações configuram-se como projetos escolares de ciências, versando sobre o futuro da humanidade, desdobrado em três temas: meio ambiente, exploração do espaço e robôs e inteligência artificial. O projeto é uma proposta conjunta de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo, Instituto Federal de São Paulo e Universidade de Ottawa (Canadá)
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Rui Manoel de Bastos Vieira
2017 a 2019
-
BRIIINCA: Banca Recreativa de Interações e Investigações Infantis em Natureza, Cultura e Artes - Intervenções Não-Formais de Comunicação Científica para o Público Escolar
Esse projeto pretende dar continuidade e ampliar o caráter do projeto anterior, ?Banca da Fantasia: Interfaces entre Estudos Culturais e Educação em Ciências na Divulgação Científica?, do Edital Universal 2013, cujo encerramento estamos antecipando. Durante a vigência do ?Banca da Fantasia? conseguimos desenvolver materiais, exibições e atividades interativas de Divulgação Científica (DC) articulando ciência, arte e sociedade e aplicá-las no contexto da educação não-formal no território escolar, sobretudo no município de Guarulhos-SP. Além dos recursos clássicos de educação em ciências, que incluem atividades e materiais experimentais e demonstrativos, a abordagem emprega manifestações da fantasia presente em recursos midiáticos e artísticos da cultura infantil e juvenil, articulando suas possíveis interações e interlocuções com a educação científica. Temos como público-alvo preferencial estudantes de educação infantil (3 a 5 anos) e ensino fundamental (6 a 14 anos), seus professores e suas famílias, no contexto da escola e em outros equipamentos públicos. A pesquisa tem como objetivos: (1) O desenvolvimento de estratégias de interação entre universidade e poder público local por meio de intervenções não-formais de divulgação científica, realizadas por meio de projetos, gincanas, feiras de ciências, oficinas, clubes de ciência, etc., voltadas ao público escolar (2) A formulação de modelo para implantação de políticas públicas formativas de DC em nível municipal, em cooperação com Instituições de Ensino Superior. As ações serão realizadas por meio de cinco modalidades de atividades: (a) intervenções não-formais de DC em espaços escolares, dirigidas a estudantes da educação infantil e ensino fundamental (exibições, feiras, gincanas, atividades, clubes de ciência, etc.); (b) apresentações e oficinas para o público escolar em espaços locais (universidade, centro culturais, escolas, etc); (c) workshops e cursos de curta duração, nesses mesmos espaços, dirigidos a educadores de educação infantil e ensino fundamental e alunos de graduação de áreas pertinentes; (d) exibições e workshops dirigidos às famílias das crianças, nos espaços escolares; (e) produção e implantação de ludotecas com kits de atividades lúdicas para empréstimo a professores e comunidade escolar. Dados serão coletados durante as atividades a partir de manifestações orais, escritas e não-verbais dos participantes, observados os requisitos éticos de pesquisa com menores. As análises dos dados textuais serão realizadas empregando-se elementos da semiótica greimaisiana e da análise discursiva. Pretende-se com isso obter suporte empírico para avaliar proposições que temos formulado sobre as intervenções não-formais nos territórios da escolarização regular, bem como sobre o papel das mídias na educação em ciências
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Celi Rodrigues Chaves Dominguez, Emerson Ferreira Gomes, Érika Dias Soares, Adriana Regina Braga, Giuliano Pagy Felipe dos Reis, Rui Manoel de Bastos Vieira, Katia Cristina Barbosa Real, Amanda Carolina Hora da Silva, Thiago Alves de Lima
2015 a 2018
-
JOANINHA ? Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza, Humanidades e Artes na pré-escola?
O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de ações que aproximem da escola as famílias das crianças, alunos da educação infantil da rede municipal de Guarulhos, no que se refere a atividades propostas e desenvolvidas no espaço escolar. As atividades propostas nesse cenário serão voltadas para a observação crítica da natureza e da reflexão sobre relações e práticas sociais, a partir de atividades lúdicas e que propiciem às crianças oportunidades efetivas de intercâmbio sociocultural ao mesmo tempo que possibilitem o contato com temáticas relacionadas com ciências, humanidades e artes, não como conteúdos escolares e sim como jogos e brincadeiras.
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Rui Manoel de Bastos Vieira, Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Ricardo Augusto Viana de Lacerda, Paula Teixeira Araujo, Rui Manoel de Bastos Vieira
2013 a 2015
-
Banca da Fantasia: Interfaces entre Estudos Culturais e Educação em Ciências na Divulgação Científica
Esse projeto pretende agregar, articular e potencializar, por meio de atividades de divulgação científica realizadas pela Banca da Ciência, pesquisas interdisciplinares realizadas no âmbito do grupo de pesquisa Interfaces nas áreas de estudos culturais e educação em ciências. A temática gira em torno do estudo das manifestações da fantasia na cultura pop, da adesão da criança e do jovem a esses produtos culturais e suas possíveis interações e interlocuções com a educação científica. Temos como público-alvo preferencial estudantes de ensino fundamental (6 a 14 anos) e seus professores
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Rosana Marques de Souza, Fabiana Rodrigues Santos, Ricardo Augusto Viana de Lacerda, Emerson Ferreira Gomes, Paula Teixeira Araujo, João Eduardo Fernandes Ramos, Tatiana Pereira da Silva, Francisco de Assis Nascimento Júnior, Caynnã de Camargo Santos, Rui Manoel de Bastos Vieira, Tânia Regina Vizachri, Patrícia Maia Quitschal
2013 a 2015
-
ABC na Educação Científica O ensino nas interfaces Ciência e Arte em escolas da zona leste de São Paulo e do município de Guarulhos
Esse projeto pretende estabelecer um programa de formação contínua nas interfaces ciência e arte para professores do ensino fundamental, especialmente os de escolas públicas, da zona leste de São Paulo e do município de Guarulhos por meio de uma parceria, baseada no intercâmbio de experiências entre grupos que pesquisam o ensino de ciências no nível fundamental.
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Ricardo Augusto Viana de Lacerda, Paula Teixeira Araujo, Rui Manoel de Bastos Vieira
2013 a 2015
-
Ciência à Mão Interfaces Culturais na Divulgação Científica pela Internet
O presente projeto visa revitalizar o portal de ensino de ciências www.cienciamao.usp.br que atualmente possui cerca de 10000 visitantes diários. No entanto, o portal tornou-se moroso dificultando o acesso de seus conteúdos para os visitantes e impossibilitando que grupos de pesquisa possam utilizar todos seus recursos, como seu uso em cursos de graduação e extensão universitária e o cadastro de novos itens. Dessa forma, propomos, num primeiro momento, a melhoria na infraestrutura de hardware em que o servidor está hospedado e no aperfeiçoamento a base de dados.
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Emerson Ferreira Gomes, Francisco de Assis Nascimento Júnior, Rui Manoel de Bastos Vieira
2013 a 2015
-
Banca da Ciência e Caminhão com Ciência: Intercâmbio de experiências em divulgação científica e cultural escolar e itinerante na zona leste paulistana e no sul da Bahia
O objetivo do presente projeto é viabilizar um programa de divulgação científica itinerante em espaços escolares da região leste da capital paulista a partir de um polo difusor situado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, o campus da USP-Leste onde está sediada a BANCA DA CIÊNCIA, espaço de educação não-formal em ciências que atende a grupos de visitantes de escolas ou de outras universidades. A BANCA DA CIÊNCIA está vinculada a um projeto de pesquisa do financiado pelo CNPq que visa estudar a articulação das atividades de educação não-formal com o ensino formal de ciências, realizado nas escolas. O projeto de itinerância, objeto dessa proposta possibilitaá levar a proposta das atividades de educação não-formal para as escolas que por diferentes motivos não podem deslocar seus alunos até um museu ou centro de ciências. Para viabilizar e desenvolver esse programa de itinerância nossa proposta é estabelecer intercâmbio com um grupo de pesquisa que tem experiência nesse tipo de trabalho. Trata-se do grupo responsável pelo projeto ?Caminhão com Ciência? do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Ba.de Santa Cruz. A ideia dessa parceria surgiu da colaboração informal do Prof. Shinomyia nos projetos desenvolvidos na EACH-USP durante o desenvolvimento do seu doutorado que está em fase de conclusão e da necessidade percebida por nossa equipe de levar o projeto para além do campus universitário de forma a atingir um público ainda maior. É também nosso objetivo estabelecer um intercâmbio permanente de pesquisa em educação não formal com grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz. O uso da Mini-Bancas da Ciência, transportáveis que propomos que sejam levadas às escolas permitirá a permanência do trabalho de divulgação por um período de tempo em um mesmo local, reduzindo consideravelmente os problemas e custos logísticos de transporte, armazenamento e segurança, além de config
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, George Kouzo Shinomiya, Ricardo Augusto Viana de Lacerda, Rui Manoel de Bastos Vieira
2012 a 2015
-
Experimentoteca
projeto tem como foco a constituição de um acervo de kits lúdico-didáticos, jogos e publicações para atividades interdisciplinares em ciências, artes e humanidades, com o objetivo de atender aos professores de escolas públicas e particulares da região leste da cidade de São Paulo, SP
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Ricardo Augusto Viana de Lacerda
2012 a 2014
-
Banca da Ciência: pesquisa sobre articulação entre divulgação científica e educação formal em ciências na zona leste de São Paulo
O objetivo do presente projeto é viabilizar um programa de divulgação científica itinerante no espaço escolar bem como estabelecer um grupo de pesquisa em educação não formal ligado ao centro de difusão científica e cultural da Universidade de São Paulo, Estação Ciência em colaboração com unidades de ensino e pesquisa da mesma Universidade (Escola de Artes, Ciências e Humanidades e Programa Interunidades de pós-graduação em ensino de ciências) , que atenda não apenas a estudantes, mas também às comunidades vizinhas às escolas participantes do projeto. O uso da Banca da Ciência permitirá a permanência do trabalho de divulgação por um período de tempo em um mesmo local (escola), reduzindo consideravelmente os problemas e custos logísticos de transporte, armazenamento e segurança, além de configurar-se como uma proposta de reestruturação dos significados atribuídos ao espaço escolar
2011 a 2014
-
Lendo ciência: a ficção como estímulo à leitura na aprendizagem das ciências naturais
O presente projeto pretende viabilizar uma pesquisa através da aplicação de propostas didáticas e da coleta de dados em diversas situações. A aplicação ocorrerá em escolas públicas e será realizada em atividades dentro dos horários regulares de aula, pelos professores das turmas com auxílio de estudantes de graduação e pós-graduação
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Rui Manoel de Bastos Vieira
2010 a 2012
-
Melhoria da qualidade do ensino de termodinâmica, no ensino médio de escolas estaduais
Melhoria da qualidade do ensino de termodinâmica, no ensino médio de escolas estaduais, através da utilização de diversificadas metodologias, elementos e estratégias, baseadas nas teorias construtivistas. Entre elas: textos de história da ciência, laboratórios abertos, experimentos de demonstração, uso de vídeos e softwares e de problemas abertos. Para a verificação do desenvolvimento dos alunos e a efetiva melhoria alcançada, propõe-se os seguintes instrumentos: momentos reflexivos periódicos tanto para alunos, como para professores; questões abertas de verificação de aprendizagem, análise de gravação de aulas em fitas de vídeo/áudio. O projeto estima alcançar 1400 alunos, concentrados em 4 delegacias de ensino
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Rosana Marques de Souza, Fabiana Rodrigues Santos, Emerson Ferreira Gomes, Paula Teixeira Araujo, João Eduardo Fernandes Ramos, Tatiana Pereira da Silva, Francisco de Assis Nascimento Júnior
1998 a 2002
-
Iniciação Científica no Ciclo I
Projeto de formação continuada de coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de São Paulo na metodologia do programa ABC na Educação científica - Mão na massa
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Maria Cristina Paternostro Stella de Azevedo, Seiji Ricardo Sano Fujii, Viviane Briccia
2006 a 2008
-
Implantação de um núcleo de divulgação científica e pesquisa em educação científica na EACH-USP
criação e utilização de espaços e recursos de divulgação e popularização da ciência, objetivando a construção do conhecimento, da educação e da cidadania, fazendo uso de atividades lúdicas, interativas e interdisciplinares. ? capacitação de professores do ensino fundamental, promovendo a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares. ? melhoria da qualidade do ensino de Ciências nas escolas através da implantação do núcleo proposto, associado à Estação Ciência, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. ? consolidação do grupo de pesquisa em Educação Científica e compartilhamento de seus resultados com a comunidade de professores da rede pública.
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Ernst Wolfgang Hamburger
2009 a 2011
-
Central Interativa de Ensino por InvestigAção - CIEnCIA
Produção de um portal de ensino de ciências voltado para o professor de ensino fundamental e médio, contendo recursos didáticos, materiais, links e informações, além de sugestões de atividades.
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Maria Cristina Motta de Toledo, Wania Duleba, Roberto Ortiz, Rosely Ibernon, Patrícia Campana, Maria Elena Infante-Malachias, Káthia Maria Honório, Rosana Retsos Signorelli Vargas, Emerson Izidoro dos Santos, Norberto Cardoso Ferreira, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Carolina Idalino, Gerson dos Santos Julião, Rui Manoel de Bastos Vieira
2008 a 2011
-
Módulo Ambiente Urbano: problemas e soluções
Elaboração de um módulo didático com atividades focadas nos ambientes urbanos. Paralelamente está sendo desenvolvido o website do pólo Estação Ciência do projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa (www.cienciamao.if.usp.br/mnm)
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Ernst Wolfgang Hamburger, Carolina Idalino
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
PIBID Unifesp - Subprojeto Pedagogia
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID que tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior federais, estaduais, municipais e comunitárias sem fins lucrativos, visando aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica
Desde 2014
-
Banca da Ciência: formação de professores, produção de conhecimento e divulgação científica
?Banca da Ciência? é um projeto de investigação-ação de difusão e educação em ciências com foco no público escolar e não-escolar (educação não-formal). Tem como característica a abordagem lúdica de temas científicos em conexão com questões. Esse projeto de pesquisa está vinculado ao projeto de extensão homônimo, voltado para ações em escolas de educação básica. Essas ações (de extensão) servirão como campo de coleta de dados para pesquisas (vinculadas a projetos de mestrado e doutorado) do grupo de pesquisa Interfaces. Essas pesquisas tem como foco as diferentes linguagens utilizadas no contexto das interações sociais e manifestações artístico-culturais desenvolvidas por meio de intervenções não-formais contínuas (clubes de ciências, projetos escolares, clubes literários, etc.) em articulação com o currículo escolar bem como mediante ações pontuais de exposições, workshops, feiras científicas, dinâmicas e atividades em espaços públicos diversos como centro culturais, parques, estações, praças, planetários, etc. e de ações de intervenção no espaço escolar articuladas com a formação continuada de professores
Autores: Emerson Izidoro dos Santos
Desde 2019
-
A.L.I.C.E. - Arte e Lúdico na Investigação em Ciências na Escola
O programa ALICE (Arte e Lúdico na Investigação das Ciências na Escola), vinculado ao projeto de difusão científica Banca da Ciência, e dirigido ao público em transição da infância para a adolescência (10 a 14 anos de idade). O desenvolvimento de atividades do A.L.I.C.E. envolvem a pesquisa e o uso de novas tecnologias, de materiais de baixo custo, da arte e das mídias para a manifestação de conteúdos científicos, tais como: painéis, dobraduras, pinturas, encenações, instalações, vídeos, brinquedos, experimentos, música, textos ficcionais, oficinas, entre outros. Sua aplicação se dá no contexto escolar ou em instituições beneficentes que possuem ações com crianças ou adolescentes. Inicialmente o projeto prevê uma parceria com a Associação Beneficente Raios de Sol, por meio de oficinas a serem ministradas
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Emerson Ferreira Gomes, Adriana Regina Braga, Rui Manoel de Bastos Vieira, Cathia Alves, Fabiane Gallucci, Taiza Stumpp
Desde 2017
-
Banca da Ciência: Divulgação Científica, Ensino de Ciências e ativismo sócio-científico no território escolar
Esse programa pretende agregar, articular e potencializar ações divulgação científica realizadas pela Banca da Ciência nos campi Guarulhos e Diadema e seus respectivos entornos, bem como fomentar o desenvolvimento projetos em cada campus e em parceria com outras instituições. O programa se beneficia da investigação-ação realizada no âmbito do grupo de pesquisa INTERFACES (Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade), que conta com a participação de 10 doutores, e prevê, além dos recursos clássicos de difusão das ciências (que incluem atividades e materiais experimentais e demonstrativos) a incorporação de manifestações da fantasia, ficção científica e cultura pop, a partir da adesão da criança e do jovem a esses produtos culturais, articulando suas possíveis interações e interlocuções com as ciências naturais e a matemática. Temos como público-alvo preferencial crianças a partir de 2 anos de idade até o início da adolescência, em espaços educativos escolares e não escolares, com especial ênfase a populações em situações de vulnerabilidade social. Entre as modalidades de ações são previstas: (a) intervenções de DC em espaços educativos escolares e não escolares, dirigidas a crianças de 2 a 14 anos; (b) apresentações e oficinas para o público escolar em geral em espaços de DC da UNIFESP Guarulhos/SP, da UNIFESP Diadema/SP, da EACH-USP Leste, e do Instituto Federal de São Paulo em Boituva/SP; (c) apresentações em espaços públicos diversos, como parques, praças e estações de transporte público
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Emerson Ferreira Gomes, Rui Manoel de Bastos Vieira, Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Emerson Ferreira Gomes, Adriana Regina Braga, Mariângela Graciano, Silvana Zajac, Rui Manoel de Bastos Vieira
Desde 2017
-
J.O.A.N.I.N.H.A. - Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza, Humanidades e Artes
O objetivo do presente programa é o desenvolvimento de intervenções de difusão científica dirigidas à primeira infância em escolas de educação infantil e outros espaços educativos, envolvendo as crianças, suas educadoras, e suas famílias. As atividades propostas nesse cenário serão voltadas para a observação crítica da natureza e da reflexão sobre relações e práticas sociais, a partir de atividades lúdicas e que propiciem às crianças oportunidades efetivas de intercâmbio sociocultural ao mesmo tempo que possibilitem o contato com temáticas relacionadas com ciências, humanidades e artes, não como conteúdos escolares e sim como jogos e brincadeiras tendo como elemento central a fantasia
Autores: Emerson Izidoro dos Santos, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Adriana Regina Braga, Rui Manoel de Bastos Vieira
Desde 2017
-
Banca da Ciência: Um espaço de intercâmbio de experiências entre universidade e escola pública
Projeto aprovado no âmbito do Programa Novos Talentos - CAPES, propõe cursos de formação continuada pra professores de escolas da rede oficial de Guarulhos.
2013 a 2016
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22