Vanda Maria da Silva Elias nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: vanda.elias@unifesp.br


88
40
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É vice-coordenadora da Comissão de Linguística Textual da ABRALIN.Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ELIAS, Vanda Maria da Silva;ELIAS, Vanda Maria


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Língua Portuguesa

    Do hipertexto ao texto:uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa a distância

    Língua Portuguesa

    Orientação: Sueli Cristina Marquesi

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2000

  • Mestrado em Língua Portuguesa

    Estilo, escrita e subjetividade: uma contribuição ao ensino da Língua Portuguesa

    Língua Portuguesa

    Orientação: Sueli Cristina Marquesi

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1992 a 1995

  • Graduação em Letras

    Universidade de Pernambuco

    1983 a 1986

  • Produção


    2023


    • O campo das práticas de estudo e pesquisa e suas implicações para a leitura na escola básica. (2023)

      Artigo publicado

      Autores: BRAMBILA, Guilherme; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: https://doi.org/10.47456/pl.v13i35 , v. 13 , p. 64

    • O que é e o que faz a Linguística Textual (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • O GÊNERO DIGITAL WEBSTORY EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDOS DO TEXTO PARA PRÁTICAS DE LEITURA E DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Discursos, Gêneros e Estilo: confluências teórico-metodológicas no estudo do texto , p. 01

    • TEXTO & ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: A práxis da linguagem em movimento: perspectivas textual-retórico-argumentativas , p. 08

    • O descritivo em produções hipertextuais: funcionalidades e sentidos (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: O descritivo e outros temas: uma homenagem a Sueli Cristina Marquesi , p. 07


    2022


    • Da bula de medicamento para o profissional de saúde à bula de medicamento para o paciente: o processo de retextualização em análise (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Ayllla Karolline Nunes Vieira; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: REVISTA RASCUNHOS CULTURAIS , v. 13 , p. 64

    • Textos em rede e argumentação: o caso dos memes (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Desafios em Límgua Portuguesa: do olhar da Linguística Textual à perspectiva retórico-argumentativa , p. 01


    2021


    • Paulo Freire e o Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Júlia Mergen Ortiz; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 9 , p. 327

    • O texto na Linguística Textual - Entrevista à Vanda Maria Elias (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Rivaldo Capistrano Junior

      Fonte: PERCURSOS LINGUISTICOS , v. 11 , p. 24

    • gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lúcia Tinoco Cabral; RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS SOARES; Vanda Maria da Silva Elias; GEBARA, ANA ELVIRA LUCIANO; ALBERT, SÍLVIA AUGUSTA DE BARROS

      Conteúdo completo

      Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 15 , p. 105


    2020


    • Hipertexto em sala de aula: uma análise de planos de aula disponíveis no portal do professor do MEC (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Gabrielle Costa Pereira; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE) , v. 21 , p. 1

    • Duas execuções musicais (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri

      Conteúdo completo

      Fonte: DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 384

    • Produção hipertextual e sentidos em jogo: perspectivas teóricas e práticas (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Ação reflexiva no ensino de português , p. 8

    • Argumentação em produções hipertextuais: conexões e sentidos (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Fabio André Cardoso Coelho; Rivaldo Capistrano Jr.

      Fonte: Discurso e argumentação: tecendo os efeitos de sentido , p. 7


    2019


    • Plano de texto e contexto: conceitos em interface para o tratamento da escrita e da leitura em mídia digital (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Micheline Mattedi Tomazi; Maria das Graças Soares Rodrigues

      Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 13 , p. 12

    • Organização tópica na interação em rede: aspectos textuais, contextuais e de coerência (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Rivaldo Capistrano de Souza Junior; Vanda Maria da Silva Elias; Maria da Penha Pereira Lins; Gil Roberto Costa Negreiros; Geralda de Oliveira Santos Lima

      Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 13 , p. 12

    • Aspectos organizacionais e referenciais na Constituição Brasileira de 1988: a perspectiva da Linguística Textual (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Direito e Linguagem , p. 89

    • A Linguística Textual e os Estudos Linguísticos (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: O lugar na Linguística: percursos de uma (r)evolução , p. 09


    2018


    • Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuição para o ensino (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 115

    • Linguística textual e ensino (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Linguística textual: interfaces e delimitações: homenagem a Ingedore Grünfeld Villaça Koch , p. 01

    • Argumentação e sentido na interação online (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante

      Fonte: Discurso e argumentação: fotografias interdiciplinares vol 1 , p. 01

    • Práticas de escrita no contexto digital: elementos multimodais e coerência textual (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas , p. 01


    2017


    • Práticas de leitura em sala de aula: em busca de sentidos (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Percursos Linguísticos (UFES) , v. 7 , p. 303

    • Planos de texto, sequências textuais e orientação argumentativa (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral

      Fonte: Linguística textual e ensino , p. 13

    • Linguística textual e estudos do hipertexto: focalizando o contexto e a coerência (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante

      Fonte: Linguística textual: diálogos interdisciplinares , p. 01

    • Apologia da polêmica (2017)

      Tradução

      Autores: Mônica Magalhães Cavalcante; Vanda Maria da Silva Elias; Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto; Ana Lucia Tinoco Cabral; Valney Veras da Silva; Mariza Angélica Paiva Brito; Antenor Teixeira de Almeida Júnior; Clemilton Pinheiro; Evandro de Melo Catelão; Valdinar Custódio Filho

      Fonte:


    2016


    • Estudos do texto, multimodalidade e argumentação (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 14 , p. 191

    • Escrever e argumentar (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • O texto na linguística textual (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: O texto e seus conceitos , p. 31

    • O textos nas mídias sociais digitais e no ensino de Língua Portuguesa (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Língua e literatura: ensino e formação de professores , p. 1


    2015


    • Hipertexto e leitura: como o leitor constrói a coerência? (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Leitura, escrita e tecnologias da informação , p. 53


    2014


    • Quadrinhos e leitura na mídia social digital: porque comentar é preciso (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos , p. 45


    2012


    • Pequena gramática do português brasileiro (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ataliba T. de Castilho; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • Escrita, interação e avaliação no ensino de língua portuguesa (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Avaliação escolar: estratégias e debates , p. 177

    • Texto e hipertexto: questões para a pesquisa e o ensino (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Irandé Antunes; Walkyria Magno e Silva; José Carlos Paes de Almeida Filho; Patrick Dahlet; Luciano Amaral Oliveira; Maria Auxiliadora Bezerra; Vanda Maria da Silva Elias; Edleise Mendes; Myriam Crestian Cunha; Thomas Massao Fairchild; Claudemir Belintane; Clémence Jouët-Pastré

      Fonte: Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas , p. 81


    2011


    • Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • Escrita e práticas comunicativas na internet (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura , p. 159


    2010


    • Referenciação e orientação argumentativa em artigos de opinião (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Textualidade e discursividade na linguística e na literatura , p. 49

    • Ensino em meios digitais: uma questão de leitura e escrita (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Maria Nápoles Villela

      Fonte: Linguistica de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil , p. 354


    2009


    • Ler e Escrever: estratégias de produção textual (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:


    2008


    • Referenciação e interação em blogs (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Rafaela Baracat Ribeiro

      Fonte: Texto Digital (UERJ) , v. 01 , p. 01

    • Interações virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância (2008)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral

      Fonte:

    • Referenciação e sentido na interação on line (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Língua Portuguesa: lusofonia - memória e diversidade cultural , p. 187

    • Ensino de leitura em ambiente virtual: modelos cognitivos e produção de sentido (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Interações virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância , p. 171


    2007


    • Leitura: uma atividade de produção de sentido (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Programação e Resumos do I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários , p. 1

    • Referenciação e orientação argumentativa (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 28

    • Questões de referenciação (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Graziela Zamponi; ANAMARIA HARVEY

      Fonte: Programación y resúmenes , p. 49


    2006


    • Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Karlene da Rocha Campos

      Fonte: Lusofonia: memória e diversidade cultural

    • Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas teórico-metodológicas (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

      Fonte: Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: Da singularidade à multiplicidade dos saberes

    • Ler e compreender: os sentidos do texto (2006)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • O descritivo em destaque: bases para uma proposta teórico-metodológica (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Língua Portuguesa: reflexões lusófonas , p. 185


    2005


    • Interação em cursos via Internet: foco no aluno (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

      Fonte: CD -ROM

    • Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos:algumas experiências e reflexões (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Aurora de Jesus Rodrigues

      Fonte:

    • Hipertexto, leitura e sentido (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Calidoscópio (UNISINOS) , v. 03 , n. 01 , p. 13


    2004


    • O descritivo em sala de aula: leitura e redação (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos 10o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , p. 30

    • Ensino de Língua Portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade

      Fonte: Caderno de resumos , p. 31

    • Ensino de Língua Portuguesa via Internet:imposições e alcances do ambiente virtual (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

      Fonte: GEL: programação e resumos , p. 150

    • Leitura, construção de sentidos e recursos tecnológicos na formação de professores de língua portuguesa (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: .

    • Escrita hipertextual, estilo e subjetividade no ensino de Língua Portuguesa (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade

      Fonte: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos , p. 01

    • O descritivo em destaque: leitura e redação (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 30

    • Hipertexto: leitura e construção de sentido (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 204

    • Escrita & leitura: do manuscrito à digitalização (2004)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Língua Portuguesa em Calidoscópio , p. 349


    2003


    • Texto, leitura e produção de sentido: por outra prática em sala de aula (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Programação e Resumos , p. 79

    • Ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Intercâmbio (PUCSP) , v. XII , p. 15

    • Educação a distância: o texto no contexto empresarial (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos e Programação do Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, em João Pessoa, no ano de 2003. João Pessoa, Idéia, 2003. , p. 186

    • Da leitura para a escrita: a produção de diários de leitura no computador por alunos de Letras da PUCSP (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Programação geral e caderno de resumos , p. 389


    2002


    • Características do discurso eletrônico: interação no ensino de Língua Portuguesa (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Intercâmbio (PUCSP) , v. XI , p. 141

    • Ensino de Língua Portuguesa via Internet (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Língua Portuguesa: uma visão em mosaico , p. 255

    • Ensino de língua portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

      Fonte: 12 InPLA As interlocuções na Lingüística Aplicada , p. 01

    • Ensino de Língua Portuguesa na Internet (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

      Fonte: .


    2001


    • A interação no ensino de lingua portuguesa a distância: caracteristicas do discurso a distancia (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 70

    • A subjetividade no ensino de Língua Portuguesa a distância (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Programas e Resumos-II Congresso Internacional da ABRALIN , p. 183

    • A interação no ensino de língua portuguesa a distância: características do discurso eletrônico (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 70


    2000


    • Ensino de Língua Portuguesa via Internet (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Carlos Augusto Baptista de Andrade

      Fonte: .


    1999


    • Escrita, hipertextualização e oralidade (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Revista UNICSUL , v. 4 , n. 5 , p. 107

    • Língua Portuguesa para fins específicos: educação à distância via internet (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • Hipertexto:limites e perspectivas para o ensino de língua portuguesa à distância (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 37

    • Refletindo sobre uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa na Web (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sueli Cristina Marquesi; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; luiz henrique amaral; Carlos Augusto Baptista de Andrade

      Fonte: Caderno de resumos , p. 361


    1996


    • Ensino de Português Instrumental via BBS: Uma nova experiência no contexto empresarial (1996)

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Revista de Rencontres , p. 173

    • O estilo como critério para avaliação da produção de textos na escola (1996)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Português Instrumental: uma abordagem para o ensino de língua materna , p. 97

    • Ensino de língua portuguesa em um curso de psicologia: planejamento, execução e avaliação de um programa de disciplina (1996)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Português Instrumental , p. 47

    • Estilo e subjetividade na produção escrita (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de resumos , p. 8


    1995


    • Estudo analisa ensino de português no 1º grau (1995)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Folha de São Paulo , p. -

    • Considerações sobre a Abordagem do Estilo na Escola: Limites no Ensino de Língua Portuguesa (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:


    1994


    • Ensino de língua portuguesa: Uma questão sobre o estilo (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • Ensino de Língüa Portuguesa no curso de Psicologia: Planejamento, Execução e Avaliação de um Programa de Disciplina (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte:

    • Estilo, Escrita e Subjetividade (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 491


    1993


    • Da variabilidade do discurso à invariabilidade da gramática (1993)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 519

    Atuações

    Universidade Cruzeiro do Sul

    • Professora

      1994 a 2002

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor Associado

      1993 a 2014

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2017

    Percursos Linguísticos (UFES)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Miriã Soares dos Santos

      Um estudo do gênero textual relato pessoal dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do letramento multissemiótico

      Doutorado

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Paulo Vitor da Costa

      : Redação modelo Enem: a constituição do gênero textual e seu efeito retroativo no Ensino Médio

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Helena Miyazaki Fonseca

      Além do humor: um estudo sobre argumentação, intertextualidade e multimodalidade na revista PIF-PAF

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Yara Maria da Silva Ribeiro

      Multimodalidade no ensino: arte e intertextualidade na análise do episódio ?Abstrato? de Hora de Aventura

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    Tese de doutorado concluídas

    • Alba Helena F. Caldas

      O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de língua portuguesa

      Língua Portuguesa

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Rivaldo Capistrano de Souza Junior

      Referenciação e humor em tiras do Gatão de meia-idade, de Miguel Paiva

      Língua Portuguesa

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Aline Machado Pellizzola de Oliveira

      Infográfico e questões de leitura em material didático de língua portuguesa

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Débora Nascimento Figueiredo

      DA NOTÍCIA À FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Cássia Mariane de Lima Pereira

      MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6o ano

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Rogério Nascimento da Silva de Jesus

      Produção de memes sobre a COVID-19: estratégias e coerência.

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Aylla Karolline Nunes Vieira

      Retextualização da bula de medicamento

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Renata Andrea da Silva

      Intertextualidade no vestibular: uma análise de redações

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Gabrielle Costa Pereira

      Hipertexto nas práticas de ensino de Língua Portuguesa: uma análise de planos de aula do Portal do MEC

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Anderson Jorge Pinheiro do Nascimento

      Referenciação e argumentação: uma análise de esquetes sobre o racismo, do Porta dos Fundos

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Gabriela Gonçalves Carvalho

      Videoaulas no Youtube sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Luciana da Conceição Lindoso Teixeira

      Referenciação, leitura e sentidos: no exame de língua portuguesa para estrangeiros: tiras em questão

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Claudia Marques Matheus

      Escrita e coerência no Facebook: análise de uma experiência em sala de aula

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Elias da Silva Spósito

      Repetição e correção no facebook: uma análise

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Helena Correa da Silva

      Estratégias de referenciação em textos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Silvia Scola Costa

      Sequencias descritivas e produção de sentido: uma análise de blogs de adolescentes

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Jane Gasperini Apergis

      Anáforas indiretas em produções escritas de alunos

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Vera Lucia dos Santos

      Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Elizabeth Rizzi

      Marcas linguisticas de enunciação em panfletos publicitários

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Sarah Jane P. Santos

      Referenciação na produção de manual didático: uma contribuição para a p'rática da leitura

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2010

    • Maria Rodrigues de Oliveira

      Discurso parlamentar: estratégias de retextualização

      Língua Portuguesa

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Valdeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa

      Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Gilse Cabrera Rissi

      Hipertexto e estratégias de leitura

      Língua Portuguesa

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Danielle Maximo Plens Pinelli

      Referenciação em fórum digital: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa

      Língua Portuguesa

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Heloisa Felício

      Referenciação em narrativas produzidas por alunos do ensino fundamental

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2009

    • Fábio Gomes Barbosa

      Compreensão leitora em concurso público

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2008

    • Cristiano Pereira Miranda dos Santos

      Expressões nominais referenciais em editoriais: foco na paragrafação

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2008

    • Tatiana Rodrigues Freire Barreto

      O gênero textual tira em vestibular: uma análise de questões de leitura e compreensão

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2008

    • Sandra Dias da Silva Rennó

      Produção de inferências e avaliação da compreensão leitora

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2008

    • Cristiane Ribeiro da Silva

      Produção textual na escola: a argumentação em foco

      Língua Portuguesa

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2008

    Gestão

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Vice-Coordenação do Curso de Letras/Português

      Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

        Desde 2005

    • Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa - Cogeae

      Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

        Desde 2014

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino

      Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa (CNPq) "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa?. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, gêneros textuais, suporte e função, intergenericidade, escrita e oralidade, linguagem verbal e linguagem não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e leitura, especialmente nas mídias sociais. Situado predominantemente no campo da Linguística Textual, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.

      2010 a 2014

    • Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino

      Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa? da PUCSP, cadastrado no CNPq em 2010. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, (re)constituição de gêneros textuais, intergenerecidade, imbricamento oralidade/ escrita, imbricamento verbal/não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e de leitura. Situado predominantemente no campo da Linguística do Texto, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      2010 a 2014

    • Texto e Processamento Cognitivo: Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa

      Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos" da PUCSP, com cadastro no CNPq. A investigação tem como foco o estudo do texto (impresso ou digital) do ponto de vista quer da leitura, quer da escrita, com destaque a sistemas de conhecimento, modelos cognitivos constituídos sócio-culturalmente nas práticas interacionais, e estratégias lingüísticas, textuais, cognitivas, pragmáticas, discursivas e interacionais, aspectos constitutivos das atividades de produção e compreensão. Objetiva-se contribuir teórico-metodologicamente para o ensino de Língua Portuguesa com foco na escrita e leitura em visão sociocognitivo-interacional.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Alba Helena Fernandes Caldas, Marly Caroline Moreira Ferreira, Sílvia Scola da Costa, Natalia Carolina Ganem, Daniel Carvalho de Almeida, Rodnilson Luiz Ferreira, Elias S. Spósito, Claudia Marques Matheus

      2008 a 2010

    • Escrita, referenciação e ensino de Língua Portuguesa

      Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP. O estudo tem como foco a referenciação na produção escrita, tendo-se por base as investigações atualmente realizadas no campo da Linguística Textual sobre a referenciação como atividade discursiva por meio da qual ocorre a (re)construção de objetos no e pelo discurso. Considerando a importância dessa atividade para a progressão e coerência do texto e, por conseguinte, para o ensino da leitura e da escrita, será analisado o fenômeno da referenciação em textos literários, jornalísticos, das redes sociais, bem como em textos de alunos da educação básica e superior. Objetiva-se analisar referenciação e estratégias de referenciação, referenciação e recategorização, referenciação e tópico discursivo, referenciação e coerência. Considerando que os objetos do discurso assumem configurações e funções múltiplas nesse processo, faz-se necessário dedicar a esse fenômeno a devida atenção e tratamento adequado em sala de aula, tendo-se em vista contribuir para o ensino de língua portuguesa.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias

      2007 a 2012

    • A escrita digital: hipertexto, leitura e sentido

      Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, Tomando por base os fundamentos da Linguística Textual, especialmente resultantes de estudos sobre texto como conjunção de fatores lingüísticos, cognitivos e sócio-interacionais, e os estudos realizados sobre a escrita /leitura no contexto digital, objetiva-se com a pesquisa conhecer e compreender as configurações textuais existentes na Internet em termos de sua organização, caracterização e funcionalidade, bem como refletir sobre as novas exigências que a produção textual no contexto digital apresenta para escritores e leitores, alunos e professores. A esse projeto, encontra-se atrelada a pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC_CNPq: "Diários on line: escrita hipertextual, leitura e sentido" , realizada pela aluna Rafaela Bacarat (Letras) que ganhou prêmio de menção honrosa.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Cristiano Pereira Miranda dos Santos, Heloísa Felício, Jane Gasperini Apergis, Sarah Jane P. Santos, Rivaldo Capistrano de Souza Junior, Helena Correa da Silva, Edson Luiz da Silveira, Danielle Maximo Plens Pinelli

      2005 a 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • PROJETO DE MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS

      O Projeto de Monitoria de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas está relacionado às unidades curriculares Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e II, oferecidas concomitantemente à realização dos respectivos estágios supervisionados obrigatórios, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, Campus Guarulhos. Considerando que essas unidades curriculares fazem parte do núcleo de disciplinas consideradas de Formação Específica, segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/Português ? Licenciatura, este projeto de monitoria tem como objetivos:  possibilitar ao monitor / à monitora experiência relacionada ao exercício da docência por meio de estratégias de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem;  estimular o envolvimento do monitor / da monitora em atividades relacionadas à formação docente inicial, por meio da interação com colegas e professores;  propiciar ao monitor / à monitora o desenvolvimento de atividades que promovam a discussão e a reflexão sobre os conteúdos estudados e as práticas em sala;  proporcionar ao monitor/ à monitora oportunidades de reflexão acerca dos vínculos entre teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, por meio da permanente inter-relação, própria do exercício desta monitoria, entre a Universidade e a Escola Básica.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima, Emily Ramos da Cunha, Helena Miyazaki Fonseca, Luís Henrique Ferreira da Silva, Sabrina Lins Oliveira.

      Desde 2022

    • Projeto de Monitoria de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas

      O projeto está vinculado às unidades curriculares: 1) Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e Estágios I e III; 2. Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos II e Estágio II, do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp, Campus Guarulhos. São objetivos do projeto: #61607;Possibilitar a monitores experiência relacionada ao exercício da docência por meio de estratégias de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.#61607;Estimular o envolvimento de monitores em atividades relacionadas à formação docente inicial, por meio da interação com colegas e docentes do curso;#61607;Propiciar a monitores o desenvolvimento de atividades que promovam a discussão e a reflexão sobre os conteúdos estudados e as práticas em sala. #61607;Proporcionar a monitores maiores oportunidades de reflexão acerca dos vínculos entre teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, por meio da permanente inter-relação, própria do exercício desta monitoria, entre a Universidade e a Escola Básica.Monitores envolvidos: Helena Miyazaki Fonseca; Sabrina Lins Oliveira; Emily Ramos da Cunha; Luís Henrique Ferreira da Silva

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima

      2022 a 2023

    • Pontes: Língua e Literatura, Universidade e Escola

      O presente projeto de extensão, aprovado em julho de 2019 e com início previsto em cronograma para o primeiro termo letivo de 2020, pretende estreitar os laços, como sugere o seu título, entre a universidade e a escola. Para esse fim, os professores supervisores de estágio em Língua Portuguesa e suas Literaturas da Universidade Federal de São Paulo, em conjunto com representantes das escolas conveniadas, conceberam um projeto de extensão estruturado em dois eixos principais. O primeiro propõe a realização de eventos periódicos e semestrais, nos quais tomem parte professores supervisores (da universidade) e orientadores (das escolas), alunos estagiários e a comunidade escolar e universitária em sentido amplo. A ideia consiste em estabelecer um fórum no qual esses atores, munidos da experiência cotidiana de ensino, pesquisa e estágio, possam compartilhar experiências capazes de aperfeiçoar a prática e a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e suas literaturas. O segundo eixo, por sua vez, objetiva criar, ao longo do tempo, um banco de dados com elementos variados, como planos de aula, sequências didáticas e análises de materiais didáticos diversos. Desse modo, a intenção é, de um lado, propiciar a manipulação deste conjunto de informações para subsidiar pesquisas e práticas docentes, bem como, de outro, preservar a memória dessa produção ao longo dos anos.

      Desde 2020

    • Projeto de Monitoria de Licenciatura em Português

      O projeto está vinculado às unidades curriculares: 1) Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e Estágios I e III; 2. Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos II e Estágio II, do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp, Campus Guarulhos. Iniciado em agosto/2017 e encerrado em julho/2018. Coordenadora: Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias Professores envolvidos: Profa. Dra. Juliana Silva Loyolla; Prof. Dr. Julio de Souza Vale Neto; Profa. Dra. Sandra Mara Moraes Lima. Monitores envolvidos: Gabrielle Costa Pereira; Higor Gomes de Carvalho

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima

      2017 a 2018

    • Textos & Contextos

      O projeto objetiva investigar o texto em contextos diversificados, considerando suportes, modos de produção e implicações nos planos da escrita e compreensão leitora. Ancorado em i) estudos do texto e do contexto de base sociocognitiva e interacional; i) estudos de gêneros textuais e iii) estudos sobre a multissemioticidade, o projeto, de modo geral, pretende contribuir para a ampliação do quadro teórico-metodológico voltado aos estudos do texto concebido em sua complexidade constitutiva, bem como para se pensar formas de aplicação ao ensino, em especial de língua portuguesa.

      Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima, Vanda Maria da Silva Elias, Ayllla Karolline Nunes Vieira, ALINE MACHADO PELLIZZOLA DE OLIVEIRA, CÁSSIA MARIANE DE LIMA PEREIRA, Rogerio Nascimento da Silva de Jesus, Renata Andrea da Silva, lLuciana da Conceição Lindoso Teixeira, Anderson Jorge Pinheiro do Nascimento, Ana Caroline Gonçalves Hisnauer, Emily Ramos da Cunha, Júlia Mergen Ortiz

      Desde 2018

    • Linguagens e argumentação

      O projeto, baseado em estudos do texto e do discurso, de modo especial em estudos situados no âmbito da Linguística Textual, define como objetivos estudar a argumentação e analisar estratégias argumentativas em variadas produções textuais, considerando que: i) o texto como objeto multimodal solicita o desenvolvimento de modelos de descrição e análise capazes de dar conta da integração de diferentes linguagens no quadro dos diversos sistemas de conhecimento dos sujeitos em situação de interação; ii) a argumentatividade não apenas se inscreve no uso da língua, mas também no modo como esse uso se configura em práticas comunicativas que requerem a mobilização de diferentes linguagens. Espera-se também que os trabalhos realizados no interior deste projeto contribuam para o ensino da produção textual e da leitura e compreensão de textos.

      Desde 2018

    • Hipertextualidade e coerência em práticas interacionais online: perspectivas para o ensino de língua portuguesa

      O projeto tem como objetivo central estudar, em textos produzidos em ambiente de rede, aspectos relacionados à produção de sentidos tais como contexto, tema e progressão temática; referenciação; modelos de configuração textual; multimodalidade, suporte e suas implicações no modo de escrita e leitura, e no modo de interação. Partindo-se de estudos do texto e do hipertexto de base sociocognitiva e interacional, pretende-se, ainda, analisar como esses estudos podem ser aplicados ao estudo da coerência hipertextual e sob que condições, considerando a peculiaridade do objeto de investigação, bem como indicar contribuições para o ensino no que diz respeito ao uso da língua e modo de escrita e leitura em contextos propiciados por inovações tecnológicas.

      Desde 2017

    Atualização Lattes em 2024-04

    Processado em 2024-05-20