Vanda Maria da Silva Elias nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS


Trabalhos publicados 78 Orientações 32

Resumo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É pesquisadora do grupo Protexto (CNPq-UFC) e do grupo Escrita, leitura e ensino de língua portuguesa (PUCSP). Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ELIAS, Vanda Maria da Silva


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Espanhol

Compreende bem , Fala pouco , Lê bem , Escreve pouco

Francês

Compreende razoavelmente , Fala pouco , Lê razoavelmente , Escreve pouco

Inglês

Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente


Formação

Doutorado em Língua Portuguesa — 1995 - 2000

Do hipertexto ao texto:uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa a distância

Língua Portuguesa

Orientador(a): Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Língua Portuguesa — 1992 - 1995

Estilo, escrita e subjetividade: uma contribuição ao ensino da Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Orientador(a): Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Letras — 1983 - 1986

Universidade de Pernambuco

Produção Intelecual


2021


Paulo Freire e o Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva — Artigo publicado

Autores: Júlia Mergen Ortiz; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v.9, p.327


2020


Produção hipertextual e sentidos em jogo: perspectivas teóricas e práticas — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Ação reflexiva no ensino de português, p.8

Argumentação em produções hipertextuais: conexões e sentidos — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Fabio André Cardoso Coelho; Rivaldo Capistrano Jr.

Fonte: Discurso e argumentação: tecendo os efeitos de sentido, p.7

Hipertexto em sala de aula: uma análise de planos de aula disponíveis no portal do professor do MEC — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Fabio André Cardoso Coelho; Rivaldo Capistrano Jr.; Gabrielle Costa Pereira; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE), v.21, p.1


2019


Aspectos organizacionais e referenciais na Constituição Brasileira de 1988: a perspectiva da Linguística Textual — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Direito e Linguagem, p.89

A Linguística Textual e os Estudos Linguísticos — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: O lugar na Linguística: percursos de uma (r)evolução, p.09

Plano de texto e contexto: conceitos em interface para o tratamento da escrita e da leitura em mídia digital — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Micheline Mattedi Tomazi; Maria das Graças Soares Rodrigues

Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v.13, p.12

Organização tópica na interação em rede: aspectos textuais, contextuais e de coerência — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Micheline Mattedi Tomazi; Maria das Graças Soares Rodrigues; Rivaldo Capistrano de Souza Junior; Vanda Maria da Silva Elias; Maria da Penha Pereira Lins; Gil Roberto Costa Negreiros; Geralda de Oliveira Santos Lima

Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v.13, p.12


2018


Linguística textual e ensino — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Linguística textual: interfaces e delimitações: homenagem a Ingedore Grünfeld Villaça Koch, p.01

Argumentação e sentido na interação online — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante

Fonte: Discurso e argumentação: fotografias interdiciplinares vol 1, p.01

Práticas de escrita no contexto digital: elementos multimodais e coerência textual — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante; Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas, p.01

Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuição para o ensino — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante; Rivaldo Capistrano Jr.; Vanda Maria da Silva Elias; Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Revista Linha D´Água, v.31, p.115


2017


Planos de texto, sequências textuais e orientação argumentativa — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral

Fonte: Linguística textual e ensino, p.13

Linguística textual e estudos do hipertexto: focalizando o contexto e a coerência — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante

Fonte: Linguística textual: diálogos interdisciplinares, p.01

Apologia da polêmica — Tradução

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante; Mônica Magalhães Cavalcante; Vanda Maria da Silva Elias; Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto; Ana Lucia Tinoco Cabral; Valney Veras da Silva; Mariza Angélica Paiva Brito; Antenor Teixeira de Almeida Júnior; Clemilton Pinheiro; Evandro de Melo Catelão; Valdinar Custódio Filho

Fonte:

Práticas de leitura em sala de aula: em busca de sentidos — Artigo publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Mônica Magalhães Cavalcante; Mônica Magalhães Cavalcante; Vanda Maria da Silva Elias; Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto; Ana Lucia Tinoco Cabral; Valney Veras da Silva; Mariza Angélica Paiva Brito; Antenor Teixeira de Almeida Júnior; Clemilton Pinheiro; Evandro de Melo Catelão; Valdinar Custódio Filho; Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Percursos Linguísticos (UFES), v.7, p.303


2016


O texto na linguística textual — Capítulo de livro publicado

Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: O texto e seus conceitos, p.31

O textos nas mídias sociais digitais e no ensino de Língua Portuguesa — Capítulo de livro publicado

Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Língua e literatura: ensino e formação de professores, p.1

Escrever e argumentar — Livro publicado ou organizado

Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:

Estudos do texto, multimodalidade e argumentação — Artigo publicado

Autores: Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v.14, p.191


2015


Hipertexto e leitura: como o leitor constrói a coerência? — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Leitura, escrita e tecnologias da informação, p.53


2014


Quadrinhos e leitura na mídia social digital: porque comentar é preciso — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos, p.45


2012


Escrita, interação e avaliação no ensino de língua portuguesa — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Avaliação escolar: estratégias e debates, p.177

Texto e hipertexto: questões para a pesquisa e o ensino — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Irandé Antunes; Walkyria Magno e Silva; José Carlos Paes de Almeida Filho; Patrick Dahlet; Luciano Amaral Oliveira; Maria Auxiliadora Bezerra; Vanda Maria da Silva Elias; Edleise Mendes; Myriam Crestian Cunha; Thomas Massao Fairchild; Claudemir Belintane; Clémence Jouët-Pastré

Fonte: Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas, p.81

Pequena gramática do português brasileiro — Livro publicado ou organizado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Irandé Antunes; Walkyria Magno e Silva; José Carlos Paes de Almeida Filho; Patrick Dahlet; Luciano Amaral Oliveira; Maria Auxiliadora Bezerra; Vanda Maria da Silva Elias; Edleise Mendes; Myriam Crestian Cunha; Thomas Massao Fairchild; Claudemir Belintane; Clémence Jouët-Pastré; Ataliba T. de Castilho; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


2011


Escrita e práticas comunicativas na internet — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura, p.159

Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura — Livro publicado ou organizado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


2010


Referenciação e orientação argumentativa em artigos de opinião — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Textualidade e discursividade na linguística e na literatura, p.49

Ensino em meios digitais: uma questão de leitura e escrita — Capítulo de livro publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Maria Nápoles Villela

Fonte: Linguistica de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil, p.354


2009


Ler e Escrever: estratégias de produção textual — Livro publicado ou organizado

Autores: Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


2008


Referenciação e sentido na interação on line — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Língua Portuguesa: lusofonia - memória e diversidade cultural, p.187

Ensino de leitura em ambiente virtual: modelos cognitivos e produção de sentido — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Interações virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância, p.171

Interações virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância — Livro publicado ou organizado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral

Fonte:

Referenciação e interação em blogs — Artigo publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Rafaela Baracat Ribeiro

Fonte: Texto Digital (UERJ), v.01, p.01


2007


Leitura: uma atividade de produção de sentido — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Programação e Resumos do I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários, p.1

Referenciação e orientação argumentativa — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.28

Questões de referenciação — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore G Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Graziela Zamponi; ANAMARIA HARVEY

Fonte: Programación y resúmenes, p.49


2006


O descritivo em destaque: bases para uma proposta teórico-metodológica — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Língua Portuguesa: reflexões lusófonas, p.185

Ler e compreender: os sentidos do texto — Livro publicado ou organizado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:

Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Karlene da Rocha Campos

Fonte: Lusofonia: memória e diversidade cultural

Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas teórico-metodológicas — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Karlene da Rocha Campos; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

Fonte: Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: Da singularidade à multiplicidade dos saberes


2005


Hipertexto, leitura e sentido — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Calidoscópio (UNISINOS), v.03, n.01, p.13

Interação em cursos via Internet: foco no aluno — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

Fonte: CD -ROM

Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos:algumas experiências e reflexões — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lucia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Aurora de Jesus Rodrigues

Fonte:


2004


Escrita & leitura: do manuscrito à digitalização — Capítulo de livro publicado

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Língua Portuguesa em Calidoscópio, p.349

O descritivo em sala de aula: leitura e redação — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos 10o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, p.30

Ensino de Língua Portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade

Fonte: Caderno de resumos, p.31

Ensino de Língua Portuguesa via Internet:imposições e alcances do ambiente virtual — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni

Fonte: GEL: programação e resumos, p.150

Leitura, construção de sentidos e recursos tecnológicos na formação de professores de língua portuguesa — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: .

Escrita hipertextual, estilo e subjetividade no ensino de Língua Portuguesa — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade

Fonte: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, p.01

O descritivo em destaque: leitura e redação — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.30

Hipertexto: leitura e construção de sentido — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.204


2003


Ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP — Artigo publicado

Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Intercâmbio (PUCSP), v.XII, p.15

Educação a distância: o texto no contexto empresarial — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos e Programação do Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, em João Pessoa, no ano de 2003. João Pessoa, Idéia, 2003., p.186

Da leitura para a escrita: a produção de diários de leitura no computador por alunos de Letras da PUCSP — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Programação geral e caderno de resumos, p.389

Texto, leitura e produção de sentido: por outra prática em sala de aula — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Programação e Resumos, p.79


2002


Ensino de Língua Portuguesa via Internet — Capítulo de livro publicado

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Língua Portuguesa: uma visão em mosaico, p.255

Características do discurso eletrônico: interação no ensino de Língua Portuguesa — Artigo publicado

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Intercâmbio (PUCSP), v.XI, p.141

Ensino de língua portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP — Trabalhos em eventos

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

Fonte: 12 InPLA As interlocuções na Lingüística Aplicada, p.01

Ensino de Língua Portuguesa na Internet — Trabalhos em eventos

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

Fonte: .


2001


A interação no ensino de lingua portuguesa a distância: caracteristicas do discurso a distancia — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

Fonte: Caderno de Resumos, p.70

A subjetividade no ensino de Língua Portuguesa a distância — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Programas e Resumos-II Congresso Internacional da ABRALIN, p.183

A interação no ensino de língua portuguesa a distância: características do discurso eletrônico — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

Fonte: Caderno de Resumos, p.70


2000


Ensino de Língua Portuguesa via Internet — Trabalhos em eventos

Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Carlos Augusto Baptista de Andrade

Fonte: .


1999


Escrita, hipertextualização e oralidade — Artigo publicado

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Revista UNICSUL, v.4, n.5, p.107

Hipertexto:limites e perspectivas para o ensino de língua portuguesa à distância — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.37

Refletindo sobre uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa na Web — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; luiz henrique amaral; Carlos Augusto Baptista de Andrade

Fonte: Caderno de resumos, p.361

Língua Portuguesa para fins específicos: educação à distância via internet — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Sueli Cristina Marquesi; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Vanda Maria da Silva Elias; luiz henrique amaral; Carlos Augusto Baptista de Andrade; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


1996


Ensino de língua portuguesa em um curso de psicologia: planejamento, execução e avaliação de um programa de disciplina — Capítulo de livro publicado

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Português Instrumental, p.47

O estilo como critério para avaliação da produção de textos na escola — Capítulo de livro publicado

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Português Instrumental: uma abordagem para o ensino de língua materna, p.97

Ensino de Português Instrumental via BBS: Uma nova experiência no contexto empresarial — Artigo publicado

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Revista de Rencontres, p.173

Estilo e subjetividade na produção escrita — Trabalhos em eventos

Autores: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de resumos, p.8


1995


Estudo analisa ensino de português no 1º grau — Textos em jornais de notícias/revistas

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Folha de São Paulo, p.-

Considerações sobre a Abordagem do Estilo na Escola: Limites no Ensino de Língua Portuguesa — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


1994


Ensino de Língüa Portuguesa no curso de Psicologia: Planejamento, Execução e Avaliação de um Programa de Disciplina — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:

Estilo, Escrita e Subjetividade — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.491

Ensino de língua portuguesa: Uma questão sobre o estilo — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias; Vanda Maria da Silva Elias

Fonte:


1993


Da variabilidade do discurso à invariabilidade da gramática — Trabalhos em eventos

Autores: Vanda Maria da Silva Elias

Fonte: Caderno de Resumos, p.519

Atuações profissionais

Universidade Cruzeiro do Sul

Professora — 1994 - 2002


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Associado — 1993 - 2014


Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto — 2017 -


Percursos Linguísticos (UFES)

Membro de corpo editorial — 2017 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Supervisão de pós-doutorado em andamento

Dissertação de mestrado em andamento

  • Rogério Nascimento da Silva de Jesus — 2020 - Em andamento

    Contexto e coerência em memes sobre a pandemia

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Cássia Mariane de Lima Pereira — 2021 - Em andamento

    Multimodalidade no ensino de leitura em aulas online: uma análise do material didático dos anos finais ? plataforma CMSP

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Aline Machado Pellizzola de Oliveira — 2021 - Em andamento

    Infográficos no ensino de leitura: uma análise do gênero aplicado ao Ensino Médio

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Aylla Karolline Nunes Vieira — 2021 - Em andamento

    Retextualização da bula de medicamentos por pacientes idosos e agente de saúde: questões de leitura e de compreensão

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Débora Nascimento Figueiredo — 2021 - Em andamento

    Estratégias de retextualização na produção de fake news: uma análise

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Tese de doutorado concluídas

  • Rivaldo Capistrano de Souza Junior — 2012

    Referenciação e humor em tiras do Gatão de meia-idade, de Miguel Paiva

    Língua Portuguesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Alba Helena F. Caldas — 2014

    O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de língua portuguesa

    Língua Portuguesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Dissertação de mestrado concluídas

  • Vera Lucia dos Santos — 2010

    Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Heloisa Felício — 2009

    Referenciação em narrativas produzidas por alunos do ensino fundamental

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Jane Gasperini Apergis — 2010

    Anáforas indiretas em produções escritas de alunos

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Sarah Jane P. Santos — 2010

    Referenciação na produção de manual didático: uma contribuição para a p'rática da leitura

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Cristiano Pereira Miranda dos Santos — 2008

    Expressões nominais referenciais em editoriais: foco na paragrafação

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Tatiana Rodrigues Freire Barreto — 2008

    O gênero textual tira em vestibular: uma análise de questões de leitura e compreensão

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Fábio Gomes Barbosa — 2008

    Compreensão leitora em concurso público

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Cristiane Ribeiro da Silva — 2008

    Produção textual na escola: a argumentação em foco

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Sandra Dias da Silva Rennó — 2008

    Produção de inferências e avaliação da compreensão leitora

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Gilse Cabrera Rissi — 2009

    Hipertexto e estratégias de leitura

    Língua Portuguesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Maria Rodrigues de Oliveira — 2009

    Discurso parlamentar: estratégias de retextualização

    Língua Portuguesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Danielle Maximo Plens Pinelli — 2009

    Referenciação em fórum digital: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa

    Língua Portuguesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Valdeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa — 2009

    Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Elizabeth Rizzi — 2010

    Marcas linguisticas de enunciação em panfletos publicitários

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Silvia Scola Costa — 2012

    Sequencias descritivas e produção de sentido: uma análise de blogs de adolescentes

    Língua Portuguesa,

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Helena Correa da Silva — 2012

    Estratégias de referenciação em textos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

    Língua Portuguesa,

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Claudia Marques Matheus — 2014

    Escrita e coerência no Facebook: análise de uma experiência em sala de aula

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Luciana da Conceição Lindoso Teixeira — 2019

    Referenciação, leitura e sentidos: no exame de língua portuguesa para estrangeiros: tiras em questão

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Anderson Jorge Pinheiro do Nascimento — 2020

    Referenciação e argumentação: uma análise de esquetes sobre o racismo, do Porta dos Fundos

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Renata Andrea da Silva — 2021

    Intertextualidade no vestibular: uma análise de redações

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Gabrielle Costa Pereira — 2020

    Hipertexto nas práticas de ensino de Língua Portuguesa: uma análise de planos de aula do Portal do MEC

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Gabriela Gonçalves Carvalho — 2020

    Videoaulas no Youtube sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Elias da Silva Spósito — 2014

    Repetição e correção no facebook: uma análise

    Língua Portuguesa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atividades de gestão

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa - Cogeae — 2009 - 2014

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Vice-Coordenação do Curso de Letras/Português — 2001 - 2005

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Projetos de pesquisa

A escrita digital: hipertexto, leitura e sentido — 2005 - 2008

Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, Tomando por base os fundamentos da Linguística Textual, especialmente resultantes de estudos sobre texto como conjunção de fatores lingüísticos, cognitivos e sócio-interacionais, e os estudos realizados sobre a escrita /leitura no contexto digital, objetiva-se com a pesquisa conhecer e compreender as configurações textuais existentes na Internet em termos de sua organização, caracterização e funcionalidade, bem como refletir sobre as novas exigências que a produção textual no contexto digital apresenta para escritores e leitores, alunos e professores. A esse projeto, encontra-se atrelada a pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC_CNPq: "Diários on line: escrita hipertextual, leitura e sentido" , realizada pela aluna Rafaela Bacarat (Letras) que ganhou prêmio de menção honrosa.

Escrita, referenciação e ensino de Língua Portuguesa — 2007 - 2012

Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP. O estudo tem como foco a referenciação na produção escrita, tendo-se por base as investigações atualmente realizadas no campo da Linguística Textual sobre a referenciação como atividade discursiva por meio da qual ocorre a (re)construção de objetos no e pelo discurso. Considerando a importância dessa atividade para a progressão e coerência do texto e, por conseguinte, para o ensino da leitura e da escrita, será analisado o fenômeno da referenciação em textos literários, jornalísticos, das redes sociais, bem como em textos de alunos da educação básica e superior. Objetiva-se analisar referenciação e estratégias de referenciação, referenciação e recategorização, referenciação e tópico discursivo, referenciação e coerência. Considerando que os objetos do discurso assumem configurações e funções múltiplas nesse processo, faz-se necessário dedicar a esse fenômeno a devida atenção e tratamento adequado em sala de aula, tendo-se em vista contribuir para o ensino de língua portuguesa.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias

Texto e Processamento Cognitivo: Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa — 2008 - 2010

Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos" da PUCSP, com cadastro no CNPq. A investigação tem como foco o estudo do texto (impresso ou digital) do ponto de vista quer da leitura, quer da escrita, com destaque a sistemas de conhecimento, modelos cognitivos constituídos sócio-culturalmente nas práticas interacionais, e estratégias lingüísticas, textuais, cognitivas, pragmáticas, discursivas e interacionais, aspectos constitutivos das atividades de produção e compreensão. Objetiva-se contribuir teórico-metodologicamente para o ensino de Língua Portuguesa com foco na escrita e leitura em visão sociocognitivo-interacional.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias, Cristiano Pereira Miranda dos Santos, Heloísa Felício, Jane Gasperini Apergis, Sarah Jane P. Santos, Rivaldo Capistrano de Souza Junior, Helena Correa da Silva, Edson Luiz da Silveira, Danielle Maximo Plens Pinelli

Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino — 2010 - 2014

Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa (CNPq) "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa?. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, gêneros textuais, suporte e função, intergenericidade, escrita e oralidade, linguagem verbal e linguagem não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e leitura, especialmente nas mídias sociais. Situado predominantemente no campo da Linguística Textual, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias

Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino — 2010 - 2014

Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa? da PUCSP, cadastrado no CNPq em 2010. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, (re)constituição de gêneros textuais, intergenerecidade, imbricamento oralidade/ escrita, imbricamento verbal/não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e de leitura. Situado predominantemente no campo da Linguística do Texto, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias

Hipertextualidade e coerência em práticas interacionais online: perspectivas para o ensino de língua portuguesa — 2017 -

O projeto tem como objetivo central estudar, em textos produzidos em ambiente de rede, aspectos relacionados à produção de sentidos tais como contexto, tema e progressão temática; referenciação; modelos de configuração textual; multimodalidade, suporte e suas implicações no modo de escrita e leitura, e no modo de interação. Partindo-se de estudos do texto e do hipertexto de base sociocognitiva e interacional, pretende-se, ainda, analisar como esses estudos podem ser aplicados ao estudo da coerência hipertextual e sob que condições, considerando a peculiaridade do objeto de investigação, bem como indicar contribuições para o ensino no que diz respeito ao uso da língua e modo de escrita e leitura em contextos propiciados por inovações tecnológicas.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias, Alba Helena Fernandes Caldas, Marly Caroline Moreira Ferreira, Sílvia Scola da Costa, Natalia Carolina Ganem, Daniel Carvalho de Almeida, Rodnilson Luiz Ferreira, Elias S. Spósito, Claudia Marques Matheus

Projeto de Monitoria de Licenciatura em Português — 2017 - 2018

O projeto está vinculado às unidades curriculares: 1) Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e Estágios I e III; 2. Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos II e Estágio II, do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp, Campus Guarulhos. Iniciado em agosto/2017 e encerrado em julho/2018. Coordenadora: Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias Professores envolvidos: Profa. Dra. Juliana Silva Loyolla; Prof. Dr. Julio de Souza Vale Neto; Profa. Dra. Sandra Mara Moraes Lima. Monitores envolvidos: Gabrielle Costa Pereira; Higor Gomes de Carvalho

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias

Pontes: Língua e Literatura, Universidade e Escola — 2020 -

O presente projeto de extensão, aprovado em julho de 2019 e com início previsto em cronograma para o primeiro termo letivo de 2020, pretende estreitar os laços, como sugere o seu título, entre a universidade e a escola. Para esse fim, os professores supervisores de estágio em Língua Portuguesa e suas Literaturas da Universidade Federal de São Paulo, em conjunto com representantes das escolas conveniadas, conceberam um projeto de extensão estruturado em dois eixos principais. O primeiro propõe a realização de eventos periódicos e semestrais, nos quais tomem parte professores supervisores (da universidade) e orientadores (das escolas), alunos estagiários e a comunidade escolar e universitária em sentido amplo. A ideia consiste em estabelecer um fórum no qual esses atores, munidos da experiência cotidiana de ensino, pesquisa e estágio, possam compartilhar experiências capazes de aperfeiçoar a prática e a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e suas literaturas. O segundo eixo, por sua vez, objetiva criar, ao longo do tempo, um banco de dados com elementos variados, como planos de aula, sequências didáticas e análises de materiais didáticos diversos. Desse modo, a intenção é, de um lado, propiciar a manipulação deste conjunto de informações para subsidiar pesquisas e práticas docentes, bem como, de outro, preservar a memória dessa produção ao longo dos anos.

Integrantes: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima

Textos & Contextos — 2018 -

O projeto objetiva investigar o texto em contextos diversificados, considerando suportes, modos de produção e implicações nos planos da escrita e compreensão leitora. Ancorado em i) estudos do texto e do contexto de base sociocognitiva e interacional; i) estudos de gêneros textuais e iii) estudos sobre a multissemioticidade, o projeto, de modo geral, pretende contribuir para a ampliação do quadro teórico-metodológico voltado aos estudos do texto concebido em sua complexidade constitutiva, bem como para se pensar formas de aplicação ao ensino, em especial de língua portuguesa.

Linguagens e argumentação — 2018 -

O projeto, baseado em estudos do texto e do discurso, de modo especial em estudos situados no âmbito da Linguística Textual, define como objetivos estudar a argumentação e analisar estratégias argumentativas em variadas produções textuais, considerando que: i) o texto como objeto multimodal solicita o desenvolvimento de modelos de descrição e análise capazes de dar conta da integração de diferentes linguagens no quadro dos diversos sistemas de conhecimento dos sujeitos em situação de interação; ii) a argumentatividade não apenas se inscreve no uso da língua, mas também no modo como esse uso se configura em práticas comunicativas que requerem a mobilização de diferentes linguagens. Espera-se também que os trabalhos realizados no interior deste projeto contribuam para o ensino da produção textual e da leitura e compreensão de textos.

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Universidade Cruzeiro do Sul

Professora — 1994 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Associado — 1993 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto — 2017 -

Percursos Linguísticos (UFES)

Membro de corpo editorial — 2017 -

Atualização Lattes em 2022-05

Processado em 2022-06-16