Vanda Maria da Silva Elias
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: vanda.elias@unifesp.br
Resumo
Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É vice-coordenadora da Comissão de Linguística Textual da ABRALIN.Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ELIAS, Vanda Maria da Silva;ELIAS, Vanda Maria
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Língua Portuguesa
Do hipertexto ao texto:uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa a distância
Língua Portuguesa
Orientação: Sueli Cristina Marquesi
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Língua Portuguesa
Estilo, escrita e subjetividade: uma contribuição ao ensino da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Orientação: Sueli Cristina Marquesi
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1992 a 1995
Graduação em Letras
Universidade de Pernambuco
1983 a 1986
Produção
2023
2022
2021
-
-
-
gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças (2021)
Artigo publicado
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lúcia Tinoco Cabral; RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS SOARES; Vanda Maria da Silva Elias; GEBARA, ANA ELVIRA LUCIANO; ALBERT, SÍLVIA AUGUSTA DE BARROS
Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 15 , p. 105 - Extrato QUALIS: A3
2020
-
-
Provocações morfológicas à gramática cognitiva (2020)
Artigo publicado
Autores: Janderson Luiz Lemos de Souza
Fonte: DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 303 - Extrato QUALIS: A3
-
-
2019
-
Plano de texto e contexto: conceitos em interface para o tratamento da escrita e da leitura em mídia digital (2019)
Artigo publicado
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Micheline Mattedi Tomazi; Maria das Graças Soares Rodrigues
Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 13 , p. 12 - Extrato QUALIS: A3
-
Organização tópica na interação em rede: aspectos textuais, contextuais e de coerência (2019)
Artigo publicado
Autores: Rivaldo Capistrano de Souza Junior; Vanda Maria da Silva Elias; Maria da Penha Pereira Lins; Gil Roberto Costa Negreiros; Geralda de Oliveira Santos Lima
Fonte: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 13 , p. 12 - Extrato QUALIS: A3
-
-
2018
2017
-
-
-
-
Apologia da polêmica (2017)
Tradução
Autores: Mônica Magalhães Cavalcante; Vanda Maria da Silva Elias; Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto; Ana Lucia Tinoco Cabral; Valney Veras da Silva; Mariza Angélica Paiva Brito; Antenor Teixeira de Almeida Júnior; Clemilton Pinheiro; Evandro de Melo Catelão; Valdinar Custódio Filho
Fonte:
2016
2015
2014
2012
-
-
-
Texto e hipertexto: questões para a pesquisa e o ensino (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Irandé Antunes; Walkyria Magno e Silva; José Carlos Paes de Almeida Filho; Patrick Dahlet; Luciano Amaral Oliveira; Maria Auxiliadora Bezerra; Vanda Maria da Silva Elias; Edleise Mendes; Myriam Crestian Cunha; Thomas Massao Fairchild; Claudemir Belintane; Clémence Jouët-Pastré
Fonte: Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas , p. 81
2011
2010
-
-
Ensino em meios digitais: uma questão de leitura e escrita (2010)
Capítulo de livro publicado
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Ana Lucia Tinoco Cabral; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Maria Nápoles Villela
Fonte: Linguistica de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil , p. 354
2009
2008
2007
2006
-
-
-
-
Ensino de Língua Portuguesa: perspectivas teórico-metodológicas (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni
Fonte: Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: Da singularidade à multiplicidade dos saberes
2005
2004
-
-
-
Ensino de Língua Portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nilvia Terezinha Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Karlene da Rocha Campos; Carlos Augusto Baptista de Andrade
Fonte: Caderno de resumos , p. 31
-
-
-
-
-
2003
-
-
-
-
Ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP (2003)
Artigo publicado
Autores: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli; Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Vanda Maria da Silva Elias
Fonte: Intercâmbio (PUCSP) , v. XII , p. 15 - Extrato QUALIS: B2
2002
-
Ensino de língua portuguesa: uma experiência no curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP (2002)
Trabalhos em eventos
Autores: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral; Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli
Fonte: 12 InPLA As interlocuções na Lingüística Aplicada , p. 01
-
-
-
2001
2000
1999
1996
1995
1994
1993
Atuações
Universidade Cruzeiro do Sul
-
Professora
1994 a 2002
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor Associado
1993 a 2014
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2017
Percursos Linguísticos (UFES)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
-
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
-
-
Tese de doutorado em andamento
-
Um estudo do gênero textual relato pessoal dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do letramento multissemiótico
Doutorado
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado em andamento
-
: Redação modelo Enem: a constituição do gênero textual e seu efeito retroativo no Ensino Médio
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Além do humor: um estudo sobre argumentação, intertextualidade e multimodalidade na revista PIF-PAF
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Multimodalidade no ensino: arte e intertextualidade na análise do episódio ?Abstrato? de Hora de Aventura
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Tese de doutorado concluídas
-
O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de língua portuguesa
Língua Portuguesa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2014
-
Rivaldo Capistrano de Souza Junior
Referenciação e humor em tiras do Gatão de meia-idade, de Miguel Paiva
Língua Portuguesa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
Dissertação de mestrado concluídas
-
Aline Machado Pellizzola de Oliveira
Infográfico e questões de leitura em material didático de língua portuguesa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
DA NOTÍCIA À FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Cássia Mariane de Lima Pereira
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6o ano
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Rogério Nascimento da Silva de Jesus
Produção de memes sobre a COVID-19: estratégias e coerência.
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Retextualização da bula de medicamento
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Intertextualidade no vestibular: uma análise de redações
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Hipertexto nas práticas de ensino de Língua Portuguesa: uma análise de planos de aula do Portal do MEC
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Anderson Jorge Pinheiro do Nascimento
Referenciação e argumentação: uma análise de esquetes sobre o racismo, do Porta dos Fundos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Videoaulas no Youtube sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Luciana da Conceição Lindoso Teixeira
Referenciação, leitura e sentidos: no exame de língua portuguesa para estrangeiros: tiras em questão
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Escrita e coerência no Facebook: análise de uma experiência em sala de aula
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2014
-
Repetição e correção no facebook: uma análise
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2014
-
Estratégias de referenciação em textos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
Sequencias descritivas e produção de sentido: uma análise de blogs de adolescentes
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2012
-
Anáforas indiretas em produções escritas de alunos
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Marcas linguisticas de enunciação em panfletos publicitários
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Referenciação na produção de manual didático: uma contribuição para a p'rática da leitura
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
Discurso parlamentar: estratégias de retextualização
Língua Portuguesa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Valdeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa
Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Hipertexto e estratégias de leitura
Língua Portuguesa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Referenciação em fórum digital: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa
Língua Portuguesa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Referenciação em narrativas produzidas por alunos do ensino fundamental
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Compreensão leitora em concurso público
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Cristiano Pereira Miranda dos Santos
Expressões nominais referenciais em editoriais: foco na paragrafação
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Tatiana Rodrigues Freire Barreto
O gênero textual tira em vestibular: uma análise de questões de leitura e compreensão
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Produção de inferências e avaliação da compreensão leitora
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Produção textual na escola: a argumentação em foco
Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
Gestão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Vice-Coordenação do Curso de Letras/Português
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
-
Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa - Cogeae
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino
Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa (CNPq) "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa?. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, gêneros textuais, suporte e função, intergenericidade, escrita e oralidade, linguagem verbal e linguagem não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e leitura, especialmente nas mídias sociais. Situado predominantemente no campo da Linguística Textual, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.
2010 a 2014
-
Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino
Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa? da PUCSP, cadastrado no CNPq em 2010. A investigação tem como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, (re)constituição de gêneros textuais, intergenerecidade, imbricamento oralidade/ escrita, imbricamento verbal/não verbal, princípios de textualização, estratégias de escrita e de leitura. Situado predominantemente no campo da Linguística do Texto, o projeto objetiva contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias
2010 a 2014
-
Texto e Processamento Cognitivo: Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa
Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, alocado no grupo de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos" da PUCSP, com cadastro no CNPq. A investigação tem como foco o estudo do texto (impresso ou digital) do ponto de vista quer da leitura, quer da escrita, com destaque a sistemas de conhecimento, modelos cognitivos constituídos sócio-culturalmente nas práticas interacionais, e estratégias lingüísticas, textuais, cognitivas, pragmáticas, discursivas e interacionais, aspectos constitutivos das atividades de produção e compreensão. Objetiva-se contribuir teórico-metodologicamente para o ensino de Língua Portuguesa com foco na escrita e leitura em visão sociocognitivo-interacional.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Alba Helena Fernandes Caldas, Marly Caroline Moreira Ferreira, Sílvia Scola da Costa, Natalia Carolina Ganem, Daniel Carvalho de Almeida, Rodnilson Luiz Ferreira, Elias S. Spósito, Claudia Marques Matheus
2008 a 2010
-
Escrita, referenciação e ensino de Língua Portuguesa
Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP. O estudo tem como foco a referenciação na produção escrita, tendo-se por base as investigações atualmente realizadas no campo da Linguística Textual sobre a referenciação como atividade discursiva por meio da qual ocorre a (re)construção de objetos no e pelo discurso. Considerando a importância dessa atividade para a progressão e coerência do texto e, por conseguinte, para o ensino da leitura e da escrita, será analisado o fenômeno da referenciação em textos literários, jornalísticos, das redes sociais, bem como em textos de alunos da educação básica e superior. Objetiva-se analisar referenciação e estratégias de referenciação, referenciação e recategorização, referenciação e tópico discursivo, referenciação e coerência. Considerando que os objetos do discurso assumem configurações e funções múltiplas nesse processo, faz-se necessário dedicar a esse fenômeno a devida atenção e tratamento adequado em sala de aula, tendo-se em vista contribuir para o ensino de língua portuguesa.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias
2007 a 2012
-
A escrita digital: hipertexto, leitura e sentido
Projeto integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, Tomando por base os fundamentos da Linguística Textual, especialmente resultantes de estudos sobre texto como conjunção de fatores lingüísticos, cognitivos e sócio-interacionais, e os estudos realizados sobre a escrita /leitura no contexto digital, objetiva-se com a pesquisa conhecer e compreender as configurações textuais existentes na Internet em termos de sua organização, caracterização e funcionalidade, bem como refletir sobre as novas exigências que a produção textual no contexto digital apresenta para escritores e leitores, alunos e professores. A esse projeto, encontra-se atrelada a pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC_CNPq: "Diários on line: escrita hipertextual, leitura e sentido" , realizada pela aluna Rafaela Bacarat (Letras) que ganhou prêmio de menção honrosa.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Cristiano Pereira Miranda dos Santos, Heloísa Felício, Jane Gasperini Apergis, Sarah Jane P. Santos, Rivaldo Capistrano de Souza Junior, Helena Correa da Silva, Edson Luiz da Silveira, Danielle Maximo Plens Pinelli
2005 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
PROJETO DE MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS
O Projeto de Monitoria de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas está relacionado às unidades curriculares Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e II, oferecidas concomitantemente à realização dos respectivos estágios supervisionados obrigatórios, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, Campus Guarulhos. Considerando que essas unidades curriculares fazem parte do núcleo de disciplinas consideradas de Formação Específica, segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/Português ? Licenciatura, este projeto de monitoria tem como objetivos: possibilitar ao monitor / à monitora experiência relacionada ao exercício da docência por meio de estratégias de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem; estimular o envolvimento do monitor / da monitora em atividades relacionadas à formação docente inicial, por meio da interação com colegas e professores; propiciar ao monitor / à monitora o desenvolvimento de atividades que promovam a discussão e a reflexão sobre os conteúdos estudados e as práticas em sala; proporcionar ao monitor/ à monitora oportunidades de reflexão acerca dos vínculos entre teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, por meio da permanente inter-relação, própria do exercício desta monitoria, entre a Universidade e a Escola Básica.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima, Emily Ramos da Cunha, Helena Miyazaki Fonseca, Luís Henrique Ferreira da Silva, Sabrina Lins Oliveira.
Desde 2022
-
Projeto de Monitoria de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas
O projeto está vinculado às unidades curriculares: 1) Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e Estágios I e III; 2. Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos II e Estágio II, do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp, Campus Guarulhos. São objetivos do projeto: #61607;Possibilitar a monitores experiência relacionada ao exercício da docência por meio de estratégias de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.#61607;Estimular o envolvimento de monitores em atividades relacionadas à formação docente inicial, por meio da interação com colegas e docentes do curso;#61607;Propiciar a monitores o desenvolvimento de atividades que promovam a discussão e a reflexão sobre os conteúdos estudados e as práticas em sala. #61607;Proporcionar a monitores maiores oportunidades de reflexão acerca dos vínculos entre teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, por meio da permanente inter-relação, própria do exercício desta monitoria, entre a Universidade e a Escola Básica.Monitores envolvidos: Helena Miyazaki Fonseca; Sabrina Lins Oliveira; Emily Ramos da Cunha; Luís Henrique Ferreira da Silva
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima
2022 a 2023
-
Pontes: Língua e Literatura, Universidade e Escola
O presente projeto de extensão, aprovado em julho de 2019 e com início previsto em cronograma para o primeiro termo letivo de 2020, pretende estreitar os laços, como sugere o seu título, entre a universidade e a escola. Para esse fim, os professores supervisores de estágio em Língua Portuguesa e suas Literaturas da Universidade Federal de São Paulo, em conjunto com representantes das escolas conveniadas, conceberam um projeto de extensão estruturado em dois eixos principais. O primeiro propõe a realização de eventos periódicos e semestrais, nos quais tomem parte professores supervisores (da universidade) e orientadores (das escolas), alunos estagiários e a comunidade escolar e universitária em sentido amplo. A ideia consiste em estabelecer um fórum no qual esses atores, munidos da experiência cotidiana de ensino, pesquisa e estágio, possam compartilhar experiências capazes de aperfeiçoar a prática e a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e suas literaturas. O segundo eixo, por sua vez, objetiva criar, ao longo do tempo, um banco de dados com elementos variados, como planos de aula, sequências didáticas e análises de materiais didáticos diversos. Desse modo, a intenção é, de um lado, propiciar a manipulação deste conjunto de informações para subsidiar pesquisas e práticas docentes, bem como, de outro, preservar a memória dessa produção ao longo dos anos.
Desde 2020
-
Projeto de Monitoria de Licenciatura em Português
O projeto está vinculado às unidades curriculares: 1) Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos I e Estágios I e III; 2. Língua, Literatura e Ensino: Fundamentos II e Estágio II, do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp, Campus Guarulhos. Iniciado em agosto/2017 e encerrado em julho/2018. Coordenadora: Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias Professores envolvidos: Profa. Dra. Juliana Silva Loyolla; Prof. Dr. Julio de Souza Vale Neto; Profa. Dra. Sandra Mara Moraes Lima. Monitores envolvidos: Gabrielle Costa Pereira; Higor Gomes de Carvalho
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima
2017 a 2018
-
Textos & Contextos
O projeto objetiva investigar o texto em contextos diversificados, considerando suportes, modos de produção e implicações nos planos da escrita e compreensão leitora. Ancorado em i) estudos do texto e do contexto de base sociocognitiva e interacional; i) estudos de gêneros textuais e iii) estudos sobre a multissemioticidade, o projeto, de modo geral, pretende contribuir para a ampliação do quadro teórico-metodológico voltado aos estudos do texto concebido em sua complexidade constitutiva, bem como para se pensar formas de aplicação ao ensino, em especial de língua portuguesa.
Autores: Vanda Maria da Silva Elias, Juliana Silva Loyolla, julio de Souza Vale Neto, Sandra Mara Moraes Lima, Vanda Maria da Silva Elias, Ayllla Karolline Nunes Vieira, ALINE MACHADO PELLIZZOLA DE OLIVEIRA, CÁSSIA MARIANE DE LIMA PEREIRA, Rogerio Nascimento da Silva de Jesus, Renata Andrea da Silva, lLuciana da Conceição Lindoso Teixeira, Anderson Jorge Pinheiro do Nascimento, Ana Caroline Gonçalves Hisnauer, Emily Ramos da Cunha, Júlia Mergen Ortiz
Desde 2018
-
Linguagens e argumentação
O projeto, baseado em estudos do texto e do discurso, de modo especial em estudos situados no âmbito da Linguística Textual, define como objetivos estudar a argumentação e analisar estratégias argumentativas em variadas produções textuais, considerando que: i) o texto como objeto multimodal solicita o desenvolvimento de modelos de descrição e análise capazes de dar conta da integração de diferentes linguagens no quadro dos diversos sistemas de conhecimento dos sujeitos em situação de interação; ii) a argumentatividade não apenas se inscreve no uso da língua, mas também no modo como esse uso se configura em práticas comunicativas que requerem a mobilização de diferentes linguagens. Espera-se também que os trabalhos realizados no interior deste projeto contribuam para o ensino da produção textual e da leitura e compreensão de textos.
Desde 2018
-
Hipertextualidade e coerência em práticas interacionais online: perspectivas para o ensino de língua portuguesa
O projeto tem como objetivo central estudar, em textos produzidos em ambiente de rede, aspectos relacionados à produção de sentidos tais como contexto, tema e progressão temática; referenciação; modelos de configuração textual; multimodalidade, suporte e suas implicações no modo de escrita e leitura, e no modo de interação. Partindo-se de estudos do texto e do hipertexto de base sociocognitiva e interacional, pretende-se, ainda, analisar como esses estudos podem ser aplicados ao estudo da coerência hipertextual e sob que condições, considerando a peculiaridade do objeto de investigação, bem como indicar contribuições para o ensino no que diz respeito ao uso da língua e modo de escrita e leitura em contextos propiciados por inovações tecnológicas.
Desde 2017
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22