Alexandre Filordi de Carvalho
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: filordi.carvalho@unifesp.br
Resumo
Alexandre Filordi de Carvalho é Pós-doutor em Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2017-2018) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013) na área de Filosofia da Educação; doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Psicologia da Educação; mestre em Educação também pela UNICAMP. É membro da Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo - ABPPAG. Bolsista Produtividade CNPq; Coordenou GT-17 de Filosofia da Educação na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd/ 2019/2021; 2022/2023) e ocupou a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE 2018/2022). Entre 2008 e 2020 atuou no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuou na Comissão Assessora Especial das Licenciaturas (CALIC/2023-24) e na Assessoria de Pesquisa e Inovação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES (2024), ambos no INEP. Coorientou pesquisa em nível de doutorado na Universidade de Lisboa (Departamento de Estudos de Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão). Foi Editor adjunto da Revista Pro-Posições (UNICAMP/2016-2022) e membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/INEP - 2018/2021). Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP, na linha de Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil-UFLA). Investiga diferenças nos processos de singularização e de subjetivação na sociedade contemporânea, a partir de referenciais da filosofia contemporânea, da psicanálise e da esquizoanálise, com especial ênfase em Foucault, Deleuze, Guattari, Berardi e Lazzarato. Atualmente preside a Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación - ALFE (2023/2025), coordena o Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (GRIITTE/CNPq), Integra a Red Iberoamericana Foucault (RIF), a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), a Red de Filosofía, Experiencia y contextos plurales (REFECP). Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) exerce a Chefia de Gabinete da Reitoria e atua como Professor Associado IV no Departamento de Educação.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CARVALHO, Alexandre Filordi de;CARVALHO, ALEXANDRE FILORDI DE;FILORDI, Alexandre;CARVALHO, ALEXANDRE FILORDI
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Galego
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Italiano
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
Da sujeição às experiências de si na função educador: aproximações foucaultianas
Orientação: Regina Maria de Souza
Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Filosofia
História e Subjetividade no pensamento de Michel Foucault
Orientação: Scarlett Zerbetto Marton
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
Para além dos arcos dourados: a Pedagogia Cultural do McDonald's
Orientação: Clara Germana de Sá Gonçalves Nascimento
Universidade Estadual de Campinas
2000 a 2002
Graduação em Pedagogia
Luz e Sombra: A Mesma Face do Discurso Amoroso
Orientação: Dra Clara Germana Sá Gonçalves Nascimento
Universidade Estadual de Campinas
1995 a 1999
Produção
2024
-
Dissidências e diferenças de sexualidade e de gênero: O que crianças narram de si mesmas? (2024)
Artigo publicado
Autores: Alexsandro Rodrigues; Alexandre Filordi de Carvalho; Ariane Celestino Meireles; Steferson Zanoni Roseiro
Fonte: Revista Brasileira de Estudos da Homocultura , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
2023
-
Experimentar literatura na educação : Uma estratégia nômade de microrrevolução do desejo? (2023)
Artigo publicado
Autores: Danilo da Silva Gonçalves; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 25 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Pensar sexualidades menores com crianças: entre imagens do familiar e do intrafamiliar (2023)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: TEXTURA - ULBRA , v. 25 , p. 8 - Extrato QUALIS: A4
-
DO CURRÍCULO COMO MÁQUINA DE SUBJETIVAÇÃO CONTRARREDUNDANTE (2023)
Artigo publicado
Autores: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 13 , p. 111 - Extrato QUALIS: A4
-
Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo (2023)
Artigo publicado
Autores: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: REVISTA PRAXIS & SABER: MAESTRÍA EN EDUCACIÓN , v. 37 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Neoliberalismo e governamentalidade de crises no pós-fascismo: que pode a educação? (2023)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: REVISTA PRAXIS & SABER: MAESTRÍA EN EDUCACIÓN , v. 14 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Experimentar o Cinema Negro: um intercessor para outras trajetividades éticas? (2023)
Artigo publicado
Autores: Ana Vitória Luiz e Silva Prudente; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo , v. 5 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Anarquizar a clínica em defesa de outras vidas para a educação (2023)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 25 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
Vida (im)possíveis entre o clínico e o pedagógico: 60 anos de o Nascimento da Clínica de Michel Foucault (2023)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Maura Corcini Lopes
Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 27 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
GUATTARI E A TOPOGRAFIA DA MÁQUINA ESCOLAR (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; André Campos de Camargo
Fonte: Filosofia, história e educação: entrelaços , p. 1
-
Da semiótica capitalista à estética esquizopolítica: Guattari e o lugar da invenção de si mesmo na microrrevolução do desejo (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Da semiótica capitalista à estética esquizopolítica: Guattari e o lugar da invenção de si mesmo na microrrevolução do desejo , p. 1
-
-
-
-
Luiz Gama: o contributo civilizatório da negritude como uma contra-perspectiva da missão civilizadora ocidental (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Vitória Luiz e Silva Prudente; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Cinema negro: D?África à diáspora ? o pensamento antirracista de Kabengele Munang , p. 406
-
-
2022
-
Cadê a criança negra que estava aqui?. Da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 14 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
Foucault e as telas-escolas: entre disciplina e ilegalismos (2022)
Artigo publicado
Autores: Steferson Zanoni Roseiro; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Fórum Linguístico , v. 19 , p. 8391 - Extrato QUALIS: A2
-
Neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo: implicações para a corrosão da inclusão escolar (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Jonas Rangel de Almeida
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 35 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Nietzsche contra a domesticação das instituições de ensino (2022)
Artigo publicado
Autores: Marco Antonio Sabatini Ribeiro; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: CADERNOS NIETZSCHE , v. 43 , p. 45 - Extrato QUALIS: A1
-
É preciso defender a amizade: provas de vida nas guerras de subjetividade das políticas de inimizade contemporâneas (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Fonte: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 36 , p. 1763 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
Infância, arte e micropolítica de semiótica a-significante: volúpias de vida para uma educação (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Currículos e artistagens: política, ética e estética para uma educação inventiva , p. 25
-
-
-
Aforismos das aberrações pedagógicas contemporâneas. (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Faburlações de escola. , p. 12
-
-
-
-
-
-
A SOCIEDADE PUNITIVA EM PERSPECTIVA NEOLIBERAL: engendrar ilegalismos, moralizar as subjetividades e normalizar a exclusão social (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2021
-
O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 01 - Extrato QUALIS: A4
-
Pensar outros possíveis entre infâncias e necropolíticas (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Ellen Gonzaga Lima Souza
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
-
PÓS-MODEDERNIDADE E AGENCIAMENTOS TRAJETIVOS: PASSAGENS INSITUÁVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-ÉTICO-POLÍTICA (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Revista Dialectus , v. 1 , p. 42 - Extrato QUALIS: A4
-
Das infâncias estriadas às infâncias lisas: experimentar trajetos de arte na educação (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS , v. 14 , p. 7 - Extrato QUALIS: A3
-
Paulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporânea (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Walter Kohan; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 32 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
A morte mais terrível que a morte fascista: sobre pacificar máquinas de guerra no epidemiocapitalismo (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 44 , p. 285 - Extrato QUALIS: A1
-
Paulo Freire e a Educação: cem anos de dialogação, problematização e transformação (2021)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 32 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2020
-
As confissões da carne: o último volume da História da sexualidade de Michel Foucault (2020)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 31 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade (2020)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 33 , p. 591 - Extrato QUALIS: A2
-
Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva (2020)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Fonte: MNEMOSINE (RIO DE JANEIRO) , v. 16 , p. 146 - Extrato QUALIS: B1
-
FOUCAULT E O NEOLIBERALISMO DE SUBJETIVIDADES PRECÁRIAS: INCIDÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA (2020)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 6 , p. 934 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2019
-
Lutas democráticas contra o Urstaat (2019)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 21 , p. 549 - Extrato QUALIS: A1
-
Lendo proposições: um olhar para o arquivo da produção nos campos Filosofia e Filosofia da Educação nos 30 anos da revista Pro-Posições (2019)
Artigo publicado
Autores: GALLO, SÍLVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA; Alexandre Filordi de Carvalho; SANTANA, MARCOS RIBEIRO DE
Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 30 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2018
-
Da semiótica capitalista à estética esquizopolítica: Guattari e o lugar da invenção de si mesmo na microrrevolução do desejo (2018)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
Confier et dire la vérité : pour réussir une communauté politique de production du lien éthique dans la relation pédagogiqueTo trust and to tell the truth: for a political community of production of the ethical bond in the pedagogical relation (2018)
Artigo publicado
Autores: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Recherches en Éducation , p. 1 - Extrato QUALIS: B2
-
Heterotopias e trajetividades: lugares para as diferenças nas subjetividades nômades (2018)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 36 , p. 119 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
2017
-
Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas? (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Cesar Donizetti Pereira Leite
Fonte: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 31 , p. 385 - Extrato QUALIS: A2
-
Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência? (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 31 , p. 1419 - Extrato QUALIS: A2
-
Editorial Dossiê É preciso defender a escola (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; AQUINO, JULIO GROPPA
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 582 - Extrato QUALIS: A1
-
After in defence of the school: an interview with jan masschelein and maarten simons (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; AQUINO, JULIO GROPPA
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 705 - Extrato QUALIS: A1
-
Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; GALLO, SÍLVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 622 - Extrato QUALIS: A1
-
O poeta e a poesia (2017)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Revista ExperimentArt , v. ' , p. ' - Extrato QUALIS: B3
-
-
-
-
-
-
-
2016
-
-
Unos alumnos de instituto forman un -grupo sujeto-- y reinventan una confianza política. Los casos de las escuelas del Estado de São Paulo en Brasil (2016)
Artigo publicado
Autores: GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: REVUE INTERNATIONALE D'ÉDUCATION SÈVRES , p. 137 - Extrato QUALIS: A4
-
ANUNCIAÇÃO E INSURREIÇÃO DA DIFERENÇA SURDA: CONTRA-AÇÕES NA BIOPOLÍTICA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (2016)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Vanessa Regina de Oliveira Martins
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 12 , p. 391 - Extrato QUALIS: A4
-
Foucault and incendiary childhoods: experiences of other truths and other heterotopias (2016)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 12 , p. 65 - Extrato QUALIS: A4
-
BIOPOLÍTICA, FORMAS DE CONTROLE SOBRE A VIDA A DEFICIÊNCIA: OLHARES OUTROS SOBRE A INCLUSÃO E A RESISTÊNCIA NA ESCOLA (2016)
Artigo publicado
Autores: PAGNI, PEDRO; SILVA, DIVINO JOSÉ DA; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 12 , p. 205 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência (2016)
Artigo publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Alexandre Filordi de Carvalho; Luiz Carlos Novaes
Fonte: CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 36 , p. 109 - Extrato QUALIS: A1
2015
-
-
-
O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais (2015)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 40 , p. 88 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Guattari e a topografia da máquina escolar (2015)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; André Campos de Camargo
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 17 , p. 107 - Extrato QUALIS: A1
-
Apresentação (2015)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 26 , p. 23 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
2014
-
-
Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo (2014)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Pro-Posições (Unicamp) , v. 25 , p. 103 - Extrato QUALIS: A1
-
Posição-mestre e função-educador: relações ativas no ato de interpretação da língua brasileira de sinais em contexto de ensino (2014)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Vanessa Regina de Oliveira Martins
Fonte: POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
Retesamentos discursivos: um olhar foucaultiano do estilo antidogmático de Nietzsche (2014)
Artigo publicado
Autores: Carlos Eduardo Ribeiro; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: ESTUDOS NIETZSCHE , v. 5 , p. 35 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Lugares, formas e ações do dizer-verdadeiro no cuidado de si: o que isso tem a ver com o campo da formação humana contemporânea? (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Sobre filosofia e educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa , p. 223
-
2013
-
-
-
-
-
Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão (2013)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 38 , p. 587 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
2012
-
-
Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação (2012)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 14 , p. 121 - Extrato QUALIS: A1
-
Foucault: atualizador da genealogia nietzschiana. (2012)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Cadernos Nietzsche , v. N.30 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2011
2010
-
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? (2010)
Artigo publicado
Autores: Regina Maria de Souza; Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Pro-Posições (Unicamp) , v. 21 , p. 97 - Extrato QUALIS: A1
-
Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação (2010)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 12 , p. 280 - Extrato QUALIS: A1
-
Filosofia e psicanálise: um exercício de pinçar(com)análise a partir de Nietzsche e Freud Philosophy and psychoanalisys: an exercise to pinch(with)analysis from Nietzsche and Freud (2010)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 11 , p. 60 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
2009
-
Foucault e o espetáculo do s acerca de uma possível história da subjetividademundo: nota (2009)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 23 , p. 189 - Extrato QUALIS: A2
-
Criação e experimentação de subjetividades ativas no campo da função-educador (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Congresso Internacional sobre Educación en el Uruguay - CISEU 2009 - De qué hablamos cuando hablamos de educación? Múltiples miradas sobre la Educación y su campo de estudio. , p. 1
-
Criação e experimentação de subjetividades ativas no campo da função-educador: aproximações foucaultianas (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: Congresso Internacional sobre Educación en el Uruguay - CISEU 2009 - De que hablamos cuando hablamos de educación? Múltiples miradas sobre la Educación y su campo de estudio. , p. 1
-
-
-
-
2008
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Auxiliar Didático
1999 a 1999
-
Programa de Extensão Docente
Colaborador PED
2001 a 2001
-
Pós-doutorando
Pós-doutorando
2012 a 2013
-
Editor Ajunto Pro-Posições
Editor Ajunto Pro-Posições
2017 a 2022
Cadernos Nietzsche
-
Membro de corpo editorial
2004 a 2007
Faculdade Cenecista de Capivari
-
Horista
Docente no Teia do Saber 2005
2005 a 2005
-
Docente na Graduação
2006 a 2008
-
Docente em Pós-Graduação
2006 a 2008
Centro Educacional Parque Ecológico
-
Horista
2007 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto I
2008 a 2008
-
Professor Adjunto I
2008 a 2008
-
Professor Adjundo I
2009 a 2009
-
Professor Adjunto I
2009 a 2009
-
Professor Adjunto I
2009 a 2009
-
Professor Adjunto I
2009 a 2009
-
Professor Adjunto 1
2010 a 2010
-
Professor Adjunto 2
2010 a 2010
-
Professor Adjunto 2
2010 a 2010
-
Professor Adjunto 2
2011 a 2011
-
Professor Adjunto 2
2011 a 2011
-
Professor Adjunto 2
2011 a 2011
-
Professor Adjunto 2
2011 a 2011
-
Professor Adjunto 3
2012 a 2012
-
Professor Adjunto 3
2013 a 2014
-
Professor Adjunto 3
2013 a 2013
-
Professor Adjunto 3
2013 a 2014
-
Professor Adjunto 3
2014 a 2014
-
Professor Adjunto 3
2014 a 2014
-
Conselhos, Comissões e Consultoria
2014 a 2015
-
Presidente de Comissão de Sindicância
2014 a 2014
-
Comissão de Processo Seletivo do PPGE/EFLCH
2013 a 2013
-
Comitê de Pós-Graduação de Ciências Humanas
2014 a 2020
-
Vice-chefe do Departamento de Educação EFLCH
2014 a 2015
-
Vice-Coordenador de Programa de Pós-Graduação
2015 a 2017
-
Professor Adjunto 4
2015 a 2015
-
Professor Adjunto 4
2015 a 2015
-
Presidente de Comissão de Sindicância
2016 a 2016
-
Professor Adjunto 4
2016 a 2016
-
Professor Adjunto 4
2016 a 2016
-
Professor Adjunto 4
2016 a 2016
-
Professor Associado I
2017 a 2017
-
Professor Associado I
2017 a 2017
-
Professor Associado I
2017 a 2017
-
Colegiado de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
2018 a 2020
-
Professor Associado 1
2018 a 2018
-
Professor Associado 1
2018 a 2018
-
Professor Associado 1
2018 a 2018
-
Membro do Departamento de Educação
2010 a 2020
-
Professor Associado 2
2019 a 2019
-
Professor Associado 2
2019 a 2019
-
Professor Associado 2
2019 a 2019
-
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia
2008 a 2020
-
Professor Associado 2
2020 a 2020
-
Professor Associado 2
2020 a 2020
-
Professor Associado 2
2020 a 2020
-
Professor Associado 2
2020 a 2020
-
Professor Permanente do PPFE/UNIFESP
Desde 2020
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Colaborador
Desde 2011
-
Membro de comitê assessor
Desde 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
-
Colaborador
2011 a 2011
-
MEMBRO DO COMITÊ CIENTÍTICO DA RBEP
2018 a 2021
-
Comissão Assessora Especial Licenciaturas
Assessor das Licenciaturas
2023 a 2024
-
Assessoria de Pesquisa e Inovação na DAES
2024 a 2024
Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - REDISO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Ixtli - Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Proex - Pro-reitoria de extensão da Universdiade Federal de São Paulo
-
Membro de comitê assessor
Desde 2010
Fermentario
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
ETD. Educação Temática Digital
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Educação e Filosofia (UFU. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Educacao e Realidade
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Fermentario
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista Educação (PUCRS. Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Comunicações (UNIMEP)
-
Revisor de periódico
2014 a 2015
Revista Dissertatio de Filosofia
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Filogênese (Marília)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Pensata ¿ Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socia
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Universidad Complutense de Madrid
-
Professor visitante
2015 a 2015
Cahiers de la Recherche sur L'Éducation et les Savoirs
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Educação em Revista (UFMG. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Educação em Revista (UFMG. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista Eletrônica Científica da UERGS
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Revista Pedagogia em Foco
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Textura (Canoas)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Educação e sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Fundação de Ampora à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2013
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação
-
Parecerista ad hoc
2014 a 2017
-
COORDENADOR DO GT 17 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Desde 2019
-
Membro Comissão de Trabalhos Completos
Comissão de Trabalhos Completo
Desde 2021
Revista Brasileira de Educação (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
-
Revisor de periódico
Desde 2017
REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Cuestiones de Filosofia
-
Revisor de periódico
Desde 2017
CHILDHOOD & PHILOSPHY
-
Revisor de periódico
Desde 2017
REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Fundação Universidade Regional de Blumenau
-
Colaborador
Parecerista de projetos FURB
Desde 2018
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2018
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
-
Servidor Público Comissão Científica
Comissão Científica
2019 a 2021
ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB)
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação
-
Vice-Presidente
Vice-Presidente
2019 a 2023
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Colaborador
Comissão de Avaliação QUALIS
2019 a 2019
Revista Atos de Pesquisa em Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Cadernos de Ética e Filosofia Política
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Revista Cuestiones de Filosofía
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Revistas Artes de Educar
-
Revisor de periódico
Desde 2020
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia.
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista Práxis Educativa
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista Teias
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista Eletrônica de Educação REVEDUC
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Membro de comitê assessor
Desde 2016
-
Bolsa Produtividade - PQ 2 Proc. 310429/2020
Bolsista
Desde 2021
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2010
Universidade Federal de Lavras
-
Professor Associado 3 - GDE 208
2020 a 2021
-
Professor Associado 3 - GDE 161
2020 a 2021
-
Professor Associado 3 - GDE 157
2020 a 2021
-
Membro Colegiado de Pesq. Des. Tecn./FAELCH
2020 a 2021
-
Professor Associado 3 - GDE165
2020 a 2021
-
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - COEP
Desde 2021
-
Membro da Congregação da FAELCH/UFLA
Desde 2021
-
Coord. Colegiado de Pesq. e Des. Tecn. FAELCH
2021 a 2023
-
Professor Associado 3 - GDE 157
Desde 2021
-
Professor Associado 3 - GDE165
Desde 2021
-
Professor Associado 3 - GDE 161
Desde 2021
-
Membro Colegiado do DED
Desde 2020
-
Professor Permanente do PPGFil/UFLA
Desde 2022
-
Membro do Conselho Departamental DED/UFLA
Desde 2022
-
Professor Associado 3 Disciplina GDE-165
2022 a 2022
-
Professor Associado 3 Disciplina GDE 161
2022 a 2022
-
Professor Associado 3 Disciplina GDE-157
2022 a 2022
-
Membro do Conselho de Pesquisa PRP/UFLA
2022 a 2023
-
Membro do Colegiado do PPGFil/UFLA
2022 a 2024
-
Professor Associado 3
Comitê Proc. Seletivo PPGFiL
2022 a 2022
-
Professor Associado IV
2022 a 2023
-
Professor Associado 4
2022 a 2023
-
Professor Associado 4
2022 a 2023
-
Professor Associado 4
Desde 2023
-
Vice-Chefe do Departamento de Educação
2022 a 2024
-
Reitoria/Chefe de Gabinete
Desde 2024
Revista Educação e Sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Revista ExperimenArt
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO
-
Revisor de periódico
Desde 2021
INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
-
Revisor de periódico
Desde 2021
DEBATES EM EDUCAÇÃO
-
Revisor de periódico
Desde 2021
REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
-
Membro de comitê assessor
Desde 2021
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
-
Membro de comitê assessor
2019 a 2021
-
Membro de comitê assessor
Desde 2023
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2015
REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Saúde em Debate
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Revista Devir
-
Revisor de periódico
Desde 2022
PEDAGOGIA Y SABERES
-
Revisor de periódico
Desde 2022
ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência
-
Revisor de periódico
Desde 2022
KRITERION (UFMG. IMPRESSO)
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación
-
Presidente
Desde 2023
Educação Unisinos
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Há uma educação humanista na América Latina?
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Práticas corporais para o cuidado de si como produtoras de afetos e outras cartografias do desejo na educação
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Vitalizando diferenças: legitimar para incluir
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Conduta não faz curva: a educação informal e o valor do proceder na vida de jovens egressos dos sistemas socioeducativo e prisional
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
ROMPENDO O SILÊNCIO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA BRANQUITUDE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Ronário Juliana de Paula Andrade
A CRISE NA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
FILOSOFIA
Universidade Federal de Lavras
Desde 2024
-
A RAZÃO CIENTÍFICA MODERNA E ANTROPO - ECOLOGIA: CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE DE UM CONTRATO COM A NATUREZA EM MICHEL SERRES
FILOSOFIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Universidade Federal de Lavras
Desde 2024
-
Educação e gênero em Moçambique: Políticas públicas para promoção da inclusão de mulheres, adolescentes e a jovens no setor educacional.
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
POÉTICAS DEVIR-CANTO E LEITURAS EM VERTIGEM: LITERATURA MENOR FORJADA ENTRE HISTÓRIAS DA BRANQUITUDE E MITOPOÉTICAS NEGRAS
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
OS ARRANJOS INSTITUCIONAIS E A TRAJETÓRIA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL (1988/2010)
Estudos de Desenvolvimento do Inst. Sup. de Economia e Gestão
Universidade de Lisboa
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
A patrulha da pedagogia hegemônica e o apagamento das identidades abjetas na BNCC
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Mostra Internacional do Cinema Negro: a educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormatividade
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Relações de poder e feminização da pobreza na sociedade punitiva: o encarceramento feminino
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
NICLAUDIA MARIA DE BARROS VIEIRA
O devir-surdocego na inclusão escolar: são possíveis linhas de fuga nas políticas da Educação especial?
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Círculos de leitura e a produção de uma microrrevolução do desejo
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Da eliminação dos indesejáveis: conversações entre o racismo de Estado em Michel Foucault e o campo educacional
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
De São Paulo à Olinda: uma emersão da filosofia no Brasil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Educação a Distância (EAD) e Cibercultura: para além da reprodução na educação
Pós-Gradução em Educação
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional
Pós-Gradução em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
RESISTÊNCIA E MICROABANDONOS NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE
Pós-Gradução em Educação
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos
Concluído em 2017
-
Machado na aula: em busca de signos e intercessores para a potencialização de experiências subjetivas no aprender
Pós-Gradução em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos
Concluído em 2016
-
Campos de experimentação na educação contemporânea e suas possibilidades perante as atualizações da pastoral cristã: um estudo foucaultiano
Pós-Graduação em Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Chefe do Departamento de Educação
Campus de Guarulhos
-
Representante dos Professores Adjuntos na Congregação EFLCH/UNIFESP
Campus de Guarulhos
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
-
Pensar educação com Félix Guattari: da máquina escolar à microrrevolução do desejo.
O objetivo geral do projeto é investigar o pensamento de Félix Guattari na vertente de sua atualização e potência analítico-conceitual para a área da Educação. De modo específico, privilegia-se pesquisar como a máquina escolar tem sido montada e desmontada conforme os interesses produtivos da sociedade capitalista contemporânea. No cerne dessa questão encontra-se a produção de subjetivação otimizada por atitudes, comportamentos, ações e modos de se relacionar às expensas da lógica da própria máquina capitalista. A hipótese analítica é a de que as experiências de microrrevolucões de desejo podem instar os seus sujeitos a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Nessa perspectiva, pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamentos com a experiência escolar e a educativa, criar outras derivações que potencializam a produção de subjetivação considerando os processos de singularização e de relações grupais grupos-sujeitos, resistindo, assim, o próprio modo de produção de desejo e de subjetivação da sociedade capitalista. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. Palavras-chave: Félix Guattari; máquina escolar; sociedade capitalista; produção de subjetivação; microrrevolução de desejos.
2020 a 2023
-
Filosofia das diferenças, transversão epistemológica e o devir-outro na educação.
Este projeto centra-se na investigação de um conjunto de problemáticas em torno das diferenças e das constituições de subjetividades no tocante às experiências com o pensamento e com as ações educativas. Por intermédio da filosofia das diferenças, procura-se questionar a tradição epistemológica que estruturou e solidificou um tipo de relação específica do conhecimento e dos saberes com as experiências educacionais, reduzindo as suas perspectivas. O objetivo geral é a produção e difusão de conhecimento para a interlocução da dimensão analítico-conceitual da filosofia com o campo da educação, principalmente no sentido de contribuir com intercessores que sejam potências problematizadoras, criativas e experimentais do/no universo educacional. A hipótese geral que orienta a pesquisa é a de que a produção de conhecimento, eivada do estudo das diferenças e das constituições de subjetividades, pode instigar à transvaloração dos valores, das ações, dos discursos e das perspectivas homodidáticas, homotópicas, repetitivas e normalizadoras presentes no cenário da educação. Assim, busca-se dar lugar às relações e às experiências educativas de (com)posições mais abertas, fluidas, heteroplásticas, múltiplas e singulares, permitindo a emersão de espaços e de acontecimentos que não intencionem estancar o devir-outro na educação. Para tanto, será objeto de estudo a filosofia das diferenças cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se aos pensamentos de Deleuze, Guattari, Foucault e Nietzsche.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Pedro Angelo Pagni, Carlos Eduardo Ribeiro, Rafael Limongelli, Rodrigo Barbosa Lopes, André Campos de Camargo, Marco Antonio Sabatini Ribeiro, João Augusto dos Reis Neto, Beatriz Alves Vasconcelos, Talita Alessandra Tristão
2016 a 2020
-
Filosofia Contemporânea e Educação
Trata-se de articular os temos das diferenças e das singularidade, das subjetividade e dos sujeitos, das relações de poder e de saberes a partir das reflexões filosóficas contemporâneas. A pesquisa consiste na problematização dos campos históricos, discursivos, políticos, institucionais e sociais cujos agenciamentos e dispositivos são responsáveis, direta ou indiretamente, pela constituição do que somos, fazemos e pensamos a partir da e com a Educação.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira, Pedro Angelo Pagni, Cesar Donizetti Pereira Leite
2014 a 2019
-
Transversão epistemológica e o devir-outro na Educação: diferenças e constituições de subjetividades ao redor das experiências com o pensamento e com as ações educativas
O objetivo geral do projeto consiste em investigar como o campo da filosofia das diferenças pode permitir uma transversão epistemológica acerca da concepção e do lugar que o outro, na imanência de sua singularidade, passa a ocupar nas experiências com o pensamento e com as ações educativas. Entende-se por transversão epistemológica o conjunto de possibilidades nocionais e conceituais capazes de abrir novas perspectivas naquelas que a filosofia vem contribuindo para fundamentar a educação enquanto processo de formação humana. Pressupondo nos indivíduos uma qualidade eminentemente singular e múltipla, cada qual será suposto um constituinte outro, um devir-outro em relação ao seu próprio modo de vida que já foi fundamentado. A hipótese que norteia este projeto é dupla. De um lado, é fundamental o entendimento acerca das condições histórico-conceituais que situam os sujeitos implicados nos gestos, nas experiências, nos saberes-poderes e nos discursos educacionais presentes no interior de certa cultura educacional: como chegamos até aqui e a que preço? Quais as condições históricas dos conceitos e dos modos de pensamento que arregimentaram forças estruturalizantes para se fundamentar uma verdade ao redor do que é educar, formar, teoleologizar um indivíduos? De outro lado, por levar em consideração a presença das diferenças nos processos de constituição de subjetividades, além de pretender emergir uma permanente ativação da crítica, torna-se necessário nos confrontarmos com um pensamento que nos desloque das representações e ações pedagógicas circulares, homodidáticas, homogêneas e normativas. O que estamos fazendo de nós mesmos? Para tanto, será objeto de estudo a ?filosofia das diferenças? cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se ao pensamento de DELEUZE, FOUCAULT, GUATTARI, VIRILLIO.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, Talitha de Medeiros Moreira, Flávia Paiva, Alexandre Marques Freitas, Frederico Reis Pacheco, Robson Damasceno
2013 a 2016
-
O devir-outro na Educação: diferenças e constituições de subjetividades ao redor das experiências com o pensamento e com as ações educativas
Este projeto centra-se na investigação de um conjunto de problemáticas em torno das diferenças e constituições de subjetividades ao redor das experiências com o pensamento e com as ações educativas. O objetivo geral é a produção e difusão de conhecimento visando à interlocução da dimensão analítico-conceitual da Filosofia com a Educação, principalmente no sentido de contribuir com intercessores que sejam potências problematizadoras, criativas e experimentais do/no universo educacional. A hipótese geral que orienta a pesquisa é a de que a produção de conhecimento eivada do estudo das diferenças e constituições de subjetividades pode instigar à transvaloração dos valores, das ações, dos discursos e das perspectivas homodidáticas, homotópicas, repetitivas e normalizadoras presentes no cenário da Educação. Assim, busca-se dar lugar às relações e às experiências educativas de (com)posições mais abertas, fluidas, heteroplásticas, múltiplas e singulares, permitindo a emersão de espaços e acontecimentos que não intencionem estancar o devir-outro na Educação. Para tanto, será objeto de estudo a ?filosofia das diferenças? cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se ao pensamento de NIETZSCHE, DELEUZE, FOUCAULT, GUATTARI e ONFRAY. Ao mesmo tempo, este empreendimento volta-se para o contexto das escolas públicas do entorno da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP, campus Guarulhos. O intuito é o de aproximar o conjunto da problemática teórico-conceitual do projeto com os impasses e desafios que perpassam o campo das ações educativas vigentes nas escolas públicas no que diz respeito às diferenças e constituições de subjetividades.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira, Pedro Angelo Pagni, Rodrigo Pelloso Gelamo, Tatlitha de Medeiros Moreira, Alexandre Marques Freitas, Frederico Reis Pacheco, Lilian dos Santos Silva, Valéria Maria da Silva, Gláucia Maria Figueiredo Silva, Carlos Eduardo Ribeiro, Andrea Marta Dias Genez, Vânia Dutra de Azeredo, Robson Damasceno, Rafael Limongelli, Camila Soares de Barros, Rubens Silva, Alex Silva Nogueira
2008 a 2012
-
Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Pública.
O programa "Formação continuada de professores da rede pública", articulado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Cotidiano Escolar (GEPPECE), bem como ao Centro de Estudos Avançados sobre a Educação Pública" (CEASEP), vem procurando sistematicamente garantir suporte para o aperfeiçoamento da formação de docentes que atuam na rede pública no município de Guarulhos. Dessa forma, esse programa oferece um conjunto de atividades como palestras, seminários, encontros, cursos, projetos de extensão, consultoria e assessoria, além das contribuições teóricas produzidas no âmbito do grupo de pesquisa. O programa envolve alunos dos cursos de graduação, pesquisadores da instituição e externos aos seus quadros e profissionais de ensino da educação básica que atuam na rede pública. Atualmente o programa abrange quatro projetos de extensão envolvendo professores admitidos em caráter eventual, professores que dão atendimento especializado a crianças com deficiência mental, professores de Filosofia da rede estadual paulista e, por fim, gestores escolares (diretores e coordenadores) da rede pública.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, Alexandre Filordi de Carvalho, Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Renata Petri
Desde 2009
-
Oficinas de Filosofia: caminhos e ações para a atuação do professor em sala de aula
Justificativa: Considerando o retorno da disciplina Filosofia, em caráter obrigatório, às matrizes curriculares do ensino médio em todo país, é de suma importância oferecer aos professores da rede pública canais que estimulem o adensamento de suas ações teórico-práticas nas instituições em que trabalham. Objetivo: O projeto tem por objetivo central oferecer aos professores da rede pública um tempo-espaço de reflexão e problematização acerca dos caminhos e ações possíveis para (re)pensarem suas atuações em sala de aula. Metodologia: As oficinas de Filosofia se desenvolverão em encontros quinzenais, com duração de três horas cada. Estes encontros serão articulados de modo dialógico com o intuito de levantar, junto aos professores, o conjunto de problemáticas que afetam o trabalho pedagógico com a Filosofia em sala de aula e no contexto escolar. A partir do delineamento deste diagnóstico, os encontros passarão a contemplar o conjunto de situações dos eixos temáticos levando em consideração os conceitos estruturadores da Filosofia aí envolvidos. Em torno disto, proporemos, sem perder de vista o diálogo com os professores, respaldo teórico, procedimentos e métodos, como ações articuladas, para o empreendimento do ensino de Filosofia. Resultados: Atendimento da universidade às demandas de formação continuada dos professores da rede pública. Aprofundamento das questões teórico-conceituais envolvidas no ensino de Filosofia. Elaboração de ações didáticas alternativas para o ensino de Filosofia no ensino de nível médio.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, Luiz Carlos Novaes
Desde 2009
Universidade Federal de Lavras
-
Megafascismo e neoliberalismo: crítica e alternativas à produção de subjetividades na educação contemporânea
O presente projeto, submetido à análise do CNPq, visando financiamento na modalidade bolsa de produtividade em pesquisa, objetiva constituir teoricamente a noção de megafascismo como chave analítica de compreensão da produção de subjetividade contemporânea na interface do neoliberalismo e de suas consequências para educação brasileira. O efeito imediato da relação megafascismo e neoliberalismo implica nos modos de se pensar intervenções na educação contrarárias a tais dimensões. A partir da transmutação do fascismo histórico, a hipótese sustenta que o megafascismo é um sistema aberto, complexo, caótico, sem dominação centralizada, porém, capaz de dissipar múltiplos sentidos e manifestações de acoplamentos autoritários, discriminatórios, intolerantes, anticientíficos, reacionários, com brutalismos identitários e pós-verdades mortíferas, implicando diretamente na constituição micropolítica dos territórios existenciais. Para tanto, investiga-se as implicações da mutação do conceito de fascismo na obra conjunta de Deleuze e Guattari, porém, revista pelos avanços de uma fortuna crítica abrangendo os desdobramentos das profundas mudanças sociais em torno da produção de subjetividade capitalística contemporânea. A metodologia está amparada em análises conceituais teórico-bibliográficas, objetivando uma atividade filosófica de criação conceitual a partir do campo problemático da educação no cenário neoliberal.
Desde 2024
-
Pensar educação com Félix Guattari
A partir da investigação do pensamento de Félix Guattari, a pesquisa visa a elaboração de subsídios teóricos e analítico-conceituais para os Fundamentos da Educação. A hipótese que norteia a pesquisa é dupla. De um lado, a análise da obra de Guattari permite desenvolver o complexo conceito de máquina para se compreender como ele incide na concepção de máquina escolar, por seu turno, forçosamente ligada à produção maquínica de subjetividade capitalista. De outro lado, o pensamento de Guattari favorece o desenvolvimento de problematizações teóricas a instigar e a convocar novas reflexões acerca do estado atual da máquina escolar e de seus desafios contemporâneos. Pensar a máquina escolar também coloca em questão novas perspectivas teóricas para os fundamentos da educação, auxiliando-os na compreensão e nas implicações dos processos de produção de subjetividades aí atinentes. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo,na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. A relevância da pesquisa está em aportar para a Filosofia da Educação novos aspectos conceituais pouco explorados no campo e tão atuais ao seu compromisso com a crítica e a fundamentação teórica para a educação.
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho, Steferson Zanoni Roseiro, Ana Vitória Luiz e Silva Prudente, Tássio Acosta, Cristian David Gomez Mora, Juliana Varela
Desde 2021
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22