Melvina Afra Mendes de Araújo
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais
E-Mail: melvina.araujo@unifesp.br
Resumo
Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora associada ao Institut Français de Racherches en Afrique - IFRA/Nairobi. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche no Groupe de Sociologie des Religions et de la Laïcité GSRL da École Pratique des Hautes Études em Sciences Sociales. Realizou pós-doutorado no Cebrap, Universidade de São Paulo, École des Hautes Études en Sciences Sociales e Universidade de Campinas. É membro do comitê científico da revista Sources: Materials Fieldwork in African Studies e coordenadora do projeto de pesquisa Memória, Conflito e Relacionalidade em Contextos Plurais, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e do Grupo de Estudos sobre Mediação e Alteridade - GEMA.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ARAÚJO, Melvina;ARAÚJO, MELVINA AFRA MENDES DE
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Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)
Do corpo à alma: missionários da Consolata e índios Macuxi em Roraima
Antropologia da Religião
Teoria Antropológica
Orientação: Paula Montero
Universidade de São Paulo
Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)
Das ervas medicinais à fitoterapia: encontros e desencontros entre as lógicas biomédica e popular
Antropologia do Corpo
Teoria Antropológica
Orientação: Paula Montero
Universidade de São Paulo
1996 a 1998
Graduação em Ciências Sociais
Ser mãe: opção ou obrigação? Um estudo sobre o aborto
Orientação: Lélia Ferreira
Universidade Estadual de Londrina
1988 a 1992
Produção
2023
-
Escrevendo a diferença (2023)
Artigo publicado
Autores: MELVINA AFRA MENDES DE ARAÚJO; Melvina Afra Mendes de Araújo
Fonte: AFROASIA , p. 247 - Extrato QUALIS: A1
2022
2021
-
Missionaries and Guerrilas (2021)
Artigo publicado
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo
Fonte: Novos Estudos. CEBRAP , v. 40 , p. 481 - Extrato QUALIS: A1
-
2020
-
Apresentação do Dossiê ? Coetaneidade, Pós-Colonialidade, Diáspora(s) e Africanidade(s): Caminhos dos Estudos Africanos no Brasil (2020)
Artigo publicado
Autores: Paulo Müller; Melvina Afra Mendes de Araújo
Fonte: Revista Mediações (UEL) , v. 25 , p. 10 - Extrato QUALIS: A4
2018
2017
2016
2014
-
Reconhecimento de terras e emergências étnicas: o caso da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol e do Quilombo Morro Seco (2014)
Artigo publicado
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo; Sabrina Soares D'Almeida
Fonte: Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 17 , p. 121 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
-
-
-
-
2013
2012
2011
2010
2009
-
Between Mission, Myths and Tradition. The Production of Texts by and about the Macuxi in Contemporary Brazil (2009)
Artigo publicado
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo
Fonte: Social Sciences and Missions (Print) , v. 22 , p. 89 - Extrato QUALIS: B4
-
2008
2007
2006
2003
2002
2001
2000
1999
1998
-
Ervas, comidas e remédios. Resenha do livro de Rosy Bornhausen, As ervas na cozinha. (1998)
Artigo publicado
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo
Fonte: Revista de Antropologia (USP. Impresso) , v. 41 , p. 273 - Extrato QUALIS: A1
1997
1995
Atuações
Universidade Estadual de Londrina
-
Outro (especifique) Professor
1995 a 1995
Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva
-
1995 a 1996
Prefeitura Municipal de Londrina
-
1993 a 1994
Universidade de São Paulo
-
Monitora
Monitora
1997 a 1997
-
Monitora
Monitora
1998 a 1998
-
Professor visitante
Bolsista
2006 a 2008
-
Monitora
Monitora
2002 a 2003
-
Professor Colaborador
2012 a 2012
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
-
Desde 1998
Groupe de Sociologie Des Religions Et de La Laïcité
-
pesquisadora
pesquisadora-estudante
2001 a 2002
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
-
Outro (professor visitante)
2006 a 2006
Cadernos de Campo (USP)
-
Revisor de periódico
2007 a 2007
-
Revisor de periódico
2008 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Docente
Desde 2008
Revista de Antropologia (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Habitus (UCG. Impresso)
-
Revisor de periódico
2006 a 2009
Caminhos (UCG. Impresso)
-
Revisor de periódico
2006 a 2006
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2010
Revista Pensata
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Antropolítica (UFF)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Pensata
-
Membro de corpo editorial
Desde 2011
Interface (Botucatu. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Religião e Sociedade
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Novos Estudos CEBRAP (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Ciencias Sociales y Religión (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Etnográfica (Lisboa
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2014
Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2016
R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR
-
Revisor de periódico
Desde 2017
VIBRANT (FLORIANÓPOLIS)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Brasileira de História e Ciências Sociais
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Sources: Materials & Fieldwork in African Studies
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2020
Institut Français de Recherche en Afrique
-
Pesquisadora Associada
Desde 2022
Fondation Maison Sciences de l'Homme
-
Directeur d'Études Associé
Bolsista
2023 a 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado em andamento
-
Uma antropóloga afroestadunidense no Caribe, Zora Neale Hurston no Haiti e Jamaica: Etnografia e estudos das diásporas africanas
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Paulo de Tarso Medeiros Valerio
Crise e conflito em Cabo Delgado
Doutorado em Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
MA?E UHUA?U IAPO PYR: modos indígenas de compor projetos
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Lámu Fuladu1: a elite dos Fulas de Gabú e suas relações de poder
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Poder e Produção: um estudo sobre unidade e diferença no processo de construção do Estado-Nação de Moçambique
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
Victoria Carolina Ferreira Lima
A MULHER CONGOLESA NAS ZONAS DE TRÂNSITO MIGRANTES: UM ESTUDO SOBRE O NEXO ENTRE PRECARIEDADE E VULNERABILIDADE
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Qual o lugar da memória? Lembranças Mau Mau de luta e dor
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
De objeto à sujeita: Zora Neale Hurston e os estudos da raça e da cultura na primeira metade do século XX
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Diferenciações entre os Fulas de Gabú
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A GIRA DO RETETÉ: UM ESTUDO SOBRE CULTOS PENTECOSTAIS BRASILEIROS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Os trabalhadores de Mundo Novo: da sujeição ao quilombo
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Uma questão controversa: a circuncisão feminina no Quênia
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Autonomia e conscientização na Pastoral da Juventude do Brasil
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Concepções sobre os Yanomami: uma análise de textos missionários e antropológicos
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Há controvérsias? A religião na televisão. Uma análise etnográfica do programa Fala que eu te escuto da Igreja Universal do Reino de Deus
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Reconhecimento dos remanescentes das comunidades de quilombos: o caso de Morro Seco
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Campus Guarulhos
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Pesquisa
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
-
Alteridade e mediação: processos de construção do ?outro? em universos católicos e protestantes no Brasil e na África
Partindo da análise de relações entre missionários católicos e protestantes e populações africanas e americanas, pretendemos lançar luz sobre o debate das possíveis construções de concepções sobre o ?outro? formuladas em contextos de relações interculturais nos quais estas concepções são resultado de processos de mediação.
2010 a 2015
-
Missões cristãs e as populações indígenas: o problema da mediação cultural
A proposta deste projeto de pesquisa é identificar os símbolos e valores sociais que orientam a presença e a prática das missões religiosas católicas na Amazônia. Com isso, pretende-se empreender a análise e compreensão das estratégias e mecanismos que compõem as modalidades de ação contemporânea destes que, em nosso entender, são um dos mais importantes agentes da mediação cultural no contexto da relação entre a sociedade nacional e as populações indígenas do Brasil. Entre os temas fundamentais que informam nossa investigação está a desconstrução da categoria de conversão religiosa - e o discurso que sobre ela faz a Igreja e seus intelectuais - como também a dinâmica cultural implicada no processo mesmo da ação missionária que, de um modo complexo, age sobre a cultura do outro, seja em sua transformação, seja na reinterpretação dos significados que contém. A base que sustenta este trabalho está em uma investigação detida sobre as missões salesianas na Amazônia - como também no Mato Grosso -, as missões da ordem religiosa dos missionários da Consolata e sobre os missionários do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Como contraponto fundamental para as perguntas suscitadas por esse projeto, a pesquisa se estenderá também a um conjunto de pesquisas que nos forneçam um contraste para o entendimento dos processos a que nos propomos aqui. Assim, será realizado um estudo a) acerca da Ordem Menor Capuchinha no período do Império e início da República; b) sobre a ação das missões protestantes presentes no Oiapoque; e c) sobre as missões católicas em Moçambique. A conformação das perguntas e questionamentos desta pesquisa operam, portanto, em um duplo registro metodológico: a) no registro local, estaremos focalizando os mecanismos específicos da interação entre índios e agentes mediadores da missão; b) no registro global, estaremos a tratar da definição dos parâmetros ideológicos e políticos que tornam possível a ação missionária hodierna.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, Aramis Luís Silva, Iracema Hilário Dulley, Eva Lenita Scheliga, Sabrina Soares D'Almeida, Leonardo Siqueira Antonio, Alessandra Gando Guerra, César Augusto de Assis Silva, Lilian Sales, Luiz Henrique Passador, Clayton da Silva Guerreiro, Rodrigo Domenech de Souza
1998 a 2006
-
Missionários da Consolata aqui e na África: um estudo sobre processos de mediação cultural
Este projeto tem como tema as relações - culturais, políticas, simbólicas - entre missionários e indígenas. Para desenvolver este tema abordaremos especificamente a missão desenvolvida pelos Missionários da Consolata em Roraima, correlacionando-a a outras missões conduzidas por esta congregação, particularmente àquelas situadas no Quênia e em Moçambique. Ao abordar este tema interessa-nos compreender o papel das discussões que perpassaram as missões do Instituto da Consolata para Missões Estrangeiras no continente africano na conformação de um novo modelo de missionação em Roraima. Dito de outro modo, interessa compreender a influência do componente africano - discussões concernentes à descolonização, afirmação étnica, atuação de missionários africanos ou que passaram pela África - na construção de um tipo de representação específica sobre os índios de Roraima que possibilitou a constituição de uma configuração das relações entre missionários e índios.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, Paula Montero, Maria Cristina Pompa, Adone Agnolin, Marcos Pereira Rufino, Ronaldo de Almeida, José Maurício Andion Arruti, Aramis Luís Silva, Cínthia Nakata
2005 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Karibu ? a questão da diferença em contextos africanos
Este projeto tem por objetivo promover cursos de formação para professores do ensino médio e fundamental em formatos presencial e on-line, atividades presenciais voltadas aos alunos dessas escolas, assim como cursos de extensão voltados aos graduandos e pós-graduandos da Unifesp. Trata-se de um projeto do GEMA ? Grupo de Estudos sobre Mediação e Alteridade, em parceria com o Instituto Perifa Sustentável e a DRE FB (Diretoria Regional de Educação ? Freguesia do Ó/Brasilândia).
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo
Desde 2022
-
Memórias, experiências, devires
No período pós-independência, os conflitos fundiários continuaram marcando a cena política do Quênia, contribuindo para a permanência ou o reavivamento da memória da guerrilha Mau Mau (1952 ? 1960), que condensou alguns dos principais pontos de conflito existentes no período colonial como questões fundiárias, morais e de governamentalidade. Organizações como o Kenya Land Freedom Army, Mungiki e Mau Mau Youth Wing ou iniciativas concernentes ao reconhecimento de alguns guerrilheiros como heróis nacionais e/ou que buscam inserir na história oficial do Quênia versões que atribuam à guerrilha Mau Mau o protagonismo na luta pela independência, têm acionado a memória da guerrilha Mau Mau, ao mesmo tempo que são fruto de relações constituídas em torno dessa memória. Partindo desse quadro, pretendo analisar a formação dessas organizações buscando descrever as relações que as tornaram possíveis e o modo como têm sido construídos e reconstruídos o passado, o presente e projetos de futuro a partir de determinadas formas de acionamento da memória sobre a guerrilha Mau Mau. Isso será feito a partir da análise da produção intelectual da elite queniana formada durante a guerrilha ou nos anos subsequentes, especialmente a de cunho memorial e/ou autobiográfica, registros bibliográficos, documentais, audiovisuais, etnográficos etc. sobre iniciativas de recuperação de memórias tendo por referência a guerrilha Mau Mau, além do acompanhamento de fóruns Mau Mau em mídias sociais digitais. Além disso, será realizado trabalho de campo junto a associações voltadas à divulgação da memória Mau Mau, tais como o Nyeri Museum e o Agikuyu Peace Museum.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, Clayton da Silva Guerreiro, Rodrigo Domenech de Souza, Érico de Souza Brito, Paulo Ricardo Müller, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo, Zacarias Milisse Chambe, Paulo de Tarso Medeiros Valerio, Tiago da Silva dos Reis
Desde 2023
-
Memória, conflito e relacionalidade em contextos plurais
Memórias relativas às experiências de lutas de libertação nacional, guerras civis, constituição de Estados e de identidades nacionais, étnicas, regionais e religiosas têm merecido atualmente um lugar central nos debates acadêmicos. Isso se deve não só ao potencial carácter conflitual que estas categorias têm gerado na contemporaneidade, mas também às mudanças que influenciam os países que nasceram depois de longa experiência de imposição colonial associadas às diferenças e desigualdades vivenciadas no pós-independência. No continente africano, onde são desenvolvidas a maioria das pesquisas propostas no projeto, e em outros contextos onde países que, após a proclamação das independências nacionais, adotaram sistemas de governação de orientação socialista, a historicização do Estado tem auxiliado a explicar as origens de desigualdades fundadas nos diferentes níveis de acesso a recursos e também de processos que culminaram na construção de diferenças na maioria das vezes hierarquizadas - étnicas, religiosas, regionais, raciais e de gênero, entre outras -, muitas vezes resultando em conflitos de diversas ordens e, em alguns casos, em extermínios de populações. A proposta deste projeto é apresentar estudos em um campo essencialmente pluridisciplinar sobre memória, guerras e colonialismo, a partir de abordagens sobre construção relacional de subjetividades, diferenças e desigualdades. Aliando pesquisas de documentos de arquivos, imagens ou fontes digitais em museus sediados tanto nos países das chamadas antigas metrópoles coloniais, bem como nos dos países onde se propõe a realização dos trabalhos de campo, o problema comum das propostas contidas neste projeto é o de como se produzem memórias, desigualdades e diferenciações que emergem de processos relacionais.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, Clayton da Silva Guerreiro, Rodrigo Domenech de Souza, Andréa Peres, Érico de Souza Brito, Paulo Ricardo Müller, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo, Zacarias Milisse Chambe, Paulo de Tarso Medeiros Valerio, Tiago da Silva dos Reis
Desde 2023
-
Mau Mau, Missionários da Consolata e a formação de uma nova elite queniana
Proponho, neste projeto, analisar a questão da constituição de um projeto de nação queniana a partir da formação de uma nova elite nativa, destacando particularmente a atuação dos missionários da Consolata em seu desenvolvimento, o que implica considerar elementos relativos às disputas fundiárias na região central do Quênia, às controvérsias ligadas a tentativas de supressão de práticas tradicionais, tais como a circuncisão feminina, às relações entre agentes de movimentos políticos do Quênia e de outros movimentos africanos, a repressão à guerrilha Mau Mau, particularmente após o decreto do Estado de Emergência, bem como elementos ligados às diferenciações entre os britânicos e entre estes e outros europeus cuja presença era marcante no contexto colonial queniano.
2020 a 2023
-
Diferença em contextos plurais
A partir de estudos de caso em contextos diversos no que concerne aos Estados nacionais - Quênia, Moçambique, Angola, Brasil, Bósnia-Herzegovina e Japão - e aos recortes empíricos a serem observados, pretendemos fazer uma abordagem transversal sobre a questão da diferença que considere, ao mesmo tempo, questões relativas aos modos como a diferença é construída e arregimentada de maneira a constituir coletivos reconhecidos, discussões acerca de modelos de nações a serem instituídas, processos de diferenciação, ou seja, processos de articulação de discursos e práticas que inscrevem experiências, relações sociais, posições de sujeitos - e seus coletivos -, subjetividades e identidades, possibilitando os modos específicos de formação e manifestação das diferenças em cada contexto e processos de produção de identidades como resultantes de relações estabelecidas em contextos históricos, sociais e políticos específicos. Dito de outro modo, propomos, neste projeto, pensar como se articulam processos de diferenciação, representações políticas da diferença, demandas por reconhecimento e, nesse bojo, a constituição de diferenças no interior de diferentes contextos nacionais e seus processos históricos particulares marcados por conflitos.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo
2018 a 2022
-
Politica de Promoção da Igualdade Racial na Escola - UNIFESP-SECADI-SEAD-UNIAFRO
Possibilitar aos educadores e comunidade em geral o acesso a saberes nucleares sobre a cultura afro-brasileira e a compreensão da natureza específica das relações étnico-raciais em nossa sociedade. Os saberes adquiridos deverão ser traduzidos em práticas pedagógicas. A atividade pedagógica não se limita, contudo, às instâncias estritamente formais da sala de aula. Entendemos que as ações educativas de combate ao racismo tenham como lugar prioritário a escola, mas que devam ser estendidas à sociedade em geral.
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, Clayton da Silva Guerreiro, Rodrigo Domenech de Souza, Andréa Peres, Érico de Souza Brito, Paulo Ricardo Müller
2014 a 2017
-
Processos de circulação e mediação cultural. Missionários e indígenas em questão
Autores: Melvina Afra Mendes de Araújo, José Carlos Gomes da Silva, Flávia Alves de Sousa
2010 a 2015
Fondation Maison Sciences de l'Homme
Atualização Lattes em 2024-02
Processado em 2024-07-22