Marina Soler Jorge
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: marina.soler@unifesp.br
Resumo
Marina Soler Jorge é socióloga e professora associada do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. Cursou Sociologia e Ciência Política na Unicamp, é Mestre em Sociologia pela Unicamp e Doutora em Sociologia pela USP. Tem trabalhos publicados nas áreas de sociologia da arte e representações femininas no audiovisual contemporâneo. É autora dos livros "Cultura Popular no Cinema Brasileiro dos Anos 90" (2010) e "Lula no Documentário Brasileiro" (2011), além de artigos sobre recepção, cinema e feminismo e sociologia da arte. Ultimamente tem se dedicado à subjetividades femininas no cinema chinês.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
JORGE, Marina Soler;Jorge, Marina Soler;SOLER, Marina Jorge
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Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Sociologia
Cultura Popular no Cinema Brasileiro dos anos 90
Sociologia da Arte
Outras Sociologias Específicas
Orientação: Paulo Roberto Arruda de Menezes
Universidade de São Paulo
Mestrado em Sociologia
Cinema Novo e Embrafilme: Cineastas e Estado pela consolidação da indústria cinematográfica brasileira
Sociologia da Cultura
Outras Sociologias Específicas
Orientação: Marcelo Siqueira Ridenti
Universidade Estadual de Campinas
2000 a 2002
Graduação em Bacharelado Em Sociologia
Universidade Estadual de Campinas
1996 a 1999
Graduação em Licenciatura Em Sociologia
Universidade Estadual de Campinas
2003 a 2005
Produção
2024
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Gender Representation in the Gwangju Democracy Movement (Gwangju Uprising): A Discussion of the Films A Taxi Driver (2017) and A Petal (1996) (2024)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge; Júlia Santos Andrade
Fonte: Global Journal of Cultural Studies , v. 3 , p. 92
2023
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Impactos do Feminismo no Cinema da China Continental: gênero, classe e representações femininas (2023)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: Modos , v. 7 , p. 336 - Extrato QUALIS: A2
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2022
2021
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Mulheres em um mundo de homens: representação feminina em Narcos e a ilusão da ficção seriada -universal- (2021)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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Narcocultura visual e feminismo liberal: um estudo de caso (2021)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: ESTUDOS HISTÓRICOS , v. 34 , p. 148 - Extrato QUALIS: A1
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2020
2019
2018
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Tony Manero, de Pablo Larrain: moda e alienação (2018)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: REVISTA FAMECOS (ONLINE) , v. 25 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
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2017
2016
-
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Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico (2016)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 43 , p. 240 - Extrato QUALIS: B1
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2015
2014
2013
-
Peões: Lula e a Nostalgia da Classe Operária (2013)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: REVISTA IDEIAS , v. 2 , p. 11 - Extrato QUALIS: B3
-
-
O cinema e a imagem verdadeira (2013)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 11 , p. 99 - Extrato QUALIS: A1
2012
2011
2010
2009
-
A imagem da nação em Terra Estrangeira (2009)
Artigo publicado
Autores: Marina Soler Jorge
Fonte: RUMORES (USP) , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
2008
2007
2005
2003
Atuações
Faculdade de Americana
-
Professor adjunto
2006 a 2006
-
Professor mestre
2007 a 2007
Oficinas Culturais Hilda Hilst
-
Professora colaboradora
2008 a 2008
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisadora colaboradora
2008 a 2009
Universidade Federal de Lavras
-
Professor Adjunto
2009 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2010
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2008
The International Journal of Arts Theory and History
-
Revisor de periódico
2014 a 2014
REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS
-
Revisor de periódico
2017 a 2017
Global Journal of Cultural Studies
-
Membro de corpo editorial
Desde 2023
Red China y América Latina
-
Desde 2021
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
-
Membro de comitê assessor
2023 a 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
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ARTES DECORATIVAS E MULHERES ARTISTAS: TRAJETÓRIAS E POSSIBILIDADES.
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
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De ?Adultério a brasileira? a ?Mulher objeto?: O estereótipo masculino do ?homem macho? dentro do cinema erótico brasileiro (1969-1981).
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Direção de Arte em Deus e o Diabo na Terra do Sol
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
A representação da mulher no cinema marginal
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
EPA BABÁ: AS REPRESENTAÇÕES DE OXALÁ NO CARNAVAL PAULISTANO
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
A influência do Cinema Novo na Companhia Bueiro Aberto
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Distopia na Cultura da Massas: Netflix e a série Três Por Cento
História da Arte
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A produção de bens culturais no Brasil: um estudo sobre o Polo Cinematográfico de Paulínia/SP
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
-
Coordenadora de Curso da História da Arte
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
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Presidente da Câmara de Graduação
Campus Guarulhos
-
Vice-chefe de Departamento
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
-
Cátedra Said
A Cátedra Edward Said é um órgão vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, destinado a atividades de ensino, investigação e difusão do conhecimento nas áreas de Humanidades.
Desde 2024
-
Japão e China sob o Olhar da Alteridade
O curso prevê a discussão e análise de 3 filmes de temática japonesa e 3 filmes de temática chinesa dirigidos por diretores não originários desses países, de modo que se possa ter uma compreensão da forma como outras cinematografias entendem as culturas japonesas e chinesas. Os filmes serão divididos em 3 eixos temáticos, de modo que em, cada eixo, procuraremos estabelecer um diálogo entre um filme de temática japonesa e um filme de temática chinesa.
Autores: Marina Soler Jorge, Javier Amadeo
2023 a 2023
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Oficina de Leituras e Escritas em História da Arte
Por meio da Oficina Cultural de Leituras Escritas em História da Arte, oferecida por um grupo de professores da EFLCH/Unifesp, com suas diferentes abordagens, esta oficina pretende compartilhar estratégias, metodologias, roteiros e fazer exercícios para ampliar repertório, treino, disciplina, interesse, prazer e autoconfiança dos estudantes e interessados externos na leitura e escrita, em diferentes meios, estilos e formatos pertinentes à formação em nível superior.
Autores: Marina Soler Jorge, Michiko Okano Ishiki
2023 a 2023
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Estudos do Cinema Sino-Japonês
OBJETIVOS Estudar e debater os filmes e animês de diretores contemporâneos chineses e japoneses tão pouco estudados na academia e, concomitantemente, ter um melhor conhecimento da sociedade, cultura e estética asiática, além de desenvolver um senso crítico por meio das discussões. Objetivos específicos: - Conhecer os filmes e animês dos diretores sino-japoneses. - Assistir, analisar e debater os filmes e animês propostos. - Realizar diálogos dos filmes com temas relacionados às questões sociais e culturais.
Autores: Marina Soler Jorge, Pedro Fiori Arantes, Ana Maria Pimenta Hoffman, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Letícia Coelho Squeff, Michiko Okano Ishiki, Rita Andrade
2021 a 2022
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Grupo de Estudos Arte Sino-Japonesa
Grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para discutir arte do Japão e da China.
Autores: Marina Soler Jorge, Michiko Okano Ishiki, Erik Seiji Nakagawa, Breno Lelis de Souza Sardinha, Bárbara Estér Silva de Brito Barros, Marina Soler Jorge, Michiko Okano
Desde 2020
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Arte, institucionalidade e diversidade
Esta pesquisa tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. Os discursos e narrativas que se constroem em torno das obras de arte e das expressões culturais também são partes constitutivas de sua valorização e interpretação. Assim, pensar sobre produções e produtores artístico-culturais em relação às instituições que os acolhem (ou não), atravessados e constituídos pelas narrativas que sobre eles se constróem, permite uma compreensão filosófica, social e historicamente ancorada desses fenômenos. Por outro lado, quando se leva em conta que formas e expressões culturais fazem parte de processos de construções identitárias, e que as diferenças e desigualdades da sociedade nelas se refletem, mas também por elas podem ser subvertidas, fica claro que as ideias de identidade e alteridade são chaves analíticas interessantes no estudo da produção simbólica e material. Assim, na contramão das análises pautadas em uma suposta autonomia da obra de arte e em análises exclusivamente formais, aqui são propostas abordagens voltadas à contextualização histórica, social, cultural, étnica, institucional e discursiva das obras e de seus seus criadores. São valorizados também objetos não convencionais e sujeitos subalternizados, numa concepção ampliada e interdisciplinar de história da arte. Focaliza-se a dimensão pública e política das artes e formas expressivas em geral, sua imagética e suas indústrias, seja nas artes visuais e performáticas, na arquitetura, na fotografia, no grafite, no cinema ou nas novas mídias, bem como nas exposições e em outras formas de visibilidade e legitimação das artes e dos bens simbólicos. Em síntese, o projeto de pesquisa visa ao estudo das imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, sempre enfatizando as interfaces entre a criação artística e os vetores extra-estéticos, bem como a riqueza das reflexões interdisciplinares. Diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos são contemplados, e pretende-se abranger memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não-hegemônicos.
Autores: Marina Soler Jorge, Diêgo Santos de Andrade, Paola da Silva Pascoal
Desde 2020
-
Representação Feminina no Cinema e Audiovisual
Este projeto tem por objetivo analisar representações femininas em produtos audiovisuais, sobretudo filmes e séries, a partir de uma perspectiva dos estudos culturais, que aproxima-se tanto da sociologia e da antropologia quanto da história da arte.Pretendemos compreender de que modo a cultura visual representa a condição feminina e a luta das mulheres contra a opressão e pelo fim da desigualdade, mas também as representações conservadoras e reacionárias que são postas em cena sobretudo pelo audiovisual mainstream. Estamos interessadas também na influência que os diversos tipos de feminismos - radical, marxista, interseccional, liberal e decolonial - exercem sobre os produtos culturais, bem como na influência de profissionais e artistas mulheres nestas manifestações artísticas.
Desde 2020
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Dia Aberto 2018
Evento no qual a Unifesp/EFLCH abre seu campus para alunos do Ensino Médio conhecerem seus cursos de graduação.
Autores: Marina Soler Jorge, Tamiris Ruslla Cabral Jacob,, Ana Karolina Aparecida Alves da Silva
2018 a 2018
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Mulheres em um Mundo de Homens ? A Representação Feminina em Narcos e El Chapo
A pesquisa tem como objetivo analisar duas narco-séries produzidas pela Netflix, lançadas com poucos anos de diferença entre si, e que tem como tema a trajetória dois dos narcotraficantes mais conhecidos tanto no mundo político-policial quanto na cultura de massas: Narcos, que aborda o caso de Pablo Escobar e os irmãos Rodríguez Orejuela, colombianos, e El Chapo, que se concentra na vida de Joaquín Guzmán Loera, mexicano. No entanto, ainda que as séries tenham como protagonistas personagens masculinos, não nos concentraremos em Pablo Escobar, Joaquín Loera, nem sequer nos agentes da lei que o perseguem, como os agentes Murphy e Peña. O que torna nossa perspectiva original em relação ao tema das narco-séries é que queremos analisar a imagem da mulher neste mundo dominado pela figura masculina e por tudo que remete ao falo, como as armas, as drogas, a Lei, o Estado e a violência. Filmes e séries que abordam gangues, máfias e narco-traficantes concentram-se usualmente em personagens masculinos, e os femininos que os rodeiam são construídos como fazendo parte do sistema de dominação daqueles, seja como esposas compreensivas, mulheres-troféu e mães cujo amor pelos filhos criminosos é incondicional. Nosso objeto de estudo aqui, portanto, é a representação da Mulher latinoamericana em duas narco-séries escolhidas tanto pela proximidade do tema, pela proximidade histórica (estão sendo produzidas e lançadas quase simultaneamente), pela proximidade estética quanto fato de que, em ambas, os personagens femininos não tem grande protagonismo. A representação feminina no universo do narcotráfico é um tema atual e relevante, na medida em que a narcocultura se torna popular não apenas em seu ambiente de origem mas também na cultura de massas mundializada.
Autores: Marina Soler Jorge, Indaiá Bassani, Neide Elias
2018 a 2020
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Dia Aberto 2017
Evento no qual a Unifesp/EFLCH abre seu campus para alunos do Ensino Médio para que conheçam seus cursos de graduação.
Autores: Marina Soler Jorge
2017 a 2017
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Análise do figurino e da direção de arte no cinema latino-americano
Este projeto tem como objetivo analisar aspectos plásticos do cinema e audiovisual latino-americano contemporâneo, sobretudo figurinos, cenografia e fotografia, de modo a compreender de que modo o sentido fílmico se constrói também a partir da visualidade. No âmbito deste projeto, foram publicados artigos sobre os seguintes filmes/séries de TV: O Palhaço (Selton Mello), O Segredo de Seus Olhos (Juan José Campanella), Tony Manero (Pablo Larraín), El Club (Pablo Larraín), Magnífica 70 (Cláudio Torres).
Autores: Marina Soler Jorge, Indaiá Bassani, Neide Elias, José Carlos Viladarga
2014 a 2018
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Análise da Crítica de Cinema Brasileira entre 1983 e 1986 a partir de Pesquisa em Arquivos do MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
Este projeto tem como objetivo a análise e o estudo de uma parte importante do acervo do MIS - Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo - que se constitui como material de pesquisa fundamental dentro do tema da crítica de cinema brasileira. Trata-se do registro sonoro de debates e mesas redondas sobre cinema brasileiro compostos por importantes críticos e pensadores da cultura nacional, como Jean-Claude Bernardet, Carlos Augusto Machado Calil e Inácio Araújo, e por cineastas, artistas e técnicos que trabalhavam e/ou trabalham diretamente na feitura de filmes, como João Batista de Andrade, Aníbal Massaini, Aloysio Raulino, Denoy de Oliveira, Renato Tapajós e outros. Dentre o vasto acervo de registros sonoros de debates e mesas redondas produzido e mantido pelo MIS, este projeto propõe-se a analisar aquele referente ao período entre 1983 e 1986 período no qual o cinema brasileiro encontrava-se numa situação delicada de mudanças estéticas e crise financeira causados, sobretudo, pelos problemas econômicos da Embrafilme e do país de modo geral e pelo esvaecimento das propostas estéticas mais radicais que caracterizaram o Cinema Novo e o Cinema Marginal e que pareciam não ter mais lugar num contexto de prolongamento do regime militar, avanço da indústria cultural, cristalização de uma ambígua relação entre artistas e Estado e maior heterogeneidade temática e regional.
Autores: Marina Soler Jorge
2014 a 2015
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Crítica de Cinema na Contemporaneidade: análise dos efeitos de Distinção a partir de estudos de caso.
Este projeto tem como objetivo investigar a configuração da crítica contemporânea de cinema através de uma análise de textos críticos divulgados em importantes meios de comunicação de massa, sobretudo revistas e jornais considerados formadores de opinião, e escritos por autores que conservam um impacto crítico mesmo num contexto de democratização da escrita e do julgamento através da Internet.
Autores: Marina Soler Jorge, Daniela Chahin Barauna, Viviane Cristian da Silva
2013 a 2015
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Sociologia da Cinefilia - a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e seu público
Pretendemos empreender, a partir do exposto neste projeto, uma pesquisa qualitativa e quantitativa em uma amostra do público da 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a ser realizada entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro de 2010. A partir da análise das respostas obtidas esperamos ter acesso a informações relevantes a respeito de como um público específico do cinema - aquele que freqüenta a Mostra de São Paulo - se relaciona com a obra cinematográfica e com o próprio evento cultural "Mostra de São Paulo". Temos como hipótese inicial que parte importante do público da Mostra manifesta um prazer em ir ao cinema de maneira que poderíamos considerá-lo como um público "cinéfilo". Essa hipótese se deve ao fato de que freqüentar a Mostra implica alguns transtornos como o deslocamento na cidade de São Paulo, alto preço dos ingressos e longas filas que desestimulam a presença do que poderíamos chamar de "público médio". Além disso, muitos dos filmes apresentados na Mostra circulam fora do circuito comercial e fazem parte do que se entende como um "cinema de arte", de maneira que tendem a ser mais vistos entre um público específico de cinema. O que pretendemos, portanto, com a pesquisa proposta é, a partir de questionários e entrevistas realizados e a partir da análise aprofundada das respostas obtidas, empreender o que podemos chamar de uma sociologia da cinefilia. Esperamos, da mesma forma, contribuir com a chamada teoria da recepção, na medida em que nossos resultados ajudem a compreender como determinado público - o cinéfilo - interpreta e se relaciona com a obra de arte.
Autores: Marina Soler Jorge
2010 a 2012
Red China y América Latina
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22