Daniela Finco
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: dfinco@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação na Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Educação na Área de Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado no Instituto de Estudos da Criança - IEC da Universidade do Minho/ Braga, Portugal. Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália e professora visitante no Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione - Dep. of Humanitie. Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp Guarulhos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - EFLCH-Unifesp Guarulhos). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Gênero e Diversidade na Escola - GDE (Unifesp). Líder do Grupo de Pesquisa Genero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (Unifesp).Integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual - Edges (FEUSP) e no Grupo de Pesquisa Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras - Laroyê (Unifesp). Atua com os seguintes temas: Educação Infantil, Sociologia da Infância, Estudos de gênero, Teorias Feministas, Direitos Humanos, Políticas Públicas e formação docente.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FINCO, Daniela;Finco, Daniela;FINCO, D.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Educação (Área: Sociologia da Educação)
Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre as professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero
Orientação: Claudia Vianna
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Mestrado em Educação (Área Ed., Sociedade, Política e Cultura)
Faca sem ponta galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na pré-escola
Orientação: Ana Lúcia Goulart de Faria
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
2001 a 2004
Graduação em Pedagogia
As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de convivência Infantil da Unicamp)
Orientação: Ana Lúcia Goulart de Faria
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
1996 a 2000
Produção
2024
-
-
-
-
-
Educação da primeira infância no Brasil e na França: desafios da educação democrática para a diversidade (2024)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Carolina Faria Alvarenga; Andrea Moruzzi; Cleonice Tomazzetti; Silvia Valentim; Marie Andrys
Fonte: Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal , p. 1
-
Vozes das crianças em contexto de violência testemunhal: desafios para uma escuta ética (2024)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Pereira; Daniela Finco
Fonte: DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE , v. 38 , p. 54 - Extrato QUALIS: B1
-
Desafios da Inserção de Gênero na Formação Inicial a Partir das Experiências de Professoras Acadêmicas Feministas (2024)
Artigo publicado
Autores: DUARTE, AMANDA RODRIGUES; Daniela Finco
Fonte: MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
-
LA EDUCACIÓN EN DISPUTA: GÉNERO, CRUZADAS Y FORMAS DE RESISTENCIA (2024)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; BARREIROS, DOUGLAS PAULINO; ABBATECOLA, EMANUELA
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 12 , p. 1-13 - Extrato QUALIS: A4
2023
-
Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo (2023)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; GARRUTTI, ÉRICA APARECIDA
Fonte: CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 38 , p. e12666 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
Corpos fora do lugar: tensionando as expectativas de gênero na infância das meninas a partir do cinema (2023)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; ROVERI, FERNANDA THEODODO
Fonte: TEXTURA - ULBRA , v. 25 , p. 148 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Minha professora ensinou coisa errada: Os reflexos da ideologia de gênero na Educação infantil (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Julio Cesar de Arruda
Fonte: Anais do 2o. Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s) [recurso eletrônico] : experiências, desafios e tensões , p. 223
-
-
-
-
-
-
2022
-
-
Diálogos Necessários de Gênero: olhares e culturas que se entrecruzam na Educação Infantil (2022)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; Noeli Aparecida Fernandes
Fonte: INTERACCOES , v. 18 , p. 233 - Extrato QUALIS: A3
-
-
Documentação pedagógica docente como ferramenta para potencializar as diferenças de gênero (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: FARIA, M. G N.; Daniela Finco
Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade
-
Problematizando os efeitos da Violência de Gênero sobre as mulheres e as crianças (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Gomes Gibim; Daniela Finco
Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade
-
?Minha professora ensinou coisa errada ?: os reflexos da?ideologia de gênero? na Educação Infantil (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Julio Cesar de Arruda; Daniela Finco
Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade
-
-
Gênero e afetividades na educação infantil: problematizando as dicotomias presentes nas emoções e sentimentos de meninas e meninos (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Noeli Aparecida Fernandes; Daniela Finco
Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade
-
Perspectivas feministas e emancipação de gênero na construção da pedagogia da pequena infância (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue; Nathalia Chacão
Fonte: eminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Grupeci VI. Política, formação e prática educativa na infância , p. 1165
2021
2020
-
Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil: contribuições para um estado da arte* (2020)
Artigo publicado
Autores: SILVA, PETERSON RIGATO DA; SILVA, TASSIO JOSÉ DA; Daniela Finco
Fonte: CADERNOS PAGU , v. 1 , p. 01/27 - Extrato QUALIS: A1
-
-Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil-: um debate sobre identidade docente e homossexualidade masculina (2020)
Artigo publicado
Autores: OLIVEIRA, VINICIUS EXPEDITO MENA DE; Daniela Finco
Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 22 , p. 580 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
-
2019
-
-
-
-
?Sinto falta de uma menina para acalmar esses garotos": a importância de refletir sobre gênero na educação infantil (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Daniela Finco; Renata Almeida
Fonte: ?Isso aí é rachismo! Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras , p. 121
-
-
-
-
Gênero na formação docente inicial e os desafios atuais para a educação das crianças (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Amanda Rodrigues Duarte
Fonte: Anais [do] I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação na Infância: Professora sim, tia não!, 12 a 14 de setembro de 2019, São Paulo, SP / Co
-
2018
-
-
-
Relazioni di genere, educazione della prima infanzia e cambiamenti sociopolitici in Brasile: contributi per uno stato dell?arte (2018)
Artigo publicado
Autores: Tassio José da Silva; Peterson Rigato da Silva; Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria
Fonte: Rivista Italiana di Educazione Familiare , v. 2 , p. 209 - Extrato QUALIS: A4
-
Teorías feministas y de género en la formación docente: compromisso académico y politico en la defensa de los derechos de las mujeres y de las/os niñas/os pequeñas/os (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Maria Walburga dos Santos; Patrícia D. Prado
Fonte: Anais do XVI Congresso Centroamericano de Sociologia - Acas 2018
-
-
-
-
2017
-
Le Associazioni delle donne e i diritti dell?infanzia in Italia (1861-1930) (2017)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; Gabriella Seveso
Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 19 , p. 177 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
-
-
-
2016
-
-
METÁFORAS DOS PENSAMENTOS VISÍVEIS E INVISÍVEIS DAS CULTURAS DAS CRIANÇAS - ENTREVISTA COM PROF. GIANFRANCO STACCIOLI1 (2016)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; DUARTE, DANIELE PIMENTA
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 4 , p. 112 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
2015
-
-
Questões de gênero na educação da pequena infância brasileira (2015)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco
Fonte: Rivista Studi sulla formazione , v. 1 , p. 47 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Infâncias e Movimentos Sociais (2015)
Livro publicado ou organizado
Autores: Daniela Finco; Ismael Tressmann; Joseane Bufalo; Lígia Aquino; Flávio Santiago; Marcia Lucia Anacleto de Souza; Maria Tereza Goudart Tavares; Nela Aparecida da Silva; Patricia Vieira Trópia; Rosali Sauta Siller; Solange Estanislau dos Santos; Adriana Alves da Silva; Sueli Helena de Camargo Palmen; Alex Barreiro; Ana Lúcia Goulart de Faria; Edna Rosseto; Elina Elias Macedo; Irineu Faroeste; Fabio Accardo de Freitas; Fabiana Canavieira
Fonte:
-
-
-
-
-
Conversações de ponta-cabeça sobre crianças pequenas para além da escola (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Daniela Finco; Maria Carmem Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria
Fonte: Campos de Experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro , p. 07
-
-
-
Gênero, infância e cidadania: desafios para a formação docente na educaçao infantil (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco
Fonte: XII CONLAB - Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa: ?Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois , p. 03
-
Formação docente na descolonização das Infâncias: perspectivas feministas, linguagem cinematográfica e poéticas da resistência (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva
Fonte: XII CONLAB - Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa: ?Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois , p. 03
-
-
-
-
-
2014
2013
2012
-
-
-
-
Estrategias de registros y de aprendizajes del Programa de Residencia Pedagógica en Educación Infantil (PRP/EI) de UNIFESP GUARULHOS (BRASIL) (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; BUNZEN, Clecio; Edna Martins; Erica Garrutti
Fonte: Anais 3ras. Jornadas Regionales de Prática y Residencia Docente "Formação inicial y comienzos em la docencia en diversos contextos educativos
-
Sociologia da Imagem, artes e infâcia: fotografias e desenhos e seus desafios na pesquisa com crianças na primeira infância (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Marcia Gobbi; Abrão, Carolina; Anita Viudes; Juliana Fujishiro; Maria Cristina Stelo Leite; Nailze Figueiredo; Natasha Carameshi; Rosa Silva
Fonte: Anais do III GRUPECI
-
-
-
-
-
2011
-
-
-
Culturas Infantis em creche e pré-escolas: estágio e pesquisa (2011)
Livro publicado ou organizado
Autores: Daniela Finco; Marta Regina Paulo da Silva; Nara Martins Moretti; Reny Scifoni Schifino; Roberta Cristina de Paula; Nelia Ap. da Silva; Rosali Rauta Siller; Viviane Drumond; Elisandra G. Godoi; Adriana Alves da Silva; Peterson Rigato da Silva; Ana Claudia Caldeiron; Candida Santos Daltro Alves; Fabiana de Oliveira Canavieira; Joseane Bufalo
Fonte:
-
-
O que meninas e meninos nos mostram enquanto brincam? Pesquisas sobre Gênero, primeira infância e Educação Infantil no Brasil (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria
Fonte: Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)Igualdades
-
Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: perspectivas e desafios para a formação docente. (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; BUNZEN, Clecio; Edna Martins; Erica Garrutti
Fonte: Anais do III GRUPECI II Seminário de Inovações Curriculares: experiências no ensino superior
-
-
-
-
-
-
2010
-
-
-
-
-
Educação Infantil, espaço de confronte e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco
Fonte: Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos
-
2009
-
Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder (2009)
Artigo publicado
Autores: Claudia; Daniela Finco
Fonte: Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , p. 265 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
2008
-
-
-
Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação (2008)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco
Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 19 , p. 211 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
2007
2006
2005
-
-
-
-
-
Brincando de faz-de-conta: um estudo sobre as brincadeiras das crianças na creche sob a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Daniela Finco; OLMOS, Camila da Costa; LUARI, Priscila; ROCHA, Maria .Silva.P.L; ALBANEZ, Vânia B
Fonte: Anais do I ULAPSI Congresso Latino Americano de Psicologia
2004
2003
2002
2001
2000
Atuações
Faculdades NETWORK
-
professora universitária
Horista
2004 a 2006
-
Professora universitária
2006 a 2007
-
Professora Universitária visitante
Professor vistante
2008 a 2008
-
Professora Universitaria visitante
Professor vistante
2010 a 2010
Revista EducAtiva - REVISTA DE EDUCAÇÃO NETWORK (ISSN 1808594)
-
Membro de corpo editorial
2004 a 2005
Faculdade de Educação da USP
-
Doutorado na Área de Sociologia da Educação
pesquisadora
2006 a 2010
Ministério da Educação
-
consultoria, docente on-line
Livre
2006 a 2006
Universidade São Marcos
-
Professora Universitária Visitante
Professor vistante
2006 a 2006
Universidade Estadual de Campinas
-
Bolsista de Iniciação Científica
Outro (especifique)
1998 a 1999
-
Bolsista de mestrado
Bolsista de mestrado
2001 a 2003
-
Monitoria - Graduação Pedagogia
Bolsista
2002 a 2002
-
Bolsista do Programa de Estagio Docente
Monitora
2002 a 2002
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
-
Pedagoga
Outro (especifique)
2000 a 2001
Creche Menino Jesus de Praga
-
Coordenadora Pedagógica
Celetista formal
2004 a 2005
CENTRO UNIVERSITARIO UNIFAAT
-
Professora Universitária visitante
2005 a 2005
-
Professora Universitária visitante
2010 a 2010
Faculdade Método de São Paulo
-
Professora Universitária Visitante
Professor vistante
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto IV
Desde 2010
-
Associado
Desde 2020
Revista Olh@res: Revista Departamento de Educação da UNIFESP
-
Membro de corpo editorial
2010 a 2016
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
-
Consultora
Contrato
2010 a 2010
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Ces
-
Revisor de periódico
Desde 2011
REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação Universidade Federal de São Carlos
-
Revisor de periódico
Desde 2010
Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Revistas Linhas Críticas ? Faculdade de Educação da UNB
-
Revisor de periódico
2012 a 2012
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
-
Bolsista de doutorado
Bolsista
2006 a 2010
Università degli Studi di Milano-Bicocca
-
Pesquisadora
2017 a 2018
-
Visiting Professor
2017 a 2018
Cadernos Pagu (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2018
ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2018
Programa de Extensão da Unifesp PROEX
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2016
Università di Bologna
-
Visiting professor
2019 a 2019
Universita degli Studi di Napoli Federico II
-
Visiting Professor
2018 a 2018
Universidade de São Paulo
-
doutoranda
Bolsista
2006 a 2010
DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVEN
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Università degli Studi di Genova
-
Visiting Researcher
2022 a 2023
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
-
Desde 2023
Universidade Federal de São Carlos
-
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
O papel do/a coordenador/a pedagógico/a para a promoção de uma educação antirracista e anti-sexista na educação infantil
Doutorado em Educação
Unifesp Guarulhos
Desde 2024
-
Diversidade de gênero na Educação Infantil: o estado da arte
Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Politicas de promoção da diversidade de gênero na Educação Infantil em São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Meninas negras na Literatura infantil: infâncias, identidades e representatividades
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Dissertação de mestrado concluídas
-
Dimensão lúdica, imaginação e suas marcas de gênero: experiência docentena educação de crianças pequenininhas na creche
Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Michelle Gonçalves do Nascimento Faria
Duplas educativas nas creches da rede municipal de são paulo: desafios de gênero para co-docência
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Inserção de gênero na formação inicial dos cursos de Pedagogia a partir das experiências e narrativas docentes
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Um estudo sobre as relações de gênero na Educação Infantil: o que as famílias têm a ver com isso?
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Descolonizando as propostas curriculares na Educação Infantil: uma análise sobre as questões étnico-raciais e de gênero
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Brinquedos, Culturas Infantis e Diversidade de Gênero: uma análise sobre a ?sexta-feira: dia do brinquedo? na educação infantil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue
Corporalidades de meninas e meninos na Educação Infantil: normatividades e (re)significações de gênero
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Literatura Infantil sobre príncipes e princesas e a educação da pequena infância: gênero sob a ótica das crianças
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Relações intergeracionais e de gênero: práticas pedagógicas compartilhadas no cuidado-educação de crianças
Curso de Pos Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
O desenho de meninas e meninos na Educação Infantil: discussões sobre as culturas, experiências e relações de gênero na infância
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Organização dos espaços e a construção das experiências de gênero na Educação Infantil
Mestrado em Educação
Unifesp Guarulhos
Concluído em 2015
Gestão
Creche Menino Jesus de Praga
-
Coordenadora Pedagógica
Creche Menino Jesus de Praga
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora da Residência Pedagógica Educação Infantil
Campus Guarulhos
-
Coordenação Geral do Programa de Residência Pedagógica
Campus Guarulhos
Pesquisa
Faculdades NETWORK
Faculdade de Educação da USP
-
Política, Imaginação e Arte na educação de meninas e meninos da educação infantil
Este curso tem como objetivo discutir diferentes propostas de pensar política publica, imaginação e arte entre e para as crianças desde muito pequenas, em creches e pré-escolas. Aborda as Políticas públicas para primeira infância, as condições e promotoras de manifestações artísticas entre e das crianças; da invisibilidade da infância à visibilidade de culturas corporais de meninos e meninas; a imaginação, política e infância e direito às manifestações expressivas de meninas e meninos.
2013 a 2015
-
Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir das escolas municipais de educação infantil
O projeto de pesquisa Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir de crianças das escolas municipais de educação infantil, procura, a partir de pesquisa com crianças de 3 a 5 anos e 11 meses, frequentadoras de CEIs (Centros de Educação Infantil) e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) da cidade de São Paulo, conhecer as representações que as crianças têm sobre a cidade. Sabemos sobre modos de ver de adultos e adultas, porém pouco se sabe sobre olhares de crianças e pequenas, que representam a cidade, em especial, a multifacetada cidade de São Paulo. Partindo do pressuposto de que creches e pré-escolas públicas são interlocutoras e mediadoras entre pesquisadora, crianças e cidade, espaço público em que culturas infantis são construídas elas serão aqui pontos de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Saídas fotográficas pelos bairros das subprefeituras, bem como, coletas de dados dentro de CEIs e EMEIs, serão usados como recurso para se conhecer desenhos e fotografias, e ainda mais, como a cidade é percebida e experimentada pelas crianças.
Autores: Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi, Célia Regina Batista Serrão, Marcos Neira, Sylvie Bonifacio Klein, Renata Cristina Dias de Oliveira
2012 a 2014
-
Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre as professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero
Pesquisa de doutorado
Autores: Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi
2006 a 2010
-
Democratizando o conhecimento: o estado da arte sobre gênero e educação formal como subsídio para a formação de agendas e açoes de políticas governamentais e não-governamentais
Pesquisa proposta para o Edital: 045/2005 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq e da Secretaria de Políticas para mulheres (SEPM)
Autores: Daniela Finco
2006 a 2007
Universidade Estadual de Campinas
-
Os usos e significados dos brinquedos e materiais pedagógicos em Instituição de Educação Infantil de Campinas
Pesquisa de mestrado
Autores: Daniela Finco, Flavia Shilling
2001 a 2004
-
As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de Convivência Infantil da Unicamp)
Pesquisa de Iniciação científica
Autores: Daniela Finco
1998 a 1999
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Universidade Federal de São Paulo
-
Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica
Este projeto envolve a atuação de monitores no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp. um programa especial de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. As atividades de Residência foram concebidas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas. A intenção é proporcionar experiências significativas para a formação teórico-prática dos estudantes, articulando a formação inicial e continuada, desenvolvendo a gestão democrática e o trabalho coletivo com compromisso social, ético, político e técnico do futuro profissional em Educação.
Autores: Daniela Finco
Desde 2023
-
Projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD) Estágio Supervisionado em Docência na UC de Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil
A proposta deste projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD), visa propiciar o estágio supervisionado em docência ao alunos regularmente matriculados em um dos programas de Pós-Graduação da UNIFESP, para atuar no âmbito das Unidades Curriculares: relacionadas à Educação Infantil e Relações de gênero na Educação. E, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da formação docente em educação infantil e questões de gênero.
Autores: Daniela Finco, Betania Libanio Dantas de Araujo
Desde 2019
-
(R)existência das infâncias em tempos de pandemia
Esta pesquisa interinstitucional objetiva compreender como os bebês e as crianças pequenas estão vivendo suas infâncias no contexto da pandemia. Reconhece que o silenciamento histórico de suas vozes vem sendo agravado neste atual cenário, em que pouco se sabe o que se passa com os meninos e as meninas. Afinal, onde estão as crianças neste período pandêmico? Quais são os lugares ocupados por elas neste contexto? Quais interações estão vivenciando? Como essas interações estão ocorrendo? Quem está fazendo parte deste convívio social? Como ocorrem as interações com as/os profissionais docentes de creche e pré-escola? Como o direito ao brincar tem sido assegurado? Trata-se de uma pesquisa colaborativa, construída em diálogo com professoras e gestoras das redes municipais de educação e pesquisadoras da infância, que tem como eixo a escuta das crianças, famílias e profissionais docentes, e o foco nas diferenças socioculturais. Como referencial teórico dialoga com a pedagogia da infância, estudos sociais da infância e a epistemologia freiriana.
Autores: Daniela Finco, Rosa Silvia Lopes Chaves, Edilaine Cesar
2021 a 2023
-
Pedagogia das diferenças de gênero para a educação da primeira infância: diálogos Brasil-Itália
O presente projeto de pesquisa busca investigar a perspectiva de gênero na formação docente, identificando as possíveis articulações entre as políticas públicas da Itália e do Brasil. Será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e intercâmbio com centros italianos de pesquisas e pesquisadoras/es (Università di Napoli Federico II, Università di Bologna e Università degli Studi di Milano-Bicocca). Este projeto de pesquisa procura investigar os desafios para a construção de uma ?Pedagogia das diferenças de gênero?, repensar as práticas educativas de emancipação das relações de gênero, os processos de formação docente, o respeito e valorização da diversidade e favorecer práticas de ativismo político.
Autores: Daniela Finco, Marta Regina Paulo da Silva, Daniela Finco, Gabriella Seveso, Francesca Marone, Caterina Satta
2018 a 2021
-
Lutas Feministas, Emancipação de Gênero e Direito à Educação Infantil
Este projeto de extensão oferece curso de formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, feminismo e Direitos Humanos para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP. Parte do pressuposto que o espaço da Educação Infantil é um lugar de afirmação das diferenças e também de eliminação das desigualdades e violências de gênero. Traz o desafio de construir um olhar feminista para os direitos das crianças, considerando, sobretudo, a creche e a pré-escola como locus histórico de luta feminista, que visa outras práticas pedagógicas, na busca de transformar a realidade educativa das crianças pequenas, por meio da práxis emancipatória e descolonizadora.
Autores: Daniela Finco, Célia Regina Batista Serrão, Maria Amélia de Almeida Telles
Desde 2018
-
Corpo e Movimento na Educação Infantil
O campo das artes encontra na educação da criança pequena um fértil terreno para propostas de ações experimentais em oposição a ações formais e fortemente escolarizadas. Nesse sentido este curso pretende promover estudos, produções e discussões que motivem novas experiências da área, envolvendo os processos criativos dos/as professores/as de educação infantil, entendendo a criança como produtora de cultura. O estudo acerca das culturas da infância aponta para as múltiplas linguagens artístico-culturais dentre as quais destacamos o corpo e movimento.
2017 a 2018
-
Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil
O Projeto de monitoria na Residência Pedagógica de Educação Infantil busca uma relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.
Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti, Betânia Libanio Dantas de Araújo, Maria Cecilia Sanches
Desde 2014
-
Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil das escolas-campo EPG Procópio Ferreira e EPG Vicente Ferreira
O Projeto de monitoria busca a relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.
Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti
2012 a 2013
-
Experiências, aprendizagens e significações na Residência Pedagógica em Educação Infantil
Este projeto de ensino visa contribuir para o aprimoramento do Programa de Residência Pedagógica (PRP), investigando seus rumos e desafios, a partir do diálogo com as perspectivas dos residentes. O PRP, do curso de Pedagogia da Unifesp Guarulhos, tem mostrado que essa modalidade de estágio, por sua configuração e dinamismo, impõe diversos desafios que apontam para o processo de construção dos saberes que nos permite refletir sobre a aprendizagem dos residentes no próprio local de trabalho dos professores e gestores. O projeto busca analisar como as metodologias para a Residência Pedagógica de Educação Infantil(RPEI) vêm contribuindo para aprendizagens significativas para os alunos envolvidos neste processo.Visa aprofundar o conhecimento de como se desenvolve uma ?Teoria da Prática? no âmbito da experiência docente nas escolas-campos.
Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti
2011 a 2012
-
Igualdade de gênero na Educação Infantil: desafios para a formação docente
O olhar sobre a formação docente no campo da educação infantil e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais. Este projeto de pesquisa busca, a partir do levantamento sobre as necessidades dos/as docentes sobre a temática, problematizar como trabalham as questões de gênero, quais as dificuldades que os/as profissionais que atuam na educação infantil têm e como pensam que as questões de gênero. Propõe a introdução das questões de gênero na formação continuada para docentes que atuam na primeira etapa da Educação Básica, em creches e pré-escolas. Busca oferecer subsídios quanto as questões educativas cotidianas, permeadas em suas práticas e nas relações com as crianças pequenas, na especificidade desta etapa da educação, considerando que no Brasil, são escassos ou quase inexistentes os materiais para formação continuada de professores/as de Educação Infantil, sobre tal temática.
Autores: Daniela Finco, Daniela Finco, Maria João Cardona, Tassio José da Silva, Nathalia Chacão, Gabrielly Crozarioli Aguiar, Daniele Duarte Pimenta, Juliana Hitzschky, Sabrina Vieira Ferreira, Júlia Aparecida Marra
2013 a 2015
-
Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil
O Projeto de monitoria na Residência Pedagógica de Educação Infantil busca uma relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.
Autores: Daniela Finco, Garrutti, Erica
2013 a 2014
-
Projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD) Estágio Supervisionado em Docência na UC de Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil 2013
A proposta deste projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD), visa propiciar o estágio supervisionado em docência ao alunos regularmente matriculados em um dos programas de Pós-Graduação da UNIFESP, para atuar no âmbito das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Infantil. E, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da formação docente em educação infantil para atuação em creches e pré-escolas.
Autores: Daniela Finco, Oliveira, Marineide Gomes de
2013 a 2014
-
Ciclo de Palestras sobre gênero, sexualidade e diversidade na escola
Este Ciclo de Palestras buscou oferecer subsídios para a compreensão das políticas educacionais e dos processos educativos a partir da ótica de gênero. Buscou possibilitar um espaço para discussão sobre como as idéias sobre sexo, feminilidade e masculinidade interferem nas políticas e práticas educativas, na configuração do currículo e das relações estabelecidas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. As palestras, com pesquisadores(as) convidados, abordaram questões relativas às relações de gênero, sexualidade no currículo da educação básica, sobre a perspectivas de gênero nas políticas públicas de educação no Brasil, sobre a construção das identidades de gênero, sexualidades, diferenças e desigualdades no contexto escolar.
2010 a 2010
-
Ser menina e ser menino no assentamento MST: o que as crianças registram em suas máquinas fotográficas?
A pesquisa aborda diferentes aspectos da infância de meninos e meninas tendo como metodologia de pesquisa a utilização de fotografias tiradas pelas próprias moradoras de um assentamento em São Paulo, ligado ao MST. Numa perspectiva não adultocêntrica busca-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito dos meninos e meninas, especialmente para a elaboração e refinamento de metodologias de pesquisa com crianças e fotografias enfocando movimentos sociais, relações de gênero e suas manifestações expressivas. As da infância em um movimento social se constitui como foco da pesquisa que busca evidenciar os modos de ser desses meninos e meninas procurando observar os registros das diversidades entre as crianças, construídas nas relações estabelecidas com os outros de idades iguais e diferentes.
Autores: Daniela Finco, Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi, Abrão, Carolina, Juliana Fujishiro
2010 a 2012
-
Tod@s na foto
Acreditando que as crianças são sujeitos de direitos e cidadãs agora, tais concepções provocam a pensá-las no diálogo com outras linguagens podendo expressar-se utilizando-as em seu cotidiano. As especificidades da infância em um movimento social se constitui como foco deste projeto que busca evidenciar os modos de ser desses meninos e meninas procurando observar os registros das diversidades entre as crianças, construídas nas relações estabelecidas com os outros de idades iguais e diferentes. A proposta nasceu da intenção de retratar a infância, pelas próprias crianças e com isso conhecer e divulgar os pontos de vista de meninos e meninas, suas diferentes perspectivas e experiências de vida. Quem são esses meninos e essas meninas, como representam e constroem estes diferentes espaços vividos em tantas experiências diariamente? Quais suas percepções e suas contribuições como sujeitos que são na construção de outros mundos, em especial na luta e conquista pela terra e por uma outra configuração da sociedade brasileira e do ser humano? Como as lutas sociais são por elas representadas nas fotos? Para responder a estas e tantas perguntas o diálogo entre as sociologias da imagem e da infância tem sido fundamental. E deste modo a fotografia foi escolhida como instrumento para possibilitar a expressão das opiniões das crianças. O desafio desta proposta está em tentar compreender os desejos e as lógicas de meninos e meninas, e de usar essas informações em seu favor, para que diferenças se explicitem sem que sejam transformadas em desigualdades. A proposta busca o exercício de repensar formas de promover mecanismos teóricos e práticos, junto do grupo social das crianças, para garantir sua ação, participação e protagonismo.
2010 a 2012
-
Formação continuada para professores da Residência Pedagógica em Educação Infantil
Projeto Social de caráter educativo baseia-se em uma proposta de ?formação contextualizada?, que abordam temas e problemáticas indicadas pelo grupo de professores-formadores envolvidos no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil, ao longo do ano de 2010 e do primeiro semestre de 2011, nas Escolas Procópio Ferreira, Vicente Ferreira e Elis Regina. O Projeto de Formação está organizado em formato de oficinas, rodas de conversa e palestras que abordarão as seguintes temáticas: Meio ambiente, Inclusão, artes Plásticas e lúdico na Educação Infantil. Além das oficinas e palestras, que acontecerão no ambiente da Universidade, será realizado um ciclo de estudos em parceria com as equipes gestoras das escolas-campo, organizado mensalmente, envolvendo os professores nos momentos de Hora Atividades nas escolas- campo, aprofundando as discussões das temáticas elencadas, a partir da leitura e discussão de materiais teórico-práticos, em consonância com as Ações Pedagógicas desenvolvidas pelos Residentes, em diálogo com os professores-formadores destas escolas.
2010 a 2012
-
Igualdade de Gênero e Cidadania na Educação Infantil
O olhar sobre a formação docente no campo da educação e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais, relativas à Educação Infantil. Desse modo este projeto de extensão pretende oferecer formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP e paralelamente elaborar materiais educativos sobre a temática. A partir do levantamento sobre as necessidades dos profissionais sobre a temática, problematizar como trabalham as questões de gênero, quais as dificuldades que os/as profissionais que atuam na educação da infância têm e como pensam que as questões de gênero. Busca preparar professores para lidar com as questões educativas cotidianas, permeadas em suas práticas e nas relações com as crianças pequenas, na especificidade desta etapa da educação. Considerando que no Brasil, são escassos ou quase inexistentes os materiais para formação continuada sobre a temática de gênero, este projeto de extensão pretende produzir materiais educativos de apoio destinados à formação de professores.
Desde 2012
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Università degli Studi di Genova
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Universidade Federal de São Carlos
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22