Daniela Finco nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: dfinco@unifesp.br


180
16
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação na Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Educação na Área de Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado no Instituto de Estudos da Criança - IEC da Universidade do Minho/ Braga, Portugal. Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália e professora visitante no Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione - Dep. of Humanitie. Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp Guarulhos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - EFLCH-Unifesp Guarulhos). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Gênero e Diversidade na Escola - GDE (Unifesp). Líder do Grupo de Pesquisa Genero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (Unifesp).Integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual - Edges (FEUSP) e no Grupo de Pesquisa Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras - Laroyê (Unifesp). Atua com os seguintes temas: Educação Infantil, Sociologia da Infância, Estudos de gênero, Teorias Feministas, Direitos Humanos, Políticas Públicas e formação docente.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FINCO, Daniela;Finco, Daniela;FINCO, D.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em Educação (Área: Sociologia da Educação)

    Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre as professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero

    Orientação: Claudia Vianna

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

      Desde 2010

  • Mestrado em Educação (Área Ed., Sociedade, Política e Cultura)

    Faca sem ponta galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na pré-escola

    Orientação: Ana Lúcia Goulart de Faria

    Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

    2001 a 2004

  • Graduação em Pedagogia

    As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de convivência Infantil da Unicamp)

    Orientação: Ana Lúcia Goulart de Faria

    Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

    1996 a 2000

  • Produção


    2024


    • Cuentos de ayer, cuentos de hoy: representaciones de las niñas negras en la literatura infantil brasileña (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rosa Silvia Lopes Chaves; Daniela Finco

      Fonte: Anais 6tas Jornadas de Estudios sobre la Infancia , p. 1-13

    • Infancia, género y sexualidad: miradas que se entrecruzan entre la escuela y la familia (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Noeli Aparecida Fernandes; Daniela Finco

      Fonte: Anais da 6tas Jornadas de Estudios sobre la Infancia , p. 15

    • Neoconservadorismo en Brasil: implicaciones del gobierno de Bolsonaro para la infancia brasileña (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amanda Maria Capitolina Duarte; Daniela Finco

      Fonte: Anais da 6tas Jornadas de Estudios sobre la Infancia , p. 1-13

    • Educação para gênero e cidadania na primeira infância: diálogos Brasil-Portugal (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Carolina Faria Alvarenga; Andrea Moruzzi

      Fonte: Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal , p. 1

    • Educação da primeira infância no Brasil e na França: desafios da educação democrática para a diversidade (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Carolina Faria Alvarenga; Andrea Moruzzi; Cleonice Tomazzetti; Silvia Valentim; Marie Andrys

      Fonte: Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal , p. 1

    • Vozes das crianças em contexto de violência testemunhal: desafios para uma escuta ética (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Pereira; Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE , v. 38 , p. 54 - Extrato QUALIS: B1

    • Desafios da Inserção de Gênero na Formação Inicial a Partir das Experiências de Professoras Acadêmicas Feministas (2024)

      Artigo publicado

      Autores: DUARTE, AMANDA RODRIGUES; Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4

    • LA EDUCACIÓN EN DISPUTA: GÉNERO, CRUZADAS Y FORMAS DE RESISTENCIA (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; BARREIROS, DOUGLAS PAULINO; ABBATECOLA, EMANUELA

      Conteúdo completo

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 12 , p. 1-13 - Extrato QUALIS: A4


    2023


    • Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; GARRUTTI, ÉRICA APARECIDA

      Conteúdo completo

      Fonte: CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 38 , p. e12666 - Extrato QUALIS: A2

    • Cartografias inspiradas pela arte: experiências formativas na residência pedagógica em Educação Infantil (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; GARRUTTI, ÉRICA APARECIDA; Betania Libanio Dantas de Araujo

      Fonte: SCIAS Arte/Educação , v. 13 , p. 77

    • Currículo, infância e (r)existências: o que as crianças nos ensinaram na pandemia (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Marta Regina Paulo da Silva; Reny Scifoni Schifino

      Fonte: REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 17 , p. 1-20 - Extrato QUALIS: A2

    • ¿Mis hijos, mis reglas? Visiones de las familias sobre las cuestiones de género en Educación Infantil (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Noeli Aparecida Fernandes

      Fonte: Infancia Latinoamericana , v. 36 , p. 1-10 - Extrato QUALIS: B4

    • Corpos fora do lugar: tensionando as expectativas de gênero na infância das meninas a partir do cinema (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; ROVERI, FERNANDA THEODODO

      Conteúdo completo

      Fonte: TEXTURA - ULBRA , v. 25 , p. 148 - Extrato QUALIS: A4

    • Barbie se prepara para seu novo lançamento: considerações acerca de um filme ainda não estreado (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernanda T. Roveri; Daniela Finco

      Fonte: Leituras sobre a sexualidade: gênero e Infâncias. Coleção Sexualidade & Mídias. , p. 15

    • Minha professora ensinou coisa errada: Os reflexos da ideologia de gênero na Educação infantil (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Julio Cesar de Arruda

      Fonte: Anais do 2o. Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s) [recurso eletrônico] : experiências, desafios e tensões , p. 223

    • Violência de gênero contra mulheres e crianças: desafios educativos em tempos de conservadorismo (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Pereira Gomes; Daniela Finco

      Fonte: Anais Eletrônicos do 1º Congresso Internacional Multidisciplinar Educação: Brasil, 200 anos depois! , p. 1

    • Gênero no trabalho docente da Creche: um olhar para as duplas educativas (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Michelle Gonçalves do N. Faria; Daniela Finco

      Fonte: Anais Eletrônicos do 1º Congresso Internacional Multidisciplinar Educação: Brasil, 200 anos depois! , p. 1

    • Fake news e os desafios do trabalho docente frente às questões de gênero e sexualidade na creche. (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Julio Cesar de Arruda; Daniela Finco

      Fonte: Anais do X CONEDU , p. 1-13

    • Professoras acadêmicas feministas e os desafios da inserção de gênero na formação docente inicial (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Amanda Rodrigues Duarte

      Fonte: Anais do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero

    • Meus filhos, minhas regras? olhares das famílias sobre as questões de gênero que permeiam a educação infantil (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Noeli Aparecida Fernandes

      Fonte: Anais do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero

    • Representações da menina negra na literatura infantil contemporânea: possibilidades para inverter as chaves do racismo e do sexismo na infância (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Rosa Silvia Lopes Chaves

      Fonte: Anais do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero


    2022


    • Desigualdades, diferenças e inclusão : desafios atuais para pesquisas em educação (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Ellen de Lima Souza

      Fonte:

    • Diálogos Necessários de Gênero: olhares e culturas que se entrecruzam na Educação Infantil (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Noeli Aparecida Fernandes

      Conteúdo completo

      Fonte: INTERACCOES , v. 18 , p. 233 - Extrato QUALIS: A3

    • Desafios atuais para as pesquisas sobre gênero, educação da pequena infância, cultura e sociedade (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Desigualdades, diferenças e inclusão : desafios atuais para pesquisas em educação , p. 161

    • Documentação pedagógica docente como ferramenta para potencializar as diferenças de gênero (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: FARIA, M. G N.; Daniela Finco

      Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

    • Problematizando os efeitos da Violência de Gênero sobre as mulheres e as crianças (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Gomes Gibim; Daniela Finco

      Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

    • ?Minha professora ensinou coisa errada ?: os reflexos da?ideologia de gênero? na Educação Infantil (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Julio Cesar de Arruda; Daniela Finco

      Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

    • ?Minha professora ensinou coisa errada?: os reflexos da ?ideologia de gênero? na Educação Infantil (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Julio Cesar de Arruda; Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Congresso Internacional Educar Na(s) Infância(s): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES

    • Gênero e afetividades na educação infantil: problematizando as dicotomias presentes nas emoções e sentimentos de meninas e meninos (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Noeli Aparecida Fernandes; Daniela Finco

      Fonte: Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

    • Perspectivas feministas e emancipação de gênero na construção da pedagogia da pequena infância (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue; Nathalia Chacão

      Fonte: eminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Grupeci VI. Política, formação e prática educativa na infância , p. 1165


    2021


    • Efeitos da pandemia e o aumento das desigualdades na vida das crianças: diálogos sobre violências e indiferenças (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Ellen de Lima Souza; Cleriston Izidro dos Anjos

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 12 - Extrato QUALIS: B2

    • Desigualdades, Violências e Pandemia: mulheres em rede na construção de uma pedagogia crítica feminista (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rosa Silvia Lopes Chaves; Daniela Finco

      Fonte: Coletivos, mulheres e crianças em movimentos na pandemia: do podcast ao livro , p. 301

    • Questões étnico-raciais, políticas públicas e o direito das crianças pequenas a uma educação antirracista (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rosa Silvia Lopes Chaves; Daniela Finco

      Fonte: Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg , p. 181

    • Primeiros passos fora da esfera privada da casa, primeiros passos na creche: encontro com as diferenças (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticasJuliana Diamente , p. 63

    • Entre princesas e heroínas: uma análise sobre as novas representações de feminilidade (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Gabriella Seveso

      Fonte: Anais Eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos? , p. 164


    2020


    • Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil: contribuições para um estado da arte* (2020)

      Artigo publicado

      Autores: SILVA, PETERSON RIGATO DA; SILVA, TASSIO JOSÉ DA; Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNOS PAGU , v. 1 , p. 01/27 - Extrato QUALIS: A1

    • -Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil-: um debate sobre identidade docente e homossexualidade masculina (2020)

      Artigo publicado

      Autores: OLIVEIRA, VINICIUS EXPEDITO MENA DE; Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 22 , p. 580 - Extrato QUALIS: A3

    • Famílias e as suas dinâmicas de gênero: uma análise a partir dos desenhos infantis (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Pereira Gomes Gibim; Daniele Duarte Silva; Daniela Finco

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7 , p. 291 - Extrato QUALIS: B2

    • Sociologia da Infância no Brasil (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria; Daniela Finco

      Fonte:

    • O que nos ensinam meninas e meninos quando escapam das fronteiras de gênero? (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Gênero e Educação: 20 anos construindo conhecimento , p. 147

    • Questões de gênero na produção cultural para crianças (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Fernanda T. Roveri

      Fonte: Como pode uma pedagogia viver fora da escola? Estudos sobre pedagogias culturais , p. 118

    • Educação Infantil e gênero: meninos e meninas como interlocutores nas pesquisas (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Das pesquisas com crianças à complexidade da infância , p. 158


    2019


    • In-fan-cia Latinoamericana (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Camila Zentner Tesche; Daniela Finco

      Fonte: Infancia Latinoamericana , v. 25 , p. 30-36 - Extrato QUALIS: B4

    • Lute como uma menina!O verbo é lutar desde o nascimento na vida de meninas e mulheres (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Historiae (impresso) , v. 10 , p. 59-82 - Extrato QUALIS: A2

    • Isso aí é rachismo! Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte:

    • ?Sinto falta de uma menina para acalmar esses garotos": a importância de refletir sobre gênero na educação infantil (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Renata Almeida

      Fonte: ?Isso aí é rachismo! Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras , p. 121

    • Gênero, espaço físico e construção das culturas infantis na Educação Infantil. (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva

      Fonte: Por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças: corpo e cultura , p. 190

    • Cambiamenti sociali nell?educazione e nel genere: dialogo tra l?esperienza del contesto Brasiliano e Italiano (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: onferenza Internazionale di Pedagogia Critica: Alternative e resistenza a populismo, sessismo, razzismo , p. 55

    • Essere una ragazza nera in Brasile: resistenza ed educazione contro il razzismo e il sessismo (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rosa Silvia Lopes Chaves; Daniela Finco

      Fonte: Conferenza Internazionale di Pedagogia Critica: Alternative e resistenza a populismo, sessismo, razzismo , p. 75

    • Gênero na formação docente inicial e os desafios atuais para a educação das crianças (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Amanda Rodrigues Duarte

      Fonte: Anais [do] I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação na Infância: Professora sim, tia não!, 12 a 14 de setembro de 2019, São Paulo, SP / Co

    • Formação docente inicial para educação infantil: desafios na construção de uma pedagogia das diferenças de gênero (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Amanda Rodrigues Duarte

      Fonte: Anais do VIII Congresso Paulista de Educação Infantil. 2019.


    2018


    • Estereótipos de gênero e sexismo linguístico presentes nos livros no contexto educativo para crianças (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Gabriella Seveso

      Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 20 , p. 206 - Extrato QUALIS: A3

    • Feminismo em estado de alerta na educação de crianças pequenas em creches e pré-escolas (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 20 , p. 02-10 - Extrato QUALIS: A3

    • Relazioni di genere, educazione della prima infanzia e cambiamenti sociopolitici in Brasile: contributi per uno stato dell?arte (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Tassio José da Silva; Peterson Rigato da Silva; Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Rivista Italiana di Educazione Familiare , v. 2 , p. 209 - Extrato QUALIS: A4

    • Teorías feministas y de género en la formación docente: compromisso académico y politico en la defensa de los derechos de las mujeres y de las/os niñas/os pequeñas/os (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Maria Walburga dos Santos; Patrícia D. Prado

      Fonte: Anais do XVI Congresso Centroamericano de Sociologia - Acas 2018

    • Desafios para uma educação descolonizadora: problematizando questões de gênero e étnico raciais nos currículos para pequena infância (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Solange Oliveira Ferreira; Rosa Silva

      Fonte: Anais do XIII CONLAB

    • Literatura infantil feminista e emancipação de gênero na educação da infância brasileira (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do IV Congreso de Estudios Poscoloniales

    • Perspectivas feministas e emancipação de gênero na educação da pequena infância (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Nathalia Chacão; Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue

      Fonte: Anais do VI GRUPECI

    • Teorías Feministas y género en la formación docente (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Maria Walburga dos Santos; Patricia Dias Prado

      Fonte: Anais XVI ACAS


    2017


    • Le Associazioni delle donne e i diritti dell?infanzia in Italia (1861-1930) (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Gabriella Seveso

      Conteúdo completo

      Fonte: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 19 , p. 177 - Extrato QUALIS: A3

    • Educação e Resistência Escolar: gênero e diversidade na formaçäo docente (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Adalberto dos Santos Souza; Nara Rejane Cruz

      Fonte:

    • Desafios para a discussão sobre gênero e diversidade na escola (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Adalberto dos Santos Souza; Nara Rejane Cruz

      Fonte: Educação e Resistência Escolar , p. 01

    • Diversidade nas infâncias brasileiras (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Flávio Santiago; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Anais do 4to Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales. Salamanca 2017 , p. 254

    • Poéticas da resistência, perspectiva feminista e de gênero na formação docente (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva

      Fonte: Anais do 4to Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales. Salamanca 2017 , p. 280

    • Relações de gênero e processos de despatriarcalização das famílias sob a ótica das crianças brasileiras (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Ana Paula Gomes Gibim

      Fonte: Anais do 4to Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales. Salamanca 2017 , p. 178

    • Pedagogy of gender differences for ECE (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Abstract Book 27 Conference EECERA

    • Race and Gender in Early Childhood methodologies of Brazilian research whit children (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Carolina Faria Alvarenga; Ellen de Lima Souza

      Fonte: Abstract Book 27 Conference EECERA


    2016


    • Relações de gênero e processos de despatriarcalização das famílias sob a ótica das crianças (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Paula Pereira

      Fonte: REVISTA NEP (Núcleo de Estudos Paranaenses) , v. 2 , p. 115-131 - Extrato QUALIS: B3

    • METÁFORAS DOS PENSAMENTOS VISÍVEIS E INVISÍVEIS DAS CULTURAS DAS CRIANÇAS - ENTREVISTA COM PROF. GIANFRANCO STACCIOLI1 (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; DUARTE, DANIELE PIMENTA

      Conteúdo completo

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 4 , p. 112 - Extrato QUALIS: A4

    • Espaços de educação, cuidado e relações de gênero: Reflexões para uma pedagogia descolonizadora. (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Tassio José da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. , p. 933

    • A presença dos professores homens na Educação Infantil: desafios atuais da luta contra as violências de gênero (2016)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Patio: Gênero e Infância

    • Diferenças de gênero e livros para a infância : reflexões sobre os estereótipos de gênero nos livros escolares italianos (2016)

      Tradução

      Autores: Daniela Finco

      Fonte:


    2015


    • Igualdad de género en las instituciones educativas de la primera infancia brasileña (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud , v. 13 , p. 85 - Extrato QUALIS: A2

    • Questões de gênero na educação da pequena infância brasileira (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: Rivista Studi sulla formazione , v. 1 , p. 47 - Extrato QUALIS: A4

    • Cinema, transgressão e gênero: as infâncias de Baktay e Wadjda. Dossiê Gênero, Mídia e Infância (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva

      Fonte: Perspectiva (UFSC) , v. 33 , p. 933 - Extrato QUALIS: A2

    • Infâncias e Movimentos Sociais (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Ismael Tressmann; Joseane Bufalo; Lígia Aquino; Flávio Santiago; Marcia Lucia Anacleto de Souza; Maria Tereza Goudart Tavares; Nela Aparecida da Silva; Patricia Vieira Trópia; Rosali Sauta Siller; Solange Estanislau dos Santos; Adriana Alves da Silva; Sueli Helena de Camargo Palmen; Alex Barreiro; Ana Lúcia Goulart de Faria; Edna Rosseto; Elina Elias Macedo; Irineu Faroeste; Fabio Accardo de Freitas; Fabiana Canavieira

      Fonte:

    • Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Maria Carmem Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte:

    • Creche e Feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte:

    • Gênero, Corpo, Infância: desafios para uma educação descolonizadora de meninas e meninos (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras , p. 182

    • Movimentos sociais LGBTT, mudanças e desafios para uma educação descolonizadora desde a infância (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva; Alex Barreiro

      Fonte: Infâncias e Movimentos Sociais , p. 01

    • Conversações de ponta-cabeça sobre crianças pequenas para além da escola (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Maria Carmem Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Campos de Experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro , p. 07

    • Campos de experiência educativa e programação pedagógica na escola da infância (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Campos de Experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro , p. 233

    • Um olhar feminista para os direitos das crianças (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Márcia Aparecida Gobbi; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Creche e Feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizado , p. 09

    • Gênero, infância e cidadania: desafios para a formação docente na educaçao infantil (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: XII CONLAB - Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa: ?Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois , p. 03

    • Formação docente na descolonização das Infâncias: perspectivas feministas, linguagem cinematográfica e poéticas da resistência (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Adriana Alves da Silva

      Fonte: XII CONLAB - Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa: ?Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois , p. 03

    • Igualdade de gênero e cidadania na formação docente da Educação Infantil (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do III Congresso Uruguayo de Sociología

    • Creche Urgente en Brasil: la guardería infantil un patrimonio del feminismo (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais da XI Jornada de Sociología

    • Teorias feministas y de género en la formación docente: compromiso académico y político en la construcción de prácticas educativas emancipadoras (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Programa Congreso ALAS - Costa Rica 2015

    • For a ?macunaimica? pedagogy in brazilian early childhood education (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria; Adriana Alves da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Transition and Socialization in Early Childhood Education and Care Paris

    • Pedagogias descolonizadoras e as poéticas da resistência contra as violências de gênero (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Adriana Alves da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Colóquio interdisciplinar Gênero e violências


    2014


    • Gênero e Infância: desafios e possibilidades para a formação docente na Educação Infantil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva

      Fonte: Anais do VII ABEH

    • Corpo, Educação e Cuidado: relações de gênero nos espaços da Educação Infantil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Tassio José da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Anais do VII ABEH

    • Gênero e cidadania na infância: desafios para formação docente na educação infantil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva

      Fonte: Anais do II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade

    • Gênero e cidadania na infância: desafios para formação docente na educação infantil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva

      Fonte: Anais do II Encontro Gênero e Diversidade na Escola

    • Corpo, educação e cuidado: relações de gênero e sexualidades nos banheiros das instituições de educação infantil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Tassio José da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade

    • Isso é coisa de menina. E de menino também (Entrevista) (2014)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco; Felipe Borges

      Fonte: Revista Rolimã, da ONG Oficina de Imagens, Belo Horizonte , p. 26

    • Questões de Gênero na Educação Infantil (Entrevista) (2014)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco; Patrícia Sperandio

      Fonte: Revista Educação Infantil. Editora Segmento


    2013


    • O perigo da naturalização das relações de gênero na educação infantil. (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Pátio (Porto Alegre. 2002) , v. 36 , p. 08

    • Educación infantil en Brasil: las relaciones de género y el encuentro con las diferencias (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Revista Digital de La Associación de Maestros Rosa Sensat , v. 8 , p. 32

    • Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas nas fronteiras de gênero (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Leitura. Teoria & Prática , v. 31 , p. 169 - Extrato QUALIS: A4

    • Relações de gênero na educação infantil: reflexões para uma pedagogia descolonizadora (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Tassio José da Silva; Daniela Finco

      Fonte: Anais do SEMIEDU2013 , p. 235

    • Infancia, Cidadanía e igualdad de género: desafíos para la Educación Infantil (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do XXIX Congresso Latino- americano de Sociologia (ALAS) , p. 285

    • Educação infantil e direitos da infância. Cadernos de Residência Pedagógica. (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte:

    • Creches e pré-escolas em busca de pedagogias descolonizadoras que afirmem as diferenças (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Educação Infantil e diferença , p. 14

    • Meninas e meninos em assentamento do MST: representações e diferentes modos de ver e sentir da infância do campo Infâncias no campo. (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte: Infâncias do campo , p. 35

    • Infancia, Cidadanía e Igualdad de Género: desafios para la Educación Infantil (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais doXXIX Congresso Latino-americano de Sociologia - ALAS

    • Relações de gênero na educação infantil: reflexões para uma pedagogia descolonizado (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Tassio José da Silva

      Fonte: Anais doSEMIEDU 2013

    • Mitos da Educação: Meninos são melhores em matemática (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Escola , p. 15


    2012


    • Rencontre avec la différence: premiers pas en dehors de la maison, premiers pas à la crèche (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Diversité (Montrouge) , v. 170 , p. 52

    • Homossexualidades e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância. (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Gênero (Niterói) , v. 12 , p. 47 - Extrato QUALIS: A2

    • Gênero e sexualidade na infância: mitos, dúvidas e angústias sobre a educação de meninos e meninas (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Pedagogia da Educação , v. 1 , p. 14

    • Estrategias de registros y de aprendizajes del Programa de Residencia Pedagógica en Educación Infantil (PRP/EI) de UNIFESP GUARULHOS (BRASIL) (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; BUNZEN, Clecio; Edna Martins; Erica Garrutti

      Fonte: Anais 3ras. Jornadas Regionales de Prática y Residencia Docente "Formação inicial y comienzos em la docencia en diversos contextos educativos

    • Sociologia da Imagem, artes e infâcia: fotografias e desenhos e seus desafios na pesquisa com crianças na primeira infância (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Marcia Gobbi; Abrão, Carolina; Anita Viudes; Juliana Fujishiro; Maria Cristina Stelo Leite; Nailze Figueiredo; Natasha Carameshi; Rosa Silva

      Fonte: Anais do III GRUPECI

    • Diversidad en la infancia brasileña: perspectivas y desafios de las investigaciones con niños y niñas pequeños(as) en el campo de la Sociologia de la Infância (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Anais Second ISA Forum of Sociology

    • Aspectos de la vida cotidiana en el asentamiento del MST: las fotografias de los niños y niñas (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte: Anais Second ISA Forum of Sociology

    • Fotografias, identidades e infâncias: ser menina e ser menino no assentamento (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais Second ISA Forum of Sociology XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia - ALAS

    • Pedagogia de Projetos e a construção de uma Pedagogia da Infância (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; BUNZEN, Clecio

      Fonte: Educação Infantil e direitos da infância , p. 55

    • Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: transgredindo as fronteiras de gênero (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Gênero e Ciclos vitais: desafios, problematizações e perspectivas , p. 43


    2011


    • Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o cotidiano no assentamento Dom Tomás Balduíno (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte: Revista TRAMA Interdisciplinar , v. 2 , p. 25 - Extrato QUALIS: A3

    • Sociologia da Infância no Brasil (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria; Daniela Finco

      Fonte:

    • Culturas Infantis em creche e pré-escolas: estágio e pesquisa (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Daniela Finco; Marta Regina Paulo da Silva; Nara Martins Moretti; Reny Scifoni Schifino; Roberta Cristina de Paula; Nelia Ap. da Silva; Rosali Rauta Siller; Viviane Drumond; Elisandra G. Godoi; Adriana Alves da Silva; Peterson Rigato da Silva; Ana Claudia Caldeiron; Candida Santos Daltro Alves; Fabiana de Oliveira Canavieira; Joseane Bufalo

      Fonte:

    • Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o assentamento (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do III Colóquio de Humanas da Unifesp , p. 06

    • O que meninas e meninos nos mostram enquanto brincam? Pesquisas sobre Gênero, primeira infância e Educação Infantil no Brasil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)Igualdades

    • Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: perspectivas e desafios para a formação docente. (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; BUNZEN, Clecio; Edna Martins; Erica Garrutti

      Fonte: Anais do III GRUPECI II Seminário de Inovações Curriculares: experiências no ensino superior

    • Aspectos de la vida cotidiana em el asentamiento del MST: las fotografias de los niños y niñas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Internacional Conference Art, Ilustration and Visual Culture in Infant and Primary Education

    • Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o assentamento (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Marcia Gobbi

      Fonte: Libro de Actas I Congreso Internacional

    • Educação Infantil e gênero: meninos e meninas como interlocutores nas pesquisas (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Das pesquisas com crianças à complexidade da infância , p. 158

    • Repensando as relações na Educação Infantil a partir da ótica de gênero (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Peterson Rigatto da Silva; Viviane Drumond

      Fonte: Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa , p. 59

    • A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Oliveira

      Fonte: Sociologia da Infância no Brasil , p. 54

    • Apresentação "Sociologia da Infância no Brasil" (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco; Ana Lúcia Goulart de Faria

      Fonte: Sociologia da Infância no Brasil , p. 01


    2010


    • Brincadeiras, Invenções e Transgressões de Gênero na Educação Infantil (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Múltiplas Leituras , v. 3 , p. 119

    • Gênero, Idade e Geração: relações com a avaliação na Educação Infantil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Patrícia D. Prado; Elisandra G. Godoi

      Fonte: Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino

    • Research and production of knowledge about gender and early childhood education in Brazil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria; Daniela Finco

      Fonte: OMEP XXVI World Congress

    • Gênero, crianças pequenas e formação docente: múltiplos desafios para Educação Infantil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Peterson Rigato da Silva

      Fonte: Anais do II Grupeci

    • Educação Infantil, espaço de confronte e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos

    • Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o assentamento urbano na cidade de São Paulo (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Márcia Aparecida Gobbi

      Fonte: 34º Encontro Anual da Anpocs


    2009


    • Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia; Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , p. 265 - Extrato QUALIS: A1

    • Educação Infantil de meninas e meninos brasileiros (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do X Conbresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto , p. 155

    • Meninas e meninos na educação infantil: uma questão de gênero e poder (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do V COPEDI Congresso Paulista de Educação Infantil: balanço de uma década de luta

    • Meninas e meninos na educação infantil: uma questão de gênero e poder. (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do Simpósio Internacional Encuentro etnográficos con niñ@s y adolescentes en contextos educativos


    2008


    • O coletivo infantil convivendo na diversidade (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Network Technologies , v. 4 , p. 128

    • Socialização de Gênero na Educação Infantil (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Ciências & Letras (FAPA. Impresso) , v. 43 , p. 85 - Extrato QUALIS: B3

    • Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Conteúdo completo

      Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 19 , p. 211 - Extrato QUALIS: A1

    • Currículo, espaço e subjetividade (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 14 , p. 68 - Extrato QUALIS: A1

    • Por uma pedagogia da escuta, das relações e das diferenças: práticas educativas e socialização de gênero na Educação Infantil (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Caderno de Resumos do V Seminário de Educação, Gênero e Infância

    • Socialização de gênero na Educação Infantil (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas

    • Socialização de Gênero na Educação Infantil (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do Fazendo Gênero 8: Corpo. violência e poder , p. 98

    • Educação, Brinquedo e Infância (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Tribuna de Minas (Caderno Dois)


    2007


    • Políticas de Educação Infantil e gênero: garantia da infância plena de meninas e meninos (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Políticas de Educação Infantil e gênero: garantia da infância plena de meninas e meninos

    • Linguagens corporais de meninas e meninos na educação infantil (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do 16º COLE - Congresso de leitura e d Brasil: ?No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebra-las

    • Girls? and Boys? Brazilian Games: gender relationships in the production of children?s culture (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Annals of Conference on Children?s Cultures: Universality and Diversity , p. 120

    • A educação dos corpos femininos e do masculinos na Educação Infantil (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes , p. 94

    • Por uma educação com igualdade de gênero na infância (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Maringá Ensina , p. 38

    • Brincadeira não tem sexo (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Nova Escola , p. 104

    • Corpo e cultura: bases sociais das diferenças entre homens e mulheres (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco; Vianna, Claudia P.

      Fonte: Viver Mente Cérebro - A tregua dos sexos , p. 50


    2006


    • A construção cultural do corpo feminino e do masculino na Educação Infantil (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do IV COPEDI

    • Educação Infantil: Brinquedos, culturas e identidades (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do I Seminário Multidisciplinar das Faculdades Network

    • Cognição, comportamento e habilidades entre meninos e meninas: será que o sexo biológico faz mesmo diferença? (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Daniela Finco; Vianna, Claudia P.

      Fonte: Revista Corpo e Mente

    • Relações sociais de gênero, práticas educativas e ?transgressões? de meninas e meninos na educação infantil (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero VII: gênero e preconceito

    • Relaciones sociales de género en la infanca y formación de docentes en la educación infantil brasileña (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: II Taller Internacional Educación Inicial y Preescolar ?De Preescolar a Escolar?


    2005


    • Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de gênero nas brincadeiras de meninos e menina na educação infantil (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais da 28a. Reunião Anual da Anped

    • A infância como experiência constitutiva da identidade da professora de Educação Infantil (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Souza, Claudia L.

      Fonte: II Seminário de Memória e Contemporaneidade

    • A criança Artista na Creche Menino Jesus de Praga (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do IV Semiinário de Linguagens na Educação Infantil do 15º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE

    • Educação Infantil, gênero e brincadeira: das naturalidades às transgressões (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais da 28a. Reunião Anual da Anped

    • Brincando de faz-de-conta: um estudo sobre as brincadeiras das crianças na creche sob a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; OLMOS, Camila da Costa; LUARI, Priscila; ROCHA, Maria .Silva.P.L; ALBANEZ, Vânia B

      Fonte: Anais do I ULAPSI Congresso Latino Americano de Psicologia


    2004


    • Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: as relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na pré-escola (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do fazendo gênero 6


    2003


    • Encontrando nas brincadeiras as múltiplas formas de ser menino e ser menina (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Revista Pátio Educação Infantil , v. 01 , p. 15

    • Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 14 , p. 89 - Extrato QUALIS: A1

    • As relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na pré-escola (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Seminário de teses e dissertações em andamento da Faculdade de Educação da Unicamp

    • Infância e gênero: as brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do III Congresso Paulista de Educação Infantil

    • Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do III COPEDI: Pedagogia da Infância: exigências de um novo tempo

    • Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de gênero na infância (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Seminário de dissertações e teses em andamento


    2002


    • Quando o brincar e fazer arte é o melhor remédio: a experiência da brinquedoteca Ayrton Senna do Centro Infantil Boldrini (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Ana Luiza Ferrer; Nina Mazzon

      Fonte: Anais do Congresso Internacional do IPA

    • Quando o Brincar e fazer arte é o melhor remédio: o brincar no dia-a-dia de crianças em um hospital de doenças hemato-oncológicas (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco; Nina Mazzon; Ana Luiza Ferrer

      Fonte: Anais do IPA 2002


    2001


    • As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de Educação e Convivência Infantil da Unicamp) (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais da 8ª Jornada Nacional de Iniciação Científica

    • As Concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do Encontro de iniciação científica/ CD-rom


    2000


    • As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de Educação e Convivência Infantil da Unicamp) (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Congresso Paulista de Educação Infantil

    • Brincar para as recreacionistas de uma creche na universidade (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais do VIII Congresso Interno de iniciação Científica da Unicamp

    • As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de Educação e Convivência Infantil da Unicamp) (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: Anais da 23a. Reunião Anual da Anped

    • As concepções do brincar para as profissionais de uma creche de Universidade Pública (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniela Finco

      Fonte: CD-rom do VII Congresso interno de iniciação científica da UNICAMP

    Atuações

    Faculdades NETWORK

    • professora universitária

      Horista

      2004 a 2006

    • Professora universitária

      2006 a 2007

    • Professora Universitária visitante

      Professor vistante

      2008 a 2008

    • Professora Universitaria visitante

      Professor vistante

      2010 a 2010

    Revista EducAtiva - REVISTA DE EDUCAÇÃO NETWORK (ISSN 1808594)

    • Membro de corpo editorial

      2004 a 2005

    Faculdade de Educação da USP

    • Doutorado na Área de Sociologia da Educação

      pesquisadora

      2006 a 2010

    Ministério da Educação

    • consultoria, docente on-line

      Livre

      2006 a 2006

    Universidade São Marcos

    • Professora Universitária Visitante

      Professor vistante

      2006 a 2006

    Universidade Estadual de Campinas

    • Bolsista de Iniciação Científica

      Outro (especifique)

      1998 a 1999

    • Bolsista de mestrado

      Bolsista de mestrado

      2001 a 2003

    • Monitoria - Graduação Pedagogia

      Bolsista

      2002 a 2002

    • Bolsista do Programa de Estagio Docente

      Monitora

      2002 a 2002

    Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini

    • Pedagoga

      Outro (especifique)

      2000 a 2001

    Creche Menino Jesus de Praga

    • Coordenadora Pedagógica

      Celetista formal

      2004 a 2005

    CENTRO UNIVERSITARIO UNIFAAT

    • Professora Universitária visitante

      2005 a 2005

    • Professora Universitária visitante

      2010 a 2010

    Faculdade Método de São Paulo

    • Professora Universitária Visitante

      Professor vistante

      2010 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto IV

      Desde 2010

    • Associado

      Desde 2020

    Revista Olh@res: Revista Departamento de Educação da UNIFESP

    • Membro de corpo editorial

      2010 a 2016

    Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

    • Consultora

      Contrato

      2010 a 2010

    Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Ces

    • Revisor de periódico

      Desde 2011

    REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação Universidade Federal de São Carlos

    • Revisor de periódico

      Desde 2010

    Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2011

    Revistas Linhas Críticas ? Faculdade de Educação da UNB

    • Revisor de periódico

      2012 a 2012

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

    • Bolsista de doutorado

      Bolsista

      2006 a 2010

    Università degli Studi di Milano-Bicocca

    • Pesquisadora

      2017 a 2018

    • Visiting Professor

      2017 a 2018

    Cadernos Pagu (UNICAMP)

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Educação e Pesquisa (USP. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2016

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2018

    ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2018

    Programa de Extensão da Unifesp PROEX

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2016

    Università di Bologna

    • Visiting professor

      2019 a 2019

    Universita degli Studi di Napoli Federico II

    • Visiting Professor

      2018 a 2018

    Universidade de São Paulo

    • doutoranda

      Bolsista

      2006 a 2010

    DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVEN

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    Università degli Studi di Genova

    • Visiting Researcher

      2022 a 2023

    Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

    • Desde 2023

    Universidade Federal de São Carlos

    • Desde 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Elisangela Carmo de Oliveira

      O papel do/a coordenador/a pedagógico/a para a promoção de uma educação antirracista e anti-sexista na educação infantil

      Doutorado em Educação

      Unifesp Guarulhos

      Desde 2024

    • Edilaine Cesar

      Diversidade de gênero na Educação Infantil: o estado da arte

      Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Priscila Bispo de Lacerda

      Politicas de promoção da diversidade de gênero na Educação Infantil em São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • Rosa Silvia Lopes Chaves

      Meninas negras na Literatura infantil: infâncias, identidades e representatividades

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Ana Paula Pereira Gomes Gibim

      Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas

      Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Julio Cesar de Arruda

      Dimensão lúdica, imaginação e suas marcas de gênero: experiência docentena educação de crianças pequenininhas na creche

      Curso de Pós Graduação em Educação (33009015083P7

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Michelle Gonçalves do Nascimento Faria

      Duplas educativas nas creches da rede municipal de são paulo: desafios de gênero para co-docência

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Amanda Rodrigues Duarte

      Inserção de gênero na formação inicial dos cursos de Pedagogia a partir das experiências e narrativas docentes

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Noeli Aparecida Fernandes

      Um estudo sobre as relações de gênero na Educação Infantil: o que as famílias têm a ver com isso?

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Solange Oliveira Ferreira

      Descolonizando as propostas curriculares na Educação Infantil: uma análise sobre as questões étnico-raciais e de gênero

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Paloma Oliveira Santos

      Brinquedos, Culturas Infantis e Diversidade de Gênero: uma análise sobre a ?sexta-feira: dia do brinquedo? na educação infantil

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Laura Tereza de Sá e Benevides Inoue

      Corporalidades de meninas e meninos na Educação Infantil: normatividades e (re)significações de gênero

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Nathália Chacão Gabriel

      Literatura Infantil sobre príncipes e princesas e a educação da pequena infância: gênero sob a ótica das crianças

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Ana Paula Pereira Gomes

      Relações intergeracionais e de gênero: práticas pedagógicas compartilhadas no cuidado-educação de crianças

      Curso de Pos Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Daniele Duarte Pimenta

      O desenho de meninas e meninos na Educação Infantil: discussões sobre as culturas, experiências e relações de gênero na infância

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Tassio José da Silva

      Organização dos espaços e a construção das experiências de gênero na Educação Infantil

      Mestrado em Educação

      Unifesp Guarulhos

      Concluído em 2015

    Gestão

    Creche Menino Jesus de Praga

    • Coordenadora Pedagógica

      Creche Menino Jesus de Praga

        Desde 2005

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora da Residência Pedagógica Educação Infantil

      Campus Guarulhos

        Desde 2012

    • Coordenação Geral do Programa de Residência Pedagógica

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Faculdades NETWORK

    Faculdade de Educação da USP

    • Política, Imaginação e Arte na educação de meninas e meninos da educação infantil

      Este curso tem como objetivo discutir diferentes propostas de pensar política publica, imaginação e arte entre e para as crianças desde muito pequenas, em creches e pré-escolas. Aborda as Políticas públicas para primeira infância, as condições e promotoras de manifestações artísticas entre e das crianças; da invisibilidade da infância à visibilidade de culturas corporais de meninos e meninas; a imaginação, política e infância e direito às manifestações expressivas de meninas e meninos.

      2013 a 2015

    • Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir das escolas municipais de educação infantil

      O projeto de pesquisa Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir de crianças das escolas municipais de educação infantil, procura, a partir de pesquisa com crianças de 3 a 5 anos e 11 meses, frequentadoras de CEIs (Centros de Educação Infantil) e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) da cidade de São Paulo, conhecer as representações que as crianças têm sobre a cidade. Sabemos sobre modos de ver de adultos e adultas, porém pouco se sabe sobre olhares de crianças e pequenas, que representam a cidade, em especial, a multifacetada cidade de São Paulo. Partindo do pressuposto de que creches e pré-escolas públicas são interlocutoras e mediadoras entre pesquisadora, crianças e cidade, espaço público em que culturas infantis são construídas elas serão aqui pontos de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Saídas fotográficas pelos bairros das subprefeituras, bem como, coletas de dados dentro de CEIs e EMEIs, serão usados como recurso para se conhecer desenhos e fotografias, e ainda mais, como a cidade é percebida e experimentada pelas crianças.

      Autores: Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi, Célia Regina Batista Serrão, Marcos Neira, Sylvie Bonifacio Klein, Renata Cristina Dias de Oliveira

      2012 a 2014

    • Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre as professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero

      Pesquisa de doutorado

      Autores: Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi

      2006 a 2010

    • Democratizando o conhecimento: o estado da arte sobre gênero e educação formal como subsídio para a formação de agendas e açoes de políticas governamentais e não-governamentais

      Pesquisa proposta para o Edital: 045/2005 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq e da Secretaria de Políticas para mulheres (SEPM)

      Autores: Daniela Finco

      2006 a 2007

    Universidade Estadual de Campinas

    • Os usos e significados dos brinquedos e materiais pedagógicos em Instituição de Educação Infantil de Campinas

      Pesquisa de mestrado

      Autores: Daniela Finco, Flavia Shilling

      2001 a 2004

    • As concepções do brincar para as recreacionistas do CECI (Centro de Convivência Infantil da Unicamp)

      Pesquisa de Iniciação científica

      Autores: Daniela Finco

      1998 a 1999

    Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini

    Universidade Federal de São Paulo

    • Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica

      Este projeto envolve a atuação de monitores no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp. um programa especial de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. As atividades de Residência foram concebidas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas. A intenção é proporcionar experiências significativas para a formação teórico-prática dos estudantes, articulando a formação inicial e continuada, desenvolvendo a gestão democrática e o trabalho coletivo com compromisso social, ético, político e técnico do futuro profissional em Educação.

      Autores: Daniela Finco

      Desde 2023

    • Projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD) Estágio Supervisionado em Docência na UC de Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil

      A proposta deste projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD), visa propiciar o estágio supervisionado em docência ao alunos regularmente matriculados em um dos programas de Pós-Graduação da UNIFESP, para atuar no âmbito das Unidades Curriculares: relacionadas à Educação Infantil e Relações de gênero na Educação. E, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da formação docente em educação infantil e questões de gênero.

      Autores: Daniela Finco, Betania Libanio Dantas de Araujo

      Desde 2019

    • (R)existência das infâncias em tempos de pandemia

      Esta pesquisa interinstitucional objetiva compreender como os bebês e as crianças pequenas estão vivendo suas infâncias no contexto da pandemia. Reconhece que o silenciamento histórico de suas vozes vem sendo agravado neste atual cenário, em que pouco se sabe o que se passa com os meninos e as meninas. Afinal, onde estão as crianças neste período pandêmico? Quais são os lugares ocupados por elas neste contexto? Quais interações estão vivenciando? Como essas interações estão ocorrendo? Quem está fazendo parte deste convívio social? Como ocorrem as interações com as/os profissionais docentes de creche e pré-escola? Como o direito ao brincar tem sido assegurado? Trata-se de uma pesquisa colaborativa, construída em diálogo com professoras e gestoras das redes municipais de educação e pesquisadoras da infância, que tem como eixo a escuta das crianças, famílias e profissionais docentes, e o foco nas diferenças socioculturais. Como referencial teórico dialoga com a pedagogia da infância, estudos sociais da infância e a epistemologia freiriana.

      Autores: Daniela Finco, Rosa Silvia Lopes Chaves, Edilaine Cesar

      2021 a 2023

    • Pedagogia das diferenças de gênero para a educação da primeira infância: diálogos Brasil-Itália

      O presente projeto de pesquisa busca investigar a perspectiva de gênero na formação docente, identificando as possíveis articulações entre as políticas públicas da Itália e do Brasil. ​Será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e intercâmbio com centros italianos de pesquisas e pesquisadoras/es (Università di Napoli Federico II, Università di Bologna e Università degli Studi di Milano-Bicocca). ​Este projeto de pesquisa procura investigar os desafios para a construção de uma ?Pedagogia das diferenças de gênero?, repensar as práticas educativas de emancipação das relações de gênero, os processos de formação docente, o respeito e valorização da diversidade e favorecer práticas de ativismo político.

      Autores: Daniela Finco, Marta Regina Paulo da Silva, Daniela Finco, Gabriella Seveso, Francesca Marone, Caterina Satta

      2018 a 2021

    • Lutas Feministas, Emancipação de Gênero e Direito à Educação Infantil

      Este projeto de extensão oferece curso de formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, feminismo e Direitos Humanos para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP. Parte do pressuposto que o espaço da Educação Infantil é um lugar de afirmação das diferenças e também de eliminação das desigualdades e violências de gênero. Traz o desafio de construir um olhar feminista para os direitos das crianças, considerando, sobretudo, a creche e a pré-escola como locus histórico de luta feminista, que visa outras práticas pedagógicas, na busca de transformar a realidade educativa das crianças pequenas, por meio da práxis emancipatória e descolonizadora.

      Autores: Daniela Finco, Célia Regina Batista Serrão, Maria Amélia de Almeida Telles

      Desde 2018

    • Corpo e Movimento na Educação Infantil

      O campo das artes encontra na educação da criança pequena um fértil terreno para propostas de ações experimentais em oposição a ações formais e fortemente escolarizadas. Nesse sentido este curso pretende promover estudos, produções e discussões que motivem novas experiências da área, envolvendo os processos criativos dos/as professores/as de educação infantil, entendendo a criança como produtora de cultura. O estudo acerca das culturas da infância aponta para as múltiplas linguagens artístico-culturais dentre as quais destacamos o corpo e movimento.

      2017 a 2018

    • Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil

      O Projeto de monitoria na Residência Pedagógica de Educação Infantil busca uma relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.

      Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti, Betânia Libanio Dantas de Araújo, Maria Cecilia Sanches

      Desde 2014

    • Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil das escolas-campo EPG Procópio Ferreira e EPG Vicente Ferreira

      O Projeto de monitoria busca a relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.

      Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti

      2012 a 2013

    • Experiências, aprendizagens e significações na Residência Pedagógica em Educação Infantil

      Este projeto de ensino visa contribuir para o aprimoramento do Programa de Residência Pedagógica (PRP), investigando seus rumos e desafios, a partir do diálogo com as perspectivas dos residentes. O PRP, do curso de Pedagogia da Unifesp Guarulhos, tem mostrado que essa modalidade de estágio, por sua configuração e dinamismo, impõe diversos desafios que apontam para o processo de construção dos saberes que nos permite refletir sobre a aprendizagem dos residentes no próprio local de trabalho dos professores e gestores. O projeto busca analisar como as metodologias para a Residência Pedagógica de Educação Infantil(RPEI) vêm contribuindo para aprendizagens significativas para os alunos envolvidos neste processo.Visa aprofundar o conhecimento de como se desenvolve uma ?Teoria da Prática? no âmbito da experiência docente nas escolas-campos.

      Autores: Daniela Finco, Erica Garrutti

      2011 a 2012

    • Igualdade de gênero na Educação Infantil: desafios para a formação docente

      O olhar sobre a formação docente no campo da educação infantil e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais. Este projeto de pesquisa busca, a partir do levantamento sobre as necessidades dos/as docentes sobre a temática, problematizar como trabalham as questões de gênero, quais as dificuldades que os/as profissionais que atuam na educação infantil têm e como pensam que as questões de gênero. Propõe a introdução das questões de gênero na formação continuada para docentes que atuam na primeira etapa da Educação Básica, em creches e pré-escolas. Busca oferecer subsídios quanto as questões educativas cotidianas, permeadas em suas práticas e nas relações com as crianças pequenas, na especificidade desta etapa da educação, considerando que no Brasil, são escassos ou quase inexistentes os materiais para formação continuada de professores/as de Educação Infantil, sobre tal temática.

      Autores: Daniela Finco, Daniela Finco, Maria João Cardona, Tassio José da Silva, Nathalia Chacão, Gabrielly Crozarioli Aguiar, Daniele Duarte Pimenta, Juliana Hitzschky, Sabrina Vieira Ferreira, Júlia Aparecida Marra

      2013 a 2015

    • Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil

      O Projeto de monitoria na Residência Pedagógica de Educação Infantil busca uma relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo maior assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º e 7º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.

      Autores: Daniela Finco, Garrutti, Erica

      2013 a 2014

    • Projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD) Estágio Supervisionado em Docência na UC de Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil 2013

      A proposta deste projeto para o Plano de Aperfeiçoamento Didático (PAD), visa propiciar o estágio supervisionado em docência ao alunos regularmente matriculados em um dos programas de Pós-Graduação da UNIFESP, para atuar no âmbito das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Infantil. E, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da formação docente em educação infantil para atuação em creches e pré-escolas.

      Autores: Daniela Finco, Oliveira, Marineide Gomes de

      2013 a 2014

    • Ciclo de Palestras sobre gênero, sexualidade e diversidade na escola

      Este Ciclo de Palestras buscou oferecer subsídios para a compreensão das políticas educacionais e dos processos educativos a partir da ótica de gênero. Buscou possibilitar um espaço para discussão sobre como as idéias sobre sexo, feminilidade e masculinidade interferem nas políticas e práticas educativas, na configuração do currículo e das relações estabelecidas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. As palestras, com pesquisadores(as) convidados, abordaram questões relativas às relações de gênero, sexualidade no currículo da educação básica, sobre a perspectivas de gênero nas políticas públicas de educação no Brasil, sobre a construção das identidades de gênero, sexualidades, diferenças e desigualdades no contexto escolar.

      2010 a 2010

    • Ser menina e ser menino no assentamento MST: o que as crianças registram em suas máquinas fotográficas?

      A pesquisa aborda diferentes aspectos da infância de meninos e meninas tendo como metodologia de pesquisa a utilização de fotografias tiradas pelas próprias moradoras de um assentamento em São Paulo, ligado ao MST. Numa perspectiva não adultocêntrica busca-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito dos meninos e meninas, especialmente para a elaboração e refinamento de metodologias de pesquisa com crianças e fotografias enfocando movimentos sociais, relações de gênero e suas manifestações expressivas. As da infância em um movimento social se constitui como foco da pesquisa que busca evidenciar os modos de ser desses meninos e meninas procurando observar os registros das diversidades entre as crianças, construídas nas relações estabelecidas com os outros de idades iguais e diferentes.

      Autores: Daniela Finco, Daniela Finco, Márcia Aparecida Gobbi, Abrão, Carolina, Juliana Fujishiro

      2010 a 2012

    • Tod@s na foto

      Acreditando que as crianças são sujeitos de direitos e cidadãs agora, tais concepções provocam a pensá-las no diálogo com outras linguagens podendo expressar-se utilizando-as em seu cotidiano. As especificidades da infância em um movimento social se constitui como foco deste projeto que busca evidenciar os modos de ser desses meninos e meninas procurando observar os registros das diversidades entre as crianças, construídas nas relações estabelecidas com os outros de idades iguais e diferentes. A proposta nasceu da intenção de retratar a infância, pelas próprias crianças e com isso conhecer e divulgar os pontos de vista de meninos e meninas, suas diferentes perspectivas e experiências de vida. Quem são esses meninos e essas meninas, como representam e constroem estes diferentes espaços vividos em tantas experiências diariamente? Quais suas percepções e suas contribuições como sujeitos que são na construção de outros mundos, em especial na luta e conquista pela terra e por uma outra configuração da sociedade brasileira e do ser humano? Como as lutas sociais são por elas representadas nas fotos? Para responder a estas e tantas perguntas o diálogo entre as sociologias da imagem e da infância tem sido fundamental. E deste modo a fotografia foi escolhida como instrumento para possibilitar a expressão das opiniões das crianças. O desafio desta proposta está em tentar compreender os desejos e as lógicas de meninos e meninas, e de usar essas informações em seu favor, para que diferenças se explicitem sem que sejam transformadas em desigualdades. A proposta busca o exercício de repensar formas de promover mecanismos teóricos e práticos, junto do grupo social das crianças, para garantir sua ação, participação e protagonismo.

      2010 a 2012

    • Formação continuada para professores da Residência Pedagógica em Educação Infantil

      Projeto Social de caráter educativo baseia-se em uma proposta de ?formação contextualizada?, que abordam temas e problemáticas indicadas pelo grupo de professores-formadores envolvidos no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil, ao longo do ano de 2010 e do primeiro semestre de 2011, nas Escolas Procópio Ferreira, Vicente Ferreira e Elis Regina. O Projeto de Formação está organizado em formato de oficinas, rodas de conversa e palestras que abordarão as seguintes temáticas: Meio ambiente, Inclusão, artes Plásticas e lúdico na Educação Infantil. Além das oficinas e palestras, que acontecerão no ambiente da Universidade, será realizado um ciclo de estudos em parceria com as equipes gestoras das escolas-campo, organizado mensalmente, envolvendo os professores nos momentos de Hora Atividades nas escolas- campo, aprofundando as discussões das temáticas elencadas, a partir da leitura e discussão de materiais teórico-práticos, em consonância com as Ações Pedagógicas desenvolvidas pelos Residentes, em diálogo com os professores-formadores destas escolas.

      2010 a 2012

    • Igualdade de Gênero e Cidadania na Educação Infantil

      O olhar sobre a formação docente no campo da educação e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais, relativas à Educação Infantil. Desse modo este projeto de extensão pretende oferecer formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP e paralelamente elaborar materiais educativos sobre a temática. A partir do levantamento sobre as necessidades dos profissionais sobre a temática, problematizar como trabalham as questões de gênero, quais as dificuldades que os/as profissionais que atuam na educação da infância têm e como pensam que as questões de gênero. Busca preparar professores para lidar com as questões educativas cotidianas, permeadas em suas práticas e nas relações com as crianças pequenas, na especificidade desta etapa da educação. Considerando que no Brasil, são escassos ou quase inexistentes os materiais para formação continuada sobre a temática de gênero, este projeto de extensão pretende produzir materiais educativos de apoio destinados à formação de professores.

      Desde 2012

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

    Università degli Studi di Genova

    Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

    Universidade Federal de São Carlos

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22