Érica Aparecida Garrutti nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: garrutti@unifesp.br


87
8
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente, é docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É vice-coordenadora do curso de Pedagogia e coordena o grupo de pesquisas "O Trabalho Pedagógico Bilíngue com alunos surdos". Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos temas: Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais (Libras) Educação Especial e inclusão escolar. Tem como principal linha de pesquisa: práticas pedagógicas bilíngues para alunos surdos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GARRUTTI, É. A.;Garrutti, Érica Aparecida;GARRUTTI-LOURENÇO, ERICA APARECIDA;GARRUTTI, ERICA APARECIDA;APARECIDA GARRUTTI, Erica;APARECIDA GARRUTTI, ÉRICA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Educação

    A formação inicial do professor com orientação inclusiva em municípios paulistas

    Orientação: Edna Antonia de Mattos

    Universidade de São Paulo

      Desde 2013

  • Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)

    Análise Metodológica da Produção Científica sobre Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

    Orientação: Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

    Universidade Federal de São Carlos

    2005 a 2007

  • Graduação em Pedagogia

    O Ensino da Estatística no Curso de Pedagogia: um enfoque interdisciplinar

    Orientação: Maria Claudia Cabrini Grácio

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    2000 a 2004

  • Produção


    2023


    • Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela Finco; GARRUTTI, ÉRICA APARECIDA

      Conteúdo completo

      Fonte: CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 38 , p. e12666 - Extrato QUALIS: A2

    • CARTOGRAFIAS INSPIRADAS PELA ARTE (2023)

      Artigo publicado

      Autores: LIBANIO DANTAS DE ARAUJO, BETANIA; Érica Aparecida Garrutti; FINCO, DANIELA

      Conteúdo completo

      Fonte: SCIAS Arte/Educação , v. 13 , p. 77


    2022


    • As diferentes linguagens e a divulgação científica : formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; J. V. de Moraes; Lucila Pesce

      Fonte:

    • Uma Atuação Colaborativa entre Escola e Universidade (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Larissa Daniele de Jesus Coelho; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Letra Magna (Online) , v. 18 , p. 45 - Extrato QUALIS: C

    • A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Tarsila Nunes de A. Moreira

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 48 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Educação Bilíngue para alunos surdos: notas sobre a construção da linguagem argumentativa no aprendizado de Ciências (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Letícia Muniz Magalhães da Cunha; Rafael de Arruda Bueno José Miguel; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 38 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Letramento visual de crianças surdas: teorias e práticas, o bem entrelaçar (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando C. Santos; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Educação e Linguagens em interação: saberes, prática e sentidos , p. 31

    • Oportunidades de interlocução na Libras em espaços educativos para bebês e crianças surdas (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Camila Neto Fernandes Andrade; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica : formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação , p. 17

    • Terminologias na Educação Especial e inclusiva: atualizações e desdobramentos conceituais (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Edna Martins; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em Educação , p. 63


    2021


    • A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Clara Lucia Puertas de Miranda; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização , p. 1

    • Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Larissa Daniele Jesus Coelho

      Fonte: Horizontes , v. 39 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Contribuições de práticas colaborativas no desenvolvimento linguístico e cultural de crianças surdas por meio da literatura infantil (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Larissa Daniele Jesus Coelho

      Fonte: Educação de surdos, linguagens e experiências , p. 155


    2020


    • O brincar de crianças surdas: construindo uma identidade e suas relações com o meio (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Andreia Medeiros Jardim; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: V Colóquio de Educação Discente [recurso eletrônico]: pesquisa em educação, as tecnologias e as relações humanas: possíveis horizontes: anais de resumos e programação , p. 292

    • A educação na orientação dos pais de bebês e crianças surdas (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Jessica de Oliveira Holanda; Sandra Regina Leite de Campos

      Fonte: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 6 , p. 578 - Extrato QUALIS: A4

    • Análise de Dissertações e Teses sobre Práticas Pedagógicas com Alunos Surdos (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Stephanny Santos Abreu; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais [do] VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos - Panorama da Educação e Atendimento Clínico Bilíngue para Surdos no Brasil: Perspectivas Atuais , p. 248


    2019


    • Divulgação científica em astronomia para crianças surdas: aproximações com escolas bilíngues por meio do programa banca da ciência (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virgínia Gaiba de França; Érica Aparecida Garrutti; Emerson Izidoro dos Santos

      Fonte: Revista do EDICC , p. 158


    2018


    • Bebês e crianças surdas nos centros de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Camila Neto Fernandes Andrade; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial , p. 1


    2017


    • A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (2017)

      Artigo publicado

      Autores: ROCHA, KEURI COSTA CARVALHAIS DA; Érica Aparecida Garrutti

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CONTRAPONTOS , v. 17 , p. 71 - Extrato QUALIS: A3

    • Clareira luminosa: arte, curiosidade e imaginação na infância (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Betania Libanio Dantas de Araujo; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte:

    • As artes e a Educação Infantil na formação de professores (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Betania Libanio Dantas de Araujo; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Clareira luminosa: Arte, curiosidade e imaginação na infância , p. 15

    • Bilinguismo para surdos e inclusão escolar: a busca por um caminhar articulado (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Na trilha da inclusão: deficiência, diferença e desigualdade na escola , p. 57

    • Bilinguismo para surdos das conquistas legais às suas garantias (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica , p. 17

    • Contação de histórias para crianças ouvintes e surdas (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; HOLLOSI, MARCIO; Daniela Finco; Maria Cecília Sanches

      Fonte: Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica , p. 73


    2016


    • Análise de dissertações e teses sobre práticas pedagógicas com alunos surdos (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Stephanny Santos Abreu; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 1

    • formação em perspectiva inclusiva: concepções de professores de cursos de pedagogia (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 1

    • ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS SURDOS (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Stephanny Santos Abreu; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do II Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 497

    • Contação de histórias para crianças ouvintes e surdas (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cecília Sanches; Marcio Hollosi; Daniela Finco

      Fonte: Anais do II Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 65

    • A literatura infantil e o ensino da Libras por graduandos da Pedagogia e crianças da Educação Infantil (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Keza Cezario Campos

      Fonte: Anais do II Congresso Acadêmico da Unifesp , p. 849


    2015


    • A criança com deficiência visual em situações de brincadeiras na Educação Infantil (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Keuri Costa Carvalhais; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Revista Educação Especial (Online) , v. 28 , p. 339 - Extrato QUALIS: A2


    2014


    • Análise de episódios interativos de crianças surdas em uma instituição de Educação Infantil (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Nuances , v. 25 , p. 170 - Extrato QUALIS: A3

    • Um estudo a respeito do estágio e residência pedagógica no curso de Pedagogia: a relação teoria e prática (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez

      Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma Revolução no Campo da Formação de Professores , p. 1335

    • As histórias infantis na aprendizagem de uma língua: a Libras (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma Revolução no Campo da Formação de Professores , p. 8401

    • O aprendizado da Libras por estudantes da Pedagogia: o trabalho com histórias infantis (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: CD de resumos de comunicação científica da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia , p. s/p


    2013


    • Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Educação (UFSM) , v. 38 , p. 205 - Extrato QUALIS: A2

    • A interação entre crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM) , v. 26 , p. 161 - Extrato QUALIS: A2

    • Bilíngues: aprendizagem dobrada (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Guia da Boa Escola , p. 62

    • A interação de crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Os processos de ensinar e de aprender na escola básica E I Encontro do PIBID Unesp , p. 1

    • A inclusão da criança cega na Educação Infantil: a mediação como elemento fundamental nos processos de ensino e aprendizagem (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Keuri Costa Carvalhais; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Os processos de ensinar e de aprender na escola básica E I Encontro do PIBID Unesp: Ciências Humanas, , p. 1

    • A literatura infantil no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais por graduandos de licenciaturas (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Atas do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade , p. 461

    • A formação de graduandos de Pedagogia em perspectiva inclusiva (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Edna Antonia de Mattos

      Fonte: Atas do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade , p. 1834


    2012


    • Educação Especial: uma análise das diferentes dimensões históricas e políticas na formação de professores (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Edna Antonia de Mattos

      Fonte: Ciências Humanas e Sociais em Revista , v. 34 , p. 123

    • Uma formação muito especial: especialistas opinam sobre o estágio atual dos professores no ensino para pessoas com deficiência (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Edna Antonia de Mattos; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Revista Sentidos

    • A observação de episódios interativos entre crianças surdas no contexto de uma instituição de Educação Infantil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial , p. 38

    • Formação de professores com orientação inclusiva: análise de planos de ensino de disciplinas sobre educação inclusiva (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Edna Antonia de Mattos

      Fonte: Anais VII Encuentro Iberoamericano de Educación , p. 239

    • A mediação do educador por meio dos sentidos sensoriais no processo de aprendizagem da criança com deficiência visual (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Keuri Costa Carvalhais; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor , p. 76

    • A linguagem e o processo interativo de crianças surdas em diferentes contextos da Educação Infantil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor , p. 29

    • Compreendendo os processos de interação das crianças surdas (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: XX Congresso de Iniciação Científica da Unifesp , p. s/p


    2011


    • A autonomia na escola inclusiva: contribuições da ludicidade para o ensino e formação do professor (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Edna Antonia de Mattos

      Fonte: Revista @mbienteeducação , v. 4 , p. 53 - Extrato QUALIS: A2


    2010


    • Cadeirantes lutam pelo direito de ir e vir (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Diário do Grande ABC

    • Ludicidade na Formação de Professores com Orientação Inclusiva (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do XV ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , p. 12

    • O Resgate de vivências na formação de professores com orientação inclusiva (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Silvia Brandão

      Fonte: Anais da X Jornada de Educação Especial: Educação Especial e o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicações em Práticas Pedagógicas Inclusivas , p. 1

    • O Desenvolvimento motor e linguístico de alunos surdos (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Souza; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais da X Jornada de Educação Especial: Educação Especial e o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicações em Práticas Pedagógicas Inclusivas , p. 1


    2009


    • Delineamentos Intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; M C P I Hayashi; Maria Amélia Almeida

      Fonte: Revista Brasileira de Educação Especial , v. 15 , p. 319 - Extrato QUALIS: A1

    • As expectativas do professor e a motivação do aluno com necessidades educacionais especiais (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Anais do VII Congresso Internacional da Sociedade de História da Educação Latinoamrecana , p. 35


    2008


    • Análise de métodos e técnicas de pesquisa presentes nas dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 1


    2007


    • Produção científica discente em Educação Especial da UFSCar: métodos e técnicas de pesqusa (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; M A Almeida; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudoeste , p. 1


    2006


    • Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de Educação Especial (2006)

      Artigo publicado

      Autores: M C P I Hayashi; M R Silva; M. Y. Lima; C. R. M. Hayashi; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 12 , p. 369 - Extrato QUALIS: A1

    • Avaliação de periódico científico na área de Educação Especial: aspectos formais da Revista Benjamin Constant. (2006)

      Artigo publicado

      Autores: M C P I Hayashi; C. R. M. Hayashi; M. Y. Lima; M R Silva; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: BENJAMIN CONSTANT (RIO DE JANEIRO) , v. 33 , p. 23 - Extrato QUALIS: B1

    • A publicação científica em periódicos com temáticas relacionadas à Educação Especial (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; M C P I Hayashi; M R Silva; Lima M Y

      Fonte: Anais da 8ª Jornada de Educação Especial , p. 409

    • Delineamentos intra-sujeitos na produção discente sobre Educação Especial da UFSCar (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; M A Almeida; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: Anais da 8ª Jornada de Educação Especial , p. 408

    • Statistics applied to education: an analysis of teaching plans. (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Cláudia Cabrini Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Proceedings of 7th International Conference on Teaching Statistics

    • Caracterização Metodológica das dissertações e teses sobre Educação Especial da UFSCar (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: XIX Encontro de Psicologia VI Encontro de Pós Graduação


    2005


    • Seleção de conteúdos estatísticos para a Educação: uma análise de dissertações e teses. (2005)

      Artigo publicado

      Autores: M. C. C. Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Educação Matemática em Revista (São Paulo) , v. 18-19 , p. 35 - Extrato QUALIS: A2

    • Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino e de livros didáticos (2005)

      Artigo publicado

      Autores: M. C. C. Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: REVISTA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (IMPRESSO) , v. 23 , p. 107

    • Análise de publicações relacionadas à produção e disseminação do conhecimento em Educação Especial (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: Anais de Eventos da UFSCAR [da] 6ª Jornada Científica da UFSCAR , p. 1243

    • Análise preliminar dos componentes metodológicos da produção discente sobre Educação Especial da UFSCAR (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cristina P. I. Hayashi

      Fonte: Anais de Eventos da UFSCAR , p. 1241

    • Seleção e organização do conteúdo programático da estatística aplicada à Educação: uma análise dos livros didáticos (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Claudia Cabrini Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Coletânea de textos do VI Simpósio de Filosofia e Ciencias , p. 1

    • Procedimentos preliminareis para análise metodológica da produção discente do PPGEEs da UFSCar (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; M C I P Hayashi

      Fonte: Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 180


    2004


    • Análise de textos escritos por surdo: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: VII Jornada de Educação Especial , p. 33

    • Seleção de conteúdos estatísticos para a Educação: uma análise de dissertações e teses (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Cláudia Cabrini Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: 16º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

    • A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Simone Regina dos Santos

      Fonte: Revista de Iniciação Científica da FFC , v. 4 , n. 2 , p. 187 - Extrato QUALIS: C

    • Análise de textos escritos por surdos: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: X Jornada de Fonoaudiologia , p. 89

    • Seleção e organização do conteúdo programático da disciplina Estatística Aplicada à Educação: análise de planos de ensino (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Claudia Cabrini Grácio

      Fonte: Anais da III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: a Teoria Histórico-Cultural e a Produção do Conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a Cidade , p. 73

    • Análise de textos escritos por surdos: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Sandra E S O Martins

      Fonte: Anais da III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: a Teoria Histórico-Cultural e a Produção do Conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a Cidade , p. 115

    • Seleção e organização do conteúdo programático da disciplina Estatística Aplicada à Educação: análise de planos de ensino e livros didáticos (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Claudia Cabrini Grácio

      Fonte: XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília


    2003


    • O ensino de Estatística no curso de Pedagogia: um enfoque interdisciplinar (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: IX Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília , p. 18

    • O ensino de Estatística para graduandos de Pedagogia: análise de dissertações e teses (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: X Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília , p. 100

    • Seleção e Organização de Conteúdos para a Disciplina Estatística Aplicada à Educação (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Cláudia Cabrini Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: IX Seminário de IASI de Estatística Aplicada: Estatística na Educação e Educação na Educação

    • O ensino de Estatística para graduandos de Pedagogia: análise de dissertações e teses (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp

    • A disciplina Estatística na área da Educação: seleção e organização de conteúdos (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Cláudia Cabrini Grácio; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: Benjamin Constant (Rio de Janeiro) , v. 5 , p. 12 - Extrato QUALIS: B1


    2002


    • Seleção e Organização do Conteúdo Programático da Disciplina Estatística Aplicada à Educação: uma abordagem interdisciplinar (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: I Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Políticas Públicas e suas relações com o cotidiano escolar , p. 29

    • O ensino de Estatística no Curso de Pedagogia: um enfoque interdisciplinar (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: XIV Congresso de Iniciação Científica

    • Problemas e Perspectivas no Sistema Educacional: um Enfoque Interdisciplinar (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Simone Regina dos Santos; Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: 4º Congresso Nacional de Educação


    2001


    • A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti; Simone Regina dos Santos

      Fonte: III Encontro de Educação do Oeste Paulista Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica , p. 210

    • Metodologia de Pesquisa na área da educação: um levantamento da distribuição atual das publicações em periódicos (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília , p. 6

    • Metodologia de Pesquisa na área da educação: um levantamento da distribuição atual das publicações em periódicos (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: XIII Congresso de Iniciação Científica - Ciências Humanas , p. 246

    • A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      Fonte: XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , p. 254

    Atuações

    Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista

    • Professora Visitante

      2006 a 2011

    Colegio Lapa

    • Auxiliar de Coordenação

      2007 a 2007

    Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    • 2008 a 2010

    Faculdades Integradas de Naviraí

    • Professor visitante

      2008 a 2010

    Universidade Federal de São Carlos

    • Tutora virtual - Bolsa pelo FNDE

      Bolsa Tutoria

      2008 a 2014

    Centro Universitário Radial

    • Celetista

      Professor

      2008 a 2010

    Universidade de São Paulo

    • Programa de Aperfeiçoamento de Ensino/USP

      Estagiário

      2010 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo

    • Adjunto

      Desde 2010

    Olh@res

    • Membro de corpo editorial

      2015 a 2019

    REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Ana Clara Geraldes

      O teatro na educação bilíngue de alunos surdos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Glaucia de Carvalho Costa Silva

      A construção do currículo flexível na perspectiva da educação inclusiva

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Vanessa Ferreira Silva

      O Teatro-Educação na rotina de uma turma bilíngue de crianças surdas: uma análise sobre as experiências criativas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Clara Lúcia Puertas de Miranda

      Práticas de ensino de língua portuguesa para surdos em uma escola municipal de são josé dos campos.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Josiany Aparecida da Silva Costa e Souza

      Práticas educativas na primeiríssima infância: a inclusão de bebês e crianças com deficiência no munícipio de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Monaliza Cristina Toledo Galucci Basto

      AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Monica Garcia Patrício

      Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • CAMILA NETO FERNANDES ANDRADE

      BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Vice-coordenadora do curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

    • Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, campus Guarulhos

      Campus Guarulhos

        Desde 2020

    Pesquisa

    Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Universidade Federal de São Paulo

    • Programa de Residência Pedagógica

      Trata-se do programa de estágio curricular do curso de Pedagogia, da Unifesp.

      Desde 2010

    • Portal de acessibilidade: design inclusivo e aberto para apoiar a inclusão no ensino superior

      O Portal de Acessibilidade da Unifesp congrega recursos que foram mapeados e desenvolvidos e são disponibilizados em suas páginas e partilhados na comunidade virtual de aprendizagem. Suas ações preveem colaboração interna e externa para contribuir com a inclusão no ensino superior dentro e fora da Unifesp; proporcionar visibilidade às ações realizadas pela Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão (CTAI) e pelos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unifesp e ainda fomentar parcerias interinstitucional, nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações práticas e de pesquisas que contribuam na inclusão no ensino superior.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Renata Marcilio Candido

      2020 a 2022

    • Práticas educativas bilíngues com alunos surdos

      Pautando-se nos princípios de uma educação inclusiva bilíngue e tendo os alunos surdos como foco desta investigação, objetiva-se analisar particularidades de práticas educativas voltadas para alunos surdos matriculados em escolas-polo bilíngues e escolas bilíngues, das redes municipais de Guarulhos e São Paulo. Pautando-se na teoria histórico-cultural, de Lev Vigotski, e pesquisas que seguem tal perspectiva teórica ao compreender particularidades do desenvolvimento de sujeitos surdos, a pesquisa terá como fonte de coleta de dados: documentos legais e artigos recentes relacionados ao tema e turmas bilíngues formadas por alunos surdos. A pesquisa, organizando-se metodologicamente como pesquisa-ação, prevê a coleta de dados no campo-turmas bilíngues para surdos, o que acontecerá por meio de entrevistas narrativas e semi-estruturadas com professores bilíngues e observações do cotidiano das turmas. A ação formativa da pesquisa prevê o planejamento, a execução e a avaliação de práticas educativas centradas na literatura infantil e no ensino por investigação a serem desenvolvidas com os alunos surdos, com o intuito de observar as contribuições para a construção da autoimagem da criança e de sua linhagem argumentativa. A ação formativa que acontecerá com professores das turmas bilíngues será realizada em reuniões quinzenais do grupo de pesquisa Trabalho Pedagógico Bilíngue com Alunos Surdos. Espera-se que os resultados revelem um acréscimo do uso de práticas educativas envolvendo literatura infantil e investigativas no contexto das aulas com alunos surdos e principalmente que favoreçam a construção de uma autoimagem positiva e de uma linguagem argumentativa e formação conceitual nesse público a partir do trabalho pedagógico norteado por temas geradores.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Sandra Campos, Valéria Sperduti Lima, Leandro Key Higuchi Yanaze, Cícera A. Lima Malheiro

      Desde 2021

    • Projeto de Alfabetização, Programa de Residência Pedagógica, Capes

      O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti

      2020 a 2022

    • Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Pedagogia

      O objetivo geral do Subprojeto Pedagogia é oportunizar experiências de iniciação à docência para graduandos e graduandas do curso de Pedagogia, da Unifesp, no âmbito de escolas públicas municipais de Guarulhos sob supervisão de professores desta rede. A temática a ser abordada na proposta é a da alfabetização científica de crianças surdas e ouvintes, em especial na fase da primeira infância, a Educação Infantil.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues de Oliveira

      2018 a 2020

    • PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS: A INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL

      Sobretudo nas últimas décadas, integramos um movimento na educação de alunos surdos que caminha rumo ao favorecimento do ensino, uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto das escolas e de aprendizado da Língua Portuguesa, dentre outras áreas do conhecimento, com foco na construção de propostas bilíngues. Sabendo o quanto os estudos e as experiências nesse campo no Brasil são recentes, este estudo objetiva investigar o que tem sido produzido acerca do bilinguismo, especificamente sobre práticas pedagógicas e em situações de trabalho com a literatura infanfil, tendo como foco a Educação Infantil. Consiste numa pesquisa de natureza documental e pesquisa-ação, tendo como fonte de coleta de dados dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação de instituições de ensino superior brasileiras e artigos que contemplem sobre Educação Infantil Bilíngue, bem como da análise do trabalho pedagógico desenvolvido em salas bilíngues para crianças surdas e planejamento e desenvolvimento de respectiva proposta de intervenção.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Adriana Regina Braga, Emerson Izidoro dos Santos, Renata Marcilio Candido, Érica Aparecida Garrutti, Larissa Daniele de Jesus Coelho, Camila Neto Fernandes Andrade, Ana Clara Geraldes, Ana Maria Martins Biggi, Andreia Medeiros Jardim, Angélica Aparecida Gonçalves Hirata, Aretê Azevedo Espírito Santo, Bruna Oliveira Savedra, Caroline Esteves Moreira de Oliveira, Cristiane Aparecida de Almeida Pereira Silva, Filipe Henrique Santos Peixoto, Hime Gomes da Silva Candido, Karen Jacomino, Letícia Muniz Magalhães da Cunha, Maria Isabel Fernandes de Assiz, Monaliza Cristina Toledo Galucci Basto, Monica Garcia Patricio, Rafael de Arruda Bueno José Miguel, Roseli Reis da Silva, Viviane de Almeida Lima

      2017 a 2020

    • O ALUNO SURDO E A LIBRAS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS

      Apoio à implementação das salas bilíngues para surdos no município de Guarulhos

      2017 a 2018

    • Igualdade de gênero e cidadania na Educação Infantil

      O olhar sobre a formação docente no campo da educação e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais, relativas à Educação Infantil. Desse modo este projeto de extensão pretende oferecer formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP e paralelamente confeccionar a elaboração de materiais educativos sobre a temática.

      2016 a 2016

    • Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil

      Monitoria na UC Residência Pedagógica em Educação Infantil

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco

      2011 a 2015

    • Contação de histórias para crianças ouvintes e surdas

      Em vista das diversas contribuições do acesso à literatura infantil para o desenvolvimento das crianças, o projeto priorizará a aproximação de graduandos da Pedagogia e outras licenciaturas com particularidades da educação de crianças pequenas com ênfase no conhecimento de contribuições da literatura infantil, por meio da vivência de experiências teórico-práticas na Unifesp e de contação de histórias em Língua Portuguesa e/ou Libras (a depender do público: crianças ouvintes e/ou surdas) em instituições de Educação Infantil e em espaços não escolares (museus, bibliotecas, brinquedotecas, organizações sociais, hospitais, empresas etc).

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco

      Desde 2015

    • A literatura infantil no aprendizado da Libras por licenciandos

      Pressupõe que o aprendizado da Libras utilizando-se da literatura infantil como campo lexical é uma forma simples e natural de construir conhecimentos sobre uma língua tão viva no contexto da interação com os surdos. Tem como objetivo central: estudar a Libras, em seus aspectos linguísticos e práticos, por meio de histórias infantis que possam ser contadas para crianças surdas incluídas em grupos da Educação Infantil (até 5 anos) por graduandos ouvintes que cursam Pedagogia.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco, Marcio Hollosi, Maria Cecília Sanches, Tarsila Nunes de A. Moreira, Stephanny Santos Abreu, Érica Aparecida Garrutti, Ana Clara Geraldes, Andreia Medeiros Jardim, Izabelly de Souza F. Parra, Andressa Maria de Jesus Martins, Lucas da Silva Martins

      2012 a 2020

    • Projeto de Monitoria: A literatura infantil e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por granduandos da pedagogia e crianças da Educação Infantil

      Realização de monitoria no projeto "A literatura infantil no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação de Surdos em Perspectiva Inclusiva", vinculado às Unidades Curriculares: Educação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesa e Educação Especial, no curso de Pedagogia, Unifesp, Campus Guarulhos

      Desde 2013

    • A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Educação de Surdos (Prolie-Libras II)

      Em continuidade ao Prolie-Libras I, que obteve financiamento pelo edital Proext/2013, no Prolie-Libras II, as ações têm como ênfase o aprendizado da Libras por estudantes da área de Educação e a realização de contações de histórias em Libras e Língua Portuguesa em instituições de Educação Infantil do ensino regular

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre

      2014 a 2015

    • Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Claudia Lemos Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Márcia Cristina Romero-Lopes, Marcia Aparecida Jacomini, Celia Maria B. Giglio, Maria Rita de Almeida Toledo, Daniel Revah, Marineide de Oliveira Gomes, Antonio Carlos Pinheiro, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Maria Angelica Pedra Minhoto, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça

      2014 a 2016

    • A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Educação de Surdos (Prolie-Libras I)

      Pautando-se no paradigma da educação inclusiva, buscamos delinear ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o planejamento e implementação de ações no âmbito da Educação Infantil que considerem a diversidade de seu alunado que, neste projeto, enfocará a situação de crianças surdas em ambientes bilíngues (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa). Nesse sentido, este projeto prevê ações in loco (em escolas da Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos) para a contação de histórias em Libras/Língua Portuguesa, bem como ações mais amplas envolvendo a comunidade escolar em geral do município de Guarulhos (pais, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da graduação e da pós-graduação da Unifesp) para a participação em palestras e minicursos sobre a educação de surdos e literatura infantil numa perspectiva inclusiva e bilíngue.

      2012 a 2013

    • A formação inicial e continuada de profissionais da educação com orientação inclusiva

      Este projeto prevê ações de pesquisa sobre os processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação que favoreçam a atuação em uma perspectiva inclusiva na Educação Infantil

      Autores: Érica Aparecida Garrutti, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Maria de Fátima Carvalho, Daniela Finco, Edna Martins, Sandra Campos, Maria Cecília de Moura - PUC/SP - pesquisadora

      2010 a 2015

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22