Érica Aparecida Garrutti
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: garrutti@unifesp.br
Resumo
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente, é docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É vice-coordenadora do curso de Pedagogia e coordena o grupo de pesquisas "O Trabalho Pedagógico Bilíngue com alunos surdos". Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos temas: Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais (Libras) Educação Especial e inclusão escolar. Tem como principal linha de pesquisa: práticas pedagógicas bilíngues para alunos surdos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GARRUTTI, É. A.;Garrutti, Érica Aparecida;GARRUTTI-LOURENÇO, ERICA APARECIDA;GARRUTTI, ERICA APARECIDA;APARECIDA GARRUTTI, Erica;APARECIDA GARRUTTI, ÉRICA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação
A formação inicial do professor com orientação inclusiva em municípios paulistas
Orientação: Edna Antonia de Mattos
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)
Análise Metodológica da Produção Científica sobre Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos
Orientação: Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
Universidade Federal de São Carlos
2005 a 2007
Graduação em Pedagogia
O Ensino da Estatística no Curso de Pedagogia: um enfoque interdisciplinar
Orientação: Maria Claudia Cabrini Grácio
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
2000 a 2004
Produção
2023
-
Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo (2023)
Artigo publicado
Autores: Daniela Finco; GARRUTTI, ÉRICA APARECIDA
Fonte: CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 38 , p. e12666 - Extrato QUALIS: A2
-
CARTOGRAFIAS INSPIRADAS PELA ARTE (2023)
Artigo publicado
Autores: LIBANIO DANTAS DE ARAUJO, BETANIA; Érica Aparecida Garrutti; FINCO, DANIELA
Fonte: SCIAS Arte/Educação , v. 13 , p. 77
2022
-
-
-
-
Educação Bilíngue para alunos surdos: notas sobre a construção da linguagem argumentativa no aprendizado de Ciências (2022)
Artigo publicado
Autores: Letícia Muniz Magalhães da Cunha; Rafael de Arruda Bueno José Miguel; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 38 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Oportunidades de interlocução na Libras em espaços educativos para bebês e crianças surdas (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Camila Neto Fernandes Andrade; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica : formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educação , p. 17
-
2021
2020
-
O brincar de crianças surdas: construindo uma identidade e suas relações com o meio (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Andreia Medeiros Jardim; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: V Colóquio de Educação Discente [recurso eletrônico]: pesquisa em educação, as tecnologias e as relações humanas: possíveis horizontes: anais de resumos e programação , p. 292
-
-
Análise de Dissertações e Teses sobre Práticas Pedagógicas com Alunos Surdos (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Stephanny Santos Abreu; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: Anais [do] VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos - Panorama da Educação e Atendimento Clínico Bilíngue para Surdos no Brasil: Perspectivas Atuais , p. 248
2019
2018
2017
-
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (2017)
Artigo publicado
Autores: ROCHA, KEURI COSTA CARVALHAIS DA; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: REVISTA CONTRAPONTOS , v. 17 , p. 71 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
-
2016
2015
2014
-
-
Um estudo a respeito do estágio e residência pedagógica no curso de Pedagogia: a relação teoria e prática (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez
Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma Revolução no Campo da Formação de Professores , p. 1335
-
As histórias infantis na aprendizagem de uma língua: a Libras (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma Revolução no Campo da Formação de Professores , p. 8401
-
2013
-
-
-
-
A interação de crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Os processos de ensinar e de aprender na escola básica E I Encontro do PIBID Unesp , p. 1
-
A inclusão da criança cega na Educação Infantil: a mediação como elemento fundamental nos processos de ensino e aprendizagem (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Keuri Costa Carvalhais; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Os processos de ensinar e de aprender na escola básica E I Encontro do PIBID Unesp: Ciências Humanas, , p. 1
-
-
2012
-
-
-
-
-
A mediação do educador por meio dos sentidos sensoriais no processo de aprendizagem da criança com deficiência visual (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Keuri Costa Carvalhais; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor , p. 76
-
A linguagem e o processo interativo de crianças surdas em diferentes contextos da Educação Infantil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor , p. 29
-
2011
2010
-
-
-
O Resgate de vivências na formação de professores com orientação inclusiva (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; Silvia Brandão
Fonte: Anais da X Jornada de Educação Especial: Educação Especial e o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicações em Práticas Pedagógicas Inclusivas , p. 1
-
2009
2008
-
Análise de métodos e técnicas de pesquisa presentes nas dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Cristina P. I. Hayashi
Fonte: Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 1
2007
2006
-
-
Avaliação de periódico científico na área de Educação Especial: aspectos formais da Revista Benjamin Constant. (2006)
Artigo publicado
Autores: M C P I Hayashi; C. R. M. Hayashi; M. Y. Lima; M R Silva; Érica Aparecida Garrutti
Fonte: BENJAMIN CONSTANT (RIO DE JANEIRO) , v. 33 , p. 23 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
2005
-
-
-
-
-
-
Procedimentos preliminareis para análise metodológica da produção discente do PPGEEs da UFSCar (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; M C I P Hayashi
Fonte: Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial , p. 180
2004
-
-
-
-
-
Seleção e organização do conteúdo programático da disciplina Estatística Aplicada à Educação: análise de planos de ensino (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; Maria Claudia Cabrini Grácio
Fonte: Anais da III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: a Teoria Histórico-Cultural e a Produção do Conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a Cidade , p. 73
-
Análise de textos escritos por surdos: um estudo de caso (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti; Sandra E S O Martins
Fonte: Anais da III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: a Teoria Histórico-Cultural e a Produção do Conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a Cidade , p. 115
-
2003
2002
-
Seleção e Organização do Conteúdo Programático da Disciplina Estatística Aplicada à Educação: uma abordagem interdisciplinar (2002)
Trabalhos em eventos
Autores: Érica Aparecida Garrutti
Fonte: I Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Políticas Públicas e suas relações com o cotidiano escolar , p. 29
-
-
2001
Atuações
Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista
-
Professora Visitante
2006 a 2011
Colegio Lapa
-
Auxiliar de Coordenação
2007 a 2007
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
-
2008 a 2010
Faculdades Integradas de Naviraí
-
Professor visitante
2008 a 2010
Universidade Federal de São Carlos
-
Tutora virtual - Bolsa pelo FNDE
Bolsa Tutoria
2008 a 2014
Centro Universitário Radial
-
Celetista
Professor
2008 a 2010
Universidade de São Paulo
-
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino/USP
Estagiário
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Adjunto
Desde 2010
Olh@res
-
Membro de corpo editorial
2015 a 2019
REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
O teatro na educação bilíngue de alunos surdos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Glaucia de Carvalho Costa Silva
A construção do currículo flexível na perspectiva da educação inclusiva
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O Teatro-Educação na rotina de uma turma bilíngue de crianças surdas: uma análise sobre as experiências criativas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Clara Lúcia Puertas de Miranda
Práticas de ensino de língua portuguesa para surdos em uma escola municipal de são josé dos campos.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Josiany Aparecida da Silva Costa e Souza
Práticas educativas na primeiríssima infância: a inclusão de bebês e crianças com deficiência no munícipio de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Monaliza Cristina Toledo Galucci Basto
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-coordenadora do curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
-
Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, campus Guarulhos
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Federal de São Paulo
-
Programa de Residência Pedagógica
Trata-se do programa de estágio curricular do curso de Pedagogia, da Unifesp.
Desde 2010
-
Portal de acessibilidade: design inclusivo e aberto para apoiar a inclusão no ensino superior
O Portal de Acessibilidade da Unifesp congrega recursos que foram mapeados e desenvolvidos e são disponibilizados em suas páginas e partilhados na comunidade virtual de aprendizagem. Suas ações preveem colaboração interna e externa para contribuir com a inclusão no ensino superior dentro e fora da Unifesp; proporcionar visibilidade às ações realizadas pela Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão (CTAI) e pelos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unifesp e ainda fomentar parcerias interinstitucional, nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações práticas e de pesquisas que contribuam na inclusão no ensino superior.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Renata Marcilio Candido
2020 a 2022
-
Práticas educativas bilíngues com alunos surdos
Pautando-se nos princípios de uma educação inclusiva bilíngue e tendo os alunos surdos como foco desta investigação, objetiva-se analisar particularidades de práticas educativas voltadas para alunos surdos matriculados em escolas-polo bilíngues e escolas bilíngues, das redes municipais de Guarulhos e São Paulo. Pautando-se na teoria histórico-cultural, de Lev Vigotski, e pesquisas que seguem tal perspectiva teórica ao compreender particularidades do desenvolvimento de sujeitos surdos, a pesquisa terá como fonte de coleta de dados: documentos legais e artigos recentes relacionados ao tema e turmas bilíngues formadas por alunos surdos. A pesquisa, organizando-se metodologicamente como pesquisa-ação, prevê a coleta de dados no campo-turmas bilíngues para surdos, o que acontecerá por meio de entrevistas narrativas e semi-estruturadas com professores bilíngues e observações do cotidiano das turmas. A ação formativa da pesquisa prevê o planejamento, a execução e a avaliação de práticas educativas centradas na literatura infantil e no ensino por investigação a serem desenvolvidas com os alunos surdos, com o intuito de observar as contribuições para a construção da autoimagem da criança e de sua linhagem argumentativa. A ação formativa que acontecerá com professores das turmas bilíngues será realizada em reuniões quinzenais do grupo de pesquisa Trabalho Pedagógico Bilíngue com Alunos Surdos. Espera-se que os resultados revelem um acréscimo do uso de práticas educativas envolvendo literatura infantil e investigativas no contexto das aulas com alunos surdos e principalmente que favoreçam a construção de uma autoimagem positiva e de uma linguagem argumentativa e formação conceitual nesse público a partir do trabalho pedagógico norteado por temas geradores.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Sandra Campos, Valéria Sperduti Lima, Leandro Key Higuchi Yanaze, Cícera A. Lima Malheiro
Desde 2021
-
Projeto de Alfabetização, Programa de Residência Pedagógica, Capes
O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.
Autores: Érica Aparecida Garrutti
2020 a 2022
-
Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Pedagogia
O objetivo geral do Subprojeto Pedagogia é oportunizar experiências de iniciação à docência para graduandos e graduandas do curso de Pedagogia, da Unifesp, no âmbito de escolas públicas municipais de Guarulhos sob supervisão de professores desta rede. A temática a ser abordada na proposta é a da alfabetização científica de crianças surdas e ouvintes, em especial na fase da primeira infância, a Educação Infantil.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues de Oliveira
2018 a 2020
-
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS: A INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL
Sobretudo nas últimas décadas, integramos um movimento na educação de alunos surdos que caminha rumo ao favorecimento do ensino, uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto das escolas e de aprendizado da Língua Portuguesa, dentre outras áreas do conhecimento, com foco na construção de propostas bilíngues. Sabendo o quanto os estudos e as experiências nesse campo no Brasil são recentes, este estudo objetiva investigar o que tem sido produzido acerca do bilinguismo, especificamente sobre práticas pedagógicas e em situações de trabalho com a literatura infanfil, tendo como foco a Educação Infantil. Consiste numa pesquisa de natureza documental e pesquisa-ação, tendo como fonte de coleta de dados dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação de instituições de ensino superior brasileiras e artigos que contemplem sobre Educação Infantil Bilíngue, bem como da análise do trabalho pedagógico desenvolvido em salas bilíngues para crianças surdas e planejamento e desenvolvimento de respectiva proposta de intervenção.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Adriana Regina Braga, Emerson Izidoro dos Santos, Renata Marcilio Candido, Érica Aparecida Garrutti, Larissa Daniele de Jesus Coelho, Camila Neto Fernandes Andrade, Ana Clara Geraldes, Ana Maria Martins Biggi, Andreia Medeiros Jardim, Angélica Aparecida Gonçalves Hirata, Aretê Azevedo Espírito Santo, Bruna Oliveira Savedra, Caroline Esteves Moreira de Oliveira, Cristiane Aparecida de Almeida Pereira Silva, Filipe Henrique Santos Peixoto, Hime Gomes da Silva Candido, Karen Jacomino, Letícia Muniz Magalhães da Cunha, Maria Isabel Fernandes de Assiz, Monaliza Cristina Toledo Galucci Basto, Monica Garcia Patricio, Rafael de Arruda Bueno José Miguel, Roseli Reis da Silva, Viviane de Almeida Lima
2017 a 2020
-
O ALUNO SURDO E A LIBRAS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS
Apoio à implementação das salas bilíngues para surdos no município de Guarulhos
2017 a 2018
-
Igualdade de gênero e cidadania na Educação Infantil
O olhar sobre a formação docente no campo da educação e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais, relativas à Educação Infantil. Desse modo este projeto de extensão pretende oferecer formação continuada, sobre a temática das relações de gênero, para professores e professoras de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos-SP e paralelamente confeccionar a elaboração de materiais educativos sobre a temática.
2016 a 2016
-
Projeto de Monitoria do Programa Residência Pedagógica em Educação Infantil
Monitoria na UC Residência Pedagógica em Educação Infantil
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco
2011 a 2015
-
Contação de histórias para crianças ouvintes e surdas
Em vista das diversas contribuições do acesso à literatura infantil para o desenvolvimento das crianças, o projeto priorizará a aproximação de graduandos da Pedagogia e outras licenciaturas com particularidades da educação de crianças pequenas com ênfase no conhecimento de contribuições da literatura infantil, por meio da vivência de experiências teórico-práticas na Unifesp e de contação de histórias em Língua Portuguesa e/ou Libras (a depender do público: crianças ouvintes e/ou surdas) em instituições de Educação Infantil e em espaços não escolares (museus, bibliotecas, brinquedotecas, organizações sociais, hospitais, empresas etc).
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco
Desde 2015
-
A literatura infantil no aprendizado da Libras por licenciandos
Pressupõe que o aprendizado da Libras utilizando-se da literatura infantil como campo lexical é uma forma simples e natural de construir conhecimentos sobre uma língua tão viva no contexto da interação com os surdos. Tem como objetivo central: estudar a Libras, em seus aspectos linguísticos e práticos, por meio de histórias infantis que possam ser contadas para crianças surdas incluídas em grupos da Educação Infantil (até 5 anos) por graduandos ouvintes que cursam Pedagogia.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Daniela Finco, Marcio Hollosi, Maria Cecília Sanches, Tarsila Nunes de A. Moreira, Stephanny Santos Abreu, Érica Aparecida Garrutti, Ana Clara Geraldes, Andreia Medeiros Jardim, Izabelly de Souza F. Parra, Andressa Maria de Jesus Martins, Lucas da Silva Martins
2012 a 2020
-
Projeto de Monitoria: A literatura infantil e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por granduandos da pedagogia e crianças da Educação Infantil
Realização de monitoria no projeto "A literatura infantil no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação de Surdos em Perspectiva Inclusiva", vinculado às Unidades Curriculares: Educação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesa e Educação Especial, no curso de Pedagogia, Unifesp, Campus Guarulhos
Desde 2013
-
A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Educação de Surdos (Prolie-Libras II)
Em continuidade ao Prolie-Libras I, que obteve financiamento pelo edital Proext/2013, no Prolie-Libras II, as ações têm como ênfase o aprendizado da Libras por estudantes da área de Educação e a realização de contações de histórias em Libras e Língua Portuguesa em instituições de Educação Infantil do ensino regular
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre
2014 a 2015
-
Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Claudia Lemos Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Márcia Cristina Romero-Lopes, Marcia Aparecida Jacomini, Celia Maria B. Giglio, Maria Rita de Almeida Toledo, Daniel Revah, Marineide de Oliveira Gomes, Antonio Carlos Pinheiro, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Maria Angelica Pedra Minhoto, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Izilda Cristina Johanson, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça
2014 a 2016
-
A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Educação de Surdos (Prolie-Libras I)
Pautando-se no paradigma da educação inclusiva, buscamos delinear ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o planejamento e implementação de ações no âmbito da Educação Infantil que considerem a diversidade de seu alunado que, neste projeto, enfocará a situação de crianças surdas em ambientes bilíngues (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa). Nesse sentido, este projeto prevê ações in loco (em escolas da Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos) para a contação de histórias em Libras/Língua Portuguesa, bem como ações mais amplas envolvendo a comunidade escolar em geral do município de Guarulhos (pais, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da graduação e da pós-graduação da Unifesp) para a participação em palestras e minicursos sobre a educação de surdos e literatura infantil numa perspectiva inclusiva e bilíngue.
2012 a 2013
-
A formação inicial e continuada de profissionais da educação com orientação inclusiva
Este projeto prevê ações de pesquisa sobre os processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação que favoreçam a atuação em uma perspectiva inclusiva na Educação Infantil
Autores: Érica Aparecida Garrutti, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Maria de Fátima Carvalho, Daniela Finco, Edna Martins, Sandra Campos, Maria Cecília de Moura - PUC/SP - pesquisadora
2010 a 2015
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22