Cássio da Silva Fernandes
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: cassio.fernandes@unifesp.br
Resumo
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), Especialização em Teoria Literária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2003), com estágio de 18 meses (Bolsa Doutorado Sanduíche) na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), entre 2005 e 2011. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. É ainda Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua como orientador de Mestrado, Doutorado e supervisor de Pós-Doutorado. Professor Convidado no Mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut (Instituto de História da Arte) da Universidade de Zurique (Suíça), em 2012. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, "O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento" (2012), e de Aby Warburg, "A Presença do Antigo. Escritos Inéditos", vol. 1 (2018). É Editor de "Imagem: Revista de História da Arte", periódico cientifico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FERNANDES, C. S.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Alemão
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em História
A Figura do Homem entre Palavra e Imagem: Autobiografia e Retrato Pictórico no Renascimento de Jacob Burckhardt
Teoria e Filosofia da História
Orientação: Edgar Salvadori de Decca
Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em HIstória
A Figura do Homem entre Palavra e Imagem: autobiografia e retrato pictórico no Renascimento de Jacob Burckhardt (ESTÁGIO NO EXTERIOR - DOUTORADO SANDUÍCHE)
Teoria da Hitória
Teoria e Filosofia da História
Orientação: Sandro Barbera e Maurizio Ghelardi (Co-Orientador)
Università Degli Studi di Pisa
Mestrado em História
O jovem Burckhardt e a Civilização do Renascimento na Itália
Historiografia
Teoria e Filosofia da História
Orientação: Edgar Salvadori de Decca
Universidade Estadual de Campinas
1996 a 1998
Graduação em Ciências Sociais
Romantismo Literário no Brasil: Formação da Identidade Nacional
Orientação: Lívia Neves de Holanda Barbosa
Universidade Federal Fluminense
1989 a 1992
Produção
2012
2008
2007
2006
2005
2004
2000
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Programa de Estágio Docente
2000 a 2001
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
-
Bolsa de Aperfeiçoamente de Pesquisa
1994 a 1996
Universidade Federal do Paraná
-
Outro - Professor Substituto
2003 a 2005
-
Palestrante convidado
Palestrante convidado
2004 a 2004
-
Palestrante Convidado
Palestrante Convidado
2005 a 2005
Faculdade de Artes do Paraná
-
Professor Convidado
Professor Convidado
2004 a 2004
-
Professor Convidado
Professor Convidado
2005 a 2005
Universidade Federal de Juiz de Fora
-
Professor Adjunto
2005 a 2011
História da Historiografia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2008
Revista Científica FAP
-
Membro de corpo editorial
Desde 2006
Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD-MS)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2011
Revista Diálogos Mediterrâneos
-
Membro de corpo editorial
Desde 2006
University of Zurich
-
Professor Convidado
Professor vistante
2012 a 2012
Figura. Studi sull'Immagine nella Tradizione Classica
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Imagem: Revista de História da Arte (PPGHA-UNIFESP)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado em andamento
-
Itinerários textuais e fortuna crítica: a fixação das perspectivas histórico-artísticas de Erwin Panofsky
Doutorado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
DER CICERONE: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA DA CULTURA NA EUROPA DO SÉCULO XIX E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Doutorado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Diagnósticos da Cultura em Johan Huizinga e Sigmund Freud
Doutorado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
PATHOSFORMELN DO NOVO MUNDO: ASTROS, DEUSES E SANTOS
Doutorado em História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Lucas Ferreira dos Santos Olles
A rainha das mil faces: estudo iconológico de representações artísticas da Rainha Virgem
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
A invenção do primitivo no Instituto Warburg: Frances Yates entre a história da arte e a antropologia
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A influência de Jacob Burckhardt e Friedrich Nietzsche na concepção de Antigo em Aby Warburg
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Um fidalgo florentino: Allori e Piero de Medici no Masp
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Um pintor flamengo em Portugal: O retrato de Dona Catarina e o circuito de louvores na corte de Dom João (1521-1557
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
WARBURG, O PENSADOR ARTESÃO
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
Delio Cantimori historiador da religião: dos hereges italianos como idéia de nação à análise microscópica. (1904-1966)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2015
Dissertação de mestrado concluídas
-
Uma investigação sobre a noção de Pathosformeln em Aby Warburg
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Proposta de Análise, Comentários e Interpretação sobre a obra ?O Retábulo de Altar na Itália Renascentista? de Jacob Burckhardt
HIstória da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Sarah Maria de Godoy Costa e Nascimento
Dama Florentina: um estudo do retrato na sociedade de corte do Renascimento
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
HANS HOLBEIN E O RETRATO DE HENRY HOWARD
HIstória da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O lugar da astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Sobre a ?Psicologia da Arquitetura?: origens e conceituação de Heinrich Wölfflin para as intenções na arquitetura
HIstória da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A Arte na vida: a imagem na História da Cultura na obra de Johan Huizinga
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
O Livro de Emblemas de Andrea Alciato: apresentaão e tradução
HIstória da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Entre a Crítica e a História: a construção de "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda
História
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2013
-
Uma memória de papel: retórica, comunidade e cânone na epistolografia latina goisiana (1528-1545)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2012
-
Francisco de Holanda e a arte da pintura
História
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2011
-
Pacheco e Carducci: tratadistas da pintura
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2010
-
De Marsilio Ficino a Albrecht Dürer: considerações sobre a inspiração de
História
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2009
Gestão
Universidade Federal de Juiz de Fora
-
Departamento de História
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Chefe de Departamento
Departamento de História da Arte
-
Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Departamento de História da Arte
-
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de São Paulo
-
Aby Warburg e a antropologia
Este projeto de pesquisa propõe uma investigação do papel desempenhado pelo conhecimento antropológico na formação e, consequentemente, na obra de Aby Warburg (1866-1929). Historiador da arte e da cultura, estudioso do renascimento do paganismo antigo, Warburg cumpriu sua formação em universidades alemãs e com estudiosos que atuavam na institucionalização do Kunsthistorisches Institut de Florença. Frequentou, na juventude, ambientes eruditos que comunicavam a História Social da Arte com a História da Cultura, a História das Religiões e a nascente Antropologia. Assim, os cultos religiosos, as festividades, a cultura livresca e literária, a história da magia e de astrologia, consideradas então zonas intermediárias para o estudo histórico-artístico eram, para ele, as mais importantes, precisamente porque era seu interesse revelar o complexo de problemas de onde emergia a obra de arte, entendida como expressão simbólica.Formado nos anos em que a Antropologia se afirmava como saber científico moderno, Warburg propôs uma investigação de cunho interdisciplinar. Um dos precursores da compreensão de que a História da Arte e a Antropologia movem-se em território comum, procurou colocar em discussão as relações entre as mais diversas expressões artísticas, desde a chamada ?arte alta? até as denominadas ?artes menores?, considerando ainda a circulação de objetos e técnicas entre regiões produtoras centrais e periféricas. Considerou as obras de arte com base na complementaridade de seus valores formais e funcionais, ocupando-se de problemas relativos a comitentes, colecionadores e conselheiros eruditos, entendidos como forças determinantes no processo criativo, atuantes no mundo das oficinas artísticas. Tratou-se, portanto, de uma investigação na qual a busca pelo significado do fenômeno artístico era deslocada para o campo mais vasto da ?cultura? (este termo tão caro à Antropologia moderna). Aby Warburg chegou mesmo a nomear a área do conhecimento na qual desenvolvia seus estudos como Kulturwissenschaft (ciência da cultura).É certo que esse vasto universo no qual movia a sua indagação do fenômeno artístico constitui-se em sua mente a partir do contato em ambientes intelectuais nos quais se deram sua formação acadêmica e, em seguida, sua atuação como pesquisador independente, voltado para a constituição de uma biblioteca particular (a Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg). Qual teria sido o papel da Antropologia, entendida como campo do conhecimento humanístico, na formação de Aby Warburg? Quais antropólogos teriam exercido função relevante sobre sua reflexão e seus estudos a respeito das imagens? Finalmente, qual o lugar da Antropologia na Kulturwissenschaft de Aby Warburg? Essas são perguntas formadoras do centro de interesse da pesquisa que aqui se propõe.Esta investigação enquadra-se, portanto, num campo de estudo muito pouco desenvolvido no Brasil, a historiografia da arte, ainda carente de textos e autores básicos traduzidos para a língua portuguesa. Trata-se de um estudo compreensivo da obra de Aby Warburg que leve em consideração sua formação, sua produção e seu lugar no contexto dos estudos histórico-artísticos. Esta investigação, portanto, pretende se colocar sobre a totalidade da obra de Aby Warburg, com base num material que já possuímos (em parte editado e em parte ainda manuscrito), resultado de pesquisas anteriormente realizadas.
Desde 2021
-
Projeto Diplomacy and the arts: classical reception as civilizational encounter
Projeto de cooperação internacional entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade de Durham (Inglaterra).
Autores: Cássio da Silva Fernandes
Desde 2019
-
Aby Warburg e a astrologia
Esta pesquisa tem como objetivo percorrer o conjunto de escritos do estudioso alemão, Aby Warburg (1867-1929), sobre o tema da astrologia. Warburg é atualmente um dos autores mais estudados no campo da historiografia da arte, bem como naquele da teoria da imagem. O estudo que aqui se propõe permitirá seguir seus escritos voltados para o tema da astrologia, que cumprem um arco temporal que vai de 1908 até seus últimos esforços, cumpridos pouco antes de seu desaparecimento, em 1929. Se a pesquisa levada a cabo por Aby Warburg centrou-se no problema do significado da influência dos antigos para a civilização do Renascimento, o tema da astrologia perseguiu a problemática da orientação do homem no cosmos e sua relação com as imagens produzidas pela arte renascentista. Esta pesquisa procurará identificar e analisar estes momentos além de localizar e contextualizar esta produção, a fim de contribuir para um debate mais argumentado acerca da abordagem proposta pelo historiador para uma ?ciência da cultura? (Kulturwissenschaft), bem como compreender de forma mais aprofundada os meios de pesquisa correlatos de que fez uso para compreensão de uma historia das imagens mentais. Neste sentido, procuraremos abordar, dentre outros, os estudos de Warburg sobre Giordano Bruno e o neoplatonismo, situando a matematização e domesticação dos símbolos com Copérnico e Galileu. O produto desse trabalho permite ainda observar os meandros de sua relação intelectual com o filólogo de Heideberg, Franz Boll (1867-1924), e com o amigo e principal colaborador da fase final de sua vida, o filósofo neo-kantiano Ernst Cassirer (1874-1945). O produto final dessa investigação constará de estudos compreensivos (a serem publicados em revistas especializadas) e, sobretudo, do livro com textos inéditos de Warburg traduzidos para a língua portuguesa: Aby Warburg inédito. Vol. 2. É importante ressaltar que esta pesquisa é a fase posterior de um projeto, realizado entre 2013 e 2016, no qual observamos de que maneira a abordagem da arte italiana do Renascimento proposta por Jacob Burckhardt dá origem a um estudo histórico-artístico que percorre o século XX, integrando de modo nada abstrato a arte no contexto de sua criação, enfocando as relações entre comitência, colecionismo e produção artística. Nossa intenção, na primeira fase do projeto, foi partir da obra de Jacob Burckhardt sobre os colecionadores no Renascimento e, em seguida, buscar seus desdobramentos na primeira metade do Novecentos, observando sua influência na obra de Aby Warburg e de Martin Wackernagel. Na fase que agora se inicia, a produção de Warburg coloca-se no centro do interesse, com foco em seus escritos sobre astrologia, que consta de um vasto material inédito em língua portuguesa.
Autores: Cássio da Silva Fernandes, BRANDÃO, Angela, PEREIRA, André Luiz Tavares, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli Tatsch, Elaine Dias, Stefano Cracolici
Desde 2017
-
PROFESSOR VISITANTE DO EXTERIOR: História da Arte e História da Cultura: uma abordagem historiográfica
Projeto de Visitante do Exterior,com Financiamento FAPESP. Montante do recurso concedido: R$ 33.908,04. Prof. Dr. Maurizio Ghelardi, da Scuola Normale Superiore di Pisa (Itália), no âmbito do Projeto "História da Arte e História da Cultura: uma abordagem historiográfica", no período entre 02/03/2015 e 01/06/2015, com atuação da Graduação e Mestrado em História da Arte, no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo.
Autores: Cássio da Silva Fernandes
Desde 2015
-
Colecionismo e comitência na arte italiana do Renascimento: um estudo historiográfico
A investigação que aqui se apresenta pretende analisar um ramo da historiografia da arte voltado para os estudos sobre a civilização italiana do Renascimento a partir de uma particular preocupação de estabelecer uma ligação entre a arte e o mais vasto campo da cultura. A pesquisa tem como objetivo um estudo da historiografia da arte que aborda o Renascimento como época histórica no âmbito da tradição historiográfica que remete à obra de Jacob Burckhardt (1818-1897) e se desdobra nos escritos de autores como Aby Warburg (1866-1929) e Martin Wackernagel (1882-1962). É nossa intenção observar as características da pesquisa histórico-artística de Burckhardt, reveladas nos manuscritos sobre a arte italiana do Renascimento, e a posição desses textos no projeto de construir uma síntese histórico-cultural da referida época. Em seqüência, pretendemos analisar as obras de Aby Warburg e de Martin Wackernagel, atentando para seus aspectos metodológicos, onde transparece o interesse em sondar o fenômeno artístico no Renascimento em sua relação concreta com o mundo do artista. Então, a ligação dos artífices com a comitência, com os eruditos que formavam o programa das obras, o papel do colecionismo, a atenção ao tema e à localização das obras de arte. Num estudo comparativo entre as obras de Burckhardt, Warburg e Wackernagel, buscaremos compreender as permanências e as modificações na interpretação da erudição renascentista expressa pela arte do humanismo, além do desenvolvimento da noção de Renascimento da Antigüidade e sua conseqüente transformação na idéia de ?Antigo?. É nosso interesse, ainda, perceber a atualidade das obras dos autores em questão para os estudos da arte e da civilização do Renascimento, com o intuito de desenvolver trabalhos editoriais a partir de estudos compreensivos sobre a obra dos mesmos.
Autores: Cássio da Silva Fernandes, Maurizio Ghelardi
2013 a 2016
-
Emerging Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World (EMERGE)
O projeto "Emergindo Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano (EMERGE)" contribui para o debate internacional nos seguintes termos: dicutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) Realizando um substancial e derradeiro interncâmbio de pesquisas e ensino estabelecendo uma cooperação entre o Departamento de História da Arte da UNIFESP e o departamento de história da arte europeu (Universidade de Zurique)
Autores: Cássio da Silva Fernandes
2011 a 2014
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22