Cássio da Silva Fernandes nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE

Programa de Pós-Graduação: História da Arte


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De 2019 a 2023
Trabalhos publicados

Resumo

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), Especialização em Teoria Literária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2003), com estágio de 18 meses (Bolsa Doutorado Sanduíche) na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), entre 2005 e 2011. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. É ainda Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua como orientador de Mestrado, Doutorado e supervisor de Pós-Doutorado. Professor Convidado no Mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut (Instituto de História da Arte) da Universidade de Zurique (Suíça), em 2012. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, "O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento" (2012), e de Aby Warburg, "A Presença do Antigo. Escritos Inéditos", vol. 1 (2018). É Editor de "Imagem: Revista de História da Arte", periódico cientifico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FERNANDES, C. S.


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Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco

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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

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Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em História

    A Figura do Homem entre Palavra e Imagem: Autobiografia e Retrato Pictórico no Renascimento de Jacob Burckhardt

    Teoria e Filosofia da História

    Orientação: Edgar Salvadori de Decca

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2003

  • Doutorado em HIstória

    A Figura do Homem entre Palavra e Imagem: autobiografia e retrato pictórico no Renascimento de Jacob Burckhardt (ESTÁGIO NO EXTERIOR - DOUTORADO SANDUÍCHE)

    Teoria da Hitória

    Teoria e Filosofia da História

    Orientação: Sandro Barbera e Maurizio Ghelardi (Co-Orientador)

    Università Degli Studi di Pisa

      Desde 2002

  • Mestrado em História

    O jovem Burckhardt e a Civilização do Renascimento na Itália

    Historiografia

    Teoria e Filosofia da História

    Orientação: Edgar Salvadori de Decca

    Universidade Estadual de Campinas

    1996 a 1998

  • Graduação em Ciências Sociais

    Romantismo Literário no Brasil: Formação da Identidade Nacional

    Orientação: Lívia Neves de Holanda Barbosa

    Universidade Federal Fluminense

    1989 a 1992

  • Produção


    2012


    • Artistas, comitentes e colecionadores no Renascimento de Aby Warburg

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Anais do I Colóquio Internacional de História da Arte da Cultura: o Artista e a Sociedade , p. 45


    2008


    • Delio Cantimori e a transposição do humanismo italiano para o cenário europeu

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: CAderno de Resumos do XVI Encontro Regional da ANPUH-MG , p. 214


    2007


    • Werner Kaegi: o pequeno-Estado e a crise Européia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Anais - XXIV Simposio Nacional de História - ANPUH

    • Jacob Burckhardt e Aby Warburg: da arte à civilização italiana do Renascimento

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Locus (Juiz de Fora) , v. 12 , p. 127


    2006


    • MIchelet, Ranke e Burckhardt diante de seu tempo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Cadernos de Resumos e Programação do XV Encontro Regional de História - Seção de Minas Gerais , p. 126

    • Concepção de Estado e Conhecimento Histórico entre Leopold von Ranke e Jacob Burckhardt

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Programa do Seminário Facetas do Império na História , p. 1

    • "Imagens da Itália": a primeira viagem italiana de Jacob Burckhardt

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Anais do II Encontro de HIstória da Arte do IFCH - Unicamp

    • Jacob Burckhardt e a preparação para "A Cultura do Renascimento na Itália"

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Fênix (Uberlândia) , v. 3 , p. 1

    • Entre semelhança e idealização: a arte do retrato em "O Cicerone" de Jacob Burckhardt

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 1 , p. 1


    2005


    • Jacob Burckhardt: a aula inaugural de História da Arte na Universidade de Basiléia (1874)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte

    • Michelangelo Furioso: Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Atas do I Encontro de História da Arte do IFCH - Unicamp , p. 142

    • As contribuições de Jacob Burckhardt ao "Manual de História da Arte" de Franz Kugler

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Revista Brasileira de História , v. 25 , n. 49 , p. 99


    2004


    • A Figura do Homem entre Palavra e Imagem: considerações sobre O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Anais do II Fórum de pesquisa Científica em Arte , p. 17

    • Michelangelo Furioso: Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo (RESUMO)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: Resumos de Propostas de Comunicações

    • Biografia e Autobiografia na Civilização do Renascimento na Itália de Jacob Burckhardt

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: História. Questões e Debates , v. 1 , n. 40 , p. 155

    • Aby Warburg entre a arte florentina do retrato e um retrato de Florença na época de Lorenzo de'Medici

      Artigo publicado

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: História. Questões e Debates , v. 1 , n. 41 , p. 131


    2000


    • Jacob Burckhardt diante de seu tempo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Fonte: História 2000: Perspectivas , p. 137

    Atuações

    Universidade Estadual de Campinas

    • Programa de Estágio Docente

      2000 a 2001

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Bolsa de Aperfeiçoamente de Pesquisa

      1994 a 1996

    Universidade Federal do Paraná

    • Outro - Professor Substituto

      2003 a 2005

    • Palestrante convidado

      Palestrante convidado

      2004 a 2004

    • Palestrante Convidado

      Palestrante Convidado

      2005 a 2005

    Faculdade de Artes do Paraná

    • Professor Convidado

      Professor Convidado

      2004 a 2004

    • Professor Convidado

      Professor Convidado

      2005 a 2005

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    • Professor Adjunto

      2005 a 2011

    História da Historiografia

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2008

    Revista Científica FAP

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2006

    Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD-MS)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2011

    Revista Diálogos Mediterrâneos

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2006

    University of Zurich

    • Professor Convidado

      Professor vistante

      2012 a 2012

    Figura. Studi sull'Immagine nella Tradizione Classica

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Imagem: Revista de História da Arte (PPGHA-UNIFESP)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Renato Ferreira Lopes

      Diagnósticos da Cultura em Johan Huizinga e Sigmund Freud

      Doutorado em História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Diana Oliveira dos Santos

      DER CICERONE: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA DA CULTURA NA EUROPA DO SÉCULO XIX E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

      Doutorado em História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Priscila Risi Pereira Barreto

      PATHOSFORMELN DO NOVO MUNDO: ASTROS, DEUSES E SANTOS

      Doutorado em História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Lucas Olles

      Lucas Olles

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    • Rodrigo Pacheco de Oliveira

      Proposta de Análise, Comentários e Interpretação sobre a obra ?O Retábulo de Altar na Itália Renascentista? de Jacob Burckhardt

      HIstória da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • CILMARA DAHER

      WARBURG, O PENSADOR ARTESÃO

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Isaac Arrais Gonçalves

      Uma investigação sobre a noção de Pathosformeln em Aby Warburg

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Felipe Araujo Xavier

      Delio Cantimori historiador da religião: dos hereges italianos como idéia de nação à análise microscópica. (1904-1966)

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2015

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Andréia Rodrigues

      De Marsilio Ficino a Albrecht Dürer: considerações sobre a inspiração de

      História

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2009

    • Adriana Gonçalves de Carvalho

      Pacheco e Carducci: tratadistas da pintura

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2010

    • José Adil Blanco de Lima

      Entre a Crítica e a História: a construção de "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda

      História

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2013

    • Mariana Yelena Sauka

      O Livro de Emblemas de Andrea Alciato: apresentaão e tradução

      HIstória da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Diana Oliveira dos Santos

      Sobre a ?Psicologia da Arquitetura?: origens e conceituação de Heinrich Wölfflin para as intenções na arquitetura

      HIstória da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Renato Ferreira Lopes

      A Arte na vida: a imagem na História da Cultura na obra de Johan Huizinga

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Priscila Risi Pereira Barreto

      O lugar da astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Carla Scheidecker Pires

      HANS HOLBEIN E O RETRATO DE HENRY HOWARD

      HIstória da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Luiz César de Sá Júnior

      Uma memória de papel: retórica, comunidade e cânone na epistolografia latina goisiana (1528-1545)

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2012

    Gestão

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    • Departamento de História

    Universidade Federal de São Paulo

    • Departamento de História da Arte

        Desde 2016

    • Vice-Chefe de Departamento

      Departamento de História da Arte

        Desde 2014

    • Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Departamento de História da Arte

    Pesquisa

    Universidade Federal do Paraná

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Universidade Federal de São Paulo

    • Emerging Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World (EMERGE)

      O projeto "Emergindo Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano (EMERGE)" contribui para o debate internacional nos seguintes termos: dicutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) Realizando um substancial e derradeiro interncâmbio de pesquisas e ensino estabelecendo uma cooperação entre o Departamento de História da Arte da UNIFESP e o departamento de história da arte europeu (Universidade de Zurique)

      Autores: Cássio da Silva Fernandes, BRANDÃO, Angela, PEREIRA, André Luiz Tavares, BAUMGARTEN, Jens Michael, WEDDIGEN, Tristan

      2011 a 2014

    • PROFESSOR VISITANTE DO EXTERIOR: História da Arte e História da Cultura: uma abordagem historiográfica

      Projeto de Visitante do Exterior,com Financiamento FAPESP. Montante do recurso concedido: R$ 33.908,04. Prof. Dr. Maurizio Ghelardi, da Scuola Normale Superiore di Pisa (Itália), no âmbito do Projeto "História da Arte e História da Cultura: uma abordagem historiográfica", no período entre 02/03/2015 e 01/06/2015, com atuação da Graduação e Mestrado em História da Arte, no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo.

      Autores: Cássio da Silva Fernandes, Maurizio Ghelardi

      Desde 2015

    • Aby Warburg e a astrologia

      Esta pesquisa tem como objetivo percorrer o conjunto de escritos do estudioso alemão, Aby Warburg (1867-1929), sobre o tema da astrologia. Warburg é atualmente um dos autores mais estudados no campo da historiografia da arte, bem como naquele da teoria da imagem. O estudo que aqui se propõe permitirá seguir seus escritos voltados para o tema da astrologia, que cumprem um arco temporal que vai de 1908 até seus últimos esforços, cumpridos pouco antes de seu desaparecimento, em 1929. Se a pesquisa levada a cabo por Aby Warburg centrou-se no problema do significado da influência dos antigos para a civilização do Renascimento, o tema da astrologia perseguiu a problemática da orientação do homem no cosmos e sua relação com as imagens produzidas pela arte renascentista. Esta pesquisa procurará identificar e analisar estes momentos além de localizar e contextualizar esta produção, a fim de contribuir para um debate mais argumentado acerca da abordagem proposta pelo historiador para uma ?ciência da cultura? (Kulturwissenschaft), bem como compreender de forma mais aprofundada os meios de pesquisa correlatos de que fez uso para compreensão de uma historia das imagens mentais. Neste sentido, procuraremos abordar, dentre outros, os estudos de Warburg sobre Giordano Bruno e o neoplatonismo, situando a matematização e domesticação dos símbolos com Copérnico e Galileu. O produto desse trabalho permite ainda observar os meandros de sua relação intelectual com o filólogo de Heideberg, Franz Boll (1867-1924), e com o amigo e principal colaborador da fase final de sua vida, o filósofo neo-kantiano Ernst Cassirer (1874-1945). O produto final dessa investigação constará de estudos compreensivos (a serem publicados em revistas especializadas) e, sobretudo, do livro com textos inéditos de Warburg traduzidos para a língua portuguesa: Aby Warburg inédito. Vol. 2. É importante ressaltar que esta pesquisa é a fase posterior de um projeto, realizado entre 2013 e 2016, no qual observamos de que maneira a abordagem da arte italiana do Renascimento proposta por Jacob Burckhardt dá origem a um estudo histórico-artístico que percorre o século XX, integrando de modo nada abstrato a arte no contexto de sua criação, enfocando as relações entre comitência, colecionismo e produção artística. Nossa intenção, na primeira fase do projeto, foi partir da obra de Jacob Burckhardt sobre os colecionadores no Renascimento e, em seguida, buscar seus desdobramentos na primeira metade do Novecentos, observando sua influência na obra de Aby Warburg e de Martin Wackernagel. Na fase que agora se inicia, a produção de Warburg coloca-se no centro do interesse, com foco em seus escritos sobre astrologia, que consta de um vasto material inédito em língua portuguesa.

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Desde 2017

    • Projeto Diplomacy and the arts: classical reception as civilizational encounter

      Projeto de cooperação internacional entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade de Durham (Inglaterra).

      Autores: Cássio da Silva Fernandes, BRANDÃO, Angela, PEREIRA, André Luiz Tavares, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli Tatsch, Elaine Dias, Stefano Cracolici

      Desde 2019

    • Aby Warburg e a antropologia

      Este projeto de pesquisa propõe uma investigação do papel desempenhado pelo conhecimento antropológico na formação e, consequentemente, na obra de Aby Warburg (1866-1929). Historiador da arte e da cultura, estudioso do renascimento do paganismo antigo, Warburg cumpriu sua formação em universidades alemãs e com estudiosos que atuavam na institucionalização do Kunsthistorisches Institut de Florença. Frequentou, na juventude, ambientes eruditos que comunicavam a História Social da Arte com a História da Cultura, a História das Religiões e a nascente Antropologia. Assim, os cultos religiosos, as festividades, a cultura livresca e literária, a história da magia e de astrologia, consideradas então zonas intermediárias para o estudo histórico-artístico eram, para ele, as mais importantes, precisamente porque era seu interesse revelar o complexo de problemas de onde emergia a obra de arte, entendida como expressão simbólica.Formado nos anos em que a Antropologia se afirmava como saber científico moderno, Warburg propôs uma investigação de cunho interdisciplinar. Um dos precursores da compreensão de que a História da Arte e a Antropologia movem-se em território comum, procurou colocar em discussão as relações entre as mais diversas expressões artísticas, desde a chamada ?arte alta? até as denominadas ?artes menores?, considerando ainda a circulação de objetos e técnicas entre regiões produtoras centrais e periféricas. Considerou as obras de arte com base na complementaridade de seus valores formais e funcionais, ocupando-se de problemas relativos a comitentes, colecionadores e conselheiros eruditos, entendidos como forças determinantes no processo criativo, atuantes no mundo das oficinas artísticas. Tratou-se, portanto, de uma investigação na qual a busca pelo significado do fenômeno artístico era deslocada para o campo mais vasto da ?cultura? (este termo tão caro à Antropologia moderna). Aby Warburg chegou mesmo a nomear a área do conhecimento na qual desenvolvia seus estudos como Kulturwissenschaft (ciência da cultura).É certo que esse vasto universo no qual movia a sua indagação do fenômeno artístico constitui-se em sua mente a partir do contato em ambientes intelectuais nos quais se deram sua formação acadêmica e, em seguida, sua atuação como pesquisador independente, voltado para a constituição de uma biblioteca particular (a Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg). Qual teria sido o papel da Antropologia, entendida como campo do conhecimento humanístico, na formação de Aby Warburg? Quais antropólogos teriam exercido função relevante sobre sua reflexão e seus estudos a respeito das imagens? Finalmente, qual o lugar da Antropologia na Kulturwissenschaft de Aby Warburg? Essas são perguntas formadoras do centro de interesse da pesquisa que aqui se propõe.Esta investigação enquadra-se, portanto, num campo de estudo muito pouco desenvolvido no Brasil, a historiografia da arte, ainda carente de textos e autores básicos traduzidos para a língua portuguesa. Trata-se de um estudo compreensivo da obra de Aby Warburg que leve em consideração sua formação, sua produção e seu lugar no contexto dos estudos histórico-artísticos. Esta investigação, portanto, pretende se colocar sobre a totalidade da obra de Aby Warburg, com base num material que já possuímos (em parte editado e em parte ainda manuscrito), resultado de pesquisas anteriormente realizadas.

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      Desde 2021

    • Colecionismo e comitência na arte italiana do Renascimento: um estudo historiográfico

      A investigação que aqui se apresenta pretende analisar um ramo da historiografia da arte voltado para os estudos sobre a civilização italiana do Renascimento a partir de uma particular preocupação de estabelecer uma ligação entre a arte e o mais vasto campo da cultura. A pesquisa tem como objetivo um estudo da historiografia da arte que aborda o Renascimento como época histórica no âmbito da tradição historiográfica que remete à obra de Jacob Burckhardt (1818-1897) e se desdobra nos escritos de autores como Aby Warburg (1866-1929) e Martin Wackernagel (1882-1962). É nossa intenção observar as características da pesquisa histórico-artística de Burckhardt, reveladas nos manuscritos sobre a arte italiana do Renascimento, e a posição desses textos no projeto de construir uma síntese histórico-cultural da referida época. Em seqüência, pretendemos analisar as obras de Aby Warburg e de Martin Wackernagel, atentando para seus aspectos metodológicos, onde transparece o interesse em sondar o fenômeno artístico no Renascimento em sua relação concreta com o mundo do artista. Então, a ligação dos artífices com a comitência, com os eruditos que formavam o programa das obras, o papel do colecionismo, a atenção ao tema e à localização das obras de arte. Num estudo comparativo entre as obras de Burckhardt, Warburg e Wackernagel, buscaremos compreender as permanências e as modificações na interpretação da erudição renascentista expressa pela arte do humanismo, além do desenvolvimento da noção de Renascimento da Antigüidade e sua conseqüente transformação na idéia de ?Antigo?. É nosso interesse, ainda, perceber a atualidade das obras dos autores em questão para os estudos da arte e da civilização do Renascimento, com o intuito de desenvolver trabalhos editoriais a partir de estudos compreensivos sobre a obra dos mesmos.

      Autores: Cássio da Silva Fernandes

      2013 a 2016

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2022-12

    Processado em 2023-03-10