Ana Carina Tamanaha nacionalidade brasileira

Escola Paulista de Medicina

Programa de Pós-Graduação: Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

E-Mail: actamanaha@unifesp.br


247
12
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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Mestrado (1998) em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutorado em Ciências (2008) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós Doutorado pelo Depto de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente, é Professora Afiliada do Depto de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação, diagnóstico e intervenção terapêutica na área de linguagem infantil e seus desvios. (temas: Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Linguagem Infantil, Avaliação, Diagnóstico, Terapia)

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

TAMANAHA, A. C.;TAMANAHA, ANA CARINA


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Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

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Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

    A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro Autístico

    Orientação: Jacy Perissinoto

    Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

    Autismo infantil e Sindrome de Asperger: o desempenho comunicativo no diagnóstico fonoaudiológico

    Orientação: Brasilia Maria Chiari

    Universidade Federal de São Paulo

    1998 a 2000

  • Graduação em Fonoaudiologia

    Universidade Federal de São Paulo

    1991 a 1994

  • Produção


    2023


    • Estudo multimodal sobre contato visual de crianças com TEA (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: priscila Kemelin do Valle Castro; Carine Ferreira; Miguel Duarte; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais Congresso

    • Habilidades de atenção em crianças com TEA (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • Programa de Implementação do Picture Exchange Communication System para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Dayane FO Olivatti; Simoni Camilo da Silva; Soraia Cunha Peixoto Vieira; JACY PERISSINOTO

      Fonte: CODAS , v. 35 , p. e20210305 - Extrato QUALIS: A3

    • Pre-verbal and verbal pattern as predictors for the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) in autistic children (2023)

      Artigo publicado

      Autores: CAMILO, SIMONI; CRUZ, FERNANDA MIRANDA DA; CAETANO, SHEILA C; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 25 , p. e5823 - Extrato QUALIS: B1

    • Comunicação social no TEA: adolescentes no contexto teatral (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Lais Mazzega; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 35 , p. e58624 - Extrato QUALIS: B2

    • Processos de intervenção no atraso de linguagem infantil (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas , p. 249

    • Orientação parental em desenvolvimento de linguagem oral na infância: uma perspectiva fonoaudiológica (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Parentalidade: investigações, intervenções e programas , p. 189


    2022


    • Suporte oferecido às crianças com TEA em atividade lúdica por familiares e fonoaudiólogos (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Amanda Zanato; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; Rosana Migrone; Aline Armonia

      Fonte: Anais Congresso

    • Brazilian phonoaudiology telepractice before and during the Covid-19 pandemic (2022)

      Artigo publicado

      Autores: GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; MACHADO, FERNANDA PRADA; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; HIGUERA AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA; FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; SEGEREN, LETICIA

      Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 24 , p. e8721 - Extrato QUALIS: B1

    • O papel do fonoaudiólogo e o foco da intervenção no TEA (2022)

      Artigo publicado

      Autores: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA HIGUERA; PERISSINOTO, JACY; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; Ana Carina Tamanaha; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; SEGEREN, LETICIA; MACHADO, FERNANDA PRADA

      Fonte: CODAS , v. 34 , p. e202110264 - Extrato QUALIS: A3

    • Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Mayara Kamimura Sugahara; Simoni Camilo da Silva; Monica Scattolin; Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Conteúdo completo

      Fonte: AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH (ACR) , v. 27 , p. e2447 - Extrato QUALIS: B1

    • Investigando a atenção compartilhada de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em sessões de musicoterapia (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Carolina Santos; Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: INCANTARE , v. 16 , p. 41 - Extrato QUALIS: A4

    • Estudos de Linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Ribeiro; Cintia A Salgado Azoni; Juliana Lira

      Fonte:

    • Definição e percurso histórico (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Estudos de Linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo , p. 8

    • Linguagens, interação social e autismo (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Repercussão da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Carine Ferreira; Sheila Caetano; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: CODAS , v. 34 , p. 202110109 - Extrato QUALIS: A3


    2021


    • Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Fernanda Miranda da Cruz; TAMANAHA, ANA CARINA

      Conteúdo completo

      Fonte: Calidoscópio , v. 19 , p. 209 - Extrato QUALIS: A1

    • The relevance of family engagement in the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) in children with Autism Spectrum Disorder (2021)

      Artigo publicado

      Autores: OLIVATTI, DAYANE OLIVEIRA; SUGAHARA, MAYARA K; CAMILO, SIMONI; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Revista CEFAC , v. 23 , p. e3121 - Extrato QUALIS: B1

    • O impacto da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS na compreensão de instruções de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Patricia Almeida Santos; Danilela Bordini; Monica Scattolin; Gracciele Asevedo; Sheila Caetano; Cristiane Silvestre de Paula; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: CODAS , v. 33 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3


    2020


    • Escolaridade materna, renda familiar e figuras parentais presentes asssociadas à linguagem oral de amostra epidemiológica de pré-escolares de Embu das Artes (SP) (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rebeca Pessoa; Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; Sheila Caetano; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • Estudo exploratório sobre seletividade alimentar no TEA (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Camila Malinara Souza; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Análise do engajamento familiar na implementação do PECS (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mayara Sugahara; JACY PERISSINOTO; Dayane FO Olivatti; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Investigando a extensão média de fala de crianças com TEA (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Simoni Camilo da Silva; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Repercussão da implmentação do PECS na sobrecarga materna (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Dayane FO Olivatti; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Uso de telessaúde por alunos de graduação em Fonoaudiologia: possibilidades e perspectivas em tempos de pandemia por COVID-19 (2020)

      Artigo publicado

      Autores: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; SEGEREN, LETICIA; GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; PERISSINOTO, JACY; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; HIGUERA AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA; Ana Carina Tamanaha; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; MACHADO, FERNANDA PRADA

      Fonte: CODAS , v. 32 , p. 20200190 - Extrato QUALIS: A3

    • Descrição e análise das repetições em interações de duas crianças com TEA (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Larissa Meire Tavares; Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 9 , p. 1073 - Extrato QUALIS: A4

    • Transtorno do Espectro do Autismo (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: E-Book Estratégias e Orientações em Linguagem - Um guia em tempos de Covid-19 , p. 38

    • Interferência do meio comunicativo da criança com transtorno do espectro do autismo na qualidade de vida de suas mães (2020)

      Artigo publicado

      Autores: MORETTO, GABRIELA; ISHIHARA, MARIANA; RIBEIRO, MARCOS; CAETANO, SHEILA CAVALCANTE; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: CODAS , v. 32 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3


    2019


    • A Relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Dayane FO Olivatti; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais do Congresso

    • Comunicação social no autismo: habilidades de atenção conjunta e uso de simbolos pelo Protocolo SCERTS (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rebeca Iamarino; Aline Armonia; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do Congresso

    • Efeito da implementação do PECS no indice de sobrecarga de mães de autistas (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carine Ferreira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do Congresso

    • Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada no espectro do autismo (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mayara Sugahara; Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Simoni Camilo da Silva; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais do Congresso

    • Influencia da sobrecarga materna sobre suporte translacional em crianças com TEA (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sintia Zanato; Aline Armonia; Carine Ferreira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do Congresso

    • Children´s vocabulary in a brazilian epidemiological sample in the association with economical level and scholling (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rebeca Pessoa; Ana Carina Tamanaha; Sheila Caetano; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO

      Fonte: ASHA Convention

    • Análise da compreensão de instruções em crianças usuárias do PECS (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Patricia Almeida Santos; Simoni Camilo da Silva; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais Congresso

    • Desempenho de crianças autistas em Programa de Implementação do PECS (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Simoni Camilo da Silva; Dayane FO Olivatti; Patricia Almeida Santos; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais Congresso

    • Association between cochleareyelid reflex and sound localizatiion with verbal language in preeschoolers from Embu das Artes SP (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rebeca Pessoa; Sheila Caetano; DE JESUS MARI, JAIR; DO ROSÁRIO, M. C.; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • O impacto da implementação do PECS na compreensão de instruções de crianças com TEA (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Patricia Almeida Santos; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Impact of the PECS in the non-adaptative behavior of children with ASD (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Dayane FO Olivatti; Mariana Ishihara; Patricia Almeida Santos; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • Interference of the communicative profile of children with ASD upon the quality of life of their mothers (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Gabriela Moretto; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte:

    • Definição dos Transtornos do Espectro do Autismo (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 19

    • História dos Transtornos do Espectro do Autismo (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Cristiane Silvestre de Paula; JACY PERISSINOTO; MARI, JAIR DE JESUS; Daniela Bordini; Wagner Ribeiro

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 21

    • Detecção de sinais de alerta para os Transtornos do Espectro do Autismo (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 47

    • Indicadores comportamentais dos Transtornos do Espectro do Autismo (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 60

    • Avaliação fonoaudiológica (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 77

    • Intervenção terapêutica fonoaudiológica (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 157

    • Estratégias para a estimulação da comunicação (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 249


    2018


    • Evaluation of social communication emotional regulation and translational support in ASD: SCERTS Model in brazilian children (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: ARMONIA, ALINE CITINO; Aline Fiori; Daniela Bordini; Gracciele Asevedo; Sheila Caetano; Monica Scattolin; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: 2018 ASHA

    • Impacto do PECS nas atipias comportamentais de crianças com TEA (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Dayane FO Olivatti; Mariana Ishihara; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Efeito do PECS no vocabulário de crianças com TEA (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Dayane FO Olivatti; Patricia Almeida Santos; Gabriela Moretto; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • A interferência do perfil comunicativo de crianças autistas na qualidade de vida de suas mães (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Gabriela Moretto; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Qualidade de vida de mães de crianças autistas: a interferência do perfil comunicativo e do PECS (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Gabriela Moretto; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais


    2017


    • Caracterização dos perfis comunicativo e neuropsicológico de crianças autistas candidatas ao uso do PECS (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Heloisa Silveira; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; BEVILACQUA, MÔNICA; ISHIHARA, MARIANA KATSUMI; Carine Ferreira; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; ARMONIA, ALINE CITINO; Daniela Bordini; Marcos Ribeiro; Sheila Caetano

      Fonte: Anais

    • Selection of words for implementation of the PECS in non-verbal autistic children (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Carine Ferreira; BEVILACQUA, MÔNICA; Mariana Ishihara; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; ARMONIA, ALINE CITINO; Perissinoto J; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: CODAS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3

    • Processo de intervenção no atraso de linguagem infantil (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Tratado de Fonoaudiologia: perspectivas contemporâneas , p. 207

    • Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Autismo: avaliação psicológica e neuropsicológica , p. 105


    2016


    • Selection words in PECS in nonverbal autistic children (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Carine Ferreira; Aline Armonia; Aline Fiori; JACY PERISSINOTO; Monica Bevilacqua; Mariana Ishihara

      Fonte: Anais

    • Tempo de atenção ao computador e ao comportamento no TEA (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Fiori; Aline Armonia; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • Desenvolvimento da comunicação e nível intelectual de crianças com TEA (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Armonia; Aline Fiori; Daniela Bordini; Monica Scattolin; Sheila Caetano; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais

    • Avaliação da sobrecarga materna de mães de crianças com TEA (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Carine Ferreira; Aline Armonia; Aline Fiori; ISHIHARA, MARIANA KATSUMI; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais

    • Compreensão de ambiguidade em crianças com Transtorno Específico de Linguagem e Fala e Transtorno do Espectro Autista (2016)

      Artigo publicado

      Autores: ISHIHARA, MARIANA KATSUMI; Ana Carina Tamanaha; PERISSINOTO, JACY

      Fonte: CoDAS , v. 28 , p. 753 - Extrato QUALIS: A3

    • Fonoaudiologia: desenvolvimento de linguagem (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Odontopediatria: a interdisciplinariedade na saúde integral da criança , p. 231

    • An integrative approach to investigate the respective roles of single-nucleotide variants and copy-number variants in Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (2016)

      Artigo publicado

      Autores: DE ARAÚJO LIMA, LEANDRO; Ana Carina Tamanaha; ALVARENGA, PEDRO; KRIEGER, FERNANDA VALLE; FLEITLICH-BILYK, BACY; JACKOWSKI, ANDREA PAROLIN; BRIETZKE, ELISA; SATO, JOÃO RICARDO; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; MARI, JAIR DE JESUS; MANFRO, GISELE GUS; FEIO-DOS-SANTOS, ANA CECÍLIA; DO ROSÁRIO, MARIA CONCEIÇÃO; BELANGERO, SINTIA IOLE; GADELHA, ARY; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; SALUM, GIOVANNI ABRAHÃO; PAN, PEDRO MARIO; MORIYAMA, TAIS SILVEIRA; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE

      Conteúdo completo

      Fonte: Scientific Reports , v. 6 , p. 22851 - Extrato QUALIS: A1


    2015


    • Comparative study of the imitation ability in Specific Language Impairment and Autism Spectrum Impairment (2015)

      Artigo publicado

      Autores: SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; MAZZEGA, LAÍS CARVALHO; ARMONIA, ALINE CITINO; PINTO, FERNANDA CHEQUER DE ALCÂNTARA; BEVILACQUA, MÔNICA; NASCIMBENI, RENATA CRISTINA DIAS; Ana Carina Tamanaha; PERISSINOTO, JACY

      Fonte: CoDAS , v. 27 , p. 142 - Extrato QUALIS: A3

    • A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 17 , p. 552 - Extrato QUALIS: B1

    • Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem (2015)

      Artigo publicado

      Autores: ARMONIA, ALINE CITINO; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; Fernanda Chequer Pinto; BEVILACQUA, MÔNICA; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista CEFAC , v. 17 , p. 759 - Extrato QUALIS: B1

    • Avaliação de linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Autismo, LInguagem e Cognição , p. 25

    • High risk cohort study for psychiatric disorders in childhood: rationale, design, methods and preliminary results (2015)

      Artigo publicado

      Autores: SALUM, GIOVANNI ABRAHÃO; JACKOWSKI, ANDREA; SATO, JOÃO RICARDO; BRIETZKE, ELISA; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; BRENTANI, HELENA; DE JESUS MARI, JAIR; DO ROSÁRIO, MARIA CONCEIÇÃO; MANFRO, GISELE GUS; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; MERCADANTE, MARCOS TOMANIK; GADELHA, ARY; MIGUEL, EURÍPEDES CONSTANTINO; PAN, PEDRO MARIO; MORIYAMA, TAIS SILVEIRA; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE; Ana Carina Tamanaha; ALVARENGA, PEDRO; KRIEGER, FERNANDA VALLE; FLEITLICH-BILYK, BACY

      Conteúdo completo

      Fonte: International Journal of Methods in Psychiatric Research (Cessou em 1996) , v. 24 , p. 58 - Extrato QUALIS: A3


    2014


    • A interferência do status de linguagem expressiva na pontuação do Autism Behavior Checklist em autistas verbais e não verbais (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; MARTELETO, MARCIA REGINA FUMAGALLI; PERISSINOTO, JACY

      Conteúdo completo

      Fonte: Audiology - Communication Research , v. 19 , p. 167 - Extrato QUALIS: B1

    • Process of speech acquisition and development of autistic children with or without autistic regression (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Gislaine Mara Guerreiro; Carla Luri Loebmann; JACY PERISSINOTO

      Fonte: CODAS , v. 26 , p. 265 - Extrato QUALIS: A3

    • Parâmetro de tempo para intervenção fonoaudiológica direcionada a crianças com distúrbios do espectro do autismo (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; PERISSINOTO, JACY

      Conteúdo completo

      Fonte: Audiology - Communication Research , v. 19 , p. 258 - Extrato QUALIS: B1


    2013


    • Relação entre habilidade de imitação e o desempenho verbal nos disturbios do espectro do autismo (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Aline Fiori; Aline Armonia; Lais Mazzega; Daniela Bordini; Tatiane Ribeiro; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXII Congresso Brasileiro ABENEPI

    • Time of therapy and communicatiion skills of non verbal autistic children faced with an alternative communication system (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; Monica Bevilacqua

      Fonte: 29th World Congress of the IALP

    • Measures of time to speech and language therapy for children with autism spectrum disorders (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: 29th World Congress of the IALP

    • A contingencia das respostas de individuos com transtorno do espectro do autismo em interação com suas mães (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Armonia; Aline Fiori; Lais Mazzega; Monica Bevilacqua; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro da ABENEPI

    • Analise da habilidade de imitação em crianças pre-escolares em diferentes situações de estimulo (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Fiori; Aline Armonia; Lais Mazzega; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro da ABENEPI

    • Atribuição de estados mentais no discurso de crianças portadoras do espectro autistico (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fabiana Pereira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro da ABENEPI

    • Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno de linguagem (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lais Mazzega; Fernanda Chequer Pinto; Aline Armonia; Aline Fiori; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Parametro de tempo para implementação do PECS em crianças autistas (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lais H Kobayashi; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Verificação da presença de fala ecolálica em individuos do espectro do autismo (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcela Bergamini; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Transtornos Globais do Desenvolvimento (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcos T Mercadante

      Fonte: Neuropsicologia do Desenvolvimento , p. 105

    • Evidência cientifica de terapia fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Terapia fonoaudiológica fonoaudiológica baseada em evidências , p. 140

    • Threat bias in attention orienting: evidence of specificity in a large community-based study (2013)

      Artigo publicado

      Autores: SALUM, G. A.; POLANCZYK, G.; DO ROSÁRIO, M. C.; LEIBENLUFT, E.; ROHDE, L. A.; MANFRO, G. G.; PINE, D. S.; MOGG, K.; BRADLEY, B. P.; GADELHA, A.; PAN, P.; Ana Carina Tamanaha; MORIYAMA, T.; GRAEFF-MARTINS, A. S.; JARROS, R. B.

      Conteúdo completo

      Fonte: Psychological Medicine , v. 43 , p. 733


    2012


    • Competence syntatic-semantic ambiguity test in children with autism and SLI (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ana Elisa Chaves; Mariana Ishihara; JACY PERISSINOTO

      Fonte: 11 th IMFAR

    • Caracterização do vocabulário de crianças autistas após a implementação do PECS (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Monica Bevilacqua; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Trajetória do desenvolvimento de linguagem de crianças autistas com e sem história de regressão (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Gislaine Mara Guerreiro; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Análise do vocabulário expressivo em crianças com Transtorno Especifico de Linguagem (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Chequer Pinto; Lais Mazzega; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia


    2011


    • Evolutional pattern of children with Autism Spectrum Disorders in speech and language therapy (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcos T Mercadante; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Internacional Meeting for Autism Research , p. 19

    • A percepção que os cuidadores de crianças com distúrbios do espectro autistico tem sobre sua qualidade de vida (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Monica Bevilacqua; Ana Elisa Chaves; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do XXI Congresso Brasileiro ABENEPI

    • Competencia sintático-semantica em prova de ambiguidade de crianças com distúrbio especifico de linguagem (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: SELMA MIE ISOTANI; Mariana Ishihara; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XXI Congresso Brasileiro da ABENEPI

    • Parametro de tempo de intervenção terapeutica fonoaudiologica para crianças com distúrbio do espectro autistico (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcos T Mercadante; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Mothers responses based on the Autism Behavior Checklist (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais 2011 ASHA Convention

    • Analyzing parents referred complaints of indivduals with ASD (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Ana Elisa Chaves; Renata Dias da Silva; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua

      Fonte: Anais 2011 ASHA Convention

    • Correlação entre severidade dos comportamentos atipicos e a qualidade de vida de mães de autistas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Elisa Chaves; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua; Renata Dias da Silva

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Estudo exploratorio sobre a habilidade de imitação de crianças do espectro autistico (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Carolina Di Pieri

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Seleção de vocabulário para implementação do sistema PECS em crianças autistas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Comparação da habilidade de imitação no DEA e DEL (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Parâmetro de tempo de intervenção terapêutica fonoaudiologia para crianças do DEA (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Marcos T Mercadante

      Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Rodrigues LCCB; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 16 , p. 25

    • Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 23 , p. 8

    • Comparison of pausing behavior in children who stutter and children who have Asperger syndrome (2011)

      Artigo publicado

      Autores: BELTRAME, JESSICA MONIQUE; VIERA, RENATA ALVES TORELLO; Ana Carina Tamanaha; ARCURI, CLÁUDIA FASSIN; OSBORN, ELLEN; PERISSINOTO, JACY; SCHIEFER, ANA MARIA

      Conteúdo completo

      Fonte: Journal of Fluency Disorders , v. 36 , p. 280

    • Investigando os distúrbios de aquisição de linguagem a partir das queixas (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Oshiro LT; Kawano CE; Okumura M; Ghiringhelli R; Minaguchi T; Rosa LA; Sanchez M; Perissinoto J

      Conteúdo completo

      Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 23 , p. 124

    • O uso da comunicação alternativa no autismo: baseando-se em evidências cientificas para implementação do PECS (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa , p. 175

    • O papel da narrativa para o desenvolvimento de linguagem em pré-escolares (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: SELMA MIE ISOTANI; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Cognição e Linguagem perspectivas interdisciplinares , p. 209

    • Atrasos de linguagem (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Fonoaudiologia intervenções e alterações da linguagem oral infantil , p. 19


    2010


    • The efficacy of speech and language therapy for autism spectrum disorders (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Marcos T Mercadante

      Fonte: IMFAR 2010 Scientific Program

    • Avaliação da competencia de linguagem em prova de ambiguidade de crianças com disturbio especifico de linguagem (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mariana Ishihara; Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização da compreensão de ambiguidade em individuos do espectro autistico (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Muller; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Estudo exploratorio comparando a memoria auditiva e visual no espectro autistico (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: priscila Kemelin do Valle Castro; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Identificação dos pre-requisitos comunicativos para implementação da comunicacão alternativa em sujeitos autistas (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Monica Bevilacqua; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Analise da tipologia das queixas referidas por familias de crianças com distúrbio do espectro autistico (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Elisa Chaves; Monica Bevilacqua; Mariana Ishihara; Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Interferencia dos fatores ambientais na qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtornos do espectro autistico (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Valeria Mocelin; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Elisa Chaves; Monica Bevilacqua; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Relação entre as habilidades de consciencia fonológica e os processos fonológicos em crianças com distúrbio especifico de linguagem (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mariana Ishihara; Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Estudo sobre o tempo de espera para intervenção em um ambulatório publico de terapia de linguagem infantil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vivian Batista da Luz; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização dos aspectos morfossintáticos na linguagem oral dos indiíiduos do espectro autistico (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Anne Gabrielli Magaldi Carneiro; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Atribuição de falsas crenças no desenvolvimento de linguagem de crianças com síndrome de Down (2010)

      Artigo publicado

      Autores: SILVA, TP; SILVA, AF; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 15 , p. 213


    2009


    • Investigando os disturbios de aquisição de linguagem a partir da queixa (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Analise do uso de pausa por individuos com diagnostico de sindrome de Asperger (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Jessica Beltrame; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Atuação multidisciplinar na sindrome de Rett (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcela Stilpen; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • A interferencia de comportamentos atipicos em habilidades de adaptação social nas crianças do espectro autistico (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • A interferencia da produção verbal na aplicação do ABC em crianas verbais e não verbais (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • O reconto de histórias em crianças do espectro autístico: um estudo preliminar (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Juliana Lira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Ellen Osborn

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 11 , p. 417 - Extrato QUALIS: B1

    • Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Prestes R; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista CEFAC , v. 11 , p. 708 - Extrato QUALIS: B1

    • As diferentes formas de comunicação verbal e não verbal de crianças autistas: a intervenção fonoaudiológica em foco (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa , p. 107

    • Linguagem e programa de comunicação PECS (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Debora Rolim; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Autismo e cerebro social , p. 97

    • A associação entre a suspeita inicial de perda auditiva e a ausência de comunicação verbal em crianças com transtornos do espectro autístico (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Colombo EC; Ana Carina Tamanaha; Marisa Frasson de Azevedo; JACY PERISSINOTO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 14 , p. 487


    2008


    • Transtorno obsessivo compulsivo e autismo: aspectos da linguagem em estudo de caso (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcela Stilpen; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • A correlação entre o grau de severidade dos comportamentos atipicos e a adaptação social em crianças do espectro autistico (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Estudo comparativo entre crianças com sindrome de down e disturbio do espectro autistico em prova de falsa crença (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: SILVA, TP; SILVA, AF; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização do vocabulário receptivo nos disturbios do espectro autistico (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciana Affonso; Ana Carina Tamanaha; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Renata Dias da Silva; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro autistico (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Comparação de desempenho em provas de teoria da mente de individuos com disturbios do espectro autistico (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daiane Pereira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Histórias infantis: a influência no vocabulário expressivo de uma criança com distubio de linguagem (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lyvia Rodriguesi; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 13 , p. 296

    • Evolução da criança autista baseada na resposta materna ao autism behavior checklist (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: PRÓ-FONO (IMPRESSO) , v. 20 , p. 165

    • Administration of the Autism Behavior Checklist: agreement between parents and professionals' observations in two intervention contexts (2008)

      Artigo publicado

      Autores: MARTELETO, MÁRCIA REGINA FUMAGALLI; MENEZES, CAMILA GIOCONDA DE LIMA E; Ana Carina Tamanaha; CHIARI, BRASÍLIA MARIA; PERISSINOTO, JACY

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso) , v. 30 , p. 203 - Extrato QUALIS: B1


    2007


    • Compreensão de figuras de linguagem por indivíduos do espectro autístico (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: JACY PERISSINOTO; Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • A imitação de gestos e ações em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: CHO, AJH; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • Atribuição de falsa crença no desenvolvimento de linguagem em portadores do espectro autístico: um estudo de caso controle (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SILVA, AF; SILVA, TP; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • Atribuição de falsa crença no desenvolvimento de linguagem em portadores de Síndrome de Down: um estudo de caso controle (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: JACY PERISSINOTO; SILVA, TP; SILVA, AF; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Revista da SBFa suplemento especial

    • Uso de gestos no Transtorno Autista: estudo longitudinal de caso único (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Prestes, R; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • Metodologias inovadoras de ensino: cif na graduação em fonoaudiologia (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Furuie, RA; JACY PERISSINOTO; Barreto, A; Avila, CB; SELMA MIE ISOTANI; Ana Carina Tamanaha; Liliane Desgualdo Pereira; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • O uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde - CIF no atendimento fonoaudiológico de crianças do Distúrbio do Espectro Autístico (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO; Avila, CB; Barreto, A

      Fonte: Anais do 1@ Encontro Nacional CIF

    • Maternal perception of the development of child with autism spectrum disorders in different intervention contexts (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: 2007 IALP Congress

    • Autismo Infantil: atuação fonoauidiológica (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: XIV JOFA


    2006


    • A correlação entre a suspeita de perda auditiva e a ausência de comunicação verbal em crianças do espectro autista (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Souza, EC; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Marisa Frasson Azevedo; Lima, FT

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • O uso da linguagem figurada na avaliação de sujeitos do espectro autista: mentira, piada e fingimento (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SFBa Suplemento Especial

    • Ocorrência de perda auditiva em portadores do espectro autista (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Souza, EC; Ana Carina Tamanaha; Lima, FT; JACY PERISSINOTO; Marisa Frasson Azevedo

      Fonte: Revista da SBFa Suplemento Especial

    • Concordância entre pais e profissionais no Inventário do Comportamento Autista (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Camila Menezes; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SFBa Suplemento Especial

    • Caracterização da competência de linguagem e habilidade metalinguistica de crianças com Transtorno de Linguagem (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Veloso, RL; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa suplemento especial

    • Atribuição de estados mentais realizada por crianças com transtorno autista e transtorno da comunicação (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Martins, AS; Patatas, OHG; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Avila, CB

      Fonte: Revista da SBFa Supl Especial

    • Reconhecimento de expressões faciais por crianças com transtorno do espectro autista e com transtorno da comunicação: um estudo comparativo (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Silva,MB; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Habilidade de compartilhar atenção em diferentes situações: estudo de casos de autistas não verbais (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila Farah; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Revista da SBFa Supl Especial

    • Caracterização da memória no transtorno do espectro autista (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ana Elisa Chaves; Renata Dias da Silva; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa Supl Especial

    • Hearing loss hyphotesis in cases subsequently diagnosed as autistic (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; Souza, EC; Brasilia Maria Chiari; Marisa Frasson Azevedo

      Fonte: 2006 Asha Convention anais

    • Estudo das competências pragmáticas e linguisticas a partir da mediação do outro em narrativas de crianças autistas (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: 54@ Seminário do GEL

    • Relações entre tipos de ecolalia e a condução do diálogo: estudo de caso do espectro autista (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Camila Menezes; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Fono Atual (São Paulo) , v. 36 , p. 74

    • A atividade lúdica no Autismo Infantil (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 18 , p. 307 - Extrato QUALIS: B2

    • O processo terapêutico fonoaudiológico nos Distúrbios de Cognição (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Fonoaudiologia e Linguagem Oral , p. 97


    2005


    • Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: III Encontro de Reabilitação em Pediatria

    • Referência a estados mentais na reprodução de histórias por portadores do espectro autista (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Juliana Lira; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Psiquiatria e Neurologia Infantil

    • Análise da compreensão de piada em portadores do espectro autista (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso da ABENEPI

    • Reconhecimento de expressões faciais por portadores de transtorno global do desenvolvimento (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Silva,MB; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa supl especial

    • Análise da narrativa oral de crianças autistas: um estudo de caso controle (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Pezenatti, PM; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa supl especial

    • Compreensão de questões categoriais em crianças do espectro autista (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Camila Menezes; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa Supl especial

    • O reconto de história por portadores de distúrbio de linguagem (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Martins, AS; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa - supl especial

    • Caracterização da iniciativa comunicativa de crianças com transtorno autista verbais e não verbais (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leila Farah; Camila Menezes; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da SBFa supl especial

    • A produção ecolálica como parâmetro na intervenção terapêutica fonoaudiológica (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Camila Menezes; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVIII Congresso ABENEPI

    • Ocorrência das habilidades auditivas em crianças frequentadoras de Centros de Educação Infantil da Cidade de Araraquara (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Alessandra giannico de Rezende; Fulvia G L Stainle

      Fonte: Temas sobre Desenvolvimento , v. 13 , n. 78 , p. 12

    • Análise das funções executivas no Autismo Infantil: um estudo preliminar (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Gabriela Luppi; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Temas sobre Desenvolvimento , v. 14 , n. 79 , p. 32

    • A atuação fonoaudiológica nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; Renata Dias da Silva; Bevilacqua M

      Fonte: Dificuldades escolares: um desafio superável , p. 166


    2004


    • Caracterização da atenção compartilhada nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Menezes; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI

    • Resolução de problemas a partir de figuras no Autismo Infantil (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Gabriela Luppi

      Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI

    • Análise da narrativa escrita na Sindrome de Cohen: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Nordi; Cecília Galdino; Gisele Passos; Dirce Charara; Luciana Rueda Sborowski

      Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI

    • Descrição dos achados fonoaudiológicos na Síndrome de Fraser: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Nordi; Cecília Galdino; Gisele Passos; Alessandra giannico de Rezende; Valter Curi; Elaine Eleonezi Guimarães

      Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI

    • Descrição dos achados fonoaudiológicos na Síndrome de Sottos (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ivana Santa Rosa; Mariana Bergamasco; Luciana Rueda Sborowski; Valter Curi

      Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI

    • Autismo nas diversas fases da vida: infância (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira da Fonoaudiologia

    • Comprehension of a story in children with Pervasive Developmental Disorders (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Juliana Lira; Ellen Osborn; Brasilia Maria Chiari; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: The Asha Leader

    • O uso da metáfora na síndrome de asperger: um estudo de caso (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Aline Perucci Duque; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do VIII Congresso Abenepi

    • Considerações sobre o uso da ecolalia por crianças diagnosticadas com síndrome de Asperger: uma abordagem fonoaudiológica (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: VII Congresso Abenepi

    • Achados Fonoaudiológicos na Síndrome de Rett (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Aline Perucci Duque; Vivian Gatti; Marcia Catellani

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Análise da atribuição de estados mentais nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Mariele Pollis; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Atribuição de falsas crenças no desenvolvimento de linguagem em pré-escolares: um estudo preliminar (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Katia Foster; Danilo Bota; Sandra Cavelanha

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Compreensão de metáfora e ironia por adolescentes do espectro autista (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari; Ellen Osborn; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Descrição dos achados fonoaudiológicos na Síndrome de Turner: um estudo de caso (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Gabriela Luppi; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • O uso do atec na avaliação e no processo terapêutico nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ellen Soares; Claudia Shizue; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Estudo de casos: comportamento comunicativo e atenção compartilhada em gêmeos idênticos autistas não verbais (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Leila Farah; Camila Menezes; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Achados fonoaudiológicos na Síndrome de Fraser: um estudo de caso (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Gisele Passos; Cecília Galdino; Camila Nordi; Alessandra giannico de Rezende; Elaine Eleonezi Guimarães; Valter Curi

      Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 9 , n. 4 , p. 237

    • Considerações sobre o uso da ecolalia por crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger: uma abordagem fonoaudiológica (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA , v. 26 , p. 279 - Extrato QUALIS: B1


    2003


    • A Coerência Central nos Transtornos Globais do Desenvolvimento: um estudo preliminar (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Juliana Lira; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Ellen Osborn; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: Anais do XI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Atenção compartilhada nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Menezes; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais doV Congresso Internacional e XI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Análise da função executiva no Autismo Infantil (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Gabriela Luppi; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Anais do XI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização da memória nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Luciana Affonso; Renata Dias da Silva; JACY PERISSINOTO; Ana Elisa Chaves

      Fonte: Anais do XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria

    • Linguagem e Processamento Auditivo: um estudo de casos de Transtorno Autista (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ellen Soares; Claudia Shizue; JACY PERISSINOTO; Liliane Desgualdo Pereira

      Fonte: Anais do V Congresso Internacional de Fonoaudiologia

    • Caracterização da memória para estímulos visuais nos transtornos globais do desenvolvimento (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ana Elisa Chaves; Luciana Affonso; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro Abenepi

    • O desempenho linguistico nos quadros de autismo infantil e sindrome de asperger: um estudo de caso controle (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: XVII congresso brasileiro da abenepi

    • Caracterização da intenção comunicativa no autismo infantil (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Tatiana Martins Ribeiro; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XVII congresso brasileiro da abenepi

    • Pausas produzidas em narrativa no autismo infantil: estudo de caso (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Rodrigo Vidovix da Rocha Duran; Bordin I

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro da Abenepi

    • Desordem de linguagem e processamento auditivo em crianças com transtornos globais do desenvolvimento (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ellen Soares; Liliane Desgualdo Pereira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: XI Congresso de Iniciação Cientifica

    • Intervenção na linguagem da criança com Autismo (2003)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Como atender bem a criança autista , p. 55


    2002


    • Linguagem e Cognição (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: I Simpósio sobre Psiquiatria, Linguagem e Cognição

    • Atuação fonoaudiológica nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: IX Jornada Fonoaudiológica FOB USP

    • O desempenho comunicativo de crianças portadoras da Síndrome de Asperger (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: IX Encontro da AMA

    • Desempenho lexical em provas de vocabulário receptivo e expressivo no Transtorno Autista (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Luciana Affonso; MARCIA REGINA PEDROMONICO; JACY PERISSINOTO

      Fonte: VI Congresso Paulista ABENEPI

    • Atribuição dos estados mentais e o uso da coerência central no reconto de histórias em portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: VI Congresso Paulista de ABENEPI

    • Caracterização do desempenho linguístico no reconto de história em Transtornos Globais do Desnvolvimento (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Ellen Osborn; Juliana Lira

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Correlação entre as habilidades auditivas e os processo fonológicos em crianças de centros de recreação de Araraquara (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Alessandra giannico de Rezende; Luciana Rueda Sborowski

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização da intenção comunicativa de crianças portadoras de Autismo Infantil (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Tatiana Martins Ribeiro

      Fonte: X Congresso Braslieiro de Fonaoudiologia

    • A análise da atividade lúdica no Autismo Infantil: um estudo de caso controle (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Ocorrência da ecolalia em diferentes contextos linguísticos em crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Menezes; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Autismo Infantil e Sindrome de Asperger: um estudo exploratório sobre o desempenho linguístico em narrativas de histórias (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Larissa Rezende; Joana Mantovani; Marina Puglisi

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonaudiologia

    • Leitura e escrita em individuos com hiperlexia (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Raul Gorayeb; Ana Maria Massa; Renata Dias da Silva

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Desempenho lexical de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento: um estudo de múltiplos casos (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Luciana Affonso

      Fonte: X Congresso Braslieiro de Fonoaudiolgoa

    • Frequência de erros ortográficos em crianças de 4@ série de niveis sócio-econômicos diferentes: um estudo de caso controle (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Pricila Moreira

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Desempenho comunicativo no Autismo Infantil e na Síndrome de Asperger (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha

      Fonte: Anais do VI Congresso Paulista da ABENEPI , p. 122

    • Caracterização da intenção comunicativa no Autismo Infantil (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Tatiana Martins Ribeiro

      Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria , v. 24 , n. 2 , p. 100

    • Desempenho linguístico no Autismo Infantil e na Síndrome de Asperger (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria , v. 24 , n. 2 , p. 101

    • Psicoses da infancia: espaço terapêutico na clinica fonoaudiologica (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Dias da Silva; JACY PERISSINOTO; Raul Gorayeb; Ana Maria Massa; Ana Carina Tamanaha

      Fonte: XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria


    2001


    • Estudo de frequencia de suspeita de perda auditiva como primeira etiologia para Transtornos Globais do Desenvolvimento (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; SELMA MIE ISOTANI; Tatiana Vilanova

      Fonte: Anais do IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • A atuação multidisciplinar em um caso portador de Síndrome de Asperger e Déficit de Atenção (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Luciana Affonso; Luiz Celso Vilanova; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Rosely Tehelma Horta

      Fonte: IX Congresso Braslieiro de Fonoaudiologia

    • Atuação fonoaudiológica nas emissões ecolálicas do transtorno autista: um estudo de caso (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Luciana Affonso; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • The communicative performance of children with asperger syndrome: the speech and language approach (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Brasilia Maria Chiari

      Fonte: Anais IV IALP Congress


    2000


    • O processo terapeutico fonoaudiologico nos transtornos invasivos do desenvolvimento: uma proposta de atendimento multidisciplinar com enfase nos aspectos de linguagem e inserção social (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: I Simposio Paulista sobre Desenvolvimento Infantil

    • Atuação fonoaudiologica na hiperlexia: estudo de múltiplos casos (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: VII Encontro AMA

    • A atuação fonoaudiológica na hiperlexia: um estudo de caso (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Luciana Affonso; Luiz Celso Vilanova; Rosely Tehelma Horta

      Fonte: Anais da IX Jornada de fonoaudiologia da UMC

    • Instrumentos para avaliação da criança autista (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; MARCIA REGINA PEDROMONICO; JACY PERISSINOTO; Marcia Regina Fumagalli Marteleto

      Fonte: Anais do VII encontro de amigos do autista

    • Caracterização da comunicação verbal entre mães e crianças com Síndrome de Down (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; SELMA MIE ISOTANI; Deborah Neistein

      Fonte: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • O uso do desenho na abordagem terapêutica fonoaudiológica: um estudo de caso (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Raul Gorayeb; Ana Maria Massa

      Fonte: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia


    1999


    • O desempenho comunicativo de crianças de 2 a 4 anos de idade: caracterização da atividade lúica e do comportamento verbal (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia

    • O processo terapêutico fonoaudiológico no Transtorno Invasivo do Desenvolvimento: uma proposta de atendimento multidisciplinar (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Anais do V Congresso Internacional de Fonoaudiologia

    • Considerações sobre o uso da ecolalia em crianças diagnosticadas com Transtorno de Asperger: uma abordagem fonoaudiológica (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Anais do IV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

    • Caracterização da estimulação verbal de mães de crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Deborah Neistein; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Anais do V Congresso Internacional de Fonoaudiologia

    • O desempenho comunicativo de crianças de 2 a 4 anos de idade: caracterização da atividade lúdica e do comportamento verbal (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Temas sobre Desenvolvimento , v. 7 , n. 3 , p. 43

    • A abordagem fonoaudiológica no Autismo Infantil: um estudo sobre o trabalho terapêutico de linguagem (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO

      Fonte: Infanto (São Paulo) , v. 7 , n. 3 , p. 137


    1998


    • Desempenho comunicativo de crianças de 2 a 4 anos de idade: caracterização da atividade lúdica e do comportamento verbal (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Anais do XXXVI Reunião da Sociedade Latino Americana de Investigação Pediátrica

    • Definição: comparação entre respostas de crianças de escola publica e particular (1998)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Topicos em fonoaudiologia , p. 355


    1997


    • Comparação entre respostas de crianças de níveis sócio-econômicos diferentes através da prova de categorização (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Anais do XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia

    • A utilização dos critérios diagnósticos do DSM IIIR na avaliação fonoaudiológica (1997)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; SELMA MIE ISOTANI

      Fonte: Anais do XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia

    • Sensibilização ao ato de ler e interpretar textos: estratégias aplicadas a dois grupos de alunos: ciclo básico e magistério (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Andrea Agari; Katia Tobo; Marcia Regina da Silva; Rosa Awran; SELMA MIE ISOTANI; Maria Cecilia Sonzogno

      Fonte: Revista de Psicopedagogía (Cessou em 1992. Cont.1134-1114 Revista Galega de Psicopedagoxia) , v. 3 , p. 21 - Extrato QUALIS: C

    • Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento: características da avaliação fonoaudiológica (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Juliana Capecci; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: Infanto (São Paulo) , v. 5 , n. 1 , p. 26


    1996


    • Investigação socio-cognitiva em crianças autista não verbais: um exercicio (1996)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Fernanda Dreux Miranda Fernandes; Patricia Guimaraes

      Fonte: Topicos em Fonoaudiologia , p. 253


    1995


    • Proposta de atuação interdisciplinar para identificação de alterações auditivas nos primeiros anos de vida (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Ana Paula Sansone; Luciana Macedo; Patricia Gushikem; SELMA MIE ISOTANI; Marisa Frasson Azevedo; Rudolf Wechsler

      Fonte: X Encontro Internacional de Audiologia

    • Definição: comparação entre respostas de crianças de escola pública e particular (1995)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO

      Fonte: X Congresso Brasileiro de Saúde Escolar - ABRASE

    • Proposta de atuação interdisciplinar para identificação de alterações auditivas nos primeiros anos (1995)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Carina Tamanaha; Luciana Macedo; Patricia Gushikem; SELMA MIE ISOTANI; Rudolf Wechsler; Marisa Frasson Azevedo

      Fonte: Revista Acta AWHO , v. 14 , n. 2 , p. 02


    1994


    • Propostas de estratégias visando uma melhor compreensão na leitura (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; Maria Cecilia Sonzogno

      Fonte: II Congresso de Iniciação Científica

    • Respiração Bucal: Um Projeto em Saúde Pública (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; AVILA, CRB

      Fonte: VI Seminário Interdisciplinar - CEFa: Fonoaudiologia e Saúde Pública

    Atuações

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Assistente e Supervisora Estágio

      2004 a 2006

    • Professora Colaboradora e Supervisora Estágio

      Colaboradora

      2006 a 2014

    • Professora Afiliada

      Professora Afiliada

      2014 a 2020

    Centro Universitário de Araraquara

    • Professor

      Professor

      2001 a 2005

    • Supervisora de Estágio Clínico

      Supervisora de Estágio Clínico

      2002 a 2005

    Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

    • Revisor de periódico

      2008 a 2012

    Revista CEFAC (Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Pró-Fono (Impresso)

    • Revisor de periódico

      2009 a 2012

    Codas

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Audiology, Communication Research

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Bruna Osterno

      Análise da atenção compartilhada por meio do Eye Tracker

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    Dissertação de mestrado em andamento

    • MIguel Duarte

      Marcadores linguisticos de crianças com TEA

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Priscila Kemelin do Valle Castro

      Correlação entre as habilidades de atenção compartilhada, intenção comunicativa e aquisição de vocabulário de crianças com TEA

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Vinicius Zuffo de Barros

      Análise do vocabulário receptivo de crianças com TEA por meio do Eye Tracker

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2014

    Tese de doutorado concluídas

    • Aline Armonia

      A comunicação social no TEA

      Doutorado em Ciências

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Aline Fiori

      Habilidades cognitivas e de imitação em diferentes formas de apresentação no TEA

      Doutorado em Ciências

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Carolina Ferreira Santos

      Análise multimodal dos marcadores interacionais e de linguagem de crianças com transtorno do espectro do autismo em sessões de musicoterapia

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Dayane FO Olivatti

      Análise das funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Simoni Camilo da Silva

      Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do PECS em crianças autistas

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Carine Ferreira

      Efeito da implementação do PECS no índice de sobrecarga emocional das mães de crianças autistas

      Mestrado / Doutorado

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Aline C Armonia

      A correlação entre perfil comunicativo de sujeitos com Transtorno Global do Desenvolvimento e suas habilidades de adaptação

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Aline Cristina Rocha Fiori de Souza

      Análise da imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes situações de estimulo

      Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Comunicação social e padrões de comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista pelo modelo de avaliação SCERTS TM

      O objetivo deste estudo será investigar modificações dos padrões de comunicação social, regulação emocional e suporte translacional com a finalidade de identificar componentes do modelo de avaliação SCERTS TM preditivos da evolução da competência comunicativa de crianças com TEA.

      2018 a 2023

    • Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo, mundo material) em interações envolvendo crianças do Transtorno do Espectro Autista

      Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social.

      Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Marcia Regina Fumagalli Marteleto, Daniela Bordini, Sheila Caetano, DE JESUS MARI, JAIR, Cristiane Silvestre de Paula, Ana Carina Tamanaha, Fernanda Cruz Miranda, Ana Caroline Gomes Guerra, Natalia Z Andreatto, Larissa G T Meira, Pamela B C Santos, Caroline Cots

      2018 a 2021

    • Ao minimo gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista

      Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz - Coordenador / Caroline Paola Cots - Integrante / Ana Carina Tamanaha - Integrante / Ana Caroline Lopes Gomes Guerra - Integrante / Natalia Zanoni Andreatto - Integrante / Larissa Gabriela Tavares Meira - Integrante / Pamela Biazon Cardoso dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5

      Autores: Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Gomes Guerra, Natalia Z Andreatto, Larissa G T Meira, Pamela B C Santos, Fernanda Miranda da Cruz

      2018 a 2021

    • Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas

      Este estudo propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância. Metodologia: Trata-se de estudo longitudinal. A amostra será constituída por crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 3 a 5 anos, avaliadas e diagnosticadas por equipe multidisciplinar com TEA, segundo os critérios do DSM-5 e atendidas por meio da parceria interdisciplinar e interdepartamental dos Departamentos de Fonoaudiologia, de Psiquiatria e Psicologia Médica e da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, todos da UNIFESP. As crianças serão avaliadas clinicamente e realizarão avaliações fonoaudiológica e cognitiva. Trechos das sessões de avaliação fonoaudiológica serão analisadas e transcritas pela ferramenta ELAN. As crianças serão acompanhadas e após doze meses de intervenção terapêutica fonoaudiológica seus padrões pré-verbal e verbal serão reavaliados para obtenção do coeficiente preditivo. Resultados: A partir da análise dos resultados acreditamos que será possível contribuir com a construção de práticas baseadas em evidências que possam ser implementadas em serviços de assistência às crianças com TEA.

      2018 a 2022

    • Competêcia comunicativa de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo com base na avaliação pelo modelo SCERTS TM

      SCERTS é o acrônimo em inglês para "SC" - Social Communication - Comunicação Social, "ER" - Emotional Regulation - Regulamento Emocional, e "TS" - Transactional Support - Suporte Transacional. A SCERTS TM Model (PRIZANT et al., 2006) destaca-se por ser uma abordagem compreensiva para avaliação das habilidades comunicativas de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ao registrar as iniciativas e respostas de ambos os parceiros envolvidos na troca comunicativa e sua reciprocidade. A hipótese é que a utilização de instrumento de avaliação criado em determinada cultura pode ser adotado em situações culturalmente distintas, a partir de análise cuidadosa do procedimento e adaptações feitas a partir de pesquisas controladas Objetivo: Traduzir e adaptar o instrumento de avaliação da SCERTS TM Model (PRIZANT et al., 2006) e conduzir um estudo piloto de uma amostra de crianças e adolescentes brasileiros com TEA para verificar o número necessário de sujeitos para medir as propriedades psicométricas do modelo de avaliação SCERTS TM. A partir da tradução e adaptação cultural da avaliação pelo modelo da SCERTS TM será possível o acesso a um instrumento de avaliação fonoaudiológica de impacto internacional na área de TEA. Com base nos resultados da aplicação da avaliação pela SCERTS TM e suas relações com os aspectos de linguagem, desenvolvimento, inteligência e fatores relacionados à família, será possível uma melhor compreensão, desempenhos de indivíduos com TEA na área crítica de sua inabilidade: a competência comunicativa..

      Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Daniela Bordini, Sheila Caetano, MARI, JAIR DE JESUS, Cristiane Silvestre de Paula, Fernanda Cruz Miranda, Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Sheila Caetano, Maria Conceição do Rosario, Danilela Bordini, Wagner Ribeiro

      2014 a 2017

    • Programa de Implementação do Picture Exchange Communication System - PECS para crianças com TEA com ênfase no engajamento familiar

      Testar um programa de implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, não-verbais com ênfase no engajamento familiar. A hipótese deste estudo é a de que para garantir o sucesso da implementação do PECS nas crianças, é fundamental a ênfase no treinamento parental, uma vez que os pais serão os parceiros de comunicação que promoverão o uso sistemático e cotidiano do sistema.

      Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Daniela Bordini, Sheila Caetano, Maria Conceição do Rosario, Wagner Ribeiro

      2014 a 2017

    • Eficacia da intervenção terapêutica fonoaudiológica direcionada a crianças do espectro do autismo

      O objetivo foi testar a eficácia da terapia fonoaudiológica direcionada a crianças do espectro do autismo por meio de ensaio clinico piloto.

      2004 a 2008

    • Perfil endofenotipico e de genética molecular de escolares com transtornos de aprendizagem

      O objetivo do estudo foi identificar perfil endofenotípico de escolares com risco para transtornos de aprendizagem, associando esses achados ao estudo do polimorfismo do FOXp2

      Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO

      2009 a 2013

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22