Ana Carina Tamanaha
Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
E-Mail: actamanaha@unifesp.br
Resumo
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Mestrado (1998) em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutorado em Ciências (2008) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós Doutorado pelo Depto de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente, é Professora Afiliada do Depto de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação, diagnóstico e intervenção terapêutica na área de linguagem infantil e seus desvios. (temas: Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Linguagem Infantil, Avaliação, Diagnóstico, Terapia)
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
TAMANAHA, A. C.;TAMANAHA, ANA CARINA
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Formação
Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro Autístico
Orientação: Jacy Perissinoto
Universidade Federal de São Paulo
Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Autismo infantil e Sindrome de Asperger: o desempenho comunicativo no diagnóstico fonoaudiológico
Orientação: Brasilia Maria Chiari
Universidade Federal de São Paulo
1998 a 2000
Graduação em Fonoaudiologia
Universidade Federal de São Paulo
1991 a 1994
Produção
2023
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Programa de Implementação do Picture Exchange Communication System para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2023)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Dayane FO Olivatti; Simoni Camilo da Silva; Soraia Cunha Peixoto Vieira; JACY PERISSINOTO
Fonte: CODAS , v. 35 , p. e20210305 - Extrato QUALIS: A3
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Pre-verbal and verbal pattern as predictors for the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) in autistic children (2023)
Artigo publicado
Autores: CAMILO, SIMONI; CRUZ, FERNANDA MIRANDA DA; CAETANO, SHEILA C; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha
Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 25 , p. e5823 - Extrato QUALIS: B1
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Comunicação social no TEA: adolescentes no contexto teatral (2023)
Artigo publicado
Autores: Lais Mazzega; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 35 , p. e58624 - Extrato QUALIS: B2
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2022
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Brazilian phonoaudiology telepractice before and during the Covid-19 pandemic (2022)
Artigo publicado
Autores: GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; MACHADO, FERNANDA PRADA; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; HIGUERA AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA; FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; SEGEREN, LETICIA
Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 24 , p. e8721 - Extrato QUALIS: B1
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O papel do fonoaudiólogo e o foco da intervenção no TEA (2022)
Artigo publicado
Autores: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA HIGUERA; PERISSINOTO, JACY; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; Ana Carina Tamanaha; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; SEGEREN, LETICIA; MACHADO, FERNANDA PRADA
Fonte: CODAS , v. 34 , p. e202110264 - Extrato QUALIS: A3
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Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada (2022)
Artigo publicado
Autores: Mayara Kamimura Sugahara; Simoni Camilo da Silva; Monica Scattolin; Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha
Fonte: AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH (ACR) , v. 27 , p. e2447 - Extrato QUALIS: B1
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Linguagens, interação social e autismo (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Fernanda Cruz Miranda; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha
Fonte:
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Repercussão da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2022)
Artigo publicado
Autores: Carine Ferreira; Sheila Caetano; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha
Fonte: CODAS , v. 34 , p. 202110109 - Extrato QUALIS: A3
2021
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Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais (2021)
Artigo publicado
Autores: Fernanda Miranda da Cruz; TAMANAHA, ANA CARINA
Fonte: Calidoscópio , v. 19 , p. 209 - Extrato QUALIS: A1
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The relevance of family engagement in the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) in children with Autism Spectrum Disorder (2021)
Artigo publicado
Autores: OLIVATTI, DAYANE OLIVEIRA; SUGAHARA, MAYARA K; CAMILO, SIMONI; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha
Fonte: Revista CEFAC , v. 23 , p. e3121 - Extrato QUALIS: B1
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O impacto da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS na compreensão de instruções de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2021)
Artigo publicado
Autores: Patricia Almeida Santos; Danilela Bordini; Monica Scattolin; Gracciele Asevedo; Sheila Caetano; Cristiane Silvestre de Paula; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha
Fonte: CODAS , v. 33 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
2020
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Uso de telessaúde por alunos de graduação em Fonoaudiologia: possibilidades e perspectivas em tempos de pandemia por COVID-19 (2020)
Artigo publicado
Autores: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA; SEGEREN, LETICIA; GOULART, BÁRBARA NIEGIA GARCIA DE; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA; PERISSINOTO, JACY; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA; HIGUERA AMATO, CIBELLE ALBUQUERQUE DE LA; Ana Carina Tamanaha; SOUZA, ANA PAULA RAMOS DE; MONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE; MACHADO, FERNANDA PRADA
Fonte: CODAS , v. 32 , p. 20200190 - Extrato QUALIS: A3
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Interferência do meio comunicativo da criança com transtorno do espectro do autismo na qualidade de vida de suas mães (2020)
Artigo publicado
Autores: MORETTO, GABRIELA; ISHIHARA, MARIANA; RIBEIRO, MARCOS; CAETANO, SHEILA CAVALCANTE; PERISSINOTO, JACY; Ana Carina Tamanaha
Fonte: CODAS , v. 32 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
2019
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História dos Transtornos do Espectro do Autismo (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Cristiane Silvestre de Paula; JACY PERISSINOTO; MARI, JAIR DE JESUS; Daniela Bordini; Wagner Ribeiro
Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo - implementando estratégias para a comunicação , p. 21
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2018
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Evaluation of social communication emotional regulation and translational support in ASD: SCERTS Model in brazilian children (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: ARMONIA, ALINE CITINO; Aline Fiori; Daniela Bordini; Gracciele Asevedo; Sheila Caetano; Monica Scattolin; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: 2018 ASHA
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2017
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Caracterização dos perfis comunicativo e neuropsicológico de crianças autistas candidatas ao uso do PECS (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Heloisa Silveira; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha; BEVILACQUA, MÔNICA; ISHIHARA, MARIANA KATSUMI; Carine Ferreira; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; ARMONIA, ALINE CITINO; Daniela Bordini; Marcos Ribeiro; Sheila Caetano
Fonte: Anais
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Selection of words for implementation of the PECS in non-verbal autistic children (2017)
Artigo publicado
Autores: Carine Ferreira; BEVILACQUA, MÔNICA; Mariana Ishihara; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; ARMONIA, ALINE CITINO; Perissinoto J; Ana Carina Tamanaha
Fonte: CODAS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
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2016
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An integrative approach to investigate the respective roles of single-nucleotide variants and copy-number variants in Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (2016)
Artigo publicado
Autores: DE ARAÚJO LIMA, LEANDRO; Ana Carina Tamanaha; ALVARENGA, PEDRO; KRIEGER, FERNANDA VALLE; FLEITLICH-BILYK, BACY; JACKOWSKI, ANDREA PAROLIN; BRIETZKE, ELISA; SATO, JOÃO RICARDO; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; MARI, JAIR DE JESUS; MANFRO, GISELE GUS; FEIO-DOS-SANTOS, ANA CECÍLIA; DO ROSÁRIO, MARIA CONCEIÇÃO; BELANGERO, SINTIA IOLE; GADELHA, ARY; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; SALUM, GIOVANNI ABRAHÃO; PAN, PEDRO MARIO; MORIYAMA, TAIS SILVEIRA; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE
Fonte: Scientific Reports , v. 6 , p. 22851 - Extrato QUALIS: A1
2015
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Comparative study of the imitation ability in Specific Language Impairment and Autism Spectrum Impairment (2015)
Artigo publicado
Autores: SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; MAZZEGA, LAÍS CARVALHO; ARMONIA, ALINE CITINO; PINTO, FERNANDA CHEQUER DE ALCÂNTARA; BEVILACQUA, MÔNICA; NASCIMBENI, RENATA CRISTINA DIAS; Ana Carina Tamanaha; PERISSINOTO, JACY
Fonte: CoDAS , v. 27 , p. 142 - Extrato QUALIS: A3
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A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo (2015)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Brasilia Maria Chiari; JACY PERISSINOTO
Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 17 , p. 552 - Extrato QUALIS: B1
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Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem (2015)
Artigo publicado
Autores: ARMONIA, ALINE CITINO; SOUZA, ALINE CRISTINA ROCHA FIORI DE; Fernanda Chequer Pinto; BEVILACQUA, MÔNICA; JACY PERISSINOTO; Ana Carina Tamanaha
Fonte: Revista CEFAC , v. 17 , p. 759 - Extrato QUALIS: B1
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High risk cohort study for psychiatric disorders in childhood: rationale, design, methods and preliminary results (2015)
Artigo publicado
Autores: SALUM, GIOVANNI ABRAHÃO; JACKOWSKI, ANDREA; SATO, JOÃO RICARDO; BRIETZKE, ELISA; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; BRENTANI, HELENA; DE JESUS MARI, JAIR; DO ROSÁRIO, MARIA CONCEIÇÃO; MANFRO, GISELE GUS; BRESSAN, RODRIGO AFFONSECA; MERCADANTE, MARCOS TOMANIK; GADELHA, ARY; MIGUEL, EURÍPEDES CONSTANTINO; PAN, PEDRO MARIO; MORIYAMA, TAIS SILVEIRA; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE; Ana Carina Tamanaha; ALVARENGA, PEDRO; KRIEGER, FERNANDA VALLE; FLEITLICH-BILYK, BACY
Fonte: International Journal of Methods in Psychiatric Research (Cessou em 1996) , v. 24 , p. 58 - Extrato QUALIS: A3
2014
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A interferência do status de linguagem expressiva na pontuação do Autism Behavior Checklist em autistas verbais e não verbais (2014)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; MARTELETO, MARCIA REGINA FUMAGALLI; PERISSINOTO, JACY
Fonte: Audiology - Communication Research , v. 19 , p. 167 - Extrato QUALIS: B1
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Parâmetro de tempo para intervenção fonoaudiológica direcionada a crianças com distúrbios do espectro do autismo (2014)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; PERISSINOTO, JACY
Fonte: Audiology - Communication Research , v. 19 , p. 258 - Extrato QUALIS: B1
2013
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Relação entre habilidade de imitação e o desempenho verbal nos disturbios do espectro do autismo (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; Aline Fiori; Aline Armonia; Lais Mazzega; Daniela Bordini; Tatiane Ribeiro; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO
Fonte: XXII Congresso Brasileiro ABENEPI
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Threat bias in attention orienting: evidence of specificity in a large community-based study (2013)
Artigo publicado
Autores: SALUM, G. A.; POLANCZYK, G.; DO ROSÁRIO, M. C.; LEIBENLUFT, E.; ROHDE, L. A.; MANFRO, G. G.; PINE, D. S.; MOGG, K.; BRADLEY, B. P.; GADELHA, A.; PAN, P.; Ana Carina Tamanaha; MORIYAMA, T.; GRAEFF-MARTINS, A. S.; JARROS, R. B.
Fonte: Psychological Medicine , v. 43 , p. 733
2012
2011
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A percepção que os cuidadores de crianças com distúrbios do espectro autistico tem sobre sua qualidade de vida (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Monica Bevilacqua; Ana Elisa Chaves; JACY PERISSINOTO
Fonte: Anais do XXI Congresso Brasileiro ABENEPI
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Correlação entre severidade dos comportamentos atipicos e a qualidade de vida de mães de autistas (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Elisa Chaves; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Mariana Ishihara; Monica Bevilacqua; Renata Dias da Silva
Fonte: XIX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico (2011)
Artigo publicado
Autores: Rodrigues LCCB; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 16 , p. 25
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Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas (2011)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 23 , p. 8
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Comparison of pausing behavior in children who stutter and children who have Asperger syndrome (2011)
Artigo publicado
Autores: BELTRAME, JESSICA MONIQUE; VIERA, RENATA ALVES TORELLO; Ana Carina Tamanaha; ARCURI, CLÁUDIA FASSIN; OSBORN, ELLEN; PERISSINOTO, JACY; SCHIEFER, ANA MARIA
Fonte: Journal of Fluency Disorders , v. 36 , p. 280
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Investigando os distúrbios de aquisição de linguagem a partir das queixas (2011)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Oshiro LT; Kawano CE; Okumura M; Ghiringhelli R; Minaguchi T; Rosa LA; Sanchez M; Perissinoto J
Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 23 , p. 124
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O uso da comunicação alternativa no autismo: baseando-se em evidências cientificas para implementação do PECS (2011)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; Monica Bevilacqua; JACY PERISSINOTO
Fonte: Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa , p. 175
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2010
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Analise da tipologia das queixas referidas por familias de crianças com distúrbio do espectro autistico (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Elisa Chaves; Monica Bevilacqua; Mariana Ishihara; Renata Dias da Silva; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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Interferencia dos fatores ambientais na qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtornos do espectro autistico (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Valeria Mocelin; Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Elisa Chaves; Monica Bevilacqua; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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Atribuição de falsas crenças no desenvolvimento de linguagem de crianças com síndrome de Down (2010)
Artigo publicado
Autores: SILVA, TP; SILVA, AF; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 15 , p. 213
2009
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O reconto de histórias em crianças do espectro autístico: um estudo preliminar (2009)
Artigo publicado
Autores: Juliana Lira; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Ellen Osborn
Fonte: REVISTA CEFAC (ONLINE) , v. 11 , p. 417 - Extrato QUALIS: B1
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Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único (2009)
Artigo publicado
Autores: Prestes R; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO
Fonte: Revista CEFAC , v. 11 , p. 708 - Extrato QUALIS: B1
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A associação entre a suspeita inicial de perda auditiva e a ausência de comunicação verbal em crianças com transtornos do espectro autístico (2009)
Artigo publicado
Autores: Colombo EC; Ana Carina Tamanaha; Marisa Frasson de Azevedo; JACY PERISSINOTO
Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 14 , p. 487
2008
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A correlação entre o grau de severidade dos comportamentos atipicos e a adaptação social em crianças do espectro autistico (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Marcia Regina Fumagalli Marteleto; Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari
Fonte: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger (2008)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Brasilia Maria Chiari
Fonte: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 13 , p. 296
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Administration of the Autism Behavior Checklist: agreement between parents and professionals' observations in two intervention contexts (2008)
Artigo publicado
Autores: MARTELETO, MÁRCIA REGINA FUMAGALLI; MENEZES, CAMILA GIOCONDA DE LIMA E; Ana Carina Tamanaha; CHIARI, BRASÍLIA MARIA; PERISSINOTO, JACY
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso) , v. 30 , p. 203 - Extrato QUALIS: B1
2007
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O uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde - CIF no atendimento fonoaudiológico de crianças do Distúrbio do Espectro Autístico (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; SELMA MIE ISOTANI; JACY PERISSINOTO; Avila, CB; Barreto, A
Fonte: Anais do 1@ Encontro Nacional CIF
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2006
2005
2004
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Descrição dos achados fonoaudiológicos na Síndrome de Fraser: um estudo de caso (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; Camila Nordi; Cecília Galdino; Gisele Passos; Alessandra giannico de Rezende; Valter Curi; Elaine Eleonezi Guimarães
Fonte: Anais do VII Congresso Paulista da ABENEPI
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Achados fonoaudiológicos na Síndrome de Fraser: um estudo de caso (2004)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Gisele Passos; Cecília Galdino; Camila Nordi; Alessandra giannico de Rezende; Elaine Eleonezi Guimarães; Valter Curi
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 9 , n. 4 , p. 237
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Considerações sobre o uso da ecolalia por crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger: uma abordagem fonoaudiológica (2004)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA , v. 26 , p. 279 - Extrato QUALIS: B1
2003
2002
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Autismo Infantil e Sindrome de Asperger: um estudo exploratório sobre o desempenho linguístico em narrativas de histórias (2002)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Larissa Rezende; Joana Mantovani; Marina Puglisi
Fonte: X Congresso Brasileiro de Fonaudiologia
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2001
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Estudo de frequencia de suspeita de perda auditiva como primeira etiologia para Transtornos Globais do Desenvolvimento (2001)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO; SELMA MIE ISOTANI; Tatiana Vilanova
Fonte: Anais do IX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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A atuação multidisciplinar em um caso portador de Síndrome de Asperger e Déficit de Atenção (2001)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; Luciana Affonso; Luiz Celso Vilanova; MARCIA REGINA PEDROMONICO; Rosely Tehelma Horta
Fonte: IX Congresso Braslieiro de Fonoaudiologia
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2000
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O processo terapeutico fonoaudiologico nos transtornos invasivos do desenvolvimento: uma proposta de atendimento multidisciplinar com enfase nos aspectos de linguagem e inserção social (2000)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO
Fonte: I Simposio Paulista sobre Desenvolvimento Infantil
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1999
1998
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Desempenho comunicativo de crianças de 2 a 4 anos de idade: caracterização da atividade lúdica e do comportamento verbal (1998)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; JACY PERISSINOTO; MARCIA REGINA PEDROMONICO
Fonte: Anais do XXXVI Reunião da Sociedade Latino Americana de Investigação Pediátrica
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1997
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Sensibilização ao ato de ler e interpretar textos: estratégias aplicadas a dois grupos de alunos: ciclo básico e magistério (1997)
Artigo publicado
Autores: Ana Carina Tamanaha; Andrea Agari; Katia Tobo; Marcia Regina da Silva; Rosa Awran; SELMA MIE ISOTANI; Maria Cecilia Sonzogno
Fonte: Revista de Psicopedagogía (Cessou em 1992. Cont.1134-1114 Revista Galega de Psicopedagoxia) , v. 3 , p. 21 - Extrato QUALIS: C
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1996
1995
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Proposta de atuação interdisciplinar para identificação de alterações auditivas nos primeiros anos de vida (1995)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Carina Tamanaha; Ana Paula Sansone; Luciana Macedo; Patricia Gushikem; SELMA MIE ISOTANI; Marisa Frasson Azevedo; Rudolf Wechsler
Fonte: X Encontro Internacional de Audiologia
-
-
1994
Atuações
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Assistente e Supervisora Estágio
2004 a 2006
-
Professora Colaboradora e Supervisora Estágio
Colaboradora
2006 a 2014
-
Professora Afiliada
Professora Afiliada
2014 a 2020
Centro Universitário de Araraquara
-
Professor
Professor
2001 a 2005
-
Supervisora de Estágio Clínico
Supervisora de Estágio Clínico
2002 a 2005
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
-
Revisor de periódico
2008 a 2012
Revista CEFAC (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Pró-Fono (Impresso)
-
Revisor de periódico
2009 a 2012
Codas
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Audiology, Communication Research
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Análise da atenção compartilhada por meio do Eye Tracker
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado em andamento
-
Marcadores linguisticos de crianças com TEA
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Priscila Kemelin do Valle Castro
Correlação entre as habilidades de atenção compartilhada, intenção comunicativa e aquisição de vocabulário de crianças com TEA
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Análise do vocabulário receptivo de crianças com TEA por meio do Eye Tracker
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2014
Tese de doutorado concluídas
-
A comunicação social no TEA
Doutorado em Ciências
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Habilidades cognitivas e de imitação em diferentes formas de apresentação no TEA
Doutorado em Ciências
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Dissertação de mestrado concluídas
-
Análise multimodal dos marcadores interacionais e de linguagem de crianças com transtorno do espectro do autismo em sessões de musicoterapia
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Análise das funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do PECS em crianças autistas
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Efeito da implementação do PECS no índice de sobrecarga emocional das mães de crianças autistas
Mestrado / Doutorado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A correlação entre perfil comunicativo de sujeitos com Transtorno Global do Desenvolvimento e suas habilidades de adaptação
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
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Aline Cristina Rocha Fiori de Souza
Análise da imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes situações de estimulo
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
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Comunicação social e padrões de comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista pelo modelo de avaliação SCERTS TM
O objetivo deste estudo será investigar modificações dos padrões de comunicação social, regulação emocional e suporte translacional com a finalidade de identificar componentes do modelo de avaliação SCERTS TM preditivos da evolução da competência comunicativa de crianças com TEA.
2018 a 2023
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Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo, mundo material) em interações envolvendo crianças do Transtorno do Espectro Autista
Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social.
Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Marcia Regina Fumagalli Marteleto, Daniela Bordini, Sheila Caetano, DE JESUS MARI, JAIR, Cristiane Silvestre de Paula, Ana Carina Tamanaha, Fernanda Cruz Miranda, Ana Caroline Gomes Guerra, Natalia Z Andreatto, Larissa G T Meira, Pamela B C Santos, Caroline Cots
2018 a 2021
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Ao minimo gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista
Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz - Coordenador / Caroline Paola Cots - Integrante / Ana Carina Tamanaha - Integrante / Ana Caroline Lopes Gomes Guerra - Integrante / Natalia Zanoni Andreatto - Integrante / Larissa Gabriela Tavares Meira - Integrante / Pamela Biazon Cardoso dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5
Autores: Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Gomes Guerra, Natalia Z Andreatto, Larissa G T Meira, Pamela B C Santos, Fernanda Miranda da Cruz
2018 a 2021
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Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas
Este estudo propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância. Metodologia: Trata-se de estudo longitudinal. A amostra será constituída por crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 3 a 5 anos, avaliadas e diagnosticadas por equipe multidisciplinar com TEA, segundo os critérios do DSM-5 e atendidas por meio da parceria interdisciplinar e interdepartamental dos Departamentos de Fonoaudiologia, de Psiquiatria e Psicologia Médica e da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, todos da UNIFESP. As crianças serão avaliadas clinicamente e realizarão avaliações fonoaudiológica e cognitiva. Trechos das sessões de avaliação fonoaudiológica serão analisadas e transcritas pela ferramenta ELAN. As crianças serão acompanhadas e após doze meses de intervenção terapêutica fonoaudiológica seus padrões pré-verbal e verbal serão reavaliados para obtenção do coeficiente preditivo. Resultados: A partir da análise dos resultados acreditamos que será possível contribuir com a construção de práticas baseadas em evidências que possam ser implementadas em serviços de assistência às crianças com TEA.
2018 a 2022
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Competêcia comunicativa de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo com base na avaliação pelo modelo SCERTS TM
SCERTS é o acrônimo em inglês para "SC" - Social Communication - Comunicação Social, "ER" - Emotional Regulation - Regulamento Emocional, e "TS" - Transactional Support - Suporte Transacional. A SCERTS TM Model (PRIZANT et al., 2006) destaca-se por ser uma abordagem compreensiva para avaliação das habilidades comunicativas de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ao registrar as iniciativas e respostas de ambos os parceiros envolvidos na troca comunicativa e sua reciprocidade. A hipótese é que a utilização de instrumento de avaliação criado em determinada cultura pode ser adotado em situações culturalmente distintas, a partir de análise cuidadosa do procedimento e adaptações feitas a partir de pesquisas controladas Objetivo: Traduzir e adaptar o instrumento de avaliação da SCERTS TM Model (PRIZANT et al., 2006) e conduzir um estudo piloto de uma amostra de crianças e adolescentes brasileiros com TEA para verificar o número necessário de sujeitos para medir as propriedades psicométricas do modelo de avaliação SCERTS TM. A partir da tradução e adaptação cultural da avaliação pelo modelo da SCERTS TM será possível o acesso a um instrumento de avaliação fonoaudiológica de impacto internacional na área de TEA. Com base nos resultados da aplicação da avaliação pela SCERTS TM e suas relações com os aspectos de linguagem, desenvolvimento, inteligência e fatores relacionados à família, será possível uma melhor compreensão, desempenhos de indivíduos com TEA na área crítica de sua inabilidade: a competência comunicativa..
Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Daniela Bordini, Sheila Caetano, MARI, JAIR DE JESUS, Cristiane Silvestre de Paula, Fernanda Cruz Miranda, Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Sheila Caetano, Maria Conceição do Rosario, Danilela Bordini, Wagner Ribeiro
2014 a 2017
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Programa de Implementação do Picture Exchange Communication System - PECS para crianças com TEA com ênfase no engajamento familiar
Testar um programa de implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, não-verbais com ênfase no engajamento familiar. A hipótese deste estudo é a de que para garantir o sucesso da implementação do PECS nas crianças, é fundamental a ênfase no treinamento parental, uma vez que os pais serão os parceiros de comunicação que promoverão o uso sistemático e cotidiano do sistema.
Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO, Daniela Bordini, Sheila Caetano, Maria Conceição do Rosario, Wagner Ribeiro
2014 a 2017
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Eficacia da intervenção terapêutica fonoaudiológica direcionada a crianças do espectro do autismo
O objetivo foi testar a eficácia da terapia fonoaudiológica direcionada a crianças do espectro do autismo por meio de ensaio clinico piloto.
2004 a 2008
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Perfil endofenotipico e de genética molecular de escolares com transtornos de aprendizagem
O objetivo do estudo foi identificar perfil endofenotípico de escolares com risco para transtornos de aprendizagem, associando esses achados ao estudo do polimorfismo do FOXp2
Autores: Ana Carina Tamanaha, JACY PERISSINOTO
2009 a 2013
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22