Claudia Lemos Vóvio
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: cl.vovio@unifesp.br
Resumo
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999), Doutora em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2007), e Pós-Doutorado em Ensino de Língua Portuguesa, USP (2017). É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Pedagogia, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação. Atua como docente no Curso Licenciatura Intercultural Indígena da Unifesp. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL/Unifesp) e integra o Grupo de Estudo Letramentos e Decolonialidade (uma parceria entre UNIFESP, Unirio e UdeA /Colômbia). Atualmente, é editora coordenadora da Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (EPAA/AAPE; ISSN 1068-2341). Publicou artigos e capítulos de livro, destacando-se a organização dos livros Letramentos Rupturas, Deslocamentos e Repercussões de Pesquisas em Linguística Aplicada, em coautoria com Luanda Sito e Paula De Grande (2010) e Literatura, Letramento escolar e alfabetização: história atualidade, em coautoria com Fernando Rodrigues Oliveira (2022), além do Dossiê Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramentos e Decolonialidade, na Revista AAPE, em coautoria com Luanda Sito, Lucila Pesce, Diela Betancurt (2023). Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, alfabetização, letramento, formação de educadores e currículo. Em 2006, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria material didático com o livro Viver, aprender - Alfabetização de Jovens e Adultos e, em 2007, recebeu o Prêmio Crefal outorgado a melhores teses em educação de jovens e adultos.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
VÓVIO, C. L.;VÓVIO, CLAUDIA LEMOS;LEMOS VÓVIO, CLAUDIA;VÓVIO, CLÁUDIA LEMOS;Claudia Lemos Vóvio
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Lingüística Aplicada
Entre discursos: sentidos, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos
Ensino da Língua Materna
Orientação: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Educação
Textos narrativos orais e escritos produzidos por jovens e adultos em processo de escolarização
Educação de Adultos
Tópicos Específicos de Educação
Orientação: Marta Kohl de Oliveira
Universidade de São Paulo
1996 a 1999
Graduação em Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1985 a 1988
Produção
2023
-
Educação de pessoas jovens e adultas, letramentos e decolonialidade: Um convite para o suleamento (2023)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; SITO, LUANDA REJANE SOARES; VALENCIA, DIELA BIBIANA BETANCUR; PESCE, LUCILA
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 31 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS (2023)
Artigo publicado
Autores: SAAD, MAYTÊ ACHÉ; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 01 - Extrato QUALIS: A1
-
LITERACIES IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL CONTEXT: A FUSION OF FORCES (2023)
Artigo publicado
Autores: SAAD, MAYTÊ ACHÉ; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Trayectorias en espiral: vozes de estagiários/as que se tornaram maestros/as no contexto da pandemia (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Diela Bibiana Betancur Valencia; Luanda Rejane Soares Sito; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: Nas fronteiras e margens: desenvolvimento de professores de línguas como território de esperanças , p. 21
-
2022
2021
-
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E JUSTIÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO CEARÁ (2021)
Artigo publicado
Autores: PEREIRA, LAYS; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. s.n. , p. 258 - Extrato QUALIS: A2
-
A implementação do Pnaic em território vulnerável no município de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: DI GIUSTO, SILVANA MENEGOTO NOGUEIRA; RIBEIRO, VANDA MENDES; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 2148 - Extrato QUALIS: A1
-
2020
-
Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos (2020)
Artigo publicado
Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; PESCE, LUCILA; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: LINGUAGEM EM FOCO , v. 12 , p. 248 - Extrato QUALIS: B1
2019
-
A construção de identidades étnico-racial em eventos de letramento numa escola pública municipal de São Paulo (2019)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; Estevão Marcos Armada Firmino
Fonte: Ikala Revista de Lenguaje y Cultura , v. 24 , p. 307 - Extrato QUALIS: A1
-
Gestão do tempo e oportunidades de aprender na metrópole de São Paulo: uma análise de duas escolas situadas em territórios vulneráveis (2019)
Artigo publicado
Autores: MARCUCCI, FERNANDA; Claudia Lemos Vóvio; REIS KASMIRSKI, PAULA; DAMASIO ARAÚJO MELLO, HIVY
Fonte: Cadernos Cenpec , v. 8 , p. 43 - Extrato QUALIS: A4
-
-
O que se ensina na alfabetização: três estudos (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; Caroline dos Santos Correia; Deise Rufino Pinheiro; Gleice Lima da Fonseca; Paula Kasmirski; Fernanda Marcucci; Hivy Damásio Mello
Fonte: Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos , p. 70
-
-
2018
-
Produção de textos escritos na alfabetização: Um estudo em duas escolas públicas localizadas em territórios socialmente vulneráveis (2018)
Artigo publicado
Autores: Gleice Lima da Fonseca; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 164 - Extrato QUALIS: A1
-
Procedimentos metodológicos para se eleger categorias de análise baseadas em referências teórico-conceituais (2018)
Artigo publicado
Autores: Bryann Breches; Vanda Mendes Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio; Celia Maria Haas
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 8 , p. 221 - Extrato QUALIS: A4
-
2017
-
Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território (2017)
Artigo publicado
Autores: Vanda Mendes Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: EDUCAR EM REVISTA , p. 71 - Extrato QUALIS: A1
2016
-
Livros de ocorrência: Violência e indisciplina em escolas de território vulnerável (2016)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; RIBEIRO, VANDA MENDES; NOVAES, LUIZ CARLOS; BRAVO, MARIA HELENA
Fonte: Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives , v. 24 , p. 126 - Extrato QUALIS: A1
-
2015
-
Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável (2015)
Artigo publicado
Autores: Fernanda Marcucci; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 44 , p. 610 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador (2015)
Artigo publicado
Autores: MOREIRA, ANDRÉ; Claudia Lemos Vóvio; MICHELI, DENISE DE
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 41 , p. 119 - Extrato QUALIS: A1
2014
-
-
Violência e indisciplina em uma escola de território vulnerável: análise exploratória de relatos de livros de ocorrências (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Helena Bravo; Claudia Lemos Vóvio; Vanda Mendes Ribeiro
Fonte: Anais do IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae - SP , p. 901
2013
-
Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica (2013)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; KLEIMAN, ANGELA B.
Fonte: CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 33 , p. 177 - Extrato QUALIS: A1
2012
-
-
-
O caminho metodológico: em foco as práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais na escola (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; Rodrigo Ednilson de Jesus; Nilma Lino Gomes; Vanda Lúcia Praxedes
Fonte: Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei no 10.639/03 , p. 35
-
-
Materialidade, configuração textuals e leitura em Braille: implicações do livro de literatura infanto-juvenil para deficientes visuais (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Lemos Vóvio; Claudia Cristina de Oliveira Pereira Lucio
Fonte: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI , p. s/n
2011
-
-
Da criatividade do falar do jovem às práticas pedagógicas criadoras (2011)
Artigo publicado
Autores: Marcia Cristina Romero Lopes; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: INTERACÇÕES (COIMBRA) , v. 7 , p. 72 - Extrato QUALIS: B1
-
2010
-
Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência (2010)
Artigo publicado
Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio
Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 1 , p. 183 - Extrato QUALIS: A2
-
Discursos sobre a leitura: entre a unidade e a pluralidade (2010)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio
Fonte: Perspectiva (UFSC) , v. 28 , p. 401 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
2009
2008
-
Construções identitárias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos (2008)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio
Fonte: LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO) , v. 8 , p. 439 - Extrato QUALIS: A1
-
2007
-
-
Alfabetização de jovens e adultos no Brasil em perspectiva: um território complexo e diverso (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Lemos Vóvio
Fonte: VIII Congresso Iberoamericano de história de la Educación Latinoamericana - Contactos, cruces y luchas en la historia de la educación latinoamericana , p. 127
-
2006
2005
2004
2003
2002
-
-
-
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional (2002)
Artigo publicado
Autores: Claudia Lemos Vóvio; Vera Maria Masagão Ribeiro; Mayra Patricia Moura
Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 23 , n. 81 , p. 49 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2001
2000
1999
1997
1993
Atuações
Colégio Santa Cruz
-
1989 a 1997
Redeensinar
-
Prestador de serviços
2001 a 2003
Centro Universitario Padre Anchieta
-
Professora Doutora
2008 a 2008
Língua Escrita
-
Membro de corpo editorial
2007 a 2010
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação
-
Coordenadora de Programa
Celetista formal
1994 a 2008
-
Sócia- colaboradora
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Regime de Tempo Integral
Desde 2008
-
Professora Associada
Desde 2024
Escola Vera Cruz
-
Professora de Educação Infantil
Celetista formal
1987 a 1994
Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
2018 a 2020
Cortez Editora
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
EJA em debate
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2022
ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC
-
Membro de corpo editorial
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A literatura e a formação de leitores na apostila Aprende Brasil Língua Portuguesa
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2022
-
ADAPTAÇÕES CURRICULARES REALIZADAS PELOS PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Filipe Henrique Santos Peixoto
Narrativas juvenis, práticas de letramento e as experiências religiosas: as juventudes da Pastoral da Juventude do Brasil
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Remição penal pela Leitura: entre discursos, seus efeitos e significações
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Sala de Leitura em escolas da Rede Municipal de São Paulo: práticas de leitura e oportunidades de acesso nas culturas do escrito
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Práticas de leitura no ciclo de alfabetização: estudo de caso sobre a leitura deleite em uma escola de território socialmente vulnerável
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
Clarice Adalgiza Crus dos Santos
O LEITOR LITERÁRIO NA PERIFERIA: PERCEPÇÕES DE LEITORES E LEITORAS DO GRAJAÚ SOBRE SEU PERCURSO FORMATIVO
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
PRÁTICAS DE LETRAMENTO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Fernando da Silva Queiroz de Oliveira
Práticas de letramentos em um CCA- Centro de Crianças e Adolescentes na cidade de São Paulo: Potencialidades e limites?
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Paula Redigolo Alves de Aguiar
SAINDO DO ARMÁRIO?: A POLÍTICA DE LETRAMENTO ?ACERVO DOS PROFESSORES? EM UMA ESCOLA ESTADUAL PAULISTANA DE TERRITÓRIO VULNERÁVEL
Educação
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2023
-
Academia Estudantil de Letras (AEL): reflexões sobre eventos e práticas de letramento no processo de formação do leitor literário
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Paulo Henrique Alves dos Santos
Formação na ação? Um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
Educação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Identidades do Educador social: Autopercepções sobre o seu papel, suas atribuições e práticas cotidianas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
O texto literário nos livros didáticos do terceiro ao quinto ano: o estudo da coleção Buriti Mais
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Significações da Sala e Oficina de Leitura do município de São Paulo: do acervo e práticas de letramento à formação do leitor no ciclo de alfabetização
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
CENAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E DISPOSIÇÕES SOCIAIS
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si"
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A formação do leitor literário: Entre a teoria e a prática, as visões de educadores e estudantes adolescentes da cidade de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Produção textual: o que se ensina em turmas de 3o ano em escolas localizadas em territórios de alta vulnerabilidade?
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
A EDUCAÇÃO NAS GRANDES METRÓPOLES: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SÃO MIGUEL PAULISTA
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2015
-
Perspectivas curriculares para a consolidação da alfabetização: acerca do ensino de língua escrita
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2014
-
Centro de Incentivo à Leitura (CIL) no Centro de Educação Unificada (CEU): um estudo de caso sobre o programa de acesso à cultura escrita no bairro dos Pimentas
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
Hanseníase tem cura: análise dos discursos de pacientes e profissionais da saúde a respeito dos materiais educativos impressos sobre hanseníase
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2013
-
Livros em Braille: materialidade e configuração textual dos materiais didáticos para deficientes visuais na rede estadual de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Concluído em 2013
Gestão
Centro Universitario Padre Anchieta
-
Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu: Alfabetização e Letramento
Faculdade de Ciências, Letras
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação
-
Coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos
Programa Educação de Jovens e Adultos
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
-
Vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Campus Guarulhos
-
Vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Campus Guarulhos
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Campus Guarulhos
Pesquisa
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação
-
Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento
O projeto examina a inserção do professor nas práticas legíitimas de uso da escrita a partir de uma perspectiva identitária, com ênfase nas práticas de retextualização de textos formadores. A metodologia é interpretativa..
2003 a 2007
-
Indicador Nacional de Alfabetismo
Monitoramento da evolução das habilidades e práticas de leitura, escrita e processamento de informação numérica da população brasileira de 15 a 64 anos, com base em pesquisas bi-anuais junto a amostras nacionais, abrangendo zonas urbanas e rurais de todas as grandes regiões
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vera Maria Masagão Ribeiro, Ana Lucia Silva Souza, Ana Lucia Guedes-Pinto, Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman
2001 a 2003
Universidade Federal de São Paulo
-
Letramentos e pedagogias decoloniais no processo de remição penal pela leitura: vozes de pessoas encarceradas, de mediadores de leitura e daquelas representadas na literatura
Esta investigação encontra-se integrada ao Projeto de Extensão universitária Remição penal pela leitura: dos direitos Educativos ao acesso à justiça (Unifesp). Pretende investigar as práticas de letramento que visam remir penas por meio do acesso a textos literários e produção de resenhas de pessoas encarceradas e em processo de alfabetização, bem como aquelas decorrentes do processo de mediação de leitura e de produção de resenhas, desenvolvidas por docentes e graduandos-extensionistas. Interessa-nos, em especial, os significados atribuídos a essas práticas pelo conjunto dos participantes, bem como os modos de interação e discursos dos mediadores e participantes dessas rodas. Ao abranger a análise de processos educativos que se dão no interior do sistema prisional junto a pessoas encarceradas, inevitavelmente deparamo-nos, por um lado, com processos de subalternização, marginalização, estigmatização e silenciamento desses sujeitos, e, de outro, com processos nos quais pessoas privadas da possibilidade de ter voz, usufruem de oportunidades de refletir, comentar e escrever sobre obras literárias, extrapolando as grades da prisão, se fazendo presentes nas esferas acadêmico-científica e jurídicas, por meio de seus textos. Estes últimos são considerados como lóci enunciativos, onde se formulam conhecimentos a partir de experiências, cosmovisões e perspectivas de sujeitos subalternizados em interação como nos propõe Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016). Pretendemos, especificamente, estabelecer um quadro descritivo-analítico das práticas de letramento que se instanciam nas ações desse Projeto de extensão (sejam aquelas advindas do conjunto dos mediadores, sejam aquelas advindas do conjunto dos participantes das rodas, sejam aquelas relacionadas aos agentes que atuam diretamente na condução desses processos no âmbito jurídico), documentar questões recorrentes, estratégias e desafios e/ou oportunidades advindos da participação nessas práticas e tecer compreensões sobre os significados que mediadores e encarcerados atribuem as essas práticas, para além do estabelecido nas normatizações jurídicas, e refletir sobre a possibilidade de desencarcerar vozes, por meio, de pedagogias decoloniais que tenham em seu horizonte o compromisso ético e político com o questionamento das diferenças e desigualdades sociais e com o empoderamento daqueles que foram historicamente e sistematicamente postos na condição de subalternos.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vera Maria Masagão Ribeiro, Claudia Lemos Vóvio, Victor Silva Rodrigues, Beatriz Antunes
2020 a 2023
-
Políticas e Programas de Alfabetização, de Letramento e de Educação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: processos de escolarização e formação docente em contextos periféricos.
O projeto investiga a formulação e implementação de políticas e programas de alfabetização, letramento e educação literária que incidem na escolarização nos anos iniciais. De um lado, debruça-se sobre a formulação e processos de implementação dessas políticas e programas públicos, buscando compreender em que bases se fundamentam e qual problemática propõem-se a solucionar, quais princípios orientam as estratégias e ações adotadas. Analisam-se ainda arranjos institucionais, explicitando os agentes diretamente implicados e suas formas de interação. De outro, busca compreender de que modo essas estratégias e ações materializam-se em práticas de letramento e os significados que os agentes e participantes previstos atribuem a essas políticas e programas. Para tanto, abrange um quadro teórico-metodológico que advém do campo de Políticas Públicas, da Educação, especialmente dos estudos sobre a equidade e justiça social nos processos de escolarização, e Estudos do Letramento, numa perspectiva sócio-histórica e cultural. Pretende-se contribuir na composição de uma cartografia de políticas e programas voltados à alfabetização, ao letramento e à educação literária em contextos periféricos, de modo a tecer compreensões sobre seus potenciais efeitos e as singularidades dessas ações nesses contextos
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Gabriela Centenaro Floreano, Izabel Cristina Macedo Amaral, Talita Romano Santos, Paula Redigolo Alves de Aguiar, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos, Mariana Antunes Portis, Amanda Moraes Viaro, Filipe Henrique Santos Peixoto, Marleide de Almeida Lima, Sulamita Oliveira de Sousa
Desde 2020
-
Programa de Residência Pedagógica - CAPES - Subprojeto Alfabetização
O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues OLiveira, Érica Aparecida Garrutii
2020 a 2022
-
LINGUALAB - Laboratório de produção e implementação de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica
O presente projeto de extensão universitária tem por finalidade a implementação do laboratório de produção de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, denominado LINGUALAB, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, voltado à reflexão e proposição de soluções para o problema persistente do fracasso da escola em ensinar língua portuguesa e proporcionar a todas as crianças o desenvolvimento e domínio de competências leitoras, produtoras de texto e linguísticas. Conforme apontam pesquisas e avaliações em larga escala sobre proficiência em leitura e escrita no Brasil, parcela significativa dos alunos apresentam níveis de proficiência abaixo dos esperados para os anos/ciclo em que estão e ?carregam? na escolarização dificuldades em relação ao domínio da modalidade escrita da língua e à participação autônoma em práticas de leitura e de escrita. Em face disso, este projeto de extensão pretende, de um lado, compreender as dinâmicas e fatores internos às escolas da rede municipal de Guarulhos, de modo simultâneo e articulado, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em Língua Portuguesa, por meio do incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas pelos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto de extensão que se orienta para ação e adota a abordagem da pesquisa-ação colaborativa, propondo compromissos entre docentes, gestores escolares e pesquisadores em relação à adoção de novos modos de ação. O projeto concentra-se no plano metodológico e na didática de Língua Portuguesa para turmas de 1º ao 6º ano (ciclo de alfabetização e interdisciplinar nessas redes de ensino) e propõe-se a reduzir disparidades quanto ao aprendizado da língua escrita e seus usos sociais..
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues de Oliveira
2020 a 2022
-
Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça
O projeto tem por objetivo estimular e apoiar o acesso ao benefício da remição penal pela leitura, contribuindo para que a população carcerária tenha ampliado seu acesso à Justiça e a oportunidades educativas e, simultaneamente, qualificando a formação inicial de profissionais das áreas da educação e da gestão pública para atuação nos espaços de privação de liberdade. Além das pessoas diretamente envolvidas nas atividades previstas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento gerada pelo processo e resultados de sua efetivação visam contribuir para a superação do preconceito e discriminação que marcam a relação da sociedade com a população carcerária, negando-lhe a condição humana. As atividades de estímulo à leitura, bem como o apoio jurídico-administrativo para a efetivação da remição da pena propostos, terão como destinatárias as pessoas privadas de liberdade em regime fechado na Penitenciária Masculina José Parada Neto, localizada em Guarulhos. A definição do local para implementação do projeto deve-se à demanda apresentada, em dezembro de 2018, pela direção da Penitenciária José Parada Neto a docentes do departamento de Educação da Unifesp, no sentido de organizar atividades de leitura com vistas à remição penal.
2019 a 2021
-
Iniciativas de Gestão da Educação Básica com incidência em desigualdades educacionais
Identificar e descrever iniciativas de gestão da Educação Básica, nacionais e internacionais, que visaram, preferencialmente, incidir sobre a desigualdade educacional, melhorando os níveis de aprendizagem de todos os alunos e, ampliando assim, a equidade. Serão privilegiadas iniciativas sistêmicas de gestão da educação pública, sistematizadas e analisadas por acadêmicos, sendo possível afirmar, por seus resultados, num determinado período de tempo, que obtiveram êxito.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Marina Mello, Mariangela Graciano, Alan Silvio Ribeiro Carneiro, Fernanda Matsuda
2019 a 2019
-
Letramento e participação social: crianças. adolescentes e jovens e as culturas do escrito
Este projeto aborda fundamentos teóricos e práticos voltados aos professores das redes públicas e educadores de programas de educação não formal que atuam diretamente na democratização das produções culturais escritas. Trata-se de um conjunto de cursos e palestras com o objetivo de subsidiar projetos e práticas educativas voltadas à formação de crianças, adolescentes e jovens capazes de transitar com relativo grau de autonomia por situações de uso da escrita socialmente valorizadas e continuar aprendendo ao longo da escolarização básica e processos sociais mais amplos. Sabe-se que acesso aos discursos escritos e as possibilidades de tomar parte de certas práticas de leitura e escrita estão, em grande medida, condicionados ao processo de escolarização, o baixo nível de escolarização e as altas taxas analfabetismo na população brasileira revelam que as oportunidades de usufruto das culturas do escrito no país são desigualmente distribuídas e relacionam-se de maneira interdependente às desigualdades sociais, econômicas e culturais. Nesse sentido, os cursos, produção de materiais e palestras fundamentam-se em quadro teórico que articula conhecimentos produzidos no campo acadêmico-científico e aqueles produzidos no campo pedagógico e educacional, além disso, focaliza procedimentos didáticos que possibilitam a esses profissionais aperfeiçoarem e refletirem sobre sua ação educativa no que tange ao letramento de crianças, jovens e adolescentes. São abordados conhecimentos advindos do campo dos Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, Educação e Didática de ensino de língua materna, discutindo-se os processos de formação de leitores, ensino e aprendizagem da modalidade escrita da língua, da leitura e da produção de textos escritos.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vanda Mendes Ribeiro, Maurício Érnica
2016 a 2018
-
Sentido em interação: estudo das práticas de mediação e de coconstrução do sentido nas interações em sala de aula
Projeto coordenado por Violaîne Bigot (Sorbonne Nouvelle, Paris III) e Márcia Romero (UNIFESP). Integra professores-pesquisadores franceses e brasileiros interessados nos desafios de natureza da linguagem trazidos por situações de ensino (língua materna, estrangeira ou outras disciplinas). O projeto insere-se no campo das ciências da linguagem (teorias da enunciação, linguística interacional) e no das ciências da educação (sociologia da educação e didática). Trata-se do encontro de duas problemáticas: o desenvolvimento de uma competência em língua de escolarização para alunos cujo repertório linguístico não a contempla e as práticas de ensino em jogo na negociação do sentido (explicação, exemplificação, coconstrução dialogada etc.). O projeto busca explorar o modo como o trabalho sobre o sentido (em torno de pequenas unidades lexicais ou unidades maiores do tipo textual) permite que se construam, de modo articulado, saberes e savoir-faire de ordem da linguagem, metodológicos (capacidade de análise metalinguística) e disciplinares. Privilegia contextos de forte vulnerabilidade social em que a entrada nas aprendizagens escolares fundamentais é freada, entre outros fatores, pela dificuldade dos alunos de se libertar de uma relação exclusivamente prática vis-à-vis da linguagem.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Daniel Revah, Claudia Lemos Vóvio, ROMERO, Marcia, Fernanda Marcucci, Antonio Augusto Gomes Batista, Violaine Bigot, Francine Cicurel, Cristelle Cavalla, Vanda Mendes Ribeiro, Laurence Corny, Malory Leclère, Laurence Leferrec
2014 a 2016
-
Interdependência Competitiva entre Escolas e Qualidade das Oportunidades Educacionais
O presente projeto tem como foco a inter-relação entre qualidade das oportunidades educacionais e a interdependência competitiva entre escolas num território da metrópole de São Paulo, classificado como região de alta vulnerabilidade. Está orientado pelo compromisso de construção de sociedades integradas e fundadas na igualdade de oportunidades e que promovam a democratização do acesso à educação com qualidade para todos. Tem como objetivo verificar se e como as oportunidades educacionais relativas ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, à formação de sujeitos capazes de tomar parte de diversas práticas de uso da linguagem escrita, encontram-se afetadas pelas relações de interdependência competitiva entre escolas localizadas em território vulnerável. Para dar conta de um fenômeno complexo, optou-se pela combinação de abordagens quantitativas e qualitativas de modo concomitante fazendo convergir dados de ambas as abordagens e integrando-os a partir da triangulação de diferentes fontes, o que permite compreender em diferentes escalas sociais como o problema de pesquisa apresentado se manifesta, bem como as relações entre essas escalas.Para além de informar políticas educacionais que têm em seu horizonte a justiça e a equidade, seus resultados permitirão compreender os fatores intervenientes na qualidade das oportunidades em Língua Portuguesa e incrementar processos de formação docente. Desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos de Vulnerabilidades Infantis (LEVI), do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência em parceria com a ONG paulista CENPEC.
Autores: Claudia Lemos Vóvio, ROMERO, Marcia, Fernanda Marcucci, Vanda Mendes Ribeiro, Thabita Aline Biazon, Gleice Lima da Fonseca, Paula Kasmirski, Caroline dos Santos Correia, Taila Carvalho, Estevão Marcos Armada Firmino
2014 a 2017
-
Alfabetização e letramento: a inserção de crianças e adolescentes nas culturas do escrito
Tendo como suposto que o acesso aos discursos escritos e as possibilidades de tomar parte de certas práticas de leitura e escrita estão, em grande medida, condicionados ao processo de escolarização, o baixo nível de escolarização e as altas taxas analfabetismo na população brasileira revelam que o acesso à cultura escrita no país é desigualmente distribuído e relacionam-se de maneira interdependente à desigual distribuição de recursos econômicos, sociais e culturais (BATISTA e RIBEIRO, 2004; SOARES, 2004; ROJO, 2009). Este projeto focaliza o processo de alfabetização e apropriação da modalidade escrita da língua, analisando, de um lado, a multiplicidade de práticas de uso da escrita imbricadas no processo de alfabetização, e, de outro, o contexto interacional, o modo como os sujeitos convocam, negociam e participam de atividades, compartilham significações, ocupam papéis e desempenham-nos, as relações entre interlocutores e as múltiplas dimensões que entram em jogo no processo interativo. O quadro teórico e conceitual ao qual esta investigação se filiou é constituído pelas contribuições advindas da História Cultural e da Leitura, dos estudos Sociológicos concebidos sob uma perspectiva construcionista, da Antropologia Social, em especial a etnografia, dos estudos da linguagem fundados nas reflexões de Bakhtin e de seu Círculo, da Lingüística Aplicada, e da Educação, em especial os Estudos do Letramento (GEE, 2004; KLEIMAN, 1995, 2007, 2009; HAMILTON E BARTON, 2000; STREET, 1984, 2008, 2010). A metodologia adotada é de caráter etnográfico e interpretativo. O local selecionado para a geração de dados é o município de Guarulhos, com o qual do Curso de Pedagogia, da Unifesp, mantém acordo de cooperação técnica. Acredita-se que os conhecimentos e compreensões focalizados sejam necessários para fundamentar processos formativos de alfabetizadores, a fim de propiciar o acesso a um conjunto de saberes diversos, que lhes possibilitem assumir sua atrivuição profissional em toda
2012 a 2020
-
Letramento e participação social
Este projeto de pesquisa visa identificar e analisar as práticas de letramento desenvolvidas em programas de alfabetização de jovens e adultos de redes públicas de ensino e em comunidades (hospital-colônia), bem como conhecer tipos situados de interação com a escrita, os modelos de ação culturais e os artefatos e referências que fundamentam as ações nestes contextos. Tem como pressuposto que as formas como jovens e adultos não ou pouco escolarizados e sujeitos pertencentes a essa comunidade se apropriam da escrita que, majoritariamente, pertencem a grupos sociais menos favorecidos, estejam relacionadas à superação de fatores que podem circunscrever suas experiências no universo da cultura escrita (KLEIMAN, 1995, 2005 e 2006, LAHIRE 2002 e 2006; OLIVEIRA e VÓVIO 2003; RIBEIRO, 2005; VÓVIO e SOUZA, 2005; VÓVIO, 2007). Nesse sentido, os objetivos específicos estão assim delineados: a) Produzir um quadro descritivo das práticas de letramento efetivadas na comunidade em estudo e em programas de alfabetização de jovens e adultos, situando-as em contextos específicos, relacionando-as aos propósitos que guiam os sujeitos nas interações, aos papéis, aos objetivos e às formas de interação em atividades de uso e de apropriação da escrita (CHARTIER, 2003; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984, BARTON e HAMILTON, 2000). b) Inventariar os elementos constitutivos desses eventos, compreendendo atividades regulares e rotinas que tipicalizam as práticas de letramento nesses contextos, o ambiente físico e os artefatos culturais disponíveis e utilizados nas comunidades e na alfabetização de jovens e adultos, os papéis atribuídos e acatados pelos sujeitos nessas situações, bem como os recursos e capacidades demandados para aprendizagem; b) Organizar e tornar público Banco de Dados com práticas de letramento desenvolvidas na comunidade em estudo e em programas de alfabetização de jovens e adultos; c) Analisar os modos pelo quais essas práticas se concretizam em eventos situados na comunidade
Autores: Claudia Lemos Vóvio, Fernanda Marcucci, Estevão Marcos Armada Firmino, Maytê Aché Saad, Evanise Cavalcante Barros, Taila Ebizero-Carvalho
2009 a 2011
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22