Claudia Lemos Vóvio nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: cl.vovio@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999), Doutora em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2007), e Pós-Doutorado em Ensino de Língua Portuguesa, USP (2017). É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Pedagogia, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL/Unifesp) e integra o Grupo de Estudo Letramentos e Decolonialidade (uma parceria entre UNIFESP, Unirio e UdeA /Colômbia). Atualmente, é editora coordenadora da Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (EPAA/AAPE; ISSN 1068-2341). Publicou artigos e capítulos de livro, destacando-se a organização dos livros Letramentos Rupturas, Deslocamentos e Repercussões de Pesquisas em Linguística Aplicada, em coautoria com Luanda Sito e Paula De Grande (2010) e Literatura, Letramento escolar e alfabetização: história atualidade, em coautoria com Fernando Rodrigues Oliveira (2022), além do Dossiê Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramentos e Decolonialidade, na Revista AAPE, em coautoria com Luanda Sito, Lucila Pesce, Diela Betancurt (2023). Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, alfabetização, letramento, formação de educadores e currículo. Em 2006, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria material didático com o livro Viver, aprender - Alfabetização de Jovens e Adultos e, em 2007, recebeu o Prêmio Crefal outorgado a melhores teses em educação de jovens e adultos.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

VÓVIO, C. L.;VÓVIO, CLAUDIA LEMOS;LEMOS VÓVIO, CLAUDIA;VÓVIO, CLÁUDIA LEMOS;Claudia Lemos Vóvio


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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Lingüística Aplicada

    Entre discursos: sentidos, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos

    Ensino da Língua Materna

    Orientação: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2007

  • Mestrado em Educação

    Textos narrativos orais e escritos produzidos por jovens e adultos em processo de escolarização

    Educação de Adultos

    Tópicos Específicos de Educação

    Orientação: Marta Kohl de Oliveira

    Universidade de São Paulo

    1996 a 1999

  • Graduação em Pedagogia

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1985 a 1988

  • Produção


    2023


    • LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS

      Artigo publicado

      Autores: SAAD, MAYTÊ ACHÉ; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 01

    • LITERACIES IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL CONTEXT: A FUSION OF FORCES

      Artigo publicado

      Autores: SAAD, MAYTÊ ACHÉ; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 39 , p. 1

    • Trayectorias en espiral: vozes de estagiários/as que se tornaram maestros/as no contexto da pandemia

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Diela Bibiana Betancur Valencia; Luanda Rejane Soares Sito; Claudia Lemos Vóvio

      2023

      Fonte: Nas fronteiras e margens: desenvolvimento de professores de línguas como território de esperanças , p. 21

    • Joaquim Pedro Corrêa de Freitas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Fernando Rodrigues de Oliveira

      2023

      Fonte: Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil [Século XIX , p. 561

    • Educação de pessoas jovens e adultas, letramentos e decolonialidade: Um convite para o suleamento

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; SITO, LUANDA REJANE SOARES; VALENCIA, DIELA BIBIANA BETANCUR; PESCE, LUCILA

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 31 , p. 1


    2022


    • Aportes teórico-metodológicos dos Estudos do Letramento no Brasil: objetos, significações e itinerários

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2022

      Fonte: Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade , p. 178

    • Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Claudia Lemos Vóvio

      2022

      Fonte:


    2021


    • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E JUSTIÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO CEARÁ

      Artigo publicado

      Autores: PEREIRA, LAYS; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. s.n. , p. 258

    • A implementação do Pnaic em território vulnerável no município de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: DI GIUSTO, SILVANA MENEGOTO NOGUEIRA; RIBEIRO, VANDA MENDES; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 2148

    • Notas de uma experiência para aguçar a curiosidade e esperançar: modos outros de fazer pesquisa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luanda Rejane Soares Sito; Claudia Lemos Vóvio

      2021

      Fonte: O humanismo ético de Paulo Freire: impactos na configuração de estudos sobre linguagem e ensino , p. 97


    2020


    • Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos

      Artigo publicado

      Autores: JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS; PESCE, LUCILA; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: LINGUAGEM EM FOCO , v. 12 , p. 248


    2019


    • A construção de identidades étnico-racial em eventos de letramento numa escola pública municipal de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Estevão Marcos Armada Firmino

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: Ikala Revista de Lenguaje y Cultura , v. 24 , p. 307

    • Gestão do tempo e oportunidades de aprender na metrópole de São Paulo: uma análise de duas escolas situadas em territórios vulneráveis

      Artigo publicado

      Autores: MARCUCCI, FERNANDA; Claudia Lemos Vóvio; REIS KASMIRSKI, PAULA; DAMASIO ARAÚJO MELLO, HIVY

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: Cadernos Cenpec , v. 8 , p. 43

    • Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Joana Buarque Gusmão; RIBEIRO, VANDA MENDES

      2019

      Fonte:

    • O que se ensina na alfabetização: três estudos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Caroline dos Santos Correia; Deise Rufino Pinheiro; Gleice Lima da Fonseca; Paula Kasmirski; Fernanda Marcucci; Hivy Damásio Mello

      2019

      Fonte: Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos , p. 70

    • João e Maria: duas histórias de fracasso escolar

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Thabita Aline Biazon Lopes; Claudia Lemos Vóvio

      2019

      Fonte: Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos , p. 102

    • Disciplina e desempenho escolar na percepção de professores e aluno

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Taila Ebizero-Carvalho; Claudia Lemos Vóvio

      2019

      Fonte: Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos , p. 120


    2018


    • Produção de textos escritos na alfabetização: Um estudo em duas escolas públicas localizadas em territórios socialmente vulneráveis

      Artigo publicado

      Autores: Gleice Lima da Fonseca; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 164

    • Procedimentos metodológicos para se eleger categorias de análise baseadas em referências teórico-conceituais

      Artigo publicado

      Autores: Bryann Breches; Vanda Mendes Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio; Celia Maria Haas

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 8 , p. 221

    • Metodologias ativas: Educação Infantil um compromisso com a criança e com a linguagem

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Claudia Panizzolo

      2018

      Fonte:


    2017


    • Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território

      Artigo publicado

      Autores: Vanda Mendes Ribeiro; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: EDUCAR EM REVISTA , p. 71


    2016


    • A formação de leitores no ciclo de alfabetização: a palavra escrita como brinquedo e a leitura como brincadeira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; ROMERO, Marcia

      2016

      Fonte: Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais , p. 153

    • Livros de ocorrência: Violência e indisciplina em escolas de território vulnerável

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; RIBEIRO, VANDA MENDES; NOVAES, LUIZ CARLOS; BRAVO, MARIA HELENA

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives , v. 24 , p. 126


    2015


    • Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável

      Artigo publicado

      Autores: Fernanda Marcucci; Claudia Lemos Vóvio

      2015

      Fonte: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 44 , p. 610

    • Práticas de leitura no Brasil, 2001-2011: um período de transformações

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Augusto Batista; Claudia Lemos Vóvio; Paula Reis Kasmirski

      2015

      Fonte: Alfabetismo e letramento no Brasil : 10 anos do INAF , p. 189

    • Determinantes de intensidade e diversidade de práticas de leitura

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonio Augusto Batista; Paula Kasmirski; Claudia Lemos Vóvio

      2015

      Fonte: Alfabetismo e letramento no Brasil : 10 anos do INAF , p. 239

    • Uso de tecnologia e participação em letramentos digitais em contextos de desigualdade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Denise Bértoli Braga; Claudia Lemos Vóvio

      2015

      Fonte: Tecnologia da informação e comunicação e participação social , p. 33

    • Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador

      Artigo publicado

      Autores: MOREIRA, ANDRÉ; Claudia Lemos Vóvio; MICHELI, DENISE DE

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 41 , p. 119


    2014


    • Violência e indisciplina em uma escola de território vulnerável: análise exploratória de relatos de livros de ocorrências

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Helena Bravo; Claudia Lemos Vóvio; Vanda Mendes Ribeiro

      2014

      Fonte: Anais do IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae - SP , p. 901

    • La maîtrise de la langue à travers la vie créative des mots

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcia Cristina Romero Lopes; Claudia Lemos Vóvio

      2014

      Fonte: Langues, cultures et pratiques en contexte: interrogations didactiques , p. 75


    2013


    • Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; KLEIMAN, ANGELA B.

      Conteúdo completo

      2013

      Fonte: CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 33 , p. 177


    2012


    • Materialidade, configuração textuals e leitura em Braille: implicações do livro de literatura infanto-juvenil para deficientes visuais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Claudia Cristina de Oliveira Pereira Lucio

      2012

      Fonte: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI , p. s/n

    • Desconstruindo dicotomias: a articulação de saberes na escolarização de pessoas jovens e adultas

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2012

      Fonte: EJA em Debate , v. 1 , p. 11-22

    • Aquisição da linguagem: múltiplos problemas, múltiplas visões

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2012

      Fonte: Na língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens , p. 223

    • O caminho metodológico: em foco as práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais na escola

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Rodrigo Ednilson de Jesus; Nilma Lino Gomes; Vanda Lúcia Praxedes

      2012

      Fonte: Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei no 10.639/03 , p. 35

    • Elaboração de material didático

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2012

      Fonte: Cata D'Omali: cartas do Atlântico , p. 155


    2011


    • Metodologia de las dicotomias: a la articulación de saberes en la alfabetización

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2011

      Fonte: Decisio Saberes para la Acción en Educación de Adultos (CREFAL) , v. 30 , p. 49

    • Da criatividade do falar do jovem às práticas pedagógicas criadoras

      Artigo publicado

      Autores: Marcia Cristina Romero Lopes; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2011

      Fonte: INTERACÇÕES (COIMBRA) , v. 7 , p. 72

    • Organização dos processos de aprendizagem

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2011

      Fonte: Cadernos de reflexões: Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental , p. 75


    2010


    • Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Barcelos de Moura Abreu; Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2010

      Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 1 , p. 183

    • Discursos sobre a leitura: entre a unidade e a pluralidade

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2010

      Fonte: Perspectiva (UFSC) , v. 28 , p. 401

    • Letramentos:rupturas, deslocamentos e repercussões em linguística aplicada

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Luanda Sito; Paula De Grande

      2010

      Fonte:

    • Formação de educadores de jovens e adultos: a apropriação de saberes e de práticas conectadas a docência

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2010

      Fonte: Convergências e tensões no campo da formação do trabalho docente , p. 60

    • O que dizem as educadoras sobre si: construções identitárias e formação docente

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Paula De Grande

      2010

      Fonte: Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada , p. 51

    • Introdução

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Luanda Sito; Paula De Grande

      2010

      Fonte: Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões em pesquisas em linguística aplicada , p. 15

    • Outras perspectivas sobre a alfabetização de pessoas jovens e adultas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2010

      Fonte: Letramento, discurso e trabalho docente , p. 100


    2009


    • Youth and Adult Literacy in Brazil: learning from practice.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: DI PIERRO, Maria Clara; RIBEIRO, Eliane; Claudia Lemos Vóvio

      2009

      Fonte:

    • Alfabetização de pessoas jovens e adultas: outras miradas, novos focos de atenção

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2009

      Fonte: Práticas de educação de jovens e adultos: complexidades, desafios e propostas , p. 65

    • Homogeneidade e heterogeneidade nas configurações do alfabetismo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marta Kohl Oliveira; Claudia Lemos Vóvio

      2009

      Fonte: Cultura e Psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto , p. 296

    • Tonicidade e representação escrita

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcia Cristina Romero Lopes; Claudia Lemos Vóvio

      2009

      Fonte: Direcional Educador , p. 29


    2008


    • Construções identitárias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      Conteúdo completo

      2008

      Fonte: LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO) , v. 8 , p. 439

    • Las practicas de leitura en la alfabetizacion de jovenes y adultos: que se tiene que aprender y que se tiene que hacer?

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2008

      Fonte: Decisio (CREFAL) , v. 21 , p. 11


    2007


    • Alfabetização de jovens e adultos no Brasil em perspectiva: um território complexo e diverso

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2007

      Fonte: VIII Congresso Iberoamericano de história de la Educación Latinoamericana - Contactos, cruces y luchas en la historia de la educación latinoamericana , p. 127

    • Perfiles, prácticas y acervos de lectura de los educadores de adultos

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2007

      Fonte: Decisio (CREFAL) , v. 16 , p. 42

    • Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2007

      Fonte: Revej@ (UFMG) , v. 1 , p. 50


    2006


    • Educador(a) de jovens e adultos:identidades leitoras e práticas de ensino da leitura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2006

      Fonte: Cadernos de Resumos do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas , p. 58

    • Cuestiones metodológicas sobre el processo de alfabetización de personas jovenes y adultas

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2006

      Fonte: Revista Interamericana de Educación de Adultos , v. 2 , p. 07


    2005


    • Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Ana Lucia Silva e Souza

      2005

      Fonte: Letramento e formação do professsor Práticas discursivas, representações e construção do saber , p. 41

    • Formação de educadores: aprendendo com a experiência

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Maurilane de S Biccas

      2005

      Fonte: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos , p. 201


    2004


    • Uma experiência de edição de materiais didáticos para jovens e adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2004

      Fonte: Lingüística aplicada e contemporaneidade , p. 68

    • A interação verbal em situação de entrevista: gerando dados para o estudo do letramento

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Vera Maria Masagão Ribeiro; Ana Lucia Silva Souza

      2004

      Fonte: 52o Gel: Programação e resumos , p. 353

    • Leitura de educadores e ensino de leitura com jovens e adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2004

      Fonte: 14o InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , p. 134

    • O desafio da educação de jovens e adultos no Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2004

      Fonte: Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre) , v. 29 , p. 23

    • Educação: um direito de todos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2004

      Fonte: Educar para a justiça, a solidariedade e a paz , p. 31


    2003


    • Conseqüências de uma concepção de educação básica na formação de seus educadores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2003

      Fonte: Teorias e práticas: imagens e projetos , p. 85

    • Conseqüência de uma concepção de educação básica na formação de seus educadores

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Elie Ghanen

      2003

      Fonte: Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre) , v. 28 , p. 42

    • La Formación de Educadores en Educación Básica

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Elie Ghanem

      2003

      Fonte: Decisio (CREFAL) , v. 5 , p. 40

    • Homogeneidade e heterogeneidade nas configurações do alfabetismo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marta Kohl Oliveira; Claudia Lemos Vóvio

      2003

      Fonte: Letramento no Brasil , p. 155

    • Consecuencias de una concepcion de educación básica para proyetos de alfabetización de personas adultas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2003

      Fonte: Diplomado Internacional Alfabetización como processo de ciudadanización


    2002


    • Avaliação das aprendizagens e formação de educadores de jovens e adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2002

      Fonte: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores , p. 137

    • Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Vera Maria Masagão Ribeiro; Mayra Patricia Moura

      Conteúdo completo

      2002

      Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 23 , n. 81 , p. 49

    • Formação de educadores: aprendendo com a experiência

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Maurilane de S Biccas

      2002

      Fonte: Alfabetização e Cidadania (São Paulo) , v. 12 , p. 19

    • Bibliotecas para programas de educação de jovens e adultos

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Jane Paiva; Cida Fernandes

      2002

      Fonte: Alfabetização e Cidadania (São Paulo) , v. 13 , p. 14

    • El concepto de alfabetización: sus implicaciones en la educación de las personas jóvens y adultas

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Vera Maria Masagão Ribeiro

      2002

      Fonte: Decisio (CREFAL) , v. 1 , p. 18


    2001


    • Viver, aprender: uma experiência de produção de materiais didáticos para jovens e adultos.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2001

      Fonte: Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras


    2000


    • Impactos da escolarização: pesquisa sobre a produção de textos em educação de jovens e adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2000

      Fonte: 23a Reunião Anual da ANPEd - Educação não é privilégio , p. 208

    • Fundamentos da educação de jovens e adultos I - Formação de formadores em educação de jovens e adultos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Vera Maria Masagão Ribeiro; Mayra P Moura

      2000

      Fonte:

    • Letramento e escolarização: o uso de habilidades cognitivas e produção de textos por jovens e adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      2000

      Fonte: Cadrenos de resumos da III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural , p. 229


    1999


    • Duas modalidades de pensamento: pensamento narrativo e pensamento lógico-científico

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      1999

      Fonte: Investigações cognitivas: conceito, linguagem e cultura , p. 17


    1997


    • A elaboração do discurso narrativo em jovens e adultos em processo de escolarização fundamental

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      1997

      Fonte: Resumos Abstracts , p. 115

    • Planejamento e avaliação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      1997

      Fonte: Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental , p. 5

    • Língua Portuguesa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      1997

      Fonte: Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o primeiro segmento do ensino fundamental para jovens e adultos


    1993


    • Uma proposta de trabalho na área de Matemática para o curso de alfabetização e pós-alfabetização de adultos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; Dione L. Carvalho

      1993

      Fonte: III EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática - Unesp - Campus de Bauru , p. 62

    • A superação da prática sem negar as matematizações anteriores

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio

      1993

      Fonte: Espaços da Escola , v. 7 , p. 5

    Atuações

    Colégio Santa Cruz

    • 1989 a 1997

    Redeensinar

    • Prestador de serviços

      2001 a 2003

    Centro Universitario Padre Anchieta

    • Professora Doutora

      2008 a 2008

    Língua Escrita

    • Membro de corpo editorial

      2007 a 2010

    Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

    • Coordenadora de Programa

      Celetista formal

      1994 a 2008

    • Sócia- colaboradora

      2008 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Regime de Tempo Integral

      Desde 2008

    Escola Vera Cruz

    • Professora de Educação Infantil

      Celetista formal

      1987 a 1994

    Educação e Pesquisa (USP. Impresso)

    • Membro de corpo editorial

      2018 a 2020

    Cortez Editora

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Universidade Cidade de São Paulo

    EJA em debate

    • Membro de corpo editorial

      2013 a 2022

    ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2022

    Universidade de São Paulo

    • Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Marleide de Almieda Lima

      A literatura e a formação de leitores na apostila Aprende Brasil Língua Portuguesa

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Desde 2022

    • Gabriela Floreano Centenaro

      ADAPTAÇÕES CURRICULARES REALIZADAS PELOS PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Filipe Henrique Santos Peixoto

      Narrativas juvenis, práticas de letramento e as experiências religiosas: as juventudes da Pastoral da Juventude do Brasil

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Victor Silva Rodrigues

      Remição penal pela Leitura: entre discursos, seus efeitos e significações

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Estevão Marcos Armada Firmino

      Sala de Leitura em escolas da Rede Municipal de São Paulo: práticas de leitura e oportunidades de acesso nas culturas do escrito

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Fernanda Marcucci

      Práticas de leitura no ciclo de alfabetização: estudo de caso sobre a leitura deleite em uma escola de território socialmente vulnerável

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Clarice Adalgiza Crus dos Santos

      O LEITOR LITERÁRIO NA PERIFERIA: PERCEPÇÕES DE LEITORES E LEITORAS DO GRAJAÚ SOBRE SEU PERCURSO FORMATIVO

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Mariana Antunes Portis

      PRÁTICAS DE LETRAMENTO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Fernando da Silva Queiroz de Oliveira

      Práticas de letramentos em um CCA- Centro de Crianças e Adolescentes na cidade de São Paulo: Potencialidades e limites?

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Paula Redigolo Alves de Aguiar

      SAINDO DO ARMÁRIO?: A POLÍTICA DE LETRAMENTO ?ACERVO DOS PROFESSORES? EM UMA ESCOLA ESTADUAL PAULISTANA DE TERRITÓRIO VULNERÁVEL

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Izabel Cristina Macedo Amaral

      Academia Estudantil de Letras (AEL): reflexões sobre eventos e práticas de letramento no processo de formação do leitor literário

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Paulo Henrique Alves dos Santos

      Formação na ação? Um estudo sobre as práticas coletivas dos sujeitos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

      Educação

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Marilia Mendes Lopes

      Identidades do Educador social: Autopercepções sobre o seu papel, suas atribuições e práticas cotidianas

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Glauber Machado

      O texto literário nos livros didáticos do terceiro ao quinto ano: o estudo da coleção Buriti Mais

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Talita Romano Santos

      Significações da Sala e Oficina de Leitura do município de São Paulo: do acervo e práticas de letramento à formação do leitor no ciclo de alfabetização

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Taila Carvalho-Ebizero

      CENAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E DISPOSIÇÕES SOCIAIS

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Maytê Aché Saad

      Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si"

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Evanise Cavalcante de Barros

      A formação do leitor literário: Entre a teoria e a prática, as visões de educadores e estudantes adolescentes da cidade de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Gleice Lima da Fonseca

      Produção textual: o que se ensina em turmas de 3o ano em escolas localizadas em territórios de alta vulnerabilidade?

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Thabita Alne Biazon Lopes

      Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Fernanda Marcucci

      A EDUCAÇÃO NAS GRANDES METRÓPOLES: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SÃO MIGUEL PAULISTA

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2015

    • Lays Pereira

      Perspectivas curriculares para a consolidação da alfabetização: acerca do ensino de língua escrita

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2014

    • Thayame Silva Porto

      Centro de Incentivo à Leitura (CIL) no Centro de Educação Unificada (CEU): um estudo de caso sobre o programa de acesso à cultura escrita no bairro dos Pimentas

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Débora Takehara

      Hanseníase tem cura: análise dos discursos de pacientes e profissionais da saúde a respeito dos materiais educativos impressos sobre hanseníase

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2013

    • Claudia C. O. Pereira Lucio

      Livros em Braille: materialidade e configuração textual dos materiais didáticos para deficientes visuais na rede estadual de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

      Concluído em 2013

    Gestão

    Centro Universitario Padre Anchieta

    • Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu: Alfabetização e Letramento

      Faculdade de Ciências, Letras

        Desde 2008

    Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

    • Coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos

      Programa Educação de Jovens e Adultos

        Desde 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Campus Guarulhos

        Desde 2017

    • Vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Campus Guarulhos

        Desde 2015

    • Vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Campus Guarulhos

        Desde 2016

    • Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

        Desde 2013

    Pesquisa

    Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

    • Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento

      O projeto examina a inserção do professor nas práticas legíitimas de uso da escrita a partir de uma perspectiva identitária, com ênfase nas práticas de retextualização de textos formadores. A metodologia é interpretativa..

      2003 a 2007

    • Indicador Nacional de Alfabetismo

      Monitoramento da evolução das habilidades e práticas de leitura, escrita e processamento de informação numérica da população brasileira de 15 a 64 anos, com base em pesquisas bi-anuais junto a amostras nacionais, abrangendo zonas urbanas e rurais de todas as grandes regiões

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vera Maria Masagão Ribeiro, Ana Lucia Silva Souza, Ana Lucia Guedes-Pinto, Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman

      2001 a 2003

    Universidade Federal de São Paulo

    • Programa de Residência Pedagógica - CAPES - Subprojeto Alfabetização

      O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vera Maria Masagão Ribeiro, Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues OLiveira, Érica Aparecida Garrutii

      2020 a 2022

    • LINGUALAB - Laboratório de produção e implementação de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica

      O presente projeto de extensão universitária tem por finalidade a implementação do laboratório de produção de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, denominado LINGUALAB, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, voltado à reflexão e proposição de soluções para o problema persistente do fracasso da escola em ensinar língua portuguesa e proporcionar a todas as crianças o desenvolvimento e domínio de competências leitoras, produtoras de texto e linguísticas. Conforme apontam pesquisas e avaliações em larga escala sobre proficiência em leitura e escrita no Brasil, parcela significativa dos alunos apresentam níveis de proficiência abaixo dos esperados para os anos/ciclo em que estão e ?carregam? na escolarização dificuldades em relação ao domínio da modalidade escrita da língua e à participação autônoma em práticas de leitura e de escrita. Em face disso, este projeto de extensão pretende, de um lado, compreender as dinâmicas e fatores internos às escolas da rede municipal de Guarulhos, de modo simultâneo e articulado, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em Língua Portuguesa, por meio do incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas pelos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto de extensão que se orienta para ação e adota a abordagem da pesquisa-ação colaborativa, propondo compromissos entre docentes, gestores escolares e pesquisadores em relação à adoção de novos modos de ação. O projeto concentra-se no plano metodológico e na didática de Língua Portuguesa para turmas de 1º ao 6º ano (ciclo de alfabetização e interdisciplinar nessas redes de ensino) e propõe-se a reduzir disparidades quanto ao aprendizado da língua escrita e seus usos sociais..

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Fernando Rodrigues de Oliveira

      2020 a 2022

    • Políticas e Programas de Alfabetização, de Letramento e de Educação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: processos de escolarização e formação docente em contextos periféricos.

      O projeto investiga a formulação e implementação de políticas e programas de alfabetização, letramento e educação literária que incidem na escolarização nos anos iniciais. De um lado, debruça-se sobre a formulação e processos de implementação dessas políticas e programas públicos, buscando compreender em que bases se fundamentam e qual problemática propõem-se a solucionar, quais princípios orientam as estratégias e ações adotadas. Analisam-se ainda arranjos institucionais, explicitando os agentes diretamente implicados e suas formas de interação. De outro, busca compreender de que modo essas estratégias e ações materializam-se em práticas de letramento e os significados que os agentes e participantes previstos atribuem a essas políticas e programas. Para tanto, abrange um quadro teórico-metodológico que advém do campo de Políticas Públicas, da Educação, especialmente dos estudos sobre a equidade e justiça social nos processos de escolarização, e Estudos do Letramento, numa perspectiva sócio-histórica e cultural. Pretende-se contribuir na composição de uma cartografia de políticas e programas voltados à alfabetização, ao letramento e à educação literária em contextos periféricos, de modo a tecer compreensões sobre seus potenciais efeitos e as singularidades dessas ações nesses contextos

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Gabriela Centenaro Floreano, Izabel Cristina Macedo Amaral, Talita Romano Santos, Paula Redigolo Alves de Aguiar, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos, Mariana Antunes Portis, Amanda Moraes Viaro, Filipe Henrique Santos Peixoto, Marleide de Almeida Lima, Sulamita Oliveira de Sousa

      Desde 2020

    • Letramentos e pedagogias decoloniais no processo de remição penal pela leitura: vozes de pessoas encarceradas, de mediadores de leitura e daquelas representadas na literatura

      Esta investigação encontra-se integrada ao Projeto de Extensão universitária Remição penal pela leitura: dos direitos Educativos ao acesso à justiça (Unifesp). Pretende investigar as práticas de letramento que visam remir penas por meio do acesso a textos literários e produção de resenhas de pessoas encarceradas e em processo de alfabetização, bem como aquelas decorrentes do processo de mediação de leitura e de produção de resenhas, desenvolvidas por docentes e graduandos-extensionistas. Interessa-nos, em especial, os significados atribuídos a essas práticas pelo conjunto dos participantes, bem como os modos de interação e discursos dos mediadores e participantes dessas rodas. Ao abranger a análise de processos educativos que se dão no interior do sistema prisional junto a pessoas encarceradas, inevitavelmente deparamo-nos, por um lado, com processos de subalternização, marginalização, estigmatização e silenciamento desses sujeitos, e, de outro, com processos nos quais pessoas privadas da possibilidade de ter voz, usufruem de oportunidades de refletir, comentar e escrever sobre obras literárias, extrapolando as grades da prisão, se fazendo presentes nas esferas acadêmico-científica e jurídicas, por meio de seus textos. Estes últimos são considerados como lóci enunciativos, onde se formulam conhecimentos a partir de experiências, cosmovisões e perspectivas de sujeitos subalternizados em interação como nos propõe Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016). Pretendemos, especificamente, estabelecer um quadro descritivo-analítico das práticas de letramento que se instanciam nas ações desse Projeto de extensão (sejam aquelas advindas do conjunto dos mediadores, sejam aquelas advindas do conjunto dos participantes das rodas, sejam aquelas relacionadas aos agentes que atuam diretamente na condução desses processos no âmbito jurídico), documentar questões recorrentes, estratégias e desafios e/ou oportunidades advindos da participação nessas práticas e tecer compreensões sobre os significados que mediadores e encarcerados atribuem as essas práticas, para além do estabelecido nas normatizações jurídicas, e refletir sobre a possibilidade de desencarcerar vozes, por meio, de pedagogias decoloniais que tenham em seu horizonte o compromisso ético e político com o questionamento das diferenças e desigualdades sociais e com o empoderamento daqueles que foram historicamente e sistematicamente postos na condição de subalternos.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Victor Silva Rodrigues, Beatriz Antunes

      2020 a 2023

    • Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça

      O projeto tem por objetivo estimular e apoiar o acesso ao benefício da remição penal pela leitura, contribuindo para que a população carcerária tenha ampliado seu acesso à Justiça e a oportunidades educativas e, simultaneamente, qualificando a formação inicial de profissionais das áreas da educação e da gestão pública para atuação nos espaços de privação de liberdade. Além das pessoas diretamente envolvidas nas atividades previstas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento gerada pelo processo e resultados de sua efetivação visam contribuir para a superação do preconceito e discriminação que marcam a relação da sociedade com a população carcerária, negando-lhe a condição humana. As atividades de estímulo à leitura, bem como o apoio jurídico-administrativo para a efetivação da remição da pena propostos, terão como destinatárias as pessoas privadas de liberdade em regime fechado na Penitenciária Masculina José Parada Neto, localizada em Guarulhos. A definição do local para implementação do projeto deve-se à demanda apresentada, em dezembro de 2018, pela direção da Penitenciária José Parada Neto a docentes do departamento de Educação da Unifesp, no sentido de organizar atividades de leitura com vistas à remição penal.

      2019 a 2021

    • Iniciativas de Gestão da Educação Básica com incidência em desigualdades educacionais

      Identificar e descrever iniciativas de gestão da Educação Básica, nacionais e internacionais, que visaram, preferencialmente, incidir sobre a desigualdade educacional, melhorando os níveis de aprendizagem de todos os alunos e, ampliando assim, a equidade. Serão privilegiadas iniciativas sistêmicas de gestão da educação pública, sistematizadas e analisadas por acadêmicos, sendo possível afirmar, por seus resultados, num determinado período de tempo, que obtiveram êxito.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Marina Mello, Mariangela Graciano, Alan Silvio Ribeiro Carneiro, Fernanda Matsuda

      2019 a 2019

    • Letramento e participação social: crianças. adolescentes e jovens e as culturas do escrito

      Este projeto aborda fundamentos teóricos e práticos voltados aos professores das redes públicas e educadores de programas de educação não formal que atuam diretamente na democratização das produções culturais escritas. Trata-se de um conjunto de cursos e palestras com o objetivo de subsidiar projetos e práticas educativas voltadas à formação de crianças, adolescentes e jovens capazes de transitar com relativo grau de autonomia por situações de uso da escrita socialmente valorizadas e continuar aprendendo ao longo da escolarização básica e processos sociais mais amplos. Sabe-se que acesso aos discursos escritos e as possibilidades de tomar parte de certas práticas de leitura e escrita estão, em grande medida, condicionados ao processo de escolarização, o baixo nível de escolarização e as altas taxas analfabetismo na população brasileira revelam que as oportunidades de usufruto das culturas do escrito no país são desigualmente distribuídas e relacionam-se de maneira interdependente às desigualdades sociais, econômicas e culturais. Nesse sentido, os cursos, produção de materiais e palestras fundamentam-se em quadro teórico que articula conhecimentos produzidos no campo acadêmico-científico e aqueles produzidos no campo pedagógico e educacional, além disso, focaliza procedimentos didáticos que possibilitam a esses profissionais aperfeiçoarem e refletirem sobre sua ação educativa no que tange ao letramento de crianças, jovens e adolescentes. São abordados conhecimentos advindos do campo dos Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, Educação e Didática de ensino de língua materna, discutindo-se os processos de formação de leitores, ensino e aprendizagem da modalidade escrita da língua, da leitura e da produção de textos escritos.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Vanda Mendes Ribeiro, Maurício Érnica

      2016 a 2018

    • Interdependência Competitiva entre Escolas e Qualidade das Oportunidades Educacionais

      O presente projeto tem como foco a inter-relação entre qualidade das oportunidades educacionais e a interdependência competitiva entre escolas num território da metrópole de São Paulo, classificado como região de alta vulnerabilidade. Está orientado pelo compromisso de construção de sociedades integradas e fundadas na igualdade de oportunidades e que promovam a democratização do acesso à educação com qualidade para todos. Tem como objetivo verificar se e como as oportunidades educacionais relativas ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, à formação de sujeitos capazes de tomar parte de diversas práticas de uso da linguagem escrita, encontram-se afetadas pelas relações de interdependência competitiva entre escolas localizadas em território vulnerável. Para dar conta de um fenômeno complexo, optou-se pela combinação de abordagens quantitativas e qualitativas de modo concomitante fazendo convergir dados de ambas as abordagens e integrando-os a partir da triangulação de diferentes fontes, o que permite compreender em diferentes escalas sociais como o problema de pesquisa apresentado se manifesta, bem como as relações entre essas escalas.Para além de informar políticas educacionais que têm em seu horizonte a justiça e a equidade, seus resultados permitirão compreender os fatores intervenientes na qualidade das oportunidades em Língua Portuguesa e incrementar processos de formação docente. Desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos de Vulnerabilidades Infantis (LEVI), do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência em parceria com a ONG paulista CENPEC.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Daniel Revah, Claudia Lemos Vóvio, ROMERO, Marcia, Fernanda Marcucci, Vanda Mendes Ribeiro, Thabita Aline Biazon, Gleice Lima da Fonseca, Paula Kasmirski, Caroline dos Santos Correia, Taila Carvalho, Estevão Marcos Armada Firmino

      2014 a 2017

    • Sentido em interação: estudo das práticas de mediação e de coconstrução do sentido nas interações em sala de aula

      Projeto coordenado por Violaîne Bigot (Sorbonne Nouvelle, Paris III) e Márcia Romero (UNIFESP). Integra professores-pesquisadores franceses e brasileiros interessados nos desafios de natureza da linguagem trazidos por situações de ensino (língua materna, estrangeira ou outras disciplinas). O projeto insere-se no campo das ciências da linguagem (teorias da enunciação, linguística interacional) e no das ciências da educação (sociologia da educação e didática). Trata-se do encontro de duas problemáticas: o desenvolvimento de uma competência em língua de escolarização para alunos cujo repertório linguístico não a contempla e as práticas de ensino em jogo na negociação do sentido (explicação, exemplificação, coconstrução dialogada etc.). O projeto busca explorar o modo como o trabalho sobre o sentido (em torno de pequenas unidades lexicais ou unidades maiores do tipo textual) permite que se construam, de modo articulado, saberes e savoir-faire de ordem da linguagem, metodológicos (capacidade de análise metalinguística) e disciplinares. Privilegia contextos de forte vulnerabilidade social em que a entrada nas aprendizagens escolares fundamentais é freada, entre outros fatores, pela dificuldade dos alunos de se libertar de uma relação exclusivamente prática vis-à-vis da linguagem.

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, ROMERO, Marcia, Fernanda Marcucci, Antonio Augusto Gomes Batista, Violaine Bigot, Francine Cicurel, Cristelle Cavalla, Vanda Mendes Ribeiro, Laurence Corny, Malory Leclère, Laurence Leferrec

      2014 a 2016

    • Alfabetização e letramento: a inserção de crianças e adolescentes nas culturas do escrito

      Tendo como suposto que o acesso aos discursos escritos e as possibilidades de tomar parte de certas práticas de leitura e escrita estão, em grande medida, condicionados ao processo de escolarização, o baixo nível de escolarização e as altas taxas analfabetismo na população brasileira revelam que o acesso à cultura escrita no país é desigualmente distribuído e relacionam-se de maneira interdependente à desigual distribuição de recursos econômicos, sociais e culturais (BATISTA e RIBEIRO, 2004; SOARES, 2004; ROJO, 2009). Este projeto focaliza o processo de alfabetização e apropriação da modalidade escrita da língua, analisando, de um lado, a multiplicidade de práticas de uso da escrita imbricadas no processo de alfabetização, e, de outro, o contexto interacional, o modo como os sujeitos convocam, negociam e participam de atividades, compartilham significações, ocupam papéis e desempenham-nos, as relações entre interlocutores e as múltiplas dimensões que entram em jogo no processo interativo. O quadro teórico e conceitual ao qual esta investigação se filiou é constituído pelas contribuições advindas da História Cultural e da Leitura, dos estudos Sociológicos concebidos sob uma perspectiva construcionista, da Antropologia Social, em especial a etnografia, dos estudos da linguagem fundados nas reflexões de Bakhtin e de seu Círculo, da Lingüística Aplicada, e da Educação, em especial os Estudos do Letramento (GEE, 2004; KLEIMAN, 1995, 2007, 2009; HAMILTON E BARTON, 2000; STREET, 1984, 2008, 2010). A metodologia adotada é de caráter etnográfico e interpretativo. O local selecionado para a geração de dados é o município de Guarulhos, com o qual do Curso de Pedagogia, da Unifesp, mantém acordo de cooperação técnica. Acredita-se que os conhecimentos e compreensões focalizados sejam necessários para fundamentar processos formativos de alfabetizadores, a fim de propiciar o acesso a um conjunto de saberes diversos, que lhes possibilitem assumir sua atrivuição profissional em toda

      2012 a 2020

    • Letramento e participação social

      Este projeto de pesquisa visa identificar e analisar as práticas de letramento desenvolvidas em programas de alfabetização de jovens e adultos de redes públicas de ensino e em comunidades (hospital-colônia), bem como conhecer tipos situados de interação com a escrita, os modelos de ação culturais e os artefatos e referências que fundamentam as ações nestes contextos. Tem como pressuposto que as formas como jovens e adultos não ou pouco escolarizados e sujeitos pertencentes a essa comunidade se apropriam da escrita que, majoritariamente, pertencem a grupos sociais menos favorecidos, estejam relacionadas à superação de fatores que podem circunscrever suas experiências no universo da cultura escrita (KLEIMAN, 1995, 2005 e 2006, LAHIRE 2002 e 2006; OLIVEIRA e VÓVIO 2003; RIBEIRO, 2005; VÓVIO e SOUZA, 2005; VÓVIO, 2007). Nesse sentido, os objetivos específicos estão assim delineados: a) Produzir um quadro descritivo das práticas de letramento efetivadas na comunidade em estudo e em programas de alfabetização de jovens e adultos, situando-as em contextos específicos, relacionando-as aos propósitos que guiam os sujeitos nas interações, aos papéis, aos objetivos e às formas de interação em atividades de uso e de apropriação da escrita (CHARTIER, 2003; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984, BARTON e HAMILTON, 2000). b) Inventariar os elementos constitutivos desses eventos, compreendendo atividades regulares e rotinas que tipicalizam as práticas de letramento nesses contextos, o ambiente físico e os artefatos culturais disponíveis e utilizados nas comunidades e na alfabetização de jovens e adultos, os papéis atribuídos e acatados pelos sujeitos nessas situações, bem como os recursos e capacidades demandados para aprendizagem; b) Organizar e tornar público Banco de Dados com práticas de letramento desenvolvidas na comunidade em estudo e em programas de alfabetização de jovens e adultos; c) Analisar os modos pelo quais essas práticas se concretizam em eventos situados na comunidade

      Autores: Claudia Lemos Vóvio, Fernanda Marcucci, Estevão Marcos Armada Firmino, Maytê Aché Saad, Evanise Cavalcante Barros, Taila Ebizero-Carvalho

      2009 a 2011

    Universidade Cidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-02

    Processado em 2024-03-02