Ilana Seltzer Goldstein
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: ilana.goldstein@unifesp.br
Resumo
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Mediação Cultural pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa na Australian National University. Docente no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, na mesma instituição. Co-coordenadora da Cátedra Kaapora, voltada aos conhecimentos e formas expressivas tradicionais e não-hegemônicos, desde 2015. Líder di grupo de pesquisa no CNPq "Arte e alteridade: formas expressivas não-hegemônicas". Atuou como assessora cultural na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp de 2015 a 2017. Foi vice-chefe de Departamento em 2017 e 2018. De agosto de 2020 a junho de 2023, assumiu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. Anteriormente, foi coordenadora e professora no MBA Gestão de bens Culturais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) de 2008 a 2013, e docente na Pós-graduação lato sensu Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado, do Centro Universitário SENAC, entre 2011 e 2013. Participou das curadorias das exposições Terra Paulista: História, Arte e Costumes (Sesc Pompeia, 2005); Jorge, amado, universal? (Museu da Língua Portuguesa e Museu de Arte Moderna da Bahia, 2012); Tempo dos Sonhos: a arte aborígene contemporânea da Austrália (Caixa Cultural, 2016, 2017 e 2018; Casa Fiat de Cultura, 2017) e Portos (Sesc Santos, 2021). É Conselheira da Casa - Museu do Objeto Brasileiro e uma das sócias-fundadoras do Fórum Permanente de Museus.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GOLDSTEIN, I. S.;Goldstein, Ilana;GOLDSTEIN, Ilana Seltzer.;GOLDSTEIN, ILANA SELTZER;SELTZER GOLDSTEIN, ILANA;I.S. Goldstein;I.S. GOLDSTEIN;GOLDSTEIN, Ilana Seltzer
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Formação
Doutorado em Antropologia Social
Do tempo dos sonhos à galeria: arte aborígene contemporânea como espaço de diálogos e tensões interculturais
Orientação: Vanessa R. Lea
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Direction de projets culturels
Entre le luxe et la nécessité: les enjeux de l'action culturelle
Orientação: Profa Dra. Michelle Lagny
Université Paris III - Sorbonne Nouvelle
2001 a 2002
Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)
O Brasil Best seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional
Orientação: Profa Dra. Lilia Katri Moritz Schwarcz
Universidade de São Paulo
1995 a 2000
Graduação em Ciências Sociais
Considerações sobre a Rio-92 (Programa Especial de Treinamento - PET)
Orientação: Maria Lúcia Aparecida Montes
Universidade de São Paulo
1989 a 1993
Produção
2023
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Kaapora Chair: non-hegemonic knowledge and knowers at the Federal University of São Paulo (2023)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA , p. 27 - Extrato QUALIS: B1
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-
Indigenous protagonism and its impact on the Brazilian art system (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: Global Art in Local Art Worlds. Changing Hierarchies of Value , p. 249
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2022
2021
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Comentário II: Um olhar antropológico sobre a curadoria: da agência dos objetos a sua artificação (2021)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: ANAIS DO MUSEU PAULISTA , v. 29 , p. 7 - Extrato QUALIS: A1
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-
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2020
2019
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Da -representação das sobras- à -reantropofagia-: povos indígenas e arte contemporânea no Brasil (2019)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: MODOS , v. 3 , p. 68 - Extrato QUALIS: A2
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2018
2017
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ENCONTROS ARTÍSTICOS E AYAHUASQUEIROS: REFLEXÕES SOBRE A COLABORAÇÃO ENTRE ERNESTO NETO E OS HUNI KUIN (2017)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein; LABATE, BEATRIZ CAIUBY
Fonte: MANA (UFRJ. IMPRESSO) , v. 23 , p. 437 - Extrato QUALIS: A1
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2016
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Économies de l?art contemporain Programmation, financement et gestion dans les institutions culturelles brésiliennes (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Letícia Fialho; Ilana Seltzer Goldstein; Renata Proença
Fonte: Art et société : Recherches récentes et regards croisés, Brésil/France , p. 400
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2015
2014
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Apresentação: livro e leitura, das políticas públicas ao mercado editorial (2014)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein; Cristiane Costa; Roger Chartier; Nestor Garcia Canclini; ROCHA, João Cezar Castro; Felipe Lindoso; Zoara Failla; Luciana Villas Boas; Alessandra El Far; Anderson da Mata
Fonte: Revista Observatório Itaú Cultural , v. 01 , p. 9 - Extrato QUALIS: B4
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2013
2012
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Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana (2012)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 27 , p. 81 - Extrato QUALIS: A1
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2011
2010
2009
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Cultura no plural: conversa com Célio Turino sobre o conceito de cultura (e seus usos) nas políticas públicas brasileiras (2009)
Artigo publicado
Autores: Bulamah, Rodrigo; FERREIRA, Felipe Dittrich; Ilana Seltzer Goldstein; SOUZA, Carla Delgado de
Fonte: Proa: Revista de Antropologia e Arte , v. 01 , p. 303 - Extrato QUALIS: B1
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2008
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Reflexões sobre a arte (2008)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein
Fonte: Horizontes Antropológicos , v. 14 , p. 279 - Extrato QUALIS: A1
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-
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1998
1997
1992
-
Keith Thomas: O homem e o mundo natural (1992)
Artigo publicado
Autores: Ilana Seltzer Goldstein; Gabriela Amatuzzi de Andrade; Mirella Berger; Hilston César Casagrande; Carolina Moreira Marques; Lílian Aparecida Matias; Paula Galli Senna; Simone Rodrigues da Silva
Fonte: Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 35 , p. 244 - Extrato QUALIS: A1
Atuações
Universidade Cruzeiro do Sul
-
Professora
Prestadora de serviços
2006 a 2013
Escola de Música e Belas Artes do Paraná
-
Professora
Prestadora de serviços
2005 a 2009
Universität Konstanz
-
Professora
2000 a 2001
Universidade Paulista
-
professora
1998 a 1998
Universidade de São Paulo
-
Monitora
Monitoria
1997 a 1997
Serviço Social do Comercio
-
Animadora cultural
1998 a 2000
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
-
Gerente de Promoção Social
2004 a 2006
Centro de Estudos de Cultura Contemporânea
-
pesquisadora de campo
prestador de serviço
2003 a 2003
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária
-
consultora para a Exposição Tera Paulista
prestação de serviço
2004 a 2005
Fundação Getulio Vargas - SP
-
Professora e coordenadora
Colaboradora
2008 a 2013
Editora Companhia das Letras
-
Consultora da coleção Jorge Amado
consultoria
2007 a 2012
PROA - Revista de Antropologia e Arte
-
Membro de corpo editorial
2008 a 2015
Universidade Anhembi Morumbi
-
Docente de pós-graduação
Professor horista
2009 a 2009
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio
-
Consultora de desenvolvimento de cursos
Consultor
2009 a 2010
Australian National University
-
PHD visitant student
Pesquisadora associada
2010 a 2010
Fórum Permanente de Museus
-
Pesquisador sênior
2010 a 2011
-
Membro do Conselho Administrativo
Conselheira
Desde 2019
Zentrum fuer Europaeische Gesellschaftsforshung
-
Assessora de pesquisa e eventos
Celetista formal
2000 a 2001
Centro Universitário Senac
-
Professor da Pós-Graduação
Celetista formal
2011 a 2013
Instituto Brasil Leitor
-
Consultora de conteúdo para exposição
Consultoria
2011 a 2012
Base 7 Projetos Culturais
-
Coordenadora de conteúdo expositivo
2012 a 2013
Services for Art
-
Assistente de curadoria
2010 a 2010
Revista Observatório Itaú Cultural
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
-
conteudista e docente
colaboradora
2012 a 2012
Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo
-
professora
docente convidada
2013 a 2013
Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social
-
pesquisadora de campo e sistematizadora
pesquisadora
2007 a 2007
Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos
-
coordenadora de pesquisa de campo e relatora
pesquisadora
2008 a 2009
Revista de Antropologia (USP. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Anais do Museu Paulista (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Cadernos de Arte e Antropologia
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Mana (UFRJ. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista CPC (USP)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Mediações - Revista de Ciências Sociais
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto IV
Desde 2014
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2014
Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Universidade Estadual de Campinas
-
2008 a 2012
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
-
2001 a 2002
PROA: Revista de Antropologia e Arte
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Estudos Históricos
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Revista Faces de Clio
-
Revisor de periódico
Desde 2020
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
Art World
-
Revisor de periódico
2022 a 2022
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
-
Membro de comitê curatorial
2022 a 2023
Museu A CASA do objeto brasileiro
-
Conselheira
Desde 2023
Instituto de Estudos Avançados - USP
-
Membro de comissão curatorial
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
A representação de indígenas em histórias em quadrinhos
Doutorado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O protagonismo dos artistas indígenas contemporâneos na 34ª Bienal de São Paulo
Pós-graduação em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
A gravura de Virgínia Artigas
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Artes indígenas e sua musealização: agentesm traduções, equivocações
Pós-graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
As artes indígenas no Brasil e suas múltiplas conceituações: termos e sentidos mobilizados a partir de 2013
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
?UM PINTOR NATURAL?: CONSTRUÇÕES DA AUTENTICIDADE A PARTIR DE MALANGATANA VALENTE NGWENYA
Pós-graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Epa Baba: a representações de Oxalá nos desfiles das escolas de samba de São Paulo
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Fundação Ema Klabin e Museu Lasar Segall: Casas-museus e suas articulações contemporâneas
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
O Circo e a Memória do Circense: narrativas a partir da História da Arte
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Imagens insurgentes. Mulheres e negros no acervo fotográfico de Gilda e Antonio Candido de Mello e Souza.
Pós-graduação em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Políticas culturais em arte e educação na cidade de São Paulo. A Secretaria de Cultura e o Programa de Iniciação Artística
Pós-graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
-
Gerente de Promoção Social
Promoção Social
Fundação Getulio Vargas - SP
-
Fui coordenadora acadêmica do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão.
CPDOC
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-coordenadora
Câmara de Extensão e Cultura do campus Guarulhos
-
Vice-chefe de Departamento
Departamento de História da Arte
-
Membro da Comissão de Curso de História da Arte (suplente)
Campus Guarulhos
-
Membro da Comissão de Curso de Graduação
Departamento de História da Arte
-
Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Fórum Permanente de Museus
Universidade Federal de São Paulo
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Ulupuwene: a criação de um museu no Alto Xingu e suas complexidades
O presente projeto pretende refletir sobre e contribuir com o desenvolvimento deum novo museu no Alto Xingu, criado pelos Wauja da aldeia Ulupuwene em 9 de abrilde 2023. O Museu Indígena Ulupuwene (MIU) atuará, ao mesmo tempo, como centrode registro e difusão de conhecimentos, com teor pedagógico e autoetnográfico; comoentidade voltada à musealização de objetos e à organização de exposições; e comonúcleo disparador de projetos ambientais e atividades de turismo sustentável. Um denossos objetivos é investigar de que maneira instituições e atividades não-indígenas museu, escola, turismo são apropriadas e transformadas pelos Wauja. Outroobjetivo é exercitar a comparação de diferentes noções de patrimônio, museu etransmissão de conhecimento. Trata-se, em certa medida, de uma pesquisa-ação, nosentido de que, durante as idas a campo, desenvolveremos atividades concretas quesejam de interesse, também, dos Wauja, como oficinas e capacitações museológicas.Ao mesmo tempo que procuraremos colaborar com o fortalecimento da novainstituição, teremos uma oportunidade única de aprender e dialogar com os modosWauja de conhecer, de organizar conhecimentos, de lidar com objetos e imagens ecom seu patrimônio cultural e ambiental. A abordagem será múltipla e ancorada emdiferentes disciplinas. A equipe é composta por quatro antropólogos com perfisdistintos e complementares. Ilana Goldstein é docente no Departamento de Históriada Arte da Universidade Federal de São Paulo; Andrea Rabinovici atua nas CiênciasAmbientais, também na Unifesp; Clarice Cohn é do Departamento de Ciências Sociaisda Universidade Federal de São Carlos; Aristóteles Barcelos Neto é professor naSainsbury Research Unit for the Arts of Africa, Oceania and the Americas (Universityof East Anglia, Reino Unido). Está prevista ainda a participação de duas estudantesde pós-graduação. Importante ressaltar que estamos alinhados com representantesdo Museu Indígena Ulupuwene e que existe interesse mútuo nessa pesquisacolaborativa.
Desde 2023
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Arte e alteridade: formas expressivas não-hegemônicas
Os objetivos deste grupo de pesquisa, que reúne meus orientandes de mestrado e doutorado, são: 1.Investigar parcerias e "equivocações" nos encontros artísticos entre indígenas e não-indígenas. 2.Problematizar classificações e abordagens que museus, galerias e outros sujeitos não-indígenas aplicam às artes indígenas. 3.Refletir sobre a representação de si e dos outros que se faz por meio das artes gráficas e visuais. 4.Levantar o arcabouço conceitual que vem sendo construído pelos próprios indígenas nos debates sobre arte. 5.Etnografar museus e exposições de artes indígenas.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Vitória Oliveira Machado, Andrea Rabinovici, Clarice Cohn, Aristoteles Barcelos Neto, Tamires Cristina dos Santos
Desde 2022
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Soproteca
Construção de plataforma virtual com fontes de pesquisa sobre conhecimentos não-hegemônicos - indígenas e afrobrasileiros.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Daiane Marques, Erika Kimie Koyama, Jonas Mendes, Karoline Caetano Brito, Vitória Oliveira Machado
Desde 2022
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Mapa das Artes
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, MACEDO, Valéria, Florianita Braga Campos, Alberto Ikeda
Desde 2022
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Webnário internacional: Por uma história da arte múltipla? O caso das artes africanas.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Vinícius Spricigo, Pedro Arantes
Desde 2021
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Artivismos Coletivos: atravessamentos estéticos e políticos
O projeto Artivismos coletivos: atravessamentos estéticos e políticos abrangeu dois movimentos complementares, que implicaram metodologias distintas: 1. Um levantamento exploratório e não exaustivo de coletivos artivistas em regiões próximas aos campi da Unifesp, compilando informações sobre seu perfil, sua localização e suas formas de atuação. Esse levantamento começou a partir da técnica ?bola de neve?, em que começamos conversando com os coletivos com quem já tínhamos contato pessoal ou profissional, e eles nos indicaram outros, que mencionaram outros e assim por diante. Em seguida, aplicamos um roteiro de perguntas que foi respondido um número significativo de coletivos. 2. A organização de quatro encontros remotos com coletivos artivistas levantados na pesquisa da fase 1, permitindo uma aproximação mais direta, e, inclusive, a interação entre alguns deles. O primeiro dos encontros ocorreu dentro da programação da Semana da Consciência Negra. Os encontros seguintes, um por semana, reuniram coletivos de regiões nas quais se encontram três campi da Unifesp: Zona Leste de São Paulo, Baixada Santista e Guarulhos. Os coletivos têm compartilhado conosco sua potência estética e política, especialmente no que tange aos territórios em que atuam. Têm sido tematizadas, nas conversas, questões como: autoria e criação artística coletiva; convergência entre expressão artística e causas sociais; o valor da diferença e das alianças contra-hegemônicas; a influência do território nas produções; as consequências da pandemia na atuação desses coletivos, entre outras. Além de serem transmitidos ao vivo, os quatro encontros ficarão disponíveis no YouTube da Proec e da Kaapora.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Marta Jardim, Mariana Fujisawa, Bruna Gomes Afonso, Joyce Farias de Oliveira, Renan Ribeiro de Figueiredo, Uilton Garcia CArdoso Junior
2021 a 2022
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Arte, institucionalidade e diversidade
Descrição: trata-se de um projeto de pesquisa que se insere dentro da linha de pesquisa ?Instituições, discursos e alteridade?, que tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. Os discursos e narrativas que se constroem em torno das obras de arte e das expressões culturais também são partes constitutivas de sua valorização e interpretação. Assim, pensar sobre produções e produtores artístico-culturais em relação às instituições que os acolhem (ou não), atravessados e constituídos pelas narrativas que sobre eles se constróem, permite uma compreensão filosófica, social e historicamente ancorada desses fenômenos. Por outro lado, quando se leva em conta que formas e expressões culturais fazem parte de processos de construções identitárias, e que as diferenças e desigualdades da sociedade nelas se refletem, mas também por elas podem ser subvertidas, fica claro que as ideias de identidade e alteridade são chaves analíticas interessantes no estudo da produção simbólica e material. Assim, na contramão das análises pautadas em uma suposta autonomia da obra de arte e em análises exclusivamente formais, aqui são propostas abordagens voltadas à contextualização histórica, social, cultural, étnica, institucional e discursiva das obras e de seus seus criadores. São valorizados também objetos não convencionais e sujeitos subalternizados, numa concepção ampliada e interdisciplinar de história da arte. Focaliza-se a dimensão pública e política das artes e formas expressivas em geral, sua imagética e suas indústrias, seja nas artes visuais e performáticas, na arquitetura, na fotografia, no grafite, no cinema ou nas novas mídias, bem como nas exposições e em outras formas de visibilidade e legitimação das artes e dos bens simbólicos. Objetivos: 1. Estudar imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, de modo a enfatizar as interfaces entre a criação artística e os vetores extra-estéticos; 2. Estimular reflexões e abordagens inter/transdisciplinares, contemplando diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos; 3. Abranger, dentro do PPGHA, memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não-hegemônicos.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, MACEDO, Valéria, AGUILLERA, Yanet, Florianita Braga Campos, Alberto Ikeda, Rodrigo Ribeiro, Maria Cristina Cabral Troncarelli, Sarah Isis Sousa da Silva, Camila Aparecida Padilha Gomes, Camila Sthefanie de Matos Gomes, Salvador Andres Schavelzon
Desde 2020
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Conhecimento e adoecimento: reflexões indígenas, quilombolas e de coletividades contra-hegemônicas
Promovido pela Cátedra Kaapora, núcleo associado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo, projeto reúne depoimentos de diversos interlocutores de projetos anteriores e também de outros convidados membros de comunidades indígenas, de matriz afro ou de outras coletividades contra-hegemônicas, a respeito de suas experiências relacionadas a adoecimento e cura. A ideia é que os depoimentos vinculem de diferentes modos experiências de adoecimento e produção de conhecimento, como em iniciações ou curas xamânicas, conhecimentos sobre potências curativas ou patogênicas de plantas e outros seres, produções artísticas sobre Covid-19 ou outras doenças, experiências de racismo ou violência social e adoecimento, experiências históricas ou contemporâneas envolvendo epidemias, entre outras possibilidades. Os depoimentos serão editados e disponibilizados na página virtual da Kaapora. Concomitantemente, serão transcritos, editados e acrescidos de iconografia (ilustrações e fotografias) em uma publicação disponibilizada online (na página da Kaapora e em pdf) para ampla circulação. Entre os meses de setembro e dezembro, serão promovidas 8 lives quinzenais com lideranças quilombolas, pajés indígenas, pais de santo e outros detentores de conhecimentos não-hegemônicos. As falas e as perguntas do público serão gravadas e transcritas, dando origem a publicação posterior. No lançamento do curso, recebemos 800 inscrições. O projeto de extensão conta com o auxílio de duas bolsistas, alunas de cursos de graduação da Unifesp.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Vinícius Spricigo, Squeff, Letícia, AGUILLERA, Yanet, Marina Soler Jorge, Pedro Arantes
Desde 2020
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Alunos indígenas e quilombolas nas universidades: reflexões conjuntas
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, MACEDO, Valéria, AGUILLERA, Yanet, Luiz Henrique Passador, Débora Galvani, Florianita Braga Campos, Rodrigo Ribeiro, Maria Cristina Cabral Troncarelli, Sofia MENDONÇA
Desde 2017
-
A virada antropológica na arte contemporânea. Mapeando o cenário no Brasil.
Em linhas gerais, meu foco de interesse recai sobre a chamada virada antropológica da arte contemporânea, na qual, de um lado, curadores e artistas contemporâneos incorporam temáticas e procedimentos caros à Antropologia, e, de outro, novos objetos e práticas ? filmes etnográficos, performances rituais etc. ? passam a ser aceitos nos templos da arte, como museus e bienais. Meu principal objetivo é refletir sobre quatro dimensões da arte contemporânea vinculadas à Antropologia e ainda pouco investigadas no Brasil: 1. A produção que recria plasticamente/formalmente repertórios visuais indígenas e expressões culturais tradicionais; 2. A produção que endereça conceitual ou metodologicamente questões caras à Antropologia; 3. Os criadores indígenas que começam a emergir na cena artística regional ou nacional; 4. A presença, em exposições temporárias ou permanentes de museus de arte brasileiros, de criações não-hegemônicas, como as indígenas e populares.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, MACEDO, Valéria, Natália Félix
Desde 2016
-
Mediação e Gestão Cultural
Curso de extensão com cinco encontros: 21 de Julho: Estudos Culturais 16 de Agosto: Mediação cultural e curadoria (convidado Martin Grossmann) 22 de Setembro: Cultura popular: redes, movimentos sociais e periferia (convidado Tião Soares) 04 de outubro: Patrimônio e memória 17 de Novembro: Produção Cultural (convidada Elena Grosbaum)
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, Martin Grossmann, Vinícius Spricigo, SOARES, Sebastião
2016 a 2016
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O visível e o invisível na vida guarani
O curso de extensão ?O visível e o invisível na vida guarani? consiste em uma série de cinco encontros com mestres indígenas, que ocorrerão sempre às quintas-feiras à tarde, ao longo do segundo semestre de 2016. O curso foi concebido conjuntamente por três docentes do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo: profa. Valéria Macedo, do Depto. de Ciências Sociais e profas. Ilana Seltzer Goldstein e Yanet Aguillera, do Depto. de História da Arte. O curso e as docentes são vinculadas à Cátedra Kaapora, abrigada na Pro-Reitoria de Extensão e Cultura, que foi criada, recentemente, com o objetivo de promover diálogos culturais e simetrização de saberes dentro da Unifesp. Contextualização institucional O presente curso de extensão faz parte de um programa mais amplo, registrado no SIEX , intitulado SABERES INDÍGENAS, TRADICIONAIS E MINORITÁRIOS NA UNIFESP ? GUARULHOS. O programa de extensão, por sua vez, está alinhado com a Cátedra Kaapora, responsável por construir pontes entre professores, alunos e agentes culturais externos ao universo acadêmico, para que seja estimulada a troca e a aprendizagem mútua, numa relação de mão dupla entre pesquisadores acadêmicos e mestres populares, indígenas e brancos, quilombolas e moradores das cidades, médicos e curandeiros, entre outras muitas possibilidades de diálogo. A proposta da Cátedra Kaapora e de nosso programa de extensão em Guarulhos é promover apresentações culturais, vivências, visitas técnicas etc., sempre girando em torno da democratização do conhecimento acadêmico, de um lado, e da valorização dos conhecimentos e expressões culturais tradicionais, de outro lado. Uma outra ação dentro do mesmo programa, prevista para acontecer ainda no segundo semestre de 2016, é a oficina de expressões culturais de matriz afrobrasileira, em parceria com a ONG Cachuêra. Metodologia Cada encontro, com duração de 4 horas, terá um mote, a partir do qual professores guarani, oriundos de três diferentes aldeias do Estado de São Paulo, terão liberdade para desenvolver suas próprias reflexões e propor experiências práticas aos participantes. Afinal, não se trata apenas de aprender conteúdos, mas também de conhecer novas formas de ensino-aprendizagem. O encontro será sempre iniciado pela projeção de um filme dirigido por um realizador indígena, seguida de debate. Na segunda parte, narrações, diálogos e vivências de dança, música e artesanato irão se combinar. Por se tratar de uma experiência pioneira, pretendemos registrá-la por meio de fotos, avaliações dos participantes e, se possível, vídeo. Na produção do curso, teremos apoio de um bolsista de extensão selecionado pelo último edital PIBEX, Guilherme Torres.
Autores: Ilana Seltzer Goldstein, MACEDO, Valéria, TORRES, Guilherme, AGUILLERA, Yanet
2016 a 2016
Universidade Estadual de Campinas
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22